quarta-feira, junho 02, 2021

Casal confessa que matou menina de 11 anos em ritual no interior do RN, diz polícia

O casal preso em Natal na última segunda-feira (29) confessou que matou a menina de 11 anos de idade que está desaparecida no município de Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Civil, o casal disse que realizava um ritual com a criança.


Suspeitos de assassinato de menina de 11 anos foram transferidos — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


"Eles acreditavam em uma manifestação espiritual em que havia a promessa de que, se o suspeito bebesse sangue de uma adolescente virgem, ele conseguiria se livrar do mundo das drogas. Eles acreditaram nessa ideia e esperaram a oportunidade de ter contato com a vítima com essas características", disse o delegado Andson Rodrigo de Oliveira, da 4ª Delegacia Regional de Polícia, em Pau dos Ferros, que investiga o caso.


Um corpo foi encontrado na casa do casal em Pau dos Ferros dentro de uma caixa. O casal confessou à polícia que o corpo é da menina de 11 anos, mas a identificação oficial só vai acontecer em cerca de 30 dias após o resultado do exame de DNA, segundo o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).


De acordo com delegado, o homem de 29 anos e a mulher de 17 não tinham a intenção inicial de matar a vítima, mas de beber o sangue dela.


"A criança começou a fazer barulho, ficou inquieta, assustada durante a prática do ritual. Eles ficaram com medo de descobrirem o que eles estavam fazendo naquele momento e decidiram, ambos ali, matar a criança. E mataram por esganadura, asfixiaram a criança", disse.

O casal disse ao delegado durante o depoimento que a criança não foi escolhida previamente. "No dia 26 de maio, eles estavam andando e tiveram contato com a criança. Esse encontro foi fortuito", explicou o delegado Andson Rodrigo de Oliveira.


"O fato deles já conhecerem a criança facilitou a aproximação. Conseguiram atraí-la para o interior da residência do casal, onde o crime aconteceu. Lá foi iniciado esse ritual".


Na casa do casal, a vítima foi encontrada dentro de uma caixa, mas havia um buraco no quintal.


"Eles tentaram enterrar o corpo no quintal da casa. Não conseguiram fazer isso porque foi difícil cavar a cova, porque o terreno era resistente, muita pedra. Por terem essa dificuldade de enterrar o corpo, decidiram fugir com destino ignorado e colocaram o corpo em uma caixa", disse o delegado.


Câmera de segurança mostra casal com criança


Uma câmera de segurança no município de Pau dos Ferros flagrou a criança de 11 anos passando em uma rua com o casal suspeito exatamente no dia 26 de maio, data em que a menina desapareceu.


Na segunda-feira (31), os dois foram presos em Natal, após uma denúncia anônima de um homem que os encontrou na avenida Capitão-Mor Gouveia


Com o registro da câmera de segurança, o corpo encontrado e a fuga do casal, a Polícia Civil passou a tratar o caso como homicídio e acredita que tem indícios suficientes de que o corpo encontrado na casa é da menina de 11 anos.


Corpo encontrado na casa

Um corpo foi encontrado dentro de uma caixa na residência do casal no sábado (29), após denúncias de vizinhos, de um forte odor. A menina de 11 anos desapareceu no dia 26 de maio. Desde aquele dia, o casal sumiu da cidade e a menina não foi mais vista.


Segundo a Polícia Civil, os dois foram vistos como andarilhos pedindo água e comida na comunidade Pintada, na Zona Rural de Antônio Martins, Região do Alto Oeste potiguar. "Eles pediram carona até chegarem em Natal", disse o delegado.


Após prenderem o casal na capital potiguar, os policiais apreenderam pertences e um colchão do quarto da pousada em que eles estavam hospedados. O casal foi encaminhado em seguida para Pau dos Ferros, onde o caso está sendo investigado.


O homem de 29 anos é ex-presidiário e usou tornozeleira eletrônica. Ele já tem um mandado de prisão contra ele. A Polícia Civil agora espera um pedido para internar a adolescente de 17 anos.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN contabiliza 270.887 casos confirmados e 6.189 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte tem 270.887 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença provocou a morte de 6.189 pessoas no estado. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desta quarta-feira (2). Outros 1.302 óbitos estão sob investigação.


No comparativo com o boletim de terça-feira (1º), são 40 mortes a mais - sendo 16 ocorridas nas últimas 24 horas, registradas em São Miguel (1), Tangará (1), Rodolfo Fernandes (1), Mossoró (3), Upanema (2), Parnamirim (1), Areia Branca (1), São Rafael (1), Afonso Bezerra (1), Jardim do Seridó (1), Monte Alegre (2) e Apodi (1).


O RN tem ainda 90.147 casos suspeitos e 522.995 casos descartados de Covid. Os casos inconclusivos, tratados como "Síndrome Gripal não especificada", somam 131.931.


O boletim destaca ainda que 962 pessoas estão internadas por causa da Covid no RN - 677 na rede pública e 285 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 386 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 85,2% na rede pública; com 164 internados, a rede privada tem 100% de ocupação.


