terça-feira, dezembro 05, 2017

Secretaria do Meio Ambiente convida população itauense para elaboração de Plano de Gestão Ambiental


A Prefeitura Municipal de Itaú-RN através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretária Karina Bezerra, convida toda população itauense para participar de uma oficina para elaboração do Plano de Gestão Ambiental do Município de Itaú, que acontecerá nesta quinta-feira, 07 de dezembro de 2017, na sede do CRAS, BR 405 próximo a COAPIL.

A Secretária, o Controlador Kadson Eduardo e o Procurador Jansen Leite, reuniu-se com representantes da Câmara Municipal, Vereador Presidente Ítalo Medeiro e o Vereador Antônio Dias (Toinho Galego), classe estudantil, Ematern, agricultores e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itaú na sede do Poder Legislativo, Palácio Rui Bessa Nunes.

A reunião teve como objetivo orientar os presentes sobre a importância da preservação ambiental do município de Itaú, para isso, sendo necessário a criação de Leis Municipais que possam contribuir com o meio ambiente, dando plenos poderes a Secretaria de Meio Ambiente executar um trabalho de melhor qualidade.

Sem a elaboração de um projeto de Lei, a secretaria está de mãos atadas quanto as questões ambientais, ou seja, podendo apenas orientar a comunidade quanto as consequências que a população poderá sofrer com a falta de cuidados com o solo, lixo, ar e as águas.

Participe deste momento, pois o futuro da nossa cidade precisa de você!!!




Assessoria de Comunicação Social
Leia Mais ››

Bispos do RN publicam nota sobre situação da UERN

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, e o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, 5, na Cúria Diocesana, em Mossoró. Na ocasião, publicaram uma nota na qual solicitam uma audiência com o governador Robinson Faria para tratar da atual situação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Segue, abaixo, a nota dos bispos:

 Excelentíssimo Senhor
Robinson Mesquita de Faria
Governador do Estado do Rio Grande do Norte

Não é de hoje que a Igreja Católica, como parte da sociedade potiguar, vem acompanhando as manifestações da sociedade em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, as quais vêm ganhando cada vez mais notoridade, em função dos últimos acontecimentos, envolvendo servidores dessa tradicional Instituição de Ensino Superior e o Governo do Estado.

No cerne de todo esse processo, está a luta por melhores condições de trabalho e estudos, além da permanência da UERN como instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, cujo legado revela seu importante papel no desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte e na transformação social da população, deste estado, especialmente a mais carente. Mais recentemente, não deixando de considerar a relevância dos demais temas, a pauta reivindicativa dos que fazem a UERN, pelo que nos tem sido anunciado, gira em torno do pagamento, por parte do Governo do Estado, dos salários dos servidores, garantindo-lhes o direito de proverem a si e a seus familiares, por meio do seu trabalho, o que torna a causa legítima, justa e digna.

Diante desse contexto e do entendimento de que a Igreja tem grande responsabilidade social, ao assumir uma postura ativa no desenvolvimento, entre os cristãos, do espírito de participação na construção de uma sociedade sempre melhor, mais justa e capaz de promover a paz e o bem-estar social, os Bispos do Rio Grande do Norte, reunidos, hoje, em Mossoró, vêm respeitosamente, solicitar a Vossa Excelência uma audiência para tratar da atual situação da UERN, assim como dos demais servidores e pensionistas do Estado. Nessa audiência, estaremos acompanhados de representantes dos Padres do Estado.

Mais do que buscar compreender a temática em tela, a Igreja Católica objetiva contribuir na construção de caminhos para a solução do problema que ora se apresenta.

Antecipadamente, manifestamos nossos agradecimentos pela atenção em atender a esta demanda, colocando-nos à disposição.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Temer vê 'terrorismo inadequado' em 'divulgações equivocadas' sobre reforma da Previdência

O presidente Michel Temer discursa durante almoço no Itamaraty oferecido ao presidente da Bolívia, Evo Morales (úlitmo à dir.) (Foto: Alessandra Modzeleski / G1)O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (5) que há um "terrorismo inadequado" sobre a reforma da Previdência. Temer discursou durante almoço com o presidente da Bolívia, Evo Morales, no Palácio do Itamaraty em Brasília.
Durante o discurso, Temer disse que o presidente boliviano visita o Brasil em "um momento de profundas transformações" e explicou que está em diálogo com o Congresso e a sociedade para aprovar a reforma da Previdência.
"O ponto central da reforma é estabelecer a idade mínima de aposentadoria de 65 para homens e 62 para mulheres. Muitas vezes, divulgações equivocadas falam que a mudança é para amanhã. Mas 65 anos é para daqui a 20 anos. De vez em quando espalham: 'olha, vão tomar a sua aposentadoria'. É um terrorismo inadequado", afirmou.
A proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso em dezembro de 2016 foi aprovada pela comissão especial da Câmara em maio deste ano. Desde então, não avançou por falta de consenso entre os parlamentares.
Diante disso, o governo articulou uma versão enxuta da reforma com o objetivo de conseguir apoio dos deputados a fim de aprovar a proposta ainda em 2017. Por se tratar de emenda à Constituição, o texto exige os votos de ao menos 308 dos 513 deputados.
Nesta terça-feira (5), o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que “cresceu muito a probabilidade” de o governo aprovar a reforma na Câmara. Segundo o ministro, é possível concluir a votação da proposta em dois turnos ainda em dezembro. A bancada do PMDB decidiu fechar questão em relação à aprovação da proposta, informou o Blog do Camarotti.
Rodrigo Maia
Ao comentar o assunto nesta terça, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse discordar das pessoas que avaliam que um deputado pode perder votos em 2018 por se posicionar a favor da reforma da Previdência.

