segunda-feira, novembro 08, 2021

Duas pessoas morrem após queda de ultraleve na Grande Natal

Duas pessoas morreram após a queda de um ultraleve que aconteceu no final na tarde de domingo (7) no distrito do Mendes em São José de Mipibu, região metropolitana de Natal.


Ultraleve cai na Grande Natal — Foto: Reprodução


De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu durante a decolagem da aeronave em uma pista de voo que existe na região, por volta das 16h.


Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento da queda.


O piloto do equipamento teria perdido o controle. Após uma curva, o ultraleve bateu em um muro que ficava na lateral da pista, caiu e pegou fogo.


As vítimas foram identificadas pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) como:


Ryan Müller Belém Rodrigues, de 23 anos, que estava como passageiro

Carlos Moura, instrutor do voo


Carlos Moura, piloto de ultraleve, é uma das vítimas do acidente na Grande Natal — Foto: Redes sociais


Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e o Itep foram ao local e os corpos foram recolhidos para passar por perícia.


As autoridades ainda não informaram o que teria causado o acidente. O caso será investigado.


De acordo com as autoridades, Ryan Müller era de Goiânia, conterrâneo da cantora Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo em Minas Gerais na última sexta-feira (5).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Comprovante de vacinação contra Covid passa a ser exigido para entrar nos prédios do MPF no RN

A Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN) passou a exigir comprovante de vacinação contra a Covid para quem entrar nos prédios do Ministério Público Federal no estado.


Ministério Público Federal do RN, Procuradoria da República do RN, MPF RN — Foto: MPF/Divulgação


A exigência é para todos: membros, servidores, estagiários, terceirizados, advogados, prestadores de serviços e visitantes em geral.

Os comprovantes, com o registro do esquema vacinal completo, devem ser mostrados na recepção. Serão aceitos também aqueles que tomaram pelo menos uma dose e cujo cronograma ainda não prevê a segunda dose ou os que possuam relatório médico justificando a contraindicação da vacina.


Os comprovantes de vacinação podem ser os digitais, como da plataforma do Sistema Único de Saúde (Conecte SUS) ou RN Mais Vacina ou o próprio cartão de vacinação.


O público externo apresentará o comprovante no primeiro acesso, ficando registrada a informação para os acessos seguintes. Neste primeiro momento, não será exigida comprovação para os menores de 18 anos de idade.


O MPF reforça que isso não reduz a necessidade de respeito às regras de segurança à saúde e dos protocolos, como distanciamento e uso de máscaras.



Medida

A decisão local se baseia na Portaria PGR/MPF n. 110, de 28 de outubro de 2021, que estabelece medidas de segurança epidemiológica para a retomada do trabalho presencial, com exigência de comprovação de vacinação para acesso em todos os prédios do MPU.


A procuradora-chefe Cibele Benevides alerta que ainda persiste a situação de pandemia, lembrando que o coronavírus pode levar a complicações sérias de saúde e até mesmo ao óbito.


Ela destaca também que a vacinação tem se revelado de fundamental importância na proteção contra a infecção e redução das hospitalizações e mortes no país e no mundo, bem como que “o interesse público e da sociedade devem prevalecer sobre o interesse particular, notadamente em tempo de grave crise sanitária mundial”.


O texto cita, ainda, a decisão do STF sobre a ADI 6.586/DF, na qual foi definido que vacinação compulsória não significa vacinação forçada, entendimento reforçado por diversas outras decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal.


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também já apontou a importância do “passaporte vacinal” e recomendou a exigência da imunização contra a covid-19 nos diversos ambientes de trabalho.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran-RN promove leilão virtual de 198 lotes de veículos na quinta-feira (11)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) leiloa nesta quinta-feira (11) 198 lotes de veículos apreendidos no estado, incluindo carros, motos e sucatas. O leilão será virtual, com início às 10h, no site da Lance Certo.


Detran realiza leilão virtual de 198 lotes de veículos apreendidos no RN — Foto: Divulgação


A Comissão de Leilão do Detran informa que são 16 lotes de carros, 106 de motos, além de 48 lotes de sucatas - estas são destinadas ao reaproveitamento de peças e não podem voltar à circulação.

Os pátios de veículos nas cidades de Santa Cruz e Natal serão abertos para visitação nesta terça (9) e quarta-feira (10).


Em Natal, a visitação será das 8h às 14h, na Avenida Capitão-Mor Gouveia, 545, esquina com a Rua Henrique Dias. Em Santa Cruz, a visita pode ser feita das 8h às 12h, na Rua Nossa Senhora dos Navegantes com a Nossa Senhora de Aparecida, S/N, onde fica localizada a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar da cidade. O Detran lembra que os visitantes devem utilizar máscara de proteção facial para ter acesso aos pátios e seguir os protocolos de prevenção à Covid.


Sobre o leilão

Podem participar do leilão pessoas físicas maiores de idade ou emancipadas e pessoas jurídicas. Os interessados devem se cadastrar no site da Lance Certo Leilões com antecedência de, no mínimo, 48 horas da abertura do leilão.



