sexta-feira, outubro 20, 2017

Tite promove retornos no ataque para amistosos contra Japão e Inglaterra

Na penúltima convocação antes da Copa, a derradeira de 2017, Tite chamou nesta sexta-feira os 25 jogadores para defenderem a seleção brasileira nos amistosos contra Japão e Inglaterra, em novembro, sem grandes novidades. O treinador manteve a base que vinha jogando na reta final das eliminatórias e, entre os destaques, estão os retornos de Diego Souza, Giuliano, Douglas Costa e Taison à lista. Diego Tardelli (Shandong Luneng), Arthur (Grêmio), Fred (Shakhtar), Rodrigo Caio (São Paulo) e Jorge (Monaco) ficaram fora da relação desta vez - sendo que os dois últimos só foram chamados após os cortes de Thiago Silva e Filipe Luís.

Cinco jogadores deixam a Seleção em relação à última partida das eliminatórias: Diego Tardelli, Arthur, Fred, Rodrigo Caio e Jorge  (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)
Cinco jogadores deixam a Seleção em relação à última partida das eliminatórias: Diego Tardelli, Arthur, Fred, Rodrigo Caio e Jorge (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)

- Diego Souza é um jogador da bola área, da retenção, da qualidade individual. Tardelli é de mais mobilidade. Estamos acompanhando todos esses e vai ter esse acompanhamento até o final - disse Tite, ao explicar a preferência por Diego Souza no lugar de Diego Tardelli.

Na lateral esquerda, com Filipe Luís ainda entregue ao departamento médico, Alex Sandro segue na lista ao lado de Marcelo (que está de volta após ser desfalque no empate com a Bolívia e na vitória sobre o Chile por lesão). Na direita, Danilo volta a ganhar a vaga de reserva de Daniel Alves - Fagner segue fora da lista. Diego, do Flamengo, também voltou à lista após ser cortado dos últimos dois jogos por lesão. Ao final da coletiva, o treinador falou sobre a briga pelas 23 vagas.

- Com relação aos goleiros, tem a avaliação mais específica do Taffarel, mas a palavra final minha, Tem essa avaliação fina. Na teral, teremos a oportunidade de ver o Danilo atuando, mas tem Rafinha, Fagner.... Está aberto, há o Jemerson também. Abre-se um leque com mais tempo de observação, e minha amostragem fica melhor. Assim, a minha possibilidade de errar fica menor. Entre os jogadores de frente, o Firmino também faz jogador de lado. Ele pode fazer uma função parecida com a do Coutinho. Tem o Diego (Souza), que pode fazer função mais avançada, com características diferentes do Gabriel Jesus, que precisa de infiltradores.

Trio desfalcará Flamengo, Corinthians e Sport
Como o Campeonato Brasileiro não vai parar para esta Data Fifa de novembro, Diego, Cassio e Diego Souza desfalcarão seus clubes na reta final da competição nacional. Eles correm risco de ficarem de fora durante três rodadas, entre a 33ª e a 35ª. Nesse período, o Flamengo pegará Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba; o Corinthians vai encarar Atlético-PR, Avaí e Fluminense; e o Sport terá pela frente Botafogo, Atlético-GO e Palmeiras.

Trio desfalcará Flamengo, Corinthians e Sport
Como o Campeonato Brasileiro não vai parar para esta Data Fifa de novembro, Diego, Cassio e Diego Souza desfalcarão seus clubes na reta final da competição nacional. Eles correm risco de ficarem de fora durante três rodadas, entre a 33ª e a 35ª. Nesse período, o Flamengo pegará Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba; o Corinthians vai encarar Atlético-PR, Avaí e Fluminense; e o Sport terá pela frente Botafogo, Atlético-GO e Palmeiras.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Atleta de parapente morre ao sofrer acidente a 300 metros de altura em Quixadá

Equipes da Polícia Militar utilizaram helicóptero para resgatar corpo de atleta, que se acidentou em área de difícil acesso (Foto: PM/Divulgação)Um piloto de parapente morreu na manhã desta sexta-feira (20) enquanto praticava o esporte em Quixadá, no interior do Ceará. Segundo a Polícia Civil, praticantes experientes do esporte relataram que o equipamento de Ney Albert Murtha, de 46 anos, sofreu uma dobra no tecido, o que ocasionou a queda de uma altura de cerca de 300 metros.
O acidente ocorreu em uma área de difícil acesso, e o resgate ocorreu cerca de uma hora depois, com auxílio de um helicóptero das forças de segurança do estado.
Ney Albert é do Distrito Federal e pratica o esporte há mais de 10 anos. Ele estava em Quixadá para testar um novo equipamento de voo de parapente, conforme colegas dele informaram aos policiais.
Ventos fracos
O voo livre que resultou no acidente ocorreu na Serra do Urucu, no Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Conforme a Polícia Civil, o local atrai praticantes de voo livre de todo o Brasil e de vários países pela adequação dos ventos na região.
Nesta manhã, no entanto, os ventos estavam mais fracos que o de costume para esta época do ano, fator que pode ter contribuído para o acidente, conforme os praticantes do esporte explicaram aos policiais.

Serra em Quixadá atrai praticantes de voo livre de vários países (Foto: Associação de Voo Livre de Quixadá/Divulgação)
Serra em Quixadá atrai praticantes de voo livre de vários países (Foto: Associação de Voo Livre de Quixadá/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Santos decide demitir Levir Culpi após reunião na Vila Belmiro

Levir dirigiu a equipe santista em 29 partidas até agora (Foto: Marcos Ribolli)
O Santos decidiu demitir Levir Culpi na tarde desta sexta-feira. A decisão foi tomada após reunião do presidente Modesto Roma Júnior com outros dirigentes do clube realizada na Vila Belmiro. Pouco depois, a pedido dos jogadores, a direção recusou e optou manter o treinador até o fim do ano.
O técnico seria comunicado da decisão no CT Rei Pelé. Vindo de São Paulo, ele chegou ao local com a delegação por volta das 15h, após desembarcar no início da tarde da viagem a Recife – alguns jogadores foram pressionados e xingados no aeroporto de Congonhas.
Modesto havia indicado a possiblidade de o técnico deixar o comando da equipe um pouco mais cedo, em uma entrevista coletiva concedida na Vila Belmiro na manhã desta sexta. Ele demonstrou insatisfação com o rendimento do time.
– Ontem estávamos ganhando até os 38 minutos (do segundo tempo), sofremos um gol não normal. Não de uma jogada construída. Lance de felicidade do Rogério. O que vale é resultado. Jogamos bem? Não sei. Sofremos muita pressão e nosso time não é para sofrer. Algo tem que ser mudado. Vamos juntar as nossas sabedorias e ver o que pode ser mudado – afirmou.
Na última quinta, momentos após o empate na Ilha do Retiro, os muros da Vila Belmiro foram pichados com frases de protesto.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Carro-bomba explode perto de Mogadíscio

