quinta-feira, janeiro 20, 2022

DOM MARIANO MANZANA TESTA POSITIVO PARA COVID-19



O bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Dom Mariano Manzana, 74 anos, testou positivo para Covid-19.

Dom Mariano está bem, cumprindo quarentena em repouso em sua residência em Mossoró.

Ele manifestou sintomas gripais. Tem seguido todas as recomendações e tido frequente assistência médica.

“Em unidade e comunhão com nosso Pastor Diocesamo, elevamos ao Bom Deus nossas orações para o seu pronto restabelecimento e de todos quantos se encontram doentes”, escreveu o vigário geral, padre Flávio Augusto Forte Melo ao falar sobre o teste positivo de Dom Mariano.

Fonte: Saulo Vale

Leia Mais ››

Prefeitura de Caicó cancela carnaval de rua

A prefeitura de Caicó cancelou o carnaval de rua na cidade por conta da alta de casos de de Covid e do surto de gripe que têm acometido o estado nas últimas semanas.


Tradicional Bloco do Magão já havia anunciado que não iria às ruas de Caicó no carnaval — Foto: Divulgação


O município tem um dos carnavais mais tradicionais do Rio Grande do Norte e do Nordeste, reunindo milhares de foliões todos os anos e shows com grandes atrações. A medida de cancelar é somada a outros municípios que também anunciaram essa decisão (veja mais abaixo quais).


O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (19) pelo prefeito Dr. Tadeu. “Tomamos a decisão de cancelar o carnaval de rua de Caicó, em virtude da situação da pandemia do novo coronavírus e da epidemia de gripe", disse.


"Agora esperamos que em 2023, possamos realizar um carnaval digno e que corresponda a expectativa dos caicoenses”.

O gestor explicou que o momento não permite que Caicó promova um evento desse porte, mesmo que fosse na Ilha de Sant’Ana. "Iria vir uma quantidade muito grande de pessoas para a nossa cidade", alegou.


O município disse que vai seguir o decreto estadual, que permite a realização de eventos privados, com os protocolos sanitários.


“O decreto do governo do RN permite a realização de eventos privados. A equipe técnica do Governo do Estado, que faz o acompanhamento epidemiológico das situações da pandemia, irá fazer um acompanhamento cerrado de toda a situação da pandemia e essa é a mesma decisão que estamos tomando, de fazer esse acompanhamento semanal e se tiver algo que coloque em risco a vida das pessoas em Caicó, a gente toma as devidas providências”, afirmou o prefeito.


O Bloco do Magão, um dos mais tradicionais do município, já havia anunciado que não sairia às ruas em 2022.


Aumento de atendimentos

A Secretária de Saúde do Município, Evaneide Nóbrega, disse o cenário mudou neste início de ano no Centro Covid de Caicó.


Segundo ela, no fim de 2021 houve uma redução na equipe que trabalhava no centro por causa da baixa demanda nos atendimentos. Neste momento, no entanto, o equipamento serve também para atender todas as síndromes respiratórias.


“Nós chegamos a ter apenas 20 atendimentos no Centro. Para se ter uma ideia do aumento, no dia 7 de janeiro, tivemos 220 atendimentos e nesta terça, dia 18, foram 550”, relatou.

Municípios cancelam carnaval

Além de Caicó, outro municípios com festas tradicionais também já anunciaram o cancelamento do carnaval de rua, como:


Natal

Areia Branca

Macau

Parnamirim

Apodi

Tibau do Sul


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sesap distribui 500 mil testes de Covid aos municípios potiguares

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta quinta-feira (20), a distribuição de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 aos 167 municípios do estado.


Sesap distribui 500 mil kits para teste rápido de Covid nos municípios do RN. — Foto: Reprodução/ Sesap


Os kits para teste do tipo Swab (RT-PCR), padrão ouro para o diagnóstico, foram enviados pelo Ministério da Saúde e encaminhados às cidades.


De acordo com a secretaria, os testes serão entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros Covid e outros pontos utilizados pelos municípios como locais para testagem.


A intenção é ampliar o acesso ao diagnóstico da Covid diante da alta de casos, que tem culminado também com um aumento nas taxas de internação no estado.


Testagem

A Sesap orienta que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios.


De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, mesmo com o resultado negativo o paciente deve continuar afastado das atividades profissionais e evitar aglomerações em eventos e festividades.


“As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo, é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”, reforça a coordenadora.

A orientação da Sesap é que a população mantenha as medidas de proteção como o uso de máscara e evite aglomerações, além da importância da vacinação para todas as faixas etárias já determinadas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde investiga morte de menina de 2 anos com sintomas gripais em hospital no interior do RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) está investigando a morte de uma menina de 2 anos que estava internada no Hospital Regional de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, com sintomas gripais. A criança morreu na tarde desta quarta-feira (19).


Hospital Regional de Pau dos Ferros — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca


De acordo com a Sesap, foram feitos testes para Covid-19 e Influenza (gripe) na criança, mas ainda não saiu o resultado. Inicialmente, a pasta entendia que a morte da menina teria sido por complicação decorrente de uma pneumonia.


