domingo, novembro 13, 2022

Homem é preso por tentativa de estupro de menina de 12 anos em Natal

Fazendo upload: 374838 de 374838 bytes.


Um homem foi preso por tentativa de estupro de vulnerável em Natal, neste sábado (12). Segundo a Polícia Militar, o homem foi flagrado com a vítima de 12 anos dentro de um carro no bairro Planalto, na Zona Oeste da capital.


De acordo com a corporação, uma equipe da 3ª Companhia do 9° Batalhão fazia um patrulhamento na Avenida João Hélio da Rocha, quando foi acionada por um morador da região.


O homem informou aos policiais que sua filha, uma adolescente de 12 anos, estava sendo aliciada por um homem de 43 anos há alguns dias com conversas, promessas de presentes, além de encontros às escondidas.


O pai ainda informou aos policiais que o suspeito estava com sua filha, naquele momento, em um local próximo e que precisava do apoio da viatura.


Chegando ao lugar informado, os policiais militares abordaram um veículo e determinaram que todos os ocupantes desembarcassem. No veículo, eles encontraram o suspeito e a vítima em situação de vulnerabilidade.


Ainda de acordo com a Polícia Militar, diante da situação, a vítima e o suspeito foram conduzidos para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e o homem ficou detido em flagrante, à disposição da Justiça.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sargento da reserva do Corpo de Bombeiros é morto a tiros na Grande Natal

Fazendo upload: 410988 de 410988 bytes.


Um sargento da reserva do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foi morto a tiros na tarde de sábado (12) na região metropolitana de Natal, durante um suposto assalto. Nenhum suspeito foi preso.


O militar Ronaldo Paulo da Rocha, de 59 anos, morava no distrito de Canabrava, em Macaíva e voltava para casa na tarde de sábado.


Quando passava pelo distrito de Tabatinga, entre Vera Cruz e Macaíba, foi abordado por criminosos armados, que estavam em uma moto e atiraram contra ele várias vezes.


A vítima morreu dentro do próprio carro. Com base nas primeiras informações recebidas sobre o crime, a polícia suspeita de latrocínio - que é o roubo com resultado de morte.


O sargento teria sido baleado após reagir a um assalto. Os criminosos fugiram após o crime e nenhum suspeito foi detido até a última atualização desta matéria.


O local do crime foi isolado pela Polícia Militar para realização dos trabalhos de perícia. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também foi ao local para dar início às investigações.


O corpo da vítima foi recolhido para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) no fim da tarde de sábado (12).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Carreta tomba e quatro pessoas ficam feridas na BR-226 no RN

Uma pessoa ficou gravemente ferida e outras três tiveram lesões leves após um acidente que aconteceu na manhã deste domingo (13) em Santa Cruz, na região do Agreste potiguar.


Carreta tombou na manhã deste domingo (13) em Santa Cruz, no Agreste potiguar. — Foto: Redes sociais


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma carreta tombou na via, na altura do quilômetro 107, por volta das 6h15. Todas as quatro vítimas feridas estavam no veículo.


O possível motivo do acidente não foi informado pela PRF, acionada para prestar atendimento à ocorrência.


Segundo a PRF, a carreta estava atrelada a um semirreboque, mas a carga transportada não foi informada pela corporação.


Após a chegada do socorro, as quatro pessoas feridas foram levadas a um hospital local para passar por atendimento médico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Aposentado de 83 anos faz Enem pela segunda vez em Natal 'para dar exemplo'

O aposentado Francisco Batista Costa, de 83 anos, se destaca em meio ao público predominantemente jovem que começa as provas do Enem 2022 neste domingo (13) em Natal.


ENEM, NATAL, domingo (13) - Francisco Batista Costa, aposentado de 83 anos, faz o Enem pela segunda vez. — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Ele chegou logo após a abertura dos portões, por volta do meio-dia, ao IFRN Central, na capital potiguar, para participar do primeiro dia de provas.


Ele afirma que faz o Enem pela segunda vez com o plano de cursar direito, mas explica que seu maior objetivo é servir de exemplo para as gerações mais novas, como seus filhos e seu neto.


Ele também contou que se preparou para a prova estudando pela internet.


