quinta-feira, janeiro 07, 2021

Em ofício, governadora do RN pede a Bolsonaro que inclua profissionais da educação nas fases iniciais da vacina contra Covid-19

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), enviou nesta quinta-feira (7) um ofício ao presidente da República Jair Bolsonaro com um pedido para que os profissionais da educação do Brasil sejam incluídos nas fases iniciais dos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19.


Fazendo upload: 970705 de 970705 bytes.
Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) — Foto: Demis Roussus/Governo do RN


O documento cita que é preciso considerar a importância dos profissionais "para a retomada do desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural do país".


De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, os trabalhadores em educação entram nos grupos prioritários, mas o governo ainda não definiu em qual das três fases iniciais esse grupo será inserido. Isso só vai ocorrer após aprovação das vacinas e disponibilidade de doses.


No ofício, a governadora do RN diz que os impactos causados pela pandemia da Covid-19 "diretamente aos profissionais e aos estudantes, em especial na educação pública no País, aprofundam as desigualdades de acesso e de permanência já existentes nas escolas e promovem enormes prejuízos à qualidade da aprendizagem, em todos os níveis e etapas".


Segundo o documento, são cerca de 50 milhões de estudantes e 2 milhões de professores da educação básica sem aulas presenciais atualmente, comprometendo a aprendizagem de estudantes entre 4 a 17 anos.



A governadora do RN disse ainda que providências para preparação das escolas na volta às aulas presenciais foram adotadas no Brasil. No RN, segundo ela, a previsão é de que o retorno aconteça no dia 1 de fevereiro, "com todas as medidas definidas nos protocolos de segurança internacionais, nacionais e locais".


A chefe do Executivo potiguar cita também investimentos para reestruturação física das escolas e de profissionais e ações de formação e reorganização curricular.


"Essas providências, no entanto, serão insuficientes sem a garantia da vacinação", diz o texto da governadora Fátima Bezerra (PT).


"Comprometer ainda mais a educação, retardando o retorno das atividades presenciais, constitui-se substancial ameaça ao avanço e à sobrevivência da ciência brasileira, bem como o futuro do desenvolvimento e soberania do País".


O pedido da governadora potiguar pede a inclusão dos profissionais da educação sem prejuízo dos profissionais da saúde e demais grupos vulneráveis.


Segundo Fátima, essa medida permitirá a retomada, em menor tempo, das atividades educacionais e vai contribuir "para a redução das desigualdades entre os estudantes, a preservação de seus vínculos com a escola, a diminuição dos riscos de ficarem ainda mais para trás ou abandonarem os estudos, assegurando a reabertura das escolas e das instituições de educação superior, com seus profissionais protegidos e imunizados".


Plano Nacional de Vacinação

De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, os grupos prioritários para vacinação foram divididos em fases.


Primeira fase: trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.


Segunda fase: Pessoas de 60 a 74 anos.


Terceira fase: pessoas com comorbidades.


Trabalhadores da educação; trabalhadores dos demais serviços essenciais (forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, entre outros); populações quilombolas; população privada de liberdade e pessoas em situação de rua também entram nos grupos prioritários. Entretanto, o governo irá avaliar em qual fase esses grupos serão inseridos após aprovação das vacinas e disponibilidade de doses.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN chega a 3.067 mortes por Covid-19 e tem 121.439 casos confirmados da doença

O Rio Grande do Norte registrou 121.439 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A doença vitimou 3.067 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quinta-feira (7). Outros 492 óbitos seguem sob investigação.


São 603 novos casos e oito mortes a mais em relação ao boletim do dia anterior, sendo cinco nas últimas 24 horas - nos municípios de Caicó, Lagoa de Velhos (2) e Natal (2).


O RN tem ainda 62.436 casos suspeitos e outros 280.670 descartados. O número de confirmados recuperados continua em 68.394, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", em 65.755.


A Sesap aponta que 465 pessoas estão internadas por causa da Covid-19, sendo 293 na rede pública e 172 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 59% na rede pública e de 59% na rede privada.


O número de testes realizados para Covid-19 no estado segue desatualizado em 385.269, sendo 205.269 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 180.000 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

121.439 casos confirmados

3.067 mortes

62.436 casos suspeitos

280.670 casos descartados

68.394 confirmados recuperados


RN tem 121.439 casos confirmados de Covid-19 — Foto: Reprodução/RPC


Fonte: G1

Leia Mais ››

Sesap inicia pesquisa sorológica para identificar comportamento da Covid-19 no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) vai iniciar nesta sexta-feira (8) o Inquérito Sorológico, uma pesquisa que tem o objetivo de mapear o comportamento da Covid-19 em todas as regiões do estado.


Teste sorológico para Covid-19 — Foto: Divulgação/Governo de SP


A pesquisa será feita em parceria com o Instituto Amostragem do Piauí e tem o apoio do Comitê Científico, formado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS).


A mete é de que sejam feitas 24 mil entrevistas e exames durante três etapas da pesquisa. Ao todo, a previsão é de que cerca de 2.300 domicílios participarão da pesquisa em cada etapa.


O 1° ciclo de entrevistas exames para a pesquisa vai da sexta-feira (8) até o domingo (10). O segundo ciclo acontece entre os dias 15 e 17, e o terceiro vai de 22 a 24 de janeiro.


