segunda-feira, março 13, 2023

Polícia prende no Paraná suspeito de cometer crimes na Paraíba e no Rio Grande do Norte

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) prendeu nesta segunda-feira (13), em Curitiba, um homem suspeito de cometer crimes na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Ele era considerado foragido.


Prisão foi fruto de ação conjunta das polícias do Paraná e da Paraíba — Foto: Fábio Dias/EPR


A prisão foi feita no bairro Sítio Cercado, em ação conjunta com a polícia paraibana. O homem é suspeito de roubo e de latrocínio - o roubo seguido de morte.


De acordo com a polícia, em abril de 2021 o suspeito, acompanhado de outro indivíduo, explodiu uma agência bancária e levou o cofre intacto, em Riacho dos Cavalos, na Paraíba.



O homem preso nesta segunda também é suspeito de, em dezembro de 2022, induzir uma vítima a ir a um lugar isolado para roubar a moto dela. No local, a vítima teria sido alvo de pauladas na cabeça. O caso aconteceu Caicó, no Rio Grande do Norte.


“O homem fugiu de lá para cá, se escondeu aqui, e nós conseguimos localizá-lo após a PC-PB solicitar ajuda”, afirmou o delegado da PC-PR Rodrigo Brown.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia apreende 378 carteiras de identidade e mais de 30 cartões de crédito falsos em casa em Natal

A Polícia Civil apreendeu na manhã desta segunda-feira (13) mais de 30 cartões de crédito e 378 carteiras de identidade falsificados em uma residência no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste de Natal.


Material foi apreendido em residência na Zona Oeste da cidade — Foto: Divulgação


Os policiais da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Natal (Defur) cumpriram um mandado de busca e apreensão. Ninguém foi preso na ação.


Os cartões de crédito tinham um nome diferente em cada um deles. Além das carteiras de identidade encontradas, ainda havia outras 53 em produção.


Foram encontrados ainda na residência papéis para confecção de identidades e fotos 3x4 diversas, cinco maquinetas de cartão de crédito e mais de 20 relógios.


A Defur informou que vai continuar invesitgando o caso. O material foi apreendido e recolhido para análise.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro pega fogo durante passeio nas dunas de Galinhos

Um carro 4x4 pegou fogo durante um passeio em cima das dunas no município de Galinhos, no litoral do Rio Grande do Norte. O incidente aconteceu na tarde deste domingo (12) e ninguém ficou ferido.


O veículo estava numa região conhecida como Duna do Capim, quando o motorista percebeu o fogo começar. As quatro pessoas que estavam no carro - todos da mesma família - conseguiram sair rapidamente do veículo antes das chamas se alastrarem.


Segundo a Polícia Militar, os bugueiros que passavam pelo local tentaram combater as chamas, mas ela tomou conta rapidamente do veículo, que ficou destruído.


Carro pegou fogo em cima da duna em Galinhos — Foto: Redes sociais


A família que estava no carro saiu da cidade de Caiçara do Norte em direção a Galinhos, quando ocorreu o acidente.


A PM chegou a ser acionada para ajudar no combate às chamas, mas quando chegou ao local o carro já estava destruído. O proprietário informou aos policiais que o veículo tem seguro, mas não sabe o que provocou o incêndio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Criminosos invadem igreja e roubam coroa de padroeira em Serra Negra do Norte: 'Profanaram o sacrário', diz padre

Criminosos arrombaram uma igreja centenária, roubaram a coroa da padroeira da paróquia, Nossa Senhora do Ó, e profanaram hóstias consagradas, na madrugada desta segunda-feira (13), em Serra Negra do Norte, na região Seridó potiguar.


Criminosos quebraram vidro e roubaram coroa de imagem de santa católica em Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar — Foto: Cedida


O caso foi confirmado pela paróquia do município do Seridó potiguar, que acionou a polícia. Segundo o padre José Mário, a ação dos criminosos foi registrada por câmeras de segurança. As imagens, no entanto, não foram liberadas pela polícia.


O crime aconteceu por volta das 3h e foi descoberto no início da manhã. De acordo com a paróquia, a coroa furtada era uma réplica da original e tem um preço estimado em R$ 600.


Criminosos que invadiram igreja no RN profanaram sacrário e derrubaram hóstias consagradas, diz padre — Foto: Cedida


Ainda de acordo com a igreja, as câmeras de segurança flagraram pelo menos cinco pessoas suspeitas chegando ao local em um veículo Ford Ka de cor branca.


"Invadiram a igreja, se dirigiram até o local onde é guardada a imagem de Nossa Senhora do Ó, quebraram o vidro onde tem o nicho, roubaram a coroa que estava na imagem, profanaram o sacrário, jogaram as hóstias consagradas no chão. Fizeram uma badernagem dentro da igreja", relatou o pároco José Mário.


