domingo, agosto 01, 2021

Vice-prefeito e presidente da Câmara de Extremoz ficam feridos após batida de carro na Grande Natal

O vice-prefeito e a presidente da Câmara Municipal de Extremoz, na região metropolitana de Natal, ficaram feridos após uma batida de carros que aconteceu na noite deste sábado (31) na rua principal do município.


Colisão deixou vice-prefeito e presidente da Câmara de Extremoz feridos — Foto: Redes sociais


O outro motorista envolvido no acidente foi levado à delegacia por apresentar sinais de embriaguez.


Izidoro Filho e Damares Sales foram socorridos ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, mas já foram liberados. O vice-prefeito terá que fazer uma cirurgia, porque quebrou o nariz. Já a vereadora teve escoriações e uma suspeita de fratura na costela.


De acordo com familiares, os dois políticos filiados ao partido Solidariedade estavam voltando de um culto, quando o Izidoro ofereceu carona à correligionária.


Os dois pararam para conversar com pessoas na praça da cidade e ainda estavam dentro do carro, quando outro veículo invadiu a contramão e bateu de frente no carro do vice-prefeito.


O acidente chamou a atenção de várias pessoas que estavam na região e acionaram a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.


A polícia constatou que o motorista que causou o acidente tinha sinais de embriaguez e conduziu o homem à delegacia de plantão da Zona Norte de Natal.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Força-tarefa criada pela Seap realiza vistorias na penitenciária de Alcaçuz; visitas são suspensas

Uma força-tarefa foi criada pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) para coordenar, fiscalizar e acompanhar revistas e procedimentos de segurança nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Durante as ações no complexo penitenciário de Alcaçuz, nesta sexta (30), as visitas foram suspensas.


Força-tarefa faz vistoria em presídio do RN — Foto: Seap/Cedida


Desde esta quinta-feira (29) o grupo faz uma revista estrutural na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. Nenhum material ilícito foi encontrado no primeiro dia.


Segundo a pasta, a força-tarefa é diretamente subordinada ao secretário da administração penitenciária, Pedro Florêncio, e tem prazo determinado de seis meses. A criação do grupo é anunciada poucos dias após 12 presos fugirem da penitenciária de Alcaçuz - a maior do estado. Foi a primeira fuga registrada na unidade após três anos.


A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) suspendeu as visitas presenciais e televisitas (visitas virtuais) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz e na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga até a finalização dos procedimentos de segurança que estão sendo atualizados.


"A medida é necessária para a realização da operação de revista estrutural e nas celas coordenada pela Força-Tarefa da Seap", informou a pasta.


A força-tarefa é composta por servidores lotados na Coordenadoria Executiva de Administração Penitenciária, Departamento de Inteligência Penitenciária, Departamento de Operações Táticas e do Gabinete de Segurança Institucional e, segundo o governo, tem como objetivo auxiliar as unidades prisionais nos procedimentos de revistas e segurança.



A secretaria considerou que a criação da força-tarefa é um "plus" oferecido às unidades prisionais e a ela cabe coordenar e fiscalizar todas as revistas estruturais e minuciosas nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. A equipe está atuando, também, para identificar eventuais fragilidades durante a realização dos procedimentos de revista.


"A atuação da força-tarefa não exime as Unidades Prisionais do cumprimento integral dos procedimentos de rotina carcerária, inclusive quanto à realização de revistas", informou a pasta.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Operação contra ligações clandestinas 'recupera' energia suficiente para abastecer São Gonçalo do Amarante por um mês

A “Operação Varredura”, que combate ligações clandestinas de energia, recuperou 12,5 milhões de kWh no primeiro semestre de 2021. Os dados são da Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern).


Cosern desativa gato de energia no distrito de Pium, na Grande Natal — Foto: Cosern/Divulgação


Segundo a empresa, o volume seria suficiente para abastecer, por um mês, um município do porte de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, ou quase 82 mil unidades consumidoras. O consumo médio de uma residência potiguar em junho foi de 153 kWh.


De acordo com a Cosern, foram realizadas diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologia para evitar fraudes.


Entre os casos de maior repercussão no primeiro semestre, técnicos da Cosern desativam 40 ligações clandestinas de energia na Ceasa, em Natal, em fevereiro, e autuaram pela segunda vez em menos de seis meses um parque de diversões que fazia uso de energia elétrica de forma clandestina em Parnamirim, em maio.


Na última terça-feira (27), equipes técnicas da concessionária voltaram às ruas e desativaram quatro fraudes e 35 ligações clandestinas de energia elétrica (o popular "gato") no Jardim Progresso, Zona Norte de Natal.


Em duas ações anteriores, nove fraudes e dez ligações clandestinas foram desativados no bairro Guarapes, Zona Oeste da capital.


De acordo com Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, as ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas até o final do ano. “Vamos investir ainda mais em tecnologia e inteligência para dificultar cada vez mais a realização desse tipo de crime”, declarou.


