quarta-feira, setembro 12, 2012

PREFEITURA DE SERRINHA DOS PINTOS AINDA NÃO PAGA O PISO NACIONAL DOS PROFESSORES


O Ministério Público identificou que o prefeito de Serrinha dos Pintos, Francisco das Chagas de Freitas, não paga o piso salarial ao professor. Com base nisso, o promotor Vinícius Lins Leão emitiu recomendação para que, no prazo de 15 dias, o gestor comece a pagar o piso.

A lei federal determina que todos os órgãos públicos paguem o Piso Nacional do Professor, que hoje é de R$ 1.451, para jornada de 40 horas. 

Fonte: Martins em Pauta/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Moto furtada na cidade de Parelhas foi recuperado pela policia no município de Equador/RN


Por volta das 19:00Hs do ultimo Domingo (9) foi registrado um furto no Bairro Cruz do Monte em Parelhas, onde o senhor Damião Pereira da Silva, moto-taxista residente na Rua Lúcio Dantas, no Bairro Maria Terceira emprestou a sua moto modelo Honda POP 100, de cor preta, ano 2007, de placa MYG 6454 a um cidadão que se deslocou a um Bar no Bairro Cruz do Monte, onde permaneceu por um bom tempo e ao sair do estabelecimento verificou que a moto havia sido furtada.

Diligências foram realizadas e Policiais Militares da cidade de Equador nesta Terça-Feira (11) conseguiram recuperar a moto e apreender um menor de 17 anos , que estava pilotando a moto.

O menor juntamente com a moto foram encaminhados para a Delegacia de Policia Civil de Parelhas para os procedimentos de praxe.

Fonte: Marcos Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Promotor de Justiça teve casa arrombada na tarde de hoje na cidade de Currais Novos


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4XGtJwun_xJSQC-QpwtJp58L937JiEctzd1k2jjBvvxu1cDfp1xF7Qx-_k13XBTlx-R7-omEpPK-ko6k0d11UUmKEsklQ51-6BcgpfBFu8IPk9hNYcSb6T_dWPCXgQBYPqqI31QzS472d/s1600/11301.jpg
 Na Foto: Promotor Paulo Roger de Siqueira


Na tarde desta quarta-feira, por volta das 17 horas, a casa do promotor de justiça Paulo Roger de Siqueira, localizada na Rua Maria Augusta no Bairro Parque Dourado, foi arrombada por dois indivíduos já identificados. 

Do local os arrombadores levaram um aparelho de DVD, uma máquina de lavar carros, um aparelho de som alem de itens do vestuário pessoal do promotor de justiça. 

A Policia Militar da cidade de Currais Novos entrou em ação e agiu rapidamente conseguindo prender os acusados identificados como Antônio Carlos da Silva e Antônio Cleber Palmas.

Fonte: Jota Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TJ marca nova audiência para discutir situação do ITEP-RN




No décimo dia de greve do ITEP/RN, nesta quarta-feira (12), os servidores do órgão conseguiram uma Audiência no Tribunal de Justiça (TJRN). Porém, apesar das tentativas de conciliação empreendidas durante cerca de três horas pelo desembargador, Francisco de Assis Brasil, o entendimento não foi possível e ficou agendada nova Audiência para o próximo dia 26, às 15h.

O Governo destacou representantes que não tinham autonomia para atender às reivindicações da categoria, apresentadas pelo presidente do SINPOL, Djair Oliveira e assessoria jurídica do sindicato. Tanto o procurador do Estado, João Carlos Gomes Costa, quanto o assessor jurídico da SESED, Wellington Moreira de Azevedo, não podiam estabelecer prazos para a conclusão dos trabalhos do Governo no Anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do ITEP.

Desta maneira, o juiz intimará o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, assim como o consultor-geral do Estado, José Marcelo, e o diretor do ITEP, Nazareno de Deus, para a próxima audiência. O Juiz decidiu ainda pela suspensão da Ação Cível Pública impetrada pelo Governo, que pedia a ilegalidade da greve, assim como todos os efeitos do processo, inclusive multa diária no sindicato até que haja a nova reunião para tentativa de conciliação.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Depoimentos dos réus da Operação Pecado Capital ficam para esta quinta


O juiz titular da 2ª Vara Criminal Federal, Walter Nunes, anunciou a sequencia de réus da Operação Pecado Capital, que investiga suposto esquema fraudulento ocorrido no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM), a serem interrogados nesta quinta-feira (13). 

