domingo, junho 13, 2021

Covid: RN 'zera' fila de espera por leito de UTI e taxa de ocupação cai para 88% após mais de 100 dias

O Rio Grande do Norte "zerou" a fila de espera por um leito de UTI Covid entre este sábado (12) e o domingo (13). Nesta manhã, dois pacientes apareciam à espera de um leito crítico, mas havia 48 leitos disponíveis para internação. Ou seja, há mais leitos do que pacientes precisando deles neste momento.


Ambulância SUS Natal RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Os dados estão no Regula RN e foram colhidos às 9h.

Além disso, o estado registrou uma queda na taxa de ocupação dos leitos críticos, que caiu para 88,2% neste domingo. A última vez que a taxa média atingiu essa marca foi em 26 de fevereiro, há 107 dias, segundo o Regula RN.


Há apenas 2 pessoas no aguardo de vagas e 48 leitos disponíveis — Foto: Divulgação

Desde o dia 1º de março, a taxa de ocupação dos leitos críticos do estado tem média acima de 90%. As únicas exceções foram os dias 23 de abril e 5 de maio, que registraram 89%.


Taxa de ocupação chegou a bater 88% neste domingo — Foto: Divulgação


No momento, a situação mais crítica é na Região Oeste, que tem 98,1% de ocupação dos leitos. Na Região Metropolitana, essa ocupação caiu para 85,3% e no Seridó está em 80%.


Queda nas solicitações

Em relação à espera por um leito de UTI, a queda acontece menos de 20 dias depois de o estado ter registrado, em 26 de maio, o dia com o maior número de solicitações por um leito de UTI desde o início da pandemia. Ao todo, 156 pedidos foram feitos por unidades de saúde por leitos para pacientes com necessidade de tratamento intensivo naquele dia.


O mês de maio também fechou como o mês com maior número de solicitações por um leito de UTI em toda a pandemia: mais de 3,7 mil.


As solicitações, que chegaram a ter média acima de 120 em maio, registraram queda em 10, 11 e 12 de junho, com 88, 82 e 76 pedidos por um leitos de UTI pelas unidades de saúde.


Leitos de UTI Covid-19 Hospital Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante — Foto: Ariel Dantas


Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 417 leitos críticos, sendo 358 ocupados. Outros 48 estão disponíveis e 11 bloqueados (por falta de insumos ou profissionais). Ao todo, 14 hospitais públicos estão com lotação máxima.


Crescente de casos e decretos

Maio também foi o mês com mais casos confirmados de Covid, após março e abril serem os meses mais letais.


Com a crescente de casos principalmente no interior do estado, o governo do RN publicou decretos regionalizados com lockdown para algumas cidades do estado - a pedido dos próprios prefeitos - com proibição inclusive de venda de bebidas alcóolicas.


Para Natal, Região Metropolitana e demais municípios do estado, o governo, no entanto, manteve medidas de flexibilização apesar da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Agricultores comemoram colheita após fim do período chuvoso em Mossoró

O quintal da propriedade de seu Francisco Germano e Dona Nenê está repleto de pés de milho, no Assentamento Hipólito, zona rural de Mossoró. Desde o fim do mês de maio a rotina dos agricultores tem sido de retirar as espigas do milho verde praticamente todos os dias. Mas este ano, o plantio foi marcado pela incerteza do inverno.


Em Mossoró, quadra chuvosa foi irregular, segundo agricultores — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca


"A gente ficou com medo no começo do inverno porque tivemos uma perda. Mas depois o inverno chegou e o milho conseguiu se recuperar. A gente vai conseguir tirar pelo menos uns 90% do que plantou", comemora o agricultor.

Milho no roçado é sinal de comidas típicas ao longo de todo o mês de junho. As espigas retiradas dos pés por Dona Nenê daqui a pouco vão para o fogão. "Todo dia eu venho aqui e tiro milho. Sempre estou fazendo canjica, pamonha, milho cozido, assado. Os meninos gostam muito", conta a agricultura.


O que não vai pra cozinha vira alimento para os animais. Este ano, o agricultor Francisco Germano plantou quatro hectares de milho. Junto com o sorgo, as plantas vão servir de suporte forrageiro para alimentar os animais. O agricultor possui um rebanho ovino de 70 animais.



Na área coletiva do assentamento, muitos agricultores já começaram a colheita. As culturas de maior ciclo, como o milho e o sorgo são maioria. Praticamente toda a produção é destinada a fabricação de silagem. Os silos são feitos ali mesmo no lote.


"Esse sorgo é para dar aos animais nos meses de novembro, dezembro até chegar o inverno do próximo ano. Tem que fazer porque depois o pasto fica pouco", alerta Celso Ferreira, que alugou uma ensiladeira para agilizar o serviço de retirada dos pés de sorgo e transformá-los em silagem.


O Assentamento Hipólito foi uma das localidades privilegiadas com a chuva. Mesmo vindo de forma irregular, os agricultores conseguiram salvar as plantações de inverno, este ano.


"Em fevereiro, a gente já estava perdendo a esperança porque a chuva tinha sido muito pouca. Algumas pessoas cortaram no seco e chegaram a perder. O inverno chegou só em abril e foi rápido. Hoje, podemos dizer que o Hipólito foi abençoado por Deus", comemora a presidente da Associação de Moradores do Assentamento Hipólito, a agricultora Risolene Vitorino.


