terça-feira, janeiro 05, 2021

RN ultrapassa 120 mil casos confirmados e chega a 3.046 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte chegou a 120.024 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. As mortes já são 3.046 neste mesmo período. Os números foram atualizados na edição desta terça-feira (5) do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Outros 478 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim do dia anterior, foram registradas 35 novas mortes, sendo seis nas últimas 24 horas - em Portalegre, Mossoró (2), Parnamirim, Touros e Natal. Os casos a mais são 838 confirmados neste período.


O boletim aponta ainda que o estado aumentou de 58.855 para 60.444 o número de casos suspeitos de Covid-19. Os casos descartdos são 278.262. O número de confirmados recuperados é de 68.394, e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", foi para 65.754.


O RN tem 442 pessoas internadas por causa da Covid-19, sendo 283 na rede pública e 159 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 61,9% na rede pública e de 60,7% na rede privada.


O número de testes realizados para Covid-19 no estado segue desatualizado em 385.269, sendo 205.269 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 180.000 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

120.024 casos confirmados

3.046 mortes

60.444 casos suspeitos

278.262 casos descartados

68.394 confirmados recuperados


Teste Covid-19 — Foto: Reprodução/TV TEM


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Coordenador de comitê científico defende lockdown no país: 'Situação absolutamente crítica'

O coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis, defendeu, durante entrevista ao Bahia Meio Dia, nesta terça-feira (5), um lockdown no Brasil. Nicolelis também comparou a situação de saúde pública do Brasil com a do Reino Unido, que entrou em seu terceiro lockdown para frear o aumento de casos de Covid-19 no país.


"Estamos em uma situação muita parecida com o que está acontecendo na Inglaterra nesse momento. E se vocês viram ontem o depoimento do primeiro ministro inglês, que era contra qualquer tipo de lockdown no começo dessa crise, ele basicamente decretou o terceiro lockdown nacional na Inglaterra, porque o numero de casos da Inglaterra - mais de 50 mil por dia -, e o numero de mortos é recorde da pandemia desde o inicio. E são números muito parecidos com o que temos no Brasil de hoje", disse o coordenador.


Coordenador do comitê científico do Consórcio do NE defende lockdown no país — Foto: Reprodução / TV Bahia


Segundo Miguel Nicolelis, das nove capitais do Nordeste, oito estão com tendência de aumento de casos da Covid-19, três registram crescimento de casos mais acelerado que na primeira onda e outras três estão com a mesma velocidade vista em março e abril.


"Então, a situação é absolutamente crítica. Na região sudeste e sul - São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis -, e também na região centro-oeste, a tendência de crescimento de casos é maior do que na primeira onda. Ou seja, o Brasil está sendo envolvido por uma segunda onda, e ainda temos o risco de já estar recebendo uma nova cepa que aparentemente tem mais facilidade de ser transmitida do que aquela que enfrentamos na primeira onda", explicou Miguel Nicolelis.


"Precisamos de uma coordenação nacional, especialmente no que tange a questão do plano de vacinação para o país", completou.

De acordo com o coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, a defesa pelo lockdown no país é baseada em uma projeção de tendência de crescimento ainda maior de casos no futuro, que podem acontecer por causa das campanhas eleitorais feitas em novembro de 2019 e as festas de fim de ano.


"É exatamente o que os cientistas da Inglaterra fizeram há três semanas, e alertaram ao governo inglês que se não entrassem em lockdown nacional, o sistema de saúde da Inglaterra poderia entrar em colapso. Essa é a maneira como os comitês científicos funcionam em todo o mundo. A gente olha para o futuro. Várias semanas no futuro", disse.


Miguel Nicolelis defende lockdown nacional como medida para frear crescimento do número de casos — Foto: Redes Sociais


A proposta apresentada pelo coordenador para frear o número de casos da Covid-19 no país é a criação de uma comissão nacional, com a participação de todos os governos estaduais, para equacionar tudo o que precisa ser feito antes da vacina chegar no Brasil e ao longo do processo de vacinação.


"Porque não podemos parar de fazer essas medidas, que funcionam, como distanciamento social, uso de máscaras, isolamento social mais rígido, mesmo quando a vacinação começar, porque vai levar uma tempo para o efeito da vacinação ser auferido no país como um todo", disse.

Ainda não há nenhuma vacina contra a Covid-19 aprovada no país. A permissão pode ser conseguida basicamente por dois caminhos: O primeiro está diretamente ligado aos dois tipos de registro (tradicional ou emergencial) que podem ser dados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já a segunda possibilidade é baseada na chamada "Lei Covid", que libera o uso se o imunizante tiver aval expedido por uma agência do exterior, independentemente de registro pela Anvisa.


"Nesse momento é apenas uma expectativa de vacinação. Nós ainda nem temos definidas as vacinas, nós estamos com problemas de insumos básicos para uma campanha de vacinação, como seringas e agulhas. É uma questão extremamente grave, e as pessoas estão achando que a vacinação resolve o problema imediatamente, e não é isso", explicou.