Pela manhã serão ouvidos Daniel Vale Bezerra, Acácio Allan Fernandes Forte e Adriano Nogueira. À tarde, Aécio Aluízio Fernandes de Faria, Jefferson Witame Gomes, Rhandson Rosário de Macedo e Rychardson Macedo. 

Saiba mais 

A operação Pecado Capital foi deflagrada pelo Ministério Público Estadual no dia 12 de setembro do ano passado e prendeu Richardson Macêdo, ex-diretor do Ipem, e seu irmão, além da ter decretado o sequestro judicial de quatro empresas suspeitas de serem usadas para a lavagem de dinheiro.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pacientes ameaçam queimar colchões em protesto no Walfredo Gurgel


 (Ana Amaral/DN/D.A Press)
Após a visita do Conselho Regional de Medicina (Cremern) e dos Direitos Humanos ao Hospital Walfredo Gurgel na manhã desta quarta-feira (12), pacientes, médicos e enfermeiros fizeram um protesto em frente ao pronto-socorro. Revoltados, os pacientes ameaçaram queimar colchões

O Cremern convidou conselheiros dos Direitos Humanos para conhecer a realidade do maior hospital do Estado. O Rio Grande do Norte está em estado de calamidade há mais de 60 dias, e o plano emergencial para conter o caos lançado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não apresenta resultados visíveis, pelo menos para os pacientes da unidade. 

Os pacientes que tiveram condições de se deslocar acompanharam médicos e outros profissionais de saúde até a porta do Pronto-Socorro para fazer o protesto em frente às câmaras de televisão e jornalistas presentes durante a visita. Com palavras de ordem, os manifestantes gritavam: “Saúde é o que interessa. A Copa não tem pressa”, sobre os investimentos do governo potiguar na infraestrutura para a sede da Copa 2014. 

“Queremos respeito aos pacientes, respeito a todos nós. Nossas mãos hoje não foram lavadas. Temos risco de contaminar os pacientes porque não lavamos nossas mãos por falta de sabão no hospital. Sabão. Queremos lavar as nossas mãos”, gritava a técnica de enfermagem Ângela Maria Ramos, que trabalha na sala de gesso do hospital. Outra mulher, a acompanhante de um paciente, se ajoelhou e implorou por ajuda. “Pelo até pelo amor de Deus. Nos ajudem. Tenham piedade. Misericórdia de todos nós”, rogou a mulher.  

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POLICIAIS PRENDE MULHER DE 51 ANOS DE IDADE, COM DROGAS EM MOSSORÓ.

BLOG PASSANDO NA HORA

 Policiais da Força Tática prenderam na tarde desta quarta feira (12/09/12), uma mulher conhecida como Francisca Zuleica de Carvalho, 51 anos de idade com 10 pedras de crack e R$33,00 em dinheiro fracionado, próximo a caixa D'agua do Auto do Louvor, no Bom Jardim em Mossoró.
  Segundo informações da senhora, ela veio de Natal e não tem residência fixa em Mossoró. Ela foi detida na Rua Campos Sales, residência s/n°, após os PMs terem recebido informações de um policial militar que se encontrava apaisana.
  A mesma foi detida e encaminhada para a Delegacia Especializada em Narcóticos que tem como titular o Delegado Dr. Denys Carvalho que fez um TCO (Termo Circunstancial de Ocorrência) contra Dona Francisca que possui problemas psiquiátricos.

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ROCAM localiza desmanche de motos roubadas na estrada da Granja em Mossoró


Policias da ROCAM  localizaram por volta das 14:30hs desta quarta feira (12/09) em um matagal, as margens  da estrada da granja que dar acesso a Serra Mossoró, um grande desmanche de motos roubadas. 

Ao todo foram encontradas  seis motos ,sendo quatro Biz, uma titan e uma John. Apenas duas Biz estavam semi-inteiras as demais todas desmontadas, faltando Pneus, Motores e outras peças de valor e de fácil venda. 

A polícia chegou ao local, depois de receber um denuncia anônima de que aquela lugar estava sendo usado para desmanche de motos. 

