quarta-feira, maio 29, 2013

VÍDEO: OPERAÇÃO ELEFANTE BRANCO PRENDE 14 PESSOAS SUSPEITAS DE PARTICIPAÇÃO COM TRÁFICO DE DROGAS E OUTROS CRIMES




A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu 14 pessoas nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29) nas cidades de Pau dos Ferros e Doutor Severiano, no Oeste potiguar. Drogas, motocicletas, relógios e objetos utilizados no tráfico foram apreendidos. Segundo a Delegacia Geral de Polícia, 16 delegados e mais de 100 agentes participaram da operação.


De acordo com o delegado Odilon Teodósio, as prisões são resultado de uma operação denominada 'Elefante', que combate o tráfico de drogas na região. O nome foi escolhido por causa da posição geográfica do município, que fica na chamada 'tromba do elefante', uma alusão ao formato do mapa do estado, que se assemelha a um elefante. 

“É uma operação de combate ao comércio, ao varejo de drogas. As investigações começaram em novembro do ano passado e foram comandadas pelo delegado Inácio Rodrigues. Eu estou aqui a mando do delegado geral como coordenador operacional", afirmou o delegado Odilon. 

O delegado Inácio Rodrigues disse que entre os presos alguns tinham mandados de prisão preventiva. "Alguns foram presos em flagrante. A maioria foi detida em Pau dos Ferros, mas dois foram presos em Doutor Severiano", contou o delegado.

A polícia ainda não tem uma quantidade precisa de drogas apreendidas. O diretor de Polícia do Interior, José Carlos Oliveira, que também está em Pau dos Ferros, afirmou que a quantidade de entorpecentes encontrados não é tão grande por se tratarem de vendas "varejistas". "Apreendemos cocaína, crack, maconha, dinheiro em espécie, motociletas, que podem ser roubadas e relógios", disse o delegado. "Ainda vamos proceder a pesagem das drogas e a contagem do dinheiro", concluiu.

O delegado Odilon Teodósio ainda explicou que os presos serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros/RN.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Promotoria de Apodi vai fiscalizar o cumprimento das penas

A Promotoria Criminal de Apodi passará, a partir desta data, a fiscalizar de forma mais presente o cumprimento das penas aplicadas na comarca.
Isso porque, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério Público, a Comarca de Apodi tem hoje um grande número de pessoas cumprindo penas fora dos estabelecimentos prisionais e sem qualquer fiscalização.
Algumas dessas pessoas estão em prisão domiciliar e outras, no regime semi-aberto. Há, ainda, aqueles que cumprem penas alternativas (em especial prestação de serviços à comunidade, e aqueles submetidos a medidas cautelares, tais como as de afastamento do lar (Lei Maria da Penha).
Outras pessoas, por exemplo, estão proibidas de dirigir automóveis ou de frequentar determinados lugares, como bares e prostíbulos.
Já nesta semana, um servidor da Promotoria de Justiça, sob a supervisão e orientação do promotor, passará a realizar visitas aos apenados, a fim de verificar se estão obedecendo à ordem de se recolherem às suas casas à noite e nos fins de semana.
Haverá visitas, também, aos estabelecimentos onde haja pessoas cumprindo penas alternativas, a exemplo de escolas, hospitais, secretarias de obras, entre outros.
A ação da promotoria visa garantir o fiel cumprimento da lei e está amparada no art. 67 da Lei de Execuções Penais – LEP, segundo o qual “o Ministério Público fiscalizará a execução da pena e da medida de segurança, oficiando no processo executivo e nos incidentes da execução”.
A ação da Promotoria conta com o apoio da Polícia Militar, do Centro de Detenção Provisória e, ainda, do Poder Judiciário da Comarca de Apodi.
Colabore denunciando as irregularidades de que tem conhecimento.

Telefones para contato: PM – 19;, Delegacia – 3333-2737; Promotoria – 3333-2128

Tássia Conceição Silva Alves e Souza
Técnica do MPE
Mat. 199867-6
Promotorias de Justiça da Comarca de Apodi/RN

Reprodução Cidade News Itaú via Márcio Melo
Leia Mais ››

MARCHANTE SE IRRITA COM PEDINTE E APLICA CACETADA NA CABEÇA EM CAJAZEIRAS/PB

Marchante se irrita com Pedinte e aplica cacetada na cabeça em Cajazeiras Adriano Lacerda de Oliveira, 33 anos, casado foi vítima de uma cacetada na cabeça, desferida pelo Marchante, Francisco de Assis de Sousa Coelho, 27 anos, fato registrado no Frigorífico Central na Cidade de Cajazeiras.
O fato ocorreu por volta das 14:30h desta quarta-feira (29), quando Adriano chegou ao local pedindo carne ao acusado, que solicitou a vítima para deixar o seu ambiente de trabalho.
Depois de muita confusão, Francisco pegou o cacete e aplicou uma pancada na cabeça da vítima.
A Guarnição da Polícia Militar esteve no local, e encaminhou os envolvidos à Delegacia para as medidas necessárias.

Reprodução Cdiade News Itaú via Márcio Melo/Folha do Sertão
Leia Mais ››

Homossexual mata a mãe, o irmão e deixa o pai gravemente ferido por discordar de sua orientação sexual


O músico Alcinei Ferreira Gomes, de 19 anos, foi preso acusado de matar a mãe, Maria Lita Gomes da Silveira, de 41 anos, e o irmão, Alen Luiz Gomes da Silva, 13, na residência da família, na noite desta terça-feira, na Zona Leste de Manaus. Ele também tentou matar o pai, Sildonor Ferreira da Silva, de 38 anos, com duas facadas. Segundo a polícia, ele confessou e disse que os assassinatos aconteceram após uma discussão em família.