Um carro-bomba explodiu nesta sexta-feira (20) nos arredores de Mogadíscio, a capital da Somália, matando o seu motorista. O carro explodiu no vilarejo de Markaz a apenas 20 quilômetros a norte da capital, segundo disse à Reuters o major Nur Ali.
No último sábado, um duplo atentado deixou mais de 300 mortos na capital.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Atentados contra duas mesquitas deixam mais de 40 mortos no Afeganistão

Mais de quarenta pessoas morreram nesta sexta-feira (20) em atentados contra os peregrinos em mesquitas no Afeganistão, informam as agências Reuters e EFE.
Trinta e e duas pessoas morreram quando um homem-bomba invadiu e se detonou em meio aos peregrinos em uma mesquita xiita de Cabul, informou a polícia à AFP.
Segundo a mesma fonte, 41 pessoas ficaram feridas.
"Infelizmente um suicida explodiu a si mesmo entre os fiéis dentro da mesquita de Dasht-e-Barchi, na cidade de Cabul", afirmou por sua vez o porta-voz Abdul Bassir Mujahid.
Cabul sofreu vários atentados desse tipo contra lugares de culto xiita, sendo que o mais recente ocorreu em 19 de setembro, e deixou seis mortos.
No centro do país, um atentado suicida contra uma mesquita sunita em Ghor deixou dez mortos, segundo o governador da província, Naser Jazeh, que mencionou a hipótese de um possível ajuste de contas.
O governo do distrito, onde ocorreu o ataque, Mohsen Danishyar, forneceu, por sua parte, um balanço muito maior, de 30 mortos.
O dirigente excluiu que tenha sido um ataque sectário e afirmou que o objetivo era atingir um comandante da polícia.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Ele fica! Mano Menezes chega a acordo e renova com Cruzeiro por mais dois anos

Ele fica! Mano Menezes chega a acordo e renova com Cruzeiro por mais dois anos
A novela acabou. A nova diretoria do Cruzeiro e Mano Menezes chegaram a um acordo, e o treinador decidiu seguir no comando do time celeste por mais duas temporadas. Previsto para quinta, o encontro que selou a renovação ocorreu na manhã desta sexta. Valorizado no mercado após a conquista da última Copa do Brasil, Mano estava na mira do Palmeiras, que demitiu o técnico Cuca recentemente.

O acordo foi firmado em reunião entre o treinador, o novo vice-presidente de futebol, Itair Machado e o presidente eleito Wagner Pires de Sá.
- A permanência de Mano era a minha prioridade do momento. É um técnico vencedor, à altura do Cruzeiro, e com ele vamos planejar o futebol do clube para os próximos anos, com foco sobretudo no título da Libertadores no curto prazo - disse o novo vice do Cruzeiro.

Itair Machado, Mano Menezes e Wagner Pires de Sá chegaram a acordo que garantiu a permanência do técnico na Toca (Foto: Diivulgação/Cruzeiro)
Itair Machado, Mano Menezes e Wagner Pires de Sá chegaram a acordo que garantiu a permanência do técnico na Toca (Foto: Diivulgação/Cruzeiro)

Segundo a assessoria da nova direção da Raposa, Mano Menezes se mostrou confiante no projeto apresentado pelos novos dirigentes do Cruzeiro.
- Houve uma convergência absoluta entre os meus ideais para o futebol e o que planeja a nova diretoria - destacou o treinador.

O novo presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, mostrou bastante entusiasmo com a decisão de Mano em permanecer na Toca.
- Vamos dar sequência ao projeto vencedor iniciado pelo Gilvan, dar inicio a uma nova fase histórica para o clube, mudar o patamar e dar continuidade ao trabalho de Mano Menezes. É parte da nossa estratégia - disse o novo presidente.
Mano Menezes vai para o quarto ano em Minas Gerais. A primeira passagem dele no Cruzeiro começou em setembro de 2015, quando o treinador chegou para assumir a vaga de Vanderlei Luxemburgo. Na época, o time celeste estava na 16ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, e correndo risco de ser rebaixado. Mano comandou a equipe em 16 jogos, conquistando oito vitórias, seis empates e duas derrotas e livrando qualquer sombra de Série B. No entanto, no fim do ano, o treinador interrompeu o contrato com o clube mineiro e seguiu rumo a China, para dirigir o Shandong Luneng.

Técnico Mano Menezes fica no Cruzeiro por mais duas temporadas (Foto: Reprodução/Sportv)
Técnico Mano Menezes fica no Cruzeiro por mais duas temporadas (Foto: Reprodução/Sportv)

Depois de sete meses, em julho de 2016, Mano Menezes retornou à Toca da Raposa. Dessa vez, o treinador assumiu o lugar do português Paulo Bento. Assim como no ano anterior, a Raposa estava passando por um momento crítico. O time somava apenas 15 pontos e era o 19º colocado no Brasileiro.No fim do ano, o Cruzeiro fechou o campeonato em 12ª lugar. Em 2017, sob a tutela do técnico gaúcho, o time celeste conquistou o penta na Copa do Brasil e foi vice no Mineiro.

