segunda-feira, junho 11, 2012

Professores da UFRN fazem assembleia para decidir sobre greve nesta terça-feira.


Um total de 2.380 professores de cinco campi da Universidade Federal do RN (UFRN) decidem, nesta terça-feira (12), em plebiscito, se deflagram greve, ratificando o indicativo já aprovado pela assembleia da categoria no último dia 06. 

A votação ocorre das 8 às 21h em urnas distribuídas nos campi de Natal, Macaíba, Caicó, Santa Cruz e Currais Novos. 

De acordo com estatuto da categoria, somente os membros do sindicato podem votar. Se for aprovada, a greve será deflagrada a partir da próxima sexta-feira, dia 15. 

A apuração do votos começa imediatamente após a votação e o resultado deve sair até a meia-noite.

Fonte: Política Pauferrrense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Não sei como consegui fazer aquilo', diz idosa que matou invasor no RS


Idosa de 87 anos que matou com um tiro homem que invadiu sua residência no Centro de Caxias do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)Idosa de 87 anos que matou com um tiro homem
que invadiu sua casa em Caxias do Sul
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Eram quase 17h de sábado (9) quando a idosa de 87 anos acordou, abriu os olhos e percebeu que havia alguém em seu quarto, em um apartamento localizado no Centro deCaxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Ao se levantar, ela não teve tempo de pegar os óculos e o aparelho de audição, que ficam sempre na cabeceira da cama. Com a visão embaçada, só conseguia ver uma pessoa que lembrava seu neto. Somente depois de ter sido ofendida diversas vezes e de quase ter sido estrangulada, é que a mulher percebeu que se tratava de um assaltante.

"Não sei como consegui fazer aquilo. Quando reconheci que aquele rapaz não era meu neto, peguei uma arma que estava guardada há muito tempo aqui em casa. Ele não viu e começou a me xingar e até tentou me estrangular. Foi quando eu atirei", conta a idosa ao G1na manhã desta segunda-feira (11). Mesmo depois do incidente, ela preferiu ficar em casa. Religiosa, ela diz que passa metade do dia rezando pela paz no mundo. "Olha, até que eu estou bem tranquila. Elevei meu pensamento a Deus e espantei o medo", diz.
Após os disparos, a mulher tentou chamar a polícia. Como não teve sucesso e ligou para a filha, que estava em uma chácara a 10km de distância do município. No entanto, quando a filha chegou ao apartamento da mãe, a polícia já havia cercado o local e acalmado a idosa. O homem chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas não resistiu aos ferimentos.A moradora disparou uma vez, mas como viu que o homem continuava se mexendo, atirou outras vezes. "Parecia um pesadelo, eu não achei que fosse verdade", relata a idosa.
Questionada se iria se mudar depois do acontecido, ela descarta qualquer possibilidade de isso acontecer. "Nunca. Não quero me mudar daqui. Aqui é meu convento", explica. A filha dela comprova o espírito religioso da mãe. "Ela só não vai na igreja porque não pode ir sozinha e também não quer companhia. Ela reza muito durante o dia em casa por paz no mundo. Quanta ironia, não é?", questiona.
O delegado responsável pelo caso, Joigler Paduano, afirmou que a ocorrência foi registrada normalmente como homicídio. "Ela (idosa) se apresentou na delegacia, respondeu aos nossos questionamentos e foi liberada. Tratamos isso como um delito de homicídio. Ela alegou legítima defesa. Mas é uma situação inusitada. Não há muito o que fazer". A idosa responderá ao processo em liberdade.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

AREIA BRANCA: Comerciante executado com quatro tiros por desconhecido, na localidade de Pedrinhas