Depois de Muito trabalho, haja visto que o local era de difícil acesso, os policiais conseguiram juntar todo o material e conduzí-lo para a delegacia Especializada em Furtos e Roubos-DEFUR, para os procedimentos na forma da lei.

Participaram da Ocorrência:

ROCAM 8 (Motocicletas)
SDs Leal,Júnior,A. Barbosa,Solano e Darlan

ROCAM 6 (VTR)
CB Dayan, SDs Fernando e Alan




Fonte: O Câmera 2/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policiais da vitura 217 localizam casa no Bairro Santo Antonio com duas motos roubadas


Policiais da Viatura de Radio Patrulha 217 comandada pelos Sd’s Davi e Barbosa, localizaram no final da manhã de quarta feira 12 de Setembro de 2012, uma residência na Rua Edinor Lima de Moura, no Bairro Santo Antonio, que estava servindo como local para desmanche de motocicletas roubadas.

Os militares chegaram até a residência através de denuncia anônima feita para o telefone 190 da Central de Operações da Policia Militar.

Duas motocicletas tipo Bis que haviam sido tomadas de assalto foram localizadas dentro da residência. 

A Motocicleta Bis de cor escura de placa NNR 8981, foi tomada de assalto no bairro Boa Vista, estava sendo desmontada.

A outra de cor preta, placa NOE 8167, foi tomada de assalto domingo a noite no bairro Abolição II. Os indivíduos retiraram apenas os retrovisores.

As duas motocicletas foram conduzidas para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos no Abolição IV.







Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maior penitenciária do RN voltará a receber presos em outubro, diz Sejuc




A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte anunciou, nesta quarta-feira (12), que a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado, localizada na Grande Natal, será liberada para receber presos antes do final de outubro. Em razão da falta de capacidade elétrica e de esgotamento em um de seus pavilhões, a Justiça interditou parcialmente, no último dia 8 de agosto, toda a penitenciária e impediu o recebimento de novos detentos. A exceção vale apenas para presos foragidos que vierem a ser recapturados.

Nesta quarta, inclusive, os detentos considerados de bom comportamento limparam a área externa do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, justamente a ala que causou a interdição. A Sejuc garante que a rede elétrica está sendo expandida e a previsão é de os reparos sejam concluídos em meados do próximo mês.
Além de dar conta das obras, a Secretaria também anunciou que até a sexta-feira (14) publicará, no Diário Oficial do Estado, a nomeação de novos 40 agentes penitenciários. Os convocados, segundo o secretário Kércio Pinto, irão atuar exclusivamente em Alcaçuz.

As obras de expansão da rede elétrica em Alcaçuz estão concentradas no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, ou simplesmente Pavilhão 5, como é chamado. Toda a ala foi esvaziada em junho, quando a corrente elétrica apresentou problemas. A parte elétrica foi recuperada, mas a recuperação do esgoto, que foi outra determinação judicial, ainda não. “A Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN) vem fazer esse trabalho e logo ficará pronto”, garantiu a agente penitenciária Dinorá Simas, diretora da penitenciária.
O juiz da Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar, determinou os reparos na unidade e também o reforço no efetivo que faz a guarda do presídio. De acordo com a Sejuc, a nomeação de 40 novos agentes penitenciários resolverá a carência. Destes, 30 serão designados para vigiar os detentos do Pavilhão 5, que tem capacidade para acomodar 400 apenados.
“Com a possibilidade de fechar alguns Centros de Detenção Provisória, vamos aumentar ainda mais o nosso efetivo, porque os agentes dos CDPs devem ser relocados”, explicou Dinorá Simas.
Com a liberação do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, a diretora acrescentou que a Penitenciária de Alcaçuz finalmente passará a custodiar um número de presos que realmente comporta. Atualmente, a unidade tem capacidade carcerária para 600 homens. Contudo, abriga quase 900.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Professores contratados pelo Governo do RN estão sem salários




