segunda-feira, março 23, 2020

Comitê gestor do município de Itaú se reúne para combater o coronavírus


O comitê gestor do município de Itaú se reuniu na manhã desta segunda-feira (23) para traça metas no combate ao novo coronavírus.

A reunião contou com uma parte da equipe para evitar aglomeração e as metas traçadas serão repassadas aos demais membros da equipe que consequentemente as colocarão em prática.

O coronavírus é altamente contagioso e a prefeitura pede para as pessoas fiquem em casa.

Participaram da reunião: O Prefeito Ciro Bezerra, A Secretária da Assistência Social e Primeira Dama Jaíra Martins, o Coordenador de Saúde Nedilson Paiva, o Secretário de Saúde Ivan Fernandes, a controladora Poliana Rezende, o procurador Jansen Leite, o Secretário de Agricultura José Roberto e a Secretária de Educação Mirianete Brasil.



Fonte: Assessoria de Comunicação

Leia Mais ››

Para presidente da Eurasia, Bolsonaro é líder mundial mais ineficaz na resposta a coronavírus

O presidente da Eurasia Group, Ian Bremmer, avaliou hoje na rede social Twitter que, apesar de haver "muita concorrência", o líder mundial mais ineficaz na resposta ao coronavírus agora é o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. "Neste fim de semana, ele está detonando os governadores que tomaram medidas de bloqueio. (Bolsonaro) Danificará seriamente seu mandato”, analisou.

O presidente Jair Bolsonaro se atrapalha com a utilização da máscara
© Dida Sampaio/Estadão O presidente Jair Bolsonaro se atrapalha com a utilização da máscara

Na sequência, Bremmer salientou que o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também "está lá em cima". "(Ele está em) negação completa sobre o coronavírus. Ainda falando de austeridade, nenhuma ação do governo", citou.

Ian Bremmer é cientista político e fundador da Eurasia Group, consultoria especializada na análise de riscos políticos globais.

Na sexta-feira, 20, foi editada a medida provisória 926, quedá poder ao governo federal sobre as limitações impostas ao deslocamento intermunicipal e interestadual, como o fechamento de portos, rodovias ou aeroportos, quando afetarem serviços públicos e atividade essenciais. Essa decisão se sobrepôs a restrições ao transporte feitas por governadores, como o do Rio, Wilson Witzel (PSC), e o de São Paulo,João Doria (PSDB). Os governadores decretaram restrições de transporte como medida de combate ao coronavírus.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

MS: Chefe de gabinete faz festa para filho, quebra decreto municipal e recebe multa

O chefe de gabinete do prefeito de Nioaque (MS), Agenor Barbosa foi detido e recebeu multa no município na noite deste sábado (21) após realizar uma festa para o filho de 4 anos, na sede da maçonaria da cidade. As informações são do G1.

© Divulgação/ Promotoria de Nioaque

As autoridades foram ao local do evento após uma denúncia. Agenor confirmou a organização da festa e disse que inicialmente teria convidado 100 pessoas, mas que apenas 50 compareceram.

Na cidade há um decreto municipal proibindo qualquer tipo de aglomeração para evitar a proliferação do novo coronavírus. A promotora Mariana Sleiman Gomes afirmou que vai oferecer denúncia contra Agenor Barbosa.

De acordo com a promotora, a esposa do chefe de gabinete é enfermeira e o caso chamou a atenção por serem pessoas que deveriam dar bom exemplo.

O chefe de gabinete foi encaminhado para a delegacia onde assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO), já que se trata de um crime de menor potencial ofensivo. Agenor foi ouvido e depois liberado.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Di Ferrero afirma ter tido complicação no pulmão após coronavírus

O cantor Di Ferrero, 34, revelou neste domingo (22), através do Instagram, que teve um problema pulmonar após ter sido infectado pelo Covid-19, que intensificou uma complicações que ele já apresentava.

