segunda-feira, março 06, 2023

ITAÚ: Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro Itaú aderiu a GREVE




 

Leia Mais ››

Homem é encontrado morto com sinais de violência pelo corpo na zona rural de Caraúbas na região Oeste Potiguar


A Polícia Militar registrou no último sábado 04 de março de 2023, um crime de homicídio por arma de fogo no município de Caraúbas na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi Francisco Wesley de Oliveira, de 33 anos.


Ele foi encontrado morto com marcas de tiros pelo corpo, em uma área próxima a um campo de vaquejada no Sítio Timbaúba, zona rural da cidade. A PM foi acionada por populares que passavam pelo local e avistaram o corpo estendido ao solo.


Os policiais realizam o isolamento do local até a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e da Polícia Civil de Mossoró.


Após a perícia no local, o corpo da vítima foi removido para exames necroscópicos no IML do órgão pericial. A Polícia Civil de Caraúbas vai investigar o crime. Até agora não se sabe qual teria sido a motivação.



Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Policiais interrompem rinha de galos e prendem suspeitos na zona Leste de Natal

Com o apoio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), policiais militares interromperam um rinha de galos que ocorreu durante o domingo (5), na zona Leste de Natal.



O caso ocorreu na rua Manoel Caetano, localizada na Redinha. No local, havia 13 galos no local e por configurar crime ambiental, o dono da casa e outros indivíduos presentes foram conduzidos à delegacia.


A rinha de galo é proibida por lei e considerada crime ambiental, com pena de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal. Em termos da lei municipal N°  6.320/2011, fica estabelecida multa para maus-tratos e crueldades contra animais, e sanções administrativas a serem aplicadas a quem os praticar, sejam essas pessoas físicas ou jurídicas.


fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Polícia Civil prende três homens suspeitos de homicídio no interior do RN

Três homens foram presos preventivamente no último sábado (4)  por suspeita de homicídio praticado em Afonso Bezerra, em 2018, no Rio Grande do Norte. A vítima, Francisco das Chagas Dantas, 55 anos, também conhecido como “Chagas do Sindicato”, foi encontrada em uma estrada na zona rural da cidade, atingida por disparos de arma de fogo. 



A ação foi realizada na “Operação Caim” por policiais civis da 7ª Delegacia Regional (DRP) de Patu, em conjunto com equipes da 74ª Delegacia de Polícia (DP de Almino Afonso), e da 8ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal. 


Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos tem 34 anos e  encontrava-se preso por roubo no município de Caraúbas. Já o suspeito de 56 anos, apontado como o autor do homicídio, foi preso na Cidade Estrutural do Distrito Federal. O irmão da vítima e provável mandante do crime, um idoso de 72 anos, também foi preso em Almino Afonso. O crime teria sido  motivado por conflitos de herança,. 


A Polícia Civil informou que eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Os mandados de prisão foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Almino Afonso, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). 


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque 181.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Polícia Civil prende suspeito de matar motociclista a tiros em Mossoró

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (6) um homem de 22 anos suspeito de ter matado a tiros Ariel Ribeiro Dantas, de 23 anos. O crime aconteceu no dia 7 de fevereiro em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.


Ariel Ribeiro Dantas tinha 23 anos e foi morto a tiros em Mossoró — Foto: Reprodução


A investigação foi conduzida pela 10ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), de Mossoró.


Nesta segunda, os policiais cumpriram um mandado de prisão preventiva contra o suspeito e um mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Dom Jaime Câmara.



Na casa, foram apreendidso um revólver de calibre 38 e munições de pistola 9 milímetros, além de cerca de 700 gramas de maconha.


Os policiais apreenderam ainda uma motocicleta da marca Honda, de modelo XRE, que pode ter sido utilizada na prática do homicídio. As roupas que a polícia acredita que foram utilizadas pelo suspeito no dia do crime também foram apreendidas.


"Colhemos alguns objetos que confirmam a nossa investigação", disse o delegado responsável pelo caso, Caio Fábio, da DHPP.

Diante do encontrado na residência, o suspeito ambém foi autuado em flagrante.


"Também foi apreendido um revólver e drogas, e ele também foi autuado em flagrante pelo posse ilegal da arma de fogo e pela posse de drogas", concluiu o delegado.