Ricardo de Airton Noronha, em foto cedida pela família 

Hoje no Povoado de pedrinhas, por volta das 8h da manhã, um desconhecido de capacete na cabeça entrou no comércio de Ricardo Airton de Melo, 34 anos, e o executou com quatro tiros a queima-roupa.
O comerciante, pessoa bastante conhecida na cidade, não teve tempo de esboçar nenhuma reação e tombou sem vida, entre as prateleiras do estabelecimento, localizado na chamada “Rua Nova”, da citada comunidade.
A vítima, filho do também comerciante Airton Noronha, da cidade de Areia Branca, já esteve envolvida com a polícia, mas atualmente levava uma vida normal cuidando do seu estabelecimento comercial no ramo de material de construção. Tanto a família como os moradores de Pedrinhas foram pegos de surpresa na manhã de hoje, com esse violento assassinato.
Informações divulgadas pela reportagem policial da Rádio Costa Branca (FM 104,3), dão contas que a polícia de Areia Branca já está no encalço dos suspeitos, já que a tese, e mesmo baseado em depoimentos de populares, fora do estabelecimento comercial teria um segundo elemento, numa moto, dando cobertura ao criminoso.
A polícia está investigando as causas do crime, mas informações preliminares apontam um possível acerto de contas, resquício do passado da vítima. Até às 10h o corpo de Ricardo de Airton ainda se encontrava no mesmo local em que tombou sem vida, atingido pelos quatro balaços, aguardando ser removido pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para ser periciado e posteriormente liberado para sepultamento.
Hoje, também, a polícia registrou uma tentativa de homicídio à altura da rua Jorge Caminha. Dois desafetos se encontraram para um certo de contas e houve tiroteio, com um dos envolvidos sendo baleado. A polícia ainda vai divulgar detalhes desse caso.

Interior da Loja


Fonte: Plantão Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RP APREENDE TRÊS ARMAS DE FOGO, NA ZONA RURAL DE PAU DOS FERROS/RN


Após denúncias de pratica de violência domestica a Guarnição de RP, sob o comando do Cabo Rezende, por volta das 15h40min se dirigiu na tarde deste sábado (09) para o Sítio Curral Velho, zona rural do município de Pau dos Ferros/RN,  onde um agricultor fazia ameaças contra sua companheira. 
Ao chegar à residência do suposto acusado a RP apreendeu três armas de fogo, tipo espingardas calibres 28, 32 e 36, além de vários cartuchos dos mesmos calibres.
Itamiran Fernandes de Andrade, conhecido por Bebé, recebeu voz de prisão, não esboçou reação e foi conduzido à 4ª DRPC para as providencias que requer o caso.

Fonte: PF Onine/Cidade News Itaú via Nosso Paraná
Leia Mais ››

Santo Antônio: MP quer coibir dano à Área de Preservação Permanente


Foto: Assessoria de Imprensa
A Promotoria de Justiça da Comarca de Santo Antônio expediu Recomendação para o Prefeito Constitucional do município de  Passagem, afim de que este cesse a extração de areia da área do leito do rio Jacu, considerada Área de Preservação Permanente (APP), como  também promova a recomposição do dano ambiental, replantando a área devastada com espécies vegetais nativas semelhantes àquelas que foram extraídas.

A Recomendação é fruto da investigação realizada nos autos de inquérito civil instaurado a partir da denúncia de um morador do Município, que noticiou à Promotoria  a retirada de areia e da cobertura vegetal do leito do rio Jacu, no município de Passagem/RN, por parte da administração municipal. A denúncia foi confirmada através de parecer técnico enviado pelo IDEMA à Promotoria.

A supressão de cobertura vegetal de Área de Preservação Ambiental (APP) é crime previsto no artigo 38 da Lei nº 9.605/98. A Administração do Município de Passagem deverá encaminhar resposta escrita para a Promotoria da comarca de Santo Antônio e informar quais as medidas adotadas para o cumprimento da Recomendação.

Fonte: MP-RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça determina suspensão de resolução que reprovou contas da prefeita Goreti



O poder Judiciário do estado do Rio Grande do Norte acabou de publicar o deferimento do pedido de liminar determinando a suspensão dos efeitos da resolução Nº 005/2012, aprovada pela câmara de vereadores de Apodi, em sessão ordinária do dia 24/05/2012, que reprovou as contas da prefeita Goreti Pinto. 

