sexta-feira, julho 06, 2012

Preocupação dos criadores agora é recuperar rebanho


Uma pequena comitiva formada por representantes da Federação da Agricultura, Associação Norte-rio-grandense dos Criadores e Sebrae/RN tem um encontrado agendado com a governadora  Rosalba Ciarlini para a próxima segunda-feira, quando os temas recorrentes da semana estarão em pauta.

Mas, desta vez, ao contrário dos assuntos mais aguardados, como o descontentamento dos produtores com a compra de leite em pó para suprir o rombo de 55 mil litros diários na captação do Programa do Leite, a comitiva preferirá abordar um tema mais abrangente: a diminuição do rebanho bovino com a severa estiagem que atinge o estado, especialmente o Sertão.

Não há um informe oficial dessa diminuição em número de cabeças, mas segundo o recém-empossado presidente da ANORC, Júnior   Teixeira, a persistir a falta de apoio do governo estadual, trabalha-se com a possibilidade de uma diminuição, até o final deste ano, de 50% do rebanho estimado em 1 milhão de cabeças por fome ou abate de matrizes.

Teixeira disse, ainda, que a reunião com a governadora girará sob duas vertentes: a recuperação do rebanho, por meio de uma série de medidas para as quais o próprio Sebrae/RN se propõe a colaborar, e o resgate da bacia leiteira, cuja importância econômica é indiscutível para o estado.

Fonte: Jornal de Hoje/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Proprietário da lotérica de Montanhas é assaltado em sua própria residencia


Por volta das 11:30 horas desta quinta feira (05/07), elementos em veículos ainda não identificados, anunciaram um assalto aos proprietários da Casa lotérica de Montanhas. O proprietário da lotérica “Dinho” popularmente conhecido como Montanha, jogador de futebol, estava em sua residência, no centro da cidade, quando foi anunciado o assalto.

Os elementos levaram dinheiro que havia na residência e pertences dos familiares, e saíram em disparada com destino ao município de Pedro Velho RN, no veículo da família, um crossfox, preto, além de levarem documentos importantes e de grande valia para a vereadora Branca, que estavam dentro do carro.
As vítimas foram até a Capital do Estado para registrarem os acontecimentos e lavrarem o boletim de ocorrência.

Fonte: Nova Cruz Oficial/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

COLISÃO FRONTAL NA RN-233(PARAÚ)






Na noite de ontem 05 de julho por volta das18h aconteceu uma colisão frontal envolvendo um veiculo Mercedes Benz de placa KLQ 1318 e uma Kombi escolar de placa MXQ 5083, ambos seguiam em sentido contrários, a Kombi seguia Paraú/Assu e o veiculo Mercedes sentido oposto.
Os condutores dos veículos são; José Gonçalo e Francisco Dantas de Oliveira.
O trânsito naquela RN ficou bastante tumultuado, e os agentes do NORE de imediato chegaram ao local fazendo os procedimentos cabíveis, graças a Deus no acidente foi registrado apenas danos materiais.

Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

JOVEM NATURAL DE ASSÚ É PRESA ACUSADA DE TRÁFICO DE DROGAS EM AFONSO BEZERRA


Eliane dos Santos Souza, 18 anos acusada

A acusada mesmo presa faz questão de pousar para as fotos

Parabéns aos policiais que trabalharam nesta ação


Na manhã de hoje 06/07 foi detida acusada de tráfico de droga na cidade de Afonso Bezerra a jovem de apenas 18 anos de idade “Eliane dos Santos Souza” natural de Assú residente em Afonso Bezerra. 
A mesma foi detida precisamente ás 11h15min nas proximidades da Secretaria de Saúde do município, a policia já tinha recebido varias ligações que acusava tinha envolvimento no tráfico de drogas, sendo realizado hoje a prisão, e confirmação das denúncias feitas pela população.
Eliane estava com 05 gramas de Crack dividido em duas pedras, uma grande e outra menor, o que dá aproximadamente 80 trouxinhas,(Pedras Prontas para o uso) essa droga tem um valor em media de R$ 400,00 reais, a mesma ainda estava com um celular modelo LG.
Eliane ainda não tinha passagem pela policia, e está sendo encaminhada para a cidade de Macau para fazer todos os procedimentos cabíveis, agora ficará detida em sala separada na delegacia de policia em Afonso Bezerra a disposição da justiça.
A prisão foi feita pelo Competente Sargento Da Costa, Soldados Santana e Luiz.
Talvez por inocência, não sei mais a acusada se comportava como se nada estivesse acontecendo, sorrindo e brincando, ainda fez questão de fazer varias fotos com pouses....

Fonte: Noticias do RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PF apreende Helicóptero e 174 kg de cocaína


Arma, munições e drogas apreendidas pela Polícia Federal


A Polícia Federal prendeu na última quarta-feira, 4/7, uma quadrilha especializada em tráfico de drogas que atuava em vários estados do país. Com a quadrilha foram apreendidos 174 quilos de cocaína pura que foram transportados por um helicóptero para um sítio no município de Acopiara no Ceará. A quadrilha já vinha sendo investigava pela Policia Federal há cerca de 15 dias.

