sexta-feira, março 15, 2013

Altos e Baixo marcam a Reunião da Câmara dos Vereadores de Itaú-RN


A reunião que aconteceu nesta sexa-feira (15), foi marcada por altos e baixos.

Você amigo leitor, poderá acompanhar aqui no nosso blog os imbróglios envolvendo os nobre vereadores do município.

Fique Ligado!!!!

A qualquer momento... Aguarde!

Arlindo Maia da Redação do Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Reunião da Câmara Municipal de Itaú promete bastante movimentação


A reunião do Poder Legislativo programada para acontecer nesta sexta-feira (15), às 17h, promete ser bastante movimentada, tudo isso devido as críticas apresentadas contra os vereadores que no ano passado eram cobrados pela aprovação do RPPS (Regime de Previdência Própria Social do Município) pela gestão passada, que de acordo com o Vereador Gildo Pinheiro (PR) alguns meios de imprensa do município investiram em críticas pesadas por não terem aprovado o orçamento da previdência.

E para isso, o vereador Márcio Lima (PR) requereu na seção passada, que aconteceu na sexta-feira (08/03/2013) a elaboração de um oficio convocando a presidenta da Previdência, Kaliandra Freitas, a prestar esclarecimentos a respeito do não andamento do mesmo. Pois os vereadores não entenderam porque tanta pressa em aprovar algo que ao menos saiu do papel.

Paulo Moreira e Gildo Pinheiro
Segundo o vereador Gildo Pinheiro (PR) o mesmo procurou a presidenta Kaliandra Freitas, para que a mesma explicasse porque a aposentadoria do pessoal estava parada, exigindo o andamento dos processos, devido à necessidade do pessoal requer o benefício da aposentadoria, isentando a culpa da câmara municipal, dizendo ainda que essas pessoas precisam ser aposentadas devido às condições de saúde que impossibilitam a execução do trabalho.

O vereador ainda pediu agilidade por parte dos vereadores da situação, defendo que os vereadores da gestão passada foram alvos de críticas (por não aprovarem o projeto) e agora o sistema parou após a aprovação.

O Vereador Márcio Lima (PR) questionou e ao mesmo tempo denunciou a presidenta do conselho da previdência, exercer a função, sendo locada na secretaria de educação do município, pedindo esclarecimento sobre o assunto.

A pauta da reunião desta sexta-feira (15), contará com a formação das comissões; Entrada do Projeto de Lei das Comissões pedindo autorização para contração do pessoal em regime especial; debate do Plano e Cargos e Salários do Município que de acordo com os legisladores estão defasados com o convite especial aos professores e apresentação de mais alguns requerimentos.

Só lembrando:

A reunião do Poder Legislativo acontecerá hoje, a partir das 17h na Câmara Municipal de Itaú na Rua Edwiges Maia, Centro, Itaú-RN.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Escavação ferroviária encontra 13 corpos em vala comum medieval


Vala comum de corpos da Idade Média foi encontrada em escavação de túnel em Londres (Foto: Crossrail/AFP)
Funcionários de um projeto ferroviário no centro de Londres encontraram 13 corpos de pessoas que teriam sido vítimas da Peste Negra no século 14. A doença, transmitida pela pulga de ratos, pode ter dizimado até um terço da Europa na Idade Média. Até hoje, a pandemia é considerada a mais cruel e destrutiva da história humana.
A descoberta dos esqueletos em uma vala comum foi feita pelo projeto bilionário Crossrail durante a escavação de um túnel sob a Praça Charterhouse.
Segundo informações do site do jornal britânico "Daily Mail", as ossadas estavam a quase 2,5 metros entre as estações de trem Farringdon e Barbican, duas das áreas mais movimentadas da capital inglesa.
E os corpos de homens e mulheres não foram simplesmente jogados nas valas, mas colocados lado a lado em fileiras uniformes, com as mãos cruzadas sobre o tronco.
Agora, arqueólogos (vistos nas fotos) trabalham no local. O principal especialista, Jay Carver, disse que essa é uma obra muito significativa e que ainda há muitas perguntas a responder. Primeiro, serão feitas análises de DNA para identificar a causa da morte dessas pessoas, qual a idade delas na época e quem elas foram.
Quando os exames forem concluídos, os esqueletos devem ser enterrados no próprio sítio arqueológico ou em um cemitério.

Arqueólogo faz medições de esqueleto encontrado no centro de Londres (Foto: Crossrail/AFP)

Arqueólogo faz medições de esqueleto encontrado no centro de Londres (Foto: Crossrail/AFP)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chega ao fim velório de Chávez na Academia Militar em Caracas



Morte de Hugo Chávez178 fotos

171 / 178
15.mar.20123 - Bandeira gigante da Venezuela é hasteada no Paseo de Los Próceres, em Caracas, local onde passará o caixão de Hugo Chávez - o cortejo até um museu militar vai percorrer mais de 18 quilômetros na capital venezuelana Leia mais William Viera/Efe



Foram encerradas na manhã desta sexta-feira (15) as visitas ao salão de honra da Academia Militar em Caracas, na Venezuela, onde era velado o corpo de Hugo Chávez. Durante nove dias, filas quilométricas se formaram para que os visitantes realizassem a última homenagem ao presidente venezuelano, morto no dia 5 de março.

