domingo, setembro 17, 2023

Pai é preso suspeito de estuprar filhos de 9 e 10 anos no interior do RN


Um homem de 34 anos de idade foi preso suspeito de estuprar dois filhos no município de Porto do Mangue, no interior do Rio Grande do Norte. O suspeito havia fugido e acabou detido na cidade de Pendências.


Contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do RN e que foi cumprido na quinta-feira (14). A divulgação de detalhes do caso, no entanto, foi feita pela Polícia Civil no sábado (16).


Os filhos que foram vítimas do suspeito são uma menina de 9 anos de idade e um menino de 10. O homem foi detido pelo crime de estupro de vulnerável.



Segundo a Polícia Civil, ele abusava sexualmente da menina há pelo menos dois anos. Durante as investigações, os policiais descobriram que o outro filho, o de 10 anos, também havia sido vítima do suspeito, que morava na casa também com a então mulher e um outro filho, de 16 anos.


A prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia de Areia Branca e Porto do Mangue. De acordo com a Polícia Civil, o homem fugiu da cidade de Porto do Mangue, onde havia cometido os crimes.


Os policiais, então, receberam informações de que ele estava na cidade de Pendências. A equipe seguiu até a cidade e encontrou o suspeito no Largo do Mercado Central, onde ele recebeu voz de prisão. Ele não reagiu e foi preso.


O suspeito foi levado para a Cadeia Pública de Mossoró, onde está preso preventivamente por conta do mandado expedido pela Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PM abre procedimento para apurar morte de torcedor baleado em confronto de torcidas organizadas em Natal

Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, morreu após sofrer tiro em confusão entre torcidas organizadas em Natal. — Foto: Reprodução

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte vai abrir um procedimento interno para investigar a morte do torcedor que foi baleado em uma confusão envolvendo as torcidas organizadas do ABC e do Sport (PE), após um duelo entre as duas equipes na sexta-feira (15), em Natal.


A vítima foi Leonardo Lucas Silva de Carvalho, de 26 anos, torcedor do time potiguar. O autor do disparo, de acordo com a PM, não foi identificado.


Segundo a PM, a instauração do procedimento está sendo feita para "apurar os acontecimentos" do dia do evento.

Em nota, a corporação informou que Leonardo Lucas foi baleado durante o deslocamento dos ônibus da torcida do Sport.



"Houve uma parada não programada de um dos veículos, seguida por um tumulto entre torcidas organizadas nas proximidades da 'Praça dos Gringo'", informou a corporação. "Infelizmente, esse incidente resultou em uma fatalidade", completou.


A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos graves e morreu no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.


Segundo familiares, Leonardo Lucas trabalhava como barbeiro em seu próprio estabelecimento, era casado e deixa uma filha de dois meses de idade. Ele morava no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar, e era torcedor do ABC.


O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As câmeras de segurança da região será analisadas para ajudar a identificar o autor do disparo.



O corpo da vítima chegou no sábado (17) ao Instituto Técnico-Científico de Perícia, onde passou por exames periciais que fazem parte da investigação.


O caso

Leonardo Lucas morreu na sexta-feira (15) em uma confusão entre torcedores após a partida, no deslocamento do comboio de veículos com torcedores. ABC e Sport se enfrentaram pela Série B do Campeonato Brasileiro.


Nesse momento, segundo a Polícia Militar, um dos ônibus com membros de uma torcida organizada do Sport entraram em confronto com torcedores do ABC, nas proximidades da Praça dos Gringos, em Ponta Negra. No local, houve disparos de arma de fogo e a vítima de 26 anos foi baleada.


Uma série de outras confusões foram registradas na mesma noite no bairro Ponta Negra, onde fica o estádio Frasqueirão, palco do jogo entre ABC e Sport.


Um policial militar de Pernambuco que estava junto da torcida do time de Recife foi preso após disparar uma arma de fogo do lado de fora do estádio, enquanto o jogo ainda acontecia, segundo a PM.


Um vídeo de seis minutos (veja abaixo) mostra confronto entre torcidas organizadas rivais e também policiais militares que tentavam conter a confusão na avenida Roberto Freire, um dos principais corredores turísticos da cidade, após o jogo.


Nas imagens, é possível ver quando homens vestidos de amarelo saem de ônibus e atravessam a avenida, para brigar com outros torcedores. A PM chega ao local e tenta conter os torcedores, mandando eles voltarem para os veículos.


Vários tiros são disparados. Nas imagens, também é possível ver policiais usando cassetetes contra as pessoas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Policial militar de Pernambuco é preso em Natal após atirar durante confusão entre torcidas organizadas de ABC e Sport

Um policial militar de Pernambuco foi preso na noite desta sexta-feira (15) após disparar uma arma de fogo durante confusão entre torcidas organizadas do ABC (Natal) e do Sport (Recife), no entorno do estádio Frasqueirão, na avenida Rota do Sol, em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.


As informações foram confirmadas pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Segundo a corporação, durante uma confusão entre torcedores no entorno do estádio, militares que realizavam patrulhamento identificaram um indivíduo que teria disparado uma arma de fogo.