"Pela minha idade, eu não vou mais trabalhar. É mais para dar exemplo para nossos filhos. Posso até trabalhar em um escritório, ajudar, porque já conheço um pouco de direito. Me preparei através da internet, das perguntas. Vou captando e anotando", afirma.


Seu Francisco ainda afirmou que não descarta fazer outro curso, caso não alcance nota suficiente para garantir uma vaga em direito no Sisu. Ao longo da vida ele trabalhou em uma gráfica de um jornal da capital potiguar.


"Isso é importante para nossa vida. Sair de casa, me preparar, e dormir pensando nas coisas boas da vida", diz.


Dos mais de 86 mil candidatos inscritos no Enem 2022 no Rio Grande do Norte, apenas 219 são pessoas com mais de 60 anos. Três delas optaram por fazer a prova no formato digital.


ENEM NATAL, domingo (13) - Francisco Batista Costa, aposentado de 83 anos, em meio a outros inscritos no Enem em Natal — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudantes chegam horas antes da abertura dos portões para provas do Enem 2022 em Natal

Muitos estudantes chegaram cedo para as provas do Enem 2022, em Natal. Alguns com mais de três horas de antecedência.


Enem 2022 em Natal: Estudantes entram no IFRN Central para provas do Enem, neste domingo (13) — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Nicolle Delgado, de 20 anos, mora em Extremoz, na região metropolitana de Natal e vai fazer a prova pela primeira vez, com objetivo de cursar história. Ela afirmou que acordou às 5h30 e fez uma viagem de cerca de duas horas de ônibus para chegar ao IFRN Central, em Natal.


Ela chegou ao local às 9h30 e ficou do lado de fora da escola cerca de duas horas e meia, até o meio-dia, quando os portões se abriram. Os portões devem se fechar às 13h.


"No domingo roda pouquíssimo ônibus, no dia do Enem tem trânsito, e eu não queria correr o risco de chegar atrasada", conta.


ENEM, NATAL, DOMINGO (13) - Nicolle Delgado, de 20 anos, chegou ao IFRN Central de Natal duas horas e meia antes da abertura do portão. — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Outro estudante que chegou cedo foi Antônio Jefferson Nunes, de 17 anos, que estava na estrada da escola desde às 10h40.


Outros inscritos chegaram ao local de prova já com os portões abertos. Caso da estudante Maria Luiza Trindade, de 17 anos, e que quer cursar direito. Ela foi levada pela mãe, a funcionária pública Adriana Trindade.



"É para dar apoio moral, segurança, que é muito importante para eles, que são jovens, fazendo pela primeira vez o Enem. É muito importante isso. Recomendo que os pais que puderem acompanhem seus filhos", disse a mãe.


ENEM, NATAL, DOMINGO (14) - Maria Luiza Trindade, de 17 anos, foi ao local de prova acompanhada pela mãe, a funcionária pública Adriana Trindade. Ela quer cursar direito. — Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi


Fonte: g1

Leia Mais ››

Tema da redação do Enem 2022 sobre povos tradicionais ganha elogios e faz Bolsonaro ser alvo nas redes sociais

A escolha de um tema que permite tratar da questão dos indígenas no Brasil ganhou elogios de professores, alunos e personalidades. Em tempo de COP 27 e transição de governo, nas redes sociais pessoas de diferentes perfis apontaram que o momento atual é oportuno para debater o legado negativo do governo de Jair Bolsonaro (PL) no assunto.


Três indígenas macuxis e wapichanas sorriem em fotografia tirada em 1911 — Foto: Fotografia/Theodor Koch-Grünberg/Acervo/Maurício Zouein


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".


A líder indígena Sônia Guajajara, uma das cotadas para ser ministra dos Povos Originários na futura gestão Lula, resumiu em um tuíte a forma como o tema foi recebido entre os indígenas.



"Desde a invasão em 1500 nossos direitos têm sido violados, sobretudo, nos últimos quatro anos onde declaradamente a atual gestão, que já derrotamos nas eleições, executava sua política de extermínio dos povos originários e comunidades tradicionais", publicou a deputada federal eleita.



Sonia Guajajara em foto de 15 de outubro de 2022 — Foto: Reuters/Adriano Machado


O que são povos e comunidades tradicionais?

