domingo, agosto 09, 2020

Toffoli é internado com pneumonite alérgica

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, foi internado num hospital de Brasília (DF) neste domingo (9) com diagnóstico de pneumonite alérgica. A informação foi confirmada pela assessoria do tribunal.


Dias Toffoli, presidente do STF, durante evento em Brasília (DF) — Foto: REUTERS/Adriano Machado
Dias Toffoli, presidente do STF, durante evento em Brasília (DF) — Foto: REUTERS/Adriano Machado


Segundo a assessoria, Toffoli passa bem e, "a princípio", não deverá ficar de licença médica. O presidente da Corte deve continuar despachando.


Ainda segundo a assessoria do STF, Toffoli testou negativo para a Covid-19.


O ministro do Supremo também esteve internado em julho deste ano, desta vez em um hospital de São Paulo, por conta de um acidente doméstico. No dia 19 de julho, o presidente da Corte bateu a cabeça e sofreu um pequeno corte, em um acidente em sua casa em Marília, interior de São Paulo.


No fim de maio deste ano, Toffoli fez uma cirurgia para drenagem de um abscesso e também precisou ser internado. Na época, o ministro apresentou sintomas de infecção pelo novo coronavírus, mas os testes deram negativo para Covid-19.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça do RJ determina que Bolsonaro pague multa a Jean Wyllys e honorários de advogado

Justiça do RJ determina que Bolsonaro pague multa a Jean Wyllys e ...


O juiz Leonardo de Castro Gomes, da 47ª Cível do Tribunal de Justiça do Rio, deu prazo de 15 dias para que, assim que for notificado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pague R$ 2,6 mil ao ex-deputado Jean Wyllys e ao advogado Lucas Mourão.


A determinação envolve um processo de 2017, em que Bolsonaro processou Wyllys e requereu indenização de R$ 22 mil por danos morais. Na época, o então deputado Jair Bolsonaro moveu a ação alegando que Wyllys o chamou de "boquirroto", "fascista" e "nepotista".


A determinação para o pagamento dos valores foi revelada pela coluna do jornalista Ancelmo Góis, de O Globo, neste domingo (9).


A Justiça não considerou procedente a reclamação de Bolsonaro e negou o pedido. Assim, o presidente acabou condenado a pagar multas pelos embargos apresentados e deverá repassar 10% da causa, a título de honorário, ao advogado de Jean Wyllys.


Bolsonaro não pode mais recorrer da ação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 101.136 mortes, 593 delas em 24 horas; média móvel é de 1.001 óbitos

Brasil registra 593 novas mortes por Covid-19; total é de 101.136 ...


O Brasil tem 101.136 mortes por coronavírus confirmadas até as 20h de domingo (9), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


O país registrou 593 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 101.136 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.001 óbitos, uma variação de -6% em relação aos dados registrados em 14 dias.


Em casos confirmados, já são 3.035.582 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 22.213 desses confirmados no último dia. A média móvel de casos foi de 43.137 por dia, uma variação de -7% em relação aos casos registrados em 14 dias.


Em relação a sábado (8), ES, CE e PI estavam com casos em queda e passaram passaram a ficar estáveis. RN mudou de estabilidade para queda. MS passou de alta de casos para estabilidade.


Brasil, 9 de agosto

Total de mortes: 101.136

Registro de mortes em 24 horas: 593

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 1.001 por dia (variação em 14 dias: -6%)

Total de casos confirmados: 3.035.582

Registro de casos confirmados em 24 horas: 22.213

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 43.137 por dia (variação em 14 dias: -7%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 100.546 mortes e 3.013.902 casos; e às 13h, com 100.667 óbitos registrados e 3.018.286 casos confirmados.)


Estados

Subindo: RS, SC e MG.

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: PR, ES, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AM, TO, BA, CE, PE e PI.

Em queda: RJ, AP, PA, RO, RR, AL, MA, PB, RN e SE


Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Por causa de vandalismo, Aeroporto de Mossoró fecha para pousos e decolagens

O Aeroporto Dix Sept Rosado em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte está fechado para pousos e decolagens. A decisão foi tomada nesta sexta feira 07 de agosto de 2020, pela Infracea, empresa gestora do aeroporto na cidade. Segundo Paulomark representante da empresa em Mossoró, o fechamento em sua totalidade, se deu por causa da ações de vândalos.


capa


Nos últimos dias, o vandalismo tem tomado conta do aeroporto onde pelo menos 38 lâmpadas de balizamento e outros equipamentos, foram quebradas e danificados por elementos inescrupulosos que invadem a pista e promovem o quebra-quebra, afirma o gestor da Infracea.


