quarta-feira, setembro 13, 2017

VERGONHA ALHEIA: Itauenses reclamam da falta de água, mas não comparecem em audiência pública

Na tarde desta terça-feira, 12 de setembro de 2017, os representantes da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte, Anderson e Miguel, de Pau dos Ferros e Itaú, respectivamente, atenderam requerimento do Vereador José Melo filho (Zé Filho) para realização de uma audiência pública, a partir das 16 horas, na Câmara Municipal, para que os mesmos pudessem explicar o caos no abastecimento de água no município de Itaú diante de tantas reclamações dos clientes.

O curioso é que diante dos presentes a audiência pública, chega-se a conclusão de que o tal requerimento talvez não fosse verdade, levando a empresa (CAERN) responsável pelo abastecimento acreditar que apenas uma mínima minoria estava insatisfeita com os serviços, diferente do que se tem visto nas redes sócias e as reclamações na Rádio Cidade, inclusive denunciando o funcionário da CAERN.

O fato é que, em respeito aos que compareceram iremos reportar apenas alguns pontos, pois a ausência dos consumidores também foi algo que causou indignação anos quanto imprensa, com o dever de levar informações com responsabilidade e credibilidade.

Diagnosticamos que os representantes da CAERN procuram desculpas na fala dos consumidores para justificar o caos instalado no município de Itaú, um desses fatos foi quando o Senhor Tomé Edson ironizou que o hidrômetro instalado em sua propriedade ia e voltava.

Anderson Araújo

Anderson em sua fala explicava que um funcionário tinha enviado um vídeo mostrando a pressão da água em uma torneira antes da propriedade do Senhor Tomé Edson, foi quando o mesmo tomou a palavra e explicou que o fato acontecia porque a sua propriedade era alta e quando a torneira abaixo é aberta a água nos canos retornam, dando a impressão de existência de água e uma boa vazão. Com isso Anderson aproveitou para explicar o porquê do hidrômetro ir e voltar o medidor de registros. Porém o que o mesmo não entendeu que o Senhor Tomé quis dizer com a leitura ir e vir.

Tomé Edson

O fato é que os funcionários era quem aumentavam e diminuíam a leitura na fatura e não o hidrômetro, caindo por terra a justificativa e o mau zelo ao atendimento ao consumidor.

O não comparecimento dos consumidores “revoltou” os próprios vereadores e o público presente, para se ter uma ideia de quarenta assentos disponíveis no plenário da casa legislativa nem todos foram ocupados, e ainda, para iniciar a audiência registramos 19 pessoas presentes e ao longo da mesma, algumas pessoas chegaram mesmo assim sendo insuficiente para preencher as cadeiras vazias.





O Vereador Branco Basílio ficou entristecido com a comunidade do Bairro Nossa Senhora das Dores, onde nenhum representante daquele bairro compareceu para reivindicar seus direitos, apenas o vereador se colocou como defensor do bairro.

Poucas comunidades rurais compareceram, Assentamento Paraná e Angico Velho nem se preocuparam em ter algum representante, vale também para toda comunidade que classificamos como vergonhoso para nós como cidadão essa atitude.

Caso a comunidade queira saber quais as soluções apresentadas pela companhia de abastecimento, procure o escritório da CAERN local, na pessoa de Miguel e parem de usar os meios de comunicação para denegrir a imagem do funcionário se nós mesmos não estamos dando a devida importância ao problema.

Felizmente o Blog Cidade News Itaú não levará a culpa de ter dito qualquer palavra que seja em desfavor dos funcionários da CAERN, pois sob a luz da Sabedoria agimos com prudência e mesmo diante de tantas reclamações, sabiamente não nos deixamos levar pela “comoção popular” que hoje talvez sairíamos pregando falsas verdades.

Como disse Branco Basílio “Acho que no Bairro Nossa Senhora das Dores está tudo bem, a água deve estar chegando em todas as casas” assim fazemos uso das palavras do vereador para o município de Itaú, pois acreditamos que a água liberada pela CAERN esteja chegando até onde não existe encanação.



O Prefeito Ciro Bezerra fez a explanação do problema exemplificando os anseios da comunidade. O vereador Zé Filho também externou seu descontentamento com a falta de público/consumidores para fazer seus questionamento, porém fez a defesa dos faltosos.

Toinho Galego, Branco Basílio, Arivan Brasil e Ítalo Medeiros, fizeram uso da palavra expondo os problemas, enquanto os demais vereadores também não compareceram a audiência pública.

Foi decido que um representante falaria em favor do seu bairro/setor sendo Tomé Edson pelo Sítio Jerusalém; Rita Abrantes pela Felicidade, Rose Silva pela Felicidade; Márcio Melo pela Parabólica e Jansen Leite representando o centro, ainda fizeram uso da palavra o Sr. Emerson Mateus e o redator do Blog Cidade News Itaú Arlindo Maia.












Vergonha alheia é uma locução da língua portuguesa que define o sentimento de vergonha que uma pessoa sente ao testemunhar algo que outro indivíduo disse ou fez; o ato de sentir vergonha pelo próximo.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Passeio do santíssimo sacramento proporciona noite bênção na festa da padroeira de Itaú-RN


Na 8ª noite da Festa de Nossa Senhora das Dores do Município de Itaú, o Padre Bessa proporcionou momento de bênção para os fiéis católicos que participaram nesta terça-feira da santa missa.

Apaixonado por Jesus Eucarístico, Pe. Bessa levou o povo a buscar a cura e o perdão através da bênção do Santíssimo Sacramento, ao passear com Jesus Eucarístico por quase todos os lugares, até aqueles corações mais endurecidos, onde só a graça de Deus consegue penetrar e fazer a transformação acontecer.

Chamando a atenção a forma como o pároco coloca as pessoas para se aproximar de Jesus, pedindo para que os mesmos aproveitassem a oportunidade dessa intimidade com o Senhor que pode fazer o impossível acontecer.





Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

[VÍDEO] MOTORISTA É PRESO COM CARRETA CLONADA EM MOSSORÓ.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu no final da manhã desta quarta feira 13 setembro 2017, um motorista identificado como: João Dário de Abreu Nogueira, natural de Curitiba-PR, que segundo informações circulava com uma carreta de placas adulteradas. Segundo informações preliminares, ele teria aplicado um golpe em uma cliente no Estado da Paraíba. Na ocasião ele para ficar com o frete da cliente, jogou toda a carga ao longo da estrada. Já aqui em Mossoró tentou carregar de sal para praticar o mesmo delito, ou seja carregar e vender a carga ficando assim com o frete e o dinheiro da mesma, enquanto isso o verdadeiro comprador ficaria no prejuízo. O cliente da Paraíba, está vindo a Mossoró prestar queixa contra o mesmo, inclusive filmou parte de sua mercadoria jogada as margens das estradas. Fotos mostram mercadoria jogadas ao longo da estrada.  Motorista foi preso em flagrante em um posto de combustível em Mossoró. Os que trabalham no ramo de sal  na cidade, informaram a nossa equipe não ser a primeira vez que ele foge ou desaparece com cargas saindo de Mossoró.






Vídeo feito por Ubiracy Alves da 98FM


Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Carteira da OAB de Marcelo Miller é suspensa por 90 dias, diz Ordem

 O ex-procurador Marcelo Miller antes de prestar depoimento no Rio de Janeiro sobre a delação da JBS  (Foto: ARQUIVO: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, afirmou que o ex-procurador da República e advogado Marcelo Miller terá uma suspensão cautelar do direito de advogar por 90 dias a partir desta quarta-feira (13). O processo, segundo ele, pode chegar à cassação da carteira da OAB de Miller.
Miller é suspeito de ajudar os executivos do grupo J&F, controlador da JBS — de Joesley Batista —, a negociar seus acordos de delação (feitos por pessoas físicas na esfera penal) quando ainda era da PGR. De acordo com a OAB, a suspensão se dá pelo mesmo motivo: trabalhar como advogado enquanto era procurador.
"Houve um exercício da profissão da advocacia de forma irregular, enquanto ele ainda era membro do Ministério Público", explicou Lamachia. O processo contra Miller foi aberto em junho de 2017.
"A OAB, a partir do seu tribunal de ética, entendeu que deveria abrir o processo disciplinar e depois aplicar a suspensão cautelar. Pode chegar até a cassação", disse Lamachia.
A defesa de Marcello Miller, por meio de nota, disse que a suspensão "está em total desacordo com o estatuto da OAB (lei 8.906/94)". "No artigo 70, parágrafo terceiro, eventual suspensão preventiva só pode ocorrer mediante sessão especial, assegurado ao advogado o direito de manifestação, o que não ocorreu. Marcello Miller não foi notificado do processo de suspensão, muito menos foi ouvido", diz o texto.
Pedido de prisão negado
Na sexta-feira (8), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão de Miller com o argumento de que ele teria ajudado os executivos da J&F a filtrar informações, escamotear fatos e provas e ajustar depoimentos - quando ainda era procurador e sem o conhecimento de seus superiores.
O ministro Luiz Edson Fachin, do STF, negou o pedido, mas autorizou buscas na segunda-feira (11) na casa de Marcelo Miller. O celular de Miller foi apreendido e já está sendo examinado.

Diretor jurídico da J&F, Francisco de Assis e Silva é um dos delatores do processo. Ele informou que apresentou Miller a Joesley Batista e que o então procurador participou do momento em que o escritório de advocacia foi contratado pela J&F
Acusações contra advogados
Apesar de acusações contra diferentes advogados no âmbito da Operação Lava-Jato,Lamachia garante que a Ordem irá atuar contra os casos comprovados de desvios. Segundo ele, não se pode "criminalizar" a advocacia.
"Onde nós tivermos colegas advogados investigados que existam elementos que possam efetivamente caracterizar algum desvio ético para a advocacia, eles serão processados", afirmou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

CCJ do Senado aprova projeto que obriga preso a pagar tornozeleira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto que obriga o preso a pagar a tornozeleira eletrônica.
Por ter caráter terminativo, a proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados se não houver recurso para o tema ser votado, antes, pelo plenário do Senado.
O projeto, apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), altera a Lei de Execução Penal e também autoriza os custos do monitoramento eletrônico serem descontados da remuneração do trabalho do preso.
Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o custo médio mensal de uma tornozeleira eletrônica está em torno de R$ 300.
Pelas estimativas de Paulo Bauer, a cobrança poderá gerar economia de cerca de R$ 23 milhões, por ano, aos cofres públicos.
Punição
Relatora da proposta, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) modificou o texto original para determinar que, caso o condenado não faça o devido ressarcimento das despesas do monitoramento, poderá sofrer as seguintes punições:
Advertência;
Regressão do regime (para um mais rigoroso);
Revogação da autorização da saída temporária ou da prisão domiciliar.
Presos sem condições
Simone Tebet também acrescentou ao projeto a possibilidade de condenados sem condições financeiras ficarem isentos do pagamento das despesas. A isenção só poderá ser concedida mediante decisão judicial.
"Não deve a lei impedir a concessão de benefícios penais aos condenados unicamente em razão de suas limitações financeiras. Sabemos ser antiga a lição de que os desiguais devem ser tratados de forma desigual, justamente na medida de sua desigualdade", justificou.
Polêmica das tornozeleiras
Nos últimos meses, o tema das tornozeleiras eletrônicas ganhou evidência porque dois políticos ligados ao presidente Michel Temer, presos pela Polícia Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), tiveram concedida a prisão domiciliar mediante uso do equipamento.
No caso de Rocha Loures, preso no Distrito Federal, o ex-deputado foi levado pela Polícia Federal para Goiânia (GO) para instalar a tornozeleira porque não havia equipamentos disponíveis na capital do país.
Geddel, por sua vez, preso em Salvador e transferido para Brasília, voltou para a Bahia em prisão domiciliar. Como não há o aparelho no estado, a Justiça de Brasília autorizou o monitoramento pela Polícia Federal por outros meios, sem especificar quais.
Geddel foi preso novamente na semana passada, após a Polícia Federal encontrar R$ 51 milhões em um apartamento no Salvador onde, segundo a PF, havia as impressões digitais do ex-ministro de Temer.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vice da Câmara xinga ministro da articulação política em cerimônia

O vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG) e o ministro da articulação política, Antonio Imbassahy (PSDB) (Foto: Montagem com imagens de Bernardo Caram e Valter Campanato, G1 e Agência Brasil)O vice-presidente da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), xingou nesta quarta-feira (13) de "bosta" e "merda" o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB), na cerimônia de assinatura da venda da folha de pagamento da Casa para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Segundo o peemedebista, Imbassahy "tem o rei na barriga" e é o "pior ministro da articulação política que um governo podia ter".
“Você é um bosta, é um merda”, gritou Ramalho em direção a Imbassahy, ministro responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional.
“Deve ter o rei na barriga”, completou o vice-presidente da Câmara, antes de ser interpelado pelo deputado Beto Mansur (PRB-SP), que tentou apaziguar os ânimos. Imbassahy não respondeu aos insultos do deputado do PMDB.
A assessoria de Imbassahy informou ao G1 que o ministro tucano não vai se manifestar sobre o assunto.
O desentendimento ocorreu pouco antes do início da solenidade, realizada no salão verde da Câmara. O presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), estava no local, mas disse não ter visto a confusão.
Procurado pelo G1, Fábio Ramalho explicou que os xingamentos ao ministro da Secretaria de Governo foram motivados por um episódio que havia ocorrido mais cedo no Planalto.
De acordo com o vice da Câmara, ele estava no palácio na manhã desta quarta e foi ignorado por Imbassahy ao encontrá-lo em um corredor.
“Eu estava no palácio e chamei ele [Imbassahy], mas ele passou com desprezo. Se ele não me atende bem no palácio, porque eu tenho que cumprimentar? Não tem isso. Falei com ele: ‘você é um péssimo ministro, é o pior ministro de articulação política que um governo podia ter’”, enfatizou.
Questionado sobre se é um problema o ministro responsável pela articulação política ter atritos com um dirigente da Câmara, Ramalho respondeu:

“Quem faz relação com o Congresso se chama Michel Temer. Se dependesse dele [Imbassahy], o Michel não votava nada aqui. Ele se acha o dono da verdade, se acha o alto clero. O alto clero aqui somos nós que votamos”, ironizou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bebê de 27 dias morre depois de ser atacada por cão da família em Mogi das Cruzes

Uma bebê de 27 dias morreu depois de ser atacada por um rottweiler em Mogi das Cruzes. Inicialmente ela foi socorrida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Jundiapeba com quadro de perfurações causadas por mordidas de cão. Depois, Manuella Beatriz Capeloto de Melo foi encaminhada para o Hospital Luzia de Pinho Melo, onde morreu na noite de terça-feira (12).
Um boletim de ocorrência sobre a morte da criança foi registrado no 2º Distrito Policial. De acordo com o documento, o pai e a mãe da criança estiveram na delegacia.
A mãe, uma manicure de 25 anos, contou que a família tem dois cães: um rottweiller e uma cadela pastor alemão com labrador, que vivem em um canil nos fundos da casa, na Vila Barreiro.
Ela disse que na terça-feira, por volta das 11h, os cachorros escaparam e foram para a rua, mas uma vizinha os colocou no quintal da casa.
A mulher destacou que quando chegou em casa viu seu lixo todo revirado e os cães soltos. Ela deixou a filha, que estava presa em uma cadeirinha, no sofá e foi prender os cães no canil. No entanto, a mulher afirmou que não viu que a tela do canil estava danificada. A manicure foi recolher o lixo e disse que nesse momento os cães escaparam novamente.
Ela prendeu o rottweiller e depois foi atrás da cadela. Ao prender a fêmea, o rottweiller escapou e atacou a bebê. ““Minha filha colocou ele para dentro e voltou para a rua para pegar a cadela. Nisso já veio o meu neto, gritando que o cachorro tinha pegado a bebê e foi arrastando. Quando minha filha pegou a bebê nos braços, ela já estava roxinha”, contou a avó da criança Marilene Capeloto dos Santos.
Durante o ataque, a cadela fugiu e atacou o rottweiller que soltou a menina. Nesse momento, ela pegou a bebê e foi para a estrada onde conseguiu ajuda de um desconhecido que passava de carro pelo local. “Infelizmente ela teve uma parada cardíaca e não aguentou. Ela era muito novinha, perfurou os órgãos por dentro”, disse a tia da bebê, Evelyn Alexandra.

O boletim foi registrado como homicídio culposo e uma perícia foi feita no local do ataque. O cão foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde está em observação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal deflagra ação em 5 cidades para combater o contrabando de cigarros, anabolizantes e eletrônicos

O delegado da Polícia Federal em Araraquara (SP) Adriano Rodrigues Junqueira disse que a Operação Saturnismo, planejada para desarticular uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros e anabolizantes e no desvio de eletrônicos, foi um sucesso. Até as 12h desta quarta-feira (13), 18 pessoas já estavam presas, entre elas um policial militar rodoviário.
A ação, que contou com o apoio da Receita Federal e cerca de 100 policiais, cumpriu mandados em Araraquara, Matão, São Carlos, Campo Mourão (PR) e Maringá (PR).
“O porte da organização criminal é contrabando de cigarros, mas a gente detectou também o crime de descaminho, ou seja, traziam para o Brasil eletrônicos e anabolizantes para a região”, disse o delegado.
Em relação ao policial preso, o delegado da PF informou que a ocorrência estava em andamento e que não poderia passar mais informações sobre o caso.
Uma parte da mercadoria apreendida é separada na delegacia da PF em Araraquara, enquanto a outra parte foi encaminhada para a Receita Federal. “Vai passar por uma análise de todo o material apreendido durante as buscas".