Felix Bolívar, militante do Partido Comunista da Venezuela (PCV), foi a última pessoa da fila que entrou no salão Simón Bolívar para se despedir de Chávez. Um grupo entoou o grito de "viva Chávez! a luta continua" ao se fecharem as portas, às 2h35 da madrugada de hoje no horário da Venezuela (4h de Brasília).

Segundo informações da Agência Venezuelana de Notícias, o corpo de Chávez será levado ainda na manhã desta sexta para Quartel da Montanha, no bairro de 23 de Janeiro, onde será instalado no Museu da Revolução.

Despedida continua
Milhares de venezuelanos se concentraram desde cedo ao redor da Academia Militar, de onde nesta sexta-feira será levado o caixão do falecido presidente Hugo Chávez ao Quartel da Montanha ou Museu da Revolução.
O caixão será levado em uma comitiva do Forte Tiuna, o principal destacamento militar de Caracas e onde fica a Academia Militar, em um percurso de mais de 18 quilômetros que deveria começar por volta das 10h30 hora local (12h de Brasília).

No Paseo de Los Próceres, próximo à Academia, foram dispostas arquibancadas que desde cedo estão se enchendo.
A comitiva com o caixão passará pelo meio dessa avenida diante das arquibancadas, como ocorre habitualmente com os desfiles militares em Caracas.

Mais tarde, percorrerá a estrada até entrar no popular bairro de 23 de Janeiro, por onde entrará até o Quartel da Montanha, onde Chávez montou seu posto de comando durante o fracassado golpe de Estado de 1992 contra o então presidente Carlos Andrés Pérez e onde seus restos repousarão temporariamente a partir de agora.
Como na sexta-feira passada, hoje é feriado em Caracas e os dois Estados vizinhos à capital, o que inclui a suspensão de classes e também o fechamento de bancos.

Várias ruas da cidade, como a que leva ao aeroporto internacional de Maiquetía, estão fechadas desde as 6h locais (7h30) pelo cortejo fúnebre. 

Chávez não será embalsamado
O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, admitiu na quarta-feira (15) que será "bastante difícil" embalsamar o corpo de Hugo Chávez, como o governo havia anunciado após a morte do líder venezuelano, porque os procedimentos necessários deveriam ter começado "muito antes".

"Recebemos cientistas do mais alto nível, os melhores do mundo, de Rússia e Alemanha (...) e as notícias e opiniões nos dizem que será bastante difícil porque os preparativos deveriam ter começado muito antes", disse Maduro durante um ato transmitido pela TV estatal.

No dia 7 de março, em meio ao clamor popular, Maduro anunciou que Chávez seria embalsamado para ser visto "para sempre" pelos venezuelanos. A ideia era fazer o mesmo que foi feito com Lenin, Ho Chi Minh e Mao Tse Tung.

O Parlamento debaterá a partir de terça-feira uma emenda constitucional para permitir que Chávez descanse no Panteão Nacional, junto ao libertador Simón Bolívar. Segundo a Constituição, são necessários 25 anos após o falecimento para se trasladar um herói ao Panteão Nacional.


 
Ampliar

Alianças do polêmico Chávez 7 fotos

3 / 7
6.mar.2013 - Hugo Chávez com o então presidente da Líbia Muammar Gadhafi, morto em 2011. O presidente venezuelano considerava Kadhafi como um amigo, e pedia que ele resistisse às "agressões imperialistas" da Otan, que apoiou os rebeldes líbios desde o início do conflito em 2010. Em 2011 Chávez disse que a intenção das potências internacionais era se apoderar do petróleo líbio Miraflores/Reuters


Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Novo Papa Francisco tropeça durante audiência com cardeais no Vaticano



O novo Papa Francisco tropeçou nesta sexta-feira (15) ao se levantar durante uma audiência para os cardeais no Vaticano.
O Papa argentino tropeçou, mas se levantou.
Francisco, que tem 76 anos, disse que os cardeais, em sua maioria idosos, devem espalhar a mensagem da Igreja para os mais jovens.
O argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa pelos cardeais reunidos em conclave na quarta-feira, tornando-se o 266º Papa da Igreja, o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta.

