quarta-feira, setembro 06, 2023

Câmara aprova projeto que cria teto para juros rotativos do cartão de crédito


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o projeto que propõe a criação de um limite aos juros rotativos do cartão de crédito. Atualmente, a taxa média anual é de 445,7%%.


O projeto, de autoria do deputado Elmar Nascimento (União-BA) e relatado por Alencar Santana (PT-SP), segue para votação no Senado.


O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado quando o cliente não paga integralmente a fatura do cartão. A sobra entra, então, na modalidade conhecida como rotativo.


Segundo dados do Banco Central, a inadimplência do crédito atinge cerca de 50% das operações. Os juros, com taxa média anual acima dos 400%, são considerados abusivos por especialistas.



A proposta em discussão na Câmara estabelece um prazo de 90 dias, a partir da publicação da lei, para que as emissoras de cartão de crédito apresentem uma proposta de regulamentação, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).


É nessa proposta de regulamentação que será definido o teto.


Se isso não for feito, o total cobrado a título de juros e encargos financeiros não poderá exceder o valor original da dívida.


Desenrola

O texto também cria o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes – Desenrola Brasil.


O objetivo é renegociar dívidas de natureza privada dos brasileiros inscritos em cadastros de inadimplentes para reduzir seu endividamento e facilitar a retomada do acesso ao mercado de crédito.


O programa contempla duas faixas:


Faixa 1

Para pessoas com dívidas inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022 e com registro ativo em 28 de junho de 2023.


Também é preciso ter renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos ou que estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo. O programa não valerá para dívidas de crédito rural, financiamento imobiliário e operações com funding ou risco de terceiro.



Faixa 2

Para pessoas com dívidas inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022 e com registro ativo em 28 de junho de 2023. É preciso ter renda mensal igual ou inferior a R$ 20 mil apurada pelos agentes financeiros. O prazo mínimo para o pagamento das operações é de 12 meses.


Santana também incluiu no texto a possibilidade de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte participarem do programa na condição de credores.


Portabilidade

O projeto propõe ainda a possibilidade de portabilidade do saldo devedor de cartão de crédito e de operações parceladas de saldo devedor. O objetivo, conforme o relator, é estimular a competição e a redução da taxa de juros.


“Os consumidores têm direito à portabilidade do saldo devedor da fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos e de outras dívidas relacionadas, até mesmo aquelas já parceladas, para qualquer instituição financeira ou instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil”, diz o texto.


O objetivo, conforme o projeto, é estimular a competição entre emissores de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos, incentivar a adoção de práticas de crédito responsável e reduzir as taxas de juros cobradas em financiamento do saldo devedor da fatura de cartão de crédito e de demais instrumentos de pagamento pós-pagos.



Santana incluiu na proposta ainda a proibição de instituições financeiras cobrarem pela portabilidade da dívida.


A regulamentação ficará sob responsabilidade do Conselho Monetário Nacional (CMN) no prazo de 90 dias a partir da publicação da lei


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal briga, marido vai para o bar e esposa se vinga colocando fogo no carro dele

Momento em que mulher coloca fogo no carro do marido em Presidente Olegário — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem de 37 anos teve o carro queimado pela esposa, de 53, após ele ir ao bar depois de uma briga. O caso ocorreu em Presidente Olegário no domingo (3). O momento do crime foi gravado por uma câmera de segurança (veja vídeo acima).


Nas imagens é possível ver uma mulher de amarelo se aproximando e abrindo o carro. Depois, ela fica abaixada por alguns segundos, até que consegue colocar fogo no veículo e foge.


Em seguida, uma mulher de branco aparece nas imagens, filmando o incêndio e a fumaça, que aumentam. Conforme a Polícia Militar (PM), a motivação para o crime foi uma discussão causada pela vontade do marido de ir ao bar.



A mulher aproveitou a saída do marido e ateou fogo no veículo. Ela ainda não foi localizada pela PM.


De acordo com a Polícia Civil, a mulher não foi presa e “será ouvida em momento oportuno de acordo com o processo penal”. O caso é investigado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Febraban diz que limitar juros do rotativo pode inviabilizar cartões e reduzir oferta de crédito

Com o juros em alta, uso do cartão de crédito diminui por parte dos consumidores — Foto: TV Diário/Reprodução

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criticou nesta terça-feira (5) a criação de um teto para os juros rotativos e afirmou que a limitação das taxas pode inviabilizar cartões de crédito. A manifestação veio após a Câmara dos Deputados aprovar um projeto de lei sobre o tema.


"No caso do cartão de crédito, produto que responde por 40% de todo o consumo no Brasil e 21% do PIB, tetos para os juros no rotativo podem tornar uma parcela relevante dos cartões de crédito inviáveis economicamente, afetando a disponibilidade de crédito na economia", disse, em nota, a entidade.

Ao estabelecer um teto para as cobranças do rotativo, o texto aprovado pelos deputados nesta terça prevê um prazo de 90 dias para que as emissoras de cartão de crédito apresentem propostas de regulamentação. As regras deverão ser aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).



O projeto também determina que, caso não haja uma regulamentação no período, o total cobrado no rotativo será limitado a 100% — ou seja, não poderá exceder o valor original da dívida. O texto segue agora para votação no Senado.


Sobre o prazo para regulamentação da proposta, a Febraban afirmou estar confiante de que a indústria de cartões, o governo federal e o CMN terão "sucesso em promover evoluções materiais no cartão de crédito".


Disse ainda que seguirá debatendo com o governo e o Congresso "para enfrentar o alto custo de crédito no país".


O rotativo do cartão é uma modalidade ativada automaticamente quando o cliente não paga o valor total da fatura do cartão até a data do vencimento. Trata-se da categoria mais cara do país, com juros que, em média, chegaram a 445,7% ao ano no mês de julho.


Segundo dados do Banco Central, a inadimplência de operações com rotativo atingiu 49,5% em julho deste ano. São R$ 76 bilhões em dívidas no país, de acordo com a instituição.


Fonte: g1

Leia Mais ››