Miguel Nicolelis explica ainda que se as pessoas continuarem se aglomerando sem fazer o uso de máscaras, as cidades do Nordeste vão registrar uma "explosão" de casos com a chegada do verão. A saída apontada por ele é o fechamento dos aeroportos internacionais brasileiros, que impediriam a chegada de turistas.


"Nós já devíamos ter fechado o espaço aéreo brasileiro para voos vindos do Reino Unido, e de parte da Europa e outros lugares do mundo que já têm essa cepa mais transmissível. Mas nós não fizemos a tempo. Outros países fizeram: Argentina, México, Peru. E nós não. Então, nós podemos repetir os mesmos erros da primeira onda, quando o coronavírus chegou pelos aeroportos internacionais, e depois se espalhou das capitais para o interior do Brasil", disse.


Coordenador do comitê científico do Consórcio do NE fala sobre risco de colapso sanitário — Foto: Redes Sociais


Miguel Nicolelis afirma que Salvador é uma das capitais do Nordeste com tendência de crescimento de casos nos próximos dias e meses. O especialista conta que a velocidade de crescimento neste momento ainda não é maior do que na primeira onda, mas existe a possibilidade do cenário mudar e o sistema hospitalar entrar em colapso.


"Em Recife, Fortaleza, Aracaju, nós já temos essa tendência, e todas essas capitais são conectadas com a Bahia. Então, se você deixar escapar uma região, um estado ou mesmo uma região do Brasil, por causa da alta comunicação rodoviária, aeroviária, e o fluxo de pessoas, as outras regiões também vão receber casos e vão entrar em situação de colapso", contou.


Para Miguel Nicolelis, existe a expectativa de que pessoas apresentem sintomas da Covid-19, em janeiro e fevereiro, por causa das aglomerações feitas nas festas de Natal e Ano Novo. Outro fato que apresenta preocupação para o especialista é a aproximação das festas de carnaval.


"Nós recomendamos o lockdown em Salvador em 1º de julho do ano passado, porque os números cruzaram 80% das taxas de ocupação, e as curvas de casos e óbitos estavam ascendentes, e nós continuamos mantendo esse critério. Uma vez que a taxa de ocupação seja de 80% e as taxas de casos e óbitos estejam acrescendo, o lockdown é recomendado imediatamente", afirmou.

Miguel Nicolelis diz que dois ou três dias são necessários para que as taxas de ocupação de leitos subam de 70% para 80%.


"E isso aconteceu na região sul do Brasil. Em Curitiba, em Florianópolis, em Porto Alegre, nós vimos esses números nessa segunda onda, a taxa de ocupação aumentar muito rapidamente. Então continuamos a manter as recomendações que o comitê elaborou desde maio do ano passado. Elas continuam vigentes", concluiu.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Animais morrem queimados em incêndio florestal em Apodi, RN

Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu nos últimos dias a Chapada do Apodi, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Além da mata, o fogo também alcançou muitos animais que habitam na região e foram encontrados mortos queimados no trecho.


O Corpo de Bombeiros tem atuado na área e nesta última segunda-feira (4) conseguiu controlar as chamas, que, segundo a corporação, já duravam há cerca de cinco dias em alguns pontos de foco.


Três pontos foram os mais afetados pelo fogo: os assentamentos Caiçara e Taboleiro Grande e a propriedade Queimadas.


O Corpo de Bombeiros ainda não tem a contagem de quantos animais podem ter morrido queimados no local. O fogo chegou a se aproximar de algumas casas no domingo (3), mas conseguiu se controlado.


Apesar disso, algumas propriedades foram afetadas com a queima de parte das plantações.


O trecho atingido fica distante cerca de 15 quilômetros da zona urbana do município de Apodi, que tem cerca de 36 mil habitantes.


Fogo atingiu área do município de Apodi, na região Oeste do RN — Foto: Reprodução


Fonte: G1

Leia Mais ››

Padre diz que IFRN 'só tem feminista, abortistas e ideologia de gênero' e fala viraliza na internet; instituto emite nota

Um padre que atua na região Seridó potiguar teve uma de suas mensagens viralizada na internet, após afirmar que o Instituto Federal do Rio Grande do Norte só teria "feministas, abortistas, gente de esquerda, da ideologia de gênero". A declaração gerou polêmica e uma resposta do instituto, por meio de nota, garantindo que há liberdade religiosa na instituição de ensino.


Fala de padre durante homilia viraliza na internet, após dizer que IFRN só teria 'feministas, abortistas e gente de esquerda'. — Foto: Reprodução


"Uma coisa é você pendurar uma cruz no pescoço e estudar em Currais Novos, ou em Parelhas, no IFRN, onde só tem feministas, abortistas, gente da esquerda, gente do contra, onde só tem gente da ideologia de gênero. Eu quero ver você usando camiseta religiosa. Quero ver você usando crucifixo lá. Quero ver você andando com terço no bolso lá", afirmou o padre Stanley Lopes Dantas, na ocasião.


Na homilia gravada durante uma missa, o padre de Jardim do Seridó desafiava os fieis da igreja Católica a demonstrarem sua fé através de camisetas, crucifixos e outros símbolos religiosos não apenas na igreja, mas em outros espaços da sociedade. De acordo com o religioso, a mensagem foi realizada em novembro de 2020, mas somente dois meses depois o trecho começou a ser compartilhado nas redes sociais.