Após a abordagem, os militares constataram que o homem era um Policial Militar de Pernambuco. Ele foi detido, teve a arma apreendida e foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Parnamirim, na região metropolitana.



Ainda de acordo com a PM, o policial estava junto de torcedores do time pernambucano, do lado de fora do estádio, já no fim do primeiro tempo de jogo.


Policial militar de Pernambuco foi preso no entorno do estádio Frasqueirão em Natal — Foto: Reprodução


Torcedor morre

Em outra ocorrência após o jogo, um homem de 26 anos que, segundo a polícia, era torcedor do ABC Futebol Clube, morreu após ser baleado em uma confusão também envolvendo as organizadas. O caso aconteceu na Praça dos Gringos, também em Ponta Negra.


A morte foi confirmada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, que vai investigar o crime por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A vítima não foi identificada oficialmente pelas corporações.


Confusão

Os times se enfrentaram em campo pela Série B do Campeonato Brasileiro de futebol. No entanto, o que mais chamou atenção da população da cidade foram as confusões fora do estádio Frasqueirão, localizado no bairro Ponta Negra.


Um vídeo de seis minutos (veja acima) mostra confronto entre torcidas organizadas rivais e também policiais militares que tentavam conter a confusão na avenida Roberto Freire, um dos principais corredores turísticos da cidade.


Nas imagens, é possível ver quando homens vestidos de amarelo saem de ônibus e atravessam a avenida, para brigar com outros torcedores. A PM chega ao local e tenta conter os torcedores, mandando eles voltarem para os veículos.


Vários tiros são disparados. Nas imagens, também é possível ver policiais usando cassetetes contra as pessoas.


Policial atira contra torcedores organizados em Natal — Foto: Reprodução


Veja nota da Polícia Militar

A Polícia Militar informa que, durante a operação de segurança na partida entre ABC e Sport-PE, na noite desta última sexta-feira (15), ocorreram incidentes envolvendo membros de torcidas organizadas dos times, na Zona Sul de Natal.


Durante o policiamento, que contou com o reforço de policiais na região, escolta de ônibus e vans da equipe visitante e patrulhamento no entorno da praça esportiva, a Polícia Militar foi acionada em ocasiões distintas.



Num primeiro momento, na parte externa do estádio Frasqueirão, na Rota do Sol, ocorreu uma confusão em que os militares que realizavam patrulhamento, identificaram um indivíduo que efetuou disparos de fogo. Após abordagem, foi constatado que se tratava de um Policial Militar de Pernambuco, o qual foi detido, teve sua arma apreendida e foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Parnamirim para os procedimentos legais cabíveis.


Num segundo momento, após o término da partida, no deslocamento do comboio de veículos com torcedores, um dos ônibus com membros de uma torcida organizada do Sport-PE, decidiu parar o veículo e entraram em confronto com torcedores do ABC, nas proximidades da Praça dos Gringos, em Ponta Negra. No local houveram alguns disparos de arma de fogo, de autor não identificado e infelizmente, esse conflito resultou na morte de um jovem de 26 anos. O efetivo da PM que fazia a escolta e viaturas que reforçavam a área chegaram ao local do confronto, mas o autor dos disparos não foi localizado.


A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Clóvis Sarinho, onde, lamentavelmente, não resistiu aos ferimentos graves e veio a óbito. O caso será investigado pela Polícia Civil. A Polícia Militar reafirma o compromisso em Servir e Proteger a sociedade potiguar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Torcedor do ABC morre após ser baleado em confronto entre torcidas organizadas em Natal; polícia investiga

Vídeo mostra homem caído no chão após disparo de arma de fogo em Natal — Foto: Reprodução

Um homem de 26 anos que, segundo a polícia, era torcedor do ABC Futebol Clube, morreu após ser baleado em uma confusão envolvendo torcidas organizadas do time de Natal e do Sport, de Recife, na noite desta sexta-feira (15).


A morte foi confirmada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, que vai investigar o crime por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa. A vítima não foi identificada oficialmente pelas corporações.


Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu após o término da partida. No deslocamento do comboio de veículos com torcedores, um dos ônibus com membros de uma torcida organizada do Sport e os ocupantes entraram em confronto com torcedores do ABC, nas proximidades da Praça dos Gringos, em Ponta Negra.



No local, ainda segundo a PM, houve disparos de arma de fogo, cujo autor ainda não foi identificado. No conflito, a vítima de 26 anos foi baleada.


"O efetivo da PM que fazia a escolta e viaturas que reforçavam a área chegaram ao local do confronto, mas o autor dos disparos não foi localizado. A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Clóvis Sarinho, onde, lamentavelmente, não resistiu aos ferimentos graves e veio a óbito", informou a corporação.


A Polícia Civil confirmou que o fato aconteceu no cruzamento da rua Palestina com a rua Leonora Armstrong, na Praça dos Gringos. Ainda de acordo com a corporação, a vítima foi atingida com um tiro e morreu no pronto-socorro Clóvis Sarinho, do Hospital Walfredo Gurgel.



Ainda de acordo com a Polícia Civil, o caso é investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Polícia (DHPP).