Acusado de ter matado a família

Segundo Gomes, os pais e o irmão não aceitariam o fato dele ser homossexual. De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Mariolino Brito, o acusado pode ter premeditado o crime. O músico se apresentou espontaneamente à delegacia ainda na noite desta terça-feira. O pai dele foi internado no hospital, e não corre o risco de morrer.

Pai do Acusado

Alcinei, segundo a polícia, esfaqueou primeiro a mãe e em seguida o irmão mais novo. Após praticar os homicídios, esperou o pai chegar do trabalho, na frente da casa, e o atingiu na cabeça com um pé de cabra. Sildonor ainda recebeu golpes de faca nas costas, antes de conseguir desarmar o filho. O pai ainda tentou entrar na casa para tentar socorrer as vítimas. O corpo de Maria Lita foi encontrada em um dos cômodos da residência e do irmão mais novo, embaixo da cama de um dos quartos.


Em depoimento na manhã desta quarta-feira à polícia, Sildonor disse que o filho já havia sido submetido a tratamento no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, em Manaus. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) na noite desta terça-feira e velados nesta manhã, na residência da família. No local, familiares e amigos estavam assustados com a atitude do músico. Vizinhos afirmaram que ele era um bom filho e nunca levantou suspeitas. O irmão de Sildonor, Nonato Gomes, afirmou não entender o motivo que teria levado o sobrinho a matar a mãe, o irmão e atentar contra a vida do próprio pai.


O delegado Mariolino Brito já entrou com pedido de prisão preventiva contra Alcinei Ferreira Gomes. - Ele representa perigo para a sociedade - afirmou. A polícia aguarda pela sentença de um juiz plantonista para encaminhar o preso para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, ainda nesta quarta-feira.


Reprodução Cidade News Itaú via Márcio Melo/Icém Caraúbas/Angico No Ar
Leia Mais ››

Wilma de Faria dispara contra Rosalba

wilma-e-rosalba-cara-a-caraA vice-prefeita de Natal Wilma de Faria(PSB) foi entrevistada no programa de rádio da 94FM, pelos jornalistas Alex Viana, Ricardo Rosado e Marco Aurélio de Sá e não poupou críticas ao atual governo.

A agricultura foi um das áreas mais criticadas. Wilma declarou que por onde ela caminha ouve que o setor não funciona a contento.

“Ontem estive em quatro cidades. Em três delas o Programa do Leite não estava funcionando. Fui informada pela população que em Ceará-Mirim só no Centro estava acontecendo a distribuição do leite, na Zona Rural não. E este não foi um programa que eu criei, foi o governo de Garibaldi, mas eu considero um programa importante e mantive”, disse.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

PATU: GRAVE ACIDENTE NA AVENIDA LAURO MAIA

Um grave acidente de trânsito ocorrido por volta das 16 horas  e 20 minutos desta quarta-feira (29), na avenida Lauro Maia, nas proximidades do Campus da UERN, nesta cidade de Patu por pouco não acabou em tragédia. 
A pessoa de Francinaldo Rodrigues Pereira, 30 anos de idade, residente na cidade de Patos-PB, conduzia seu veículo tipo Pampa, de cor vermelha, placa KHK - 7585 - Serra Talhada-PE, pela referida avenida, no sentido centro/estação, quando segundo o mesmo, a barra de direção quebrou e o veículo bateu no canteiro central, passando sobre o canteiro, atravessando para a contramão e atingindo a motocicleta tipo CG 125 honda, de cor preta, placa MNL - 9295 - Patu-RN, que era conduzida por Agildo Martins de Moura, 52 anos de idade, residente no sítio Carnaúba, zona rural de Patu-RN. 
O condutor da Pampa nada sofreu, já o condutor da motocicleta sofreu escoriações nas pernas e na cabeça, sendo socorrido para o hospital municipal desta cidade, onde foi atendido pela equipe médica de plantão. Não temos informações sobre o estado de saúde do mesmo.
O condutor do veículo tipo pampa foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil pela RP da 2ª Companhia de Polícia Militar, sob o comando do Sargento Carneiro e apresentado ao delegado Dr. Sandro Reges para os procedimentos que o caso requer.
O Dr. Sandro Reges informou ao blog que irá solicitar uma perícia na pampa para saber se o acidente foi realmente causado pela quebra da barra de direção ou por imperícia do condutor. 
Francinaldo não apresentou sintomas de que tenha ingerido bebida alcoólica. 







Reprodução Cidade News Itaú via Patu News
Leia Mais ››

Venda de artigos juninos será fiscalizada pela Semsur

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), através do Departamento de Fiscalização, promove uma operação para organizar os comerciantes informais que trabalham com artigos juninos e fogos de artifício no período de festividades de São João.
A Secretaria concedeu as licenças aos comerciantes que se apresentaram na sede da Semsur, portando comprovante de residência e cópias da identidade e do CPF. A licença autoriza a venda de qualquer artigo junino em toda a capital potiguar, incluindo roupas, acessórios e fogos de artifícios, e tem validade até 4 de julho.

A ação acontecerá nas quatro regiões administrativas da cidade, com atenção maior para a avenida Antônio Basílio, nos trechos entre a avenida Salgado Filho e a rua São José, onde está a maior concentração de vendedores e também o fluxo de pessoas e automóveis.

No trecho da avenida Antônio Basílio, especificamente, a fiscalização será dividida em duas partes: a comercialização de fogos será permitida apenas para a metade dos comerciantes, e os demais venderão somente roupas e acessórios. A intervenção obedece a normas do Corpo de Bombeiros, que também exige dos comerciantes uma licença para vender os fogos. Os ambulantes deverão adquirir equipamentos de segurança, tais como extintores de incêndio, para as barracas, cedidas pela Semsur.