O gato de energia é crime e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. A Cosern afirma que, além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo.


A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.


No primeiro semestre do ano, a concessionária realizou 24.251 inspeções, identificou 2.354 irregularidades (entre fraudes e defeitos na medição). Cinco pessoas foram presas pela polícia em todo estado.


A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.


A população pode denunciar fraudes pelo telefone 116 ou no site da Cosern.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Manifestantes fazem ato a favor de Bolsonaro e do voto impresso em Natal

Manifestantes realizaram, na tarde deste domingo (1º), um protesto a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do voto impresso, em Natal.


Manifestantes fazem ato a favor de Bolsonaro e do voto impresso em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


A manifestação, realizada simultaneamente em outras cidades brasileiras, foi convocado pelo próprio presidente nas redes sociais. O objetivo é demonstrar pressão popular favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que tramita na Câmara, para que cédulas de papel voltem a ser usadas nas eleições de 2022.


Na capital potiguar, o ato começou às 15h, com a concentração na esquina das avenidas Nevaldo Rocha e Salgado Filho.


A maioria dos manifestantes usava camisetas com as cores da bandeira do Brasil. Eles carregam cartazes que pedem 'Voto impresso auditável". Os manifestantes usavam máscaras durante o ato.


Um outro grupo percorreu as ruas da capital em uma motociata em apoio ao presidente Jair Bolsonaro também no período da tarde.


Manifestantes fazem ato a favor de Bolsonaro e do voto impresso em Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


Fonte: G1

Leia Mais ››

Lei sancionada no RN proíbe apreensão de motos por falta de pagamento do IPVA

Uma aprovada na Assembleia do Rio Grande do Norte e sancionada pela governadora, Fátima Bezerra (PT), proíbe a apreensão de motocicletas de até 155 cilindradas por atraso no pagamento do IPVA, no estado.


Automóveis e motocicletas foram divididos em 702 lotes — Foto: Divulgação/Detran-RN


A Lei nº 10.963 foi publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (31) e proibidas a apreensão e a remoção de motocicletas, motonetas ou ciclomotores de até 155cc por autoridade de trânsito, em função da não identificação de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA.


De acordo com o texto da nova legislação, a proibição não se aplica às situações em que a autoridade fiscalizadora tiver um mandado judicial ou identificar a ocorrência de outras hipóteses de apreensão e remoção previstas no Código de Trânsito Brasileiro.


A lei ainda aponta que a "autoridade administrativa estadual deverá devolver veículos apreendidos até a data da entrada em vigor da lei "sem ônus para o contribuinte".


A lei já está em vigor no estado e poderá ser regulamentada pelo Poder Executivo.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe lote com mais de 62 mil doses de vacina contra Covid

O Rio Grande do Norte recebeu, na manhã deste sábado (31), um carregamento com 62.010 unidades da vacina Pfizer contra a Covid-19.


RN recebe lote com mais de 62 mil doses de vacina contra Covid — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) espera a chegada de mais 51.600 unidades da Coronavac/Butantan até o domingo (1).


Todas as vacinas do primeiro lote recebido são destinadas à primeira dose, ampliando o processo de início da cobertura vacinal no RN.


As doses de CoronaVac serão divididas entre primeira e segunda doses.


A Sesap planeja o iniciar a distribuição das 113.610 unidades aos municípios potiguares neste domingo, com suporte da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).


Fonte: G1

Leia Mais ››

São Rafael é a primeira cidade do RN a vacinar pessoas de 18 anos sem comorbidades contra Covid

A cidade de São Rafael se tornou a primeira do Rio Grande do Norte a começar a vacinar contra a Covid as pessoas de 18 anos de idade, considerada a última etapa de imunização da população adulta sem comorbidades.


Nicollas Emanoel foi o primeiro jovem de 18 anos sem comorbidades vacinado em São Rafael e no RN — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi


A aplicação da primeira dose para esse público no município começou nesta sexta-feira (30). O primeiro vacinado foi o jovem Nicollas Emanoel, que se deslocou até a Câmara Municipal de São Rafael, que é um dos pontos de vacinação.


"É um momento de muita felicidade chegar nesse momento de uma neutralidade da situação da Covid. A gente pode chegar aos poucos numa normalidade na sociedade. E é muita felicidade. Chegar aqui em São Rafael já na situação de 18 anos", falou Nicollas.


De acordo com a coordenação de imunização da Secretaria de Saúde de São Rafael, a cidade tem atualmente 77% da população vacinada com pelo menos uma das doses contra a Covid.


"Vencemos sim, mais uma batalha. Mas a pandemia não acabou e os cuidados continuam. Mas vencemos mais uma batalha nesta festa que estamos fazendo hoje", disse a secretária de Saúde Franciene Borges.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, 4.912 pessoas foram vacinadas com pelo menos uma das doses em São Rafael até esta sexta-feira (30).