Números do coronavírus no RN

270.887 casos confirmados

6.189 mortes

90.147 casos suspeitos

522.995 casos descartados


Fazendo upload: 131000 de 879508 bytes.



Fonte: G1

Leia Mais ››

'Parece que perderam o medo e se acostumaram com essa tragédia', diz infectologista sobre descumprimento de medidas de prevenção à Covid

"A gente não pode esquecer que a pandemia não acabou e ela ainda se encontra em uma situação bastante complicada, em que não há vagas para internação, inclusive na rede privada. Parece que as pessoas perderam o medo e se acostumaram com essa tragédia que vivemos desde o ano passado".


Infectologista André Prudente, diretor do Hospital Giselda Trigueiro, em entrevista coletiva — Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Divulgação


A fala é do médico infectologista, diretor do Hospital Giselda Trigueiro e membro do comitê científico do Rio Grande do Norte, André Prudente, ao defender que a população aumente a vigilância sobre as medidas de prevenção à Covid-19.


Em entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (2), ele e representantes da Secretaria Estadual de Saúde voltaram a defender a vacinação da população e as medidas de distanciamento e uso de máscara.


"Nosso recado é para desestimular que as pessoas relaxem. Usem máscara, usem álcool em gel e, aqueles que já podem, se vacinem", disse.


Durante o encontro, um dos grupos mais citados pelos gestores foi o das mulheres grávidas, que vem sendo vacinado no estado. Apesar disso, a procura pela imunização está menor que a esperada.


"Hoje é um público que nos preocupa muito", disse a subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria Estadual de Saúde, Lyane Ramalho. De acordo com ela, a mortalidade do grupo está alta.


O secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, apontou que o último relatório sobre a situação da pandemia no estado destaca sete cidades com alerta vermelho.


"O quadro é de extrema alerta, o que exige de todos nós, atenção e concentração de esforços para proteger vidas. O mapa do indicador composto de ontem mostra que a faixa da população em situação de alerta, amarela ou laranja, é muito alta, inclusive chegando pela primeira vez a 7 municípios em vermelho", disse.


Cipriano ainda apontou que o estado registrou 16 óbitos nas 24 horas anteriores e tinha fila de espera com cerca de 80 pessoas esperando por um leito de UTI e voltou a defender as medidas de prevenção.


"Estamos sem possibilidade de fazermos expansão de leitos, por falta de equipamentos, limitação de medicamentos e principalmente escassez de profissionais", considerou.


Cipriano ainda falou sobre a investigação de casos suspeitos da nova cepa indiana no Rio Grande do Norte e destacou que os municípios devem ampliar a vigilância, para evitar uma possível "transmissão comunitária" da nova variante no estado. Para ele, isso agravaria ainda mais a situação do sistema de saúde.


Vacinação

Nesta quarta-feira (2), o estado começa a distribuição de vacinas para o início da imunização de trabalhadores da educação. Segundo a Sesap, os municípios ainda receberão doses para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e trabalhadores de saúde que ainda não receberam doses de vacina contra Covid.


Segundo o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, a pactução prevê que primeiro sejam imunizados os profissionais que atuam em creches e pré-escolas públicas e privadas, "começando principalmente por aqueles em maior vulnerabilidade", considerou.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Paciente com suspeita da variante indiana da Covid morre no RN



Um paciente com suspeita da variante indiana da Covid-19 morreu no Rio Grande do Norte. A morte ocorreu na segunda-feira (31), mas foi informada nesta quarta (2) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).


A Sesap não esclareceu se esse é um dos dois casos suspeitos da variante indiana que já eram investigados no estado, ou se trata-se de um terceiro caso suspeito.


Em nota, a secretaria afirmou que o paciente que morreu é um homem, de 29 anos, que esteve no Maranhão. "Com RT-PCR confirmado para Covid-19, o paciente foi hospitalizado, e encontrava-se internado em isolamento em terapia intensiva, instável e com suporte ventilatório, recebendo toda assistência que o caso requer, porém foi a óbito na segunda-feira (31)", diz a nota.


Casos suspeitos no RN

A Sesap divulgou na terça-feira (1º) que o estado tinha dois casos suspeitos da variante indiana. Em nota emitida na terça, informou que "os pacientes se encontram em isolamento, cumprindo os protocolos, assim como as pessoas que tiveram contato com os enfermos. As amostras serão enviadas para a Fiocruz e IEC – Instituto Evandro Chagas com a finalidade de investigar possível contaminação pela nova variante no Estado".


Porém, nesta quarta-feira (2), a Sesap afirmou que "apenas um paciente suspeito de estar infectado pela Cepa B.1.617, conhecida popularmente como Cepa indiana teve a mostra enviada para análise".


"A amostra do paciente entrou nos critérios do Ministério da Saúde para a realização do sequenciamento genético que está sendo providenciado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RN (LACEN-RN) e foi enviada para o Instituto Evandro Chagas no Pará. O resultado deverá sair em breve", diz a nota.