O artista também prometeu fazer um vídeo ao vivo às 19h desta segunda-feira (23), para cantar para os fãs
Divulgação O artista também prometeu fazer um vídeo ao vivo às 19h desta segunda-feira (23), para cantar para os fãs

"Passando pra dizer que estou cada dia melhor! E me sentindo curando já! E esclarecer e tentar ajudar com as muitas mensagens. Tem cinco dias que acabei meu tratamento e que estou sem remédios. Tive um problema no pulmão, já tinha complicações antes e já estou bem melhor", afirmou.

Ele ainda afirmou que não ia compartilhar a medicação que tomou, pois cada caso necessita de uma avaliação médica específica.

"Como disse na live, não vou fazer o exame pra não tomar a vez de alguém que precise mais que eu nesse momento. Galera, muito importante se resguardar agora e só fazer o exame ser for realmente preciso. Vamos se cuidar e cuidar um do outro", acrescentou. "Desejo a todos muita calma e consciência social pra passamos juntos por essa".

Ele também prometeu fazer um vídeo ao vivo às 19h desta segunda-feira (23), para cantar para os fãs, incentivando que eles fiquem em casa.

No último dia 12, Di afirmou por meio de vídeos publicados nos stories que havia sido diagnosticado com coronavírus após ter sintomas de gripe. "Estava com um pouco de falta de ar, mas agora já estou bem", disse na época.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Em reunião com prefeitos, Mandetta defende adiar eleições de 2020 para conter coronavírus

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Congresso deveria adiar as eleições municipais deste ano, marcadas para outubro, para conter o avanço do novo coronavírus no País. O comentário foi feito durante reunião por videoconferência com prefeitos de capitais, neste domingo, 22.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no salão oeste do Palácio do Planalto
 Dida Sampaio/Estadão O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no salão oeste do Palácio do Planalto

Para Mandetta, a disputa eleitoral pode comprometer o foco dos gestores e causar uma "tragédia". "Faço aqui até uma sugestão. Está na hora de o Congresso falar: 'adia', faz um mandato desses vereadores e prefeitos. Eleição no meio do ano... uma tragédia, por que vai todo mundo querer fazer ação política", disse.

O ministro fez o comentário em resposta a um dos prefeitos que mencionou dificuldades políticas com outros atores da região para adotar algumas medidas de contenção.

"Não é hora de falar sobre isso", cortou o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em seguida, foi dada a palavra a um outro gestor, e não se tocou mais no assunto.

Desde que se intensificaram as consequências da pandemia, líderes do Congresso começaram a falar na possibilidade de adiar o pleito que escolherá os novos prefeitos e vereadores.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Bolsonaro levanta o tom contra governadores em entrevista à Record

O presidente Jair Bolsonaro criticou na noite deste domingo (22.mar.2020) os governadores de Estados pelas medidas restrições de circulação adotadas para evitar a disseminação do coronavírus. Segundo ele, os governantes estaduais estão “exterminando” vagas de emprego no Brasil.

Bolsonaro com máscara de proteção durante entrevista sobre a pandemia de coronavirus na 4ª feira, no Palácio do Planalto. Neste domingo, falou à TV Record
© Sérgio Lima/Poder360 Bolsonaro com máscara de proteção durante entrevista sobre a pandemia de coronavirus na 4ª feira, no Palácio do Planalto. Neste domingo, falou à TV Record

“Estamos fazendo o contato direto com os prefeitos, porque é lá que o povo vive. E não na fantasia de alguns governadores. Esse é o nosso trabalho. E acalmar a população. Evitar que o pânico chegue no meio da população, porque as consequências serão trágicas. No momento, já temos 1 problema: os governadores são verdadeiros exterminadores de emprego, essa parte eu deixo claro. Essa é uma crise muito pior do que o próprio coronavírus vem causado no Brasil e pode causar ainda.”

No sábado, o presidente já havia criticado os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) pelas decisões feitas para frear a covid-19. Doria, por exemplo, decretou o fechamento de todos os serviços não essenciais a partir de 24.mar até 7 de abril.

