domingo, junho 25, 2023

Pescador morre vítima de afogamento na Barragem Paulo Freire em Mossoró no Oeste Potiguar


O pescador Aldo Artur Fernandes, 48 anos, natural de Lagoa de Velhos/RN, morreu vítima de afogamento, no final da tarde deste domingo 25 de junho de 2023, na Barragem do Assentamento Paulo Freire, localizada as margens da BR 304 na saída para Natal em Mossoró no Rio Grande do Norte.


Segundo testemunhas, o pescador, ao jagar a rede naágua, teria enganchado o tênis no equipamento de pesca e se afundou. Populares que estavam no local, sentiram a falta dele e passaram a procurá-lo. Quando puxaram a rede, perceberam o equipamento pesado e visualizaram o pé da vítima.


A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local passou a isolar o corpo e acionou o Itep e a Polícia Civil. Com ajuda de populares, o corpo foi retirado das águas e entregue aos peritos do Itep. A perícia foi realizada e em seguida a remoção do cadáver para exames necroscópicos no IML.


Informações repassadas por um popular que frequenta a barragem há vários anos,ao menos cinco pessoas já morreram afogadas do ano passado para este ano, naquela localidade, inclusive Aldo Artur, já teria se afogado uma vez, mas foi salvo por banhistas que estavam no local. Desta vez ele não teve a mesma sorte e acabou morrendo. A Polícia Civil vai investigar o caso.




Fonte: g1

Leia Mais ››

48º Homicidio em Mossoró 2023: Homem morre na UPA do Belo Horizonte após ser ferido a golpes de faca


Mossoró registrou na noite deste sábado 24 de junho de 2023, mais um homicídio, elevando para 48 o número de assassinatos na cidade no ano. De acordo com a PM, o crime aconteceu na Rua Vicente Martins, no Bairro Belo Horizonte.


A vítima foi identificada como, Antônio Marcos Bezerra do Vale de 46 anos, foi esfaqueado em sua casa, onde funcionava um pequeno bar. O criminoso fugiu correndo a pé pela rua após golpear a vítima.


A viatura do 2º Batalhão de Polícia Militar, comandada pelo sargento Ocimar, foi acionada para atender a ocorrência, mas quando chegou no local, a vítima já havia sido socorrida por populares para a (UPA) do bairro.


A guarnição foi até a unidade saúde e ao chegar foi informada de que a vítima de facadas havia morrido. O sargento Ocimar repassou o relatório para o CIOSP com o nome do suspeito de ter praticado o crime e em seguida sua viatura deixou a UPA.


Ainda não se sabe qual teria sido a motivação do crime. O corpo de Antônio Marcos Bezerra do Vale foi encaminhado ao ITEP, onde passará por exames de necropsia e posteriormente será liberado para seus familiares. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem de 45 anos é assassinado a tiros durante a madrugada no município de Itajá no vale do Açu


Crime de homicídio a bala, na madrugada desta sexta feira 23 de junho de 2023, na cidade de Itajá, no Vale do Açu no Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como, Adaildo Antonio Belarmino de Lima, de 45 anos.


O mesmo, que era natural de Ipanguaçu foi alvejado com vários tiros e morreu na hora. Uma guarnição do 10º Batalhão de Polícia Militar isolou o local até a chegada da Polícia Civil e do ITEP.


Após os procedimentos de perícia o corpo da vítima foi recolhido para ser examinado no ITEP em Mossoró. Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. O caso será  investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Angicos, responsável pela jurisdição da investigação.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Polícia Militar registra crime de homicídio no início da madrugada em Paraú na região Oeste Potiguar


Um homicídio provocado por disparos de arma de fogo foi registrado pela Polícia Militar, na cidade de Paraú, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu por volta de 00h20min desta sexta feira 23 de Junho de 2023 e teve como vítima um adolescente identificado apenas como “Jailson”.


De acordo com a PM, o jovem foi executado dentro de barraco, com tiros, provavelmente na cabeça, caracterizando uma crime de exedcução. Os criminosos, ainda não identificados, chegaram no local, mataram a vítima e em seguida fugiram em sentido ignorado.


