segunda-feira, abril 22, 2024

Banca diz que cinco candidatos ao concurso do UERN foram desclassificados por tentativa de fraude ao certame



O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca realizadora do concurso da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), realizado neste domingo 21 de abril em Mossoró, informou que ao menos cinco pessoas foram desclassificas, por tentar fraudar o certame.


No primeiro caso, uma candidata foi flagrada tentando passar as questões por aplicativo de mensagens. Os fiscais perceberam um comportamento atípico e agiram antes que ela conseguisse enviar qualquer informação.


Mariana Abreu Cirilo confessou ter colaborado com uma quadrilha que pretendia fraudar o concurso. Além de ser desclassificada, ela foi encaminhada por policiais militares à delegacia de plantão da Polícia Civil.


Segundo a banca organizadora do concurso, outros quatro candidatos foram desclassificados por burlar as regras do certame. Três tentando manter os celulares ligados e um tentando sair do local com o caderno de provas escondido. Por outro lado, relatos de candidatos, através das redes sociais apontavam que houve troca de provas de Técnico de Audiovisual e Programador Audiovisual.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Homem é esfaqueado em churrascaria em Campo Grande. Suspeito foi preso em flagrante pela PM

Pinto, a vítima


A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio por arma branca, na tarde deste domingo 21 de abril de 2024, no município de Campo Grande, região oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi um homem conhecido como “Pinto”.


De acordo com as informações da PM, o fato se deu em uma churrascaria naquela cidade. O susperito identificado como Lucas do Logradouro, teria se levantado da mesa e com uma faca partiu pra cima do rival e desferindo golpes no mesmo.


A vítima foi socorrida para o hospital da cidade, enquanto que o suspeito fugiu do local, mas em poucos minutos foi preso pela guarnição da Polícia Militar. A a prisão os policiais o conduziram à delegacia da Polícia Civil de plantão em Patú.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Mulher é presa ao tentar fraudar prova de concurso da Uern; outros quatro candidatos são desclassificados

Provas do concurso da Uern foram realizadas neste domingo (21) em Mossoró — Foto: Uern/Divulgação


Uma mulher foi presa ao tentar fraudar a prova do concurso público da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), realizada neste domingo (21) em Mossoró, no Oeste potiguar.


Segundo a universidade, a candidata foi flagrada tentando passar as respostas das questões por meio de um aplicativo de mensagens. De acordo com a organização do concurso, os ficais agiram antes que ela conseguisse enviar qualquer informação.


O boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil aponta que a mulher é uma enfermeira pernambucana de 36 anos. Ela fazia a prova em uma sala da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e pediu para ir ao banheiro, porém, ao passar pelo detector de metais, foi descoberta com um aparelho eletrônico e um smartphone.



De acordo com o Idecan, responsável pela prova, a candidata confessou que estava colaborando com uma quadrilha que pretendia fraudar o concurso. Além de ser desclassificada, ela foi encaminhada por policiais militares à delegacia de plantão do município.


Outros declassificados

Segundo a universidade, a banca organizadora do concurso informou que outros quatro candidatos foram desclassificados por burlar as regras do concurso – três tentando manter os celulares ligados e um tentando sair do local com o caderno de provas escondido.


Para os cargos de técnico de Audiovisual e Técnico Programador visual, ocorreu um incidente de troca de provas. O caso foi resolvido pelo Idecan, com acompanhamento da Comissão do Concurso, e os candidatos tiveram um tempo extra.


O concurso oferecia 106 vagas para técnicos e docentes da universidade estadual e contou com mais de 19 mil candidatos inscritos, porém cerca de 35,9% não compareceram às provas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pai morre afogado após salvar o filho em rio no interior do RN

Ronaldo Campos de Menezes Neto, vítima de afogamento no interior do RN — Foto: Redes sociais


Um homem morreu afogado em um rio logo após salvar o próprio filho de um afogamento. O caso aconteceu na tarde deste domingo (21) no Rio Piranhas, em Pendências, na região Oeste potiguar.


Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 12h. A vítima foi identificada como Ronaldo Campos de Menezes Neto, de 30 anos.