O crime

Ariel Ribeiro Dantas de Lima, 23 anos, foi assassinado a tiros na Rua Francisco Solon, no bairro Boa Vista, em Mossoró, no dia 7 de fevereiro deste ano.


Segundo a Polícia Militar, a vítima trafegava em uma motocicleta modelo XRE 190, quando um homem em outra motocicleta se aproximou e efetuou vários disparos em direção a Ariel.


A vítima - que estava acompanhado de uma mulher - perdeu o controle da motocicleta e caiu em via pública.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça do RN recebe denúncia contra 7 membros de grupo acusado de lavar dinheiro do tráfico de drogas com fazendas e igrejas

A Justiça do Rio Grande do Norte recebeu uma denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado contra sete pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. O grupo é investigado na operação Plata, deflagrada do dia 14 de fevereiro deste ano, e que investigou lavagem de dinheiro do tráfico de drogas inclusive por meio de fazendas e igrejas.


Operação do MP cumpriu dezenas de mandados contra grupo suspeito de lavar dinheiro do tráfico de drogas. — Foto: MPRN/Divulgação


A suspeita é de que o grupo criminoso tenha movimentado mais de R$ 23 milhões com a compra de imóveis, rebanhos bovinos e até com o uso de instituições religiosas. De acordo com a denúncia, os réus se associaram para lavar o dinheiro através da aquisição e transmissão de imóveis, realização de depósitos não identificáveis e distribuição de dinheiro em espécie.



A investigação realizada pelo MPRN revelou que indivíduos com nenhuma ou quase nenhuma renda declarada movimentaram milhões de reais, sem justificativa aparente.


Provas colhidas ainda apontariam que os envolvidos, em grupos de WhatsApp, discutiam como manter um dos “negócios” ativo após a prisão de um dos investigados por uso de documento falso.


Ainda segundo o MP, as operações financeiras tinham como alvo o Rio Grande do Norte, mas envolviam agentes domiciliados em mais de um terço dos estados do país.


Outra característica marcante da investigação, segundo o MP, é a de que vários investigados atuavam como verdadeiros “provedores sociais”, financiando eventos públicos, tentando estabelecer laços políticos e construindo uma imagem de benfeitores sociais - tudo com recursos provenientes de atividades ilícitas.


Operação Plata


A operação Plata cumpriu sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba, e ainda no Distrito Federal. Ao todo, participaram nacionalmente do cumprimento dos mandados 48 promotores de Justiça, 56 servidores e ainda 248 policiais.


No RN, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Jardim de Piranhas, Parnamirim, Caicó, Assu e Messias Targino. Houve ainda cumprimento de mandados nas cidades paulistas de São Paulo, Araçatuba, Itu, Sorocaba, Tremembé, Votorantim e Araçoiaba da Serra; em Brasília/DF, Fortaleza/CE, Balneário Camboriú/SC, Picuí/PB, Espinosa/MG e em Serra do Ramalho e Urandi, ambas na Bahia.


As investigações que culminaram na deflagração da operação Plata foram iniciadas em 2019, com o objetivo de apurar o tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, além do crime de lavagem de dinheiro.


Segundo o MP, o esquema era liderado por Valdeci Alves dos Santos, também conhecido por Colorido. Valdeci é originário da região do Seridó potiguar e é apontado como sendo o segundo maior chefe do de uma facção criminosa que surgiu nos presídios paulistas e que tem atuação em todo o Brasil e em países vizinhos.



O esquema de lavagem de dinheiro, de acordo com as investigações do MPRN, já perdura por mais de duas décadas. Valdeci foi condenado pela Justiça paulista e atualmente está preso na Penitenciária Federal de Brasília.


No Rio Grande do Norte, Valdeci tem como braço-direito um irmão dele, Geraldo dos Santos Filho, também já condenado pela Justiça por tráfico de drogas. Pastor Júnior, como é conhecido, foi preso em 2019 no Estado de São Paulo fazendo uso de documento falso. Geraldo estava cumprindo a pena em regime semiaberto.


Valdeci Alves dos Santos e Geraldo dos Santos Filho são investigados nessa operação ao lado de pelo menos mais outras 22 pessoas. A Justiça determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens até o limite de R$ 23.417.243,37.


