quinta-feira, julho 06, 2023

53º Homicidio em Mossoró 2023: Cearense ferida a golpes de faca na Ilha de Santa Luzia, morre na UPA do São Manoel


A 10º Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou nesta quinta feira 06 de julho de 2023, um inquérito de homicídio ocorrido em Mossoró no Rio Grande do Norte.


De acordo com o delegado da DHPP, Dr. Caio Fábio o caso aconteceu no último sábado 01 de julho, na Avenida Presidente Dutra, próximo ao Posto Imperial na Ilha de Santa Luzia.


Joana D’arc de Araújo Mendonça, 40 anos natural de Fortaleza/CE, foi ferida a golpes de faca na região do tórax e socorrida para a UPA do Alto São Manoel, no entanto ela não resistiu.


O corpo dela foi examinado no IML do ITEP e na manhã desta quinta feira, o delegado recebeu a confirmação do médico legista de que a Joana D’arc, que era moradora de rua, foi vítima de homicídio.


Em conversa com a reportagem do Blog Fim da Linha, o DPC Caio Fábio informou que uma mulher é suspeita do crime e que está sendo procurada pela Polícia Civil. Com mais um homicídio, Mossoró chega aos 53 assassinatos no ano de 2023.


fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros na cidade de Itajá na região do Vale do Açu no Rio Grande do Norte


Um crime de homicídio foi registrado na noite desta quarta feira 05 de julho de 2023, no município de Itajá, na região do Vale do Açu, no interior do Rio Grande do Norte. A vítima foi a pessoa de Roberto Luiz Bezerra Petrônio, 40 anos de idade, natural da cidade de Assú.


De acordo com a Polícia Militar que isolou o corpo e preservou a área do crime, a vítima  foi abordada pelos inimigos na rua da cerâmica, que chegaram em um carro do tipo Gol, se aproximiaram e atiraram várias vezes em sua direção.


A vítima, que segundo a PM era usuário de drogas, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Testemunhas relataram que Roberto Luiz era um bom profissional na área de construção civil, trabalhava como pedreiro, mais infelizmente se entregou ao vicio das drogas e não teve forças pra sair do mundo do crime.


O corpo dele foi recolhido após a perícia no local e encaminhado para exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal do ITEP unidade de Mossoró. Não se sabe qual teria sido a moticação do crime. A Polícia Civil de Assú vai investigar o caso.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem é preso suspeito de estuprar vizinha de 7 anos no interior do RN

Ilustrativa Polícia Civil RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil RN

Um homem de 20 anos foi preso nesta quinta-feira (6) no município de Apodi, na região Oeste potiguar, suspeito por estupro de vulnerável contra sua vizinha, uma criança de sete anos.


Segundo a Polícia Civil, o homem se aproveitava da condição de proximidade entre as casas para cometer o crime, que ocorreu no mês de junho. Ainda conforme a investigação, ele já teria violentado a criança outras vezes.


O mandado de prisão foi cumprido por uma equipe da 57ª Delegacia de Polícia Civil do município de Apodi.


Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.


A Polícia Civil reitera a importância da colaboração da população, que pode trazer informações através do telefone 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso é preso suspeito de agredir sobrinha com facão na Grande Natal

Um idoso de 69 anos foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (5), em Ceará-Mirim, após agredir a própria sobrinha com um facão, segundo informou a Polícia Civil.


Idoso foi preso em Ceará-Mirim, após agressão contra sobrinha — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Segundo a delegada, Thaís Quintino, da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Ceará-Mirim (Deam), a vítima procurou a unidade logo após sofrer as agressões, que deixaram hematomas no corpo da vítima.


A Polícia Civil ainda afirmou que o agressor usou o facão para causar os hematomas na mulher. As agressões teriam sido motivadas "por razões da condição do sexo feminino".


"Foi apurado que já existe um histórico de agressão. A investigação foi concluída ainda nesta quarta-feira e o procedimento será remetido agora à Justiça", afirmou a delegada.



Depois da autuação, o homem foi liberado da prisão ao pagar a fiança estabelecida pela delegada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Adolescente é executado a tiros durante jogo de sinuca em bar na Grande Natal


Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros, na noite de quarta-feira (5), enquanto jogava sinuca em um bar no distrito de Guanduba, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. As informações são da Polícia Militar.


De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 22h. Dois homens chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta e pediram cerveja. No entanto, o dono do bar ficou com receio de um assalto e disse que o serviço já estava encerrado.


Ainda de acordo com o 16º Batalhão da PM, os supostos clientes então pediram bebida para viagem. Depois, disseram ao proprietário que não queriam mais o produto.