Ainda segundo a polícia, o homem estava com três filhos, tomando banho no rio, quando um deles começou a se afogar. Ronaldo conseguiu salvar o filho, mas como não sabia nadar, acabou desaparecendo na água.


O corpo dele foi encontrado cerca de duas horas depois e recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).


Ronaldo era natural da Paraíba e trabalhava em uma empresa de produção de camarão em Pendências.


Afogamentos

Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, 27 afogamentos foram registrados entre janeiro e março deste ano no estado. O número é 17% maior que o número de ocorrências no mesmo período de 2023. Cerca de 70% dos casos ocorreram em lagoas, rios, ou açudes e barragens.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bezerro furtado em fazenda é encontrado dentro de porta-malas de carro no interior do RN

Bezerro encontrado dentro de porta-malas de carro atolado no interior do RN — Foto: PM/Divulgação


Policiais militares encontraram um bezerro dentro do porta-malas de um carro atolado na região do Litoral Leste potiguar, neste domingo (21). O animal tinha sido furtado momentos antes de uma fazenda. Quatro suspeitos foram presos.


Segundo a PM, o animal é da raça Nelore, que é bem valorizada no mercado nacional e internacional. Para se ter uma ideia, as cinco vacas mais caras do Brasil, em 2023, eram Nelore.


Os militares faziam um patrulhamento na cidade de Pureza, por volta de meio-dia, quando receberam a informação do furto do animal em uma fazenda do município. Testemunhas ainda repassaram características dos suspeitos aos policiais.


Durante buscas no município e na região como um todo, os policiais localizaram um veículo tipo Corolla atolado na estrada que dá acesso à Taipu. Durante a abordagem, eles encontraram o animal no carro.


Três homens e uma mulher receberam voz de prisão em flagrante e foram levados, junto com o animal, para a delegacia de plantão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Acidente causado por motorista embriagado deixa uma pessoa morta e outras três feridas no interior do RN, diz polícia

Marcosuel Rodrigues da Silva morreu em acidente neste domingo (21) — Foto: Reprodução


Um acidente causado por um motorista embriagado deixou uma pessoa morta e outras três feridas, na manhã de domingo (21) na rodovia estadual RN-203, entre os municípios de São Tomé e Barcelona, na região Agreste potiguar.


As informações são da 3ª Delegacia de Plantão de Parnamirim, na Grande Natal, que atendeu a ocorrência. O motorista responsável pelo acidente ficou preso e deve passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (22).


Segundo a polícia, o carro conduzido pelo motorista embriagado seguia no sentido de Barcelona a São Tomé, quando invadiu a contramão e atingiu duas motos que estavam no sentido contrário.


Em uma das motos, estava o servidor público Marcosuel Rodrigues da Silva, que morreu após a colisão. O passageiro dele e os ocupantes da outra moto ficaram feridos e foram levados para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.


Ainda segundo a Polícia Civil, o motorista que causou o acidente tentou fugir do local, mas foi segurado por testemunhas até a chegada da polícia.


Em nota, a prefeitura de Barcelona lamentou o falecimento de Marcosuel, que trabalhava na Escola Municipal Anália Pinheiro Borges, na comunidade do Arisco. Por causa do luto, o município suspendeu as aulas na rede municipal de ensino nesta segunda-feira (22).


Fonte:g1

Leia Mais ››

'Nuvem rolo' chama atenção de moradores em cidade do RN

Nuvem rolo na cidade de Cruzeta, no interior do RN — Foto: Divulgação


Uma nuvem diferente chamou à atenção de alguns moradores no município de Cruzeta, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, neste domingo (21). O fenômeno que apareceu no céu da cidade é conhecido como "nuvem rolo", explicou o meteorologista Gilmar Bristot.


Um vídeo do fenômeno foi gravado e enviado para a Inter TV Cabugi por Luciano Brito, que se deparou com a nuvem na estrada


Segundo Gilmar Bristot, que é chefe do Departamento de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), esse fenômeno acontece pelo encontro do ar frio com a temperatura do ambiente.