Mercadorias estão sendo separadas na sede da PF em Araraquara (Foto: A Cidade On/Araraquara)
Mercadorias estão sendo separadas na sede da PF em Araraquara (Foto: A Cidade On/Araraquara)

Esquema
Segundo a PF, os cigarros e as mercadorias eram trazidos do Paraguai, ficavam temporariamente armazenados em galpões, imóveis alugados ou mesmo nas residências dos membros da organização criminosa, e depois eram entregues aos comerciantes receptadores.
Vem dessa origem o nome da operação. Estudos indicaram que os cigarros de origem paraguaia possuem alta concentração de chumbo, e saturnismo é o nome dado à intoxicação por esse elemento.
Penalidades
A Justiça Federal de Araraquara determinou o bloqueio das contas bancárias e a indisponibilidade de bens, imóveis e veículos de investigados envolvidos nas ações criminosas.
Se comprovados os crimes, os suspeitos responderão por importação, armazenamento e venda de produtos falsificados; facilitação de contrabando; importação de mercadoria proibida; e organização criminosa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Pistola do Exército é liberada para uso pessoal de policiais

Jornalista mira com uma pistola durante treinamento com as Forças Especiais do Exército, em Temamatla, México.  (Foto: Pedro Pardo/AFP)
O Exército Brasileiro autorizou o uso particular de pistolas calibre 9 mm – usadas pelas Forças Armadas e, entre as armas curtas, consideradas umas das mais letais – a policiais civis e militares de todo o Brasil. A decisão é de 8 de agosto e, de acordo com o órgão, atende à solicitação de entidades ligadas às categorias.
Até então, as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal já eram autorizadas a comprar pistolas do tipo para suas tropas, mas não para uso pessoal, ou seja, para quando estão fora de serviço. Para fins particulares, os profissionais podiam adquirir pistolas de calibres 357, 40 e 45.
“É importante ressaltar que o calibre 9 mm possui potência inferior aos que eram autorizados pela Port nº 1042 de 10 de dezembro de 2012 (calibres .357 Magnun, .40 S&W e .45 ACP). Além disso, diversos órgãos policiais já possuem, em sua dotação institucional, o novo calibre autorizado”, afirmou o comando do Exército.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Seis pessoas morrem em casa de repouso na Flórida após passagem de furacão Irma

A umentou para seis o número de pacientes que morreram em uma casa de repouso após a passagem do furacão Irma, segundo informou a Associated Press nesta quarta-feira (13). O imóvel em que estavam ficou sem energia elétrica.
A prefeita do condado de Broward, Barbara Sharief, afirmou que ainda não se sabe o que causou as mortes, que ainda estão sendo investigadas, segundo a CNN.
Dois idosos foram encontrados mortos no Centro de Reabilitação de Hollywood Hills e outros três morreram mais tarde, já no hospital. Não há detalhes sobre a sexta morte.
A Associated Press relata que as ruas ao redor do centro foram bloqueadas e um centro de comando móvel montado na região.
Em entrevista, o chefe da polícia local, Tom Sanchez, disse que os bombeiros receberam um chamado nesta manhã, sobre alguns pacientes que precisariam de cuidados intensivos. Segundo Sanchez, 115 pessoas foram retiradas do local, e outros 18 pacientes de uma clínica vizinha estão sendo removidos.
Destruição
Antes do anúncio das mortes, o número de mortes pelo furacão Irma, que foi classificado como um dos furacões mais potentes já registrados no Atlântico e o segundo grande furacão a atingir o território norte-americano nessa temporada, subiu tinha subido para 61, segundo a Reuters.
Dessas mortes, 43 aconteceram no Caribe e ao menos 18 foram confirmadas no sudeste dos Estados Unidos.
Autoridades de gestão de emergência da Flórida confirmaram 12 mortes relacionadas ao Irma na terça-feira (sem contar as vítimas da casa de repouso), enquanto autoridades na Georgia e Carolina do Sul relataram 3 mortes cada causadas pela tempestade e por suas consequências imediatas.
Volta para casa
Moradores que saíram de casa para escapar do furacão Irma começaram a retornar nesta terça-feira (12) às devastadas ilhas de Florida Keys, encontrando casas destruídas e lojas cobertas de algas marinhas, em meio a uma estimativa de 25 % de todas as residências destruídas.
No arquipélago Florida Keys, por onde o furacão Irma passou com categoria 4 no domingo (10), teve "quase todas as casas de Florida Keys foram afetadas de uma maneira ou de outra", segundo o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) dos Estados Unidos, Brock Long.

Uma área de casas-trailer na região de Florida Keys, na Flórida, após a passagem do Irma (Foto: AP/Matt McClain)
Uma área de casas-trailer na região de Florida Keys, na Flórida, após a passagem do Irma (Foto: AP/Matt McClain)

Devastação no Caribe
O furacão Irma deixou um rastro de destruição pelo Caribe. Mais de 70% dos lares de Saint Martin foram destruídos na tempestade, que também deixou sem água corrente e nem rede de telefonia grandes zonas da ilha. Imagens mostram as ilhas caribenhas antes e depois da passagem do furacão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Papa Francisco é 'apresentado' a vaca no Vaticano

Papa acena para homem com vaca no Vaticano (Foto: Osservatore Romano/Reuters)O Papa Francisco chegou nesta quarta-feira (13) para a audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, ainda com o rosto roxo por causa de um ferimento que sofreu ao tentar cumprimentar um menino durante o percurso do papamóvel na cidade colombiana de Cartagena das Índias.
Mas esse fato nem foi o que mais chamou a atenção: um pouco antes de começar a audiência, o papa passava com seu carro na praça e foi 'apresentado' a uma vaca por um homem. O momento foi registrado pelo "Osservatore Romano", o jornal do Vaticano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais cinco anos de Marcelo: Real anuncia a renovação do brasileiro até 2022

O Real Madrid anunciou nesta quarta-feira que chegou a um acordo com Marcelo para renovar o contrato do lateral-esquerdo brasileiro. O novo vínculo vai até 30 de junho de 2022 e, caso cumpra o acordo até o fim, o jogador vai completar 15 anos de Real. O clube informou ainda que ele vai conceder uma entrevista coletiva nesta quinta para falar sobre o acerto.