Confusão

Os times se enfrentaram em campo pela Série B do Campeonato Brasileiro de futebol. No entanto, o que mais chamou atenção da população da cidade foram as confusões fora do estádio Frasqueirão, localizado no bairro Ponta Negra.


Um vídeo de seis minutos (veja acima) mostra confronto entre torcidas organizadas rivais e também policiais militares que tentavam conter a confusão na avenida Roberto Freire, um dos principais corredores turísticos da cidade.


Nas imagens, é possível ver quando homens vestidos de amarelo saem de ônibus e atravessam a avenida, para brigar com outros torcedores. A PM chega ao local e tenta conter os torcedores, mandando eles voltarem para os veículos.



Vários tiros são disparados. Nas imagens, também é possível ver policiais usando cassetetes contra as pessoas.


Policial atira contra torcedores organizados em Natal — Foto: Reprodução


Veja nota da Polícia Militar

A Polícia Militar informa que, durante a operação de segurança na partida entre ABC e Sport-PE, na noite desta última sexta-feira (15), ocorreram incidentes envolvendo membros de torcidas organizadas dos times, na Zona Sul de Natal.


Durante o policiamento, que contou com o reforço de policiais na região, escolta de ônibus e vans da equipe visitante e patrulhamento no entorno da praça esportiva, a Polícia Militar foi acionada em ocasiões distintas.


Num primeiro momento, na parte externa do estádio Frasqueirão, na Rota do Sol, ocorreu uma confusão em que os militares que realizavam patrulhamento, identificaram um indivíduo que efetuou disparos de fogo. Após abordagem, foi constatado que se tratava de um Policial Militar de Pernambuco, o qual foi detido, teve sua arma apreendida e foi encaminhado à Delegacia de Plantão de Parnamirim para os procedimentos legais cabíveis.



Num segundo momento, após o término da partida, no deslocamento do comboio de veículos com torcedores, um dos ônibus com membros de uma torcida organizada do Sport-PE, decidiu parar o veículo e entraram em confronto com torcedores do ABC, nas proximidades da Praça dos Gringos, em Ponta Negra. No local houveram alguns disparos de arma de fogo, de autor não identificado e infelizmente, esse conflito resultou na morte de um jovem de 26 anos. O efetivo da PM que fazia a escolta e viaturas que reforçavam a área chegaram ao local do confronto, mas o autor dos disparos não foi localizado.


A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Clóvis Sarinho, onde, lamentavelmente, não resistiu aos ferimentos graves e veio a óbito. O caso será investigado pela Polícia Civil. A Polícia Militar reafirma o compromisso em Servir e Proteger a sociedade potiguar.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prédio de padaria desaba em cidade do interior do RN

Prédio desaba em Alexandria, no interior do RN — Foto: Cedida

Parte de um prédio onde funcionava uma padaria desabou na manhã desta sexta-feira (15), em Alexandria, na região Oeste potiguar. O caso foi confirmado ao g1 pela Polícia Civil.


Segundo o delegado Murilo Baessa, o caso aconteceu por volta das 10h20 no centro do município.


Ainda de acordo com a polícia, as informações iniciais são de que o estabelecimento estava aberto e havia pelo menos dois trabalhadores no imóvel, no momento em que o fato ocorreu. Eles não ficaram feridos.


A polícia informou que vai solicitar uma perícia do setor de meio ambiente e engenharia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) no local, para tentar identificar as possíveis causas do acidente.


Segundo o delegado, é possível que o desabamento tenha ocorrido por causa de uma construção realizada ao lado e pelo estado de conservação de um muro.


Murilo Baessa informou que a polícia vai apurar a responsabilidade pelo desabamento conforme o artigo 256 do código penal, que considera crime "causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem". A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão e multa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Padre Fábio de Melo é anunciado como atração da festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; veja programação

Padre Fábio de Melo — Foto: Prefeitura de Olímpia/Divulgação

O padre Fábio de Melo foi confirmado pela Arquidiocese de Natal como uma das atrações da festa dos mártires de Cunhaú e Uruaçu. O show dele vai acontecer em 3 de outubro, feriado estadual em homenagem aos mártires, às 16h, no Santuário dos Mártires, em Uruaçu.


Além da confirmação do show, a Arquidiocese de Natal também divulgou a programação da festa dos Santos Mártires, que começa no dia 24 de setembro e segue até o dia 3 na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, onde fica o Santuário dos Mártires.


A abertura é no domingo (24), com com quatro missas: às 5h, às 9h, às 10h30 e às 19h. Nos demais dias, a programação será: 5h a celebração de missa; às 12h, recitação do terço de São Mateus Moreira; das 15h às 17h, acampamento cultural e, às 19h, missa.



3 de outubro

No dia 3 de outubro, dia do feriado, a programação começa às 5h, com a celebração eucarística presidida pelo Padre Alexsandro de Lima Freitas. Às 6h, terá início a 3ª meia maratona e caminhada dos Santos Mártires, saindo do Santuário, em Uruaçu.


Também pela manhã serão realizadas duas caminhadas, sendo uma saindo da Igreja Matriz de Macaíba. e outra da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante - ambas com destino ao Santuário dos Mártires.