Oito pessoas foram presas: cinco em Acopiara/CE e os três tripulantes da aeronave, na cidade de Picos no Piauí, quando tentavam abastecer a aeronave.

Além da droga, uma arma de uso restrito e o helicóptero utilizado pela quadrilha foram apreendidos.

Os presos responderão por tráfico interestadual de drogas, associação ao tráfico e por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Todos os presos foram encaminhados para um dos presídios da capital cearense.

Fonte: Sidney Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policiais Federais foram presos durante operação contra contrabando de mercadorias


http://jornaloexpresso.files.wordpress.com/2011/01/policia-federal-large.jpg

Quatro agentes da Polícia Federal, incluindo um delegado, foram presos nesta sexta-feira (6) em Guaíra, no extremo oeste do Paraná, sob suspeita de facilitarem o contrabando de mercadorias na fronteira com o Paraguai. De acordo com a PF, que desencadeou uma operação contra o grupo hoje, os agentes cobravam propina de empresários para deixarem passar mercadorias ilegais e aplicavam os recursos em apartamentos e construções na região de Guaíra e em franquias no Paraguai. 

O grupo também usava contas bancárias em nome de laranjas para ocultar a origem do dinheiro. A Polícia Federal diz que pelo menos R$ 3 milhões foram movimentados pelos agentes no último ano.

A PF não informou há quanto tempo a suposta quadrilha atuava. Os quatro agentes serão indiciados sob suspeita dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, peculato, prevaricação, contrabando e descaminho, concussão e abuso de autoridade. 

Eles estão presos preventivamente e devem ser encaminhados à superintendência da PF em Curitiba ainda hoje. Seus nomes não foram divulgados. Os policiais também foram afastados preliminarmente de suas funções e responderão a um processo administrativo que pode culminar na demissão dos servidores.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estudantes ficam gravemente feridos em colisão entre moto e Caminhão em Carnauba dos Dantas


[2012-07-06%252006.49.23%255B9%255D.jpg]
 Créditos Fotos: Carnaubaem Foco


Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão foi registrado na manhã desta sexta-feira na Rodovia Estadual que dá acesso a cidade de Carnauba dos Dantas e deixou dois jovens estudantes gravemente feridos.

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem dois jovens estudantes se deslocavam para a escola em Carnauba dos Dantas em uma motocicleta quando acabaram colidindo violentamente com uma caminhão não identificado e sofreram lesões graves sendo preciso serem encaminhados para Natal. 

Os dois jovens envolvidos no acidente não tiveram suas identificações confirmadas mais seriam filhos de um cidadão conhecido como Jorge Tadeu 

O acidente aconteceu em uma curva conhecida como "Curva do Sitio de Wilton" e teria sio provocado apos o caminhão invadir a contra mão na curva. O cmotorista do caminhão não prestou socorro as vitimas e evadiu-se do local.

[2012-07-06%252006.50.48%255B9%255D.jpg]

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Adolescente agride pai com guidom de bicicleta em Pau dos Ferros/RN




Um Senhor de 51 anos, residente na rua 25 de Março, Alto do Açude em Pau dos Ferros/RN, foi agredido com um  guidom de bicicleta  pelo próprio filho, um adolescente de 15 anos, o Sr. Juarez Gomes, foi atingido na região orbital esquerda e foi socorrido para o HRCCA e em seguida transferido para Mossoró/RN com suspeita de fratura.

O fato ocorreu por volta das 05h30min  desta sexta-feira(06), após uma nova discussão entre pai e filho,  o adolescente estava danificando a biz pertencente a seu genitor quando foi reclamado passou a fazer ameaças e em seguida aplicou o golpe, na noite anterior o adolescente infrator já teria corrido atrás do pai de posse com um facão, a PM foi ao local e mesmo teria escapado.
O adolescente ao ser apreendido foi encaminhado a 4ª DRPC para as medidas cabíveis e feito ciência  ao Conselho Tutelar.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mercadinho é arrombado no centro de Luís Gomes/RN


Malévolos agiram na madrugada desta quinta-feira (05) praticando um furto a um  estabelecimento comercial  localizado no centro da cidade de Luís Gomes/RN.
                                        
O comerciante Jurian Bernardo de Araújo teve seu estabelecimento comercial arrombado.

De acordo com a vítima, os meliantes levaram certa quantia em dinheiro e cheques de clientes, não sendo revelado o valor do prejuízo.
Até o momento a Polícia não tem informações de quem são os autores do arrombamento.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

VIATURAS DE MOSSORÓ COMEÇAM A RECEBER RÁDIOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL.