Ainda não há informações sobre a motivação do crime, mas a polícia informou que a vítima já tinha sido apreendida, por alguns atos infracionais, naquela cidade.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Criança de 4 anos e homem são mortos a tiros no interior do RN

Uma criança de 4 anos de idade e um homem foram mortos a tiros na noite deste sábado (24) na zona rural do município de Upanema, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Um outro homem também foi baleado. As vítimas não tiveram os nomes revelados pela Polícia Civil.


Crime ocorrido em Upanem na noite deste sábado (24) — Foto: Gilli Maia/SESED


De acordo com o delegado Luiz Antônio, que estava na Delegacia de Plantão de Mossoró, o crime aconteceu por volta das 18h. Os dois homens estavam bebendo e tinham a companhia da criança por trás de uma unidade de saúde no Assentamento Esperança.


Ao anoitecer, quatro homens encapuzados saíram de uma área de mata e dispararam. "Com armas inclusive longas, espingardas, 12, e pistola calibre 40. Efetuaram diversos disparos", disse o delegado.



Para o delegado, o crime foi uma emboscada, já que os suspeitos aguardaram dentro do mato e esperaram ainda anoitecer.


"Um dos elementos sofreu um tiro de espingarda e mais cinco perfurações. Saiu outro possivelmente baleado e uma das balas perdidas atingiu infelizmente uma criança de 4 anos de idade, que foi socorrida e levada para a unidade hospitalar de upanema, mas mesmo assim foi a óbito".

A criança foi atingida, segundo o delegado, por estar junto com os dois homens naquele momento, mas sem a intenção dos criminosos.


Dois suspeitos de cometer o crime foram detidos logo em seguida pela Polícia Militar.


"O sargento de Upanema seguiu o rastro de onde eles vieram e fugiram, a cerca de 50 metros de local, dentro do mato. Foi verificado que tinha rastro de duas motos e de quatro pessoas, dois de tênis, um de bota e um de sandália", disse o delegado Luiz Antônio, que informou que a dupla detida apresentou ainda diversas contradições sobre o caso.


Em depoimento na delegacia, os dois suspeitos, que foram presos em flagrante, negaram qualquer envolvimento com o caso.


O caso será investigado pela Delegacia de Upanema. Um dos tiros, segundo o delegado de plantão de Mossoró, foi disparado no pênis da vítima.



"É isso que o delegado de Upanema vai aprofundar para saber se essa execução tem relação com a algum crime sexual", disse o delegado Luiz Antônio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é morto após discussão por fogueira de São João e vizinhos ateiam fogo em caminhão de suspeito em Natal

Um homem foi morto com um tiro nas costas por um vizinho após um discussão por conta de uma fogueira de São João na noite deste sábado (24) no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como Luiz Antônio Santana da Silva, de 33 anos.


Caminhão do suspeito foi incendiado em Felipe Camarão — Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi


Após o crime, o suspeito fugiu. Os moradores do bairro, revoltados, atearam fogo no caminhão dele e saquearam a residência durante a madrugada, segundo a Polícia Militar.

O crime aconteceu na Travessa de Todos os Santos, onde moravam tanto o suspeito quanto a vítima.


O suspeito fugiu após atirar e matar a vítima. Até a atualização mais recente desta reportagem, ele não havia sido preso. A polícia acredita que os dois tinham um problema anterior à discussão por conta da fogueira.



O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) fez a perícia no local do crime e levou o corpo da vítima para fazer a necropsia. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criança de 10 anos morre após ser atingida por disparo acidental de irmão adolescente na Grande Natal, diz PM

Uma criança de 10 anos de idade morreu neste sábado (24) após ser atingida por um disparo acidental de arma de fogo do irmão adolescente, de 12, no município de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal.


Central de Flagrantes, Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi


A informação foi confirmada pelo 16º Batalhão da Polícia Militar, que atua na área. A vítima não teve o nome revelado.


Segundo a PM, os dois estavam em uma fazenda próxima à BR-101 Norte, no distrito de Estivas. O padrasto e o tio haviam ido ao viveiro de camarão que possui no local, enquanto a criança e o adolescente permaneceram dentro da casa.



Um deles foi procurar um carregador de celular, quando encontrou a arma de fogo, segundo o que foi relatado aos policiais militares.


Os dois começaram a brincar com a arma e o irmão mais velho, de 12 anos, disparou acidentalmente um tio na altura do peito da criança de 10 anos. O menino morreu no local.


Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi até o local, mas o caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Polícia Civil por se tratar de um caso acidental.


De acordo com a Polícia Civil, a arma seria do caseiro, que foi preso e autuado por posse de arma de fogo de uso e por deixar de observar as cautelas necessárias para impedir que menor ou pessoa portadora de deficiência mental se apodere de arma de fogo. Já o adolescente foi autuado por homicídio culposo e liberado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem é assassinado a tiros em campo de futebol em Macaíba

Um homem foi assassinado a tiros, na noite de sexta-feira (23), em um campo de futebol no assentamento José Coelho, na zona rural de Macaíba, na Grande Natal.


Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda


Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 19h em frente a um posto de combustíveis localizado às margens da BR-304, no município.


Testemunhas que ligaram para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) informaram que o crime teria sido cometido por dois homens que estavam em uma moto. Elas não souberam dizer quantos tiros foram disparados contra a vítima.


A identidade da vítima não foi informada pela polícia. Nenhum suspeito foi preso.


A Polícia Militar foi ao local, confirmou o crime e acionou a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Instituto Técnico-Científico de Perícia para início das investigações e realização de perícia no local do crime.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Vizinho é preso suspeito de dopar e estuprar criança de 10 anos na Grande Natal

Um homem de 59 anos foi preso nesta quinta-feira (22) suspeito de dopar e estuprar uma criança de 10 anos de idade no município de Parnamirim, na Grande Natal. Ele era vizinho da vítima.


Delegacia de Plantão de Parnamrim, na Grande Natal, Rio Grande do Norte — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


A prisão foi realizada no bairro Nova Esperança por policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Parnamirim (DPCA), que cumpriram um mandado de prisão preventiva contra o suspeito.


Segundo a Polícia Civil, o investigado confessou o crime em depoimento.


O ponto inicial da investigação foi a denúncia da mãe da vítima, que relatou aos policiais que o filho estava sendo vítima de violência sexual por parte de um vizinho.


De acordo com a Polícia Civil, a criança havia contado à mãe que o investigado também usava e oferecia drogas para ele, o que, segundo a investigação, tinha a intenção de dopar a criança.


O suspeito foi detido na própria residência após a Justiça expedir o mandado de prisão preventiva. Ele foi conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente Parnamirim, onde foi interrogado e confessou o crime.


O suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário e segue à disposição da Justiça.


Para fazer qualquer denúncia, de forma anônima, a população pode ligar o Disque Denúncia 181.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pôr do sol em castelo vira aposta para atrair turistas em interior do Rio Grande do Norte

O tradicional Castelo Zé dos Montes, no município de Sítio Novo, na Região Agreste do Rio Grande do Norte, abriu nesta semana o espaço para turistas e visitantes acompanharem o pôr do sol do local. Essa é a nova aposta do principal ponto turístico da cidade para atrair o público.


Pôr do sol no Castelo Zé dos Montes, em de Sítio Novo (RN) — Foto: Leandro Santos


O castelo fica na Serra da Tapuia e chama a atenção pela arquitetura e pelo fato inusitado de ter sido erguido na região.


José Antonio Barreto, mais conhecido como Zé do Monte, foi quem idealizou e promoveu a construção do castelo. Zé do Monte, que já é falecido, afirmava ter recebido instruções divinas de Nossa Senhora para erguer a estrutura e desenvolver suas características.


Por do sol no Castelo de Zé dos Montes, em Sítio Novo, no RN — Foto: Leandro Santos


O ponto se tornou o principal ponto turístico de Sítio Novo, o que fez com que, nesta semana, o castelo ganhasse um espaço especial para acompanhar o pôr do sol.


O lançamento teve presença de representantes do setor turístico, associações e políticos. O evento foi acompanhado por guias especializados, que compartilharam histórias e curiosidades sobre a construção do Castelo e suas características.


A ideia é que o pôr do sol no castelo possa aliar a magia do local com a paisagem tradicional do entardecer no interior potiguar. O intuito é reunir cultura, história, ecoturismo, turismo de aventura e belezas naturais no projeto.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mais de 55 mil potiguares são contemplados no 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2023; veja como consultar

A Receita Federal abriu na manhã desta sexta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Segundo a instituição, 55 mil potiguares deverão receber valores que somam mais de R$ 86,3 milhões no próximo dia 30 de junho.


