quinta-feira, junho 21, 2012

Mossoró Cidade Junina será destaque na Globo dia 23


Carlos Costa
Ruas de Mossoró decoradas, mostrando o clima festivo vivenciado pelo município

Neste sábado, 23, o programa São João do Nordeste da Rede Globo exibirá link ao vivo direto da Estação das Artes Elizeu Ventania. O programa será veiculado depois do Zorra Total, sendo transmitido para todas as emissoras da Globo Nordeste.

A expectativa é que Mossoró entre no ar por volta das 22h, quando estará se apresentando no palco a banda Forró do Muído. O São João do Nordeste será comandado pelo jornalista Hugo Esteves e traz os principais festejos juninos da nossa região. Neste ano, o programa homenageia o centenário de nascimento do rei do baião Luiz Gonzaga.

Ainda neste mesmo sábado, o telejornal RNTV primeira edição será apresentado ao vivo do Memorial da Resistência, com matérias especiais sobre o evento destacando os projetos Tapera Cor, Pau de Arara Eletrônico, Festival de Quadrilhas, Feira de comidas e artesanatos e shows na Estação das Artes.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bactérias resistentes a antibióticos matam nos hospitais de Mossoró


Depois de confirmada a contaminação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e da Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) com bactérias altamente resistentes a antibióticos, mais uma unidade hospitalar de Mossoró confirma contaminação, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

A bactéria encontrada no hospital foi a klebsiela, do tipo gran negativo, mesma espécie encontrada nos outros hospitais. 

O diretor do hospital, Diego Dantas, confirma o óbito de um bebê no início da semana, em decorrência de uma infecção provocada pela bactéria.

“Foi encontrada uma bactéria potencialmente patogênica do tipo gran positivo na UTI Neonatal e registrado um óbito de bebê. Estamos vivendo um surto de contaminação inter-hospitalar devido ao grande fluxo de pacientes entre os hospitais”, frisa. 

Para evitar a contaminação de outros pacientes e de outros setores do hospital, Diego Dantas afirma que a unidade está passando por um processo minucioso de desinfecção, durante cerca de sete dias, no qual além de duas desinfecções com o mesmo produto utilizado no HRTM, será feita a cultura de bactérias nas paredes, nos instrumentos e equipamentos e nos próprios profissionais, para saber o que está provocando a contaminação. 

O diretor explica que é necessário fazer a cultura nos profissionais, já que várias pessoas da equipe trabalham tanto no HRTM como na CSDR.

“Queremos garantir segurança total para os pacientes da unidade, porque a população confia no nosso trabalho”, comenta.

Durante o processo de desinfecção da UTI Neonatal, os pacientes da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram transferidos para a CSDR ou receberam alta médica e esta unidade foi adaptada para receber os pacientes da UTI Neonatal.

Para investigar as causas da contaminação inter-hospitalar, uma equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado virá a Mossoró para fazer uma inspeção no Hospital da Mulher, HRTM, CSDR e, possivelmente, no Hospital Wilson Rosado, de acordo com informações repassadas pelo diretor Diego Dantas, que solicitou a ação da Comissão.

Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TJRN retoma pagamento de precatórios


O Tribunal de Justiça do RN retomou nesta quarta-feira (20) o pagamento dos precatórios que estava suspendo desde o mês de janeiro. Seguindo a ordem cronológica, os primeiros a serem pagos foram dois processos do município de Água Nova, na região Oeste do Estado.

De acordo com o juiz responsável pelo setor, Luiz Alberto Dantas o pagamento dos precatórios será feito rotineiramente, observando a ordem cronológica dos processos. “Estamos retomando o pagamento dos precatórios, agora com mais segurança e transparência”, disse o juiz Luiz Alberto.

O magistrado destacou ainda que já estão disponibilizadas no site do TJRN a lista com a ordem cronológica dos pagamentos dos precatórios e RPVs do Estado, bem como suas fundações e autarquias e de todos os demais municípios, inclusive o de Natal. Além disso, todos os despachos referentes aos precatórios e RPVs são publicados diariamente no Diário da Justiça Eletrônico.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Audiência pública reconhece que greve da UERN é justa e legítima



A greve de professores e funcionários da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN é justa e legítima. Essa foi a conclusão a que chegou a audiência pública realizada na tarde desta quinta feira, 21, na Assembleia Legislativa, de acordo com depoimentos de representantes do governo do Estado, professores, dirigentes e estudantes da instituição.

Na audiência, realizada por proposição do deputado Fernando Mineiro-PT foram apresentados dados que indicam que do ano passado para cá já são 155 dias de greve contra apenas 134 de aulas.

De acordo com professores e alunos, a greve atual foi gerada pelo próprio governo que não cumpriu uma proposta elaborada por ele em setembro do ano passado, para o encerramento da greve anterior. “Quem tem obrigação de encontrar uma solução é o governo. A crise não é da UERN é do governo. O nosso desejo é encontrar uma saída, mas está faltando diálogo”, afirmaram.

A audiência pública contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra; deputados estaduais Larissa Rosado e Gustavo Fernandes; Procurador Geral do Estado Miguel Josino; secretário de Administração e dos Recursos Humanos SEARH, Antônio Alber da Nóbrega; Pro Reitor de Planejamento e Finanças da UERN Severino Neto; presidente da Associação de Docentes – ADUERN Flaubert Fernandes Torquato Lopes; presidente do Diretório Central de Estudantes Saulo Spinelly e a presidente do Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos - SINTAUERN Rita de Cássia Vidal. Ao final ficou acertado que na próxima segunda feira vai haver um encontro entre uma representação dos grevistas com o secretário de Administração do Estado. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cidadão é preso após agredir ex-mulher em Riacho de Santana/RN


O cidadão José Célio Vieira de Sousa, conhecido por “Rafael”, 26 anos, foi preso na madrugada desta quinta-feira(21), após agredir com um soco sua ex-companheira,  ambos residentes em Riacho de Santana/RN.

