segunda-feira, abril 16, 2018

82º Homicidio em Mossoró 2018: Homens invadem casa e executam jovem a tiros no Bairro Belo Horizonte

ImagemA violência letal vem crescendo a cada dia em Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, localizada na região Oeste do estado.

Por volta das 13h15min desta segunda feira, 16 de abril de 2018, a cidade registrou mais um crime de homicídio com características de execução.

Um jovem, identificado como, Lucas Vinicius de Lima Menezes, 19 anos de idade, estavava na casa de familiares, localizada na Rua Manoel Hermelino dos Santos, no Bairro Belo Horizonte, quando foi surpreendido por cerca de três homens, que chegaram de motos, invadiram a residência e usando Pistolas executaram o jovem.

Informações que circularam no local do crime, através de testemunhas, eram de que um dos familiares do jovem que estava no interior da casa ainda tentou impedír a execução do mesmo, implorando aos atiradores, mas mesmo assim eles executaram o jovem.

De acordo com o perito criminal Renildo Marcelino, a vítima sofreu pelo menos 7 tiros de pistola, a maioria na cabeça e quando a mesma já estava caída ao chão.

O delegado da Divisão de Homicídios, Drr. Rafael Arraes, que esteve no local, fazendo os primeiros levantamentos do crime, informou, que Lucas Vinícius, não morava na casa onde foi assassinado. De acordo com o delegado, ele foi a residência de familiares, para de lá ir até o INSS se submeter a uma perícia médica.

O jovem  segundo Arraes, havia sofrido um atentado a bala a cerca de dois meses atrás e entraria em processo de benefício social junto ao INSS.

A Polícia Militar, isolou o local do crime e após a chegada da perícia criminal e da equipe da DHPP, os procedimentos foram realizados e o corpo removido para a sede do ITEP onde será necropsiado e depois liberado para sepultamento.

O delegado Rafael Arraes da Divisão de Homicídios disse que até o momento não há uma linha de investigação para o caso, mas que após ouvir familiares e testemunhas, vai dar início as investigações. Este foi o 82º homicídio registrado em Mossoró, neste ano de 2018.

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Após chuvas, cinco municípios devem sair do colapso no abastecimento de água


As últimas chuvas trouxeram esperança para o homem do campo e para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A empresa trabalha para nos próximos dias retomar o abastecimento de água em cinco municípios, reduzindo para dez o número de cidades em colapso.

Na região Alto Oeste, uma das mais afetadas com a crise hídrica, a previsão é de que quatro municípios tenham o fornecimento de água através da Companhia. Na cidade Francisco Dantas a barragem municipal está sangrando, a empresa trabalha neste momento em ajuste do Sistema de Abastecimento para poder regularizar a distribuição. Já nas cidades de Marcelino Vieira, Paraná e Tenente Ananias a Caern está analisando a qualidade da água para voltar a abastecer em aproximadamente 15 dias. Com a ativação dos quatro sistemas será beneficiada uma população de aproximadamente 26 mil pessoas.

Jardim do Seridó, com uma população de cerca de 13 mil habitantes, também está passando por uma avaliação dos mananciais disponíveis. A Companhia está verificando a qualidade da água do Açude Zangalheras e de Passagem das Traíras. Ainda na região Seridó, a Caern está trabalhando para abastecer a cidade de Cerro Corá através do Açude Pinga.

Já em relação aos rodízios de abastecimento, dois municípios da região agreste deixaram de integrar a lista. O fornecimento de água está acontecendo de forma regular nas cidades de Espírito Santo e Jundiá. Nas outras 82 cidades, que estão com a distribuição de água em rodízio, permanece com a programação inalterada.

A Caern alerta, no entanto, que as boas notícias de chuvas e retomada no abastecimento não devem diminuir a necessidade de se manter o uso consciente da água. É preciso que a população esteja atenta para o hábito de evitar o desperdício, para que possa contar com maior segurança no fornecimento do produto.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Segurança da prova do Enem é a principal preocupação do MEC, diz ministro


O ministro da Educação, Rossieli Soares, garantiu hoje (16) que a principal preocupação do governo federal em relação à realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é para com a segurança e o sigilo das provas.

Soares lembrou que este ano o formato de Enem terá poucas mudanças, com as provas sendo realizadas em dois finais de semana para dar maior tranquilidade aos alunos.

De acordo com o ministro, a preocupação maior é com a segurança. “O sigilo da prova, no caso do Enem, é muito importante. Nós temos acompanhamento de várias instituições, temos apoio da Polícia Federal e vamos nos reunir com a Secretaria de Segurança. Portanto, todos os mecanismos de segurança estão sendo mantidos e, inclusive, sendo ampliados”.

Gestão curta

O ministro disse que na sua gestão o principal será a continuidade das políticas traçadas. “O foco do ministério será a de dar continuidade às políticas que vêm sendo apresentadas, como por exemplo a discussão da Base Nacional Comum do Ensino Médio, já entregue e em discussão no âmbito do Conselho Nacional de Educação; a Base Nacional do Ensino Fundamental e a Educação Infantil aprovado no final do ano e que está em fase de implementação em todos os municípios e estados brasileiros”.

Rossieli Soares defendeu a eficiência nos gastos para com a educação. “Isso precisa ser uma obsessão do país, fazer mais com menos, seja na base, seja no ministério, nas escolas, ou nas secretarias municipais e estaduais. Temos condições de melhorias e nós vamos buscar essa melhora da eficiência”.

Instituto

O ministro da Educação visitou o Instituto Benjamin Constant, instituição federal referência na educação e no tratamento de pessoas com deficiência visual, onde discutiu detalhes de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de cirurgias de catarata.