"A nossa equipe de saúde foi extremamente competente. Estou muito feliz, quero agradecer a todos, desde o agente de saúde, passando pelos técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos. A toda equipe da vacinação", falou o prefeito Reno Marinho.


De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) da quinta-feira (29), São Rafael teve 987 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia e 16 mortes. Outros dois óbitos estão sob investigação.


Vacinação do RN


vacina vacinação dose imunização covid covid-19 aplicação — Foto: Divulgação/Prefeitura de Parnamirim


O RN tem atualmente cerca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose e outras 588 mil com o esquema vacinal completo (duas doses ou a Janssen, que necessita de apenas uma aplicação). Os dados são do RN+ Vacina.



Entre as principais cidades, Natal atualmente vacina pessoas de 31 anos. Já Mossoró tinha começado a aplicação em pessoas de 29, mas precisou suspender por falta de doses. Parnamirim vacina pessoas de 32 anos e São Gonçalo do Amarante imuniza pessoas de 30 anos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN vai reverter mais 27 leitos de UTI Covid para atendimento geral, diz Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (30) que vai reverter mais 27 leitos de UTI Covid para atendimento geral na próxima semana no Rio Grande do Norte.


Lyane Ramalho, Cipriano Maia, Maura Sobreira, Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN Sesap RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


De acordo com a pasta, os leitos revertidos estão nos municípios de Santo Antônio, Apodi, João Câmara, São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros.


Além disso, a pasta informou que, no dia 1° de agosto, vai encerrar o contrato com a Liga Mossoroense para manutenção de leitos exclusivos Covid.


Também em Mossoró, outros 20 leitos de UTI Covid serão desmobilizados no Hospital São Luiz. A Sesap partilhava um contrato com a prefeitura de Mossoró para leitos na unidade particular.


O motivo para a reversão e o fechamento de leitos de UTI é a menor taxa de internação e mortes no estado. Segundo o Regula RN, o estado atualmente tem cerca de 40% de ocupação dos leitos.


"Os indicadores mostram que estamos com cenário que demonstra o sucesso das iniciativas de controle, viabilizadas com a parceria com os municípios, dados que também se expressam na queda da taxa de ocupação, hoje em torno de 40%”, disse o secretário de Saúde Cipriano Maia.

Segundo a secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira, as solicitações de leitos no estado têm diminuído de forma considerável nos últimos três meses.



“Em maio tínhamos uma média de 150 solicitações de leito por dia, passando a 69 em junho e 38 em julho, o que repercute diretamente na taxa de ocupação de leitos, que se mantém em 40%”, ressaltou.


Maura lembra que neste ano o RN chegou a ter 840 leitos Covid e atualmente conta com 706 leitos destinados ao tratamento da doença.


“Isso mostra que a reversão tem sido bem executada, a modo de manter a taxa de ocupação mais baixa”, comentou. Ela pontuou ainda que todas as regiões do estado permanecerão com leitos Covid.


Mais de 90 leitos revertidos

Outras reversões já começaram a ser feitas no Rio Grande do Norte desde que os índices começaram a melhorar neste mês de julho.


O objetivo é possibilitar o atendimento a outras patologias e a retomada de cirurgias eletivas, que foram adiadas pela pandemia.


"Já foram mais de 90 leitos revertidos para leitos de UTI geral e clínicos, espalhados em várias regiões de saúde do estado. Isso tudo para que nós possamos inclusive retomar as cirurgias eletivas, atender outras demandas que estavam represadas diante da pandemia", explicou Maura Sobreira.


"Seguimos esse planejamento e a previsão é de que nos próximos 10 dias em torno de 90 leitos estejam revertidos".


Hospital Colônia Dr. João Machado teve leitos de UTI revertidos — Foto: Divulgação/Sesap


No Hospital João Machado, em Natal, já foram revertidos cinco leitos – ficando a unidade com 50 leitos de UTI Covid e 20 leitos de UTI Geral.


No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) a reversão foi de dez leitos, mesmo número do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. Em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia são cinco leitos semi-intensivos.


Apesar da melhora nos indicadores da pandemia, o secretário de Saúde alerta que não é momento de relaxar.


"Queremos alertar a população de que os cuidados precisam ser mantidos, não temos que baixar a guarda para o risco de circulação de novas variantes, como temos visto em alguns países”, falou Cipriano Maia.


Cenário epidemiológico e assistencial

Desde o início da pandemia o RN já soma 359.378 casos confirmados da doença, com 249.447 recuperados e 7.091 óbitos. Foram confirmados três óbitos nas últimas 24 horas.


Até o início da tarde desta sexta-feira a taxa de ocupação de leitos no estado estava em 39,8%, sendo a Região Metropolitana com 38,1%, Região Oeste com 44,3% e Seridó com 37% de ocupação.