O Hospital Regional de Pau dos Ferros lamentou a morte através de uma nota nas redes sociais. "Quando uma criança chega em nosso hospital, todos se tornam mães e pais daquela criança", citou a nota, que emitiu "sinceros sentimentos" à família da vítima.


O sepultamento da menina deve acontecer na manhã desta quinta-feira (20), no cemitério de Pau dos Ferros.


Internação

De acordo com a secretária de saúde de Pau dos Ferros, Kallianne Fernandes, a menina adoeceu quando estava com os pais em Mossoró, no Oeste do RN. Quando retornou a Pau dos Ferros, deu entrada no hospital regional.


A criança foi atendida no hospital ainda no domingo (16), com sintomas gripais. Ela foi medicada e voltou para a casa com os pais.


Mas, de acordo com a secretaria municipal de saúde, retornou na terça-feira (18) à unidade e foi internada na UTI. Ela chegou a ser intubada e na quarta (19) não resistiu.


“A secretaria se solidariza com a família e manifesta as condolências a família nesse momento”, lamentou a secretária Kalliane Fernandes.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Com mais de 110 mil, Brasil tem recorde na média móvel de casos conhecidos de Covid em 24 horas; média de mortes também cresce

O Brasil registrou nesta quinta-feira (20) 168.060 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 23.588.921 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 110.442 - a maior marca registrada até aqui. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +373%, indicando tendência de alta nos casos da doença.


Brasil, 20 de janeiro

Total de mortes: 622.251

Registro de mortes em 24 horas: 324

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 235 (variação em 14 dias: +114%)

Total de casos conhecidos confirmados: 23.588.921

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 168.060

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 110.442 por dia (variação em 14 dias: +373%)


Curva mostra a alta expressiva na média móvel de novos casos conhecidos de Covid nas últimas duas semanas — Foto: Editoria de Arte/g1


O país também registrou 324 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 622.251 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 235 --a maior registrada desde 17 de novembro. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +114%, indicando tendência de alta nos óbitos decorrentes da doença.


Dessa forma, a média móvel de vítimas atinge agora um patamar acima do que estava às vésperas do ataque hacker que gerou problemas nos registros em todo o Brasil, ocorrido na madrugada entre 9 e 10 de dezembro (leia mais abaixo). Na época, essa média indicava 183 mortos pela doença a cada dia.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Instabilidade nos sistemas

Após o apagão de dados do Ministério da Saúde, os estados começaram a normalizar a divulgação de números de Covid-19 no Brasil no dia 4 de janeiro.


Em 12 de dezembro, o ministério informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 após ataque hacker foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão inicial de estabilização dos sistemas, de 14 de dezembro, não foi cumprida.


No início de janeiro, o ministério informou que quatro de suas plataformas foram reestabelecidas ainda em dezembro; afirmou que, no dia 7 de janeiro, normalizou a integração entre os sistemas locais e a rede nacional de dados, e que o retorno do acesso às informações estava sido gradual.


Segundo a pasta, a instabilidade no sistema não interferiu na vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como a Covid. É o oposto do que dizem pesquisadores.


"A gente não consegue planejar a abertura de novos serviços hospitalares, de centros de testagem, abertura de novos leitos e entender as regiões onde o impacto da nova variante é maior", diz Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz.


"A gente não viu a evolução e a chegada da ômicron. Ela não apareceu de repente no Ano Novo. Ela entrou ao longo do mês de dezembro, e a gente estava completamente em voo cego ali, porque não tinha dado nenhum; a gente não viu os dados crescerem", afirma o professor Marcelo Medeiros, fundador do Covid-19 Analytics. Ele interrompeu o serviço que auxilia autoridades a tomarem decisões em meio à pandemia.


Curva de mortes nos estados

Em alta (20 estados): AL, SP, CE, RN, AP, MG, TO, RS, GO, SE, MS, SC, ES, MT, AM, MA, PI, BA, PB e RJ

Em estabilidade (2 estados e o DF): PR, RR e DF

Em queda (4 estados): RO, PA, PE e AC

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os números de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados. Já a variação percentual para calcular a tendência (alta, estabilidade ou queda) leva em conta os números não arredondados.


Veja a situação nos estados

O g1 divulga abaixo a média móvel de casos conhecidos, em vez da média móvel de mortes, em razão do momento da pandemia no Brasil. O grande número de vacinados com duas doses, perto de 69% da população, contribuiu para reduzir significativamente a quantidade de mortes no país. Associada a isso, a variante ômicron fez explodir o total de casos.


Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.


Fonte: g1

Leia Mais ››

"Vamos pedir a execução da pena do Robinho no Brasil", diz diretor do Ministério da Justiça italiano

Condenado em última instância na Itália por violência sexual de grupo, o atacante Robinho, de 37 anos, terá seu nome incluído na chamada lista vermelha da Interpol. Na prática, isso significa que haverá contra ele um pedido de prisão provisória difundido para 195 países, para que comece a cumprir a pena de nove anos de detenção.