“Fizemos um grande mutirão com cerca de 200 cirurgias realizadas com a participação do instituto e de outras instituições que apoiaram a iniciativa, e teremos nos próximos dias reuniões para continuar auxiliando a estruturação de cirurgias no instituto”.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

PT, PDT, PSOL e PCdoB dizem que Lula é vítima de ‘perseguição política’


Após uma semana de conversas para ajustar o tom da mensagem, PT, PCdoB, PDT e PSOL divulgaram nesta segunda-feira, 16, uma nota conjunta em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde chamam o encarceramento do petista de “perseguição política”.
Dos partidos do bloco de esquerda, só o PSB, do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, não assina o documento. “O encarceramento apressado e injustificado do ex-presidente Lula, contra o qual não há uma única prova minimamente sólida de culpa, agrava sobremaneira o perigoso e crescente clima de ódio e de instabilidade política que tomou conta do País. A decisão, destituída de fundamentos jurídicos sólidos, configura ato de perseguição política, que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil”, diz a nota.

Passada mais de uma semana da prisão de Lula, PDT, PCdoB e PSOL disputam o eleitorado do petista. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, chegou a ser consultado sobre o documento e fez sugestões de mudanças, mas elas não foram atendidas. A nota diz que a prisão de Lula foi feita “ao arrepio da Constituição Federal” e agride a democracia brasileira e a presunção de inocência.

“A origem das modernas democracias assenta-se justamente nesses princípios básicos, que têm no habeas corpus sua manifestação mais significativa. Assim sendo, a prisão de ex-presidente pode ser interpretada como uma decisão casuística, politicamente motivada, que cria insuportável insegurança jurídica no Brasil”, afirmam os presidentes Carlos Lupi (PDT), Gleisi Hoffmann (PT), Juliano Medeiros (PSOL) e Luciana Santos (PCdoB).

A divulgação da mensagem acontece no momento em que o PDT de Ciro Gomes tenta se aproximar dos petistas após a ausência de seus representantes no ato político em São Bernardo do Campo (SP) que antecedeu a rendição de Lula. Ciro, Lupi e o líder da bancada na Câmara, André Figueiredo (CE), pediram autorização judicial para visitar Lula esta semana na prisão.

Ao defender a libertação de Lula, o texto diz que respeitar a Constituição é respeitar a democracia. “A injusta cassação política-jurídica do líder nas pesquisas de intenção de voto significa aposta irresponsável no quadro de caos e incerteza que prejudica toda a população brasileira. Confiamos, contudo, que as forças democráticas, dentro e fora das instituições, saberão reverter essa funesta decisão e libertar Lula”, afirmam os dirigentes.

Segue a íntegra da nota dos partidos:

“A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feita ao arrepio da Constituição Federal, representa agressão à democracia brasileira e aos tratados internacionais de direitos humanos, os quais consagram, como fundamentos dos regimes democráticos, os princípios da soberania popular, da presunção da inocência e do devido processo legal.

A origem das modernas democracias assenta-se justamente nesses princípios básicos, que têm no habeas corpus sua manifestação mais significativa. Assim sendo, a prisão de ex-presidente pode ser interpretada como uma decisão casuística, politicamente motivada, que cria insuportável insegurança jurídica no Brasil.

O encarceramento apressado e injustificado do ex-presidente Lula, contra o qual não há uma única prova minimamente sólida de culpa, agrava sobremaneira o perigoso e crescente clima de ódio e de instabilidade política que tomou conta do país. A decisão, destituída de fundamentos jurídicos sólidos, configura ato de perseguição política, que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil.

A injusta cassação política-jurídica do líder nas pesquisas de intenção de voto, significa aposta irresponsável no quadro de caos e incerteza que prejudica toda a população brasileira. Confiamos, contudo, que as forças democráticas, dentro e fora das instituições, saberão reverter esse funesta decisão e libertar Lula.

O que fazem hoje com o Lula poderão fazer com qualquer pessoa amanhã. Respeitar a Constituição é respeitar a democracia.

Carlos Lupi Presidente nacional do PDT

Gleisi Hoffmann Presidenta nacional do PT

Juliano Medeiros Presidente nacional do PSOL

Luciana Santos Presidenta nacional do PCdoB”

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Em duas semanas de chuvas, Itans e outros nove reservatórios saem do volume morto

Barragem de Santa Cruz, em Apodi (Foto: Cassinho Morais)
Barragem de Santa Cruz, em Apodi (Foto: Cassinho Morais)

O açude Itans, localizado em Caicó, estava, segundo relatório do dia 2 de abril do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), com 1,227 milhões de metros cúbicos, o que correspondia a 1,50% da sua capacidade total, de 81,750 milhões de m³. Após as chuvas o reservatório já acumula 7,105 milhões de m³, o que em termos percentuais representa 8,69% do volume máximo que consegue acumular. Tal quantidade de água retirou o manancial da situação de volume morto, indicou o Igarn.

Assim como o Itans, outros nove reservatórios monitorados pelo Estado saíram do volume morto, que é o nome que se dá à reserva de água mais profunda das represas. O açude Pau dos Ferros, que já há alguns anos permanecia completamente seco, este ano não somente recebeu águas, como também já saiu do volume morto. Em 2 de abril, o reservatório estava com pouco mais de 31 mil metros cúbicos, ou 0,06% da sua capacidade total, que é de 54,846 milhões de m³. Neste dia 16 de abril o manancial acumula 3.672.587 milhões de metros cúbicos, em termos percentuais 6,70% do seu volume total.

Já o reservatório Flechas, localizado em José da Penha, no dia 2 de abril estava seco. Após as chuvas 2,980 milhões de metros cúbicos, correspondentes a 33% da sua capacidade total, que é de 8,949 milhões de m³. O mesmo ocorreu com o açude de Lucrécia, localizado no município de mesmo nome, que também estava seco. Atualmente ele está com 2,619milhões de m³, ou 10,58% do seu volume total que é de 24,754 milhões de m³. Ambos, estavam secos e, sequer, passaram pela situação de volume morto devido ao abastecimento que tiveram em pouco tempo.

