sexta-feira, fevereiro 09, 2024

Idoso de 72 anos é atropelado e morto por caminhão enquanto pedalava na zona rural de Mossoró


O agricultor Francisco Bezerra Dantas, de 72 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão tanque.


O sinistro ocorreu no final da manhã desta sexta feira 9 de fevereiro de 2024, na RN 013 no Assentamento Jurema zona rural de Mossoró.


De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a vítima pedalava sua bicicleta ao lado de um filho de 14 anos, sentido BR 304, quando foi atropelado por caminhão tanque, que segui no mesmo sentido.


Francisco Bezerra, foi pego no acostamento da via  e arremassado cerca de 30 metros, tendo morte instantânea.


O filho dele nada sofreu.  O motorista do caminhão atropelador permaneceu no local e depois encaminhado para depoimento na POlícia Civil.


O corpo de Francisco Bezerra Dantas, foi recolhido após a perícia e encaminhado para o Instituto Médico Legal, onde passará por exames necroscópicos e depois será liberado para seus familiares.





Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Médico cardiologista morre enquanto se exercitava em academia de Mossoró no Oeste Potiguar


O médico cardiologista Gilmar Nascimento, de 52 anos, morreu na manhã desta sexta-feira 09 de fevereiro de 2024, durante  exercícios físics em uma academia na cidade de Mossoró, região Oeste Potiguar.


Segundo informações, confirmadas pelo consultório do cardiologista, o médico passou mal e foi levado as pressas para o Hospital onde tentaram reanimá-lo por vários minutos, mas infelizmente o profissional da medicina acabou indo a óbito.


Parentes e amigos estão inconsoláveis com a morte repentina do cardiologista, que era bastante conhecido em Mossoró. Ainda não informações oficiais, quanto as causas da morte.


Fonte: Fim da Limha

Leia Mais ››

Motociclista morre após colisão com carro na RN 263 no município de Afonso Bezerra na região Central Potiguar


Um trágico acidente de trânsito foi registrado na noite desta quinta feira 08 de fevereiro de 2024, na rodovia estadual RN 263 no município de Afonso Bezerra na região Central do Rio Grande do Norte.


De acordo com informações da Polícia Militar, Wagner Aldemberson Batista trafegava de moto quando ocorreu a colisão com um carro do tipo Fiat Palio Weekend Adventure, de cor branca, que presta serviço a prefeitura daquele município


O impacto batida foi tão forte que a moto foi lançada a alguns metros para dentro do matagal, as margens da RN. O condutor da motocicleta teve morte instatânea. Polícia Militar isolou a área do acidente até a chegada das equipes da Polícia civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para os procedimentos no local.


Após os procedimentos de perícia, o corpo da vítima foi recolhido para exames no IML da unidade pericial em Mossoró. As causas do acidente ainda não foram divulgadas pela Polícia Civil, que vai investigar o caso.




Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Após reunião com o governo, policiais civis suspendem paralisação das diárias operacionais

Policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram interromper o movimento da paralisação das diárias operacionais e retornar ao serviço extraordinário — Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi

Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram interromper o movimento da paralisação das diárias operacionais e retornar ao serviço extraordinário. A decisão foi tomada em assembleia após uma reunião com representantes do governo do estado na tarde desta sexta (9).


A paralisação começou na última quarta-feira e suspendeu o atendimento ao público em delegacias, investigações, cumprimento de intimações e outras demandas administrativas.


De acordo com o Sinpol, representantes do Executivo informaram e colocaram em documento assinado que, na próxima quinta-feira (15), o governo vai sentar para resolver a situação do Crédito Remuneratório Individual (CRI/antigo ADTS) dos policiais civis, que atualmente é alvo de uma demanda judicial.



"A resolução desse problema do CRI é uma das maiores urgências, pois ela pode implicar em redução de salário", comenta Nilton Arruda, presidente do Sinpol.


Segundo ele, o Estado também se comprometeu a retomar as tratativas do auxílio-alimentação.