O estado tem hoje 352 leitos críticos Covid e 354 leitos clínicos Covid, sendo 201 leitos críticos disponíveis e 237 leitos clínicos disponíveis.


Vacinação

O estado já recebeu até hoje 2.644.510 doses de imunizantes contra a Covid-19. O RN Mais Vacina aponta que até o início da tarde desta sexta 1.552.049 potiguares foram vacinados com a primeira dose e 587.741 com a segunda dose ou dose única, o que corresponde a 16% da população totalmente imunizada.


A subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Ramalho, destacou que a Sesap mantém o intenso trabalho de monitoramento diário de novos casos da doença e reforçou que é essencial a imunização com a duas doses.


“A aplicação da segunda dose é uma pauta importante e voltamos a clamar às pessoas para que busquem a D2 para completarem o esquema vacinal”, disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN anuncia criação de Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação

O governo do Rio Grande do Norte vai criar o Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN).


Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi


O projeto faz parte do Programa Nova Escola Potiguar, que foi anunciado nesta sexta-feira (30) e prevê a construção de 10 novas escolas, a reforma de pelo menos 60 e a recuperação de outras 100 em todo o estado até o final de 2022.


O programa terá um recurso de aproximadamente R$ 400 milhões. Deste valor, R$ 280 milhões são em precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundef). Os outros R$ 120 milhões são recursos próprios do Governo do Estado.


O Programa Nova Escola Potiguar possui cinco eixos, sendo o primeiro deles o IERN, que terá o mesmo modelo dos Institutos Federais (IFs), segundo o Executivo. Os novos campi serão construídos e mantidos pelo Estado.


Os primeiros municípios a receberem unidades do IERN serão: Natal, Touros, São José de Mipibu, Tangará, Santana do Matos, Jardim de Piranhas, Campo Grande, Umarizal, Alexandria, São Miguel, Mossoró e Areia Branca.


Governo do RN anuncia criação de Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação — Foto: Reprodução


"A educação é o maior e mais importante passaporte para a conquista da cidadania. É ela que possibilita a compreensão das questões sociais, que nos ensina e nos prepara para o exercício dos direitos civis e políticos. É ela que nos prepara para a vida, para o mundo. Cabe ao poder público garantir essa educação como um direito. Esses R$ 400 milhões são pra serem aplicados agora em 2021 e 2022, e 'ai' do secretariado que não der conta", disse a governadora Fátima Bezerra.


"Isso que estamos chamando de revolução é um novo conceito de educação no RN. Um conceito construído a muitas mãos, com novas concepções", acredita o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques.


Etapas do projetos

O segundo eixo do programa é a construção de 10 novas escolas-padrão.


Já o terceiro eixo é chamado de "Geração Conectada", um programa pedagógico com foco na inovação. A promessa é disponibilizar novos laboratórios de informática nas escolas, internet banda larga em todas as unidades e equipamentos, como tablets, para os estudantes.


O quarto eixo é a modernização da gestão escolar, visando a valorização e a capacitação dos profissionais em educação, com programas de formação inicial e continuada com foco na aprendizagem e na melhoria dos recursos para esses profissionais.


"Estou muito feliz, porque sei a importância dessas escolas para os municípios onde elas serão instaladas. Eu sei, principalmente, da importância dela para um estudante pobre, que não pode se deslocar para outros locais em virtude da sua situação financeira. Há 50 anos eu tive que me deslocar da minha cidade, Campo Grande, para estudar na Ufersa. Então, eu quero expressar a minha alegria, satisfação e gratidão pela implantação desse Projeto que, com certeza, irá transformar a educação desse estado", falou Bibi de Nenca, prefeito do município de Campo Grande, uma das cidades beneficiadas.


Governo do RN anuncia criação de Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação — Foto: Reprodução


O governo também promete desenvolver ações para a superação do analfabetismo no estado. "Já diminuiu, porque cada ano a gente diminui um pouquinho. Mas, agora, temos um programa para isto", contou o secretário de educação.


A estudante Alana Carolina, presidente da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), comemora a iniciativa. "A gente vê, diariamente, milhares de estudantes querendo entrar para o Instituto Federal. A partir de hoje, a gente vai ver estudantes querendo entrar para o Instituto Estadual. Isso é uma grande conquista".


Fonte: G1

Leia Mais ››

Descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados pode gerar punições a partir deste domingo

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras sobre os uso dos dados pessoais dos brasileiros, está em vigor desde setembro de 2020. Mas só a partir deste domingo (1º) a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) poderá aplicar sanções a quem descumprir.


LGPD tem objetivo de proteger dados de cidadãos — Foto: Franck/Unsplash


O prazo quase um ano foi determinado pelo Congresso para dar tempo de as empresas se adequarem à lei e para que a ANPD, órgão ligado à Presidência da República e formado em outubro de 2020, pudesse regulamentar algumas regras.