O chefe do Setor de Fiscalização da Semsur, Sérgio Simonetti, ressalta que “a medida adotada pela Secretaria tem como objetivo disciplinar a comercialização e zelar pela segurança dos vendedores e consumidores”.

Durante todo o período de validade da licença, a Semsur estará com um ponto fixo de fiscalização na avenida Antônio Basílio e fará visitas ostensivas em cada tenda.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Leonardo critica Rosalba: “Tudo que ela prometeu fazer, não pôde ser feito”

“As pessoas de Natal falam que Rosalba não faz aqui para fazer em Mossoró, mas as obras do Governo em Mossoró estão paralisadas, com problemas”. Essa frase parece até ter sido dita por um deputado de oposição, ou no mínimo alguém com postura independente na Assembleia Legislativa, mas não. Foi proferida pelo deputado estadual Leonardo Nogueira, do DEM, mesmo partido da governadora Rosalba Ciarlini e, assim como a gestora estadual, com uma base eleitoral “grande” na capital do Oeste.

Para citar um exemplo de obras que não foram cumpridas, Leonardo Nogueira apontou, durante entrevista ao Jornal Verdade, da SimTV!, a “reforma do Estádio Nogueirão, prometida por ela (Rosalba), está parada”. Por sinal, a situação do estádio foi recentemente lembrada, mas pela deputada de oposição Larissa Rosado, do PSB, que disse ao se defender da cassação de seu registro de candidato em Mossoró no ano passado que Rosalba “modificou a intenção do eleito com farta estrutura econômica e financeira” e “com falsas e ilusórias promessas, como a da construção e reforma do Nogueirão”.

Segundo Leonardo Nogueira, no entanto, não foi só o estádio que teve suas obras paralisadas. “A estrada de Tibau está parada, o teatro está parado. Enfim, três ou quatro grandes obras estão paradas”, colocou, acrescentando que não é só em Mossoró. “Nas cidades onde eu tenho base, eu chego lá e pergunto: o que foi que a governadora fez aqui. E praticamente não se aparece uma obra relevante do Governo do Estado, veja bem, não digo aquelas obras de parceria com o Governo Federal”, lamentou o deputado estadual.

Apesar das críticas, Leonardo Nogueira afirmou que é sim um deputado de situação, mas tem uma postura apenas mais “realista”. “Veja bem, eu sou um deputado do DEM, que tem um bom relacionamento com a governadora, com José Agripino, mas são fatos. Não posso chegar aqui, nem em canto nenhum e dizer uma inverdade”, se justificou.

A boa relação é tanta, inclusive, que Rosalba já confirmou que vai disputar a reeleição no próximo ano, apesar da situação difícil colocar certas dúvidas na cabeça da gestora estadual. “A governadora tem dito que é candidata a reeleição, mas às vezes eu sinto que ela mesma, diante de tanta dificuldade que está tendo, ela mesma fica (em dúvida)”, revelou.

Entre essas dificuldades, os problemas herdados na gestão anterior são uma das conseqüências negativas. “Vou traduzir o que estou ouvindo nas minhas bases: existe um sentimento de que tudo está muito difícil para uma reeleição da Governadora Rosalba. os números dizem isso. O trabalho e o planejamento que a governadora pensou em fazer vêm encontrando muitas dificuldades pelos problemas herdados, mas não vou aqui ficar falando em herança”, afirmou.

Claro que nem tudo está perdido. Apesar do tom crítico das declarações, Leonardo Nogueira demonstrou esperança na mudança até o ano eleitoral. “Ainda acho que a governadora deve ser candidata à reeleição. Ela foi uma grande prefeita, uma excelente senadora, tem carisma, aceitação. Agora administrar um estado com condição é uma coisa. Administrar com problemas herdados, é outra. Para onde a governadora se desloca, foca, tem um problema grande, como a seca, por exemplo”, acrescentou.

Leonardo Nogueira também comentou a recusa de Rosalba Ciarlini de não participar do programa político do DEM, pelo fato dele ter críticas a gestão federal da presidente Dilma Rousseff, do PT. O assunto, inclusive, foi noticiado na edição desta semana da revista Veja. O deputado estadual, porém, amenizou a situação, uma vez que ele mesmo também descartou o convite.

“É uma decisão dela (não participar do programa eleitoral), que tem que ser respeitada. Eu também não participei, preferia dar um tempo em relação à minha participação no programa. Existem momentos que nós temos que tomar decisões, e nesses últimos meses temos ouvido muito os nossos parceiros, e todos estão me pedindo para que eu dê uma parada, para refletir, e tomar decisões até setembro”, comentou.

FAFÁ ROSADO

Marido da ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, o parlamentar do DEM também comentou a possibilidade dela deixar o DEM. “Existe uma perspectiva da ex-prefeita, Fafá Rosado, de não permanecer no DEM. Sobretudo pelos convites e possibilidades que os outros partidos lhe deram. Ela é uma figura de nome. A prefeita Fafá elegeu a sua sucessora, terminou o governo com uma avaliação acima de 70%, em um governo bem avaliado”, comentou Leonardo Nogueira.