"O governo informou que já enviou à Assembleia Legislativa o projeto do auxílio-fardamento e, na próxima semana, retomará a negociação do auxílio-alimentação. Então, esperamos concretizar também este ponto da pauta de reivindicações", ressalta.


O governo já havia confirmado também que as nomeações dos formados na segunda turma do Curso de Formação serão feitas no dia 21. O quantitativo de nomeados, no entanto, ainda não foi definido.


Diárias operacionais

De acordo com o Sinpol, devido ao baixo efetivo, a Polícia Civil do RN tem muitas delegacias que só conseguem funcionar por causa da voluntariedade dos servidores, que aceitam trabalhar além da carga horária estabelecida em lei em troca do recebimento de diárias operacionais.


"Sem a realização das diárias operacionais por parte dos policiais civis, a funcionalidade da Polícia Civil estará comprometida", diz o Sinpol.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carro é arrastado para dentro de rio, ruas ficam alagadas e árvores caem durante fortes chuvas em Mossoró

Carro é arrastado para dentro de rio durante fortes chuvas em Mossoró — Foto: Reprodução

Um carro foi arrastado para dentro de um rio, ruas ficaram alagadas, e pelo menos 9 árvores caíram durante as fortes chuvas que caíram na tarde desta sexta-feira (9) em Mossoró.


O pescador Iago Ferreira relatou que a água subiu rápido no bairro Paredões e não deu tempo de tirar o carro dele do alagamento. "Não deu tempo de tirar o carro e a correnteza levou pra dentro do rio", disse.


No mesmo local os moradores chegaram a amarrar outro carro pelos pneus para que ele não fosse arrastado pela água. "Foi tudo muito rápido e a gente fez o que dava pra evitar que a água levasse mais esse carro pra dentro do rio. A enxurrada estava grande", contou o pintor Leonardo Ferreira.


Já no centro da cidade, na Rua Jerônimo Rosado, um veículo ficou preso em um alagamento. No bairro Alto de São Manoel parte de uma árvore caiu em cima de um carro que passava pelo local.


A Defesa Civil municipal informou que 9 árvores caíram por causa da chuva.


Parte do muro de uma igreja evangélica desabou com a força da correnteza da água que se acumulou na Avenida Leste Oeste.


De acordo com o Centro de Monitoramento da Ufersa, choveu em quarenta minutos cerca de 26 milímetros em Mossoró. Mas, de acordo com a Emparn, a chuva está dentro do previsto para o mês de fevereiro no município.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Número de casos prováveis de dengue aumenta 80% no RN e Sesap instala 'sala de situação' para monitorar a doença

Secretaria Estadual de Saúde instala 'sala de situação' para monitorar casos de dengue no RN — Foto: Divulgação/Assecom

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) instalou nesta sexta-feira (9) a Sala de Situação das Arboviroses (SEArbo) para monitorar os casos de dengue, zika e chikungunya no RN.


O instrumento vai reunir e coordenar as ações de todas as áreas técnicas da Sesap no enfrentamento ao quadro das doenças, tratando dos eixos da assistência, vigilância epidemiológica, controle vetorial, interface com a sociedade, pesquisa e resposta.


De acordo com o primeiro boletim epidemiológico do estado, que contempla as cinco primeiras semanas do ano, já foram registrados 757 casos prováveis de dengue no RN. O número é mais de 80% superior ao mesmo período observado em 2023, o que acende um alerta nas autoridades sanitárias.


Considerada pelo Ministério da Saúde como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.


A secretária estadual de Saúde Pública, Lyane Ramalho, lembrou que o aumento de casos já era previsto pelo Ministério da Saúde, que vem realizando reuniões sistemáticas, em especial com estados com previsão de chuvas e temperaturas elevadas.


“Desde novembro a Sesap tem orientado ações preventivas nos municípios que tiveram maior incidência de dengue em anos anteriores, ressaltando a importância da educação com agentes comunitários de saúde e agentes de endemias”, disse.