"Foi um trecho de 29 segundos tirado de contexto. Minhas homilias são mais longas que as de outros padres", disse ao G1.



Em nota enviada ao IFRN nesta segunda-feira (4), o padre afirmou que houve um mal entendido e pediu desculpas aos diretores, professores, servidores e alunos que se sentiram ofendidos.


IFRN se posiciona

Em nota publicada nesta segunda-feira (4) e assinada pelo diretor do Campus Avançado de Parelhas, Ramon Viana de Sousa, o instituto afirmou que faz parte da rede de educação pública e é uma instituição laica. "Desta forma, os mesmos (IFs) não são encarregados de promover educação religiosa de nenhum tipo. O que cabe à nossa escola, enquanto promotora de educação, é mostrar, através das disciplinas de História, Geografia, Literatura, Filosofia e Sociologia, o tema religioso, sem fazer referência para sustentação de valores, visões de mundo comportamentos ou atitudes. Mas garantindo a diversidade de pensamento e a discussão crítica dos temas", diz a nota.


O diretor ainda afirmou que, dentro do Instituto Federal, alunos e funcionários são livres para se expressar, podendo carregar cruzes no peito e outros símbolos da sua religião, porque é um direito constitucional. "Mas nossa instituição jamais poderá ensinar a respeito de religião e de crenças espirituais porque essa não é a função da escola. O ensino desses conhecimentos religiosos é função da Igreja Católica e das demais religiões, para cativar os jovens e ensiná-los sobre as doutrinas religiosas que eles 'devem' seguir", disse ainda na nota.


O próprio diretor afirmou que é católico praticante e ministro da Eucaristia, que sustenta seus valores e visões de mundo segundo a minha religião, no entanto, considera que não cabe ensinar sua religião e suas crenças dentro da escola.


"Cada pessoa é livre para ter um ponto de vista e ter as suas defesas a respeito dos temas polêmicos que surgem na sociedade, e isso é um direito que jamais, dentro do nosso Campus, será negado ou violado. O papel da nossa instituição é não conceder valores obrigatórios aos respectivos temas. Entretanto, a nossa escola tem a função, muito significativa dentro da sociedade, que é o de formar cidadãos críticos e com pensamento autônomo", disse ainda.


Padre responde

Em resposta, o padre enviou uma nota ao IFRN, afirmando que a fala foi tirada de contexto, o que gerou manifestações.


"Lembro que meu interesse honesto e sincero, presente no todo daquela homilia de quase 2 meses passados, pretendeu tão somente exortar aos que desejassem viver sua fé cristã católica, testemunhando-a com alegria em todos os ambientes do tecido social. Longe de qualquer atitude de desrespeito ou um descabido convite à violência e confrontos, busquei e buscarei evidenciar o baluarte da Fé no certame que nos é proposto naquilo que é próprio de minha vocação e é concernente à relevância da missão que me foi confiada", afirmou.


O pároco ainda pediu desculpas aos professores, servidores e alunos "no seu todo e em suas individualidades, abrangendo a todos quantos sentiram-se ultrajados".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Chefe da OMS se diz decepcionado por China não autorizar entrada de especialistas em coronavírus

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta terça-feira (5) que está "muito decepcionado" com a China porque o país ainda não autorizou a entrada de uma equipe de especialistas internacionais para analisar as origens do coronavírus.


Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em foto de 3 de julho — Foto: Fabrice Coffrini/Pool via Reuters


"Hoje soubemos que as autoridades chinesas ainda não finalizaram as permissões necessárias para a chegada da equipe na China", disse Tedros em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.


"Tenho mantido contato com altas autoridades chinesas e, mais uma vez, deixei claro que a missão é uma prioridade para a OMS", acrescentou ele aos jornalistas.

Os primeiros casos de Covid-19 no mundo foram reportados pelas autoridades chinesas à OMS em 31 de dezembro de 2019. Esses registros vieram da cidade de Wuhan, a primeira a sofrer um surto do coronavírus. Todos os primeiros diagnósticos estavam relacionados, inicialmente, a um mercado que vende animais selvagens mortos para o consumo humano.


No entanto, os cientistas ainda não conseguiram confirmar se realmente o coronavírus "saltou" de um animal para o homem nesse estabelecimento ou se o patógeno já circulava antes a partir de outra origem — o mercado, nessa hipótese, teria servido como um "superdisseminador" da Covid-19 pela aglomeração de pessoas.


As análises da origem dos primeiros casos são importantes para entender melhor o novo coronavírus e traçar estratégias para prevenir o surgimento de novas doenças que possam causar epidemias ou pandemias.


Uma hipótese levantada nos Estados Unidos, em abril, é de que um funcionário se infectou com o vírus em um laboratório que estuda patógenos do tipo em Wuhan. De lá, sem querer, esse cientista teria disseminado a Covid-19. Entretanto, o governo chinês e os representantes do laboratório negam a versão.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Tribunal da Itália condena Facebook a pagar 3,8 milhões de euros por cópia de aplicativo

 Um tribunal de Milão condenou o Facebook nesta terça-feira (5) ao pagamento de 3,8 milhões de euros para uma empresa italiana de software. A decisão aconteceu depois de a Business Competence acusar rede social de ter copiado um aplicativo.