Por definição, "povo ou comunidade tradicional" são núcleos que têm nos territórios em que vivem e nos recursos naturais que utilizam a condição de sua existência e de sua identificação como um grupo culturalmente diferenciado.


Entre eles estão indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas, ribeirinhos, ciganos e pertencentes a comunidades de terreiro, entre outros.


Tema elogiado e Bolsonaro citado

Nas redes sociais, o tema escolhido para redação do Enem foi elogiado e o presidente Jair Bolsonaro foi lembrado por sua política para a área, sobretudo em relação aos indígenas.



Ele prometeu, ainda na campanha, NÃO demarcar novas áreas. Depois no poder, manteve a visão de que os indígenas são usados como "massa de manobra" por causa da criação de reservas indígenas.


Em 2018, disse que índios em reservas são como animais em zoológicos. Já no governo, Bolsonaro também afirmou: "Cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós". E repetiu a intenção de não demarcar nenhuma nova terra indígena no seu governo. Em 2020, declarou que o tamanho das áreas indígenas é 'abusivo'.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Estudante chega a local de prova no horário, sai para fumar e perde Enem por atraso

A estudante e candidata do Enem Sarah Vivian Gomes, de 20 anos, perdeu a edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio por um minuto de atraso. Ela havia chegado ao local de prova às 12h50, 10 minutos antes do fechamento dos portões, mas saiu do local para fumar e, quanto tentou voltar, às 13h, encontrou os portões fechados.


"Eu cheguei faltando 10 minutos, queria entrar no último minuto, inclusive. Trouxe tudo direitinho, documentos, canetas, e aí fui fumar um cigarro aqui fora. Quando faltava um minuto, fui entrar, porque o portão é bem aqui [ao lado de onde ela fumava]. Ia só entrar e o cara não deixou entrar", relatou a estudante.


Após sair do local para fumar, candidata encontrou os portões fechados para a prova do Enem — Foto: Isayane Sampaio/g1


Os portões para entrar no local de prova do Enem são fechados às 13h, em todo o Brasil, no horário de Brasília.


A candidata se emocionou e chorou após ao lembrar que havia estudado e se preparado para o exame durante o ano. "Estudei o ano todo, me preparei tanto, estudei, faltava um minuto no meu celular e ele não me deixou entrar. É um pouco frustrante, mas estou de boa, faz parte, né?", disse.


Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:


Candidata sai para fumar e perde a prova do Enem em Fortaleza — Foto: Isayane Sampaio/g1


13 de novembro (domingo)


45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);

45 questões de ciências humanas; e

redação.

20 de novembro (domingo)


45 questões de matemática; e

45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):


Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 1º dia: 19h

Término das provas no 2º dia: 18h30


Fonte: g1

Leia Mais ››

Enem 2022: estudantes confundem estado do Amapá com cidade do Amapá e perdem a prova

Neste domingo (13), um grupo de estudantes em Macapá descobriu só ao chegar a um dos locais de prova que confundiram o estado do Amapá com o município de mesmo nome e se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a localidade que fica a mais de 300 quilômetros de onde moram. Eles acabaram perdendo o 1º dia de provas.


Valéria Marques e Luis Henrique chegaram ao local do Enem e descobriram que prova seria em município a 300 quilômetros — Foto: Rafael Aleixo/g1


Os estudantes chegaram à Escola Estadual Gonçalves Dias, no bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá, e, ao tentarem confirmar a presença nas salas de aplicação, foram informados que não estavam inscritos para realizar a prova naquela unidade.



No cartão de um deles, o local do exame era a Escola Municipal Maria do Céu Gonçalves Dias, que pertence ao município de Amapá, a 302 quilômetros da capital. A viagem até lá duraria cerca de 4 horas de carro, pelas BRs 210 e 156.


Cartão mostra que prova seria no município de Amapá — Foto: Rafael Aleixo/g1


Luis Henrique Monteiro, de 17 anos, estuda o 2º ano do ensino médio e faria o Enem como treineiro este ano.


"Quando eu fui conversar com o mesário para fazer a prova ele disse que meu nome não estava lá. Depois eu fui com o coordenador do local da prova, já tinha outros alunos com ele, que disse que a escola que a gente deveria estar fazendo a prova era no município do Amapá. Foi um problema, não vou poder fazer o Enem, nem no 2º dia. Sou treineiro, então o prejuízo foi psicológico e o preço da inscrição", comentou.