Para Maia, a aprovação da reforma trará impacto positivo em setores da economia, com a redução do desemprego, o que refletirá na percepção da sociedade.
"Aqueles que acreditam que não votar a Previdência vai significar maiores possibilidades eleitorais estão enganados", disse.
O presidente da Câmara afirmou, ainda, ter "muita esperança" de que o projeto seja votado pela Câmara ainda neste ano.
Questionado sobre se será possível votar a reforma em plenário já na próxima semana, ele respondeu: "Vamos fazer a conta primeiro para ver se tem número. A gente não vai a voto sem número."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Gilmar Mendes pede vista, e STF adia decisão sobre pedido de liberdade de Wesley Batista

O ministro do STF Gilmar mendes (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) adiou nesta terça-feira (5) o julgamento do pedido de liberdade apresentado pelo empresário Wesley Batista após o ministro Gilmar Mendes pedir vista.
Na prática, Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o processo e, com a suspensão, não há data para o julgamento ser retomado.
Antes de Gilmar pedir vista, os ministros Edson Fachin (relator da Lava Jato) e Dias Toffoli já haviam votado por manter Wesley Batista preso.
Quando o julgamento for retomado, deverão votar, além de Gilmar, os ministros Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, também integrantes da Segunda Turma.

O empresário Wesley Batista, um dos sócios do grupo J&F (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)
O empresário Wesley Batista, um dos sócios do grupo J&F; (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

Prisão de Wesley Batista
Wesley Batista foi preso em setembro deste ano pela Polícia Federal por suposta prática de "insider trading", que consiste em usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro.
A suspeita é a de que ele teria lucrado na compra e venda de ativos da J&F enquanto negociava o acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.
A prisão foi decretada pelo juiz João Batista Gonçalves, da Justiça Federal em São Paulo.
O que argumenta a defesa
Desde que foi preso, o empresário tem negado a prática. "Nenhuma dessas operações tem nenhuma atipicidade diferente do que a companhia sempre fez", disse Wesley em um depoimento prestado à PF.

Na ação levada ao STF, a defesa do empresário afirma que o acordo de delação de Wesley não está suspenso, somente as delações do irmão dele, Joesley Batista, e do executivo da J&F Ricardo Saud.
Os acordos de Joesley e de Saud foram rescindidos pela Procuradoria Geral da República (PGR) por suposta omissão de informações, o que os dois negam – ainda não há decisão do STF sobre o assunto.
Por isso, argumenta a defesa de Wesley, somente o STF, responsável pela homologação do acordo, poderia ter decretado a prisão do empresário, não um juiz de primeira instância da Justiça Federal.
"Wesley é trabalhador e empresário que está preso única e exclusivamente em razão de seu nome. Em situações normais jamais estaria preso nesse processo, como não foi nos quatro meses que esse inquérito estava com o delegado", afirmou Ticiano Figueiredo, advogado do empresário.
Voto do relator
Durante a sessão da Segunda Turma do STF, Edson Fachin afirmou que o crime de lucrar no mercado com informações privilegiadas da delação não está previsto no acordo de delação de Wesleuy e, por isso, não está abrangido pela imunidade concedida ao empresário.
"Não me parece que proceda a tese seguindo a qual quaisquer crimes praticados antes, durante ou depois do acordo estariam submetidos à ausência de pena", disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Preso ligado a facção criminosa é assassinado dentro da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau

Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (Foto: Reprodução/TV Fronteira)O detento Edilson Borges Nogueira, conhecido como “Birosca”, de 44 anos, foi assassinado a golpe de estilete na manhã desta terça-feira (5) na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, a P2, em Presidente Venceslau. Segundo o G1 apurou junto à Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual (MPE), Birosca era ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e os dois outros presos indiciados em flagrante pela morte também pertencem à mesma facção criminosa.
A P2 é a unidade para onde são destinados chefes do grupo presos no Estado de São Paulo. Um inquérito policial já foi instaurado para apurar as circunstâncias e a motivação do crime.
Birosca exerceu até 2016 uma função de liderança na cúpula do grupo conhecida como “Sintonia Final”, mas acabou afastado do comando da facção neste ano devido a divergências entre familiares de presos.
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Civil, houve uma discussão entre os três detentos durante o banho de sol dos presos do Raio 2, por volta das 9h10, e Birosca acabou ferido com um estilete.
O agente penitenciário que naquele momento estava no Mirante de Observação do pavilhão percebeu que em frente ao banheiro coletivo, onde vários presos faziam exercícios de musculação, começou uma luta entre três detentos.
Segundo o agente penitenciário que testemunhou o crime, o preso identificado como Gilberto Sousa Barbosa Silva, o “Caveira”, de 46 anos, golpeou Birosca. Um outro detento, identificado como Danilo Antônio Cirino Félix, de 29 anos, segurava a vítima pelo pescoço, impedindo-a de se defender.
O agente, então, avisou o chefe do turno, que acionou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP).
Com a chegada do GIR, os detentos foram contidos no interior da cela, onde tentaram se esconder após o crime.

Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

'Rápida e fatal'
Segundo o BO, os agentes não tiveram tempo de impedir a ação, que foi “rápida e fatal”.
Os presos Danilo Antônio Cirino Félix e Gilberto Sousa Barbosa Silva foram autuados em flagrante por homicídio qualificado com a utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.
Segundo a Polícia Civil, “há nesta etapa urgente de cognição sumária a materialidade delitiva e fortes indícios de autoria, esta verificada pelo relato uníssono e harmônico dos agentes que presenciaram a ação e foram categóricos ao identificar os acusados [...] como sendo os autores da agressão que tirou a vida da vítima”.
A Polícia Civil compareceu à penitenciária para colher as informações preliminares sobre o crime. O local foi isolado para a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC). Além disso, também foi solicitado o exame necroscópico da vítima através de um médico legista.
O delegado seccional da Polícia Civil em Presidente Venceslau, Mauro Shiguetoshi Chiyoda, explicou ao G1 que um inquérito já foi instaurado para apurar o caso. O prazo para a conclusão das apurações é de dez dias, já que os envolvidos na morte estão presos.
Segundo o delegado, os dois presos indiciados pelo crime permaneceram calados e não falaram nada sobre a motivação da morte de Birosca.