A juíza Drª Ana Clarisse Arruda Pereira decidiu pelo deferimento da ação diante da alegação imposta pela prefeita Goreti Pinto. Portanto, a decisão está sendo informada ao Ministério Público Eleitoral, ao Tribunal de Contas do Estado e ao cartório Eleitoral da 35ª Zona e ao Tribunal Regional Eleitoral.

VEJA NA INTEGRA : 
  
Por fim, há de se ressaltar que o deferimento da presente medida se deu através de cognição meramente sumária, tendo em vista os elementos constantes dos autos até o presente momento. Por isso, ela se reveste do caráter de provisoriedade, ou seja, pode ser revogada a qualquer tempo, desde que surjam novos elementos que assim autorizem.

Diante do exposto, DEFIRO o pedido liminar ora formulado, determinando a suspensão dos efeitos da Resolução nº 005/2012, aprovada pela Câmara Municipal de Apodi, em sessão ordinária do dia 24/05/2012, que reprovou as contas da autora referentes ao ano de 2009.

Oficiem-se ao Ministério Público Eleitoral, ao Tribunal de Contas do Estado, ao Cartório Eleitoral da 35ª Zona Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral 
  
Veja o Link: http://esaj.tjrn.jus.br/cpo/pg/show.do?localPesquisa.cdLocal=112&processo.codigo=34000049B0000&processo.foro=112

Fonte: Jesenias Freitas/Cidade news Itaú/Josivan Morais
Leia Mais ››

Novas regras para compra da casa própria começam a valer hoje na Caixa


BRASÍLIA - A partir desta segunda-feira, passam a valer as novas regras da Caixa Econômica Federal para os financiamentos habitacionais. Pelo novo modelo, os consumidores terão mais cinco anos para quitar os empréstimos, com ampliação do prazo de pagamento de 30 para 35 anos.Os empréstimos serão feitos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Os financiamentos do SBPE beneficiam apenas os mutuários que ganham mais de R$ 5,4 mil por mês ou que adquirirem imóveis avaliados em mais de R$ 170 mil.

Além do prazo maior, os juros sofreram cortes. Para imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), as taxas caíram de 9% para 8,85% ao ano. Para os imóveis fora do SFH, os juros passaram de 10% para 9,9% ao ano.

A Caixa também ampliou o prazo dos financiamentos para a construção de casas e apartamentos com recursos da poupança. A partir desta semana, as construtoras e incorporadoras terão 36 meses para pagar os empréstimos. Antes, o prazo era de 24 meses. Os juros dessas linhas também foram reduzidos de 11,5% para 10,3% ao ano.

Para a construção de imóveis comerciais, os juros efetivos caíram de 14% para 13% ao ano. Nas operações de financiamento para a construção e aquisição de imóvel para uso próprio, a empresa pagará taxa de 12,5% ao ano, ante 13,5% cobrados atualmente.

Em todos os casos, o consumidor também pagará a Taxa Referencial (TR), juros variáveis cobrados nos financiamentos imobiliários. No entanto, as taxas efetivas podem ficar ainda menores se o mutuário for correntista da Caixa.

As mudanças não valem para financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que inclui o Programa Minha Casa, Minha Vida. Para essas modalidades de financiamento, o prazo continua 30 anos.

Na semana passada, o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, disse que o aumento do prazo dessas linhas de crédito depende de aprovação do Conselho Curador do FGTS. “A Caixa já pediu autorização ao Conselho Curador para aumentar o prazo”.

De acordo com o vice-presidente, a Caixa estima em R$ 96 bilhões a concessão de financiamentos habitacionais para este ano, ante R$ 80 bilhões do ano passado. Até maio, a instituição havia emprestado R$ 36,7 bilhões, contra R$ 25 bilhões nos cinco primeiros meses do ano passado.