Nesse dia 3 de outubro também ocorrem missas às 7h, às 9h e às 10h no Santuário. Às 14h30, haverá a recitação do Terço da Misericórdia, conduzida pelo Padre Alexsandro Freitas e missionários.


O show do Padre Fábio de Melo acontece às 16h, e, às 18h, haverá uma missa solene, presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Os Santos Mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, e canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, na Praça de São Pedro, no Vaticano.


No calendário litúrgico da Igreja Católica, a festa dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é celebrada em 3 de outubro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Psicóloga alerta para problemas causados pelo uso excessivo de telas por crianças

Crianças em atividades longe das telas — Foto: Divulgação

Em um mundo cada vez mais conectado, o acesso a conteúdos digitais se tornou parte da infância. Smartphones, tablets e computadores estão presentes na rotina de crianças e adolescentes na maior parte dos lares brasileiros - e cada vez mais cedo.


Mas essa superexposição e os impactos do uso excessivo de telas pode ser preocupante, segundo especialistas no tema, e têm atraído a atenção das famílias e de educadores no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil.


De acordo com pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, entre 2019 e 2021, subiu de 79% para 92% o percentual de usuários da rede na faixa etária de 9 e 10 anos. Além disso, o órgão revelou que mais da metade das crianças e adolescentes brasileiros usam a internet sem limitação de tempo determinada pelos pais ou responsáveis.



Uma realidade que, segundo a psicóloga potiguar Juliana Guedes, pode trazer graves implicações.


Para ela, o consumo em excesso de redes sociais e jogos eletrônicos causam modificações na estrutura cerebral das crianças, afetando negativamente seu desenvolvimento cognitivo e emocional. As consequências vão desde a qualidade do sono e a socialização, até transtornos mentais e físicos.


“Além da ativação de certas substâncias neuroquímicas, com impactos na liberação em excesso de cortisol, estimulando uma resposta de estresse, por exemplo, a dependência crescente da tecnologia para a maioria das atividades lúdicas restringe consideravelmente os estímulos à criatividade e imaginação, assim como aqueles essenciais para o desenvolvimento motor e sensorial nessa fase da vida”, pontua Juliana.

Um estudo recente, publicado pelo The Journal of the American Medical Association Pediatrics, constatou que bebês de um ano de vida, quando expostos a mais de 4 horas de tempo de tela por dia, apresentaram maior dificuldade na comunicação e na habilidade de resolver problemas aos 2 e aos 4 anos de idade.


“As crianças acabam ficando incapazes de pensar em algo novo, descobrir o que fazer com o tédio, relaxar e estar consigo mesmas. Como as telas deixam o cérebro em constante demanda, elas se tornam mais reativas e nervosas, com sentimentos de inquietação e ansiedade”, explica a psicóloga.



Segundo ela, isso também resulta em dificuldades de concentração, aprendizagem e impulsividade.


Educadora propõe alternativas

As instituições de ensino também precisam lidar com a situação, que ficou ainda mais forte durante a pandemia.


Para a educadora Priscila Griner, as instituições desempenham um papel crucial na supervisão e seleção cuidadosa do conteúdo digital apresentado aos alunos.


“A escola não pode se isentar das tecnologias, mas é preciso encontrar um equilíbrio. Por isso, mesmo quando em formato digital, nosso conteúdo é selecionado, com planejamento e metodologias. Além disso, oferecemos às crianças muitas experiências que vão além das telas, como interações próximas, vivências com o corpo, uso de espaços diversos, o estímulo à criatividade, sentir e manusear a natureza e experimentar a arte”, comenta a diretora da Casa Escola, em Natal.


Alternativas para fugir do uso das tecnologias — Foto: Divulgação


A educadora acredita que as ferramentas tecnológicas podem ser valiosas quando usadas com objetivos específicos que contribuam para a formação e o crescimento dos alunos. Ela explica que é o que tem buscado implantar na escola em que é diretora.


Um exemplo prático dessa estratégia foi a adoção do conteúdo didático em telas nas salas de aulas no período do retorno às aulas pós isolamento social por conta da pandemia da Covid.


“A gente percebeu, por exemplo, que ler um livro de forma convencional, com a cabeça baixa, fazia com que as crianças e adolescentes perdessem o foco e se distraíssem mais facilmente. Foi então que passamos a usar as telas para projeção dos conteúdos, pois a elas eles interagiam", disse.


"Foi muito estranho, entretanto essa medida simples e eficaz atraiu mais a atenção dos alunos para o material didático de início, quando, paulatinamente, fomos mostrando às crianças o caminho prazeroso do livro físico”.


Segundo a diretora da escola, dessa forma "foi possível lançar mão das tecnologias compreendendo que naquele momento histórico pontual, de retorno às aulas, as crianças precisavam de uma transição respeitosa, do mundo digital para o mundo físico”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

TRT anuncia veículos, terrenos e até hospital entre bens que serão leiloados no Rio Grande do Norte

Prédio de hospital será leiloado pelo TRT-RN na próxima terça-feira (19) — Foto: Divulgação


O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte anunciou casas, terrenos, veículos e até um hospital entre os bens que serão leiloados pela corte na próxima terça-feira (19). O leilão vai ocorrer de forma presencial e online dentro da programação da Semana Nacional da Execução.