Uma das hipóteses levadas em consideração pela polícia é a de que o crime tenha sido premeditado, já que a vítima foi golpeada com um estilete.
De acordo com a SAP, a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau conta atualmente com 813 presos, embora tenha capacidade para receber 1.280 detentos.
'Sintonia Final'
O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que trabalha no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual, explicou ao G1 que Birosca exerceu até o ano passado uma função de liderança na cúpula do grupo criminoso conhecida como “Sintonia Final”. No entanto, ele foi afastado do comando da facção neste ano devido a divergências entre familiares de presos.
Gakiya não acredita que o afastamento de Birosca da cúpula tenha sido a motivação de sua morte.
“Ele tinha prestígio com os demais presos. O afastamento não seria o motivo para a morte dele. Até porque existe uma convivência entre ex-integrantes da facção. Ele era um preso importante. Era dono do tráfico de drogas na região de Diadema [SP]”, afirmou Gakiya ao G1.
Um dos focos das investigações, segundo o promotor, consiste em esclarecer se a cúpula do grupo autorizou ou não a morte de Birosca.
“Que alguém deu ordem, com certeza. Precisamos apurar se a cúpula autorizou ou não. Acredito que no decorrer da semana conseguiremos esclarecer isso. Para mim, os dois presos indiciados pela morte são os executores. Vamos investigar quem foi o mandante. Na P2, todos são ligados ao PCC. São presos de altíssima periculosidade”, salientou Gakiya ao G1.

Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fogo obriga cerca de 8 mil a deixar casas na Califórnia

Um incêndio florestal que se espalha rapidamente pelas colinas no sudeste da Califórnia obrigou 8 mil pessoas a deixar suas casas. As chamas atingiram o leste de Santa Paula a cerca de 100 km de Los Angeles entre segunda (4) e terça (5), de acordo com a Associated Press.
As autoridades ampliaram as ordens de desocupação para incluir casas em Ventura, uma cidade com mais de 100 mil habitantes. Cerca de 180 mil estão sem energia elétrica.

Fogo avançou pela região de Santa Paula, na Califórnia, nos Estados Unidos, na segunda-feira (4)  (Foto: Megan Diskin/The Ventura County Star via AP)
Fogo avançou pela região de Santa Paula, na Califórnia, nos Estados Unidos, na segunda-feira (4) (Foto: Megan Diskin/The Ventura County Star via AP)

Autoridades disseram que uma pessoa morreu em um acidente de carro relacionado ao incêndio, mas não deram detalhes.
O tempo seco e os ventos, que chegam a atingir 100km/h, devem continuar, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, o que contribui para a propagação das chamas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

TRF4 nega pedido de Lula para afastar Sérgio Moro de processo sobre terreno de instituto

O juiz federal Sérgio Moro permanece responsável em primeira instância pelo processo relativo ao recebimento de propina da Odebrecht pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme decisão desta terça-feira (5) no Tribunal Regional Federal da 4ª Reigão (TRF4).
A defesa de Lula tenta afastar Moro, que considera suspeito, da condução do processo, alegando parcialidade em suas decisões. Foram feitas outras tentativas junto ao TRF4, julgadas em setembro e outubro, todas negadas.
"Esse recurso foi interposto contra acórdão do TRF4 que havia rejeitado a exceção de suspeição que apresentamos em desfavor do juiz Sérgio Moro. Os fatos que apresentamos não deixam dúvida de que o juiz perdeu não apenas a imparcialidade para julgar o ex-presidente Lula, como também a aparência de imparcialidade, que também é relevante para assegurar a legitimidade dos julgamentos realizados pelo Poder Judiciário", diz a nota enviada pela assessoria da defesa de Lula após o resultado do julgamento desta terça.
Em outubro, o desembargador relator João Gebran Neto disse em seu voto que "as questões trazidas pela defesa e que atestariam a quebra de imparcialidade do julgador já foram exaustivamente abordadas neste Tribunal."
Em junho, o TRF4 criticou o uso recorrente de habeas corpus pela defesa de Lula, ao negar recurso.

Ex-presidente Lula em depoimento ao juiz Sérgio Moro (Foto: Reprodução)
Ex-presidente Lula em depoimento ao juiz Sérgio Moro (Foto: Reprodução)

A 8ª Turma da corte em Porto Alegre é a responsável por julgar em segunda instância os recursos de processos originados da Operação Lava Jato, formada pelos desembargadores Leandro Paulsen, Victor Laus e João Pedro Gebran, que é o relator. Já Moro está lotado na 13ª Vara Criminal de Curitiba.
Lula é réu no processo juntamente com outras sete pessoas envolvidas no esquema. A suspeita é de que a empreiteira Odebrecht tenha pago, como propina, a compra de um apartamento em São Bernardo do Campo, em São Paulo, ao lado do imóvel onde o ex-presidente reside, e de um terreno, na capital paulista, para o Instituto Lula.
O ex-presidente é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O valor do terreno girava em torno dos R$ 12 milhões, de acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, e no apartamento, R$ 504 mil teriam sido pagos.
Caso triplex
Lula já possui uma condenação proferida por Sérgio Moro, no caso triplex, de nove anos e seis meses de prisão. O petista recorre em liberdade, e o recurso é analisado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
A acusação é pela ocultação da propriedade de uma cobertura triplex em Guarujá, no litoral paulista, recebida como propina da empreiteira OAS, em troca de favores na Petrobras.
O relator do recurso, desembargador João Pedro Gebran Neto, já concluiu seu voto e encaminhou o processo para análise de Leandro Paulsen, que é o revisor. O voto de Gebran é sigiloso. Não há previsão para que a Turma julgue o caso em segunda instância.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vice-prefeito, secretários e vereadores de Vera Cruz são afastados por fraude no SUS

Além de suspensão de funções, foram feitas buscas na Câmara de Vereadores de Vera Cruz (Foto: MP/Divulgação)Uma operação do Ministério Público nesta terça-feira (5) afastou de suas funções cinco políticos de Vera Cruz, cidade de mais de 23 mil habitantes a 161 quilômetros de Porto Alegre. Eles são investigados por fraude na fila nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
O assessor jurídico da Câmara de Vereadores, Marcelo Schmidt, disse ao G1 que ainda não vai se posicionar pois não teve conhecimento do conteúdo das acusações. Já a assessoria do Executivo municipal informou que o prefeito Guido Hoff só vai se manifestar após coletiva de imprensa do Ministério Público, marcada para as 10h30.
Os afastados são o vice-prefeito, Alcindo Francisco Iser; os secretários da Saúde, Eliana Maria Gihel, e do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Martin Fernando Nyland; e os vereadores Eduardo Wanilson Martins Viana e Marcelo Rodrigues Carvalho.
O MP também cumpriu ordens judiciais para a suspensão do exercício da função pública de cinco assessores. Quatro são da Câmara de Vereadores: Gelson Fernandes Moura, Guilherme Matheus Oziemblovski e Anselmo Eli Ferreira Júnior; além de Ilse Miguelina Borges Riss, que trabalha na diretoria-geral do Legislativo. A quinta pessoa é Adriane Mueller, que trabalha na Secretaria de Saúde.
O esquema
Conforme as investigações, os vereadores, junto com o vice-prefeito, com a secretária de Saúde, a servidora da secretaria de Saúde, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, promoveram um "fura-fila" nos atendimentos no município de Vera Cruz.
O grupo, ainda segundo o MP, cadastrava nos sistemas de regulação de consultas e procedimentos médicos pacientes que eram apadrinhados políticos como sendo prioritários, quando na verdade não eram, deixando sem atendimento a população de Vera Cruz. A intenção era tirar proveito político e pessoal.
As marcações ocorriam no sistema de agendamento do SUS (Sisreg), no de regulação de consultas do estado (GERCON) e no do CISVALE – consórcio intermunicipal de saúde de completar, o qual deveria ser utilizado somente para caso especiais.