O mesmo acontecerá com seu amigo brasileiro, Ricardo Falco, também condenado no julgamento encerrado na quarta-feira na Corte de Cassação de Roma, que na Itália equivale ao Supremo Tribunal Federal brasileiro. A vítima do crime ocorrido em 2013, numa boate de Milão, foi uma mulher de origem albanesa, então com 23 anos, que prefere não ser identificada.


- Não se trata de Robinho, um jogador conhecido. Essa é uma atividade cotidiana, que fazemos centenas de vezes por dia. São muitos casos como o dele - afirmou ao ge Stefano Opilio, diretor-geral de relações internacionais e cooperação judiciária do Ministério da Justiça italiano.


Será Opilio, que já acompanha o caso, o responsável por encaminhar o pedido ao Estado brasileiro – a notificação chegará em Brasília ao Ministério da Justiça – e pela comunicação à Interpol para o pedido internacional de prisão contra Robinho e Falco.



A sentença da Corte de Cassação, como anunciado na quarta, estará disponível em 29 dias. A Procuradoria Geral de Milão, que começou a investigação do crime ocorrido numa boate na cidade e posteriormente denunciou o jogador e seu amigo por violência sexual de grupo, é responsável por pedir ao Ministério da Justiça italiano a execução da pena dos condenados.


O órgão geralmente espera a divulgação da sentença para só então solicitar a difusão da captura internacional, mas Stefano Opilio contou que há situações em que o pedido é imediato – sem depender da íntegra da sentença. A Procuradoria Geral de Milão ainda não se manifestou a respeito.


A partir do momento em que os nomes de Robinho e Falco estiverem na lista da Interpol, eles poderão ser presos se saírem do Brasil para os demais 194 países também signatários do sistema internacional de captura. Em território brasileiro, o próprio Ministério da Justiça italiano considera remota a chance de detenção do jogador. Sem clube, Robinho atualmente mora em Santos.


Mesmo condenados em última instância, os dois não poderão ser extraditados para a Itália, já que a Constituição de 1988 veta a extradição de cidadãos brasileiros.


- Essa é uma particularidade, não encontrei isso com outros países - afirmou Stefano Opilio.


Ele menciona a contradição do Estado brasileiro citando o tratado de extradição entre os dois países, também assinado em 1989, que deixa uma brecha para a extradição de nacionais, o que vai contra a Constituição, promulgada no ano anterior.


Robinho está sem clube desde que o Santos suspendeu seu contrato, em outubro de 2020 — Foto: Divulgação


Diz o trecho do tratado de extradição: "Quando a pessoa reclamada, no momento do recebimento do pedido, for nacional do Estado requerido, este não será obrigado a entregá-la. Neste caso, não sendo concedida a extradição, a parte requerida, a pedido da parte requerente, submeterá o caso às suas autoridades competentes para eventual instauração de procedimento penal".


A eventual homologação da pena italiana no Brasil deverá ser examinada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).


- No caso da impossibilidade da extradição, vamos pedir a execução da pena no Brasil - adianta o dirigente do Ministério da Justiça da Itália.


Depois do julgamento de quarta-feira, o advogado da vítima da violência sexual de grupo, Jacopo Gnocchi, fez um apelo à justiça brasileira.


- Mais de 15 juízes analisaram o caso em primeira, segunda e terceira instância e confirmaram o relato da minha cliente. Agora é preciso ver como será o cumprimento dessa pena, o Brasil é um grande país e espero que saiba lidar com essa situação. Para nós, a sentença deve ser cumprida. Se fosse na Itália, ele iria para a prisão. Agora o Brasil tratará isso com base na sua Constituição - disse.


Bronca em advogado no julgamento

A Corte de Cassação da Itália, última instância do judiciário do país, confirmou na quarta-feira a condenação do jogador Robinho e de seu amigo, Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual de grupo. Eles já haviam sido condenados em duas instâncias inferiores, mas seus advogados apresentaram recurso, negado pela instância final da justiça italiana.


Os dois foram arrolados no artigo “609 bis” do código penal italiano, que fala sobre a participação de duas ou mais pessoas reunidas para o ato de violência sexual – forçando alguém a manter relações sexuais por sua condição de inferioridade “física ou psíquica”. A vítima, que pediu para não ter seu nome exposto no processo, diz que foi embriagada e abusada sexualmente por seis homens enquanto estava inconsciente. Os defensores dos brasileiros dizem que a relação foi consensual.


Além dos nove anos de reclusão confirmados, Robinho também terá de pagar uma indenização de 60 mil euros (cerca de R$ 372 mil na cotação atual).


Durante a curta sessão na quarta-feira, apenas um dos advogados de Robinho, Franco Moretti, fez a sustentação oral. Ele afirmou que a relação entre a mulher e Robinho foi consensual, tentou trazer à audiência pontos sobre a conduta da vítima e citou um dossiê da vida privada da vítima, que foi rechaçado no julgamento em segunda instância. O presidente da audiência na Corte de Cassação, Luca Ramacci, chamou a atenção do advogado do jogador, dizendo que ali não era o local indicado para tal discussão.


A vítima, que completa 32 anos nesta sexta-feira e pediu para não ter seu nome divulgado no processo, acompanhou a audiência. Ela disse que não queria comparecer ao tribunal, mas foi convencida pelo seu advogado.