Chuvas no interior

No início de 2021, a meteorologia já previa um período chuvoso dentro ou abaixo da média para o Rio Grande do Norte. As previsões se cumpriram ao longo dos meses da quadra invernosa que vai de fevereiro a maio. Segundo a meteorologia, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, apenas 30 se incluíram nas condições normais de chuva. No restante do RN, os municípios foram classificados como seco ou muito seco.


"Tivemos as chuvas concentradas praticamente concentradas entre as metades de abril e maio. Somente 20% dos 167 municípios do estado tiveram chuvas dentro da média", explicou o especialista em climatologia José Espínola, professor da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa).

"Com essas chuvas irregulares, nós podemos dizer que para a agricultura foi suficiente para o agricultor colher o feijão, que é um cultivo de ciclo curto. Mas o milho, que é mais sensível à falta de chuva, foram poucas as regiões que conseguiram produzir".



Segundo o professor, a chuva se destacou na região do Alto Oeste potiguar. Segundo levantamento do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), a Barragem de Pau dos Ferros encerrou o mês de maio com 55,82% da capacidade total. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 38% da capacidade.


O município de João Dias foi o que mais se destacou pelos índices de chuva. Durante o período de inverno, foram registrados 920 milímetros de chuva.


Para os agricultores, o fim do período chuvoso representa mais que o fim de um ciclo. É a renovação da esperança para o próximo inverno. "A gente que é agricultor sempre tem esperança, né", disse o agricultor Antônio Lopes. E que seja de boas colheitas e fartura.


Fonte: G1

Leia Mais ››

IPVA: pagamento com desconto de veículos com placas de final 0 e 9 encerra na terça (15) no RN

Os proprietários de veículos com o final de placas 0 e 9 têm até a próxima terça-feira (15) para aproveitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em uma única parcela com desconto de 5%.


Carros na BR-101 em Natal — Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi


Este também é o prazo final para todos os proprietários dos demais veículos que optaram pelo pagamento em cotas.

O calendário de pagamentos de IPVA no Rio Grande do Norte continua seguindo normalmente, e caso o contribuinte não pague nas datas certas, pode pagar o tributo com multa e juros.


As datas de pagamento são organizadas de acordo com o número final da placa dos veículos. O calendário completo está disponível no site da Secretaria de Tributação (SET-RN).

A guia de pagamento pode ser gerada a qualquer momento pela internet e, mesmo após o vencimento, o documento é atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor. Não há mais o envio do carnê pelos Correios. Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis na internet, no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN).


Para gerar o boleto, o motorista precisa:


Entrar no site do Detran

Clicar na opção ‘consulta de veículos’

Inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens

Finalizar escolhendo a geração da guia.


Os usuários do aplicativo da Nota Potiguar podem gerar o boleto diretamente através do aplicativo, escolhendo a opção ‘Serviços’ no menu principal e em seguida ‘IPVA’.


O boleto dos usuários da campanha já se encontra com o desconto deduzido do valor integral do imposto, independente de cota única ou parcelada.

Segundo o SET, cerca de 530 mil veículos estão aptos a pagar o IPVA deste ano no estado. Desse total, 30 mil veículos foram contemplados com os descontos oferecidos pela Nota Potiguar, resultando em um montante de desconto de cerca de R$ 2,5 milhões.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Após mortes de golfinhos, MPF cobra ações para proteção de animais em reserva ambiental em Pipa

Após uma série de mortes de animais ter sido registrada no litoral potiguar, o Ministério Público Federal (MPF) do Rio Grande do Norte cobrou medidas de prevenção a agressões ao gofinho Sotalia Guianensis, conhecido popularmente como boto-cinza, que é ameaçado de extinção, em uma reserva ambiental na praia da Pipa.


Boto-cinza (Arquivo) — Foto: Julio Cardoso/Projeto Baleia à Vista


A recomendação a órgãos ambientais e à prefeitura do município de Tibau do Sul é para que autoridades elaborem um plano de manejo da Reserva Faunística Costeira de Tibau do Sul (Refauts) e a criação de um grupo que estabeleça estratégias para evitar agressões às espécies marinhas da região, principalmente o golfinho.


"Vários desses mamíferos vêm sendo encontrados, mortos ou machucados, com marcas causadas por redes de pesca ou por hélices de embarcações, sendo mortos até mesmo para servirem de iscas", informou o MPF.


Segundo o MPF, a Associação Mamíferos Aquáticos de Pipa registrou o aparecimento de um boto-cinza morto e encalhado, em 16 de setembro do ano passado, na praia da Cancela, com hematomas indicando ter sofrido fortes pancadas. Oito dias depois, outro animal foi avistado na Baía dos Golfinhos com um corte na nadadeira dorsal, possivelmente provocado por faca ou hélice de embarcação.


No dia 30 daquele mesmo mês, a Amap registrou outro golfinho morto na praia das Cacimbinhas, preso a um pedaço de rede de pesca cortado, provavelmente por um pescador quando encontrou o boto-cinza enroscado na rede. Dois dias depois, houve novo encalhe na Praia de Pipa, com lesões indicando que o animal sofreu fortes pancadas e que teria sido cortado com facão, possivelmente para ser utilizado como isca de peixe por pescadores.



Ainda de acordo com o MPF, na época, pescadores de Pipa relataram que profissionais de municípios vizinhos estavam realizando pesca frequente na região com as chamadas “redes de espera”, que representam grande ameaça aos mamíferos aquáticos e às tartarugas marinhas.


Em novembro, a Amap informou a morte de mais um boto com muitas marcas, indicando possível relação com rede de pesca. Tartarugas marinhas também foram encontradas mortas nesse período.