Oito municípios com sede de regionais de saúde serão analisados: Pau dos Ferros, Mossoró, Assu, Natal, João Câmara, São José do Mipibu, Santa Cruz e Caicó.


"O intuito é de compreender melhor como se dá o processo de adoecimento e o acometimento, a incidência e a prevalência da doença no Rio Grande do Norte", explicou a secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira



Para cada município, a Sesap vai enviar vinte entrevistadores e pesquisadores que farão a aplicação de um questionário com perguntas referentes a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outras questões. Ao todo, serão 160 pesquisadores em campo.


Além disso, cada município terá 30 setores censitários do IBGE sorteados para a realização do inquérito. Em cada setor serão realizadas 100 entrevistas em domicílios previamente determinados pela UFRN.


"É uma pesquisa que a gente teve praticamente um investimento de R$ 2 milhões pra que a gente possa melhor compreender o comportamento da doença no território e, consequentemente, melhor direcionar as ações no sentido de enfrentamento da pandemia", falou a secretária adjunta.


Segundo a Sesap, 25 mil kits de testes serão usados, além da disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIS). Os kits também serão usados pelos pesquisadores, para garantir a segurança no risco de contágio.


“Todos os pesquisadores passaram por um treinamento por videoconferência e farão também um treinamento in loco para aplicação dos testes, para uma maior segurança de todos”, explicou João Batista, do Instituto Amostragem.


O exame

O exame será realizado com amostra de sangue obtida através de punção digital e o estudo de validação apresentado pelo fabricante identificou uma sensibilidade de 86,4% e especificidade de 99,6% de segurança no resultado.


Segurança para os participantes

A Sesap informou que quem for participar do estudo será informado sobre os objetivos da pesquisa, riscos e vantagens. O material e todas as informações só serão coletados após assinatura do termo de consentimento do participante.


Todos os indivíduos testados em campo terão um número de telefone celular registrado para que possam receber informações sobre o resultado do teste. Os casos positivos serão notificados para o serviço municipal de saúde para providências necessárias.


As medidas de segurança biológica cabíveis serão tomadas, de forma a garantir a saúde dos trabalhadores de campo atuando na coleta dos dados e do material. O estudo envolve risco mínimo para a saúde dos participantes, pois consiste apenas na aplicação de um questionário e o exame sorológico. É importante ressaltar que, se houver qualquer desconforto, o participante poderá deixar de participar a qualquer momento.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Com 312 voos extras, Aeroporto de Natal deve movimentar 220 mil passageiros em janeiro

O Aeroporto de Natal deverá movimentar cerca de 220 mil passageiros neste mês de janeiro. De acordo com a Inframerica, este fluxo é equivalente a 81,2% do existente no terminal antes do início da pandemia do novo coronavírus. Estão previstos aproximadamente 1.500 pousos e decolagens, sendo 312 extras para atender a demanda da alta temporada.


Aeroporto de Natal deverá ter 312 voos extras em janeiro de 2021 — Foto: Wendell Jeferson


Natal é o destino mais procurado por turistas para o verão, de acordo com o Ministério do Turismo.


"A atividade turística é um pilar importante da nossa economia, e representou um grande desafio no contexto da pandemia. Agimos desde o início para nos tornarmos um destino seguro, adotamos todos os protocolos de biossegurança, fechando quando foi preciso e agora o nosso compromisso é com a reabertura gradual e responsável", conta a secretária de turismo do estado, Ana Maria Costa.


Roberto Luiz, diretor de Negócios Aéreos da Inframerica, lembra que "janeiro e fevereiro são meses importantes para o turismo que move a economia da região", e que, aos poucos, o movimento do terminal vai sendo restabelecido. "Este retorno está sendo cauteloso, com parcimônia e as companhias aéreas estão retomando os voos e as rotas para Natal sempre atentas aos protocolos sanitários", comenta.


Segundo a Inframerica, o Aeroporto de Natal está atualmente com 49 voos diários para os principais aeroportos do Brasil. Em janeiro, Belo Horizonte e São Paulo (Congonhas) começam a fazer voos diretos para a capital potiguar. Em dezembro haviam sido incluídos na malha aérea os voos de Goiânia, Ribeirão Preto e Uberlândia para atender a demanda da estação.



Prevenção

A administradora também ressalta os cuidados para evitar o contágio da Covid-19. Foram instalados adesivos no chão para que haja o distanciamento social nas filas dos balcões de check-in, raio-x e portões de embarque. O uso da máscara é obrigatório em todo o terminal, e a Inframerica espalhou alertas sobre o seu uso pelo terminal. A higienização de todo o terminal, em especial dos banheiros, foi reforçada, assim como a reposição de sabão. Totens de álcool gel foram instalados pelo aeroporto e estão à disposição do passageiro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Setor hoteleiro registra queda de 45% na ocupação em 2020 no RN

O setor hoteleiro do Rio Grande do Norte registrou queda de 45,3% na ocupação de 2020 em comparação com o ano de 2019. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) em pesquisa realizada entre os associados.


Via Costeira concentra boa parte dos leitos de hotéis em Natal — Foto: Divulgação/ABIH


De acordo com a ABIH, em 2020 o RN teve uma ocupação de 30,5% do seu total. Entre as principais localidades, Natal teve ocupação de 38,8% e Pipa de 39,3%.


Em 2019, o ano fechou com uma ocupação de 55,7%, sendo Natal com 64,5% e Pipa, 57%.