"É uma nuvem que se forma devido à injeção de ar frio por dentro da nuvem. Quando esse ar frio e úmido encontra a temperatura ambiental faz com que haja a formação desse tipo de nuvem", explicou.

"A nuvem vai se formando tipo um rolo a medida que ela avança nessa região mais úmida", concluiu.


O fim de semana no Rio Grande do Norte foi de chuvas em alguns municípios. Nesta segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chuvas intensas em todos os municípios do estado. As chuvas podem atingir até 100 mm e o aviso vale até 10h desta terça (23).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Servidores denunciam falta de insumos no maior hospital público do RN

Cartaz colado pelos trabalhadores da unidade — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi


Faltam insumos e medicamentos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, que fica em Natal. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (22) por trabalhadores do hospital, que, em protesto, colaram cartazes na porta da unidade com uma lista do que está em falta.


Os cartazes citam que o hospital não tem: sabão, luvas, gazes, álcool, suportes de soro, lençóis, ataduras, dipirona, antibióticos, entre outros materiais.


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) informou que mantém um grupo de trabalho permanente para tratar do abastecimento de insumos nas 20 unidades hospitalares da rede.


Segundo a Sesap, o Walfredo Gurgel permanece com todas as condições de receber a população, realizando mais de 200 atendimentos diários apenas no pronto-socorro Clóvis Sarinho.


A Inter TV Cabugi teve acesso a vídeos que mostram a superlotação da unidade, com pacientes deitados em macas pelos corredores.


Essa superlotação também afetou o trabalho das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Por conta da falta de macas no hospital, as macas das ambulâncias permanecem dentro da unidade, e os veículos ficam retidos, sem poder sair do hospital até que a maca seja liberada. Na manhã desta segunda, pelo menos 10 ambulâncias estavam paradas no local.


Na semana passada, o Hospital Walfredo Gurgel chegou a suspender a alimentação para acompanhantes de pacientes e também para funcionários. Segundo a Sesap, o motivo foi a diminuição no fornecimento dos insumos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Professores da UFRN entram em greve por tempo indeterminado

Baixa movimentação nos corredores dos setores de aula da UFRN na manhã desta segunda-feira (22) — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entraram em greve nesta segunda-feira (22), segundo anunciou o sindicato da categoria. Os docentes se unem aos técnicos-administrativos da instituição, que estão paralisados desde 14 de março.


A greve dos professores foi aprovada por meio de um plebiscito realizado pelo sindicato na semana passada, e que teve mais de 60% dos votos favoráveis à paralisação. A instituição conta com cerca de 2,5 mil docentes.


A greve pode afetar até 52,7 mil estudantes de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos oferecidos pela UFRN.


Cartaz em corredor da UFRN anuncia greve dos professores da instituição — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi



Mais de 50 universidades e quase 80 institutos federais estão em greve no país. Entre as instituição, também estão o IFRN e a Ufersa, do Rio Grande do Norte. No caso da Ufersa, apenas os técnicos suspenderam o trabalho.


Segundo o sindicato Adurn, os professores da UFRN reivindicam:


Reajuste linear para os servidores públicos federais de 7,06% em 2024, 7,06% em 2025 e 7,06% em 2026, totalizando um aumento de 22,8%.

Reestruturação das carreiras do magistério superior e ensino básico, técnico e tecnológico.

Recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.

O reitor José Daniel Diniz Melo realizou uma reunião com gestores da universidade, na última sexta-feira (19), para discutir as atividades da instituição durante a greve de servidores.


Ao contrário do IFRN, que suspendeu o calendário de aulas, a UFRN definiu que, a princípio, não vai cancelar o calendário universitário.


Corredor de salas de aula da UFRN vazio, nesta segunda-feira (22) — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


"Nesse sentido, as atividades administrativas e acadêmicas permanecem, respeitando a decisão de cada técnico e docente pela adesão ou não à greve", informou em nota.

Possíveis alterações no calendário serão discutidas após a fim da greve, segundo a instituição.


