sábado, novembro 04, 2017

201º Homicídio em Mossoró 2017: Taxista baleado no feriado de finados no BH, morre no HRTM

A violência desenfreada faz mais uma vítima fatal, em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte,localizada na região Oeste do estado. 

O taxista, Antônio Carlos Tavares Dantas,"Toinho Taxista" de 41 anos morreu por volta das 14h50min deste sábado no Hospital Regional Tarcísio Maia, vítima de disparos de arma de fogo. 

Toinho taxista como era mais conhecido, foi baleado na última quinta feira 02 de novembro, feriado de finados, no alpendre de uma bar, na Rua Pedro Gomes de Oliveira, nas imediações da Praça Vilma Maia no Bairro Belo Horizonte. 

Segundo a polícia, ele estava sentado em uma cadeira, quando dois homens chegaram em uma moto não identificada, o garupa desceu, se aproximou e efetuou vários disparos a queima roupa. 

O taxista foi atingido pelos disparos, todos na região da cabeça. Ele foi socorrido por populares que estavam no local, no seu próprio carro, para o Hospital Regional Tarcísio, onde estava internado desde então. 

Na tarde de hoje (4),Antônio Carlos,não resistiu aos ferimentos e foi a óbito naquela unidade hospitalar. O corpo será transladado do necrotério do HRTM, para a base do ITEP onde será necropsiado e posteriormente liberado para sepultamento. 

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), vai dar inicío as investigações do crime, a partir da próxima segunda feira (06). Até o momento não há informações sobre a motivação do assassinato. 

Com a morte de Antônio Carlos Tavares Dantas, a cidade de Mossoró, passa a contabilizar 201 homicídios neste ano de 2017.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

200° Homicídio em Mossoró 2017: Popular é morto a tiros em via pública no bairro Santo Antônio

Mais um homicídio a bala é registrado em Mossoró, cidade localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, que chega aos 200 assassinatos no ano. 

O crime aconteceu por volta das 14h20min deste sábado 04 de novembro de 2017 na Rua Vivaldo Dantas de Faria próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Santo Antônio. 

A vítima um jovem, identificado como Antônio Carlos Mendes de Souza, 21 anos, que residia na Rua Pastor Otoniel Marques Guedes, na Estrada da Raiz, Bairro Santo Antônio, foi alvejado com cerca de três disparos de arma de fogo e morreu na calçada de uma residência. 

Testemunhas relataram para a Polícia Civil, que a vítima estava na Rua João Cordeiro, proximo a uma lanchonete, quando foi perseguida por uma dupla em uma moto Bros de cor vermelha, que passou a atirar em sua direção. 

Antônio Carlos, correu, até a Rua Vivaldo Dantas de Faria, tentado escapar dos tiros, mas foi baleado e tombou sem vida na calçada de uma residencia naquela localidade. 

Minutos depois do crime, dois indivíduos, abandonaram uma moto Bros vermelha com a placa adulterada, depois que colidiram a motocicleta em um carro, na Avenida Leste Oeste. A Polícia Civil não confirmou ainda se o caso tem relação com o homicídio, mas afirmou que as características batem com a moto usada no crime. 

As primeiras informações recebidas pela Polícia Civil, eram de que Antônio Carlos teria sido vítima de um latrocínio (Roubo seguido de morte), mas o delegado de plantão Dr. Evandro dos Santos disse à Imprensa que ainda é cedo para essa conclusão e que a princípio o crime vai ser tratado como homicídio sem informações sobre a motivação. 

A equipe do Instituto Técnico Científico de Perícia, (ITEP) realizou os procedimentos no local e visualizou três perfurações de bala no corpo da vítima, que apresentava algumas tatuagens, inclusive uma delas um desenho de palhaço nas costas. 

O corpo de Antônio Carlos Mendes de Souza, que completaria 22 anos no próximo dia 9, foi recolhido do local e encaminhado ao setor de medicina legal do ITEP para ser necropsiado e depóis liberado para sepultamento. 

Com mais um homicídio registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 200 assassinatos nesta ano de 2017. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios. 









Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

PRF excuta animal a tiros, as margens da BR 405 em Itaú-RN e revolta popular

Imagem meramente ilustrativa

Um fato inusitado ocorrido na noite desta sexta-feira, 03 de novembro de 2017, as margens da BR 405 no município de Itaú-RN revoltou um popular que presenciou a cena.