Ao todo, serão leiloados 63 lotes com 126 itens penhorados pelas Varas do Trabalho de Natal e do interior do estado para pagamento de dívidas trabalhistas, segundo o tribunal.


O leilão judicial terá dois pregões, com intervalo mínimo de uma hora entre si. O primeiro vai ocorrer às 9h e o segundo às 10h, com 50% do valor da avaliação para os bens que não tenham sido arrematados no primeiro.



O pagamento de imóveis pode ser feito em até 30 parcelas e os veículos em até 10 parcelas, mediante sinal de 25% do valor do lance apresentado pelo interessado.


Entre os itens à venda, ainda há material para construção civil e equipamentos industriais.


Os interessados em conhecer os lotes e participar deverão fazer um cadastramento prévio no site do leilão (aqui) tanto para os lances presenciais quanto online.


Um dos prédios leiloados é o de um hospital, que pertence à Apami de São Miguel. O imóvel mede 1.539,21m², com uma área construída de 1.239,81m², avaliado em R$ 4,7 milhões.


De acordo com o TRT, atualmente atende à Secretaria de Saúde de São Miguel e sedia serviços médicos do município do Oeste potiguar.


Veja alguns dos bens destacados pelo TRT e os valores iniciais

Caldeira de Cozinha Industrial. R$ 5.500,00

8 milheiros de tijolos de cerâmica. R$ 15.200,00

26 milheiros de blocos cerâmico estrutural (14 x 19 x 29) para construção. R$ 31.429,44

4.400 blocos do tipo fechamento medindo (14 x 19 x 29). R$ 8.052,00

Equipamentos de Usina de Beneficiamento de Leite. R$ 76 mil

Lote no Pipa Boulevard (300,73m²) - Praia da Pipa. R$ 402.543,29

Terreno de 1.329,61 m² com testada de 38,91m na rua Joaquim Victor de Holanda, esquina com Francisco Borges de Oliveira - Lagoa Nova, Natal/RN. R$ 2.517.401,00

Um prédio com 250,00m² na rua Santa Felicidade, 795 - Conjunto Parque dos Coqueiros I, Nossa Senhora da Apresentação, Natal/RN. R$ 250 mil

Dois terrenos onde funciona a garagem da empresa Jardinense, na rua Getúlio Cavalcanti, no bairro da Liberdade, Campina Grande/PB. R$ 1.500.000,00

Lote no Condomínio Palm Springs (410 m²), Praia de Muriú, Ceará-Mirim/RN. R$ 175 mil.

Lote no Loteamento Parque das Árvores (5.000m²), Parnamirim/RN. R$ 1,250 milhão

Galpão (430 m² de área construída) localizado na Rua Rio Brígida, 473, Bela Vista, Macaíba/RN. R$ 282 mil.

Terreno no Loteamento Vista do Alto (200,00m²), com casa, Santo Antonio do Potengi, São Gonçalo do Amarante/RN. R$ 140 mil

Dois lotes no Loteamento Primavera (663,00m² de área total), bairro Mazapas, Nísia Floresta/RN. R$ 10 mil cada lote

Terreno de 6,30 hectares na rua Marechal Deodoro, Barrocas, Mossoró/RN (próximo a Fundação Casa do Caminho, por trás da INDUFAL). R$ 4,520 milhões

Prédio de 3 pavimentos (536 m² de área construída), na rua Mossoró, 404, Tirol, Natal/RN. R$ 545 mil.

Um terreno comercial com área de 1.571,65 m², no cruzamento da Rua Dona Isaura Rosado com a Avenida Projetada, Abolição, Mossoró/RN. R$ 786 mil

Um terreno rural na Fazenda Frutilândia, com área de 5,3 hectares, em Assú/RN. R$ 2.671 mil


Serviço

Leilão Judicial – Semana Nacional da Execução Trabalhista

Data: Terça-feira (19;09), às 9:00h (1º pregão) e às 10h (2º pregão)

Local: Salão de Eventos do Hotel Majestic – Av. Engenheiro Roberto Freire, 3800 – Ponta Negra


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casas seguem interditadas 21 dias após desabamento de encosta em Natal e moradores cobram solução: 'Nada foi feito aqui'

Casas interditadas após desabamento de encosta na Zona Sul de Natal — Foto: Vanessa Camilo / Inter TV Cabugi

Moradores que tiveram suas casas interditadas após desabamento de encosta no bairro Neópolis, Zona Sul de Natal, no dia 21 de agosto deste ano, cobram explicações por parte da Prefeitura de Natal sobre a falta de providências para a obra de reestruturação. No local, segundo os moradores, apenas uma lona foi colocada. Ao todo, nove residências foram interditadas pela Defesa Civil do município.


O desabamento aconteceu na rua Marcassita, após a queda no muro de contenção da lagoa de captação Ouro Preto, no conjunto Pirangi. Mais de 20 pessoas ficaram desalojadas.


