sexta-feira, junho 08, 2018

Programação do XII Arraia do Zé Padeiro é divulgada parcialmente no programa “Itaú Agora”


Na 13ª edição do Programa da prefeitura Municipal de Itaú “Itaú Agora” que vai ao AR pela Rádio Cidade FM Itauense todas as quartas-feiras às 11 horas o Secretário Municipal de cultura, Jonilson Ferreira, divulgou parcialmente a programação do XII Arraia do Zé Padeiro do município de Itaú-RN.

Programado para acontecer no período de 23 a 26 de junho o tradicional São João do município, intitulado Arraia do Zé Padeiro trás a seguinte programação:

DIA 23 - SÁBADO - NOITE DA JUVENTUDE

Encerramento dos Jogos Juninos
20h - Apresentação da Banda Filarmônica José Praxedes Fernandes
21h - Arraia da Juventude

DIA 24 - DOMINGO - NOITE DOS CASAIS

20h - Apresentação Cultural - Teatro Maravilhas da Pedra Preta
21h - Apresentação Quadrilha Planeta junino
Quadrilha improvisada com os casais.
22h - Atração musical a ser definida
23h - Atração musical a ser definida

DIA 25 - SEGUNDA-FEIRA - NOITE CULTURAL

19h - Show de Humor - Adamastor Pitaco
21h - Show de violeiros
22h - Atração musical a ser definida



DIA 26 - TERÇA-FEIRA - NOITE DO ZÉ PADEIRO

22h - Saia Rodada
00h - Atração musical a ser definida
02h - Atração musical a ser definida



Durante o programa Maedson Fernandes divulgou umas das principais atrações que é a Banda de Forró – Saía Rodada que fará seu show no dia 26 de junho, último dia da festa junina; as demais atrações da noite não fora divulgadas devido às mesmas ainda estarem em processo de contratação.

As expectativas dos itauenses se voltam para a divulgação da programação oficial.

Os comerciantes/barraqueiros que desejam faturar durante o período da festa, deve procurar Maedson Fernandes na prefeitura Municipal de Itaú para obter todos os esclarecimentos necessários para instalação no espaço da festa, que acontecerá no mesmo local do ano passado, no largo da Rodoviária, localizado à Rua Fausto Pinheiro, Centro, Itaú – RN.

O formato do evento elaborado pela organização é defendido pela maioria dos participantes pelo fato de atender vários públicos, com uma programação cultural diversificada.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social.
Leia Mais ››

PM é morto com tiros na cabeça na Zona Norte de Natal; suspeito morre em confronto com a polícia

Policial Melqui Djalcy Rodrigues foi morto em frente a uma loja de material de construção (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)
Policial Melqui Djalcy Rodrigues foi morto em frente a uma loja de material de construção (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)

Um policial militar morreu depois de ser atingido por tiros na cabeça em uma loja de material de construção no bairro Nova Natal, Zona Norte da capital, na tarde desta sexta-feira (8). De acordo com a PM, o cabo Melqui Djalcy Rodrigues tinha 41 anos de idade e pertencia ao 4º Batalhão da corporação. Este foi o 15º PM assassinado neste ano.

Um homem suspeito de ter matado o policial trocou tiros com a PM no conjunto Parque dos Coqueiros, também na Zona Norte, e morreu depois de dar entrada no hospital. Ele usava tornozeleira eletrônica, cumpria pena fora da cadeia. Uma mulher, que também usa o equipamento de monitoramento, foi conduzida à delegacia sob suspeita de participar do crime.

Segundo informações da PM, duas pessoas chegaram em um carro branco, armadas, e abordaram o cabo Melqui. Um dos suspeitos estava com um capacete de construção civil, segundo testemunhas. Foi o homem que atirou contra o policial.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os disparos atingiram a testa de Melqui Rodrigues. Ele ainda foi socorrido e levado ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte, mas morreu antes de chegar à unidade de saúde.

O PM fazia bico de segurança no estabelecimento em que ocorreu o crime e estava trabalhando quando foi assassinado. A arma dele foi levada pelos bandidos. A polícia afirma que o crime tem características de execução.

Cabo Melqui Djalcy Rodrigues foi morto com tiros na cabeça em Natal (Foto: Arquivo Pessoal)
Cabo Melqui Djalcy Rodrigues foi morto com tiros na cabeça em Natal (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Campanha alerta sobre importância do atendimento rápido em caso de AVC


O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ficando atrás da doença isquêmica cardíaca. Juntas, elas mataram 15,6 milhões de pessoas em 2016 e lideram o ranking mundial nos últimos 15 anos.

Provocado pelo rompimento ou obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro, o AVC é uma emergência médica e, por isso, o tempo é fundamental para evitar possíveis sequelas graves. Especialistas apontam que cada minuto sem ajuda médica corresponde a 1,9 milhão de neurônios a menos.

Pensando nisso, a Rede Brasil AVC e a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) se uniram para lançar a campanha “A Vida Conta – cada minuto faz diferença”, que alerta sobre a importância do atendimento rápido em casos de AVC.

O tempo se mostra essencial para definir o tratamento adequado. A trombólise, por exemplo, que é a dissolução do coágulo no vaso sanguíneo, é uma importante opção nos casos de obstrução. “O tratamento pode ser dado até 4 horas e 30 minutos após o início do AVC, mas quanto mais precoce o tratamento é administrado, melhor é o seu efeito”, informa a Rede Brasil AVC.