Imposto de Renda 2023 — Foto: Marcos Serra/ g1


Todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade, ou seja, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, ou cuja maior fonte de renda seja o magistério.


Por fim, também são contemplados contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.



Como consultar

Para saber se a sua restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".


A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.


Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.


A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.


Pagamento

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.


Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).



Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Exportações do RN têm alta de 234% em maio na comparação com o mesmo mês em 2022; petróleo lidera a pauta

O Rio Grande do Norte fechou o mês de maio com um crescimento de 234% nas exportações, na comparação com o mesmo período de 2022. A alta foi de 39,2% na comparação com abril de 2023.


Campo de exploração de petróleo no RN (Arquivo) — Foto: Getúlio Moura/Petrobras/Divulgação


O óleo combustível de petróleo bruto liderou as exportações do estado e foi responsável por praticamente dois terços do valor de vendas do estado para outros países.


Os dados são do Boletim Balança Comercial do RN, elaborado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com base nas informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.


Mesmo com a alta em maio, o saldo dos cinco primeiros meses de 2023 é menor que o mesmo período de 2022.



Em maio, foram exportadas mais de 68,8 mil toneladas do óleo bruto, que resultaram em transações comerciais da ordem de US$ 40,3 milhões. O produto foi destinado a países asiáticos, principalmente Singapura.


As remessas do óleo refletiram diretamente no volume total das exportações potiguares, que somaram mais de US$ 60,66 milhões em maio.


Outras mercadorias que passaram a compor a pauta de exportação também influenciaram na alta. Entre as comodities, estão o açúcar (US$ 3,50 milhões) e sal marinho (US$ 2,48 milhões), cujas remessas para os Estados Unidos totalizaram US$ 8,7 milhões.


Balança comercial nos meses de maio — Foto: Sebrae


No caso dos mamões papaias, o estado chegou a enviar pouco mais de mil toneladas de frutas para os países ibéricos Portugal e Espanha, o que equivaleu a um volume de US$ 1,33 milhão negociado.



O destino das mercadorias também incluiu países sul-americanos, com exportações de tecidos de algodão para o Peru e a Colômbia, somando US$ 1,21 milhão aproximadamente.


Equipamentos para energias limpas lideram importações

Não somente a venda, mas também a compra de mercadorias no mercado externo teve aumento em maio. As importações do estado cresceram quase 108% no quinto mês de 2023, atingindo um total de US$ 49,5 milhões.


Isso porque a cadeia de suprimentos para a indústria de energias limpas continua em aquecimento no estado, sobretudo a de energia solar fotovoltaica e equipamentos para o setor eólico.


Saldo da balança

O saldo da balança comercial do Rio Grande do Norte - a diferença entre os valores exportados e importados - registrou o superávit de US$ 11,14 milhões, o segundo maior para o mês desde 2018, atrás apenas do ano de 2019.


O saldo acumulado da balança até agora, em 2023, chega US$ 97,15 milhões.


As exportações acumuladas em cinco meses chegam a US$ 247,6 milhões, 9,8% menores que as registradas nesse intervalo no ano passado, quando o volume exportado chegou a US$ 274,5 milhões.


O mesmo ocorre com o volume de importações acumuladas, que totalizam um montante de US$ 150,5 milhões em 2023. Isso representa uma redução de 7% no comparativo com o ano passado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo eleva tributos federais sobre combustíveis em 1º de julho; alta será de R$ 0,22 por litro


O governo federal aumentará, novamente, impostos federais sobre gasolina e etanol no início de julho, ou seja, a partir do próximo sábado (1º).


O aumento do PIS/Cofins será de R$ 0,22 por litro no caso dos dois combustíveis.


A alta na tributação acontece após a Petrobras ter anunciado, na semana passada, uma redução de R$ 0,13 por litro preço da gasolina para as distribuidoras.


Com isso, o efeito dessa redução sobre a gasolina, para os consumidores, será eliminado pelo aumento dos tributos federais.


Como o aumento da tributação será maior do que a queda anunciada pela Petrobras na gasolina, a tendência é que o preço do combustível fique acima do praticado anteriormente à redução anunciada na última semana.