Informações repassadas pelo Cabo Rosano, dão conta que o fato aconteceu por volta de 1:30h de hoje, quando “Rafael” ao ver sua ex-mulher participando de uma festa dançante na cidade de Riacho de Santana, se aproximou da mesma e desferiu um soco atingindo a boca da mesma, causando lesão corporal e quebrando um dente, após a agressão a vítima desmaiou e foi socorrida para o hospital de Pau dos Ferros/RN, o acusado tentou fugir correndo, mas a Polícia com o apoio da guarda municipal iniciaram a perseguição, alcançando e prendendo o acusado.

Ao ser ouvido nos autos “Rafael” disse que estão separados há apenas dois dias e ficou nervoso quando viu sua ex-mulher na festa, pois a mesma tinha prometido a ele que não iria para a tal festa e ficaria em casa cuidando de uma bebê filha do casal.

“Rafael” foi autuado incurso na Lei Maria da Penha e permanecerá preso à disposição da Justiça.

Fonte: Nosso Paraná/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acusado de roubo contra estudantes é detido por populares em Natal


Moradores do conjunto Santa Catarina, na zona Norte de Natal, fizeram o trabalho da polícia e prenderam um jovem acusado de roubo, na manhã desta quinta-feira (21). Um jovem identificado pelo nome de Felipe Silva Souza, de 20 anos, realizou um roubo contra adolescentes que estavam a caminho da escola. 

O crime foi realizado por volta das 9h. O criminoso abordou dois estudantes e tomou aparelhos celulares das vítimas. A partir daí, populares saíram em perseguição ao acusado e conseguiram detê-lo. 

O jovem não estava armado, mas fingia portar um revólver por baixo da camisa. Felipe foi levado por policiais militares para 12º Distrito Policial, no Santarém.

Lá, os policiais civis receberam informações de uma mulher que teria sido vítima de outro assalto no início da manhã. Com isso, a vítima foi até o local e reconheceu o acusado, que roubo um celular e R$ 600 dessa mulher, por volta das 5h. O jovem Felipe Silva acabou sendo autuado por roubo.[

Fonte: Portal B.O/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CANCÃO DO ALTO SÃO FRANCISCO SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ASSU



Movimento em frente ao hospital regional de Assu

Aedson Barreto de Souza, 27 anos vitima 

Detalhes onde o tirou pegou


Na noite de hoje 21 de junho por volta das 18:30hs a pessoa de Aedson Barreto de Souza, 27 anos mais conhecido por Cancão residente na rua Bom Jardim no bairro Alto São Francisco em Assu.
Segundo informações são que a vitima teria sofrido 6 disparos de arma de fogo e apenas 1 o atingiu, neste momento a vitima se encontra no hospital regional de Assu recebendo atendimento médico.
A vitima foi levada a delegacia de polícia para os devidos procedimentos.

Fonte: Focoelho/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policia Ambiental faz aferições em tecelagens da cidade de Jardim de Piranhas



Durante os dias 20 e 21 de Junho as Guarnições da Unidade de Policiamento Ambiental de Caicó, através de Ordem de Operação do seu Comandante, efetuou aferiçoes em tecelagens na vizinha cidade de Jardim de Piranhas por determinação do Ministério Público desta localidade, para que sejam realizados levantamentos sobre possíveis alterações de Ruídos provocados por tecelagem que são abundantes nesta região. 


Vale ressaltar que as níveis permitidos de ruídos estão dispostos na Lei Estadula 6.621/94 (regula os niveis de ruídos e da outras providências) e Lei federal 9.605/98 (lei de crimes Ambientais). Os dados coletados serão entregues ao Ministério Público já na próxima semana. 

Fonte: Blog da Polícia Ambiental/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo de homem é encontrado nas águas do Rio Ivipanim em Areia Branca


Corpo de Elias Oliveira Alves foi encontrado nas águas do Rio Ivipanim


No início da tarde desta quinta-feira (21), o corpo de um homem foi encontrado nas águas por populares que transitavam nas proximidades do Cais Tertuliano Fernandes.
Identificado por populares e parentes que estiveram no local, o corpo que estava nas águas do Rio Ivipanim (Rio Mossoró) é de Elias de Oliveira Alves, idade e profissão não identificadas.
De acordo com informações colhidas no local, o homem avia atravessado o rio com destino a comunidade de Barra, em Grossos e ao retornar, teria morrido afogado. O corpo foi removido do rio e foi colocado sobre um barco que está atracado no cais.
Policiais Militares estão no local aguardando a chegada dos perítos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) que fará os procedimentos de rotina e levarão o corpo para autópsia em Mossoró.
Um grande número de curiosos estiveram no local onde o corpo foi encontrado.

Foto I
Foto II


Fonte: Voz De Areia Branca/Plantão Apodi/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jovens armados assaltaram e efetuaram tiro em farmacia na cidade de Caicó


 Na Foto; Farmácia assaltada no Bairro Paraíba


Mais um assalto a mão armada e desta vez com disparo de arma de fogo foi registrado na tarde desta quinta-feira, por volta de 15h15, na Drogaria Paraíba localizada na Rua Major Cezino, Bairro Paraíba na zona sul da cidade de Caicó/RN. 

De acordo com informações chegadas a nossa reportagem três jovens aparentando ser menores de idade chegaram na farmácia anunciaram o assalto e levaram a quantia de 50,00 reais em dinheiro.

No momento da fuga um dos assaltantes que estava armado com um revólver efetuou um disparo que quebrou o vidro da porta da farmácia. 

A Policia Militar foi acionada e várias guarnições da Rádio Patrulha, GTC,  ROCAM, transito e CIPAM ajudam nas buscas aos criminosos que fugiram em direção ao João XXIII e Soledade.