Facebook é condenado na Itália — Foto: Dado Ruvic/Reuters


Em sua decisão, o tribunal afirmou que o Facebook copiou o recurso "Nearby" encontrado em app da empresa, que permite aos usuários identificar lojas, restaurantes e outros estabelecimentos ao redor por meio de geolocalização.


Inicialmente, a quantia que o Facebook havia sido condenado a pagar era de 350 mil euros, mas o tribunal de apelação decidiu elevar o valor.


"Recebemos a decisão do tribunal e estamos examinando atentamente", afirmou um porta-voz do Facebook.


Fonte: Reuters

Leia Mais ››

Enem 2020: Locais de prova são divulgados nesta terça

Os inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição a partir desta terça-feira (5). As provas impressas estão marcadas para 17 e 24 de janeiro. A aplicação da versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


O documento traz, entre outras informações, o local do exame, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada. Ele pode ser acessado na Página do Participante, no site do Enem.


Nas redes sociais, candidatos relatam dificuldades para visualizar o local de prova pelo site. Outros dizem que conseguiram a confirmação pelo app oficial do Enem. Ao G1, o Inep, organizador do exame, afirma que as informações já estão disponíveis.


Enem 2020: participantes relatam nas redes sociais que estão com dificuldades em acessar o local de prova na página do participante. — Foto: Reprodução/Twitter


Enem 2020: participantes relatam nas redes sociais que conseguiram acessar o local de prova na página do participante, enquanto outros afirmam ter dificuldades. — Foto: Reprodução/Twitter


O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o documento nos dias de aplicação da prova. Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.


Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o cronograma do Enem sofreu algumas alterações:


Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos

Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro

Resultados: 29 de março

Enem na pandemia


Enem 2020 foi adiado por causa da pandemia do coronavírus — Foto: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo


O uso de máscaras de proteção será obrigatório durante toda a aplicação do exame.


Quem estiver com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias de realização do Enem poderá participar da reaplicação das provas em 23 e 24 de fevereiro de 2021.


Para pedir a reaplicação, os candidatos deverão comunicar a condição de saúde por meio da Página do Participante antes da aplicação do exame.


Além da Covid, são consideradas doenças infectocontagiosas para pedir a reaplicação: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela.


Os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame.


Nesse caso, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar o caso, a fim de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cantor do hit 'Tic Tic Tac', Zezinho Corrêa é internado com Covid-19

O cantor do grupo Carrapicho, Zezinho Corrêa, testou positivo para a Covid-19 em Manaus. A informação foi confirmada nesta terça-feira (5) pela assessoria de comunicação da banda, sucesso na Europa e Brasil nos anos 90, com o hit "Tic Tic Tac". O quadro de saúde dele é considerado estável.


Fazendo upload: 371712 de 1174198 bytes.
Cantor do hit Tic Tic Tac, Zezinho Corrêa é internado com Covid-19 — Foto: Marcos Dantas


De acordo com o comunicado, Zezinho sentiu febre e dores no corpo na segunda-feira (4) e se submeteu a exame para diagnóstico da Covid-19, que apontou positivo para a doença.


Ele está internado em uma unidade de saúde particular na capital, onde recebe mediação e fisioterapia pulmonar. Ainda conforme a assessoria, a internação é por precaução.


No dia 28 de dezembro, o cantor participou do lançamento do livro em homenagem à sua carreira. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Palácio Rio Negro. A cantora Márcia Siqueira, que esteve na ocasião, também contraiu Covid-19.


Casos de Covid-19 em alta

Em todo o Amazonas, mais de 200 mil pessoas já foram infectadas pela Covid. O estado voltou a ter aumento de casos e internações pela doença nas últimas semanas. Por conta da situação, o comércio não essencial está proibido de abrir por 15 dias.


Na segunda-feira (4), o estado registrou o maior número de novas internações desde o início da pandemia: foram 183 pessoas hospitalizadas. Em Manaus, onde o número de internações já havia superado os registros de abril e maio - quando houve colapso na saúde -, também houve um novo pico nesta segunda: 177 novos hospitalizados com Covid-19.


Com mais de mil pessoas internadas com Covid-19 e registros recordes de novas internações, o Amazonas entrou na fase roxa na pandemia, que representa alto risco, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça determina, pela 2ª vez, que Ministério da Saúde informe se feijão do Pastor Valdemiro Santiago cura Covid-19



A Justiça Federal determinou nesta semana, pela segunda vez em menos de dois meses, que o governo federal informe no site da internet do Ministério da Saúde se há ou não eficácia comprovada das sementes de feijão no combate à Covid-19. O uso das sementes é defendido em vídeo pelo líder religioso Valdemiro Santiago de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus.


Em outubro, o juiz federal Tiago Bitencourt de David, da 5ª Vara Cível Federal de São Paulo, mandou que a informação fosse colocada na internet na página oficial do governo em até 15 dias.


