segunda-feira, janeiro 21, 2013

Pastor Fidelcino Camargo sofre acidente de carro na BR-405 após a comunidade do Jucuri em Mossoró.



Fidelcino Camargo de Oliveira, 70 anos de idade, natural do estado de São Paulo e residiu na Rua Fausto Pinheiro no centro da cidade de Itaú, até quarta-feira 16\01, dia em que foi morar na cidade de Luíz gomes, local onde está a presidir as igrejas daquela região, enquanto morou em Itaú-RN, apresentava o Programa Reflexões com Deus na Rádio Cidade, o último apresentado foi segunda-feira 14\01\13 em despedida aos fiéis, ouvintes e amigos pela sua mudança de área pastoral; o Pastor da Igreja Presbiteriana perdeu o controle do veiculo, um Fiat Palio de placa MXL 8964 e capotou no Km 18 da BR 405, próximo a comunidade de Jucuri, no inicio da manhã de segunda feira 21 de Janeiro de 2013.

O pastor disse não se lembrar do que tinha acontecido, mas foi possível observar que o mesmo, desceu o acostamento do lado direito da BR e capotou o veiculo do outro lado da via.
O Pastor foi resgato do veiculo que ficou parcialmente destruído, pela equipe de resgate do corpo de Bombeiros e recebeu os primeiros atendimentos no local pela equipe de uma Unidade de Suporte Básico “Bravo” do Samu. O pastor estava consciente, orientado e não apresentava sinais de fratura. Ele foi conduzido para o Hospital Regional Tarcísio Maia.












Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Vestibular da UERN será realizado nos dias 3 e 4 de março


Os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, se enquadram no sistema de cotas e aqueles que solicitaram atendimento especial, que se inscreveram no Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) têm até o dia 25 de janeiro para entregar a documentação exigida.

A entrega da documentação teve início nesta segunda (21) e deve ser feita pessoalmente ou através de procuração, das 8h às 17h. Com o objetivo de evitar filas, os candidatos devem obedecer a um cronograma de entrega.

“Todos os candidatos precisam levar a ficha de inscrição preenchida e os cotistas têm que entregar também o termo de responsabilidade assinado, bem como os documentos pessoais como RG e CPF e históricos escolares”, ressalta Egberto Mesquita, Coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE).

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Cinco cidades do RN cancelam carnaval


O Ministério Público do Rio Grande do Norte e o Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do Estado (MPJTCE) recomendaram e, agora, alguns prefeitos de cidades do interior do Rio Grande do Norte decidiram cancelar os gastos públicos com a realização do carnaval, consequência do estado de calamidade pública devido à estiagem no Rio Grande do Norte.

Além de Guamaré, que já havia anunciado na semana passada que não realizaria carnaval na cidade, Almino Afonso, Felipe Guerra, Lajes e Santana do Matos também comunicaram o cancelamento da festa.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires
Leia Mais ››

Norma do Contran para motoboys e mototaxistas começa a valer a partir de 2 de fevereiro


mototaxi2
A partir do dia 2 de fevereiro, os motoboys – motociclistas que usam o veículo para trabalhar com entregas – que não tiverem passado por curso de capacitação, não usarem colete com faixas reflexivas nem trafegarem usando antena corta-pipa e protetor de pernas poderão ser multados pela fiscalização do trânsito.

As determinações fazem parte de norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de melhorar a segurança dos motociclistas profissionais e valem também para os mototaxistas. A regulamentação deveria entrar em vigor em agosto de 2012, mas foi adiada devido à pressão da categoria. A resolução é válida para todo o país.

Reprodução Cidade News Itaú via Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Portaria proíbe promoção pessoal de autoridades em propagandas do Minha Casa, Minha Vida


O uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos em propagandas do Minha Casa, Minha Vida está proibida por uma portaria publicada hoje (21) no Diário Oficial da União do Ministério das Cidades. O texto determina que a publicidade dos atos, os programas, as obras, os serviços e as campanhas de órgãos públicos devem ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Outra proibição da portaria é a associação do plano a outros programas, ações ou marcas nos atos de divulgação ou na publicidade, que deverá seguir o Manual de Criação e Uso de Logomarcas do Programa Minha Casa, Minha Vida. Caso as orientações da cartilha sejam descumpridas, a punição poderá ser o impedimento de contratar novos empreendimentos, além da rescisão dos contratos em vigor.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Zezé Polessa vai depor nesta quinta-feira (24) sobre morte de motorista da Globo


Zezé Polessa vai depor a respeito da morte do motorista Nelson Anderson Lopes nesta quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Zezé Polessa tem passado por momentos delicados na pele de Berna de "Salve Jorge" e, na vida pessoal, não é diferente. A atriz prestará depoimento a respeito da morte do motorista terceirizado da TV Globo Nelson Anderson Lopes, de 63 anos, nesta quinta-feira (24) à tarde, na 32ª DP, na Taquara, na zona oeste do Rio. A informação foi confirmada ao Purepeople pela assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (21).

Segundo o delegado Antônio Ricardo, os filhos do profissional que sofreu um infarto vão depor nesta terça-feira (22), na parte da manhã. Zezé Polessa também prestaria o seu depoimento no mesmo dia dos filhos da vítima, só que à tarde, mas fez o pedido de que transferissem a data, e o delegado aceitou. A partir dos esclarecimentos tanto da artista quanto dos parentes, os responsáveis pela apuração do caso poderão definir a que crime a intimada deverá responder.