Na Foto: Policiais nas margens do Rio Barra Nova


Fonte: Eduardo Dantas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Carro de padre capota após colidir em ponte no Sertão da Paraíba



O veículo modelo Prisma teve um pneu estourado e capotou no meio da pista.
O padre Gilberto da Paróquia de Monte Horebe, no Alto Sertão da Paraíba, perdeu o controle do veículo que dirigia e capotou na  na Rodovia PB-400, depois de colidir na lateral da ponte do Sítio Picada dos Andrades, no trecho que une os municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas.

O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (21) e segundo testemuinhas, o veículo saiu se arrastando por cima do meio fio por vários metros e por pouco não caiu no barranco.

Apesar da capotagem, padre Gilberto sofreu apenas um corte na mão e foi levado em outro automóvel até a casa do Padre Nicodemos, em São José de Piranhas, em seguida dirigiu-se até o hospital local para fazer curativo do ferimento. "Padre Gilberto está bem, teve apenas um ferimento na mão", disse Nicodemos.


O veículo, um prisma de cor prata, placas NPY-2633, ficou com os quatro pneus para cima no meio da pista. Moradores da localidade afirmaram que o padre teve sorte e contou com a proteção de Deus por não ter acontecido nada de grave com ele. 

Fonte: Radar Sertanejo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mulher é assassinada a tiros na Grande JP; sobe para 69 número de vítimas apenas em 2012 na PB


O número de mulheres mortas na Paraíba aumentou na tarde desta  quinta-feira (21). O último caso ocorreu por volta das 17h, no bairro Marcos Moura em Santa Rita, região Metropolitana de João Pessoa.

De acordo com o repórter Emerson Machado da Tv Correio, a vítima foi morta com seis tiros disparados por dois homens. Após o crime, os assassinos fugiram em duas bicicletas.

Segundo investigações de policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar, momento antes de ser assassinada, a vítima estava ao telefone, em uma praça localizada à 500 metros da área do crime.

De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, com este caso, sobe para 69 o número de mulheres mortas na Paraíba apenas este ano.

Fonte: É Sertão/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Começam as inscrições para o Pronatec 2012.2



A Secretaria de Estado da Educação iniciou a seleção de alunos para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - Pronatec 2012.2. Neste segundo semestre estão sendo oferecidas 11.675 vagas para cursos profissionalizantes, distribuídas em 16 municípios pólos. São 411 vagas para os cursos técnicos (TEC), com carga horária entre 800 e 1.200 horas, e 11.264 vagas para os cursos de formação inicial e continuada (FIC), com carga horária entre 160 e 360 horas. Podem participar alunos da rede estadual, que estejam cursando Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 5º período.

As inscrições para os cursos técnicos foram iniciadas na última segunda-feira (18) e vão até está sexta-feira (22), nas escolas selecionadas pela Secretaria de Educação, de acordo com as características do curso oferecido e as potencialidades da região onde se encontra a escola. Essas inscrições são realizadas nas diretorias dessas escolas.

Já as inscrições para os cursos de formação inicial e continuada serão abertas neste sábado (23) e vão até o dia 11 de julho, através do site da Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.rn.gov.br. Estão sendo disponibilizadas vagas para qualificação nas mais diversas áreas, em cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI, IFRN e UFRN, através da Escola Agrícola Jundiaí, Escola de Enfermagem e Escola de Música.

Os resultados da 1ª chamada serão divulgados no dia 6 de julho, para os cursos técnicos; e no dia 16 de julho para os cursos de formação inicial e continuada.  Após selecionado, o aluno deve ficar atento ao período de matrícula, que começa no dia 16 de julho. Os alunos que não forem selecionados farão parte de um cadastro de reserva e serão convocados quando existirem vagas.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, o Pronatec é um progrma importante por conseguir  relacionar a formação educacional com a do trabalho, fortalece a escola pública e abre maiores perspectivas de aprendizagem para o estudante. "Além disso, é um passo fundamental para a Escola de Tempo Integral, pois os cursos são oferecidos no contra turno, onde os estudantes que têm suas aulas normais pela manhã, podem participar do Pronatec à tarde ou à noite", ressaltou a secretária.

Em parceria com o governo federal, o governo do Estado deu início ao Pronatec no segundo semestre de 2011, oferecendo 3.200 vagas para os cursos profissionalizantes. No primeiro semestre de 2012, foram abertas outras 5.471 vagas. Neste segundo semestre, com a conclusão da etapa de seleção para as novas 11.675 vagas nos pólos de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó, Currais Novos, Apodi, Assú, Ipanguaçu, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape e Nova Cruz, o governo terá aberto mais de 20 mil vagas em apenas três edições do programa.

Fonte: Governo do RN/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia Rodoviária Federal inicia nesta sexta-feira ‘Operação Festas Juninas’




A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia às 16h desta sexta-feira (22) a ‘Operação Festas Juninas’. O reforço será encerrado à meia noite de 1º de julho.

De acordo com a PRF, a expectativa é de que o maior fluxo de veículos ocorra durante esta sexta (22) e sábado(23) e na volta no dia 1º Julho.

As ações da PRF estarão voltadas para a intensificação da fiscalização da Lei Seca e do excesso de velocidade. Para isso, serão utilizados bafômetros e radares móveis ao longo das rodovias federais do estado.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acusado de matar professora da UEPB tentou se matar e vai se apresentar à polícia


A família do fotografo e publicitário Gilberto Stuckert esta chocada e ainda tenta encontrar uma explicação para o que aconteceu. O pai dele, o também fotografo Gilberto Stuckert, garantiu que o filho não veio de Brasília na intenção de matar a esposa, a professora Briggida Lourenço, de 27 anos, mas se reconciliar com ela já que o casal passava por uma crise.