Entenda o caso

O crime cometido por Robinho aconteceu na Sio Café, uma conhecida boate de Milão, na madrugada do dia 22 de janeiro de 2013. À época, Robinho era um dos principais jogadores do Milan. Além dele e de Falco, outros quatro brasileiros, segundo a denúncia da Procuradoria da cidade, participaram da violência sexual contra uma mulher de origem albanesa.


Amigos do jogador que o acompanhavam no exterior, os outros quatro brasileiros deixaram a Itália durante a investigação e não foram acusados, sendo apenas citados nos autos.


A vítima, residente na Itália há alguns anos, naquela noite foi com uma amiga à boate – a violência ocorreu dentro do camarim do local – para comemorar seu aniversário de 23 anos. No final desta semana, completará 32.


Desde que a vítima do estupro coletivo denunciou o jogador, há nove anos, a Itália viu dezenas de episódios semelhantes ganharem destaque, alguns deles envolvendo filhos de políticos. Os acusados, segundo um balanço do judiciário realizado pelo equivalente ao IBGE italiano, são majoritariamente jovens entre os 20 e 25 anos (Robinho tinha 29 anos quando foi acusado do crime).


O ge publicou com exclusividade em outubro de 2020 as interceptações realizadas contra Robinho e seus amigos com a autorização da Justiça – escutas foram instaladas até no carro que o jogador usava na Itália.


As gravações foram transcritas na sentença inicial e confirmam, segundo disse uma juíza que participou do julgamento em primeira instância, a versão da vítima de que houve violência sexual cometida por seis homens contra uma mulher que estava alcoolizada e inconsciente. "A mulher estava completamente bêbada", disse Robinho em uma das conversas gravadas.


A primeira condenação do ex-jogador do Santos e de Ricardo Falco data de novembro de 2017. À época, Robinho jogava no Atlético-MG. Ele deixou a Itália em 2014, quando já tinha sido convocado a depor no inquérito que apurava o crime – o jogador negou a acusação, mas confirmou que manteve relação sexual com a mulher, ressaltando que ela foi consensual e sem outros envolvidos. No caso de Falco, uma perícia encontrou a presença de seu sêmen nas roupas da jovem.


No julgamento realizado na segunda instância, em dezembro de 2020, a Corte de Apelação de Milão manteve a condenação inicial de nove anos de prisão. As três juízas responsáveis pela sessão destacaram o "particular desprezo" de Robinho com a vítima, que foi "brutalmente humilhada", e o que consideraram uma tentativa de enganar a Justiça italiana com uma "versão dos fatos falsa e previamente combinada" com os outros envolvidos.


Depois do Atlético-MG, Robinho passou por dois clubes turcos: Sivasspor e Istambul Basaksehir. Em outubro de 2020, chegou a ser anunciado pelo Santos, mas não entrou em campo pelo clube, já que teve seu contrato suspenso e posteriormente encerrado.


Reconstituição do crime

Na reconstituição feita pela Justiça, a vítima de origem albanesa contou que foi ao Sio Café em 21 de janeiro de 2013 para comemorar seu aniversário ao lado de duas amigas. No dia, a programação da boate era dedicada à música brasileira.


Ainda segundo o depoimento, na noite do episódio, a vítima disse que foi ao local convidada por um dos amigos do Robinho, mas que, por SMS, ele a informou que ela só deveria se aproximar da mesa depois que a mulher do jogador fosse embora.


Assim que isso aconteceu, ela e as duas amigas se juntaram ao grupo de brasileiros, que depois passou a ter também a presença de Ricardo Falco. Segundo a vítima, os brasileiros ofereceram várias bebidas alcoólicas, mas apenas ela bebia, pois uma das amigas estava grávida e a outra estava dirigindo.


Por volta de 1h30 da madrugada, as duas amigas foram embora, e uma delas se comprometeu a voltar para buscá-la. Depois de dançar com os brasileiros, sem ar e tonta, ela contou ter ido para uma área externa da boate, momento em que um dos amigos do jogador tentou beijá-la. Pouco depois, os dois foram para o camarim, onde o mesmo amigo continuou tentando beijá-la.


A vítima admitiu ter apenas "alguns flashes daquela noite", acrescentando que não tinha condições de "falar" nem de "ficar em pé". Segundo suas recordações, ela ficou no local sozinha por alguns minutos e "percebeu" que o mesmo amigo e Robinho estavam "se aproveitando" dela.


Diversas gravações de ligações telefônicas entre os acusados, feitas com autorização da Justiça, foram transcritas na sentença. Uma das mais decisivas para a condenação em primeira instância foi uma conversa de Ricardo Falco com Robinho que indicou ao tribunal que os envolvidos tinham consciência da condição da vítima.


O único dos presentes na boate em Milão que cumpriu a pena aplicada pela Justiça foi o músico brasileiro Jairo Chagas, que vive na Itália há anos e que naquela noite de 2013 tocava no Sio Café. O crime teria ocorrido no camarim dele, conforme a reconstituição feita pela Procuradoria.