Inicialmente, será investigado se a atriz realmente infringiu o Estatuto do Idoso, que estabelece uma pena de reclusão de seis meses a um ano para quem humilhar, desdenhar, menosprezar ou discriminar uma pessoa idosa. Caso seja constatado que a artista continuou a destratar o profissional mesmo depois de ter sido informada que ele sofria de problemas cardíacos, ela poderá responder também por homicídio culposo (sem a intenção de matar).

Entenda o caso:

Na segunda-feira (14), a atriz se dirigia ao Projac, complexo de estúdios da TV Globo em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, e passaria pela Barra da Tijuca antes de chegar ao trabalho, mas o motorista teria errado o trajeto e passou pelo Recreio dos Bandeirantes.

Segundo o colunista Leo Dias, do jornal carioca "O Dia", visivelmente insatisfeita, Zezé não teria poupado reclamações, ainda no carro. E, ao chegar no destino final para gravar a novela, ela teria gritado para quem quisesse ouvir que não queria mais ser atendida pelo motorista.

Ainda de acordo com o jornalista, logo depois do ocorrido o motorista começou a sentir dores no peito e falta de ar e foi levado ao hospital mais próximo. Lá, os plantonistas questinaram se ele havia sofrido alguma situação de estresse, por conta do quadro apresentado. Mas, mesmo com esforços não tiveram como salvar a vida dele. O motorista morreu na mesma noite.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cineasta Manoel de Oliveira, de 104 anos, está hospitalizado novamente


Aos 104 anos de idade, o cineasta português Manoel de Oliveira foi internado mais uma vez na última sexta, mas já se recupera e deve deixar o hospital esta semana.

Segundo informações cedidas por sua filha Adelaide ao jornal Correio da Manhã, de Portugal, o diretor foi hospitalizado como medida preventiva, pois estava resfriado e os médicos decidiram evitar o risco de uma pneumonia.

O problema de saúde, portanto, não é tão grave como em dezembro, quando uma bactéria o deixou internado durante o natal e o réveillon.

Em 2013, Manoel de Oliveira pretende filmar seu mais novo roteiro, A Igreja do Diabo, baseado em uma obra do brasileiro Machado de Assis.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

DEHOM prende segundo elemento em Mossoró, foragido do CDP de Alto do Rodrigues.


 A Delegacia Especializada em Homicídios prendeu no final da tarde desta segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013, na Rua Filgueira Filho, no grande Alto de São Manoel o elemento por nome de Tailson Walakson, 19 anos de idade, foragido do CDP de Alto de Rodrigues há cerca de 2 meses.
  Segundo o chefe de investigação da DEHOM, Ailson, o mesmo é acusado de ter assaltado uma casa lotérica da cidade de Alto do Rodrigues junto com seu comparsa conhecido como “Dilsinho” preso no dia 8 deste mês, também pela DEHOM.
   Segundo o acusado, após fugir não estava praticando nada ilícito e nega a participação no assalto.
   Ele foi conduzido à Delegacia da DEHOM para os procedimentos e será recambiado para a cidade de Alto do Rodrigues.


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Triangulo Amoroso em Aparecida/PB: Popular agride brutalmente a companheira após flagrar outro em sua cama


Uma verdadeira confusão foi registrada na noite de ontem (20), na Rua Projetada por trás do cemitério de Aparecida, onde segundo informações, a jovem Francisca Maria de Lima Gomes, conhecida como Samara, 22 anos, convive com o Franciclecio Pereira de Sousa Foto abaixo), mais conhecido como Biá, 23 anos, com quem tem um filho de 1 anos, mas teve um relacionamento extraconjugal com Edicarlos Sousa Oliveira de 29 anos, com quem recentemente teve um filho de apenas um mês.

Na noite de ontem Franciclecio Pereira saiu para trabalhar, onde Samara fez uma ligação telefônica e chamou Edicarlos Sousa para visitar o filho, mas Franciclecio Pereira resolveu retornar a sua casa e encontrou Franciclecio na cama do casal, onde houve uma grande confusão e Samara tentou apaziguar a situação foi agredida violentamente por Biá, tendo os dentes quebrados com um soco, além de sofrer vários ferimentos.

Após a agressão o acusado fugiu, já a vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Sousa. O GTE foi acionado e passou a realizar diligências e posteriormente localizou e prendeu o acusado, sendo encaminhado até a delegacia de Sousa e apresentado a delegada de plantão para serem aplicadas as medias legais que manda a Lei.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Delegado confirma suicídio do ator Walmor Chagas


A Polícia Civil de Guaratinguetá divulgou nesta segunda-feira (21) um laudo provisório que indicou vestígios de pólvora na mão direita de Walmor Chagas, o que sustenta a hipótese de suicídio.

A informação foi confirmada ao UOL por Antonio Luiz Marcelino, delegado do 2° Distrito Policial de Guaratinguetá. "O perito ainda vai dar o laudo definitivo, mas não resta dúvidas de que foi suicídio", afirmou.

O caseiro João Arteiro de Almeida, que encontrou o corpo de Walmor, também passou pelo exame residuográfico e o resultado foi negativo.

Walmor foi encontrado morto na última sexta-feira em sua chácara na cidade do interior de São Paulo, com um tiro na cabeça. Ele estava sentado em uma cadeira e portava um revólver calibre 38 sobre o colo.