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Familiares tentam entrar com miojo recheado com maconha no Estado da Bahia



O plano foi descoberto e o preso, que seria beneficiado com o aparelho, descoberto. Desta vez, a ousadia foi maior: Tentaram mandar para as celas da cadeia seis pacotes de miojo e um pacote de café recheados com maconha.

O fato ocorreu na manhã desse sábado 09, quando familiares levam suas encomendas para os presos. Os agentes que estão espertos se surpreendem a cada dia com a ousadia de parentes de presos.

“Temos que realizar um pente fino, mas fino mesmo. Se não entra mesmo. Hoje temos que averiguar pacote por pacote, seja de bolacha, de café, de macarrão. Isso dá muito trabalho”, disse um agente da polícia civil.

Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PRESO TENTAR FUGIR E FICA ENTALADO


Ontem 10 de junho a polícia militar de Afonso Bezerra foi a comunidade do Boqueirão fazer uma ronda de rotina, quando voltaram para a delegacia de polícia se depararam com gritos dentro da delegacia, ao chegarem nas celas estava o elemento conhecido por Tico-tico entalado entre as grades.
Tico-tico aproveitando a ausência dos policias serrou dois varões da cela e tentou passar por um pequeno espaço no qual não lhe cabia. Entalado o mesmo ficou aos gritos pedindo ajuda sem poder ir para frente nem para trás.
Tico-tico estava para ser solto ontem, os policias ao chegarem de boqueirão já estavam autorizados a solta-lo, com certeza o mesmo não teve paciência de esperar e resolveu tentar sair antes.
Certamente passará mais umas férias do lugar onde já pode ser chamado de casa, pois tico-tico está passando mais tempo preso que solto.

Fonte: Noticias RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MULHER QUE RESIDIA EM ASSÚ É PRESA COM 16Kg DE MACONHA


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 16 Kg de maconha na madrugada de ontem 10 de junho no Km 119 da BR 101, no posto de fiscalização da PRF de São José de Mipibu.  Quando que por volta das 05h, um táxi  foi abordado pela equipe de plantão daquele posto de fiscalização. Após a abordagem foi encontrado em uma mala de viagem da passageira, Antônia Joelma da Silva, empregada doméstica, 32 anos, residente na cidade de Assu, 16 tabletes de maconha prensada, pesando cerca de 16Kg, embrulhados  em um saco para lixo preto. A passageira havia partido de Mossoró e ao chegar em Parnamirim tomou o táxi que a levaria até João Pessoa/PB.
A ação da PRF ocorreu depois de denúncia anônima à Central de Informações – 191. A ocorrência foi encaminhada à Sede da Polícia Federal em Natal.

Fonte: Assessoria da PRF/RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Militar prendeu dois parelhenses acusados de tentativa de homicidio em Jardim do Seridó



Foram presos ainda na noite de ontem, pelo Grupo Tático Operacional de Parelhas/RN, com o apoio do GTO de Jardim do Seridó/RN, os cidadãos acusados de atingir a bala dois jovens jardinenses na noite de ontem.

Os acusados foram identificados por José Adriano dos Santos (25 anos) e Bento Bezerra de Lima (27 anos). O primeiro foi reconhecido por uma das vítimas, por ter sido responsável pela condução do veículo na prática do delito, enquanto que o outro foi apontado como o responsável pelos disparos. 

A motocicleta apreendida e que foi utilizada pelos malévolos, também apresenta-se adulterada, pois, a placa era para conter a tarjeta de Recife/PE e consta Tangará/RN. 

Os acusados foram conduzidos para a delegacia de polícia de Currais Novos onde, foram autuados por disparos em via pública e lesão corporal e ficaram a disposição da justiça na cela 02 da delegacia de polícia de Jardim do Seridó/RN.