O CIOSP Mossoró (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) começou essa semana a instalar junto a Secretaria de Segurança Pública, novos rádios de comunicação nas viaturas que compões o teatro de operações na cidade.
Em contato telefônico com o Ten. Jácome na noite de hoje,  ele nos informou que esse novo sistema digital vai melhorar no que se diz respeito às ocorrências em sigilo, e que no sistema anterior muitos bandidos copiavam através de um HT a frequência da Polícia Militar. Já o novo rádio digital ele atinge mais de 800mhz de potência ficando assim longe do alcance dos rádios portáteis HT, como são conhecidos.
Realmente parabenizar essa iniciativa, pois com certeza a Polícia Militar do RN, obterá assim mais sucesso nas apreensões e ao combate a criminalidade. Nesse caso a sociedade e toda população Mossoroense será beneficiada. Parabéns!


Passando na Hora (Viatura da ROCAM já dispõe do novo rádio)


Passando na Hora (Viatura da ROCAM já dispõe do novo rádio)


Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

ROCAM-03 RECUPERA MOTO ROUBADA NA FAVELA DO TRANQUILIM EM MOSSORÓ.


Policiais da ROCAM-03, Cabo Renixon Fernando e Alan, em patrulhamento na favela do Tranquilim na tarde de hoje (06/07), localizaram através de denúncia anônima informando que um homem estaria abandonando uma moto tipo Shineray vermelha em um riacho dentro de um matagal.
Os policiais além da moto encontraram no local, fardamentos de uma empresa que poderia estar sendo usada em práticas delituosas na cidade, haja vista várias testemunhas informaram  que elementos utilizavam fardas.
Os policiais conduziram a moto e o fardamento,  para a DP de plantão e apresentou ao delegado plantonista o  Dr. Rubério Pinto.


PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação Assespsia: TJ nega habeas corpus para sócio da empresa Marca


A desembargadora em substituição, Tatiana Socoloski, negou o pedido de habeas corpus impetrado em favor de Tufi Soares Meres, sócio da empresa Marca investigada na Operação Assepsia do Ministério Público Estadual.

Os advogados alegaram que o decreto restritivo de liberdade do empresário carece de fundamentação e, que não estão presentes os requisitos autorizadores da prisão preventiva.

A juíza convocada entende que a decisão que decretou a prisão preventiva de Tufi Meres está suficientemente fundamentada, baseada em circunstâncias concretas do caso, autorizadoras da medida excepcional, haja vista que foi determinada para garantia da ordem pública e da ordem econômica, tendo o Magistrado apontado coator explicitado de forma satisfatória os motivos que o levaram a decidir pelo encarceramento do paciente.

“Ademais, muito embora o mesmo seja acusado de delito praticado sem violência ou grave ameaça, há que se considerar, nesta fase do processo, a prova de existência do crime e indícios suficientes de autoria, além do que a intranquilidade que sua liberdade pode trazer à sociedade. (…) Assim, não vislumbro possível, pelo menos neste momento processual, o acolhimento das pretensões do impetrante”, disse a magistrada.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia encontra dois corpos em distrito de São Gonçalo


Por volta das 16h30 desta sexta-feira policiais militares encontra dois corpos de homens assassinados no distrito de Guajirú, São Gonçalo do Amarante. Uma equipe da polícia civil e do Itep foram ao local realizar os procedimentos legais.

De acordo com as primeiras informações, um dos homens foi assassinado dentro de um carro modelo Fox de cor branca, enquanto o outro foi executado poucos metros depois. Ainda não há identificação das vítimas nem informações sobre a motivação do crime

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM ATÉ TRÊS DIAS NO MESMO ENDEREÇO, NÃO PODEM EXIGIR CARTEIRA ASSINADA



O número de profissionais liberais no Brasil cresce cada vez mais, e só nos últimos anos, a quantidade de diaristas disponíveis no mercado de trabalho, duplicou. Tendo em vista que as diaristas que trabalham em diferentes residências possuem uma renda maior, se comparado as empregadas mensalistas, que recebem um salário fixo, esta opção se tornou muito vantajosa.
Estudos apontam que este ganho se torna, em média, 17% a mais, em relação às empregadas mensalistas. Porém, a escolha de receber um salário maior pode acarretar em prejuízos futuros, como a ausência de férias remunerada, 13º salário, FGTS, entre outros benefícios destinadas as profissionais com carteira assina.
Nos últimos anos, o reconhecimento de vínculo empregatício sofreu algumas mudanças, e para isso, o advogado, Dr. Fábio Christófaro, coordenador da Área Trabalhista da Goiofato Associados, comenta sobre a última decisão do Tribunal Superior do Trabalho, que entendeu que a profissional que trabalha até três vezes por semana na mesma residência, não configura no vínculo de emprego, sendo assim, não é reconhecida dentro da lei a ponto de ter a carteira assinada.
"Antes havia muita discussão sobre a caracterização ou não de vínculo empregatício em relação às diaristas, ou qualquer outra profissional, que prestasse serviços em casas de família, por dias de semana determinados. Normalmente, as discussões eram travadas diante dos requisitos do artigo 3º da CLT (Onerosidade, pessoalidade, não eventualidade e subordinação)", explica Christófaro.
Com a decisão do TST, a diarista é remunerada pelo dia trabalhado, o que difere de um profissional que trabalha mensalmente. Ou seja, este tipo de profissional, geralmente, recebe um valor bem superior as empregadas mensalistas. Além disso, quando não quiserem mais prestar serviços, não precisam avisar o empregador com antecedência, já que se trata de uma profissão sem vínculos trabalhistas.
Sobre o Dr. Fábio Christófaro
Advogado Coordenador da Área Trabalhista da Gaiofato Associados. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, sob o nº 166.526. Bacharel em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes; pós-graduado em Direito Empresarial, pela UNIFMU - Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo; pós-graduado em Direito do Trabalho, pela Faculdade Prof. Damásio de Jesus, São Paulo.
Sobre a Gaiofato Advogados Associados
Fundado em 2003, por Alexandre Gaiofato, a Gaiofato Advogados Associados tem a missão de prestar consultoria jurídica e assessorar seus clientes com ética e profissionalismo. Composto por profissionais especializados em diversas áreas do Direito Público e Privado, o escritório é responsável por conduzir casos em áreas que transitam pelas leis do Direito Administrativo, Contencioso Cível, Contratos, Imobiliário, Importação e Exportação, Penal Empresarial, Societário, Trabalhista e Tributário. Todos os processos são comandamos com dinamismo, agilidade e acessibilidade. Acesse: www.gaiofato.com.br.