Apadrinhados políticos ainda recebiam cascalho, terra, brita e areia do município, além de serviço de horas máquina da prefeitura sem a devida contraprestação do beneficiário. Para os que não tinham ligação partidária com o grupo, o encaminhamento era para que fosse seguido o procedimento correto, que dependeria de cadastro no município, requerimento e contraprestação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

‘Não botem tanta fé na reforma da Previdência’, diz Agripino

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), considera pouco provável a aprovação da reforma da Previdência na Câmara. “Não botem tanta fé na reforma da Previdência, tem muita espuma aí, cuidado com as notícias”, declarou a um grupo de jornalistas. Agripino reforçou ao Broadcast Político (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que a sigla não deve fechar questão sobre o assunto.

Segundo ele, levantamento feito por deputados do partido indica que o governo não possui até o momento os 308 votos mínimos para aprovar a proposta na Casa. Com isso, Agripino acredita que a matéria nem chegaria a ser apreciada pelo Senado neste ou no próximo ano.

No último domingo, 3, Agripino participou de um jantar com o presidente Michel Temer, ministros e parlamentares na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir o tema.

O governo trabalha para que pelo menos seis partidos da base aliada obriguem seus membros a votar a favor do texto: PMDB, PSDB, DEM, PRB, PP e PTB.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Ministério do Trabalho nega versão da Codern sobre porto-ilha

Diferentemente do que anunciou a Codern nesta segunda (04), a interdição no porto de Areia Branca não aconteceu por causa de documentos, afirmou o Ministério do Trabalho em nota. De acordo com o órgão, foram lavrados 38 autos de infração por descumprimento de itens de sete normas.

Foram interditadas instalações elétricas, trabalho em altura, serviços e instalações com inflamáveis, edificação utilizada como alojamento de terceirizados, pisos e passarelas gradeados com risco de queda, atividade de retirada de impurezas do sal sobre a correia contínua em movimento e equipamentos de movimentação de cargas.

“Cada acidente de trabalho é uma tragédia pessoal, familiar e social. A criação de uma cultura de prevenção que permeie todos os setores de atividade no Brasil é um desafio que só será superado com o envolvimento de todos”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Na nota do MT, O coordenador da ação, auditor-fiscal do Trabalho Mauro Costa Cavalcante Filho, salientou: “Constatamos no local a existência de instalações elétricas sem proteção, alojamento com risco de desmoronamento e com infiltrações, tanques de inflamáveis com laudo de reprovação de 2012 e insalubridade dos alojamentos. Faltava documentação obrigatória de garantia das instalações e havia pisos com buracos e corrosão acentuada, pondo em risco a segurança e a saúde dos trabalhadores”.

O Porto Ilha funciona com uma equipe de 45 trabalhadores, a maioria da própria Codern, que se revezam em regime de sete dias de trabalho por sete de descanso. A jornada diária é de 12 horas de trabalho, em turnos de revezamento a cada seis horas.
“O porto já havia sido objeto de interdição e autuações anteriormente à presente ação e de dois Termos de Ajustamento de Conduta, que não estão sendo cumpridos”, ressalta o coordenador.

Durante a paralisação dos serviços, em decorrência da interdição, os empregados devem receber como se estivessem em efetivo exercício, nos termos do § 6º do art. 161 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Adolescente apreendido pela PM com 1 quilo de maconha durante abordagem no centro de Mossoró

Um adolescente de 16 anos, foi apreendido, pela Polícia Militar, na noite de segunda feira 04 de dezembro, transportando cerca de 1 Kg de maconha em tabletes na cidade de Mossoró RN.. 

O menor, conduzindo uma motoneta Traxx,trafegava pela Ilha de santa Luzia, e quando percebeu uma barreira policial a sua frente, usou de artimanhas e conseguiu desviar do bloqueio e fugiu. 

As equipes da ROCAM com apoio do Fiscal de Operações do 12º BPM, saíram em acompanhamento tático ao infrator e já no Centro da Cidade, conseguiram fazer a abordagem ao menor. 

Nas buscas pessoais os policiais encontraram a droga. A princípio o adolescente disse que tinha encontrado o entorpecente no chão, mas na Delegacia de Polícia Civil, pra onde ele foi levado,confessou que o material ilícito era de sua propriedade e que seria para comercialização. 

Após os procedimentos na DP de Plantão, o menor infrator foi entregue aos pais. A moto e a droga foram encaminhados à Delegacia Especializada em Apoio ao Adolescente (DEA) que dará continuidade as investigações do caso.


Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

PF deflagra operação, e ex-vereadora na BA é suspeita de desviar recursos da educação com funcionários fantasmas

A Polícia Federal cumpre mandados nas cidades de Jequié e Jaguaquara, que ficam no sudoeste da Bahia, além de Salvador, na manhã desta terça-feira (5). A operação visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da educação.
Cinquenta e oito policiais federais e seis auditores da Controladoria Geral da União cumprem 23 mandados de condução coercitiva, 18 de busca e apreensão e cinco mandados de medidas cautelares nos três municípios.
Entre os alvos da operação está uma ex-vereadora de Jequié, que desviava recursos por meio de um suposto fornecimento de funcionários terceirizados fantasmas, segundo a PF. Entre esses funcionários, que deveriam atuar na Secretaria de Educação do Município, estavam dois sobrinhos da vereadora que não residiam na cidade. O nome da ex-vereadora não foi revelado pela Polícia Federal.