Casos confirmados no Brasil

O Brasil tem até o momento oito casos confirmados da variante indiana: seis deles no Maranhão (cinco estão em quarentena dentro do navio e um deles está internado em São Luís), um no Rio de Janeiro (de um passageiro vindo da Índia e que desembarcou em São Paulo) e um em Juiz de Fora (também viajou ao país asiático e chegou ao Brasil via Guarulhos-SP).


O Ceará teve um caso suspeito descartado na variante indiana, assim como o Distrito Federal, onde o paciente segue sendo investigado mesmo após ter testado negativo para Covid-19.


Variante indiana

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a B.1.617 é mais contagiosa em uma comparação inicial com a variante britânica, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.


Apesar de ter sido notada no ano passado, foi somente em 10 de maio que a OMS classificou a variante B.1.617 como "preocupação global".


Acredita-se que variante se dissemine mais rápido. No entanto, cientistas ainda não sabem dizer se é mais letal e se tem maior transmissibilidade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recebe lote com 95 mil vacinas e separa 10% para iniciar imunização de trabalhadores da educação

A vacinação dos profissionais de educação do Rio Grande do Norte será iniciada com o lote de imunizantes recebido na manhã desta quarta-feira (2), segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


Novo lote com 95 mil doses de vacina chegou ao RN na manhã desta quarta-feira (2). — Foto: Divulgação/Governo do RN


O carregamento com 95 mil doses da vacina de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz deverá ser distribuído aos municípios na tarde desta quarta-feira (2), segundo a Sesap. Do total de doses, 10% serão separados para imunização dos trabalhadores da educação.


De acordo com a pactuação feita entre o estado e as gestões municipais, a vacinação começa por profissionais que atuam em creches e pré-escolas.


Segundo a orientação do Ministério da Saúde, o lote atenderá também à continuidade da imunização de pessoas com comorbidades e deficiência permanente.


Vacinas chegam ao Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (2) — Foto: Divulgação/Governo do RN


Nesta quinta-feira (3), ainda de acordo com a Sesap, o estado também deverá receber mais vacinas contra a Covid-19. Serão 14.040 doses da Pfizer.


O imunizante da Pfizer é voltado para trabalhadores do setor aéreo e para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.


"Com esses dois lotes, o estado chega a 1,6 milhão de vacinas disponibilizadas. A plataforma RN+ Vacina aponta que até o início da manhã de hoje foram registradas as aplicações de 1.085.212 vacinas, sendo 716.436 pessoas que receberam ao menos uma dose e 368.776 potiguares com o esquema vacinal completo, representando 10,43% da população total do estado", informou a pasta.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Irmãos morrem de Covid com duas horas de diferença no RN

Dois irmãos morreram com diferença de menos de duas horas, na noite desta terça-feira (1º), vítimas da Covid-19, no Rio Grande do Norte.


Ivones e Manoel Neto eram irmãos. Comerciantes morreram no mesmo dia por Covid-19 no RN — Foto: Cedidas


Os comerciantes Ivones Silva, de 46 anos, e Manoel Neto da Silva, de 50 anos, eram cunhados do prefeito de Cerro Corá, Raimundo Marcelino Borges, conhecido como Novinho.


Segundo o prefeito, Ivones adoeceu há algumas semanas e deu entrada em uma unidade de saúde no dia 24 de maio. Ele estava no Hospital Giselda Trigueiro, na capital.


Já Neto foi internado no dia 27 de maio e passava por tratamento em Caicó, também no Seridó.


“A gente soube do falecimento de Ivones perto das 18h e depois, entre 19h e 20h, foi Neto”, disse o prefeito.


Segundo o último boletim divulgado pelo município, na noite desta terça (1º), Cerro Corá tinha 11 óbitos confirmados para a Covid-19, quatro pacientes internados e 94 em tratamento domiciliar.


O prefeito afirma que, desde o início da pandemia, a cidade tinha uma situação relativamente tranquila, mas que acabou com a flexibilização das medidas restritivas no estado.


“Na cidade, nessa questão do Covid, vinha tudo tranquilo, eram uma média de 10 casos, três casos em março. Eu sempre vinha acompanhando os decretos do estado. Depois desse decreto que flexibilizou, o povo relaxou, e aí foi um problema, uma elevação de contaminação que está em 94 casos”, disse.


Ao todo, desde o início da pandemia, o município teve 464 casos confirmados da doença. Atualmente, ainda há 50 casos suspeitos. O boletim ainda considera o risco de contágio “muito alto”.


Segundo Novinho, a prefeitura decretou um "lockdown" de 10 dias para tentar conter o avanço da doença.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Inscrições para o concurso do Itep-RN terminam dia 7 de junho

 As inscrições para o concurso público do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) terminam na próxima segunda-feira (7). As remunerações partem dos R$ 2.807,36 e podem chegar até R$ 7.440.


AS inscrições podem ser feitas pela internet. Para os cargos de Nível Médio, a taxa de inscrição é R$ 90; Assistente Técnico Forense, R$ 110, e os demais cargos de Nível Superior, R$ 130.


