sexta-feira, junho 07, 2013

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ

Mais uma tentativa de homicídio na noite de hoje 07 de junho de 2013,dois elementos chegaram em uma moto e alvejaram um jovem residente na rua    João Damasio 66 no bairro Belo Horizonte, identificado como Mateus da Silva Melo 18 anos, Mateus foi alvejado na região do  torax. O SAMU foi acionado mais quando chegou ao local a vítima tinha sido socorrida por populares para o HRTM.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MOÇA DE 24 ANOS É ENCONTRADA MORTA DENTRO DE CASA NA CIDADE DE PETROLINA

A jovem Bruna Rafaela, de apenas 24 anos de idade, foi encontrada morta nessa quinta-feira (06) dentro da própria casa onde residia com os pais no Bairro Areia Branca em Petrolina. Amigos relatam que Bruna estava a alguns dias deprimida, possivelmente por conta do término de um relacionamento amoroso. Em seu perfil do facebook, Bruna se apresentava como Brunek Rafaella, demonstrava ser de bem com a vida. Na rede social é possível encontrar lamentos de amigos, perplexos pelo acontecido. Os pais de Bruna pertenciam à uma igreja evangélica da cidade. A suspeita é de suicídio. 

Reprodução Cidade NewsItaú via Blog do Francisco Evangelista/Blog Diniz K-9/Cassinho Morais
Leia Mais ››

Vereadores de Taboleiro Grande cassam mandato da presidente Iracema Galvão

Os vereadores de Taboleiro Grande, desta vez todos devidamente uniformizados como manda o regimento, concluiu o processo e cassou a presidente Iracema Moreira Galvão - PMDB por 6 votos a 3.
A sessão teve início às 14:00 horas e terminou já no finzinho da tarde.
A documentação referente ao processo será encaminhada ao ministério público e ainda cabe recurso.

Reprodução Ciade News Itaú via João Moacir
Leia Mais ››

Com 425 fugas em 3 anos, sistema prisional do RN sofre sem estrutura

Nos últimos três anos, 425 presos fugiram das unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reforçam o retrato de um sistema penitenciário antigo, superlotado, e sem estrutura física e de recursos humanos, como mostra a reportagem da Inter TV Cabugi. (veja o vídeo ao lado).


A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informa que o RN tem 35 unidades prisionais, entre penitenciárias, cadeias públicas, Centros de Detenção Provisória (CDPs) e unidades pisiquiátricas de custódia. No maior presídio do estado, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a capacidade é de 4.225 vagas, no entanto a unidade possui 6.402 presos.

De acordo com o CNJ, entre 90 e 95% das unidades não têm condições de receber novos presos. Para o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, o sistema prisional sofre com a idade, mas também tem sérios problemas estruturais.

Um dos problemas é a falta de servidores para trabalhar. A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, conta que o estado tem 870 agentes trabalhando, porém o ideal seria ter 300 profissionais a mais.  "Não temos um sistema que seja bom nem para prender, quanto mais para ressocializar", conclui o juiz Henrique Baltazar.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tiroteio perto de faculdade deixa seis mortos e vários feridos nos EUA

Um homem armado matou ao menos seis pessoas num tiroteio nesta sexta-feira (7) perto da faculdade Santa Monica College, a oeste de Los Angeles. O atirador foi morto a tiros pela polícia próximo da biblioteca da universidade, disse a chefe de polícia Jacqueline Seabrooks à agência de notícias Reuters. Duas pessoas também foram achadas mortas numa casa incendiada bem próxima do local, informou a polícia local.
O suspeito, que estava usando um colete a prova de balas, começou a atirar em uma casa que depois pegou fogo, antes de uma série de disparos 'a esmo' que terminaram na faculdade, indicou o chefe da Polícia de Santa Monica à France Presse.
"Neste momento, parece que pelo menos seis pessoas estão mortas, enquanto outras duas ou três estão feridas", disse Seabrooks, fornecendo um primeiro registro oficial de vítimas.
Consultada se o registro de mortes incluía o suspeito vestido de preto, ela disse: 'Até onde tenho conhecimento, sim".
Outro suspeito foi levado sob custódia depois dos tiroteios. "Não estamos totalmente convencidos de que o suspeito que foi morto agia sozinho", acrescentou.

Corpo de homem suspeito de atirar em instituição de ensino em Santa Mônica, perto de Los Angeles (Foto: Daniel Kraft/Reuters)

O sargento Rudy Florese disse que a polícia recebeu chamados de várias pessoas que relataram que um homem estava parado em uma esquina, com várias armas, atirando nos veículos que passavam, inclusive um ônibus.

mapa los angeles tiroteio (Foto: AP)
Denise Joslin, porta-voz da Patrulha Rodoviária da Califórnia, disse à Reuters que patrulheiros receberam informações de que um homem portando várias armas de fogo disparou contra carros e um ônibus em dois lugares perto do campus universitário. Questionada sobre a possibilidade de envolvimento de um segundo suspeito, Joslin disse: "Essa é uma possibilidade neste momento".
Segundo ela, a polícia vasculhou o campus e arredores após receber relatos de que mais tiros teriam sido ouvidos após a prisão do suspeito.
Jimes Gillespie, de 20 anos, disse à Associated Press que estava na biblioteca estudando quando ouviu o tiroteio. Ele e dezenas de outros estudantes começaram a fugir do prédio de três andares.
"Quando eu descia as escadas, eu vi um dos atiradores", disse. Ele descreveu o atirador como um homem branco de cerca de 20 anos, que levava uma arma.
Gillespie acredita que havia dois atiradores porque ele ouviu dois tipos de tiros. Mas ele afirma ter visto apenas uma pessoa.
Uma testemunha que mora em frente ao local onde tudo começou disse à rede "KTLA 5" ter ouvido tiros e corrido para fora de casa. Ela teria visto um homem que, aparentemente, tinha acabado de atear fogo dentro ou do lado de fora da casa onde ele estava, informou a France Presse.
Incêndio em casa
Dois homens foram encontrados mortos nesta sexta-feira (7) em uma casa queimada perto ao local do tiroteio, segundo os bombeiros.
O porta-voz Jeff Furrows disse que os dois homens foram achados dentro de uma casa bastante danificada pelo fogo.
Uma mulher também foi achada com um ferimento de bala em um carro fora da casa queimada.
Ainda não está claro qual é a relação entre o incêndio na casa e o tiroteio, nem se há a relação.
Obama
O incidente ocorreu a cerca de 5 quilômetros do local em que o presidente dos EUA, Barack Obama, participa de um evento de arrecadação de fundos para o Partido Democrata.
O porta-voz do Serviço Secreto, Max Milien, disse que a agência, responsável pela segurança de Obama, estava ciente do tiroteio e disse que ele era um assunto "da polícia local" e não afetou o evento presidencial.
O campus da universidade de Santa Monica tem cerca de 34 mil alunos.