A Polícia Civil ainda aguarda o resultado de uma necrópsia e da perícia no local da morte. Além disso, um inquérito que averigua o motivo que levou Walmor a se matar está em andamento. Segundo Marcelino, empregados, familiares e vizinhos serão ouvidos e a investigação deve terminar em 30 dias.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

VIDEO: "CENAS REPUGNANTES"'Fora de si': Homem tenta matar gato a mordidas, no Amazonas.

Um homem foi flagrado tentando matar um gato a mordidas na cidade de Iranduba, que fica a 25 km de Manaus (AM), na tarde de sábado (19). A cena foi filmada pelo cineasta Zeudi Souza, que passava por uma feira de frutas na beira da estrada. As imagens revoltaram internautas das redes sociais.Ele contou que estava com amigos e assim que desceu do carro escutou uma mulher falando que ‘tinha um cara chupando o sangue do gato'. O cineasta decidiu pegar a câmera e filmou a agressão. Ele disse que o suspeito parecia alcoolizado e que ninguém tentou impedir com medo de que ele estivesse armado "Ele estava fora de si. O rosto dele ainda parecia arranhado pela briga com o gato. A boca estava cheia de pelo", afirmou o cineasta.As imagens chegaram a ser postadas no YOTUBE mais foram removidas por ter conteudo repuguinante.E de acordo com as informações nas redes sociais policiais civis lotados em Iranduba  prenderam hoje 21 segunda feira o  homem que  foi identificado como Mauro Neves Rodrigues. Segundo um dos policiais, o gato está vivo e também foi levado para a delegacia.

Imagens desaconselhaveis para menores e pessoas sensiveis





Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Candidatos a ingressarem na UERN têm até sexta-feira para apresentar documentos comprobatório de insenção de inscrição e cotas


vestibular 2013 334x330
Começou hoje o prazo para apresentação de documentos requeridos dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado 2013 (vestibular) da UERN, que solicitaram isenção da taxa de inscrição, se enquadram no Sistema de Cotas ou que solicitaram atendimento especial.

Até a próxima sexta-feira (25), cerca de 16 mil candidatos precisam apresentar a documentação comprobatória. Os candidatos devem seguir um cronograma de entrega, para evitar filas.

O coordenador da COMPERVE, professor Egberto Mesquita, alerta os candidatos para a entrega de documentos: "Todos os candidatos precisam levar a ficha de inscrição preenchida e os cotistas têm que entregar também o termo de responsabilidade assinado, bem como os documentos pessoais como RG e CPF e históricos escolares. Caso algum aluno deixe, por algum motivo, de entregar a documentação no dia específico, poderá entregar em outro dia dentro do prazo até 25 de janeiro", afirma o professor Egberto explicando que no caso dos estudantes que solicitaram isenção, basta que eles levem o histórico de conclusão do Ensino Médio em escola pública do Rio Grande do Norte, ou comprovação de que são bolsistas; já os candidatos cotistas precisam levar histórico do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração, das 8h às 17h , obedecendo-se o local explicitado na ficha de inscrição do candidato.

Se o candidato não tem como comprovar que é beneficiado com isenção, cotas ou atendimento especial, no dia 27 de janeiro será gerada uma lista interna e esses candidatos terão outra chance de validar a inscrição. Os candidatos que não comprovarem ter direito à isenção poderão imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento no período de 29 a 31 de janeiro.

O candidato devidamente inscrito poderá, a partir do dia 15 de fevereiro de 2013, acessar o endereço eletrônico da Comperve (www.uern.br/comperve) para verificar a validação de sua inscrição. No mesmo dia, será divulgada a concorrência.

PSV

O PSV 2013 oferta 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. As provas serão aplicadas, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Ao todo foram 25.850 inscritos, dos quais mais de 20 mil validaram a inscrição.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Divulgado previsão de FPM para o mês de janeiro, confira a lista dos municípios do RN com maior repasse


A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte divulgou a lista do valor do Fundo de Participação dos Municípios para o mês de janeiro. A contabilidade inclui os valores dos repasses já efetuados nos dias 10 e 20 de janeiro e a previsão para o dia 30 de janeiro.

Confira os maiores repasses:

Mossoró R$3.791.686,33

Parnamirim R$ 3.791.686,33

São Gonçalo do Amarante 1.662.517,84

Caicó 1.425.101,85

Ceará-Mirim 1.425.101,85

Macaíba 1.425.101,85

Assu 1.293.704,27

Currais Novos 1.068.826,43

São José de Mipibu 1.068.826,43

Apodi 950.067,99

Canguaretama 950.067,99

João Câmara 950.067,99

Nova Cruz 950.067,99

Santa Cruz 950.067,99

Touros 950.067,99

Areia Branca 831.309,48

Baraúna 831.309,48

Extremoz 831.309,48

Macau 831.309,48

Nísia Floresta 831.309,48

Pau dos Ferros 831.309,48

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Maia evita comentar denúncias contra Henrique Alves


O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), evitou nesta segunda-feira se posicionar sobre as denúncias de suposto uso irregular do mandato pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), candidato à presidência da Casa. "Todos os casos têm que ser analisados, caso a caso. Não há um impedimento que o parlamentar gaste a verba utilizada para seu escritório, onde ele queira gastar. Se isso é feito de forma regular, de forma natural e o serviço foi prestado, não há nenhuma crime", disse o petista.

Maia defendeu a investigação de "qualquer denúncia". "É óbvio que se há uma irregularidade, alguma prática ilegal, precisa de fato ser investigada", afirmou.