O fotografo Gilberto Stuckert é acusado de ter matado a companheira, a professora Briggida Lourenço, depois de uma briga entre o casal, fato ocorrido no apartamento dela no Edifício Pétala, no Jardim Cidade Universitária, no conjunto dos Bancários.

O pai dele contou que o filho tinha ido ao apartamento para uma conversa e não sabe o que aconteceu entre eles que resultou na tragédia e confirmou que depois do ocorrido, ele ligou para a mãe dela e disse que “tinha feito uma besteira”.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mãe de Eliza Samudio diz ter recebido carta indicando localização do corpo da ex-modelo


Sônia de Fátima Moura, mãe de Eliza Samudio, segura envelope de carta que, segundo ela, indicaria o local onde está o corpo da filha
Sônia de Fátima Moura, mãe de Eliza Samudio (ex-amante do goleiro Bruno Souza desaparecida desde junho de 2010), afirmou ter recebido uma carta contendo dados sobre a possível localização do corpo da filha. Segundo a carta, ele estaria em um poço artesiano desativado localizado no bairro Planalto, região norte de Belo Horizonte.

O goleiro Bruno Souza e sete réus vão a júri popular, ainda sem data definida, pelo desaparecimento da moça. Sônia disse que a carta, sem discriminação do remetente, foi deixada na recepção de uma emissora de TV localizada na capital mineira, onde ela esteve nesta quarta-feira (20) participando de um programa da emissora.

A mulher demonstrou muita esperança em achar os restos mortais da filha ao afirmar que a carta contém detalhes que especificam a região e o endereço e ainda a orientam como ela deve fazer para chegar ao local. “Ela conta detalhes que me chamaram muito a atenção. Revela o endereço, a localização do poço e ainda como eu devo fazer para chegar lá. Tem todos os pormenores”, disse, sem, no entanto, mostrar o conteúdo da carta.

Sônia Moura recebeu o UOL na casa do advogado José Arteiro Cavalcante, na capital mineira. Cavalcante foi assistente de acusação durante a fase de instrução do processo sobre o desaparecimento de Eliza. O advogado representa a mãe dela em Minas Gerais. Ele afirmou ter recebido anteriormente, sem dizer quem seria a pessoa que repassou, informações sobre a existência desse poço desativado.

Cavalcante informou que vai enviar um ofício à juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, do 1º Tribunal do Júri de Contagem (MG), na intenção de que o local indicado seja alvo de investigação para tentar checar a veracidade da carta. O advogado disse ainda que vai notificar a Polícia Civil mineira sobre o teor da correspondência enviada à cliente. Sônia Moura mostrou ao UOL somente o envelope no qual ela afirma ter recebido a carta.

O delegado Wagner Pinto, chefe do Departamento de Investigações de Minas Gerais(DI), disse que ainda não recebeu nada relativo ao assunto. Segundo ele, se porventura tiver acesso ao conteúdo da carta, a polícia vai checar as informaçãos contidas nela para avaliar a possibilidade de realizar buscas. “Tem que analisar o conteúdo da carta. Ver se realmente tem pontos indicativos de busca. Sem ter a carta para avaliar o conteúdo, não tenho condição de falar nada", disse.

Caixão
Sônia Moura disse que ainda pretende enterrar a filha e disse não ter perdido a esperança de encontrar o corpo da filha. Para tanto, afirmou que já está tudo providenciado para o velório e o enterro.

“Quando os restos mortais da minha filha forem encontrados, for feita uma autopsia para confirmar que é ela, eu já tenho funerária, o caixão e o cemitério onde ela vai ser enterrada. Tem gente que pode pensar que eu estou louca. Mas eu acredito em Deus e ele vai me conceder essa graça e poder enterrá-la com dignidade”, afirmou.

Segundo Sônia, assim sendo, o neto dela, que é filho de Eliza Samudio, teria uma referência. “Eu vou fazer isso para que ele possa saber onde a mãe dele está enterrada. Eu fui pessoalmente semana passada e escolhi o caixão da minha filha”, revelou a mulher, para complementar dizendo que escolheu um cemitério em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde vive com o neto e a família.

Recentemente, a mãe de Eliza recebeu a guarda definitiva do neto, cuja paternidade é atribuída ao goleiro Bruno, da Justiça de Foz do Iguaçu (PR). Luís Carlos Samudio, pai de Eliza, também pleiteava a guarda da criança, mas segundo seu advogado, desistiu da ação. O homem é considerado foragido da Justiça brasileira por conta de processo contra ele por atentado violento ao pudor.

O crime de abuso teria sido cometido contra uma filha dele que, à época do suposto crime, na década de 90, era menor de idade, e que hoje tem 20 anos. Luís Samudio está fora do país e aguarda um julgamento de recurso, informou o seu advogado.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caso amoroso com três irmãs termina em homem preso


Adelar Costa da Silva, 37 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (21), por policiais militares da Rádio Patrulha, no Bairro Presidente, em Cascavel.
De acordo com informações da PM, o homem é acusado de bater em sua ex-mulher e ameaçar seu filho com uma pistola calibre 380.
Ele foi abordado em uma residência, na Rua Mario Katuo Kato. Com ele foi apreendida a arma, no entanto, ele não responde por porte ilegal de arma de fogo porque ele tinha a legalização do porte e estava até com o documento em mãos.
A briga ocorreu porque ele já foi casado com a irmã mais velha de sua ex-mulher por um determinado tempo, e no momento está com um relacionamento amoroso com a outra irmã, uma jovem de 19 anos. O homem se relacionou com as três irmãs.
Segundo Adelar, ele não bateu em sua ex-mulher, seria tudo uma armação de seu filho com ela.
O homem foi detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil e vai responder o processo criminal por ameaça e por agredir a mulher (Lei Maria da Penha).

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pandemia de gripe aviária pode ocorrer a qualquer momento, afirma estudo


O mundo ainda não viu uma forma mortal do vírus da gripe aviária que possa se espalhar facilmente entre humanos e provocar um surto global, mas isso não significa que não vai acontecer, disseram cientistas nesta quinta-feira (21).

