sexta-feira, novembro 19, 2021

Após acidente, prefeitura de Tibau do Sul sanciona lei que regulamenta uso de quadriciclos em Pipa

A Prefeitura de Tibau do Sul, onde fica localizada a praia de Pipa, sancionou na quarta-feira (17) uma lei que regulamenta os passeios turísticos de quadriciclo em todo o município.


Quadriciclo caiu de cima de falésia na praia de Pipa, no RN — Foto: Cedida


A lei é sancionada dois dias depois de um turista de 19 anos cair da área do Chapadão, numa altura de mais de 30 metros, durante um passeio de quadriciclo. Ele teve fraturas no fêmur e na coluna, passou por cirurgias e tem estado de saúde estável.


O documento foi publicado na Diário Oficial do Município. De acordo com o a prefeitura local, essa lei tem sido feita desde março deste ano.


O texto fala sobre a obrigatoriedade de medidas de segurança, como guia contratado nos passeios, uso de equipamentos de segurança, como capacete, idade máxima dos veículos de cinco anos e necessidade de contratação de seguro de acidentes pessoais de passageiros pelas empresas que exploram os passeios.


Acidente aconteceu no Chapadão, trecho de falésias de Pipa, RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Também cita o número máximo de duas pessoas por quadriciclo, a proibição de crianças abaixo de sete anos de andarem e a velocidade máxima de 50 km/h.


Em caso de descumprimento, há multa prevista de R$ 500 a R$ 3 mil. Os itinerários e pontos de embarque e desembarque constam em um decreto municipal.


Serão 30 alvarás expedidos para as empresas poderem explorar a área de forma turística, sendo um por empresa - novos alvarás não serão emitidos pelos próximos 15 anos. Elas precisam cumprir as obrigações que contam no decreto em relação aos veículos e profissionais.


“Com aumento no número de veículos, é cada vez maior a procura por parte dos turistas que podem pilotar os quadriciclos. A lei traz, portanto, uma melhor segurança para esse segmento, regulamentando a atividade e evitando acidentes”, disse o prefeito Valdenício Costa (DEM) sobre a regulamentação dos passeios.



O acidente com o turista de 19 anos não foi o único registrado em Pipa nos últimos anos envolvendo quadriciclo. Em setembro de 2020, uma turista grávida e o namorado também caíram do Chapadão durante passeio de quadriciclo.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Campanha Papai Noel dos Correios é lançada no RN; veja como participar

A campanha Papai Noel dos Correios 2021 foi lançada na manhã desta quinta-feira (18), no Rio Grande do Norte. Milhares de cartinhas escritas por alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, indicadas pelas secretarias de educação, por crianças e adolescentes assistidos por projetos sociais e instituições filantrópicas parceiras, e ainda por crianças em situação de vulnerabilidade social que escrevem espontaneamente para a campanha estão à espera de um padrinho ou madrinha.


'Campanha Papai Noel presenteia crianças em situação de vulnerabilidade social — Foto: Correios


A adoção das cartinhas será realizada preferencialmente pela internet. Na página da campanha, o usuário procura as cartinhas do Rio Grande do Norte e o município desejado.


Em Natal, na agência da Avenida Hermes da Fonseca, os Correios também disponibilizam um ponto de adoção presencial para viabilizar que toda a sociedade possa participar da ação. A entrega dos presentes deve ser feita presencialmente em qualquer agência dos Correios dos municípios participantes.


"Imaginem a alegria que brota no coração de cada uma desses meninos e meninas: poder vivenciar momentos de lazer e brincadeira tão importantes para a infância, proporcionados por quem adota uma ou mais cartinhas. Muitas delas irão receber o tão sonhado brinquedo novo ou o tênis para ir à escola", destacou o superintendente estadual dos Correios, Hemerson Lima, durante o lançamento, em Natal.



Além de Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante na Grande Natal, também participam da campanha instituições de ensino de Apodi, Assu, Caicó, Currais Novos, Macau, Mossoró, Pau dos Ferros e Antônio Martins.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prazo para agendar revisão de perícia no INSS e evitar perda do auxílio-doença termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para os beneficiários agendarem revisão da perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e evitar a perda do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).