Tiroteio deixa feridos próximo a campus em subúrbio de Los Angeles. (Foto: Jonathan Alcorn/Reuters)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Decretada em MT prisão preventiva de ex-marido suspeito de matar juíza

Juíza foi assassinada dentro do gabinete durante expediente (Foto: Assesoria/TJMT)
A Justiça decretou a prisão preventiva do ex-marido da juíza Glauciane Chaves de Melo, de 42 anos, assassinada com dois tiros na cabeça, nesta sexta-feira (7), dentro do próprio gabinete, na Comarca de Alto Taquari, a 509 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, o homem teria ido ao local pela manhã e, após uma discussão, efetuou os disparos. A arma que teria sido usada no crime, um revólver calibre 38, foi encontrada pelos policiais em um canteiro, em frente ao Fórum da cidade.
A determinação da prisão foi do juiz Pedro Davi Benetti, que atua na Segunda Vara de Alto Araguaia, a 426 km da capital, e passou a responder pelo Fórum de Alto Taquari. De acordo com a decisão do magistrado, há indícios suficientes de autoria e materialidade do crime por parte do suspeito. Ressalta também, que a medida é necessária para a manutenção da garantia da ordem pública que foi abalada pela gravidade da ocorrência.
A juíza foi morta por volta das 11h (horário de MT) desta sexta-feira, enquanto trabalhava. Ela chegou a ser levada para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. De acordo com a Polícia Militar, o ex-marido da magistrada, que trabalhava no município como enfermeiro, teria entrado no gabinete, disparado os tiros e fugido a pé. Até as 20h30 desta sexta, ele não havia sido localizado pelos policiais.
Policiais militares e civis da região fazem buscas pelo suspeito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também montou barreiras nos locais de acesso a Mato Grosso do Sul, Goiás e na região de fronteira com a Bolívia. Conforme o TJMT, a juíza e o marido vieram para Mato Grosso juntos, mas se separaram em dezembro de 2012. No entanto, só desfizeram o contrato de união estável em janeiro.
Velório
O corpo da juíza Glauciane Chaves de Melo foi encaminhado na noite desta sexta-feira ao Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá para exame de necropsia. O velório será realizado no Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), neste sábado (8), entre as 7h e 9h30.
Conforme a assessoria de imprensa, o corpo será trasladado, em seguida, para o município de Conselheiro Lafayete, em Minas Gerais, onde ocorrerá o sepultamento. A magistrada nasceu na cidade mineira, localidade em que residem também diversos familiares.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Com lesão na coxa, Leandro Damião é cortado da seleção brasileira

Após exame realizado, Leandro Damião foi cortado da seleção brasileira e será substituído por Jô

Leandro Damião está fora da Copa das Confederações. Um exame de imagem, nesta sexta-feira, confirmou que o jogador está com uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita e, por isso, está fora da competição. No lugar dele entrará o atleticano Jô, convocado às pressas na última quinta justamente pelo medo de que a o problema médico fosse grave. 

"Ontem ele sentiu dor na face interior da coxa direita. Esperamos para dar todo o período fisiológico da dor, que é um dia. Fizemos exame de imagem no hospital Mãe de Deus e ficou constatada uma lesão muscular que não tem tempo hábil para retornar e disputar a Copa das Confederações, por isso ele será desligado da delegação", disse José Luis Runco, médico da seleção, em entrevista coletiva. 

O tempo de recuperação estimado pela comissão técnica da seleção é de três semanas, o que inviabilizaria a participação do atacante na Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho. Agora, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) dará início ao processo de troca dos jogadores  na semana que vem, enviando à Fifa, na Suíça, uma cópia do laudo médico de Damião, que permitirá a substituição. 

Apesar de não ter dado detalhes sobre como foi a reação do jogador, Runco explicou que o atacante preferiu não falar com a imprensa para comunicar sua saída. Essa não foi a primeira lesão de Leandro Damião na temporada. Há exatamente um mês, ele já havia sentido um pequeno incômodo que o tirou de alguns jogos do Inter. O médico da seleção, no entanto, explicou que ele chegou inteiro à seleção brasileira. 

"Esse período ele tinha colocado com o departamento médico do Inter justamente para poder se recuperar. Infelizmente, ele sofreu uma lesão suscetível a qualquer atleta. Foi na hora em que ele estava no treinamento coletivo de ontem [quinta]. Com certeza é uma fatalidade", disse Runco. 

Com isso, Leandro Damião perde a chance de estrear pela seleção brasileira em competições oficiais. Destaque do Inter nas últimas temporadas, ele começou a ser convocado com Mano Menezes em 2011, mas não chegou a integrar a delegação que foi à Argentina para a Copa América. 

Depois disso, porém, Damião teve várias chances como titular e chegou a atuar na equipe que foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos do ano passado, sempre sem convencer totalmente. Com Felipão, ele atuou duas vezes como titular, tendo marcado um gol diante da Bolívia. No último domingo, ele foi usado no segundo tempo do empate com a Inglaterra, mas não marcou. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cantor Netinho apresenta melhora progressiva, diz boletim médico

Internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio Libanês desde o dia 10 de maio, o cantor Netinho vem apresentando melhora progressiva do quadro neurológico e clínico, segundo boletim médico divulgado pelo hospital na noite desta sexta-feira (7).

O cantor teve duas hemorragias cerebrais na última semana e teve que ser operado para a instalação de um cateter para drenagem e monitorização da pressão intracraniana.

Na última segunda-feira (3), Netinho começou a fazer tratamento com uma fonoaudióloga do hospital para recuperar a voz.

Segundo o comunicado mais recente, o cantor está estável, consciente e respirando sem ajuda de aparelhos.