Depois de estudarem quinze anos de dados sobre o vírus da gripe aviária na natureza, os pesquisadores disseram que algumas cepas já estavam a meio caminho de adquirir um punhado de mutações necessárias para se transformar em uma forma que poderia provocar uma devastadora pandemia em humanos.

"As mutações remanescentes poderiam evoluir em um único hospedeiro humano, fazendo de um vírus que se desenvolve na natureza uma ameaça potencialmente séria", disse a jornalistas Derek Smith, que liderou a pesquisa da Universidade de Cambridge na Grã-Bretanha.

Atualmente a gripe aviária, ou o H5N1, pode ser transmitido de aves para aves, e de aves para humanos, mas não de humanos para humanos. Quando passa de aves para humanos é geralmente fatal.

Dois estudos anteriores, de pesquisadores nos Estados Unidos e na Europa, descobriram que com apenas cinco mutações o vírus H5N1 pode se tornar transmissível pelo ar entre mamíferos, potencialmente incluindo a transmissão de pessoa a pessoa.

O trabalho deles causou controvérsia porque eles manipularam os vírus no laboratório para produzir novas cepas mutantes.

Até agora os cientistas não estavam certos se essas mesmas mutações poderiam se desenvolver na natureza.

Mas o pesquisador Colin Russell disse que o estudo que fez com Smith, publicado na quinta-feira no periódico Science, mostrava que era possível.

"Vírus que têm duas dessas mutações já são comuns em aves, o que significa que há vírus que teriam que obter apenas três mutações adicionais em um humano para se tornar transmissível pelo ar", ele disse a repórteres.

Até agora, o vírus H5N1, que foi detectado pela primeira vez em Hong Kong em 1997, já infectou dezenas de milhões de patos, gansos, galinhas e outras aves. As pessoas que foram infectadas - até agora houve 606, das quais 357 morreram - o foram, na maior parte, por ter contato próximo com as aves.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

UFC anuncia edição no Rio em outubro, mais uma até o fim do ano e confirma TUF em 2013


Zelaznik (dir), presidente de desenvolvimento internacional do UFC, durante coletiva

Na coletiva do UFC 147 em Belo Horizonte, o presidente do UFC Dana White não esteve presente, já que cumpre agenda do UFC on FX 5 nos Estados Unidos. Com a ausência de Dana, a missão de comandar o evento foi de Marshall Zelaznik, presidente de desenvolvimento internacional do UFC.

Zelaznik anunciou que a próxima edição do UFC no Brasil será no Rio de Janeiro, em outubro, confirmando a informação divulgada por Vitor Belfort anteriormente. O evento deve ser o UFC 153 e deverá marcar o retorno do lutador.

Belfort seria o desafiante de Wanderlei Silva neste final de semana na edição mineira do UFC. Porém, uma fratura na mão atrapalhou os planos da revanche entre os dois lutadores.

O presidente de desenvolvimento do UFC também afirmou que está sendo planejada outra edição do evento no final deste ano, ainda sem data e local definido.

"O próximo evento que vamos fazer no Brasil deverá ser no Rio, em outubro. Estamos planejando outro mais próximo do fim do ano", afirmou Marshall. "Queremos levar o UFC para todas as partes do Brasil", completou, sem confirmar o possível local do segundo evento. 

A segunda edição do reality show The Ultimate Fighter Brasil também foi confirmada por Marshall: "Não sabemos quem serão os treinadores, mas vamos começar a gravar em janeiro para transmitir em março". A Globo tem contrato de três temporadas com o programa.

A edição 147 veio para Belo Horizonte depois das tentativas fracassadas de realizar o evento em São Paulo ou no Rio de Janeiro. O UFC deste sábado vai acontecer no ginásio Mineirinho e tem público esperado de 17 mil pessoas.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corinthians X Santos marcou audiência de Copa do Mundo


A paixão pelo futebol realmente surpreende. Mais ainda quando se trata de jogos do Corinthians na TV. A partida Corinthians X Santos, na noite de quarta-feira (20), pelas eliminatórias da Libertadores da América, registrou na Globo audiência de jogos do Brasil na Copa do Mundo.

A partida marcou 41 pontos de média, a melhor audiência do futebol na emissora nos últimos anos. O jogo teve quase a mesma audiência do programa de maior público da rede, “Avenida Brasil”, que marcou 41,7 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.
Em geral, as partidas de futebol às quartas-feiras registram 10 pontos a menos em audiência do que a novela das 21h.

Durante Santos X Corinthians, a audiência permaneceu a mesma. No final do primeiro tempo a partida chegou a ter picos de 50 pontos de audiência, ibope que a Globo não alcança há tempos.

A Band, que exibiu Coritiba X São Paulo no horário, marcou cinco pontos de audiência, e a Record marcou sete pontos. O SBT registrou seis pontos na faixa.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Kleber espera vaias dos palmeirenses e admite trabalhar com Felipão, mas no Grêmio


Atacante Kleber (d) acredita que será recepcionado com vaias da torcida do Palmeiras

O atacante Kleber irá se encontrar pela primeira vez com a torcida do Palmeiras nesta quinta-feira na Arena Barueri. Por ser uma decisão de vaga para a final da Copa do Brasil e por saído de forma conturbada do clube no final de 2011, o jogador entende que receberá vaias dos torcedores paulistas. Porém, garante que não terá problemas com a situação, pois é um jogador experiente e que está concentrado na obtenção da vaga para a decisão contra o Coritiba, que se classificou na quarta-feira vencendo o São Paulo, por 2 a 0.