Ao todo, estão disponíveis 276 vagas, incluindo 16 destinadas às PcD (Pessoas com Deficiência), entre os níveis médio e superior, com oportunidades de atuação em quatro municípios onde há unidades do órgão: Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.


Os cargos disponíveis são de Perito Criminal (área geral e específica), Perito Médico Legista, Perito Médico Legista na área de Psiquiatria, Perito Odontolegista, Assistente Técnico Forense, Agente Técnico Forense e Agente de Necropsia, sendo os dois últimos destinados aos profissionais de nível médio.


As vagas podem ser concorridas por profissionais de diversas áreas, tanto das ciências biológicas e da saúde, como das humanas e exatas, incluindo graduados em medicina, medicina veterinária, odontologia, biologia e biomedicina, meio ambiente, engenharia, arquitetura, física, análise sistemas, química, administração, contabilidade, economia, computação, farmácia, serviço social, biblioteconomia, psicologia, direito, entre outros.


As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 25 de julho deste ano, e deverão ser aplicadas em Natal, com possibilidade de serem aplicadas, também, em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.


Sede do Itep RN, em Natal — Foto: José Aldenir/Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

RN recicla apenas 2% do lixo produzido e deixa de arrecadar R$ 670 milhões por ano, diz sindicato

O Rio Grande do Norte recicla apenas 2% do lixo produzido no estado e deixa de reciclar 98%. O dado é do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado (SindRecicla-RN). Segundo a entidade, com esse número, o estado deixa de arrecadar cerca de R$ 670 milhões por ano com a conversão de resíduos sólidos em novos produtos.


Fazendo upload: 1408200 de 1408200 bytes.
Lixo reciclado em Natal Rio Grande do Norte latas recicladas reciclagem RN — Foto: Divulgação


A SindRecicla-RN diz que atualmente os seus associados operam hoje com cerca de 65% da capacidade que possuem, o que significa que eles têm condições de receber mais recicláveis do que é destinado.


O sindicato calcula que, além do prejuízo em receita, o RN perde também na geração de 15 mil empregos no setor aproximadamente.

O presidente do sindicato, Etelvino Patrício de Medeiros, diz que os prejuízos da reciclagem são sociais, econômicos, de saúde pública e ambientais - no próximo sábado (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.


“Ainda destinamos a aterros e lixões materiais com longo processo de decomposição que poderiam ser transformados em receita e empregos, deixando de ameaçar o Meio Ambiente e a saúde das pessoas”, afirma.


RN tem reciclagem de material abaixo da média nacional, segundo sindicato lixo reciclado reciclagem RIo Grande do NOrte Natal — Foto: Divulgação


De acordo com Patrício, o desempenho do estado é um reflexo de todo o Brasil. Apesar disso, os níveis no RN são ainda piores, já que o estado recicla apenas 2% do lixo enquanto o país tem média acima de 3%.


Para o presidente da SindRecicla-RN, em tempos de pandemia, que também tem proporcionado uma crise econômica, é fundamental identificar o potencial econômico do lixo, que teve um aumento também no quesito doméstico, com mais pessoas permanecendo em casa do que o comum.


Presidente do SindRecicla/RN, Etelvino Patrício de Medeiros — Foto: Arquivo pessoal


“A reciclagem ainda é subestimada pela sociedade, mas ela tem capacidade de restabelecer empregos e negócios que estão sendo subtraídos todos os dias”, diz Pat´ricio.

Para mudar esse quadro, o presidente acredita que é necessário ações de conscientização do poder público e o entendimento da própria sociedade.


O SindRecicla-RN conta hoje com 33 associados, que recebem materiais como plásticos, metais, papelões e resíduos da construção civil. O produto dessa reciclagem é enviado para outros estados e até outros países.


Natal coleta mais de 300 toneladas por mês, diz Urbana

Segundo a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), a capital Natal recolheu 3.119 toneladas de lixo reciclado em 2020, tendo média mensal de 317 toneladas.


A Urbana informou que o município faz coleta seletiva nos próprios bairros da capital potiguar semanalmente através da Cooperativa de Materiais Recicláveis da Cidade de Natal (Coopcicla).


A cooperativa disse que atua em pelo menos 12 bairros entre as zonas Oeste, Leste e Sul, fazendo a coleta seletiva uma vez por semana em cada localidade. Apenas a Zona Norte não é atendida pela Coopcicla.


Entre os bairros, estão Ponta Negra, Candelária, Alecrim, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Petrópolis, Cidade da Esperança e Neópolis.


De acordo com a Urbana, há também três ecopontos pela cidade que recebem materiais recicláveis que são recolhidos: um em Ponta Negra (Zona Sul), um no Parque dos Coqueiros (Zona Norte), e um nas proximidades do Viaduto do Baldo (Zona Leste).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra 92.115 casos de Covid em 24 horas, maior número desde março; mortes passam de 467,7 mil



O Brasil registrou nesta quarta-feira (2) 92.115 novos casos de Covid-19, o maior número em 24 horas visto desde 25 de março março. Com isso, desde o começo da pandemia 16.717.687 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 63.178 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -4% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quarta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


O país também registrou 2.390 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 467.702 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.868. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -5% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus.