Mano Menezes estava na mira do Palmeiras para substituir o técnico Cuca (Foto: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)
Mano Menezes estava na mira do Palmeiras para substituir o técnico Cuca (Foto: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

Durante a era Mano Menezes, incluindo as duas passagens, o Cruzeiro disputou 110 jogos (55 vitórias, 33 empates e 22 derrotas). Vale ressaltar que nessa conta estão incluídos os nove jogos que tiveram o auxiliar Sidnei Lobo no comando (7 vitórias, um empate e uma derrota), seja por suspensão de Mano ou por licença do treinador.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Ana Hickmann presta depoimento em Belo Horizonte sobre atentado em hotel

Ana Hickmann é levada para audiência sobre processo em que cunhado é réu; Gustavo Corrêa responde por morte de um 'fã' em hotel de Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)A apresentadora Ana Hickmann presta depoimento em Belo Horizonte nesta sexta-feira (20) no processo em que o cunhado, Gustavo Corrêa, é acusado de homicídio. Na chegada ao fórum, a apresentadora disse que o processo contra o cunhado é uma "tremenda injustiça".
Ana Hickmann sofreu um atentado por um "fã" em Belo Horizonte, no dia 21 de maio de 2016. O crime aconteceu dentro de um hotel no bairro Belvedere, Região Centro-Sul da cidade. Gustavo Correa matou Rodrigo Augusto de Pádua após este atirar contra sua mulher, Giovana Oliveira, assessora da apresentadora.
Nesta sexta-feira, a juíza Ámalin Aziz Sant'ana deve ouvir seis testemunhas em uma audiência de instrução. Além da apresentadora, também prestam depoimento a mulher de Gustavo, um segurança do hotel e dois peritos, um da Polícia Civil e outro contratado pela defesa. A identificação da sexta testemunha não foi divulgada pelo Fórum Lafayette, onde a audiência é realizada.
"A gente sabe bem o que aconteceu. Eu, Gustavo e Giovana somos as três vítimas da história e o que está acontecendo hoje aqui, na minha opinião, como cidadã, eu vejo como uma tremenda injustiça, mas, ao mesmo tempo, como pessoa de bem, acredito na Justiça e tudo vai acabar logo", disse a apresentadora na chegada.

Apresentadora Ana Hickmann chega ao fórum de Belo Horizonte para prestar depoimento (Foto: Reprodução/TV Globo)
Apresentadora Ana Hickmann chega ao fórum de Belo Horizonte para prestar depoimento (Foto: Reprodução/TV Globo)

Perguntada sobre o estado emocional do cunhado, Ana Hickmann disse que ele estava indignado. "Como todos nós. Indignado, triste, abalado, mas ao mesmo tempo confiante", respondeu.
O advogado Fernando José da Costa, que acompanhava a apresentadora na entrada, criticou a denúncia do Ministério Público contra Gustavo por homícidio e defendeu a tese de legítima defesa.
"O que é triste para toda a família e para a sociedade é que, na verdade, a vítima é a família de Ana Hickmann. E hoje, se encontra na figura de acusada de um processo criminal por homicídio. Na verdade, o criminoso aqui não é Gustavo. O criminoso aqui é um psicopata. Gustavo apenas defendeu a sua vida e a vida de sua família", afirmou o advogado.
Costa disse acreditar na absolvição do réu. "Esperamos que a Justiça volte a ser feita e que no final desta instução a juíza absolva sumariamente Gustavo e encerre este dilema, este sofrimento. Porque para esta familia, vítima desta história, o processo por si só já é um pesar, já é uma condenação", defendeu.
Após os depoimentos de todas as testemunhas, o réu será ouvido pela juíza, que vai decidir se o caso será julgado por júri popular ou pela Vara Criminal. Mas ainda não está confirmado que Gustavo vai prestar depoimento ainda nesta sexta-feira (20).

Gustavo Corrêa, cunhado da apresentadora Ana Hickmann, é réu no processo sobre o atentado em hotel (Foto: Reprodução/TV Globo)
Gustavo Corrêa, cunhado da apresentadora Ana Hickmann, é réu no processo sobre o atentado em hotel (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em julho deste ano, a juíza confirmou a denúncia do Ministério Público contra Gustavo Correa, cunhado da apresentadora Ana Hickmann, por homicídio. A magistrada já havia aceitado a posição do órgão em julho do ano passado. A medida se opõe à decisão da Polícia Civil que pediu o arquivamento do processo pelo reconhecimento de legítima defesa.
Entenda o caso
Rodrigo, que era de Juiz de Fora, na Zona da Mata, estava hospedado no mesmo hotel que Ana Hickmann, no dia 21 de maio de 2016. Segundo o boletim de ocorrência, ele rendeu Gustavo e o obrigou a ir até o quarto de Ana, onde também estava a mulher dele, Giovana, que é assessora da apresentadora.
Grossi contou à época do crime que Ana Hickmann desmaiou depois que Giovana, já baleada, caiu de costas sobre seu braço. As duas foram socorridas pelo cabeleireiro que atenderia a modelo no sábado, Júlio Figueiredo. O cabeleireiro chegou a gravar, no telefone, trechos da conversa de Rodrigo com a equipe de Ana Hickmann rendida dentro do quarto.
As duas mulheres deixaram o quarto no momento em que Gustavo começou a lutar com Rodrigo. Na luta, Rodrigo foi morto com três tiros. Giovana contou, em depoimento, que o "fã" falou em "roleta russa".
Após ser baleada, Giovana ficou internada em um hospital de Belo Horizonte até o dia 25 de maio, quando foi transferida para São Paulo. Giovana ficou internada no Hospital Sírio Libanês até o dia 2 de junho, quando teve alta.
No perfil que Rodrigo mantinha no Instagram, todos os posts eram relacionados à apresentadora, que o fã dizia amar. O delegado de Homicídios Flávio Grossi disse que a família de Rodrigo Augusto de Pádua sabia do fascínio do jovem pela modelo.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Operação nacional de combate à pornografia infantil prende suspeito em Natal

