segunda-feira, janeiro 14, 2013

Verdade vem à tona e moradores dos sítios beneficiados por adutora descobrem desvios em Itaú-RN


Já há alguns meses a má distribuição de água da adutora do sítio Jerusalém vem sendo motivo de muitos escândalos envolvendo a CAERN, moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores e as comunidades do sítio Jerusalém, Angico Velho e adjacências no município de Itaú.

A água é o líquido mais importante na vida dos seres vivos, e com a seca, esse líquido fica cada vez mais precioso, onde em muitos lugares medidas de emergências são tomadas para sanar a falta desta, nos lares de muitos nordestinos.

No dia 11 de Dezembro de 2011, foi inaugurada a adutora do Assentamento Paraná e Sítio Jerusalém, respectivamente, visando trazer benefícios aos moradores dessas localidades, pelo menos esse era o objetivo principal, porém não foi o que aconteceu.

A água jorrando pelas torneiras é um sonho de qualquer morador, ainda mais se esse recurso for destinado aos sítios, que é possível se ver uma grande dificuldade dos agricultores em poder manter os reservatórios cheios. O Governo Federal destinou recursos na ordem de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) ao município de Itaú-RN para a instalação de uma adutora que tornaria esse sonho realidade no Assentamento Paraná e no Sitio Jerusalém, porém de acordo com informações dos fiscalizadores da obra, a mesma foi inaugurada com muitas irregularidades, impedindo assim o recebimento da obra pelo órgão (FUNASA).

Os desvios de recursos apontados pela fiscalização feita in loco comprovou a má execução do projeto, visando apenas o beneficiamento político, fato esse comprovado pelo gerente da CAERN, quando declarou a reportagem do Cidade News (relembre aqui) que a bomba colocada no sistema adutor, não era adequada para o abastecimento de tantas ligações.

A inauguração, porém, foi feita, visando a presença da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, o ex-prefeito Edson Melo para ganhar status tratou de fazer os tramites sem ao menos a água sair pelas torneiras. Depois de um longo período, enfim, os moradores puderam receber e ver a água jorrando, tornando assim o sonho realidade.

O que era para ser a solução de um problema gerou outros maiores. A cada dia passado, as reclamações dos moradores eram constantes, a falta de água deixa os moradores em uma situação desesperadora, pois no período de seca em que estamos vivenciando a falta deste recurso causa danos aos pequenos agricultores.

Foi quando na cidade de Itaú-RN começou os primeiros rumores, onde os próprios moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores faziam questão de anunciar que após o funcionamento da adutora do sítio, a situação dos mesmos havia melhorado 100%, enquanto que os moradores da Zona Rural esperavam com ansiedade a água, nos dias destinados pela CAERN, espera essa que não se concretizava (relembre aqui).

Após a matéria polêmica através do Cidade News, muitos moradores se sentiram indignados por estarem sendo acusados de algo, que segundo eles, não era verdade. Os dias foram passando e o problema cada dia mais se alastrando.

Após uma fiscalização dos Membros da FUNASA, que comprovaram as irregularidades da adutora, fizeram registros através de filmagens e fotos das torneiras que não saia água, quando era liberado pelo sistema adutor. Foi aí que o agente fiscalizador orientou os moradores a procurar a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura, caso não encontrasse solução levassem o caso ao Ministério Público.

Assim os moradores seguiram as orientações do agente, fizeram um abaixo assinado e entregaram na Câmara Municipal de Itaú para que os vereadores abrissem uma sindicância e fiscalizassem o que estava ocasionando o mau funcionamento da adutora (relembre aqui). Após alguns dias o caso permaneceu sem solução e a situação dos moradores se tornava ainda mais grave, pois a falta de água passou a ser frequente em quase todas as residências que eram abastecidas pela adutora.

Depois dos comentários surgidos no Bairro Nossa Senhora das Dores os moradores dos sítios começaram a pressionar os funcionários da CAERN relatando o fato de haver “gatos” ou desvios na ligação da adutora para as residências do bairro, fato esse que era negado pelos funcionários. Daí os moradores resolveram denunciar o abuso ao Ministério Público.

Ainda insatisfeitos, os agricultores resolveram apelar para a gerência de Pau dos Ferros, onde foram feitas denúncias de desvios no sistema adutor onde o mesmo era com a permissão da CAERN. Mais uma vez os moradores foram iludidos pelo gerente que garantiu fiscalizar a denúncia, porém, o mesmo, cumpriu o prometido, mas não da madeira que deveria ter sido feita. 


Mas o esperado aconteceu. Na última sexta-feira a nossa redação recebeu durante toda manhã ligações dando conta que os funcionários da CAERN estariam desfazendo os desvios da adutora e voltando as ligações para o sistema antigo do bairro, porém quando nossa reportagem chegava ao local não constatávamos nenhum fato que comprovasse a veracidade das denuncias, porque ao verificarmos o trabalho dos funcionários da CAERN não condiziam com os locais dos desvios apontados pelos moradores. Foi quanto no período da tarde fomos surpreendidos com mais um pedido para comprovarmos os fatos.

Nos deslocamos até o Bairro Nossa Senhora das Dores, na Rua Francisca Nunes Cavalcante, ao chegarmos no local nos deparamos com toda equipe da CAERN fazendo a escavação de um buraco para a substituição de alguns canos, quando questionamos ao gerente Miguel se aquele serviço era o desligamento de um desvio da adutora do Sítio Jerusalém o mesmo foi enfático em dizer que naquele momento não podia nos conceder entrevista, pois estava em ação da CAERN e o avançado da hora iria atrapalhar no andamento do serviço e que nossa equipe o procurasse na segunda-feira (14) que nos concederia entrevista.