Em campanha pela presidência da Câmara, Henrique Alves disse que "fazem parte do jogo" as denúncias de irregularidades que estão sendo feitas contra ele. "Faz parte do jogo e é nosso dever esclarecer esses questionamentos. Não considero acusações. São questionamentos naturais desse processo", disse o deputado, que faz um périplo esta semana por três capitais do Nordeste (Recife Fortaleza e Salvador) para pedir votos para sua eleição, no dia 4 de fevereiro, para a presidência da Câmara.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TREs definem datas para eleições em 17 municípios pelo Brasil


Os Tribunais Regionais Eleitorais de 17 municípios brasileiros definiram as datas para as próximas eleições para prefeito e vice-prefeito. Os pleitos estão agendados para os meses de fevereiro, março e abril. 

Os municípios estão localizados em Santa Catarina, Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso do Sul, no Espírito Santo, na Bahia, no Paraná e no Amapá. Em todas as cidades, as eleições foram anuladas por que os candidatos que concorreram com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Esses votos foram então anulados pela Justiça Eleitoral e os candidatos não poderão tomar posse e exercer o cargo.

A anulação das eleições também pode acontecer quando é comprovada a prática, no processo eleitoral, de fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda proibido por lei.

Atualmente, os presidentes das câmaras de vereadores ocupam os cargos de prefeito e vice-prefeito até que as novas eleições ocorram. Veja abaixo o novo calendário das novas eleições:

Guarapari-ES: 03/02/2013
Erechim-RS: 03/03/2013
Eugênio de Castro-RS: 03/03/2013
Novo Hamburgo-RS: 03/03/2013
Sidrolândia-MS: 03/03/2013
Camamu-BA: 03/03/2013
Balneário Rincão-SC: 03/03/2013
Campo Erê-SC: 03/03/2013
Criciúma-SC: 03/03/2013
Tangará-SC: 03/03/2013
Bonito-MS: 03/03/2013
Pedra Branca do Amapari- AP: 31/03/2013
São João do Paraíso -MG: 07/04/2013
Biquinhas -MG: 07/04/2013
Diamantina -MG: 07/04/2013
Cachoeira Dourada -MG: 07/04/2013
Joaquim Távora-PR: 07/04/2013

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Empresário reage e mata assaltante em Brasília



O empresário chegou ao escritório em Taguatinga Norte, na CNF 03, por volta de 6h40 desta segunda-feira (21/01). Dois assaltantes rederam o homem, pediram a chave do carro e a carteira. A vítima entregou todos os pertences e relatou que enquanto um dava as ordens o outro apontava a arma.

Os suspeitos perceberam que havia alguma coisa no bolso do homem. O empresário - que possui porte de arma- estava com o revólver escondido na calça. Ainda segundo a vítima, ele reagiu após escutar que um dos assaltantes pediu ao outro que o matasse pois "estava dando muito trabalho".

O empresário empurrou o suspeito armado, sacou a arma e disparou um tiro na cabeça de Dilson da Costa Silva, de 40 anos, que morreu na hora. O comparsa Leonardo Novaes, de 34 anos, foi atingido na perna no momento da fuga.

Leonardo deu entrada no Hospital Regional de Brazlândia pouco tempo depois do crime. Os policiais receberam a informação de que tinha um paciente baleado e relacionaram ao caso. Novais já tinha passagem por homicídio e respondia a uma pena de 18 anos e 8 meses em regime aberto. Dilson também tinha passagem na polícia por diversos crimes como: homicídio, uso de documento falso, roubo e porte ilegal de arma de fogo. A polícia também trabalha com a hipótese de haver mais comparsas envolvidos.

O empresário prestou depoimento na 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga) e não responderá pelo homicídio por se tratar de legítima defesa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Idoso tem afundamento de crânio após ser agredido por flanelinha


Um homem ainda não identificado com idade aproximada a 60 anos foi vítima de uma agressão na tarde desta segunda-feira (21), na avenida Capitão Mor Gouveia, no bairro da Cidade da Esperança. A vítima teve o crânio atingido por um pedaço de madeira chegando a desmaiar no local. O autor do golpe foi detido minutos depois pela polícia.

De acordo co o tenente Stivensson, oficial do 9º Batalhão, o acusado teria entrado em uma luta corporal com a vítima e em seguida se armado com um pedaço de madeira, desferindo um golpe na cabeça do homem. "Ele usou de muita violência ao ponto do idoso sofrer um afundamento de crânio. Ele tentou matar este senhor", relatou.

O acusado tentou escapar logo após cometer a agressão, mas foi alcançado por uma guarnição que passava no local. Alguns populares que presenciaram o fato reconheceram o suspeito. Cleidson Alves da Silva, de 20 anos, apresentava sintomas de embriaguez e negou ser o causador da agressão. "Estão me acusando só porque quem fez isso estava com uma camisa da seleção e eu também estou. Isso é uma injustiça", disse.