Inicialmente, a Sala de Situação terá reuniões semanais para avaliação de cenário e planejamento de ações estratégicas, com um acompanhamento diário da situação, evolução dos casos notificados e demais aspectos. O grupo também passa a fazer a articulação com gestores municipais e demais órgãos e entidades do poder público, assim como elaborar relatórios técnicos sobre a situação epidemiológica e das ações em curso, além de divulgar à população informações sobre a situação epidemiológica e assistencial no estado.


Vacinação

Nesta quinta-feira (8) a governadora Fátima Bezerra anunciou que o estado recebe no próximo dia 15 de fevereiro o primeiro lote da vacina contra a dengue, a QDengua. "Serão 33.310 frascos que serão distribuídos para 19 municípios prioritários, sendo 5 da região metropolitana de Natal e 14 municípios da região Oeste", postou a gestora.


As doses devem ser aplicadas em duas fases, inicialmente em crianças de 10 a 14 anos, conforme definido pelo Ministério da Saúde.


Confira os municípios do RN que vão receber a vacina da dengue:


Natal

Parnamirim

Extremoz

São Gonçalo do Amarante

Macaíba

Mossoró

Baraúna

Apodi

Upanema

Tibau

Governador Dix-Sept Rosado

Felipe Guerra

Caraúbas

Serra do Mel

Areia Branca

Messias Targino

Grossos

Janduís

Campo Grande

Centro de Operações de Emergência

O Governo também pretende instalar nos próximos dias o Centro de Operações de Emergência de Arboviroses (COE). O mecanismo visa reunir entes que atuam além da saúde pública para o enfrentamento da dengue no RN. O objetivo central do COE é expandir, de forma conjunta, as ações para áreas como a infraestrutura, educação, segurança, entre outras, ampliando assim a capacidade de atuação do poder público na proteção à população.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Governo do RN antecipa salário de fevereiro de parte dos servidores

Governadoria do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Governo do RN antecipou para este sábado (10) o início do pagamento do mês de fevereiro, antes agendado para o próximo dia 15.


Receberão integralmente os salários quem ganha até R$ 4 mil (bruto) e toda a categoria da Segurança Pública. Ao todo, serão 56 mil pessoas beneficiadas e mais de R$ 210 milhões depositados na conta dos servidores.


Servidores que ganham acima desse valor, além dos lotados em órgãos que possuem arrecadação própria, receberão os vencimentos integralmente no dia 29 de fevereiro. Ao todo, a folha total de pagamento para este mês é de R$ 775 milhões.


Cronograma

Em 2024, o calendário de pagamentos do funcionalismo estadual começou a funcionar de forma diferente dos anos anteriores. Os vencimentos passarão a ser depositados nas contas dos trabalhadores no dia 30 de cada mês.


No entanto, existe uma regra de transição para os servidores civis e militares da Segurança Pública, ativos e inativos, e servidores que recebem até R$ 4 mil, os quais receberão de forma antecipada no decorrer do ano até o mês de novembro. Os demais receberão o salário no fim do mês.


A partir de dezembro, todo o funcionalismo receberá o salário de forma integral no fim do mês, garantindo a isonomia no pagamento dos servidores.


Fonte: g1

Leia Mais ››

UERN prorroga inscrições para concurso público com 106 vagas até 6 de março

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) — Foto: Wilson Moreno

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) prorrogou as inscrições do concurso público que oferta 106 vagas efetivas na instituição até o dia 6 de março. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (9) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), trazendo retificações no edital.


As inscrições estavam prevsitas para encerrar na quinta-feira (8). O edital foi lançado em janeiro deste ano.


As inscrições devem ser feitas no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) - e a taxa pode ser paga até 7 de março. A publicação da lista preliminar de inscritos está prevista para ser divulgada no dia 20 de março.


Os valores das inscrições são:


R$ 250 – Para cargos do Magistério

R$ 180 – Para cargos de Nível Superior

R$ 120 – Para cargos de Nível Médio

Vagas

As 106 vagas são para cargos de magistério (66 para docentes) e técnicos de níveis superior e médio (40). Os cargos para nível superior são para advogado, instrutor musical e instrutor de libras.