Fonte: PM Jardim do Seridó/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Ambiental flagra campeonato de briga de galo e apreende 32 animais em Ceará Mirim



A organização das brigas de galos surpreendeu até mesmo a polícia. Neste domingo (10), a Companhia de Polícia Ambiental foi acionada para diligências em um possível ponto de rinha de galo e acabou descobrindo um local onde era realizado um campeonato, inclusive com arquibancadas. 

A ação foi realizada após o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) receber uma denúncia anônima dando conta de uma casa no centro de Ceará-Mirim, onde estavam sendo realizadas as brigas de galo. A partir daí, a Companhia Ambiental foi até a residência e constatou a denúncia. 

No momento da abordagem, aproximadamente 60 pessoas estavam no interior da casa, que era equipada com arquibancadas, rinha e mais de 40 estufas para criação de galos de brigas. Os policiais ambientais apreenderam 32 galos que estavam participando do campeonato. A organização era tão grande que os animais passavam até por pesagem antes das lutas. 

A polícia acredita que os torneios eram frequentes naquela residência, tendo em vista a estrutura encontrada no espaço. O proprietário da casa e organizador do evento, identificado como Ionaldo Fagundes de Brito, foi conduzido para a Delegacia de Plantão Zona Norte, onde foi autuado pelo crime de maus tratos.

Fonte: Daniel Morais/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-patrulheiro da PRF morre em acidente no Sertão da Paraíba


 

Por volta das 16h deste domingo (10), o itaporanguense e ex-patrulheiro da Policia Rodoviária Federal, Antonio de Sousa Diniz de aproximadamente 65 anos, dirigia-se em sentido Boa Ventura/Itaporanga, quando perdeu o controle do seu veiculo modelo Celta de cor prata e capotou por diversas vezes.

Antonio de Sousa que morreu na hora, foi arremessado para fora do veiculo cerca de 10 metros de distancia de onde o carro parou. Conforme testemunhas, a vítima estava sob efeitos do álcool, onde freqüentemente visitava a cidade de Boa Ventura e juntos com seus amigos bebiam por todos os bares da cidade.

De acordo com a Policia Militar, ao chegar ao local, a vitima ainda respirava e logo em seguida veio a óbito. Uma equipe do SAMU modelo USA deslocou-se até o local, mas nada puderam fazer.

O medico do SAMU da cidade de Itaporanga informou a redação do DiamanteOnline, que este já é o terceiro caso com vítima fatal em menos de 24 horas no Vale do Piancó.

Fonte: Diamante Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Micro ônibus foi assaltado na imediações do complexo religioso em Santa Cruz/RN


Micro Ônibus em frente a DP Civil - Foto: André Fotos


No início da noite de ontem, domingo (10) um Micro ônibus da empresa Juca Tour que fazia uma excursão com turistas de Natal no complexo religioso de Santa Rita de Cássia em Santa cruz/RN foi alvo de bandidos que fizeram um arrastão roubando todos os passageiros, o ônibus estava fazendo o retorno no local para seguir viajem para Natal quando foi abordado por cerca de quatro bandidos armados que fizeram o assalto dentro do ônibus levando todos pertences dos passageiros.

Foram levados objetos como celulares entre outros objetos pessoais e dinheiro, segundo informações a que o blog O PARALELO teve acesso, uma criança atravessou na frente do micro onibus fazendo com que o motorista fizesse uma parada brusca, foi daí que os assaltantes apareceram e fizeram o rapa. 

Ultimamente são costantes os pequenos furtos e delitos que ocorrem contra turistas e romeiros que visitam o complexo turístico e religioso de Santa Rita de Cássia. Após esse assalto policias fizeram várias diligências no sentido de prender os assaltantes mas ambos fugiram com destino ignorado até o momento.

Fonte: O Paralelo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cidade News lança uma nova enquete nesta segunda-feira


Os itauenses pediram, o Cidade News atendeu. A enquete “A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS” foi um sucesso. A comunidade itauense se mobilizou e no clique do mouse não calaram sua voz, mas não foi só no mundo virtual que a nossa enquete deu o que falar.