A pedido do MPRN, além do bloqueio de contas bancárias, a Justiça determinou o bloqueio de bens e imóveis, a indisponibilidade de veículos e a proibição da venda de rebanhos bovinos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Presidente da Câmara de João Dias rompe tornozeleira eletrônica e Justiça expede mandado de prisão

O presidente afastado da Câmara de Vereadores de João Dias, no Oeste potiguar, Laete Jácome de Oliveira, teve um novo mandado de prisão expedido pela Justiça na última sexta-feira (3) após romper uma tornozeleira eletrônica.


Laete Jácome, presidente da Câmara de João Dias, teve mandado de prisão expedido após romper tornozeleira eletrônica — Foto: TSE


Laete tinha sido preso no último mês de dezembro, na Operação Omertà, deflagrada pelo Ministério Público do Estado, que apurava uma extorsão contra o prefeito de João Dias. A família também é investigada por outros crimes como lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.


O processo no qual a nova prisão foi determinada corre em segredo de Justiça. Apesar disso, o mandado aponta três tipificações de crimes aos quais ele responde, como apropriação de dinheiro ou bem em razão do cargo público que ocupa.



Na última sexta-feira (3), a Central de Monitoramento Eletrônico (Ceme) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) comunicou à Justiça, que a tornozeleira eletrônica do vereador havia sido rompida na manhã de quinta-feira (2) e que, desde então, o órgão não tinha conseguido entrar em contato com o vereador.


Diante do fato, o juiz responsável decretou a prisão preventiva de Laete. "Tendo em vista a existência de fato novo após concessão de ordem de Habeas Corpus pelo TJRN em sede de plantão judicial, comunique-se o teor desta decisão ao relator do HC no qual foi concedida a prisão domiciliar ao requerido, remetendo-lhe, ainda, cópia da comunicação enviada pela CEME no que tange ao rompimento da tornozeleira", determinou.


Procurado pelo g1, o advogado Leonardo Dias, que representa o vereador, alegou que uma decisão judicial na quinta-feira (2) teria suspendido a prisão domiciliar. Ainda de acordo com ele, Laete sofre de depressão e rompeu a tornozeleira em um "surto", mas deve se entregar entre esta segunda (6) e a terça (7).


Embora tenha sido afastado do cargo de presidente da Câmara de João Dias por 180 dias, em dezembro, Laete ainda é apontado como presidente no site do Legislativo municipal. A vice-presidente da Casa também é filha dele, Leidiane Jácome de Oliveira.



Extorsão

Segundo os investigadores do MP, o vereador e seu núcleo familiar teriam ameaçado o prefeito eleito em 2020, Marcelo Oliveira, para que ele renunciasse ao cargo, o que ocorreu em 27 julho de 2021.


Após a renúncia, a filha de Laete, Damária Jácome, que era a vice-prefeita da cidade, assumiu o comando do Executivo municipal. Damária também teve mandado de prisão expedido em dezembro.


Na ocasião, a defesa do vereador alegou que Laete tinha problemas de saúde e pediu a prisão domiciliar.


Segundo a defesa, Laete também afirma que não houve extorsão, mas que pagou um valor para que o então prefeito renunciasse ao cargo.


Em outubro de 2022, após o prefeito eleito entrar com pedido na Justiça, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o retorno dele à chefia da gestão de João Dias.


Omertà

De acordo com as investigações do Ministério Público, além da suposta extorsão, o grupo de Laete é suspeito de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e de outros crimes, com várias movimentações bancárias em empresas de fachada.


Uma dessas empresas é uma revendedora de veículos da cidade potiguar de Água Nova, que não possui mais do que 3.500 habitantes. Essa revendedora possui apenas um veículo cadastrado junto ao Detran/RN, mesmo tendo movimentado mais de R$ 6 milhões em apenas 2 anos.



Para o MPRN, esse dinheiro é proveniente de crimes cometidos pelo grupo e era lavado nessa empresa.


Prisões na família

Em 19 de outubro de 2021, dois filhos de Laete e irmãos da então prefeita Damária Jácome morreram em uma troca de tiros com a polícia na Bahia. As mortes de Deusamor e Leidjan Jácome de Oliveira, de 38 e 37 anos, respectivamente, ocorreram em Barras (BA), durante uma operação realizada em parceria entre as autoridades da Bahia e do RN. Damária decretou luto em João Dias por três dias.