A recomendação do MPF destaca que esses fatos não costumam ocorrer por culpa de pescadores de Tibau do Sul, já que a maioria dos moradores locais são conscientes da importância do boto-cinza para a economia da região.


Reserva Ambiental

A Refauts é uma unidade de conservação municipal, criada em 2006, e é um habitat para o boto-cinza - única voltada a essa finalidade em todo o litoral do Rio Grande do Norte. A reserva abrange uma área que inclui a faixa costeira e marinha das enseadas do Madeiro e dos Golfinhos, praia de Cacimbinhas e parte da Lagoa de Guaraíras, dentro da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra, criada em 1999 pelo governo do estado.


A recomendação feita pelo procurador da República Camões Boaventura foi encaminhada ao Ibama, à Secretaria de Meio Ambiente de Tibau do Sul, ao Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema/RN) além da Capitania dos Portos e Polícia Federal. De acordo com o MPF, os órgãos devem formar o grupo, dentro de 15 dias.


Medidas

De acordo com o documento, as autoridades devem apresentar, em 30 dias, um plano de fiscalização da atividade pesqueira e do Turismo de Observação de Cetáceos (TOC) na reserva, além de um cronograma de repressão da pesca predatória, bem como daquela praticada irregularmente ou com uso de acessórios e técnicas que coloquem em risco as espécies protegidas.


Dentre as sugestões da recomendação estão a possibilidade de implementação de um posto fixo para a fiscalização no mar, identificação visual das áreas envolvidas e cronograma semanal de monitoramento.



Ainda de acordo com o MPF, o Ibama, com apoio dos demais órgãos e a participação de pescadores e barqueiros, deve avaliar a possível necessidade de mudança nos critérios da pesca e do turismo praticados na região.


Atualmente, 11 embarcações licenciadas circulam diariamente nas enseadas da reserva, realizando diariamente dezenas de passeios para observação desse animal.


A prefeitura, por sua vez, deve realizar elaboração do Plano de Manejo da Refauts, que já deveria estar pronto desde 2011, de acordo com o MPF. Também cabe à Secretaria de Meio Ambiente realização de "campanha de divulgação e sensibilização ambiental junto aos moradores, pescadores, agentes de turismo e visitantes de Tibau do Sul", além de ofertar cursos em conservação ambiental para os operadores de embarcações e proprietários de empreendimentos das enseadas do Madeiro e dos Golfinhos.


Além disso, a recomendação prevê a confecção de placas informativas e criação de uma central de denúncias e de comunicação de encalhes.


Caso as medidas previstas na recomendação não sejam adotadas, ou os prazos cumpridos, o MPF informou que “entenderá que os órgãos públicos não conseguirão resolver a problemática de forma administrativa”, sendo necessário o ajuizamento de ações com pedidos de liminar e fixação de multas contra a União, Estado, Município de Tibau do Sul.


“Se nenhuma dessas medidas surtirem efeitos, todos terão apenas o trabalho de contar os poucos anos para a extinção completa da população de boto-cinza na reserva”, adverte Camões Boaventura.


Riscos

Segundo o MPF, a preservação desses golfinhos possui importância ecológica e econômica, tendo em vista se tratar de um dos grandes atrativos turísticos da região de Pipa. O boto-cinza é um dos mamíferos marinhos mais suscetíveis ao turismo de observação, porém a presença de embarcações pode alterar o comportamento dos animais, em especial dos grupos com filhotes.


Por habitar regiões costeiras, a espécie é vulnerável a ameaças como as de capturas acidentais por pescadores e contaminação por poluentes, sem contar as práticas indevidas por parte dos barcos turísticos. O MPF afirma que estudos apontaram serem comuns, na reserva, infrações à legislação que regulamenta o turismo de observação, tais como descumprimentos do número limite de embarcações e da capacidade máxima de passageiros. Também já foi registrada a perseguição dos golfinhos.



"Essas práticas irregulares podem levar os animais a abandonarem a área, já que interferem nos parâmetros sonoros emitidos pelos botos, prejudicando o repouso, a alimentação e a socialização. Esses estudos indicam que as alterações comportamentais parecem ser influenciadas principalmente por ruídos provocados pelas embarcações e pela forma como algumas se aproximam dos grupos", diz comunicado do MPF.


Crimes

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, bem como realizar pesca de espécies que devam ser preservadas, constituem crimes ambientais, informou o MPF.


Golfinhos, quando impossibilitados de subir à superfície para respirar, morrem por exaustão e afogados em no máximo 15 minutos, sendo muito raro os que são salvos depois de ficarem presos em redes de pesca. Em todo o mundo, cerca de 300 mil baleias e golfinhos, bem como 100 mil tartarugas, morrem presos em equipamentos de pesca anualmente.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Lei torna município 'Terra da Música' no RN e estátua homenageia 150 anos do compositor Tonheca Dantas

Há 150, no sertão seridoense, nascia o compositor e maestro Antônio Pedro Dantas, mais conhecido como Tonheca Dantas, que faleceu em 1940.


Estátua em homenagem da Tonheca Dantas, em Carnaúba dos Dantas, RN — Foto: FJA/Divulgação


A programação em homenagem ao filho mais ilustre de Carnaúba dos Dantas, foi aberta na quinta-feira (10) com a sanção de uma lei que reconhece o município como “Terra da Música” no Rio Grande do Norte.


Uma escultura de Tonheca Dantas com oito metros de altura, assinada pelo artista plástico Guaraci Gabriel, foi inaugurada nesta sexta-feira (11).