Um outro homem foi detido com averiguado, mas acabou solto em seguida. A vítima foi atendida primeiramente pelo soldado Paulo, do 9º Batalhão e logo depois por socorristas do SAMU que chegaram após 20 minutos. O acusado foi conduzido a 8º Distrito Policial. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado e ex-prefeito de Parnamirim sofre acidente de trânsito em Natal


Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim (Foto: Canindé Soares)Agnelo Alves, ex-prefeito de Parnamirim
(Foto: Canindé Soares)
O deputado estadual e ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, sofreu na tarde desta segunda-feira (21) um acidente de trânsito na Via Costeira, em Natal, segundo informações da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). De acordo com o tenente Alam Santos, o veículo de Agnelo, um CRV Honda, colidiu transversalmente com um Prisma. Ninguém ficou ferido, mas a condutora do Prisma, que se queixou de dores, foi levada para atendimento médico no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.
“Quem guiava o carro de Agnelo era o motorista dele, que nada sofreu. Já a condutora do Prisma reclamou de dores e o Samu a socorreu ao hospital. Mas, segundo informações da unidade, ela não sofreu nenhum ferimento e foi logo liberada”, relatou o oficial.
O acidente, ainda de acordo com o tenente, aconteceu no trevo de acesso ao Centro de Convenções de Natal. “Somente o laudo do CPRE poderá indicar quem cometeu a infração”, ressaltou Alam, acrescentando que o veículo do ex-prefeito seguia em direção ao bairro de Ponta Negra e o Prisma, segundo relatos, estava entrando no Centro de Convenções quando houve a batida.

Matéria exibida pela Inter TV Cabugi, no ano passado, mostra que o desrespeito às normas de trânsito é a maior causa de acidentes na Via Costeira
O jornalista Agnelo Alves, que é pai do prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, também administrou a capital potiguar. Ele foi prefeito da cidade de 1966 a 1969, pelo antigo MDB. Pelo PMDB, em 2000, elegeu-se prefeito de Parnamirim, sendo reeleito em 2004. Ele também chegou a ocupar vaga de senador como 1º suplente de Fernando Bezerra (entre 3 de agosto de 1999 a 31 de dezembro de 2000).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia potiguar prende foragido suspeito de quatro homicídios no RJ


Policiais civis do Rio Grande do Norte prenderam no início da tarde desta segunda-feira (21), em Natal, o foragido da Justiça Samuel Ferreira da Cruz. Segundo o delegado Maciel Gouveia, titular da 8ª DP, Samuel é apontado como autor de quatro homicídios no município de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

“Ele nega três crimes, mas admite um dos assassinatos. Disse que matou porque estava sendo ameaçado. Problemas do passado”, disse o delegado. Ao G1, o bacharel ressaltou que o mandado de prisão contra Samuel foi assinado em 2010 pela juíza Patrícia Acioli, da comarca de São Gonçalo, assassinada em agosto de 2011 por integrantes do crime organizado.
Ainda de acordo com o delegado, Samuel residia há pelo menos um ano e meio com familiares no bairro Bom Pastor, na zona Oeste da cidade. “Ele levava uma vida pacata. Agora estamos aguardando a chegada de policiais cariocas para que ele seja levado de volta ao Rio de Janeiro”, concluiu Maciel.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cosern emite nota sobre apagão que afetou cidades do Oeste potiguar


Desde outubro do ano passado que a população de Mossoró, na região Oeste potiguar, reclama das constantes quedas de energia. As interrupções de energia elétrica são frequentes na cidade. Só neste mês de janeiro, segundo a própria fornecedora, foram pelo menos cinco panes registradas. 

Sem luz, a organização do trânsito fica complicada por conta dos semáforos apagados e a paciência de muitos vai embora. A instabilidade no serviço também compromete os equipamentos eletrônicos, como mostra reportagem feita pela equipa da Inter TV Cabugi, nesta segunda-feira (21).
Em resposta às quedas de energia, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) emitiu uma nota afirmando que a atuação do sistema de proteção da própria empresa provocou o desligamento automático das linhas de transmissão que interligam as subestações de Mossoró I, Mossoró III e  Barrocas, todas na região Oeste, fato ocorrido na madrugada deste domingo (20), das 3h às 5h20, afetando os municípios de Mossoró, Baraúna, Areia Branca, Serra do Mel e Porto do Mangue.
Ainda segundo a nota, a Cosern diz que está apurando se, além das primeiras chuvas ocorridas na região, outras causas possam ter dado motivo à interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Veja a íntegra da nota
A atuação do sistema de proteção da Cosern provocou o desligamento automático das Linhas de Transmissão da Cosern (69 kV),   que interligam as subestações de Mossoró I, Mossoró III, Barrocas, todas na região Oeste, na madrugada do dia 20/01/13, das 3h às 5h20, afetando os municípios de Mossoró, Baraúna, Areia Branca, Serra do Mel e Porto do Mangue.  A Cosern está apurando se, além das primeiras chuvas ocorridas na região, outras causas possam ter dado motivo à interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Além dessa ocorrência, às 05h00, foi registrado um problema na Subestação Mossoró II, de propriedade da CHESF, localizada na Rodovia BR-304, em Mossoró, que ocasionou a interrupção em outros municípios circunvizinhos, tendo sido normalizado às 5h20. A Cosern aguarda um posicionamento da CHESF quanto à causa dessa ocorrência de sua responsabilidade.
Outra ocorrência no sistema elétrico da Cosern foi registrada às 17h38, motivada por um defeito ocorrido na Subestação Mossoró I, localizada na Rodovia BR 110, provocando a falta de energia no município de Mossoró, atingindo parte do Centro da cidade, Alto do Sumaré, Alto de São Manoel, Presidente Costa e Silva e imediações. O sistema foi restabelecido às 18h10. Não há relação entre esta e a ocorrência registrada durante a madrugada.
A Cosern ressalta que em todas as ocorrências atuou prontamente para restabelecer o fornecimento às áreas afetadas, de modo a minimizar os impactos aos seus consumidores.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Catarinense está presa em Londres acusada de sequestrar a própria filha