O Papa Francisco tropeça durante encontro com cardeais na Sala Clementina, no Vaticano. (Foto: AP/TV do Vaticano)

O Papa Francisco tropeça durante encontro com cardeais na Sala Clementina, no Vaticano. (Foto: AP/TV do Vaticano)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acusado de perseguição por Valdivia está vetado em estádios pela FPF


Relação de torcedores impedidos de entrar nos estádios foi exposta no Pacaembu
Valdivia acusou Wellington Oliveira Almeida de ser o responsável por uma perseguição que resultou em troca de ofensas e violência contra o elenco palmeirense no aeroporto da Argentina semana passada. E o membro da Mancha Alviverde citado está vetado pela Federação Paulista de Futebol de ir aos estádios em São Paulo por conta do histórico de violência.

O nome do torcedor está entre os 135 vetados pela entidade. Antes do confronto da noite desta quinta-feira entre Palmeiras x Paulista no Pacaembu, a lista ficou exposta em um dos portões de acesso ao estádio.

Wellington Oliveira, conhecido como “Zeca Urubu” tem passado violento. O torcedor já brigou com João Vitor e Fabinho Capixaba em um intervalo de menos de um ano. Valdivia o acusa de ser o mentor do ataque ao elenco no aeroporto por conta de problemas pessoais.

Chamam ele (torcedor) de Zeca. É o mesmo que brigou com o Fabinho Capixaba esse ano. Já veio aqui no CT falar que eu estava em banheira de motel com duas mulheres. Acho que é pessoal, acho. Tomara que isso entre eles seja falado, pois eles protegem e apoiam o Palmeiras”, disse Valdivia.

Além de Wellington Oliveira, a lista ainda conta com Marcos Ferreira Santos, presidente da organizada Macha Alviverde, e que também esteve presente na Argentina. Em reportagem do UOL Esporte, Marcos já admitiu não respeitar o veto da FPF.

Acontece, a polícia não consegue verificar todo mundo. Ano passado até fui barrado. Foi no clássico contra o Corinthians, eu tinha sido banido, mas tentei ir. O policial me conhecia e sabia que eu estava banido, não deixou. Pra mim é um pouco difícil porque eles me conhecem, mas os outros torcedores não tem como eles saberem”, afirmou Ferreira.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Em "Salve Jorge", suposto corpo de Morena chega ao Brasil


15.mar.2013 - Em "Salve Jorge", Morena vê Lívia em Istambul e fica cheia de esperança
No capítulo da próxima quarta-feira (20) de "Salve Jorge", o suposto corpo de Morena (Nanda Costa) vai chegar ao Brasil.

A mãe da traficada, Luciamar (Dira Paes) será avisada e irá receber o suposto corpo acompanhada de Helô (Giovanna Antonelli), que já estará de volta ao Brasil. 

No mesmo capítulo, Jô (Thammy Miranda) avisará a delegada de que o exame de DNA do corpo que chegou ao país deu negativo, e que, por consequência, não é Morena.

Helô, que já sabe que a filha de Lucimar está viva, e, inclusive, já esteve com ela na Turquia, continua fingindo não saber a verdade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vídeo mostra homens levando jovem desaparecida, em Anápolis, GO


Jovem está desaparecida há dois dias, em Anápolis, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)


Imagens feitas por câmeras de segurança mostram o exato momento em que a estudante Isabel Rodrigues Cruz, de 22 anos, é agredida e levada por três homens. Segundo a Polícia Civil, a jovem foi sequestrada no último dia 12, no bairro de Lourdes, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, onde o vídeo foi gravado.

A gravação mostra que a vítima estaciona a motocicleta e faz um sinal de luz. Minutos depois, é registrada a chegada dos suspeitos em um carro prata e dois deles descem do veículo armados. Então, um dos homens arranca o capacete de Isabel e, em seguida, agride a jovem na cabeça. As imagens ainda flagraram quando a mulher foi levada para dentro do carro e um dos criminosos fugiu com a moto dela.
A principal linha de investigação da Polícia Civil é de que o caso tenha relação com o tráfico de drogas, pois Isabel tem passagem por esse crime. Inclusive, o delegado Manoel Vanderic suspeita de que os homens que a levaram sejam traficantes.
"Descartamos o desaparecimento voluntário e seguimos agora os indícios de sequestro ou de execução", afirmou Vanderic.
Para auxiliar a desvendar o caso, agentes da Delegacia Estadual de Investigação Criminal (Deic) estão em Anápolis. "Vamos solicitar algumas quebras de sigilo, tanto telefônico como bancário, na tentativa de localizar o paradeiro dela", informou o delegado do Grupo Antissequestro, Gleidson Carvalho.
Amigos e familiares de Isabel também se mobilizaram para procurar a jovem. Eles fizeram uma campanha na internet e estão distribuindo cartazes pela cidade. "Nossa preocupação e nossa angústia é achar ela, seja de que forma for", afirma, em lágrimas, a irmã da vítima, Ana Paula Rodrigues.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Boeing afirma que 787 é um avião seguro


Mike Sinnett, engenheiro da Boeing, apresenta para a imprensa a nova bateria da aeronave em Tóquio

A direção da empresa americana Boeing assegurou nesta sexta-feira (15), em Tóquio, que o modelo 787 é um avião "absolutamente seguro" e que a bateria não apresenta riscos de incêndio.