Outros dois irmãos da então prefeita também foram presos em ações policiais. Todos os quatro tinham mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas.


Outras prisões

Laete Jácome (PP) também tinha sido preso em flagrante, dentro de casa, em outubro de 2020, junto com outras seis pessoas. No imóvel, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão, foram encontradas armas e munições.


As armas eram: duas espingardas calibre 12 com 100 munições do mesmo calibre, dois rifles calibre 38 com 103 munições, e três pistolas calibre 380, com 80 munições. Também foram encontrados R$ 15.535 em dinheiro.


A própria prefeita, então candidata a vice, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça e ficou foragida, na época, por suposto envolvimento em grupo responsável por receptação posse ilegal de arma de fogo.



João Dias

João Dias é um dos menores municípios do Rio Grande do Norte e tem uma população estimada em 2.653 pessoas, pelo IBGE. Ainda de acordo com o órgão, em 2019, apenas 7,4% tinha alguma ocupação e o salário médio era de 1,7 salário mínimo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso de 70 anos é baleado após reagir a assalto com facão em Mossoró; filho também fica ferido

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que pai e filho foram baleados durante uma tentativa de assalto no bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso aconteceu no último sábado (4).

Idoso reage a assalto com facão em Mossoró, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução


Os dois criminosos estavam em uma moto e abordaram as vítimas, que estavam sentadas na calçada de casa. Um dos criminosos rendeu o filho, que tem 37 anos, e entrou n casa com ele. Já o idoso de 70 anos se levantou e correu atrás do outro assaltante com um facão.


O bandido ameaçou jogar o capacete, mas desistiu e se afastou. O idoso ainda tentou furar o pneu da moto com a arma branca e, na sequência, entrou no imóvel.


Na sequência, a câmera registrou o criminoso armado saindo de dentro do imóvel e atirando pelo menos duas vezes. Pai e filho foram atingidos e socorridos ao Hospital Tarcísio Maia.


Segundo o hospital, o idoso foi atingido com um tiro no braço e o filho com um tiro na perna. Os dois estão conscientes e passam bem.


Os bandidos fugiram sem levar nada.


Fonte: g1

Leia Mais ››

90% dos docentes do RN acreditam que professores saem mais preparados da faculdade quando fazem cursos presenciais; veja pesquisa

Os professores que se formam em cursos presenciais saem mais preparados do que aqueles que fazem a graduação à distância. Essa é a opinião de 90% dos docentes do Rio Grande do Norte entrevistados na pesquisa da ONG Todos Pela Educação.


Escola Estadual Berilo Wanderley, no RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Desse total, 58% concordam totalmente com a afirmação e outros 32% concordam em parte. Já 7% discorda em parte e 3% discorda totalmente.


O estudo foi realizado pelo Instituto Península e o movimento Profissão Docente, em uma parceria com o Itaú Social, e analisou as respostas de 6.775 entrevistados, entre julho e dezembro de 2022 em todo o Brasil. Todos são funcionários de escolas públicas municipais e estaduais, do ensino fundamental I ao ensino médio.



No país, 84% do docentes concordam que profissionais formados em cursos presenciais estão melhor preparados. O dado acende um alerta, já que atualmente 61,1% dos concluintes dos cursos voltados à formação no Brasil são oriundos de cursos à distância.


Também sobre a preparação para a profissão, a pesquisa aponta ainda que 31% dos professores que atuam no Rio Grande do Norte dizem que os atuais cursos de pedagogia e licenciaturas estão preparando bem os professores para o início da profissão e que 52% deles dizem que não receberam orientação específica em seu primeiro ano de docência.


Outros dados da pesquisa no RN:


Apenas 8% concordam (1% totalmente e 7% em parte) que, no Brasil, os professores são tão valorizados quanto médicos, engenheiros e advogados.

96% dos professores sinalizam que gostariam de participar mais do desenho de políticas e programas educacionais de sua rede de ensino.

94% concordam totalmente que o que traz mais satisfação na profissão é quando percebem que os alunos estão aprendendo.