Apesar do fim desse período, especialistas ouvidos pelo G1 dizem que o órgão deve ter uma atuação "educativa" neste início. Por isso, as primeiras ações da ANPD contra denúncias sobre o uso irregular de dados devem ser de advertir as empresas – o tipo mais brando de sanção.


Uma resolução do órgão indicou que as penalidades serão aplicadas de forma "escalável", subindo de degrau em degrau, levando em consideração a gravidade do casos.


As multas ainda devem demorar para ocorrer porque não foi publicado o documento que estabelece como elas serão calculadas.

Hoje, dados pessoais são requeridos em diversas atividades do dia a dia. Qualquer empresa ou entidade que realiza cadastros com nome ou um documento de um cidadão, seja ele feito pela internet ou não, precisa seguir a LGPD, até mesmo órgãos ligados ao governo – que não podem ser multados, mas estão sujeitos a outras sanções. Veja ao fim da reportagem como denunciar.


Quais são as punições?

Caso haja descumprimento das regras, a ANPD pode abrir um processo administrativo, que pode culminar em uma penalização:


advertência;

publicidade da infração, que funciona como uma maneira de alertar a sociedade de que determinada empresa desrespeitou as regras;

multa simples, de até 2% do faturamento da empresa e que pode chegar a, no máximo, R$ 50 milhões por infração;

multa diária;

bloqueio dos dados pessoais referentes a infração;

eliminação dos dados pessoais referentes a infração;

suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados pessoais referentes a infração pelo período máximo de 6 meses, que pode ser estendido por outros 6 meses;

proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados.

As empresas poderão se defender caso sejam processadas.


Se forem multadas, o valor não será pago para as pessoas que tiveram seus dados gerenciados de forma incorreta. Ele será destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), que financia projetos que tenham como objetivo reparação de danos ao consumidor, meio ambiente, patrimônio e outros.


Além disso, a multa não é a penalidade mais severa. O advogado e professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Danilo Doneda, apontou ao G1 que uma sanção que obrigue uma empresa a interromper o uso de determinados dados pode ser mais efetiva do que a punição em dinheiro, já que irá interromper potenciais abusos no uso dessas informações.


Primeiro passo deve ser advertência

A ANPD irá seguir algumas diretrizes para aplicar sanções. Essas normas foram submetidas à consulta pública, mas ainda não foram publicadas.


A diretiva indica que as penalidades devem ser dadas em forma de pirâmide, como explica João Victor Archegas, pesquisador de direito e tecnologia do ITS-Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade).



"Vai começar com advertência e, a depender da extensão do dano, a depender também do tamanho do controlador [a empresa ou órgão que gerencia os dados] envolvido naquela violação, você começa a subir", afirmou.


O professor Danilo Doneda ressaltou que ainda faltam alguns passos até que as primeiras multas apareçam.


"A própria lei fala que, antes aplicar multa, a ANPD vai ter que publicar um documento dizendo como que será feito o cálculo das sanções em dinheiro. Enquanto isso não for feito, é bem pouco provável que [a autoridade] aplique multa, porque depois é fácil contestar", disse Doneda.


Em nota ao G1, a ANPD disse que a metodologia para o cálculo ainda será submetida à consulta pública e que não há um prazo para isso ocorrer.


Apesar disso, Doneda indicou ainda que, a partir de agora, o período de adaptação das empresas acabou e que qualquer infração à LGPD poderá gerar processos administrativos a partir da autoridade.


Archegas, do ITS-Rio, apontou que a ANPD não existe somente para aplicar sanções, mas tem o papel de educar a população sobre a importância da proteção de dados no dia a dia, publicar orientações de boas práticas de segurança e garantir que a proteção de dados continue se fortalecendo no país.


A ANPD está pronta?

A estrutura da ANPD foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto de 2020, e estabeleceu 36 cargos para o órgão.


Ao G1, a assessoria de imprensa da autoridade indicou que os responsáveis por monitorar o cumprimento da lei, receber denúncias e aplicar as sanções fazem parte da Coordenação-Geral de Fiscalização, setor com 3 cargos previstos no decreto, que já estão preenchidos.


O pesquisador João Victor Archegas indicou que a autoridade avançou em sua estrutura interna e está em contato com a sociedade, pesquisadores e tem publicado suas resoluções pra consulta pública.


"A tendência é que partir de 1º de agosto a ANPD tenha fôlego pra fazer valer todos os dispositivos da lei. É óbvio que, como qualquer outro órgão público, isso vai ser muito gradual e vai depender também da demanda", disse.


Para o professor Danilo Doneda, o órgão, com 36 servidores, ainda é muito pequeno se comparado com autoridades equivalentes de outros países, embora faça uma ressalva.