Além disso, destacou que o 787 voltará a voar dentro de algumas semanas.

"A retomada dos voos comerciais é, sem dúvida, mais uma questão de semanas que de meses", declarou o diretor de aviação civil da Boeing, Ray Conner.

O Boeing 787 Dreamliner é um avião "absolutamente seguro", insistiu o engenheiro chefe do programa, Mike Sinnett, ao apresentar soluções para o problema da bateria, que provocou a suspensão dos voos deste modelo de aeronave desde janeiro.

Os aviões sofreram uma série de problemas técnicos no começo deste ano, o que levou a Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos a lançar uma proibição de voo com a aeronave nos EUA. Como a Boeing é americana e a FAA faz a certificação de seus aviões, a decisão da foi seguida por agências de todo o mundo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Já avó, mulher fica grávida 16 anos após laqueadura: 'Fiquei assustada'


Carmem descobriu que está grávida ao ir ao ginecologista (Foto: Leandra Ribeiro/G1)Carmem descobriu que está grávida durante um
exame de rotina (Foto: Leandra Ribeiro/G1)
Mãe de três filhos e avó de uma menina de 2 anos, a funcionária pública Carmem Luci Amaral Marques Andrade descobriu aos 38 anos que está grávida, mesmo depois de ter passado por uma cirurgia de laqueadura. Ela foi submetida ao procedimento de contracepção há 16 anos, logo após dar à luz o filho caçula, Bruno Felipe Amaral, e, em janeiro deste ano, durante exames de rotina no médico ginecologista, ficou sabendo da gravidez.
“Não desconfiei de nada. Estava menstruando normalmente. Como já tinha problemas com cisto, minha médica pediu alguns exames. E descobri durante o exame de ultrassom. Estava sozinha quando o médico falou que estava grávida. Quando iria imaginar isso? Falei que não tinha como, então ele me mostrou a tela do computador e o bebê, com 14 semanas”, relatou ao G1. Carmem mora em Cuiabá com a família e está grávida de cinco meses.
A funcionária pública era separada e se casou novamente em setembro do ano passado. No primeiro casamento ela teve três filhos, hoje com 17, 18 e 23 anos, sendo que o mais velho já tem uma filha de dois anos. O atual marido dela também já foi casado e tem duas filhas. De acordo com Carmem, o susto na família foi muito grande. “Todos sabiam que eu era operada. Meus dois filhos mais velhos ficaram assustados, mas o Bruno [o caçula] ficou rindo de mim. Com meu marido foi diferente. Entreguei o exame da ultrassom e ele chorou. Perguntei a ele se ele sabia o que era. Ele disse 'lógico que eu sei' e começou a rir”, recordou. Ela ainda não sabe o sexo do bebê.
Apesar de não ter planejado a gravidez, a funcionária pública já ganhou muitos presentes dos amigos que aguardam a chegada do bebê. “Meu marido falou que o jeito é rir. Não compramos nada ainda, nem fizemos quarto para o bebê, primeiro porque não sabemos se é menino ou menina. Além disso, os amigos querem fazer chá de bebê para nós e já ganhamos até o berço”, disse.
Ela lembrou que quando fez a laqueadura não foi informada de que o procedimento poderia se desfazer. “Quando a gente faz [a laqueadura] ninguém fala isso, que pode voltar, que podemos engravidar ainda”, ressaltou. Na primeira ultrassom não foi possível ver o sexo do bebê, que está previsto para nascer em julho.

Quando ficou sabendo da gravidez bebê estava com 14 semanas (Foto: Leandra Ribeiro/G1)Quando ficou sabendo da gravidez bebê estava com 14
semanas (Foto: Leandra Ribeiro/G1)
O médico ginecologista e obstetra Luiz Augusto Menechino explicou que, apesar de não ser comum, existe a possibilidade da cirurgia reverter. “Há essa possibilidade sim. Pequena, mas existe. A mulher que faz tem que estar consciente que pode reverter. Isto é independente da idade ou da situação”, disse.
Segundo Menechino, quando a laqueadura é feita durante o período de cesárea, o índice de falha é muito maior do que quando ela é feita bem depois. “Por isso, o Ministério da Saúde tem vários critérios para realizar a cirurgia. Os estudos dizem que, fazendo a laqueadura na cesárea, a chande de engravidar é de 0,01%. Fora da cesárea é bem menor, quase dez vezes menor. Porque quando é feito durante o período de cesárea a trompa está maior, inchada, o edema é da própria fisiologia da trompa. Mas é passível de falha sendo realizada na cesárea. Eu, por exemplo, nunca vi nenhum caso de quando é feito fora da cesárea”, pontuou o médico.
A dúvida da funcionária pública agora é o que fazer após o parto. De acordo com o  ginecologista e obstetra Luiz Augusto Menechino, provavelmente ela fará uma nova laqueadura depois da cesária. No entanto, os médicos hoje usam uma técnica mais segura. “Chama-se fimbriectomia. Nela, tira-se uma parte da trompa, bem grande. A segurança é bem maior para que não haja reversão”, pontuou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com pés imersos há mais de 12 horas, brothers seguem em prova



Após mais de 12 horas disputando a prova de resistência pela liderança, na manhã desta sexta-feira (15), Andressa se mostra forte na competição e diz que não desistirá tão cedo, mas já reclamou que não sente mais os pés, imersos em água gelada desde a noite de quinta-feira.