O preço da gasolina já havia aumentado R$ 0,21 por litro na semana de 4 a 10 de junho, com a mudança na forma de tributação do ICMS, que passou a ser uma alíquota fixa por litro.


Em fevereiro deste ano, a equipe econômica já tinha anunciado uma alta de tributos de R$ 0,47 por litro para a gasolina e de R$ 0,02 por litro para o etanol.

Na ocasião, foi feita uma "reoneração" parcial. Para compensar o aumento apenas parcial dos tributos, foi instituído um imposto sobre exportação de óleo cru – este com validade de quatro meses.

Ao fim desse período, no começo de julho, haverá um novo aumento dos tributos sobre gasolina e álcool.


Governo pode atuar, indica Haddad

Em meados de maio, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que a Petrobras pode reduzir os preços dos combustíveis nos próximos meses para compensar o aumento dos tributos federais previstos para julho.


"Com o aumento [de tributos] previsto para 1º de julho, vai ser absorvido pela queda do preço deixada para esse dia. Nós não baixamos tudo o que podíamos. Justamente esperando o 1º de julho, quando acaba o imposto de exportação e acaba o ciclo de reoneração", declarou, ele na ocasião.


Com ações listadas em bolsa, a Petrobras divulgou um fato relevante no mesmo dia.



"A Petrobras não antecipa decisões de reajustes e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado", informou a empresa, em 17 de maio.


De acordo com ele, essa redução prevista para julho, na gasolina e no álcool pela Petrobras, estaria em linha com os preços internacionais.


"A Petrobras deixou claro que obviamente vai olhar o preço internacional. Não tem como escapar disso porque ela importa. Ela pode, em uma situação mais favorável como agora em que o preço do petróleo caiu, mas que o preço do dólar caiu, combinar os dois fatores e reonerar sem impacto na bomba", declarou Haddad.


Ele também sinalizou que o mesmo procedimento deve ser feito com o diesel, cuja desoneração vale até o fim desse ano. "E tudo bem, como vai acontecer com o diesel no final do ano. Já deixou uma gordura para computar a reoneração", acrescentou.


Política de preços da Petrobras

Neste mês de maio, a Petrobras anunciou uma nova política para os combustíveis, que considerará usa duas referências de mercado:


o maior preço que a distribuidora de combustíveis pode comprar antes de procurar outro fornecedor;

o menor preço que a Petrobras pode vender mantendo lucro.


Especialistas ouvidos pelo g1 consideram que a nova política deve beneficiar o consumidor final no curto prazo, porque impede que oscilações muito drásticas no preço do dólar ou do petróleo sejam repassadas nos combustíveis.


Em entrevista à GloboNews, em 17 de maio, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa poderá seguir orientações do governo para precificar os combustíveis - desde que isso faça sentido para o o consumidor e para o acionista.


"A Petrobras do governo anterior é uma Petrobras que combinava esse jogo, mas a Petrobras que combinava jogo acabou e ela vai fazer o que é importante para o Brasil. E se tiver que seguir a orientação do governo, seguirá se fizer sentido para ela, para o consumidor e acionista", disse Prates, em meados de maio.


Questionado na mesma entrevista se a Petrobras vai baixar os preços para compensar o aumento dos tributos, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, disse que a companhia vai avaliar.


"Não sei, vamos ver até lá, as circunstâncias vão dizer, se a gente estiver num ciclo de baixa [do preço do barril de petróleo]", respondeu. "Quando chegar lá, no dia, a gente vai dizer se cabe ou não cabe absorver o tanto de imposto que vai reentrar", completou.



Contudo, no primeiro mês da nova política, a Petrobras manteve os preços próximos do modelo anterior, o chamado “preço de paridade de importação”. Os combustíveis foram vendidos pela companhia a cerca de 5% abaixo de seus concorrentes, as refinarias privadas e os importadores.


fonte: g1

Leia Mais ››

Casal de São José dos Campos é encontrado morto em pousada de Monte Verde (MG)

Um casal de São José dos Campos faleceu neste fim de semana em uma pousada de Monte Verde (MG). Eles foram encontrados sem vida no quarto da pousada, na manhã de sábado (24). A causa da morte ainda está sendo investigada. O casal deixa três filhas e vai ser velado a partir das 19h deste domingo (25), na Urbam. O enterro está marcado para esta segunda-feira (26).