Para o presidente da ABIH, Abdon Gosson, a queda de quase 45% na ocupação hoteleira se deve ao alto custo das passagens aéreas para Natal e uma segunda onda da Covid-19 que tem sido alertada por especialistas de saúde.


O empresário disse que a perspectiva hoteleira para janeiro de 2021 é de 60% de ocupação na capital potiguar e de 50% em Pipa. Há, segundo ele, uma tendência de crescimento.


“A pandemia trouxe uma peculiaridade para o turismo regional, muita gente está deixando para comprar em cima da hora, pelo menos nos últimos 10 dias ou última semana, então muitas vezes quando achamos que vai dar uma ocupação de 50% ou 60%, quando vê ela chega a cerca de 65%, que foi o que aconteceu agora no final de ano”, comentou Abdon Gosson.



O presidente da ABIH se mostrou otimista para uma recuperação do cenário em 2021.


Recentemente uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou Natal como o destino mais procurado por turistas em agências de viagem para o verão.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Botijão de gás chega a custar R$ 90 no RN após novo aumento, diz sindicato de revendedores

Após aumento de 6% anunciado pela Petrobras no preço do gás de cozinha, os revendedores do produto apontam que o preço médio do botijão de 13 litros vai variar entre R$ 85 e R$ 90 no Rio Grande do Norte. O aumento começa ser sentido pelo consumidor a partir desta sexta-feira (8).


Gás de cozinha tem novo aumento (Arquivo) — Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi


De acordo com o presidente do Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha do RN, Francisco Correia, este é o décimo aumento consecutivo realizado pela Petrobras desde o início de 2020. Os revendedores temem redução das vendas e consequentes demissões no setor.


Além disso, Francisco Correia afirmou que um aumento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) usado na base de cálculo para pagamento do ICMS ao estado, a partir de janeiro deste ano, também vai contribuir para aumento do preço final, que deve variar de R$ 5 a R$ 6 por botijão, a depender da cidade.


"Não houve aumento de derivados, não houve aumento dos salários dos funcionários da Petrobras, não houve aumento da margem de lucro dos revendedores, esses aumentos só estão indo para o lucro da Petrobras. Com o aumento do preço, acreditamos que haverá redução do consumo e demissão de cerca de mil pessoas no estado", afirmou Francisco.



Ainda de acordo com ele, os preços ao consumidor final só serão aumentados com a renovação do estoque, por isso ainda é possível encontrar botijões com os preços anteriores. O revendedor aponta que 630 mil botijões são revendidos mensalmente no Rio Grande do Norte - cerca de 21 mil diariamente.


A Petrobras afirmou que os preços de GLP praticados por ela tem como referência o valor de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento, também sendo influenciado pela taxa de câmbio.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pedidos de seguro-desemprego aumentam 1,9% em 2020 e somam 6,8 milhões no ano

O número de pedidos de seguro-desemprego aumentou 1,9% em 2020. Foram 6,784 milhões de solicitações do benefício no ano passado, contra 6,655 milhões em 2019, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.


Apesar da alta na comparação anual, o número de pedidos caiu em dezembro pelo terceiro mês consecutivo. O Brasil registrou 425.691 solicitações de seguro-desemprego no último mês de 2020, um recuo de 4,6% frente a novembro, quando foram feitos 446.372 requerimentos.


O número de dezembro foi também o menor de todo o ano de 2020 e 2% menor que o registrado em dezembro de 2019.


Em maio, na fase mais aguda da pandemia de coronavírus, foram registrados 960.308 pedidos. Veja gráfico abaixo:


Pedidos de seguro-desemprego — Foto: Economia G1


Recuperação do mercado de trabalho formal

A redução do número de solicitações de seguro-desemprego nos últimos meses do ano acontece em meio a uma recuperação do nível de atividade econômica e do mercado de trabalho. Em novembro, o Brasil gerou 414.556 empregos com carteira assinada, com as aberturas de novos postos superando as demissões pelo quinto mês seguido.


De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a criação de empregos formais, principalmente nos setores de serviços e comércio em novembro, mostra a retomada da economia. Os números de dezembro ainda não foram divulgados.


A taxa de desemprego do país, porém, permanece elevada e ficou em 14,3% no trimestre encerrado em outubro, afetando 14,1 milhões de pessoas, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Vale lembrar que apenas trabalhadores do setor formal podem solicitar o seguro-desemprego. De acordo com os dados do IBGE, os empregados com carteira assinada representavam cerca de 36% da população ocupada no país no trimestre encerrado em outubro.


Setor de serviços lidera pedidos

O setor de serviços registrou o maior número de requerimentos de seguro-desemprego em 2020 e concentrou 41% do total, com 2,779 milhões de pedidos. O setor é o que mais tem sofrido com os efeitos da pandemia e das medidas de distanciamento social, além de ser o que mais emprega no país. Em 2019, o setor de serviços concentrou 38,7% do total.


Os trabalhadores do comércio responderam por 26,6% do total de pedidos feitos em 2020, seguidos pelos que atuam na indústria (17,1%) e construção (9,4%). Já a agropecuária concentrou fatia de apenas 4,9%.


Divisão por gênero e idade

Segundo os dados da secretaria, 59,8% dos pedidos foram feitos por homens e 40,2% por mulheres.