No andar da conversa insistimos em perguntar o que estava acontecendo ali, onde o mesmo falou que se tratava de uma religação de ramais na residência do Senhor Cícero de Olavo e do Sr. Antônio, foi quando um popular interrompeu e perguntou se aquilo seria um “gato”, e o gerente retornou a falar que era uma religação, foi quanto o popular questionou se era de uma adutora para outra.

O popular explicou a nossa reportagem que aquilo se trava de uma substituição da adutora do sítio para a da rua, dizendo não querer acusar o gerente, mas entender o que se passava naquele momento, foi então que o gerente da CAERN disse que aquilo não era uma ligação clandestina, muito menos um “gato”, dizendo que quem fez a ligação foi a CAERN.

Segundo o gerente quando a retroescavadeira estava realizando a obra da adutora arrancou os canos antigos, e para manter o abastecimento da água na residência o funcionário da CAERN realizou a ligação da adutora. Após um princípio de discussão a nossa reportagem visando acalmar os ânimos e entender melhor, questionou o gerente sobre as escavações feitas pela manhã em uma residência do bairro.

O gerente informou que estava sendo feito o mesmo procedimento, desligando a água da adutora do Jerusalém para o sistema antigo, pois as maquinas da empresa que realizava a instalação da adutora, também havia quebrado os canos da referida residência, o curioso é que a escavação feita no local pelos funcionários da CAERN, foi praticamente em um local onde se dá um espaço ao lado da residência onde não é possível a retroescavadeira ter atingido o local (ver na foto). Afirmando que a religação não deveria ter sido feita no sistema adutor do Sítio e que não havia sido ele que tinha feito o serviço e não era do conhecimento da CAERN aquela ação, e que agora estavam fazendo a coisa certa (a mudança de ligações).



Com as declarações o popular quis saber: “Então é isso que eu quero entender, não foi autorização da CAERN nem foi a CAERN que ligou. Foram os moradores que ligaram?” questionou.

O gerente disse: “Se foi feito pela CAERN por um funcionário da CAERN, quem fez foi Pelé”. O mesmo estava próximo e confirmou a ligação, quando uma moradora interveio em defesa do funcionário que disse que após os canos terem sido quebrados, pediu para que ele ligasse da adutora do sítio, não sabendo que aquela ação não era permitida.

Os ânimos ainda se exaltavam, foi quando o gerente Miguel concedeu alguns explicações, informando que a partir daquele momento a água ia chegar em todas as residência do sítio, e que seria colocado hidrômetros em todas elas, seja de quem fosse, dizendo também ter recebido as fiscalizações tanto da FUNASA quanto do seu chefe e quando foi questionado por ambos se havia desvio disse: “Tem não, mostrei as estratégias construídas pela adutora, não tem ligação em canto nenhum, se tem não é do meu conhecimento” foi quando a reportagem questionou, como eles ficaram sabendo dos desvios naquele local: “Ele veio porque denunciaram lá, ele veio saber tudo, e eu sai com ele de cara limpa como eu estou aqui. Eu inocente! Se o companheiro aqui (referindo-se a Pelé, funcionário da CAERN) fez a ligação na adutora e jamais ele repassou pra mim, porque se ele chegasse e tivesse dito, Miguel eu liguei a água de fulano e de cicrano, eu digo pode ir desligar e fazer normal, eu tinha mandado na mesma hora.

Ainda não respondendo a pergunta, voltamos a questionar: “Mas como você ficou sabendo dessa ligação?”, “Fique sabendo por que o chefe veio e nós fomos no Jerusalém andamos essa semana terça-feira, andamos lá nos Bentos eu mais ele até 6h da noite. Ligaram lá para Pau dos Ferros ele veio e mim pegou de surpresa, Miguel vamos ali mais eu. Onde você que ir? Ali no Jerusalém.

Miguel disse que nas visitas feitas juntamente com o chefe de Pau dos Ferros os moradores denunciaram que existiam as ligações clandestinas e apresentavam provas (de acordo com o que a reportagem conseguiu colher, as provas ditas por uma moradora seria o pagamento a uma pessoa do município para fazer as escavações nas residências onde existiam desvios com o consentimento dos funcionários da CAERN) e o mesmo explicou para o chefe que iria questionar Pelé se existia alguma ligação, pois não era do conhecimento dele, e se existisse no dia seguinte nós vamos desmanchar.

Após aquelas explicações, o popular perguntou se o gerente não achava a CAERN bagunçada, visto que, o funcionário fez uma ligação sem autorização do gerente. Ele disse que não, explicando que as ligações do Jerusalém foram todas do projeto, nenhuma foi feita fora do projeto. Daí a redação do Cidade News questionou:

Redação:
- Quando um consumidor deseja fazer uma religação na sua casa, qual o procedimento?

Miguel:
- O consumidor deve procurar o escritório

Redação:
- Como o cliente procurou Pelé, o que ele deveria ter feito?

Miguel:
- Primeiramente ele deveria ter repassado pra mim o que ele iria fazer, e assim, as ligações foi feita normal, não tem nenhuma ligação clandestina aqui, dizer assim, gato, como disseram, o termo gato não existe. O consumidor aqui ele paga a água, se for possível ele traz o papel dele desse mês.

Redação: Se ele (consumidor) recebe o papel dele todo mês de água. Como ele recebia o papel de água se você não sabia que a ligação não era da adutora?

Miguel: Não, ele pediu a religação a CAERN da água dele antiga.

Redação: Então quando a ligação era da adutora não era paga?

Miguel: É, foi solicitado a religação na CAERN.