Criminosos arrombaram porta para invadir igreja centenária em Serra Negra do Norte e roubar coroa de imagem da Nossa Senhora do Ó — Foto: Cedida


"A gente está triste, a população está bastante abalada. A gente pede orações pela nossa cidade, por esse momento. O povo de Serra Negra tem um afeto muito grande pela imagem de Nossa Senhora do Ó e pela igreja matriz. A polícia já está fazendo as investigações e a perícia já está na igreja", disse o padre.


No último sábado (11), um homem também invadiu uma capela na vila do Perímetro Irrigado, na zona rural de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, roubou equipamentos de som e vandalizou quatro imagens de santos católicos. O suspeito foi preso.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Porteiro é encontrado morto em guarita de prédio residencial em Natal

Um porteiro de 45 anos foi encontrado morto na guarita do prédio residencial onde trabalhava, na tarde deste domingo (12), na Zona Sul de Natal. A suspeita inicial era de que ele tenha morrido com um choque elétrico, segundo a Polícia Militar.


Homem foi encontrado morto em portaria de prédio em Natal — Foto: Google/Reprodução


Segundo a Polícia Militar, o caso foi registrado por volta das 15h. A corporação foi chamada ao local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que tinha sido acionada primeiro, para socorrer o trabalhador, mas constatou a morte do homem.


O condomínio fica localizado na rua Desembargador Túlio Bezerra de Melo, no bairro Candelária.


Ainda de acordo com a PM, o Samu foi ao local para atender o paciente com parada cardíaca. No entanto, os socorristas suspeitaram que o funcionário morreu por causa de um choque elétrico. O homem foi identificado como Jancélio Jecson da Silva, de 45 anos.


Após chegar ao local, a Polícia Militar acionou o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil, para realização de perícia e início das investigações a respeito da causa da morte.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Homem suspeito de invadir capela e destruir imagens sacras é preso no interior do RN

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de invadir uma capela, furtar equipamentos de som e vandalizar quatro imagens sacras na madrugada do último sábado (11), na zona rural de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar.


Imagens de santos católicos foram vandalizadas na zona rural de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar — Foto: Redes sociais


Segundo a corporação, o suspeito foi detido na noite do sábado (11), por volta das 20h, e levado para a delegacia regional de Pau dos Ferros. À polícia, o homem confessou o crime e disse que cometeu um "ato de loucura" porque estava embriagado.


De acordo com nota divulgada pela paróquia de Pau dos Ferros, o caso aconteceu na Capela de São Pedro, localizada na vila Perímetro Irrigado.



O homem vandalizou imagens do padroeiro, São Pedro, de São Paulo, de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Graças e furtou aparelhos do sistema de som da igreja.


"Solidarizamo-nos com toda a comunidade de fé e repudiamos tamanho ato de insensibilidade", afirmou a paróquia em nota publicada no sábado (11).


Fonte: g1

Leia Mais ››

TSE vai julgar se mantém decisão que impediu Wendel Lagartixa de assumir mandato

O Tribunal Superior Eleitoral vai decidir se mantém ou não o entedimento que impediu a diplomação de Wendel Lagartixa para deputado estadual do Rio Grande do Norte. O julgamento está marcado para esta terça-feira (14), a partir das 19h. O relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, determinou a exclusão de Wendel Lagartixa do rol dos eleitos, em dezembro do ano passado, por ter uma condenação por crime hediondo contra ele.


Lagartixa foi o candidato a deputado estadual mais votado nas eleições de 2022|


O processo de Wendel Lagartixa é o primeiro da lista a ser julgado em sessão ordinária realizada em regime híbrido. Os ministros vão avaliar a inelegibilidade do candidato, o que pode render a "recuperação" do mandato. 


Wendel Lagartixa é um policial reformado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ele foi o candidato mais votado para o cargo de deputado estadual nas eleições de 2022, com mais de 88 mil votos.


O candidato teve o seu registro de candidatura deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a despeito de um pedido de indeferimento apresentado pelo Ministério Público Eleitoral, em que alegava que Lagartixa já havia sido sentenciado por crime hediondo: posse de munição de uso restrito.


Em julgamneto no TSE, o ministro Lewandowski foi favorável ao pedido do Ministério Público Eleitoral e determinou o impedimento da diplomação do candidato. Após retotalização dos votos, o deputado Ubaldo Fernandes assumiu a vaga Assembleia Legislativa.


Fonte: Tribuna do Norte

Leia Mais ››

Estudantes da UFRN realizam paralisação por reajuste de bolsas a partir desta segunda-feira

Mais de 250 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizam paralisação a partir desta segunda-feira (13), às 14h, na sede da Reitoria, com o objetivo de reivindicar o reajuste nas bolsas asseguradas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e por recursos internos da UFRN. Atualmente, o valor recebido pelos bolsistas é de R$ 400 e não tem atualização desde 2012. 



O movimento ocorre após os recentes reajustes nas bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo Governo Federal. A medida contemplou estudantes enquadrados em categorias como pós-graduação, iniciação científica, iniciação científica júnior e iniciação tecnológica. 