O certame será realizado e coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), juntamente com a Comissão Central de Concurso (CCC - UERN).


A previsão, segundo o cronograma, é que as provas objetivas para os cargos de técnicos de nível médio e nível superior e as provas discursivas para o cargo de docente sejam aplicadas no dia 21 de abril.


Os candidatos aprovados e classificados, dentro e além do número de vagas efetivamente disponibilizadas, poderão ser lotados, segundo adequação administrativa, em qualquer dos Campi da UERN localizados nas cidades de Mossoró, Natal, Caicó, Patu, Assu e Pau dos Ferros.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Infestação de lagartas atinge plantações de mandioca em cidade do interior do RN

Mandarová-da-mandioca atinge plantações em Lagoa Nova — Foto: Divulgação

Plantações de mandioca na cidade de Lagoa Nova, na região Seridó do Rio Grande do Norte, sofrem com uma infestação de lagartas. O problema começou nesta semana e foi registrado pelos agricultores.


De acordo com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), a lagarta é da espécie mandarová-da-mandioca, considerada a principal praga que atinge esse tipo de plantação.


Segundo o Emater - que enviou uma equipe para avaliar o cenário na região -, essa infestação pode ocorrer em qualquer época do ano, mas costuma acontecer antes de períodos chuvosos e de seca.


A Secretaria de Agricultura de Lagoa Nova informou que a cidade passa por um período de estiagem e que não chove na cidade há cerca de 30 dias, que pode ter contribuido para a proliferação da praga.


A mandioca é o principal cultivo da agricultura na cidade de Lagoa Nova, segundo a prefeitura. Os agricultores atingidos pela praga contaram que colheita estava prestes a ser feita após 11 meses, mas que, diante do problema, foi necessário o adiamento por mais dois meses.


Os trabalhadores estimam uma perda de cerca de 10% da produção total, além dos custos financeiros a mais para limpeza do terreno. Eles disseram que não é a primeira vez que isso ocorre. Além das plantações, as lagartas chegaram a entrar nas residências.


Diante da dificuldade para eliminação imediata da praga, a Emater recomendou que, para o prejuízo ser menor, os agricultores devem variar as plantações neste período, fazendo cultivo de feijão e milho, por exemplo, que não são atacados pela espécie.


Lagartas são do tipo mandarová-da-mandioca — Foto: Reproduação/Inter TV Cabugi

Fonte: g1

Leia Mais ››

Defesa de Bolsonaro diz a Moraes que problema de visão do ex-presidente o fez imprimir 'minuta do golpe'

Bolsonaro e Carlos Bolsonaro acompanham saída da PF da casa de Angra dos Reis — Foto: Reprodução/GloboNews


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (9) que ele "jamais participou ou mesmo conhecia tais 'minutas golpistas'".


"O ex-presidente não tem o costume de fazer a leitura de textos no próprio telefone celular, certamente em razão das dimensões limitadas da tela e a necessidade hodierna de uso de lentes corretivas, razão porque pediu à sua assessoria a impressão do documento em papel", diz a nota enviada pela defesa.


A nota ainda diz que, "tendo tomado conhecimento da existência só e somente por conta da apreensão do telefone do tenente-coronel Mauro Cid, e a partir do acesso que lhe foi legalmente oportunizado por seu advogado constituído na investigação, que identificou tais elementos."


Defesa diz presidente imprimiu documento para facilitar leitura

Na quarta-feira (8), a Polícia Federal (PF) encontrou na sede do Partido Liberal (PL) um documento que defende e anuncia a decretação de um Estado de Sítio e da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no país. Segundo apuração do colunista Valdo Cruz, o documento foi encontrado na sala de Bolsonaro.