A UFRN ainda informou que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) criou uma Comissão Interna de Mediação Organizacional durante a paralisação, com o objetivo de manter diálogo permanente com os servidores para dar encaminhamentos durante o período de greve.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça nega pedido de perícia psicossocial em filho de Gal Costa feito pela viúva da cantora

Wilma Petrillo e Gabriel Costa, viúva e filho de Gal Costa — Foto: Reprodução


A Justiça de São Paulo negou o pedido feito por Wilma Petrillo, viúva de Gal Costa, para que Gabriel Costa, filho de 18 anos da cantora, fosse submetido a uma perícia psicossocial.


O juiz da 12ª Vara da Família e Sucessões da capital disse que o estado mental de Gabriel não é tema do processo, principalmente por ele ser maior de idade e capaz.


O magistrado apontou, ainda, que a apuração da capacidade civil do jovem deve ser feita em ação própria, caso seja vontade de Wilma.


A ex-empresária de Gal fez o pedido sob a justificativa de que Gabriel estaria sofrendo manipulação por parte da atual namorada, que seria, de acordo ela, 33 anos mais velha do que o jovem.


No pedido feito — e agora negado —, a viúva disse que, quando iniciou relacionamento com a mulher de 51 anos, mãe de sua ex-namorada, Gabriel deixou de frequentar as consultas com psiquiatra e psicólogo com quem fazia acompanhamento desde a adolescência.


A solicitação foi feita no âmbito do processo movido por Gabriel Costa que pede a nulidade de um documento assinado por ele mesmo no qual dizia que Wilma Petrillo vivia com Gal como se elas fossem casadas.


A declaração dele foi determinante para o Judiciário reconhecer que Wilma mantinha união estável com Gal, o que a colocou também na posição de herdeira.


O herdeiro afirma que apenas escreveu e assinou a carta porque teria sido coagido por Wilma. Ele diz que temia por sua segurança física e psicológica em razão de, à época, morar na mesma casa que a viúva.

O filho da cantora diz que as coações começaram a partir da morte de Gal, em novembro de 2022. De acordo com Gabriel:


Ele foi "submetido por Wilma a ingerir medicamentos de receita controlada, tendo ingressado em estado de tamanho abalo psicológico que teve sua capacidade cognitiva severamente reduzida";

Wilma lhe fazia ameaças "dizendo que deveria a ela se submeter", alegando que a Justiça teria deferido a guarda dele a ela até os 21 anos;

A viúva teria tentado convencer Gabriel a assinar "um documento de confissão de dívida e que possuía direito sobre 75% dos bens [de Gal] e que, por mera liberalidade, decidiu dividir os bens em 50% para ela e 50% para o herdeiro";

Wilma teria dito: “Se você não assinar [a declaração], a gente não recebe o dinheiro e a gente vai passar fome, você não pode fazer isso comigo, não, Gabriel”.

Pedido de exumação do corpo de Gal


Viúva e filho de Gal Costa travam batalha na Justiça por herança. — Foto: Reprodução/Fantástico


A Justiça negou o pedido de exumação do corpo de Gal Costa, que morreu aos 77 anos em novembro de 2022. Isso porque a solicitação feita por Gabriel Costa, filho da cantora, extrapola a esfera administrativa e registral da Vara de Registros Públicos, que ficou responsável por analisar o requerimento (leia mais abaixo).


A juíza pediu, ainda, que o processo seja encaminhado à polícia, por meio da Central de Inquéritos Policiais e Processos (CIPP), para apuração dos fatos narrados por Gabriel Penna Burgos Costa e investigação de possível crime cometido por Wilma Petrillo, viúva da artista.


"A questão trazida pelo requerente não é apenas registral, mas também notícia-crime. Os fatos narrados sugerem a prática de delito em face da Sra. Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa", diz a decisão.


Apesar de ter atribuição para decidir sobre exumação e translado de pessoas sepultadas na capital a partir de três anos, a Vara da Justiça paulista que aprecia o caso apontou que não tem autoridade para determinar os procedimentos para fins de prova em processo criminal.


O decreto nº 16.017/80, que trata do tema, diz que, "fora dos prazos estabelecidos [...], a exumação de corpos poderá ser autorizada, previamente, pela autoridade sanitária estadual nos casos de interesse público comprovado, bem como nos de pedido de autoridade judicial ou policial para instruir inquéritos".