Segundo ele sete Boletins de Ocorrências (BOs) já foram registrados na Polícia Civil, mas nenhuma medida repressiva foi tomada pela segurança pública contra os vândalos.


Devido a essa situação, o aeroporto de Mossoró já havia suspendido os pousos e decolagens durante a noite, uma vez que sem iluminação não há condições de funcionamento. A gota d'água para o fechamento total  do aeroporto foi mais uma ação dos vândalo, que ocorreu na madrugada de sexta feira (7), quando estes invadiram a pista e quebraram mais 06 lâmpadas de balizamento.


Paulomark informou que as atividades de pouso e decolagem só serão restabelecidas quando o problema for solucionado e o aeroporto estiver totalmente seguro. Nesta sexta feira a empresa gestora, expediu um "NOTAM" (documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança), comunicando o fechamento do aeroporto de Mossoró


capa

capa
Gestor da Infracea mostra BOs registrados na Polícia Civil


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Casos e mortes por coronavírus no Brasil em 9 de agosto, segundo consórcio de veículos de imprensa (atualização das 8h)

Brasil supera 100 mil mortes por Covid-19, segundo consórcio de ...


O Brasil tem 100.546 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h de domingo (9) segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Desde o balanço das 20h de sábado (8), 2 estados atualizaram seus dados: GO e RR.


Veja os números consolidados:


100.546 mortes confirmadas

3.013.902 casos confirmados

No sábado, às 20h, o balanço indicou: 100.543 mortes, 841 em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 990 óbitos, uma variação de -8% em relação aos dados registrados em 14 dias.


Sobre os infectados, eram 3.013.369 brasileiros com o novo coronavírus, 46.305 confirmados no último período. A média móvel de casos foi de 43.499 por dia, uma variação de -5% em relação aos casos registrados em 14 dias.


Progressão até 8 de agosto

No total, 4 estados apresentaram alta de mortes: RS, SC, MG e MS.


Em relação a sexta (7), RR estava com a média de óbitos em estabilidade e, hoje, está em queda. PE passou de queda para estabilidade e RN passou de alta de casos para estabilidade.


Estados

Subindo: RS, SC, MG e MS.

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: SP, DF, GO, MT, AC, AM, TO, BA, PE e RN.

Em queda: ES, RJ, AP, PA, RO, RR, AL, CE, MA, PB, PI e SE.

Não atualizou os dados: PR

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Risco de morrer por Covid aumenta quando a quantidade de vírus é maior no organismo, apontam estudos

 Duas pesquisas divulgadas nesta quinta-feira (6) apontam que há uma relação entre a carga viral (quantidade) do novo coronavírus em pacientes hospitalizados e a mortalidade por Covid-19. Uma forte presença de material genético do Sars CoV-2 pode representar uma maior chance de morte, de acordo com os autores.


Imagem microscópica de partículas de coronavírus — Foto: NIAID-RML via AP
Imagem microscópica de partículas de coronavírus — Foto: NIAID-RML via AP


Um dos estudos é uma pesquisa brasileira, ainda em análise para publicação de revistas científicas, liderado por uma equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os autores observaram dados do Hospital São Paulo entre os 14 de março e 17 de junho de 2020. Como funcionou:


Foram incluídos 875 pacientes, que fizeram o teste RT-PCR e tiveram resultado positivo para o Sars CoV-2;

Entre eles, 50,1% tiveram versão leve da doença, 30,4% a moderada e 19,5% a Covid-19 grave;

A idade média do grupo foi de 48 anos (de 2 a 97 anos), sendo que 50,9% eram mulheres.

O estudo mostrou que a taxa de mortalidade foi de 46% em pacientes com carga viral maior, contra 22% para os pacientes com uma menor quantidade do vírus. Além disso, as pessoas que estavam no início da infecção mostraram uma maior quantidade do vírus.


"O que a gente mostrou é que você tem uma carga viral aumentada de pacientes hospitalizados que morrem em relação aos hospitalizados que não morrem. E você tem também uma carga viral alta no início da infecção", disse a coautora e infectologista Nancy Bellei.