Mas, segundo o Ministério Público Federal, a ordem não foi cumprida pelo Ministério da Saúde. O G1 pediu a posição da pasta sobre a nova decisão, e aguarda retorno.


Segundo o MPF, o Ministério da Saúde criou uma página sobre notícias falsas e postou recomendações sobre "alimentação e fake news, que somente destaca a importância de comer de forma saudável e tomar cuidado ao compartilhar informações sem comprovação científica sobre alimentos com supostos efeitos terapêuticos" contra o coronavírus.


A Justiça diz que, "em nenhum momento são mencionados os feijões que foram comercializados pelo líder religioso em vídeos disponibilizados nas redes sociais".


Na primeira decisão, o juízo determinou que “que a União informe em site do Ministério da Saúde, em caráter contínuo, de forma cuidadosa e respeitosa, neutra, limitando-se a informar se há ou não eficácia comprovada do artefato (sementes de feijão/feijões) no que tange à covid-19”. Essa informação, porém, ainda não foi incluída.


O MPF investiga indícios de estelionato por parte do pastor Valdemiro Santiago nos vídeos disponibilizados incentivando fiéis a plantar as sementes por ele comercializadas. Na ação, o MPF afirma que os feijões não curam e são propaganda "enganosa".


O pastor vendia as sementes por valores entre R$ 100 a R$ 1 mil, sob o argumento de que teriam eficácia terapêutica para a cura da Covid-19, mesmo em casos graves.


Para o MPF, houve prática abusiva da liberdade religiosa, já que Valdomiro e a Igreja Mundial do Poder de Deus tinham o objetivo de angariar recursos financeiros com a venda das sementes.


Igreja disse que 'não prometeu cura'

Em nota quando começou a ser investigada pelo MPF sobre o vídeo, a Igreja Mundial do Poder de Deus disse que a referência ao feijão nos vídeos não se referia a "uma promessa de cura, mas sim o início de um propósito com Deus".


Segundo a instituição, "a semente é uma figura de linguagem, amplamente mencionada nos textos bíblicos, para materializar o propósito com Deus" e que não há nenhum oferta de venda de cura por parte do pastor Valdemiro Santiago.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Jovem confessa ter matado padre com golpe de faca e diz à polícia que tinha um caso com ele

Acompanhado de advogado, o jovem Cristian Roberto da Silva, 19 anos, compareceu a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil na tarde desta segunda-feira (4) e teria confessado ter matado o padre José Ronaldo Gomes de Brito, 37 anos. O crime aconteceu na virada do ano em uma casa na ocupação Bela Vista do Juá, em Santarém (PA).


Cristian Roberto, 19 anos, confessou ter matado padre José Ronaldo Gomes de Brito — Foto: Reprodução/Redes sociais


Por meio de nota, sem entrar em detalhes, a Polícia Civil informou na noite desta segunda-feira que o suspeito de matar o padre José Ronaldo de Brito foi liberado após prestar depoimento, e que equipes da delegacia local realizam diligências para elucidar o caso.


Segundo fonte da polícia, Cristian teria revelado que ele e o padre tinham um relacionamento amoroso, mas que haviam se desentendido.


O G1 apurou que uma segunda pessoa é investigada por suspeita de envolvimento na morte do padre José Ronaldo.


Cristian teria dito à polícia que após ter matado o padre com um golpe de faca no pescoço, pegou o carro da arquidiocese que era usado por José Ronaldo, com a intenção de fugir, mas acabou perdendo o controle do veículo, que se chocou no muro de uma residência na avenida Fernando Guilhon na madrugada do dia 1º de janeiro.


No dia do acidente, Cristian chegou a ser conduzido pela Polícia Militar à Seccional de Polícia Civil, porém naquela ocasião ele ainda não era considerado suspeito de um crime de homicídio, uma vez que o corpo do padre só foi encontrado na manhã do último domingo (3) já em adiantado estado de decomposição.


A causa da morte do padre não foi determinada na perícia. Os peritos do IML (Instituto Médico Legal) encontraram uma perfuração no corpo de José Ronaldo. Material como sangue e objetos foram coletados no local e devem passar por exame de DNA.


O corpo do padre José Ronaldo foi sepultado na manhã desta segunda-feira (4), em um cemitério particular de Santarém, após cerimônia restrita a alguns religiosos para evitar aglomeração.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governadores cobram cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, mas saem sem data



Governadores de diferentes estados se reuniram por teleconferência, nesta terça-feira (5), com o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, para cobrar um plano, um cronograma de vacinação contra a Covid-19 para todo o país.


Contudo, não obtiveram uma data após a conversa.


A informação foi dada ao blog pelo governador do Piauí, Wellington Dias.


“Nossa expectativa era de que houvesse alguma definição. A reunião foi até estressante. Cobramos uma data e não nos foi fornecida. Quando chegam os insumos? Quando começa a vacinação? O secretário disse que iria levar nossa demanda ao ministro Pazuello”.


Além de Dias, participaram da reunião Ronaldo Caiado (Goiás), Helder Barbalho (Pará), Waldez Goes (Amapá), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Renato Casagrande (Espírito Santo).