Segundo a testemunha, por volta das 21 horas um carro da Policiais Rodoviários Federal (PRF) parou as margens da BR 405 e efetuou 07 disparos de arma de fogo em um animal (Jumento) que estava próximo a BR, saindo em seguida deixando o cadáver no local.

Na manhã deste sábado (04), populares com a ajuda de uma retroescavadeira removeram os restos mortais do jumento. O fato revoltou a testemunha que para preservar sua imagem não terá a identidade divulgada pela reportagem.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

ATUALIZANDO: 199° Homicídio em Mossoró 2017: Homem é encontrado morto com marcas de tiros na ponte da barragem de Genesio


Mais um homicídio a bala é registrado em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.O crime aconteceu por volta das 20h30min desta sexta feira 03 de novembro de 2017, em baixo da ponte da barragem de Genesio na BR 304 região do Bairro Belo Horizonte. 
Um homem identificado como Alisson Franklin Evangelista da Costa, 28 anos de idade, que morava no Alto da Conceição e segundo informações trabalhava como aplicador de películas veicular, foi encontrado morto com o corpo crivado de balas. 

A vítima foi morta sentada em um cadeira apoiada a um pneu de carro. Agentes da Guarda Civil, faziam patrulhamento na região, quando resolveram ir embaixa da ponte, averiguar o local, que havia sido palco de um homicídio na tarde de quinta feira feriado de finados. 

Quando as equipes se aproximaram visualizaram um veículo parado e quando se preparavam para fazer uma abordagem, se deperaram com o homem morto com marcas de tiros. 

Houve um pedido de apoio às demais guarnições da Guarda Civil e da Polícia Militar. O local foi isolado até a chegada das equipes do ITEP e da Delegacia de Plantão. 

Segundo o perito Jader Viana, o crime tem características de execução e que na vítima foram visualizadas 17 perfurações da bala, possivelmente de revolver, uma vez que não foram encontradas capsulas no local. 

A perícia não identificou sinais de violação no veículo da vítima que estava estacionado a frente do corpo. O delegado de plantão Dr. Valtair Camilo de Paiva, conversou com o pai da vítima que compareceu ao local, mas não adiantou nada à Imprensa sobre o que colheu de informações. 

O DPC determinou que seus policiais conduzissem o carro da vítima para a delegacia e posteriormente será devidamente periciado.








Fonte: Fim  da Linha
Leia Mais ››

ÔNIBUS DA EMPRESA GUANABARA É ALVO MAIS UMA VEZ DE ARRASTÃO EM MOSSORÓ.

Um ônibus da empresa Guanabara que seguia de Natal-RN, para Fortaleza-CE, foi interceptado por volta das 2:30hs da manhã deste sábado 04 novembro 2017, na BR-304 em frente ao Cemitério Novo, por elementos em um carro. Enquanto dois subiram para render motorista e passageiros, os outros orientava o motorista a seguir o veículo. Várias viaturas do 2°BPM foram acionados em apoio, onde informações apontavam que o ônibus teria entrado na RN 015, estrada de Baraúna. A polícia ao chegar na Barrinha, foi informada por um vigilante de uma empresa que o carro não teria passado por lá. Os policiais então resolveram patrulhar as estradas vicinais de barro. Segundo informações o ônibus foi interceptado pela PRF, já na BR 405. Aparelhos celulares de pouco valor foi deixado pelos bandidos e as vítimas foram orientadas a prestarem queixa na Delegacia. Só está semana fora. Dois casos da mesma natureza. Outro foi na altura da Maísa de quinta para sexta.

Fonte: Passando na Hora
Leia Mais ››

Homem é executado a tiros na Zona Norte de Natal

Polícia foi acionada para atender a ocorrência de homicídio no loteamento José Sarney (Foto: Lamonier Araújo/Inter TV Cabugi)Um homem foi morto a tiros na manhã deste sábado (4) no loteamento José Sarney, Zona Norte de Natal. O crime aconteceu na Rua São Geraldo, próximo ao cruzamento com a Bomba Meu Boi. Ninguém foi preso.
De acordo com a polícia, Jonas Alves da Fonseca, de 20 anos de idade, passava pelo local quando foi surpreendido por um homem que se aproximou em uma motocicleta. O assassino atirou cinco vezes contra ele, que caiu morto. Jonas da Fonseca não morava na região, contudo tinha parentes por lá. A polícia não encontrou suspeitos do crime.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é morto no meio da rua na Zona Norte de Natal