Redação: Mas solicitou a quem?

Miguel: A Caern

Redação: Você não estava lá nesse dia?

Miguel: Tava, foi feita a ligação dele, tudo normalmente.

Redação: E você disse que não sabia dessa ligação?

Miguel: Dessa adutora, da adutora do Jerusalém.

O diálogo foi encerrado com a explicação do gerente dizendo que quando se pede uma religação a ordem do funcionário é chegar e fazer, se a ligação foi feita na adutora do sítio, ele (o funcionário) não chegou e disse que tinha feito a ligação da adutora, caso ele tivesse dito que tinha religado da adutora, ele teria mandado voltar fazer a ligação da rua, dizendo-se morrer inocente, pois não ia saber que existia essas ligações. Informando que seriam feitos todos os desligamentos das residências irregulares.

A nossa redação conversou com a moradora que apresentou suas explicações, visando o descaso da falta de água em seu bairro, pediu que o funcionário da CAERN ligasse sua água da adutora, pois o vizinho tinha ligado e vendo o abastecimento favorável resolveu solicitar a ligação, mas que não sabia que não era permitido, ela também se disse incomodada, quando ouvia piadas dos moradores do sítio dizendo que ela estava roubando água informando que mais 5 residências solicitaram o serviço, pois perceberam que o abastecimento da água era constante.

Contradições

A nossa redação em conversa com os moradores descobrimos que as ligações clandestinas eram sim do conhecimento dos funcionários da CAERN, e que essas ligações foram feitas após a instalação e funcionamento da adutora e para comprovar a veracidade dos fatos fomos informados que o Sr. Antonio Sueldo da Silva Lucena conhecido por Antonio Goiaba, atualmente morador do bairro da Felicidade, confirmou a participação de cada envolvido.

Procuramos o Sr. Antônio Goiaba para prestar alguns esclarecimentos, informando que nossa conversa estava sendo gravada para o programa da Rádio Cidade, o jornal Cidade News.

O Sr. Antonio não fez questão de contar como tudo aconteceu.

De acordo com as declarações dadas pelo Sr. Antonio Goiaba a única informação que vai de encontro com a dos funcionários da CAERN foi o rompimento dos canos no dia em que a retroescavadeira passou e rompeu a tubulação que, porém o fornecimento de água para a residência do Sr. Cícero de Olavo já estava cortada, foi quando o funcionário sugeriu a ligação da adutora do sítio, para aproveitar o serviço que estava sendo realizado. Onde mesmo respondeu que aceitaria. Até ai tudo bem.

Passados alguns dias, os moradores do bairro perceberam que a água da adutora chegava a residência do Sr. Cícero, foi quando, segundo o Sr. Antônio, o funcionário da CAERN reuniu alguns moradores para perguntar se os mesmos queriam mudar as ligações, pois naquele momento os moradores do Bairro Nossa Senhora das Dores não aguentavam mais pagar o papel da água sem receber o produto.

Ainda de acordo com o Sr. Antônio Goiaba alguns moradores o procuravam para fazer as escavações, onde o mesmo respondia que se os funcionários da CAERN autorizassem ele cavava, pois estava ganhando o seu dinheiro, mas não ia meter a mão sem autorização.

Com isso alguns moradores solicitavam o serviço aos funcionários, onde o gerente, dizia ao Sr. Antônio Goiaba que só cavasse o buraco com autorização deles.

O mesmo ainda declarou a nossa reportagem que estava se comentando pelo bairro que as ligações seriam desfeitas, foi quando sua ex-esposa veio reclamar a falta do mesmo, tendo em vista que os dois estavam separados, e a mesma a partir de agora iria enfrentar dificuldades, pois seriam desfeitos os desvios da adutora do Sítio Jerusalém para o abastecimento da rua e o Sr. Antônio era quem abastecia a residência em sua carroça, pois a água da adutora antiga não chegava.

A nossa equipe perguntou de quantas casas ele tinha feito a escavação, onde o mesmo falou que fez a escavação de 03 casas, e recebia entre 10 a 15 reais, relatando que era uma mixaria, e que não iria trabalhar na CAERN. Após insistências dos moradores, o mesmo disse que cavaria os buracos, mas primeiros eles tinham que falar com os funcionários da CAERN para autorizar.

Foi quando questionamos se era só Pelé quem sabia dos desvios, o Sr Antônio foi bem claro em dizer que os moradores do bairro procuravam a CAERN para acertar os tramites, em seguida o funcionário pedia que ele cavasse o buraco rápido que em seguida ele vinha fazer a instalação, dizendo ainda que chegou a fazer escavações durante a noite, pois era para não deixar o buraco aberto.

Diante disso ainda perguntamos ao Sr. Antonio se os funcionários cobravam pelas instalações feitas nas residências. O Sr. Antônio disse que achava que não, pois na residência em que ele morava com a esposa, na época no referido bairro, o funcionário foi quem ofereceu a ligação e não cobrou nada por isso, portanto o mesmo acredita que nas demais residências não foi cobrado pelas instalações, a conclusão seria a de que os funcionários queriam ver a situação da falta de água solucionada para os moradores do Bairro, visto que, muitos moradores estavam insatisfeitos com o descaso da falta de água no bairro, causando prejuízos aos moradores dos sítios, ao qual a adutora deveria abastecer conforme o projeto.

Diante desse quadro percebemos aqui, uma tentativa frustrada dos funcionários da CAERN em tentar solucionar o problema da falta de água no bairro Nossa Senhora das Dores, onde realmente podemos confirmar que “gatos” não existiam, pois os moradores do bairro pagavam o consumo da água, porém os desvios foram comprovados, algo que era negado.