Os possíveis destinos de Fafá Rosado seriam o PMDB, o PR ou o PV. Especulou-se que ela estaria interessada em deixar o partido porque teria recebido pouca atenção do DEM desde que deixou a Prefeitura de Mossoró, não tendo isso, sequer, chamada para ocupar algum cargo público na gestão estadual de Rosalba Ciarlini. “Esperava mais espaço, não é nem com relação ao cargo, é a espaço político”, afirmou Leonardo Nogueira, afirmando que vai ser candidato a reeleição e que Fafá Rosado, por isso, só destaca a candidatura à Assembleia. (CM)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma Roussef participa nesta segunda-feira da entrega de retroescavadeiras em Natal

Evento ocorre no Centro Administrativo. Foto: Divulgação
A presidenta Dilma Roussef cumprirá agenda no RN nesta segunda-feira, 03 de junho, às 11h, na Escola de Governo (Centro Administrativo), em Natal. A gestora participará da solenidade de entrega de 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras para municípios que sofrem com os efeitos da seca e que ainda não foram contemplados nas etapas anteriores.

Confira as cidades que receberão uma retroescavadeira e uma motoniveladora: Acari, Assú, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Areia Branca, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Equador, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Guamaré, Ipueira, Itaú, Jaçanã, Janduís, Januário Cicco, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Mossoró, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parazinho, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pilões, Poço Branco, Porto do Mangue, Presidente Juscelino, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Seridó, São Bento do Trairí, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Rafael, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Várzea e Viçosa.

Confira agora as cidades que receberão uma motoniveladora: Afonso Bezerra, Apodi, Baraúna, Bodó, Caiçara do Norte, Campo Grande, Caraúbas, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, Jandaíra, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Nova Cruz, Olho d’Água dos Borges, Parelhas, Passa e Fica, Pedra Grande, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Touros, Umarizal, Upanema, Venha Ver e Vera Cruz.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MECÂNICO PÕE FIM A PRÓPRIA VIDA NO BAIRRO MALVINAS EM MOSSORÓ.

O Mecânico Osvaldo Silvino da Silva, 33 anos, bastante conhecido como "Paulista", colocou fim a sua própria vida na tarde de hoje (29/05/2013), na Av. Antônio Bento, principal do Conjunto nova Vida. De acordo com informações o mesmo vinha sofrendo de depressão. A morte foi por enforcamento,"Paulista" era bastante conhecido no bairro por ser uma pessoa trabalhadora. Inclusive ele mesmo construiu com as próprias mãos  junto com o irmão o primeiro andar onde ele colocou fim a a sua vida.
Em conversa com o Passando na Hora o irmão de "Paulista" bastante abalado contou que o mesmo estava em depressão tomando remédio controlado, e como fazia todos os dias ligou para o mesmo por volta das 9 horas da manhã de hoje sem obter resposta
Achando que o mesmo estava dormindo por causa do efeito dos remédios, esperou ate a hora do almoço e ligou novamente, como não obteve resposta ficou preocupado e resolveu ir ate a residência do mesmo onde se deparou com a triste cena.
Muitos curiosos se aglomeraram no local sem acreditar no que tinha acontecido, a polícia militar isolou a área ate a chegada do ITEP que recolheu o corpo para a sede do órgão para os procedimentos de necropsia para em seguida liberar o corpo para sepultamento.






Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casal faz assalto em secretaria de igreja em Areia Preta

Um casal entrou na secretaria da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Areia Preta, pedindo água, mas acabou anunciando um assalto logo em seguida. O detalhe é que a mulher que teria praticado o crime está grávida. A dupla teria contado ainda com ajuda de uma terceira pessoa que ficou em um carro do lado de fora.

As informações do assalto foram confirmadas ao Portal BO pela secretária da igreja, Elizabete Silva. Ela explicou que estava no local, que fica em um prédio anexo da igreja, quando o casal chegou e pediu água. Elizabete então se virou para mostrar onde ficava o bebedouro e, neste momento, o homem colocou a arma na cabeça de outra pessoa que estava na secretaria.

Com isso, o casal conseguiu render as vitimas e começaram a pedir o dinheiro da igreja. No entanto, Elizabete disse que não havia nenhum dinheiro no local, o que teria provocado raiva na mulher grávida que participava do assalto. Por isso, ela acabou tomando a bolsa da secretária da igreja.

Além disso, o casal também roubou o celular da paróquia. Em seguida, eles fugiram, provavelmente, em um Fiat Uno vermelho. O coronel Túlio, oficial da Polícia Militar, informou que a ocorrência ainda não tinha sido registrada no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp), por isso, a polícia não tinha nenhuma informação sobre o caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Casal preso confessa envolvimento na morte de advogado em Natal

Advogado Antônio Carlos foi morto a tiros em Natal (Foto: Arquivo/Tribuna do Norte)
O casal preso na manhã desta quarta-feira (29) suspeito de envolvimento na morte do advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira confessou envolvimento com o crime. A informação foi repassada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha. O homem e a mulher estavam escondidos em Fortaleza, no Ceará, e foram trazidos para a Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), onde admitiram participação no assassinato. Segundo Aldair, outras pessoas serão presas.

"O pessoal da Dehom estava monitorando os passos desse casal desde poucos dias após o crime. Hoje, conseguimos prendê-los por força de mandados expedidos pelo juiz da 3ª vara Criminal de Natal, Ricardo Procópio Bandeira de Melo", explicou o secretário. O casal é potiguar e estava com o Doblò que teria sido usado na morte de Antônio Carlos.
Aldair disse não poder antecipar a motivação do crime. "Ainda há dois mandados de prisão expedidos pelo juiz Ricardo Procópio que estão em aberto e já identificamos que uma quinta pessoa pode ter relação com a morte do advogado Antônio Carlos. Só vamos nos pronunciar sobre o que motivou esse assassinato após conseguirmos prender todos os envolvidos. E queremos fazer isso muito em breve".
O casal preso irá passar a noite no centro de triagem da Secretaria de Justiça e Cidadania. Há a possibilidade deles voltarem a ser ouvidos ainda nesta quinta-feira (30), mesmo sendo feriado nacional de Corpus Christi.
O crime
O advogado estava no bar do Binos, no bairro de Nazaré, e foi assassinado com tiros de pistola na cabeça quando estava no banheiro. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, informou que o crime foi cometido por volta das 20h30. Segundo ele, testemunhas informaram que o advogado foi ao banheiro e um homem gordo o seguiu, em seguida, as pessoas ouviram os tiros e viram esse homem gordo saindo do local correndo e com uma pistola na mão. Ainda de acordo com informações da PM, o suspeito fugiu em um Doblò cinza de placas MMW-6343.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Italiano condenado por estelionato é preso em flat em Natal, diz PF