Preso pela Operação Luz da Infância em Natal foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente (Foto: Kleber Teixeira/ Inter TV Cabugi )Uma pessoa foi presa em Natal após a deflagração de uma megaoperação de combate à distribuição de pornografia infantil deflagrada nesta sexta-feira (20). A Operação Luz da Infância foi organizada pelo Ministério da Justiça e abrange 24 estados, além do Distrito Federal.
No Rio Grande do Norte, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelo Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança. De acordo com a Sesed, 10 policiais e um perito criminal participaram da operação.
Apesar de não haver mandados de prisão abertos, a operação prendeu em flagrante quem foi encontrado com material pornográfico infantil.
O suspeito preso em Natal foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, no bairro Tirol. Ainda não há detalhes sobre o envolvimento dele com as ações criminosas combatidas pela ação.
Os alvos da operação Luz na Infância foram identificados através de um levantamento de informações pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil - Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE). As investigações ocorrem há seis meses.
Com base em informações e evidências coletadas em ambientes virtuais, a Polícia Civil instaurou inquérito policial e representou pela busca e apreensão junto ao Poder Judiciário. O objetivo era apreender computadores e dispositivos da informática onde estão armazenados os conteúdos de pedofilia, indiciar e prender os criminosos.
Luz da Infância
Segundo as autoridades policiais, a operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A internet, ainda de acordo com a explicação, facilita esse tipo de conduta criminosa e, via de regra, os criminosos agem nas sombras e guetos da rede mundial de computadores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dois homens são presos por morte de meninas encontradas em carro em SP

Dois homens foram presos, na manhã desta sexta-feira (20), pelas mortes das duas meninas encontradas dentro de um carro em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, na semana passada. Os dois chegaram a ser torturados, no domingo (15), por moradores que suspeitavam do envolvimento deles no crime. Eles foram liberados pela polícia e negaram o crime.
Segundo a polícia, Marcelo Pereira de Souza confessou o envolvimento no crime. Everaldo Jesus Santos também teria participação. Um deles já cumpriu pena por estupro. Foi decretada prisão temporária pela morte.
Polícia aguarda exames para determinar se as crianças sofreram abusos sexuais.

Beatriz Moreira dos Santos e Adrielly Mel Severo Porto sumiram no dia 24 de setembro (Foto: Reprodução/TV Globo)
Beatriz Moreira dos Santos e Adrielly Mel Severo Porto sumiram no dia 24 de setembro (Foto: Reprodução/TV Globo)

Tortura
Os dois homens foram encontrados, na segunda-feira (16), machucados e amarrados em um barraco no Jardim Queralux, na Zona Leste, suspeitos de envolvimento na morte das duas meninas encontradas mortas dentro de uma caminhonete.
A polícia esteve no local, após receber uma denúncia. Os homens chegaram a dizer que foram torturados por pessoas que achavam que eles teriam participado da morte das meninas. Um deles, de 37 anos, já cumpriu pena por estupro.
Os dois disseram para a polícia que foram pegos por homens que estavam em um carro vermelho, no fim da tarde de domingo (15), e que foram torturados para confessar que mataram as meninas, mas negaram.

Homens teriam sido torturados por suspeita de participação em crime (Foto: Reprodução/TV Globo)
Homens teriam sido torturados por suspeita de participação em crime (Foto: Reprodução/TV Globo)

Enterro
Os corpos das meninas chegaram no Cemitério da Saúde, na Zona Leste, por volta das 10h30, e tiveram uma cerimônia. O enterro deve acontecer ainda nesta sexta-feira.
A polícia confirmou nesta quinta a certeza que os pais já tinham: os corpos encontrados no carro na semana passada são das duas crianças que estavam desaparecidas desde o dia 24 de setembro. A policia disse que os corpos encontrados estavam sem parte das roupas.
Mais de cem impressões digitais foram colhidas dentro do veiculo. Os peritos também encontraram um preservativo fechado. Os resultados dos exames são essenciais para a investigação.
A certidão de óbito entregue hoje para os pais das meninas aponta como causa da morte indeterminada, já que os laudos que vão apontar como elas morreram ainda não ficaram prontos.
O pai de Adrielli espera que a investigação esclareça o que aconteceu com as crianças. “Eu acredito que quando chegarem os laudos vamos saber quem são os envolvidos e os culpados. Se for para dizer aleatoriamente, sem respaldo, é melhor não falar", disse o pai de Mel.
As meninas serão enterradas no Cemitério da Saudade, em São Miguel Paulista, nesta sexta-feira (20).

Corpos de meninas encontradas em carro chegam no Cemitério da Saúde (Foto: Reprodução/TV Globo)
Corpos de meninas encontradas em carro chegam no Cemitério da Saúde (Foto: Reprodução/TV Globo)

O caso
A polícia foi acionada por moradores do Jardim Lapena no dia 12 de outubro. Como era dia das crianças, os vizinhos tinham fechado parte da Rua Call para fazer um churrasco e sentiram um cheiro muito forte vindo de um terreno que estava fechado com placas de alumínio.
Um vizinho pulou o muro e encontrou a Fiorino branca com os dois corpos dentro.
Mesmo antes da conclusão do IML, contudo, os vizinhos já desconfiavam que se tratavam de Bia e Mel. Elas desapareceram no dia 24 de setembro, quando brincavam em frente de casa, cerca 150 metros do local onde fos corpos foram encontrados.
Também antes do anúncio de identificação, as mães das crianças estiveram no IML e reconheceram as roupas que as filhas vestiam no dia do desaparecimento. O chinelo de uma das meninas também foi reconhecido.
Investigação
Apesar do estado dos corpos, a polícia vai tentar identificar se as meninas foram alvo de violência sexual. Segundo a delegada Ana Lucia Lopes Miranda, do DHPP, os vizinhos relatam que não houve nenhuma anormalidade naquele dia.
Uma das meninas estava sem a parte de baixo da roupa. A polícia também analisa as impressões digitais em uma embalagem de preservativo fechado encontrado dentro do furgão. Foram colhidas mais de 100 digitais no veículo periciado.
Também estão sendo analisadas as impressões digitais em um rádio comunicador que estava dentro do veículo.
Além da possibilidade de duplo assassinato, a polícia trabalha a hipótese de acidente. Para a delegada, as meninas podem, por exemplo, ter entrado no veículo para brincar e, em razão de o carro ter uma tranca interna de difícil acesso, ter ficado presas.
"Por enquanto não dá para dizer se foi um crime, se foi acidente. Depende dos laudos para definir o que aconteceu", disse Ana Lucia Lopes Miranda, do DHPP.
O carro é produto de roubo em Guarulhos. O chassi e o número de motor remetem a um veículo que foi roubado na área do 53º Distrito Policial - Parque do Carmo.
O veículo foi levado para o pátio da delegacia do bairro. O DHPP ainda procura identificar o dono do automóvel, que foi roubado este ano. Um rádio comunicador, que foi recolhido para a análise das digitais, e uma touca preta foram apreendidas na Fiorino.
Os investigadores já sabem que um pedaço de madeira travava a porta do baú do veículo e um outro pedaço impedia que a porta do motorista fosse aberta.
Até o momento não há suspeitos. O governo de São Paulo oferece R$ 50 mil de recompensa para quem tiver informações que possam ajudar a polícia a identificar possíveis envolvidos na morte das meninas. As denúncias podem ser feitas pela internet no site de denúncias ou diretamente com os policiais que investigam o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Adolescente suspeito de matar a tiros dois colegas sofria bullying, diz estudante