Aproximadamente um terço dos trabalhadores que pediram o benefício (33,1%) estão na faixa dos 30 a 39 anos de idade e 20,6% na faixa entre 40 a 49 anos.



Do total de requerimentos de 2020, 56,9% foram feitos via internet.


Quem tem direito

Tem direito ao seguro-desemprego o trabalhador que atuou em regime CLT e foi dispensado sem justa causa, inclusive em dispensa indireta - quando há falta grave do empregador sobre o empregado, configurando motivo para o rompimento do vínculo por parte do trabalhador.


Também pode requerer o benefício quem teve o contrato suspenso em virtude de participação em programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador, o pescador profissional durante o período defeso e o trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.


O valor recebido pelo trabalhador demitido depende da média salarial dos últimos três meses anteriores à demissão. Em 2020, o valor máximo das parcelas foi de R$ 1.813,03.


O trabalhador recebe entre três e cinco parcelas, a depender do tempo trabalhado.


A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br e também está disponível para quem buscar atendimento presencial nas unidades de atendimento ao trabalhador.


Fonte: G1

Leia Mais ››

CoronaVac tem eficácia de 78% em testes feitos no Brasil, diz governo de SP

O governo de São Paulo informou nesta quinta-feira (7) que a CoronaVac registrou 78% de eficácia nos testes clínicos feitos no Brasil. A vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.


Ainda de acordo com o governo, a vacina garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados.


"Esse resultado significa que a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan tem elevado grau de eficiência e eficácia para proteger a vida dos brasileiros contra a Covid-19. As pessoas que forem imunizadas com a vacina do Instituto Butantan terão entre 78% e 100% menos possibilidade de desenvolverem a Covid-19", afirmou o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa.


O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse: "As pessoas que receberam a vacina, em relação às que não receberam, não tiveram nenhum caso de Covid grave. Ou seja, a vacina protegeu 100% em relação a casos graves. Não só: protegeu também 100% contra casos moderados. Ou seja, as pessoas vacinadas nesta população de alto risco foram protegidas da doença moderada e grave".


Principais pontos do anúncio

Eficácia de 78%, sendo de 100% para casos moderados e graves.

Os voluntários foram 12.476 profissionais de saúde (metade tomou a CoronaVac, e a outra metade, placebo).

218 voluntários acabaram contraindo Covid-19, mas nenhum deles precisou de internação – e todos se recuperaram.

Entre os infectados, pouco menos de 60 estavam no grupo vacinado, e cerca de 160 tomaram placebo.

Pessoas acima de 18 anos e idosos participaram do estudo clínico, mas o governo não detalhou os números.

Eficácia

Na prática, se uma vacina tem 78% de eficácia, significa que 78% das pessoas que tomam o imunizante ficam protegidas contra a doença. A taxa mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.


Entretanto, a eficácia da CoronaVac foi divulgada sem detalhamento, e os dados completos da fase 3 de estudos da vacina – que incluem detalhes de como esse percentual é calculado – ainda não foram publicados.


De acordo com Dimas Covas, as informações serão enviadas à Anvisa e divulgadas posteriormente em publicações científicas.


"O relatório será disponibilizado, primeiro. Logo que forem submetidos e aceitos pela Anvisa, os dados são detalhados, e eles estarão na documentação técnica que acompanha tanto o pedido como, depois, as publicações científicas", afirmou.


O diretor do Butantan disse apenas que, entre os mais de 12 mil voluntários, ocorreram "em torno de 200, 218 [casos de Covid-19]". Desses, "160 e alguma coisa" foram registrados entre participantes que tomaram placebo e outros "pouco menos de 60 no grupo vacinado".


Uso emergencial

Segundo João Doria, com o resultado, o Butantan iniciou o processo para pedir à Anvisa autorização para o uso emergencial da CoronaVac no país.


Uma nova reunião entre o Instituto e a agência deve ser realizada ainda na tarde desta quinta. "Por isso que, hoje, nós estamos [negociando] junto à Anvisa. Já tivemos uma primeira reunião. O processo de submissão do uso emergencial prevê um rito em que seja feita uma reunião inicial", explicou Dimas Covas.


"[Uma] Reunião inicial foi feita hoje às 10h. A Anvisa recebeu informações e já marcou uma segunda reunião no final do dia de hoje. No final do dia de hoje, teremos mais uma reunião, e esperamos poder formalmente iniciar esse pedido de tramitação após essa reunião ou no máximo até amanhã."


Questionada, a Anvisa disse que o Butantan apresentou nesta quinta informações sobre a eficácia e segurança da vacina, mas que ainda não houve a submissão do pedido.


Dados da eficácia da CoronaVac foram divulgados nesta quinta — Foto: Divulgação/Governo de SP


Testes

No Brasil, a CoronaVac foi testada em 16 centros de pesquisas, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Brasília.


Participaram dos testes – que começaram em junho de 2020 e seguem em andamento – 12,4 mil voluntários brasileiros que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.


"E o que tem de diferente este estudo dos demais estudos realizados? Nós realizamos com profissionais de saúde, aquelas pessoas que estão mais submetidas à presença do vírus. Estão na linha de frente, que trabalham diretamente com pacientes com Covid-19", disse Dimas Covas.


"Outros estudos foram feitos com populações gerais. Nós desafiamos essa vacina de uma forma que outras vacinas não fizeram."