Fonte: Cidade News Itaú com informações de Ana Paula Deodato
Leia Mais ››

Municípios do RN serão beneficiados com unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida 2


A governadora Rosalba Ciarlini assinou nesta sexta-feira (06) o termo de acordo e compromisso do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 para construção de unidades habitacionais em 41 municípios do Rio Grande do Norte, através da Companhia Hipotecária Brasileira – CHB. A solenidade acontecerá às 16h, no Auditório da Governadoria.

Ao todo, serão construídas 1.660 casas com investimento de R$ 41,5 milhões do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, e mais R$ 5.999.240,00 por parte do Governo do Estado. As contrapartidas municipais serão representadas por bens ou serviços economicamente mensuráveis, não havendo aporte de recursos financeiros. Além disso, o Estado concederá projeto técnico; assistência técnica e social; e contrapartida financeira de R$ 3.614,00 por unidade habitacional. Os recursos para construção das casas serão repassados por meio de instituição financeira autorizada pelo Banco Central e pelo Ministério das Cidades.

As unidades vão beneficiar até 50 mil pessoas, com renda bruta familiar até R$ 1.600,00. A prioridade é para portadores de deficiência, idosos e mulheres chefes de família.

Os municípios do RN beneficiados com as novas unidades habitacionais através do Programa Minha Casa, Minha Vida 2 são: Alto do Rodrigues, Augusto Severo (Campo Grande), Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Espírito Santo, Felipe Guerra, Francisco Dantas, João Câmara, José da Penha, Jucurutu, Luís Gomes, Martins, Nova Cruz, Ouro Branco, Paraná, Passagem, Pau dos Ferros, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Santo Antônio, São José do Campestre, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Miguel, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Sitio Novo, Taboleiro Grande, Tibau, Umarizal, Upanema, Venha-Ver, Viçosa.

Fonte: Cidade News Itaú via Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação
Leia Mais ››

Alcoolismo na terceira idade é preocupante


A prevalência de transtornos relacionados ao uso de álcool entre idosos é maior do que se imaginava. Dados recentes revelam que o problema não costuma ser diagnosticado na terceira idade devido aos sintomas do alcoolismo serem atribuídos a outras doenças crônicas como demência e depressão ou, muitas vezes, ao próprio envelhecimento.

Em um país em que a população está vivendo 25 anos a mais, comparado à década de 60, é este o momento certo para abrir uma discussão sobre o assunto. Transtornos relacionados ao álcool são comuns entre idosos e são muitas vezes subdiagnosticados, uma vez que os instrumentos de rastreamento mais utilizados e os critérios de diagnósticos atuais são voltados para pessoas mais jovens, e ainda, devido ao pouco preparo dos profissionais de saúde em abordar o problema nesta faixa etária. Sendo assim, ignoram evidências e questionamentos que ajudam a diagnosticar a dependência e, quando percebem o abuso do álcool, tratam como tolerável e não encaminham o paciente ao tratamento adequado. 

Parece pouco, mas os efeitos da bebida nessa faixa etária também são graves: o fígado exibe redução da metabolização, o tubo digestivo diminui a capacidade de absorção, o estômago reduz a absorção de vitamina B12 e o pâncreas torna-se mais propenso aos quadros de pancreatites aguda e crônica. A polifarmácia e a utilização de medicamentos de venda livre aparecem como outros complicadores, podendo inclusive resultar em morte por associação de substâncias, como benzodiazepínicos e álcool. 