Uma das moradoras que precisou deixar sua casa após o desabamento foi a aposentada Arimateia de Oliveira. “Nada foi feito aqui, colocaram essas lonas e nem disseram mais nada. Fico indignada, moro aqui desde 1999 e agora vejo acontecer isso”, afirmou.


Apesar de estar fora de casa, ela recebeu o aluguel social ofertado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS). No momento, apesar de estar temporariamente em um imóvel alugado com os recursos recebidos, ela cobra celeridade. “Espero que seja feito logo o serviço na parede dessa lagoa, para que possamos voltar para nossas casas”, completou ela.


Ao todo, nove famílias tiveram suas residências interditadas pela Defesa Civil em razão do desabamento. Segundo a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), sete famílias já receberam o benefício do aluguel social, e as outras duas deverão receber nos próximos dias.


Morador de uma das casas interditadas pela Defesa Civil da cidade, mas que não teve parte desabada, o autônomo Anderson Martins reclama da falta de informações e de um diálogo direto com a Prefeitura sobre quando as obras na lagoa e nas casas devem começar.


“Até o momento não temos nenhuma informação sobre a obra, apenas o prefeito ter falado publicamente que vai construir novamente, mas não há contato direto conosco. Enquanto isso, quanto mais chove, a terra continua cedendo, outras casas podem desabar, a tendência, se nada for feito, é piorar”, disse.


Casas interditadas após desabamento de encosta na Zona Sul de Natal — Foto: Vanessa Camilo / Inter TV Cabugi


Discussão na Câmara

As reclamações dos moradores pela falta de informações e demora para execução da obra está sendo acompanhada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal. Presidente da comissão, a vereadora Ana Paula afirma que busca explicações sobre situação das casas próximas à lagoa antes do acidente.


“Nós já vinhamos insistindo para marcar uma audiência com o secretário de Infraestrutura e os moradores, não houve e o desastre aconteceu. Foram várias formas de contato, ofício, telefonemas, sem diálogo. Agora, a comissão aprovou a convocação dele para audiência pública”, contou a vereadora.


A convocação do secretário Carlson Gomes foi aprovada após votação entre membros da comissão. Ele terá espaço diante dos vereadores e dos moradores da região para apontas quais providências foram tomadas e o cronograma das obras.


"Esperamos que ele esteja presente, junto com sua equipe técnica, para dar explicações, apresentar um calendário da obra, para que possamos tranquilizar esses moradores", finalizou.


Sobre a convocação para participar da comissão, o secretário Carlson Gomes explicou o trâmite da infraestrutura do município para realização da obra e afirma que irá participar da reunião na câmara.


“Logo após o desabamento foi feito um estudo da obra por uma empresa contratada pela prefeitura, um projeto daquela magnitude não se faz de um dia para o outro, estamos aguardando que seja apresentado este projeto”, pontuou o secretário.



“Sobre a ida à Câmara, irei com o maior prazer a casa do povo. Não tenho restrição, será tranquilo levar a mensagem da secretaria e do município”, completou.


Segundo informações da vereadora Ana Paula, o secretário Carlson Gomes foi convocado para a próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, marcada para o dia 27 de setembro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Algo que não pode acontecer', diz Lula sobre morte da menina Heloísa em ação da PRF

Lula em agenda em 28 de agosto de 2023 — Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (16) que a morte da menina Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, baleada em abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Seropédica (RJ) é "algo que não pode acontecer".


Heloísa morreu neste sábado, 9 dias após ter sido baleada na cabeça em uma abordagem da PRF no Arco Metropolitano, na altura de Seropédica.


A menina foi baleada dentro do carro de sua família. Ela estava acompanhada do pais, da irmã de 8 anos e de uma tia. Dois disparos de fuzil atingiram Heloísa.


Em uma rede social, Lula afirmou que a criança foi "atingida por tiros de quem deveria cuidar da segurança da população" e que a "dor de perder uma filha é tão grande que não tem nome".



"Morreu hoje a pequena Heloisa dos Santos Silva, de 3 anos, atingida por tiros de quem deveria cuidar da segurança da população. Algo que não pode acontecer. A dor de perder uma filha é tão grande que não tem nome para essa perda. Não há o que console. Meus sentimentos e solidariedade aos pais e demais familiares."

A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, também foi às redes sociais para comentar o caso. Janja pediu "justiça por Heloísa".


"Basta de ver nossas crianças morrerem. Quem deveria proteger, mata! Justiça por Heloísa", escreveu.

Mais cedo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal investiga a ação de agentes da PRF envolvidos na morte de Heloísa.


Segundo Dino, a investigação da PF é mais uma das ações do Ministério da Justiça para apurar o caso, classificado por ele como uma "tragédia". Um processo administrativo da PRF já apura eventuais responsabilidades na ação.


O Ministério Público Federal pediu à Justiça a prisão preventiva de três agentes da corporação envolvidos na morte de Heloísa: Fabiano Menacho Ferreira — que admitiu ter feito os disparos —, Matheus Domicioli Soares Viegas Pinheiro e Wesley Santos da Silva.


O caso


O agente da PRF Fabiano Menacho Ferreira, que admitiu ter feito os disparos contra o carro da família de Heloísa, declarou ter ouvido disparos vindos da direção do carro e atirado 3 vezes. Segundo ele, a placa indicava que o veículo era roubado.