Em termos percentuais, os reservatórios em nível crítico caíram de 63,82% para 27,65%. O açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, é mais um reservatório e atingir 100% de sua capacidade total, que é de 10 milhões de metros cúbicos. Os outros mananciais completamente cheios são Encanto, localizado no município de Encanto, e que possui capacidade total para 5,192 milhões de m³; e Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com capacidade total para 9,604 milhões de metros cúbicos.


Ainda secos

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), quatro estão totalmente secos ou em volume morto. O reservatório de Pilões, no município de mesmo nome, no Oeste Potiguar, segue com completamente vazio, com, segundo monitoramento atualizado do Igarn, 0% de seus quase seis milhões de metros cúbicos de capacidade completos. Outros três açudes estão na mesma situação: o Dourado, em Currais Novos; Japi II, em São José do Campestre; e o Trairi, no município homônimo.

Não totalmente em colapso, mas quase que totalmente secos está um dos maiores reservatórios do estado, o Marechal Dutra, conhecido mais como Gargalheiras, em Acari. Ele está com apenas 22.943 m³ dos 44,4 milhões completos, o que representa apenas 0,05% da capacidade.

Maior manancial do RN, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 406.144.067 milhões de metros cúbicos, em termos percentuais, 16,92% do máximo que consegue acumular, aponta o Igarn.

Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, na região Oeste potiguar (Foto: Bruno Andrade)
Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, na região Oeste potiguar (Foto: Bruno Andrade)

Seca histórica

O RN enfrenta uma seca histórica, com quase seis anos de estiagem severa. Dos 167 municípios potiguares, 153 estão em calamidade por causa da seca. Isso significa 92% do estado. Deste total, 15 cidades estão em colapso no abastecimento, ou seja, sem água nas torneiras.

Em outras 84, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) criou sistemas de rodízio para garantir o mínimo de fornecimento. E os prejuízos, segundo o governo, já passam dos R$ 4 bilhões por causa da redução do rebanho e do plantio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

CNJ não autoriza pagamento de licença-prêmio a juízes do RN

Resultado de imagem para cnj

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não autorizou o pagamento de licenças-prêmio aos magistrados do Poder Judicário potiguar e o TJRN suspendeu o pagamento retroativo à 1996.

Uma portaria da presidência do TJRN, publicada nesta segunda-feira (16), determina o "indeferimento e arquivamento de todos os requerimentos de concessão de licença-prêmio e/ou conversão em pecúnia de períodos de licença-prêmio não usufruídos pelos membros do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte".

De acordo com a portaria, a medida prevalece até o julgamento do recurso extraordinário pelo Supremo Tribunal Federal sobre o direito dos juízes do Poder Judiciário da União à licença-prêmio (ou à indenização por sua não-fruição).

Entenda
Na última quinta-feira (12), o TJ publicou a resolução nº 11/2018, que definia o direito à licença-prêmio aos magistrados do RN retroativa à 1996. A licença-prêmio é um período de três meses de folga remunerada a cada cinco anos trabalhados. O benefício é uma "prêmio por assiduidade".

O estado conta com 247 juízes e desembargadores na ativa e alguns poderiam receber até R$ 360 mil referentes à licença-prêmio retroativa. Os demais servidores do Judiciário já tinham direito à licença.

Em nota, o TJRN informou que a resolução "apenas normatiza requisitos diante dos quais magistrados podem requerer a transformação da licença-prêmio em pecúnia, inclusive quanto ao tempo. A medida observa a legislação estadual vigente e uma situação que carecia de regulamentação. Esse usufruto quando ocorrer, atenderá à norma legal estabelecida".

O TJ ressaltou ainda que o Poder Judiciário está em contenção de gastos e que "o usufruto da pecúnia não integra prioridades ou meta da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte".

Lei de 2017
A licença prêmio é prevista pela Lei Complementar 606/2017, aprovada na Assembleia Legislativa do RN e sancionada pelo governador Robinson Faria (PSD) em dezembro do ano passado. O texto extingue cargos no Poder Judiciário estadual.

No artigo 2, porém, a lei passa a aplicar aos membros da magistratura alguns dos mesmos direitos da Lei Complementar Estadual nº 141 de 1996 - mais especificamente a licença. Essa é a Lei Orgânica e o Estatuto do Ministério Público do Estado, que, desde 1996, prevê licença prêmio aos promotores de procuradores.


A Assembleia Legislativa afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que a decisão de realizar o pagamento de forma retroativa é do próprio TJRN e não do Legislativo.

A resolução do TJRN, na última quinta-feira (12) regulamenta a lei. De acordo com o texto da resolução, o marco temporal é o dia 9 de fevereiro de 1996, porque foi a data de publicação da Lei Complementar Estadual nº 141.

Outros retroativos
Em outubro de 2017, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte pagou cerca de R$ 40 milhões, em valores retroativos de auxílio-moradia, a 22 desembargadores e 195 juízes estaduais. A validade do pagamento de auxílio-moradia ainda aguarda discussão do Supremo Tribunal Federal. Hoje, os magistrados contam com uma decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello que permite o pagamento indisciminado a todos os juízes.