Cristiano Maximiniano Lima, de 20 anos, foi morto a tiros quando ia jogar futebol (Foto: Reprodução)Um homem foi assassinado na noite desta sexta-feira (3) com um tiro de arma de fogo quando seguia para uma partida de futebol com os amigos. O crime aconteceu no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal.
O relógio marcava 21h no momento em que Cristiano Maximiniano Lima, de 20 anos, passava pela Rua Mamanguape com os amigos e foi surpreendido pelo criminoso que o assassinou. O homem passou em uma moto e atirou na direção do grupo. O único atingido foi Cristiano, que morreu no local.
A polícia foi acionada e ainda realizou buscas na região, na tentativa de encontrar suspeitos do homicídio. Contudo ninguém foi preso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Enem terá a maior estrutura de segurança da história, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (3) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá a maior estrutura de segurança desde a sua criação. Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, ele lembrou que serão utilizados 67 mil detectores de metal em todos os locais de prova e mencionou a estreia dos detectores de ponto eletrônicos e das provas personalizadas como mecanismos para coibir fraudes.

A primeira prova do Enem ocorre no próximo domingo (5), com questões de linguagens, ciências humanas e redação. No outro domingo (12), será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. Segundo o ministro, a aplicação da prova em dois domingos, mudança definida em consulta pública, dará mais tranquilidade aos participantes e acabará com o confinamento para os sabatistas, que tinham que esperar até o fim do dia para fazer a prova no sábado.

O ministro aproveitou o pronunciamento para desejar boa sorte e calma aos candidatos. “São mais de 600 mil pessoas trabalhando em todo o país para oferecer a melhor condição possível a você que vai fazer a prova. Tenha toda a tranquilidade. Boa sorte!”, disse Mendonça Filho.

Mendonça Filho também destacou que a prova deste ano terá o recurso da videoprova traduzida na Língua Brasileira de Sinais para participantes com deficiência auditiva.

“O Enem é a principal porta de entrada para a universidade. Os programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu, para as universidades federais, o Prouni para bolsas e o Fies, com financiamento, estão garantidos. O novo Fies vai ofertar 310 mil contratos, com 100 mil deles a juros zero”, ressaltou o ministro.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

ABC perde para o Luverdense e segue na lanterna

O Mais Querido enfrentou o Luverdense/MT na noite desta sexta-feira (3), no estádio Frasqueirão, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, dominou toda a partida, desperdiçou várias chances e acabou derrotado por 1 a 0. O gol do time matogrossense foi marcado por Marcos Aurélio.

Com o resultado, o Clube do Povo permaneceu com 28 pontos conquistados e na 20ª colocação na classificação. O próximo compromisso do Alvinegro está marcado para terça-feira (7), contra o América/MG, às 18h15 (Horário de Natal), no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Homem é preso em flagrante por pratica de violência doméstica e resistência em José da Penha/RN

Um homem identificado como Mateus Flauzino da Silva, 33 anos, foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira(02), por volta das 9h, em José da Penha/RN, por agredir a sua companheira, de 26 anos. 

De acordo com os PM’s em serviço, eles foram acionados pelo telefone móvel da viatura que estava havendo a tal agressão no Bairro Alto Duque de Caxias. Os militares encontraram a vítima desacordada e socorreram na viatura policial para uma unidade de saúde, em seguida pediram apoio ao destacamento de Riacho de Santana e saíram em diligências localizando o agressor já no matagal e ao avistar os policiais tentou fugir, quando dado voz de prisão Matheus ofereceu resistência sendo necessário o uso da força física para conter o agressor.

Ele foi conduzido a 4ª DRPC em Pau dos Ferros para as medidas cabíveis.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Jovem perde controle de carro, desce aterro e bate em árvore na zona rural de José da Penha/RN

Um jovem foi vítima de um acidente de carro durante a madrugada desta sexta-feira(03) na estrada carroçável de acesso ao Sítio Angicos, na zona rural do município de José da Penha/RN.

O condutor de 23 anos foi socorrido por populares para uma unidade de saúde da cidade com ferimentos leves na face e região torácica e passa bem.

De acordo com informações o sinistro ocorreu por volta de 00h10 quando o jovem perdeu o controle de direção do veículo tipo ONix 1.4, de cor prata, quando saiu da estrada desceu aterro e bateu em uma árvore. A dianteira ficou parcialmente destruída ocasionando danos materiais. 