"Essas comparações são sempre difíceis de fazer. Cada país tem suas diferenças, cada lei também. Mesmo dando todos os descontos, é difícil imaginar que ANPD tenha gente suficiente para dar conta de um volume um pouco maior de reclamações. A gente pode falar isso com segurança, que tamanho ainda é uma coisa que preocupa", afirmou.


A ANPD é um órgão ligado à Presidência da República e ainda não tem orçamento próprio – esse, inclusive, é um dos objetivos listados na agenda da autoridade. Por isso, não há autonomia para adicionar novos servidores.


Posso fazer denúncias?

Sim, a ANPD recebe denúncias sobre o uso indevido de dados, mas existem dois sistemas separados para o envio dessas reclamações:


Na página inicial da ANPD, há um link de "Denúncia" que leva ao sistema Fala.BR. Nele, o cidadão indica que quer enviar uma manifestação para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e descreve o problema;

Há ainda uma página dedicada para "Reclamações" que indica a utilização do sistema de Peticionamento Eletrônico, que permite o envio de documentos de forma digital.

As denúncias podem ser feitas caso o cidadão acredite que seus dados estejam sendo utilizados indevidamente.


Mas há uma regra: é preciso tentar um contato direto com o controlador dos dados, ou seja, a empresa que está armazenando ou utilizando suas informações. É preciso comprovar a tentativa de contato ao fazer uso do sistema de Peticionamento Eletrônico, incluindo capturas de tela de e-mails não respondidos, por exemplo.


"Se não conseguir resolver, aí envia uma reclamação diretamente pra ANPD, que pode entrar em ação", disse João Victor Archegas.


Em casos de vazamentos de dados, a ANPD recomenda ainda que seja registrado um boletim de ocorrência.

Somente a ANPD pode atuar em questões de proteção de dados?

Não. O professor Danilo Doneda explica que existem temas que são somados à proteção de dados, como é o caso do direito do consumidor.


A ANPD não destina valores de multas para as pessoas. Se um cidadão se sentir prejudicado e quiser buscar uma indenização, ele poderá procurar órgãos de defesa do consumidor ou a justiça para a reparação de danos.


Nesses casos, só há direito à indenização caso fique comprovado algum prejuízo sofrido.


É por isso que as multas previstas na LGPD só poderão ser aplicadas agora, mas a Justiça já condenou empresas tendo a lei como referência para as suas decisões.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Exame do IML do DF constata 'ausência de lesões recentes' nas mãos, dedos e punhos no marido de Joice Hasselmann

O laudo do exame de corpo de delito feito no marido da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) constatou "ausência de lesões recentes". O exame do Instituto de Medicina Legal (IML), do Distrito Federal, foi realizado nas mãos, dedos e punhos do médico Daniel França Mendes de Carvalho, para verificar se ele tinha ou não hematomas provocados por algum confronto físico.


Joice Hasselmann e marido, Daniel França, negam violência doméstica em coletiva de imprensa — Foto: TV Globo/Reprodução


A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O exame foi em 26 de julho, nove dias após o incidente ocorrido no imóvel, na madrugada de 18 de julho. O resultado do laudo saiu na última sexta-feira (30). A solicitação da análise ocorreu após insinuações nas redes sociais de que Daniel poderia ter agredido a esposa.


"Eu nunca agredi ninguém, nunca dei um tapa em ninguém, nem um murro em ninguém. Não tenho nenhum motivo para fazer isso, eu jamais faria isso", disse Daniel em coletiva de imprensa no domingo (25), ao lado da mulher.


A deputada disse que acordou com dentes quebrados, fraturas e marcas de sangue no chão do apartamento funcional onde mora, na capital, mas não lembra de como ocorreu. Já o esposo, afirma que estava dormindo em um quarto separado e não viu nem escutou nada.



Joice informou na tarde deste domingo (1º) que recebeu "com naturalidade" o resultado negativo do exame do corpo de delito do marido. "O laudo comprova, com respaldo técnico, que ele é inocente diante de acusações precipitadas e propagadas de maneira irresponsável nas redes sociais".


E complementou:


"Ataques feitos de maneira gratuita e que, como mulher, me entristeceram, sobretudo neste momento tão delicado". A parlamentar ainda disse acreditar no trabalho da polícia e que aguarda "a continuidade das investigações".


Uma perícia feita pelo Departamento de Polícia Legislativa (Depol) da Câmara dos Deputados, em câmeras de segurança, concluiu que nenhuma pessoa estranha entrou no apartamento funcional onde Joice Hasselmann mora, em Brasília, entre os dias 15 e 20 de julho.


A parlamentar aponta fragilidade na segurança dos imóveis funcionais no DF.


"Espero que meu caso seja um ponto de partida para que os imóveis funcionais da Câmara, especialmente das mulheres, tenham mais segurança. A vulnerabilidade ficou comprovada diante da falta de câmeras nas escadas, corredores e entradas dos apartamentos", disse Joice.


