segunda-feira, dezembro 21, 2020

RN registra 109.734 casos confirmados e 2.873 mortes por Covid-19

O Rio Grande do Norte teve 109.734 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. O número de mortes é de 2.873 neste mesmo período. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no boletim epidemiológico desta segunda-feira (21).


Outros 455 óbitos estão sob investigação.


Em comparação com o boletim de sábado, último completo divulgado pela Sesap, são 2.080 novos casos e 10 mortes a mais.


De acordo com a Sesap, o número de pessoas internadas por causa do coronavírus no estado atualmente é de 451, sendo 273 na rede pública e 178 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 63,1% na rede pública e de 77,1% na rede privada.


A Sesap contabiliza ainda 53.557 casos suspeitos e 260.429 descartados. O número de confirmados recuperados segue em 59.105 e o de inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", é de 66.063.


A Sesap também aponta que 385.269 testes de Covid-19 foram realizados em todo o estado, sendo 205.269 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 180.000 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

109.734 casos confirmados

2.873 mortes

59.105 confirmados recuperados

53.557 casos suspeitos

260.429 casos descartados


Fazendo upload: 743424 de 756368 bytes.
Exame para Covid-19 — Foto: Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

57 cidades do RN estão com taxa de transmissão para Covid-19 em zonas de 'risco' ou 'perigo'

Caiu para 57 o número de municípios nas zonas de "risco" ou "perigo" em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na semana passada, eram 87 municípios - 30 a mais.



Taxa de transmissão em cidades do RN — Foto: LAIS


As cidades inseridas nessa lista tem Rt maior que 1,03.


Os dados são da plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, que monitora em tempo real a situação da pandemia no estado e atualiza semanalmente os índices de transmissão.


Na semana passada, esse número representava 52% dos municípios potiguares. O dado desta semana representa 34%.


Os municípios que mais preocupam são os que estão na zona de "perigo", com Rt acima de 2,00. Nessa situação, o número de municípios aumentou de 15 para 27 - o dado é maior também do que na semana retrasada, quando haviam 23 cidades nesta situação.


Poço Branco, Januário Cicco (Boa Saúde), Japi e Pedra Preta são as localidades que mais preocupam neste quesito, com Rt igual ou acima de 5. Isso significa que uma única pessoa transmite a doença para outras cinco nessas cidades.


Já as cidades em "risco" são as que têm taxa de transmissibilidade entre 1,03 e 2,00. Ao todo, 30 estão nesse estágio no RN - uma queda comparada às 72 da semana passada e às 105 na retrasada. Macau, Maxaranguape e Santa Maria - esse último com Rt 1,28 - são exemplos de municípios nessa situação.



Isso significa, por exemplo, que em Santa Maria um grupo de 100 pessoas pode infectar 128.


Já os municípios em zona segura - com Rt abaixo de 1,00 - são 109 nesta semana - eram 75 na semana passada e 29 na retrasada. A capital Natal, com Rt de 0,71, e Mossoró, com 0,56, estão nesse grupo.


Um município (São Bento do Norte) está em zona neutra, com Rt entre 1,00 e 1,03.


Segundo a plataforma do LAIS, a taxa de transmissibilidade recente em todo o estado é de 0,53 e na semana passada foi de 0,48. A taxa referente à última quinzena é de 0,56.


O cálculo baseado nas regiões aponta que as oito estão em zona segura: região de São José de Mipibu, de João Câmara, de Caicó, de Açu, Pau dos Ferros, de Santa Cruz, Metropolitana e de Mossoró.


Taxa de ocupação de leitos críticos


Ocupação atual dos leitos críticos do RN — Foto: LAIS


A taxa de ocupação de leitos críticos no RN caiu para baixo de 70% nesta semana. Nesta segunda-feira (21), o estado tinha 65% dos leitos ocupados. A consulta foi realizada na plataforma do LAIS às 17h.


O estado havia superado os 70% há duas semanas - fato que não acontecia desde julho.



A região Oeste segue com a situação mais crítica, com 78,3% dos leitos críticos ocupados - chegou a estar com mais de 90% neste mês. Em seguida está a região Seridó, com 62,9%. A situação mais tranquila até o momento é na Região Metropolitana, com 57,5%.


Dois aparecem com 100% de ocupação dos leitos críticos para a Covid-19: Hospital Maternidade do Divino Amor (Parnamirim) e Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Butantan diz que terceira e última fase de testes da CoronaVac foi concluída e resultado será enviado à Anvisa

O Instituto Butantan anunciou nesta segunda-feira (21) que foi concluída a terceira e última fase de testes clínicos da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac.


O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, participa de coletiva de imprensa para atualização dos números da pandemia de coronavírus (covid-19), no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado, na zona sul da cidade, nesta segunda-feira, 21 de dezembro de 2020 — Foto: ANTONIO MOLINA/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Pelas redes sociais, o Butantan também anunciou nesta segunda que "os resultados [da fase 3] serão encaminhados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", e que, "em breve, a primeira vacina brasileira contra o Covid-19 estará pronta".