Filho questiona causa da morte


Gabriel Costa pediu à Justiça de São Paulo autorização para que o corpo da mãe seja exumado e passe por necrópsia. O único herdeiro questiona a informação do atestado de óbito e agora quer uma perícia judicial para determinar a causa da morte da cantora.


Segundo o documento, Gal morreu aos 77 anos, em novembro de 2022, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio. A certidão descreve ainda como causa da morte uma neoplasia maligna [câncer] de cabeça e pescoço.


Gabriel diz que, um dia antes do falecimento, a mãe estava aparentemente bem de saúde:


"A situação se faz de tal modo misteriosa que o requerente, filho único e herdeiro da de cujus [substitui o nome do falecido], se pergunta como veio a falecer sua mãe, que parecia estar bem, vivenciando o dia a dia em sua residência e, de repente, foi acometida, subitamente, com a morte, sem testemunhas que descrevessem como e porque se deu a passagem. Sem explicações", apontou a defesa.


Gabriel Costa, filho único de Gal, durante o velório da cantora — Foto: Luiz Franco/g1


O advogado de Gabriel afirma que, na verdade, Gal teve "morte natural por causa desconhecida", e não infarto agudo do miocárdio. Segundo ele, no momento da morte, não havia nenhum médico que pudesse atestar o verdadeiro motivo do óbito.


A petição afirma também que Wilma Petrillo, viúva de Gal e madrinha de Gabriel, recebeu o Samu no local da morte e proibiu "qualquer autópsia que fornecesse maiores informações e determinando desde logo o sepultamento em jazigo particular, de acesso restrito".


"A questão aflige tanto o filho de Gal quanto amigos próximos da cantora, que, desde sua morte, realizam pleitos para investigação da causa da morte."


Em nota, as advogadas de Gabriel informaram que "saúdam a decisão da Justiça que determina a apuração da causa da morte de Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil. Sua família e seus fãs têm o direito de saber a verdade dos fatos".


"Cabe lembrar que o Samu já emitiu nota dizendo que não atestou a causa da morte, cabendo à médica que assina o óbito esclarecer as circunstâncias que a levaram a declarar 'infarto agudo do miocárdio' e 'linfoma de pescoço e cabeça'.


Cabe, ainda, esclarecer porque o corpo não se submeteu ao exame de autópsia.


Outro fato que caberá à autoridade policial investigar são as razões pela qual Wilma Petrillo segregou o corpo de Gal Costa em cemitério na capital paulista. Wilma não desconhecia a vontade de Gal Costa de ser sepultada junto com a sua mãe, Mariah, em jazigo por ela adquirido no Rio de Janeiro.


Desta forma, a defesa de Gabriel Costa recorrerá da parte da decisão judicial que não deferiu o traslado do corpo de Gal Costa ao Rio de Janeiro”, diz o comunicado.


Desejo de ser sepultada no Rio de Janeiro

O filho pede, também, que o corpo da mãe seja transferido do Cemitério da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, na região central da cidade de São Paulo, para o Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.


Segundo o pedido, Gal manifestou "vontade inequívoca" de ser sepultada da capital fluminense.


"Não é justo, tampouco jurídico, que ela esteja segregada entre pessoas estranhas aos laços de sua família, e em um futuro distante (assim se espera), o requerente, com sua mãe e avó materna (Mariah Costa Penna) no Cemitério São João Batista, na Cidade do Rio de Janeiro", diz o documento.


"No Cemitério eleito por ela, como manifestação de última vontade, encontram-se os restos mortais de todos, ou talvez da quase totalidade, dos maiores nomes que representaram a cultura musical da Nação Brasileira e que viveram em grande parte de suas vidas no Rio de Janeiro, a saber: Ademilde Fonseca, Waldir Azevedo, Anísio Silva, Carmem Miranda, Braguinha, Cazuza, Ari Barroso, Francisco Alvez, e outros de igual grandeza."


Filho diz ter sido coagido por Wilma Petrillo


Gabriel, filho de Gal Costa — Foto: Reprodução


Gabriel também acionou a Justiça para requerer a nulidade de um documento assinado por ele mesmo no qual dizia que Wilma Petrillo vivia com Gal como se elas fossem casadas. Na manifestação, que agora questiona, Gabriel disse também que considerava Wilma como mãe.