O estudo conclusivo mede a taxa de eficácia do imunizante comparando quantos casos confirmados foram registrados entre os voluntários que receberam placebo e quantos naqueles que tomaram a vacina. De acordo com o Dimas Covas, metade recebeu o placebo, e metade, a CoronaVac.


Adiamentos

O governo paulista aditou duas vezes o anúncio dos resultados do estudo sobre a CoronaVac. Inicialmente, a previsão era que eles fossem conhecidos no dia 15 de dezembro – mas isso foi postergado para o dia 23 daquele mês.


Na ocasião, o governo afirmou que, por questões de sigilos contratuais, não poderia antecipar os índices obtidos no Brasil. O secretário da Saúde afirmou, na época, apenas que o índice não havia chegado a 90%.


No dia 23 de dezembro, no entanto, o anúncio foi novamente adiado.


91% de eficácia na Turquia

No final do ano passado, a Turquia informou publicamente ter chegado ao percentual de 91,25% de eficácia da CoronaVac em testes preliminares feitos com 1,3 mil voluntários.


Essa vacina usa vírus inativados. A técnica utiliza vírus que foram expostos em laboratório a calor e produtos químicos para não serem capazes de se reproduzir.


Análise do índice de 78% no Brasil

Em entrevista ao G1, a microbiologista Natália Pasternak disse considerar "excelente" o índice de eficácia de 78%. Ela explica que já era esperado que a CoronaVac tivesse uma eficácia menor que as outras vacinas, porque se trata de uma vacina de vírus inativado – já as da Pfizer e da Moderna, por exemplo, usam a tecnologia de RNA mensageiro.


"É completamente esperado. Uma vacina de vírus inativado dificilmente vai ter a mesma eficácia do que vacinas de RNA ou vacinas de adenovírus [vetor viral], que conseguem entrar na célula e imitar, de uma forma muito mais efetiva, a infecção natural. Elas acabam provocando uma resposta imune que é tanto de anticorpos como de resposta celular", explica.


"A vacina inativada não consegue provocar uma resposta tão completa. É esperado que ela tenha uma eficácia menor. A eficácia de 78% da CoronaVac, ao que tudo indica, é uma eficácia excelente e compatível com uma vacina de vírus inativado. Com uma boa campanha, vai ser uma ótima vacina para o Brasil."

A vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas, Denise Garrett, afirma que o vírus inativado induz uma resposta imune para todo o vírus – e não só para a proteína S, usada por ele para entrar na célula.


"Você tem a produção de anticorpos para todas as proteínas na superfície do vírus. É como se diluísse a resposta imune – para isso, eles usam adjuvantes, nesse caso, o alumínio", afirma. Os adjuvantes servem para reforçar a indução da resposta imune gerada pela vacina.


Plano estadual de vacinação

Nesta quarta (6), o governador João Doria se reuniu com com prefeitos do estado de São Paulo para tratar do plano estadual de imunização e informou que a vacinação irá ocorrer a partir do dia 25 de janeiro, de segunda a sexta, das 7h às 22h; e das 7h às 17h aos sábados, domingos e feriados.


Contudo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou em pronunciamento em rede nacional que a Coronavac será incorporada ao calendário nacional de vacinação e que a vacinação no país deverá ocorrer antes do dia 25 deste mês.


O governo paulista mantém o plano estadual, segue negociando com outros estados a venda da CoronaVac e diz esperar que o Ministério da Saúde formalize a intenção de compra da vacina e inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunização, o que ainda não ocorreu.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prouni 2021: consulta de bolsas disponíveis já estão abertas; inscrições abrem na próxima terça

O Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de bolsas disponíveis no Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2021. O programa seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares.


MEC abre consulta às bolsas disponíveis para seleção no Prouni 2021 do primeiro semestre; inscrições serão abertas em 12 de janeiro. — Foto: Reprodução/Prouni


As inscrições abrem na próxima terça-feira (12) e se encerram às 23h59 de sexta (15). Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro (primeira chamada) e 1º de fevereiro (segunda chamada).


Os interessados em saber quais bolsas estão disponíveis poderão entrar no site oficial do Prouni (http://prouniportal.mec.gov.br/), clicar em "Pesquisar bolsas" e fazer a busca por curso, instituição e município. Para o curso de medicina, por exemplo, há opções de bolsas em 133 cidades, algumas em instituições que cobram mensalidades que ultrapassam R$ 10 mil.


Seleção pela nota do Enem

Um dos critérios de seleção para o Prouni é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a nota desta edição só será divulgada no fim de março. Por isso, a seleção do Prouni deste primeiro semestre adotará as notas do Enem 2019.


Quem pode se inscrever?

Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:


ter cursado o ensino médio completo na rede pública;

ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;

ter alguma deficiência;

ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.


Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.


Critérios de renda

O Prouni dá direito a bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades:


bolsa integral: renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo;

bolsa parcial (50% da mensalidade): renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

Lista de espera

Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro.


A lista de espera estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.


Fies

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também abrirá as inscrições em janeiro. A seleção para concorrer a um dos contratos de financiamento para mensalidades em universidades privadas será aberta em 26 de janeiro e se encerra em 29 de janeiro.


O Fies também usa as notas do Enem como critério de seleção e, para a edição do primeiro semestre de 2021, adotará o desempenho do Enem de anos anteriores (de 2010 a 2019).