É o 15º dia seguido de estabilidade nessa comparação. Isso significa que o ritmo atual tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda ou a um aumento na curva, e isso em patamar bastante elevado.


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Quinta (27): 1.766

Sexta (28): 1.806

Sábado (29): 1.836

Domingo (30): 1.844

Segunda (31): 1.849

Terça (1º): 1.870

Quarta (2): 1.868

São agora 23 dias com a média de mortes abaixo da marca de 2 mil. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.


Seis estados aparecem com tendência de alta nas mortes: MS, RR, TO, PE, BA, PB.



O estado de Ceará, que aparecia em estabilidade na véspera, não divulgou novos dados nesta quarta-feira.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher morre ao ser esfaqueada dentro de shopping em Niterói, RJ

Uma mulher - identificada como Vitórya Melissa Mota, de 22 anos - morreu nesta quarta-feira (2) após ser esfaqueada dentro do Plaza Shopping, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.


Ela foi atingida por Matheus dos Santos da Silva, de 21 anos, no início da tarde desta quarta-feira (2). O rapaz foi preso em flagrante e levado para a 76ªDP. A polícia informou que a perícia foi realizada no local.


Amigos em curso de enfermagem

Os dois eram amigos de classe em um curso técnico de enfermagem, segundo a polícia. Matheus comprou a faca no shopping minutos antes de cometer o crime, de acordo com a investigação.


Vitorya Melissa Mota, de 22 anos, morta a facadas em shopping de Niterói, RJ — Foto: Reprodução

A polícia informou ainda que, segundo amigos da vítima, Matheus "nutria um amor não correspondido" por Vitórya. Ele vai responder por feminicídio.


O rapaz atacou a jovem na praça de alimentação do shopping, onde ela trabalhava em uma cafeteria. O estabelecimento lamentou a morte da jovem nas redes sociais.


"O que escrever? Como se tira a vida de uma pessoa assim? Há quase 3 anos, Vic trabalhava conosco. Sempre sorridente ( ela tinha inúmeros motivos para não sorrir). Sempre meiga, educada, estudiosa, atenciosa, inteligente, cativante.....A equipe @coffeetown_plazashopping está despedaçada, desesperada, traumatizada com tanta crueldade. Ela era muito querida por todos: da 'tia do banheiro' ao cliente da cafeteria. Voa Vic❤️❤️️ Com certeza o céu estava precisando da sua doçura. Aqui seguiremos com um pedaço nosso faltando", postou o perfil da cafeteria.


O quartel do Corpo de Bombeiros foi acionado para o caso de esfaqueamento às 13h12. A mulher recebeu os primeiros socorros ainda no local e encaminhada para o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal).


A direção do hospital informou, no entanto, que a paciente "chegou à unidade em óbito".


Testemunha se esconde em farmácia

A estudante de pedagogia Bruna Beatriz estava no shopping no momento em que tudo aconteceu. Ela afirmou ao G1 que ficou dentro de uma farmácia com medo do tumulto que se formou.


Suspeito de esfaquear mulher em shopping no Centro de Niterói é preso — Foto: Reprodução


“Eu estava dentro do shopping em uma farmácia e vi uma confusão gigante. Um monte de gente se empurrando e correndo, pensei até que estava pegando fogo o shopping. Me falaram que um homem esfaqueou a esposa ou namorada e era para todo mundo sair porque ainda não sabiam se tinham pegado o cara”, disse.


O que diz o Shopping

A administração do Plaza Shopping informou que está acompanhando de perto o caso e prestando toda a atenção à vítima. De acordo com a nota, o shopping se solidariza à família e amigos da jovem Vitórya Melissa Mota.


Ainda de acordo com o estabelecimento, o Plaza "repudia qualquer ato de violência e segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações caso seja necessário".


O empreendimento repudiou também "mais um crime de feminicídio que ocorre no país".


Na nota, a assessoria do shopping informou que o suspeito foi entregue à polícia pelos seguranças.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vídeo mostra jovens sendo executados em Nova Iguaçu

Vídeos que viralizaram em redes sociais nesta quarta-feira (2) mostram a execução de dois jovens em um dos acessos ao Morro do Cotó, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.


A área onde aconteceu o crime é disputada entre milícia e tráfico. Nas imagens, feitas por uma moradora, dois jovens são baleados a sangue frio por um homem branco, careca, de camisa preta, que estava acompanhado de um comparsa, que dirigia um Peugeot prata. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) procura os dois homens que participaram da execução.


O duplo homicídio ocorreu na Rua Pastor Martin Luther King, no Morro do Cotó, que fica no bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Cada vítima foi atingida por tiros de pistola duas vezes na cabeça.