No entanto, os resultados da fase 3, que visa a comprovar a eficácia da vacina como imunizante contra a Covid-19, ainda não foram divulgados publicamente. A previsão do instituto é divulgar os resultados da fase 3 de testes da CoronaVac nesta quarta-feira (23). A publicação dos resultados deveria ter ocorrido no dia 15 de dezembro, mas foi postergada para dia 23.


"O estudo clínico foi encerrado com mais de 13 mil participantes e os dados foram submetidos a análise que envolve a decisão final e apresentação dos dados pelo comitê internacional. Isso vai acontecer dia 23, a data está mantida", disse Dimas Covas, diretor do Butantan, nesta segunda.

Segundo o governo, a fase 3 dos testes da CoronaVac no Brasil registra pelo menos 170 voluntários contaminados. O estudo conclusivo vai medir a taxa de eficácia do imunizante comparando quantos caos confirmados ocorreram nos voluntários que receberam placebo e quantos naqueles que tomaram a vacina. A taxa mínima de eficácia recomendada pela Anvisa é de 50%.



Na última quarta-feira (16), o governo federal incluiu a CoronaVac no plano nacional de vacinação. No entanto, o governo paulista diz que aguarda uma formalização da intenção de compra das doses pelo Ministério da Saúde.


Compra de seringas


Imagem com seringas e frasco para vacina contra a Covid-19 — Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (21) a compra de mais 100 milhões de seringas e agulhas para aplicação da vacina CoronaVac. Doria também manteve a previsão de iniciar a vacinação contra o coronavírus no estado no dia 25 de janeiro.


"Estamos ampliando o estoque para termos certeza, convicção, de que nenhum insumo faltará para o sistema médico do estado de São Paulo para atender à população na vacinação, que começa, repito, no dia 25 de janeiro aqui no estado de São Paulo", afirmou o governador durante coletiva de imprensa no início da tarde.


Na semana passada, quando foram iniciados os pregões, o governo afirmou que 50 milhões seriam reservadas para a vacinação contra a Covi-19 e as outras 50 milhões para outras vacinas do calendário regular. O G1 questionou a Secretária Estadual de Saúde e aguarda retorno.


Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, nos primeiros pregões, abertos na última sexta (18), foram adquiridos 2 milhões dos insumos. No total, serão realizados 27 pregões para aquisição dos materiais. As empresas vencedoras poderão entregar os insumos até julho, conforme a definição de cada uma das licitações.



O governo do estado já possui 11 milhões de seringas e agulhas reservadas para o início da vacinação contra a Covid-19 em São Paulo.


Lotes da vacina


Na próxima quinta-feira (24), o governo de São Paulo receberá novos lotes da matéria-prima da CoronaVac.


“A matéria-prima para 5,5 milhões de doses chegará em mais um voo vindo da Sinovac, em Pequim, representando o maior lote de vacinas já desembarcado no Brasil e também no continente latino-americano", disse Doria.


Atualmente, o governo de São Paulo já tem 3,1 milhões de doses armazenadas no Instituto Butantan.


Ainda de acordo com o governo paulista, outros dois carregamentos devem chegar até o final de dezembro, sendo 400 mil doses no próximo dia 28 e 1,6 milhão no dia 30.


"Com isso, São Paulo terá, ainda este ano, 10, 8 milhões de doses da vacina do Butantan, a vacina contra a Covid-19, em solo brasileiro", afirmou Doria.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil passa de 187 mil mortes pela Covid-19 e média móvel chega ao mesmo nível de setembro



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta segunda-feira (21).


O país registrou 549 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 187.322 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 769 -- valor que se iguala à média registrada em 18 de setembro. A variação foi de +25% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.264.221 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 26.871 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 47.830 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +17% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos.


14 apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, ES, MG, RJ, MS, MT, AC, PA, RO, AL, CE, PB, RN e SE.


Brasil, 21 de dezembro

Total de mortes: 187.322

Registro de mortes em 24 horas: 549

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 769 (variação em 14 dias: +25%)

Total de casos confirmados: 7.264.221

Registro de casos confirmados em 24 horas: 26.871

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 47.830 por dia (variação em 14 dias: +17%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 186.818 mortes e 7.241.612 casos confirmados.)


Estados

Subindo (14 estados): PR, ES, MG, RJ, MS, MT, AC, PA, RO, AL, CE, PB, RN e SE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (10 estados + DF): RS, SC, SP, DF, AM, AP, RR, BA, MA, PE e PI

Em queda (2 estados): GO e TO

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Câmara aprova projeto que torna obrigatório sigilo de dados de pessoas que vivem com HIV



A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21) um projeto que torna obrigatória a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa que vive com HIV, vírus das hepatites crônicas, hanseníase ou tuberculose.