Além da Depol, a Polícia Civil do DF e a Polícia Federal investigam o caso.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Desaparecido há meses, polícia encontra corpo de idoso enterrado em quintal e sobrinha confessa homicídio

Há meses desaparecido, um idoso, de 65 anos, foi encontrado morto e enterrado no quintal da casa em que ele morava, neste sábado (31), em Sidrolândia (MS), a 69 km de Campo Grande. Após buscas, a sobrinha da vítima, de 48 anos, que disse que morava com o tio, confessou o homicídio.


O caso chegou à polícia do município por uma denúncia anônima. De acordo com a guarnição, o idoso estava desaparecido há quase um ano (não souberam precisar desde quando a vítima estava sumida) e durante as investigações, levantaram dados que apontaram de que alguém da família poderia ter matado e ocultado o cadáver na própria residência do senhor.


Ao chegarem na casa da vítima, a polícia identificou que a sobrinha da vítima já não residia na mesma casa. De acordo com o Boletim de Ocorrência, a polícia foi de encontro da mulher, que confessou o crime.


À polícia, a sobrinha da vítima, de 48 anos, disse que além dela, moravam na residência o irmão dela e a família do ex-namorado. Ao retornarem à residência do idoso, a sobrinha apontou onde ela e o ex-namorado, de 36 anos, enterram o corpo do idoso.


De acordo com o depoimento da autora, ela disse que matou o tio pois ele teria iniciado uma briga com o pai dela, e no momento da discussão ela teria pegado um martelo e desferido vários golpes na cabeça do idoso, que morreu no local. Com a ajuda do ex-namorado, eles cavaram uma cova rasa e enterraram o corpo do idoso aos fundos da residência.



A mulher, de 48 anos, e o namorado, de 36, foram apontados como autores e o Boletim de Ocorrência foi registrado como "Destruição, subtração ou ocultação de cadáver"; e "Homicídio simples".


Corpo foi encontrado no quintal da casa da vítima, em Sidrolândia (MS). — Foto: PMMS/Reprodução


Fonte: G1

Leia Mais ››

Adolescentes morrem após colocar fogo em madeira dentro de quarto para tentar combater frio em MG

Dois adolescentes de 15 e 17 anos morreram tentando se aquecer contra o frio após acender um tambor de madeiras dentro do quarto na noite de sexta-feira (29), em Ouro Fino (MG). Segundo a Polícia Militar, o médico do Samu constatou que as mortes de Daniel Bernardes da Silva e Luiz Gustavo Teodoro da Silva aconteceram por asfixia, uma vez que passaram a noite se intoxicando com a fumaça da madeira.


Luiz Gustavo e Daniel morreram após colocar fogo em madeira dentro de quarto para tentar combater frio em MG — Foto: Arquivo pessoal/Funerária


A ocorrência aconteceu no bairro Residencial Gargatá. Daniel e Luiz Gustavo estavam na casa com mais dois jovens de 19 e 21 anos. Eles são irmãos de Gustavo. Daniel era amigo e vizinho dos três irmãos.


A PM contou que os jovens colocaram um tambor com madeira dentro do quarto e atearam fogo para tentar se aquecer contra o frio. Eles dormiram com o tambor aceso.


O pai dos três meninos contou aos policiais que sentiu falta deles, porque não atendiam ao telefone. Ele e a esposa estavam em um sítio, onde trabalham como caseiros, e por isso não estavam em casa durante a noite.


Quando retornaram, o homem viu que a casa estava com fumaça. Ao entrar no quarto, encontrou os quatro meninos desacordados em dois colchões junto com o tambor e as madeiras.



Ele acionou o Samu, que prestou socorro a dois dos meninos que estavam intoxicados, por terem passado a noite inalando fumaça. Eles foram encaminhados para o hospital de Pouso Alegre (MG).


O médico do Samu constatou a morte de Daniel e Luiz Gustavo por asfixia. A perícia da Polícia Civil foi acionada. Os corpos foram encaminhados para o IML. O enterro dos adolescentes foi realizado às 17h no cemitério municipal.


A Polícia Civil informou que aguarda a conclusão do laudo final de necropsia para confirmar a causa da morte dos adolescentes.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Polícia investiga morte de menina de 15 anos após suposto encontro em SP

A Polícia Civil informou neste domingo (1º) que investiga a morte de uma jovem, de 15 anos, em Cubatão (SP), após ela ter sofrido uma parada cardiorrespiratória. A vítima foi levada à unidade de saúde por um homem, de 26 anos, que relatou que estava mantendo relações sexuais com ela.


Jovem morreu aos 15 anos em Cubatão, SP — Foto: Arquivo Pessoal


O G1 apurou que a família não tinha conhecimento da estudante ter nenhuma doença pré-existente ou relacionamento com o rapaz que a levou para atendimento médico.