Segundo o Detran, o arrematante é responsável pelos custos de licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2021 dos veículos; e baixas da sucata e de gravame, caso haja. A arrematação dos veículos classificados como "Sucata" é restrita a empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014.


O edital do leilão também pode ser encontrado no site www.lancecertoleiloes.com.br.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governadora do RN passa cargo ao vice e faz viagem oficial à Dinamarca para reuniões sobre energias renováveis

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), passou o cargo para o vice-governador do estado, Antenor Roberto (PCdoB), neste domingo (7), para fazer uma viagem oficial à Dinamarca.


Fátima Bezerra (PT) passa cargo ao vice-governador antes de viagem à Dinamarca — Foto: Sandro Menezes


De acordo com a governadora, a viagem será para tratar de negócios na área de energias renováveis - setor que o RN lidera no país.


A governadora embarcou à noite para uma agenda oficial que prevê três dias de reuniões na Europa.


A permissão para ausência da governadora já havia sido feita pela Assembleia Legislativa em outubro, porque a governadora também participaria de forma presencial da Conferência da ONU sobre Mudança Climática - a COP26 - no entanto, a viagem foi suspensa porque Fátima Bezerra (PT) apresentou um "quadro viral".


Ainda assim, Fátima participou de painéis da COP26 de forma virtual.


Prospecções

Segundo o governo, em Copenhague, a governadora terá reuniões com representantes da Agência de Energia da Dinamarca, da Dansk Industri (Federação das Indústrias) e de empresas interessadas em investir no Rio Grande do Norte.


No dia anterior ao embarque, Fátima recebeu do senador Jean-Paul Prates (PT) e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, que estão em missão oficial na Noruega, a confirmação de que a empresa Scatec Solar vai investir R$ 1,6 bilhão no projeto Mendubim para geração de energia limpa.



A instalação da planta solar deve gerar 532 MW de energia em seu pico e deve criar 1.200 empregos durante a fase de implantação, no município de Assu.


Líder nacional em potência instalada (6,0 Gigawatts) na energia eólica e principal gerador e exportador dessa fonte para o Sistema Elétrico Nacional, o RN tem uma matriz energética composta por 87% de fontes renováveis.


De acordo com o governo, o objetivo do estado é aumentar a participação de novas fontes em sua matriz elétrica, com incentivo ao desenvolvimento da energia eólica offshore (no mar). Atualmente, quatro complexos eólicos offshore estão em fase de licenciamento nos órgãos ambientais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem morre após gravar vídeo denunciando falta de atendimento em hospital público do RN; governo determina investigação

Um homem morreu após gravar um vídeo dizendo que estava infartando e ter atendimento negado no pronto-socorro do Hospital Walfredo Gurgel em Natal. O caso aconteceu na última sexta-feira (5).


Após a repercussão do caso, o governo do estado determinou a abertura de uma investigação.


"Já falei com assistente social, falei com vigilante, falei com todo mundo, ninguém me atende. Mandaram eu procurar uma UPA", diz o comerciante José Willams da Rocha, de 56 anos, no vídeo gravado na porta do pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Ele morreu minutos depois no Hospital dos Pescadores, onde teve duas paradas cardíacas.


De acordo com a família, antes de procurar o Hospital Walfredo Gurgel, o homem também teve atendimento negado no Hospital Municipal de Natal.


Entrada do Hospital Walfredo Gurgel em Natal (Arquivo) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Irmã de Willams, a técnica de enfermagem aposentada Maria Francineide Rocha da Silva, de 58 anos, conta que ele passou mal por volta das 14h40 da sexta-feira (5). Ele já tinha infartado há cerca de dois anos e, por isso, logo identificou os sintomas.


O homem chamou um primo que é taxista para levá-lo ao hospital. Segundo a família, primeiro eles procuraram o Hospital Municipal, perto de casa, onde receberam recomendação de ir ao Hospital Walfredo Gurgel. O primo deixou ele no Walfredo Gurgel e foi embora, porém ele também teve atendimento negado no local.


A esposa de José Willams e um cunhado dele foram em um carro à sua procura e já o encontraram caminhando na rua. "Ele já vinha caminhando, agoniado, suando, sentindo muita dor", conta a irmã.


A família levou o paciente até o Hospital dos Pescadores, mas ele não resistiu e morreu na unidade.


Vídeo no celular

A família só teve acesso ao vídeo gravado pelo José Willams durante o velório do comerciante, quando a esposa procurava fotos no celular dele.


"Foi quando se criou a revolta com o descaso. Como acontece isso com um ser humano na porta de um hospital?", questiona Francineide.


Pronto-atendimento do Hospital dos Pescadores será retomado em Natal (Arquivo) — Foto: SMS/Divulgação


Investigação

O vídeo feito por José Williams foi publicado nas redes sociais e gerou repercussão no estado. Na noite de domingo (7), a governadora Fátima Bezerra (PT) foi às redes sociais e classificou o caso como "inadmissível". Ela ainda afirmou que determinou uma "apuração rigorosa".




Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que "foi aberta uma sindicância para que se faça uma apuração aprofundada dos fatos, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis".


A secretaria também afirmou que a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) é constituída de diferentes “portas de entrada”, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Portas Hospitalares de Urgência e Emergência, SAMU 192, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), leitos de retaguarda e sala de estabilização, e que cada unidade que compõe a rede tem um perfil específico.


"Os casos de complexidade intermediária normalmente são encaminhados para as UPA’s ou os Pontos de Atendimento/Socorro (PA/PS) dos Municípios. Quando há necessidade, podem ser encaminhados para um hospital da rede de saúde, onde são realizados procedimentos da alta complexidade", disse.


"No caso do paciente citado, informamos que ele foi encaminhado para o Hospital dos Pescadores, que possui o perfil adequado para ofertar o atendimento que o mesmo necessitava, conforme o fluxo assistencial do SUS", diz a nota. "A Direção do HWG e da Sesap lamentam o ocorrido, ao mesmo tempo em que se solidarizam com a família do paciente, colocando-se à inteira disposição da mesma para fornecer mais esclarecimentos que se fizerem necessários".



A irmã de José Willams contestou a versão de que o homem foi encaminhado ao Hospital dos Pescadores, porque afirma que ele foi levado à unidade pela própria família por recomendação dela, sem ter tido orientação no hospital.


Na manhã desta segunda-feira (8), o diretor do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, Tadeu Alencar confirmou que houve apenas uma orientação para que o paciente procurasse uma unidade de pronto-atendimento.


Ele afirmou, porém, que há registro da entrada do paciente às 14h45 e que foram feitos exames que constataram que a pressão do homem estava em 14/8. Apesar disso, o paciente não teria relatado dor. "Ele estava estável. Não referia dor. Não havia sinais de que ele estivesse infartando", disse.


O diretor ainda disse que o paciente chegou ao hospital em um momento delicado, por falta de profissionais. "Ele chegou em um momento de greve da enfermagem e da cooperativa médica", disse. Os servidores da saúde estão em greve desde o dia 27 de outubro.


Já a Secretaria Municipal de Saúde disse que o paciente chegou através de meios próprios no Hospital dos Pescadores na última sexta-feira (5), onde foi atendido e direcionado para a sala de eletro apresentando infarto agudo e parada respiratória.


Apesar disso, a SMS não se posicionou sobre a informação da família de que ele teria procurado o Hospital Municipal de Natal, onde também não conseguiu atendimento.


Willams deixa cinco filhos

José Willams tinha um comércio de material hidráulico e elétrico na rua João XXIII, no bairro Mãe Luiza, que assumiu após o falecimento do pai. A família mora na região há cerca de 50 anos. Ele deixa a esposa e cinco filhos com idades entre 6 e 33 anos de idade.


José Willams da Rocha, de 56 anos, morreu após infarto em Natal. — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estado de SP não registra mortes por Covid em 24 horas pela 1ª vez desde o início da pandemia; média móvel de óbitos é de 73 por dia

O estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por Covid-19 nesta segunda-feira (8) pela primeira vez desde o início da pandemia. Os novos registros não significam, necessariamente, que não ocorreram mortes nesta data, mas que nenhuma foi computada em sistema neste período.


Pedestre passa por cartaz que pede prevenção contra o coronavírus, no Centro de São Paulo. — Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo


A média móvel diária de mortes, que leva em consideração os registros nos últimos sete dias, foi de 73 óbitos por dia nesta segunda (leia mais abaixo).


Habitualmente, as notificações são menores às segundas-feiras, finais de semana e feriados, por conta do atraso na contabilização, já que muitos municípios não fazem registros no sistema aos domingos. Apesar disso, esta é a primeira vez que o estado não registrou nenhuma morte, desconsiderando apenas os dias em que houve falha no sistema oficial.


Embora o estado não tenha registrado mortes nas últimas 24 horas, a média móvel diária ainda é de 73 nesta segunda-feira. Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias. Como o cálculo da média móvel considera um período maior do que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.


O valor desta segunda é 23% maior do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de alta nas mortes por Covid-19 no estado (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Apesar da tendência de alta, o estado mantém, há 28 dias seguidos, a média móvel de mortes abaixo de 100. No pior momento da pandemia, em abril deste ano, o estado chegou a registrar 890 mortes em média por dia. Naquele período, pelo menos 500 pessoas morreram com Covid à espera de um leito de UTI no estado. A fila em todo o estado chegou a ter mais de 1.500 pacientes.


Com o avanço da vacinação, as mortes começaram a cair bruscamente. Atualmente, o estado tem 70,4% da população total com esquema vacinal completo (leia mais abaixo). São Paulo fechou o último mês de outubro com o menor número de óbitos desde abril de 2020.



São Paulo é o estado com maior porcentagem da população imunizada, de acordo com levantamento nacional realizado pelo consórcio de veículos de imprensa.