Operação da Polícia Federal em cidades da Bahia (Foto: Divulgação/PF)
Operação da Polícia Federal em cidades da Bahia (Foto: Divulgação/PF)

A PF constatou também que a mesma vereadora pagou salário a, pelo menos, 35 funcionários que nunca atuaram nas escolas que teriam sido designados.
De acordo com o levantamento feito durante as investigações, a empresa terceirizada recebeu do município de Jequié, entre 2013 e 2017, cerca de R$ 63 milhões. Deste total, R$ 7 milhões já foram identificados como recursos federais, especificamente de Precatórios do Fundef recebido pelo município. A PF estima um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 1,5 milhão.
A Justiça Federal de Jequié determinou o afastamento das funções públicas dos investigados, assim como a proibição da empresa ou seus sócios de contratarem ou renovarem qualquer contrato com o poder público.
Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, fraude à licitação, associação criminosa e falsidade ideológica. A operação foi batizada como Melinoe, em referência a deusa dos fantasmas na mitologia grega.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso por engano no DF por crime que irmão cometeu

Um homem de 32 anos está preso no Centro de Detenção Provisória do Distrito Federal por um crime que o irmão cometeu há dez anos, de acordo com a Defensoria Pública. O Tribunal de Justiça do DF analisa um pedido de habeas corpus – mecanismo judicial usado para proteger o direito de liberdade de alguém que se sinta alvo de abusos de autoridade.
Segundo a defensora responsável pelo caso, Antônia Carneiro, o caso ocorreu em 2007, quando Jackson Beserra da Silva, de 30 anos, foi preso em flagrante após um roubo em Anápolis, Goiás. Sem documentos em mãos, ele assinou um termo de compromisso na Polícia Civil com o nome do irmão, Jefferson, que tem retardo mental moderado e depressão, de acordo com a mãe. 

Jackson respondia ao processo em liberdade quando, quatro anos depois, saiu a sentença de 5 anos e 4 meses de prisão por roubo qualificado, só que pro irmão. Somente no mês passado, o processo transitou em julgado – ou seja, não cabe mais recurso e a pena deve ser aplicada.
O irmão, Jefferson, foi preso no dia 21 de novembro em frente a um orelhão na rua onde mora, no Recanto das Emas. No dia seguinte, a família procurou a defensoria pública. Agora, a expectativa é que ele seja transferido para um presídio em Goiás. Enquanto isso, Jackson – que cometeu o crime – acabou preso por outro roubo, de um carro.
A mãe, Tereza Maria Beserra, disse que o filho admitiu ter usado o nome do irmão para "não ficar tanto tempo na prisão". Segundo ela, na época do crime, Jefferson morava com o pai no Ceará – ele recebe pensão do INSS por conta da saúde debilitada.
Falha de segurança

Laudo da perícia da Polícia Civil do Distrito Federal aponta diferença entre digitais de criminoso e irmão, preso por engano (Foto: TV Globo/Reprodução)
Laudo da perícia da Polícia Civil do Distrito Federal aponta diferença entre digitais de criminoso e irmão, preso por engano (Foto: TV Globo/Reprodução)

Segundo a defensora pública, quem cometeu o erro mais grave foi a Polícia Civil de Goiás, que não teria conferido as digitais do Jackson, que praticou o roubo, no dia em que foi preso em flagrante.
Por conta disso, ela solicitou à polícia de Brasília que fizesse um laudo comparando as digitais de quem foi preso em Anápolis no dia do roubo com as de Jefferson. Os peritos papiloscopistas do Instituto de Identificação afirmaram que as impressões são de pessoas diferentes.
Em 2012, Jackson tentou se passar pelo irmão de novo, mas neste caso, a Polícia Civil do DF ficou responsável pela detenção, conferiu a digitais e percebeu a tentativa de fraude.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia prende suspeito de matar advogado em Capim Macio

Uma investigação da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) identificou que João Paulo Lima dos Santos, vulgo “Peruca” ou “Índio”, preso, nesta segunda-feira (04), pela equipe da 4a Delegacia de Polícia Civil de Natal é um dos homens suspeitos pelo homicídio do advogado Márcio Augusto Urbano Marinho, de 59 anos. A vítima foi assassinada no dia 08 de novembro deste ano, quando chegava em sua casa, no bairro Capim Macio, na zona Sul de Natal.

De acordo com o diretor da DHPP, delegado Marcos Vinicius, a equipe da investigação da Zona Sul responsável pelo caso já possui vários indícios de que ele atuou na cena do crime. “Nós estamos pedindo a colaboração da população para nos repassar informações que nos ajudem a elucidar o homicídio deste advogado”, solicitou o delegado Marcos Vinicius. Quem tiver alguma informação pode repassar de forma anônima e com garantia de sigilo para o Disque-Denúncia 181 ou para o telefone 3232.1195.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Morte de agente penitenciário em Natal foi planejada por facção criminosa, diz políci

Thiago Jefferson Bezerra de Lima tinha 33 anos (Foto: Divulgação/Sindasp-RN)
O agente penitenciário Thiago Jefferson Bezerra de Lima, assassinado em 10 de outubro passado, foi morto a mando de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte. O motivo seria que na rua em que ele morava havia um ponto de venda de drogas, e a presença do agente no local atrapalhava o comércio ilegal de entorpecentes. As informações são da Polícia Civil.
A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) divulgou nesta terça-feira (05) o resultado da Operação Ousadia, que elucidou o homicídio de Thiago Jefferson, ocorrido no bairro do Bom Pastor, Zona Oeste de Natal.
De acordo com as investigações, a morte do agente foi resultado de uma ação criminosa conjunta com participação de 17 pessoas que fazem parte da facção Sindicato do RN, sendo três adolescentes. Segundo a Polícia Civil, dos 17 envolvidos no crime, oito homens estão presos, quatro estão foragidos, dois homens estão em liberdade, um adolescente está apreendido e dois adolescentes deles estão em liberdade.
O delegado Reginaldo Soares, responsável pelas investigações da DHPP na Zona Oeste da capital, afirma que Thiago Jefferson foi morto por ordens que partiram do Pavilhão 5 da Penitenciária de Alcaçuz, que tinham por objetivo “limpar” a rua na qual o agente de segurança morava.
“Nós descobrimos que a rua da vítima havia uma boca de fumo considerada importante para os integrantes do Sindicato do RN, e o fato do agente morar naquela rua estava atrapalhando as ações criminosas relacionadas ao tráfico de drogas”, detalhou o delegado Reginaldo Soares.
De acordo com a Polícia Civil, as lideranças do tráfico de drogas naquele local eram Felipe Santos Araújo, conhecido por “Coqueiro”; Tancredo Lins Filgueira, conhecido por “Tandinha” e Cristiano da Silva Bezerril, conhecido por “Tiano”. Além desses três, Júlio César Ferreira da Silva, conhecido por “Galego-Galeguinho”, e João Maria Santos de Oliveira, o “João Mago”, também seriam os mandantes do crime. Todos estão presos.