De acordo com o que conseguimos apurar na tarde desta sexta-feira (11) foram feitos em média 6 desligamentos, não sabemos ao certo, pois o gerente não quis dizer quanto desvios existiam, apenas disse que os desvios que existiam seriam desfeito e que os moradores dos sítios poderiam reclamar quando a água na chegasse em suas torneiras.

Os moradores do sítio levarão todos os fatos ao conhecimento do Ministério Público, para que o mesmo tome as devidas providências, tanto na parte da construção da adutora quanto aos desvios feitos na tubulação. Com isso espera-se que um inquérito seja aberto ficando as investigações por conta do Governo e da Polícia Federal, como orientado pelo agente da FUNASA.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CIDADE NEWS

A Redação do Cidade News pede a População Itauense que não fique de braços cruzados diante irregularidades, ou qualquer fato que venha prejudicar a moral e os bons costumes, solicite a presença da nossa reportagem, mostre sua cara, apresente provas concretas de sua causa que nós que fazemos o Jornal Cidade News e o blog não hesitaremos em ajudar, desde que as pessoas se identifiquem e assumam a responsabilidade das acusações que são feitas.

A nossa missão é informar! E é exatamente isso que estamos fazendo, não estamos aqui para denegrir a imagem de ninguém, não inventamos histórias, apresentamos os fatos que se passam e que através do diálogo as coisas possam encontrar o caminho correto para solução. Estamos a disposição daqueles que se sentem prejudicados de alguma forma pelas matérias apresentas, para que possam através de argumentos lógicos fazer a sua auto defesa, pois o interessante e conhecermos os dois lados da moeda, e não defendendo partido ou bandeira como muitos por ai fazem, mesmo que seja errado.

Junte suas provas, retire fotos, faça gravações e apresente a nossa Redação que juntos procuraremos uma solução.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Correios criam serviço de entrega rápida de mercadorias


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) deu início hoje (14) ao Sedex 12, serviço de entrega rápida de documentos e mercadorias. O novo serviço permite três tentativas de entrega em dias consecutivos, a primeira em até 12 horas após à postagem. Serão atendidas mais de mil cidades de 17 estados.

A captação e distribuição do serviço acontecerá nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo (interior). No Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e a capital de São Paulo haverá apenas a captação deste serviço.

O chefe do departamento Comercial de Encomendas dos Correios, Ricardo Fógos, disse que criação do Sedex 12 foi uma oportunidade de estimular a demanda por serviços da linha courier aos clientes de novos mercados", disse. Segundo ele, "o serviço vai oferecer alternativa aos clientes de cidades para as quais não há viabilidade operacional do Sedex 10, uma vez que esse serviço depende da atividade de transporte."

Fonte: Agência Brasil/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP quer fiscalizar contratações para o Carnaval 2013 em Caicó


A promotoria de Justiça da Comarca de Caicó instaurou inquérito Civil Público para fiscalizar as contratações realizadas para o CARNAVAL 2013, tendo em vista a proximidade do evento que integra o calendário festivo do Município e a utilização de recursos públicos.

A Portaria de instauração do Inquérito Civil Público alega que algumas contratações, a exemplo das bandas, são realizadas por meio de intermediários, contrariando a Lei de Licitações (8.666/93), que em seu art 25, inciso III,  diz que “é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: (...) III – para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.

O promotor de Justiça da Comarca, Diogo Maia Cantídio,  requisitou ao Município, no prazo de 48 horas, que encaminhe cópia da programação do evento, indicando a data, o horário e as atrações contratadas, e ainda cópia dos processos licitatórios e dos eventuais procedimentos de inexigibilidade ou de dispensa de licitação referentes a todas as contratações realizadas para a organização do Carnaval 2013 (bandas, banheiros químicos, palco, som, iluminação, camarotes, alimentação, etc).

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

São Francisco do Oeste: Prefeita nega água aos adversários, mas poderá responder no judiciário pela suposta perseguição política.


Falar de perseguições políticas em cidades do interior não chega a ser algo tão atípico assim, mas o que estaria acontecendo na cidade de São Francisco do Oeste (em plena seca) durante a distribuição de água fornecida à população por meio de carros pipa contratados pela Prefeitura local bem que poderia ser considerado um caso de polícia.

É que segundo denúncias encaminhadas à Promotoria Pública da Comarca de Pau dos Ferros em nome de Raimundo Nonato Neto e Raimundo de Freitas Leite, a Prefeita, Gildene Barreto (PTB), estaria autorizando a retirada de alguns nomes dos reclamantes da lista de beneficiários, supostamente, por motivação política.

Esse caso gravíssimo (que configura abuso de poder e fraude na execução de programas sociais) já está sendo investigado pelo Ministério Público do RN, através do Promotor Mac Lennon Lira dos Santos Leite, que poderá acionar a Chefe do Executivo no Poder Judiciário por ato de improbidade administrativa, caso as acusações que foram-lhe impostas sejam comprovadas.

A Prefeita, Gildene Barreto, terá um prazo de 10 (dez) dias úteis para prestar informações e apresentar os documentos respectivos sobre os fatos em apuração pelo Ministério Público.

Confira abaixo a íntegra da Portaria (N. 97/2012-1ª PmJ) publicada no Diário Oficial do Estado pelo Ministério Público: 

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento nos arts. 127, caput, e 129, incisos II e III, da CF/88; 26, I, da Lei n. 8.625/93; 67, IV, e 68, I, da Lei Complementar Estadual n. 141/96; e 5º da Resolução n. 002/2008-CPJ/MPRN; e em face do que consta da Peça Informativa n. 183/2012-1ªPmJ, resolve INSTAURAR INQUÉRITO CIVIL, nos seguintes termos:

FATO: Verificar possível improbidade administrativa praticada pela prefeita do Município de São Francisco do Oeste/RN, Sra. Antônia Gildene Costa Barreto Lobo, consubstanciada em retirar o nome dos reclamantes da lista de beneficiários da água fornecida por meio de carros pipa por motivo político.