Os estudantes assegurados pelo PNAES e o orçamento da UFRN, por outro lado, não tiveram suas bolsas ampliadas. Segundo o estudante de psicologia Thiago Ferreira, coordenador do Movimento de Bolsistas da UFRN, a assistência contribui tanto  para assegurar a permanência dos estudantes prioritários na Universidade quanto para a manutenção do funcionamento da Instituição.   


“As bolsas de apoio técnico, por exemplo, mantêm o funcionamento de setores administrativos, TV Universitária, Rádio e entre outros departamentos. Contudo, estão com seus valores defasados e não temos respostas concretas sobre essa atualização”, destaca o estudante. 


Conforme mostra reportagem publicada pela TRIBUNA DO NORTE, a UFRN iniciou  o ano letivo com um orçamento de custeio de R$ 89,5 milhões e uma dívida de aproximadamente R$ 11 milhões com fornecedores. O orçamento para manter a instituição funcionando é 12,3% menor quando comparado ao do ano passado – cerca de R$ 12,6 milhões a menos. Para assistência estudantil, a verba passou de R$ 30,5 milhões para R$ 29,5 milhões. 


Em entrevista à reportagem, o reitor da instituição, José Daniel Diniz Melo, assegurou que o reajuste das bolsas depende da resposta do Ministério da Educação (MEC) sobre a liberação de 1,75 bilhões para as instituições de ensino. O valor foi solicitado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em reunião com o Mec, e deverá ser repartido entre entre os orçamentos de custeio e de assistência estudantil das instituições.  


Fonte: g1
Leia Mais ››

RN tem gasolina comum mais cara do Nordeste, aponta ANP

O Rio Grande do Norte teve o maior preço médio de gasolina comum do Nordeste e o quinto maior do Brasil na última semana.


Carro sendo abastecido em posto de combustível em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Foi o que apontou o Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) em pesquisa realizada entre os dias 5 e 11 de março.


Segundo a pesquisa, o preço médio de revenda da gasolina nos postos de combustível do RN durante esse período pesquisado foi de R$ 5,96 o litro. Esse é valor mais caro da região Nordeste - o segundo mais caro é o do Piauí, custando R$ 5,81.



No Brasil, o Rio Grande do Norte fica atrás de Rondônia (R$ 6,01), Roraima (R$ 6,08), Acre (R$ 6,09) e Amazonas (R$ 6,55) .


Ao todo, o levantamento monitorou os preços em 50 postos de combustível do Rio Grande do Norte e encontrou variação de preço de mais de R$ 0,50.

O preço mais barato da gasolina no estado na semana passada foi de R$ 5,63, segundo a pesquisa. O posto com o litro de gasolina mais caro, por sua vez, bateu os R$ 6,19.


Natal

Em Natal, o preço médio do preço do litro da gasolina foi de R$ 5,95, segundo a pesquisa, que analisou 16 postos. O menor preço encontrado foi de R$ 5,72 e o maior de R$ 6,19.


O aumento afeta motoristas de aplicativo e quem precisa abastecer o carro para o dia a dia de trabalho.


"É muito pouco. Antes era melhor. E a gasolina não acompanha as taxas que ganhamos como motoristas de aplicaitvo", explicou a motorista por aplicativo Marlene Bezerra.


"Aqui em Natal a gente já percebe quando tem esses aumentos. Anuncia o aumento, já aumenta nas bombas e os postos mantêm mais ou menos os mesmos preços. Pesa [no bolso] de todo mundo", lamenta o médico Luiz Quaresma.



A capital fica atrás das capitais Boa Vista (R$ 6,08), Manaus (R$ 6,57), Porto Velho (R$ 6,03) e empatado com Palmas.


Preço alto

Segundo o Sindicato dos Postos de Combustíveis do RN (SindPostos), um dos fatores para o preço da gasolina ser mais cara aqui no estado é a operação ser feita em Guamaré, distante da capital Natal.


"Nós temos alguns fatores que a gente acredita que faça com que nosso combustível fique mais caro. Um deles é a logística. A nossa base de suprimentos fica em Guamaré, a 200 quilômetros da nossa capital, e aí esse combustível tem que ir pra Guamaré, porque a nossa refinaria não produz toda ela, pra ser formulada e voltar pra capital e ser distribuída para os outros municípios", disse.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Detran-RN realiza leilão virtual com 131 veículos na sexta-feira (17)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza nesta sexta-feira (17) um lelilão on-line que vai contar com 131 lotes de veículos disponíveis. O leilão começa às 10h e será exclusivamente pela internet.


Carros disponíveis para leilão estão em pátios credenciados do Detran-RN — Foto: Divulgação


As visitações aos itens ocorrem nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) entre 8h e 16h, em um pátio credenciado ao Detran. O endereço é: Avenida Ruy Pereira Dos Santos, nº 2565, bairro Olho D’agua, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.