Passaporte do italiano foi apreendido pela Polícia Federal no RN (Foto: Divulgação/PF)Um italiano foi preso na tarde desta quarta-feira (29) em um flat de Ponta Negra, bairro da zona Sul de Natal. Segundo nota emitida pela Polícia Federal do Rio Grande do Norte, o estrangeiro é um engenheiro civil de 57 anos que era procurado pela Justiça da Itália, onde foi condenado há mais de 12 anos pelos crimes de estelionato, fraude fiscal e lesão corporal.
A prisão do estrangeiro, que vivia no Brasil na condição de permanente, ocorreu em virtude do cumprimento de um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
O homem encontra-se provisoriamente custodiado na Superintendência da Polícia Federal, à disposição do STF, onde aguarda o desenrolar do processo de extradição.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chuvas ficam dentro da normalidade nos próximos 3 meses, diz Emparn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou nesta quarta-feira (29) a previsão climática para os meses de junho, julho e agosto para a região Nordeste. De acordo com a nota,  o índice de chuvas deverá variar de dentro da normalidade a ligeiramente acima da normal em toda costa leste do Nordeste, e a temperatura deverá variar de normal a acima da média climatológica.
Esse é o resultado da reunião “III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste do Brasil”, encerrada na última sexta-feira em Aracaju.
Com isto,segunda a gerência de meteorologia da Emparn, as chuvas para os próximos três meses deverão ficar em torno da climatologia, que para o Litoral varia entre 550mm a 600mm. Para os municípios da região do Agreste as chuvas deverão variar entre 250mm a 350mm.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pesquisadores da UFRN querem usar robôs de R$ 40 para educar crianças

Uso do celular para processar dados barateia a montagem do robô (Foto: Felipe Gibson/G1)Pesquisadores do laboratório NatalNet, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criaram um protótipo de robô para auxiliar crianças a aprender disciplinas como português, matemática e geografia que pode ser construído com R$ 40. O N-Bot, como é chamado, pode ser operado a partir de qualquer aparelho eletrônico que emita sons, como celular, MP3 ou computador. A intenção dos pesquisadores é disseminar o uso do protótipo em aulas nas escolas públicas do estado. Instituições de ensino da África já possuem manuais de montagem do robô educacional feitos para crianças.

Idealizador do projeto, o professor do Instituto Metrópole Digital (IMD) e integrante do NatalNet, Rafael Vidal Aroca, explica que o robô pode ser utilizado em atividades simples como o desenho de formas geométricas nas aulas de Matemática. "É colocado um lápis na estrutura do robô e a própria criança programa o protótipo para fazer os desenhos", afirma. Para aulas de Geografia, o pesquisador conta que os robôs podem ser programados para percorrer distâncias entre cidades nos mapas. As práticas buscam aliar o ensino das disciplinas com a robótica.

De acordo com o professor da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) e também integrante do NatalNet, Aquiles Burlamaqui, o diferencial do N-Bot está no processador do protótipo. "O que torna caros robôs educacionais é a peça que faz o processamento deles, uma espécie de CPU dos robôs. Queriamos substituí-lo por algo que estive ao alcance das pessoas, no bolso. É aí que entram os telefones celulares, já que atualmente existem mais linhas do que pessoas. Pensamos então como torná-los unidades de processamento", afirma.

A possibilidade de construir um robô educacional mais barato surgiu de uma conversa entre os pesquisadores Aquiles e Rafael. "Resolvemos tirar o computador do robô e colocar um celular, algo que todo mundo tem. Digamos que é um protótipo sem processamento ou inteligência", informa. Simples e barato, o circuito utiliza sinais de áudio para controlar e movimentar os robôs.


Aroca detalha que o controle dos robôs pode ser feito de diversas formas. (veja o vídeo ao lado). Além do controle manual, clicando nas teclas do celular acoplado ao corpo do robô, mais um mecanismo é telefonar para o aparelho do protótipo e controlá-lo com outro telefone. Em aparelhos com recursos como reconhecimento de voz, o N-Bot obedece comandos falados. O detalhe é que os dois telefones precisam estar conectados na mesma rede de internet.

"O controle também pode ser feito com programas que gerem som", acrescenta o idealizador do N-Bot, que lembra a possibilidade de utilizar tablets, MP3 e computadores na operação.

Se os protótipos são baratos enquanto construídos individualmente, a expectativa dos pesquisadores é baixar ainda mais o custo quando a produção acontecer em larga escala. "A faixa de R$ 40 que utilizamos é para montar uma unidade comprando os produtos no Alecrim - bairro comercial da zona Leste de Natal. O motor, por exemplo, custa R$ 18. Se comprarmos uma caixa com 200 deles o preço cai para R$ 9 cada um", especifica Aroca.