Wellington Dias disse ao blog que propôs para a próxima segunda-feira (11) uma agenda conjunta entre os três Poderes -- cúpula do Congresso, do STF e o ministério da Saúde -- para discutir com as fabricantes e a Anvisa um calendário nacional de vacinação. “O Brasil está ficando no final da fila. Há um atraso inexplicável”.


Ele disse que conversou pela manhã com o governador João Doria (São Paulo) e que o plano para o início da vacinação no Estado de São Paulo está mantido para o dia 25 de janeiro.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mourão 'passa bem' e faz exercícios respiratórios após diagnóstico de Covid-19



O vice-presidente Hamilton Mourão “passa bem” e faz exercícios respiratórios para se recuperar da Covid-19, informou a assessoria da vice-presidência nesta terça-feira (5).


Mourão foi diagnosticado com o novo coronavírus no dia 27 de dezembro e, desde então, está em isolamento na residência oficial do Palácio do Jaburu, em Brasília.


Em nota, a equipe do vice-presidente informou que ele fez exames com “resultados normais” – mas não detalhou quais foram os testes realizados.


Segundo o texto, o vice realiza exercícios respiratórios, sob orientação de uma fisioterapeuta e, “em breve”, retomar as atividades normais.


Em nota divulgada no dia 28, a vice-presidência da República informou que, antes de receber o diagnóstico, Mourão tinha apresentado dor no corpo, dor de cabeça e febre que não passou de 38 graus. A nota também disse que Mourão estava sendo medicado, sem detalhar essa medicação.


Autoridades infectadas

Com o diagnóstico, Mourão passa a integrar uma extensa lista de políticos que contraíram o coronavírus.


Todos os chefes de Poderes que já foram infectados se recuperaram da doença. O presidente Jair Bolsonaro anunciou resultado positivo para a Covid-19 em julho. A primeira-dama, Michelle, e 14 ministros também se contaminaram desde o início da pandemia.


Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, contraiu a doença em março e, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, em setembro.


Também em setembro, o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi diagnosticado com o coronavírus dias depois de assumir a presidência da Corte.


Íntegra da nota

Estado de saúde do Vice-Presidente da República


O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, diagnosticado com Covid-19 no dia 27 de dezembro de 2020, passa bem.


De acordo com a recomendação médica, realizou exames estabelecidos pelo protocolo de tratamento da Covid-19, apresentando resultados normais. Segue com programa de exercícios respiratórios, orientados por uma fisioterapeuta, conforme está previsto nesta fase de recuperação.


O Vice-Presidente da República permanece em isolamento na residência oficial do Jaburu e, em breve, retornará às atividades normais.


Brasília, 05 de janeiro de 2021.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro diz que o Brasil está quebrado e, por isso, ele não consegue 'fazer nada'

Fazendo upload: 183805 de 183805 bytes.


 O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (5) a um grupo de apoiadores que o “Brasil está quebrado” e que, por isso, ele não consegue “fazer nada”.


O presidente deu a declaração durante uma conversa na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada, antes de seguir para o trabalho no Palácio do Planalto.


Bolsonaro foi abordado por um apoiador. Ao responder a ele, fez uma avaliação pessoal sobre a situação do país. O presidente também disse que o coronavírus foi "potencializado" pela mídia. O Brasil tem, até esta terça, 196.641 mortes pela Covid-19.


"Chefe, o Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, teve esse vírus potencializado pela mídia que nós temos aí, essa mídia sem caráter”, afirmou Bolsonaro na conversa com os apoiadores.

A mudança na tabela do Imposto de Renda, mencionada por Bolsonaro, foi uma promessa de campanha do presidente.


Hoje, a faixa de isenção é de R$ 1.903,98. A última atualização nos valores da tabela foi feita em 2015. Somente em 5 dos últimos 24 anos a tabela foi reajustada acima da inflação. Com isso, os valores estão defasados.


Em maio de 2019, Bolsonaro disse que reajustaria a tabela pela inflação daquele ano. Em dezembro de 2019, durante encontro com a imprensa no Palácio do Alvorada, ele voltou a falar no assunto e, dessa vez, defendeu que o limite de isenção subisse para R$ 3 mil. Até agora, porém, nenhuma mudança foi feita.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Juiz cumpre decisão do STF e dá a Lula acesso a mensagens da Operação Spoofing



O juiz Gabriel Zago Capanema de Paiva, plantonista da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, determinou na noite desta segunda-feira (4) o cumprimento da decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha acesso a mensagens apreendidas na Operação Spoofing.


No despacho, o juiz determina que a Divisão de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal seja notificada para cumprir a determinação.


A decisão de acesso ao conteúdo foi dada por Lewandowski no último dia 28. Na segunda-feira, o ministro reiterou a determinação depois que o juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da Justiça Federal do Distrito Federal, havia classificado o caso como sem urgência. Segundo o magistrado, a questão não precisava ser analisada no plantão do Judiciário durante o recesso.


Em julho de 2019, a operação prendeu suspeitos de invadir celulares do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro e de integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.


Segundo a decisão, as mensagens que digam respeito a Lula, direta ou indiretamente, devem ser entregues no prazo de 10 dias pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, com o apoio de peritos da Polícia Federal.