Dos 131 lotes, 49 são de veículos que podem continuar em circulação, sendo 6 de carros e 43 itens de motos. Os outros 82 lotes são de sucatas - 12 de carros e 175 de motos.



As sucatas indicam veículos que não são recuperáveis, sem direito à documentação, e que não poderão ter os motores instalados e regularizados em outros veículos. Dessa forma, servem apenas para desmanche para reutilização de peças e reciclagem de materiais.


“Os itens destinados à sucata só poderão ser arrematados por empresas de desmontagem devidamente credenciadas ao Detran, conforme a lei. Para participar do leilão é necessário que os arrematantes se cadastram no site da Lance Certo Leilões e cumpram todas as exigências de cadastro com 72 horas antes da abertura do leilão”, explicou Celeyde Diniz, presidente da Comissão de Leilão do Detran.

Além do cadastro, as empresas precisam enviar a documentação de autorização de Detran para que o arremate seja liberado.


As imagens dos carros, motocicletas e sucatas estão disponíveis no no site do leilão. Lá, é possível conferir marca, modelo e ano de fabricação dos veículos, bem como o valor inicial do lance de cada item. Não é permitido, manusear, retirar nem fazer registro de fotos ou vídeos das peças.


O edital pode ser conferido no site do leilão (www.lancecertoleiloes.com.br). Há ainda os telefones (84) 99865-2897 e (84) 3223-4146 para contato e o e-mail leilao@detran.rn.gov.br.


Como um veículo vai a leilão?


Os veículos apreendidos, abandonados e não reclamados por seus proprietários em 60 dias que estão nos depósitos credenciados do Detran ficam disponíveis para leilão.


Antes de colocar um veículo a leilão, o Detran notifica o proprietário, por meio de edital, para que ele quite a dívida e retire do pátio. Caso esse pagamento não ocorra, o veículo fica disponível para ser leiloado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Mulher é expulsa do metrô após ofender casal gay e os mandar "ler a Bíblia"

Um casal foi vítima de homofobia cometida por uma senhora dentro de um vagão do metrô de São Paulo. O caso ocorreu na última quinta-feira (9/3), na linha 3, que faz ligação de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, à Barra Funda, na Zona Oeste. 


(crédito: Reprodução/Redes Sociais)


Ao notar o casal gay, a mulher começou a gritar que eles fossem "ler a bíblia". "Eu tô ensinando vocês. Tô mandando vocês pararem. Leiam a bíblia, comprem uma bíblia e leiam. Estou dando um conselho para vocês, como se fosse uma mãe. Se eu fosse (louca) eu matava vocês. Matava um monte por aí", gritou a mulher. 


Após as ofensas, pessoas que estavam no vagão se manifestaram a favor das vítimas e os seguranças foram acionados. Um vídeo do ocorrido viralizou nas redes sociais, e mostra o momento em que seguranças entram no vagão para interromper os ataques homofóbicos. O funcionário pergunta se o rapaz deseja fazer uma representação. Com a resposta positiva, asenhorafoi retirada para que a denuncia prosseguisse. 


Ao final é possível ver as pessoas presentes no vagão apoiando as vítimas e aplaudindo quando a agressora foi retirada pelas autoridades. 


Em resposta ao G1, a assessoria do Metrô de São Paulo afirmou que as vítimas acionaram os seguranças contra a agressora após se sentirem ofendidos com as palavras. "Os envolvidos então foram convidados a desembarcar e, em seguida, as partes foram ouvidas e conduzidas para a Delpom para esclarecimentos dos fatos junto a Autoridade Policial. Já na delegacia, os reclamantes não quiseram registrar o fato", diz em nota. 


Fonte: Correio Braziliense

Leia Mais ››

Jovem internada após cheirar pimenta tem lesão irreversível no cérebro, diz médico

A trancista Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, teve uma lesão irreversível no cérebro, segundo Rubens Dias, médico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Anápolis. Ele explica que a lesão foi causada pela falta de oxigenação no cérebro da jovem.


“O que ela teve foi um período que o cérebro não tem oxigenação devida, porque o coração não estava bombeando sangue para o corpo. E ele gera uma lesão que é irreversível e tem um potencial de gravidade muito grande, explica o médico.


Thais passou mal no último dia 17 de fevereiro, enquanto almoçava na casa do namorado, e chegou a ficar mais de 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Anápolis, a 55km de Goiânia. Ela cheirou um vidro de pimenta em conserva.



Segundo a mãe de Thais, Adriana Medeiros, a filha segue se recuperando na enfermaria da Santa Casa de Anápolis. Um do médicos que acompanha a jovem informou que ela deve ser transferida para um centro de reabilitação.


Thais Medeiros de Oliveira é internada na UTI após passar mal ao cheirar pimenta — Foto: Matheus Lopes de Oliveira/Arquivo Pessoal


O médico explica que a lesão foi causada por causada após a parada cardíaca que Thais teve, o que gerou a falta de oxigenação no cérebro. Ele ainda conta que a jovem pode ter sim uma melhora, mas pode não conseguir voltar à total normalidade.