“O gosto especial do jogo será ver o Grêmio na final. Seremos vaiados e eu ainda mais do que o restante do grupo, mas a minha relação é boa. Não tenho problema com ninguém. Respeito o Palmeiras, onde tenho amigos. Trabalhar com o Felipão? Só se ele viesse para o Grêmio, pois não saio do clube. Gosto de ficar onde sou bem tratado”, afirmou Kleber em entrevista à Rádio Gaúcha.

Apesar dos problemas da última temporada, Kleber diversas vezes afirmou que não guarda mágoas do ex-comandante e agora abre a possibilidade de voltar a trabalhar com o ex-técnico. O afastamento promovido por Felipão e a troca de acusações, após o incidente com João Vitor, que culminou com o afastamento e a posterior transferência para o Grêmio, fazem parte do passado para o atacante. O momento é de pensar exclusivamente na reversão do placar de Porto Alegre e a obtenção da vaga para a final.

“Eles têm uma boa vantagem [2x0], mas não vamos jogar desesperados, como índios. Vamos com organização, mas vamos partir para cima para buscar os gols. Estamos com um resultado negativo, mas é possível. Acredito que vai ser difícil entrar [na defesa adversária] como foi em Porto Alegre, mas não temos nada a perder. Vamos tentar buscar essa classificação heroica”, declarou o atacante.

Desde janeiro, Kleber atuou 20 vezes com a camisa tricolor e marcou nove gols. Sofreu uma fratura na fíbula no dia 25 de maio, na partida contra o Cruzeiro-RS pelo Campeonato Gaúcho, colocou placas e pinos no local e retornou contra o Atlético-GO, no dia 6 de junho, em Goiânia. A partir das 21h, na Arena Barueri, o Grêmio enfrenta o Palmeiras necessitando vencer por três gols de diferença ou um 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POR GARANTIAS PARA 2013, SENNA QUER INICIAR RECUPERAÇÃO EM VALÊNCIA



No GP da Europa, que será disputado neste fim de semana, em Valência, Bruno Senna espera dar início a uma sequência de bons resultados a fim de ficar em situação confortável no mercado de pilotos para a temporada de 2013.

Senna emendou duas corridas na zona de pontuação na fase inicial da temporada, na Malásia e na China, mas, desde então, voltou a somar somente em Mônaco, onde foi décimo colocado. O momento deixou a Williams em sinal de alerta, o que faz com que o piloto fique ainda mais ansioso por bons resultados quando começarem as negociações para o próximo ano.

O atual reserva do time, Valtteri Bottas, que atua em parte dos treinos livres de sexta-feira, é apontado como favorito a uma das vagas. No entanto, Senna afirmou que os cockpits da Williams para 2013 não estão preenchidos.

“Não tem nada decidido para o ano que vem. Está tudo em aberto e a disputa pelas vagas existe”, disse Senna, em entrevista nesta quinta-feira, no circuito de Valência. “A equipe não tem pressão nenhuma para decidir sobre 2013 antes do final deste ano, mas, para mim, seria muito melhor ter uma sequência de boas corridas para ficar tranquilo para o ano que vem. Este é o cenário ideal, mas, efetivamente, poucos têm este privilégio em seu primeiro ano. Daqui até a corrida de Spa [Bélgica] e Monza [Itália], terei que ter boas performances para conseguir chegar às últimas corridas com tranquilidade.”

O brasileiro acredita que seu desempenho tende a melhorar na segunda metade do campeonato, quando terá mais conhecimento da equipe e das pistas, já que, na fase final da temporada de 2011, andou em todas as corridas pela Renault.

“Com certeza, a primeira metade do ano é sempre mais difícil. Tivemos corridas muito boas, outras muito ruins, mas o importante é conseguir ter mais corridas boas quando a experiência chega. É difícil ter sempre corridas boas no primeiro ano, mas ter coisas boas é o objetivo. Infelizmente, tivemos corridas ruins, mas as lições que estamos aprendendo são importantes.”

“Quando chegarmos à segunda metada da temporada, em pistas em que já andei no ano passado, a curva de aprendizado fica menos agressiva e é possível ter mais consistência. No fim do ano, faremos um agregado de tudo o que aconteceu para que tenhamos uma ideia mais completa. Também não quero me crucificar por cada erro que cometi, já que todos cometem erros. O ano que vem vai depender de eu conseguir fazer boas performances.”

Em Valência, Senna acredita que o carro da Williams tende a apresentar rendimento mais semelhante ao das provas em pistas como a de Barcelona, onde seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, saiu vencedor.

“Acho que o calor faz com que os pneus trabalhem em uma condição mais agressiva. Isso ajuda, mas o que ajuda mais é usarmos o carro com configuração de mais pressão aerodinâmica – dessa forma, como foi no GP da Espanha e em outras provas, nosso carro fica mais competitivo”, avaliou. “É uma pista que tem longas retas, mas tem curvas de baixa, também. Ainda não decidimos o nível de pressão aerodinâmica que iremos usar, mas será mais do que usamos no Canadá, com certeza.”

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Irmão de Ronaldinho depõe em CPI e é defendido por vereadores


Ronaldinho (dir.) e o irmão e agente Roberto Assis
O empresário Roberto Assis, irmão do jogador Ronaldinho Gaúcho, depôs por mais de duas horas nesta quinta-feira em uma CPI na Câmara Municipal de Porto Alegre.

A comissão investiga a relação entre a prefeitura e um instituto do atleta, que trabalhava com jovens carentes.

Na sessão, Assis, que é responsável pela administração do instituto, foi defendido por vereadores que apoiam o prefeito José Fortunati (PDT). O tucano Luiz Braz disse que, com as explicações do empresário, a CPI perde "o seu objeto".

A comissão foi criada há dois meses, após a divulgação de supostas irregularidades em convênios entre o município e a entidade.

A prefeitura disse, no ano passado, que pediria a devolução de R$ 354 mil referentes a uma das parcerias com problemas na prestação de contas.