Dos 1.014 professores contratados pelo Governo do Estado em março deste ano, apenas uma minoria vem recebendo o salário. De acordo com a reportagem exibida na edição desta quarta-feira (12) pela Inter TV Cabugi, no Bom Dia RN, mesmo os profissionais que receberam o dinheiro foram pagos com cinco meses de atraso e com uma quantia referente à apenas quatro meses de trabalho.
A Secretaria de Educação do Estado afirmou que acredita que até o próximo mês os profissionais vão ter os salários regularizados.
Segundo uma professora contratada em abril passado - que não quis se identificar -, o Governo não informa aos profissionais o motivo do atraso. A mulher afirma que sempre que procura a Secretaria de Educação recebe informações diferentes sobre o problema.
De acordo com Rômulo Arnaud, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN), o Estado diz que o atraso nos salários se deve a vários problemas na documentação dos professores. Mas Arnaud discorda que isso seja um empecilho para cinco meses de atraso.
Como o pagamento feito em agosto a uma pequena parcela dos professores foi referente a quatro meses trabalhados, foi incidido o Imposto de Renda sobre o valor. Isto não teria ocorrido caso o dinheiro fosse pago mensalmente.

Fonte: G1/Cidade news Itaú
Leia Mais ››

Fã que se dizia 'marido' de Dilma tenta invadir rampa do Planalto


Segundo guardas que trabalham no Planalto, Edmeire circulou pelo local nos últimos dois dias (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Edmeire da Silva nas proximidades do Palácio do
Planalto; segundo seguranças, ela circulou pelo
local nos últimos dois  dias (Foto: Ueslei Marcelino
/Reuters)
Identificada inicialmente por policiais e jornalistas como homem, Edmeire Celestino da Silva, que tentou invadir a rampa do Palácio do Planalto se dizendo "marido" da presidente Dilma Rousseff, é mulher, informou na noite desta terça (11) o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília.

A identificação foi confirmada pelo 6º Batalhão da Polícia Militar, que acompanhou o momento em que a jovem foi imobilizada pelos seguranças da guarda presidencial e levada ao hospital.
De acordo com a chefia de equipe do HRAN, a mulher foi atendida apresentando bom estado de saúde e liberada em seguida. Segundo o hospital, ela não apresentava alteração clínica.
"A PM acompanhou na viatura o trajeto do Palácio do Planalto até o hospital. Trata-se de uma mulher", afirmou o sargento Messias, da Polícia Militar.
Edmeire Celestino da Silva, de 29 anos, estava suja, com roupas rasgadas e sem sapatos. Após tentar invadir a rampa do Palácio do Planalto e ser imobilizada pelos seguranças, afirmou ser apaixonada pela presidente Dilma.

“Sou marido da Dilma Vana Rousseff. Sou esposo dela”, disse. “Você quer casar comigo, meu amor?”. “Eu queria sequestrar ela, ela é meu coração”, declarou.
Segundo relatos de seguranças do Palácio, no momento em que Edmeire se aproximou da rampa, o soldado encarregado de proteger o acesso pediu que ela voltasse, mas não foi atendido. Após insistir com a jovem, o soldado fez dois disparos com balas de borracha para o chão.
Em seguida, Edmeire partiu para cima do soldado e os dois trocaram socos e chegaram a rolar pela rampa do palácio. A briga não durou muito porque os demais seguranças do Batalhão da Guarda Presidencial logo apareceram e a imobilizaram.
De acordo com os guardas que trabalham na guarita do Planalto, Edmeire já havia circulado pelo local nos últimos dois dias, sempre dizendo ser o "marido" de Dilma Rousseff.

Antes de ser imobilizado, Edmeire partiu para cima do soldado e os dois trocaram socos e chegaram a rolar pela rampa do palácio (Foto: Priscilla Mendes/G1)
Edmeire da Silva imobilizada por seguranças do Palácio do Planalto (Foto: Priscilla Mendes/G1)

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MOTOQUEIRO MORRE ESMAGADO POR CAMINHÃO CAÇAMBA EM CARUARU -PE


O estampador Alberes Macedo da Silva, de 22 anos, que morava na rua Bonito, no Loteamento Demóstenes Veras, no bairro José Carlos de Oliveira, havia ido buscar a sobrinha da esposa na escola, Maria Eduarda, de 7 anos e quando ia voltando, foi ultrapassar um caminhão caçamba e acabou colidindo na lateral do caminhão e veio a falecer ao ser esmagado pelo pneu traseiro do veículo. 
O Corpo de Bombeiros esteve no local e socorreu a criança apenas com ferimentos leves para o Hospital Regional do Agreste (HRA), onde foi medicada e liberada. O IC fez o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Os veículos envolvidos na colisão são: A moto Honda da vítima, uma Honda Fan preta 125 placa PEE-6194 e o caminhão caçamba, placa MUI-9814. Do qual o motorista se evadiu do local.