REPRESENTANTE: Raimundo Nonato Neto e Raimundo de Freitas Leite.

INVESTIGADO: Antônia Gildene Costa Barreto Lobo, Prefeita do Município de São Francisco do Oeste/RN.

DILIGÊNCIAS INICIAIS:

Autue-se. Registre-se. Numerem-se as folhas.

Publique-se no DOE/RN.

Notifique-se o Município requisitando-lhe que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, preste informações e apresente os documentos respectivos sobre os fatos em apuração. Em anexo ao ofício, deve ser enviada cópia da representação.

Pau dos Ferros/RN, 19 de dezembro de 2012.

Mac Lennon Lira dos Santos Leite
Promotor de Justiça

Fonte: Política Pauferrense/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Criança sofre tiro de espingarda no estômago e é transferida para Currais Novos em Carnaúba dos Dantas


Deu entrada em 'estado de emergência' na unidade hospitalar da cidade de Carnaúba dos Dantas uma criança vítima de disparo de arma de fogo, ela estaria, na companhia de outros garotos, atirando em pássaros, quando se deu um tiro acidental na região estomacal do garoto, que de imediato foi socorrido para a cidade de Currais Novos.

As informações repassadas até o momento ainda são muito complexas, contudo conseguimos apurar que a criança é filho de uma mulher por nome Adriana, que mora no conjunto Santa Rita, na cidade de Carnaúba dos Dantas. 

Fonte: Carnaúba em Foco/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Chica Égua: A banda está sendo processada por fazer apologia às drogas e desvalorização da mulher



A banda Chica Égua com letras de duplo sentindo, e muitas vezes de sentido direto, que levam as pessoas a praticarem gestos obscenos e fazerem apologias ao uso de drogas e desvalorização da mulher vem sendo alvo de duras críticas e investigação pelo Ministério Público (MP), desde que algumas fotos vazaram nas redes sociais de mulheres praticando sexo oral em homens em cima do palco da banda durante uma de suas apresentações em uma casa de shows de Teresina. 

Promotor Francisco de Jesus participou do programa Agora O promotor de justiça, Francisco de Jesus, titular da Promotoria da Mulher afirma que os envolvidos estão sendo identificados e que os integrantes da banda poderão sofrer processos jurídicos e civis, mas que poderão continuar realizando seus shows, desde que, mudem as letras de seu repertório, caso contrário poderão ser autuados em flagrante. “Eu fiquei muito triste quando vi essas imagens nas redes sociais, pois vai contra todo o trabalho que estamos desenvolvendo na promotoria do resgate a valorização da mulher, fazendo insinuação de sexo em cima do palco, assim como associado a outros crimes, como o uso de drogas”, afirmou Francisco de Jesus. 
João de Deus, deputado estadual em Teresina (PT) apresentou um projeto de lei que será votado na Câmara que proíbe o apoio, incentivo, patrocínio a esse tipo de bandas, o que eles chamam de “Cultura Suja. “Nós apresentamos esse projeto que estabelece que o poder público fica proibido de financiar tudo aquilo que chamamos de cultura suja”, ressaltou o deputado. O projeto de lei poderá ser votado nessa terça (26) pela Câmara Municipal de Teresina. 

O promotor e o deputado ressaltaram a importância de os poderes públicos estarem unindo forças para combater esse tipo de violência contra a mulher.


Fonte: É Sertão/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Princípio de rebelião no Pereirão deixa quatro apenados feridos, um será levado para Natal

Josinaldo Enésio de Araújo - transferido para Natal

Desde as primeiras horas da manhã de hoje uma intense movimentação de viaturas está sendo percebida na zona norte de caicó, sentido Pereirão, e os informes vindos até agora dão conta que quatro apenados já foram levados ao hospital regional por ferimentos a balas, um desses inclusive, será transferido para a capital, tendo em vista as consequências de dois disparos de arma de fogo, o qual sofreu, um desses acertou-lhe a região torácica.

Os dois primeiros apenados que foram vítimas de disparos foram identificados como sendo: Deomakson dos Santos, 27 anos, natural de Natal (preso na operação "Acari limpa"), sofreu um tiro no cotovelo - o segundo apenado, identificado como Josinaldo Enésio de Araújo, 25 anos, natural de Várzea Paulista, estado de São Paulo, quando preso disse que estava residindo na cidade de Acari-RN (sua situação carcerária se deu pelo mesmo ter assaltado um universitário em Caicó no dia 02 de novembro de 2012 - Relembre), sofreu dois tiros, sendo um deles na região torácica, o que lhe compromete clinicamente, e sua transferência para a capital já foi autorizada.

Fonte: Jair Sampaio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia prende em PE dez acusados de integrar quadrilha interestadual


Dez pessoas foram presas sob suspeita de participação em uma quadrilha especializada em assaltos a banco com atuação interestadual durante uma ação integrada entre as polícias Civil e Federal, na última sexta-feira (11). Entre os presos na Operação Sossego, Um adolescente foi apreendido durante a Operação Sossego. Armas, veículos, munições e dinheiro também foram recuperados.

Os detalhes do caso serão apresentados na tarde desta segunda-feira (14), às 14h, na sede da Polícia Federal, no Cais do Apolo.