Ao entrar de volta no bar com a bebida, o dono pediu que o jovem fosse devolver o dinheiro da venda cancelada à dupla. No entanto, quando o adolescente se aproximou, foi baleado.


A vítima foi identificada como Enock Dias de Sousa.


Segundo a polícia, mais de 20 tiros, com armas com pelo menos três calibres diferentes, foram disparados contra o jovem. Os criminosos fugiram logo após os disparos.


A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia foram acionados para dar início às investigações.



No bar, nenhuma das testemunhas reconheceu os autores do crime.


Familiares da vítima que foram ao local do crime disseram à polícia que a vítima não era envolvida com facções criminosas, mas que frequentava muitas festas nos fins de semana.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça do RN condena Estado a indenizar paciente em R$ 20 mil por erro em diagnóstico de HIV na rede pública de saúde

A Vara Única da Comarca de Santo Antônio, na Região Agreste, condenou o governo do Rio Grande do Norte a indenizar em R$ 20 mil, por danos morais, uma paciente grávida que recebeu o diagnóstico errado sobre portar o vírus HIV na rede pública de saúde. O exame inicial apontou que ela havia contraído o vírus.


Dezembro Vermelho em Ferraz de Vasconcelos terá ações de conscientização e prevenção à IST, principalmente HIV e Aids, com exames e testes rápidos — Foto: Maxson Rodrigues/Secom Ferraz


O Estado entrou na Justiça com uma apelação cível, mas teve o recurso negado pela 2ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do RN (TJRN).


A decisão do desembargador Virgílio Macedo Júnior, do TJRN, aponta que é "inegável o sofrimento, a dor e o desespero experimentados pela autora/apelada, considerando-se o tempo que foi submetida ao tratamento de maneira desnecessária e enquanto estava grávida”.


Pela paciente estar grávida, o feto também foi submetido aos tratamentos médicos com o intuito de evitar que a doença lhe fosse transmitida.


“Assim, diante dos fatos narrados, não há dúvidas do abalo psíquico e emocional vivido pela autora decorrente do diagnóstico de soro positivo para HIV, doença grave que exige um tratamento longo com drogas fortes”, reforçou o desembargador.

Segundo o juiz, houve a inobservância do dever de cuidado do Estado para evitar o erro no resultado do exame.


A decisão reforça que nesse tipo de situação, segundo portaria do Ministério da Saúde, deve ser solicitada uma segunda amostra de exame, o que só ocorreu quatro meses após o início do tratamento.


O desembargador cita, que, nesse cenário, os danos experimentados pela autora podem ser facilmente vinculados à falha na prestação do serviço público.


A decisão também ressaltou que a responsabilidade civil do Estado é, em regra, objetiva, a qual, para sua caracterização, é suficiente a demonstração de uma conduta, o dano suportado e o nexo causal entre conduta e dano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde libera aplicação de vacina contra meningite em pessoas entre 13 e 19 anos no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) liberou a aplicação da vacina ACWY, contra meningite, em adolescentes não vacinados entre 13 e 19 anos de idade nos municípios do Rio Grande do Norte.


Vacina contra meningite está autorizada para ser aplicada em adolescentes — Foto: Prefeitura de Cubatão


A nota técnica foi emitida pela pasta nesta quinta-feira (6) com a recomendação.


O imunizante entrou no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde em 2020, inicialmente para adolescentes de 11 e 12 anos.


A vacina meningocócica ACWY previne a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

De acordo com a Sesap, a faixa etária em maior risco de adoecimento para a doença meningocócica é a de crianças menores de um ano de idade.



Apesar disso, adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença por serem os que mais apresentam a bactéria em nasofaringe, explicou a pasta.


“Chamamos a atenção de todos os adolescentes nessa faixa etária para que procurem as unidades básicas de saúde para se proteger contra a meningite, que é uma doença grave e que pode levar à morte", disse a técnica do Programa Estadual de Imunização da Sesap, Iraci Nestor.


Segundo a Sesap, as doses da vacina ACWY tem tido baixa procura nos últimos anos.


"Reforçamos que o estoque de doses para garantir essa ampliação está disponível até o dia 31 de julho”.

Meningite

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral, podendo causar sequelas e até mesmo a morte.


Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça Federal nega pedido de afastamento da reitora da Ufersa

A Justiça Federal negou um pedido de afastamento feito pelo Ministério Público Federal e manteve no cargo a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludmilla Oliveira.


Campus da Ufersa em Mossoró — Foto: Eduardo Mendonça/Ufersa/Divulgação


A decisão foi do juiz Fabrício Ponte de Araújo, da 8ª Vara Federal do Rio Grande do Norte.