"Estou sonhando com a hora de chegar lá (no quarto do líder) e ver as fotinhos da minha mãe", disse a paranaense para Fernanda, que não participa da prova.

"Os três aqui já colocaram o roupão menos eu. Vai acabar o programa e eu não vou ser nada?", ressaltou.

Questionada por Nasser, a esteticista disse que ainda não sente nenhuma dor.

O capixaba também reclamou da situação dos pés. "A única coisa que estou sentindo no pé é a unha encravando", lamentou o capixaba. "Você não vai nem querer ver meu pé quando eu sair daqui", disse em conversa com Fernanda.

Mais cedo, André especulou sobre as mudanças no jogo na reta final do reality show. "Estou achando que nem vai ter anjo,. hein. Formação do paredão hoje à noite", sugeriu.

A prova

Os participantes enfrentam a sexta prova de resistência desta edição do reality. André e Andressa devem ficar em pé sobre réplicas gigantes de embalagens de cappuccino que giram. De tempos em tempos, as caixas descem até uma piscina com água gelada. Vence o último que permanecer em pé.

Natália foi a primeira a desistir após 10 minutos de prova. Reclamando de dores nos pés, Fani abandonou a competição duas horas após o início.

Ficaram de fora da prova Fernanda, a última líder da casa, e Nasser, vetado por André. "O critério de que eu quero ganhar. Vou eliminar que eu considero forte", justificou o brother antes de anunciar o vetado.

Provas de resistência

Esta é a sexta prova de resistência desta edição do "Big Brother Brasil". A primeira foi disputada no primeiro dia do programa e deu uma imunidade e um carro a Nasser, que aguentou por mais tempo o desafio de ficar em pé com as mãos fixas em um carro.

Já a segunda deu uma "falsa liderança" a Eliéser. O paranaense indicou Anamara a um "paredão pegadinha" e a sister voltou na liderança, destronando o brother, que teve direito somente à imunidade.

Na terceira prova, os brothers tiveram de se dividir em duplas, nas quais cada um sentava num balanço e ficava responsável por segurar uma ponta de uma corda, sem poder deixá-la cair. Marien, que fez a prova ao lado de Nasser, saiu como vencedora.

A quarta prova de resistência realizada foi vencida por Kamilla, após a desistência de André e Fernanda. Os brothers estavam dentro de um ônibus que se mexia para todos os lados, como num simulador. Eles deveriam então manter o equilíbrio e ficar em pé, sem poder se sentar, além de ficar com as duas mãos apoiadas em uma barra.

Na semana passada, Fernanda venceu uma prova que consistia em andar num circuito em formado de disco, localizado no centro do jardim. Conforme o disco rodava, cada brother deveria caminhar evitando os obstáculos como cones e, ao sinal sonoro, apertar uma réplica de um desodorante gigante.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Inglês ganha na loteria pela segunda vez e diz que 'não ficou tão animado'


George Traykov disse que prêmio não o animou tanto quanto sua paixão: o paraquedismo (Foto: Reprodução)
George Traykov, morador de Essex, na Inglaterra, provou que tem muita sorte e ganhou na loteria pela segunda vez, conquistando um prêmio de mais de R$ 480 mil. No entanto, o homem afirmou que não ficou “tão animado” com o bolada.

De acordo com o site “Digital Spy”, a quantia não teria importado tanto a Traykov, já que, em 2011, o britânico levou para casa um prêmio de 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 3 milhões), dinheiro utilizado para “fazer mudanças na vida, e enviar a filha Elaine para uma escola particular”.
A grande paixão de George, no entanto, é pular de para-quedas. “Não fiquei muito impressionado [com o prêmio]. Nada se compara ao paraquedismo”, contou o vencedor ao jornal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Serra ameaça deixar PSDB e Aécio tenta evitar


Cena eleitoral de 2010: tucanos se amam sem se dar
José Serra vem de dois projetos –o presidencial de 2010 e o municipal de 2012— que fizeram água. Isso torna líquidas todas as suas pretensões futuras ou liquida com elas? A dúvida atormenta o PSDB. A maioria da legenda avalia que Serra e suas ambições são águas passadas. O grupo de Serra, hoje minoritário, acha que ele e seu cesto de votos ainda podem mover moinhos.