A Operação foi desenvolvida através da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado (DRCOR/PF), Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (Delepat/PF) e Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) com apoio do 17º Batalhão da Polícia Militar.

Fonte: Diário de Pernambuco/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Benes Leocádio deve ser reconduzido à presidência da Femurn


Acontece nesta terça-feira (15), das 8h às 13h, no Hotel Monza, a eleição para a nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn. Benes Leocádio, atual presidente licenciado, deve ser reconduzido à presidência da entidade. 

O prefeito Jaime Calado, da cidade de São Gonçalo do Amarante, deve ser o vice na chapa formada pelo prefeito reeleito da cidade de Lajes. Benes Leocádio é um expoente nacional na luta em defesa dos municípios brasileiros. 

Ao lado da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, a Femurn tem sido uma das principais defensoras de projetos importantes para os municípios, como o da redistribuição dos royalties. 

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

André leva bronca da produção do BBB 13


 (Reprodução)
Os confinados tem que seguir algumas regras no programa, entre elas é a proibição de citar nomes de marcas. Em conversa descontraída, André falava sobre o Iphone, quando foi interrompido por bronca da produção e o aviso de que todos perderam estalecas por causa do rapaz.

André ficou magoado e foi se desculpar com cada brother. "Fiquei bem chateado, é chato, né?", disse o rapaz, sem graça.

Em desabafo com Fani, a líder o aconselha: "Aqui é assim mesmo, mas a gente leva os esporros e tem que levantar a cabeça e se recuperar". E acrescenta: "Mas fica tranquilo, a minha opinião por ti não vai mudar nada por causa disso", disse a loira, tentando consolar o moço que ficou arrasado com a bronca.

Fonte: O Fuxico/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia da Índia apresenta acusados de novo estupro coletivo


Polícia apresentou envolvidos em novo estupro coletivo com os rostos cobertos (Foto: BBC)
A polícia da Índia divulgou imagens dos seis acusados do novo estupro coletivo que voltou a chocar o país. As autoridades ainda procuram um sétimo envolvido.
O novo ataque aconteceu no Estado do Punjab, no norte da Índia. Uma mulher de 29 anos foi atacada quando viajava em um ônibus na noite da última sexta-feira (11). 
O motorista e o cobrador teriam se recusado a parar no vilarejo onde ela ia descer e levaram a jovem para um local isolado.

Outros cinco homens entraram no ônibus e, junto com o motorista e o cobrador, estupraram a mulher durante toda a noite.

A vítima foi deixada depois em seu vilarejo, onde contou aos familiares sobre o estupro.
O ataque foi parecido com o ocorrido em dezembro, quando uma estudante de 23 anos morreu depois de ser estuprada por seis homens em um ônibus em Nova Déli.
O crime desencadeou uma série de protestos na Índia.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Médico prevê estreia de Pato em três semanas


Alexandre Pato está bem fisicamente / Rodrigo Coca/Fotoarena/Folhapress
Alexandre Pato deve estar apto para entrar em campo pelo Corinthians daqui três semanas. A informação é do médico do Corinthians, Joaquim Grava. 

“Ele está bem fisicamente. Não tem nenhuma lesão. Acredito que no prazo de três semanas ele esteja pronto para entrar em campo”, comentou em entrevista para a Rádio Bandeirantes.

Pato já participou de dois treinos com o elenco do Corinthians. No sábado, fez apenas atividade física e no domingo participou de trabalho técnico com os reservas.

A previsão da estreia de Pato serve também para todo elenco titular do Corinthians. Os titulares se apresentam na tarde desta segunda-feira após três semanas de férias.

Com isso, o Corinthians jogará as primeiras rodadas do Paulistão com time reserva. O Estadual começa neste final de semana e o Timão estreia contra o Paulista, domingo, em Jundiaí. 

Fonte: Uol Esporte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Desistência de Bambam é um baque para o "BBB13"


Bambam no momento em que reuniu os participantes e disse que ia desistir do programa
Renovar o “BBB” colocando na disputa um grupo de seis ex-participantes revelou-se uma ideia excelente assim que Dhomini e Bambam pisaram na “casa mais vigiada do Brasil”. Carismáticos, engraçados, debochados e abertamente machistas, os dois ex-campeões dominaram a cena de tal forma que pareciam donos do programa.

Quatro dias depois, a surpreendente desistência de Bambam representa um baque para quem idealizou esta edição. Um golpe tão duro que Pedro Bial foi escalado para ir ao “Fantástico” dar explicações sobre o caso. “É um jogo consensual”, disse. “Está assegurado em contrato o direito de ir e vir”.

Não foi uma boa explicação para o que ocorreu, assim como também não esclareceu muita coisa a entrevista que Bambam deu à repórter Mariana Gross. O campeão do “BBB1” reclamou do “som insuportável” que ouviu ao despertar pela manhã, falou do medo de cometer uma “agressão” e disse que o seu “psicológico”, infelizmente, “não aguentou”.

Bambam creditou sua decisão, em parte, à novata Aline, que o enfrentou ao vivo, chamando-o de “ri-dí-cu-lo”. "É brincadeira de gente muito grande", disse ele ao “Fantástico”, ainda sob impacto da briga.

Para azar do diretor Boninho, Fani, outra veterana selecionada para o “BBB13”, escolheu justamente Aline para o primeiro paredão da edição. Única novata a se destacar, até o momento, a carioquíssima corre o risco de ser eliminada na primeira semana.