Na época, os valores recebidos pelos magistrados foram divididos em duas folhas suplementares, publicadas separadamente no portal da transparência do TJ. Somando as duas, alguns dos magistrados chegaram a receber mais de R$ 211 mil.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Chuva de meteoros Líridas ocorre até o dia 30 e será mais visível no Norte e Nordeste do Brasil

Foto mostra chuva de meteoros Líridas vista na Turquia em abril de 2014. Na imagem acima, fotógrafo utilizou técnica de longa exposição que reúne, em um mesmo fotograma, o movimento de diferentes objetos vistos em momentos distintos. A fotografia não representa como a chuva de meteoros será vista pelo olho humano neste mês. (Foto: Fatma Selma Kocabas Aydin/Anadolu Agency/AFP/Arquivo)
Foto mostra chuva de meteoros Líridas vista na Turquia em abril de 2014. Na imagem acima, fotógrafo utilizou técnica de longa exposição que reúne, em um mesmo fotograma, o movimento de diferentes objetos vistos em momentos distintos. A fotografia não representa como a chuva de meteoros será vista pelo olho humano neste mês. (Foto: Fatma Selma Kocabas Aydin/Anadolu Agency/AFP/Arquivo)

A chuva de meteoros Líridas, que se originou dos detritos do cometa Thatcher (C/1861 G1), acontece toda segunda quinzena de abril. As atividades, segundo o Instituto Exoss Citizen Science, ocorrem até o dia 30 deste mês, com um pico no próximo domingo (22).

Nesse período mais intenso, serão de 10 a 20 meteoros por hora – uma média de 18 nas últimas passagens. Os observadores do Exoss dizem, no entanto, que essa chuva é mais visível no hemisfério Norte. Por isso, as regiões Norte e Nordeste do Brasil poderão ver melhor o fenômeno.

O melhor horário para observação é após a meia-noite e pouco antes do amanhecer. Fragmentos da Líridas podem penetrar na atmosfera – sem qualquer risco – e provocar um brilho intenso, o que pode parecer com uma "bola de fogo".

O Instituto Exoss Citizen Science é uma organização sem fins lucrativos que busca estudar meteoros e bólidos, suas origens e características. Participam astrônomos e amadores das observações do grupo. Entre os parceiros, estão a Sociedade Americana de Meteoros e a Organização Internacional de Meteoros.

Essas organizações registram esses fenômenos com a ajuda de colaboradores. Segundo uma ferramenta criada pelo instituto, apenas em 2017 foram mais de 26 mil relaros de meteoros. No Brasil, foram 355.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dodge defende prisão após 2ª instância e redução do foro privilegiado para reforçar autoridade do Judiciário

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, durante sessão do Supremo Tribunal Federal na semana passada.  (Foto: Reprodução/TV Justiça)
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, durante sessão do Supremo Tribunal Federal na semana passada. (Foto: Reprodução/TV Justiça)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, voltou a defender nesta segunda-feira (16) a possibilidade de executar pena de prisão após condenação em segunda instância e a redução do foro privilegiado para políticos e autoridades nas cortes superiores.

Durante palestra num congresso na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ela disse que tais medidas reforçam a autoridade dos juízes de primeira instância e dos tribunais de segunda instância.

“Nos acostumamos a um modelo em que a autoridade do juiz e do tribunal de segunda instância era muito fragilizada em um sistema de quatro instâncias. Ficava-se sempre aguardando a resposta de cortes superiores", afirmou a procuradora para uma palestra formada de estudantes de Direito.

"Esse sistema tem restabelecido, o que em qualquer pais é muito importante, a autoridade do Judiciário desde a primeira instância. É um fator que tem sido compreendido pela população como relevante, e acho que é muito essencial. Cada juiz precisa ter a autoridade da sua própria decisão garantida”, disse a procuradora-geral sobre a execução da pena", completou Dodge.

Em 2016, a Procuradoria Geral da República (PGR) defendeu a possibilidade de prender um criminoso após a condenação em segunda instância, tese aprovada no Supremo Tribunal Federal (STF) por maioria de 6 votos a 5. No entanto, recentemente, cresceu a pressão sobre a Corte para rever essa possibilidade.

Defensores da prisão após segunda instância alegam que, de outro modo, réus com condições de pagar bons advogados podem arrastar o processo por meses e até décadas.

Do outro lado, quem é contra esse entendimento afirma que ele fere a Constituição e a presunção de inocência. O caso de maior repercussão recente de um réu preso após condenação em segunda instância é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foro privilegiado
Na palestra, Dodge foi questionada se vê uma tendência em diminuir o alcance do foro privilegiado – no STF, já existem 8 votos a favor de mandar à primeira instância investigações de autoridades não relacionadas ao cargo; o julgamento será retomado no próximo dia 2 de maio.


“Não há qualquer sentido na existência do foro privilegiado”, disse Dodge em resposta a uma pergunta.

Para ela, o foro privilegiado gerou um sistema em que há "apropriação de recursos públicos, corrupção generalizada e enraizada nas nossas estruturas de poder".

“Não só porque define lugar especial para esses réus, mas também porque alimenta a ideia de que o juiz federal, de primeira instância, não tem credibilidade suficiente para julgar essas pessoas. O que temos que fazer é caminhar num modelo oposto”, defendeu a procuradora-geral.

Dodge falou ainda sobre os avanços na lei e na jurisprudência nos últimos anos que permitiram, segundo ela, o sucesso da Operação Lava Jato. Ao final, questionada sobre interferências políticas nas investigações, respondeu que a Constituição de 1988 trouxe garantias aos juízes e procuradores para protegê-los de pressões externas.

“O modo como são recrutados, via concurso baseado no mérito, também imuniza. São mecanismos adotados em países mais democráticos do mundo. Criamos mesmos mecanismos e os adotamos. É preciso assumir com coragem esse papel e exercê-lo de acordo com as garantias que temos. Isso temos conseguido e nos últimos quatro anos o sucesso da lava jato demonstra que podem agir sem medo”, disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Após pedido da PM, manifestantes desocupam triplex atribuído a Lula em Guarujá, SP

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MTST) deixam o edifício 'Solaris' após ocuparem o triplex atribuído ao ex-presidente Lula no Guarujá, no litoral de São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MTST) deixam o edifício 'Solaris' após ocuparem o triplex atribuído ao ex-presidente Lula no Guarujá, no litoral de São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Os cerca de 50 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo, que ocuparam o triplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (16), desocuparam o local após negociação com a Polícia Militar. A ocupação durou cerca de quatro horas.