Internação em Salvador

No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Anabolizantes

De acordo com especialistas entrevistados pelo "Fantástico", da Globo, Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram sua saúde. Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há "prescrições médicas, de médicos fora da Bahia", com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, "é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito para ele para estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Henrique Alves é o segundo potiguar a assumir Presidência da República

Quase 60 anos depois que o norte-rio-grandense natural de Extremoz João Fernandes Campos Café Filho, ou Café Filho, como ficou conhecido, assumir a Presidência da República entre 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955, outro potiguar assumirá o cargo mais importante da República Federativa do Brasil.

O deputado federal potiguar, Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados e segundo na linha de sucessão presidencial, assumirá a cadeira de presidente da República neste sábado, com a viagem da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), à Europa, para participar do encerramento do Ano do Brasil em Portugal.

A’O Jornal de Hoje, esta manhã, Henrique afirmou ser “muito emocionante” assumir o cargo pela primeira vez. “É muito emocionante. De repente a vida dá um salto assim. Presidente da Câmara já foi um sonho que realizo. E essas oportunidades em razão dessas viagens dão ainda um maior sentido da responsabilidade e da correção da minha vida pública o tempo todo”, afirmou.

“Assumir a Presidência é uma oportunidade que o destino coloca em minha vida”, acrescentou o parlamentar, destacando que será algo simples, que ocorre apenas em razão da viagem da presidente e do vice, Michel Temer, que também estará fora do País. “Eu vou cumprir apenas e discretamente essa função”, explicou ao chegar à sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) nesta sexta-feira, para participar de um encontro com comerciantes da capital.

Para assumir a Presidência da República, Henrique cancelou uma viagem agendada há bastante tempo para a Rússia. O cancelamento ocorreu para evitar que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, um crítico do Palácio do Planalto e do Congresso, assumisse o cargo, já que, além de Dilma e Michel, também estaria fora do país o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Ou seja, se Henrique não assumisse, quem assumiria seria Barbosa.

A última vez que o presidente do Supremo assumiu a Presidência da República foi em 2002, quando Fernando Henrique Cardoso era presidente e o ministro Marco Aurélio Mello comandava o Judiciário.

Por isso que esta semana política em Brasília começou com a possibilidade de o presidente do Supremo assumir a Presidência da República nos dias 10 e 11, diante da agenda programada de viagens ao exterior da presidente Dilma Rousseff e de seus três sucessores imediatos. Mas essa possibilidade foi abortada pela decisão do presidente da Câmara, de desistir da sua viagem.  Henrique vai assumir neste sábado e permanecer na Presidência da República até a próxima terça-feira. Portanto, estará de “plantão” no final de semana, e governará o País durante dois dias, na segunda e na terça-feira.

A presidente Dilma, neste período, vai estar em Portugal, para participar do encerramento do Ano do Brasil em Portugal. Dilma embarcará para Portugal justamente amanhã, antes de passar o cargo para Henrique. O vice-presidente Michel Temer já está na Europa desde terá-feira passada, para um roteiro que inclui Hungria, Inglaterra e França. Temer ficará fora de Brasília até dia 12 de junho. O terceiro na linha sucessória é o presidente do Senado, Renan Calheiros, que também estará em Portugal entre 5 e 11 de junho. O Ano do Brasil em Portugal visa a promover a integração cultural entre os dois países.



PMDB permanece com Rosalba até 2014, quando decidirá sobre sucessão estadual

O presidente do PMDB no RN, deputado federal Henrique Eduardo Alves, disse hoje que só vai se posicionar para a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) “no próximo ano”. A declaração de Henrique revela que os peemedebistas ficarão na base do governo Rosalba até o ano que vem, frustrando a expectativa de setores da oposição, que ansiavam por um rompimento do PMDB com o governo, para a formação de um palanque oposicionista com os peemedebistas.

A permanência do PMDB no governo também termina comprometendo o partido com a gestão Rosalba Ciarlini. Para analistas, com isso, fica cada vez mais difícil o partido ter condições de romper e apresentar um projeto alternativo a Rosalba – já que apoiará o governo praticamente até o fim do mandato. O mais provável é que a legenda respalde a reeleição de Rosalba, ou então, receba ou oriente o apoio da governadora.

A declaração do líder peemedebista foi dada hoje, momentos antes de ele participar de um encontro com comerciantes na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio), e converge para declarações recentes da governadora Rosalba, que disse que só irá tratar sobre sucessão após a Copa do Mundo de 2014, em junho do ano que vem.

Henrique Alves também afirmou que seu “único” projeto, para 2014, é se candidatar à reeleição para a Câmara dos Deputados, onde, provavelmente, articulará uma nova eleição para presidir a Casa. Esta declaração coincide com outra declaração do peemedebista ao Jornal de Hoje, segundo a qual ele não é nem será candidato a governador no pleito eleitoral do ano que vem.

REAÇÃO

A declaração de Henrique gerou reações hoje entre peemedebistas. Pelos menos dois deputados da legenda disseram respeitar a posição do presidente estadual do PMDB e da Câmara dos Deputados, mas foram contra o prazo estipulado, defendendo a antecipação da decisão para este ano. Tanto Hermano Morais (PMDB) como Gustavo Fernandes (PMDB) disseram achar que o prazo para a definição do PMDB deverá ser revisto por pressão das bases, que desejam antecipar a discussão.

“Nós temos que respeitar a opinião de Henrique, de, como presidente do partido, dizer que vai discutir no próximo ano. Só que possa ser que Henrique, até o final do ano, receba pedidos de antecipação das bases do partido, para que ele antecipe essa decisão. Acho que o partido, que os próprios peemedebistas, vão a Henrique para que esta decisão seja antes do próximo ano”, disse Fernandes.

Para Hermano, defensor da candidatura própria da legenda ao governo do Estado, o prazo também deve ser antecipado. “Respeito a opinião do deputado Henrique como líder do PMDB, mas tenho certeza que ele vai abrir discussão interna do partido, para ouvir o sentimento de todos correligionários, militantes e simpatizantes”, afirmou.