Para conscientizar a população, as entidades farão uma ação nesta sexta-feira, 8, na Ponte Estaiada, na zona oeste da capital paulista. A partir das 19h, a iluminação da estrutura será reduzida – uma alusão à perda gradativa de neurônios – e, depois, um vídeo de conscientização será projetado na coluna da ponte.

Fique atento

Assim, é importante saber a hora aproximada do início dos sintomas, que incluem formigamento na face, no braço ou na perna – principalmente em apenas um lado do corpo -, dificuldade para falar e compreender a fala, alteração na visão e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Caso o atendimento não seja rápido, o problema pode se agravar e incapacitar a pessoa. As sequelas vão desde dificuldades visuais, de memória e na fala até perda de força muscular, dificuldade de movimentação e alteração no comportamento.

Segundo a SBDCV, 90% dos casos de AVC podem ser evitados, basta que a pessoa controle alguns fatores de risco, tais como: tabagismo, obesidade, colesterol alto, pressão alta, fibrilação atrial, diabetes e estresse crônico.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Falha no Facebook faz posts privados de 14 milhões de usuários ficarem expostos a todos

Tela de configuração da privacidade de postagens no Facebook. (Foto: Reprodução/Facebook)
Tela de configuração da privacidade de postagens no Facebook. (Foto: Reprodução/Facebook)

O Facebook informou nesta quinta-feira (7) que uma falha em seus sistemas tornou públicas durante quatro dias as mensagens de 14 milhões de usuários publicadas apenas para amigos.

"Recentemente detectamos uma falha informática que sugeria automaticamente tornar públicas as mensagens criadas por algumas pessoas", disse Erin Egan, responsável por temas de privacidade do Facebook.

Este erro ocorreu enquanto o grupo de desenvolvedores estava trabalhando em uma nova forma de compartilhar certos elementos do perfil dos usuários, como as fotos.

Quando publicam algo na rede social, os usuários podem escolher deixar a publicação visível para:

todo mundo dentro do Facebook;
a lista de amigos na rede social;
contatos selecionados;
apenas para eles mesmos.
Foi essa configuração que a falha afetou, ao tornar públicas as publicações privadas ou restritas somente ao usuário. A falha afetou a rede de 18 a 27 de maio. O Facebook começou a reparar o problema em 22 de maio, mas precisou de mais cinco dias para que todos as mensagens ficassem privadas novamente.

"Resolvemos este problema e começamos hoje [quinta-feira] a advertir todas as pessoas afetadas, pedindo que verificassem as mensagens publicadas durante esse tempo", disse Egan.

Os cerca de 14 milhões de usuários envolvidos deverão ver, assim que se conectarem à rede social, uma notificação convidando-os a ver uma página que reúne as publicações afetadas por este erro.

O problema chega em um momento em que o Facebook está envolvido em vários casos polêmicos relacionados com a segurança dos dados pessoais.

O grupo tem sido fortemente criticado desde março por ter deixado vazar dados de milhões de usuários para a Cambridge Analytica.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estado de saúde piora e índia recém-nascida enterrada viva deve passar por cirurgia em MT

Recém-nascida está internada em Cuiabá (Foto: Polícia Militar de MT)
Recém-nascida está internada em Cuiabá (Foto: Polícia Militar de MT)

O estado de saúde da índia recém-nascida – que foi resgatada depois de ser enterrada viva pela família indígena dela em Canarana, a 838 km de Cuiabá – piorou entre a noite dessa quinta-feira (7) e a manhã desta sexta-feira (8).

A menina sobreviveu após ficar seis horas enterrada e foi resgatada por policiais, que registraram o resgate em vídeo (veja logo abaixo). A bisavó da menina, que está presa, disse à polícia que achou que a criança estivesse morta e que, por isso, a enterrou.

A criança está internada desde quarta-feira (6) em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Um novo boletim médico, divulgado no final da manhã desta sexta-feira, aponta que a menina teve insuficiência respiratória e, por isso, foi entubada e respira com a ajuda de aparelhos.

Índio recém-nascido é resgatado após ser enterrado vivo por família que achou que ele estava morto em Canarana (Foto: Divulgação)
Índio recém-nascido é resgatado após ser enterrado vivo por família que achou que ele estava morto em Canarana (Foto: Divulgação)

Ainda segundo a Santa Casa, a criança apresentou sangramento digestivo e infecção.

Por conta desse quadro de saúde, os médicos anunciaram que a recém-nascida passará por uma intervenção cirúrgica para colocar um cateter que deve tratar uma insuficiência renal.

Parto
A mãe da criança, de 15 anos, sentiu contrações e deu à luz no banheiro da casa. O bebê teria batido a cabeça no chão e não teve reação após o nascimento, segundo a família.

A história foi descoberta após uma denúncia anônima feita na Polícia Militar. A mãe da adolescente e a mãe do bebê foram ouvidas na delegacia e liberadas.

Kutsamin Kamayura é bisavó da índia recém-nascida em Canarana (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)
Kutsamin Kamayura é bisavó da índia recém-nascida em Canarana (Foto: Polícia Civil de MT/Assessoria)

Prisão da bisavó e investigação
A Polícia Civil estima que a criança ficou enterrada por seis horas – entre as 14h e 20h de terça-feira em uma cova de 50 centímetros de profundidade.