A reitora enfrenta um processo com possível resultado de destituição do cargo de reitora da Ufersa depois de ter perdido o título de doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acusada de plágio na tese. O título é um dos pré-requisitos para o cargo de reitor.


Na ação, o procurador Emanuel Ferreira alegou que a reitora enviou um email em que tentaria destruir provas e interferir diretamente nas atividades de pessoas a ela subordinadas, impedindo que viesse a ser processada por improbidade por enriquecimento ilícito decorrente do recebimento de remuneração indevida pelo título de doutora e pelo cargo de reitora.



Além disso, a procuradoria argumentou que existia possibilidade de coação efetiva ao depoimento de testemunhas.


"A medida requerida pelo Parquet - afastamento cautelar do cargo de Reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), requer que sejam observados rígidos critérios quanto ao seu uso, pois a interferência do Poder Judiciário na esfera da autonomia administrativa da IES, a fim de se afastar do cargo gestor legitimamente empossado, deve se revestir de extremada prudência, razoabilidade e proporcionalidade da parte do magistrado, pois se evidencia, no plano institucional de convivência dos três Poderes, em remédio jurídico excepcional", considerou o juiz.


"No presente caso, observa-se que tal medida não se reveste da imprescindibilidade alegada", pontuou o magistrado, sobre os possíveis riscos à instrução processual.


Da mesma forma, ele considerou que não havia indícios de que o andamento dos atos necessários "ao bom funcionamento da Instituição Federal de Ensino" estaria em risco, o que justificaria o imediato afastamento da gestora em benefício do interesse público envolvido.


"Observo que a 11ª Reunião Extraordinária de 2023, para discussão acerca da destituição da Reitora, ocorreu dentro da formalidade e dos trâmites legais, não se evidenciando, em primeira análise, intimidação por parte dos membros da Consuni, mas sim voz ativa dos que participaram", considerou.



O magistrado deu prazo de 15 para a reitora se manifestar na ação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Natal passa a ter voo diário para Fernando de Noronha

Natal passou a ter um voo diário para Fernando de Noronha nesta quarta-feira (5). O anúncio foi feito pela empresa VoePass Linhas Aéreas, dentro da estratégia da companhia de expansão no Nordeste.


Avião da companhia que passa a operar voo diário entre Natal e Fernando de Noronha — Foto: Guilherme Dotto


Operando no Arquipélago de Fernando de Noronha desde janeiro de 2023, a empresa anunciou que ampliou os destinos com ligação direta à Ilha, com a inclusão dos voos para Natal e Fortaleza.


Os novos voos ligando Natal com a Ilha serão diários, saindo de Fernando de Noronha às 12h45 e retornando de Natal às 13h30 (hora local).


“Os novos horários reforçam nossa estratégia de atender a demanda do Nordeste, visando o desenvolvimento regional e gerando maior comodidade e conectividade, além de prestar atendimento a todo o leque de passageiros de negócios, moradores da Ilha e turistas. Acreditamos na necessidade e no sucesso dos novos voos”, afirma Eduardo Busch, CEO da VoePass.



A companhia não operava em Natal há três anos. A empresa fechou a base na Grande Natal durante a pandemia da covid-19, após suspender o voo para Fortaleza, operado em parceria com a Gol.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Greve no Detran-RN afeta vistorias, auditorias e abertura de processos; veja funcionamento de serviços

Greve dos servidores do Detran-RN foi deflagrada nesta quarta-feira (5) — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Serviços de vistoria veicular, auditorias e abertura de processos foram os mais impactados pela greve deflagada nesta quarta-feira (5) pelos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), segundo a direção do órgão.


De acordo com o Detran, o serviço de vistoria veicular realizado presencialmente está "comprometido", mas ainda pode ser feito em empresas credenciadas pelo Detran em Natal e cidades do interior do estado.


No caso das auditoria e abertura de processos, o serviços continuam funcionando, porém de forma reduzida.


Veja os serviços em funcionamento:


Os serviços de Habilitação e consulta de Registro de Veículos, bem como apresentação de recursos de multas, podem ser realizados de forma online no Portal de Serviços do Detran/RN;

No caso de serviços de Registros de Veículos, há empresas credenciadas pelo Detran para realizar vistoria veicular em Natal e no interior do Estado;

As clínicas médicas e psicológicas para exames de Habilitação de Condutores seguem realizando seus atendimentos normalmente;

É possível também fazer consultas e pagamentos de boletos através do site do Detran/RN, por meio dos botões “CNH” e “Veículos”.