“Evidente que minha geração não teve o prazer de conhecer Tonheca Dantas, mas o conhecemos pela beleza da sua produção artística, que é rica, variada e de grande qualidade. Algumas pessoas podem até não conhecer Tonheca Dantas, mas já ouviram sua valsa mais famosa, Royal Cinema”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).


O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Hermano Morais e aprovado pela Assembleia Legislativa em maio. O título é um reconhecimento à vocação musical do município, em especial a duas pessoas que levaram o nome do Rio Grande do Norte para o mundo: Tonheca Dantas e o seu primo Felinto Lúcio Dantas.


“Infelizmente a pandemia não permitiu que fizéssemos uma festa ainda mais grandiosa. Fico muito honrado de poder contribuir para que essa homenagem seja à altura da grandeza da obra de Tonheca. A lei institui aquilo que já é reconhecido pelo povo potiguar”, disse o deputado.



Um dos membros da comissão organizadora das comemorações aos 150 anos de Tonheca Dantas, Pedro Brito destaca que a região Seridó potiguar é um celeiro de música,


“Dizem que o Seridó é uma civilização, talvez sejamos civilizados porque lá estudamos desde que nascemos, estudamos música. Se há uma linguagem universal no planeta é a música”, disse, lembrando que comumente crianças são vistas solfejando lições.


Tonheca Dantas

Nascido em 13 de junho de 1871, em Carnaúba dos Dantas, Antônio Pedro Dantas, conhecido como Tonheca Dantas, faleceu em 07 de fevereiro de 1940 em Natal. Foi um compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de uma obra de mais de mil peças musicais até hoje executadas pelas bandas filarmônicas do Brasil afora e até mesmo no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal.


Seu repertório autoral é formado principalmente pelo gênero musical valsa, mas também dobrados, maxixes, hinos, xotes, polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a Valsa Delírio, a suíte Melodia do Bosque, Valsa A Desfolhar Saudades, a marcha solene Republicana, dobrado Tenente José Paulino, Embaixador na Paraíba, Correio do Norte.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Casos confirmados de Covid em idosos caem 36% entre março e maio no RN

Os casos confirmados de Covid-19 em idosos caíram 36% entre os meses de março e maio deste ano no Rio Grande do Norte. Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que monitora a situação da pandemia no estado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


Vacinação contra a Covid-19 de idosos — Foto: PBH / Divulgação


Ao todo, em março deste ano o estado registrou 5.330 casos confirmados em idosos, o maior número desde o início da pandemia. Após se manter alto em abril (4.526), no mês de maio esse número apresentou queda para 3.365.


A queda exatamente em maio é relevante, já que o mês foi o com mais casos confirmados de Covid-19 no estado desde o início da pandemia. O mês fechou com 45.451 casos confirmados nos boletins epidemiológicos da Sesap - o mês anterior com mais casos era março de 2021, com 29.366.


A queda no número de casos também tem influenciado na queda de internações dos idosos em UTIs. Em julho de 2020, os idosos ocupavam em média 75% dos leitos críticos; em janeiro, 60%; entre março e maio, 50%. Em junho, ocupam 30%.


Aplicação de vacina Coronavac, contra a Covid-19, em Natal, Rio Grande do Norte. — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi


Segundo o Regula RN, atualmente há 113 idosos nos leitos de UTI público no RN e outras 262 pessoas com menos de 60 anos, que representam quase 70%.


Essa queda está diretamente associada à aplicação das vacinas nesses grupos, segundo apontam os especialistas.


"Quando olhamos pros números de internação, principalmente em UTIs, aliado ao processo vacinal que tem ocorrido, começamos a perceber que, conforme se avança nas faixas etárias e conclui o processo vacinal da maior parcela da população daquele grupo etário, consegue se derrubar o número de internação e de óbitos para aquelas pessoas", explicou o pesquisador do LAIS, Rodrigo Silva.


Hospital Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante: internações de idosos caíram em todo RN — Foto: Ariel Dantas


O pesquisador reforça que, considerando esses grupos etários como os mais vulneráveis no início da pandemia, esse dado é ainda mais relevante.


"Em maio, quando a gente percebe a conclusão do processo vacinal (dos idosos), a gente vê uma queda bem mais vertiginosa, e hoje a gente está numa faixa de 28 a 30% de ocupação dos leitos de UTI por idosos, ou seja, um grande ganho aí visto o todo o número de óbitos e o número de internações que a gente chegou a ter ano passado", disse.


"A vacinação é a única solução que a gente vai conseguir encontrar pra esse problema".


Esse pensamento é reforçado pelo epidemiologista Ion de Andrade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "Essa é uma questão muito importante, porque demonstra que a vacina é a nossa arma estratégica", disse.


"Isso que a gente constata entre os idosos é o que vai acontecer com todas as faixas etárias vacinadas e todos os grupos profissionais, assim que eles obtiverem a vacinação. Esse número de casos também entre profissionais de saúde também está caindo bastante".


Vacinação no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte vacinou até o momento mais de 811 mil pessoas contra a Covid com pelo menos um dose. Com as duas doses aplicadas - ou seja, o esquema vacinal completo - são pouco mais de 384 mil pessoas, cerca 10,8% dos mais de 3,5 milhões de pessoas no estado. Os dados são do RN+ Vacina.


Para o epidemiologista Ion de Andrade, a queda nos casos nos grupos vacinados é relevante, mas não é o momento de relaxar nos cuidados, já que esse percentual da população vacinada ainda é baixo.