A bisavó, Kutsamin Kamayura, de 57 anos, foi ouvida e alegou que a criança não chorou e, por isso, acreditou que estivesse morta.

Seguindo o costume da comunidade indígena, ela enterrou o corpo no quintal, sem comunicar os órgãos oficiais.

A bisavó da índia teve a prisão convertida em preventiva depois de passar por audiência de custódia nesta quarta-feira.

Na decisão, o juiz Darwin de Souza Pontes, da 1ª Vara de Canarana, a ordem pública como motivo para determinar a prisão preventiva de Kutsamin. Ela deve responder por tentativa de homicídio.

Ela foi encaminhada para a cadeia pública de Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Deuel Paixão de Santana, o suposto envolvimento da mãe e da avó da índia recém-nascida será apurado pela Polícia Civil de Mato Grosso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Líder de igreja evangélica é detido por suspeita de pedofilia e diz à polícia que brincava com as vítimas na BA

Líder de igreja evangélica é detido por pedofilia, confessa e diz à polícia que brincava com as vítimas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Líder de igreja evangélica é detido por pedofilia, confessa e diz à polícia que brincava com as vítimas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Um homem foi detido por suspeita de pedofilia na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (7). Conforme a polícia, ele faz parte da liderança de uma igreja evangélica, e as vítimas eram dois adolescentes que frequentam a instituição religiosa.

O delegado Joseberto Ribeiro, responsável por investigar o caso, informou que as vítimas são dois garotos de 14 e 17 anos. Em depoimento à polícia, Gilmar Silva Porto, de 35 anos, confessou ter aproximação com os adolescentes e disse que tudo era uma brincava inofensiva com as vítimas.

Gilmar foi conduzido à delegacia após denúncia de parentes de uma das vítimas. Ele negou ter abusado sexualmente dos meninos, mas a polícia ainda não descartou a hipótese por conta do teor da denúncia.

Lá, ele foi ouvido e liberado porque não houve flagrante. O celular e o computador dele foram apreendidos com materiais de conteúdo sexual. A polícia examina se entre esses conteúdos há pornografia infantil.

Vítimas e parentes dos adolescentes serão ouvidos a partir da próxima semana. De acordo com o delegado, a polícia recomendou o afastamento de Gilmar da organização da igreja. Agora, a polícia investiga se há outras vítimas e se outras pessoas da instituição, ligadas a Gilmar, também têm participação no caso.

O pedido de prisão dele também será feito à Justiça. Gilmar poderá responder por pedofilia e corrupção de menores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo investe R$ 4,9 milhões no ITEP e Central do Cidadão de Pau dos Ferros

FOTO: RAYANE MAINARA

Principal cidade do Alto Oeste potiguar, Pau dos Ferros recebeu, na manhã desta sexta-feira (8), o governador Robinson Faria que vistoriou as obras do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Central do Cidadão. O investimento nas duas obras se aproxima dos R$ 5 milhões com recursos do Governo Cidadão por meio do empréstimo junto ao Banco Mundial.

Com 15% da obra já concluída e previsão de entrega para agosto deste ano, a nova unidade do ITEP vai contar com necrotério, identificação, perícia criminal e medicina legal. “Vamos entregar uma estrutura que atenderá toda a região com mais eficácia, beneficiando a população e desafogando a unidade regional de Mossoró, que atualmente atende mais de 65 cidades”, observou o governador Robinson Faria.

O investimento na obra é de R$ 434.867,64 com recursos próprios do Instituto. O valor também engloba a compra do mobiliário e outros equipamentos. A previsão é que todo o material seja entregue em julho. O quadro de servidores que trabalharão na unidade será composto por aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano. O curso de formação teve início este mês e será concluído em 14 de julho.

“Não adianta ter estrutura física sem mobiliário, equipamentos e pessoal. Estamos trabalhando de forma articulada para que até o fim de julho esteja tudo pronto para entregarmos o prédio em plenas condições de funcionamento”, destacou o diretor do ITEP, Marcos Brandão.

Investimentos no ITEP

O novo prédio em Pau dos Ferros não é o único investimento do Estado no ITEP. Em fevereiro deste ano o governo realizou concurso público com 165 vagas distribuídas em diversos cargos para o quadro da instituição, o que também beneficia Pau dos Ferros. Além disso, foram investidos cerca de R$ 900 mil na compra do “Flatscan”, uma espécie de scanner de cadáver.

Por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça do RN, o Governo viabilizou o funcionamento do laboratório de DNA do órgão, através da aquisição de um sequenciador genético e demais acessórios específicos para análises laboratoriais. O equipamento trará maior agilidade na solução de crimes e possibilitará a realização de exames de DNA no Rio Grande do Norte.

Central do Cidadão

Com investimento de R$ 4,5 milhões, a obra de construção da sede própria da Central do Cidadão de Pau dos Ferros está sendo realizada pelo Governo Estado e será entregue em setembro deste ano. Nesta sexta-feira (8), o governador Robinson Faria também vistoriou o andamento dos serviços, atualmente já 30% concluídos.