O pai de Heloísa, William Silva, que dirigia o veículo, disse que passou pelo posto da PRF e não foi abordado em nenhum momento, mas percebeu que uma viatura da polícia passou a segui-lo e ficou muito próximo ao seu carro.


A família também afirmou não ter conhecimento de que havia comprado um carro roubado.


A morte de Heloísa repercutiu no meio político. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que "um órgão policial que protagoniza episódios bárbaros como esses - e que, nas horas vagas, envolve-se com tentativas de golpes eleitorais -, merece ter a sua existência repensada".


O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que determinou que a Procuradoria-Geral da União (PGU) "acompanhe imediatamente o caso para avaliar eventual responsabilização na seara cível".


O que diz a PRF


Em nota, a PRF disse se solidarizar com os familiares da criança. Também afirmou que a Comissão de Direitos Humanos segue acompanhando a família “para acolhimento e apoio psicológico”.


O que dizem os policiais envolvidos

No primeiro depoimento dos policiais prestado à Polícia Civil, Fabiano Menacho Ferreira admitiu ter feito os disparos de fuzil que atingiram a menina.


Ele disse que os policiais tiveram a atenção voltada para o veículo Peugeot 207, e que a placa indicava que o carro era roubado.


Eles seguiram atrás do veículo, ligaram o giroflex e acionaram a sirene para que o condutor parasse, mas que, depois de cerca de 10 segundos atrás do veículo, escutaram um som de disparo de arma de fogo e chegaram a se abaixar dentro da viatura.


Fabiano Menacho disse que, então, disparou três vezes com o fuzil na direção do Peugeot porque a situação o fez supor que o disparo que ouviu veio do veículo da família de Heloísa.


Os outros agentes, Matheus Domicioli Soares Viegas Pinheiro e Wesley Santos da Silva, confirmaram a versão do colega.


Desde o primeiro momento, a família disse que o tiro partiu de uma viatura da PRF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dino diz que PF investiga morte da menina Heloísa em ação da PRF

Ministro da Justiça, Flávio Dino — Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou neste sábado (16) que a Polícia Federal investiga a ação de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) envolvidos na morte da menina Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, baleada em abordagem da corporação em Seropédica, no Rio de Janeiro.


Segundo Dino, a investigação da PF é mais uma das ações do Ministério da Justiça para apurar o caso, classificado por ele como uma "tragédia". Um processo administrativo da PRF já apura eventuais responsabilidades na ação.


"Quanto à apuração de responsabilidade administrativa, reitero que o processo administrativo foi instaurado no mesmo dia da ocorrência. Minha decisão só pode ser emitida ao final do processo, como a lei determina. Também já há Inquérito Policial na Polícia Federal, que será enviado ao MPF e à Justiça", escreveu o ministro em uma rede social.


Heloísa dos Santos Silva morreu neste sábado, 9 dias após ter sido baleada na cabeça em uma abordagem da PRF no Arco Metropolitano, na altura de Seropédica.


O Ministério Público Federal pediu à Justiça a prisão preventiva de três agentes da corporação envolvidos na morte de Heloísa: Fabiano Menacho Ferreira — que admitiu ter feito os disparos —, Matheus Domicioli Soares Viegas Pinheiro e Wesley Santos da Silva.


O caso


A menina foi baleada no último dia 7, dentro do carro de sua família. Ela estava acompanhada do pais, da irmã de 8 anos e de uma tia. Dois disparos de fuzil atingiram Heloísa.



O agente da PRF Fabiano Menacho Ferreira, que admitiu ter feito os disparos contra o carro da família de Heloísa, declarou ter ouvido disparos vindos da direção do carro e atirado 3 vezes. Segundo ele, a placa indicava que o veículo era roubado.


O pai de Heloísa, William Silva, que dirigia o veículo, disse que passou pelo posto da PRF e não foi abordado em nenhum momento, mas percebeu que uma viatura da polícia passou a segui-lo e ficou muito próximo ao seu carro.


A família também afirmou não ter conhecimento de que havia comprado um carro roubado.


A morte de Heloísa repercutiu no meio político. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que "um órgão policial que protagoniza episódios bárbaros como esses - e que, nas horas vagas, envolve-se com tentativas de golpes eleitorais -, merece ter a sua existência repensada".


O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que determinou que a Procuradoria-Geral da União (PGU) "acompanhe imediatamente o caso para avaliar eventual responsabilização na seara cível".


O que diz a PRF


Em nota, a PRF disse se solidarizar com os familiares da criança. Também afirmou que a Comissão de Direitos Humanos segue acompanhando a família “para acolhimento e apoio psicológico”.


O que dizem os policiais envolvidos

No primeiro depoimento dos policiais prestado à Polícia Civil, Fabiano Menacho Ferreira admitiu ter feito os disparos de fuzil que atingiram a menina.


Ele disse que os policiais tiveram a atenção voltada para o veículo Peugeot 207, e que a placa indicava que o carro era roubado.