Pelo texto, agentes públicos e privados ficam proibidos de divulgar ou compartilhar informações que permitam identificar a condição desses pacientes. A proibição vale para:


serviços de saúde;

estabelecimentos de ensino;

locais de trabalho;

administração pública;

segurança pública;

processos judiciais;

mídia escrita e audiovisual.

A proposta tem origem no Senado, mas, como foi modificada pelos deputados, terá de ser reanalisada pelos senadores. Em seguida, se aprovado, o projeto vai à sanção presidencial.


O projeto diz que o sigilo profissional sobre a condição da pessoa só poderá ser quebrado em casos determinados por lei, por justa causa ou por autorização expressa da pessoa portadora.


Pelo texto, as operadoras de planos de saúde e os serviços de saúde, públicos ou privados, ficarão obrigados a proteger as informações das pessoas.


A garantia de sigilo deverá ser assegurada, inclusive, em inquéritos ou processos judiciais que tenham, como uma das partes, alguém que viva com HIV ou as demais doenças citadas. A informação não poderá ser revelada nos inquéritos, nas audiências ou em outros atos públicos, por exemplo.



Relatora do projeto na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, a deputada Érika Kokay (PT-DF) explicou que esse sigilo já é regra para médicos – mas não há uma regra taxativa sobre o tema para outras categorias e contextos.


"A propositura explicita no texto da lei a obrigação de todos os trabalhadores que, por força de sua atividade, tomam conhecimento do estado sorológico de um indivíduo. A regra já vigia para os profissionais médicos, porém agora se torna clara para todos os demais profissionais da área de saúde, bem como em diversos outros âmbitos", declarou.


Sanções

Segundo o projeto de lei, o agente público ou privado que descumprir essa regra poderá ser punido com advertência, multa, proibição parcial ou total do exercício de atividades ligadas ao tratamento de dados.


O infrator também poderá sofrer sanções administrativas e ser obrigado a indenizar a vítima por danos materiais e morais. O texto também prevê casos em que a punição será aumentada.


“No Brasil, há cerca de 1 milhão de pessoas que vivem com HIV. Nós temos cerca de 73 mil novos casos por ano de tuberculose e 28 mil novos casos por ano de hanseníase", enumerou o relator da proposta em plenário, deputado Alexandre Padilha (PT-SP).



"São pessoas que esperam ansiosas que o fato de ser diagnosticado não signifique a exposição dessa situação, que não comprometa sua situação de trabalho, que não prejudique o trabalho dos profissionais de saúde", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Diretor da OMS diz que nova variante do coronavírus não está 'fora de controle', mas bloqueios são prudentes



O diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira (21) que a nova variante do coronavírus "não está fora de controle", mas que bloqueios adotados por diferentes países são "prudentes".


A afirmação de que a variante B.1.1.7. estava "fora de controle" foi feita pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, no domingo (20) para justificar novas medidas de isolamento social às vésperas do Natal.


Citando a taxa de reprodução do vírus, o diretor da OMS Michael Ryan alertou que a afirmação não é correta.


"Tivemos uma R0 (taxa de reprodução do vírus) muito superior a 1,5 em diferentes momentos da pandemia e conseguimos controlá-la. Portanto, essa situação não está, neste sentido, fora de controle", declarou Michael Ryan, em coletiva de imprensa.

Ele disse ainda que "embora o vírus tenha se tornado um pouco mais eficiente em termos de propagação, ele pode ser detido". Por outro lado, Ryan ressaltou que, ao impor novas medidas restritivas, os países estão agindo com base no “princípio da precaução” e que isso é “prudente”.


"As medidas atuais são boas. Devemos continuar fazendo o que temos feito até agora", declarou.


Nesta segunda (21), diversos países da Europa e de outros continentes aderiram às restrições aos voos do Reino Unido, país onde uma nova variante de coronavírus foi detectada. (Veja mais abaixo).


Busca por evidências

A OMS afirmou ainda nesta segunda que não existem evidências de que a nova mutação do coronavírus aumente a gravidade da doença.


"O Reino Unido relatou que esta nova variante é transmitida com mais facilidade, mas não há evidências até o momento de que seja mais provável que cause doença grave ou mortalidade", explicou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.


A líder técnica da organização, Maria van Kerkhove, reforçou que todos os vírus passam por mutações e que cientistas de todo o mundo estão avaliando cada uma das mutações para entender sua importância.


“Estamos tentando determinar se a variação tem consequência para transmissão, se há diferença na severidade da doença, se há diferença na produção de anticorpos. Mas ainda não temos evidência de alterações no comportamento do vírus. Assim que nós soubermos, nós avisaremos”, disse a líder técnica.



O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) também alertou que não há evidências de que essa nova cepa seja mais perigosa. “Não há nenhum indício até este momento de maior gravidade infecciosa associada à variante”.


Segundo o ECDC, estudos estão sendo realizados para determinar o risco de reinfecções e a eficácia das vacinas.


Mutação

A nova variante do coronavírus recebeu o nome de linhagem B.1.1.7. Ela tem 23 variações genéticas. Algumas dessas sofreram mutações no espinho da coroa, que é a proteína responsável pela entrada do vírus na célula. É isso que pode estar fazendo com que o vírus se propague de forma mais rápida.