As identidades dos mortos ainda não foram reveladas. De acordo com a Secretaria da Polícia Militar, o 20ºBPM (Mesquita) “foi acionado para checar ocorrência de homicídio no bairro Cerâmica. No local, encontraram dois corpos com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. A área foi isolada”. A Polícia Civil assumiu as investigações.


Vídeo mostra a execução de dois homens no Rio — Foto: Reprodução/Redes sociais


Vídeos que viralizaram em aplicativos de conversa mostram os jovens assassinados em uma rua da comunidade, em um primeiro momento machucados e pedindo água para um homem.


Outra uma foto mostra o que parece ser a sequência do primeiro vídeo, com os dois jovens, de costas, caminhando no meio da rua. O primeiro aparece de camisa branca, bermuda escura e chinelo. O outro está descalço, com uma bermuda florida e uma camisa pendurada no ombro.


A terceira imagem que tem sido compartilhada é o vídeo do crime, de 55 segundos. Ele mostra o momento momento em que um homem branco, de boné preto e e camiseta preta, empunhando uma pistola, desce do banco do carona do Peugeot prata. “Deita no chão, c.”, grita o assassino.


Os dois jovens deitam no meio fio. Ele revista os dois, e nada encontra. O carro se aproxima e um homem de azul salta do veículo. Imediatamente, o homem armado dispara quatro vezes, duas em cada um. Eles entram no carro e fogem.


A DHBF investiga a relação deste crime com o intenso tiroteio que apavorou moradores da região na madrugada e hoje de manhã. Uma guerra entre traficantes e milicianos pelo controle do Morro do Cotó seria o motivo do confronto.


Fonte: G1

Leia Mais ››

89,5% das escolas não voltaram às aulas presenciais no ano letivo de 2020, aponta Censo Escolar

Quase nove a cada dez escolas do país (89,5%) não voltaram às atividades presenciais no ano letivo de 2020, apontam dados da segunda etapa do Censo Escolar, que abrange escolas públicas e privadas.


Sala de aula da rede estadual do Rio Grande do Norte (RN). — Foto: Sandro Menezes


A pesquisa é coordenada pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC), e foi divulgada nesta quarta-feira (2). A rede pública tem 81,4% das matrículas da educação regular.


Os dados apontam que mais da metade dos estudantes não tiveram aulas on-line ao vivo durante ensino remoto (54,3%) em 2020, o que permitiria maior interação entre estudantes e professores.


Os indicadores apontam alta na taxa de aprovação, em geral. O dado estaria relacionado à recomendação de não reprovar alunos e adotar o currículo contínuo, com avaliação ao fim do ano letivo de 2021, segundo Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de estatísticas educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Na rede privada, houve queda na aprovação de alunos do 1º ao 5º ano e aumento na taxa de abandono de 0,2% para 2,8%.


A primeira etapa, o Censo Escolar 2020 apontou que as escolas do Acre, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará e Amapá eram as que registravam os menores índices de conectividade do país.


Aprendizagem

Outra pesquisa, divulgada nesta semana, aponta que alunos que entraram no 3º ano do ensino médio em 2021 estão com déficit de 74% na aprendizagem. O estudo foi feito pelo Núcleo de Ciência Pela Gestão Educacional, do Insper, e Instituto Unibanco.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fala de Luana Araújo demonstra que 'gabinete paralelo' segue atuando, diz vice da CPI

Fazendo upload: 179183 de 179183 bytes.


O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta quarta-feira (2) que o depoimento da infectologista Luana Araújo demonstra que o chamado "gabinete paralelo" continua "atuando" no Ministério da Saúde, apesar da troca no comando da pasta.


Luana chegou a ser anunciada como secretária de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, mas não foi nomeada — dez dias após o anúncio, foi informada que não ocuparia o posto. À CPI, ela disse ter ouvido do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que sua nomeação "não ia passar pela Casa Civil".


Uma das principais frentes de investigação da CPI é a suposta existência de um grupo paralelo de assessoramento ao governo e ao presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento à pandemia.


O "gabinete paralelo" seria, segundo integrantes da comissão, composto por pessoas sem especialização para dar aconselhamentos. Os integrantes desse suposto grupo apostariam em medicamentos ineficazes e teses equivocadas, como a da imunidade de rebanho, para combate ao coronavírus.


"Até o depoimento da doutora Luana, pensávamos que existia um gabinete paralelo, um comando paralelo no enfrentamento à pandemia; e que, com a ascensão do doutor Marcelo Queiroga, esse comando paralelo tinha sido neutralizado. O depoimento da doutora Luana traz para nós um elemento novo. É que esse comando paralelo continua atuando, continua funcionando", afirmou Randolfe.


"No primeiro momento do depoimento, ela [Luana] foi clara em dizer que o veto veio da Casa Civil. Qual a razão para vetar, no meio de uma pandemia, um quadro da natureza e qualidade da doutora Luana? Quais as razões para vetar a única infectologista? O que foi que pautou? Me parece que doutora Luana não tem nenhuma posição partidária. A única posição que me parece que levou ao veto foi ela ser a favor da ciência", completou o vice-presidente da CPI.