Ainda segundo a polícia, o crime envolveu a participação dos cinco mandantes, quatro executores, dois homens que faziam o monitoramento do cotidiano da vítima, cinco pessoas que deram apoio na fuga (sendo três adolescentes e outros dois homens) e um homem responsável por dar sumiço à arma que era do agente penitenciário, uma pistola calibre 380.
“Um dos mandantes do crime, Cristiano da Silva Bezerril, foi preso em Caruaru no dia 14 de outubro, pelo crime de tráfico de drogas, quando estava cm quatro quilos de maconha. Na mesma data, a polícia também apreendeu o primo de Cristiano, um adolescente que tinha fugido com ele para Pernambuco”, conta o delegado Reginaldo Soares.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Servidores mantêm ocupação na Assembleia Legislativa do RN

Deputados Fernando Mineiro (PT) e Raimundo Fernandes (PSDB) conversam com manifestantes na antessala da presidência da ALRN (Foto: SindsaúdeRN)Servidores da Saúde e professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, que estão em greve e ocupam a antesala da presidência da Assembleia Legislativa desde a tarde desta segunda-feira (4), ainda aguardam uma reunião com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
O grupo quer que o chefe do Poder Legislativo intermedie uma reunião com o governador Robinson Faria (PSD) e com representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, para discutir os atrasos salariais e projetos do governo que estão no Legislativo.
Os manifestantes passaram a noite no local e afirmam que não vão sair enquanto não tiverem os pleitos atendidos. "Tivemos uma reunião com alguns deputados e eles afirmaram que seremos atendidos pelo presidente", informou Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde. Cerca de 15 pessoas ficaram dentro do palácio José Augusto, sede do Legislativo.
A entrada de novos sindicalistas foi impedida, porém um grande número de manifestantes que saiu em caminhada do viaduto do Baldo pelas avenidas do centro de Natal está concentrada em frente à sede da Assembleia Legislativa.
A principal pauta dos manifestantes é o pagamento dos salários em dia. Eles reclamam que o governo só deve concluir no próximo dia 13 o pagamento dos salários de outubro. "Nossas vidas estão muito difíceis, porque, além de estarmos sem reajuste salarial há seis anos, além dos salários atrasados, o governo ainda quer ampliar para 14% a contribuição previdenciária", considerou Rosália.
Para os servidores, os temas envolvem não apenas o governo, mas também os demais poderes estaduais, que também devem se responsabilizar pela crise econômica. "Ela só não é dos servidores", conclui a sindicalista.

Manifestantes se concentram na praça 7 de setembro, em frente à Assembleia Legislativa do RN  (Foto: SindsaúdeRN)
Manifestantes se concentram na praça 7 de setembro, em frente à Assembleia Legislativa do RN (Foto: SindsaúdeRN)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bancada do PMDB decide fechar questão sobre Previdência


Depois de intensas consultas entre a segunda-feira (4) e esta terça (5), a bancada do PMDB decidiu fechar questão em favor da reforma da Previdência.

Ao Blog, o lider do partido na Câmara, deputado Baleia Rossi, confirmou que já tem maioria entre os deputados da legenda a favor da reforma. Ele fez contatos pessoais e por telefone com os integrantes da bancada nas últimas 24 horas. 

"Já temos maioria segura para o fechamento de questão", disse Rossi.

Com isso, o PMDB será o primeiro da base a fechar questão sobre o tema. Por ser o partido do presidente Michel Temer, a avaliação é que a sigla teria mesmo que ser a primeira a fechar questão e assim dar exemplo para outras legendas aliadas seguirem o mesmo caminho.

Baleia Rossi vai falar com o presidente do PMDB, senador Romero Jucá, para convocar a executiva do partido com a finalidade de fechar questão. Com a decisão tomada pelo comando partidário, deputados que votarem contra a orientação podem ser punidos até com uma expulsão da sigla. 

Fonte: G1
Leia Mais ››

Polícia prende acusados de crimes contra a administração pública em Cabo Frio, no RJ

Cláudio Moreira, apontado pelo MPRJ como chefe do esquema, foi preso na manhã desta terça-feira em Cabo Frio (Foto: Inter TV/Renan Gouvêa)A Polícia Federal prendeu quatro pessoas acusadas de crimes de lavagem de dinheiro, delitos contra a administração pública e peculato praticados desde janeiro de 2017 através da Comsercaf, autarquia da Prefeitura de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio. A operação ainda busca cumprir 39 mandados de busca e apreensão. O prefeito da cidade, Marcos da Rocha Mendes (PMDB), é intimado a depor na condição de testemunha, assim como outras 15 pessoas.
Os contratos somam mais de R$ 60 milhões, segundo a Polícia Federal, que também cumpre 13 mandados de condução coercitiva. Os mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal de Cabo Frio-RJ são cumpridos em Cabo Frio, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, na Barra da Tijuca, no Rio de janeiro, Niterói, Duque de Caxias, e em Belo Horizonte, Contagem e Alfenas em Minas Gerais. Entre os bairros de Cabo Frio onde são feitas as buscas e apreensões estão Parque Burle, Praia do Forte e Jardim Caiçara.