Ele foi condenado por falso testemunho à justiça italiana. Em uma das gravações interceptadas, Jairo diz a Robinho por telefone que viu quando o jogador “colocava o pênis dentro da boca dela”. No depoimento, porém, o músico disse que não viu cenas de sexo naquela noite.


Entre 2018 e agosto de 2021, ele fez serviço comunitário uma vez por semana, cuidando de idosos numa casa de repouso e limpando praças e creches na região de Milão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Elza Soares morre aos 91 anos

Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro. "É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais", diz o comunicado enviado pela assessoria da cantora.



"Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação."


"A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim."


O corpo da cantora será sepultado no Jardim da Saudade Sulacap, na tarde de sexta-feira (21), depois do velório no Theatro Municipal do Rio.


Do sambalanço à eletrônica

Elza Gomes da Conceição é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira, com carreira no samba que começou no final dos anos 50. O início veio como parte da cena do sambalanço com "Se Acaso Você Chegasse", em 1959.


Nos 34 discos lançados, ela se aproximou do samba, do jazz, da música eletrônica, do hip hop, do funk e dizia que a mistura era proposital. O último disco lançado foi "Planeta Fome", em 2019.

A expressão era uma alusão ao episódio em que foi constrangida por Ary Barroso no programa de calouros que participou nos anos 50. "De que planeta você vem, menina?", ele disse. E ela respondeu: "Do mesmo planeta que você, seu Ary. Eu venho do Planeta Fome."


Retrato de Elza Soares durante entrevista na capital paulista em março de 1986 — Foto: Nem de Tal/Estadão Conteúdo/Arquivo


"Eu sempre quis fazer coisa diferente, não suporto rótulo, não sou refrigerante", comparava Elza. "Eu acompanho o tempo, eu não estou quadrada, não tem essa de ficar paradinha aqui não. O negócio é caminhar. Eu caminho sempre junto com o tempo."


Desde que lançou o álbum "A mulher do fim do mundo", em 2015, a cantora viveu mais uma fase de renascimento artístico. “Me deixem cantar até o fim”, pediu Elza em verso da música que batiza o álbum.


Começo no samba

Mais voltada para o samba, a primeira fase da cantora tem discos gravados nos anos 60 com o cantor Miltinho (1928–2014) e o baterista Wilson das Neves (1936–2017).


Fazem parte desta era lançamentos como "O samba é Elza Soares" (1961), "Sambossa" (1963), "Na roda do samba" (1964) e "Um show de Elza" (1965).


Mané Garrincha e Elza Soares no aeroporto do Aeroporto do Galeão — Foto: ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO


Outras fases vieram. Nos anos 70, escolheu cantar o samba de ritmo mais tradicional. A fase rendeu sucessos como "Salve a Mocidade" (Luiz Reis, 1974), "Bom dia, Portela" (David Correa e Bebeto Di São João, 1974), "Pranto livre" (Dida e Everaldo da Viola, 1974) e "Malandro" (Jorge Aragão e Jotabê, 1976).


A cantora amargou período de ostracismo na década de 1980. Em 1983, sofreu com a morte do jogador Garrincha, com quem teve um relacionamento por 17 anos.


Devido a essa fase de menos sucesso, ela pensou até em desistir da carreira, mas resolveu procurar Caetano Veloso, em hotel de São Paulo, para pedir ajuda.


O auxílio veio na forma de convite para participar da gravação do samba-rap "Língua", faixa do álbum do cantor, "Velô" (1984).


Essa participação mostrou a bossa negra de Elza Soares a uma nova geração e abriu caminho para que a cantora lançasse, em 1985, um álbum menos voltado para o samba. "Somos todos iguais" tinha música de Cazuza (1958–1990).


Em 2002, com direção artística de José Miguel Wisnik, fez um dos álbuns mais modernos da discografia, "Do cóccix até o pescoço". No ano seguinte, foi a vez de "Vivo feliz", mais voltado para a eletrônica.


Elza seguia fazendo shows até antes da pandemia da Covid-19 e cantou em lives. Ela estava produzindo um novo álbum de estúdio que pode ter lançamento póstumo.


Nesta semana, ela também se apresentou em shows no Theatro Municipal de São Paulo que foram gravados para o lançamento de um DVD.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Excelente notícia', 'vitória' e 'vacina segura': especialistas apoiam uso da CoronaVac para crianças



A aprovação do uso da CoronaVac para crianças a partir de 6 anos foi celebrada por médicos, pesquisadores e representantes de sociedades científicas. Apontando o perfil de segurança da vacina, as autoridades no tema afirmaram ao g1 que a possibilidade de aplicação de mais um imunizante nas crianças é um marco nas ações de combate à pandemia.


Veja abaixo os principais posicionamentos:


Segura e efetiva

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, disse que a aprovação da CoronaVac pela Anvisa é um "grande ganho" para o Brasil.


"É uma vacina que se mostrou segura, os dados apresentados mostram uma efetividade muito boa nessa faixa etária, a vantagem de que temos uma grande quantidade dessa vacina produzida pelo Butantan, com uma facilidade de distribuição e conservação. Então é mais uma plataforma que a gente ganha para vacinar a população pediátrica e acelerar essa vacinação em todo o país" - Alberto chebabo, presidente da SBI


Qual a posição do ministério?