Na próxima terça-feira (8), a CPI da Covid ouvirá novamente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Os senadores questionarão ao cardiologista se ele tem autonomia ou se sofre pressões do Palácio do Planalto no comando da pasta.


Copa América

Outro integrante da CPI, Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o depoimento jogou a última "pá de terra" no debate sobre tratamento precoce e cloroquina. Ele também destacou a fala da infectologista sobre não ser oportuna a realização da Copa América neste momento no Brasil.


"Foi muito boa a colocação sobre a possibilidade de o Brasil realizar um evento dessa dimensão da Copa América. E acho que foi muito importante o depoimento no sentido de defender a ideia da vacina, mas que a vacina sozinha não vai resolver", disse o petista.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cármen Lúcia autoriza abertura de inquérito para investigar ministro Ricardo Salles

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (2) a abertura de um inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Cármen Lúcia atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles — Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo


O pedido da PGR foi feito no dia 31 de maio e tem como base a notícia-crime apresentada em abril contra o ministro por suposta tentativa de atrapalhar a apuração sobre a maior apreensão de madeira do Brasil, feita na Operação Handroanthus.


A notícia-crime foi protocolada pelo delegado da Polícia Federal Alexandre Saraiva, então superintendente da PF no Amazonas. Uma semana depois, o governo nomeou outro delegado para o posto.


Ao pedir a abertura de inquérito ao Supremo, o Ministério Público informou quer apurar se o ministro do Meio Ambiente cometeu delitos como:


advocacia administrativa;

obstar ou dificultar a fiscalização ambiental;

impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

A PGR pediu, ainda, autorização para que sejam realizadas as seguintes diligências:


depoimento do ministro;

depoimento de proprietários rurais e agentes de fiscalização do Ibama e do Departamento de Polícia Federal relacionados à Operação Handroanthus;

cópia digitalizada da integralidade dos procedimentos de fiscalização e investigação relativos aos ilícitos ambientais.


A decisão de Cármen Lúcia

Ao analisar o pedido da PGR, a ministra afirmou que, em tese, há fatos que podem configurar práticas delituosas "cuja materialidade e autoria" precisam ser investigadas.


Conforme a decisão, a investigação busca apurar "a veracidade e a autoria" dos fatos citados na notícia-crime enviada pela PF contra Salles. Cármen Lúcia também afirmou ser "imprescindível" a apuração dos fatos mencionados.


"A investigação penal é dever jurídico do Estado e constitui resposta legítima do ente estatal ao que se contém na notícia do crime. A indisponibilidade da pretensão investigatória do Estado impede que os órgãos públicos competentes ignorem o que se aponta na notícia, sendo imprescindível a apuração dos fatos delatados, com o consequente e necessário aprofundamento da investigação estatal e conclusão sobre o que noticiado", escreveu.


A ministra também autorizou as diligências propostas pela PGR e estabeleceu prazo de 30 dias para que as investigações sejam realizadas.


Na decisão, a ministra destacou o papel do STF em relação às apurações. "Na fase investigatória, é sua atribuição [do STF] controlar a legitimidade e a regularidade de atos e procedimentos de coleta de provas, autorizando ou não as medidas persecutórias submetidas a reserva de jurisdição, como, por exemplo, as que importam restrição a direitos constitucionais fundamentais".



A ministra também determinou que a PGR se manifeste "com máxima urgência" sobre a situação de Eduardo Bim, presidente afastado do Ibama. A ministra lembrou que a situação de Bim não foi tratada no pedido feito ao STF na última segunda.


Operação da PF

Em outra frente, no dia 19 de maio, Ricardo Salles foi alvo da Operação Akuanduba, da Polícia Federal, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, também do STF.


As investigações apuram suspeita de facilitação à exportação ilegal de madeira do Brasil para os Estados Unidos e Europa.


Quando a operação foi deflagrada, Salles chamou a ação de "exagerada" e negou envolvimento em exportação ilegal de madeira.


"Vou fazer aqui uma manifestação de surpresa com essa operação, que eu entendo exagerada, desnecessária. Até porque todos, não só o ministro, como todos os demais que foram citados e foram incluídos nessa investigação estiveram sempre à disposição para esclarecer quaisquer questões. O Ministério do Meio Ambiente, desde o início da gestão, atua sempre com bom senso, respeito às leis, respeito ao devido processo legal", disse Salles na ocasião.


Na semana passada, a PGR chegou a solicitar a Moraes que o caso sob sua relatoria fosse enviado para Cármen Lúcia. Moraes negou o pedido, e a PGR recorreu ao plenário (o tema ainda não foi analisado).


O pedido de investigação feito pela PGR

Ao pedir a abertura de inquérito, a PGR relatou que, no caso sob a relatoria do ministro Moraes, "investiga-se suposta atuação coordenada de servidores ocupantes de cargos em comissão do Ministério do Meio Ambiente" que atuariam para garantir interesses ilegítimos de empresas madeireiras.