Hermano Morais defendeu a parceria administrativa do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini, mas, na sua visão, isso não impede a abertura dos diálogos internos no PMDB sobre a sucessão do ano que vem. “Sou de opinião de que o PMDB deve ajudar sempre o RN, como tem feito atualmente. No momento atual estamos numa situação de muita necessidade no estado, e temos uma grande representatividade nacional e Henrique tem sido um grande catalisador de investimentos para o RN. Então esse compromisso deve permanecer. Mas, com relação à questão política, temos que estabelecer um debate interno no partido, e tenho certeza que o deputado Henrique, mesmo assoberbado de tantos compromissos, oportunamente – espero que não demore – abrirá a discussão para ouvir o partido numa discussão interna sobre os rumos de 2014″, afirmou.

Ainda segundo Hermano, Henrique é um democrata, político experiente que irá estabelecer o debate para que próximo ano de modo que o PMDB tenha projeto definido para as eleições de 2014, uma vez que envolve a renovação da Assembleia Legislativa, para a Câmara dos Deputados, uma vaga no Senado, o governo do Estado, e até a reeleição da presidente Dilma, “com a qual temos compromisso, inclusive participando do processo de mudança no Brasil, já que o PMDB participa do governo federal”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sejuc anuncia investimentos de quase R$ 50 milhões para melhoria do sistema carcerário no RN

Em entrevista coletiva, secretário Júlio César de Queiroz (centro) disse que os recursos federais já foram aprovados. Foto: Caninde SantosA Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) apresentou hoje os projetos de melhorias no sistema carcerário potiguar e a criação de cerca de 1,7 mil novas vagas. Orçados em quase R$ 50 milhões, entre recursos próprios e do Governo Federal, as propostas contemplam a construção de duas cadeias públicas, um pavilhão extra no Complexo Penal de Mossoró, uma casa albergue para os apenados em regime aberto e semi-aberto, um centro de detenção provisório em Patu e um módulo de triagem no João Chaves, além da reforma e ampliação do número de vagas em Caicó e Pau dos Ferros.

Segundo o secretário Júlio César de Queiroz, os recursos federais para a construção da cadeia pública de Ceará-Mirim e do anexo do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, já foram aprovados pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) e estão sendo analisados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Sendo aprovados os dois projetos, que juntos criarão 1.206 novas vagas, serão abertas as licitações para a escolha das empresas e o conseqüente início das obras.

“O Depen aprovou o modelo de construção proposto, que está sendo implantado no Pará e que custa quase R$ 7 milhões a menos e oferece 360 vagas a mais que o do Governo Federal (que o projeto original de R$ 23 mi). Agora, vamos tentar aprová-lo junto à CEF, para a liberação dos recursos. Se obtivermos uma resposta positiva, o prazo de construção das unidades é de 12 meses”, explicou.

Já a primeira proposta de melhorias sugerida pelo Grupo de Trabalho, formado por representantes do Ministério Público, Judiciário e Governo do Estado, está orçada em aproximadamente de R$ 12 milhões e contempla a criação de mais 540 vagas no sistema carcerário potiguar. Ações como a criação de uma casa albergue em Natal, a reforma e ampliação da Penitenciária Estadual do Seridó (PES) em Caicó e a construção de um CDP em Patu estão previstas para serem concluídas em seis meses e devem começar a ser postas em prática em 30 dias.

No entanto, a construção de um módulo de triagem e de uma nova cadeia pública no Complexo Penal João Chaves, na zona Norte de Natal e a reforma da Penitenciária de Pau dos Ferros, devem durar entre oito e 12 meses e, por excederem o prazo de 180 dias, devem ir para licitação comum. Por causa disso, a previsão é que elas demorem um pouco mais para serem postas em prática.

Novos equipamentos e veículos

Além da construção de novas unidades e reforma e ampliação das já existentes, o secretário Júlio César de Queiroz anunciou também que, entre as ações que estão em andamento pela Sejuc, estão a aquisição de materiais para o trabalho dos agentes penitenciários. Até agosto, o Estado deve receber 80 novas pistolas ponto 40 e munições, cem coletes a prova de balas e 400 algemas e ainda cinco carros-cela, com capacidade para oito presos cada um.

“Iremos receber os carros-cela, adquiridos com o Depen/MJ, no próximo dia 28 e devem ser usados já a partir de julho. Já com relação às pistolas e munições, os recursos já estão assegurados e a empresa escolhida deve entregar o material até o mês de agosto, conforme o previsto no contrato. Acreditamos que elas podem chegar até mesmo antes, mas serão usadas imediatamente”, afirmou Júlio César.

O secretário disse ainda que um dos objetivos da Sejuc, ainda para este ano, é zerar o número de presos que estão sendo custodiados pela Polícia Civil em algumas delegacias do interior do Estado. “Quando assumimos a Sejuc, no segundo semestre do ano passado, haviam 600 presos nesta situação e hoje, temos apenas 50. A nossa meta é zerar esse número até o final do ano”, enfatizou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Engavetamento deixa um morto e três feridos em Lajes

Um acidente envolvendo uma carreta e dois carros provocou a morte de um policial civil, no quilômetro 184 da BR-304, na altura no município de Lajes, interior do Rio Grande do Norte. No fim da manhã desta sexta-feira (7), um caminhão provocou o engavetamento, atingindo os dois carros e provocando a paralisação no tráfego devido a obras na rodovia. 

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, ainda não se sabe o motivo pelo qual a carreta não parou onde estava a sinalização de "pare e siga". Em alta velocidade, o veículo atingiu a traseira de um Palio de cor branca onde estavam quatro policiais civis. Com a força o impacto, o carro também atingiu um Renault Clio de cor vermelha. A Polícia Civil confirmou a morte do policial Antônio Carlos da Fonseca Barbosa, de 58 anos, que era lotado no setor de informática da Degepol. 

Ainda no acidente, mais três policiais civis ficaram feridos e foram socorridos para o hospital de Lajes. De acordo com a delegada de Santana do Matos, Taís Aires, os médicos informaram que nenhum dos três corre risco de morte, assim como também está fora de perigo um dos ocupantes do Clio vermelho, que sofreu ferimento no rosto.

A PRF está averiguando as causas do acidente. O motorista da carreta e os demais envolvidos no acidente serão ouvidos.