Em novembro, a linhagem B.1.17. já correspondia a 28% dos novos contaminados em Londres. Na segunda semana de dezembro, esse percentual saltou para 62%.

A explicação mais provável para o aparecimento da nova cepa é que ela tenha surgido em um paciente que ficou durante muito tempo doente. O sistema imunológico do paciente acabou não vencendo o vírus, o que fez com que este tivesse mais tempo para evoluir.


Restrições pelo mundo

Diversos países da Europa e de outros continentes aderiram nesta segunda-feira (21) às restrições aos voos do Reino Unido, onde a nova variante de coronavírus foi detectada.


Na América do Sul, Argentina, Colômbia, Chile e Peru decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus. El Salvador e Canadá também impuseram restrições.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Presidente da BioNTech diz que variante do coronavírus não deve interferir na eficácia da vacina

O presidente da empresa alemã de biotecnologia BioNTech, Ugur Sahin, disse nesta segunda-feira (21), que a variante do coronavírus Sars-Cov-2, identificada no Reino Unido, não deve interferir na eficácia da vacina desenvolvida em parceria com a farmacêutica norte-americana Pfizer.


Ugur Sahin, presidente da BioNTech, em entrevista coletiva na sede da empresa em Marburg, Alemanha, em 17 de setembro de 2020 — Foto: Fabian Bimmer/Reuters/Arquivo


Ele disse também – em entrevista à emissora Bilt TV, da Alemanha – que seu laboratório começará a investigar a mutação "nos próximos dias". Sahin, que é médico e pesquisador, disse que encarou o alerta das autoridades inglesas "com um certo grau de sobriedade".


Diversos países da Europa e de outros continentes aderiram nesta segunda às restrições aos voos do Reino Unido, onde uma nova variante de coronavírus, mais transmissível, foi detectada.


Na América do Sul, Argentina, Colômbia, Chile e Peru decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus. El Salvador e Canadá também impuseram restrições.


Vacina na Europa

Também nesta segunda, a vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada pela agência regulatória da União Europeia e pela Comissão Europeia. Alguns países do bloco anunciaram o início da vacinação para domingo (27).



A vacina conhecida como BNT162 já é aplicada em campanhas no Reino Unido, Israel, Estados Unidos e Arábia Saudita.


Veja no vídeo abaixo, o infectologista Julio Croda, da Fiocruz, explicando o que se sabe sobre as mutações do coronavírus em entrevista à GloboNews.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Verão começa com previsão de temperaturas de até 38ºC no RN



A estação mais quente do ano começou nesta segunda-feira (21), por volta das 07h05, e deverá ter temperaturas máximas de até 38º Celsius no interior do Rio Grande do Norte, de acordo com análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). De acordo com os pesquisadores, no entanto, a temperaturas estará dentro da normalidade para a região.


Para Natal, capital do estado, a expectativa é que as temperaturas máximas variem entre 28°C e 33°C e as mínimas, entre 24°C a 26°C. No interior, em algumas cidades do Alto Oeste, a temperatura máxima poderá chegar a 38ºC e ter uma queda durante a noite, registrando mínimas de 27ºC. Já na região serrana a temperatura mínima ficará em torno dos 23°C


De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, a estação terá a influência do fenômeno ‘La Niña', que deverá manter a normalidade das temperaturas, ventos e chuvas no período.


“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico, provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil, mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse.


Sobre as chuvas, Bristot explica que nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as tradicionais chuvas da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, “elas serão ocasionadas pelos sistemas que transitam sobre o Nordeste e são de baixa previsibilidade. Podem ou não acontecer”.


Já para o período chuvoso de fevereiro a maio de 2021, o meteorologista diz que as condições analisadas são propícias para a ocorrência de chuvas acima do normal para o Nordeste como um todo.


Para o período de janeiro a março a previsão, por região, é: Região Oeste com o maior volume, com a estimativa de 315 mililitros (mm); as regiões Leste e Central, com 250 mm, cada; e a região Agreste com 188 mm de volume.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Adolescente de 16 anos morre após perder controle e cair com carro dentro de rio no RN

Um adolescente de 16 anos morreu em um acidente na noite deste domingo (20), na rodovia RN-089, no município de Ouro Branco, na região Seridó potiguar. Segundo a polícia, o rapaz estava dirigindo um carro, quando perdeu o controle em uma curva e caiu dentro de um rio.


Adolescente morreu após carro cair dentro de rio, na região Seridó potiguar — Foto: PM/Cedida


Segundo informações a Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), o menor, identificado como Sandoaldo Silva de Medeiros Júnior, estava voltando de Ouro Branco com destino a Jardim do Seridó, onde morava.


Ele seguia pela RN-089, por volta das 18h30, quando perdeu o controle da direção em uma curva, bateu na barreira de proteção de uma ponte e caiu dentro do Rio Raposa.