Casal de São José dos Campos é encontrado morto em pousada de Monte Verde — Foto: Arquivo pessoal


Walther Reis Cleto Junior, de 51 anos, e Alessandra Aparecida Campos Reis Cleto, de 49, chegaram ao Chalé Aroma de Jasmim, em Monte Verde, na tarde de sexta-feira.


De acordo com o boletim de ocorrência, o proprietário do chalé notou que a bomba d'água do banheiro do quarto continuava ligada após um tempo e, por volta das 10h de sábado, bateu na porta para saber se estava tudo bem. Ao não ser atendido, ligou para os telefones do casal. Como não houve retorno, acessou o quarto com a chave reserva.



Ao entrar no quarto, o dono da pousada encontrou o casal caído no chão. A equipe médica do hospital foi chamada e constatou que o casal estava sem vida. A polícia foi acionada na sequência.


Segundo o boletim de ocorrência, a polícia questionou o dono da pousada se o local teria alvará dos Bombeiros e ele teria dito que não tem. O proprietário disse à polícia que a última vez que viu o casal com vida foi por volta das 18h de sexta-feira (23), quando a filha deixou um saco de lenha para eles.


A perícia foi ao local e, após realizar os trabalhos de praxe, não foi constatado nenhum sinal de violência. Após a perícia, os corpos foram encaminhados para o IML de Pouso Alegre (MG).


As causas da morte ainda estão sendo investigadas. A família cogita a hipótese de intoxicação por monóxido de carbono, mas ainda não há conclusão sobre o motivo.


O g1 procurou a pousada, mas o estabelecimento não quis se pronunciar sobre o ocorrido.


Fonte; g1

Leia Mais ››

Inteligência artificial desenvolvida na Unicamp mapeia danos da Covid-19 em pulmões infectados

Aplicando inteligência artificial a imagens obtidas por meio de tomografia computadorizada, pesquisadores do Laboratório de Computação de Imagens Médicas da Unicamp, em Campinas (SP), conseguiram mapear com precisão os danos da Covid-19 nos pulmões de pacientes infectados.


Renderização 3D do pulmão (vermelho) vias aéreas (azul) e regiões acometidas pela Covid (verde) de um paciente, computadas automaticamente pelo método — Foto: Diedre Carmo/Arquivo pessoal


A pesquisadora Letícia Rittner, professora da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, explica que o método começou a ser desenvolvido em 2020, no ápice da pandemia, a fim de possibilitar o acompanhamento da evolução da doença com mais exatidão.


"Os médicos tinham necessidade de estimar quão comprometido o pulmão estava e acompanhar se a pessoa estava melhorando ou piorando. Para que isso acontecesse, existe uma necessidade de você, a partir de uma tomografia, medir a área comprometida. Isso até então era feito visualmente. O médico olhava e dizia 'isso é leve, isso é severo', de uma forma subjetiva, sem um número", afirma.



Frente a imagens obtidas por meio de tomografia computadorizada, a inteligência artificial desenvolvida pelos pesquisadores foi treinada para separar a imagem do pulmão do restante do corpo. A partir disso, o algoritmo encontra e sinaliza as partes não saudáveis do órgão.


"As regiões 'borradas' na imagem são as que estão comprometidas por conta de doenças. A Covid é uma delas, mas a pneumonia e outras doenças respiratórias às vezes têm efeito parecido. O método encontra essas regiões, delimita as bordas e consegue dar um número preciso dizendo, por exemplo, que 82% do pulmão está comprometido", diz a professora.


Entrada principal da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp — Foto: João Bosco R. do Val/FEEC Unicamp


Treinamento intensivo


Para que a inteligência artificial aprendesse a diferença entre pulmões saudáveis e infectados, os pesquisadores realizaram um treinamento que consistiu na apresentação de diversas imagens de exemplo ao algoritmo, permitindo a identificação do perímetro do órgão.


A partir desse aprendizado, o método passou identificar as "bordas" dos pulmões e, na sequência, calcular automaticamente o volume de áreas afetadas considerando a quantidade de pixels em cada imagem.