ATENÇÃO AS CENAS A SEGUIR SÃO MUITO FORTES

























Fonte: Cassinho Morais/Combate Policial/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia pede prisão de traficantes suspeitos da morte de jovens no RJ


O delegado Júlio da Silva Filho, titular da 53ª DP (Mesquita), encaminhou à Justiça, na manhã desta quarta-feira (12), o pedido de prisão temporária de 30 dias, contra os líderes do tráfico na comunidade da Chatuba, na Baixada Fluminense, suspeitos de envolvimento na chacina dos seis adolescentes.
Até o momento, 20 pessoas foram presas, sendo 17 homens, duas mulheres e um adolescente. A operação realizada na terça-feira (11) na comunidade já resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, um fuzil com luneta, uma submetralhadora e dois revólveres, além de cerca de R$ 28 mil em espécie.

Segundo o coronel Frederico Caldas, relações públicas da PM, a partir da ocupação definitiva da comunidade vai ser instalada uma Companhia Destacada, com efetivo de 112 policiais. "É uma resposta imediata aos atos bárbaros que foram cometidos no final de semana. O relato dos moradores é dramático. A convivência com esses marginais fazia parte da rotina deles. Essa ação é uma reconquista desse território e uma garantia de tranquilidade aos moradores", completou Caldas.
Segundo moradores que preferiram não se identificar, a chegada da polícia aconteceu em boa hora. "Moro aqui há 55 anos e a situação estava ficando cada vez pior. Espero que agora as coisas melhorem", disse uma moradora, ressaltando que tinha receio até de chegar ao portão de casa.

Posto de saúde na Chatuba permenece fechado nesta quarta-feira (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)
Posto de saúde na Chatuba permenece fechado nesta quarta-feira (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)

A onda de violência na Chatuba e a ocupação policial na comunidade deixam cerca de quatro mil alunos sem aula nesta quarta. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Mesquita, seis escolas, duas creches e dois postos de saúde permanecerão fechados pelo segundo dia consecutivo.
Já as unidades da rede estadual voltam a funcionar normalmente, segundo a Secretaria Estadual de Educação. Na terça-feira (11), 14 unidades de educação, no total de 9 mil alunos, não tiveram aulas por conta da operação de ocupação da Chatuba.
Alunos sofreram ameaças na segunda, diz diretora
Maria Cristina de Moraes dos Santos, diretora adjunta da escola Nuta Bartlet James, onde os jovens mortos estudavam, disse no velório realizado em um ginásio em Nilópolis que os alunos sofreram ameaças durante as aulas desta segunda. Segundo ela, por volta de 14h30, os jovens começaram a receber mensagens de texto no celular dizendo que haveria um arrastão no local. Na saída, dois jovens arrombaram o portão, entraram nas salas e derrubaram mesas. Ninguém foi agredido.

Escola Nuta Bartlet James, onde os meninos estudavam, ficou fechada nesta terça (Foto: Janaína Carvalho / G1)
Escola Nuta Bartlet James, onde os jovens assassinados estudavam, está fechada (Foto: Renata Soares/G1)

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Radioacidentados dizem que faltam remédios para vítimas do césio-137


Policial militar da reserva Marques de Souza Rodrigues, vítima do césio-137, mostra uniforme da formatura em Goiás (Foto: Versanna Carvalho/G1)
Após 25 anos do acidente radiológico com o césio-137 em Goiânia, vítimas da tragédia reclamam do atendimento e da dificuldade para encontrar medicamentos no Centro de Atendimento aos Radioacidentados (Cara), unidade de assistência à saúde do governo estadual, criada para acompanhar exclusivamente esse grupo, que atualmente é composto por 1.016 pacientes. 
Policial militar da reserva, Marques de Souza Rodrigues, 48 anos, que tem um tumor no cérebro diagnosticado desde 1995 e toma seis tipos de medicamentos por dia, afirma que há mais de um ano encontra dificuldade para obter parte da sua medicação. “A situação parece ter piorado nos últimos meses. Então, resolvi comprar o remédio por conta própria e gastei R$ 140 com apenas um deles”.