Para Renato Kfouri, médico pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, a aprovação é "ótima" e "necessária", já que os dados de segurança e efetividade são consistentes.


"Agora precisamos ver a posição que o Ministério da Saúde vai ter. Ele precisa comprar as doses, não basta estar registrado, porque isso não significa que as crianças serão vacinadas. Amanhã terá uma reunião da Câmara Técnica e provavelmente teremos uma recomendação formal para a inclusão da vacina e vai depender do ministério comprar e adquirir essa doses", disse Kfouri.


"Espero que não invente consulta pública. São três etapas: aprovação, recomendação da Câmara Técnica e aquisição das doses. Seria muito bom que esse processo fosse mais rápido possível e consequentemente a gente conseguisse vacinar, com 15 milhões de Coronavac e 5 milhões de Pfizer, a primeira dose para todo mundo antes do inicio do ano letivo", explicou Kfouri.


Plataforma já conhecida

A epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, ressaltou que o imunizante utiliza a tradicional tecnologia de vírus inativado, que é usada em vacinas reconhecidamente seguras.


"Estou pulando de felicidade! Mais uma vacina para as nossas crianças, que vai permitir que a gente vacine mais rápido, porque temos produção aqui. E vamos conseguir vacinar mais crianças e é uma vacina que a gente tem uma experiência muito grande de vírus inativado, então representa uma vitória para a gente conseguir ter mais crianças vacinadas em tempo mais curto. É uma excelente notícia" - Ethel Maciel


Bons resultados no Chile

Já Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destacou os bons resultados que o imunizante já obteve no Chile.


"A aprovação da CoronaVac para uso em crianças e adolescentes pela Anvisa é uma excelente notícia. Uma vacina com uma plataforma bastante conhecida e usada em crianças, que se mostrou não só em estudos, que mostram eficácia e segurança, mas com dado de uso, como no Chile, com uma efetividade para prevenção de internações de mais de 90%, uma eficácia muito boa e uma efetividade positiva", disse Isabella.


"As crianças continuam sendo o grupo mais suscetível porque só elas não estão vacinadas e a gente torce para que em breve tenhamos notícias sobre a possibilidade da Pfizer e da CoronaVac para crianças menores de cinco anos" - Isabella Ballalai


Fonte: g1

Leia Mais ››

Humorista Batoré morreu após infecção generalizada, diz empresário

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu por uma parada cardiorrespiratória causa por uma infecção. segundo o empresário Admir Uduvic da Silva. O artista foi velado no ginásio de Cabreúva (SP), no dia 11.


Humorista Batoré em entrevista ao Programa do Jô, em 2016 — Foto: Reprodução/TV Globo


Batoré não resistiu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, na zona norte da capital, na tarde de segunda-feira (10). No dia do velório, das 9h às 10h, a cerimônia na Arena Cabreúva foi realizada somente para familiares. Em seguida, das 10h às 12h, o velório foi aberta ao público.


O corpo de Ivanildo foi velado com o chapéu que ele usava ao interpretar o personagem Batoré. O enterro aconteceu às 14h, no Cemitério Municipal da cidade.


Alexandra Mastronardi, a filha, também falou sobre a despedida do pai. “Nossa vida, o nosso relacionamento teve bastante diferença, mas o que importa é que no fim de tudo a gente se resolveu. A gente conseguiu se despedir”, disse.


"Tinha o respeito de pai e filho, as broncas, mas acima de tudo a gente era amigo", completou o filho Ivan Mastronardi.


Internação

Segundo o empresário Admir, no domingo (9), o humorista teve dificuldade para respirar e inchaço nas pernas.



Ele foi levado para a UPA e ficou internado. Em seguida, ainda de acordo com Admir, Batoré apresentou melhora na manhã de segunda-feira e chegou a conversar com o filho, mas não resistiu. Atualmente, o artista morava sozinho.


"O filho me disse que não sabia sobre câncer, como está sendo falado, e o único tratamento que fazia era contra depressão", contou Admir.


Com seu principal personagem, Batoré, Ivanildo integrou o elenco do programa "A Praça é Nossa", do SBT. Em 2016, foi contratado pela TV Globo para a novela "Velho Chico", na qual fez o papel do delegado Queiroz.


Ivanildo nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, e se mudou para São Paulo ainda criança. Antes de se tornar ator, jogou futebol nas categorias de base de times paulistas. Também foi vereador por dois mandatos em Mauá, na Grande São Paulo, pelo PP.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo de SP descarta reação adversa em menina de 10 anos que tomou vacina contra Covid



O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de SP descartou nesta quinta-feira (20) que a vacina contra Covid-19 tenha causado parada cardíaca em uma menina de 10 anos em Lençóis Paulista (SP).


A menina, que tem quadro clínico de asma, foi imunizada dentro do grupo prioritário na terça-feira (18) e começou a passar mal cerca de 12 horas depois. O pai da menina relatou a médicos que ela teve alterações nos batimentos cardíacos e chegou a desmaiar. Ela foi reanimada e ficou em observação na UTI.