8 em cada 10 entrevistados concordam que, se pudesse decidir novamente, ainda escolheriam ser professor

95% dos professores concordam (73% totalmente e 22% em parte) que a progressão na carreira deve vir através da melhoria da prática pedagógica

Cerca de 34% dos professores discordam, totalmente ou em parte, que seus planos de carreira atendem suas expectativas de crescimento profissional


Já os desafios no dia a dia das escolas mais elencados pelos professores do RN foram:


o desinteresse dos estudantes pelas aulas (27%) e

a defasagem de aprendizagem dos estudantes (25%).

Os professores entrevistados no estado disseram ainda que as principais ações que a Secretaria de Educação deveria priorizar nos próximos anos, entre 10 medidas elencadas pela pesquisa, são: promover programas de reforço e recuperação para os estudantes (21%), melhorar as condições de infraestrutura das escolas (20%) e oferecer apoio psicológico aos professores e estudantes (15%).


Apesar da maioria concordar que profissionais formados em cursos presenciais são mais bem-preparados, em pedagogia (que prepara profissionais para a educação infantil), há faculdades com notas baixíssimas “caçando” alunos com mensalidades abaixo de R$ 200.


Nesta reportagem, publicada em 2022, o g1 explica quais são os principais problemas dos cursos de formação de professor:


Há um crescimento desenfreado de cursos com aulas à distância, com a maioria dos alunos em EAD, em uma graduação que exigiria mais prática e contato presencial em sala.

As aulas são extremamente teóricas e não preparam os profissionais para a realidade das escolas.

Os mecanismos de avaliação de qualidade são falhos, somados à falta de regulação na abertura/fechamento de cursos.

Existe a preponderância de uma lógica mercantil, em que mensalidades baixas, promoções e ligações de televendas para angariar mais alunos sobrepõem-se à preocupação com a qualidade acadêmica.


fonte: g1

Leia Mais ››

Taxa de licenciamento de veículos com placas finais 3 e 4 vence na quarta (8) e quinta (9) no RN

Proprietários de veículos com placas finais 3 e 4 tem até até esta quarta (8) e quinta-feira (9) respectivamente, para quitar a taxa anual de licenciamento no Rio Grande do Norte.


Taxa de licenciamento de veículos com placas finais 3 e 4 vence na quarta (8) e quinta (9) no RN — Foto: Norton Rafael/Inter TV Cabugi


De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), há 300.066 automóveis com placas com essas terminações no Rio Grande do Norte.


A taxa de licenciamento veicular no RN é de R$ 90, independente do ano ou modelo do automóvel.

O Licenciamento é uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário possa ter acesso ao Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente. Esse documento é exigido para qualquer motorista que dirige veículo automotor.



O fato de conduzir veículo com o licenciamento atrasado configura infração gravíssima. O proprietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Além disso, o veículo é removido em direção a um pátio, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Como pagar

Boleto Digital – Site: No Portal de Serviços do Detran o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico (portal.detran.rn.gov.br). Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – Consulta de Veículos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado.

Banco do Brasil: Para correntista do Banco do Brasil o pagamento também pode ser feito pelo aplicativo da instituição bancária, indo em “Pagamentos –Impostos e Taxas – Débitos Veículos – Rio Grande do Norte – Débitos Veículos” e digita Renavam e Placa do automóvel.

Boleto Digital – PágFácil: Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Inscrições no concurso do TJRN começam nesta semana; veja como fazer

As inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) começam nesta quarta-feira (8) e seguem até o dia 10 de abril.


Sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso. Os salários iniciais variam de R$ 3.974,08 a R$ 7.301,18.



Foram divulgados três editais para o concurso com um total de 229 vagas. Em cada um deles são ofertadas as seguintes vagas:


32 vagas para o cargo de Analista Judiciário e 2 vagas para o cargo de Oficial de Justiça (Inscrições: R$ 110);

30 vagas para o cargo de Analista Judiciário – Apoio Especializado – Tecnologia de Informação – Análise de Sistemas e 5 vagas para o cargo de Analista Judiciário – Apoio Especializado – Tecnologia de Informação – Análise de Suporte do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (Inscrições: R$ 110);

160 vagas para o cargo de Técnico Judiciário – Área Judiciária (Inscrições: R$ 85).

Há previsão também de cadastro de reserva em todos os editais.