Uma guarnição da PM esteve presente no local para os procedimentos que o caso requer.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Jovem mossoroense foi assassinado a tiros após ter casa invadida na zona rural de Aracati/CE

O mossoroense Lenílson Geovani de lima Tavares de 20 anos, que morava no sítio Volta Baixada na zona rural de Aracatí no estado do Ceará, foi assassinado a tiros na última quarta feira 01 de novembro de 2017 naquela localidade. 

O crime aconteceu por volta das 23h40hmin e segundo informações repassadas pela Polícia Militar daquela cidade, a vítima estava em casa dormindo, quando cerca de quatro homens em um veículo tipo Fiat Uno de cor prata, chegaram se identificando como policiais, invadiram a residência e passaram a efetuar disparos de arma de fogo em sua direção. 

De acordo com testemunhas, a vítima acordou com o barulho do arrombamento da casa e ainda tentou correr, mas foi alvejada e morreu no quintal da residência. 

A Perícia forense, esteve no local realizando os procedimentos e segundo o perito Márcio do IML, a vítima foi atingida com quatro tiros na região da cabeça,braço e perna esquerda. 

O corpo do jovem mossoroense, das Barrocas, foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Russas onde foi necropsiado e liberado para sepultamento. 

Até o momento não há informação sobre a motivação do crime, bem como a identidades dos assassinos. A Polícia Civil de Aracatí vai investigar o caso.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Duplo-homicídio em São Gonçalo do Amarante

Dois jovens foram assassinados na noite desta sexta-feira (3), em Pajuçara, São Gonçalo do Amarante. De acordo com a polícia, pelo menos, oito homens armados se aproximaram das vítimas e efetuaram vários tiros. José Ednilson Nascimento, 19 conhecido como Dumbo e Jonathan Ferreira da Silva, 21 conhecido como Pepeto estavam em uma quadra de esportes quabdo foram executados.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Governo Michel Temer corta 92% do programa das cisternas

O corte de 85% no programa de Segurança Alimentar não atinge apenas o principal programa responsável por auxiliar pequenos agricultores e pessoas em situação de insegurança alimentar, como mostrou o De Olho nos Ruralistas. Também afetará drasticamente o programa de implantação de cisternas, dificultando a vida na região mais árida do país: o semiárido. 

O Programa de Cisterna, premiado na COP 13 pela ONU como uma das mais efetivas políticas para áreas desertificadas no mundo, terá seu orçamento reduzido de R$ 248,8 milhões para R$ 20 milhões. Isso equivale a apenas 8% dos recursos destinado este ano. O valor representa um pouco mais de 6% dos recursos repassados para o programa em 2010. 

De acordo com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), organização que congrega 3 mil organizações e movimentos sociais dos nove estados no semiárido, o programa possibilitou o acesso à água potável para mais de 5 milhões de pessoas. 

E, por isso, foi laureado pelo prêmio considerado o “Oscar internacional para as melhores políticas”, concedido pelo World Future Council, em cooperação com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação. 

O semiárido concentra metade dos brasileiros em situação de miséria e, apesar de cerca de 350 mil famílias necessitarem de cisternas para sobreviver, a proposta do governo para 2018 é que este pequeno recurso seja destinado para todo o território nacional. Entretanto, essa verba é capaz de produzir apenas 5.453 cisternas para captação de água, incluindo água para consumo humano, produção de alimentos e criação de animais. 

As famílias que necessitam de cisternas estão localizadas em zonas rurais, distantes dos municípios. Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), apenas 27% da população rural de baixa renda possui acesso a uma rede publica de abastecimento de água. 

Além disso, o Nordeste vive a pior seca dos últimos 100 anos e afeta 23 milhões de pessoas. De 2010 a 2014 a verba do Programa de Cisterna teve um crescimento contínuo, saltando de R$ 95 milhões para R$ 324,7 milhões. Desde 2015, porém, o fluxo foi inverso. 

Fonte: Marcos Dantas
Leia Mais ››

Michel Temer é o presidente mais impopular do mundo, diz pesquisa

O brasileiro Michel Temer é considerado o presidente com maior taxa de rejeição do mundo, atrás até do venezuelano Nicolás Maduro, indicou uma pesquisa do grupo de análise política Eurasia. De acordo com a sondagem, que coletou dados a partir do mês de agosto, Temer detém 3% de aprovação popular, a menor em todo o mundo. 

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que enfrenta denúncias de corrupção, tem 18%. Já o venezuelano Nicolás Maduro, que trava um confronto político interno com a oposição e cujo país fora sancionado em fóruns internacionais devido à censura e prisão de seus adversários, tem 23% de apoio popular. 