Diante do quadro, a prefeitura decidiu suspender a vacinação de crianças por sete dias - período no qual a imunização seria feita somente com agendamento.


O caso foi submetido à Secretaria Estadual para ser investigado. As informações sobre o caso foram avaliadas por especialistas do Grupo de Trabalho em Eventos Adversos Pós-vacinação da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações (GT-EAPV-CPAI).


Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, concluiu-se que a paciente tem uma pré-excitação no eletrocardiograma, característica da Síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW), condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia.


Ainda conforme o órgão, algumas destas crises podem ter frequência muito alta, levando até a síncope ou mesmo morte súbita. Além disso, A WPW é mais comum causa de morte subida por arritmia ventricular.



"Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado. A análise realizada por mais de 10 especialistas apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico", afirma o órgão.

A menina permanece hospitalizada, em observação e estável.


Vacinação na cidade

A Prefeitura de Lençóis Paulista informou que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades segue por agendamento através do telefone 0800-2691-120 até segunda-feira (24).


Na terça-feira (25), a imunização será retomada por livre demanda no posto de saúde ESF Maria Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.


Já a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose de pessoas com 12 anos ou mais segue de segunda a sexta-feira, na Central de Vacinação do Espaço Cultural, das 16h30 às 20h.


Quem não conseguir se vacinar no Espaço Cultural, pode procurar o ESF Maria Cristina, das 8h às 15h, para receber a dose da vacina contra Covid-19.


De acordo com a prefeitura, foram vacinadas 46 crianças até agora na cidade, que estão sendo monitoradas.


Tanto prefeitura quanto governo reforçaram a segurança da vacinação para crianças. "Todas os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são seguros e eficazes", diz a nota do governo de SP.



Ministério de Saúde

Em nota, o Ministério da Saúde informou que foi notificado do caso e que a investigação foi realizada pela Secretaria de Saúde do município e Secretaria de Saúde do estado de São Paulo. "Os dados preliminares sugerem não haver uma relação causal com a vacinação. Estudos epidemiológicos de larga escala não indicam risco de arritmia associado à vacina", informou.


A pasta ainda afirmou que monitora a ocorrência dos eventos adversos pós vacinação em parceria com as secretarias municipais e estaduais, tanto em crianças quanto nos adultos.


"Os registros de Eventos Adversos Pós-vacinação (EAPV) são notificados no Sistema e-SUS notifica pelos profissionais de saúde da rede pública, incluindo erros de imunização, seguindo o fluxo estabelecido pelo programa".


"Ressalta-se que os eventos adversos pós vacinação muito raros, graves e óbitos são discutidos semanalmente no Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e outros Imunobiológicos (Cifavi), formado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI/SVS), Gerência de Farmacovigilância (GFARM) da Anvisa, INCQS, além de especialistas com expertise em vacinologia e farmacovigilância de vacinas, incluindo especialistas em imunologia, infectologia, neurologia, cardiologia, reumatologia e pediatria, apoiando as secretarias estaduais. Neste comitê são avaliados se o EAPV tem ou não relação causal com a vacina", finalizou a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Diretor de gestão do Inep é exonerado após conclusão do Enem 2021

O governo federal exonerou Alexandre Avelino Pereira do cargo de diretor de gestão e planejamento do Inep, órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


A decisão, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi publicada no "Diário Oficial da União" de quarta-feira (19).


A mudança no alto escalão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira acontece após a conclusão do Enem 2021, que foi realizado em meio a uma crise histórica que levou 37 servidores da entidade a renunciarem a seus cargos.


Sede do Inep em Brasília. — Foto: Carolina Cruz/g1


Em novembro, poucas semanas antes do início da aplicação do Enem, servidores do Inep denunciaram o risco de prejuízos à prova, alegando "falta de comando técnico" da presidência da entidade. Eles alegaram haver uma tentativa de interferência no conteúdo das provas e "risco ao sigilo" do exame.


Também relataram que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do exame para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro.


Alexandre Pereira atuava como diretor da entidade desde maio de 2021. A mesma portaria que o exonerou nomeou Jôfran Lima Roseno para o cargo.


Em nota, o Inep afirmou que, entre suas atribuições, Roseno será "responsável por planejar, coordenar, orientar e controlar a execução das atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e de orçamento, de administração financeira, de contabilidade, de organização e modernização administrativa, de recursos humanos e de serviços gerais".


Ainda segundo a nota, "cabe ao titular da diretoria a gestão sobre os programas e projetos com vistas ao desenvolvimento profissional, à melhoria da qualidade de vida e à valorização dos servidores".


A reaplicação da prova para quem perdeu o exame em novembro acabou no último domingo (16). O resultado do Enem está previsto para ser divulgado no dia 11 de fevereiro.