O último concurso para o TJRN aconteceu em 2002, há mais de 20 anos, sendo a última convocação feita em 2006. Os novos servidores ingressarão sob a égide do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), aprovado em lei pela Assembleia Legislativa em 21 de junho de 2022.



Serviço

Inscrições: 08 de março a 10 de abril

Isenção da taxa: 08 a 10 de março

Pagamento da taxa: até 11 de abril

Datas das provas: 04 de junho (Analista e Oficial de Justiça) e 11 de junho (Técnico)

Fonte: g1
Leia Mais ››

RN tem 93 municípios que dependem exclusivamente do SUS; veja lista

No Rio Grande do Norte, 93 municípios não possuem serviços particulares de saúde, por isso dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde, de acordo com os dados levantados pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). No Brasil, o SUS está presente na maioria dos estados, entretanto mais de um terço deles, ou seja, 1.915 municípios não contam com atendimentos médicos privados.



O secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, explica que o acesso ao sistema público de saúde não aborda apenas a questão econômica, mas geográfica também, por isso os números reforçam a importância da valorização do sistema. “Oferecer saúde de qualidade para toda a população buscando combater as iniquidades é obrigação do SUS. É ele que chega onde a iniciativa privada nem sempre tem interesse”, esclarece.


Entre os municípios que não contam com oferta de clínicas médicas privadas, o menor tem 839 habitantes e o maior, 70.692. Entretanto, ao separar os dados pela quantidade de habitantes desses municípios, a região Nordeste é a que mais depende dos serviços do SUS: 8,9 milhões de pessoas vivem em municípios sem nenhuma oferta médica nos serviços privados.


No Brasil, mesmo em cidades que não contam com hospitais e serviços especializados, estão presentes pelo menos estabelecimentos de Atenção Primária, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para conferir onde fica a UBS mais próxima de onde você mora, acesse o Conecte SUS (https://conectesus.saude.gov.br/home).


Cidades que dependem exclusivamente do SUS no RN:

Acari

Água Nova

Almino Afonso

Antônio Martins

Arês

Augusto Severo (Campo Grande)

Baraúna

Barcelona

Bento Fernandes

Bodó

Brejinho

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Carnaúba dos Dantas

Coronel Ezequiel

Coronel João Pessoa

Cruzeta

Equador

Espírito Santo

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Florânia

Galinhos

Grossos

Guamaré

Ielmo Marinho

Ipanguaçu

Ipueira

Jaçanã

Jandaíra

Janduís

Januário Cicco (Boa Saúde)

Japi

Jardim de Angicos

João Dias

José da Penha

Jundiá

Lagoa de Velhos

Lagoa Nova

Lagoa Salgada

Lajes Pintadas

Lucrécia

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Maxaranguape

Montanhas

Monte Alegre

Monte das Gameleiras

Olho-d'Água do Borges

Ouro Branco

Paraná

Paraú

Parazinho

Rio do Fogo

Passagem

Pedra Grande

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pedro Velho

Portalegre

Porto do Mangue

Pureza

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Riachuelo

Rodolfo Fernandes

Ruy Barbosa

Santana do Matos

Santana do Seridó

Santo Antônio

São Bento do Norte

São Bento do Trairí

São Fernando

São Francisco do Oeste

São João do Sabugi

São José do Campestre

São Miguel do Gostoso

São Pedro

São Tomé

Senador Georgino Avelino

Serra de São Bento

Serrinha

Serrinha dos Pintos

Sítio Novo

Taipu

Tangará

Tibau do Sul

Timbaúba dos Batistas

Venha-Ver

Vera Cruz

Viçosa


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Aranha com veneno mortal e que salta até 40cm de distância quando ameaçada é capturada em casa de SC

Uma aranha-armadeira foi capturada dentro de uma casa em Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, segundo os Bombeiros Voluntários do município. O animal tinha cerca de 10 centímetros e foi devolvido à natureza em uma área afastada e sem residências próximas.


Aranha-armadeira capturada dentro de casa em SC — Foto: Christian Raboch


Conforme o biólogo Christian Raboch, essa espécie tem veneno mortal. Além disso, o animal pode saltar até 40 centímetros de distância quando se sente ameaçado.


O animal é do gênero Phoneutria e uma das aranhas mais venenosas do mundo, informou Raboch. Por ser comum em ambientes próximos de florestas, segundo o biólogo, o ideal é que proteções e isolantes sejam usadas em janelas e embaixo de portas.