Marques conta que, além do mal-estar físico, também se sente mal com a forma como é tratado. “Trabalhei no isolamento do local do acidente e, em vez de sermos heróis, somos excluídos. Sempre encontramos dificuldade para conseguir tratamento e remédios. As pessoas se esqueceram de nós”.
O presidente da Associação das Vítimas do Césio (AVCésio), Odesson Alves Ferreira, que é membro da família diretamente envolvida com a abertura da cápsula de césio-137, afirmou ao G1 que há um ano e meio não vai ao Cara. “Eu deixei de receber o medicamento. Não tem como um paciente ir ao Centro de Assistência aos Radioacidentados simplesmente para dizer que está doente. Aquilo ali nos interessa a partir do momento que nos dá assistência integral, conforme foi proposto por lei”.
Diretor-geral do Centro de Atendimento aos Radioacidentados, André Luiz Souza confirmou ao G1 que existe uma dificuldade para adquirir medicamentos. Disse também que a situação é mais sensível em relação às vítimas do césio-137. Ele explicou que para este tipo de paciente a troca de medicamentos é constante devido ao avanço da idade das vítimas mais antigas.

“Temos adquirido remédios de farmácia básica e ambulatório e encontrado dificuldade para encontrar fornecedores para os medicamentos mais específicos, cerca de 35 a 40, voltados para problemas cardíacos, de próstata e outros”, afirma.
Para ele, a extinção do fundo rotativo, que permitia cobrir despesas menores com pagamento imediato, complicou ainda mais a aquisição de medicamentos. Segundo o diretor-geral, o fundo foi extinto por recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), que entendem que recursos para compras emergenciais não podem ser usados para adquir medicamentos de uso contínuo.
O diretor-geral do Cara acredita que a solução definitiva para o problema seja a aprovação do Fundo Estadual de Saúde, que possibilitará à Secretaria Estadual de Saúde (SES) fazer compras com mais agilidade. Enquanto isso não acontece, a unidade conseguiu firmar uma parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “A partir desta semana vamos disponibilizar todos os medicamentos em falta”, garante.
Assistência
Sobre as críticas em torno do atendimento aos pacientes do Cara, André Luiz ressalta que a assistência vai além do fornecimento de remédios. Há também assistente social, médicos, odontólogos e psicólogos exclusivos. Atualmente, o centro atende 1.016 pacientes, que foram classificados em grupos 1, 2 e 3 para fins de atendimento médico.

O grupo 1 é formado por pessoas que foram contaminadas (que tiveram radiolesão externa, cutânea) e irradiadas (que foram submetidas a altas doses de radiação). Nessa categoria, estão 164 pessoas divididas em vítimas do acidente (50), seus filhos (35) e neto (1). O grupo 2, indivíduos que foram contaminados e irradiados em um nível abaixo do observado no grupo 1, tem 44 vítimas e 34 filhos.
Já o grupo 3 é o mais numeroso, com 851 pacientes. Ele é composto por pessoas que tiveram envolvimento com o acidente radiológico, mas em que não ficou comprovada contaminação nem irradiação. Estão nessa categoria os trabalhadores que atuaram nos locais que eram focos de contaminação, na fase de controle do acidente radiológico, fazendo o isolamento das casas e descontaminação de áreas e pessoas. Fazem parte desse grupo policiais militares, bombeiros e trabalhadores de órgãos públicos como antigo Consórcio Rodoviário Interestadual (Crisa) e a Companhia de Urbanização (Comurg).
“O direito do grupo 3 foi conquistado em 2002, quando se tornaram vítimas indiretas. Desde então, é feito todo um acompanhamento desses radioacidentados. Mas a lei que incluiu o grupo 3 não deu a eles os mesmos benefícios concedidos aos grupos 1 e 2. Nossas limitações são impostas pela própria lei”, pontua André Souza.
Os estudos e pesquisas sobre o acidente com o césio-137 e as vítimas ficam a cargo do Centro de Excelência em Ensino, Pesquisas e Projetos Leide das Neves Ferreira (Ceepp-LNF), criado em 2011, e diretamente ligado ao gabinete do secretário Estadual de Saúde. O órgão, que antes fazia parte da extinta Superintendência Leide das Neves, recebe demandas de pesquisadores nacionais e internacionais interessados em conhecer o trabalho realizado em Goiânia e em traçar paralelos com eventos de contaminação por radiação ocorridos em outros países.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››