Os advogados do ex-presidente informaram que aguardam a designação de data e horário para obter a cópia do material.


Também devem ser entregues à defesa as conversas que tenham relação com investigações e ações penais de Lula na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira, diz o ministro. Já as informações relativas a outras pessoas devem permanecer em sigilo.


Segundo o despacho, há sete terabytes de informações obtidas na operação.


Em outro pedido, a defesa de Lula quer que a Corte considere nulos os atos dos membros da força-tarefa nos processos contra o ex-presidente por parcialidade. O caso ainda não foi julgado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Importação de doses da vacina de Oxford produzidas na Índia está confirmada, diz Itamaraty



O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (5) que está confirmada a importação pelo Brasil de 2 milhões de doses da chamada vacina de Oxford produzidas na Índia.


Ainda de acordo com o Itamaraty, as doses começam a chegar ao Brasil ainda neste mês de janeiro. A importação, pela Fiocruz, foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda não há autorização para aplicação na população.


"Está confirmada a importação de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas na Índia, com data provável de entrega a partir de meados do corrente mês de janeiro", informou o ministério em resposta a questionamento da TV Globo.


O Itamaraty iniciou negociações após o instituto indiano Serum, responsável pela produção das 2 milhões de doses, informar, na segunda (4), que o governo da Índia havia proibido as exportações da vacina. (leia mais abaixo).


Mais cedo nesta terça, em novo comunicado, o Serum já havia voltado atrás e informado que a exportação da vacina seria permitida a todos os países.


Após a resposta à TV Globo, os ministérios das Relações Exteriores e da Saúde divulgaram uma nota conjunta em que afirmam que "não há qualquer tipo de proibição oficial do governo da Índia para exportação de doses de vacina contra o novo coronavírus produzidas por farmacêuticas indianas."


A nota diz ainda que o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, se reuniu na segunda com o embaixador da Índia em Brasília para tratar da entrega das doses da vacina.


De acordo com os ministérios, "a Embaixada do Brasil em Nova Delhi, por sua vez, está em contato permanente com autoridades indianas para reforçar a importância do início da vacinação no Brasil."


Exportação proibida

Na segunda (4), Adan Poonawalla, presidente do instituto Serum, responsável por fornecer as 2 milhões de doses para o Brasil, havia dito que o governo indiano não iria permitir a exportação da vacina de Oxford produzida no país.


O comunicado de Poonawalla ocorreu um dia depois de a Fiocruz anunciar contrato com o Serum para compra e fornecimento das doses, com a chegada dos primeiros insumos de produção ainda neste mês. A Fiocruz é o fabricante brasileiro da vacina de Oxford.


O Itamaraty, então, entrou em negociação com o governo da Índia para garantir a entrega ao Brasil das doses prontas da Serum.



No comunicado divulgado mais cedo nesta terça, a Serum e a Bharat Biotech – laboratório indiano que produz uma outra vacina contra a Covid-19, a Covaxin – disseram ter um compromisso de fornecer acesso global às vacinas fabricadas pelas duas empresas. Nenhum país é mencionado especificamente na nota.


Poonawalla e Krishna Ella, diretor da Bharat Biotech, comunicaram a "intenção conjunta" de "desenvolver, manufaturar e fornecer as vacinas contra a Covid-19 para a Índia e globalmente".


"Agora que duas vacinas receberam autorização de uso emergencial na Índia, o foco é na manufatura, fornecimento e distribuição", dizem as empresas, que afirmam estar "totalmente engajadas" no processo.


"Cada uma das nossas empresas continua suas atividades de desenvolvimento de vacinas para a Covid-19 conforme planejado", continua o texto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Merkel anuncia extensão do lockdown na Alemanha até o fim de janeiro



A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou nesta terça-feira (5) a extensão do lockdown em todo o país até o fim de janeiro. A medida é uma tentativa de conter os números ainda muito altos de casos e de mortes pelo novo coronavírus.


"Precisamos restringir ainda mais os contatos. Pedimos a todos os cidadãos que diminuam seus contatos próximos ao nível mínimo possível", disse Merkel após reunião com líderes dos 16 estados federados alemães.

As primeiras medidas para conter a segunda onda foram iniciadas em novembro. Porém, logo no início de dezembro, Merkel reconheceu que o "lockdown parcial" não foi suficiente para conter o vírus e anunciou um confinamento ainda mais duro que duraria até, no mínimo, 10 de janeiro. Nesta terça, o governo alemão decidiu por estender as restrições.


As novas medidas são as seguintes


Moradores de zonas consideradas "focos" da Covid-19 não poderão se deslocar em uma distância superior de 15 quilômetros sem um motivo considerado relevante. Segundo a agência Deutsche Welle, um em cada seis distritos está acima do patamar de 200 casos por 100 mil moradores em 7 dias, considerado crítico.

Encontros privados entre moradores de casas diferentes estão limitados: apenas uma pessoa poderá visitar a residência de outra por vez.

Pessoas que chegarem à Alemanha de áreas consideradas de risco precisarão apresentar dois testes negativos para o coronavírus. Uma quarentena de cinco dias será obrigatória mesmo se o primeiro exame der resultado negativo.