Capturada dentro de casa, aranha-armadeira foi solta em área de mata — Foto: Christian Raboch

Aranha-armadeira — Foto: Bombeiros de Vitor Meireles/Divulgação

Ao fazer o resgate do animal, o socorristas do município de Vitor Meireles divulgaram uma nota com os cuidados ao se fazer após ser picado pela aranha (leia abaixo).


Lave o local com água e sabão;

Procure um serviço médico urgente;

Mantenha o local da picada elevado;

Use uma compressa morna para aliviar a dor;

Se possível, faça foto da aranha para facilitar o processo de identificação.

Onde ligar


Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher que confessou ter matado filha de 5 anos e ateado fogo em apartamento, no DF, tem prisão preventiva decretada


A prisão em flagrante da mulher que matou a filha antes de colocar fogo no próprio apartamento foi convertida em preventiva na tarde desta segunda-feira (6). O caso aconteceu em Taguatinga, no Distrito Federal, durante a madrugada.


Zenaide Rodrigues De Souza, de 32 anos, confessou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que matou a filha asfixiada. Após o crime, ela disse que ateou fogo no apartamento da família, com o corpo da menina dentro.



O g1 não conseguiu contato com a defesa de Zenaide.


A prisão em flagrante ocorre quando o autor é flagrado praticando o crime ou logo depois de ter cometido. Já a prisão preventiva tem o objetivo de evitar que o acusado cometa novos crimes, prejudique a colheita de provas ou fuja.


Entenda o que se sabe sobre o caso até agora

Na madrugada desta segunda-feira (6), uma criança de 5 anos morreu após incêndio em um apartamento em Taguatinga, no Distrito Federal; de acordo com testemunhas, a mãe da vítima teria ateado fogo no imóvel.

Vizinhos informaram que a mulher foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e não teve ferimentos graves; testemunhas disseram ainda que ela contou que queria tirar a própria vida e deixou a filha trancada no quarto, “para ela não se ferir”.

A mulher foi presa em flagrante; militares tentaram reanimar a criança, sem sucesso.

Na manhã desta segunda, a mulher, identificada como Zenaide Rodrigues De Souza confessou à Polícia Civil que matou a filha asfixiada antes de atear fogo no apartamento.

Após análise do corpo da vítima, peritos identificaram que a criança já estava morta pelo menos 6 horas antes do incêndio; um dos militares que atendeu a ocorrência também disse que o quarto em que a criança estava não foi atingido pelas chamas, e que o corpo não tinha sinais de queimaduras.

Policiais disseram que a mãe deixou uma carta em que conta que usou um travesseiro para tirar a vida da criança. No entanto, o delegado Josué Magalhães, da 12ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Centro, disse que há marcas de unhas no pescoço da vítima.

Testemunhas contaram que a mãe, durante o incêndio, se pendurou na varanda do apartamento. Em seguida, ela foi socorrida por vizinhos.

Na tarde desta segunda, a prisão em flagrante de Zenaide foi convertida em preventiva para evitar que cometa novos crimes, prejudique a colheita de provas ou fuja.


Fonte: g1
Leia Mais ››

Adolescente sofre ataque de tubarão em Piedade, no Grande Recife; é o segundo caso em dois dias

Uma adolescente foi atacada por um tubarão nesta segunda (6), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Militar a identificou como Kaylane Timóteo Freitas.


No domingo (5), outro adolescente também foi atacado por um tubarão na mesma praia, e teve a perna amputada.


Segundo o HR, uma equipe médica recebeu a vítima desta segunda às 13h20. A jovem passou por cirurgia e teve parte do braço esquerdo amputado. Ainda segundo a unidade de saúde, ela tem quadro de saúde estável, além de estar consciente e orientada, na sala de recuperação.



De acordo com o coordenador do Samu de Jaboatão, Marcelo Alves, a jovem foi retirada da praia de helicóptero e apresentava lesão no braço esquerdo, na barriga e na perna.


“A equipe já fica alerta sobre esses fatos que vêm acontecendo. A motolância fica de base na Igrejinha. Infelizmente, tem lei que diz que não pode tomar banho, mas o pessoal insiste em entrar no mar”, afirmou.