Marcelo é o segundo capitão do Real, atrás de Sergio Ramos e à frente de Cristiano Ronaldo e Benzama  (Foto: Reprodução / Twitter)
Marcelo é o segundo capitão do Real, atrás de Sergio Ramos e à frente de Cristiano Ronaldo e Benzama (Foto: Reprodução / Twitter)

Com mais de uma década de casa, Marcelo trocou o Fluminense, onde foi revelado, pelo Real Madrid no início de 2007 e seu antigo contrato com os merengues valia até junho de 2020 (ele amplia o vínculo em duas temporadas). Segundo o site especializado "Transfermarkt", seu valor de mercado atual é de € 38 milhões (R$ 142,5 milhões).
Aos 29 anos e titular absoluto na Seleção de Tite, Marcelo tem três títulos de Liga dos Campeões (2013/14, 2015/16 e 2016/17), dois Mundiais (2014 e 2016), quatro Espanhóis (2006/07, 2007/08, 2011/12 e 2016/17) e duas Copas do Rei (2010/11 e 2013/14) com a camisa merengue. Ele é o segundo capitão da equipe, atrás de Sergio Ramos e à frente de Cristiano Ronaldo e Benzama.
Suspensão de dois jogos
Por conta do cartão vermelho recebido no empate com o Levante, o lateral recebeu gancho de dois jogos e ficará fora dos jogos contra Real Sociedad, no domingo, e Betis, na quarta-feira.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia Federal prende suspeitos de usar nome de crianças mortas para fraudar Previdência

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) uma operação contra uma quadrilha suspeita de fraudar a Previdência Social. Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na Bahia e no Rio de Janeiro.
Ao todo, oito pessoas foram presas. De acordo com a polícia, três foram detidas em Teixeira de Fretas, duas, em Nova Viçosa, e uma, em Porto Seguro, na Bahia. Uma pessoa foi presa na cidade do Rio de Janeiro e outra, em Betim, na Grande BH.
A corporação informou que descobriu, durante as investigações, que a quadrilha “recriava” pessoas que haviam falecido na infância. De acordo com a polícia, em nome dos adultos fictícios, seriam realizados alguns recolhimentos à Previdência Social, sempre em valores próximos ao teto de contribuição. Posteriormente, segundo a PF, o grupo simularia a morte dessas pessoas para, então, requerer os benefícios de pensão por morte.
Ainda conforme a polícia, o prejuízo causado pela quadrilha aos cofres da União ultrapassou R$ 2.150.000. A corporação informou que um advogado estava entre os chefes do grupo.
Segundo a PF, os suspeitos vão responder pelos crimes de formação de quadrilha e estelionato em detrimento da Previdência social.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aspirina pode regenerar dente após cárie, dizem cientistas

Cientistas acreditam que desenvolvimento de droga será facilitado, já que a aspirina é uma droga licenciada (Foto: Food and Drug Administration/Divulgação)
Cientistas na Irlanda do Norte afirmam ter desenvolvido um tratamento de regeneração dental que usa o ácidoacetilsalicílico, substância comercialmente conhecida como aspirina.
Pesquisadores da Universidade Queen's, em Belfast, usaram o produto para estimular células-tronco nos dentes, o que aumentou o potencial de regeneração. Eles acreditam que o tratamento com aspirina pode resultar em menos cáries e obturações no futuro.
Na Irlanda do Norte, 72% dos adolescentes de 15 anos tinham cáries em 2016, de acordo com um estudo da Associação Odontológica Britânica.
Nossos dentes têm capacidade limitada de regeneração. Produzem uma camada fina de dentina, logo abaixo do esmalte, se a polpa dental é exposta, mas não conseguem consertar uma grande cavidade.
É por isso que dentistas usam obturações, que podem necessitar de substituição várias vezes durante a vida do dente.
Mas Ikhlas El Karim, professora da Faculdade de Medicina da Queen's University, cujas pesquisas giram em torno do uso de células-tronco, diz ter descoberto que a aspirina "turbina" essas células no processo de regeneração.
"Temos a esperança de desenvolver um tratamento que dê aos dentes a capacidade de fazer esses reparos. Mas isso será gradual, não é imediatamente que não precisaremos mais de obturações", explica a cientista.
Depois de analisar dados de pesquisas anteriores, a equipe da Queen's University usou aspirina líquida sobre células-tronco em uma placa de Petri e diz ter encontrado "evidências materiais e genéticas de que isso produziu dentina".
Mas, segundo Ikhlas, o próximo passo é descobrir um método para aplicar a aspirina no dente de forma adequada.
"Precisamos colocar o produto (no dente cariado) de forma que possa ser liberado durante um longo período de tempo. Se simplesmente colocarmos aspirina em uma cárie hoje, ela será facilmente lavada."
"Não estamos encorajando esse uso simplório, mas sim o de um produto final para ser usado por um dentista, não um paciente", acrescenta a cientista.
Mas Ihklas ressalta que o fato de a aspirina já ser uma droga disponível no mercado ajudará o desenvolvimento de um tratamento.
"Não precisaremos de 10 ou 20 anos para fazer testes clínicos. Há imenso potencial para mudarmos a forma como abordamos um dos maiores desafios odontológicos que temos."
"E esse método não só aumenta a sobrevivência dos dentes, mas pode resultar em uma imensa economia para sistemas de saúde pública ao redor do mundo."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia isola shoppings, estações de trem e universidades em Moscou após múltiplas ameaças de bomba

Policial impede entrada de clientes em loja de departamentos em Moscou após ameças de bomba (Foto: Sergei Karpukhin/Reuters)Cerca de 20 mil pessoas tiveram que deixar shoppings, estações de trem e universidades em Moscou, na Rússia, após a polícia receber uma série de ameaças simultâneas de explosões em locais públicos, afirma a mídia local.
De acordo com a agência de notícias Tass, pelo menos 30 locais foram esvaziados após os serviços de emergência receberem diversas ligações simultâneas. Pelo menos 20 ligações foram registradas pelos serviços de emergência, segundo a agência Tass.
"Cada ligação está sendo checada. Os serviços de emergência estão trabalhando e cães farejadores vão ser usados para rastrear as bombas", afirmou um oficial que não foi identificado pela agência.
Segundo a RT, até agora nenhuma bomba foi encontrada.
De acordo com a agência Efe, outras cidades receberam ligações anônimas com ameaças de bomba: Petropavlovsk-Kamchatski (Kamchatka), Irkutsk, Yakutsk, Samara, Saratov, Khabarovsk e Tomsk. Em Petropavlovsk-Kamchatski, foram esvaziados edifícios governamentais, lojas e vários colégios. Não foram encontradas bombas.
O Ministério do Interior da Rússia ainda não comentou.