Filho de policiais militares, o adolescente de 14 anos suspeito de matar dois estudantes sofria bullying, segundo contou ao G1 um colega do Colégio Goyases, escola particular de ensino infantil e fundamental onde o tiroteio aconteceu, em Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, outros quatro alunos ficaram feridos.
"Ele sofria bullying, o pessoal chamava ele de fedorento pois não usa desodorante. No intervalo da aula, ele sacou a arma da mochila e começou a atirar. Ele não escolheu alvo. Aí todo mundo saiu correndo", revelou o aluno.
Outra colega do 8º ano do Ensino Fundamental contou que o colega já tinha feito ameaças.
"Ele lia livros satânicos, falava que ia matar alguns dos colegas. Um dos garotos que foi morto falava que ele fedia e chegou a levar um desodorante para sala", contou.
O tiroteio aconteceu durante o intervalo da quinta para a sexta aula, na sala do 8º ano, por volta do meio-dia. O coronel da Polícia Militar Anésio Barbosa da Cruz informou que o adolescente atirou com uma pistola . 40, usada pela corporação. Será feita uma perícia para saber de quem era arma.

Adolescente suspeito de efetuar disparos está apreendido (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Adolescente suspeito de efetuar disparos está apreendido (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

A mesma colega relatou que, quando ouviu o primeiro disparo, não imaginou que fosse um tiro.
"Pensei que eram balões estourando porque amanhã seria nossa feira de ciências. Depois, ouvimos o bagulho novamente e alguém gritou "é tiro". Aí começou o desespero"
Outra estudante disse que ficou em pânico. Ela contou que todos saíram correndo da sala.
“Ele saiu dando tiro em todo mundo da sala. Eu segurei na mão da minha amiga e fui até a polícia. Não sabia o que fazer”, relatou à TV Anhanguera.
De acordo com a PM, assim que o atirador descarregou o cartucho, ele tentou recarregar a arma. Porém, o estudante foi contido por um professor e colegas.

 (Foto: Arte/G1)
(Foto: Arte/G1)

Vítimas
Os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, cujas idades ainda não foram divulgadas, morreram no local. O Instituto Médico Legal (IML) informou ao G1 que, até as 15h, os corpos dos dois estudantes não tinham sido identificados e seguiam na escola.
Já outros quatro alunos, sendo três meninas e um menino, ficaram feridos e foram socorridos.Três deles estão no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e um no Hospital de Acidentados.
Hyago Marques – 13 anos - Consciente, respirando espontaneamente e é avaliado por uma equipe multidisciplinar do Hugo.
Marcela Rocha Macedo – 13 anos - consciente, respira com a ajuda de um cateter de oxigênio, também é avaliada pelo corpo clínico do Hugo.
Isadora de Morais– idade não confirmada: Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hugo. Ela está sedada, intubada e é submetida a exames de imagens.
Lara Fleury Borges – idade não confirmada - Está internada no Hospital dos Acidentados; não teve estado de saúde divulgado..
O suspeito de disparar os tiros foi levado à sede da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) e, em seguida, encaminhado para o IML. Após passar por exames de corpo delito, ele retornou à delegacia.

João Pedro Calembo morre em ataque em escola de Goiânia (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
João Pedro Calembo morre em ataque em escola de Goiânia (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Aposta ganhadora da Mega-Sena de Muzambinho (MG) foi feita em bolão de oito pessoas

Prêmio milionário foi sorteado em bolão para oito pessoas de Muzambinho (MG) (Foto: Heloise Hamada/G1)Oito pessoas de Muzambinho (MG) faturaram o prêmio de quase R$ 4 milhões da Mega-Sena sorteado na noite desta quinta-feira (21). Os apostadores fizeram um bolão numa lotérica do centro da cidade e acertaram as seis dezenas sorteadas: 22, 23, 29, 32, 38 e 45.
O valor total do prêmio é de R$ 3.951.513,94 e é válido pelo concurso de número 1.979. O sorteio foi realizado em Assis Chateaubriand (PR). Além da Mega-Sena, a Quina teve 32 apostas ganhadoras, com o valor de R$ 39.401,20 para cada um. A Quadra teve 2.677 apostas ganhas, com o valor de R$ 672,84 para cada ganhador.
Excepcionalmente, estão sendo realizados três concursos nesta semana como parte da “Mega Semana da Sorte”. O primeiro sorteio foi na última terça-feira (17) e o último será no sábado (21), com o prêmio de R$ 11,5 milhões.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Motorista de ônibus escolar é preso suspeito de estuprar aluna de 8 anos durante o trajeto em MT

Um motorista de um ônibus escolar foi preso nessa quinta-feira (19) suspeito de ter abusado sexualmente de uma aluna, de 8 anos, na zona rural de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, a mãe da vítima estranhou o comportamento dela e descobriu que a menina estava sofrendo abusos. O motorista, de 68 anos, ficou em silêncio ao ser interrogado na delegacia.
Segundo a Polícia Civil, o motorista teve prisão temporária decretada pela Justiça de Mato Grosso. O suspeito é motorista de ônibus escolar no Distrito de Nova Fernandópolis, em Barra do Bugres, região onde a menina mora e estuda. A criança fazia o trajeto acompanhada do irmão, também de pouca idade.
O delegado da Polícia Civil, João Paulo Praisner, explicou que os abusos ocorriam durante o trajeto entre a escola e a fazenda onde a criança mora com familiares. A criança relatou ter sido abusada sexualmente por diversas vezes e ainda disse que o suspeito a ameaçava caso comentasse os abusos com familiares.
“A mãe compareceu na delegacia estranhando o comportamento da filha. Ela começou a questionar e a vítima acabou relatando que o motorista, por diversas vezes, abusava dela. Ela e o irmão eram os últimos a serem deixados pelo motorista. Os abusos ocorriam no trajeto e no fim dele”, disse o delegado ao G1.
A princípio, conforme o delegado, apenas a menina de 8 anos era abusada. O irmão dela, na maioria das vezes, estava dormindo no banco do enquanto o motorista praticava os abusos. “Ele [o motorista] fez o uso do direito de ficar em silêncio [no depoimento] e não relatou nada sobre os fatos, disse que vai falar somente em juízo”, completou Praisner.
A menina foi atendida por uma equipe de psicólogos e afirmou que os abusos ocorreram, pelo menos, cinco vezes. Ela também passará por exames de corpo de delito. Para o delegado, o laudo psicológico emitido pelos profissionais é ‘verídico’.
A Polícia Civil abriu a investigação e deve ouvir outras crianças e pessoas que tinham ligação com o transporte dos alunos. O motorista foi autuado por estupro de vulnerável e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Barra do Bugres.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criança chora e consola burro que foi abandonado após ter pata quebrada