Luis Henrique Monteiro perdeu o Enem após confundir local de prova — Foto: Rafael Aleixo/g1


Outra inscrita que deixou de fazer o exame é Valéria Marques, de 31 anos. Ela é arquiteta, mas queria tentar mudar de profissão e, por meio do Enem, estudar direito. Ela também não tentará fazer o 2º dia de provas.


"Infelizmente fui mandada para o município do Amapá e hoje não vou poder realizar o exame justamente por esse erro", disse.


Enem 2022 no Amapá

No Amapá, 22.294 estudantes foram considerados aptos para o Enem 2022. O primeiro dia de provas tem redação e questões das áreas de linguagens e códigos, e ciências humanas e sociais. Os estudantes têm das 13h30 às 19h para resolver as questões.



O exame é aplicado este ano em 8 dos 16 municípios amapaenses. São eles: Macapá (15.343 inscritos), Santana (3.753), Laranjal do Jari (1.120), Oiapoque (693), Porto Grande (517), Amapá (348), Mazagão (334) e Tartarugalzinho (186).


Fonte: g1

Leia Mais ››

Casal encontra pelo menos 14 sucuris acasalando às margens do Rio Paraná: 'Desse tanto uma em cima da outra nunca vi'

O pescador Vanderlei Cortez Kassaro, de 54 anos, e a esposa dele registraram várias sucuris amontoadas no Rio Paraná, em Altônia, no noroeste do Paraná.


Conforme o pescador, o vídeo foi feito no final de outubro. Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), o registro é de uma fêmea acasalando com vários machos. Leia mais a seguir.


Ao g1, Kassaro contou que estava descendo o rio quando avistou pelo menos 14 cobras enroladas uma em cima da outra em meio aos igarapés. Ele disse que ficou surpreso pela quantidade em um só lugar.


"Eu estou acostumado a ver vários animais por ali, inclusive sucuris, mas desse tanto, uma em cima da outra, nunca vi não. Fiquei surpreso na hora", relatou.


Várias sucuris são encontradas no leito do Rio Paraná, em Altônia. — Foto: Reprodução g1


Nas imagens gravadas por Vera Lúcia, esposa do pescador, ela se assusta ao chegar próximo dos animais e pede para Kassaro sair de perto.


"Estou com medo Vanderlei. Você está indo muito perto. Ela está criando", diz.

O que diz o IAT

O g1 procurou o Instituto Água e Terra (IAT) para entender o motivo de tantas cobras reunidas em um só lugar. Segundo o órgão, a fêmea estava acasalando com vários machos.


"São vários machos 'lutando' para conquistar a fêmea, que está abaixo deles. Algumas vezes pode acontecer dela ficar sozinha no final da história", explica o IAT.


Animais estavam acasalando, diz IAT — Foto: reprodução g1


De acordo com o órgão, durante a copulação da espécie não há um número máximo de machos em cima de uma única serpente, o acasalamento ocorre a cada dois ou três anos, e o processo pode durar dias.


Cuidados

A bióloga do Instituto Água e Terra (IAT) Paula Vidolin explicou que as sucuris são fáceis de encontrar na região por ser habitat natural delas. Apesar de inofensivas, é preciso manter distância para não invadir o espaço do animal.


A orientação é não se aproximar e nem oferecer alimentos para elas.


"Não é indicado alimentá-los e nem se aproximar dos animais, pois são de vida livre e podem se assustar com as pessoas e até mesmo sofrer algum tipo de acidente. Eles não estão acostumados a ter convivência com os seres humanos. O ideal é se afastar e não tentar expulsá-los", completa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Juazeiro do Norte, no sertão cearense, tem a primeira chuva de granizo em pelo menos 20 anos

Uma forte chuva chamou atenção dos moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, na noite de sábado (13). Além da forte precipitação, houve chuva de granizo no município. "Estou vendo as pedrinhas de gelo. Quem disse que aqui não chove granizo também?", questionou um juazeirense que filmou o fenômeno.


Juazeiro do Norte tem forte chuva de granizo — Foto: Reprodução


Os primeiros dias de novembro de 2022 foram os mais chuvosos do período já registrados no Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O volume de chuva ocorrido na cidade neste sábado ainda não foi divulgado.