Policiais patrulham Praça Vermelha, em Moscou, nesta quarta-feira (13)  (Foto: Sergei Karpukhin/ Reuters)
Policiais patrulham Praça Vermelha, em Moscou, nesta quarta-feira (13) (Foto: Sergei Karpukhin/ Reuters)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem sofre queimaduras após celular pegar fogo enquanto carregava

Celular ficou destruído após pegar fogo (Foto: Arquivo Pessoal)Uma jovem de 21 anos levou um susto ao notar que o celular acabou pegando fogo enquanto carregava, no bairro Vila América, em Votuporanga (SP). O caso aconteceu no sábado (9).
A operadora de telemarketing Débora Aparecida Martins dos Santos disse ao G1 nesta quarta-feira (13) que, enquanto carregava, ela deixou o aparelho em cima da cama e acabou dormindo.
Depois de cinco minutos, ela começou a ouvir um barulho estranho e sentir um cheiro de queimado. Quando percebeu, o celular já estava pegando fogo e começando a queimar o colchão.
“Quando fui pegar o celular acabei queimando os dedos. Liguei a luz do quarto e vi o aparelho pegando fogo em cima do meu colchão, que ficou com um buraco. Meu padrasto veio e me ajudou a tirar o celular da cama. Meu quarto ficou cheio de fumaça preta”, afirma.
O padrasto retirou o aparelho da tomada. Débora disse que a bateria do celular era original, e que não sabe o que pode ter causado esse acidente.
A operadora de telemarketing disse que procurou a empresa fabricante, que pediu para que ela enviasse o aparelho para ser avaliado qual foi o problema.
“Eles falaram que vão avaliar o aparelho e me perguntaram se eu gostaria de um novo celular ou então o dinheiro de volta. Eu disse que gostaria do dinheiro, agora vamos ver o que acontece”, diz.

Celular estava carregando em cima da cama (Foto: Arquivo Pessoal)
Celular estava carregando em cima da cama (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mais uma mulher procura MPF para fazer denúncia de abuso sexual contra preparador físico Nuno Cobra

Mais uma mulher procurou o Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo para denunciar o preparador físico Nuno Cobra, de 79 anos, por abuso sexual. Esta seria a terceira vítima a denunciar o preparador físico, condenado no último dia 6 de setembro por abuso sexual mediante fraude pela Justiça Federal em São Paulo, referente a um caso ocorrido durante um voo em 2015.
Cobra ficou famoso após começar a cuidar da preparação física do piloto Ayrton Senna, em 1983. O preparador está preso em uma cela isolada na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo desde segunda-feira (11), após ter a prisão preventiva decretada pela juíza federal Raecler Baldresca devido à denúncia de um segundo caso envolvendo Nuno.
No início de setembro, uma jornalista de São Paulo já havia procurado o MPF para denunciar uma suspeita de abuso ocorrida em 24 de agosto deste ano. A jovem disse ter sido molestada pelo preparador durante uma entrevista em uma rádio em São Paulo.
A defesa de Nuno diz que, em relação ao primeiro caso, não há provas, e que, sobre o segundo caso, da jornalista, tratou-se de um "mal entendido", já que o preparador físico é "expansivo" e sempre se dedicou à saúde. Sobre a nova denúncia, Sergei Arbex, o advogado de Nuno Cobra afirmou que iria se informar para se posicionar.
A suposta terceira vítima de Nuno é uma bióloga, que decidiu procurar o Ministério Público para relatar o que sofreu após ver a repercussão dos casos na imprensa. Em seu perfil pessoal no Twitter, a jovem postou duas mensagens comentando a prisão do preparador físico.
"Tremendo. Ele me assediou na feira do livro em rp em 2013. Eu denuncei e me mandaram embora da fundação pois era minha palavra contra dele", afirmou ela em post em 11 de setembro. Em outra postagem, no mesmo dia, a vítima diz: "Nuno Cobra em 2013 passou a mão na minha coxa enquanto eu acompanhava ele até o palco na feira do livro. Fiz denúncia e me mandaram embora".

Bióloga postou no Twitter denúncia de assédio ocorrida em 2013 e relatou caso ao MPF nesta semana (Foto: Twitter/reprodução)
Bióloga postou no Twitter denúncia de assédio ocorrida em 2013 e relatou caso ao MPF nesta semana (Foto: Twitter/reprodução)

O depoimento da bióloga sobre o caso, ocorrido em 2013 durante uma Bienal, ocorreu na terça-feira (12) no Ministério Público Federal e será remetido à juíza Raecler para ser anexado ao processo contra Nuno que tramita na Justiça Federal. Sobre o caso da jornalista, a denúncia será remetida pelo MPF ao Ministério Público do Estado de São Paulo, pedindo a abertura de um inquérito para apurar o caso.
A reportagem do G1 enviou mensagem para a bióloga, e aguarda retorno.
Defesa alega inocência
A defesa do preparador físico ingressou no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, com um pedido de habeas corpus, que ainda será avaliado por um desembargador da Corte.
“Já entrei com um habeas corpus para combater a prisão, pois são casos diferentes, sendo que este segundo não existe nem processo ainda. Ele é um homem de 80 anos que teve a vida inteira dedicada à saúde, sempre foi uma pessoa expansiva. Ele faz palestras, pula nas pessoas, abraça, e nunca teve nem um processo, nem uma agressão, nada. Para mim, houve um mal entendido”, disse o advogado.
A prisão na segunda-feira ocorreu porque o preparador físico já era réu em outro caso de abuso sexual, ocorrido em um avião em 2015, quando Cobra vinha de Curitiba, no Paraná, para São Paulo. Na ocasião, o preparador teria tocado os seios e as pernas de uma mulher durante a decolagem da aeronave. Por este caso, agora, devido à nova ocorrência, ele foi condenado em 6 de setembro por violação sexual mediante fraude - o ato libidinoso que se utiliza de meios em que a vítima não consegue se defender.