A comunidade itauense também aderiu ao movimento virtual e o tornou em mundo real, a prova disso é que agora o último final de semana o povo só fala que o Prefeito Edson Melo vai declarar apoio a Ciro Bezerra e a Zé Filho, não melo, mais o Zé Filho Praxedes. Olha gente, é apenas boato do povo itauense, após esse anúncio não vão sair dizendo que foi eu que disse, são apenas boatos. Ainda não sabemos quem o Prefeito apoiará e nem quando, o ideal mesmo é esperar pra ver.

GOVERAR: O que é?

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), declarou à imprensa ao final da cerimônia de diplomação dos eleitos, realizada em 17 de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, que “governar é igual uma corrida de revezamento que a gente vai cumprindo tarefas”.

Realmente governar é assumir o bastão, como uma corrida de revezamento. A vida continua, a luta continua, a corrida continua. Assim deve pensar os governantes. Trabalhar para a função a qual foi eleito, buscando fazer o melhor para sua comunidade.

Corrigir o que tem que ser corrigido, aprimorar e colocar em ação as suas novas metas, visando sempre o bem comum.

Diferente daqueles que assumem um cargo público e querem apenas ficar fazendo comparações, ou de outros que ficam governando com a cabeça no passado, preocupados em apagar o trabalho realizado pelo seu antecessor.

Quem vive do passado, acaba deixando de enxergar o que tem que ser feito no presente e compromete o que poderia ficar melhor no futuro.

Que os administradores, dos Estados e Municípios, ouçam e interpretem o recado oferecido pelo governador Alckmin e passem a trabalhar visando um melhor resultado, mas sempre voltado para frente, como um atleta numa corrida de revezamento, nunca como um político ultrapassado, que faz da perseguição a sua marca administrativa.

Sendo assim, a pedido de muitos itauenses o Programa Cidade News juntamente com o Blog Cidade News Itaú, estamos lançando uma nova enquete, agora a pedido do povo de Itaú que querem saber: “Qual desses cidadãos que em hipótese alguma você não gostaria de ver governando o município de Itaú-RN?” Airanildes Brasil; Ciro Bezerra; Edson Melo; Mayane Melo; Neuremberg Fernandes; Reykson Brasil; Sandra Praxedes ou Zé Filho Melo. A partir de agora a nossa enquete está no ar, visite o nosso blog www.cidadenewsitau.blogspot.com e comece a participar da nossa enquete. Estaremos aqui na sexta-feira 15 divulgando o resultado.

Qual desses cidadãos que em hipótese alguma você não gostaria de ver governando o município de Itaú-RN?



Airanildes Brasil

Ciro Bezerra

Edson Melo
Mayane Melo
Neuremberg Fernandes
Reykson Brasil
Sandra Praxedes 
Zé Filho Melo


Término: Quinta-feira às 11:59 (14/06/2012)

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

ITAÚ: I Arraia da Botija resgata festejos juninos no município de Itaú



Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas Juninas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Como 139 municípios do RN declaram situação de emergência devido a seca, os festejos juninos do município e cidades circunvizinhas foram cancelados por orientação do Ministério Público.

Diferente das quadrilhas de antigamente as de hoje, trazem um brilho que encanta os olhos de quem veem, com temas estilizados, as quadrilhas se tornarão grandes competições, onde disputam entre si, quem leva alegria, criatividade, tecnologia e acima de tudo agilidade na dança.

Mas não foi nesse intuito que foi criado o I Arraia da Botija, que foi realizado ontem (domingo) 10 junho, arrastando vários populares de suas casas para este momento festivo de alegria e descontração. Idealizado por Cristina Quedima e á empresária Rosivânia Oliveira, popularmente conhecida por Rosa. A ideia do nome, surgiu da organizadora do evento Cristina Quedima que com o apoio da empresária Rosa, resgataram a cultura nordestina para os dias atuais, onde os participantes puderam relembrar as quadrilhas de antigamente, denominada “MATUTAS”.