O caso desta segunda aconteceu nas proximidades do edifício Vila Alda, em Piedade, a cerca de 500 metros da Igrejinha, onde houve ataque do domingo (5), segundo a Polícia Militar.


A praia de Piedade é uma área restrita para banho desde 2021, pela frequência de ataques do tipo. Este é o terceiro ataque no litoral de Pernambuco desde 20 de fevereiro, quando um surfista foi mordido na praia Del Chifre, em Olinda.


Vítima de novo ataque de tubarão foi socorrida pelos bombeiros em Jaboatão nesta segunda (6) — Foto: Reprodução/WhatsApp


A psicóloga Andréa Caribé mora em um edifício em frente ao local onde o acidente aconteceu. Segundo ela, a maré estava cheia quando começou a movimentação para socorrer a vítima.


"Era uma mulher. Quando eu vi, já estava coberta por um pano e sendo levada [pelos socorristas]", disse. Andréa conta que, mesmo depois do ataque, alguns banhistas continuaram na água. "Eles [os guarda-vidas] estão tirando as pessoas a pulso", diz.


Em nota, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lamentou a ocorrência. Segundo a gestão municipal, o local do incidente desta segunda (6) "não era considerado de risco".


No entanto, segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit), há risco de incidentes no trecho de 36 quilômetros entre a Praia de Bairro Novo, em Olinda, até os Arrecifes do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.


Um decreto estadual está em vigor desde 1999 e há 150 placas indicativas do risco de incidentes com tubarão em toda essa extensão, incluindo Jaboatão.


A prefeitura disse ainda que vai procurar o Cemit para marcar uma reunião a fim de avaliar novas providências que deverão ser tomadas.


Histórico de ataques

Antes do caso de domingo, o último registro de incidente com tubarão em Pernambuco foi feito há menos de 15 dias, quando um surfista foi atacado em Olinda, também no Grande Recife, no dia 20 de fevereiro.



Antes disso, um turista de Rondônia teve o pé ferido por um tubarão em Fernando de Noronha, em abril de 2022. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha e teve a perna amputada.


Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha foi interditada.


Com o ataque desta segunda (6), sobe para 77 o número ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 67 no continente, e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Dinheiro esquecido': BC exigirá chave PIX para liberar saque de valores

O resgate dos valores esquecidos em instituições financeiras só será liberado para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução, informou o Banco Central.


BC libera consulta de valores a receber esquecidos em bancos — Foto: Rede Globo


Caso o consulente não tenha uma chave PIX cadastrada, ele precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento ou poderá criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação. Segundo o BC, os canais de atendimento da instituição estarão disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR).


Na primeira fase de consultas, que aconteceu no começo do ano passado, caso o consulente não tivesse uma chave PIX cadastrada, ele poderia informar seus dados e a instituição financeira na qual ele tivesse valores 'esquecidos' entraria em contato para combinar a forma de devolução.



Em vídeo publicado no Youtube na última sexta-feira (3), o Banco Central explicou que a mudança aconteceu porque durante a primeira fase, as pessoas que recebiam contato dos bancos "ou não atendiam ou ficavam em dúvida se aquele contato era um golpe".


A consulta ao SVR foi reaberta pelo BC na semana passada. O sistema tem disponíveis cerca de R$ 6 bilhões em valores a receber para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.


A liberação para o saque desses recursos acontecerá nesta terça-feira (7), a partir das 10h.


Novidades

Além do resgate via PIX, o BC também anunciou outras mudanças nas consultas e saques para os usuários. Veja abaixo.



Inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade e o montante a receber.

Compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, inclusive pelo WhatsApp, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema.

Sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento.

Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.


Dicas para não cair em golpes

A primeira dica para não cair em golpes se refere a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar os valores esquecidos via PIX. Nesse caso, o BC orienta a ignorar as mensagens e, principalmente, não clicar em links.



Esses links, informa a instituição, roubam senhas em redes sociais e podem instalar vírus e programas espiões no celular.


Informações oficiais sobre valores a receber e sobre a consulta ao sistema são divulgadas apenas no site do Banco Central e nas redes oficiais da instituição, e não por meio de aplicativos de mensagens ou SMS.


Fonte: g1

Leia Mais ››