Bolsonaro afirmou não ver eficácia em parar o país inteiro, fechando todos os negócios. Afirma que o dano à economia será devastador. Durante a entrevista, disse que está fazendo contato direto com os prefeitos, porque “é lá que o povo vive”.

Segundo Bolsonaro, o povo saberá que foi “enganado” pelos governadores e pela mídia na crise de covid-19 (doença causada pela presença de coronavírus no organismo).

“A grande mídia e governadores de olho na minha cadeira, se puder antecipar a minha saída, eles farão. Da minha parte, eles não terão oportunidade disso. Nós vamos cumprir nosso papel. Melhor discutir quem está bem ou não está bem diante de panelaços armados pelo sistema Globo. Se alguém quiser armar 1 panelaço contra a Globo à noite, o Brasil vai se transformar em uma caixa de som”, disse.

Na semana passada, pesquisa do Ipespe encomendada pela XP indicou que a base de apoio de Bolsonaro se mantinha firme, perto dos 30%. Já outro levantamento do Datafolha indica que a maior parte da população já apoia medidas drásticas contra o coronavírus.

O presidente falou que não está preocupado com a popularidade: “Estamos fazendo o nosso trabalho despreocupado com a minha popularidade. A minha popularidade é o que menos importa. Eu quero é, se Deus quiser, no futuro entregar o Brasil muito melhor para quem nos ceder do que eu peguei em janeiro do ano passado.”

Os casos confirmados de covid-19 crescem exponencialmente no Brasil. De sábado para domingo, saltou 37%. Já são 1.546 infectados e 25 mortos.

O presidente disse que a situação do país é diferente da Itália e não se pode fazer a mesma comparação. O país europeu é o novo epicentro da doença e já registrou 5.476 mortes.

Bolsonaro acha exageradas as projeções do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, haverá uma escalada de mortes e infecções nas próximas semanas.

“Eu não interfiro no trabalho do Luiz Mandetta, nosso ministro da Saúde. Eu vejo os números que partem de lá, dessas projeções. Eu tô achando que há 1 exagero nisso aí. Nós temos que levar em conta a situação daquela pessoa. Como no Rio de Janeiro: tem uma pessoa grave entubada lá. Tem 50 anos. Desde os 12 era 1 fumante inveterado. Então qualquer problema que adquira vai ser uma catástrofe para a vida dele. Não há uma menor dúvida disso daí.”

“Mais importante que a economia é a a vida. Mas nós não podemos extrapolar na dose. Com o desemprego aí, a catástrofe será maior”, disse.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Precisa sair de casa? Veja como fazer a higienização ao voltar

Precisa sair de casa? Veja como fazer a higienização ao voltarInfelizmente, nem todo mundo pode ficar em casa durante a quarentena. Profissionais de saúde, alguns funcionários de empresas privadas, comerciantes e muitas outras pessoas precisam sair para que os serviços essenciais funcionem. Além disso, em algum momento dessa quarentena você também precisará ir à rua: para ir ao supermercado, farmácia, ajudar um parente. E quando isso acontecer algumas medidas de higienização precisam ser tomadas.

Primeiramente, é muito importante que você lave corretamente as mãos assim que chegar. Lembre-se de evitar ao máximo colocar as mãos no rosto, na boca e nos olhos. Mas os cuidados essenciais vão muito além. Se você esteve exposto, saiba que o vírus pode estar presente em roupas, sapatos e acessórios; caso você tenha estado em um local contaminado. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para eliminar esse risco e não adoecer as pessoas da nossa casa. Veja o passo a passo a seguir.

Tire os sapatos
Assim que chegar na porta de casa, tire os sapatos. Se possível, deixe-os na área externa da casa ou no corredor do apartamento. Os sapatos podem carregar o vírus para dentro.

Fonte: MSN
Leia Mais ››

Coronavírus: Bolsonaro edita MP que permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

Resultado de imagem para Coronavírus: Bolsonaro edita MP que permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses
O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de domingo (22), que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública.

A medida é parte do conjunto de ações do governo federal para combater os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Como se trata de uma medida provisória, o texto passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para não perder a validade. O governo federal defende a proposta como forma de evitar demissões em massa.