Ainda na quarta-feira, a defesa do ex-presidente disse que teve acesso aos arquivos da investigação e que o ex-presidente, desconhecendo o conteúdo das supostas minutas, solicitou o documento. "O ex-Presidente — desconhecendo o conteúdo de tais minutas — solicitou ao seu advogado criminalista, Dr. Paulo Amador da Cunha Bueno, que as encaminhasse em seu aplicativo de mensagens, para que pudesse tomar conhecimento do material dos referidos arquivos."


De acordo com a defesa, em 2023, após a apreensão de celulares do tenente-coronel Mauro Cid, a investigação encontrou possíveis minutas de decretos de Estado de Sítio ou GLO durante a análise dos aparelhos.


O envio da suposta minuta ao celular de Bolsonaro foi feito no dia 18 de outubro de 2023. Veja no print abaixo.


Print mostra envio de suposta minuta do golpe para celular de Bolsonaro — Foto: Reprodução


A defesa afirmou que o ex-presidente resolveu imprimir o arquivo para facilitar a leitura do texto.


"A impressão provavelmente permaneceu no local da diligência de busca e apreensão havida na data de hoje, que alcançou inclusive o gabinete do ex-Presidente, razão porque lá foi apreendido", diz a nota.


A defesa alegou que Bolsonaro só teve conhecimento do conteúdo da suposta minuta após o envio do documento em outubro de 2023, o que fundamenta "sua distância de qualquer empreitada ilegal". Além disso, a nota afirma que o documento já integrava a investigação da PF.


O documento

O papel foi encontrado durante operação para apurar o envolvimento de Bolsonaro, militares e ex-ministros num suposto plano para dar um golpe de Estado no fim de 2022 e evitar a eleição de Lula como presidente. O documento não está assinado.


O blog da Natuza Nery teve acesso ao documento encontrado pela PF na sede do PL. O texto cita até Aristoteles e diz que a resistência a “leis injustas” é um “princípio do Iluminismo”. O texto é apócrifo —ou seja, sem autenticidade comprovada.


“Afinal, diante de todo o exposto, e para assegurar a necessária restauração do Estado Democrático de Direito no Brasil, jogando de forma incondicional dentro das quatro linhas, com base em disposições expressas da Constituição Federal de 1988, declaro o estado de Sítio e, como ato contínuo, decreto operação de garantia da lei e da ordem”, diz o parágrafo final.


Segundo fontes ouvidas pelo blog, trata-se de uma espécie de discurso, por escrito, que sustenta que a ruptura do Estado Democrático de Direito estaria “dentro das quatro linhas da Constituição”, expressão muito usada por Bolsonaro em atos e discursos públicos quando presidente.


PF encontra na sede do PL documento com argumentos para decretação do estado de sítio — Foto: Reprodução

Fonte: Blog da Júlia Duailibi

Leia Mais ››

Militar alvo de mandado de prisão por tentativa de golpe voltará ao Brasil

Bernardo Romão Corrêa Netto, coronel preso em operação contra Bolsonaro e aliados — Foto: Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre/Facebook

Um dos alvos de mandado de prisão preventiva da operação da Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe, o coronel Bernardo Romão Corrêa Netto volta ao Brasil neste sábado (10).


Corrêa Netto foi mandado aos EUA no dia 30 de dezembro de 2022 e, por conta disso, a Polícia Federal comunicou o comando do Exército para que ele se apresente ao Brasil.


Ele é o quarto alvo de mandado de prisão da operação da PF que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-assessores e ex-ministros por suspeita de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.


O mandado de prisão contra o coronel preocupa alguns militares. Ele foi instrutor de cavalaria durante 3 anos na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e é considerado um coronel bem-quisto pela tropa.


Pedido de prisão

A Procuradoria-Geral da República (PGR) usou mensagens encontradas nos aparelhos eletrônicos de Mauro Barbosa Cid, ex-assessor especial de Jair Bolsonaro, para embasar os quatro pedidos de prisão preventiva cumpridos na operação Tempus Veritatis, nesta quinta-feira (8).