Sem Bambam e eventualmente sem Aline, o renovado “BBB13” perde boa parte do seu encanto em poucos dias.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Um ano após alta, jovem que nasceu sem língua conta história na UnB



Um ano após ter alta médica, Auristela Silva, de 23 anos, afirma que ter nascido sem língua não a impediu de viver nada. A jovem é um dos únicos três casos registrados na literatura médica, segundo o cirurgião maxilofacial que a acompanhou, Frederico Salles. A história vai ser apresentada em um simpósio na reitoria Universidade de Brasília, na tarde desta segunda-feira (14).
Em um vídeo feito para o evento (veja ao lado), o odontólogo mostra a evolução da garota, contando de 1 a 10. Os dois se conheceram em 1995, quando a dona de casa Adriana Silva pediu ajuda para a filha. Na época, a criança engolia com dificuldade, falava mal e apresentava várias lesões no rosto por não conseguir reter a saliva na boca. A alimentação até então ocorria de forma improvisada.
“É uma anomalia incompatível com a vida, e por isso você não consegue ver os casos, eles morrem antes do diagnóstico. Usamos a língua para comer e falar”, diz Salles. “A mãe foi essencial. Como a menina não engolia o leite quando nasceu, ela comprou uma mamadeira de plástico que pudesse ordenhar, alargou o bico e, com a cabecinha da criança entre os joelhos e um pouco inclinada, jogava o leite direto na garganta dela.”
Para a sobrevivência de Auristela, foram realizadas várias cirurgias. A jovem diz não guardar lembranças ruins do tratamento. Viciada em maquiagem, ela afirma que adora brigadeiro e que passeia, estuda e namora normalmente, como qualquer garota. Atualmente ela faz um curso técnico de enfermagem na Escola Superior de Ciências da Saúde.
“A época triste foi quando eu era pequena. Meus colegas me chamavam de Maria babona e nas festas juninas meu par sempre sumia. Ninguém queria dançar comigo”, lembra. “Eu me sentia triste, me arrumava toda para dançar quadrilha e chegava na hora era isso: todas as meninas bonitinhas com o seu par e eu dançando com a professora.”
A jovem conta que se prepara para iniciar um estágio em um centro de saúde e afirma não se sentir inferior a ninguém. “Eu sinto que eu sou capaz. Eu nasci assim não foi à toa, é uma oportunidade de aprendizado e eu devo dar valor à vida mesmo com todas as dificuldades. O sol nasce para todos.”
A mãe afirma sentir muito orgulho de Auristela. Segundo a dona de casa, as dificuldades ajudaram toda a família a crescer. O essencial, diz, era sempre conversar com a menina e explicar que tudo que ela enfrentava é normal, já que todas as pessoas têm alguma dificuldade.
“O primeiro momento é aquele choque, né. Você está se preparando para ter um filho perfeito e de repente você se depara com um problema que no momento é a pior coisa que pode acontecer”, conta. “Mas, por outro lado, também é bom depois de tudo você ver que você fez o melhor que você pôde. E que deu certo.”
Entenda o caso
A aglossia congênita foi citada pela primeira vez em 1718, pelo médico e botânico francês Antoine de Jussieu. Até o final de 2012 foram registrados 12 casos da deficiência. Em nove deles, ela estava associada a outras limitações, como a ausência de dedos. De acordo com o cirurgião maxilofacial, Frederico Salles, há apenas três casos em que o paciente nasceu apenas sem a língua – os outros dois ocorreram nos Estados Unidos.
Para a sobrevivência desses pacientes, são necessárias cirurgias que alarguem a mandíbula deles, além de terapias para fortalecer a musculatura da boca. “A criatividade e o amor das mães, que trazem uma força sobrenatural para buscar as soluções para as necessidades das crianças, também fazem total diferença”, explica.
O odontólogo explica que Auristela conseguiu aprender a falar porque os músculos da parte debaixo da boca dela são três vezes mais fortes que o normal e tocam os dentes. A jovem fez acompanhamento com psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista e dois cirurgiões durante 16 anos.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Itamaraty concede passaporte diplomático a dois líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus


O pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus
O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, concedeu passaporte diplomático para dois líderes da Igreja Mundial do Poder de Deus. Segundo o Itamaraty, Valdemiro Santiago de Oliveira e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira receberam o passaporte diplomático em "caráter de excepcionalidade", mas não foram fornecidos detalhes. Os pedidos foram encaminhados ao Itamaraty em 27 de novembro de 2011.

A portaria do dia 3 é assinada pelo ministro interino das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, mas foi publicada na edição de hoje (14) do Diário Oficial da União, na seção 1, página 60. O Itamaraty informou ainda que nem todos os aeroportos do mundo fazem distinções entre os detentores de passaporte diplomático e comum. Em geral, os que têm passaporte diplomático têm uma fila especial e são submetidos a regras específicas para a concessão de visto. Mas isso não é regra.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, quem tem passaporte diplomático é submetido às mesmas regras dos demais viajantes no que se refere aos tratamentos na Polícia Federal e na Receita Federal. Desde 2011, os que recebem passaporte diplomático têm o nome e o pedido publicados no Diário Oficial da União.

As regras para a concessão do passaporte diplomático são definidas no Decreto 5.978, de 4 de dezembro de 2006. O texto detalha condições para concessão de passaportes diplomático, oficial, comum e de emergência. Usado para justificar a emissão dos dois passaportes diplomáticos, o Artigo 6º, Parágrafo 3ª, permite o documento "às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do País".

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Mexicana dá à luz sêxtuplos após ter quádruplos


Enfermeira cuida de um dos sêxtuplos nascidos no México   (Foto: Enrique Castro/AFP)
Uma mexicana de 31 anos deu à luz sêxtuplos na semana passada na cidade de Morelia, após passar por uma cesariana. A mulher já havia passado por uma gestação múltipla há 12 anos, quando teve quádruplos, segundo o jornal britânico “Daily Mail”.