Segundo a MP, a suspensão de contratos deve ser feita de modo que, no período, se garanta a participação do trabalhador em curso ou programa de qualificação profissional não presencial oferecido pelo empregador ou alguma entidade.

A medida provisória também estabelece que:

o empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas "poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal" com valor negociado entre as partes
nos casos em que o programa de qualificação previsto não for oferecido, será exigido o pagamento de salário e encargos sociais, e o empregador ficará sujeito a penalidades previstas na legislação
a suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva, mas poderá ser feito de forma individual ou coletiva
a suspensão do contrato será registrada em carteira de trabalho física ou eletrônica.
acordos individuais entre patrões e empregados estarão acima das leis trabalhistas ao longo do período de validade da MP para "garantir a permanência do vínculo empregatício", desde que não seja descumprida a Constituição
benefícios como plano de saúde deverão ser mantidos

Além da suspensão do contrato de trabalho e do salário, a MP estabelece, como formas de combater os efeitos do novo coronavírus:

teletrabalho (trabalho à distância, como home office)
regime especial de compensação de horas no futuro em caso de eventual interrupção da jornada de trabalho durante calamidade pública
suspensão de férias para trabalhadores da área de saúde e de serviços considerados essenciais
antecipação de férias individuais, com aviso ao trabalhador até 48 horas antes
concessão de férias coletivas
aproveitamento e antecipação de feriados
suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho
direcionamento do trabalhador para qualificação
adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Regras para teletrabalho
No que diz respeito ao teletrabalho, estão entre os principais itens da MP:

não será preciso alterar contrato para o empregador determinar o teletrabalho e a posterior volta ao trabalho presencial
o empregado deve ser informado da mudança com no mínimo 48 horas de antecedência
um contrato escrito, fora o contrato tradicional de trabalho, deverá prever aspecto relativos à responsabilidade da aquisição, manutenção e fornecimento de equipamento tecnológico para teletrabalho e o reembolso de despesas arcadas pelo empregado
quando o empregado não dispor do equipamento necessário para o trabalho remoto, o empregador poderá disponibilizá-lo de modo que depois seja devolvido pelo empregado
vale para estagiários e aprendizes
Banco de horas
A MP também permite que haja interrupção da jornada de trabalho durante o período de calamidade pública e que horas não trabalhadas sejam compensadas no futuro pelos trabalhadores, uma espécie de banco de horas ao contrário. Funciona da seguinte forma:

a interrupção da jornada de trabalho com regime especial de compensação ficam estabelecidos por meio de acordo coletivo ou individual formal
a compensação futura para recuperar o tempo de trabalho interrompido poderá ocorrer com a prorrogação diária da jornada em até duas horas, sem exceder o total de dez horas corridas trabalhadas
a compensação do saldo de horas poderá ser determinada pelo empregador independentemente de convenção coletiva ou acordo individual ou coletivo
a compensação deverá ocorrer no prazo de até dezoito meses, contados da data de encerramento do estado de calamidade pública
Férias
Sobre a antecipação e a possível suspensão de férias, a MP estabelece que:

férias antecipadas, sejam elas individuais ou coletivas, precisam ser avisadas até 48 horas antes e não podem durar menos que 5 dias
férias podem ser concedidas mesmo que o período de referência ainda não tenha transcorrido
quem pertence ao grupo de risco do coronavírus será priorizado para o gozo de férias
profissionais de saúde e de áreas consideradas essenciais podem ter tanto férias quanto licença não remunerada suspensas
flexibilização do pagamentos de benefícios referentes ao período
Ministério da Economia e sindicatos não precisam ser informados da decisão por férias coletivas
Feriados
empregadores poderão antecipar o gozo de feriados não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais, desde que funcionários sejam notificados ao menos 48 horas antes
feriados poderão ser utilizados para compensação do saldo em banco de horas, mas a MP não especifica como isso deverá ocorrer
Exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho
Fica suspensa a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais
os exames deverão ser feitos até 60 dias após o fim do estado de calamidade
FGTS
fica suspensa a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências de março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bolsonaro tem aprovação de 35% e reprovação de 33% na gestão da crise do coronavírus, diz Datafolha

Resultado de imagem para Bolsonaro tem aprovação de 35% e reprovação de 33% na gestão da crise do coronavírus, diz DatafolhaPesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira (23) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mediu a avaliação do desempenho do presidente Jair Bolsonaro, dos governadores e do Ministério da Saúde na condução da crise do coronavírus.