"Esse é um cenário muito positivo, que, no entanto, não deve nos fazer diminuir os cuidados, porque a quantidade de pessoas vacinadas na nossa população é ainda pequena", disse.



"Portanto a gente constata que a vacinação é efetiva nos grupos que ela foi aplicada, mas isso não nos autoriza a relaxar em relação aos controles".

O estado começou nesta semana a vacinar pessoas abaixo de 60 anos de idade sem comorbidades, depois de avançar nos demais grupos prioritários. Um levantamento do G1 no início desta semana apontou que Natal era a única capital do Nordeste que ainda não havia começado a imunizar pessoas abaixo de 60 anos.


A autônoma Ana Lúcia Pereira de Oliveira, de 59 anos, tomou vacina contra Covid em Parnamirim nesta quinta (10) — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Após uma reunião entre estado e municípios, foi decidido que 50% das novas cargas das vacinas serão destinados ao público por faixa etária que não é idoso e que não possui comorbidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Corregedoria instaura inquérito contra PMs suspeitos de executar homens em carro em SP após vídeo repercutir

Fazendo upload: 246908 de 246908 bytes.


A Polícia Militar instaurou um inquérito policial militar e afastou das ruas policiais que participaram de uma ocorrência que terminou com a morte de dois suspeitos, na Zona Sul de São Paulo. Vídeo que repercutiu nas redes sociais mostra os policiais atirando contra os suspeitos dentro de carro parado. (veja vídeo acima).


A Secretaria da Segurança Pública ainda não informou quantos policiais estavam envolvidos na ocorrência e quantos foram afastados. O vídeo mostra dois agentes atirando.


Segundo a pasta, as investigações seguem pela Corregedoria da PM e pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). "A Polícia Militar não compactua com desvios de comportamento e se mantém diligente em relação às denúncias ou indícios de transgressões ou crimes cometidos por seus agentes", informou a corporação.


O vídeo que circula nas redes sociais mostra dois policiais militares atirando dentro de um carro em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, na noite de quarta-feira (9). Os dois suspeitos que estavam dentro dele foram mortos. Segundo os agentes da Polícia Militar (PM), os homens haviam cometido um assalto, roubando pertences de um carro e estavam fugindo no veículo onde foram mortos.


Depois, de acordo com a PM, eles reagiram à abordagem policial, apontando armas para os agentes, que atiraram para se defender e mataram os dois.



O ouvidor da Polícia, Elizeu Soares, analisou as imagens e disse haver suspeita de execução na ação policial contra os suspeitos. Segundo ele as cenas mostram somente os PMs atirando e não registraram nenhuma suposta troca de tiros para justificar a reação dos agentes.


"Pelas imagens há suspeita de execução e isso tem que ser apurado. Não há justificativa plausível para aquele desfecho com tiros pelos policiais”, afirmou Elizeu, neste domingo (13), ao G1. “Ao meu ver, pelas imagens, teve ilegalidade.”

Elizeu comentou ainda que irá pedir ao governo de São Paulo que acelere a implementação do uso das câmeras de monitoramento nos uniformes dos policiais.


“Tenho certeza de que se esses policiais estivessem com as câmeras acopladas aos uniformes, o desfecho desse caso teria sido outro”, falou o ouvidor. “O Estado de direito não comporta justiçamento. Câmeras protegem vítimas e policiais. Protegem a todos”.


Já o advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos humanos e segurança pública pela PUC- SP e membro do Grupo Tortura Nunca Mais, as imagens mostram que a versão dos policiais de que os acusados não se renderam, não se sustenta.


"Da mesma forma quanto ao confronto com o segundo acusado, que estaria na parte traseira do carro, que teria efetuado disparos contra os policiais. Pelas imagens, apenas os PMs efetuam disparos", diz Ariel.


O advogado salienta ainda que os PMs, de acordo com as imagens, "em nenhum momento aparecem em posição de proteção diante de qualquer tipo de disparo ou agressão". "Eles se posicionam como se os jovens estivessem desarmados e já rendidos. O posicionamento deles é claramente de ataque e execução", diz o advogado.


"Quem é suspeito de cometimento de crime deve ser detido e não executado", afirma o especialista.



O caso

De acordo com a secretaria, os policiais deram voz de parada a dois homens suspeitos de participar de um roubo momentos antes. Eles teriam levado os objetos de um veículo e fugido em outro automóvel.


Os homens, a bordo de um Onix branco, fugiram pelas ruas do bairro até colidirem com um poste de sinalização. Diante de uma nova tentativa de abordagem, segundo a PM, um dos suspeitos mostrou a arma para os policiais e o outro disparou, mas o tiro falhou. Em seguida, os policiais dispararam, de acordo com eles, para se protegerem.


Segundo boletim de ocorrência (BO), um dos suspeitos, um rapaz de 19 anos, tinha 23 perfurações de bala pelo corpo. Ele aparece como estudante no registro policial. O outro, um jovem de 23 anos, apresentava 27 lesões causadas por tiros. A profissão dele não é informada.


O BO foi registrado na Divisão de Homicídios do DHPP como "roubo, lesão corporal na direção de veículo automotor e homicídio decorrente de intervenção policial". Foi requisitada perícia ao local e às armas apreendidas com os suspeitos e com os PMs.


Ainda segundo o registro feito no Departamento de Homicídios, "não se verifica aparente ilegalidade na conduta dos policiais militares, que provocaram a morte dos suspeitos". Segundo os policiais civis, o que foi analisado até o momento é de que os agentes agiram em "legítima defesa".