A caminho de uma convenção apresentada como uma espécie de Rubicão partidário, o PSDB chega às margens de 2014 disposto a virar a página de sua divisão interna. Pra trás. Alijado da composição da nova direção da legenda, Serra ameaça abandonar o navio. Presidente do PPS, o amigo Roberto Freire convida-o a embarcar numa canoa feita a partir da fusão do ex-PCB com o nanico PMN.

Os tucanos ruminam a suspeita de que Serra faz bico para chamar a atenção. Mas não teria peito para levantar voo. Pelo sim, pelo não o presidenciável Aécio Neves, na bica de assumir, em maio, o comando do partido deve avistar-se com Serra nesta segunda-feira (18).

Diz-se que Aécio proporá a Serra uma harmonização dos respectivos interesses. Fará o gesto a uma semana de um ato político vendido como divisor de águas. Num evento prestigiado por FHC e pelo governador Geraldo Alckmin, o mineiro Aécio seria festejado pelo PSDB de São Paulo como uma quase unanimidade partidária. Marcada para o próximo dia 25, a pajelança como que se liquefaz em dúvidas.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Australiano provoca estátua viva e leva soco no rosto


Pedestre começou a provocar estátua viva durante apresentação (Foto: Reprodução)
Em uma avenida em Surfers Paradise, na costa australiana, alguns pedestres observavam um artista de rua que fazia um show como estátua viva. De repente, um homem começa a  provocar o artista, chegando a passar a mão no rosto da "estátua", mesmo com outras pessoas pedindo para que parasse. O que o pedestre não esperava era que a estátua iria revidar, e acertar um soco no rosto do provocador.



Artista se irritou e desferiu soco em pedestre (Foto: Reprodução)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Salve Jorge": Lívia descobre que Morena está viva; saiba como será a cena


http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20130315084439.jpg
A vida de Rosângela (Paloma Bernardi) vai voltar a se complicar em "Salve Jorge". Lívia (Claudia Raia) vai descobrir que Morena (Nanda Costa) está viva e resolve punir a traficada.

Tudo acontece quando, ao saber que a filha de Lucimar (Dira Paes) não morreu, ela manda Russo (Adriano Garib) dar uma surra na vilãzinha.

Stênio (Alexandre Nero) vai contar a Lívia que a traficada está viva. Furiosa, ela entra em contato com o segurança e pede para ele esclarecer a história com Rosângela.


Nervosa, ela vai contar que se confundiu e que realmente identificou o corpo. Mesmo assim ela é punida e fica trancada num cativeiro durante um tempo.

Ela apanha de Russo e passa um bom tempo trancada. Até que resolve pedir um telefone a Adam (Duda Ribeiro) para falar com Garcez (Jayme Periard). A vilã pede ajuda ao produtor e força os traficantes a acabarem com o castigo.

Em tempo:

Rosângela vai começar a aliciar homens para virarem escravos sexuais na Turquia. A cena vai ao ar nos próximos capítulos.

Ela, que já sondou mulheres nos capítulos passados, vai abordar um rapaz afeminado que estará fazendo uma apresentação para um grupo de amigos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia localiza galpão utilizado para guardar produtos de roubo no RN


As Políciais Militar e Civil do Rio Grande do Norte encontraram um galpão em Parnamirim, na Grande Natal, que estaria sendo utilizado por assaltantes para guardar eletrodomésticos e móveis roubados. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, trata-se de um bando que assaltava casas e levava os objetos roubados como se estivesse fazendo uma mudança. Um homem foi preso.


No início do mês, a Inter TV Cabugi mostrou o caso da comerciante Dayane Macedo que foi vítima dos bandidos. (veja a matéria ao lado)
Moradora do residencial Plaza Garden, ela ficou estarrecida ao chegar em casa e constatar que os bandidos arrombaram o portão e levaram móveis e eletrodomésticos da sua casa."Foi desesperador. A gente fica sem acreditar porque a gente acha que nunca vai acontecer com a gente", disse a comerciante. Os bandidos levaram o sofá, um televisor, geladeira, fogão, microondas, uma mesa, a cama do casal, um ventilador, e até as portas de um guarda-roupa.
Os vizinhos da comerciante perceberam a movimentação, mas pensaram que o casal estava se mudando. "Os vizinhos disseram que viram, mas pensaram que era uma mudança e não tiveram nenhuma reação, não ligaram pra gente, nada", contou Dayane.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MEC divulga regras para bolsas de estudo remanescentes do Prouni


Site do Prouni (Foto: Reprodução)Site do Prouni (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (15), no “Diário Oficial da União”, uma portaria com as regras para as bolsas de estudos remanescentes do processo seletivo do Programa Universidade para Todos  (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2013.