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ

Mais um crime de homicídio foi registrado em Mossoró. Desta vez o fato ocorreu por volta das 18h50min de sexta-feira, 7 de Junho de 2013, próximo a praça do Conjunto José Agripino.
 A vítima foi identificada como Marcelo da Silva Macedo, 20 anos de idade, marador da Rua Pastor Othoniel Marques Guedes, por trás do posto policial da estrada da raiz.
 Segundo informações, a vítima conduzia sua moto Pop de cor preta, placa MYM-3952, quando foi surpreendido por elementos não identificados. Marcelo foi alvejado com disparos na cabeça na Rua Ilo Nogueira, mesmo ferido tentou fugir, mas foi perseguido e tombou já sem vida na Rua Flávio Paula.
  A mãe da vítima informou à polícia que Marcelo era usuário de entorpecente (maconha). Agentes da polícia civil informou que a morte pode ter sido provocada por gangues rivais da região.








Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

SMA do Município de Itaú realiza cadastramento para aquisição de cisternas.

A Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), estão realizando desde já uma levantamento no município de Itaú da real demanda das famílias da Zona Rural que ainda necessitam serem beneficiadas com cisternas de placa.

Esse cadastramento será o referencial para atender o município de Itaú nas etapas futuras. Para a contemplação do reservatório a família deve ser cadastra no NIS (Número de Identificação Social), caso não possua o número, é só procurar a Bolsa Família e Fazer o cadastro no sistema, na pessoa de Renata Fernandes, pois todo cidadão tem direito a ser cadastrado no NIS.

Após atestado a necessidade da cisterna será encaminhado ofício a instituição (SEAPAC), que é um organismo pertencente à ação social da Igreja Católica do Rio Grande do Norte, para que todas as famílias que ainda não foram contempladas, possam ser beneficiada com o reservatório.

De acordo com o secretário José Roberto, o prazo para o encaminhamento da relação dos beneficiados é até o dia 14 de junho de 2013, próxima sexta-feira. Caso você esteja interessado e se encaixa no quadro específico, procure a Secretária de Agricultura na Prefeitura Municipal de Itaú e faça o seu cadastro.

Está é mais uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura, com apoio da Prefeitura e o Prefeito Ciro Bezerra, para que o município de Itaú seja universalizado e não necessite mais de cisternas.

Para maiores esclarecimentos procure o Secretário José Roberto que está esperando você, para realização do cadastramento.

José Roberto declarou a reportagem te r conseguido junto a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) uma parceira para implantação de energia na Zona Rural que ainda não são beneficiadas com o serviço.

De acordo com ele as prioridades da implantação, são para localidades que possuam poços amazonas (cacimbão) e poço artesiano que caso não possua energia elétrica e o proprietário do sítio deseja a instalação, a prefeitura juntamente com a secretaria de agricultura, auxiliarão no cadastro para instalação do serviço para uma melhor aceleração dos tramites.

Febre Aftosa

Com o inicio da campanha de vacinação contra a febre aftosa, a reportagem do Cidade News aproveitou para buscar informações sobre as vacinas, que segundo o governo serão distribuídas gratuitamente aos criadores com certa e 25 cabeças de gado.

José Roberto disse que ligou nesta quarta-feira (05) para a regional da Emater-rn em Umarizal-RN e que até o presente momento, foi informado que até agora, não havia nenhuma informação a respeito dessas vacinas para o município de Itaú como também para nenhum outro municio da região oeste.

Apesar de vermos em matérias veiculadas nos meios de comunicação a governadora Rosalba (DEM) distribuindo simpatia no lançamento da campanha e garantindo as vacinas para todos os criadores do RN com até 25 cabeça de gado, ainda não se tem informações reais se esses criadores receberão de fato as doses como noticiado na impressa estadual, ou seja, tudo não passa de mera propaganda do governo, pelo menos é para onde o quadro caminha. Só nos resta esperar pra ver.


Arlindo Maia da Redação do Cidade News.
Leia Mais ››

Dupla armada rouba carga de cosméticos próximo a Ipueira, em Paulista/PB

Por Volta das 20h30min desta quarta-feira (05) dois elementos armados de revolveres em um veículo Gol de cor prata interceptaram um caminhão da empresa TNH Transporte Novo Horizonte, onde levaram pelo menos metade de uma carga de perfumes.

O Caminhão de placas MVE 1094 de Cajazeiras – PB era dirigido por Junior Gomes, 43 anos na companhia de Janio Ferreira Santana, 23 anos, ambos de Cajazeiras que seguiam de Vista Serrana com destino a Pombal quando nas proximidades do distrito de Ipueira foram fechados pelo Gol e depois rendidos pelos elementos.

Durante a ação os mesmos subtraíram 22 caixas de perfumes da ‘Natura’, avaliadas em mais de R$ 12 mil, R$ 780 em dinheiro e dois celulares.

Após o crime os acusados trancaram as vítimas no interior do baú e fugiram levando a chave do caminhão para supostamente retornar e levar o restante da mercadoria.

Presos no interior do baú, as vítimas conseguiram romper a frandilagem do mesmo e depois ligaram o carro com uma chave de uma moto e chegando a Pombal prestaram queixa na Delegacia de Polícia Civil.

Durante a abordagem os elementos atiraram contra as vítimas que tentaram fugir com o caminhão, más ninguém ficou ferido.

A empresa Transporte Novo Horizonte presta serviço a Rapidão Cometa.

Reprodução Cidade News Itaú via Fala Notícia/É Sertão
Leia Mais ››

Na PB; estudante de 14 anos mata vaqueiro com mais de 15 facadas e depois comeu pedaço da orelha da vítima com cachaça

Uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar no Brejo do estado, apreendeu na manhã desta sexta-feira, na cidade de Araçagi, o jovem A.E.C, de 14 anos, acusado de matar o vaqueiro Cícero Cícero Falheiros da Silva, 27 anos , vulgo Perú. 
O crime aconteceu no início da manhã desta sexta-feira. O menor só foi detido, porque alguns testemunhas informaram o caso as autoridades.
A apreensão foi realizada há cerca de 200 metros do local do crime. Depois de matar o colega, o adolescente ficou observando a movimentação e o trabalho da polícia, como se nada tivesse acontecido.
Ao todo, Cícero da Silva foi morto com mais de 15 quinze golpes de faca peixeira e a motivação para o crime seria um desentendimento entre eles, ontem à noite durante uma bebedeira. "O menor contou que matou porque a vítima tinha discutido com ele por causa de um empurrão. Ele é frio e muito calculista. Conseguiu a confiança da vítima, para depois, cometer o delito" afirmou um dos PMs que atendeu a ocorrência.