Serviços presenciais

Ainda de acordo com o Detran, serviços presenciais como provas teóricas e práticas de habilitação, apreensão e liberação de veículos e manutenção de semáforos continuam funcionando normalmente


"Reafirmamos que a Direção-Geral do Detran/RN continua aberta ao diálogo com o Sindicato no intuito de construir soluções e restabelecer completamente o atendimento e os serviços oferecidos pelo Detran/RN à população Potiguar", informou o órgão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Caso Éverson: Polícia Civil afirma que mulher suspeita de extorquir dinheiro de goleiro do Atlético-MG confessou crime

Montagem com fotos da fotógrafa Fabiana Coelho de Sousa e do goleiro Éverson, do Atlético-MG. — Foto: Reprodução/TV Globo e Pedro Souza/Atlético-MG

Fabiana Coelho de Souza, suspeita de extorquir dinheiro do goleiro Éverson, do Atlético-MG, confessou o crime durante depoimento à polícia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (6) em coletiva de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).


Até esta quarta-feira (5), a mulher de 40 anos negava, veementemente, ter pedido qualquer quantia ao jogador.


"Houve certas ameaças e a exigência de valores através de aplicativos de conversa e perfis de redes sociais. [...] Tudo está na oitiva, assinada pelo advogado dela, que a acompanhou", afirmou o delegado Rodrigo Bustamante, chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp) da Polícia Civil.


Ainda de acordo com a Polícia Civil, há prints de conversas por app de mensagens que mostram "certas ameaças e a exigência de valores" para que o relacionamento não fosse tornado público. Tanto o número pessoal de Fabiana quanto o do filho dela teriam sido utilizados para as chantagens.


Segundo a instituição, o jogador assumiu em depoimento após denúncia, em 28 de junho, que uma pessoa com quem mantinha uma relação extraconjugal há cerca de dois anos estava o extorquindo.


As investigações ainda continuam e, segundo a polícia, outras pessoas serão ouvidas. A pena para o crime de extorsão é de 4 a 10 anos de reclusão e multa.


Procurada pelo g1, a assessoria do goleiro disse que ele não vai se manifestar sobre o assunto.


Éverson atua no Clube Atlético Mineiro desde 2020 e esteve presente em importantes conquistas do clube, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2021. Participou, também, de jogos da Seleção Brasileira em 2021, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.


Defesa nega confissão

Em nota enviada ao g1, a defesa de Fabiana Coelho afirmou que não houve confissão do crime por parte da mulher.


"Em relação à suposta confissão da prática de extorsão, refutamos veementemente tais alegações e manifestamos que as palavras de Fabiana foram interpretadas de forma distorcida", informou o documento.

Mandado de busca e apreensão

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa de Fabiana no último dia 30, em que cerca de dez itens foram recolhidos para perícia – entre eletrônicos e camisas dadas por Éverson.


Na entrevista concedida nessa quarta-feira (5), Fabiana disse não ter sido uma abordagem pacífica, que os policiais estariam cumprido ordens expressas de Éverson para recolhimento de certos objetos e até mesmo ameaçado vizinhos que estariam gravando a ação. A PCMG nega todas essas acusações.


"Dentro da ordem judicial determinada, os policiais entraram na residência de uma forma bem tranquila. Foi fornecido o aparelho celular e os mesmos foram apreendidos e trazidos para a unidade. Mais nada, não houve nenhum tipo de conluio. A polícia age de forma imparcial", afirmou o delegado Felipe Fares, chefe da divisão operacional do Deoesp.


Ainda de acordo com a polícia, o mandado de busca e apreensão foi emitido pela Justiça em 29 de junho com um prazo de 24 horas para que as informações sobre o cumprimento fossem enviadas ao judiciário.


Tatuagem, encontros e canção de amor

A fotógrafa, de 40 anos, é investigada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) por suspeita de extorquir dinheiro do jogador. No entanto, ela nega ter cometido crimes e afirma que os dois têm um caso desde 2021.


Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (5), Fabiana e os advogados apresentaram algumas "evidências" que, segundo eles, poderiam constatar a relação amorosa entre a mulher e o goleiro.


Segundo Fabiana, eles saíram juntos pela primeira vez em 22 de junho de 2021. A fotógrafa fez uma tatuagem da data no braço. Na época, o jogador era casado com outra mulher.


Tatuagem de Fabiana em homenagem ao primeiro dia que encontrou Éverson. — Foto: Reprodução/TV Globo


Fonte: g1

Leia Mais ››

Empresário que se diz 'agente infiltrado' de Moro diz que vai mostrar à Justiça fitas 'comprometedoras'


Vem aí mais dor de cabeça para Sergio Moro e para dois procuradores que atuaram na linha de frente da Lava-Jato, Carlos Fernando Santos Lima (hoje atuando como advogado) e Januário Paludo. 