“Em relação ao prognóstico neurológico dela, a gente espera uma lesão neurológica grave. O que a gente tem de perspectiva é que, voltar às atividades normais dela, isso dificilmente vai acontecer. O cérebro pode ter uma recuperação, mas a gente acredita que voltar às atividades habituais, infelizmente, não”, finalizou o médico.


Frasco de pimenta que jovem cheirou e passol mal — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Quadro médico e evolução

O médico da Santa Casa de Anápolis Murilo Santana explicou que Thais já chegou à unidade com um grave quadro respiratório e que a família havia informado de que ela já tinha uma doença crônica pulmonar, o que agravou a situação.


"Durante a refeição, os relatos são de que ela entrou em contato com a pimenta e começou a ter falta de ar, e que foi aumentando. Ela chegou já intubada, sedada, com choque emodinânico (pressão baixa), isso mostra a gravidade do caso. Ela foi assistida e, após a reversão do quadro, encaminhada a UTI", disse o médico.



Crises alérgicas

A mãe de Thais, Adriana, conta que a filha tinha bronquite e asma e sofria com crises alérgicas, inclusive, chegando a ficar cinco dias internada com uma bactéria no pulmão.


“A Taís contraiu asma e bronquite no final da gravidez dela, desde então, eu venho lutando com ela. Ela tem alergia a muita coisa, só que a gente ainda não sabia. A gente ia começar um tratamento com ela no Hospital das Clínicas em Goiânia, mas, por motivo financeiro, não conseguimos continuar. Ela disse: - não, mãe, depois a gente faz”, conta a mãe.


Adriana explica que as crise de Thais começaram com falta de ar, tosse, pulmão cheio e empolava o corpo, porém, ela nunca havia registrado reação à pimenta, o que causou espanto para todos.


O médico alergista da Santa Casa, Lany Noleto, explica que alergias a alimentos são comuns, mas no caso de Thais, era uma paciente que já tinha uma doença inflamatória, a asma, em que a crise pode ser provocada por um motivo "irritante".


"É comum empolar, inchar, coçar, dar vermelhidão, ter comprometimento gastrointestinal, diarreia e vômito", explica Lany.


"A crise pode ser provocada por um irritante e o odor da pimenta pode fazer isso também. Qualquer alimento pode causar reações alérgicas, alguns mais frequentes como amendoins, coco, castanhas. Já peguei casos de anafilaxia (alergia) até de abóbora e berinjela, e documentado com exames e tudo", finaliza o médico.


fonte: g1

Leia Mais ››

Funcionários ficam gravemente feridos durante explosão em indústria de MS

Ao menos seis funcionários ficaram gravemente feridos após uma explosão seguida de um incêndio em uma indústria de Ponta Porã, na manhã desta segunda-feira (13). Dos feridos, cinco precisaram ser intubados devido à gravidade dos ferimentos e devem ser transferidos para Campo Grande.


Incêndio teve início após explosão em indústria de Ponta Porã. — Foto: Reprodução/RedesSociais


Os feridos foram socorridos inicialmente por veículos próprios, sendo interceptados quando já estavam em Dourados por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Em nota, a Coamo Agroindustrial Cooperativa informou que está apurando as causas do incêndio e dando apoio aos colaboradores envolvidos. Leia a seguir a nota na íntegra:


“Prezados, procede o princípio de incêndio ocorrido hoje de manhã em Guaíba, município de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Lamentamos o ocorrido, estamos apurando as causas do mesmo, e com nossa equipe de técnicos acompanhando e dando todo o apoio aos colaboradores envolvidos no evento. Informamos que eles foram levados até o hospital de Dourados, que por protocolo em evento desta natureza estão fazendo a transferência dos colaboradores para a cidade de Campo Grande”.

Transferidos

O Hospital da Vida informou que três vítimas já foram encaminhadas para Santa Casa de Campo Grande. Dos seis, apenas um ficará em Dourados e os outros dois ainda devem receber transferência.


Ainda não se sabe o atual estado de saúde das vítimas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Filha, genro e neto são presos suspeitos de matar idoso para receber herança no Ceará

Uma mulher de 48 anos, o filho e o companheiro dela foram presos suspeitos de planejar a morte de um idoso para ficar com a herança dele em Quixeramobim, no interior do Ceará. O crime aconteceu em janeiro deste ano, mas o trio foi preso neste domingo (12). A vítima é o próprio pai da mulher.


Filha, genro e neto são presos suspeitos de matar idoso para receber herança no Ceará. — Foto: Polícia Civil do Ceará/Reprodução


O idoso tinha 73 anos e morava na zona rural do município. Os suspeitos foram identificados como Zineuda Bernardo de Sousa, Fábio Rodrigues de Sousa, 47 anos e o filho do casal, Francisco Wilson Bernardo de Sousa. Ele é apontado pela Polícia Civil como o autor dos disparos de arma de fogo.