O que leva os idosos a serem mais vulneráveis ao uso de álcool do que os jovens são os riscos maiores de efeitos adversos que eles apresentam, mesmo consumindo em doses baixas. É lamentável que o problema seja pouco avaliado e conhecido. A gravidade das alterações comportamentais e físicas torna extremamente importante a realização de estudos que compreendam esta faixa etária para que se possa conhecer a real extensão do problema por meio de medidas preventivas específicas e tratamento adequado.

Fonte: Cidade News Itaú via Ralcoh
Leia Mais ››

Seleção de futsal joga dia 11 em Natal


A seleção brasileira de futsal jogará no ginásio Nélio Dias, em Natal, um amistoso contra a Polônia, na próxima quarta-feira, dia 11, às 19h. A equipe do Brasil, patrocinada pelos Correios, vem se preparando para a disputa da Copa do Mundo da Fifa, marcada para novembro, na Tailândia.

A partida será transmitida ao vivo pela SporTV, dentro do “Desafio Internacional Brasil-Polônia”, que prevê ainda dois jogos, no dia 13 em Vitória e no dia 15 em Cuiabá. Na primeira disputa, a expectativa é que 7.500 natalenses lotem o ginásio, localizado no conjunto Gramoré, para assistir a mais um show de habilidade de Falcão e companhia.

A última vez que a seleção se apresentou na capital potiguar foi em dezembro de 2009. O grupo virá com sua força máxima para o desafio e, no ginásio, haverá uma torcida especial dos Correios, empresa patrocinadora oficial do futsal no Brasil.

Fonte: Cidade News Itaú via Assessoria de Comunicação dos Correios - DR/RN
Leia Mais ››

De papo pro ar - Gonzaga apedrejado


Pela primeira e última vez na vida, o Rei do Baião foi apedrejado. E na sua terra, Exu.

Quem me conta é o compositor paulistano Paulo Vanzolini, autor de clássicos populares como Ronda e Volta por cima, lançados por Inezita Barroso e Noite Ilustrada entre os anos de 1950 e 1960.

Paulo, zoólogo especializado em herpetologia, fazia pesquisas na região quando sua atenção se voltou para uma algazarra. Foi verificar e viu Luiz Gonzaga num caminhão discursando em defesa da paz.

À época, a cidade vivia um clima de guerra, com as famílias Alencar, Sampaio e Saraiva se digladiando.

Os simpatizantes desses clãs começaram a apedrejar o Rei do Baião, que teve de fugir.

A paz voltaria a Exu uns 20 anos depois, em 1981.

Fonte: Cidade News Itaú via Portal do Jornalismo
Leia Mais ››

APS de Patu é segunda do país a ter terreno doado por um cidadão



Desde meados de 2005 funcionando num prédio cedido pela prefeitura de Patu, a Agência da Previdência Social (APS) do município conta - a partir de hoje - com uma sede mais moderna e confortável, com capacidade para realizar 1,2 mil atendimentos mensais. A iniciativa só foi possível graças ao desprendimento do agropecuarista patuense, José Nunes, que garantiu a doação de um terreno. Em seu discurso, o ministro Garibaldi Filho agradeceu o gesto alegando que ele (José Nunes) está contribuindo para a dignidade de seus conterrâneos. O ministro ressaltou ainda que o novo equipamento beneficia também outros municípios potiguares, entre eles Almino Afonso, Janduís, Messias Targino, Olho D’Agua do Borges, Umarizal e Rafael Godeiro.

De acordo com Garibaldi Filho, que esteva acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini, dos deputados federais Henrique Eduardo Alves, João Maia e do deputado estadual Gilson Moura, a APS é responsável pelo pagamento de 10,9 mil benefícios, o que representa a injeção de R$ 6,6 milhões todos os meses na economia da região. Além disso, o ministro salientou que estão sendo investidos mais de R$ 9 milhões para ampliar a rede de atendimento no Rio Grande do Norte e outros R$ 12,2 milhões para modernizar as unidades já existentes, como a APS de Patu. Ao todo, o estado conta com 27 APS.

 "Quero agradecer a figura de todos os prefeitos por onde inauguramos outras unidades, salientando, nesta oportunidade, o apoio dado pela prefeita de Patu, Evilásia Gildênia. Além disso, quero destacar que esta foi a segunda vez no Brasil que um cidadão fez a doação de um terreno para que fosse construída uma agência como essa, que vai trazer mais dignidade à população", disse o ministro Garibaldi Filho.

Presente ao evento, o deputado Henrique Alves comentou que a nova APS "não se trata apenas da estrutura física, mas da cidadania, do respeito que este equipamento público vai imprimir àqueles que já contribuíram pela sociedade". Já o deputado João Maia registrou que a iniciativa da construção de uma agência do INSS siginifica "trazer o estado para perto do povo, especialmente, os mais humildes". "Ressalto a eficiência do nosso ministro Garibaldi que vem dando continuidade a este programa que vai levar o INSS para os municípios não só do Rio Grande do Norte, mas de todo o país", reforçou o deputado João Maia.