A chuva de granizo ocorre com frequência nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, mas é incomum em cidades do sertão nordestino, como Juazeiro do Norte.


Segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, é a primeira vez que ocorre chuva de granizo no município em pelo menos 20 anos.


Como ocorre o fenômeno


A chuva de granizo é mais comum em dias muito quentes. A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.


Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.



Esse tipo de tempestade ocorre com a chegada de frentes frias.


Previsão do tempo

Conforme a Funceme, na segunda-feira (14), deve haver variação entre céu nublado e parcialmente nublado com chuva isolada no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, na Jaguaribana e no Cariri. No Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, há baixa possibilidade de chuva isolada.


Na terça-feira (15), deve haver variação de céu nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões do Ceará.


Fonte: g1 

Leia Mais ››

Criança de cinco anos morre ao ser baleada durante evento evangélico no Ceará

Uma criança de cinco anos foi baleada e morta durante um evento evangélico em Crateús, no interior do Ceará, na noite deste sábado (12). A criança foi atingida na cabeça, próxima ao olho, e chegou a ser socorrida e levada a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.


Criança de cinco anos que estava em igreja evangélica morre com tiro de bala perdida — Foto: Antônio Fontenele/Arquivo pessoal


Conforme testemunhas que preferem não se identificar, criminosos dispararam vários tiros contra um rival, que se abrigou na igreja para tentar fugir. Um dos disparos atingiu a criança de cinco anos, que estava próxima à mãe.


Na noite de sábado, ocorria uma festa ao lado do local onde ocorria um encontro de cristãos evangélicos, no assentamento São José, zona rural de Crateús; a criança de cinco estava com a mãe no culto quando os criminosos armados, que estavam na festa, atiraram várias vezes.



A Secretaria da Segurança afirma que equipes da Polícia Civil investigam o crime e procuram os criminosos. A motocicleta utilizada pelos suspeitos foi apreendida.


Perseguição e tiroteio

Durante a festa, dois homens perseguiram a atiraram várias vezes contra uma terceira pessoa. "Na igreja, todo mundo se abaixou, foi todo mundo pro chão; mas um dos tiros, infelizmente, acertou bem na criança e ela morreu", relatou uma testemunha.


Em entrevista à rádio Poty, o organizador do evento evangélico, que presenciou o crime, disse que a mãe chegou a abraçar a criança para tentar protegê-la. "A irmã Toinha, mãe da criança, ela abraçou a criança para protegê-la, a gente até achou que ela tinha sido baleada. Ela ficou toda ensaguentada e nós pensávamos que ela também tinha sido atingida", disse.


Denúncias

A Secretaria da Segurança pede pessoas com informações que possam contribuir com as investigações repassem informações aos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3692-3308, da Delegacia Regional de Crateús.


Informações também podem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, ou para o (85) 3101-0181, número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. "O sigilo e o anonimato são garantidos", afirma a pasta.


Fonte: g1a

Leia Mais ››

Justiça decreta prisão de pai suspeito de matar e enterrar filha no quintal de casa no litoral de SP

O pai da adolescente Agata Gonzaga Peixoto Ferreira, de 17 anos, desaparecida há mais de um ano teve a prisão temporária decretada pela Justiça. Ele é o principal suspeito de ter matado e enterrado a filha no quintal da casa onde moraram, no bairro Balneário Britânia, em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo. Na última sexta-feira (11), a Polícia Civil encontrou uma ossada no imóvel e acredita que sejam os restos mortais da jovem - material foi coletado para a análise.


Pai suspeito de ter matado a filha de 17 anos e a enterrado no quintal, em Ilha Comprida, tem a prisão temporária decretada — Foto: Arquivo Pessoal


Ao g1, o delegado da DP Sede de Ilha Comprida, Carlos Eiras, confirmou que os policiais já começaram as buscas para encontrá-lo e que o homem é considerado foragido. "Foi decretada a prisão temporária pelo prazo de cinco dias. Esse prazo conta a partir da captura dele. Finalizado esse prazo, será pedida a prisão preventiva".