A construção de sedes próprias das Centrais buscar gerar economia direta aos cofres do Executivo. “Com essas novas sedes, o Estado economiza uma média de R$ 350 mil com despesas de aluguel, além de contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população”, frisou o governador Robinson Faria, que lembrou, ainda, o fato de os prédios estarem sendo construídos em terrenos próprios do Estado.

Ao todo serão 22 novas Centrais em prédios projetados para melhor atender os potiguares e promovendo agilidade na prestação dos serviços dos 12 órgãos que integram o quadro de atendimentos nas Centrais, entre eles: Caern, Defensoria Pública, Detran, Idema, Ipern, ITEP, Juizado Especial, Junta Médica do Estado e Procon.

A meta é de 25 mil atendimentos/mês, atingindo a população residente de 30 municípios próximos.

A agenda foi acompanhada pelo deputado estadual Galeno Torquato, pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Pedro Cavalcanti, e pelos diretores João Ronaldo (Cehab) e Marcos Brandão (ITEP), além de prefeitos e vereadores da região.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

CNI decide ir ao STF contra tabelamento do frete

FOTO: ROBERTO PARIZOTTI

A Confederação Nacional da indústria (CNI) decidiu ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o tabelamento do frete para transporte rodoviário de cargas. Em nota, a entidade diz que ingressará nos próximos dias com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo.

“O tabelamento é insustentável, porque provoca prejuízos extremamente danosos para a economia, especialmente para o setor produtivo, e para a população”, afirma, em nota, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Ele destaca ainda que a fixação de preços mínimos infringe o princípio da livre-iniciativa e é ineficaz.

De acordo com a CNI, a peça está em fase final de elaboração e irá questionar a Medida Provisória 832/2018, que estabeleceu preços mínimos obrigatórios para os fretes praticados no País. Para a entidade, a MP é inconstitucional por desrespeitar a livre-iniciativa, a concorrência e os contratos firmados, entre outros pontos, “caracterizando intervenção indevida do Estado na economia”.

A tabela de preços mínimos de fretes foi definida para atender a uma das reivindicações dos caminhoneiros, no fim de maio.

Na quinta, o governo chegou a fazer uma mudança na tabela, divulgando uma nova versão, com uma redução média de 20% nos valores em comparação com a primeira tabela, publicada em 30 de maio, atendendo principalmente a um pleito agora do setor produtivo. No entanto, essa nova versão foi contestada pelos representantes de caminhoneiros e o governo suspendeu sua vigência e negocia com a categoria, durante toda a sexta-feira, uma alternativa.

Impactos

A CNI informa, na nota, que levantamentos feitos pelas associações industriais estimam que, com o tabelamento, os fretes tiveram aumentos médios entre 25% e 65%. Em algumas situações, os custos subiram mais de 100%.

A entidade alerta ainda que os consumidores sentirão no bolso os efeitos da medida, pois ela levará a um aumento de preços, dada a “alta dependência rodoviária do País”.

“Uma das razões alegadas pelos caminhoneiros para defender o tabelamento dos fretes é a imprevisibilidade gerada pela política de aumento de combustíveis. Para a CNI, na verdade o estabelecimento de preços mínimos dos fretes gera ainda mais insegurança, uma vez que a medida aumenta os custos de todo o setor produtivo”, diz a nota da confederação.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Gasolina subiu 21,48% em 12 meses


O aumento nos preços dos combustíveis, acompanhando a política de reajustes de preços da Petrobras, tem pesado na inflação oficial do País nos últimos 12 meses. O grande vilão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses foi a gasolina, com um aumento nas bombas de 21,48%, o equivalente a 0,81 ponto porcentual da taxa de 2,86% acumulada pelo IPCA no período.

O diesel subiu 19,78% em 12 meses, mas pesa menos na inflação ao consumidor, por isso o impacto se limitou a 0,03 ponto porcentual.

O gás de botijão ficou 13,04% mais caro em 12 meses, uma contribuição de 0,16 porcentual para a inflação do período. O Gás Natural Veicular (GNV) aumentou 13,84%, impacto de 0,02 ponto porcentual.

A gasolina e o diesel puxaram a alta de 1,38% registrada pela inflação de preços monitorados em maio, ao lado do item energia elétrica. Em 12 meses, a energia elétrica ficou 3,97% mais cara, uma influência de 0,14 ponto porcentual sobre o IPCA.

A inflação de bens e serviços monitorados pelo governo acumulada em 12 meses ficou em 8,15% em maio.

Maio

Segundo o IBGE, a gasolina ficou 3,34% mais cara em maio, o que resultou também no maior impacto sobre a inflação do mês, o equivalente a 0,15 ponto porcentual da taxa de 0,40% registrada pelo IPCA. O óleo diesel subiu 6,16% no IPCA de maio, mas com impacto de apenas 0,01 ponto porcentual.

Já o etanol caiu 2,80%, um impacto negativo de 0,03 ponto porcentual.

As passagens aéreas também contribuíram para conter a inflação no mês. As tarifas aéreas recuaram 14,71% em maio, uma contribuição negativa de 0,05 ponto porcentual para o IPCA.

“A passagem aérea foi o maior impacto negativo”, ressaltou Fernando Gonçalves, gerente na Coordenação de Índices de Preços do IBGE.