O trio é investigado pelo crime de homicídio qualificado, pois, conforme o levantamento policial, a motivação do crime seria por conta de uma herança que os familiares receberiam com a morte do homem.


Conforme o delegado titular de Quixeramobim, William Lopes, os três suspeitos não compareceram ao sepultamento do idoso e chegaram a fazer um churrasco um dia depois do enterro da vítima. Além disso, passaram a cobrar pessoas que deviam dinheiro ao idoso, fatos que contribuíram para aumentar a suspeita contra os três.


Com as investigações, a unidade policial representou ao Poder Judiciário pela prisão preventiva dos três suspeitos. Após a expedição dos mandados judiciais, equipes de policiais civis de Quixeramobim, com o apoio de equipes da Delegacia Regional de Quixadá, iniciaram os trabalhos para capturar os suspeitos.


Os três foram localizados e conduzidos para a Delegacia Municipal, onde foram efetivados os cumprimentos dos mandados de prisão preventiva pelo crime de homicídio qualificado. Após os procedimentos na delegacia, os três foram encaminhados para unidades do sistema penitenciário e encontram-se à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Corpo de baiana foi encontrado esquartejado e queimado nos Estados Unidos, diz família

O corpo da brasileira Nancy Howery Moreira, de 44 anos, foi encontrado esquartejado, na última quinta-feira (9), em um distrito da Flórida, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela família de Nancy. Ela vivia nos Estados Unidos há quase 23 anos e tinha dupla nacionalidade, brasileira e americana.


Corpo de brasileira é encontrado esquartejado nos EUA — Foto: Redes sociais


Ela estava desaparecida desde o dia 15 de fevereiro. Em entrevista coletiva, a polícia local anunciou que o suspeito do crime foi preso também na quinta-feira. O homem identificado como Daniel Stearns é o principal suspeito. Ele é acusado de homicídio com arma de fogo, mutilação de corpo e adulteração de provas. Ele era namorado da vítima.



Ainda de acordo com a declaração da polícia, o suspeito escondeu os restos mortais de Nancy em uma área arborizada por vários dias. Depois ele voltou ao local do crime, quando queimou o corpo da vítima em uma tentativa de destruir provas.


Após queimar o corpo, ele teria espalhado os restos mortais em vários locais para dificultar a ação da polícia. Daniel Stearns foi preso após mais de mais de 50 horas de vigilância da polícia local.


Imagem divulgada pela polícia americana informa que o crime foi solucionado com identificação do corpo — Foto: Redes socias


Vítima estudou em Salvador

Filha de mãe americana e pai brasileiro, Nancy nasceu em Boston, mas veio para o Brasil ainda criança. Ela viveu em Salvador, cidade do pai, até o ano 2000. A mãe da brasileira vive no Texas. Nancy morou na California até 2019, quando se mudou para a Flórida, após se divorciar.


Brasileira foi morta nos Estados Unidos — Foto: Redes sociais


A madrasta de Nancy, a professora baiana Aliana Alves, conversou com o g1 e disse que a enteada foi vítima de um crime cruel. Segundo Aliana, a brasileira havia enviado fotos ao lado de Daniel Stearns, e afirmou que ele era seu namorado.


"É um crime bárbaro. Estamos em estado de choque. Ela foi vítima de feminicídio e de morte extremamente violenta", disse.

Aliana Alves foi casada com o pai de Nancy, que morreu em 2015. As duas seguiam se falando constantemente pelas redes sociais. A professora conta que o último encontro com a enteada foi em 2016, e que se encontrariam novamente em 2020, mas a pandemia impediu a viagem de Aliana.



Ainda de acordo com a professora, a brasileira morta nos Estados Unidos havia pedido que seus restos mortais voltassem para o Brasil. Segundo ela, o pedido será atendido. O ex-marido da brasileira é quem está à frente dos procedimentos burocráticos nos Estados Unidos.


"Na quinta-feira o ex-marido dela me avisou. Ele disse que foi muito pouco do corpo que se resgatou. O carro dela também está na perícia. Ela queria que as cinzas dela fossem jogadas na Baía (de Todos-os-Santos), e elas serão trazidas", contou Nancy.


Aliana afirmou que desde que tomou conhecimento do crime, a família se reuniu e tem conversado sobre a situação. A brasileira encontrada morta tem quatro irmãos em Salvador. Além disso, a maior parte da família paterna de Nancy vive na capital baiana.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Fechamento de dois bancos em três dias nos EUA coloca mercado financeiro internacional em alerta


O fechamento de dois bancos em três dias nos Estados Unidos pôs o mercado financeiro internacional em alerta.


O Signature Bank ocupava a posição 73 no ranking dos melhores bancos da revista Forbes e quebrou em pleno domingo (12).