A declaração foi determinante para que o Judiciário reconhecesse que Wilma mantinha união estável com Gal, o que a colocou também na posição de herdeira (leia mais abaixo).


No entanto, segundo Gabriel, ele apenas escreveu e assinou a carta porque teria sido coagido por Wilma. Ele disse, ainda, que temia por sua segurança física e psicológica em razão de, à época, morar na mesma casa que a viúva.


Gal Costa e o filho Gabriel. — Foto: Reprodução/ Instagram


Gabriel aponta, ainda, que, desde a infância, não presenciou indicativos de que sua mãe e Wilma se relacionavam como casadas, embora não descarte a possibilidade de que ambas teriam se relacionado amorosamente antes de sua adoção.



Ele diz que considera Wilma sua madrinha e que nutre por ela "grande estima e consideração, apesar de ter consciência da manipulação psicológica e da coação exercida durante os eventos ocorridos".


Esposa e filho de Gal Costa em velório da cantora na Assembleia Legislativa de São Paulo — Foto: Luiz Franco/g1


O juiz da 12ª Vara da Família e Sucessões da capital, no entanto, apontou que Gabriel deve ingressar com ação própria e não reconheceu pedido algum proposto no âmbito da ação de inventário.


Wilma solicitou abertura de inventário e reconhecimento de união estável pós-morte em janeiro de 2023, dois meses depois da morte de Gal. Ela diz que ambas conviveram por cerca de 20 anos.


Gal Costa e Gabriel — Foto: Reprodução


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anderson Leonardo, do Molejo, volta para a UTI

Anderson Leonardo, do Molejo — Foto: Reprodução/YouTube/Rocinha Cast


Onze dias após ir para o quarto, o cantor e compositor Anderson Leonardo, do grupo Molejo, apresentou piora em seu quadro de saúde e voltou para a UTI, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (22).


"O Hospital Unimed-Rio informa que Anderson de Oliveira foi transferido para a unidade de terapia intensiva. No momento, não há previsão de alta do paciente dessa unidade", informou o boletim assinado por Luiz Fernando Nogueira Simvoulidis, diretor médico da unidade hospitalar.


O artista de 51 anos está internado no Hospital da Unimed-Rio, na Zona Oeste do Rio.


No fim de março, Anderson também já havia sido internado e ficou quatro dias na UTI para tratar um quadro de insuficiência renal.


Após receber alta, o cantor voltou a ser internado – desta vez no quarto – no início de abril para dar prosseguimento a um tratamento de imunoterapia e medicações para dores.


Anderson trata um câncer na região inguinal desde 2022.


Grupo Molejo divulgou boletim informando que Anderson Leonardo, vocalista do grupo, foi transferido para a UTI — Foto: Reprodução/ Redes sociais


Doação de sangue

O perfil oficial do Molejo publicou um pedido de doação de sangue para Anderson Leonardo. Para ajudar, basta ir nos endereços abaixo e dar o nome do cantor ou usar o código 10473433.


Pedido de doação de sangue para o cantor Anderson Leonardo — Foto: Reprodução/Redes sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Emissão de passaporte online continua suspensa e sem previsão de normalização, diz Polícia Federal

Novo passaporte — Foto: Jornal Nacional/Reprodução

A Polícia Federal (PF) informou, nesta segunda-feira (22), que o serviço de agendamento online para emissão de passaporte segue suspenso e que não há previsão de normalização.


A interrupção do serviço aconteceu no dia 17 de abril, após suspeita de uma tentativa de invasão ao site da PF.


✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.


De acordo com as orientações da polícia, quem tiver necessidade de emitir o passaporte nos próximos 30 dias deve obter documentos que comprovem urgência ou emergência, que devem ser entregues presencialmente em uma unidade emissora da PF.