"No começo o nosso método se saía muito bem nas imagens do nosso hospital, mas não no conjunto de dados vindos de outro hospital. Levou um tempo para fazermos o método funcionar em diferentes contextos, imagens e equipamentos de tomografia de diferentes países. Para isso, ele foi treinado em imagens do mundo todo", explica a pesquisadora.

A pesquisa foi desenvolvida pelo aluno Diedre Santos do Carmo sob orientação, além de Rittner, do pesquisador Roberto de Alencar Lotufo. Recentemente, Carmo foi aos Estados Unidos e passou seis meses estudando a aplicação do método em pacientes na Universidade de Iowa.


Membros da equipe médica com trajes de proteção e máscaras faciais fazem raio-X do pulmão de paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em um hospital de campanha criado para tratar pacientes com coronavírus (COVID-19) — Foto: Amanda Perobelli/Reuters


Aplicações futuras

Em Iowa, o aluno utilizou a inteligência artificial com um novo propósito: acompanhar os efeitos da Covid longa, condição em que os sintomas da doença persistem por mais de três meses após a infecção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Os resultados relacionados ao estudo ainda são preliminares e requerem confirmação e investigação mais detalhada por outros grupos de pesquisa, mas indicam um nível menor de acometimento dos pulmões entre pacientes vacinados contra o coronavírus.


Atualmente, o método está disponível na internet para uso de pesquisadores. Em relação à aplicação na rede pública de saúde, Letícia Rittner explica que, no momento, questões tecnológicas - como a existência de computadores adequados nas unidades de atendimento - são o maior impeditivo para a ampla utilização do recurso.


"Em um primeiro momento, já sendo usado para pesquisa, o método já traz bastante ganho porque os pesquisadores ainda estão estudando efeitos como a Covid longa e outras questões pulmonares, e a nossa ferramenta permite que pesquisadores testem suas hipóteses", ressalta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasileiro é eleito melhor barista do mundo: 'Foram dois meses focado apenas na competição'

O brasileiro Boram Um foi eleito melhor barista do mundo na World Barista Championship (WBC), considerada as 'Olimpíadas do café', dentro da World Coffee Championship. A competição foi encerrada neste sábado (24), na Grécia, e ele disputava com profissionais de mais de 40 países.


"Na verdade, a emoção, eu ainda estou processando. Foram quatro anos de jornada, então, realmente parece que a ficha não caiu", diz Boram em entrevista ao g1.


"A gente coloca no Brasil no mapa e, em contrapartida, é incrível porque, agora, cada vez mais, as pessoas vão buscar os cafés brasileiros. A gente era o único país produtor na final, ainda mais usando o café do Brasil. Acho isso um marco importante."


Boram tem 32 anos e é filho de sul-coreanos. Ele participou da competição pela terceira vez. Para encarar a disputa, passou por cerca de um mês e meio de treinamento.


Em fevereiro, em entrevista ao podcast De onde vem o que eu como, ele falou sobre a competição e ainda deu dicas de preparo de um bom café.


Como é a competição do café

Durante a prova, os participantes têm 15 minutos para fazer doze cafés que serão avaliados por quatro juízes.


Na ordem são o espresso, uma bebida com leite e um coquetel de café que não pode ter álcool. "O treinamento envolve montar o conceito da apresentação, escolher os cafés que a gente vai servir, desenvolver as receitas dos drinques, e tudo tem que casar muito bem", afirma Boram.


Boram Um, o terceiro da esquerda para a direita, na premiação de melhor barista do mundo — Foto: Reprodução/Instagram/World Coffee Championships


"É praticamente o treinamento de um atleta de alta performance, porque a gente faz rotinas, ajusta aqui e ali", diz o barista.


"Dá um nervosismo enorme. A gente treina até ficar automático, como atleta mesmo, de fazer tudo no instinto. Foram dois meses apenas focado nisso."

Estudou até a água grega

Assim como atletas, Boram tem até treinadores. Antes do Mundial, ele viajou para o Canadá, para um centro onde ficam os profissionais que trabalham com ele e são ex-campeões na competição.


Uma semana antes da disputa, Boram partiu para a Grécia, com o objetivo de saber mais sobre a água do local e encontrar os ingredientes específicos, que podem alterar o sabor do café.