Ao lado do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, a governadora Rosalba Ciarlini  festejou a chegada desse benefício para a população do município."A Previdência é uma casa que representa o reconhecimento ao trabalho, de pessoas que puderam ter uma oportunidade, carteira assinada e uma renda e, assim, têm seu benefício assegurado. Essa casa vai proteger o trabalhador brasileiro, quando ele não puder mais seguir sua jornada de trabalho e garante seu sossego", disse Rosalba.

Estrutura

A nova estrutura tem aproximadamente 470 metros quadrados e vai atender ao público das 7h às 13h, narua Maria Lira. A Previdência Social investiu R$ 1,1 milhão na construção daAPS, que presta todos os serviços previdenciários. A antiga sede será desativada. O Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) prevê aconstrução de 12 APS no estado. Dessas, duas já foram inauguradas: Touros e Baraúna.  Ainda está prevista a inauguração de unidades do PEX nascidades de Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Macaíba,Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José deMipibu e São Miguel.

Créditos das imagens: JB Azevedo

Fonte: Cidade News Itaú via Filipe Mamede/Jornalista/Assessoria de Imprensa/Ministro Garibaldi Alves
Leia Mais ››

RN notificou mais de 20 mil casos de dengue no primeiro semestre


A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou os novos números da dengue no Estado. De 1º de janeiro até o último dia 30 de junho de 2012, o RN acumula o registro de 21.378 casos notificados da doença.

Em relação ao registro de óbitos suspeitos de terem sido causados pela doença, até o momento 36 óbitos foram notificados como suspeitos, sendo que destes, seis foram confirmados, oito foram descartados e 22 estão com diagnóstico pendente. O Rio Grande do Norte possui 83 municípios com incidência alta da doença, outros 40 registraram incidência média e 38 possuem incidência considerada baixa.

A Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, ressalta que a dengue é uma doença 100% evitável e a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti é a única maneira de evitá-la. “Neste período chuvoso devemos intensificar os cuidados com a manutenção e limpeza de quintais, principalmente com calhas e locais de armazenamento do lixo”. Os criadouros do mosquito têm sido encontrados principalmente nas residências, em ralos, vasos sanitários, jarros etc.

A coordenadora reforça ainda que a população deve procurar os serviços de saúde logo aos primeiros sintomas. “As pessoas devem evitar a auto-medicação e procurar os serviços de saúde para que os casos possam ser devidamente tratados e notificados”.

O Rio Grande do Norte já tem registro da circulação dos quatro sorotipos da Dengue, embora no ano de 2012 todos os casos confirmados apontam para a contaminação pelo vírus do tipo 4.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende acusado de clonar cartões de créditos


Imagem Ilustrativa

A Delegacia Especializada em Defraudações (DEFD) da Polícia Civil cumpriu seis mandados de busca e apreensão no município de São Gonçalo e Natal. Na capital, os suspeitos foram procurados nos bairros de Ponta Negra e Redinha. Foram apreendidos cartões clonados, uma motocicleta, documentos, notas fiscais, objetos, computadores e notebooks. 

Um homem identificado como Victor Carlos da Silva Siqueira foi preso, acusado de estelionato.

O delegado titular da Delegacia Defraudações, Julio Costa, disse que os mandados de busca foram solicitados após uma investigação que durou cerca de 20 dias e que foi iniciada a partir da prisão em flagrante realizada pela Polícia Militar de dois irmãos acusados de aplicar golpes com cartões de créditos clonados.

Os irmãos Luan Valentim da Silva, de 23 anos, e Lander Charle Valetim da Silva, de 26 anos, foram presos no dia 14 de julho. Eles estavam em um posto de combustível localizado em Neópolis, após comprarem galões de gasolina. A polícia foi acionada quando funcionários do posto desconfiaram dos cartões usados por eles.

De acordo com os policiais, o Victor é cúmplice da dupla que foi presa. A moto apreendida pela polícia pode ter sido comprada por cartão clonado. 

Fonte: Portal Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Operação apreende armas e drogas em Currais Novos


Uma operação das Polícias Militar e Civil apreendeu drogas e armas no interior do RN nesta sexta-feira, (06), em Currais Novos, região do Seridó. A operação contou com Aproximadamente 18 viaturas e 80 policiais de Santa Cruz, Caicó e Jardim do Seridó, que cumpriram 15 mandados de busca e apreensão.

Com João Paulo dos Santos, 25, foram apreendidos cerca de 230 gramas de crack, uma balança de precisão, uma máquina fotográfica, dois relógios, R$ 93 em notas fracionadas e um canivete. Com Manuel Medeiros de Oliveira, 20, outro detido durante a operação, foram apreendidas quatro espingardas tipo bate bucha, cerca de 200 cds e dvs piratas e duas gaiolas com pássaros silvestres.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vigilante tira ficha de antecedentes criminais na PF e é preso em Natal


A Polícia Federal prendeu no final da tarde dessa quinta-feira(5), em Natal, um vigilante, carioca, de 38 anos, acusado de furto. O homem era procurado pela justiça e tinha um mandado de prisão em aberto, expedido pela 3ª Vara Criminal do Distrito Judiciário da Zona Norte da capital, desde maio de 2011.