Versão ecológica do N-Bot (Foto: Felipe Gibson/G1)Versão ecológica do N-Bot (Foto: Felipe Gibson/G1)
Robótica educacional
Os estudos sobre robótica educacional do laboratório NatalNet começaram em 2005 "O conceito é utilizar o robô como ferramenta didática para auxílio em diversas disciplinas, como português, matemática e geografia", explica Aquiles. De acordo com o professor, o efeito lúdico da robótica é fundamental. "A criança enxerga o robô como um brinquedo. Ela faz atividade como se estivesse brincando", reforça.
Os pesquisadores do NatalNet lembram que o custo sempre dificultou o desafio de levar os robôs para dentro das escolas. "Não é um artefato barato. Um dos que estão no laboratório, por exemplo, custa US$ 12 mil. Já os kits educacionais mais baratos custam em torno de R$ 2 mil. Distribuir isso em escolas públicas não é simples", acrescenta. O N-Bot pode mudar esse panorama.

Da África para escolas públicas de Natal
Os resultados do robô já apareceram no ano passado, quando o projeto foi aprovado para ser aplicado em escolas africanas. Na ocasião, o N-Bot foi um dos protótipos escolhidos em um concurso promovido pela Rede Africana de Robótica (AFRON, na sigla em inglês). "Eles já possuíam um kit educacional de R$ 2.000 que passava um dia em cada escola africana. O objetivo do concurso era ter um protótipo que  cada escola", conta Aroca, que elaborou manuais didáticos para crianças da África montarem seus próprios robôs.

Pesquisadores da UFRN Rafael Aroca, Luiz Marcos Garcia Gonçalves e Aquiles Burlamaqui (Foto: Felipe Gibson/G1)

Apesar do reconhecimento fora do país, o pesquisador Aquiles Burlamaqui revela que a preocupação maior do projeto é com o Brasil. O grupo conseguiu um financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) e concederá 40 bolsas para universitários, professores do ensino médio e alunos de escolas públicas. A ideia é promover aulas de robótica educacional em instituições de ensino da rede pública estadual.

Robô educacional N-Bot será utilizado nas escolas públicas de Natal (Foto: Felipe Gibson/G1)Robô educacional N-Bot será utilizado nas escolas
(Foto: Felipe Gibson/G1)
"Estamos fazendo versões do protótipo para as escolas públicas. Vamos utilizar a parte eletrônica do N-Bot e os alunos vão montar o robô estruturalmente", detalha. Os pesquisadores querem elaborar um kit de montagem para ser distribuído. O projeto está atualmente na fase de cadastramento das equipes. Além do projeto junto a Fapern, o grupo esteve em Brasília no começo do mês para apresentar o N-Bot no Ministério do Esporte. "A intenção é vender o produto como brinde na Copa do Mundo. Um robô jogador de futebol", explica Aroca.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ex-bailarino de banda de forró morre na cidade de João Pessoa

O ex-bailarino da banda de forró Collo de Menina e também professor de dança do Colégio e Curso Ação, o jovem Ricardo Braga, de 28 anos de idade, faleceu na segunda-feira (27), na cidade de João Pessoa. Segundo informações de amigos de Ricardo, ele faleceu vítima de hepatite.

A banda é da cidade de Uiraúna, região de Cajazeiras. O ex-integrante de Collo de Menina se sentiu mal e foi hospitalizado na capital, após 15 dias internado o estado de saúde do jovem se complicou levando-o a óbito.

Atualmente Ricardo exercia a profissão de professor de dança da Fundação Educacional Lica Claudino (FELC), e do Colégio e Curso Ação, na cidade de Sousa.

O Colégio Ação, através de sua página na internet, lamentou a morte repentina do professor, e suspendeu todas as suas atividades no dia de hoje.

Ele morava em Uiraúna, mas será sepultado na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, onde nasceu.



Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeitura de Itaú lança portal da transparência.

A Prefeitura Municipal de Itaú lançou ontem, terça-feira (28), o Portal da Transparência Municipal. O portal está disponibilizado na página do Urbem (http://www.urbem.cnm.org.br/transparencia/site/RN/itau/), que é responsável pela organização dos processos internos e auxiliem no planejamento e na tomada de decisão do gestor.

A criação do Portal, de acordo com o prefeito Ciro Bezerra,  faz parte da política de transparência de sua gestão, inclusive tendo sido proposta de campanha, que veio unir o útil ao agradável, onde por meio do Portal da Transparência, que é uma exigência da Lei Complementar nº 131/2009, os itauenses/internautas podem ter acesso a convênios, acompanhar licitações e contratos, despesas e receitas da prefeitura, estrutura organizacional e de pessoal do município e informações sobre a gestão das finanças públicas municipais, tudo em tempo real.

O link dá acesso ao Portal da Transparência, onde qualquer cidadão brasileiro pode ter acesso aos vencimentos de todos os servidores e de todas as movimentações da administração.

O Portal da Transparência do Poder Executivo é um instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar a arrecadação das receitas e a aplicação dos recursos públicos. O Portal da Prefeitura ainda está em construção, mas, muito em breve, todas as ferramentas e links estarão funcionando. Até lá, a população poderá acompanhar os últimos acontecimentos da administração.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Avião cai sobre casa na Zona Norte de Sorocaba, SP

Avião cai sobre casas na Zona Norte em Sorocaba (Foto: Divulgação/Júlio Leite)

Um avião de pequeno porte caiu no bairro São Guilherme, Zona Norte de Sorocaba (SP), na tarde desta quarta-feira (29). Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram no acidente, o piloto e co-piloto. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião atingiu duas árvores e caiu sobre duas casas do bairro.


Além dos bombeiros, Polícia Militar, helicóptero Águia, Guarda Civil Municipal e Samu foram ao local. As autoridades ainda não têm informações sobre a causa do acidente.
Segundo a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião envolvido no acidente era uma aeranove experimental. Ainda de acordo com a FAB, aviões deste tipo não precisam passar por investigação após acidentes, mas o órgão não descarta a possibilidade.