Segundo informações da Polícia Militar, os manifestantes quebraram o portão do estacionamento e pularam as grades para conseguir forçar sua entrada no Edifício Solaris. Como ocorreram danos ao prédio, será registrado um boletim de ocorrência na Delegacia Sede da cidade. Agora, a PM segue fazendo vistoria no apartamento.

O integrante do MTST Josué Rocha explica que os manifestantes saíram do local por volta do meio-dia e não há mais ninguém em frente ao prédio. "A Polícia Militar deu um prazo para sairmos, senão, poderia ter ação de reintegração e prisão dos manifestantes", conta.

Os manifestantes chegaram ao local por volta das 8h30. "Se o triplex é do Lula, podemos permanecer. Se não é, por que ele está preso?", argumenta Rocha. De acordo com ele, mais de 50 pessoas permaneceram dentro do triplex, e outros 100 manifestantes estavam em frente ao prédio.

O grupo estendeu faixas com as mensagens "Povo Sem Medo", "Se é do Lula, é nosso" e "Se não é, por que prendeu?", na sacada do triplex. "Queremos provocar essa discussão. Eles não têm provas de que o triplex é do Lula, não há nenhuma prova da propriedade, a condenação é uma farsa", conta o manifestante.

Rocha ainda explica que a entrada no triplex foi pacífica, sem nenhum registro de violência. Segundo informações da Polícia Militar, viaturas foram encaminhadas ao local logo no início do protesto para acompanhamento. A PM confirmou que a manifestação estava ocorrendo de forma pacífica.

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, participou desde cedo da manifestação no apartamento triplex. Ele anunciou o lançamento da sua pré-candidatura no dia 10 de março, em São Paulo.

O protesto foi realizado nove dias após Lula se entregar para a Polícia Federal em São Bernardo do Campo e ser encaminhado para Curitiba. Ele está preso desde o último dia 7, após permanecer por dois dias na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O caso triplex causou a condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

Manifestantes do MTST permaneceram em frente ao triplex, em Guarujpa, até meio-dia (Foto: Solange Freitas/G1)
Manifestantes do MTST permaneceram em frente ao triplex, em Guarujpa, até meio-dia (Foto: Solange Freitas/G1)

Triplex Guarujá
Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro após o magistrado entender que a construtora OAS pagou R$ 2,2 milhões em propina a Lula por meio da entrega do triplex e reformas no imóvel. O recurso foi analisado por três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, nesta quarta-feira, e Lula acabou condenado em segunda instância por três votos a zero. Os desembargadores ainda aumentaram a pena para 12 anos e um mês de prisão.

A Justiça Estadual de São Paulo ainda decidiu bloquear o apartamento triplex, que é investigado pela Operação Lava Jato. O leilão será realizado nos dias 15 e 22 de maio e os lances podem ser feitos pela internet.

Manifestantes do MTST e Frente do Povo estenderam faixas no triplex atribuído a Lula em Guarujá (Foto: G1 Santos)
Manifestantes do MTST e Frente do Povo estenderam faixas no triplex atribuído a Lula em Guarujá (Foto: G1 Santos)

MTST e Frente do Povo ocuparam triplex atribuído a Lula, em Guarujá (Foto: Arquivo Pessoal)
MTST e Frente do Povo ocuparam triplex atribuído a Lula, em Guarujá (Foto: Arquivo Pessoal)

Manifestantes do MTST ocuparam o interior do triplex da Praia das Astúrias, em Guarujá (Foto: Divulgação/MTST)
Manifestantes do MTST ocuparam o interior do triplex da Praia das Astúrias, em Guarujá (Foto: Divulgação/MTST)

MTST  espalhou bandeiras no interior do triplex, em Guarujá (Foto: Divulgação/MTST)
MTST espalhou bandeiras no interior do triplex, em Guarujá (Foto: Divulgação/MTST)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem é preso duas vezes em menos de seis horas no Recife

Suspeito foi levado à Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Suspeito foi levado à Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Em menos de seis horas, um homem foi preso duas vezes, no bairro do Jordão Baixo, na Zona Sul do Recife, no domingo (15). De acordo com a Polícia Civil, Lindemberg Anderson Vieira Santos, de 21 anos, foi encaminhado à Delegacia de Boa Viagem nas duas ocorrências, também na Zona Sul da capital.

O jovem foi preso pela primeira vez às 16h40, quando foi detido por porte ilegal de arma de fogo. De acordo com a polícia, ele foi autuado em flagrante, mas pagou fiança e foi liberado.

Posteriormente, às 21h45, o homem voltou à delegacia, desta vez porque conseguiu uma segunda arma, com munições de uso restrito, e estaria disparando contra outra pessoa. Como o crime de disparo de arma de fogo é inafiançável, Lindemberg, desta vez, continuou sob custódia da polícia.

Ainda segundo a Polícia Civil, após a prisão, o jovem passa por audiência de custódia, para decidir de que forma responde ao processo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem atacado por tubarão no Grande Recife corre risco de morrer, afirma médico

Homem foi atacado por tubarão na Praia de Piedade, no Grande Recife (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Homem foi atacado por tubarão na Praia de Piedade, no Grande Recife (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A equipe médica do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, afirmou que o potiguar Pablo Diego Inácio de Melo, atacado por um tubarão no domingo (15), apresentou estabilidade no quadro de saúde, mas ainda corre o risco de morrer. Segundo a mãe, a aposentada Darlene Inácio de Melo, ela ainda não pode ver o filho, pelo risco de uma piora no estado de saúde.

"Ele está mais estável do que ontem, mas ainda é um paciente muito grave em virtude das lesões apresentadas pelo trauma. Ele corre o risco de morte, mas está tendo todos os cuidados necessário e possíveis. A primeira etapa é o controle do sangramento e, depois, lidamos com a possível infecção", detalha o diretor geral do HR, Miguel Arcanjo.