Tony Garcia, empresário e  ex-deputado estadual do Paraná que nas últimas semanas tem dito em entrevistas que atuou "como agente infiltrado" de Moro e dos procuradores no caso Banestado, já avisou ao MPF que está trazendo dos EUA quase uma hora de gravações que julga comprometedoras para o ex-juiz e os dois procuradores.


As fitas, que serão entregues ao MPF, PGR e ao STF, estavam guardadas longe do Brasil por medida de segurança, segundo Garcia.


É um material que ele gravou clandestinamente de conversas com o trio realizadas entre 2005 e 2006. Nelas, segundo Garcia, o trio dava a ele às missões que ele deveria desempenhar.


Até o fim de julho, Tony Garcia será ouvido pela PF sobre essas acusações. O depoimento foi autorizado por Dias Tofolli, após um pedido da PGR. As fitas serão um dos caros-chefes da oitiva.


Fonte: O Globo

Leia Mais ››

Em carta, aluna de 13 anos revela como agia professor suspeito de abuso sexual em Barretos, SP

Em uma carta entregue na escola onde estuda, em Barretos (SP), a aluna de 13 anos vítima de abuso sexual revela, em detalhes, como o professor Alan David Brandes da Silva, de 35 anos, agia e conta que demorou para fazer a denúncia porque tinha medo dele. O suspeito está preso desde o dia 2 de julho.


"Eu sei que errei em ir onde ele manda, mas ele ainda é meu 'superior' e meu professor. De qualquer forma, ele manda em mim e eu tenho medo da reação dele ao não ir, mesmo de não ter ido semana passada. É algo que eu não sei o que vai acontecer se eu parar de ir de vez, se vai ficar bravo comigo, se vai se magoar, se vai ter uma visão ruim de mim, se pode fazer algo comigo", diz trecho.


O conteúdo foi anexado ao inquérito policial que investiga o professor.


O professor Alan David Brandes da Silva, de 35 anos, está preso suspeito de abusar sexualmente de uma aluna em Barretos, SP — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


A menina segue o desabafo.


"Tentei ser amiga, tentei ser grossa, tentei dar uma ideia de que era errado, tentei dar pequenas indiretas de que eu não estava bem com aquilo (mas ele não entendia), eu tentei quase tudo que podia fazer nesses últimos meses, agora estou aqui pedindo ajuda".


A ajuda veio de um outro professor da escola, que a vítima procurou para contar a situação. A partir daí, o caso foi levado à direção, que procurou a polícia.



Silva foi preso na casa dele e deve responder por estupro de vulnerável. O advogado de defesa, Sebastião Luis de Azevedo Borges, diz que o professor tem consciência do crime.


"Estamos aguardando o retorno da perícia do celular dele, colocamos algumas linhas de defesa para ele. Ele tem consciência do feito, que está sendo investigado, e vamos caminhar dentro do andamento processual".

A Prefeitura de Barretos abriu um processo administrativo para exoneração de Silva. A aluna voltou às aulas. Ela e a família estão recebendo apoio psicológico e terapêutico.


Abraços estranhos

Na carta, a menina denunciou o assédio em detalhes e confessou que considerava os abraços que recebia do professor estranhos, mas, por muitas vezes, relevou.


Em um trecho, ela conta que a primeira aproximação se deu porque estava triste e Silva foi consolá-la.


"Eu estava bem triste, cabisbaixa, precisava desabafar, ansiosa, deprimida e bem triste por conta de uns problemas aí e o professor percebeu isso e um dia desses, no final da aula, pediu pra mim dar um abraço nele (...) eu aceitei porque realmente estava mal".


Em longa carta, aluna revela assédio de professor de Barretos, SP, em detalhes — Foto: Reprodução/EPTV


Na sequência, a vítima disse que o professor passou as mãos nas partes íntimas dela e conta que achou errado, mas relevou. Os pedidos de abraço continuaram.


"Aí veio o dia da prova dele (...) tive que fazer o que restava da prova na sala do laboratório e, por eu ser uma das últimas a entrar na sala, consequentemente, eu fiquei na sala sozinha com ele (...) às vezes ele vinha do meu lado me ajudar com alguma questão passando a mão na minha cintura".


Aluna deu detalhes de como agia professor de Barretos, SP, suspeito de abusar sexualmente dela — Foto: Reprodução/EPTV


Em outro trecho, a menina diz que o suspeito chegou a pedir para ela não contar a ninguém sobre os abraços.