"Indicaram-se, naqueles autos, diversos episódios de atuação desses servidores em descompasso com as recomendações técnicas, com o objetivo de promover a regularização de cargas exportadas irregularmente e apreendidas pelas autoridades norte-americanas. Tal cenário evidencia, de forma ampla, a necessidade de aprofundamento investigativo dos fatos noticiados", ressaltaram.


Ainda no documento, a PGR afirmou que, em manifestação ao MP, Salles chamou a notícia-crime de "infundada" e confirmou ter participado de reunião com empresários para tratar de assuntos relativos à Operação Handroanthus.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ministro do TCU diz que Petrobras obstruiu fiscalização na sede da empresa em 2019

O ministro Walter Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou nesta quarta-feira (2) que em 2019 a Petrobras obstruiu uma fiscalização na sede da empresa, no Rio de Janeiro (RJ).


Sede da Petrobras no Rio de Janeiro — Foto: Daniel Silveira/G1


O G1 procurou a Petrobras e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.


Segundo Walter Alencar Rodrigues, uma visita da equipe técnica do tribunal estava agendada para 13 de agosto de 2019, às 9h, mas, quando chegaram ao local, os auditores foram barrados por um funcionário da estatal, representante do gabinete da Presidência da Petrobras. À época, a empresa era chefiada por Roberto Castello Branco.


A fiscalização havia sido determinada no processo em andamento no TCU que avalia se mudanças implementadas desde 2013 na gestão de projetos de investimento da estatal contribuíram efetivamente para a mitigação de atrasos nos empreendimentos.


"O objetivo, claramente, era desestimular o trabalho da equipe no seu intuito de fiscalização, como vexaminosa exposição da equipe na movimentada entrada principal da empresa" afirmou Rodrigues na sessão desta quarta-feira.


A equipe da Petrobras, segundo o ministro, também não teria atendido a ofícios de requisição de informações e a pedidos para reuniões.


Esclarecimentos

Diante do que foi relatado por Walter Alencar, os ministros do TCU decidiram convocar audiência com o funcionário da Petrobras para que ele preste esclarecimentos.


A Petrobras também terá de prestar esclarecimentos. Os ministros querem saber se o funcionário agiu por vontade própria ou por determinação superior e se o funcionário foi punido ou afastado.


A convocação de Roberto Castello Branco será decidida posteriormente, após os primeiros esclarecimentos sobre o caso.


Outra acusação

Na mesma sessão, o ministro Benjamin Zymler disse que, em um processo que está relatando, está tendo dificuldade para acessar contratos relativos à Petrobras, porque escritórios de advocacia que representam a estatal estariam barrando o acesso, sem justificativa plausível.


“Há indícios que a Petrobras tem obstaculizado o trabalho de técnicos desse tribunal”, afirmou Zymler.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro sanciona lei que torna permanente o Pronampe

Fazendo upload: 189642 de 189642 bytes.


O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (2) a lei que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).


A sanção foi informada pelo presidente em uma rede social – o texto ainda não tinha saído no "Diário Oficial da União" até a publicação desta reportagem. "Sancionada a nova lei do PRONAMPE, agora permanente", diz o post.


Na publicação, Bolsonaro não informou se vetou trechos da lei aprovada no Congresso.


"Foram 37 bilhões [de reais] em 2020 e agora mais 5 bilhões para o corrente ano, podendo chegar a 25 bilhões com a participação dos bancos públicos e privados. Desse total, 20% será destinado para o setor de eventos", prossegue o presidente na mensagem publicada.


Junto ao anúncio, Bolsonaro publicou um vídeo em que aparece ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do senador Jorginho Mello (PL-SC). No trecho, Guedes afirma que o país vive a "recuperação mais alta da história econômica brasileira".


"Foi movida também pela democratização do crédito. O presidente, desde o início, disse 'os pequenos têm que ser atendidos, ninguém pode ficar para trás'. Então foi injeção na veia de capital de giro e crédito para pequena e média empresa", diz o ministro.


O projeto de lei que torna permanente o Pronampe surgiu no Senado, onde foi aprovado de forma definitiva no último dia 11. 


O programa

O Pronampe foi criado em maio de 2020 para socorrer, por meio de empréstimos com menores taxas de juros, micro e pequenos empresários afetados pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.


Desde então, o programa teve novas rodadas de empréstimos. Entretanto, o prazo para contratação dos créditos se encerrou em dezembro de 2020.


O Pronampe é destinado a:


microempresas, com faturamento de até R$ 360 mil por ano;

pequenas empresas, com faturamento anual superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 4,8 milhões.

Há duas opções de linhas de crédito:


até 30% da receita bruta anual da empresa no ano: o que corresponde a, no máximo, R$ 108 mil para microempresas e a R$ 1,4 milhão para empresas de pequeno porte;

novas companhias, com menos de um ano de funcionamento, podem optar pelo que for mais vantajoso entre duas opções: o limite do empréstimo pode ser de até metade do capital social ou de até 30% a média do faturamento mensal – neste caso, a média é multiplicada por 12 na hora do cálculo.


Fonte: G1

Leia Mais ››