Pablo Diego teve a perna direita amputada e passou por um processo de revascularização nos dois braços no domingo (15), logo após o ataque. De acordo com o diretor geral do HR, a principal preocupação da equipe médica é estabilizar o paciente, antes mesmo de conter possíveis infecções.

“Ele perdeu muito sangue e chegou a ter uma parada cardíaca. Foi operado pela traumatologia e cirurgia vascular, e teve que ter a perna amputada a nível de joelho. O paciente está em estado grave e respirando com a ajuda de máscara, mas não está entubado. Estamos monitorando minuciosamente, para controlar quaisquer problemas que possam ocorrer nos procedimentos que já foram realizados”, disse o médico.

Ainda segundo a equipe médica do HR, o homem chegou a chamar pela mãe, que do Rio Grande do Norte ao Recife para acompanhar o filho após o ataque. Pablo tem cinco filhos e chegou em janeiro a Pernambuco, para trabalhar num projeto.

"Ele sempre gostou muito de praia e de mergulhar", conta a mãe
“A última vez que nos falamos foi cinco dias antes do acidente. Ele sempre gostou muito de praia e de mergulhar. Quando veio para cá, ele me disse que a praia de Jaboatão era muito perigosa, que tinha placas explicando os riscos e tudo. Eu pedi que ele tivesse cuidado. Não sei o que levou ele a ir à praia, mesmo sabendo do risco”, disse Darlene. (Veja vídeo acima)

Presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), o capitão Leodilson Bastos informou que a perna amputada pode ajudar a definir qual a espécie do tubarão que atacou Pablo Diego.

"Sabemos que nosso litoral tem espécies potencialmente agressivas, mas, com as informações que temos, ainda não conseguimos definir qual foi a espécie do animal. Submetemos as partes lesionadas a análise dos médicos do Instituto de Medicina Legal, acompanhados de pesquisadores da URFPE, e, com base nos dados, conseguiremos identificar, aproximadamente, de qual espécie se trata", disse Leodilson.

Mais cedo, um amigo de Pablo Diego também havia afirmado que o potiguar conhecia os riscos de nadar no local onde ocorreu o incidente.

Grande Recife recebeu em 2016 novas placas de alerta sobre ataques de tubarão (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Grande Recife recebeu em 2016 novas placas de alerta sobre ataques de tubarão (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça volta a negar liberação de Scarpa e dá prazo para Flu e meia se manifestarem

Momento em que Gustavo Scarpa deixa o prédio do TRT-RJ (Foto: Felipe Siqueira)
Momento em que Gustavo Scarpa deixa o prédio do TRT-RJ (Foto: Felipe Siqueira)

Não foi dessa vez que houve solução no imbróglio entre Gustavo Scarpa e Fluminense. Em audiência na manhã desta segunda-feira, no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), a juíza Dalva Macedo concedeu 10 dias úteis para as partes apresentarem as razões finais no processo. Após o prazo determinado, a magistrada, titular da 70ª Vara do Trabalho do Rio, analisará as manifestações apresentadas e dará a sentença.

Além disso, negou um pedido dos advogados do atleta para que reconsiderasse sua decisão de janeiro, quando não concedeu a liberação antecipada do atleta do clube carioca enquanto o processo estivesse em andamento. Desta forma, Scarpa segue vinculado ao Fluminense, e impedido de atuar pelo Palmeiras. A parte que perder o caso na 1ª instância poderá recorrer.

Gustavo Scarpa esteve presente na audiência, que durou cerca de 50 minutos e correu em segredo de justiça a pedido de seus advogados - por isso não teve acesso à imprensa permitido. O atleta e seus advogados preferiram não dar declarações na saída. No entanto, confirmaram que não irão tentar outro mandado de segurança até a sentença final da juíza.

Já o advogado que representava o Fluminense, Rui Meier, conversou com a imprensa. Perguntado se estava confiante em um desfecho favorável ao Tricolor, ele revelou que o clube chegou a conversar com o staff do atleta, empresariado pela OTB, em busca de um acordo:

- Sempre. Tudo depende das partes e conciliarem. O Fluminense conversou com o atleta e seus representantes na semana passada, mas não chegamos a um acordo. Tudo é questão de conciliar. O vínculo dele, hoje, é com o Fluminense. Mas ele optou por não se reapresentar ao trabalho, o que é uma faculdade legal dele, então é por isso que ele não está jogando - explicou o advogado Rui Meier.

Advogado Rui Meier, que representa o Fluminense no caso Scarpa (Foto: Felipe Siqueira)
Advogado Rui Meier, que representa o Fluminense no caso Scarpa (Foto: Felipe Siqueira)

Entenda o caso

O processo movido por Scarpa contra o Flu tem valor de R$ 9,282 milhões e se baseia em atraso no pagamento de salários, direitos de imagem e FGTS. Tudo começou em 22 de dezembro do ano passado, quando o atleta ingressou com a reclamatória, solicitando a rescisão imediata de seu vínculo com o Tricolor.

No dia 12 de janeiro, a juíza Dalva Macedo negou o pedido de liberação antecipada enquanto o processo estivesse em andamento e marcou uma audiência para ouvir ambas as partes. Um dia depois, porém, o atleta entrou com um mandado de segurança em segunda instância e conseguiu se desvinvular do time carioca. Foi anunciado pelo Verdão em 15 de janeiro. A liminar, porém, foi cassada pelo TRT em 15 de março e referendada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) posteriormente.