Revisão de benefícios do INSS — Foto: Divulgação/INSS


Esses beneficiários foram identificados no pente-fino do INSS. A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União.


Segundo o instituto, os segurados listados que não agendarem até esta sexta poderão ter o benefício suspenso. Até o último dia 11, 85.191 beneficiários ainda não tinham marcado a revisão.


Como fazer

O segurado que consta da lista do INSS pode fazer o agendamento pelo site www.meu.inss.gov.br e aplicativo Meu INSS, ou por meio de contato telefônico com a Central de teleatendimento, ligando para o número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Na data agendada para a realização da perícia, deverão ser apresentados os documentos pessoais, além de toda a documentação médica que o segurado disponha, tais como laudos com CID, atestados, receitas e exames recentes. Não há um prazo de dias estabelecido para caracterizar a validade dos documentos médicos.


Os segurados poderão realizar a perícia médica em qualquer unidade do INSS, pois a revisão não está condicionada à agência que mantém o pagamento do benefício.


Entenda o pente-fino

Em agosto, o INSS convocou cerca de 173 mil segurados que estão há pelo menos seis meses sem passar por perícia médica.


Desse total, 95.588 foram convocados via publicação no Diário Oficial da União no dia 27 de setembro para agendarem a perícia médica de reavaliação do benefício por incapacidade por não terem sido encontrados ou não terem marcado o exame.


No entanto, apenas 10.397 segurados agendaram a perícia médica revisional até o último dia 11 - ainda faltavam 85.191 segurados.


No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 dias da suspensão realizada, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva do benefício.


Os aposentados por invalidez e pessoas que recebem o amparo assistencial ao deficiente não passam por essa revisão.


Fui convocado para a revisão: o que devo fazer?

Confira abaixo o passo a passo para agendar uma perícia médica pelo Meu INSS:


Faça o login no Meu INSS

Clique em "Do que você precisa?", escreva "Agendar Perícia" e, em seguida, em "Novo Requerimento"

Escolha entre "Perícia Inicial", se for a primeira vez, ou "Perícia de Prorrogação", se já estiver em benefício

Siga as orientações que aparecem na tela

Informe os dados necessários para concluir o seu pedido

O resultado estará disponível para consulta após as 21 horas do dia da perícia no Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e pelo telefone 135.

Caso o resultado não esteja disponível depois do prazo, pode ser que haja alguma pendência no benefício. O segurado deve entrar em contato com a Central de Atendimento 135 e, em caso de constatação de pendência no benefício, deverá solicitar, através da Central, o serviço “Acerto Pós perícia”.

Caso discorde da decisão, o segurado pode entrar com recurso, em até 30 dias, a partir da ciência do resultado.

Se o segurado não puder comparecer à perícia no dia agendado, inclusive por motivos de dificuldade de locomoção, poderá reagendar a perícia uma única vez, desde que justifique o motivo. Isso deve ser feito até um dia antes da data marcada, pelo Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) ou pelo telefone 135.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil ultrapassa 612 mil mortos por Covid; média móvel de casos fica abaixo de 9 mil por dia

O Brasil registrou nesta quinta-feira (18) 279 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 612.177 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 265. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +15% e aponta estabilidade pelo quinto dia seguido, agora beirando a tendência de alta.


Já a média móvel de casos ficou abaixo da marca de 9 mil por dia pela primeira vez desde maio de 2020 (veja detalhes mais abaixo).


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/g1

Veja a sequência da última semana na média móvel:


Sexta (12): 260

Sábado (13): 262

Domingo (14): 262

Segunda (15): 255

Terça (16): 244

Quarta (17): 260

Quinta (18): 265

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Três estados não registraram óbitos em 24 horas: AC, AP e RR.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.989.459 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 12.735 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 8.990 novos diagnósticos por dia --abaixo da marca de 9 mil pela primeira vez desde 12 de maio de 2020 (quando estava em 8.978). Isso representa uma variação de -9% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica estabilidade nos diagnósticos.


Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››