A prisão aconteceu quando o próprio vigilante procurou a Superintendência Regional da PF em busca de uma certidão de antecedentes criminais para fins de emprego. Quando os policiais consultaram o Sistema Nacional de Procurados e Impedidos-SINPI constava a existência da ordem judicial não cumprida.

De imediato, o homem recebeu voz de prisão e, após as comunicações de praxe e de ser submetido a exame de corpo de delito no ITEP,  seguiu escoltado para o Centro de Detenção Provisório de Pirangi, onde deverá cumprir a pena de quatro anos e quatro meses de reclusão a que foi condenado pela justiça.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulheres aderem ao MMA e se sentem mais femininas


Mulheres aderem ao MMA e se sentem mais femininas
Com a febre das lutas televisionadas e a corrida feminina quase constante para manter a forma, a procura por aulas de muay thai, jiu-jitsu, boxe e até capoeira só aumenta entre as mulheres. Elas enfrentam o mesmo treinamento pesado dos homens, com confrontos e até o levantamento de pneus. E garantem que, ao contrário do que podem pensar os menos entendidos, as lutas e o MMA (Mixed Martial Arts) as fazem ainda mais femininas.

Aos 32 anos, Marisa Alves da Silva mantém um corpo invejável e mostra, com alongamento e resistência, que as mulheres podem ter vantagem na prática das lutas. Ela é professora de muay thai pelo Grupo Leões e pratica, há cerca de um ano, o MMA. “Eu era dançarina e comecei a lutar há 13 anos, quando conheci meu marido. Na época eram raras as mulheres na luta, mas incentivada por meu marido consegui chegar à faixa preta. O MMA não me fez em nada menos delicada. Continuo sendo mãe, mulher, vaidosa. E estar de bem com o meu corpo só me fez ainda mais feminina”, conta.

Marisa mostra alongamento e resistência (Foto: Raul Zito/G1)

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasileiros desenvolvem vacina terapêutica contra o câncer


Uma equipe da Faculdade de Medicina da USP desenvolveu uma vacina personalizada contra o câncer.

A chave para o avanço está nas células dendríticas, componentes do sistema imunológico responsáveis principalmente pela identificação e captura de agentes estranhos presentes no corpo humano.

Em uma pessoa com câncer, a célula dendrítica não reconhece o tumor como algo estranho ao corpo e portanto, não o combate.

O princípio da vacina “é avisar ao sistema imunológico que aquilo é algo ruim para o corpo e que o sistema deve entrar na briga” explica o Dr. José Alexandre Barbuto, coordenador da pesquisa.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Desastre ambiental: peixes diabéticos terão que ser retirados das águas doce do Amazonas



Pesquisadores detectaram a presença de peixes diabéticos das águas doce do Rio Amazonas. Para que a espécie possa sobreviver, será necessário remover todos para o mar, onde existe água salgada.

Os pesquisadores e ambientalistas ainda não sabem como vão conseguir remover todos os peixes diabéticos da água doce para a água salgada do mar. “Primeiro precisamos examinar um por um, para saber quem tem diabete e quem não tem, para em seguida fazer a transferência do Rio Amazonas para o mar”, disse um ambientalista.

Calcula-se que 200 mil peixes sofrem de diabete no Amazonas. A água doce do rio torna-se um veneno para os peixes que sofrem da doença. “Precisamos de um Rio Amazonas com águas Diet, ou transferir os peixes para o mar, do contrário morrerão todos”, disse um pesquisador.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agripino age como se nada estivesse acontecendo


O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), não foi à sessão da CCJ que votou por cassar o mandato de Demóstenes Torres (GO) e, se pudesse, não iria à sessão do Senado.

Agripino, segundo seus amigos, age como se nada disso estivesse ocorrendo e não esconde de ninguém seu desgosto. Nem todos estão desolados, tem gente no DEM que quer a cabeça de Demóstenes. Não o perdoam por ter batizado de “mensalão do DEM” o escândalo José Roberto Arruda (DF).

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil tem pelo menos 23 mil gestores e políticos “fichas sujas”


Pelo menos 23 mil políticos, gestores municipais, estaduais e federais devem ser declarados impedidos de se candidatar nas eleições de 2012 por irregularidades em suas prestações de contas. Os dados tomam como base as listas de inadimplência junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunais de Contas Estaduais (TCE).

De acordo com a Lei Complementar nº 64/1990 (lei das inelegibilidades) e com a Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), estão impedidos de se candidatar a cargo eletivo os gestores/políticos que tiveram suas contas rejeitadas por “irregularidade insanável” em casos em que não cabe mais recurso, com condenação por ato de improbidade administrativa.

Os Tribunais de Contas nos Estados são obrigados a entregar à Justiça Eleitoral a lista de gestores com contas rejeitadas. O prazo expirou ontem.