Segundo o delegado, tudo indica que o pai tenha matado a filha. "Tínhamos essa suspeita, ele está foragido lá para a região de Itanhaém [também no litoral de São Paulo]. O corpo encontrado na casa onde eles moravam já foi retirado e seguiu para o IML (Instituto Médico Legal)".


De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o trabalho dos investigadores apontou que a vítima poderia ter sido enterrada no quintal da casa. Portanto, a polícia mobilizou uma retroescavadeira ao terreno e desenterrou a ossada, que acreditam ser de Agata.


Polícia acredita que ossada encontrada seja da jovem de 17 anos que está desaparecida. Ela morava na casa com o pai — Foto: Arquivo pessoal e Rinaldo Rori/g1 Santos


Ao g1, um familiar, que preferiu não se identificar, afirmou que a adolescente morava com o pai e a madrasta, mas que sumiu de repente. "Nunca tive convívio com o pai [dela], pois sempre foi uma má pessoa na família".



Segundo ele, após ouvirem o pai de Ágata dizer que a adolescente tinha fugido com um 'suposto' namorado para Sorocaba, no interior paulista, eles resolveram procurar uma delegacia para que o caso fosse investigado. "Ele [pai] fugiu daqui, de onde morava. Ele sempre foi de Itanhaém, mas veio para cá, morou aqui três anos, e aí o delegado achou a ossada na casa que eles moravam".


Ainda de acordo com o parente, a adolescente não tinha contato com a mãe e foi abandonada com três meses. "A avó cuidava dela, sempre cuidou, mas aí esse monstro, depois da menina crescer, veio fazer inferno na vida da gente".


Fazendo upload: 1180185 de 1180185 bytes.
Menina de 17 anos foi morta pelo pai e enterrada no quintal de casa em Ilha Comprida, no litoral de SP — Foto: Rinaldo Rori/g1


Suspeito era ciumento

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, o pedreiro e vizinho da família, João Antônio Santana de Souza, contou que estranhava o comportamento do pai com a adolescente. "Ele tinha um ciúme muito forte dela. A menina não podia fazer nada, não podia ter um celular, não podia nada".


"Às vezes eu via ele brigando com ela. Minha filha chegava perguntando por ela e ele falava que estava em casa, com enxaqueca e que não ia sair. Sempre era assim", disse Souza.


Entenda o caso

Os restos mortais encontrados, na manhã de sexta-feira, estavam envolvidos por uma rede e um lençol. De imediato, o Instituto de Criminalística (IC) foi solicitado para periciar a cena do crime. O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado.


Em 26 de outubro, um tio de Agata esteve na delegacia para informar que a sobrinha estava desaparecida há mais de um ano. De acordo com a ocorrência, ele informou que a adolescente morava com o pai e que o mesmo teria afirmado que foi com ela para Itanhaém, mas que a adolescente teria decidido morar com a mãe.


Ainda de acordo com o BO, familiares entraram em contato com a mãe da adolescente, mas esta informou que a jovem não havia ido morar com ela, que sequer tinha visto a menina.



Diante da situação, o pai da adolescente teria mudado o discurso aos familiares e dito que Agata teria ido para Sorocaba, no interior de São Paulo, com um rapaz. Ele reforçou que, desde a saída de casa, ela não havia dado notícias ou usado as redes sociais.


O caso foi registrado como desaparecimento de pessoa, mas atualizado para homicídio na Delegacia de Ilha Comprida. A Polícia Civil segue com as investigações.


Polícia Civil suspeita que pai tenha matado a filha e a enterrou no quintal da casa, no bairro Balneário Britânia, em Ilha Comprida (SP) — Foto: Rinaldo Rori/g1


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério da Saúde faz alerta sobre aumento de casos de Covid-19 e reforça o uso de máscaras

Fazendo upload: 56112 de 56112 bytes.


A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou no sábado (12) uma nota técnica alertando estados e municípios sobre o aumento do número de casos de Covid-19 no país e reforçando a necessidade uso de máscaras.


No documento, a pasta cita a circulação da subvariante da ômicron BQ.1 no país e aponta, além do uso de máscaras, o reforço da higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão.


A secretaria destacou que as medidas deves ser seguidas principalmente "por indivíduos com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades)".