"A prova termina. Neste momento estava tudo ok, fiquei conversando com ele depois da prova como se nada tivesse acontecendo, porque eu realmente achava que era só uma desconfiança. Neste momento, ele me deu vários destes abraços estranhos, mas achava que era normal. Ele me falava para não contar sobre os abraços para ninguém, absolutamente ninguém".


Professor preso suspeito de abusar sexualmente de aluna de 13 anos em Barretos, SP, pedia para ela não contar sobre 'abraços' a ninguém — Foto: Reprodução/EPTV


Silva chegou a criar uma conta falsa nas redes sociais para conversar com a menina. Em uma das trocas de mensagem a que a polícia teve acesso, ele fala em sexo oral.


Em outra conversa, elogia a menina em uma foto que ela postou. "Tá gata mesmo, por isso gosto de te beijar".


Suspeito de abusar sexualmente de aluna de 13 anos em Barretos, SP, chegou a pedir sexo oral em troca de mensagens — Foto: Reprodução/EPTV


Professor temia ser descoberto

A investigação da polícia descobriu que Silva tinha medo de ser descoberto. Para os encontros forçados, ele escolheu uma sala dentro da escola com janelas altas, para dificultar a visão de quem estivesse do lado de fora.


Promotor de Justiça, Walter de Souza Vicentini Vilela diz que o suspeito pode ter a prisão temporária convertida em preventiva e ainda pena aumentada, por ter relação de autoridade sobre a vítima.


"Recai sobre a situação do investigado, que, no caso de um professor, tinha total autoridade dentro do recinto da escola, dentro da sala de aula e dos locais de realização das atividades escolares de autoridade sobre a vítima, no caso uma criança de 13 anos".


De acordo com o artigo 226 do Código Penal, a pena para o crime de estupro é aumentada se o agente é ascendente, padrasto, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima ou por qualquer outro título que tiver autoridade sobre ela.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Promotor que descumpriu medidas protetivas da ex-esposa 101 vezes é afastado do cargo, determina Corregedoria

O promotor Bruno Vagaes, de Ibiporã, foi afastado temporariamente do cargo pela Corregedoria Nacional do Ministério Público. O afastamento ocorre após ele descumprir, por 101 vezes, medidas protetivas que a ex-esposa tinha contra ele.


Ex-companheira do promotor de Justiça Bruno Vagaes o acusa de descumprir medidas protetivas — Foto: g1


Conforme o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a decisão de afastamento é de quarta-feira (5).


A defesa de Bruno afirmou que irá recorrer da decisão e classificou que ela é pautada em "premissas fáticas e jurídicas equivocadas" e foi proferida em um contexto de grande repercussão midiática.


A medida é cautelar e, conforme a Corregedoria, deve durar até "a conclusão definitiva dos procedimentos administrativos". O caso tramita sob sigilo.



A Corregedoria também definiu que os procedimentos administrativos disciplinares contra Bruno devem continuar em andamento no MP-PR.


Em nota, o MP-PR afirmou que aguarda resposta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desde 20 de junho, sobre o levantamento do sigilo às ações penais em curso contra o promotor.


Na segunda-feira (3), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tinha retirado de pauta a avaliação sobre a reclamação disciplinar que pesa contra Bruno.


Críticas

Em entrevista ao g1, a ex-companheira do promotor, a servidora pública Fernanda B., discordou da decisão da Corregedoria em manter no Ministério Público do Paraná as investigações internas contra Vagaes.



"Não vejo com bons olhos a continuidade dos procedimentos administrativos pelo MP-PR, por autoridades que já demonstraram grande omissão e descaso anteriormente no decorrer dos últimos anos".


Em nota, a defesa dela informou que "já pontuou diversas vezes que o procedimento no CNMP trata-se de pleito de uma vítima de violência doméstica e familiar, em que se busca a intervenção daquele Conselho com o fito de cessar o cenário de violência de gênero perpetrada pelo Ministério Público do Paraná".


Conforme a defesa, Fernanda foi ouvida em oito oportunidades, "nas quais ressaltou a violência perpetrada, sendo em algumas delas questionada inúmeras vezes sobre os mesmos fatos ocorridos. Assim, a continuidade dos procedimentos pelo CNMP mostra-se como o meio mais adequado de prevenir novas revitimizações".


A denúncia da ex-esposa

A servidora pública lembra que o episódio de violência que a levou a procurar ajuda aconteceu na volta de uma festa de aniversário. Na ocasião, o então marido tocou as partes íntimas dela, sem consentimento, enquanto ela dirigia. No carro, também estavam a filha deles, na época com 2 anos, e um amigo do acusado.