A pesquisadora disse que saber a influência entre a carga viral e a mortalidade pode contribuir para quando a ciência identificar um medicamento viável. "Conhecendo a dinâmica da carga viral, seria interessante você estratificar esses pacientes. De repente, na hora que tiver droga, saber o momento certo de tratar e se é necessário tomar algumas precauções".


Pesquisa americana

Seis cientistas analisaram dados de pacientes da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, em Nova York. A coleta das informações ocorreu entre 13 de março e 4 de maio.


Participaram 1.145 pessoas infectadas com o Sars CoV-2;

A média de idade foi de 65,6 anos, sendo que 56,9% eram homens;

O método escolhido para determinar alta e baixa carga viral foi a quantidade de cópias do vírus por mililitro.

Neste estudo, os autores demostram que também existe uma taxa de mortalidade maior entre pacientes com carga viral alta - uma chance 7% maior a cada cópia do vírus detectada.


Assim como os pesquisadores brasileiros, os americanos dizem que o estudo pode ajudar a estratificar melhor os pacientes, com estratégias de acordo com o risco de morte.


“A transformação do teste qualitativo em uma medida quantitativa da carga viral ajudará os médicos a estratificar os pacientes e a escolher entre as terapias e ensaios disponíveis. A carga viral também pode afetar as medidas de isolamento com base na infecciosidade”, escreveram os cientistas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Startup brasileira lança spray que elimina o coronavírus de roupas

 Uma startup brasileira lançou um spray que elimina o coronavírus de roupas. É uma solução que dá segurança ao consumidor e evita o desperdício de água com lavagem constante de roupas.


Startup brasileira lança spray que elimina o coronavírus de roupas ...


O ritual já é conhecido: álcool gel, tapete higiênico, luvas e medição de temperatura. Na hora de provar a roupa, em uma loja em São Paulo, tem mais uma novidade: um spray que elimina o coronavírus.


O spray antisséptico foi criado por uma startup de São Paulo, que já tinha lançado em 2014 um outro produto que evita o cheiro de suor nas roupas. A produção é feita em Santa Catarina. A tecnologia foi desenvolvida pelo empresário Renan Serrano.


“A gente tem patente que foi comprovada internacionalmente, que nossa formulação previne contra a proliferação de micro-organismos, bactérias nocivas e fungos também. Então, o que fizemos foi melhorar a formulação, trazer ativos que garantam maior segurança pro usuário”, explica o empresário Renan Serrano.


O teste feito no laboratório da Unicamp, credenciado da Anvisa, mostra que o spray inibe 99,9% do vírus a partir do primeiro minuto de contato.


O spray que inativa o coronavírus de roupas foi selecionado entre as cinco melhores soluções no desafio Pandemic Challenge da Singulary University, nos Estados Unidos. Ele pode ser comprado pelo site da startup por R$ 150. O frasco rende 200 aplicações, dá segurança e ajuda a economizar água.


“Sempre que saio, separo a roupa e boto para lavar. Aí a gente mantém proteção e economiza água, porque não preciso lavar roupa sempre que sair”, fala a cliente Tatiana Kauffmann.


Visto.Bio

Site: https://visto.bio/

Instagram: @visto.bio


UMA | Raquel Davidowicz

Rua Girassol, 273 - Vila Madalena

São Paulo / SP - CEP: 05433-000

Telefone: (11) 3813-5559

E-mail: uma@uma.com.br

Site: www.uma.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/UMAbrasil

Instagram: https://www.instagram.com/umabrasil/

Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministra da Informação do Líbano renuncia ao cargo em meio à crise com explosão em Beirute

A ministra da Informação do Líbano, Manal Abdel Samad, anunciou sua renúncia neste domingo (9) em meio à crise causada pela explosão que devastou Beirute na terça-feira (4). Mais de 150 pessoas morreram, 6 mil ficaram feridas e outras 300 mil ficaram desabrigadas.


Manal Abdel, em foto de 27 de julho — Foto: AFP

Manal Abdel, em foto de 27 de julho — Foto: AFP


Ela é o primeiro membro do governo a deixar o cargo depois da pressão com as acusações de negligência e incompetência das autoridades.


"Depois do enorme desastre em Beirute, apresento minha renúncia do governo", declarou a ministra em um breve discurso na televisão. "Peço desculpas aos libaneses, não atendemos às suas expectativas", acrescentou.