Famílias receberão 10 dias de licença para cuidar dos filhos; pais solteiros terão direito a 20 dias.

Outras regras, definidas desde dezembro, ainda estão em vigor:


Comércio não essencial está fechado

Creches permanecem fechadas

Proibido o consumo de álcool nas ruas

Eventos religiosos estão mantidos sob regras de higiene; cantos estão proibidos

Segundo a chanceler alemã, a ideia do lockdown é reduzir as transmissões a um ponto em que o rastreamento de todos os casos seja possível. Além disso, Merkel se disse otimista com o início da vacinação, que já começou na Alemanha, e que a partir da segunda quinzena de janeiro mais pessoas receberão a vacina contra a Covid-19.


Monitoramento da Universidade Johns Hopkins mostra que a Alemanha registra mais de 1,86 milhão de casos de coronavírus desde o começo da pandemia. Mais de 36 mil pessoas morreram no país em decorrência da Covid-19.


Europa aperta o cerco contra o coronavírus

A manutenção das médias móveis de casos e mortes por Covid-19 em patamares altos levaram outros governos europeus a permanecerem ou até endurecerem as medidas de confinamento contra o novo coronavírus nesta virada de ano. A preocupação é ainda maior porque há em circulação novas variantes do Sars-CoV-2 mais transmissíveis. Veja abaixo.


Reino Unido

Nesta terça, a Inglaterra e a Escócia entraram em mais um lockdown — o país é o mais atingido por essas variantes do coronavírus. As pessoas estão autorizadas a sair de casa apenas em caso de necessidades médicas, compra de alimentos, prática de exercício físico e trabalho presencial, quando este for indispensável.


Além disso, nesses países do Reino Unido, creches continuam funcionando e restaurantes, bares e cafés poderão funcionar apenas para sistema de entrega ou retirada de alimentos (e a venda de bebidas alcoólicas só poderá ser realizada em entregas).


Itália

Na Itália, os decidiram manter as restrições nacionais em vigor para o fim de semana para desacelerar as infecções por coronavírus, mas concordaram em flexibilizar as regras durante a semana.


Os italianos passaram grande parte do Natal e do ano-novo em casa. As pessoas foram autorizadas a sair de casa apenas para trabalho, saúde e emergências, ou para viagens curtas para ver um número limitado de amigos ou parentes.


Essas regras expiram na quinta-feira, e os ministros concordaram em uma reunião de gabinete na noite de segunda-feira em retornar ao antigo sistema de três níveis, que permite que diferentes medidas sejam aplicadas a diferentes regiões.


Mas todos os bares e restaurantes do país terão que fechar neste fim de semana, com viagens entre cidades reduzidas ao mínimo.


O governo também decidiu adiar de quinta para segunda-feira a reabertura das escolas de ensino médio com 50% de sua capacidade.


Reportagem em atualização


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ex-funcionário da Mercedes destrói mais de 50 veículos com escavadeira em fábrica na Espanha

Um homem de 38 anos foi preso depois de invadir uma fábrica da Mercedes-Benz no norte da Espanha e destruir, com a ajuda de uma escavadeira, cerca de 50 veículos do tipo furgão. Eles eram novos e estavam parados no estacionamento enquanto aguardavam transporte para as revendedoras.


Homem destrói 50 furgões em fábrica da Mercedes-Benz na Espanha — Foto: Reprodução/Redes Sociais


O caso foi registrado na madrugada do dia 31 de dezembro, mas nesta terça-feira (5), fontes policiais anunciaram que o suspeito é um ex-funcionário da fábrica que fica localizada no município de Vitória-Gasteiz, cidade do País Basco espanhol.


Os veículos danificados têm um valor médio, cada um, de 40 mil euros, estimaram trabalhadores da fábrica ao jornal "El País". O prejuízo pode chegar a mais de 5 milhões de euros, mas a montadora não quis comentar o ocorrido.


Um ex-funcionário da fábrica da Mercedes em Vitoria, no norte da Espanha, destruiu 50 vans novas da empresa com uma escavadeira — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Segundo a polícia regional basca, a escavadeira usada no ataque estava registrada em nome de uma outra empresa, que fica em uma cidade a 21 km da fábrica. Ele teria conduzido o veículo por toda essa extensão, provocando danos na pista até se chocar contra os portões de entrada da Mercedes-Benz.


“O segurança responsável pelo pátio chegou a disparar contra o condutor porque pensou que seria atropelado", disse um funcionário que não quis se identificar ao "El País" .


50 vans novas da Mercedes são destruídas com uma escavadeira no norte da Espanha — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Iñaki Andrés Lozares, representante sindical, disse à agência de notícias France Presse que, além dos 50 furgões, mais 19 veículos foram danificados pelo ataque com a escavadeira.


Lozares comentou que o responsável pela destruição, que foi demitido em 2017, sentia frustração com a direção da fábrica e com outros funcionários. Segundo ele, o suspeito teria chegado a tentar entrar, sem sucesso, nas instalações de montagem.


Fonte: G1

Leia Mais ››