Adolescente perdeu controle de veículo, que caiu dentro de rio no Seridó potiguar — Foto: PM/Cedida


Ainda de acordo com a polícia, ele teria saído de casa, no sítio Riachão, zona rural de Jardim do Seridó, dizendo aos pais que iria para uma festa de aniversário em Ouro Branco. Ao chegar na zona urbana, ele teria pego esse carro, modelo Astra. A família ainda não sabe se o carro foi emprestado e quem era o dono.


O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate, mas ao chegar no local, o adolescente já estava morto. O corpo dele ainda estava dentro do carro e foi removido para o Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) em Caicó.


Ainda não há informações sobre o que teria provocado o acidente. O caso será investigado pela Polícia Civil da cidade de Caicó.


O corpo do adolescente será sepultado ás 16h desta segunda-feira (21), no cemitério público de Jardim do Seridó.



Adolescente morreu em acidente no interior do RN — Foto: PM/Cedida


Fonte: G1

Leia Mais ››

MEC nomeia reitor eleito do IFRN após 8 meses

O professor José Arnóbio de Araújo Filho foi nomeado nesta segunda-feira (21) para o cargo de reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, após oito meses de espera. Eleito em dezembro de 2019 no primeiro lugar para o comando da instituição, ele aguardava ser nomeado desde 20 de abril.


IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


A nomeação publicada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (21) foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Milton Ribeiro e atende a uma decisão da juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal.


O professor foi o vencedor das eleições em consulta acadêmica em dezembro de 2019, mas o governo federal nomeou o professor Josué Moreira Oliveira, que não participou das eleições, como reitor pro tempore (temporário).


A decisão judicial expedida no dia 11 de dezembro também suspendeu a portaria n.º 405/2020, do Ministério da Educação (MEC), que nomeou o professor Josué Moreira de Oliveira como reitor pro tempore (temporário) em abril deste ano. Josué não participou do pleito.


O processo na Justiça Federal foi movido pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional.


José Arnóbio venceu a eleição e foi nomeado reitor do IFRN após decisão da Justiça — Foto: Divulgação


Nomeação de pro tempore

O MEC nomeou em 17 de abril Josué Moreira como como reitor pro tempore do IFRN. O professor, no entanto, não concorreu às eleições. A pasta na época era comandada por Abraham Weintraub.


As eleições do IFRN, que aconteceram no dia 4 de dezembro de 2019, há mais de um ano, foram vencidas pelo professor José Arnóbio de Araújo Filho. Ele foi eleito reitor após ter 48,25% dos votos válidos.


Em segundo lugar, ficou Wyllys Abel Farkatt Tabosa - reitor da gestão passada - com 42,26%. O pleito ainda teve outros dois candidatos: José Ribeiro de Souza Filho e Ambrósio Silva de Araújo.


Com a vitória, José Arnóbio seria empossado no cargo no dia 20 de abril, mas foi surpreendido com a nomeação de Josué Moreira três dia antes.


Josué Moreira é professor no campus de Ipanguaçu, no interior do RN. Em 2018, ele, que já foi candidato à Prefeitura de Mossoró, se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), a então sigla do presidente da República Jair Bolsonaro.


Decisões anteriores

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte já havia determinado, em maio, a anulação da portaria do MEC e a nomeação de José Arnóbio, o candidato eleito do IFRN, ao cargo de reitor, o que foi feito pelo presidente da República Jair Bolsonaro.



Dias depois, no entanto, Bolsonaro suspendeu a nomeação do candidato eleito, respaldado em uma decisão proferida pelo Juízo da 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, e manteve Josué Moreira no cargo de reitor pro tempore.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Médicos suspeitos de fraudar ponto são afastados e têm salários suspensos em Joinville



Os 11 médicos de Joinville, no Norte catarinense, investigados por suspeita de fraudar o registro do ponto de trabalho no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt foram afastados das funções. A Justiça determinou também a suspensão dos salários e a proibição de acesso à unidade de saúde, que é estadual.


A Polícia Civil, o Ministério Público e o hospital não revelaram os nomes dos investigados. A decisão judicial de sexta-feira (18) foi tomada após representação pelo afastamento dos médicos investigados pela Polícia Civil. O objetivo é evitar que as os trabalhos sejam prejudicados.


Segundo a Polícia Civil, os profissionais registravam as digitais no ponto eletrônico e saíam da unidade sem cumprir a jornada, voltando apenas no fim do expediente para marcar a saída. Um deles chegou a ser flagrado em um motel durante o horário de trabalho. O caso é investigado desde setembro, após uma denúncia do próprio hospital.


Os suspeitos são médicos concursados pelo Estado em diferentes especialidades e deveriam cumprir carga horária de 80 horas presenciais mensais no Hospital Regional.


Segundo o delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC), Rafaello Ross, entre os investigados há profissionais com vínculo funcional de até 20 anos. O salário dos envolvidos varia de R$ 9 mil a R$ 20 mil.