Eles seguiram atrás do veículo, ligaram o giroflex e acionaram a sirene para que o condutor parasse, mas que, depois de cerca de 10 segundos atrás do veículo, escutaram um som de disparo de arma de fogo e chegaram a se abaixar dentro da viatura.


Fabiano Menacho disse que, então, disparou três vezes com o fuzil na direção do Peugeot porque a situação o fez supor que o disparo que ouviu veio do veículo da família de Heloísa.


Os outros agentes, Matheus Domicioli Soares Viegas Pinheiro e Wesley Santos da Silva, confirmaram a versão do colega.


Desde o primeiro momento, a família disse que o tiro partiu de uma viatura da PRF.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Datafolha: 61% acreditam que militares se envolveram em irregularidades durante gestão Bolsonaro


Pesquisa Datafolha publicada no jornal "Folha de S.Paulo" neste sábado (16) diz que 61% dos eleitores brasileiros acreditam que oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).


Segundo o Instituto, 25% dos entrevistados não acreditam na hipótese, e 14% dizem não saber.


Oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades cometidas no governo Bolsonaro?


Sim: 61%

Não: 25%

Não sabem: 14%

O levantamento foi realizado com 2.016 pessoas (de 16 anos ou mais) em 139 cidades nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Confiança nos militares

Na sexta-feira (15), o Datafolha indicou que a confiança nas Forças Armadas atingiu o pior nível desde 2017, quando o instituto começou a sua série histórica.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Preso no Paraguai, blogueiro condenado por bomba em aeroporto é levado de Foz do Iguaçu a Brasília

O blogueiro Wellington Macedo de Souza e o radialista Maxcione Pitangui de Abreu presos no Paraguai foram transferidos no início da tarde desta sexta-feira (15) de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para Brasília.


Ambos tinham mandado de prisão em aberto e eram considerados foragidos pelas autoridades brasileiras. O blogueiro também estava na lista de procurados da Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).


Eles foram presos no Paraguai na quinta-feira (14) e entregues à Polícia Federal (PF) na mesma data pela Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à Cidade do Leste, onde os dois foram presos.


Wellington Macedo de Souza e Max Pitangui foram transferidos de Foz do Iguaçu para Brasília — Foto: Reprodução RPC


Mesmo foragido, Wellington foi condenado a mais de seis anos de prisão acusado de colocar uma bomba em um caminhão de combustível perto do Aeroporto Internacional de Brasília, em dezembro de 2022. Veja mais detalhes abaixo.


A ordem de prisão contra o radialista conhecido como Max Pitangui é por participação em atos atos antidemocráticos contra o resultado das eleições de 2022.


Ele era procurado desde 15 de dezembro, quando a PF realizou uma operação contra bolsonaristas radicais suspeitos de organizar os atos.


Presos no Paraguai são entregues à PF pela Ponte da Amizade — Foto: Giovani Zanardi/RPC Foz do Iguaçu


Empresária também foi presa


Rieny Munhoz Marcula foi presa no Paraguai e levada para Foz do Iguaçu — Foto: William Brisida/RPC Foz do Iguaçu


A polícia paraguaia divulgou que a ação da quinta também prendeu a empresária Rieny Munhoz Marcula, de São Bernardo do Campo (SP). Ela também foi transferida para Brasília nesta sexta.


De acordo com a polícia do Paraguai, há mandado contra ela aberto no Brasil relacionado aos ataque em Brasília. Rieny também era procurada pela Interpol e é apontada como financiadora de atos antidemocráticos.


Cooperação internacional


Blogueiro e radialista presos no Paraguai — Foto: Interpol/Comando Tripartite/PF


Segundo a polícia paraguaia, no momento da prisão, Wellington tentou fugir. Ele correu, acabou tropeçando e caiu, motivo pelo qual foi entregue com curativo da cabeça.


Maxione se entregou sem resistir, segundo as autoridades paraguaias. Ele estava morando e vivendo na cidade paraguaia com a esposa e três filhos.


Os três foram presos em ação conjunta da Interpol e do Comando Tripartite, formado por forças policiais de Foz do Iguaçu, de Puerto Iguazú, na Argentina, e Cidade do Leste. Informações compartilhadas pelas autoridades brasileiras ajudaram na ação.


O pedido de cooperação foi feito pela Interpol há 15 dias. Ambos estavam sendo monitorados por autoridades paraguaias.


Mandado de prisão contra Wellington Macedo

O blogueiro Wellington Macedo de Souza foi assessor no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves durante o governo de Jair Bolsonaro.


O crime pelo qual foi condenado foi em 24 dezembro de 2022. Junto de outras duas pessoas, Wellington tentou explodir uma bomba na área do Aeroporto Internacional de Brasília. No dia, o blogueiro usava tornozeleira eletrônica, o que rastreou a participação dele no caso.


Wellington começou a trabalhar na área da comunicação cobrindo notícias da região norte do Ceará. Em 2018, passou a publicar notícias alinhadas ao bolsonarismo.


No mesmo ano, o blogueiro foi alvo de pelo menos 59 ações por danos morais movidas por diretores de escolas do município Sobral, no interior do Ceará, por conta da série de reportagens "Educação do Mal".


Fonte: g1

Leia Mais ››