Saiba mais: MEC publica edital do Fies 2021 com inscrições em janeiro e Enem de anos anteriores

Sisu

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para universidades públicas, ficará para abril. Como as notas do Enem 2020 sairão em março, haverá tempo de usá-las no processo de seleção.


Cronograma do Prouni

Inscrições: 12 a 15 de janeiro

Resultado (primeira chamada): 19 de janeiro

Segunda chamada: 1º de fevereiro

Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro

Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro


Fonte: G1

Leia Mais ››

Depósitos na poupança superam saques em R$ 166,3 bilhões em 2020, diz Banco Central



Os depósitos feitos na caderneta de poupança em 2020 superaram os saques do período em R$ 166,309 bilhões, informou o Banco Central nesta quinta-feira (7).


O valor é o maior da série histórica do BC, iniciada em 1995. Em dezembro, a poupança registrou resultado positivo de R$ 20,601 bilhões.


Ao longo de 2020, a poupança só registrou resultado negativo – ou seja, saques superiores aos depósitos – em janeiro e fevereiro. De março em diante, a tendência foi invertida e, a partir de abril, a poupança passou a registrar recordes de captação.


Os resultados foram impulsionados pelo pagamento do auxílio emergencial, pelo governo federal, em meio à pandemia da Covid-19. Grande parte dos beneficiários recebeu as parcelas mensais em contas-poupança abertas pela Caixa Econômica Federal.


A Caixa também liberou, via poupança, o saque emergencial de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no valor de até R$ 1.045. De abril em diante, apenas novembro não registrou valor recorde para o período – o resultado no mês ficou abaixo do apurado em 2019.


Volume total de recursos

Em dezembro de 2020, o saldo da poupança chegou a R$ 1,035 trilhão. Em novembro, o saldo era de R$ 1,013 trilhão.


Além dos depósitos e dos saques, os rendimentos creditados nas contas dos poupadores também são contabilizados no estoque da poupança. Em dezembro do ano passado, os rendimentos somaram R$ 1,630 bilhão.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cantor Genival Lacerda morre aos 89 anos por complicações da Covid-19, no Recife

O cantor e compositor Genival Lacerda morreu aos 89 anos, no Recife, em decorrência de complicações da Covid-19, nesta quinta-feira (7). Artistas e políticos lamentaram, nas redes sociais, a morte do paraibano e a prefeitura de Campina Grande, cidade natal de Genival, decretou luto de três dias.


O artista foi internado no dia 30 de novembro de 2020, no Hospital Unimed I, na Ilha do Leite, na área central da capital pernambucana. Com Covid-19, ele foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


No dia 4 de janeiro, Genival Lacerda teve uma piora no quadro de saúde, segundo o boletim divulgado pela família. Na quarta (6), a família havia iniciado uma campanha de doação de sangue para o cantor.


Em 26 de maio de 2020, Genival Lacerda havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) e deu entrada no Hospital d’Ávila, na Zona Oeste da capital pernambucana. Recuperado, ele teve alta três dias depois de ser internado.


De acordo com a assessoria de imprensa do cantor, o corpo do artista deixa o Recife por volta das 13h e segue para ser sepultado em Campina Grande, ao lado do da mãe de Genival, Severina Lacerda.


Perfil


Genival Lacerda era conhecido pela irreverência de suas músicas — Foto: Rogério Vital


Genival Lacerda foi um dos grandes nomes do forró e, com carisma e irreverência, se tornou um ídolo popular. Conhecido por todo o Brasil durante 64 anos de carreira, era um símbolo da cultura do Nordeste.


O cantor e compositor nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1931. Chegou a trabalhar na cidade como radialista, mas fez a primeira gravação como cantor quando já morava em Recife, para onde se mudou em 1953.


Genival gravou seu primeiro disco em 1956, um compacto duplo com "Coco de 56", escrito por ele e João Vicente, e o xaxado "Dance o xaxado", feito por ele com Manoel Avelino.



Ele gravou diversos álbuns e ficou conhecido pelo Nordeste como músico e radialista durante esta fase no Recife.


Em 1964, se mudou para o Rio de Janeiro. A consagração nacional veio com "Severina Xique Xique", de 1975. O refrão "ele tá de olho é na butique dela" virou sua marca.

Em seguida, vieram sucessos como "Radinho de pilha", "Mate o véio" e "De quem é esse jegue", que consolidaram o estilo bem humorado do "seu Vavá", como também era conhecido.


O músico viveu no Rio durante o auge da popularidade do forró no Sudeste, e conviveu com outros artistas fundamentais do estilo como Dominguinhos e Luiz Gonzaga.


Com Jackson do Pandeiro, teve uma relação ainda mais próxima, mesmo sendo bem mais novo. A irmã de Jackson, Severina, foi casada com um irmão de Genival.


Desde os anos 90, voltou a morar no Recife e, em 2016, ganhou título de cidadão recifense da Câmara dos Vereadores. Nos últimos anos, não tinha novos sucessos nas rádios, mas manteve o ritmo de shows e o reconhecimento popular.


No final de 2017, recebeu no Palácio do Planalto a medalha da Ordem do Mérito Cultural (OMC). Na cerimônia, Genival tirou seu chapéu estampado de bolinhas ao passar diante do então presidente Michel Temer.