"Eles foram intimados pessoalmente da decisão, a qual deve ser cumprida de forma imediata. O hospital também já foi intimado para cumprir a suspensão desses médicos", disse ao G1 SC o delegado.

Dois médicos chegaram a ser presos após serem flagrados dormindo em casa durante o horário de trabalho. As prisões aconteceram do dia em que a Operação Ponto Fraudado foi deflagrada, há uma semana.


Além das prisões em flagrantes, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos. Os profissionais presos, um homem e uma mulher, pagaram fiança de R$ 31 mil e foram liberados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Auxílio Emergencial: governo envia SMS até terça para quem teve benefício cancelado



Entre esta segunda (21) e terça-feira (22), o Ministério da Cidadania vai enviar mensagens por SMS para quem teve o Auxílio Emergencial cancelado alertando sobre a possibilidade de contestação da interrupção ou a necessidade de devolução por ter recebido sem ter direito ao benefício. Devem receber o aviso cerca de 1,2 milhão de pessoas.


Esses beneficiários foram identificados pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como indevidos - durante o período de pagamento do benefício, passaram a receber um segundo benefício assistencial do governo, como aposentadoria, seguro-desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, conseguiram um emprego ou tinham renda incompatível com o recebimento do auxílio ou posse de bens de alto valor.


Quem receber a mensagem de texto poderá contestar a informação através do site da Dataprev até 31 de dezembro. Após este prazo, só será possível fazer a devolução do recurso.


Ao fazer a consulta no site da Dataprev, o trabalhador que teve o benefício negado vai receber uma mensagem informando o motivo. O Ministério da Cidadania divulgou uma lista dessas mensagens, e quais permitem que a contestação seja feita. Clique aqui para ver.


Caso a contestação tenha resultado positivo, o trabalhador vai receber o benefício no mês seguinte ao pedido.


Como devolver o dinheiro

Para fazer a devolução de valores pagos fora dos critérios estabelecidos na lei, é preciso acessar o site devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br e inserir o CPF do beneficiário.


Depois de preenchidas as informações, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU), e o cidadão poderá fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento do Banco do Brasil, como a internet e os terminais de autoatendimento, além das agências.



Aproximadamente 197 mil pessoas já devolveram valores recebidos indevidamente, totalizando cerca de R$ 230 milhões em devoluções aos cofres públicos. O número representa as devoluções feitas pelo site e app do Auxílio Emergencial.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Enfermeiro de 39 anos morre após cair de parapente em Alfredo Chaves, no Sul do ES

Um enfermeiro de 39 anos morreu após cair de parapente na manhã deste domingo (20). Wanderley Nilo Barata havia saltado na rampa de voo livre de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, no Espírito Santo.


De acordo com familiares, Wanderley era praticante de voo livre desde 2018 e tinha habilitação para o esporte. A queda aconteceu depois que a vela do equipamento se fechou no ar.


"Ele já estava voando há três minutos, mas a vela fechou e ele perdeu a velocidade. Quando a vela começou a fechar, viram ele sumindo atrás de um monte. Eles não viram ele cair. Mas ele sumiu e não apareceu mais", contou a cunhada de Wanderley, Nataly de Oliveira Freitas.



Wanderley Nilo Barata, 39 anos, morreu após cair de um parapente em Alfredo Chaves. — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal


Na manhã do acidente, Wanderley e a esposa, que moravam em Cariacica, foram a Alfredo Chaves para aproveitar o dia de folga. A filha do casal, de oito anos de idade, ficou aos cuidados de Nataly.


"Ele estava muito contente com aquilo porque era a folga dele, porque como ele trabalhava muito, dia de folga ele falava 'Oba, tem sol, eu vou voar'. Ele gostava muito", lembra a cunhada.


A queda aconteceu antes das 10h e o enfermeiro chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos múltiplos ferimentos. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência.


Uma equipe de militares se deslocou por terra para atender o enfermeiro, que já apresentava um quadro grave. No entanto, foi preciso acionar o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) para fazer o resgate. O óbito foi constatado em uma unidade de saúde.


Wanderley atuava como enfermeiro no Pronto Atendimento (PA) de Cobilândia e no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), ambos em Vila Velha. De acordo com Nataly, ele era experiente e prezava pela segurança na prática do esporte.


"Ele era muito cuidadoso com essa questão de segurança, conferia tudo. Se não estivesse tudo 100%, ele não ia", frisou a cunhada.


Segundo Nataly, o resgate aéreo aconteceu por volta das 13h, ou seja, três horas após a queda de Wanderley. Para a família, um socorro mais ágil poderia ter dado ao enfermeiro mais chances de sobreviver ao acidente.


"Se tivesse chegado em uma hora e meia, por exemplo, na metade desse tempo, a gente acha que ele não teria partido. A gente fica sem saber o que pensar, porque a gente não sabe a vontade de Deus, a gente tem que aceitar, mas o pessoal que participa desses voos devia ter uma estrutura de atendimento porque não é a primeira vez. A gente sabe que é um esporte perigoso, mas devia ter uma atenção melhor. Já que existe esse esporte, o apelo é para que as pessoas abram os olhos e fiquem mais atentas com a estrutura de atendimento em acidentes", disse Nataly.