Os pedidos foram acolhidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Apenas o coronel Bernardo Romão Corrêa Netto ainda não foi preso. Os alvos já presos são:


Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro;

Marcelo Câmara, coronel da reserva do Exército citado em investigações como a dos presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e a das supostas fraudes nos cartões de vacina da família Bolsonaro;

Rafael Martins, tenente-coronel do Exército.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ficou claro quem manda, diz advogado de Mauro Cid sobre vídeo de Bolsonaro obtido pela PF


Para Cezar Bitencourt, advogado de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), "ao vivo e a cores fica muito claro quem dá ordem e como dá ordem" aos militares e ex-ministros investigados pela Polícia Federal por planejarem um golpe de Estado.


Em entrevista ao Estúdio i, nesta sexta-feira (9), Bitencourt disse que o vídeo apreendido pela PF mostra que Bolsonaro era quem dava ordens e que Cid "fez seu papel como secretário".


"O Cid não tem essa capilaridade toda. Todo mundo viu a sessão do Bolsonaro determinando ordens, investigação, faz isso, faz aquilo. O Cid era apenas um secretário. Cumpria ordens e fez o seu papel como secretário [...] Essa reunião do Bolsonaro é extraordinária. Quer prova melhor que isso?", disse.



O vídeo apreendido pela PF é uma gravação de uma reunião da alta cúpula do governo Bolsonaro feita em 5 de julho de 2022. As imagens foram divulgadas pela jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.


Na reunião, Bolsonaro disse a ministros que era necessário agir antes das eleições para que o Brasil não virasse "uma grande guerrilha".


Em um dos trechos da reunião, quando se falava sobre auditoria de urnas eletrônicas, o ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União Wagner Rosário interrompeu a própria fala para questionar se estava sendo gravado. Bolsonaro sinalizou que não, mas disse que mandou gravar apenas a própria fala.


A gravação na íntegra da reunião estava sob sigilo, mas se tornou pública nesta sexta após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.


Segundo a Polícia Federal, Bolsonaro ordenou a disseminação de informações fraudulentas para tentar reverter a situação na disputa eleitoral e evitar uma eventual vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


A gravação é uma das peças que embasaram a operação da PF —que aconteceu nesta quinta-feira (8)— contra militares e ex-ministros suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.


A PF encontrou o vídeo no computador de Mauro Cid, que firmou um acordo de delação premiada com a PF, já homologado por Moraes.


A operação

A operação "Tempus Veritatis" foi deflagrada na manhã de quinta-feira (8) contra suspeitos de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.


Segundo a PF, os investigados se uniram para disseminar notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro com objetivo de criar condições para invalidar a vitória de Lula na disputa de 2022.


Os mandados de busca e apreensão atingem:


Valdemar Costa Neto, presidente do PL – partido pelo qual Bolsonaro disputou a reeleição;

Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro em 2022;

Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública;

general Paulo Sérgio Nogueira, ex-comandante do Exército;

almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha;

general Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército;

Tércio Arnaud Tomaz, ex-assessor de Bolsonaro e considerado um dos pilares do chamado "gabinete do ódio";

Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro;

Marcelo Câmara, coronel do Exército citado em investigações como a dos presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e a das supostas fraudes nos cartões de vacina da família Bolsonaro;

Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército.

Bernardo Romão Corrêa Netto, coronel do Exército;

Ailton Gonçalves Moraes Barros, capitão reformado do Exército expulso após punições disciplinares;

Amauri Feres Saad, advogado citado na CPI dos Atos Golpistas como "mentor intelectual" da minuta do golpe encontrada com Anderson Torres;

Angelo Martins Denicoli, major da reserva do Exército que chegou a ocupar cargo de direção no Ministério da Saúde na gestão Eduardo Pazuello;

Cleverson Ney Magalhães, coronel do Exército e ex-oficial do Comando de Operações Terrestres;

Eder Lindsay Magalhães Balbino, empresário que teria ajudado a montar falso dossiê apontando fraude nas urnas eletrônicas;

Guilherme Marques Almeida, coronel do Exército e ex-oficial do Comando de Operações Terrestres;

Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel do Exército identificado em trocas de mensagens com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Barbosa Cid;

José Eduardo de Oliveira e Silva, padre da diocese de Osasco;

Laércio Virgílio;

Mario Fernandes, comandante que ocupou cargos na Secretaria-Geral e era tido como homem de confiança de Bolsonaro;

Ronald Ferreira de Araújo Júnior, oficial do Exército;

e Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros, major do Exército.