Na sexta-feira (8), estava previsto o lançamento de uma faixa do DVD "Minha Estrada", com a participação de artistas nordestinos, que foi gravado no Teatro Boa Vista, em agosto 2019. Em 13 de dezembro, aniversário de Luiz Gonzaga, foi feito o primeiro lançamento de faixa.


Apesar do falecimento de Genival, o lançamento da canção com o artista Zé Lezin, está mantido. "O artista faleceu, mas a obra dele vai ficar", disse a assessora da família, Manuela Alves. Ao todo, são 15 faixas, com um lançamento por mês. A divulgação acontece pelas redes sociais e por plataformas digitais.


Genival deixou dez filhos, além de netos e bisnetos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vacina contra Covid: Lewandowski manda Pazuello apresentar dados sobre estoque de insumos



O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (7) ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que apresente em cinco dias os dados sobre o estoque de insumos necessários à futura vacinação contra a Covid-19.


Lewandowski requisitou as informações a fim de analisar um pedido apresentado pelo partido Rede Sustentabilidade.


Nesta quinta, a legenda pediu ao STF que obrigue o governo a comprovar que tem estoque suficiente de seringas e agulhas para a futura vacinação dos quatro grupos a serem imunizados com prioridade, segundo o plano de vacinação apresentado pelo Ministério da Saúde.


A sigla pediu ainda ao STF que determine ao governo a apresentação, em 48 horas, do planejamento da compra de insumos, caso não tenha estoque suficiente.


Em pronunciamento em rede nacional de televisão, nesta quarta (6), Pazuello disse que o governo dispõe de quantidade de seringas e agulhas suficiente para iniciar a vacinação.


"O Brasil já tem disponíveis cerca de 60 milhões de seringas e agulhas nos estados e municípios, número suficiente para iniciar a vacinação ainda neste mês de janeiro", afirmou.


Argumentos da Rede

Os advogados da Rede afirmaram ao STF que há "nítidos equívocos de planejamento quanto à aquisição dos insumos".


"O exemplo é o fato de que o estado de São Paulo fez 27 pregões para a aquisição de seringas e agulhas, enquanto o governo federal, após uma única tentativa, que se encontra suspensa, caminha para a requisição administrativa das seringas que seriam destinadas aos procedimentos licitatórios feitos pelos estados", relataram.


"O fato é que o governo federal, além de não ter iniciado a vacinação, está lançando obstáculos ao adequado emprego das vacinas que devem ser adquiridas", argumentou o partido.


Seringas e agulhas

Nesta quarta-feira, o governo federal anunciou a redução a zero do imposto de importação de agulhas e seringas para uso na vacinação contra a Covid-19. A medida torna mais barata a compra desses produtos do exterior.


Na semana passada, o governo também restringiu a exportação dos dois insumos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Pazuello anuncia contrato para compra de 100 milhões de doses de vacina do Instituto Butantan



O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou nesta quinta-feira (7) a assinatura de um contrato com o Instituto Butantan para o fornecimento de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 — 46 milhões até abril e outras 54 milhões de doses até o fim do ano.


Segundo o ministro, toda a produção do Butantan será incorporada ao Plano Nacional de Imunização, para distribuição em todo o país. De acordo com Pazuello, o valor da dose é de pouco mais de US$ 10.


Pazuello deu a declaração durante entrevista coletiva convocada pelo governo para explicar a medida provisória anunciada na véspera pelo próprio ministro que prevê "medidas excepcionais" para compra de vacinas, insumos, bens e serviços de logística para a vacinação.


Em nota, o Instituto Butantan informou que recebeu a minuta de contrato com o ministério e enviou para análise do departamento jurídico do órgão "visando à sua rápida formalização".


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse que o contrato fechado entre a pasta e o Butantan foi para a compra de 46 milhões de doses da vacina e a opção de compra de outras 54 milhões de doses. De acordo com Franco, a compra do total das 100 milhões de doses ainda não será oficializada porque o Ministério da Saúde não tem orçamento suficiente para a aquisição neste momento.



Mais cedo, nesta quinta, o governo de São Paulo informou que a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, registrou 78% de eficácia nos testes clínicos feitos no Brasil.


O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou que o Butantan enviará nesta sexta-feira (8) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de uso emergencial da CoronaVac. Segundo a Anvisa, o prazo para a análise do pedido de uso emergencial é de dez dias. A avaliação do pedido de registro definitivo é feita em até 60 dias.


Em outubro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo federal não iria comprar a CoronaVac e que tinha mandado cancelar um protocolo de intenções firmado entre o ministério e o Butantan. "O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade. Até porque estaria comprando uma vacina que ninguém está interessado por ela, a não ser nós", declarou na ocasião.


Um dia depois, Bolsonaro visitou Pazuello, e o ministro afirmou durante transmissão ao vivo em uma rede social do presidente: "Senhores, é simples assim: um manda e o outro obedece. Mas a gente tem um carinho, entendeu?".


Outras vacinas

Pazuello também disse que o ministério negocia a aquisição de vacinas com laboratórios internacionais.



Segundo ele, a negociação com a Jansen preve o fornecimento de 3 milhões de doses no segundo trimestre. "Infelizmente", disse, "só nos são oferecidas 3 milhões de doses".


"O que nos atende é o que é fabricado no Brasil. Se não for fabricado no Brasil, as quantidades sempre serão ínfimas se comparadas com a necessidade do Brasil", declarou.