Uma mulher de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, está presa em Londres acusada de sequestrar a própria filha. Fernanda Souza Guiguer, de 29 anos, morava na Itália há três anos. Segundo a mãe da mulher, Magda Stela Souza, ela foi presa pela Interpol, em Londres, na Inglaterra, quando tentava retornar para o Brasil com a filha.
O caso aconteceu no dia 1º de novembro de 2012. Magda contou que a filha foi acusada pelo ex-marido, o jogador de futebol Rafael Isidro Vieira, de sequestrar a menina de oito anos. Segundo a avó, os três são brasileiros e naturais de Criciúma e a mãe da criança teria ganhado na Justiça brasileira a guarda da menina. Decisão que não é válida fora do país.
"Em julho, quando minha neta entrou de férias, ele pediu para ficar uns dias com a menina em Londres. Minha filha levou a menina até lá. Quando minha filha ligou para pegar a Rafaely, ele disse que não ia entregar", explicou Magda.
O pai da menina informou que a decisão de não entregar a menina partiu de um pedido da própria criança. "Eu liguei para a Fernanda e disse que a partir daquele momento, ela iria morar aqui comigo e a Fernanda teria que vir para Londres ver a menina, comigo junto", explicou o pai.
Magda conta que Fernanda foi a Londres, procurou a polícia local e o consulado brasileiro para denunciar o pai. Como não foi atendida, a mulher retornou em outubro e pegou sua filha quando ela estava saindo para passear com um tio.  "Sair do país sem autorização judicial ou do pai é tráfico internacional de crianças", ressaltou Vieira.
Fernanda está presa em um presídio feminino de Londres. Depois da detenção, ela descobriu que estava grávida de quatro meses. Magda afirmou que o atual marido da filha também foi detido, quando tentavam voltar para o Brasil. Eles já teriam participado de duas audiências na corte londrina. Magda diz ainda não estar recebendo apoio das autoridades brasileiras. Ela só consegue falar com a filha uma vez a cada 15 dias.
A assessoria de imprensa do Itamaraty informou que o consulado do Brasil em Londres está acompanhando o caso desde o início, para se certificar que Fernanda e o marido tenham o apoio jurídico necessário. Como eles não têm condições de arcar com as custas do processo, a própria justiça londrina se encarregou de nomear um defensor. O Itamaraty aguarda, agora, uma decisão da justiça de Londres, já que o caso ocorreu fora do Brasil.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Galliani afirma que Milan desistiu de contratar Kaká por problemas fiscais


Adriano Galliani Milan (Foto: Getty Images)Galliani diz que Milan desistiu de Kaká (Foto: Getty)
Ficou mais difícil o sonho de o Milan repatriar Kaká. Em declaração surpreendente na chegada a um evento em Milão, o vice-presidente Adriano Galliani anunciou na noite desta segunda-feira que o clube desistiu da contratação do meia do Real Madrid por problemas fiscais. O jogador brasileiro, inclusive, já havia até aceitado reduzir o seu salário, mas pelo visto terá de procurar um novo lugar se quiser deixar o time merengue.
- As negociações por Kaká falharam. Não seria possível completar a transferência por questões fiscais. Isso aconteceu há uma hora. Tínhamos chegado a um acordo em todo o resto. Kaká estava fazendo todos os esforços possíveis e imagináveis para vir, mas as questões legais e fiscais não eram fáceis. Quando um país paga 24 por cento e o outro paga 47 ou 48, devemos perguntar se é normal. Nesta altura penso que ficaremos assim. Além disso, nas últimas 13 rodadas somamos mais pontos que qualquer clube - disse Galliani, referindo-se à reação do Milan no Campeonato Italiano (é o sexto, com 34 pontos).
A reviravolta ocorreu depois de o Milan entrar em acordo com o próprio jogador sobre os seus vencimentos. De acordo com o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o camisa 8 ganharia € 6 milhões anuais (R$ 16,26 milhões), bem menos do que os € 10 milhões (R$ 27,1 milhões) que ele recebe no Real Madrid.  Apesar de o clube se propor a pagar no máximo € 5 milhões (R$ 13,55 milhões), o acordo teria sido selado em reunião entre o próprio Galliani e Gaetano Paolillo, agente do atleta, em reunião nesta tarde.

Kaká no banco de reservas do Real Madrid (Foto: EFE)

Para ter Kaká, o Milan ofereceu uma proposta por empréstimo até meados de 2015 (30 meses), quando se encerra o seu contrato, mas os merengues não estariam dispostos inicialmente a cedê-lo sem um montante significativo envolvido - a imprensa espanhola cogitou € 25 milhões (R$ 67,75 milhões) exigidos pelo Real Madrid.
Segundo a "Gazzetta", o intermediário Ernesto Bronzzetti esteve na capital espanhola para tratar do assunto diretamente com o presidente Florentino Pérez. As próximas 48 horas eram apontadas como decisivas, mas o negócio esfriou progressivamente - primeiro pela não ida de Galliani até Madri e depois pelas declarações do próprio dirigente.