Fonte: Blog da Andreia Sadi

Leia Mais ››

'Esta cadeira estar comigo é uma cagada', disse Bolsonaro durante reunião com ministros


O então presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, na reunião convocada com ministros em julho de 2022 para discutir as eleições, que o fato de ocupar a Presidência da República era uma "cagada".


"Essa cadeira aqui é uma cagada, estar comigo é uma cagada. Vou explicar a cagada. Não vai ter uma cagada dessa no Brasil. Cagada do bem, deixar bem claro", afirmou.

O vídeo do encontro foi apreendido pela Polícia Federal em um computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que fechou acordo de colaboração premiada. O sigilo da gravação foi retirado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (9).



A reunião da alta cúpula do governo ocorreu em 5 de julho de 2022. À ocasião, Bolsonaro disse a ministros que era necessário agir antes das eleições para que o Brasil não virasse "uma grande guerrilha".


No momento da frase sobre ocupar a Presidência da República, Bolsonaro fazia uma crítica a ministros do STF. Em seguida, voltou a reforçar que sua eleição foi incomum.


"Como é que eu ganho uma eleição? Um fudido, um fudido como eu, deputado baixo clero, escrotizado dentro da Câmara, sacaneado, gozado. Uma porra de um deputado, uma porra de um deputado, de 513. Não consigo entender como alguns não entendem o que está acontecendo."


A gravação é uma das peças que embasaram a operação da PF contra militares e ex-ministros suspeitos de participarem de uma tentativa de golpe de Estado.


Segundo a PF, na reunião, o então presidente ordenou a disseminação de informações fraudulentas para tentar reverter a situação na disputa eleitoral.


"Nós sabemos que, se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil. Agora, alguém tem dúvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições", disse.

As supostas fraudes eleitorais alegadas por Bolsonaro ao longo de quatro anos de mandato nunca existiram. A lisura do processo e a confiança no resultado foram reafirmadas por autoridades nacionais e internacionais, diversas vezes.


A operação

Havia 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva para serem cumpridos na operação Tempus Veritatis (que significa "hora da verdade", em latim), que foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes. Veja aqui todos os alvos da operação.

O passaporte de Jair Bolsonaro foi apreendido e ele está proibido de falar com os investigados.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi alvo de um mandado de busca, mas acabou preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Uma pepita de ouro foi apreendida com ele.

Na sede do PL, foi encontrado na sala de Bolsonaro um documento que defende e anuncia a decretação de um estado de sítio e da garantia da lei e da ordem no país.

O relatório da PF afirma que o grupo agia em seis núcleos para organizar uma tentativa de golpe de Estado. Veja detalhes aqui.

Nomes próximos ao ex-presidente, como Braga Netto e Augusto Heleno, também foram alvos de busca e apreensão.

O ex-assessor especial de Bolsonaro Filipe Martins, que, segundo a PF, foi quem entregou a minuta do golpe a Bolsonaro, e mais dois militares foram presos. Um quarto mandado de prisão foi expedido contra um coronel, mas ele não foi detido porque estava nos Estados Unidos, mas já será trazido ao Brasil. Veja aqui os motivos da Procuradoria-Geral da República para pedir as quatro prisões.

A operação mirou ainda o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, com quem já havia sido encontrada uma minuta do golpe, e o ex-assessor de Bolsonaro Tércio Arnaud, apontado como integrante do chamado "gabinete do ódio". Eles são acusados de integrar um núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral.

O advogado Amauri Feres Saad, que teria prestado assessoria jurídica para a elaboração da minuta, também foi alvo da PF.