Criança foi vista consolando o animal que foi atropelado (Foto: Divulgação/Edna dos Santos)

Um burro que teve uma das patas quebradas em um acidente e foi abandonado pelo dono comoveu uma criança em Paraíso do Tocantins, região central do estado. O menino sentou no chão e colocou a cabeça do animal no colo.
O registro foi feito por Edna dos Santos, moradora da cidade, que disse que o garoto chorava comovido pela situação do burro. "Eu conversei com o menino, que estava chorando muito."
O animal está no setor Pouso Alegre e foi abandondo há mais de uma semana, dizem os moradores. "A situação é crítica. Alguma coisa precisa ser feita para aliviar a dor dele", disse Edna.
Sensibilizados com a situação, alguns moradores da cidade fazem o que podem pelo animal, por conta própria. Edna conta que sempre passa no local e deixa comida. "Desde sexta-feira da semana passada vejo que ele está muito machucado. Ele levanta e fica se arrastando, e o dono não aparece".
Os moradores da região disseram que o motociclista envolvido no acidente ficou ferido e foi levado para o hospital da cidade.
O animal ferido foi visto por moradores pela primeira vez há cerca de 10 dias, andando por lotes baldios. Com o tempo ele perdeu as forças e, agora, não consegue mais sair do lugar
Airton Reinaldo Gama e um amigo responsável por uma ONG de resgate de animais também estão incomodados com a situação. Gama disse que já procurou os órgãos ambientais, mas não obteve resposta. Eles, então, decidiram registrar um boletim de ocorrência. "Os órgãos estão virando as costas, mas eles precisam fazer alguma coisa", diz.
Os moradores afirmam que são comuns os acidentes envolvendo animais no local. A Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros não passaram informações sobre o motociclista envolvido no acidente.
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informou que cuida apenas de animais cadastrados em propriedades rurais. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) disse que só é responsável pelo resgate de animais silvestres, e o burro é um animal doméstico.
Em nota, Prefeitura de Paraíso do Tocantins, disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Diretoria de Agricultura deslocou equipe para recolhimento do animal.
Segundo o município, a Ong Anjos de Pata vai acolher o burro atropelado. E o médico veterinário Gilberto Morais, será voluntário para realizar os cuidados que o animal precisa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Jovem dispara tiros, fere e mata colegas em escola de Goiânia

Um estudante, filho de policial militar, fez disparos contra colegas nesta sexta-feira (20) no Colégio Goyases, localizado no bairro Conjunto Riviera, em Goânia.

De acordo com o tenente-coronel Marcelo Granja, da Polícia Militar, os tiros fizeram seis vítimas. Cinco estão feridos e duas morreram no local.

Segundo a imprensa local, o jovem suspeito de ter cometido os disparos era do 8º ano e vinha sofrendo bullying de colegas, o que o teria motivado a usar uma arma que seria do pai para cometer o atentado. As vítimas já foram encaminhadas a unidades de saúde da capital goiana.

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais estudantes contra um ou mais colegas.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Mariah Carey tem mansão invadida em Los Angeles, diz site

Mariah Carey performs at the New Year's Eve celebration in Times Square on Saturday, Dec. 31, 2016, in New York. (Foto: Greg Allen/Invision/AP)Mariah Carey entrou para o time de famosos com mansões invadidas em Los Angeles. Segundo o site “TMZ”, a casa da cantora foi arrombada e os bandidos levaram objetos avaliados em US$ 50 mil (cerca de R$ 158 mil).
Uma fonte policial informou ao site que a casa da cantora foi arrombada por volta das 3h desta quinta-feira (19). Aparentemente, eles entraram por uma das janelas ou uma porta do piso superior da mansão. Uma escada foi encontrada no jardim.
Os bandidos não levaram nenhuma joia valiosa e optaram por bolsas e óculos escuros. Cerca de 10 objetos foram levados.
Segundo a polícia, não havia ninguém dentro de casa na hora do crime. Mariah está em Nova York. O caso está sendo apurado.

Fonte: G1
Leia Mais ››

IBGE divulga edital de processo seletivo para 1.152 vagas temporárias de recenseador

Censo Agropecuário 2017 é realizado na Paraíba (Foto: Arquivo/IBGE)O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (20) edital de processo seletivo para 1.152 vagas temporárias para o cargo de recenseador. As oportunidades são para atuar no Censo Agropecuário 2017.
A abertura deste processo seletivo é uma continuidade do processo seletivo simplificado edital nº 02/2017, especificamente visando suprir as vagas nas UF/áreas de trabalho que tiveram candidatos inscritos em número inferior ao de vagas oferecidas, tiveram a listagem de candidatos aprovados esgotadas ou, ainda, não tiveram candidatos inscritos. O quadro completo com as vagas e localidade não tinha sido divulgado até a última atualização desta reportagem.