Os agendamentos que foram feitos antes do bloqueio do site vão ser atendidos normalmente na data e horário marcados.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pagamento do 13º do INSS começa nesta semana para quem recebe até 1 salário mínimo; veja o calendário



O INSS começa a pagar nesta semana o abono anual aos beneficiários da Previdência Social, conhecido como "13° do INSS". A primeira parcela será paga na quarta-feira (24) para os aposentados e pensionistas que recebem o benefício no valor de até um salário mínimo, de R$ 1.412.


O repasse foi antecipado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado e deve injetar mais de R$ 30 bilhões na economia brasileira.


Para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo, o pagamento começa no próximo dia 2 de maio.


Terão direito ao abono pessoas que, em 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social. Mais de 33,7 milhões serão beneficiados.


Tradicionalmente, o abono seria pago no segundo semestre de cada ano. No entanto, nos últimos anos, o governo passou a antecipar o benefício com o objetivo de estimular a economia. Em 2022 e em 2023, por exemplo, o abono foi pago em maio e junho.


De acordo com o decreto, o abono será pago em duas parcelas. Veja abaixo.


Veja o calendário de pagamento do 13º do INSS

▶️ PARA QUEM RECEBE ATÉ 1 SALÁRIO MÍNIMO


Final do NIS: 1 - pagamentos em 24/4 e 24/5

Final do NIS: 2 - pagamentos em 25/4 e 27/5

Final do NIS: 3 - pagamentos em 26/4 e 28/5

Final do NIS: 4 - pagamentos em 29/4 e 29/5

Final do NIS: 5 - pagamentos em 30/4 e 31/5

Final do NIS: 6 - pagamentos em 2/5 e 3/6

Final do NIS: 7 - pagamentos em 3/5 e 4/6

Final do NIS: 8 - pagamentos em 6/5 e 5/6

Final do NIS: 9 - pagamentos em 7/5 e 6/6

Final do NIS: 0 - pagamentos em 8/5 e 7/6

▶️ PARA QUEM RECEBE MAIS QUE 1 SALÁRIO MÍNIMO


Final do NIS: 1 e 6 - pagamentos em 2/5 e 3/6

Final do NIS: 2 e 7 - pagamentos em 3/5 e 4/6

Final do NIS: 3 e 8 - pagamentos em 6/5 e 5/6

Final do NIS: 4 e 9 - pagamentos em 7/5 e 6/6

Final do NIS: 5 e 0 - pagamentos em 8/5 e 7/6


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid eterna? Paciente testa positivo para a doença por quase dois anos

Vacinação é a forma mais eficaz de combater a covid-19 — Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins


Um paciente de 72 anos, que testou positivo para o vírus da Covid-19 durante aproximadamente 613 dias, morreu em outubro de 2023. O caso foi revelado pela revista americana "Time" em 18 de abril e será apresentado neste fim de semana, durante um encontro em Barcelona, por pesquisadores do Centro de Medicina Experimental e Molecular da Universidade de Amsterdã.


De acordo com os pesquisadores, o homem, que não teve nacionalidade ou identidade reveladas, foi contaminado pela variante ômicron em fevereiro de 2022 e desenvolveu mais de 50 mutações.

🩸 O paciente sofria de uma doença do sangue e seu sistema imunológico foi incapaz de produzir anticorpos suficientes para combater o vírus, apesar das várias doses de reforço da vacina que recebeu antes de ser contaminado.


Com base nas análises das amostras coletadas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o coronavírus desenvolveu resistência ao sotrovimab, um tratamento de anticorpos monoclonais que costuma ser eficaz em casos leves e moderados de Covid. Apesar do medicamento, o vírus teria sofrido mais de 50 mutações, segundo a reportagem publicada na Time.


Vírus mutante não se espalhou

⌛ Esta é a infecção mais longa de Sars-CoV-2 já registrada desde o início da epidemia, de acordo com os pesquisadores. O recorde até agora era o de uma contaminação de 20 meses. Os especialistas afirmam que o vírus mutante não chegou a contaminar outras pessoas. 