Pelo crime, ele foi condenado a três anos de prisão por importunação sexual. O promotor recorreu.


Fernanda contou, também, que teve a primeira medida protetiva concedida em dezembro de 2019, quando o casal ainda estava junto. Na ocasião, o documento determinou que Vagaes se afastasse da casa onde moravam.



O imóvel pertence à Fernanda, que afirma que o ex-marido permaneceu no apartamento e demorou a sair, descumprindo a determinação do juízo.


Ex-esposa de promotor de Justiça que violou 101 vezes medida protetiva relata medo — Foto: Arquivo Pessoal


"No decorrer do processo foram inúmeras provas, porque todo descumprimento eu fui relatando. Eu registrei, o máximo de provas que eu tinha, eu levei, e nunca aconteceu nada. Eu não entendia até onde iria isso, se precisaria da minha morte para fazerem alguma coisa", afirma ao g1.

Em uma ocasião, quando ainda moravam juntos, ela disse que o marido encostou uma faca na barriga dela. Em outros momentos, por diversas vezes, o homem puxou o volante enquanto ela dirigia, conforme a vítima.



Ainda segundo Fernanda, em uma das brigas, Vagaes partiu para cima da mulher, que estava com a filha no colo. A cena foi registrada pelas câmeras de segurança do prédio em que o casal morava.


Atualmente, Bruno está proibido de se aproximar da ex-esposa e dos familiares dela, além de não poder fazer contato.


Desde o início da separação, Fernanda diz que precisou mudar de cidade, passou a trabalhar em home office e evita sair de casa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ator José Dumont é condenado por armazenar pornografia infantil

O ator José Dumont, de 72 anos, foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro pelo crime de armazenamento de pornografia infantil.


Ator José Dumont é preso por armazenar imagens de pornografia infantil — Foto: Divulgação


A sentença, do dia 3 de julho, condena o ator a uma pena de 1 ano de reclusão e a 10 dias-multa, no valor unitário mínimo legal. Na hora fixar a pena, o juiz do caso levou em conta o fato do crime não ter agravantes, o que poderia elevar a pena, e ainda o fato do ator ter mais de 70 anos.


Com esses valores, a lei brasileira permite que o regime inicial para o cumprimento da pena seja o aberto. Dumont também poderá recorrer em liberdade.



O juiz do caso também condenou o ator a pagar as custas processuais da ação.


Réu em outro caso

Em novembro do ano passado, José Dumont também virou réu por estupro de vulnerável. Ele chegou a ser preso em uma ação policial, mas foi solto no dia 12 de outubro sob a cautelar de uso de tornozeleira eletrônica.


A denúncia, que resultou na prisão em flagrante, partiu de vizinhos. Segundo a investigação, câmeras de segurança do condomínio onde ele mora flagraram o ator cometendo abusos contra um adolescente de 12 anos, como beijos e carícias.


Ao cumprir o mandado de busca e apreensão na casa do ator, os policiais encontraram vídeos e fotos contendo pornografia infantil no celular pessoal e no computador. A Justiça também tinha autorizado a quebra de sigilo de dados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Após ministra ser mantida no Turismo, maioria da bancada do União Brasil defende adiamento de votação da reforma tributária


Deputados da bancada do União Brasil divulgaram nota nesta quinta-feira (6) defendendo o adiamento da votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados.


"Considerando a importância para o país, bem como a complexidade do tema em pauta (Reforma Tributária), a maioria da bancada do União Brasil entende que não há condições de se votar o referido projeto antes de profunda análise junto aos parlamentares e à sociedade brasileira. Portanto, a bancada defende que a votação do projeto ocorra no segundo semestre, propiciando o tempo necessário para melhor estudar e discutir esse tema relevante e complexo. Nosso compromisso é com o Brasil", diz a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolsonaro pode estar preocupado em perder protagonismo para Tarcísio, diz presidente do Republicanos

Ao blog, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse que críticas de Jair Bolsonaro (PL) a Tarcísio de Freitas podem indicar que o ex-presidente está preocupado em perder protagonismo para seu afilhado, seu pupilo.


Nesta quinta-feira (6), Tarcísio participou de reunião com bancada do PL e foi interrompido por Bolsonaro quando se manifestava a favor da reforma tributária que está em discussão na Câmara.


“Bolsonaro pode estar preocupado em perder protagonismo para Tarcísio. Bolsonaro sempre será um líder, mas o Brasil quer alguém mais ao centro, não de extremos”, opinou.


Perguntado pelo blog se ele achava que a discussão da reforma consolidava Tarcísio como o principal líder de direita, Pereira disse:



“Ele, juntamente com a Câmara, assumiu esse protagonismo, foi um grande ator e líder desse processo. Foi um processo de consolidação de líder político, diziam que ele não era político”.