Segundo dados do Vacinômetro atualizados até as 16h56 desta segunda, foram aplicadas 73,4 milhões de doses no estado, o que representa:


100% da população adulta com uma dose;

89,5% da população adulta com esquema vacinal completo;

83,9% da população total com uma dose;

70,4% da população total com esquema vacinal completo.

Ainda há 5,3 milhões de pessoas com dose atrasada no estado.


Outros indicadores

Nesta segunda (8) também foram confirmados 359 novos casos de Covid-19 no estado, o que aumenta o total para 4.413.241 desde o início da pandemia.


Além disso, há 3.011 pacientes internados com sintomas da doença no estado, sendo 1.375 em unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 1.636 em enfermaria.


A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid é de 24,5% no estado de São Paulo e de 31,3% na Grande São Paulo nesta segunda (8).


Mortes na capital

Na cidade de São Paulo, a média móvel foi de 11 mortes por dia neste domingo (8), dia no qual, pela primeira vez, não foram registradas mortes pela Covid-19 na capital. No entanto, no sábado (7), o total foi de 23 mortes confirmadas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Patrulha do luto' critica famosos por gestos após morte de Marília Mendonça: 'desserviço', alertam especialistas

Desde a morte de Marília Mendonça, na sexta-feira (5), alguns famosos têm sido criticados nas redes sociais pela forma como reagiram à notícia: os motivos vão desde sorrisos durante o velório à roupa usada na ocasião, passando por questionamentos de por que sorriram ou não choraram (ou choraram demais).


Especialistas em saúde mental ouvidos pelo g1 explicam que a "fiscalização" ou a "patrulha" do luto alheio é um desserviço – pois cada um vive a perda à sua própria maneira. Em resumo: o importante, mesmo, é cuidar da própria vida.


Abaixo, nesta reportagem, você vai entender um pouco sobre o processo de luto:


Sorrir é normal

Tudo bem não ir ao velório (e não chorar – ou chorar muito)

Usar preto não é obrigatório

Importante é não patrulhar o sofrimento alheio

Sorrir em um momento tão triste é normal

Nas redes sociais, pessoas criticaram fotos da cantora Maiara – da dupla com Maraísa – sorrindo após a morte de Marília. Maraísa saiu em defesa da irmã.


Mas o psiquiatra Daniel Barros, professor da Universidade de São Paulo (USP), explica que cada pessoa reage de uma forma quando recebe uma notícia, seja triste ou feliz. Não cabe julgamento. Ele lembra, aliás, que sorrir em velórios e enterros é extremamente comum.


Marília Mendonça — Foto: Reprodução/Instagram


"É uma das maneiras de a gente lidar com essa perda tão intensa. Lembrar das coisas boas, de 'causos' que vivemos com a pessoa, situações engraçadas que tivemos. Lembramos disso e sorrimos. Daí você lembra que a pessoa não está mais lá e chora. Esse misto de emoções faz parte do ritual de despedida", explica.

Daniel lembra que estar sorrindo em um momento tão triste faz parte:


"No nosso cérebro, tristeza e alegria não são opostas. Você pode estar muito triste por essa perda e lembrando feliz pelas coisas boas que vocês viveram. Choremos a morte, lamentemos a perda, mas celebremos o que aconteceu, celebremos a vida", diz.

A cantora Naiara Azevedo também foi criticada por estar "animada" ao cantar em um tributo a Marília no "Domingão com Huck".


"Era uma maneira de homenagear a vida da Marília Mendonça, a emoção que ela passou em vida. Não necessariamente o choro é a única maneira para a gente demonstrar o pesar", frisa a psicóloga Juliana Correia, especialista em formação e rompimento de vínculos, do VOA Instituto de Psicologia, em São Paulo.


"Quem está criticando deveria pensar um pouco: o que você gostaria que as pessoas que você ama fizessem quando você morrer? Você quer que todo mundo pare a vida e fique chorando? Ou quer que elas celebrem sua vida e sejam felizes? Vamos lamentar a morte, chorar, sentir essa perda, mas também precisamos seguir a vida, celebrando e lembrando das coisas boas. Provavelmente ela quer que cantem as músicas dela", completa Daniel.


Tudo bem não ir ao velório e ao enterro

O sertanejo Cristiano, da dupla com Zé Neto, rebateu no domingo (7) críticas sobre a ausência de Zé Neto na despedida da cantora.


“Cada um tem sua forma de sentir dor, cada um tem seus traumas, suas angústias. Vocês têm que aprender a respeitar isso. Para de achar que o mundo gira em torno dessa merda de rede social. Só o que vocês veem em rede social, só o que a TV mostra é verdade”, disse o sertanejo.


Está tudo bem não ir ao velório. O problema é julgar a atitude alheia, sem entender as motivações, explica Daniel Barros.


"Você não tem a menor ideia das motivações e de todos os aspectos da vida da pessoa naquele momento. Você não sabe por que ele foi, por que ele não foi. Não cabe ao outro dizer o que é certo ou errado", alerta.