Um morador do bairro registrou o acidente, momentos depois do impacto, quando a aeronave ainda estava em chamas. (veja o vídeo ao lado)
Moradores relataram às autoridades que viram o momento em que a aeronave rodopiou no ar, e que houve a tentativa de pousar em um terreno baldio que fica ao lado de onde caiu. O dono de uma das residências onde o avião caiu informou que não havia ninguém no local no momento da queda.
Em nota, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informa que "um avião anfíbio, que saiu do aeroporto de Sorocaba, às 15h26, com destino a Jundiaí (SP) caiu logo após a decolagem no bairro de São Guilherme, zona Norte de Sorocaba. A investigação das causas do acidente será realizada pela Aeronáutica".

Avião cai sobre casas na Zona Norte em Sorocaba (Foto: Divulgação/Júlio Leite)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Justiça manda soltar presos por incêndio que matou 242 na boate Kiss

A 1ª Câmara Criminal do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) concedeu liberdade provisória aos quatro réus presos após o incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro deste ano --eles foram presos no dia seguinte ao incêndio. A decisão da Justiça ocorreu na tarde desta quarta-feira (29).

Segundo o relator do processo, desembargador Manuel Martinez Lucas, o argumento para pedir a prisão preventiva de dois músicos e dois sócios da boate, em janeiro --a  manutenção da ordem pública--, não tem mais fundamento. Para o magistrado, além de não se verificar na conduta dos réus qualquer "traço excepcional de maldade", também não se pode apontar neles qualquer periculosidade, "pois, pelo que se tem, são pessoas de bem, sem antecedentes criminais".    

O habeas corpus determinou a soltura do músico da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e foi estendido ao produtor do grupo, Luciano Augusto Bonilha Leão, ao proprietário da Kiss, Elissandro Spohr, o "Kiko", e ao sócio dele, Mauro Hoffmann. Os quatro devem deixar o sistema prisional ainda nesta quarta.

"Não se vislumbra na conduta dos réus elementos de crueldade, de hediondez, de absoluto desprezo pela vida humana que se encontram, infelizmente com frequência, em outros casos de homicídios e de delitos vários, afirmou o desembargador, na decisão.

O advogado Gilberto Carlos Weber, que representa Bonilha Leão, não viu a decisão com surpresa. "Não é uma grande surpresa para mim essa concessão [de soltura] do tribunal. Era um fato que, desde o início, eu defendi, que eles pudessem responder ao processo em liberdade. Se houver condenação, será algo futuro."

O advogado Mário Cipriani, defensor de Mauro Hoffmann, afirmou que a decisão era esperada.   

"Para nós, mais do que esperada, essa decisão era uma medida necessária. Com isso, o tribunal gaúcho  reafirma sua condição de isenção e restabelece o processo democrático. Estou a caminho de Santa Maria, me dirigindo ao presídio regional, para efetivar a soltura do Mauro. Estamos aliviados, mas era uma notícia que já esperávamos,fundamental para o processo democrático."

Promotor teme por fuga
Em entrevista ao UOL, o promotor que assinou a primeira denúncia contra os quatro acusados, Joel Oliveira Dutra, de Santa Maria, se disse ter recebido a informação "com tristeza e surpresa".

Na avaliação de Dutra, "há duplo risco envolvido na soltura do grupo: "Eles têm consciência daquilo que fizeram e muito possivelmente há um risco grande de desaparecerem do Estado ou do país em um dois dias", disse, para completar: "Além disso, como mataram 242 pessoas, foram 242 famílias atingidas pela ação desses presos. E o risco sempre existe para quem mata uma pessoa", disse.

Dutra disse acreditar que o MP gaúcho apele da decisão ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A assessoria do MP-RS em Porto Alegre informou que, como ainda não teve acesso ao acórdão da decisão e nem foi intimada sobre ela, não pode se manifestar. A previsão do órgão é que o acórdão seja publicado na próxima segunda-feira (3).

Delegado diz que prefere aguardar
O delegado Sandro Meinerz, de Santa Maria, um dos responsáveis pela investigação, disse que o inquérito da polícia já foi concluído. "Agora é com o MP. Mas ainda não tive acesso à decisão, não sei qual foi o argumento [da Justiça, para a libertação dos presos], se houve, por exemplo, alguma falha na denúncia. Estamos aguardando".

Relembre o caso
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na madrugada de 27 de janeiro deste ano, deixou 242 mortos. Foi o segundo incêndio mais mortal e a quinta maior tragédia da história do Brasil.
A vítima mais recente, de número 242, morreu no último dia 19 de maio, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Mariane Wallau Vielmo, 25, que teve grande parte do corpo queimado e estava internada desde a época da tragédia, apresentou complicações devido aos enxertos de pele que precisou realizar e não resistiu às infecções.

O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). Outras milhares de pessoas ficaram feridas por queimaduras de segundo e terceiro graus ou pisoteadas na correria após o incidente. A maioria das vítimas foram crianças.

No começo do mês, a Justiça do Rio Grande do Sul atendeu pedido feito pela Defensoria Pública em Santa Maria sobre o pagamento de pensões alimentícias a vítimas e familiares da tragédia na boate Kiss, em 27 de janeiro.

A defensoria visava garantir que os bens de Eliseo Spohr, sócio oculto da boate, a GP Pneus e a Novaportal Comércio de Autopeças Ltda, empresas de Eliseo --pai de Elissandro Spohr, o Kiko, dono da casa noturna-- fiquem à disposição para o pagamento de pensões que vierem a ser solicitadas.