Os gastos das famílias com Transportes passaram de estabilidade em abril (0,00%) para avanço de 0,40% em maio.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Após pressão no MPT, diretoria do Sinte cede lista de votantes para a oposição


Só depois de uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) repassou à chapa de oposição a lista dos sindicalizados com direito a voto na eleição do próximo dia 11, e por onde as urnas vão passar.

“A audiência de ontem (7) foi muito positiva para nós. Agora já estamos checando a listagem dos votantes e observando os locais de votação”, disse Luciana Lima, candidata de oposição a Fátima Cardoso, atual coordenadora-geral do Sinte/RN, que tenta a reeleição.

A recomendação do MPT para que a diretoria atual do Sinte/RN disponibilizasse as relações solicitadas pela oposição demonstra que a ocultação desses dados configurava “ofensa aos princípios democráticos”, conforme escrito no requerimento recebido pelo procurador do Trabalho Xisto Tiago Neto, e que motivou a audiência dessa quinta-feira.

Além da acusação de dificultar as eleições do sindicato que dirige, Fátima Cardoso também foi denunciada ao MPT pela prática de agiotagem por emprestar dinheiro a juros de 7% ao próprio Sinte, prática que ela mesma admitiu em nota. Contra a coordenadora ainda pesa a denúncia de arrecadação ilícita de contribuição sindical. Essas outras acusações ainda não foram discutidas no MPT.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

TCM: TV Cabo Mossoró lamenta o ocorrido na Estação das Artes e solidariza-se com as vítimas

Imagem

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante do ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 08 de junho de 2018, com parte da estrutura de um dos camarotes do Mossoró Cidade Junina, a TV Cabo Mossoró lamenta o ocorrido, solidariza-se com as vítimas e traz esclarecimentos pertinentes:

1 - O Grupo TCM não é proprietário do camarote. O Grupo adquiriu o direito de realizar ali ações de exposição de sua marca, recebendo da empresa vencedora da licitação para montagem e exploração do camarote toda a estrutura pronta;

2 - Inclusive, no camarote, a comercialização de senhas/acessos é de responsabilidade da empresa vencedora da licitação para exploração do camarote;

3 - O Grupo TCM informa que, ao firmar o patrocínio com a empresa proprietária do camarote, certificou-se que o mesmo estava devidamente liberado pelo Corpo de Bombeiros;

4 - O Grupo TCM participa ativamente da promoção de eventos na região Oeste do Estado, seja por meio de patrocínio, divulgação, cobertura e espaço de mídia. Esta prática não é diferente com o Mossoró Cidade Junina, um dos mais expressivos eventos do Estado;

5 - Independentemente de culpa ou responsabilidades, entendemos que o momento é de acompanhar o estado das vítimas, o que o Grupo TCM está fazendo. Em paralelo, o Grupo TCM se compromete em acompanhar as apurações deste incidente e manter o público informado, como sempre tem feito ao longo dos seus 15 anos,

A Direção.

Fonte: O Câmera
Leia Mais ››

Goinano é morto a tiros na praia da Pipa


Um homem de 29 anos natural de Goiania, no Estado de Goiás foi morto a tiros na madrugada desta sexta-feira (08), na rua Praia dos Golfinhos, na praia da Pipa, município de Tibau do Sul, litoral Sul do Estado. João Paulo de Velasco Bastos saía de um bar quando foi alvejado, a vítima tinha sido presa no mês de maio por porte ilegal de arma.

Segundo testemunhas Paulo foi surpreendido ao sair do bar onde ocorria uma apresentação musical. Ele foi baleado e socorrido em seguida, mas ao dar entrada na unidade de saúde da praia não resistiu. O autor dos disparos fugiu em um carro sem ser identificado pelas pessoas que presenciaram o crime.

De acordo com a delegada Patrícia Costa, que presidirá o inquérito o crime é um mistério, mas apresenta características de execução. "Não podemos expor agora muitas informações para não prejudicar as investigações, mas já podemos adiantar que ele foi preso no dia 08 do mês passado. Vamos saber qual a real motivação do assassinato", disse.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Em 3 dias, homem agride ex-namorada, é preso, solto pela Justiça e mata ex a facadas

Tauane Morais foi morta pelo ex-namorado Vinícius Rodrigues de Sousa no Distrito Federal (Foto: Arquivo pessoal)
Tauane Morais foi morta pelo ex-namorado Vinícius Rodrigues de Sousa no Distrito Federal (Foto: Arquivo pessoal)

Uma moradora do Distrito Federal de 23 anos foi assassinada a facadas, nesta quarta-feira (6), por um ex-namorado que se dizia "inconformado com o término". Três dias antes, ele já tinha sido detido por agressão e tentativa de homicídio contra ela.

Tauane Morais era operadora de caixa e morava em Samambaia Norte. Segundo a Polícia Civil, o suspeito se chama Vinícius Rodrigues de Sousa, e tem 24 anos. Após o crime, ele tentou se matar, foi socorrido e internado. Tauane morreu na hora.

No último domingo, Vinicius foi detido em flagrante após agredir Tauane com socos e tentar enforcá-la. A agressão foi presenciada pelos filhos do casal – um menino de 2 e uma menina de 4 anos.

À polícia, naquele dia, Tauane contou que o ex-namorado chegou a pegar um punhal e rasgar as cortinas da casa, quebrar móveis, a geladeira e a televisão da família.