A pesquisa foi realizada por telefone ouviu 1.558 pessoas entre quarta-feira (18) e sexta-feira (20) em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja abaixo os resultados:

Avaliação do desempenho de Bolsonaro em relação ao surto de coronavírus
Ótimo/bom: 35%
Regular: 26%
Ruim/péssimo: 33%
Não sabe: 5%
Avaliação do desempenho do Ministério da Saúde
Ótimo/bom: 55%
Regular: 31%
Ruim/péssimo: 12%
Não sabe: 2%
Avaliação do desempenho dos governadores
O Datafolha apontou o percentual de entrevistados aprovam o desempenho do governador do seu estado:

Média dos entrevistados: 54%
Nordeste: 51%
Sudeste: 52%
Centro-Oeste/Norte: 56%
Sul: 61%
Declarações sobre a pandemia
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre o que achavam das declarações de Bolsonaro de que havia uma "histeria" em torno do coronavírus. As respostas foram:

Discordam: 54%
Concordam: 34%
Não têm opinião: 8%
Não concordam nem discordam: 3%
Cumprimentos a manifestantes
Outro tópico da pesquisa foi o gesto de Bolsonaro de cumprimentar manifestantes em um ato pró-governo, mesmo quando já havia a determinação de autoridades de saúde para se evitar o contato próximo com outras pessoas, para evitar a disseminação do vírus.

Reprovaram o gesto: 68%
Aprovaram o gesto: 27%
Não opinaram: 4%

Fonte: G1
Leia Mais ››

Brasil tem 25 mortos e 1.620 casos de coronavírus; veja números por estado

Resultado de imagem para Coronavírus: Cartórios no RN passam a atender de forma remotaAs secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 8h desta segunda-feira (23), 1.620 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 25 mortes no Brasil, três no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo.

Nesta segunda, o Rio Grande do Norte chegou a 13 confirmados, e a Paraíba registrou o segundo caso. No fim da noite de domingo (22), o Rio Grande do Sul alcançou 85 casos, e o Distrito Federal confirmou mais três infectados, e contabiliza 134 pessoas com coronavírus até o momento.

O Ministério da Saúde atualizou os números na tarde deste domingo (22), informando que o Brasil tem um total de 1.546 casos confirmados de coronavírus e 25 mortes.

Confira o balanço das secretarias de Saúde:
Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
EstadoSecretarias da SaúdeMinistério da Saúde
AC1111
AL77
AP11
AM2626
BA5549
CE125112
DF134117
ES2626
GO2121
MA22
MT22
MS2121
MG8383
PA44
PB21
PR5450
PE3737
PI64
RJ186186
RN139
RS8572
RO33
RR22
SC6857
SP631631
SE1010
TO52
Total16201546

Fonte: G1
Leia Mais ››

Coronavírus: Detran suspende atendimento presencial e prorroga validade de carteiras de motorista no RN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) suspende, a partir desta segunda-feira (23) o atendimento presencial em todas as unidades do Estado. De acordo com o órgão, a medida foi tomada após decreto publicado pelo Governo e segue as determinações das autoridades sanitárias na busca pela diminuição da circulação de pessoas em espaços públicos e coletivos, para reduzir a disseminação do novo coronavírus - o Covid-19 - no Estado. Ela vale por tempo indeterminado.

Detran suspende atendimento a partir desta segunda-feira (23).  — Foto: Detran/Divulgação
Detran suspende atendimento a partir desta segunda-feira (23). — Foto: Detran/Divulgação

A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida desde 19 de fevereiro de 2020 terá prazo prorrogado, para fins de fiscalização. Porém os prazos para pagamento do licenciamento e do IPVA 2020 estão mantidos.