Pereira disse ainda que Tarcísio fez uma reunião de duas horas com a bancada do Republicanos na quarta-feira (5) para explicar por que estava defendendo a reforma.


Jair Bolsonaro(PL) e Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS), durante campanha eleitoral em São Paulo, em 2022 — Foto: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Treta com Bolsonaro

Mais cedo, o blog publicou que Bolsonaro se enfureceu com a declaração de Tarcísio se mostrando favorável à aprovação da reforma, ainda que com ressalvas. O ex-presidente também não gostou de ver seu afilhado ao lado de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, após reunião entre os dois em Brasília.



Para líderes da direita, Bolsonaro está tentando desestabilizar Tarcísio com suas críticas públicas uma vez que ele, ex-presidente, está inelegível. “Está com dor de cotovelo, ciúmes em perder espaço para o governador”, diz um interlocutor do centrão ao blog.


Pessoas próximas a Tarcísio avaliam que o governador tem adotado a linha do diálogo e de busca por uma solução sobre um ponto considerado importante para o país. No entanto, existe uma avaliação de que parte da oposição prefere manter o embate com o governo, apesar de o tema ser de interesse de todos.


Fonte: Blog da Andréia Sadi

Leia Mais ››

Gilmar Mendes suspende investigação que mirou aliados de Arthur Lira


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta quinta-feira (6) toda a investigação da operação Hefesto, que apura supostos crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro na compra de equipamentos de robótica para 43 municípios alagoanos.


Pela decisão, a Polícia Federal e o Ministério Público não podem avançar no caso até que o Supremo julgue um pedido da defesa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para anular toda a investigação.


Os advogados do deputado argumentam que a investigação foi irregular porque, desde o início, o objetivo seria apurar o suposto envolvimento de Lira com os fatos. O deputado tem foro privilegiado e só poderia ser alvo de uma eventual apuração após autorização do STF.


As investigações foram iniciadas pela Polícia Federal de Alagoas e, nesta quarta-feira, a Justiça Federal do estado determinou o envio das apurações ao STF após a PF apontar indícios de envolvimento de autoridades com foro privilegiado no caso.


Segundo a decisão, a Polícia Federal apontou suposto envolvimento do presidente da Câmara, que tem foro privilegiado, por isso, houve a imediata suspensão das investigações na Justiça Federal e a determinação de envio do caso ao Supremo, competente para investigar e julgar parlamentares.



"Havendo indícios da participação nos delitos ora investigados de um congressista, a competência desse juízo se encerra", afirmou o magistrado.


Ainda na decisão, o juiz destacou documentos que envolvem o nome de Luciano Cavalcante e Arthur Lira (saiba mais). Cavalcante era assessor de Lira na Câmara e foi alvo de busca a apreensão da Polícia Federal no começo do mês passado. O juiz cita:


recibo de lavagens de veículos, um termo de autorização de entrega de veículo, um formulário de autorização de viagem outorgado por Arthur Lira em favor de Luciano Cavalcante, a respeito do filho do primeiro.

documento apreendido em posse de Wanderson (motorista de Luciano) com manuscritos diversos descrevendo possível controle de despesas pessoais. Na agenda referida constam anotações de possíveis despesas de Lira, de seus familiares e de pessoas de sua relação.

Investigações

As investigações da Operação Hefesto começaram em 2022 após denúncia de que a empresa Megalic, de Maceió, cobrou R$ 14 mil por kit vendido a prefeituras alagoanas. A companhia citada teria adquirido cada unidade por R$ 2,7 mil de um fornecedor no interior de São Paulo.


Segundo a PF, o grupo investigado é suspeito de desviar R$ 8 milhões na fraude praticada entre 2019 e 2022. Os equipamentos foram comprados com verba do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).



Durante buscas, a Polícia Federal apreendeu documentos endereçados a Arthur Lira (PP-AL), além de anotações manuscritas com valores e referência ao nome "Arthur". A informação foi revelada na semana passada pela Revista "Piauí" e pela "Folha de São Paulo". A TV Globo também teve acesso ao relatório.


Após a identificação do material, a PF decidiu enviar o caso para o Supremo diante da possibilidade de as investigações atingirem políticos com foro na Corte.


Em nota na semana passada, a assessoria de imprensa de Arthur Lira afirmou que "toda movimentação financeira e pagamentos de despesas do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, seja realizada por ele e, às vezes, por sua assessoria, tem origem nos seus ganhos como agropecuarista e da remuneração como deputado federal".


fonte: g1

Leia Mais ››