Juliana pondera: "algumas pessoas vão querer guardar a imagem daquele pessoa perdida fora daquele contexto. Tem pessoas que lidam mesmo mal com o cemitério, com caixão, e não são as primeiras pessoas".


"Tem gente que perde a mãe, perde a vó, e não vai no velório porque quer guardar a imagem da pessoa com alegria. São questões pessoais. Estar no enterro não significa mesmo amar mais ou não. Você também tem uma certa pressão social, como um evento social do luto, né? Qual é o protocolo? O protocolo é ir para o velório, mas os protocolos não mostram o nosso amor", reforça.


Um outro ponto é que a morte tem um aspecto que é cultural, diz Juliana.


"Velório também é a primeira rede de apoio de quem está de luto. Eu sou a Luísa Sonza de luto, eu encontro a Maraísa, ela compreende a minha dor. A gente chora junto, então isso faz sentido como ritual. Mas nem todo mundo vai precisar ir ao enterro para fazer esse estabelecimento. São rituais da nossa cultura, faz sentido a gente criar expectativas de que eles se realizem, mas eles não são obrigatórios", reforça a psicóloga.


Preto ou branco? Cor da roupa não importa


Luisa Sonza vai ao velório de Marília Mendonça — Foto: reprodução Globonews


Também houve quem criticasse a roupa usada por Luisa Sonza, que vestiu branco no velório e na homenagem a Marília Mendonça no "Domingão com Huck".


Juliana lembra que, além de o branco poder sinalizar luz e paz, é possível que muitas pessoas ali, por causa do choque, talvez nem tivessem escolhido a própria roupa.


"Se você veste branco, azul, preto, se você canta feliz, se você canta triste, o que é que as pessoas fazem? Elas te convidam a interpretar o personagem do enlutado. E aí isso também te impede de viver seu luto de verdade, o luto que faz sentido para você. Você para de viver o luto que realmente sente para bancar o personagem. Então eu devo estar de preto e gritar na frente do caixão; então eu faço isso, embora não faça nenhum sentido para mim. Não é essa emoção que me conecta, não é isso que eu estou sentindo", pondera.


"Não tem sentido criticar. A pessoa tem um gabarito do que é certo ou errado e quem não segue é condenado imediatamente", comenta Daniel.


O mais importante é não patrulhar o sofrimento alheio

Os "patrulheiros morais" estão sempre on-line. Eles criticam sem se preocupar se isso vai machucar, se vai deixar alguém pior do que está. Daniel Barros explica que essas pessoas são as "exibidas morais".


"É um comportamento em que a pessoa não só patrulha a vida do outro para identificar algo que ela possa criticar, como também se coloca numa posição superior, dizendo: olha, isso não se faz, isso eu não faria. Ela diminui o outro para parecer melhor e ficar mais bem cotada naquele comentário", avalia.

Segundo Daniel, o exibido moral não quer promover debates e discussões. "Elas condenam, apontam o dedo. As declarações têm objetivo de fazer o outro se sentir mal. Quem não concorda está errado. O objetivo final é aparecer, ganhar likes, à custa de diminuir o outro para parecer maior", diz.


"A grande questão do luto é que ele é completamente singular. Eu fico me perguntando por que a gente julga tanto – a serviço de que está o julgamento. O julgamento afasta o acolhimento – quem está enlutado quer ser acolhido", completa Juliana.


"O fiscal do luto faz um desserviço – muitas vezes ele vai fazer a pessoa [enlutada] se isolar mais ou expressar esse luto como é esperado, e não como ela realmente sente. Ela vai se fechar, porque, bom, se o que ela está dizendo está sendo julgado como certo ou errado...", diz.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motores do avião que caiu com Marília Mendonça são resgatados

Equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e de uma empresa de guincho particular resgataram, na tarde desta segunda-feira (8), os dois motores do avião que caiu na zona rural de Caratinga, causando a morte da Marília Mendonça e de mais quatro pessoas.


Os motores e a fuselagem do avião estão em um galpão, em Caratinga, de onde serão encaminhados para o Rio de Janeiro, onde a perícia deve continuar.


Fuselagem do avião está em galpão em Caratinga, bem próximo dos dois motores resgatados nesta segunda-feira, em caminhão ao fundo — Foto: Carlos Eduardo Alvim/TV Globo


Amadeu Alexandre, dono da empresa de guincho contratada pela PEC Táxi Aéreo, proprietária do avião, explica que os dois motores caíram em locais complexos para a remoção.


Onde estavam os motores?

A empresa de guincho resgatou o motor que estava em uma área de mata fechada por volta das 14h. Ele teria se soltado da aeronave logo após a colisão com os fios da torre de transmissão de energia da Cemig. As equipes trabalham em terra na retirada da peça desde o início da manhã desta segunda-feira (8), informou Amadeu.


Inicialmente, a equipe da 5ª Base Regional de Aviação do Estado (BRAVE), da Polícia Militar, daria apoio de helicóptero para içar o motor e deixá-lo em local mais fácil para a remoção, mas foi constatado que a mata densa não permitiria o trabalho por via aérea.