Depois de entregar a lista de inadimplentes à Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ainda precisa ingressar com ações de impugnação das candidaturas de gestores “fichas-sujas” que foram registradas nos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais.

Fonte: Robson Pires/Cidades News Itaú
Leia Mais ››

MENORES ACUSADOS DE HOMICÍDO NA FAVELA DO TRANQUILIM FOGEM DO CIAD EM MOSSORÓ.


Após 48hs presos, portando uma escopeta cal. 12, e uma arma .44 de uso exclusivo, essa última arma utilizada para matar na madrugada de terça feira 03/07 na favela do tranquilim a pessoa de nome Lázara Roberta de Oliveira Ferreira, 26 anos, os dois menores detidos e assassinos confessos, conseguiram fugir na manhã de hoje do CIAD, após uma partida de futebol.
Os agentes perceberam a fuga dos dois menores quando foram fazer a contagem, a ROCAM-03, Cabo Renixon, Alan e Fernando, foram acionados e adentraram na Favela para tentar localizar os menores, haja vista ter rumores que os dois já estão andando armados novamente e os moradores de bem, estão assustados por conta da fuga desses menores infratores.
Muitas pessoas estão deixando suas casas, amedrontados do que possa vir a acontecer, já que eles estão à solta novamente.   Informou Cabo Renixon, um caso realmente lamentável mas que a população ficará desprotegida sempre por conta da impunidade em relação a menores infratores.

PASSANDO NA HORA (Lázara, foi morta enquanto dormia)



PASSANDO NA HORA(Armas encontradas com os adolescentes)


PASSANDO NA HORA (Dr. Denys Carvalho, que assumiu o caso)

PASSANDO NA HORA (Menores sendo conduzidos até sua residência a procura de provas)



Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Denúncia: Preso é baleado na nádega quando estava trancafiado em cela da Cadeia Pública


Foto: Assessoria de comunicação da OAB /RN

Foto: Assessoria de comunicação da OAB /RN


Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Mossoró estiveram na quinta-feira (05/07), por volta do meio dia, na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza apurando denúncias de que um preso havia sido alvejado com um disparo de espingarda calibre 12 na região das nádegas.
 As primeiras informações eram que o tiro havia sido acidental, mas segundo depoimento do detento Adeildo de Souza Dantas, de 26 anos, conhecido como “Veinho”, o disparo foi proposital e ocorreu por volta das 19h30 de quarta-feira (04/07) na cela 2 do Bloco 1.
 “Veinho” informou aos membros da OAB que o diretor da cadeia, major Humberto Pimenta, o procurou para saber se ele estava na cela, pois segundo o próprio oficial chegaram denuncias de que o preso tinha escapado e havia sido visto na Favela das Malvinas, em Mossoró.
 O diretor confirmou a versão do preso e informou que esteve na cela acompanhado por três agentes carcerários para verificar se a denúncia era falsa e que chegou a conversar com o detento.
 Ao retornar ao seu gabinete, major Humberto escutou um disparo. Durante as investigações sobre o que havia ocorrido para ocasionar o disparo, surgiram versões diferentes. Inicialmente, o diretor foi informado, pelo próprio “Veinho”, que o tiro teria sido acidental e que teria ocorrido quando agentes realizavam uma revista na cela onde ocorreu uma fuga na semana passada, localizada há poucos metros da cela onde estava “Veinho”.
 Outra versão seria de que logo após o major Humberto ter constatado de que a denúncia de fuga, um dos agentes aproximou-se e pediu para ele ir para os fundos da cela. “Quando me virei para atender a ordem do agente, caminhei uns três passos e o agente atirou”, relatou.
 O preso foi alvejado com munição de borracha, acabou socorrido e depois foi encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) onde foi medicado e liberado para retornar até o presídio. O diretor da cadeia disse que já identificou o agente autor do disparo e que instaurou sindicância para apurar o caso. A corregedoria da Secretaria de Justiça e Cidadania também encaminhou oficio ao diretor pedindo informações sobre o caso.
 Segundo relato do próprio detento ouvido pela Comissão de Direitos Humanos, durante depoimento prestado diante do diretor da cadeia pública, major Humberto Pimenta, e na presença de alguns agentes penitenciários responsáveis pela escolta do preso, foi de que o agente autor dos disparos é acostumado a insultar e agredir presos custodiados.
 Na ata de ocorrência, escrita pelo autor do tiro, consta que agentes realizavam uma revista quando os presos da cela onde “Veinho” estava tentaram impedir que a grade fosse fechada e, por isso, foi obrigado a efetuar dois disparos de advertência. “Veinho” está preso por vários homicídios, mas é considerado pelo diretor como um detento de bom comportamento.        
O diretor determinou o imediato afastamento do agente autor do disparo, atitude que foi elogiada pelos membros da Comissão de Direitos Humanos, até a conclusão do inquérito administrativo e de um relatório da OAB que será enviado às autoridades responsáveis. 

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››