"Este caso mostra a existência do risco de infecções resistentes pelo SARS-CoV-2 em indivíduos imunossuprimidos", escreveram os autores do estudo. “Ele também ilustra a importância da vigilância genômica da progressão do SARS-CoV-2 em indivíduos com esse perfil”, reiteraram.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fraudadores invadiram ordens bancárias e usaram sistema semelhante ao PIX para desvio a sistema de pagamentos do governo



Os fraudadores que invadiram o sistema de pagamentos da União, o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), conseguiram acessar ordens bancárias de diversas entidades e alterar dados dos beneficiários das emissões, desviando, em uma série de operações, dinheiro público por meio de um mecanismo que se assemelha ao pagamento via Pix, portanto, de débito automático, o OBpix.


Segundo relatório de órgão que acompanha o caso obtido pelo blog, ao identificar a fraude, o Tesouro passou a exigir licenças diferenciadas para a emissão de ordens de pagamento – e descredenciou a modalidade escolhida pelos bandidos, a OBpix.


Ainda depois da invasão dos sistemas, que ocorreu durante a Páscoa, o Siafi só libera ordens bancárias tradicionais.


A atuação dos invasores foi revelada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pela TV Globo.


Ainda segundo informação apurada pelo blog, a Secretaria do Tesouro Nacional chamou uma reunião com diversos órgãos ordenadores de despesas no dia 12 de abril para informá-los de que o Siafi havia sido alvo de uma invasão.


Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigam a fraude. O Tribunal de Contas da União também prepara auditoria sobre o caso.


Em nota, o Tesouro Nacional afirmou que o episódio não configurou uma invasão, mas sim "uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular. As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema."



Disse, ainda que tomou medidas que incluem a "implementação de ações adicionais para reforçar a segurança do sistema".


"O Tesouro Nacional trabalha em colaboração com as autoridades competentes para a condução das investigações; e reitera seu compromisso com a transparência, a segurança dos sistemas governamentais e a preservação do adequado zelo das informações, até o término das apurações."


Fonte: Blog da Daniela Lima

Leia Mais ››

Power Point: Cármen Lúcia rejeita recurso e mantém decisão que condenou Dallagnol a pagar R$ 75 mil a Lula

Slide de Power Point da Lava Jato apresentado por Deltan Dallagnol em 2016 — Foto: Reprodução


A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta segunda-feira (22) um recurso que tentava anular uma decisão que condenou o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol a pagar R$ 75 mil em indenização por danos morais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O caso que gerou a indenização é aquele em que Dallagnol utilizou um arquivo do programa Power Point para apresentar denúncia contra o petista.


O Supremo foi acionado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e pela defesa de Deltan contra decisão da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça. Com juros, indenização deve ficar em pouco mais de R$ 100 mil.



O caso envolve uma entrevista coletiva, organizada em 2016, pelo então procurador Deltan Dallagnol, que na época comandava a operação Lava Jato, no Paraná.


Durante a apresentação da denúncia sobre o caso do triplex do Guarujá, Dallagnol usou uma ilustração em que o nome de Lula aparecia no centro da tela cercado por 14 expressões como “petrolão" e “perpetuação criminosa no poder”.


Ação 'abusiva e ilegal', diz defesa de Lula

A defesa do ex-presidente foi à Justiça, alegando que Dallagnol agiu de forma abusiva e ilegal ao apresentar Lula como personagem de esquema de corrupção, o que configuraria um julgamento antecipado, e que o PowerPoint tratou do crime de organização criminosa, o que não fazia parte da denúncia em questão.


Ao Supremo, a ANPR argumentou que agentes públicos não podem responder judicialmente por eventuais danos causados a terceiros no exercício da função e que a responsabilidade nesse caso é do Estado.


A ANPR afirmou que a “mera possibilidade de responsabilização pessoal de um membro do Ministério Público, no exercício de seu mister, fere princípios que regem a atuação dessa Instituição, notadamente o da independência funcional”.


A defesa de Dallagnol também alegou que ele estava em exercício de suas atribuições legais quando a entrevista foi veiculada e não poderia responder civilmente por danos causados a terceiros na atividade.


Na decisão, Cármen Lúcia afirmou que a decisão da Quarta Turma do STJ estava devidamente fundamentada, sendo que não cabe ao STF reexaminar provas.


Fonte: g1

Leia Mais ››