Móveis ficaram destruídos após agressão de morador do DF à ex-namorada, no fim de semana (Foto: Polícia Civil/Divulgação )
Móveis ficaram destruídos após agressão de morador do DF à ex-namorada, no fim de semana (Foto: Polícia Civil/Divulgação )

Mesmo com o flagrante, no dia seguinte, o homem foi liberado em uma audiência de custódia. O juiz Aragonê Nunes Fernandes, que analisou o caso, entendeu que a medida protetiva concedida pela Justiça à Tauane era “suficiente” para manter o agressor longe da vítima e “preservar a integridade física” dela.

Após o assassinato e a tentativa de suicídio, o homem foi socorrido no local pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O estado de saúde dele não foi informado.

Em nota ao G1, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal disse que não comenta ações, e que o juiz responsável pela soltura também não poderia comentar porque é impedido pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional.

‘Agressivo e ciumento’
Em depoimento à Polícia Civil, ainda no domingo (3), Tauane disse que já tinha sido agredida outras vezes pelo namorado, mas nunca denunciou. Ao G1, o delegado que investiga o caso, Eduardo Galvão, afirmou que o suspeito, que é do Piauí, não tinha passagens pela polícia no DF.

“Ela dizia que ele era muito ciumento, que vinha a agredindo a algum tempo, mas nunca falou nada. Foi aí que decidiu terminar o relacionamento.”

Vinícius Rodrigues de Sousa rasgou as cortinas do imóvel depois de agredir a ex-namorada, Tauane Morais, no DF (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Vinícius Rodrigues de Sousa rasgou as cortinas do imóvel depois de agredir a ex-namorada, Tauane Morais, no DF (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Galvão afirmou que os policiais que atenderam a mulher durante o fim de semana ofereceram proteção na Casa Abrigo, uma instituição do governo do DF, que acolhe mulheres vítimas de violência.

“Ela disse que tinha interesse na medida protetiva, mas não queria ir com os filhos para a Casa Abrigo”.
Feminicidio no DF
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, entre janeiro e abril deste ano foram registradas 10 ocorrências de feminicídio no Distrito Federal. No mesmo período do ano passado, foram 8.

No mês passado, a estudante Jéssyka Laynara foi morta pelo ex-namorado – um policial militar – –dentro de casa, na frente da avó e do primo. Ronan Menezes do Rego disparou cinco tiros. Duas semanas antes de ser assassinada pelo ex-namorado, a jovem, de 25 anos, enviou um áudio a uma amiga contando que não conseguia andar porque tinha levado socos no estômago e chutes nas pernas.

Depois de matar Jessyka, ainda naquele dia, o policial foi até a academia frequentada pela ex-namorada e atirou no professor Pedro Henrique Torres, de 29 anos. Pedro passou por cirurgia e se recupera, em casa.

Ronan estava de folga, sem farda, mas usou uma pistola da corporação para cometer o crime. A família da vítima diz que ele agiu por ciúmes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Embarcações naufragam e deixam quatro mortos e desaparecidos em Itaguaí, RJ

Duas embarcações de pescadores naufragaram, na madrugada desta sexta-feira (8), na Baía de Sepetiba, em frente ao Porto de Itaguaí, deixando pelo menos quatro mortos.

O Corpo de Bombeiros informou que havia cerca de 20 pessoas nos barcos. Oito sobreviventes foram levados para a UPA de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. As demais pessoas estão desaparecidas. O acidente ocorreu por volta das 0h20 desta sexta.

Segundo um sobrevivente do naufrágio, o grupo estava pescando quando foi surpreendido por um vento forte. "Paramos para poder pescar, ancoramos o barco. De repente, veio um vento muito forte. O barqueiro falou: 'Esse vento deve ser de sudoeste. Vamos recolher o material e puxar âncora'. Foi quando de repente o vento entrou muito forte, nós nos trancamos na cabine. Não dava para ver nada. Foi aí que o barco naufragou, coisa de 15 segundos", contou Marlon.

De acordo com um funcionário do porto, um rebocador fez contato avisando que teria “homens ao mar”. Quando Anderson da Silva, de 42 anos, chegou para fazer o socorro, encontrou três homens na água, um já desacordado. Ele e seu auxiliar conseguiram fazer os resgates e, logo após, a lancha dos bombeiros chegou levando as vítimas.

“Moro no mar, a 5 minutos do local do acidente. Antes de tudo acontecer, ouvi um estrondo muito forte, teve até chuva de granizo e ventos fortes durante uns 7 minutos. Pouco depois recebi o aviso do acidente. Aparentemente, as vítimas que resgatamos estavam vivas, apenas um estava desmaiado”, contou Anderson.

Bombeiros dos quartéis de Sepetiba, Angra dos Reis e Barra, além do apoio de um helicóptero da corporação, trabalham na região. As buscas começaram logo após o naufrágio, ainda no início da madrugada desta sexta.

Trabalho de resgate na Baía de Sepetiba (Foto: Reprodução/TV Globo)
Trabalho de resgate na Baía de Sepetiba (Foto: Reprodução/TV Globo)

O trabalho, segundo os bombeiros, está ocorrendo de forma ininterrupta. Duas lanchas estão percorrendo toda a área da Baía de Sepetiba.