Assis negou irregularidades, disse que depositou em juízo valores questionados e falou que as contas das parcerias foram aprovadas.

Também afirmou que parte das despesas era bancada do próprio bolso pela família do jogador do Atlético-MG.

"O instituto procurou o know-how da prefeitura em gestão. Aceitamos esse convênio, em comum acordo, pela expertise de trabalhar com crianças."

O irmão de Ronaldinho deu várias respostas curtas, chegou a falar que não sabia responder algumas das perguntas e se disse "tranquilo". Em vários momentos, os integrantes da CPI questionaram a existência da CPI.

O instituto encerrou as atividades em 2010 e recebeu R$ 2,9 milhões do município apenas para um de seus projetos.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comitiva do Japão erra caminho e entra em favela com homens armados


Dois carros da comitiva do Japão erraram o caminho e entraram em uma favela no Caju, na Zona Portuária do Rio, por volta das 14h desta quinta-feira (21), como informou o comandante do 4º BPM (São Cristóvão), tenente-coronel Ronal Langres Santana. Um dos carros, ao se deparar com homens armados na favela, conseguiu sair rapidamente. O outro se demorou um pouco mais, o que fez com que as forças de segurança da Rio+20 fossem acionadas. Não houve feridos.

“Foi só um susto. Os japoneses seguiam para visitar uma estação de tratamento da Cedae, perto do Parque Alegria, entraram por uma rua errada e foram parar no interior da favela. Não sei em que situação eles se depararam com esses elementos armados. O carro que saiu primeiro fez contato com as forças de segurança. Já estávamos preparando uma incursão na favela quando informaram que o outro carro havia saído”, contou o tenente-coronel.
O comandante já tinha mobilizado 20 homens do 4º BPM, que teriam apoio de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e helicóptero do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM). Ele não soube precisar quantas pessoas integravam a comitiva japonesa.
“Tudo se resolveu rapidamente. As comitivas têm que ter em mente que na dúvida sobre que caminho seguir devem consultar agentes das forças de segurança pública e evitar sustos como esse”, enfatizou o tenente-coronel Santana.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeituras têm até o dia 29 para registrar informações de saúde




Dia 29 de junho é o último dia para as prefeituras fazerem o registro de saúde do Bolsa Família. Mais de 10 milhões de beneficiários devem ter as informações de vacinação, crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos de idade, pré natal e acompanhamento das mães em fase de amamentação. O coordenador geral de Acompanhamento de Condicionalidades do Bolsa Família, Marcos Maia Antunes, fala como está sendo o processo.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News com informações do MDS
Leia Mais ››

Vítimas de trânsito poderão solicitar Seguro DPVAT nas agências dos Correios do Rio Grande do Norte


A partir desta segunda-feira, dia 25 de junho, as vítimas de acidentes de trânsito do Rio Grande do Norte poderão solicitar, gratuitamente, o Seguro DPVAT, nas agências dos Correios no Estado. O DPVAT é um Seguro que pode ser acionado por vítimas de acidentes de trânsito resultantes em invalidez permanente, morte e para reembolso de despesas médicas e hospitalares. Toda pessoa que sofrer um acidente em território nacional, seja pedestre, motorista ou passageiro, tem direito ao Seguro, basta procurar uma Seguradora conveniada ou, a partir de agora, uma agência dos Correios em um dos Estados participantes. Nesta segunda-feira, Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também recebem o projeto, que já está implantado nos Correios do Ceará, Maranhão e Piauí desde 2011.

Com a ampliação da rede de atendimento do Seguro DPVAT no Rio Grande do Norte, 166 municípios serão atendidos no Estado. Para o presidente dos Correios,  Wagner Pinheiro de Oliveira, “a parceria vem ao encontro do objetivo dos Correios de consolidar suas agências como pontos de acesso a serviços para os cidadãos brasileiros”. Os novos locais se somarão aos mais de 2 mil pontos de atendimento oficiais do Seguro DPVAT presentes pelo Brasil.

Na fase de preparação do projeto, a equipe dos Correios recebeu treinamento para atender às vítimas de acidentes de trânsito, informando sobre os casos que são indenizados e reembolsados pelo Seguro, documentos necessários, valores, prazos e coberturas, além de material informativo. Ao dar entrada no pedido do Seguro DPVAT, as vítimas ou seus beneficiários recebem um comprovante da respectiva solicitação, enviada à Seguradora Líder DPVAT, responsável pela administração e pagamento do Seguro.

De acordo com o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, o acesso da população ao Seguro será ampliado. “Ninguém melhor que o próprio cidadão para preservar seus direitos. O procedimento para o recebimento do Seguro DPVAT pelas vítimas de trânsito é simples e dispensa o auxílio de terceiros. Por meio dessa parceria, as vítimas de acidente de trânsito terão mais um canal oficial para buscar um direito tão importante, que é o Seguro DPVAT. Temos certeza de que essa iniciativa ajudará a milhares de famílias do Estado, que terão ainda mais facilidade em receber o Seguro em um momento de dificuldade, após um acidente de trânsito”, afirma Xavier.

Para dar entrada no pedido de indenização nos Correios é simples:

- Informe-se sobre a documentação necessária pelo telefone 0800 022 12 04 ou pelo site www.dpvatsegurodotransito.com.br. Lembrando que o prazo para o pedido da indenização é de até 3 anos, a contar da data do acidente.

- Dirija-se a uma agência dos Correios mais próxima em um dos Estados participantes levando a documentação necessária (nos demais Estados, consulte a rede de atendimento pelo site).

- Guarde o comprovante de envio fornecido pelos Correios.