A juíza federal Raecler Baldresca, da 3ª Vara Federal Criminal de São Paulo, autora da decisão que mandou prender Cobra, manifestou-se sobre os dois casos na mesma sentença. Referindo-se ao caso de 2015, a magistrada condenou Cobra a três anos e nove meses de prisão, em regime inicial aberto, a qual foi substituída por prestação de serviços à comunidade e multa. Como houve a denúncia de um novo caso, ocorrido em agosto deste ano, a juíza, na mesma sentença, determinou a prisão preventiva de Cobra.
Reincidência
A juíza entendeu que Nuno prestou depoimento sobre o primeiro caso em 14 de junho deste ano e teria reiterado o ato em 24 de agosto, quando aconteceu a situação envolvendo a jornalista de uma rádio. A decisão de Baldaresca foi mantida por outra magistrada, a juíza Bárbara Iseppi, que realizou a audiência de custódia de Nuno Cobra logo após ele ser preso na segunda-feira. Esta magistrada também negou pedido da defesa para responder em liberdade.
Para a defesa, houve erro da magistrada ao determinar a prisão preventiva na mesma decisão que o condenou. “Na mesma sentença em que converteu a condenação para a pena restritiva de direitos, com a prestação de serviços à comunidade, a magistrada condenou à prisão preventiva porque teve o conhecimento de outro caso. Não existe esta figura jurídica. O primeiro caso nem transitou em julgado, já que vamos recorrer da decisão”, argumenta o advogado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ex-prefeitos são presos em operação da PF no Acre que investiga fraude em licitações

Roney Firmino, ex-prefeito de Plácido de Castro e Everaldo Gomes, ex-prefeito de Brasileia (Foto: Yuri Marcel/Arquivo Perssoal e Rede Amazônica Acre)
Ex-prefeitos dos municípios de Brasiléia e Plácido de Castro foram presos preventivamente nesta quarta-feira (13) durante a 4ª fase da Operação Labor, batizada de Dolos-Apate, deflagrada pela Polícia Federal do Acre. Estão sendo cumpridos 37 mandados judiciais em Brasiléia e Rio Branco. São 7 mandados de prisão, 14 de busca e apreensão e 16 de condução coercitiva.
Além dos ex-prefeitos, há mandados de prisão preventiva contra vereadores, ex-vereadores e ex-secretários municipais. A operação investiga uma organização criminosa formada por empresários e agentes políticos suspeitos de fraudar licitações.
A primeira fase da operação foi deflagrada em 2013. O grupo é acusado de contratar empresa de fornecimento de mão de obra terceirizada à Prefeitura Municipal de Brasiléia.
O advogado Cristopher Mariano, que está na defesa do ex-prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, criticou a prisão. “Não há fundamento para a manutenção de prisão preventiva nesse caso. Ele está fora das funções públicas há anos, possui endereço certo, responde a todos os atos formais, a gente entende que não tem fundamento”, disse.
A reportagem também ouviu o advogado Júnior Feitosa, que defende o ex-prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino e ele disse que vai se posicionar posteriormente.
Foram presos também o ex-prefeito de Brasileia Aldemir Lopes, o ex-vereador Marivaldo da Silva e o vereador Joelson dos Santos Pontes. O ex-vereador Mário Jorge Gomes Siesca foi conduzido coercitivamente. O G1 ainda não conseguiu contato com a defesa de nenhum dos políticos.
Como funcionava o esquema
Investigação da Polícia Federal aponta que após a escolha da empresa ligada à organização criminosa, os agentes políticos eram responsáveis por fazer empenhos acima do necessário para efetivar os pagamentos dos serviços. A diferença entre o valor empenhado e real valor devido pelos serviços prestados eram sacados por representantes da empresa e entregues, em espécie, a membros da prefeitura do município, que eram responsáveis pela distribuição dos valores entre integrantes do próprio Executivo, do Poder Legislativo e de “laranjas” indicados por membros da organização.

O valor desviado no esquema é superior a um R$ 1 milhão, conforme a PF. Mais de 90 policiais federais estão envolvidos nesta fase da operação. Estão sendo cumpridos também 16 mandados de condução coercitiva. A Justiça determinou o afastamento de 3 vereadores e o bloqueio de contas e sequestro de bens de 14 investigados. A Polícia Federal não divulgou o nome dos envolvidos.
Ainda conforme a PF, o nome da Operação é uma referência direta à atuação desses dois indivíduos, que ocupavam posições de comando na Organização Criminosa formada para dilapidar o erário público daquele Município.
Na mitologia grega, Apate e seu correspondente Dolos são espíritos que personificam o engano, a fraude e a malícia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil foi vítima dos irmãos Joesley e Wesley Batista ao abalarem confiança do mercado, diz delegado

O delegado da Polícia Federal Victor Hugo Rodrigues Alves afirmou, durante coletiva na manhã desta quarta-feira (13), que os crimes praticados pelos irmãos Wesley Batista e Joesley Batista, donos da J&F, abalaram a confiança do mercado.
Os irmãos foram presos na investigação do uso de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro entre abril e 17 maio de 2017, data de divulgação de informações relacionadas ao acordo de colaboração premiada firmado entre executivos da J&F e a Procuradoria Geral da República (PGR).
"As vítimas não foram só os acionistas da JBS, mas em um contexto mais amplo, a vítima é o próprio país em que vivemos, os crimes abalaram a confiança do mercado", disse.
O também delegado da PF Rodrigo de Campos Costa afirmou que foi demonstrado que eles descumpriram o acordo de delação premiada por continuaram cometendo crimes. "O grande prejudicado nessa prática criminosa deles é o próprio Brasil." Por isso a necessidade da prisão preventiva dos irmãos, afirmou.

 Wesley Batista, um dos donos da J&F e diretor presidente da JBS deixa a sede da Polícia Federal, para ir prestar depoimento na Justiça Federal, após ser preso na Operação Tendão de Aquiles, em São Paulo, nesta quarta-feira (13) (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Wesley Batista, um dos donos da J&F; e diretor presidente da JBS deixa a sede da Polícia Federal, para ir prestar depoimento na Justiça Federal, após ser preso na Operação Tendão de Aquiles, em São Paulo, nesta quarta-feira (13) (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Wesley foi preso na manhã desta quarta em São Paulo. A ordem de prisão preventiva, sem data para expirar, foi expedida pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.
Wesley vai passar por audiência de custódia às 13h com o mesmo juiz que decretou sua prisão preventiva. Na oportunidade, ele vai poder dizer se a prisão foi feita sem nenhum tipo de abuso. Depois de ser ouvido pelo magistrado, ele deve ser encaminhado para alguma penitenciária estadual. A data de transferência e o local exato vai depender da disponibilidade de vagas no sistema prisional paulista. A Polícia Federal não soube informar se Wesley possui ensino superior para ter direito a cela especial na cadeia.