A lista dos líderes “mais impopulares” conta ainda com o mexicano Enrique Penã Nieto, com 28% de aprovação; a premier britânica, Theresa May, que possui 31% e conduz o polêmico processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE); o norte-americano Donald Trump, com 37%; e o francês Emmanuel Macron, com 45%, que, apesar de recém-eleito, tem gerado reações internas por seus projetos de reformas. 

Ontem, Temer se livrou de sua segunda denúncia em três meses. A Câmara dos Deputados negou o prosseguimento da denúncia de obstrução de justiça e participação em organização criminosa, por 251 votos a favor e 233 contrários. 

Fonte: Yahoo
Leia Mais ››

Enem: Dodge vai ao STF para permitir nota zero em redação contra direitos humanos

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu nesta sexta-feira (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de decisão da Justiça Federal que proíbe zerar notas de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 que ofendam os direitos humanos.
Mais cedo, a Advocacia Geral da União (AGU), que representa o governo junto à Justiça, também pediu a suspensão da decisão que proíbe zerar a nota. A ação da PGR, que não é parte no processo, foi tomada por iniciativa própria de Dodge e independe da ação da AGU.
Para a PGR, a decisão gera insegurança jurídica aos candidatos que, segundo ela, haviam se preparado para a prova com base em regras válidas desde 2013. Dodge reforça o pedido lembrando que a prova está marcada para este domingo (5).
Dodge argumenta que não há "nada de ilegítimo" em exigir respeito aos direitos humanos na redação e que a liberdade de expressão dos candidatos tem limite, o que teria sido ignorado pela decisão de outubro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
“Não existe garantia constitucional absoluta e há limites ao exercício do direito de liberdade de manifestação, impostos pela Constituição e por tratados internacionais de direitos humanos, ignorados pelo julgador na origem”, diz a PGR.
A procuradora-geral cita manifestações de racismo ou ódio religioso como exemplos do que pode ser considerado conteúdo ofensivo aos direitos humanos e que o manual do candidato do Enem já detalha os casos que poderão ser considerados ofensivos capazes de anular a redação.
“A regra não destoa dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, estando, mais que isso, em plena harmonia com os valores constitucionais e convencionais consolidados e almejados pela coletividade”, diz a ação.
Ação da AGU
Na ação, o Inep e a AGU argumentam que o Enem segue a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira.

“A educação está associada aos direitos humanos, assunto que deve ser objeto de avaliação na prova como um todo, e não apenas em determinada competência”, diz a peça.
Entenda a polêmica
A liberdade para desrespeitar os direitos humanos foi solicitada em uma ação judicial movida pela Escola Sem Partido. No pedido em tramitação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a Associação Escola Sem Partido sustenta que a regra não apresenta critério objetivo e tem "caráter de policiamento ideológico".
“Ninguém é obrigado a dizer o que não pensa para entrar na universidade. O edital viola o direito de livre expressão do pensamento do candidato”, diz Romulo Martins Nagib, advogado do movimento, em entrevista ao G1.
Entretanto, apesar da decisão provisória, outro trecho do edital ainda mantém como regra que a "proposta de intervenção" respeite os direitos humanos.
A proposta de intervenção é uma das cinco competências exigidas dos alunos, e cada uma delas vale 200 pontos. Ao desrespeitar os direitos humanos ao dissertar sobre o problema proposto, o candidato vai tirar zero apenas neste item e poderá, no máximo, tirar nota 800 na redação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Petrobras aumenta preço do gás de cozinha em 4,5% a partir de domingo

Botijão de gás será reajustado em 4,5% em média a partir de domingo (5) (Foto: GloboNews reprodução)A Petrobras elevará os preços do GLP residencial envasado em botijões de até 13 kg, o gás de cozinha, em 4,5%, em média, a partir das zero hora de domingo (5), informou a estatal nesta sexta-feira em comunicado.
Segundo a Petrobras, se o ajuste for integralmente repassado ao consumidor pelas distribuidoras, a alta será, em média, de 2% ou cerca de R$ 1,21 por botijão, "se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos".
"O reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no Hemisfério Norte. A variação do câmbio também contribuiu", explicou a empresa, em nota.
O último reajuste aconteceu no dia 11 de outubro, quando os preços foram reajustados em média em 12,9%.
Em nota, o Sindigás, que representa as distribuidoras associadas, estimou que alta no preço do botijão "oscilará entre 4,2% e 4,7%, de acordo com o polo de suprimento".
Alta de mais de 15% no acumulado no ano
No ano, o preço médio do gás de cozinha no país acumula alta de 15,58%, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O valor médio do botijão para o consumidor saltou de R$ 55,74 em janeiro para R$ 64,42 na semana encerrada em 28 de outubro.
Pela nova política de preços adotada pela Petrobras desde junho, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) passou a ser revisado todos os meses.
Desde junho, a Petrobras já anunciou cinco aumentos e uma redução para o gás de cozinha. Confira todas as revisões anunciadas:
4/07: -4,5%
4/08: +6,9%
5/09: +2,2%
25/09: +6,9%
10/10: +12,9%
3/11: +4,5%
Segundo a estatal, o preço final às distribuidoras será formado pela média mensal dos preços do butano e do propano no mercado europeu, convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, mais uma margem de 5%.

"Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores", afirma a Petrobras.
Na composição de preços ao consumidor, a Petrobras responde por cerca de 34% do valor final, enquanto outros 19% são tributos, calcula a estatal. Os outros cerca de 50% correspondem a custos de distribuição e revenda.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bebê de 11 meses pode ter morrido engasgado com pipoca, diz hospital no Amapá

Criança já chegou morta ao Hospital de Santana (Foto: Divulgação/Sesa)Um bebê de 11 meses morreu nesta sexta-feira (3) com suspeita de ter se engasgado com pipoca. Uma tia dela foi quem levou a menina ao posto de saúde da ilha do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, onde foram feitos os primeiros socorros.
Segundo informações do técnico de enfermagem João Pimentel, que estava na equipe que prestou socorro, a criança chegou por volta das 11h30 no posto com indícios de asfixia mecânica.
“Nós a levamos para o ambulatório, fizemos massagem cardíaca e respiração, mas ela já chegou praticamente a óbito. Quando fizemos a massagem saiu uma secreção colorida do nariz dela”, contou.
A bebê foi encaminhada para o Hospital de Santana, mas a direção informou que a criança já chegou morta.
A Polícia Técnico-Científica do Amapá foi acionada para fazer a remoção do corpo e realizar perícia. A família recebe suporte da Assistência Social para fazer o enterro, informou a direção do hospital.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estátua de João Paulo II cria discórdia em povoado francês

Imagem de janeiro de 2016 mostra a estátua de João Paulo II no povoado francês de Ploërmel (Foto: Damien Meyer/AFP)

A cruz que ornamenta uma estátua de João Paulo II no pequeno povoado bretão de Ploërmel não apenas divide seus moradores como traz à tona novamente o debate na França sobre o respeito ao laicismo no espaço público.
A estátua de bronze de João Paulo II está instalada desde 2006 em uma praça pública do povoado de 10 mil habitantes. Mas uma decisão de 25 de outubro do Conselho de Estado, uma jurisdição administrativa, ordenou a sua retirada em nome do laicismo que deve ser respeitado pelo Estado francês. Segundo uma lei de 1905, a França é uma república laica, com um Estado neutro e separado das religiões.
"Espero que não tirem o nosso João Paulo de nós", declara Guy Olszewski, de origem polonesa, um habitante deste pequeno povoado da Bretanha, alertado pela presença de jornalistas aos pés do monumento de 7,50 metros de altura.
"O problema não é a estátua em si. O papa é um personagem como outro qualquer, poderia ser De Gaulle ou outro", replica Michel Pageot, morador desta região do oeste da França, muito católica. "Mas o fato de colocarem sobre ele uma cruz imensa o converte em um monumento religioso", assegura.
Muitos franceses se orgulham do laicismo, pouco frequente na Europa. Segundo uma pesquisa publicada em 2017 pelo WinGallup, 50% dos franceses se declaram ateus, diante dos 45% religiosos.
Questão de polêmicas
O laicismo é uma questão de constantes polêmicas na França, em particular sobre a presença no espaço público de adornos religiosos muçulmanos, como o véu, ou cristãos, como os presépios de Natal.
Em 2016, prefeitos conservadores quiseram proibir o "burkini", um traje de banho que cobre todo o corpo e que é usado por algumas mulheres muçulmanas. No entanto, o Conselho de Estado disse que não podia proibir a menos que provocasse desordem pública.