Após aplicar as facadas, o adolescente confessou que ainda cortou parte de uma orelha de Cícero e tomou com cachaça, afirmando ser esta sua marca. "É de uma frieza sem tamanho" comentou o PM.


Reproduçao Cidade News Itaú via Márcio Rangel/É SErtão
Leia Mais ››

ASSALTO EM SERRINHA DOS PINTOS/RN

Já foi o tempo em que Serrinha dos Pintos era uma cidade pacata, onde todos anoiteciam de portas abertas. Ultimamente nossa cidade vem sendo alvo de assaltantes, como foi registrado há dias atrás, uma tentativa de assalto à casa lotérica Mega Sorte.
E parece que esse tipo de crime vem se aperfeiçoando em nosso município. Hoje, sexta-feira (07/06), entre 9:00hs e 9:30hs  da manhã, segundo informações, dois homens encapuzados e armados, assaltaram um caminhão baú na estrada que da acesso a comunidade de Boa Vista no referido município.
Os assaltantes saíram do mato e param o caminhão anunciando a assalto ao(s) ocupante(s) do veículo.  Ainda, segundo informações, os assaltantes levaram uma quantia em dinheiro, não informada ao blog, em seguida os assaltantes fugiram do local com destino ignorado.

Uma guarnição da PM da nossa cidade descolou-se até o local para apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis.

Reprodução Cidade News Itaú via Serrinha de Fato
Leia Mais ››

Primeiro repasse do FPM de junho vem 11% maior e será depositado na próxima segunda-feira (10).

Os Municípios brasileiros recebem o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao 1° Decêndio do mês de junho, na próxima segunda-feira (10). 

O valor já descontado a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será de R$ 2.493.364.308,26. Em valores brutos, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 3.116.705.385,33.

De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este repasse é 11% maior do que o mesmo mês de 2012, em valores deflacionados. 

Com esse resultado, o Fundo acumula no ano praticamente o mesmo valor, em termos reais, que o registrado em igual período do ano passado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Campanha difamatória contra o Brasil na Internet. Safadeza…!!!

bandeira brasilCircula pelo território livre da internet uma campanha difamatória contra o Brasil como destino turístico. Não resta dúvida que há uma turma por aí torcendo contra o Brasil em campo e fora de campo.

Veja a íntegra do texto:

“NÃO VÁ AO BRASIL

Lá o crime é livre e tem total apoio do governo. Os menores de 16 anos têm passe livre para todo tipo de crime. A justiça do país não tem leis para assassinatos cruéis e estupro em transporte público.”

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Policiais da Rocam prendem em Mossoró acusado de um crime em Tibau em 2012

Policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, Rocam prenderam no inicio da manhã de sexta feira 07 de junho de 2013, um indivíduo acusado de vários delitos na cidade de Grossos e um crime de homicídio na cidade de Tibau. Marcos Kleilson Caetano de Menezes, “Pelado” 20 anos de idade, natural e residente na cidade de Grossos, foi detido na residencia da mãe, no bairro Malvinas em Mossoró. Ele ainda tentou fugir do cerco policial, mas foi dominado e conduzido para a Delegacia de Areia Branca e ficará a disposição da Justiça. Histórico: Denis Paula de Oliveira, 16 anos de idade, irmão de Pelado, foi encontrado morto a tijoladas, em cima de um morro nas proximidades do Clube Álibi, em Tibau no dia 24 de Dezembro de 2011, e dois irmãos “Douglas Gutierry Soares Barroso” 19 anos de idade, e o outro menor de idade, assumiram a autoria do crime. A motivação teria sido acerto de contas por trafico de drogas. Os irmãos de Denis fugiram da cidade e Pelado juntamente com Caio Sérgio resolveram se vingar matando Micael. Pelado, juntamente com Caio Sérgio Menezes da Silva, foram presos por ordem da Justiça da comarca de Areia Branca, acusados da morte de Carlos Micael Barroso, 22 anos de idade, executado dentro de casa na rua 22 de Dezembro na cidade de Tibau, no dia 08 de Dezembro de 2012. Caio Sérgio já estava detido em Areia Branca. A prisão preventiva de Marcos Kleilson Caetano de Menezes e Caio Sérgio Menezes da Silva, foi decretada no Mês de Abril passado, pela Juíza Uefla Fernanda Duarte Fernandes, da vara criminal da cidade de Areia Branca. Participaram da prisão de Pelado, Policiais da Rocam, comandada pelo Cb Renixon e os Sd's Alan e Nogueira, com o apoio do Tenente J. Pereira da cidade de Tibau e o Sgt Alci do Destacamento de Policia de Grossos. 

Reprodução Cidade News Itaú via O Câmera
Leia Mais ››

Três pessoas são detidas na madrugada de sexta feira dia 07, acusadas de praticarem furto (saidinha de banco) na cidade Jucurutu.


Hoje, 07 de maio, por volta das 00:00 horas o GTO de Jucurutu juntamente com o GTO da cidade de Caicó conseguiu prender na RN 118 próximo ao trevo novo da entrada de Caicó, três pessoas suspeitas de terem praticado, na manhã deste dia 06 de maio de 2013, um furto mediante fraude no centro da cidade de Jucurutu. São elas: André dos Santos Cruz, 41 anos de idade, natural de Ererê-CE; Alexandre dos Santos Freitas, 34 anos de idade, natural de Fortaleza-CE; e Maria de Fátima Duarte Gama de Oliveira, 36 anos e idade, natual de Natal-RN. De acordo com informações as três pessoas estavam hospedados numa pousada em Jucurutu e teriam saído agora a noite muito nervosas dizendo que iriam para Mossoró, mas ao abastecer o veículo tipo CELTA, de cor branca com Placas OJV-6459/Natal, teriam seguido em direção a Caicó, o que levantou suspeitas de alguns populares que avisaram ao GTO de Jucurutu e que este por sua vez saiu em diligência, acionou o GTO de Caicó para montar uma barreira e conseguir abordar tal veículo. A guarnição do GTO de Caicó conseguiu realizar a abordagem e aguardou a chegada do GTO de Jucurutu. chegando no local a Guarnição percebeu que algumas características dos detidos iam de encontro com as que foram repassadas pelas vítimas do furto na saída de um banco em Jucurutu. Os suspeitos foram indagados a respeito de tal crime e acabaram confessando serem eles os autores do delito. Todos foram conduzidos para a DP de Jucurutu, onde serão entregues a autoridade competente. Temos que reconhecer o empenho da Polícia Militar de jucurutu, que, desde o momento do fato, não desistiu de tentar identificar o bando. Com esse esforço, e com o apoio imprescindível dos Policiais Militares da cidade de Caicó, é que tivemos um resultado positivo, com a prisão dos bandidos.