Embarcações naufragaram por volta das 0h20 (Foto: Arte / G1 Rio)
Embarcações naufragaram por volta das 0h20 (Foto: Arte / G1 Rio)

Bombeiros trabalham no resgate de vítimas do naufrágio na Baía de Sepetiba (Foto: Reprodução / TV Globo)
Bombeiros trabalham no resgate de vítimas do naufrágio na Baía de Sepetiba (Foto: Reprodução / TV Globo)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ataques a ônibus continuam em Minas Gerais e chegam a quase 40 cidades

Dois ônibus, dois tratores e um caminhão foram incendiados da noite desta quinta-feira (7) até a madrugada desta sexta-feira (8) em Minas Gerais. É o sexto dia de ataques consecutivos a veículos e a prédios públicos no estado. À noite, um coletivo foi queimado em Belo Horizonte e outro em Passa Quatro. Na madrugada, foram um caminhão em Frutal e dois tratores em Tupaciguara. Desde domingo (3), foram 106 ataques, sendo 66 a ônibus, em 37 cidades.

Na capital mineira, um coletivo da linha 8207 (Maria Goretti/Estrela Dalva) no bairro Maria Goretti, na Região Nordeste, foi queimado. O motorista contou à Polícia Militar (PM) que estava sozinho no ponto final, se preparando para a última viagem do dia, quando foi surpreendido por dois homens, um deles armado.

“Eles disseram: ‘ei, motorista, retire os seus pertences, inclusive o celular, porque a gente vai pôr fogo no ônibus’. No momento que eles estavam falando, eles já estavam subindo com um galão de cinco litros cheio, espalhou gasolina sob o banco do cobrador ali, do motorista. Eu recolhi as minhas coisas, desci e eles atearam fogo”, falou o motorista.

Coletivo 8207 foi queimado na noite desta quinta-feira em BH (Foto: Reprodução/TV Globo)
Coletivo 8207 foi queimado na noite desta quinta-feira em BH (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ele não ficou ferido e disse ainda que os criminosos somente foram embora depois que o fogo se espalhou pelo ônibus. Houve explosões e as chamas atingiram a rede elétrica.

“Começou dando aqueles estouros, né? Pensei: gente, o que é isso? Aí as luzes começaram a piscar. Aí quando eu saí aqui fora o fogo estava alto. Aí eu peguei, fechei as janelas, fechei tudo e fiquei quieta lá dentro”, disse a diarista Catarina da Silva.

Ônibus é atacado no bairro Maria Goretti, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ônibus é atacado no bairro Maria Goretti, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ela mora bem em frente ao local onde o ônibus foi queimado e disse que não conseguiu sair de casa porque ficou presa pelas chamas. “Eu fiquei tremendo, assustada, porque sozinha dentro de casa, né? Falei: vou morrer aqui sozinha! Se o fogo entrar aqui dentro de casa eu vou acabar morrendo”, completou Catarina.

Sem saber o que fazer, ela ligou para o filho, que chegou minutos depois. “Eu estava próximo aqui, no bairro Concórdia, quatro quilômetros, cheguei com cinco minutos eu cheguei em casa, preocupado com a minha mãe”, contou o socorrista Éder da Silva.

Ela conseguiu sair de casa depois que o fogo foi controlado. Muitos fios de alta tensão derreteram e ficaram espalhados pelo chão. Por causa disso, algumas ruas do bairro ficaram às escuras.

Técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estão no local para restabelecer a energia. A Cemig informou que os trabalhos vão demorar porque será preciso fazer a troca do poste. Oitenta pessoas foram afetadas pela falta de luz.

“É transtorno, né, para toda família. Igual, minha irmã está com um bebê de nove meses. Então é muito difícil, né? Infelizmente eu não sei aonde a gente vai chegar”, desabafou a comerciante Flaviana Fonseca.

A PM informou que os suspeitos ainda não foram identificados e que o crime pode ter ligação com os outros ataques registrados em todo o estado desde domingo (3).

Caminhão incendiado em Frutal (Foto: SAMIR ALOUAN - 97 PM - JORNAL PONTAL - PONTAL ONLINE)
Caminhão incendiado em Frutal (Foto: SAMIR ALOUAN - 97 PM - JORNAL PONTAL - PONTAL ONLINE)

Um caminhão que estava estacionado no pátio da Prefeitura de Frutal, no bairro Princesa Isabel II, foi incendiado por criminosos na madrugada desta sexta-feira (8). Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, a cabina do veículo ficou destruída e não houve vítimas. O crime ocorreu por volta da 1h30.

Tratores incendiados em Tupaciguara (Foto: Antônio Rezende Alves/Arquivo pessoal)
Tratores incendiados em Tupaciguara (Foto: Antônio Rezende Alves/Arquivo pessoal)

Ainda na Região do Triângulo, em Tupaciguara, dois tratores da prefeitura foram parcialmente queimados nesta madrugada. Segundo a PM, o fato ocorreu no pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

Os veículos estavam estacionados junto a outros maquinários. Por volta da 1h, uma viatura patrulhava a região quando os militares viram a fumaça saindo do pátio.

Criminosos queimam ônibus interestadual em Passa Quatro (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Criminosos queimam ônibus interestadual em Passa Quatro (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Ainda na noite desta quinta-feira houve um ataque a ônibus na cidade de Passa Quatro, na Região Sul de Minas Gerais. Os criminosos colocaram fogo em um ônibus interestadual, no Centro.