Dessa maneira, Eliseo e as duas empresas também viraram réus na ação cível.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é encontrado morto em casa cercado por mais de 40 cobras gigantes

Segundo a polícia, répteis deslizavam livremente sobre o corpo do homem em decomposição
A polícia alemã procurava por um homem desaparecido quando foi surpreendida ao encontrá-lo morto em sua própria casa, cercado por mais de 40 cobras gigantes.

Muitos dos répteis - incluindo uma anaconda de mais de nove metros e quatro pythons de mais de 10 metros - deslizavam livremente sobre o corpo em decomposição de Heiko Rieder, quando os oficiais entraram em seu apartamento em Straubing, na Alemanha.
Um porta-voz dos bombeiros disse que ao menos um dos animais era “tão grosso quanto a coxa de um ser humano”.
Amigos de Rieder estavam preocupados com o sumiço dele, que não aparecia para trabalhar havia uma semana.
A hipótese mais provável é que o homem de 40 anos tenha morrido de um ataque do coração enquanto alimentava suas cobras.
Especialistas acreditam que Rieder só não foi comido por seus répteis porque era “largo” demais para ser engolido.
O chefe do centro de répteis da cidade, Markus Baur, agora está cuidando dos animais. “Elas provavelmente não devoraram Rieder por duas razões”, avaliou Baur.
- Primeiro, porque elas gostam de comer suas presas ainda vivas. Segundo, porque gostam de engoli-las inteiras, e o tamanho médio dos homens europeus é maior e mais largo do que elas conseguem suportar.
No total, 46 cobras, algumas em tanques, foram recuperadas no local.
“O corpo se decompôs rapidamente por causa do calor vindo dos terrários das cobras”, disse um porta-voz da polícia. “Aparentemente, não há qualquer circunstância suspeita.”

Reprodução Cidade News Itaú via Márcio Melo/R7
Leia Mais ››

Idoso aparece durante reportagem sobre seu desaparecimento nos EUA

Robert McDonough surgiu atrás de âncora que falava ao vivo sobre seu desaparecimento (Foto: Reprodução/YouTube/WMTWTV)
Um senhor de 73 anos que estava desaparecido em Limington, no estado de Maine (EUA), foi encontrado por uma equipe de TV que fazia uma reportagem ao vivo exatamente sobre o sumiço do idoso, que surgiu atrás do repórter.
Robert McDonough, que sofre de demência, estava desaparecido há mais de 14 horas, e a emissora de TV local “WMTW” estava fazendo um boletim para tentar conseguir informações sobre o paradeiro do senhor com os moradores. Porém, o idoso surgiu ao fundo da gravação, e caminhou até a equipe.
A emissora afirma que McDonough parecia desorientado, mas que reconheceu o âncora Norm Karkos, que identificou o homem e acionou a policia em seguida.
Assim que os policiais chegaram, avisaram familiares de Robert, que foram até o local e reconheceram o senhor, que estava bem e sem ferimentos. O idoso foi então levado para a casa da família.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cruzeiro anuncia contratação de Souza e cederá Ananias ao Palmeiras

Souza foi liberado pelo Palmeiras para realizar exames e assinar com o Cruzeiro
O Cruzeiro anunciou, nesta quarta-feira, a contratação do volante Souza, que estava no Palmeiras. A confirmação do acerto foi feita pelo diretor de futebol do clube celeste, Alexandre Mattos, depois do empate do time mineiro com o Atlético-PR, em 2 a 2, em Curitiba, pelo Brasileirão. O atacante Ananias deve ser cedido ao clube paulista em contrapartida.

“O jogador foi liberado pelo Palmeiras para fazer exames médicos e nos vamos emprestar  o Ananias. Após exame médico e assinatura de contrato, vamos revelar outras situações. Caso venha, o Souza vem em definitivo para o Cruzeiro”, observou dirigente, em entrevista veiculada pela Rádio Globo MInas.

Mais cedo o mesmo dirigente disse, em entrevista a Rádio Itatiaia, que o Cruzeiro esperava até sexta-feira uma resposta do Palmeiras sobre a negociação, que pedia uma contrapartida para liberar Souza para o time celeste.

Souza vai assinar contrato definitivo com o clube celeste, mas o dirigente do Cruzeiro disse que as informações do vínculo serão dada apenas após a assinatura. Ananias já foi liberado ppara fazer exames médicos e acertar com o Palmeiras.

Souza tinha contrato com o Palmeiras até o fim do ano, mas estava desmotivado na equipe por não ter recebido um aumento salarial à altura que havia pedido. Na semana passada, o jogador foi afastado da equipe por ter recebido a proposta do Cruzeiro.

Já Ananias, contratado no começo da temporada, não teve espaço no Cruzeiro e atuou por duas vezes apenas com a camisa celeste. O jogador vai ser emprestado ao Palmeiras, mas o tempo  de cessão também não foi revelado por Alexandre Mattos.

Souza é o 17º jogador contratado pelo Cruzeiro na temporada. Depois de fazer campanha irregular no último Campeonato Brasileiro, a diretoria fez uma reformulação na equipe, dispensando 19 atletas que faziam parte do grupo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dois melões são leiloados por mais de R$ 33 mil no Japão

Dois melões de Yubari foram leiloados pelo valor de 1,6 milhão de iens (R$ 33,2 mil) (Foto: Kyodo News/AP)

Dois melões de Yubari, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, foram leiloados pelo valor de 1,6 milhão de ienes (R$ 33,2 mil) no primeiro leilão da temporada em um mercado de Sapporo. O leilão foi realizado no dia 24 de maio, mas a foto foi divulgada nesta quinta-feira (29).

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››