- Até 30 dias da data da entrega da documentação solicitada, o pagamento das indenizações é feito por meio de crédito em conta corrente ou conta poupança da vítima ou de seus beneficiários. Os valores indenizados são de R$13.500,00 no caso de morte; até R$13.500,00 para invalidez permanente, variando conforme o grau de invalidez; e até R$2.700,00 para despesas médicas e hospitalares, dependendo dos gastos comprovados.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Depois de protestos, Governo irá regularizar pagamento dos professores


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), comunicou que o Governo do Estado vai regularizar a situação dos professores que atuam nas diversas instituições privadas sem fins lucrativos e que atendem as pessoas com deficiência e transtorno global do desenvolvimento, conveniadas com a rede estadual de ensino através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), até a próxima terça-feira.

O presidente da Assembleia Legislativa recebeu, na manhã de ontem, os representantes e transmitiu-lhes a garantia passada pelo Governo do Estado que ao retorno da governadora Rosalba Ciarlini, os convênios de cessão destes profissionais serão assinados.

O grupo de representantes das instituições filantrópicas esteve na Assembleia Legislativa para pedir que a Casa interceda em seu favor nesta causa junto com o Governo.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Deputado propõe gratuidade para refeições dos idosos em restaurantes populares


O deputado Leonardo Nogueira (DEM) pretende que a administração estadual estabeleça regulamentação para isentar as pessoas idosas, na forma da lei, e portadores de necessidades especiais do pagamento de refeições nos restaurantes populares sob a administração do governo. Durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira (21), o deputado tratou sobre a questão.

Com o objetivo de que essa proposição seja concretizada, o deputado encaminhou requerimento por meio da Assembleia Legislativa para a governadora Rosalba Ciarlini. "É preciso implementar mecanismos que viabilizem o exercício da cidadania e o cumprimento das leis de proteção aos portadores de necessidades especiais e da implementação do Estatuto do Idoso", disse o deputado.

Ele lembrou que cabe ao poder público nas diversas instâncias governamentais, em especial no âmbito dos estados federados e municípios, aplicar as medidas protetivas que venham a proporcionar cumprimento à legislação federal.

Leonardo Nogueira ressaltou que a situação do idoso e dos portadores de necessidades especiais requer severa atenção por parte do Estado. A maioria dessas pessoas tem situação econômica vulnerável, sem poder sequer prover o próprio sustento e garantir, por mínimo que seja, a sua alimentação pessoal.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casos confirmados de dengue no RN chegam a 5.154


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do seu Programa de Controle da Dengue, divulgou nesta quinta-feira (21), mais um boletim com os números da doença no Rio Grande do Norte.

Os dados são referentes à Semana Epidemiológica 24, que corresponde até o último dia 16 de junho deste ano. São 19.486 casos suspeitos de dengue em todo o estado, com 5.154 casos confirmados.

Setenta e nove municípios apresentam alta incidência da doença. A capital, Natal, apresenta 7.257 casos suspeitos, seguida de Mossoró (1.451 casos suspeitos), Parnamirim (1.043), João Câmara (728) e Ceará-Mirim (595).

O ano de 2012 registra até o momento 35 óbitos suspeitos de dengue, mas apenas seis óbitos foram confirmados, oito foram descartados e 21 aguardam confirmação.

A Sesap orienta a população para manter os cuidados básicos e ações de rotina para conter o avanço da epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. Limpar os quintais, fazer a higienização de cozinhas e banheiros, não deixar embalagens e pneus expostos à chuva e sol, evitar a água parada onde o mosquito da dengue se reproduz, além de não deixar caixas d’água descobertas são algumas medidas que têm um forte efeito preventivo.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vinte e quatro assaltos a ônibus já foram registrados em Natal em junho


Vinte e quatro assaltos a ônibus já foram registrados em Natal neste mês. O levantamento é do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros. O último aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 11h30. Um ônibus da empresa Guanabara, que faz a linha 19 (Rodoviária/Ribeira), foi alvo de um casal quando passava pela Avenida Mário Negócio, quase em frente à 7ª Delegacia de Polícia. O assalto resultou em uma paralisação de ônibus por cerca de uma hora.

De acordo diretor do Seturn, Augusto Maranhão, a forma de protesto realizada pelos motoristas precisa ser repensada. “A população não pode ser penalizada só para que eles chamem a atenção do Estado, fazendo paradas sem nenhum aviso prévio”, afirmou. Além disso, ele ressaltou que o assalto registrado nesta quinta mostra os bandidos não têm receio das conseqüências. “Eles não têm o menor medo da polícia, da justiça e da punição, que muitas vezes é apenas varrer a calçada do Hospital Walfredo Gurgel. ”, afirmou.

Augusto Maranhão atribuiu os constantes assaltos aos ônibus, farmácias, lanchonetes e padarias ao uso de drogas. “O Estado brasileiro perdeu total controle sobre as drogas e suas consequencias. Assim, a sociedade é refém de uma política desastrosa do uso e incentivo da maconha, cocaína, LSD e crack. Com isso, o sistema de ônibus, farmácias, padarias e lanchonetes são alvos fáceis para viciados adquirirem recursos para suprir o vício das drogas, o que torna o assalto, principalmente ao ônibus gravíssimo. Eles já cometem sem um planejamento prévio”, ressaltou.

Para inibir os assaltos, Augusto Maranhão informou que o sistema de transporte instalou câmeras de segurança, botão do pânico e GPS, além de reforçar a campanha para a adesão ao cartão eletrônico. “É uma tentativa de mostrar aos bandidos que realizariam um assalto sem grandes resultados”, diz.

O comandante-geral da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que a polícia realiza barreiras todos os dias, em horas e lugares alternados. "Vamos continuar atuando e realizando as barreiras. Na semana passada, a polícia conseguiu prender em flagrante bandidos tentando assaltar ônibus em Nova Parnamirim e nas Quintas, por exemplo”, afirmou. 

Segundo o coronel, existem 800 ônibus circulando em Natal, dando quatro viagens cada, resultando em 3.200 viagens por dia. “Em uma dessas viagens, um ônibus foi assaltado”.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››