David foi nesta segunda-feira (13) a uma agência. Ele não consegue acreditar no que aconteceu e queria sacar o dinheiro depositado.


O temor era de um efeito cascata no sistema financeiro americano. É que o Signature foi o segundo banco a sofrer uma intervenção do governo em apenas três dias. Na sexta-feira (10), o Silicon Valley Bank, o SVB, conhecido como o "banco das startups", também foi fechado pelas autoridades dos Estados Unidos. Agora, os dois são administrados por uma instituição federal de seguros de depósitos.



O SVB era a 16ª maior instituição financeira do país, com ativos estimados em mais de US$ 200 bilhões, mas foi muito afetado pela recente queda das ações de empresas de tecnologia e pelo grande investimento que havia feito em títulos do Tesouro americano. O aumento rápido das taxas de juros desde o ano passado fez com que o valor desses títulos despencasse.


Na quarta-feira (8), o banco vendeu uma grande quantidade desses títulos, em uma transação que resultou em um prejuízo de quase US$ 2 bilhões. No dia seguinte, os clientes, preocupados, começaram a fazer saques. Em apenas um dia, as retiradas chegaram a US$ 42 bilhões.


Na sexta, ficou claro que o SVB não teria dinheiro suficiente para pagar os clientes e foi fechado pelos reguladores.


Nesta segunda, clientes do Silicon Valley Bank e do Signature começaram a sacar seus depósitos. Neste domingo, o governo federal assegurou que eles vão receber integralmente o que tinham nos dois bancos e que o dinheiro não vai sair do bolso do contribuinte, mas de um seguro pago por instituições financeiras.



O fundo criado depois da crise financeira de 2008 tem US$ 100 bilhões. Ainda não está claro se será suficiente para cobrir todos os saques. O Banco Central também lançou um programa de financiamento de US$ 25 bilhões para ajudar bancos em crise.


O principal índice da Bolsa de Valores americana fechou em leve baixa (-0,28%), mas o Nasdaq, índice das empresas de tecnologia, registrou alta (+0,45%).


Os investidores acreditam que o Banco Central americano pode desacelerar a subida dos juros no país.


A preocupação foi além das fronteiras americanas. A estimativa é que quase metade das startups do Reino Unido tenham negócios com o SVB. Lá, o HSBC, um dos maiores bancos do mundo, anunciou a compra da subsidiária britânica do Silicon Valley Bank pelo preço simbólico de “uma libra”, o correspondente a pouco mais de R$ 6.


Uma startup inglesa tinha 85% do capital aplicado no banco americano. O diretor comemorou, afirmando que a transação evitou um "efeito cascata" de falências no setor de tecnologia britânico.


O comissário europeu para a economia, Paolo Gentiloni, tranquilizou o mercado afirmando que os bancos da Europa são maiores do que os que quebraram nos Estados Unidos. Ele descartou o risco de contaminação das instituições financeiras europeias.


Fonte: Jornal Nacional

Leia Mais ››

Rogério Marinho critica proposta de reduzir preço das passagens aéreas: "Alguém vai pagar"

Líder da oposição no senado, Rogério Marinho (PL-RN) criticou a proposta do governo de criar um programa para reduzir o valor das passagens aéreas. A iniciativa, antecipada ao Correio pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, visa contemplar aposentados, funcionários públicos com salário de até R$ 6.800 e estudantes com a venda de bilhetes por R$ 200.


(crédito: Ed Alves/CB)


"Sério? Como sabemos não existe almoço grátis. Alguém vai pagar essa conta. Adivinha….", disse o senador, neste domingo (12/3), ao compartilhar no Twitter uma notícia que informava a criação do programa.


Qual a intenção do governo

Segundo o ministro Márcio França, o governo não irá subsidiar a execução da proposta que estipula o valor de R$ 200 por bilhete aéreo. O procedimento, ainda de acordo com o titular da pasta de Portos e Aeroportos, ocorrerá por meio de um acordo com as empresas aérea para vender o espaço excedente na aeronave "com o governo intermediando". 


"No fundo isso já existiu. A Caixa Econômica fez isso, muito tempo atrás. Um programa chamado Melhor Viagem, destinado a idosos. Conversei com a presidente da Caixa, acho que vai ser fácil. O que importa é a decisão política e as três (companhias) têm que querer. Nós só temos três: Azul, Gol e Tam, pode ser que alguma não se interesse, mas acho difícil", contou o ministro, durante a entrevista.


No programa de Márcio França, a venda das passagens aéreas com preços limitados será por meio de um aplicativo da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil. "São pessoas que já tem a renda vinculada conosco, estudantes são a exceção". De acordo com França, as pessoas contempladas com o programa poderão usufruir deste direito a duas passagens - ida e volta - por ano.


Cada uma dos trechos custará R$ 200,00 e, segundo as expectativas do ministro, poderá ser parcelada em até 12 parcelas. "Essa é a meta", finalizou França.