O ministro disse que a Pfizer ofereceu 500 mil doses em janeiro, 500 em fevereiro e 2 milhões em março, abril, maio e junho. No caso da vacina da fabricante Moderna, Pazuello afirmou que a previsão de entrega de 30 milhões de doses — a US$ 37 a dose — a partir de outubro.


"Pensem se isso resolve o problema do Brasil. Toda vacina oferecida pela Pfizer no primeiro semestre vacina a metade da população da Grande Rio de Janeiro. Oito milhões de doses, quatro milhões de pessoas vacinadas", afirmou.


Pazuello também falou em negociações com a empresa União Química para a fabricação no Brasil da vacina Sputinik, do laboratório russo Gamaleya.


354 milhões de doses em 2021

No total, Pazuello afirmou que o Brasil tem asseguradas 354 milhões de doses de vacinas para 2021, distribuídas da seguinte forma:


2 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca importadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);

100,4 milhões de doses da Fiocruz/AstraZeneca até julho (produção nacional com ingrediente farmacêutivo ativo (IFA) importado;

110 milhões da Fiocruz/AstraZeneca (produção integral nacional) de agosto a dezembro;

42,5 milhões (provavelmente da AstraZeneca) a serem adquiridas por meio do mecanismo internacional Covax/Facility;

100 milhões de doses do Instituto Butantan.

Início da vacinação

Pazuello disse que a vacinação contra a Covid-19 começará entre 20 de janeiro e começo de março. Segundo ele, isso dependerá dos registros e da produção das vacinas.


"Eu vou dar aos senhores três períodos. Primeiro período, até o dia 20 de janeiro, na melhor hipótese. Contamos aí com as vacinas do Butantan — caso a Anvisa nos dê a autorização de uso —, contamos com as vacinas importadas da AstraZeneca — caso tudo isso aconteça da maneira correta e a Anvisa nos dê a capacidade de uso", declarou.


"Na hipótese média, estaríamos do dia 20 de janeiro ao dia 10 de fevereiro. Contamos aí com as vacinas produzidas no Brasil, tanto no Butantan quanto na Fiocruz. E na hipótese mais alongada, a partir do dia 10 de fevereiro até o começo de março, que seria caso os registros e produção tenham quaisquer percalços", disse Pazuello.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Um dia após a invasão do Capitólio, Bolsonaro volta a dizer, sem provas, que houve fraude na eleição dos EUA



O Palácio do Planalto não emitiu manifestação oficial sobre a invasão do Capitólio. O Ministério das Relações Exteriores também não divulgou posicionamento.


Na manhã desta quinta-feira (7), horas depois de o Congresso americano oficializar a vitória de Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro insistiu em dizer que houve fraude nas eleições – alegação falsa que Donald Trump vem repetindo desde que perdeu a disputa.


Bolsonaro afirmou a apoiadores, sem apresentar provas:


“O pessoal tem que analisar o que aconteceu nas eleições americanas agora. Basicamente, qual foi o problema, a causa dessa crise toda? Falta de confiança no voto. Então, lá, o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente lá que votou três, quatro vezes, mortos votaram. Foi uma festa lá. Ninguém pode negar isso daí”, disse o presidente.


Autoridades eleitorais de diversos estados já desmentiram essa alegação de que mortos teriam votado nas eleições americanas.


O presidente Bolsonaro também voltou a criticar a imprensa. Criticou também as redes sociais pelo bloqueio a mensagens publicadas na noite de quarta por Donald Trump.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Invasão ao Congresso dos Estados Unidos deve colocar em 'alerta' a democracia no Brasil, diz Fachin



O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (7), em nota divulgada à imprensa, que a invasão do Congresso dos Estados Unidos deve colocar em "alerta" a democracia brasileira.


O prédio do Capitólio, sede de Congresso norte-americano, foi invadido na quarta-feira (6) por apoiadores do presidente Donald Trump. No momento, era realizada sessão para a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral das eleições presidenciais de novembro, que deram vitória ao candidato democrata Joe Biden, rival de Trump.


“A violência cometida nesse início de 2021 contra o Congresso norte-americano deve colocar em alerta a democracia brasileira”, escreveu Fachin.


O ministro, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrou que o Brasil terá eleições presidenciais em 2022 e ressaltou que o resultado das urnas deverá ser respeitado.


"Em outubro de 2022 o Brasil irá às urnas nas eleições presidenciais. Eleições periódicas de acordo com as regras estabelecidas na Constituição e uma Justiça Eleitoral combatendo a desinformação são imprescindíveis para a democracia e para o respeito dos direitos das gerações futuras", disse o ministro do STF.


Para Fachin, “quem desestabiliza a renovação de poder” ou “falsamente confronta a integridade das eleições deve ser responsabilizado em um processo público e transparente”. “A democracia não tem lugar para os que dela abusam”, disse o ministro.



Segundo Fachin, “na truculência da invasão do Capitólio, a sociedade e o próprio Estado parecem se desalojar de uma região civilizatória para habitar um proposital terreno da barbárie".


O ministro também disse que, na estratégia para "minar" a Constituição, "intencionalmente desorienta-se pelo propósito da ruína como meta, do caos como método e do poder em si mesmo como único fim".


"O objetivo é produzir destroços econômicos, jurídicos e políticos por meio de arrasamento das bases da vida moral e material", afirmou.


Fonte: G1

Leia Mais ››