Os candidatos devem ter nível fundamental e no mínimo 18 anos. O salário será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados.
A jornada de trabalho recomendável será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
Do total das oportunidades, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.
As inscrições estarão abertas de 23 de outubro a 6 de novembro nos postos de inscrição do IBGE conforme lista divulgada no site www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html. Não há cobrança de taxa de inscrição.
A seleção será feita por meio de análise de títulos.
A duração do contrato será de até cinco meses. As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma da operação e aos resultados da avaliação de desempenho do contratado.
Seleções anteriores
Para o Censo Agropecuário 2017, o IBGE abriu dois editais, um para 1.038 vagas temporárias de níveis médio e superior, e outro para 24,9 mil vagas de níveis fundamental e médio.
Foram oferecidas 18.845 vagas para recenseador. A seleção foi feita por meio de prova objetiva, aplicada em julho deste ano.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer exonera oito ministros para votar contra denúncia

O Diário Oficial da União publica hoje (20) decretos assinados pelo presidente da República, Michel Temer, com a exoneração de oito ministros de Estado.

Os ministros exonerados têm mandatos de deputados e voltam à Câmara, onde deverão participar da votação, em plenário, prevista para a próxima quarta-feira (25), da segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Temer.

Na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, em sessão realizada na última quarta-feira (18), o relatório a favor da inadmissibilidade da denúncia foi aprovado pela maioria dos deputados que integram o colegiado.

Nos decretos de exoneração publicados nesta sexta-feira constam os nomes dos seguintes ministros: Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo; Leonardo Picciani, ministro do Esporte; Ronaldo Nogueira, ministro do Trabalho; Sarney Filho, do Meio Ambiente; Marx Beltrão, do Turismo; Maurício Quintella Lessa, dos Transportes; Mendonça Filho, da Educação; e Bruno Cavalcanti, das Cidades.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Megaoperação da PF combate pedofilia em todo país

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou hoje (20) uma megaoperação de combate à pedofilia. A Operação Luz na Infância mobilizou 1,1 mil policiais para cumprir mandados de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal.

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do ministério, esta é uma das maiores ações mundiais contra a pedofilia. Os alvos da operação foram identificados após seis meses de investigações conjuntas da Senasp com agências de inteligência das secretarias estaduais de segurança pública e polícias civis, com a colaboração da embaixada dos Estados Unidos.

Os investigadores mapearam a ação dos pedófilos na internet – ambiente que, segundo a Senasp, facilita a conduta criminosa de adultos que buscam atrair crianças e adolescentes. “O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos”, informa a Senasp, em nota.

Um balanço preliminar da operação vai ser divulgado pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, em entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, ainda esta manhã.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Polícia prende oito por diversos crimes em Nova Cruz

Uma equipe de policiais civis da cidade de Nova Cruz prendeu, nesta quinta-feira (19), oito pessoas por diversos crimes. Entre os presos, estava Rogério Targino, vulgo “Thor”, 32 anos, autuado por porte ilegal de arma e por uma tentativa de homicídio, praticada contra um adolescente de 17 anos.

A segunda ação prendeu em flagrante cinco homens suspeitos de integrar uma associação criminosa, sendo eles: Lucas Pereira da Silva, 19 anos; Fábio da Silva, 23 anos; Érico Bento da Silva, 32 anos; Israel Inácio Ribeiro, 31 anos; e Benedito Ferreira da Silva, 37 anos. Após uma busca realizada na casa onde o grupo estava, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, e uma espingarda. Os cinco suspeitos foram autuados pelos crimes de associação criminosa, corrupção de menores, e porte ilegal de arma de fogo.

Dando continuidade as ações, os policiais prenderam José Fábio da Silva Oliveira, vulgo “Tito”, por cometer um roubo nesta quarta-feira (18), sendo autuado pelo crime. A última ação prendeu em flagrante Maria Conceição Moreira da Silva, 34 anos, apreendida com diversas trouxas de maconha, e autuada por tráfico de drogas. Todos os autuados foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

PM apreende dupla de menores com pistola de brinquedo na região do BH


Dois adolescentes, um de 17 e outro de 16 anos, foram abordados na noite de quinta feira 19 de outubro, pela Guarnição 234 do BH, comandada pelo cabo Muniz, quando trafegavam em uma moto Honda Fan 125 preta em atitude suspeita pelas ruas do bairro. 

Ao avistar a VTR 234 a dupla tentou fugir, mas depois de uma acompanhamento tático foi alcançada e abordada. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram com um deles uma Pistola de Brinquedo (simulacro) e que segundo a PM seria utilizada para pratica de assaltos, principalmente contra mulheres. 

Os dois foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Polícia Civil e apresentados ao delegado,para os devidos procedimentos. Como não há crime por porte de arma de brinquedo, exceto em flagrante delito, a dupla foi liberada, mas a mãe de um deles foi autuada por entregar a moto ao filho.

Fonte: Fim da Linha
Leia Mais ››

Condições climáticas favorecem chuvas no RN em 2018, diz Emparn

Barragem seca no RN (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)Com as chuvas e o vento forte que estão ocorrendo em parte do Nordeste, os especialistas esperam que o fenômeno La Ninã (que constitui na diminuição da temperatura do Oceano Pacífico) permaneça até meados de 2018. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), essa e outras condições climáticas favorecem a ocorrência de chuvas na no final de 2017 e no início do próximo ano. O estado enfrenta seu sexto consecutivo de seca. Essa é considerada a estiagem mais severa da história.
Segundo Gilmar Bristot, gerente de meteorologia da Emparn, o mês de outubro tem apresentado uma característica climática diferente dos últimos anos, com relação às condições de chuva e temperatura, principalmente na região litorânea. A presença de águas mais frias do que o normal ao longo da faixa equatorial do oceano Pacífico (Lá Niña), tem influenciado na ocorrência de ventos mais forte do que o normal, maior umidade e, consequentemente, mais chuvas.
No interior, em algumas áreas do Alto Oeste, Chapada do Apodi, Seridó e Agreste, também ocorrem pancadas de chuvas ocasionadas por sistemas meteorológicos transientes, como restos de frentes frias e circulação do ar em altos níveis da atmosfera. "A previsão é de permanência do fenômeno pelo menos até meados de 2018, o que indica que não teremos formação de bloqueios ocasionados pelo comportamento do Oceano Pacífico no período chuvoso de 2018, facilitando assim o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (sistema meteorológico que causa as chuvas na Região Nordeste no período de fevereiro a maio) para próximo do Nordeste Brasileiro nos meses de fevereiro a maio de 2018", informou.
Também nos meses de novembro, dezembro e janeiro de 2018 poderão ocorrer chuvas decorrentes da atuação de Vórtices Ciclônicos de Ar Superior ( VCANS), mas não é possível prever o período nem a intensidade delas.