Enqaunto seu futuro não é definido, Scarpa está mantendo a forma física em uma academia em Hortolândia, interior de São Paulo. Nesta segunda-feira, interrompeu os treinos para ir ao Rio de Janeiro comparecer a audiência. Ele disputou oito partidas pelo Palmeiras e marcou dois gols. Não joga desde o dia 11 de março.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Chuva deixa ruas e avenidas alagadas em São Luís

Grande volume de água tomou conta da Avenida Carlos Cunha em São Luís (Foto: João Ricardo/G1)
Grande volume de água tomou conta da Avenida Carlos Cunha em São Luís (Foto: João Ricardo/G1)

A chuva que cai desde a madrugada desta segunda-feira (16) em São Luís já deixou ruas e avenidas completamente alagadas. Na Avenida Colares, no bairro Renascença, a água tomou conta de toda extensão da via dificultando a passagem de veículos e pedestres.

Situação parecida ocorreu na Avenida São Marçal, situada no bairro João Paulo, onde tráfego de veículos ficou paralisado em virtude do grande volume de água que escorreu na avenida que dá acesso a diversos bairros da capital.

Na Avenida Carlos Cunha houve lentidão no trânsito e motoristas enfrentaram grandes filas de engarrafamento.

Aeroporto de São Luís opera por aparelhos


De acordo com a Infraero, o Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado em São Luís está operando por instrumentos, por conta do grande volume de chuva que caiu na manhã desta segunda-feira (16), na capital. Ainda segundo a Infraero, não há registro de atrasos ou cancelamentos.

Chuva no Maranhão

A chuva que vem ocorrendo durante os últimos dias no estado do Maranhão já causou estragos e deixou milhares de pessoas desabrigadas no estado. Atualmente, segundo a Defesa Civil, o número de desabrigados já chega a 2006.

Da manhã de sábado (14) para a manhã de domingo (15), Caxias foi acrescentada na lista de cidades em situação de emergência. O município é a nona cidade a ser incluída na lista, que conta também com Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum.

Casas foram inundadas em Tuntum, após a maior chuva registrada nos últimos 30 anos na região (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Casas foram inundadas em Tuntum, após a maior chuva registrada nos últimos 30 anos na região (Foto: Reprodução/TV Mirante)

No total, são 20 cidades maranhenses afetadas pelas chuvas em todo o estado. São as cidades de: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Caxias, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Bacabal, Imperatriz, São João do Sóter, Tuntum, Codó e Formosa da Serra Negra.

Cheia do Rio Mearim deixa mais de 130 desabrigados em Pedreiras (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Cheia do Rio Mearim deixa mais de 130 desabrigados em Pedreiras (MA). (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Os municípios de São Luís Gonzaga, Rosário, Timbiras, Cantanhede, Nina Rodrigues, Paulino Neves e Araioses atualmente estão em estado de alerta e a Defesa Civil também acompanha a situação.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Mulher é agredida por ladrão após arma falhar 2 vezes durante assalto em parque em Cuiabá

Mulher foi agredida por ladrão após arma falhar 2 vezes durante assalto no Parque Mãe Bonifácia (Foto: TV Centro América)
Mulher foi agredida por ladrão após arma falhar 2 vezes durante assalto no Parque Mãe Bonifácia (Foto: TV Centro América)

Uma mulher foi agredida com coronhadas na cabeça durante um assalto na manhã deste domingo (15) no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A vítima, que pediu para não ser identificada, disse que dois homens a abordaram em uma das trilhas do parque e anunciaram o assalto.

Ela estava na companhia do filho, de 11 anos, e de um amigo dele. Segundo a vítima, um deles estava armado e pegou os objetos de valor dela, como celular, relógio, anel e joias.

A vítima disse que durante todo o assalto ela teve a arma apontada na cabeça. Ela se diz traumatizada e pediu medidas da segurança pública em relação ao parque.

“Fomos por uma trilha onde tem um portão que dá acesso à rua lateral do parque. Dois rapazes vieram e nos assaltaram. Pedi para ele se acalmar porque a todo momento ele apontava a arma”, afirmou.

A mulher disse que ficou nervosa e começou a pedir por socorro. Nessa reação, o assaltante que estava armado tentou atirar contra a cabeça dela. Por duas vezes a arma falhou.

“Ele bateu com o revólver na minha cabeça por várias vezes. Consegui correr até a entrada principal do parque. Ele pegou a chave do meu carro e queria que eu os acompanhasse até o estacionamento”, lembrou.

Outros frequentadores do parque socorreram a vítima e os assaltantes fugiram. Até a manhã desta segunda-feira (16) não havia informação sobre prisão ou identificação deles.

A vítima registrou boletim de ocorrência e passou por exame de corpo de delito. A polícia disse que não tinha informações sobre o caso.

A administração do Parque Mãe Bonifácia disse existem seguranças e também que dois policiais militares de moto fazem a segurança no parque, mas que a área da unidade é grande e só duas pessoas não conseguem cobrir toda a região.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois homens são atacados por tubarões em incidentes separados na Austrália

Resultado de imagem para Dois homens são atacados por tubarões em incidentes separados na Austrália

Duas pessoas foram atacadas por tubarões em um intervalo de poucas horas quando surfavam no mesmo trecho da costa ocidental da Austrália nesta segunda-feira (16), segundo a imprensa local.

Um argentino de 37 anos estava surfando na praia de Cobblestones, em Gracetown, quando foi mordido em ambas as pernas. Surfistas conseguiram socorrê-lo e ele foi levado de helicóptero ao ao Royal Perth Hospital, onde ele está internado em condição estável.

Um segundo homem foi mordido a 2 quilômetros dali, na praia de Lefthanders. Ele foi tratado por paramédicos no local.

A competição de surfe que ocorria em Margaret River foi temporariamente suspensa e depois retomada com medidas de segurança redobradas, como o uso de drones.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Rebelião em presídio de Bragança termina com 8 foragidos e 7 feridos

 Presidiários queimaram colchões e depredaram parte das celas. (Foto: Ascom / Susipe)
Presidiários queimaram colchões e depredaram parte das celas. (Foto: Ascom / Susipe)

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirmou a fuga de 8 após rebelião no Centro de Recuperação Regional de Bragança (CRRB), nordeste do Pará, nesta segunda-feira (16). Sete detentos ficaram feridos e são atendidos na unidade prisional por uma equipe do SAMU, nenhuma morte foi registrada.