Questões fiscais: entenda o caso

Quando Kaká chegou à Espanha ele assinou o seu contrato amparado pela Lei Beckham, que permitia aos jogadores estrangeiros pagarem à Fazenda Espanhola apenas 24% de impostos referentes de seu primeiro vínculo. Esta lei foi revogada em 2012 no país e os novos contratos já são taxados em 52%.
O Milan queria Kaká por empréstimo porque, desta forma, poderia disfarçar os vencimentos de Kaká conforme o seu acordo com o Real Madrid - ele seguiria como atleta do clube merengue e não faria um novo contrato, já que na Itália as exigências do governo são de 47% a 48% de tributos - citados por Galliani em sua entrevista. O Real, por sua vez, exigia uma cessão completa dos direitos de Kaká, o que ia diretamente contra as limitações financeiras do Milan. E os italianos, assim como Kaká, não aceitavam arcar com essa diferença.
- Provavelmente o Milan está calculando uma pedida livre de impostos e a incidência tributária. Se Kaká quer € 6 milhões livres, isso na verdade significa algo próximo a € 9 milhões brutos para o clube italiano, como os € 10 milhões são quase € 13 milhões para o Real Madrid. Quando os clubes fazem contratos federativos, o que vai registrado para a liga são os valores brutos. Não vai aparecer € 6 milhões, e sim € 9 milhões. É o valor que lança na contabilidade e é utilizado inclusive em questões de auditoria da Uefa - disse o advogado especializado em direito esportivo Marcos Motta ao GLOBOESPORTE.COM.

Um balde de água gelada no Milan

Silvio Berlusconi Milan (Foto: AP)Silvio Berlusconi é o dono do Milan (Foto: AP)
A notícia cai como um bomba no sonho da torcida rossonera, que naturalmente se empolgou com as declarações do dono do Milan, Silvio Berlusconi, e também do técnico Massimiliano Allegri sobre o atleta de 30 anos.
- Como torcedor, sonho com o seu retorno porque não somente é um grande jogador, mas também é uma grande pessoa e está no nosso coração - contou Berlusconi durante o período de negociações, enquanto o treinador mostrou bom humor.
- Se fosse automático que com Kaká alcançaríamos o terceiro lugar e chegaríamos à Liga dos Campeões já o teríamos contratado. Veremos o que pensa o clube sobre o mercado. Eu estou em plena sintonia com a sociedade e Kaká é um jogador importante, íntegro - afirmou.
Eleito o melhor do mundo em 2007, Kaká trocou o Milan pelo Real em 2009 por € 65 milhões (R$ 175 milhões na cotação atual), mas nunca conseguiu repetir na Espanha o sucesso que teve na Itália. Desde a chegada de José Mourinho em 2010, o brasileiro passou a perder espaço. Na atual temporada, o camisa 8 atuou em apenas sete partidas do Campeonato Espanhol e tem ficado constantemente no banco.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CGU disponibiliza na internet relatórios de fiscalização de governo e municípios


A CGU (Controladoria-Geral da União) criou ferramenta na internet que permite acesso a documentos sobre a execução dos programas de governo e aos relatórios das auditorias em municípios, feitas pelo Programa de Fiscalização do órgão, desde 2003.

De acordo com o órgão, antes era possível encontrar "de forma dispersa" no site alguns relatórios de ações de controle e do programa de fiscalização nos municípios. Desde dezembro passado, estão disponíveis e reunidos em um único espaço todos os relatórios já publicados pela CGU, além de documentos com avaliação sobre a execução de programas de governo, da gestão dos administradores, ações investigativas e orientação aos gestores públicos.

A ferramenta, explica o secretário Federal de Controle da CGU, Valdir Agapito se insere "no espírito da Lei de Acesso à Informação",  que entrou em vigor em 16 de maio do ano passado. A controladoria pretende atualizar a cada 15 dias os relatórios no site, segundo Agapito. De acordo com o secretário, 99% dos documentos elaborados pelo órgão podem ser disponibilizados. Há, continuou, "o cuidado com alguns [documentos], que por lei são sigilosos, e o que deve estar acessível já é do conhecimento do gestor público, que em caso de irregularidades tem respeitado seu direito de defesa", antes da exposição pública.

Os relatórios da CGU são encaminhados "para providências cabíveis", quando é o caso, aos ministérios, à Polícia Federal, aos ministérios públicos (federal e estaduais), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Advocacia-Geral da União (AGU).

Em 2012, 24 municípios receberam a visita de técnicos da CGU, que vistoriaram os gastos e execução de ações nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social. A inspeção fiscalizou a aplicação de R$ 496 milhões em recursos públicos. No ano passado, foram sorteados 60 municípios para serem inspecionados pelos técnicos. Segundo o órgão, o número foi menor devido à greve dos servidores no ano passado. Ainda de acordo com a CGU, os 36 municípios que não foram fiscalizados voltarão ao banco de dados para participarem de futuros sorteios. 

Desde 2003, o programa inspecionou 35% dos municípios brasileiros (equivalente a 1.965 municípios) e envolveu a fiscalização do uso de R$ 18,4 bilhões.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chávez irá voltar à Venezuela "nos próximos dias", afirma irmão


O retorno do presidente venezuelano, Hugo Chávez, a Caracas, estaria mais perto do que se imagina. De acordo com um de seus irmãos, Argenis Chávez, o chefe de Estado deve voltar à Venezuela nos “próximos dias”. Segundo ele, que é presidente da Corpoelec (Corporação Elétrica Nacional), o mandatário continua se recuperando da insuficiência respiratória que o acometeu em decorrência de uma infecção após a cirurgia realizada em 11 de dezembro em Havana, a quarta desde o diagnóstico de câncer anunciado em junho de 2011.