Esses cuidados também devem ser levados adotados por pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença e por quem costuma frequentar locais fechados e mal ventilados, aglomerações ou unidades de saúde.


Também no sábado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou nas redes sociais um apelo para a população buscar os postos de vacinação.


Ele disse que 69 milhões de brasileiros ainda não tomaram 1ª dose de reforço e 32,8 milhões que poderiam ter recebido a 2º dose de reforço ainda não se vacinaram.


Já neste domingo (13), o Ministério da Saúde enviou uma nota à imprensa em que destacou os números mencionados por Queiroga e a circulação de novas linhagens da variante ômicron.


A pasta concluiu o comunicado ressaltando a importância dos imunizantes no controle da pandemia.


“Mais de 69 milhões de brasileiros não tomaram a primeira dose de reforço contra o vírus. Nesse contexto, o Ministério da Saúde convida a população a completar e reforçar a imunização, uma vez que as vacinas foram fundamentais para controlar a emergência de saúde provocada pela Covid-19 e seguem sendo importantes."


Levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil mostrou que, entre sexta (11) e sábado, foram contabilizados 5.262 novos casos da doença.


No total, o país registrou 5.262 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.954.680 casos conhecidos desde o início da pandemia.



Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 8.935, com variação de +74% em relação a duas semanas atrás.


BQ.1

Em circulação no país, a nova subvariante da ômicron da Covid, a BQ.1, foi encontrada em São Paulo, onde ocorreu uma morte, no Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


Com sintomas semelhantes às variantes anteriores, a BQ.1 não é de maior gravidade.


De qualquer forma, a recomendação do Ministério da Saúde é completar o esquema de vacinas – que protegem contra essa nova subvariante – e manter medidas como o uso de máscaras e distanciamento social, principalmente pela população mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos.


Fonte; g1

Leia Mais ››

PRF pede para a Wikipédia excluir página sobre o diretor da corporação

O setor de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou um ofício à Wikipédia em que pede a exclusão da página sobre o diretor da corporação, Silvinei Vasques.


A PRF argumentou que a página sobre Silvinei na Wikipédia tem informações inverídicas que foram incluídas com o objetivo político de prejudicar a imagem da corporação e a do diretor.


Um dos trechos contestados pela PRF diz que Silvinei é bolsonarista. Outro, afirma que, na gestão dele, a PRF se envolveu em "polêmicas", como a morte de Genivaldo de Jesus que, abordado por agentes, morreu de asfixia em uma viatura da corporação.


Também foram listados os trechos que afirmam que a PRF desobedeceu ordem judicial e fez blitze para parar ônibus de transporte gratuito de eleitores no dia do segundo turno das eleições e que os agentes foram omissos em relação aos bloqueios ilegais de rodovias.


"A publicação sobre o servidor [Silvinei], que indiretamente atenta contra instituição pública, mediante atitude abusiva e de alcance maléfico, claramente merece ser rechaçada", argumentou a PRF no pedido à Wikipédia.


"Saliente-se que o conteúdo tem o viés nitidamente político e a inserção de informações pejorativas sobre o dirigente da Instituição ultrapassa os limites do exercício regular do direito de informar", acrescentou a corporação.


A PRF pediu também para a Wikipédia identificar quem foi o autor da edição na página de Silvinei.


Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Inspetor Silvinei Vasques, durante evento em 25/03/2022 — Foto: Divulgação/PRF


Histórico

O nome de Silvinei ganhou mais notoriedade pública nos últimos dias, após as operações da PRF no dia do segundo turno das eleições.


Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na véspera do pleito, determinava que ônibus de transporte gratuito de eleitores não fossem parados.


Apesar disso, a PRF realizou blitze e parou mais de 600 veículos, com concentração maior na região Nordeste. Em explicação ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Silvinei disse que a fiscalização visava irregularidades nos veículos e não impediu que eleitores chegassem ao local de votação.


No dia anterior, Silvinei fez um post no Instagram pedindo votos no presidente Jair Bolsonaro, mas horas depois apagou o conteúdo.


A atuação da PRF foi questionada também após a eleição, quando apoiadores de Bolsonaro que não queriam aceitar a derrota do presidente fizeram bloqueios ilegais de rodovias. O Ministério Público apontou indícios de omissão por razões políticas da PRF.