O segundo motor estava submerso. "Quando o avião caiu na cachoeira, um dos motores rolou pela cachoeira abaixo. Mas choveu no local e o nível da cachoeira encheu, dificultando os trabalhos", explicou o dono da empresa de guincho.


A chegada de todas as peças do avião ao Rio de Janeiro estava programada para a madrugada de terça-feira (9). Mas o transporte das peças pode sofrer alterações por conta das dificuldades enfrentadas na remoção dos motores.


A fuselagem do avião, que estava na cachoeira e foi retirada neste domingo (7), está sendo levada para o pátio da empresa de guincho, em Caratinga. De lá, será encaminhada para o Rio de Janeiro, onde os trabalhos da perícia devem continuar.


Os destroços serão levados para a sede do SERIPA III no decorrer desta semana, informou a Força Aérea Brasileira (FAB).


Etapas da remoção

No primeiro momento da operação de retirada, um guindaste ajudou a içar o avião de um ponto ao lado da cachoeira, onde tinha caído, para uma área mais alta do terreno. Na segunda etapa, as asas foram cortadas e algumas partes começaram a ser retiradas.


Motor que estava em mata fechado foi resgatado no início da tarde desta segunda-feira — Foto: Fervel Auto Socorro/Divulgação


Na noite de sábado (6), a aeronave já havia sido tirada da correnteza da cachoeira;


Confira as etapas de remoção do avião:


Sábado (6): aeronave foi retirada da correnteza;

Domingo (7): avião foi puxado para a parte mais alta do terreno por um guindaste. Para facilitar o transporte, as asas foram cortadas;

Segunda(8): profissionais do Auto Socorro particular, contratados pela empresa dona do avião, resgataram os dois motores. Em seguida, o avião deverá ser levado de caminhão ao Rio de Janeiro.


A empresa dona da aeronave, PEC Táxi Aéreo, foi autorizada a recolher os destroços após o trabalho de perícia da Polícia Civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) feito no local do acidente, pois todas as evidências iniciais que poderiam ser usadas na investigação já foram retiradas da aeronave.


O Cenipa informou que uma segunda etapa da perícia será realizada após as peças do avião serem recolhidas e encaminhadas para o Rio de Janeiro.


Morte da cantora

Marília Mendonça viajava para Caratinga, onde faria um show na noite desta sexta-feira (5). Antes de embarcar, ela fez uma postagem nas redes sociais relatando que estava a caminho da cidade.


O avião bimotor de pequeno porte que transportava a cantora e mais quatro pessoas caiu em uma cachoeira na tarde de sexta (5). Todas os cinco ocupantes morreram no acidente, que está sendo investigado pela Cenipa.


O corpo de Marília e do tio e assessor dela foram encaminhados para Goiânia na manhã de sábado. O velório dos dois foi aberto ao público, cerca de 100 mil pessoas passaram na despedida da artista. Já o enterro da cantora foi restrito para a família.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pente-fino do INSS pode deixar 85 mil beneficiários sem auxílio-doença



Pelo menos 85.191 beneficiários podem perder o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por não terem marcado a perícia médica após pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Em agosto, o INSS convocou 170 mil segurados que estão há pelo menos seis meses sem passar por perícia médica.


Desse total, 95.588 foram convocados via publicação no Diário Oficial da União no dia 27 de setembro para agendarem a perícia médica de reavaliação do benefício por incapacidade por não terem sido encontrados ou não terem marcado o exame - clique aqui para ver a lista de segurados convocados.


No entanto, apenas 10.397 segurados agendaram a perícia médica revisional até o momento - ainda faltam 85.191 segurados.


O prazo para agendar a perícia vai até 11 de novembro. O agendamento pode ser feito pelo site www.meu.inss.gov.br e aplicativo Meu INSS, ou por meio de contato telefônico com a Central de teleatendimento, ligando para o número 135.


No dia da perícia, o segurado deve apresentar toda documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames.


No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 dias da suspensão realizada, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva do benefício.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Assessoria de Marília Mendonça afirma que 'fontes confiáveis' disseram que ela estava bem: 'Em nenhum momento o equívoco foi intencional'



A assessoria de comunicação de Marília Mendonça divulgou uma nota nesta segunda-feira (8) para explicar por que informou incorretamente para veículos de imprensa que a cantora teria sido resgatada de avião e estaria bem após a queda de um avião na sexta-feira (5), uma hora e quinze minutos antes de corrigir a informação e dizer que a cantora morreu no acidente.


A artista e mais quatro pessoas morreram na sexta-feira, na queda de um avião de pequeno porte perto de uma cachoeira na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais.


Segundo a assessoria, a informação de que ela estaria bem foi repassada a eles por "uma fonte confiável". Eles não explicam na nota qual foi esta fonte. "Em nenhum momento o equívoco foi intencional, sempre prezamos pela ética profissional e moral", diz a nota.