As instituições de ensino superior deverão dar as bolsas conforme a classificação dos estudantes que não foram pré-selecionados no programa, em processo seletivo para as turmas iniciadas no primeiro semestre deste ano, e conforme o desempenho acadêmico, mensurado pela instituição, para as turmas iniciadas anteriormente ao primeiro semestre.
Segundo a portaria, terão prioridade na ocupação das bolsas os estudantes professores da rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.
Se ainda assim sobrarem bolsas, elas serão oferecidas  no próximo processo seletivo correspondente do Prouni, de forma a cumprir a proporção de bolsas legalmente estabelecida.
A instituição deverá divulgar em locais de grande circulação de estudantes e em seus sites na internet as regras previstas nesta portaria, o número de bolsas disponíveis em cada curso e turno de cada local de oferta de cursos, e a lista dos estudantes inscritos para as bolsas disponíveis em cada curso e turno de cada local de oferta de cursos e, posteriormente, dos estudantes aprovados e reprovados.
Para concorrer à bolsa integral (100% do valor da mensalidade), o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% do valor da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Veja a lista de documentos necessários
Ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento não afasta eventual exigência de entrega de documentos adicionais caso seja julgado necessário pelo coordenador do Prouni na instituição.
Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido bolsa integral em instituições particulares. Os candidatos também não podem ter diploma de ensino superior nem estar cursando uma faculdade pública pública. Neste caso, se o candidato for aprovado no Prouni, vai ter que optar por uma das duas instituições.
Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. Os professores só podem se inscrever para cursos de licenciatura para formação na educação básica. O site do Prouni traz um "tira-dúvidas" sobre o programa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP do RN recomenda a convocação dos servidores cedidos da Fundac


O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte recomendou à governadora Rosalba Ciarlini que convoque os servidores cedidos da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente, tendo em vista as dificuldades de recursos humanos existentes naquela instituição. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15).
A recomendação é parte do inquérito civil que tem como objetivo apurar a falta de vagas do Sistema Socioeducativo de Internação no município de Natal. De acordo com a publicação, “é notória a falta de gestão da Fundac em assegurar condições adequadas de funcionamento às unidades de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, mediante a falta de planejamento e má gerência dos recursos públicos”.
O documento relata ainda que “o problema de recursos humanos da Fundac não se refere apenas a deficiência na composição da equipe técnica, mas, sobretudo, da formação e educação dos sócio educadores, da má distribuição dos servidores, dos desvios de funções, do quadro de servidores efetivos 'envelhecido', servidores com diversos problemas de saúde e desgaste mental e físico, do 'inchaço' dos quadros administrativos, o que incidem diretamente nas atividades de sócio educação”.
O Ministério Público concedeu o prazo de dez dias para que a governadora adote as providências devidas para que os servidores cedidos da Fundac retornem às suas atividades no órgão. De acordo com a recomendação, o não cumprimento da recomendação poderá ensejar a adoção de medidas judiciais cabíveis.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Um morre e dois ficam feridos após atentado no Santarém



Um jovem de 17 anos, identificado como Jonatha Helbert Gomes Matos, foi morto, na noite desta quinta-feira (14), na avenida Atol das Rocas, conjunto Santarém, bairro Potengi. O crime, segundo a polícia, foi cometido por uma dupla de motoqueiros que chegou atirando em um grupo de pessoas que estava em uma praça.

De acordo com o Tenente Santos, do 4º Batalhão, os atiradores, que chegaram em uma moto Twister, aproximaram-se das pessoas que conversavam na praça e abriram fogo. Duas delas foram atingidas nas pernas e socorridas imediatamente, enquanto Jonatha, que também pilotava uma motocicleta tipo Dafra de cor amarela, fugiu mas acabou alcançado e morto pelos bandidos. "Ele foi seguido pela dupla e baleado enquanto ainda pilotava a moto. Depois de caído os criminosos levaram o veículo, que foi abandonado logo depois", disse.

Jonatha não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local. Os autores do crime conseguiram fugir e ainda não foram identificados. O oficial ainda disse que a praça é usada por usuários de drogas, mas a vítima pode ter sido morta por estar no local errado e na hora errada. "Existem informes que dão conta da presença de usuários e traficantes no local, mas ainda é cedo para associarmos o assassinato a esta realidade que a praça vive", relatou.

A reportagem do Portal BO conversou com alguns amigos da vítima, que preferiram não serem identificados, e foi informada que Jonatha não tinha envolvimento com drogas e que o rapaz pode ter sido vítima de um latrocínio. 

No entanto, o caso que será investigado pelo 9º distrito, será solucionado após o presidente do inquérito encontrar provas e a autoria. o prazo é de 30 dias e po de ser prorrogado para mais 30 caso o delegado solicitar. 

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Polícia Civil e PM fazem operação em São Gonçalo


Nas primeiras horas desta sexta-feira (15), a Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram uma operação em São Gonçalo do Amarante. De acordo com informações repassadas ao Portal BO, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi presa em flagrante com cartões de créditos e senhas.