O BO também informa que foram apreendidos com os suspeitos e dentro do veículo: máquina de cartões bancários e cartões de banco, R$ 1.000,15 em dinheiro, relógio e uma aliança. Ainda foram encontrados duas armas (um revólver calibre 32 e outro calibre 38, ambos com numerações raspadas), munições e canivete.


Direitos humanos

O advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos humanos e segurança pública pela PUC- SP e membro do Grupo Tortura Nunca Mais, afirmou ao G1 que, "pelas imagens, apenas os PMs efetuam disparos."



"E os PMs, de acordo com as imagens, em nenhum momento aparecem em posição de proteção diante de qualquer tipo de disparo ou agressão. Eles se posicionam como se os jovens estivessem desarmados e já rendidos. O posicionamento deles é claramente de ataque e execução". declarou Ariel. "Quem é suspeito de cometimento de crime deve ser detido e não executado".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Criança é encontrada morta em casa com sinais de estrangulamento em SC

Uma menina de 5 anos foi encontrada morta com sinais de estrangulamento em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, na manhã de sábado (12). Os bombeiros encontraram na casa de um condomínio a vítima sem vida e com um inchaço na região do pescoço. Segundo o delegado Paulo Venera, que investiga o caso, o pai da vítima, de 39 anos, confessou o assassinato.


O caso ocorreu no bairro Escolinha, por volta do meio-dia. Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido motivado pela separação dos pais, que ocorreu há cinco meses.


A mãe da vítima registrou um boletim de ocorrência contra o homem em março deste ano. Segundo a polícia, ela informou que ele ameaçou matar a filha e também se matar. Não foram revelados mais detalhes sobre essa ocorrência.


O pai da menina estava no local do crime e tinha ferimentos provocados por uma faca na região do pescoço e no pulso. De acordo com a Polícia Militar, ele foi encontrado ao lado da filha em cima da cama.


A faca foi encontrada na residência com marcas de sangue. Ainda segundo a PM, ele foi levado para o hospital em Jaraguá do Sul. Ele recebeu atendimento médico e foi levado até a delegacia, onde prestou depoimento.


O corpo de Evylin Vitória Modrok foi enterrado durante a tarde deste domingo (13) no cemitério municipal de Guaramirim.


Roupa apreendida pela polícia que teria sido utilizada no crime — Foto: Polícia Militar/ Divulgação


Investigação

Para o delegado, o pai da criança disse que cometeu o ato utilizando uma camiseta, porque não aguentava mais ver a menina sofrendo com o fim do relacionamento. Ele foi autuado por homicídio qualificado.


Inicialmente, o homem disse aos policiais que a casa teria sido invadida durante a madrugada de sábado e o atacou. Ele teria desmaiado e quando acordou teria visto a menina morta.


"Com base no exame da cena do evento e nas lesões verificadas na vítima fatal, realizadas juntamente com os peritos criminais e médico legista, concluiu-se que a versão do pai da criança não tinha fundamento fático probatório", explicou o delegado Venera.


Depois, o homem confessou o crime durante o interrogatório à polícia e justificou a motivação. "Ele apresentava sentimentos de arrependimento, mas ao mesmo tempo parecia não estar tão abalado com o fato que cometeu, tentando a todo tempo justificar sua ação dizendo que o sofrimento da criança era muito grande", disse.


Crime ocorreu em um condomínio localizado no bairro Escolinha — Foto: Polícia Militar/ Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cidade do ES começa a vacinar população de 18 a 49 anos com meia dose da AstraZeneca para estudo

Viana, na região Metropolitana de Vitória, iniciou a vacinação em massa de pessoas de 18 a 49 anos na manhã deste domingo (13). A iniciativa faz parte de um estudo do Governo do Espírito Santo e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para avaliar a eficácia de meia dose da AstraZeneca.


A cidade tem 79 mil habitantes, e 35 mil deles fazem parte da faixa etária que pode receber a vacina. A participação é voluntária. A meta do estudo é que 85% do público-alvo seja vacinado neste domingo, o que dá mais de 29 mil pessoas.


Iniciativas semelhantes foram feita em Botucatu (SP), também com a AstraZeneca, e em Serrana (SP), com a Coronavac. Na última cidade, as mortes por Covid-19 caíram 95% após a imunização em massa.


Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, é vacinado contra Covid-19, no ES, em estudo com AstraZeneca — Foto: Roger Santana/ TV Gazeta


Os vacinados serão monitorados. Um grupo de 600 pessoas, escolhidas aleatoriamente, será convidado para coleta de sangue, que irá avaliar a capacidade de a meia dose gerar anticorpos contra o novo coronavírus.


A vacinação acontece de 8h às 17h, em 35 locais e 178 salas de vacinação.


A auxiliar administrativo Luciana Silva de Almeida, 25 anos, é moradora de Vila Bethânia e recebeu a dose fracionada da vacina nesta manhã.


“Estou bem animada sobre a vacinação. Estou com a expectativa altíssima que esse estudo dê o melhor resultado possível de uma solução para a sociedade. O meu ver, tudo isso que vamos vivenciar é a demonstração do desenvolvimento do município, que gera pontos também para o estado e para o país. A população vianense está em prol do desenvolvimento, aberta a novas mudanças e com força de vontade para vencer esse vírus”, declarou Luciana.


Viana começa imunização de moradores de 18 a 49 anos no ES — Foto: Roger Santana/ TV Gazeta


Os voluntários receberão a dose de reforço no mesmo intervalo adotado para a dose padrão, que é de 90 dias.