Cláudio Moreira é presidente da Comsercaf (Foto: Reprodução/Inter TV)
Cláudio Moreira é presidente da Comsercaf (Foto: Reprodução/Inter TV)

Os mandados de prisão são contra o presidente da Comsercaf, Cláudio Moreira, um policial militar reformado e dois empresários da região. Eles já tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça. Além deles, outros 12, entre servidores e laranjas, são denunciados por envolvimento no esquema, que de acordo com o Ministério Público, é chefiado por Cláudio Moreira.

Segundo a denúncia do MPRJ, Cláudio controlava todas as contratações, incluindo funcionários, empresas e fornecedoras de equipamentos e serviços terceirizados de coleta de resíduos sólidos, varrição, capina e limpeza urbana. Ainda segundo o Ministério Público, desde janeiro deste ano, Cláudio firmou contratos sem licitação sob falsa motivação de emergência.
De acordo com a Polícia Federal, "os caminhões coletores de lixo, que estavam sendo utilizados em contratos emergenciais firmados pela Comsercaf, autarquia municipal responsável pela fiscalização das atividades de conservação no município de Cabo Frio, já se encontravam na cidade muito antes da efetiva assinatura dos contratos, o que indicaria o possível conluio entre os donos dos veículos e a administração pública".
Ainda segundo as investigações, as empresas não possuíam registro de caminhões ou outros veículos próprios para o serviço e não tinham capacidade técnica e financeira para o cumprimento do contrato. Além disso, os supostos sócios possuíam registros no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) de vínculos empregatícios recentes, como funcionários de sapatarias com baixos rendimentos, incompatíveis com a atividade exercida pela empresa.

Claudio Moreira foi levado pela Polícia Federal (Foto: Renan Gouvêa/Inter TV)
Claudio Moreira foi levado pela Polícia Federal (Foto: Renan Gouvêa/Inter TV)

O PM reformado fazia parte do quadro de funcionários da Comsercaf, porém, não comparecia à autarquia para trabalhar. Em vez disso, prestava serviços particulares a Claudio Moreira, na maior parte do tempo como motorista, de acordo com a denúncia do MPRJ. Além disso, ele negociava a contratação de funcionários fantasmas para dividir o proveito das contratações ilícitas entre os contratados e os membros da organização criminosa.

"Uma destas empresas, a Prime Serviços Terceirizados, foi contratada sem licitação pela Comsercaf por quase R$ 3 milhões por mês, para prestar o serviço de coleta de lixo no Município", diz a denúncia. Segundo as investigações, a empresa está registrada em nome de um laranja, que não mora no Brasil. Os dois donos de fato da Prime tiveram a prisão preventiva decretada.
Em relação ao contrato de iluminação pública, além dos indícios de superfaturamento, "existem elementos que apontam a fraude no pregão que efetivou o contrato definitivo de manutenção, no valor de mais de 6 milhões de reais por 12 meses", diz a Polícia Federal.
O advogado Carlos Magno, responsável pela defesa do prefeito de Cabo Frio, disse que irá se pronunciar depois de tomar conhecimento sobre o caso.
Em nota, a assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que colaboração com a apuração do Ministério Público e que os dados da denúncia estão sendo verificados pela corregedoria para futuras investigações internas.
Também em nota, a assessoria de comunicação da Comsercaf informou que está colaborando com as investigações e vai se pronunciar após o fim das diligências.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio e aguarda um posicionamento sobre o caso. A equipe de reportagem também tenta contato com a defesa dos quatro presos acusados de envolvimento no esquema.

Agentes da Polícia Federal saíram de Macaé para participar da operação na manhã desta terça-feira (Foto: Inter TV/Renan Gouvêa)
Agentes da Polícia Federal saíram de Macaé para participar da operação na manhã desta terça-feira (Foto: Inter TV/Renan Gouvêa)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após susto e ficar sem mexer as pernas, astro dos Steelers tem cirurgia descartada

Após susto e ficar sem mexer as pernas, astro dos Steelers tem cirurgia descartadaEm um dos lances mais impressionantes da temporada na NFL, Ryan Shazier levou um tackler e assustou a todos, inclusive seus companheiros, pois dizia não conseguia mexer as pernas. Algumas horas após a lesão, a equipe soltou um comunicado, divulgado pelo o diretor-geral dos Steelers, Kevin Colbert, dizendo que Shazier passou por uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética, e que não precisará de cirurgia neste momento. Os médicos saberão mais sobre a lesão de Shazier quando o inchaço da lesão diminuir. O dono dos Steelers, Art Rooney II, e o treinador Mike Tomlin visitaram Shazier no hospital após o jogo.

- A lesão de Ryan não exigirá cirurgia neste momento, e ele continua a melhorar. Ele ficará durante a noite para continuar as avaliações com a esperança de voltar para Pittsburgh na terça-feira - disse Kevin Colbert, em comunicado oficial.
Em um lance impressionante, Ryan Shazier, dos Stelers, tentou interceptar Josh Malone com um tackle durante o primeiro quarto e, após o choque, ficou estirado no gramado sem conseguir movimentar as pernas, para preocupação dos jogadores de ambos os times (alguns companheiros, inclusive, não contiveram o choro).

Ryan Shazier Pittsburgh Steelers lesão NFL - AP (Foto: AP )
Ryan Shazier Pittsburgh Steelers lesão NFL - AP (Foto: AP )

Ainda não há nenhum comunicado oficial da franquia, mas no momento do incidente, a preocupação dos jogadores era sobre uma possível paralisia de Shazier. Na história da modalidade, alguns casos tristes podem ser lembrados: Kevin Everett, do Buffalo Bills, em 2007, sofreu uma fratura entre a terceira e quarta vértebras e jamais voltou a andar normalmente. Reggie Brown dos Detroit Lions em 1997, sofreu uma contusão da medula espinhal no último jogo da temporada. A lesão quase o deixou paralisado e terminou sua carreira. Algo parecido ocorreu com Dennis Byrd, dos Jets, em 1992, Mike Utley, dos Detroit Lions em 1991, Derrick Burroughs, dosBills em 1989, e Darryl Stingley, dos New England Patriots, em 1978.
Alguns jogadores, como Ben Roethlisberger, quarterback dos Stelers, se pronunciaram nas redes sociais, pedindo para que torçam pela recuperação de Shazier.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

RN deve ter boas chuvas a partir do dia 15 deste mês

A equação meteorológica que assegura maior probabilidade de um período chuvoso em 2018 no Rio Grande do Norte é complexa, e depende de uma combinação de fatores como aquecimento das águas e pouco vento na porção sul do oceano Atlântico, baixa intensidade de atividade solar e a presença do fenômeno La Niña – que resfria a temperatura do Pacífico. As variáveis são inconstantes, mas a tendência é positiva verifica a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). De acordo com o setor de meteorologia do órgão, são aguardadas boas chuvas entre a Bahia e o Piauí a partir da segunda quinzena de dezembro até início do mês de janeiro “que podem amenizar a situação causada pela estiagem” em áreas do Oeste, Alto Oeste e Seridó do RN.