O homem foi identificado como Ítalo Dantas Batista, de 26 anos. Ele foi encontrado dentro de uma residência, no bairro Amarante, de posse de vários cartões de créditos e senhas, bem como a quantia de R$ 2.600. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a Delegacia de São Gonçalo.

Além dos policiais civis de São Gonçalo do Amarante, a operação, que teve início por volta das 4h, contou com apoio do Batalhão de Choque, que, inclusive usou cães farejadores, e também a Força Tática daquela cidade. Os mandados foram cumpridos nos bairros Amarante, Novo Amarante, Serrada e Prolar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça determina interdição e desocupação do Presídio Estadual do Seridó


Foto: Ilmo Medeiros (Blog do Sidney Silva)
O Presídio Estadual do Seridó deverá ser interditado a partir desta sexta-feira (15). O juiz Luiz Cândido de Andrada Villaça, da Execuções Penais da Comarca de Caicó, determinou a proibição da entrada de novos detentos e deu prazo de até 180 dias para que o Governo do Estado desocupe toda a estrutura para dar início a um processo de reforma.

“Diante do que foi presenciado por este magistrado no local e o que consta nos presentes autos, realmente não existe como evitar a interdição imediata e definitiva da Penitenciária Estadual do Seridó, posto que é imperiosa a medida até que sejam EFETIVAMENTE sanadas as irregularidades lá existentes”, publicou o juiz Luiz Cândido.

O magistrado ainda classificou o presídio como uma “bomba relógio”, tendo em vista que o indicaram os laudos do Corpo de Bombeiros. “Apesar de não ter condições de prever o futuro, é necessário que as autoridades que representam o Estado – dentre as quais se insere este magistrado – tomem uma atitude que previna mortes e carnificina”.

Citando alguns dos problemas da estrutura, o juiz escreveu em sua decisão: “Não existe no local observância ao que preceitua o Código de Segurança e Prevenção Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio Grande do Norte. Ora, isso significa que, em caso de incêndio, mais de 300 (trezentas) pessoas poderão ser carbonizadas. A estrutura física apresenta diversas rachaduras e, não há como saber, pode estar prestes a desabar sobre as pessoas que se encontram presas ou trabalhando no local. Outro ponto que chama a atenção é a ausência de extintores de incêndio aptos ao funcionamento. É evidente que uma estrutura prisional não pode ter saída de emergência, tal como ocorre numa boate ou num estádio de futebol, e, por isso mesmo, deve ter reforçada a sua capacidade de combate direto ao fogo que eventualmente ocorra”.

O não cumprimento dessa medida poderá gera Ação Civil de improbidade administrativa e até mesmo formulação de pedido de intervenção da União no Estado do Rio Grande do Norte. Com isso, o Governo do Estado deverá ser acionado e terá um prazo de dez dias pra que apresente um plano de desocupação do prédio. Isso deverá ser feito em até 180 dias.

“O Ministério Público fez a sua parte e requereu ao Judiciário a adoção das medidas urgentes. O pleito ministerial teve aceitação do Estado-Juiz e, apesar da dupla confirmação (no 1º grau e no TJRN) e da multa diária de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) imposta ao Estado (que deverá ser paga com dinheiro dos contribuintes), que neste momento já ultrapassa em no mínimo 10 (dez) vezes o valor das melhorias que o local necessita, nada foi feito e o perigo se perpetua até que uma desgraça aconteça. Essa constatação, por si só, já seria suficiente para gerar o impechment de gestores públicos, já que os cofres públicos seriam bem menos agredidos se a decisão judicial já tivesse sido devidamente cumprida”, completou o juiz.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal BO
Leia Mais ››

Identificada uma das vitimas de homicídio na Favela do Tranquilim em Mossoró


Francisco de Assis Silva, 26 anos de idade, residente na Rua Aracaju nº 05, no Bairro Nordeste em Areia Branca. O corpo foi reconhecido por familiares no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep em Mossoró.

A policia acredita que depois de mortas, as vitima foram roubadas.

Três pessoas foram mortas e até agora, apenas uma foi identificada.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Tentativa de homicídio na favela do Fio


Mais uma pessoa ferida, vitima de disparo de arma de fogo. A ação criminosa aconteceu por volta 1 hora da manhã de sexta feira 15 de Março de 2013, na Rua João Paulo II na favela do fio em Mossoró.

Nazareno Isidoro da Silva de 34 anos de idade foi alvejado com uma descarga de espingarda, quando bebia em companhia de amigos. Isidoro disse a policia que só ouviu o estampido e sentiu que tinha sido atingido. Ele disse que viu alguém passando, mas não sabe que era.

Isidoro foi atendido no local pela equipe de uma Unidade de suporte Básica “Bravo” do Samu e como apresentava varias pequenas perfurações em toda lateral esquerda do corpo, provocadas pela dispersão dos balins ou chumbo, foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Toda ação dos profissionais do Samu foi acompanhada pela viatura de Radio Patrulha do bairro.





Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››