Até a noite deste sábado (12), 16 mil moradores haviam se inscrito para fazer parte do estudo e receber a vacina. O prefeito do município, Wanderson Bueno (PODE), informou que quem não agendou também pode comparecer a um dos locais de vacinação e receber a 1ª dose do imunizante.



As 15 mil doses para o estudo foram doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.


Primeira etapa

A primeira etapa do estudo aconteceu nesse sábado (12), quando um grupo de 242 participantes tiveram uma amostra de sangue recolhida e receberam meia dose da vacina da AstraZeneca.


Outros estudos de vacinação em massa

Outras cidades brasileiras também participaram de estudos de vacinação em massa.


Em Serrana (SP), os moradores foram vacinados com Coronavac, em um estudo para avaliar a eficácia do imunizante do Instituto Butantan em populações inteiras.


O Projeto S teve início em março ou foi finalizado em abril. Os dados apontam que, após o fim da vacinação, as mortes por Covid-19 caíram 95% na cidade.


Os resultados da pesquisa ainda mostram que o número de casos sintomáticos da doença teve uma redução de 80%, enquanto as hospitalizações caíram cerca de 86%.


Em Botucatu, também em São Paulo, os moradores adultos receberam a primeira dose da vacina da Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19 em maio. O estudo do Ministério da Saúde testa a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus.


Qual é o objetivo do estudo de Viana?


O “Projeto Viana” é um estudo científico denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19” que avaliará a capacidade de meia dose da vacina AstraZeneca reduzir o número de casos de Covid-19 na cidade de Viana, na Região Metropolitana da Grande Vitória. A iniciativa combina vacinação em massa com dose ajustada, acompanhamento da resposta imune e sequenciamento genético do novo coronavírus.


Por que fazer esse estudo?

A Covid-19 é uma doença produzida por um vírus que se transmite de uma pessoa para outra, principalmente pela respiração. É um vírus com alto poder de infectar as pessoas. A maneira mais eficiente para prevenção dessa doença, assim como outras doenças produzidas por vírus, é a vacinação da população. Tendo em vista a escassez de vacina para todos, o Brasil começou a imunização por grupos prioritários. Assim, para conseguir vacinar o maior número possível de pessoas, o "Projeto Viana" tem o objetivo de verificar se a aplicação de uma dose ajustada (meia dose) da vacina AstraZeneca é capaz de evitar que as pessoas tenham Covid-19 e, principalmente, se é capaz de evitar casos graves da doença. A comprovação da eficácia desse esquema poderá dobrar a capacidade de vacinação com a mesma quantidade de ingrediente farmacêutico ativo.


Qual é a população alvo?

Toda a população adulta de 18 a 49 anos que não faz parte de grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) poderá participar. A projeção da população-alvo para o estudo é composta por cerca de 35 mil pessoas que, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são: 7.154 pessoas entre 18-29 anos; 10.863 pessoas entre 30-39 anos; 8.287 pessoas entre 40-49 anos, totalizando 34.867. Considerando a população selecionada, a meta é alcançar 85% de cobertura vacinal - 29.637 pessoas, sendo, aproximadamente, 47% do sexo feminino e 53% do masculino.



Sou obrigado a participar?

A participação no estudo é voluntária e o cidadão vianense que quiser participar deverá assinar um termo de consentimento no momento do agendamento, antes de receber a primeira dose da vacina.


Como será a vacinação?

Os moradores de 18 a 49 anos, que não estejam em grupos prioritários, que ainda não tenham recebido nenhuma dose de vacina para Covid-19, receberão duas doses, com intervalo de 12 semanas entre elas, de metade da dose padrão (0,25 ml).


Vou ter a garantia da segunda dose?

Sim. Ao tomar a primeira dose, o cidadão terá a garantia e será agendado para receber a segunda dose.


A vacina aplicada já foi testada antes?

Sim. A vacina aplicada será a AstraZeneca, que tem autorização definitiva pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil. Ela foi produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), distribuída e doada pelo PNI do Ministério da Saúde.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Deputado do Ceará é levado para a delegacia após se recusar a obedecer decreto estadual em praia de Pernambuco

Um deputado estadual do Ceará foi conduzido para a Delegacia de Porto de Galinhas no sábado (12), após se recusar a obedecer o decreto estadual de Pernambuco que proíbe acesso a praias em todo o estado, devido à pandemia da Covid-19. Vídeos mostram o deputado André Fernandes (Republicanos), de 23 anos, na praia de Muro Alto, em Ipojuca, no Litoral Sul, ignorando orientações de guardas municipais


A Polícia Civil informou, por meio de nota, que a Delegacia de Porto de Galinhas está investigando a ocorrência de infração de medida sanitária preventiva. "Foi registrado um Boletim de Ocorrência e foi instaurado um IP [inquérito por portaria] por abuso de autoridade e infração de medida sanitária preventiva. O IP, após conclusão, seguirá para a Justiça", afirma a nota.


Imagens que circulam nas redes sociais mostram o parlamentar dizendo que se algum dos guardas tocar nele será preso e que não pode ser detido por ter imunidade parlamentar.


"Tenho o direito de tomar banho porque a Constituição é clara e todos têm o direito de ir e vir", diz André, voltando a entrar na água. Um dos guardas rebate. "É ele querer se usar de um poder público para afrontar o outro".