Apesar de ser de conhecimento de todos, os passes, as formas de se vestir, o evento fez do domingo, momento de descontração e lazer para o povo itauense. Foi um evento liberado ao público e com participação e apoio total da comunidade e da Prefeitura local. Segundo as organizadoras do evento, tudo surgiu a partir de um momento de descontração.

Em um momento de lazer Cristina Quedima lançou a proposta a um velho “anfitrião” do esporte junino, o Eugênio, conhecido por Geninho, que de imediato topou o desafio. A ideia de acordo com Quedima era um projeto de organizar um arraia; com a participação dos funcionários das casas lotéricas “A Botija”, amigos e os ex-mensageiros, ideia essa que deu certo. Perguntado pela equipe do Cidade News como foi feita a seleção e escolha dos participantes, a organizadora do evento Cristina Quedima nos informou que se reuniu com Eugênio e fizeram uma seleção, que os mesmos acharam boa, onde todos cooperaram, esforçando-se participando dos ensaios e dando o melhor de si para o sucesso desse evento.

Os participantes da quadrilha foi o que mais chamou atenção, desde celebridades locais, até personagem de TV compareceram no I Arraia da Botija. Uma delas foi a Emília, boneca de pano do sítio do Pica pau Amarelo, interpretada por Gidélia, que alegrou a quadrilha, sem falar em um casal de bêbedos interpretados por Junior Bento e Mirla, Lampião e Maria Bonita, interpretados por Fernando e Sonária, que também trouxeram alegria e irreverência ao arraia. Celebridades locais como o cabeleireiro Alex Magnos, futuros pré-candidatos ao cargo de Prefeito do Município de Itaú como Mayane Melo e Ciro Bezerra, que também falaram da importância de estarem participando desse evento. Ouçam:







Todos enfatizaram a importância de poder estar revivendo momentos da adolescência, onde puderam se remeter ao passado, além do valor cultural para o município e Itaú-RN.

A patrocinadora do Evento, ao ser questionada se o evento se repetiria nos próximos anos, foi enfática em dizer que “a princípio foi uma ideia que surgiu e no próximo ano vai ver a possibilidade de dar continuidade, porque tudo foi feito de última hora” disse, lembrando que a mesma ficou muito satisfeita com o resultado do evento, inclusive o apoio da população itauense em se tratando da participação “Eu achei que foi bom porque envolveu várias pessoas amigas, funcionários e familiares”. Mas, para os componentes da quadrilha, é que no próximo ano o evento seja de maiores proporções, visto que, o resgate da cultura de Itaú foi algo que os deixaram muito felizes.

Fica aqui os nossos agradecimentos aos organizadores do evento por nos conceder essa pequena entrevista e desde já Parabenizamos a equipe “A Botija” pela realização desse evento, nas pessoas de Rosa e Quedima. Parabéns a todos pelo bonito trabalho.