Reprodução Cidade News Itaú via PM Jucurutu
Leia Mais ››

Delegacia de Capturas assume caso do assassinato de arquiteto no RN

Vestes de Petronyo Costa foram achadas às margens da lagoa onde o corpo dele foi encontrado (Foto: Igor Jácome/G1)

O delegado Ben-Hur de Medeiros, titular da Delegacia Especializada em Capturas (Decap), foi designado para assumir as investigações sobre o desaparecimento e morte do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos. O corpo do jovem, que é sobrinho do vice-prefeito de João Câmara, foi encontrado com marcas de tiros na cabeça, na manhã desta sexta-feira (7), numa lagoa no distrito de Pousa, município de Poço Branco, distante 60 quilômetros de Natal. Segundo o tio da vítima, Josafá Araújo da Costa, Petronyo estava desaparecido desde a noite da última terça-feira (4), após sair de um bar que fica nas proximidades da igreja matriz de João Câmara.

O carro de Petronyo foi achado na madrugada da quinta-feira (6). O veículo, um Sandero de cor prata, foi abandonado no bairro de Mãe Luiza, em Natal, perto de uma residência onde foram detidos dois suspeitos. Na ocasião, foram conduzidos à delegacia um adolescente de 16 anos e um jovem de 25 anos, que estavam de posse de um revólver. “Estivemos com o secretário Aldair da Rocha (Segurança Pública) e com o comandante geral da Polícia Militar (coronel Francisco Araújo Silva). A polícia rastreou uma ligação em que ofereciam o carro do meu sobrinho por R$ 1.500", revelou o tio do jovem.
Mais tarde, dois adultos e um menor de 17 anos também foram presos suspeitos de participar do desaparecimento do arquiteto. Estes últimos foram localizados em João Câmara. Um deles, de acordo com o delegado Antônio Taveira, que iniciou as investigações, foi flagrado por câmeras de vigilância de um posto de combustíveis dirigindo o carro de Petronyo. Nas imagens, feitas entre as 3h e 4h da quarta-feira (5), Taveira disse que é possível ver que o arquiteto também estava no veículo. A polícia ainda confirmou que o suspeito que aparece nas imagens tem um histórico de crimes. “Ele tem envolvimento com dois homicídios, um quando era menor de idade e outro já quando maior”, disse o delegado. “E também é envolvido com o tráfico de drogas”, acrescentou.

Petronyo Ulisses da Costa está desaparecido (Foto: Arquivo da família)Petronyo Costa foi assassinado, diz polícia
(Foto: Arquivo da família)
Apesar das evidências, a Justiça não acatou os pedidos de prisão temporária feitas pelo delegado e todos os suspeitos foram soltos.
Ao G1, Ben-Hur limitou-se a dizer que ainda está estudando o caso. "Ainda não posso falar nada. Deixa eu me inteirar melhor de tudo. Só depois poderei falar alguma coisa", disse. Quanto a pedir novamente as prisões dos suspeitos, Ben-Hur novamente disse que é preciso esperar até que ele tome conhecimento das informações apuradas por Taveira.

O desaparecimento
Petronyo Costa desapareceu na noite da terça-feira (4), por volta das 22h. Segundo o vice-prefeito da cidade de João Câmara, e tio do arquiteto, o jovem foi visto pela última vez no Espetinho do Dedé, bar que fica nas proximidades da igreja matriz da cidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ossada humana é encontrada dentro de rio em Extremoz

Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) foram acionados para recolherem uma ossada humana encontrada no Rio Doce, no município Extremoz. A ossada estava envolta em uma roupa, na qual foi encontrada uma identidade.

O documento estava em nome de Fernando Montenegro Nascimento de Paula, de 22 anos. Um dos peritos do ITEP teve que entrar na água para retirar a ossada, que foi encontrada por moradores da região que passavam pelo local e se assustaram ao ver os ossos.

Policiais militares do 11º Batalhão também estiveram no local, que fica na comunidade conhecida como Campinas, próximo à Genipabu. A ossada foi levada para a sede do ITEP, na Ribeira, onde passará por necropsia.


Não se tem nenhuma informação sobre crimes cometidos naquela região recentemente, então, a suspeita da polícia é que o corpo tenha sido desovado no local. Os moradores da localidade chegaram a comentar, inclusive, que suspeitam que a ossada tenha sido deixada lá nas últimas horas, tendo em vista que todos os dias eles frequentam o rio e não tinham observado nada ainda.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Equipe da Polícia Civil sofre grave acidente em Lajes e policial morre

Uma equipe de técnicos da Polícia Civil, que costuma viajar pelo interior do Rio Grande do Norte prestando assistência, principalmente na área de informática, sofreu um grave acidente, no final da manhã desta sexta-feira (7), em Lajes. Informações da Polícia Rodoviária Federal dão conta que um policial civil morreu.

Quatro pessoas estavam em um carro da Polícia Civil, quando uma carreta teria batido forte atrás do veículo que parou na BR 304, atingido também outros carros e provocando um engavetamento.

Informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal dão conta que o veículo havia parado, em virtude de uma obra do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT), que havia interditado um dos lados da rodovia e estava fazendo o controle de tráfego liberando uma mão por vez.

A equipe da Polícia Civil então estaria parada aguardando a autorização para passar pelo trecho em obra, quando um caminhão teria vindo por trás e não conseguiu frear, atingido o carro em cheio.