De acordo com a Polícia Civil, a adolescente morreu às 1h20, na Rua Vereador Sônio Célio, no Parque São Luís. Policiais militares foram até à UPA Jardim Casqueiro quando receberam a informação que uma adolescente teria dado entrada na unidade após sofrer agressão física. Porém, no local, os enfermeiros relataram que a jovem não apresentava sinais de violência.


Além disso, os enfermeiros explicaram que a jovem foi levada até o local por um auxiliar de serviços gerais, de 26 anos. Ela estava inconsciente porque sofreu uma parada cardiorrespiratória e apresentava sangramento nas partes íntimas.



Segundo a polícia, o auxiliar relatou que estava com a jovem dentro do carro e ambos mantinham relação sexual. O homem afirmou ainda que, em determinado momento, ele percebeu que a vítima estava desfalecida, com as mãos contorcidas para trás e os lábios e pele pálidos.


Em nota, a Prefeitura de Cubatão reforçou que jovem foi levada à UPA do Jardim Casqueiro já desacordada, em parada cardíaca respiratória. Conforme protocolo, foi iniciada a reanimação, porém, ela não resistiu.


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram solicitados exames periciais e o caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia Sede de Cubatão.


A morte da adolescente causou comoção em amigos, familiares e moradores de Cubatão, que prestaram homenagens à vítima e condolências a família, por meio das redes sociais. Amigos da jovem destacaram em suas postagens que ela era estudiosa, dedicada, alegre e querida por todos.


A Polícia Civil está aguardando a vinda dos laudos, que há possibilidade de chegarem ainda nesta segunda-feira (2), para identificar a causa da morte. As diligências estão em andamento e serão ouvidos familiares da vítima, além outras eventuais testemunhas. De acordo com a polícia, maiores informações serão fornecidas posteriormente.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Avião com 324 kg de cocaína é interceptado pela FAB e PF em RO; aeronave não tinha plano de voo

Um avião que transportava 324 kg de cocaína foi interceptado enquanto fazia um voo clandestino entre Machadinho D'Oeste (RO) e Colniza (MT). A interceptação foi feita pela Polícia Federal (PF) e Força Aérea Brasileira (FAB).


Avião foi interceptado após entrar no espaço aéreo de Rondônia sem plano de voo — Foto: PF/Divulgação


Segundo informações da PF, a FAB identificou que uma aeronave sem plano de voo havia entrado no espaço aéreo rondoniense e os caças da Força Aérea passaram, então, a seguir o avião e determinaram que o piloto pousasse.


O avião, do modelo Cessna 182P, pousou em uma pista localizada no meio da floresta em Rondônia. Ao revistarem a aeronave, os policiais encontraram 324 quilos de cocaína (em formato de tabletes) dentro de sacos.


A droga foi então apreendida e o piloto conseguiu fugir da polícia pelo meio da mata. A suspeita é que a aeronave tenha vindo da Bolívia.


Droga foi apreendida e o piloto preso por tráfico internacional — Foto: PF/Divulgação


Segundo a PF, a ação também teve o apoio do GEFRON de Mato Grosso. "Essa atividade faz parte de esforço conjunto e integrado das forças envolvidas para a repressão a voos ilícitos de pequenas aeronaves carregadas com drogas oriundas dos Países produtores vizinhos", informou a PF.


Cocaína foi encontrada após avião pousar em pista no meio da floresta — Foto: PF/Reprodução


Fonte: G1

Leia Mais ››

Coveiro é preso por tráfico de drogas e venda de armas dentro de cemitério em Buenos Aires

Um coveiro de 39 anos foi preso por tráfico de drogas e venda de armas de fogo dentro do cemitério onde trabalhava, em Buenos Aires, na Zona da Mata de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, Fábio José da Silva foi preso após a Justiça do município expedir um mandado de prisão preventiva contra ele.


Coveiro foi levado para a Delegacia de Polícia em Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Reprodução/Google Street View


A prisão ocorreu no sábado (31), mas foi confirmada pela polícia neste domingo (1º). O coveiro era investigado desde dezembro de 2020 por utilizar o cemitério do distrito de Lagoa do Outeiro como ponto de tráfico de drogas e venda de armas.


Além desses crimes, Fábio José da Silva também responde na Justiça por duas tentativas de homicídio em Buenos Aires e outra em Carpina, outra cidade da Zona da Mata de Pernambuco.


O coveiro foi preso na zona rural de Buenos Aires, no mesmo distrito em que fica o cemitério onde ele trabalhava. O cumprimento do mandado de prisão foi comandado pelo delegado Thiago Henrique.


Fábio José da Silva foi levado à Delegacia de Nazaré da Mata e depois foi encaminhado para audiência de custódia, em que um juiz vai decidir se o coveiro responde ao processo em liberdade ou se segue para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.



O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para saber o resultado da sessão, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.


Fonte: G1

Leia Mais ››