quarta-feira, maio 29, 2013

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio têm até hoje para efetuar o pagamento da taxa

Os candidatos inscritos na edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não se enquadram nos critérios de isenção, devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35, até hoje. Estão isentos os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública e aqueles que têm renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
A inscrição será confirmada somente após o pagamento da taxa ou comprovação das informações necessárias para a isenção. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) registrou 7,8 milhões de inscritos, o que é um recorde para o Exame. Estavam sendo esperadas 6,1 milhões de inscrições. Depois do pagamento da taxa, os candidatos devem esperar receber o cartão de confirmação de inscrição, que informa o local de realização das provas.
As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h (horário de Brasília). O Exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, os candidatos irão fazer as provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Em Mossoró, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) utilizam a nota do Enem para ingresso nos cursos de graduação. Já na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), os candidatos podem utilizar o resultado do Enem combinado com a nota do Processo Seletivo Vocacionado (PSV), sendo 20% do Exame e 80% do vestibular.
Na Ufersa, são ofertadas 1.190 vagas, por semestre, para os cursos de graduação distribuídos nos campi de Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas. Já o IFRN oferece 80 vagas para os cursos de Gestão Ambiental e Licenciatura em Matemática.
No total, o Enem 2013 será utilizado como forma de ingresso em mais de 100 instituições federais e estaduais de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Também é utilizado para a concessão de bolsas de estudos parcial ou integral dentro do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!