O mesmo Conselho também autorizou a instalação de presépios em edifícios públicos, muito criticados em nome do laicismo.
"Essa estátua não incomoda ninguém. Está aqui em seu lugar e, inclusive, atrai os turistas", diz Denis Robin, de visita ao povoado. "Não entendo essa polêmica e infelizmente acho que ela não terminou".
Debate
"Paremos de nos sentir culpados continuamente. A França é a França e nenhuma jurisdição, nem a mais alta, tem o direto de violentar nossas convicções, nossas crenças e, sobretudo, nossa cultura", declarou o prefeito conservador Paul Anselin, que impulsionou a instalação da escultura.
Anselin, de 87 anos, famoso por sua excentricidade, conheceu João Paulo II em 1987 e agora quer realizar um referendo local sobre a questão.
Também é favorável à proposta do atual prefeito, Patrick Le Diffon, conservador, de privatizar o terreno onde está a estátua para que não possam aplicar a lei de 1905.
"Privatizar um espaço ao redor da estátua não resolve nada, porque o problema é o caráter de ostentação da cruz", assegura Gilles Kerouedan, da Federação do Pensamento Livre de Morbihan, que se opõe à estátua há algum tempo e diz ter recebido ameaças de morte.
A decisão do Conselho de Estado também alimenta o debate nas redes sociais com a hashtag #touchepasmacroix (#nãotoqueminhacruz).
A primeira-ministra conservadora polonesa, Beata Szydlo, se manifestou declarando que tentará "salvar da censura o monumento de nosso compatriota".

Fonte: G1
Leia Mais ››

EUA lançam ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico na Somália

Os Estados Unidos lançaram, nesta sexta-feira (3), ataques aéreos com "drones" contra combatentes do grupo Estado Islâmico (EI) na Somália, na primeira incursão norte-americana contra os extremistas nessa nação do Chifre da África, informou o Pentágono.
Os ataques foram lançados no nordeste da Somália e mataram "vários terroristas", disse o Comando da África das forças armadas dos EUA em um comunicado.
O EI tem recrutado combatentes na região, mas especialistas dizem que a escala de sua força não é clara e que o grupo tem um papel pequeno se comparado ao al-Shabab. No mês passado, um grupo leal ao EI conquistou uma pequena cidade portuária na região semi-autônoma de Puntland, a primeira cidade conquistada desde que emergiu no país há um ano.
O grupo, que se refere a si mesmo simplesmente como Estado Islâmico, é rival do al-Shabab, que por suz vez está ligado à al-Qaeda e controla grande parte da Somália.
O al-Shabab promove ataques no país e combate para derrubar o governo e impor sua versão estrita do Islã. Ocasionalmente, os militantes do grupo na Somália foram alvo de ataques dos EUA.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher é presa nos EUA por montar a cavalo bêbada

Mulher foi presa ao montar cavalo bêbada nos Estados Unidos (Foto: Diane Dodge via AP)Nunca é uma boa ideia dirigir em estado de embriaguez qualquer que seja o veículo, como constatou a americana Donna Byrne, de 53 anos, presa na quinta-feira (2) no centro da Flórida por "conduzir um cavalo, sob efeito do álcool" - informou hoje o xerife do condado de Polk.
Donna também foi acusada de negligência em relação ao animal, por não lhe fornecer proteção adequada. O cavalo corria o risco de ser ferido, ou até morto, porque a intrépida senhora montava o animal no meio da rua.
Segundo o boletim policial, Donna cheirava a álcool ao ser detida, depois que um pedestre a denunciou por parecer confusa.
"A senhora Byrne obviamente não estava em condições de estar na via. Não apenas pôs ela e o cavalo em risco, como qualquer um que estivesse dirigindo na rua, onde normalmente tem muito trânsito", afirmou o xerife Grady Judd.
O cavalo foi enviado para um centro de controle de animais do gabinete do xerife do condado de Polk.

Donna Byrne foi presa por conduzir cavalo bêbada nos Estados Unidos (Foto: Polk County Sheriff's Office via AP)
Donna Byrne foi presa por conduzir cavalo bêbada nos Estados Unidos (Foto: Polk County Sheriff's Office via AP)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Juventude derrota Ceará, tira sequência do Vovô e mantém esperança do acesso

O Juventude bateu o Ceará, por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, na noite desta sexta-feira (3), em Caxias do Sul. O resultado para uma sequência de nove jogos sem perder na Série B do Campeonato Brasileiro. O gol do jogo foi marcado por Ramon, em desvio após cruzamento para a área alvinegra, que surpreendeu Éverson. A partida marcou a reestreia de Antônio Carlos Zago como técnico do time. Antes, o treinador havia comandando o Fortaleza no acesso para a Segundona de 2018.