A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a atuação de Silvinei nos dois casos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ciro Nogueira diz que apoia PEC da Transição, mas com efeitos apenas em 2023

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), afirmou neste domingo (13) que apóia a PEC da Transição, mas que os efeitos da medida devem se limitar ao primeiro ano do mandato do próximo governo.


O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, durante evento no Piauí em março de 2022 — Foto: Isac Nóbrega/PR


A proposta de emenda à Constituição vem sendo elaborada nos últimos dias pela equipe do presidente eleito, Lula (PT). O objetivo é abrir uma exceção na regra do teto de gastos públicos e permitir que o governo faça despesas acima do limite para bancar algumas promessas da campanha, como o valor de R$ 600 no Auxílio Brasil (que deverá voltar a ser chamado de Bolsa Família).


Alguns aliados do governo eleito chegaram a defender que, ao longo de todo o mandato de Lula, o Bolsa Família esteja fora do teto. Isso abriria mais espaço no Orçamento da União para gastos do novo governo.


Para o ministro da Casa Civil, a exceção na regra do teto tem que se restringir às promessas comuns das campanhas eleitorais de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PL).


"A PEC da Transição, como o próprio nome diz, é para a transição. Deve garantir somente os pontos comuns das duas candidaturas: R$ 600 de auxílio e aumento real do salário mínimo em 2023", escreveu Ciro em nota, que depois divulgou em suas redes sociais.


"O posicionamento que defenderei no Progressistas [PP] é o de aprovar uma PEC, sim, mas para a transição, para garantir estabilidade para o primeiro ano do governo", completou.


O ministro argumenta que as atuais bancadas do Congresso, que estão de saída, já que um novo mandato começa em fevereiro, não deveriam, na última hora, decidir sobre temas que dizem respeito aos próximos quatro anos.


"O Congresso atual, que sai, não pode cassar a prerrogativa do novo, que chega legitimado pelo povo nas urnas e ainda nem assumiu. Não pode chancelar decisões dos próximos quatro anos no apagar das luzes. A vontade popular tem de ser respeitada", defendeu Ciro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Covid-19: Queiroga faz apelo para vacinação e diz que 69 milhões de brasileiros não tomaram 1ª dose de reforço

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo neste sábado (12) para que os brasileiros procurem as salas de vacinação no país para tomarem as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19.


"Sabemos que as vacinas foram fundamentais para controlar a emergência de saúde provocada pela Covid-19. Por isso, peço que busquem as salas de vacinação", escreveu o ministro, nas redes sociais.

Segundo as publicações de Queiroga, 69 milhões de brasileiros ainda não tomaram 1ª dose de reforço e 32,8 milhões de pessoas que poderiam ter recebido a 2º dose de reforço ainda não se vacinaram.


Dados do consórcio de veículos de imprensa de quinta-feira (10) mostraram a dose de reforço foi aplicada apenas em 105.422.155 pessoas, o que corresponde a 49,07% da população.


O apelo de Queiroga ocorre no momento em que o país contabiliza uma alta no número de casos da doença.


Entre quinta e sexta-feira (11), o Brasil teve 20.914 novos casos – o maior índice desde 31 de agosto, quando o país registrou 61.085 casos.


Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 8.454, com variação de 63% em relação à semana anterior.


Média móvel de casos conhecidos em 11/11/2022 — Foto: Arte g1


Nas redes sociais, o ministro da saúde reconheceu o aumento de casos:


"Sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil, ressalto que o Ministério da Saúde não baixou a guarda em nenhum momento desde o surgimento dos primeiros casos no mundo. O número de casos no Brasil demonstra alta, mas nossas equipes seguem vigilantes e em monitoramento o tempo todo".


BQ.1

Em circulação no país, a nova subvariante da ômicron da Covid, a BQ.1, foi encontrada em São Paulo, onde ocorreu uma morte, no Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


Com sintomas semelhantes às variantes anteriores, a BQ.1 não é de maior gravidade.



De qualquer forma, a recomendação da Sociedade Brasileira de Infectologia, divulgada em nota, é completar o esquema de vacinas – que protegem contra essa nova subvariante – e manter medidas como o uso de máscaras e distanciamento social, principalmente pela população mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos.


Fonte: g1

Leia Mais ››