Ainda de acordo com o meteorologista, a ocorrência de chuva no Nordeste, no período de fevereiro a maio, depende de vários fatores. Entre eles estão as condições dos oceanos Pacífico e Atlântico e a atividade solar. Analisando o oceano Pacífico, a previsão é favorável às chuvas em 2018. Um dos fatores é a diminuição da atividade solar. De acordo com ele, quando a atividade solar aumenta, diminui a ocorrência de chuva na região. Da mesma forma, quando ela diminui, aumenta a ocorrência de chuvas. Foi o caso dos anos de 2008 e 2009 - último período de mínimo da atividade solar. "Assim é mais uma variável que estará favorável em 2018. Somente ainda estamos analisando as condições termodinâmicas do Oceano Atlântico, que por ser um oceano menor ainda não é possível determinar como será o seu comportamento em 2018”, complementa.
Devido à seca, 153 dos 167 municípios potiguares estão em situação de emergência.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Chuva apaga incêndio florestal na região Central potiguar

Incêndio atinge área de mata entre as cidade de Lajes e Angicos (Foto: Cedida)Um incêndio atingiu uma região de mata e destruiu uma extensa área de vegetação nativa entre os municípios de Lajes e Angicos, próximo ao Pico do Cabugi, na região Central potiguar. O fogo durou boa parte da noite da quinta-feira (19) e praticamente toda a madrugada desta sexta (20). A chuva que caiu quando o dia amanheceu apagou as chamas, segundo o Corpo de Bombeiros.
Por volta de 1h30 da madrugada, equipes de combate a incêndio estiveram no local. Segundo o capitão Rafael Franco, a região era de difícil acesso, mas as equipes conseguiram reduzir as chamas. Ninguém ficou ferido.
Com a redução do fogo, os dois carros que foram usados na ocorrência voltaram para Natal. Ainda segundo o capitão, ainda não foi possível determinar a dimensão dos estragos nem afirmar o que causou o incêndio. Porém, ele ressaltou que, "devido a seca, qualquer fagulha ou fogueira acesa pode ter contribuído para o início do fogo".

Chuva que caiu pela manhã apagou o fogo (Foto: Divulgação/CBM)
Chuva que caiu pela manhã apagou o fogo (Foto: Divulgação/CBM)

Este foi o terceiro incêndio florestal registrado este mês. No dia 3, após quase 80 horas de combate, os militares do Corpo de Bombeiros conseguiram extinguir um incêndio que destruiu mais de 40 hectares de mata na zona rural de São Bento do Norte, que fica a 150 quilômetros da capital potiguar. Também não houve registro de feridos.
Já no dia 12, após três dias de fogo, os bombeiros apagaram um incêndio florestal que atingiu uma região de serra no município de Serrinha, distante 90 quilômetros de Natal. Nos dois casos, também não houve feridos.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação


O local em que cada candidato fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já está disponível no cartão de confirmação, no site https://enem.inep.gov.br/participante/. Para acessar a informação, é necessário digitar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição.
Dessa forma, será possível visualizar o endereço onde a prova será aplicada, o horário, a data, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos especializados, caso tenham sido solicitados.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação no dia do exame. No entanto, o órgão recomenda que todos imprimam e levem o documento para facilitar o acesso às informações e evitar confusões com o endereço e os horários da prova.
Data da prova
Pela primeira vez, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. O primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de exame.
Horários da prova
Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF). A aplicação do exame começará às 13h30. No primeiro domingo, irá até 19h. E no segundo, até 18h.

Senhas esquecidas
Participantes que esqueceram a senha cadastrada na inscrição deverão recuperá-la para conseguir acessar o cartão de confirmação. O Inep preparou um passo a passo na Página do Participante com orientações para três situações específicas.
A recuperação simples é para aqueles participantes que esqueceram a senha, mas lembram o e-mail cadastrado, para o qual uma nova senha será enviada. Já o participante que não se lembra da senha nem do e-mail, mas se recorda do telefone cadastrado, poderá receber a nova senha por SMS. Aquele participante que não se lembra da senha, do e-mail e do celular deverá cadastrar novos dados de contato.
PASSO A PASSO - Recuperação Simples
Acesse a Página do Participante do Enem 2017.
Forneça seu CPF, responda ao desafio das figuras e clique no link “Esqueci minha senha”.
Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do e-mail cadastrado na inscrição para sua conferência. Responda novamente ao desafio das figuras e clique em “Enviar nova senha por e-mail”. Uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado.
PASSO A PASSO - Recuperação E-mail Esquecido
Acesse a Página do Participante do Enem 2017.
Forneça seu CPF, responda ao desafio das figuras e clique no link “Esqueci minha senha”.
Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do e-mail cadastrado na inscrição para sua conferência.
Se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail revelado, responda novamente ao desafio das figuras e clique no link “Não tenho acesso a este e-mail”.
Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do celular cadastrado na inscrição para sua conferência.
Responda novamente ao desafio das figuras e clique em “Enviar nova senha por SMS”. Uma nova senha será enviada para o telefone cadastrado.
PASSO A PASSO - Recuperação E-mail e Celular Esquecidos
Acesse a Página do Participante do Enem 2017.
Forneça seu CPF, responda ao desafio das figuras e clique no link “Esqueci minha senha”.
Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do e-mail cadastrado na inscrição para sua conferência.
Se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail revelado, responda novamente ao desafio das figuras e clique no link “Não tenho acesso a este e-mail”.
Uma nova tela mostrará seu CPF e alguns caracteres do celular cadastrado na inscrição para sua conferência.
Se você também não se lembra ou não tem acesso ao telefone revelado, responda novamente ao desafio das figuras e clique no link “Não tenho acesso a este telefone celular”.
Por não se lembrar nem da senha, nem do e-mail, nem do celular, você precisará alterar seus dados de contato para envio de uma nova senha. Em uma nova tela, preencha os campos solicitados, responda ao desafio das figuras e clique em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”.
Uma mensagem de “Dados confirmados com sucesso” será exibida na tela. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição informando detalhes da alteração. Uma senha temporária será enviada para o e-mail recentemente cadastrado.

Fonte: G1
Leia Mais ››