Em boletim enviado no fim da manhã, a Susipe informou que a rebelião foi controlada. Uma equipe da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar foi deslocada até Bragança para ajudar nas negociações. A PM encerrou as negociações com os detentos por volta das 10h30, quando ocorreu a invasão tática na unidade prisional.

De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária, os presos se rebelaram devido a superlotação carcerária e demora das audiências com a Justiça. Atualmente, a unidade custodia 315 detentos, mas a capacidade é para 122.

Os detentos se rebelaram por volta das 06h15, durante a entrega do café da manhã, quando começaram a depredar parte das celas do bloco carcerário, além de queimar colchões e subir no telhado da unidade prisional. Um dos presos chegou a ser feito refém por outros detentos, mas foi liberado. Nenhum agente penitenciário foi tomado como refém.

Fugitivos
As buscas aos foragidos são realizadas por equipes da PM. Quem tiver qualquer informação pode fazer uma denúncia anônima pelo 181. O sigilo é garantido. Veja a relação oficial de foragidos:

Alan Monteiro;
Arlindo da Silva;
Claúdio Robson Amorim;
Elton Rodrigues da Silva;
Luan Victor do Rosário Reis;
Rafael Rodrigo Sousa da Silva;
Renan Assunção Mendonça;
Rodrigo da Silva Costa.
Tentativa de fuga
No dia 10 de abril, 21 presos e um agente penitenciário morreram durante uma tentativa de fuga do Centro de Recuperação Penitenciária do Pará III (CRPP III), em Santa Izabel. Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) feito em fevereiro deste ano alertou para o risco de "resgate realizado com apoio externo" no presídio. Em fevereiro, a unidade tinha 52% mais presos do que a capacidade: havia 660 detentos para 432 vagas.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morre em Olinda mestre do maracatu mais antigo do Brasil

Resultado de imagem para Morre em Olinda mestre do maracatu mais antigo do Brasil

O mestre do mais antigo maracatu do Brasil morreu na noite de domingo (15), em Olinda, no Grande Recife. Afonso Gomes de Aguiar Filho, tinha 70 anos, e passou mal em uma festa no Terreiro de São João, comandado por ele, na mesma cidade. Desde 1996, Afonso era a figura principal do Maracatu Leão Coroado, fundado em 1863.

De acordo com Luciano Borges, diretor do Museu do Mamulengo em Olinda, responsável por pesquisas sobre Mestre Afonso, o velório está sendo realizado desde o início da manhã desta segunda-feira (16), no Terreiro de São João, em Águas Compridas. O enterro ocorrerá às 16h30 desta segunda, no cemitério do mesmo bairro.

Luciano Borges informou que Mestre Afonso sofreu um ataque cardíaco, quando participava de uma celebração. Ainda foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Tabajara, em Olinda, onde faleceu. Ele deixou viúva, filhos e netos.

“Ele estava na celebração e, de repente, caiu, por volta das 18h45 de domingo. Foi levado para a UPA, mas não resistiu. Nunca soube de problema de saúde de Mestre Afonso, que não se queixava nem de dor de dente”, declarou o pesquisador.

Para Luciano, a morte de Mestre Afosno é uma preocupação para os estudiosos da cultura popular de Pernambuco. “Ele não deixou nenhum herdeiro natural para comandar o maracatu, que foi fundado antes da libertação dos escravos e nunca parou de desfilar”, observou.

Borges ressalta, no entanto, que vai ficar a memória de uma pessoa que se dedicou a sua cultura e ao seu povo. “Ele morreu fazendo o que mais amava. Estava no terreiro dele, trabalhando com todas as pessoas de quem gostava“, acrescentou.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Estados Unidos registram neve e tornados na primavera

Homem retira neve acumulada entre veículos nesta segunda-feira (16) , em Appleton, Wiscosin (EUA) (Foto: Dan Powers/The Post-Crescent via AP)
Homem retira neve acumulada entre veículos nesta segunda-feira (16) , em Appleton, Wiscosin (EUA) (Foto: Dan Powers/The Post-Crescent via AP)

Os Estados Unidos registraram no domingo (15) baixas temperaturas e precipitação de neve em plena primavera no hemisfério norte. Os tornados no leste do país fizeram companhias aéreas suspenderem voos e milhares de pessoas ficaram sem energia em casa e no trabalho.

No Michigan, onde a precipitação de neve deve chegar a 48 centímetros em algumas áreas, cerca de 310 mil imóveis ficaram sem eletricidade por causa de uma tempestade de gelo, a maioria deles no sudeste do Estado.

Vastas áreas de Detroit também ficaram sem luz, que até a noite de domingo ainda não tinha previsão de restabelecimento, segundo a prestadora de serviço DTE Energy, que está trabalhando para resolver 90 por cento da falta de energia até terça-feira, disse a porta-voz Carly Getz em um comunicado.

O peso do gelo nas linhas de transmissão, somado aos ventos fortes, causou a queda de mais de mil delas em Detroit e no condado de Wayne, relatou a DTE.

O pior da neve se concentrou na parte superior de Great Lakes, e Green Bay, no Wisconsin, teve a segunda pior tempestade de neve de sua história -- acúmulo de 60 centímetros na tarde de domingo, segundo o Serviço Nacional do Clima.

Dois tornados arrancaram árvores e derrubaram casas em Greensboro e Reidsville, na Carolina do Norte, matando um motorista que foi atingido por uma árvore, de acordo com a administração municipal de Greensboro, noticiou a mídia local.

As tempestades se estenderam da Costa do Golfo ao meio-oeste e estão seguindo para o nordeste e a Nova Inglaterra.

Fonte: G1
Leia Mais ››