Ainda não se sabe exatamente a gravidade dos ferimentos dos ocupantes do carro da Polícia Civil. Porém, um deles, identificado como o policial civil Antônio Carlos, teria sido socorrido em estado bastante grave e não teria resistido aos ferimentos. O acidente aconteceu por volta das 12h30.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é perseguido e baleado, bate carro e morre na zona Sul de Natal

Motorista baleado perdeu controle do veículo e se chocou a poste.  (Foto: Hugo Santos)Um homem foi executado enquanto dirigia um veículo roubado na zona Sul de Natalna madrugada desta sexta-feira (7). Segundo a Polícia Militar, o motorista era perseguido por dois homens em uma motocicleta. Os perseguidores ficaram do lado do carro, tipo Duster, e dispararam várias vezes contra a vítima. O rapaz perdeu o controle do veículo e acabou se chocando em outro carro e depois bateu em um poste. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda foi chamado ao local, mas o motorista morreu antes de ser levado ao hospital.
De acordo com o tenente Wenderson Costa, do 5º Batalhão da PM, o crime aconteceu por volta da meia-noite no conjunto Cidade Jardim. “O carro saia do viaduto de Ponta Negra e entrou na avenida Airton Senna no sentido para Nova Parnamirim. Pelo que apuramos, estava havendo uma perseguição. Uma moto encostou do lado e atirou contra ele”, afirmou o oficial.
Mesmo ferido, o motorista tentou fugir, mas perdeu o controle, bateu em outro carro na via e parou quando se chocou contra um poste.
Quando a guarnição da PM chegou ao local, a vítima ainda estava viva. Uma equipe do Samu ainda foi chamada para socorrer o rapaz, mas ele morreu antes de chegar ao hospital. “Ele morreu assim que foi colocado na ambulância”, disse o tenente.
Ao levantar os dados da placa do veículo, a polícia constatou que o carro era roubado. “Ele  tinha uma queixa de roubo de ontem (quinta, dia 6)”, contou o oficial.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Trio usa carroça puxada por burro para assaltar casal em Natal

Ilustração
Um casal foi assaltado por um trio que usava uma carroça puxada por um burro na manhã desta sexta-feira (7) em Natal. Segundo Antônio Carlos Souto, ele e a mulher, Liana Antunes Souto, saíram de casa por volta das 5h10 e foram abordados por três homens na avenida da Integração, no bairro de candelária - a 300 metros de onde moram. Os três assaltantes levaram as bicicletas, que - juntas - são avaliadas em R$ 25 mil.
Pelo Facebook, Antônio Souto relatou como se deu o crime: "O assalto ocorreu na avenida da Integração, uns 300 metros de onde residimos. Eram três catadores de papel que trafegavam com uma carroça , nos abordaram e tomaram as bikes" (sic).
Segundo a vítima, o trio não foi agressivo e apenas levaram as duas bicicletas. Um dos assaltantes fugiu na carroça, enquanto os outros dois se evadiram nas bicicletas.
Souto ainda usou a rede social para protestar: "Onde vamos parar? Se treinamos a noite, é perigoso, se saímos pela manhã... Este é retrato do nosso Pais!!!" (sic).
A polícia foi acionada e ainda chegou a fazer buscas pela região, mas os assaltantes não foram localizados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Corpo de arquiteto que desapareceu na terça é encontrado em lagoa no RN

Vestes de Petronyo Costa foram achadas às margens da lagoa onde o corpo dele foi encontrado (Foto: Igor Jácome/G1)O corpo do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos, sobrinho do vice-prefeito da cidade de João Câmara, foi encontrado em uma lagoa no município de Poço Branco, mais precisamente num distrito chamado Pousa, a 60 quilômetros de Natal. A informação foi confirmada pelo major Josemário Paiva, comandante da Polícia Militar na região. Segundo o tio do jovem, Josafá Araújo da Costa, o jovem estava desaparecido desde a noite da última terça-feira (4), após sair de um bar que fica nas proximidades da igreja matriz de João Câmara.

De acordo com o sargento Sidney Campos, da Polícia Militar, o corpo foi encontrado embaixo de uma pequena ponte às 9h30 por uma agente de endemias que passava pelo local. "Ela chamou a polícia. Como nós já estávamos fazendo diligências na região, suspeitamos que poderia ser ele", afirmou o sargento.
Ainda segundo o sargento, o corpo tinha algumas marcas que poderiam indicar estrangulamento, "mas só a perícia poderá dizer como foi a morte", ressalta. Familiares da vítima, que estiveram no local, não quiseram falar com a imprensa.
O carro do arquiteto, um Sandero prata, foi localizado nesta madrugada. Estava no bairro de Mãe Luiza, em Natal, em poder de um adolescente de 16 anos e de um jovem de 25. Os dois foram detidos. Mais tarde, outras três pessoas também foram presas suspeitas de participação no assalto e desaparecimento do arquiteto. Todos prestaram depoimentos ao delegado Antônio Taveira, que representou pela prisão temporária dos suspeitos. Contudo, ainda na noite desta quinta, a Justiça negou os mandados e todos foram soltos.
O desaparecimento
Petronyo Costa desapareceu na noite da última terça-feira (4). Segundo o vice-prefeito da cidade de João Câmara, e tio do arquiteto, o jovem foi visto pela última vez em um bar nas proximidades da igreja matriz da cidade.
Três adultos e dois adolescentes detidos na quinta-feira (6) sob a suspeita de envolvimento no desaparecimento do arquiteto prestaram depoimento à Polícia Civil do Rio Grande do Nortee depois foram soltos. Segundo o delegado Antônio Taveira, que iniciou as investigações, todos negaram qualquer envolvimento com o sumiço da vítima apesar de a polícia ter imagens gravadas em dois pontos diferentes da cidade de João Câmara que mostram um dos presos dirigindo o carro do jovem entre 3h e 4h da madrugada da quarta (5). Nas imagens, segundo o delegado, foi possível ver que o arquiteto ainda estava no veículo, um Sandero de cor prata.
Ainda de acordo com o delegado, o suspeito que aparece nas imagens tem um histórico de crimes. “Ele tem envolvimento com dois homicídios, um quando era menor de idade e outro já quando maior”, revelou. “E também é envolvido com tráfico de drogas”, acrescentou. A Polícia Civil explicou que os suspeitos foram libertados porque a Justiça não acatou os pedidos de prisão preventiva.
Familiares de Petronyo estiveram na 4ª Delegacia de Polícia, em Mãe Luiza, mas preferiram não falar sobre o caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››