Veja mais fotos dessa bonita festa no nosso álbum

Arlindo Maia da redação do Cidade News
Fotos: Cristina Quedima
Leia Mais ››

Jovens foram vítimas de tentativa de homicídio em Jardim do Seridó




Dois jovens foram vítimas de tentativa de homicídio na noite deste domingo (10), centro da cidade. Informações repassadas a nossa reportagem, dois adolescentes de Parelhas chegaram a um bar localizado no canal, sacaram uma arma e começaram a atirar ferindo os dois jovens de Jardim do Seridó.
A vítima RUGÉRIO RAFAEL AZEVEDO DOS SANTOS, CONHECIDO COMO TRUTE, 21 ANOS, residente no bairro Cohab, contou que quando acabava de chegar no canal com a jovem, ouviu os disparos e tentou fugir sendo atingido na coxa esquerda, um outro disparo atingiu a jovem na perna direita, mesmo feridos correram com direção ao bairro Alto Baixo, sendo socorridos por um moto-taxi que passava na rua.
As vítimas deram entrada na urgência do hospital Dr. Ruy Mariz sendo atendidas pelo médico plantonista Dr. Irami. Como as balas ficaram alojadas na coxa de Rugério e na perna da adolescente, foram transferidos para Currais Novos onde se submeteram a cirurgia para retirada dos projéteis.
Os dois jovens estavam participando de uma festa no Clube 27 de março, e segundo Rugério houve um principio de confusão com um rapaz na saída da festa, o motivo para discussão foi o carrinho do bloco Largados quando estavam saindo da festa uma ferramenta do carrinho atingiu o capu do veículo, o proprietário percebendo começou uma discussão com os jovens do bloco precisando a polícia militar acalmar as partes. Depois, segundo Rugério, o proprietário do veículo foi embora.
Os jovens seguiram para o canal onde na chegada foram surpreendidos por dois adolescentes, possivelmente menores e da cidade de Parelhas. Rugério contou que os jovens estavam de cara limpa e que não conhece os dois acusados.
A polícia realiza diligencias a procura dos acusados. Qualquer informação, Telefones: (84) 9699-8838 / (84) 9699-8839 / (84) 3472-2601. 

Fonte: Seridó 190/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POR CÍUMES, HOMEM QUEBRA MESA EM BAR, CORTA A MÃO, ARMA-SE COM UMA FACA E ACABA DETIDO EM SÃO RAFAEL



"O amor é paciente, é benignoo amor não arde em ciúmes" passagem bíblica da carta de Paulo aos Corínthios. 

Momento em que o acusado era atendido no hospital e  o comandante do destacamento- Cabo Albuquerque- foto retirada de celular.
 

Por volta das 17h00min, da tarde de hoje 10/06 a guarnição policial comandada pelo comandante do destacamento policial de São Rafael , Cabo Albuquerque,se encontrava em rondas nas proximidades do bar do Caipira, localizado no Centro da cidade. quando receberam uma denúncia que o cidadão conhecido como Gileno Lopes, 35 anos, residente na rua Tristão de Barros, Centro de São Rafael,possesso de ciúmes,após ver sua companheira dançando com o filho mais velho, no caso enteado de Gileno, teria quebrado uma mesa daquele recinto com um soco e devido não ser um fato muito comum para uso das mãos, suas mãos sofreram alguns cortes.A polícia militar compareceu até o local e com o acusado foi encontrada uma faca de aproximadamente 15cm. A guarnição o conduziu até o hospital para tratar os ferimentos e logo após até a Delegacia de Polícia para os devidos procedimentos.
O acusado relatou aos policiais que andava com a faca para se proteger do ex marido de sua companheira. 

Fonte: PM São Rafael/Cidade News Itaú

Leia Mais ››

Policia Rodoviária Federal divulga balanço de ocorrências do final de semana

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/J/D/AU/AZT0W1/bigPhoto_0.jpg
Ainda que tenha diminuído a quantidade de acidentes nas rodovias federais que cortam o RN, durante o feriadão de Corpus Christi deste ano, segundo estatística apresentada pela Polícia Rodoviária Federal, dobraram o número de mortos em acidentes de trânsitos. Este ano foram duas contra apenas uma em 2011.

Durante os cinco dias de operação, a PRF intensificou a fiscalização aos condutores embriagados e aos de motocicletas. Ao todo foram realizados 198 testes com bafômetros e 25 motoristas foram autuados. Desses, 7 foram presos por crime de trânsito.

E mesmo com as fortes chuvas no litoral, o número de acidentes com feridos diminuiu quase que pela metade. No ano passado foram 42 feridos, enquanto que neste ano foram apenas 25.

Ontem (10), no último dia da operação Corpus Christi, a PRF apreendeu 16 Kg de maconha durante revista a um táxi, no posto de fiscalização de São José do Mipibú.A droga foi encontrada envolta em um saco de lixo, dentro da mala de viagem da doméstica Antônia Joelma da Silva, de 32 anos, após denúncia anônima.

Fonte: Portal No Minuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››