Argenis contou à Associated Press ter visitado Chávez, de 58 anos, recentemente na capital cubana. Entretanto, não informou a data, nem detalhes sobre o estado de saúde do presidente, dizendo apenas que conversou com o líder bolivariano. Chávez está acompanhado no momento por suas filhas, relatou o irmão.

Também nesta segunda-feira, o chanceler venezuelano Elías Jaua chegou em Havana para se reunir com o presidente e analisar os acordos entre os dois países. No domingo (20/01), o vice-presidente, Nicolás Maduro, afirmou que o presidente está saindo de um complexo processo pós-operatório e ganhando força para uma nova fase de seu tratamento. "Nós sempre somos otimistas de que mais cedo do que mais tarde teremos o presidente aqui conosco", disse Maduro em entrevista à emissora Televén.

“O presidente está se estabilizando em todas as suas funções vitais, tem consciência e cada vez mais força para entrar na próxima etapa que deve ser anunciada oficialmente”, disse Maduro ao jornalista José Vicente Rangel. O vice-presidente explicou que nem mesmo a equipe médica consegue estabelecer o tempo de recuperação do líder bolivariano, mas acrescentou “talvez nos próximos dias, seja possível dar uma resposta um pouco mais próxima da realidade”.

Quem também anunciou que o retorno de Chávez era iminente foi o embaixador da Venezuela na OEA (Organização dos Estados Americanos), Roy Chaderton Matos. Ele disse no sábado (19/01) que a volta do presidente Hugo Chávez ao país está cada vez mais certa. “Está em jogo porque está ameaçada (a pátria), mas (....) a pátria vai se salvar. Há a alternativa cada vez mais certa do retorno do presidente Chávez”, disse o embaixador após ser perguntado se a situação de saúde do governante colocava em jogo o país.  

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasiliense divulga vídeo do flagra da agressão em Romarinho


Romarinho, filho de Romário, foi agredido na estreia do Brasiliense no Estadual
O Brasiliense divulgou em seu site oficial um vídeo com os melhores lances da derrota por 2 a 0 para o Brasília. Mas chamou a atenção o flagra da agressão do zagueiro do time da capital, Danilo, no atacante Romarinho, filho do ex-jogador Romário.

No lance ocorrido aos 21min do segundo tempo, Romarinho se desentendeu com Danilo pouco antes da cobrança de falta do Brasiliense e levou uma cabeçada do zagueiro do Brasília. O árbitro da partida, Rogério Bueno, nada marcou.

Na sequência do lance, o volante Baiano cobrou a falta, a bola desviou em um jogador do Brasília e entrou no gol, mas o árbitro da partida anulou o lance porque viu falta de ataque.

Aos olhos de Romário, que compareceu ao estádio para prestigiar o filho, o atacante Romarinho fez sua estreia como profissional pelo Brasiliense, mas passou em branco e ainda foi agredido.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vídeo de aparente estupro cometido por deputado choca Bolívia


Um vídeo que mostra um aparente caso de estupro cometido por um deputado dentro de uma Assembleia Legislativa chocou a Bolívia e provocou a reação do presidente Evo Morales. 

As câmeras de segurança da sala de reuniões da Assembleia Legislativa do Departamento (Estado) de Chuquisaca, no sudeste do país, captaram o momento em que o legislador Domingo Alcibia Rivera agarra uma funcionária de limpeza que estava encostada (e aparentemente inconsciente) em uma cadeira, arrasta-a até o chão e coloca-se em cima dela, desabotoando sua própria calça.

O vídeo foi gravado em 20 de dezembro, após uma festa de Natal, mas as imagens só vieram à tona na semana passada, divulgadas pela imprensa boliviana.

Testemunhas dizem que uma grande quantidade de álcool foi consumida durante a festa.

Alcibia Rivera, que integrava o partido de Morales - o MAS, Movimento ao Socialismo -, foi expulso da agremiação. O presidente Morales qualificou o incidente de "condenável e repudiável" e pediu que o legislador renuncie ao seu cargo na Assembleia. Mas Alcibia Rivera negou ter havido abusos e renunciou a seu cargo para "esclarecer a denúncia". "Me dizem que foi um abuso, mas não foi", disse ele a uma rádio local, dizendo-se "humilhado". "Estava confuso porque estava bêbado e não me lembro."

Violência contra a mulher
O promotor-geral da Bolívia pediu que as autoridades de Chuquisaca investiguem o suposto abuso, pedido reforçado pelo escritório da ONU no país.

"O que aparece (no vídeo) como uma flagrante agressão deve ser imediatamente investigada, julgada e severamente punida de acordo com a lei", diz comunicado do organismo, ressaltando que "tantos outros casos de assédio e violência sexual contra mulheres" ficam impunes na Bolívia.

O vídeo coincide com a divulgação, na semana passada, de um relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPS) advertindo para altos índices de violência contra as mulheres na Bolívia.

Segundo o documento, que aborda o tema em toda a América Latina e o Caribe, mais da metade das mulheres bolivianas sofreram violência doméstica em algum momento de suas vidas.

E 25,5% das bolivianas denunciaram ter sofrido abuso físico ou sexual em 2008, ano da pesquisa.

No fim de semana, Morales pediu ao Congresso boliviano que aprove "o mais rápido possível" um projeto de lei apresentado no ano passado para punir a violência contra as mulheres.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››