O Corpo de Bombeiros ressaltou que não houve morosidade e que o atendimento foi realizado da forma mais rápida possível, tendo em vista as difíceis condições de acesso da região em que Wanderley caiu. O local era de mata fechada, próximo a uma ribanceira e com pouco sinal telefônico. Confira a nota completa do Corpo de Bombeiros no final desta matéria.


A Polícia Civil informa que o caso foi registrado, inicialmente, como morte acidental, no entanto, as circunstâncias do fato serão investigadas por meio da Delegacia de Polícia de Alfredo Chaves. Outras informações não serão repassadas para que a apuração dos fatos seja preservada.


'Vela era segura', diz presidente de federação

O presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Marx Borges Loureiro, lamentou o ocorrido. Segundo ele, a vela utilizada no parapente de Wanderley era própria para praticantes iniciantes e é considerada uma das mais seguras do mundo. Marx afirma também que o acidente pode ter sido provocado por um conjunto de fatores, entre eles, a alta temperatura, a falta ou o excesso de comando do parapente e, ainda, a inexperiência do piloto.


A comissão técnica da Federação buscará avaliar as causas do acidente. No entanto, a análise tem sido dificultada pela falta de imagens do momento do acidente.


Sobre a questão da segurança, Marx diz que os pilotos de parapente possuem curso de primeiros-socorros e que as rampas de voo livre são adaptadas para possibilitar o resgate. Quando há campeonatos, ambulâncias e equipes do Corpo de Bombeiros permanecem nos locais, mas isso não é possível em finais de semana comuns.


"A dificuldade de acesso ao local em que ele caiu complicou a chegada das equipes de socorro", disse Marx.


O presidente também pontuou que, apesar de ser um esporte perigoso, é possível voar com segurança. "O esporte é de muito risco, mas com as devidas precauções dá para voar bem, dá para voar tranquilo".



Confira a nota do Corpo de Bombeiros

"O Corpo de Bombeiros informa que o acionamento ocorreu às 9h54, a equipe se deslocou à região às 10h10 e chegou ao local às 11h05. A área é zona rural, de difícil acesso, com pouco sinal telefônico e houve necessidade de indicação de populares para que a equipe conseguisse encontrar o ponto exato onde estava a vítima, em uma região de mata fechada, local de ribanceira. Mesmo com todas as dificuldades de atendimento, o esportista recebeu os primeiros socorros de maneira célere e, apesar de estar com quadro grave de múltiplas fraturas e trauma craniano, ainda estava consciente e a aeronave foi imediatamente acionada. No horário de 11h34 a vítima entrou em parada cardiorrespiratória e foram feitos procedimentos de reanimação até a chegada da aeronave, por volta de 12h10, tempo necessário de deslocamento de Vitória, onde está a base do Notaer, até a região de mata em Alfredo Chaves. A vítima foi retirada do local e deixada aos cuidados da equipe médica, sendo a ocorrência totalmente finalizada pelo Corpo de Bombeiros às 14h55. Não há informações que identifiquem qualquer tipo de morosidade no atendimento, realizado da maneira mais rápida possível, tendo em conta as dificuldades de acesso à região".


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Força, mãe', pede Ronaldinho Gaúcho sobre mãe internada com Covid-19 em hospital de Porto Alegre

O ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho informou na tarde desta segunda-feira (21), por meio do Twitter, que a mãe Miguelina Elói Assis dos Santos, está internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) tratando a Covid-19.


Ronaldinho e a mãe Miguelina Assis dos Santos — Foto: Divulgação / Facebook


O sobrinho de Ronaldinho, Diego Assis, confirmou ao G1 que a avó está no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Miguelina tem 71 anos.


No twitter, o ex-jogador agradeceu as orações. "Queridos amigos, minha mãe está com Covid e estamos na luta para que ela se recupere logo. Ela está no centro de tratamento intensivo, recebendo todos os cuidados. Agradeço desde já as orações, as energias positivas e o carinho de sempre. Força mãe", escreveu.


O Hospital Mãe de Deus disse que não pode informar o estado de saúde dos pacientes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ramírez, Mano e árbitro são intimados a dar depoimento sobre o caso de injúria racial a Gerson

A delegada Marcia Noeli, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, informou que Ramírez, jogador do Bahia, o técnico Mano Menezes e o árbitro Flavio Rodrigues de Souza, responsável por conduzir o Flamengo 4 x 3 Bahia, serão intimados a dar depoimento presencial sobre o caso de injúria racial ao volante Gerson, do Flamengo.


Delegada caso Gerson, Flamengo — Foto: Davi Barros


Gerson acusou Ramírez de dizer "Cala a boca, negro", durante a partida do Flamengo contra o Bahia. O volante vai dar depoimento na manhã desta terça, na delegacia especial, no Centro do Rio de Janeiro.