Eleições antecipadas

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, anunciou neste sábado (8) à noite que irá propor eleições parlamentares no país abalado pelas explosões mortais no porto de Beirute, pelas quais a população culpa a classe política.


Em discurso televisionado, o governante avaliou que apenas "eleições antecipadas podem permitir a saída da crise estrutural", acrescentando que está disposto a permanecer no poder "por dois meses", enquanto as forças políticas trabalham nesse sentido e, durante esse período, liderar o processo de antecipação.


"Convido as partes a chegarem a um acordo sobre o próximo passo. Proporei na segunda-feira (a reunião do) no governo a convocação de eleições antecipadas", disse Diab. "Estamos em estado de emergência quanto ao destino e ao futuro do país", ressaltou.


O anuncio ocorreu depois de um dia de muito protesto nas ruas da cidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Incêndio em hotel usado como centro de tratamento da Covid-19 deixa mortos na Índia

Um incêndio em um hotel usado como centro de tratamento para pacientes de coronavírus deixou ao menos 10 mortos neste domingo (9), no sul da Índia. Foi o segundo incidente do tipo em menos de cinco dias. No outro caso, oito pessoas morreram.


Equipes de resgate atuam em incêndio na Índia neste domingo (9) — Foto: Idrees Mohammed/Reuters
Equipes de resgate atuam em incêndio na Índia neste domingo (9) — Foto: Idrees Mohammed/Reuters


Segundo o jornal local 'Indian Express', a confirmação dos óbitos foi dada por Imtiaz Ahmed, chefe do distrito de Krishna, no estado de Andhra Pradesh.


A Ministra do Interior do estado indiano, Mekathoti Sucharitha, indicou que a principal hipótese para a causa do incêndio tenha sido um curto-circuito.


"O hotel foi alugado pelo Ramesh Hospitals, um hospital privado onde pacientes com coronavírus estavam recebendo tratamento. Cerca de 40 pacientes e 10 paramédicos estavam no hotel no momento do acidente", disse Sucharitha em um comunicado.


O primeiro-ministro Narendra Modi recorreu às redes sociais para expressar sua "angústia" e mostrar seu apoio às famílias das vítimas, enquanto o chefe de governo de Andhra Pradesh, Jagan Mohan Reddy, anunciou uma compensação financeira.


A Índia, o terceiro país do mundo mais afetado pela pandemia, ultrapassou dois milhões de casos de coronavírus nesta semana e tem 2.153.010 infecções e 43.379 mortes até o momento.


Outro caso

Este é o segundo incêndio em um pequeno hospital para pacientes com coronavírus na Índia em menos de uma semana.


Na última quinta-feira (6), oito pacientes internados com sintomas de Covid-19 morreram em Ahmedabad, capital do estado indiano de Gujarat, enquanto outros 40 foram resgatados das chamas.


Fonte: G1

Leia Mais ››

EUA superam os 5 milhões de casos do novo coronavírus

 Os Estados Unidos ultrapassaram neste sábado (8) o número de 5 milhões de pessoas infectadas com o novo coronavírus, de acordo com uma contagem da Reuters. Segundo a Universidade Johns Hopkins, são aproximadamente 19,5 milhões de casos em todo o mundo.


Com um em cada 66 residentes infectados, os Estados Unidos lideram o mundo em casos de Covid-19, de acordo com uma análise da Reuters. O país acumula mais de 160.000 mortes, quase um quarto do total mundial.


Presidente dos EUA, Donald Trump, mostra mapa de casos de novo coronavírus nos EUA em coletiva nesta quinta-feira (23) — Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Presidente dos EUA, Donald Trump, mostra mapa de casos de novo coronavírus nos EUA em coletiva nesta quinta-feira (23) — Foto: Kevin Lamarque/Reuters


O marco sombrio veio ao mesmo tempo em que o presidente Donald Trump assina decretos com o objetivo de fornecer alívio econômico aos norte-americanos afetados pela pandemia do coronavírus, depois que a Casa Branca não conseguiu chegar a um acordo com o Congresso.


Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho dos EUA informou que o crescimento do emprego nos EUA desacelerou consideravelmente em julho, ressaltando a necessidade urgente de ajuda governamental adicional.


Na quarta-feira, o dr. Anthony Fauci, principal autoridade em doenças infecciosas do país, disse à Reuters que pode haver pelo menos uma vacina que funcione e seja segura até o final do ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››