Emparn apontas boas chuvas a partir da quinzena deste mês em território potiguar

“São as chamadas precipitações da pré-estação chuvosa, causada por sistemas meteorológicos que transitam sobre o Nordeste, que podem ou não acontecer em grande quantidade. As expectativas para 2018 são boas, estamos analisando o comportamento do Atlântico para confirmar a previsão”, informou Gilmar Bristot, gerente de meteorologia da Emparn. 

Ele garante que “certamente 2018 será um ano com maior quantidade de chuvas”, mas alerta que para resolver o problema da crise hídrica as chuvas devem atingir índices pluviométricos próximos aos registrados em 2009. “Só teremos algumas soluções na região Nordeste com chuvas acima de 800mm ou 900mm; e de forma definitiva se o acumulado das precipitações entre fevereiro e maio do próximo ano alcançarem 1,2 mil milímetros”, acrescentou Bristot. Vale lembrar que a medida padrão do índice pluviométrico, em milímetros, corresponde à quantidade de água da chuva captada em uma área com superfície de 1 metro quadrado.

O gerente de meteorologia da Emparn frisa que as previsões ainda estão “no campo da especulação”, e espera que até meados do mês de janeiro “o comportamento do Atlântico” esteja mais definido: “Para confirmarmos um período com chuvas de melhor qualidade, é preciso que a temperatura da água na superfície do Atlântico sul chegue aos 27,5 graus Celsius, e do Atlântico norte se estabilize em torno de 25 ºC – o comportamento da temperatura no Atlântico é a variável ainda indefinida dentro do sistema, só teremos definições nesse sentido a partir de janeiro. 

Gilmar Bristot disse que hoje, “de concreto”, há a predominância do fenômeno La Niña no Pacífico, ventos fracos sobre a região Nordeste (que favorece o acúmulo de umidade) e baixa atividade solar – quadro que favorece a formação de nuvens. “Não teremos a presença do El Niño em 2018 (aquecimento do Pacífico), o que é uma boa notícia pois descarta o agravamento da seca”, explicou.

Participando do II Fórum das Águas, em Apodi, no último dia 30 de novembro, o PhD em Meteorologia Luiz Carlos Molion,  reafirmou que o Rio Grande do Norte experimenta tendência de fim da seca e chuvas acima da média em 2018. A previsão do pesquisador é que as chuvas no Estado sejam até 15% acima da média, no próximo ano. Sua conclusão é embasada em cenários de similaridade, obtidos em dados pluviométricos dos últimos cem anos, que indicam semelhança com 1998 a 2001.

Crise e colapso
Após quase sete anos de estiagem, a crise hídrica que assola o RN reduziu em 87,8% as reservas de água no Estado: dos 4,4 bilhões de metros cúbicos de capacidade total de armazenamento, restam 536 milhões de m³ – o equivalente a 12,20%. O cálculo é feito a partir da relação do nível atual, com a capacidade total verificada nos 47 principais reservatórios com mais de 5 milhões de m³ monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). 

A situação só não é pior devido o constante acompanhamento do Igarn que, além de monitorar o nível da água em açudes e barragens, também elabora planos de ação para otimização do recursos a partir do consumo consciente. Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 16 estão secos e outros 17 atingiram o volume morto (quando o nível de água chega a 10% da capacidade total). O boletim de abastecimento da Caern, divulgado dia 1º de dezembro, informa que 15 cidades enfrentam colapso no fornecimento de água e 83 têm abastecimento em sistema de rodízio.

Situação do Abastecimento
Cidades cujas zonas urbanas estão sendo abastecidas por carros-pipa: Almino Afonso, Francisco Dantas, João Dias, José da Penha, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Santana do Matos, Bodó, Cruzeta e Jardim do Seridó

Cidades com abastecimento em sistema de rodízio:
Acari, Afonso Bezerra, Água Nova, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Assu, Barcelona, Bento Fernandes, Caiçara de Rio dos Ventos, Caicó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo, Fernando Pedrosa, Florânia, Frutuoso Gomes, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia, Macau, Martins, Messias Targino, Olho D'água dos Borges, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Portalegre, Pureza, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Serrinha do Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Laurentino, Taipu, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar,  Umarizal, Várzea, Venha Ver e Viçosa.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Anvisa registra dois medicamentos contra a hepatite C

Zepatier é um dos medicamentos aprovados pela agência (Foto: Divulgação)A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou dois novos medicamentos contra a hepatite C: zepatier e harvoni. Ambos integram a nova geração de drogas que bloqueia a replicação do vírus no organismo e possibilita a cura em taxas superiores a 90%.
Antes da nova geração, pacientes usavam o interferon. O medicamento atuava contra a doença via fortalecimento do sistema imunológico, mas com mais efeitos colaterais que as drogas atuais (anemia, cansaço, depressão, etc) e menor taxa de cura.


O zepatier é a junção de dois outros princípios ativos: o elbasvir e a grazoprevir. Já o harvoni, é a combinação de ledispavir com sofosbuvir. As drogas funcionam contra os quatro genotipos do vírus.
A Anvisa aprovou os medicamentos em solicitação a um pedido do Ministério da Saúde, que solicitou prioridade ao registro de drogas contra a doença.
Este ano, o governo brasileiro estabeleceu o compromisso de eliminar a hepatite C do Brasil até 2030 com a Organização Mundial da Saúde.
Segunda a Anvisa, a hepatite C afeta de 80 a 150 milhões de indivíduos em todo o mundo e a doença é uma das principais causas de transplante de fígado. Hoje, estima-se que entre 1,4 e 1,7 millhão de brasileiros conviva com a condição.

Fonte: Bem Estar
Leia Mais ››