Além da troca da diretoria, também foram exonerados três coordenadores que haviam renunciado na debandada de novembro. São eles:


Marcela Guimarães Côrtes, coordenadora-geral da Gestão de Pessoas;

Hélio Junio Rocha Morais, coordenador-geral de Logística da Aplicação; e

Andréia Santos Gonçalves, coordenadora-geral do Desenvolvimento da Aplicação.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça nega recurso de Flordelis, e ex-deputada irá a júri popular

O desembargador Marcus Basílio, segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio, negou os recursos feitos pela ex-deputada federal Flordelis no processo em que é acusada de ser mandante da morte do ex-marido, o pastor Anderson do Carmo. Por isso, Flordelis irá a júri popular.


A deputada Flordelis (PSD-RJ) durante depoimento no Conselho de Ética da Câmara — Foto: Reprodução / TV Câmara


Ainda não há data para o julgamento.


Marzy Teixeira da Silva e Rayane dos Santos Oliveira, respectivamente filha afetiva e neta biológica de Flordelis, também tiveram o recurso negado pelo desembargador.


Na decisão, publicada no dia 15 de janeiro, Marcus Basílio afirma que, para aceitar o recurso, o Tribunal de Justiça teria que reexaminar as provas, o que não é aceito em instâncias superiores.


"Seria necessário o reexame dos fatos e provas produzidos no processo, o que não é permitido às instâncias superiores, que atuam apreciando apenas questões de direito infraconstitucional e/ou constitucional", escreveu.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mãe de Jair Bolsonaro é internada no interior de SP, diz hospital

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bolsonaro, de 94 anos, está internada no Hospital São João, em Registro, no interior de São Paulo, desde a última segunda-feira (17).


Olinda Bolsonaro e o filho, o presidente Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução


As informações foram confirmadas ao g1 nesta quinta-feira (20) pelo médico clínico-geral Petrônio Bezerra dos Santos, responsável pelo tratamento dela e pelo hospital.


Olinda Bolsonaro mora em Eldorado (SP), que fica a aproximadamente 52 quilômetros de distância de Registro e não conta com hospital de referência. A idosa está internada na ala de apartamentos particulares da unidade de saúde e passa por exames.



O g1 não teve acesso às informações sobre o estado de saúde ou o motivo da internação de Olinda até a última atualização desta matéria, pois, segundo o médico, a divulgação das informações precisa ser autorizada pela família dela.


Olinda Bonturi Bolsonaro foi internada em hospital de Registro, SP — Foto: Reprodução/Facebook


Fonte: g1

Leia Mais ››

Integrantes do centrão avaliam cenário com Lula, mas rejeitam 'entorno' formado por petistas

Aliados, hoje, ao presidente Bolsonaro, caciques importantes e que integram a linha de frente do centrão já admitem sentar para conversar com o ex-presidente Lula – mas rejeitam o que chamam de "entorno" do PT, como figuras expressivas do partido que já ocuparam cargos chave na administração federal e têm dado opiniões nessa pré-campanha a respeito de áreas como a economia.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em imagem de dezembro de 2021 — Foto: Amanda Perobelli/Reuters


Lideranças do núcleo duro do centrão ouvidas pelo blog deixam claro que a intenção é apoiar o presidente Bolsonaro na eleição de 2022 – mas não ignoram a vantagem de Lula nas pesquisas e registram, quando questionados sobre um eventual "dia seguinte" sem Bolsonaro, que os partidos do centrão são "partidos de governo". Ou seja, não existiria nenhum constrangimento em "sentar para conversar" com o ex-presidente Lula para discutir composições políticas. Inclusive, só não conversaram ainda apenas para evitar desgastes junto ao presidente Bolsonaro.


Os principais partidos do centrão – como PP, Republicanos e PL – já foram da base do governo de Lula.


Hoje, o PL, comandado por Valdemar Costa Neto, tem Bolsonaro como filiado.


Valdemar Costa Neto e Bolsonaro — Foto: Reprodução/Youtube/PL


O PP ocupa o Ministério da Casa Civil e também tem a presidência da Câmara com Arthur Lira, considerado um aliado do presidente Bolsonaro. E o Republicanos, hoje com Bolsonaro, tem boa relação com o PT também.


O problema, afirmam, não é Lula, mas o "entorno", formado por dirigentes do PT. Entre os nomes citados nos bastidores e rejeitados pelos políticos do centrão, estão a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, Aloizio Mercadante, ex-ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff, e até o ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão. Recentemente, entrou na mira desses políticos o nome de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda de Lula, após ele escrever um artigo sobre economia na imprensa, que foi lido por deputados e senadores como um "recado" da pré-campanha de Lula – apesar de o ex-presidente deixar claro que ninguém fala pela economia em sua campanha.


Apesar de elogiar Lula, integrantes do centrão afirmam não querer o "retorno" desse núcleo – e avaliam que a estratégia de Bolsonaro será "colar" o discurso de que, se Lula voltar ao poder, levará consigo esse grupo de petistas que sofreu rejeição no Congresso e, também, no mercado.


No entanto, apesar de oficialmente apoiarem o presidente Bolsonaro em 2022, lideranças do centrão admitem que, se houver uma vitória de Lula, o partido não será "aliado, mas também não será inimigo de Lula".


E avaliam que o perfil do Congresso, independentemente do presidente eleito, deve ser de centro-direita.


Fonte: Blog da Andreia Sadi

Leia Mais ››