OLHO NA TABELA
Com o resultado, o time gaúcho sobe para a 7ª posição, com 49 pontos. O Ceará permanece na vice-liderança da Segundona, com 68 pontos.

PRÓXIMOS JOGOS
O Juventude volta a campo, na próxima terça-feira (7), diante do CRB, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O Ceará encara o Guarani, na Arena Castelão, em mesmos dias e horários, em Fortaleza.

PRIMEIRO TEMPO
O Juventude começou pressionando a partida e assim o fez até o apito do árbitro. No entanto, dominou mais a bola no meio-campo e finalizou pouco. Quando subia ao ataque, investianos cruzamentos e errava na maioria da vezes. Se ia pelo meio, esbarrava na boa marcação alvinegra. Tanto que a jogada de maior perigo foi do Ceará, quando Elton cabeceou cara a cara como goleiro, em cobrança de escanteio, mas mandou nas mãos do arqueiro gaúcho.

SEGUNDO TEMPO
Na volta para o segundo tempo, o time de Caxias do Sul continuou pressionando, mas com maior objetividade. Mesmo com uma marcação mais avançada, o Vovô sentia dificuldades em sair jogando. Mas, novamente, criou a primeira jogada de perigo da etapa. Luiz Otávio não chutou bem e a bola ficou com o goleiro. O time acabou punido e viu Ramon surpreender o goleiro Éverson e abrir o placar, aos 17 minutos. Depois disso, o Ceará resolveu iniciar uma reação dentro da partida. Luiz Otávio perdeu gol de cabeça. Marcelo Chamusca deixou a equipe bem ofensiva com mais dois atacantes (Robinho e Magno Alves) e redesenhou o esquema tático. Mas o Juventude se fechou e garantiu o placar a seu favor.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Em jogo fraco, Inter e CRB ficam no 0 a 0 e colorados vaiam time no Beira-Rio

Sobrou vontade, mas faltou qualidade. E como faltou. Inter e CRB ficaram no 0 a 0 na notie desta sexta-feira no Beira-Rio. Sem conseguir furar o bloqueio alagoano, os colorados abusaram dos lançamentos para área. Sem efeito algum. O melhor lance da partida foi justamente do CRB. Aos 16 minutos da etapa final, Danilo Pires encontrou Neto Baiano, que chutou para grande defesa de Danilo Fernandes. O Colorado teve sua chance com Carlos, que completou cruzamento de Uendel, mas Edson Kölln pegou aos 32. Já nos acréscimos, aos 49, Winck perdeu embaixo do gol, em uma síntese dos erros do time. A fraca produção culminou com novas vaias dos torcedores.


1º TEMPO
 O 0 a 0 entre Inter e CRB resume o que foi o primeiro tempo. Não que a partida tenha sido sem chances. O Colorado arriscou. Tentou em 14 oportunidades. Porém, em sua maioria, longe do gol de Edson Kölln. O time abusou das bolas alçadas à área. Enquanto isso, o CRB ficou fechado e evitou os avanços dos gaúchos

2º TEMPO
 Na etapa final, a fraca qualidade da partida prosseguiu. E quem teve a melhor chance foi o CRB. Aos 16 minutos, Danilo Pires tocou para Neto Baiano, que chutou e obrigou Danilo Fernandes a salvar o Inter. Os donos da casa também perderam uma oportunidade. Aos 32, Carlos completou cruzamento de Uendel, mas Edson Kölln fez grande defesa. Aos 49, Cláudio Winck perdeu embaixo do gol. Com o término da partida, os torcedores vaiaram o time

LANCE DA PARTIDA
 Aos 49 minutos da etapa final, o Inter teve a chance de vencer a partida. D’Alessandro cobrou escanteio. Rodrigo Dourado deu uma “casquinha”. A bola chegou até Cláudio Winck que, embaixo do gol, cabeceou para fora

NÃO DEU PARA COMEMORAR
 Eduardo Sasha completou 150 jogos pelo Inter. Porém, não conseguiu corresponder em campo e acabou sacado no intervalo para a entrada de Nico López

COMO FICA?
 Com o resultado, o Inter soma 62 pontos e lidera a Série B. Já o CRB tem 39 e está em 16º

AGENDA
 Na próxima rodada, o Inter enfrenta o Luverdense. A partida será disputada na segunda-feira, às 20h, no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. O CRB entra em campo na terça. Às 21h30, recebe o Juventude no Rei Pelé, em Maceió

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››