Leia a nota abaixo:


"Em conhecimento do acidente, a assessoria de imprensa da artista buscou informações de fontes confiáveis. Estas informaram que estaria tudo bem e que todas as pessoas estavam sendo conduzidas ao hospital, somente para realizar procedimento padrão. Passados menos de 20 minutos, as mesmas notificaram a equipe sobre a fatalidade. A notícia foi repassada, primeiramente, aos familiares das vítimas. Vale ressaltar que todas informações foram disponibilizadas sempre baseadas em fontes confiáveis. Em nenhum momento o equívoco foi intencional, sempre prezamos pela ética profissional e moral".


Como foram os contatos do g1 com a assessoria no dia da morte da cantora:


Por volta das 16h30 da sexta-feira, o g1 procurou a assessora de imprensa de Marília Mendonça, que confirmou o acidente, mas informou que a cantora e todos que estavam no avião já teriam sido resgatados e que estavam bem.

O Corpo de Bombeiros não confirmou ao g1 a informação da assessoria de que todos haviam sido resgatados. Por volta das 16h50, o g1 voltou a procurar a assessoria de imprensa, que reafirmou a informação de que todos tinham sido resgatados e estavam bem.

Por volta das 17h15, o g1 voltou a procurar a assessora da cantora. Neste momento, ela disse que não estava mais conseguindo falar com o empresário da cantora, que havia passado as informações iniciais à assessora, segundo ela.

Às 17h45, a assessoria informou em nota oficial que a cantora havia morrido.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Flamengo é multado em R$ 50 mil por cantos homofóbicos da torcida no jogo contra o Grêmio

Em julgamento realizado nesta segunda-feira, o STJD multou o Flamengo em R$ 50 mil por causa de cantos homofóbicos da torcida na partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil.


Também denunciados, o árbitro Rodolpho Toski, os assistentes Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos, o quarto árbitro Lucas Paulo Torezin, o inspetor da CBF, Almir Alves de Mello, e o delegado da partida, Marcelo Viana, foram absolvidos.


Torcida do Flamengo se aglomera em setor do Maracanã na partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil — Foto: André Durão


No dia 27 de setembro, o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ apresentou uma “Notícia de Infração” dando conhecimento às imagens que circulavam na internet, gravadas no jogo entre Flamengo e Grêmio, em 15 de setembro, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil, onde é possível ouvir um coro da torcida rubro-negra entoando: "Arerê, gaúcho dá o c* e fala tchê".


Ao analisar as imagens, a Procuradoria entendeu que o comportamento da torcida do Flamengo se enquadra no artigo 243-G do CBJD.

Fonte: ge

Leia Mais ››

Debandada no Inep: 31 pedem demissão às vésperas do Enem

Fazendo upload: 238812 de 238812 bytes.


Trinta e um funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram exoneração nesta segunda-feira (8) dos cargos que ocupavam. A prova será realizada nos dias 21 e 28 de novembro, daqui a menos de duas semanas.


Inicialmente, 13 nomes haviam se demitido de suas funções. Ao longo do dia, outros 18 servidores pediram exoneração e se integraram ao grupo (veja a lista com todos os nomes mais abaixo nesta reportagem). O g1 procurou os servidores, mas não conseguiu contato.


No pedido de dispensa encaminhado à diretoria do Inep, os servidores justificam a saída pela "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão. Também mencionam episódios de assédio moral, expostos em uma assembleia realizada na quinta-feira (4).


Entre os demissionários, está Camilla Leite Carnevale Freire, que integrava a coordenação-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de acordo com informações do Portal da Transparência. Assim como o Enem, essa prova também está prestes a acontecer: será aplicada no próximo domingo (14).



Procurados pelo g1, o MEC e Inep ainda não haviam se manifestado até a última atualização desta reportagem.


A Frente Parlamentar Mista da Educação, representada pelo professor Israel Batista (PV-DF), informou que vai protocolar na Comissão de Educação requerimentos para convocar o presidente do Inep, Danilo Dupas, e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para prestarem esclarecimentos sobre a situação. Os requerimentos precisam ser votados.


Outras demissões

A demissão em massa no Inep acontece dias após o pedido de exoneração de dois coordenadores ligados à realização do Enem.


Na sexta-feira (6), Eduardo Carvalho e Hélio Junio Rocha Morais, que ocupavam os cargos de coordenador-geral de exames para certificação e coordenador-geral de logística da aplicação, respectivamente, pediram demissão. Procurados pelo g1, eles não quiseram dar declarações públicas.


Em setembro, o então diretor de tecnologia responsável pela versão digital do exame, Daniel Miranda Pontes Rogério, solicitou exoneração de seu cargo. De acordo com o Inep, a decisão partiu de Rogério, que alegou "motivos pessoais".


Cobranças ao MEC

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Associação dos Servidores do Inep (Assinep) lamentou "profundamente" que o instituto tenha "chegado a esse ponto".


Afirmou ainda que os demais servidores que continuam no Inep vão seguir trabalhando para que as demandas do órgão sejam cumpridas, mas cobrou uma "atuação urgente" do Ministério da Educação (MEC) e do governo federal para resolver a questão.