Segundo a PM, o ataque aconteceu por volta das 19h30. Em cinco dias, 37 veículos em 19 municípios foram atacados na região.

A PM informou que passageiros disseram que dois homens entraram no coletivo e atearam fogo. Ainda conforme a polícia, na hora do ataque, havia cinco passageiros. Ninguém ficou ferido. Os suspeitos fugiram.

Ataques desde domingo (3)
Belo Horizonte e Região

Belo Horizonte - 3 ônibus atacados
Sabará - 1 veículo particular incendiado
Santa Luzia - 1 ônibus atacado
Ribeirão das Neves - 2 ônibus atacados
Noroeste

Brasilândia de Minas - 1 ônibus incendiado
João Pinheiro - 1 micro-ônibus incendiado
Centro-Oeste

Lagoa da Prata - 2 ônibus atacados
Luz - 4 veículos incendiados
Alto Paranaíba

Araxá - 2 ônibus atacados e cinco carros atacados
Patos de Minas - 1 ônibus atacado
Sacramento - 1 ônibus atacado
Triângulo Mineiro

Campo Florido - ataque à recepção da Câmara Municipal
Frutal - 1 caminhão incendiado
Uberaba - 8 ônibus atacados, 1 carcaça de caminhão incendiada, 2 agências bancárias atacadas, 1 caminhão de lixo incendiado, dois veículos do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) incendiados, fogo em quatro vias e 1 rádio atacada por coquetel molotov
Uberlândia - 10 ônibus atacados, 1 agência bancária e 1 agência dos Correios
Tupaciguara - 3 ônibus de viagem incendiados, 2 tratores incendiados
Sul de Minas

Alfenas - 3 ônibus atacados e 1 base da PM do Meio Ambiente atacada
Alterosa - 1 caminhão de lixo incendiado
Brazópolis - tiros contra 1 delegacia e 1 viatura
Cruzília - tiros contra 1 delegacia
Guaxupé - 6 ônibus atacados
Itajubá - 3 ônibus atacados
Machado - 1 ônibus atacado
Monte Santo de Minas - 2 ônibus escolares atacados
Ouro Fino - veículos incendiados
Passa Quatro - 1 ônibus incendiado
Passos - 3 ônibus atacados; 1 caminhonete incendiada, 1 motorista agredido
Poços de Caldas - 2 ônibus atacados; incêndio em galpão de reciclagem
Pouso Alegre - 3 ônibus atacados
Santa Rita do Sapucaí - 1 caminhão atacado
São Bento Abade - 3 ônibus escolares
São Lourenço - 1 ônibus atacado, ataque à casa de um policial militar atacado
Três Corações - 1 ônibus atacado
Três Pontas - 1 carro incendiado
Varginha - 1 ônibus e uma viatura atacadas
Cambuí - 1 agência bancária
Lavras - 1 ataque à base da Polícia Militar
* Contribuíram para esta reportagem o G1 Sul de Minas e o G1 Triângulo Mineiro

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estudante de 16 anos morre após sofrer descarga elétrica em celular carregando em escola no Ceará

Estudante de 16 anos morreu eletrocutado no momento em que celular estava carregando em Tianguá.  (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
Estudante de 16 anos morreu eletrocutado no momento em que celular estava carregando em Tianguá. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Um estudante de 16 anos morreu após receber uma descarga elétrica ao atender o próprio celular nesta quinta-feira (7) na cidade de Tianguá, interior do Ceará. O jovem estava carregando o aparelho telefônico, quando pegou o objeto e foi eletrocutado.

Uma amiga do estudante, que preferiu não se identificar, contou ao G1 que ele estava assistindo a uma aula de informática no colégio onde estudava. O celular estava carregando em um dos computadores no momento do choque elétrico.

Iago Bastos Mendes recebeu a descarga elétrica e ficou desacordado. O jovem chegou a ser socorrido ao Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá, mas não resistiu.

A Delegacia de Tianguá informou que o corpo do estudante foi conduzido para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) de Sobral. O laudo com as causas da morte ainda não foi divulgado, segundo a polícia.

Amigos lamentam
Amigos e familiares de Iago Bastos lamentaram o ocorrido. "Era muito jovem, alegre. Uma tristeza pra todo mundo", disse uma amiga do estudante.

O Colégio Santa Maria, onde Iago estudava, emitiu uma nota de pesar lamentando ocorrido. O jovem estava na escola desde a infância e, atualmente, cursava o 2º ano do Ensino Médio.

"O Colégio Santa Maria, por meio da direção, professores, funcionários, colegas e comunidade, une-se à família de Iago, lamentando profundamente esta fatalidade, e pede a Deus, confiando em Sua infita misericórdia, para que Ele nos conceda sabedoria, força e discernimento nesta hora tão difícil", comunicou, em nota, a instituição de ensino.

O velório do estudante ocorre na manhã desta sexta-feira (8), em Tianguá. O enterro deve ocorrer na cidade no período da tarde, conforme uma amiga da família.

Estudante morreu após descarga elétrica em celular que estava carregando.  (Foto: Reprodução/Instagram Iago Aguiar)
Estudante morreu após descarga elétrica em celular que estava carregando. (Foto: Reprodução/Instagram Iago Aguiar)

Fonte: G1
Leia Mais ››