Durante esse período, ainda de acordo com o órgão, a população pode utilizar alguns serviços online, disponíveis no site. É possível fazer a Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), solicitação da Permissão Internacional para Dirigir, emissão de boletos referentes ao licenciamento e IPVA 2020. Quem desejar, também pode baixar o Aplicativo Carteira Nacional de Transito para fazer uso da CNH Digital.

Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
O Detran ressalta que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2019 continua válido, não sendo necessário, até o momento, nenhum condutor de veículo portar o documento 2020. O motorista, porém, ainda precisa cumprir as datas de pagamentos, retirando os boletos no site do órgão, no ícone Veículos, e ficar atento ao prazo de pagamento do CRLV 2020 e a validade de cada CRLV 2019. A placas finais 1 e 2 podem usar o CRLV 2019 até setembro; 3, 4, e 5 até outubro; 6, 7, e 8 até novembro; 9 e 0 até dezembro. Para ter o CRLV 2020, é preciso pagar a taxa de envio dos Correios.

Mudança de prazos
A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD) vencidas desde 19 de fevereiro de 2020 estão com prazo prorrogado por tempo indeterminado para fins de fiscalização. Além disso, o prazo para o processo de habilitação do candidato foi ampliado de 12 para 18 meses, inclusive para os processos administrativos já em trâmite. Em relação aos documentos de veículos, para fins de fiscalização, ficam interrompidos, por tempo indeterminado, o prazo para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020 e o prazo para registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

Também estão interrompidos, por tempo indeterminado, os prazos para apresentação de defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão do direito de dirigir e cassação do documento de Habilitação e para identificação do condutor infrator. Enquanto durar esta deliberação, os atendimentos presenciais relativos a esses casos estão paralisados nas unidades do Detran.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Hotéis calculam cancelamento de 90% das reservas no RN; setor deverá fechar em abril, diz ABIH

O Rio Grande do Norte registrou uma taxa de 90% de cancelamentos das reservas em hotéis potiguares, neste mês de março, por causa do novo coronavírus, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN). De acordo com o órgão, Tibau do Sul e Natal já registram fechamento de hotéis. O Serhs Natal Grand Hotel & Resort vai suspender as atividades durante um mês.

Hotel Serhs, em Natal, fechará por um mês por causa do coronavírus — Foto: Reprodução do Site Hotel Serhs
Hotel Serhs, em Natal, fechará por um mês por causa do coronavírus — Foto: Reprodução do Site Hotel Serhs

“O setor do turismo foi bastante impactado, a princípio alguns hotéis estão fechando por 30 dia, mas a tendência é de que todos paralisem suas atividades simplesmente porque não vai ter hóspede. Com isso, vem as incertezas do futuro que nos espera para os próximos meses por causa da Covid-19”, afirmou José Odécio, presidente da ABIH-RN.

Os dados da associação mostram que o prejuízo registrado até agora é de quase R$ 400 milhões na rede hoteleira do RN, que gera 250 mil empregos diretos e indiretos. Na sexta-feira (20), em publicação de Decreto, a governadora Fátima Bezerra reduziu a circulação da frota de ônibus intermunicipais e determinou ainda fechamento de bares, restaurantes, igrejas, bancos e outros serviços no estado.


"É preciso manter os empregos e as empresas, e cada um tem de contribuir para atenuar essa grave crise – governos federal, estadual e municipal, sob pena da crise colapsar toda a economia por muito mais tempo”, ressaltou José Odécio.

Nesta segunda-feira (23) a ABIH-RN vai encaminhar à governadora Fátima Bezerra e ao prefeito Álvaro Dias, medidas que o setor de turismo espera que sejam tomadas para minimizar os efeitos da crise causada pela Covid-19. O Rio Grande do Norte tem 13 casos confirmados da doença, até a manhã desta segunda.

Fonte: G1
Leia Mais ››