Salud Romero teve quatro meninas e dois meninos. Os bebês estão sendo mantidos em incubadoras, e seu estado de saúde é delicado. Eles pesam entre 566 g e 910 g, e medem apenas cerca de 30 cm.
O pai das crianças, Joshua Salinas, de 21 anos, afirmou que o casal ainda não escolheu os nomes das crianças. “Estou muito feliz, mas também preocupado com a saúde deles e como iremos nos virar financeiramente”, afirmou.
Os médicos resolveram fazer uma cesariana quando Salud estava grávida de 27 semanas devido a uma anemia e um sangramento interno.

A mãe das crianças, Salud Romero, é vista no hospital onde deu à luz no México  (Foto: Enrique Castro/AFP)

Quando teve quádruplos, há 12 anos, apenas dois dos bebês sobreviveram.  Ela teve uma outra gravidez, totalizando agora nove filhos.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Contador do grupo de Cachoeira se entrega à PF e tenta habeas corpus


Geovani Pereira, suposto contador de Carlinhos Cachoeira, se apresentou à polícia nesta manhã, em Anápolis, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)Geovani Pereira é apontado pela PF como contador
de Cachoeira (Foto: Reprodução/Facebook)
Após quase um ano foragido, Geovani Pereira da Silva, que trabalhava para o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, se entregou espontaneamente na manhã desta segunda-feira (14) à Polícia Federal em Anápolis. Ele é apontado pelas investigações da Operação Monte Carlo como o contador do grupo que comandava a exploração dos jogos ilegais em Goiás.
O advogado Calisto Abdala Neto, disse ao G1 que Geovani chegou à delegacia por volta das 9h40. Com prisão decretada desde o fim de fevereiro do ano passado e com uma condenação na Justiça Federal, ele tenta, segundo o defensor, um habeas corpus para ter o direito de responder em liberdade.
O recurso, protocolado em 14 de dezembro de 2012, pede extensão de benefício que foi dada aos outros réus do processo.

Fonte: G1/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Loco encerra ciclo no Botafogo com cavadinha, polêmicas e rescisão de R$ 1,8 milhão


Loco Abreu saiu do Botafogo e exigiu receber R$ 1,8 milhão de multa rescisória
A torcida do Botafogo ficou um pouco mais triste no último domingo, quando Loco Abreu foi apresentado pelo Nacional, no Grand Parque Central, em Montevidéu. Sua passagem pelo Alvinegro ficou marcada pela cavadinha em cima do Flamengo, na final da Taça Rio, pelas polêmicas vividas com treinadores e exigiu ressarcimento de R$ 1,8 milhão para deixar o Glorioso.

A trajetória de Loco Abreu se iniciou em 2010, quando foi campeão do Carioca ao faturara Taça Rio sobre o Flamengo. O Botafogo havia sido vice-campeão em 2007, 2008 e 2009 para seu maior rival. Uma nova derrota para o Rubro-negro seria catastrófica. Jefferson e Herrera tiveram papel decisivo, mas a grande estrela foi o uruguaio, que garantiu o triunfo com um gol de pênalti, cobrado com uma arriscada cavadinha.

A partir desse momento, Loco Abreu virou ídolo dos torcedores. O então técnico Joel Santana soube administrar alguns problemas, mas em setembro de 2010, ocorreu a primeira polêmica. O atacante não gostou de ser substituído em partida contra o Barueri e reclamou. O treinador ficou revoltado e houve uma breve discussão.

O clima ruim com o treinador durou até o Carioca de 2011, quando Joel Santana foi demitido pelo Botafogo. Com a chegada de Caio Júnior, Loco Abreu viveu grande fase. O treinador apostava no uruguaio e não houve problemas, que voltariam a ocorrer em 2012, sob o comando de Oswaldo de Oliveira.

Insatisfeito com o rendimento de Abreu, Oswaldo o colocou no banco de servas. A medida não foi bem aceita e o clima ficou pesado no Botafogo. Loco pediu e foi emprestado ao Figueirense, onde teve fraco desempenho – um gol em oito jogos. Em 2013, o comandante novamente gostaria de ter o uruguaio no banco de reservas, mas o camisa 13 pediu para sair e foi negociado em definitivo com o Nacional-URU.

“O Loco Abreu é um jogador experiente. Ele sabe o que quer e o que fazer. Voltando ao Uruguai, ao clube que gosta tanto, tem chance de ser bastante útil”, disse sem entrar em polêmicas.

Saída com rescisão de R$ 1,8 milhão

A saída de Loco Abreu no Botafogo deixou alguns torcedores decepcionados. Com contrato até agosto de 2014, o jogador teria cerca de R$ 6 milhões para receber de salário. Assim, pediu uma rescisão contratual de R$ 3 milhões, o que revoltou os dirigentes alvinegros. A diretoria ofereceu R$ 700 mil e o uruguaio e seu agente, Jorge Chijane, fizeram uma contraproposta de R$ 1,8 milhão.

Durante as negociações, Loco afirmou que não teria problema em jogar por um ano no Nacional, por empréstimo, e retornar ao Botafogo em 2014. O atacante disse que se não houvesse a rescisão, ficaria treinando em separado e recebendo seu salário. Sem saída, a diretoria aceitou a rescisão e encerrou a passagem do camisa 13 por General Severiano. Em 101 jogos, Abreu marcou 62 gols e conquistou uma Taça Guanabara, duas Taça Rio e um Campeonato Carioca.

Fonte: Uol Esporte/Cidade News itaú
Leia Mais ››