"É nitidamente um trabalho de longo prazo. É muito difícil para qualquer país ganhar de primeira. A gente sabe que é uma construção: participar pela terceira vez, criar um respeito pelo profissional do barista brasileiro dentro da competição. Tudo isso gerou alta expectativa, mas sabemos que estávamos preparados e que tínhamos tudo 100% pronto para entregar", diz.


Boram não está sozinho: oito pessoas fizeram parte da equipe que o ajudou na conquista. Não tem prêmio em dinheiro, mas o vencedor leva itens como maquinários, equipamentos e viagens para países produtores de café.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionário de aeroporto morre ao ser sugado por turbina de avião no Texas

Um trabalhador de aeroporto morreu após ser sugado pela turbina de um avião da Delta Airlines no Aeroporto Internacional de San Antonio, no Texas (EUA) na noite de sexta-feira (23).


Avião da Delta. Imagem ilustrativa — Foto: Ted S. Warren/AP/Arquivo


Equipes de emergência foram chamadas para a pista pouco antes das 22h30, após relatos de que um funcionário tinha sido puxado para dentro do motor de uma aeronave que estava taxiando após o pouso.


O avião tinha chegado de Los Angeles e estava com apenas uma turbina ligada no momento do incidente, de acordo com um comunicado do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes divulgado pela mídia local.


"O voo Delta 1111 estava taxiando para o portão, com apenas um motor ligado no momento, quando um trabalhador foi ingerido por esse motor às 22h25. (...) O NTSB (sigla do conselho em inglês) está em contato com a Delta. Eles estão no processo de reunir informações neste ponto", informou o conselho.



A vítima, cuja identidade não foi divulgada, trabalhava para a Unifi Aviation, empresa terceirizada por companhias aéreas para operações de solo nos aeroportos.


"A Unifi Aviation está profundamente triste pela perda de nosso funcionário no Aeroporto Internacional de San Antonio durante um trágico incidente nas últimas horas de sexta-feira, 23 de junho de 2023", diz uma nota divulgada pela empresa no sábado (24).


A Unifi também afirmou que sua investigação inicial não pôde estabelecer ligação entre a morte e qualquer procedimento operacional de segurança dos funcionários.


O canal local KENS5 divulgou uma nota passada pela Delta. "Estamos de coração partido e lamentando a perda de um membro da nossa família em San Antonio. Nossos corações e apoio total estão com os membros da família, amigos e pessoas amadas neste momento difícil", diz a nota.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Montanha-russa descarrila na Suécia e deixa um morto e crianças feridas

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas após a montanha-russa de um parque de diversões na Suécia descarrilar.


Imagem de arquivo mostra em primeiro plano a montanha-russa Jetline, do parque de diversões Grona Lund, em Estocolmo na Suécia, que descarrilou em 25 de junho de 2023. — Foto: Fredrik Persson/TT News Agency/via Reuters


O indicedente aconteceu no Grona Lund, um parque de diversões de 140 anos de existência que fica em uma pequena ilha de Estocolmo. Há crianças entre os feridos, segundo a polícia. O estado de saúde delas e a identidade da vítima ainda não haviam sido divulgados até a última atualização desta notícia.


A administração do parque confirmou que uma pessoa morreu e disse estar apurando o que houve. A rede pública sueca SVT e testemunhas que estavam no parque afirmaram que o carro do brinquedo descarrilou em movimento.



"Meu marido viu um carro de montanha-russa com pessoas caindo no chão", disse à SVT a jornalista Jenny Lagerstedt, que visitava o parque com a família.

Lagerstedt relatou também à rede sueca ter ouvido um barulho metálico e, em seguida, viu que a estrutura da montanha-russa estava tremendo.


Policiais suecos diante do parque Grona Lund, em Estocolmo, onde uma montanha-russa descarrilou, em 25 de junho de 2023. — Foto: Claudio Bresciani/TT News Agency/via Reuters


A polícia da capital sueca disse que investiga o episódio e ainda está no parque, que foi interditado.


A montanha-russa Jetline, onde houve o descarrilamento, consegue chegar à velocidade de 90 quilômetros por hora e chega a uma altura de 30 metros.


Fonte: g1

Leia Mais ››