Outro alvo foi um padre católico conservador de Osasco (SP) que, segundo a PF, assessorava na elaboração de minutas de decretos golpistas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministro da Defesa diz que operação da PF mostrou que 'só um grupo' de militares queria golpe


O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta sexta-feira (9) que as investigações da Polícia Federal mostraram que "só um grupo" de militares queria o golpe. O ministro fez questão de diferenciar os indivíduos da instituição Forças Armadas e ressaltou que a corporação não queria golpe.


Operação da PF deflagrada nesta quinta (8) teve como alvos o ex-presidente Jair Bolsonaro, auxiliares e militares próximos que se envolveram em esquema de tentativa de golpe de Estado e disseminação de informações falsas para minar as instituições.


Três militares foram alvos de mandados de prisão:


Marcelo Câmara, coronel do Exército citado em investigações como a dos presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e a das supostas fraudes nos cartões de vacina da família Bolsonaro;

Rafael Martins, tenente-coronel do Exército;

Bernardo Romão Corrêa Netto, coronel preso em operação contra Bolsonaro e aliados

Câmara e Martins foram presos. Romão Corrêa Neto estava nos Estados Unidos na hora da operação, mas vai voltar para se entregar à PF.


De acordo com Múcio, as Forças "não queria golpe", mas somente uma pequena parcela dos oficiais.


“A operação foi importante, porque todos estavam sob suspeição e, desde ontem, só um grupo está e será investigado. Ficou comprovado que as Forças não queriam golpe. Quem queria golpe eram alguns CPFs de um CNPJ”, afirmou Múcio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PF joga por terra estratégia de aliados de Bolsonaro de isolar ex-presidente da 'cena do crime' e quer fechar caso até junho

Bolsonaro e Cid — Foto: Adriano Machado e Wilton Junior/Reuters e Estadão

As investigações da Polícia Federal jogam por terra a estratégia do entorno de Jair Bolsonaro de isolar o ex-presidente das tratativas para tentar um golpe de Estado durante 2022.


Desde o início das investigações, assessores de Bolsonaro, incluindo o próprio Mauro Cid, tentaram blindar Bolsonaro ao dizer que “um monte de maluco” pedia golpe - mas que Bolsonaro só ficava escutando e “mandava tirar dali”.


As transcrições dos vídeos divulgados pela investigação desta quinta demolem essa versão. Não apenas Bolsonaro não ficou ouvindo como foi quem falou e conduziu parte do “esquenta” do golpe.


Em áudio, vídeo. E alto e em bom som.


A estratégia de Bolsonaro sempre foi dizer que seus auxiliares, das joias sauditas ao cartão de vacinação, tinham autonomia.


Para a PF, não é possível adotar essa estratégia no caso da tentativa de golpe por um fato simples: Bolsonaro está na cena do crime e, gravado, dá o comando e ordens para seus ministros - que, de forma chocante, não reagem. Pelo menos nos trechos divulgados até aqui.


No entorno bolsonarista, o clima é de derrota principalmente por isso: não vai dar mais para terceirizar a responsabilidade para um de seus subordinados com o próprio presidente na sala ministerial dando o roteiro do que era preciso fazer para, como disse Heleno, “virar a mesa”.


Com o avanço das investigações, a PF pretende encerrar essa fase do caso até o meio do ano.


Delação de Cid

A PF vai chamar novamente o ex-ajudante de ordens Mauro Cid para questioná-lo sobre o vídeo, Braga Netto, Heleno, financiamento em quartéis e participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) .


Segundo o blog apurou, ele não havia detalhado aos investigadores informações relevantes e decisivas descobertas pela PF. Caso omita ou minta fatos criminosos, Cid corre risco de perder benefícios de sua delação premiada.


A PF quer saber também se o vídeo foi gravado com anuência de Bolsonaro ou foi um ato isolado de Cid. Isso também está em investigação.


Fonte:Blog da Andreia Sadi

Leia Mais ››