Fonte: correio Braziliense

Leia Mais ››

Ministro Márcio França anuncia programa de passagens aéreas a R$ 200


O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), anunciou, nesta segunda-feira (13/3), o programa “Voa, Brasil” que irá possibilitar passagens aéreas a R$ 200 para aposentados, estudantes, servidores públicos e pessoas com renda de até R$ 6,8 mil.


A estimativa do governo federal é emitir 12 milhões de passagens aéreas por ano. A iniciativa valerá para voos domésticos em que há assentos disponíveis durante os meses de fevereiro a junho e de agosto a novembro.


“O governo federal não entra com nenhum tipo de subsídio. Ele entra com a organização e os bancos, Caixa ou Banco do Brasil, que vão intermediar essa possibilidade”, declarou o ministro Márcio França em entrevista à CNN.


Assim que anunciamos o projeto do Voa Brasil, algumas pessoas questionaram: “quem vai pagar as passagens a R$ 200? Vai ficar ainda mais caro pra mim?”. Não, não vai. pic.twitter.com/a9bdFhRwwW


— Márcio França (@marciofrancasp) March 13, 2023


O programa “Voa, Brasil” deverá começar no segundo semestre deste ano. O objetivo é iniciar disponibilizando para venda 5% dos assentos ociosos nos voos domésticos.


“Com isso, vamos baratear todas as passagens. A medida que você não tem mais ociosidade, as outras passagens também podem ficar mais baratas”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos.


Os beneficiados pelo programa poderão comprar até duas passagens por ano. O bilhete poderá ser pago em até 12 prestações por meio de financiamento com os bancos federais, que ficarão responsáveis por realizar o pagamento às empresas.


Fonte: Metrópoles

Leia Mais ››

Governo reduz teto de juros cobrado em empréstimo consignado para beneficiários do INSS


O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta segunda-feira (13) a redução da taxa máxima de juros cobrada nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.


O teto dos juros passará de 2,14% ao mês para 1,70% no caso do empréstimo consignado convencional. Foram 12 votos a favor da mudança e três contra.


Já o teto dos juros nas operações com cartão de crédito consignado passará dos atuais 3,06% para 2,62%.


As novas taxas entram em vigor assim que for publicada no "Diário Oficial da União" uma instrução normativa. O Ministério da Previdência informou que a nova instrução deve ser publicada na quarta-feira (15).


Somente os novos contratos serão beneficiados com o novo limite de juros. Contratos antigos continuam com as taxas antigas.


A redução do teto dos juros para os novos contratos foi uma proposta feita pelo governo. Numa rede social, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que "baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!".


O Conselho Nacional da Previdência Social conta com representantes do governo, aposentados, empresas e trabalhadores.



O empréstimo consignado é aquele que já vem com o desconto já na folha de pagamento ou no benefício. Por isso, costuma ter taxas de juros mais baixas que os financiamentos que não são cobrados direto na fonte.


Segundo o ministério da Previdência Social, oito milhões de beneficiários do INSS possuem algum contrato ativo de consignado e cerca de 1,8 milhão já chegou ao limite de utilização, que é de comprometimento de até 45% da renda.


Fonte: g1

Leia Mais ››

CGU decide retirar sigilo sobre cartão de vacina de Bolsonaro


A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu nesta segunda-feira (13) retirar o sigilo do cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro.


As informações, no entanto, só poderão ser fornecidas pelo Ministério da Saúde depois que for concluída uma investigação sobre eventual fraude feita no cartão de vacina do ex-presidente. A CGU investiga se o sistema do ministério foi invadido por alguém que pode ter inserido dados falsos.


Nos primeiro meses da vacinação contra a Covid, Bolsonaro decretou sigilo ao próprio cartão e a qualquer informação sobre as doses de vacinas que ele possa ter recebido. A justificativa foi de que se tratava de informação privada do ex-presidente.


Ao assumir a presidência, Lula determinou à CGU que analise todos os sigilos impostos pelo governo Bolsonaro. A intenção é que aqueles que estiverem em desacordo com a legislação sejam derrubados. Foi o que aconteceu agora com o cartão vacinal.


Bolsonaro tem dito que não se vacinou contra a Covid. Em fevereiro, o jornal "O Estado de S. Paulo" revelou que foi aberta uma investigação para saber se o cartão do ex-presidente, no sistema do Ministério da Saúde, foi fraudado. Isso porque há um registro no cartão de que Bolsonaro teria tomado uma dose da vacina contra a Covid, em 2021.



Após a revelação do "Estadão", a CGU confirmou que, no cartão de Bolsonaro, consta o registro da dose. Só não se sabe se é um registro verdadeiro.


Ao decidir pela retirada do sigilo, a CGU justificou que o status vacinal de Bolsonaro é de interesse público, já que as declarações dele a respeito do tema basearam "a política pública de imunização do Estado brasileiro durante a crise sanitária".


Fonte: g1

Leia Mais ››