Coletiva na Polícia Federal de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Coletiva na Polícia Federal de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

O irmão de Wesley, Joesley, também foi alvo de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal em São Paulo nesta mesma ação. Ele já está preso desde domingo (10), mas por outra acusação. O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, acolheu o pedido de prisão temporária por conta de indícios de que Joesley tenha omitido informações na delação feita à PGR – o que anularia o acordo que lhe garante imunidade.
Joesley vai continuar preso em Brasília enquanto durar a prisão temporária decretada pelo STF por conta da outra acusação a qual responde. O prazo é de cinco dias, mas ele pode ser prorrogado a desejo da Justiça, que também pode decidir por converter a prisão em preventiva - sem prazo para expirar. Caso nenhum das medidas seja tomada, Joesley deve, então, ser transferido para São Paulo para cumprir a prisão preventiva decretada nesta fase da Operação Tendão de Aquiles.

O delegado Victor justificou os mandados de prisão preventiva porque os dois são "criminosos confessos" que não parariam de cometer crimes mesmo sendo alvo de seis operações.
"Nós entendemos que é caso de prisão preventiva dos dois irmãos porque estamos diante de duas pessoas que são criminosos confessos. Eles procuraram as autoridades e confessaram que corromperam centenas ou talvez mais de mil servidores públicos e agentes políticos. Eles procuram as autoridades e se dizem arrependidos por esses crimes. Eles se comprometem a não mais praticar delitos e também a ajudar na apuração desses crimes e agora as investigações comprovam que depois de fechar o acordo de colaboração eles continuaram praticando crimes", afirmou.

"Tudo indica e o inquérito comprovou que nós estamos diante de pessoas que têm a personalidade voltada para prática reiterada de crimes. Pessoas que já foram objeto de seis operações da Polícia Federal simultâneas e não pararam de delinquir, certamente não vão parar com a sétima operação. Então a prisão preventiva, ainda que seja uma medida dura, é a única que consegue fazer com que cessem os crimes", completou.
Segundo a PF, caso sejam responsabilizados, os irmãos Batista podem ser condenados a penas de 1 a 5 anos de reclusão e multa de até três vezes o valor da vantagem ilícita obtida. O tamanho do prejuízo evitado e do lucro obtido com as duas manobras ordenadas pelos irmãos Batista será divulgado nas próximas semanas, em um relatório final da CVM.
Pierpaolo Cruz Bottini, advogado de defesa dos irmãos Batista, classificou como "injusta, absurda e lamentável" a prisão preventiva desta quarta. Segundo ele, a dupla de empresários "sempre esteve à disposição da Justiça, prestou depoimentos e apresentou todos os documentos requeridos". "O estado brasileiro usa de todos os meios para promover uma vingança contra aqueles que colaboraram com a Justiça", completou.
O também advogado dos irmãos Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que "os irmãos fizeram delação e entregaram centenas de documentos pois a efetividade da delação foi considerada absolutamente perfeita" e que não cometeram crimes relacionados a obtenção de informação privilegiada.
"É claro que poderiam ter feito um anexo na delação sobre esta investigação que resultou na prisão, sobre suposto uso de informação privilegiada. Se existisse qualquer irregularidade, eles teriam acrescentado um anexo, o que levaria a imunidade completa também sobre este fato. Parece óbvio que não fizeram porque não há crime algum. Poderiam ter evitado a investigação e estariam hoje sob o manto da imunidade. Mas confiaram no estado; afinal de contas, estavam tratando com o Ministério Publico Federal. A prisão surpreende e causa indignação pois é absolutamente desnecessária. Eles sempre se colocaram à disposição do MP e do Judiciário. Se existisse qualquer hipótese de " insider trading", eles certamente teriam incluído os fatos na delação para obterem a imunidade. A defesa segue confiando no Judiciário", diz nota.

Preso, Wesley Batista chega à PF  (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo )
Preso, Wesley Batista chega à PF (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo )

Informações privilegiadas
Os mandados de prisão desta quarta fazem parte da 2ª fase da Operação Tendão de Aquiles, na qual também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. A 1ª fase foi deflagrada em 9 de junho, quando foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva.
A J&F, seus controladores e outras empresas do grupo são investigados por uso de informação privilegiada. A JBS confirmou que comprou dólar no mercado futuro horas antes da divulgação da notícia de que seus executivos fizeram delação premiada. O dólar disparou no dia seguinte, subindo mais de 8%, o que trouxe ganhos à empresa.
Os irmãos Batista teriam praticado, então, o chamado “insider trading”, que é o uso de informações privilegiadas para lucrar com operações no mercado financeiro. O grupo empresarial deles comprou U$ 1 bilhão às vésperas da divulgação da gravação e vendeu R$ 327 milhões em ações da JBS durante seis dias do mês de abril, enquanto os réus negociavam a delação premiada com a PGR.
A compra de dólar na véspera do vazamento dos áudios da delação premiada levou a empresa a obter ganhos financeiros, já que a cotação da moeda disparou nos dias seguintes à divulgação das conversas. A Justiça Federal chegou a determinar o bloqueio de R$ 800 milhões das contas de Joesley Batista após a denúncia, mas depois autorizou que a quantia voltasse a ficar disponível para o empresário.

Em nota divulgada quando a acusação foi protocolada na Justiça, via ação popular, a J&F afirmou que "tem como política e prática a utilização de instrumentos de proteção financeira visando, exclusivamente, minimizar os seus riscos cambiais e de commodities provenientes de sua dívida, recebíveis em dólar e de suas operações".
Segundo a PF, caso sejam responsabilizados, os irmãos Batista podem ser condenados a penas de 1 a 5 anos de reclusão e multa de até três vezes o valor da vantagem ilícita obtida.
Em nota aos acionistas e mercado em geral, a JBS afirma que "ainda não teve acesso à integra dessa decisão e manterá seus acionistas e o mercado devidamente informados acerca de tal tema".

Fonte: G1
Leia Mais ››