Alexandre Retamal, presidente da Assinep, afirmou à reportagem que os servidores só estavam tomando essa atitude "como um alerta para a sociedade para não serem responsabilizados diante de tudo o que pode acontecer".


Ele ressaltou que, além do Enem, o Inep também cuida de sistemas que, por exemplo, estão ligados ao Censo da Educação Básica em 202. As informações do censo servem para a distribuição de recursos do Fundeb, que, segundo ele, está atrasada.



Lista de quem pediu exoneração nesta segunda (8)

De acordo com informações obtidas pelo g1, pediram demissão nesta segunda-feira:


Marcela Guimarães Côrtes, coordenadora-geral;

Natalia Fernandes Camargo, coordenadora-geral substituta;

Nathalia Bueno Póvoa, coordenadora-geral-substituta;

Vanderlei dos Reis Silva, coordenador;

 Gizane Pereira da Silva, coordenadora-substituta;

Hélida Maria Alves Campos Feitosa, servidora pública federal;

Samuel Silva Souza, servidor público federal;

Camilla Leite Carnevale Freire, servidora pública federal;

Douglas Estevão Morais de Souza, coordenador-substituto;

Patricia da Silva Onório Pereira, coordenadora;

Denys Cristiano de Oliveira Machado, coordenador;

Alani Coelho de Souza Miguel, coordenadora-substituta;

Leonardo Ferreira da Silva, coordenador-substituto;

Francisco Edilson de Carvalho Silva, coordenador-geral;

Silvana Maria Lacerda Gonçalves, servidora pública federal;

Andréia Santos Gonçalves, coordenadora-geral;

Victor Rezende Teles, substituto;

Helciclever Barros da Silva Sales, coordenador;

Helio Pereira Feitosa, coordenador;

Saulo Teixeira dos Santos, servidor público federal;

Edivan Moreira Aredes, coordenador-substituto;

Rita Laís Carvalho Sena Santos, coordenadora;

Danusa Fernandes Rufino Gomes, coordenadora-substituta;

Claudia Maria Ribeiro Gonçalves Barbosa Marques, servidora pública federal;

Rosária Duarte Melo, servidor público federal;

Elysio Soares Santos Junior, coordenador-geral-substituto;

Karla Christina Ferreira Costa, servidor público federal;

Adelino Nunes de Lima, coordenador-geral-substituto;

Clediston Rodrigues Freire, servidor público federal;

Clara Machado da Silva, servidora pública federal;

André Augusto Fernandes Pedro, coordenador-substituto.

Críticas ao planejamento do Enem

Na assembleia da semana passada, servidores do Inep disseram ver risco à aplicação da prova do Enem 2021 pelo que classificam de "falta de comando técnico".


Em um ato realizado em frente ao prédio do instituto, em Brasília, um grupo de funcionários afirmou que a atual gestão promove um "clima de insegurança e medo".


De acordo com o relato dos servidores, entre outras queixas, a aplicação das provas do Enem está sendo elaborada sem a atuação das Equipes de Incidentes e Resposta (ETIR), por decisão "arbitrária e unilateral" de pessoas com cargos de chefia, ligadas à presidência do instituto.


O grupo que fez o protesto conta que os técnicos do Inep não têm sido ouvidos. A associação que representa os servidores disse que iria enviar um relatório com as denúncias sobre os problemas para parlamentares federais.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em conversa com Valdemar Costa Neto, Bolsonaro avisa que vai se filiar ao PL

Numa conversa telefônica nesta segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro confirmou ao presidente do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, a decisão de se filiar ao partido para disputar a reeleição em 2022.


Fazendo upload: 374023 de 374023 bytes.
O presidente Jair Bolsonaro em encontro do G20, em Roma, no último dia 30 de outubro — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters


Antes de decidir pelo PL, Bolsonaro também conversou com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, presidente licenciado do PP.


Para Costa Neto, Bolsonaro disse que Ciro Nogueira entendeu os argumentos para a filiação ao PL. Antes, havia negociação para Bolsonaro se filiar com seu grupo político ao PP.


Pesou favoravelmente ao PL a maior liberdade para escolha de candidatos majoritários nos estados, especialmente para aqueles que devem disputar uma vaga de senador.



No PP, havia resistência à filiação de Bolsonaro em alguns estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Paraíba.


Pela negociação em curso, o PP deve escolher o candidato a vice na chapa de Bolsonaro. E o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), terá apoio para disputar a reeleição para o comando da Casa.


A expectativa é que cerca de 15 deputados federais bolsonaristas acompanhem o presidente. Atualmente, esses deputados estão filiados ao antigo PSL – que se fundiu com o DEM para criar o União Brasil.


Há dois anos sem partido, Bolsonaro faz um movimento de casamento definitivo com o Centrão.


A intenção é fazer um palanque em 2022 que inclua também o Republicanos.


Em 2018, Bolsonaro fez campanha criticando o que chamava de “velha política” e “toma-lá-dá-cá”.


Fonte: g1

Leia Mais ››