Deputado André Fernandes publicou trecho de vídeo em uma rede social — Foto: Reprodução/Instagram


Por meio de nota, a Prefeitura de Ipojuca afirmou que o deputado cearense "ignorou e debochou das orientações dos guardas municipais" e também que ele desafiou a guarda no mar, afirmando que "quem quisesse tirá-lo de lá teria que entrar na água".


Nas redes sociais, o deputado publicou trecho de um vídeo que mostra um dos momentos em que diz que o decreto estadual não está acima da Constituição e que, portanto, não estaria violando nada.


Em 2020, decisões do plenário do Supremo Tribunal Federal garantiram a estados e municípios autonomia para tomar providências de forma a evitar a propagação da Covid-19.


Em março deste ano, o presidente Bolsonaro (sem partido) ingressou com uma ação no STF para derrubar decretos de dois estados e do Distrito Federal. Esses decretos instituíram medidas de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19. Mas o pedido foi rejeitado por decisão individual do ministro Marco Aurélio Mello.


O G1 procurou o deputado André Fernandes. A assessoria do parlamentar informou que ele vai se pronunciar por meio das redes sociais.


Outros casos envolvendo André Fernandes

Em abril deste ano, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou com uma ação contra o deputado estadual André Fernandes por suposta prática de nepotismo. As investigações apontam que ele indicou dois parentes para cargos no seu gabinete na Assembleia Legislativa.



Em maio de 2020, a rede social Instagram classificou como fake news uma mensagem publicada em uma rede social do deputado André Fernandes e compartilhada pelo presidente Bolsonaro sobre as mortes causadas por doenças respiratórias, incluindo coronavírus, no Ceará.


Em agosto de 2020, o deputado cearense teve o mandado suspenso por 30 dias por quebra de decoro parlamentar, após o deputado acusar, sem provas, o colega Nezinho Farias (PDT) de integrar facção criminosa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fiocruz recebe novo lote de IFA para produção de 6 milhões de doses de AstraZeneca

A Fiocruz recebeu neste sábado (12) mais um lote do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca.


O produto, suficiente para a produção de cerca de 6 milhões de doses da vacina, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no fim da tarde.


Segundo a fundação, a chegada desse IFA permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho.


Vacinação no Rio


Dose de vacina AstraZeneca/Fiocruz contra Covid — Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE


A prefeitura do Rio vacinou neste sábado as pessoas com mais de 54 anos. As pessoas com comorbidades ou deficiências com mais de 18 anos também foram imunizadas. Veja o calendário completo da vacinação no vídeo acima.



A previsão é que os maiores de 50 anos estejam imunizados até o dia 19 de junho.


Há cinco semanas, a capital se mantém com risco alto para a Covid, em todas as regiões.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pfizer disse à embaixada do Brasil nos EUA que enviaria a Wajngarten proposta de acordo por vacinas, mostra documento

Documento da CPI da Covid obtido pela TV Globo mostra que uma executiva da Pfizer informou à embaixada do Brasil nos Estados Unidos que a proposta de acordo para aquisição de vacinas contra Covid seria enviada ao então secretário de Comunicação do governo, Fabio Wajngarten.


Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo, em depoimento à CPI da Covid — Foto: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


A informação consta de um ofício enviado pela própria embaixada ao Ministério das Relações Exteriores, em novembro do ano passado.


Wajngarten deixou o cargo em março de 2021. Em depoimento à CPI da Covid, no mês passado, disse que não negociou vacinas com a farmacêutica, mas, sim, buscou "criar atalhos" e "encurtar caminhos" entre o governo e a empresa.


"Não negociei. O meu intuito foi de ajudar, criar atalhos e encurtar o caminho para que a população brasileira tivesse a melhor vacina", declarou Wajngarten à CPI.


O ex-secretário disse ainda que tinha competência técnica para "ajudar" em razão de sua formação jurídica e "histórico de negociação de contratos internacionais".


O documento

O documento da embaixada informa que, em 9 de novembro de 2020, diplomatas brasileiros se reuniram com a diretora de Relações Governamentais da Pfizer em Washington, Catherine Robinson.


O encontro foi pedido pela executiva para relatar um telefonema, no mesmo dia, entre o CEO da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.



No encontro, mostra o ofício, a empresa disse que escreveria um acordo por 70 milhões de doses.


"Ainda de acordo com a representante da Pfizer, na conversa ('muito positiva'), teria sido acordado que a equipe jurídica da Pfizer dará início à redação de um acordo tentativo com o governo brasileiro para o fornecimento de doses da vacina (70 milhões de doses, segundo Robinson). Essa proposta de acordo será enviada ao secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten, nos próximos dias, conforme indicado por Robinson", diz o documento da embaixada.


Ainda de acordo com esse ofício, a representante da Pfizer "se comprometeu a manter a embaixada informada das tratativas conduzidas em Brasília."


Linha de investigação da CPI

As recusas do governo federal em responder à Pfizer são objeto de investigação da CPI da Covid.


A cúpula da comissão entende que o Brasil já teria vacinado uma parcela maior da população se tivesse fechado o contrato com a empresa ainda em 2020.


Em um ofício enviado ao presidente Jair Bolsonaro, que chegou ao gabinete dele em setembro de 2020, a empresa reclamou que já havia procurado anteriormente outros integrantes do governo e que ainda não havia obtido resposta.


Em agosto, mostram documentos da CPI, a Pfizer procurou a embaixada brasileira em Washington (EUA) para pedir ajuda junto ao governo brasileiro para obter uma resposta sobre a compra dos imunizantes pelo Brasil.


Fonte: G1

Leia Mais ››