Ainda não há data para o comparecimento das outras pessoas que serão ouvidas. As pessoas que moram fora do Rio de Janeiro serão intimadas por cartas precatórias, e os depoimentos serão feitos em delegacias locais.


- Instaurei inquérito e combinei com o departamento jurídico do Flamengo para que o Gerson viesse aqui para que pudesse relatar tudo o que aconteceu. Pedi para CBF os documentos referentes ao jogo (súmula). Injúria racial é crime e tem que ser punido. Importante as pessoas entenderem que não pode haver mais racismo - disse a delegada Marcia Noeli.


A delegada destacou a importância de os casos de racismo serem registrados para que sirvam de alerta e fomentem a discussão do tema na sociedade.


- Essa é uma questão cultural e que temos que falar o tempo inteiro para que as pessoas possam entender e não mais repetir. É importante que se fale, que venha à delegacia e que a gente criminalize isso. As questões se as penas deveriam ser maiores ou menores... o debate e que deve existir para que a gente possa acabar - não é nem diminuir - com o racismo - disse Marcia Noeli .


Fonte: Globo Esporte

Leia Mais ››

Maia diz que conclui negociações nesta semana para anunciar candidato a presidente da Câmara



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta segunda-feira (21) que o bloco de partidos que ajudou a articular para a disputa da presidência da Casa conclui nesta semana as negociações a fim de apresentar um candidato.


A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. O candidato do bloco de Maia enfrentará o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro.


Na última sexta-feira (18), os partidos de oposição PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram adesão ao bloco articulado pelo atual presidente da Câmara. Com a decisão, o bloco será composto por pelo menos 11 legendas — além das quatro oposicionistas, PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV e Rede.


Agora, os partidos do bloco precisam chegar a um acordo sobre qual candidato devem apoiar. O PT indicou que deve sugerir um nome. Rodrigo Maia ainda não disse quem apoiará, mas os nomes cotados são os dos deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).


“Está caminhando. Nós formamos um bloco na sexta e estamos dialogando para, o mais rápido possível, sairmos com um nome e um bloco unido”, afirmou Maia. “Ainda nesta semana, certamente, nós teremos as definições necessárias”, acrescentou.


Questionado sobre uma data para o anúncio, Maia disse esperar “que até quarta-feira no máximo” haja um encaminhamento sobre a definição do nome.


Reforma tributária

O presidente da Câmara disse que se colocou à disposição do governo para votar a parte da reforma tributária que unifica o PIS e a Cofins, dois impostos federais sobre o consumo. O projeto é de autoria do governo federal.


A medida seria uma forma de dar os primeiros passos, ainda em 2020, da reforma tributária. Maia, no entanto, disse que ainda não foi procurado


"Se o governo quiser, o projeto é de autoria do governo. Para não mostrar que a única pauta que eu voto é a reforma tributária da Câmara e do Senado”, afirmou.


“Não sei se o governo está com o interesse de votar ou não. A situação do Brasil é ruim, mas existe aí uma narrativa de que as coisas vão bem, que a gente sabe que não é verdade”, declarou Maia.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Flávio Bolsonaro renuncia ao cargo de terceiro secretário da Mesa do Senado



O senador Flávio Bolsonaro encaminhou um ofício no último dia 11 ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, comunicando a sua renúncia ao cargo de terceiro secretário da Mesa Diretora do Senado.


O blog procurou a assessoria de Davi Alcolumbre, que confirmou que o pedido chegou na presidência. O ofício diz que a renúncia valeria a partir do dia 14 de dezembro (veja a íntegra abaixo).


Com o fim da gestão de Alcolumbre, em fevereiro, o Senado vai eleger uma nova composição para a Mesa Diretora. Portanto, Flávio antecipou em mais de um mês sua renúncia, segundo a assessoria de Alcolumbre.


Para o senador Randolfe Rodrigues, que faz oposição a Flávio, o afastamento foi feito na “surdina” e seria uma "forma de diminuir a pressão dos casos pelos quais o senador está sendo alvo no Conselho de Ética".


"O afastamento dele da Mesa Diretora é um dos nossos pedidos na representação no Conselho de Ética. Então, ele sai da Mesa mas nada acontece no conselho”, afirmou Randolfe ao blog.


A TV Globo procurou o gabinete do senador Flavio e aguarda retorno.


Íntegra do ofício de Flávio Bolsonaro

"Brasília, 11 de dezembro de 2020.


A Sua Excelência o Senhor Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado Federal


Assunto: Informo que renuncio ao cargo de terceiro-secretário


Senhor Presidente,


Venho à presença de Vossa Excelência, como integrante da Mesa Diretora dessa Casa, para apresentar a minha renúncia ao cargo de Terceiro-Secretário, a partir de 14 de dezembro de 2020.


Atenciosamente,


Flávio Bolsonaro"


Fonte: G1

Leia Mais ››