sábado, dezembro 01, 2012

Mãe chega a São Paulo para reencontrar filhos retirados de casa à força na Bahia para adoção


Silvânia Mota da Silva chora em depoimento à CPI do Tráfico de Pessoas
A mãe das cinco crianças de Monte Santo (BA) encaminhadas sob guarda provisória para quatro famílias paulistas está em São Paulo neste sábado (1), onde deverá reencontrar os filhos após um ano e cinco meses separados. Segundo Silvânia Mota da Silva, 25, as crianças --quatro meninos e uma menina-- foram retiradas à força e encaminhadas para adoção.

“Ela foi para São Paulo na sexta ⎪] e, a qualquer momento, receberá as crianças. Mas até agora nada foi feito, porque é final de semana e tem essa dificuldade natural”, contou ao UOL o advogado Maurício Freire, do Cedeca-BA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente), responsável pela defesa da mãe biológica. “A partir de segunda ela deve estar com os filhos.”

Na última terça-feira (27), o juiz Luís Roberto Cappio Guedes Pereira, que estava reavaliando o caso, revogou a guarda provisória dos menores. Os filhos de Silvânia deverão ser encaminhados para uma instituição de acolhimento em São Paulo para, assistidos por profissionais durante 15 dias, refazerem os vínculos com os pais biológicos e só então poderem voltar definitivamente para casa.

Ainda de acordo com Freire, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República está bancando os custos com hospedagem, alimentação e passagens para que Silvânia possa reencontrar os filhos.

A defesa, no entanto, não ficou totalmente satisfeita com a decisão do juiz. “Para mim deveria totalmente voltar para Monte Santo, mas o juiz determinou que passasse por um processo assistido de reintegração familiar”, disse.

O advogado teme que, nesse período, as famílias paulistas recorram na Justiça. “A guardiã da menina tem ido a público defender a posição dela. Mesmo que eles queiram recorrer, tem que entregar as crianças antes”, afirmou. “Eles têm um prazo de dias para recorrer. Se recorrem antes de entregar, estarão cometendo o crime de desobediência.”

As famílias paulistas têm até cinco dias úteis, contados a partir da decisão do juiz, publicada no dia 28 de novembro, para entregar as crianças. Elas podem recorrer com agravo de instrumento em até dez dias úteis.

Retirada
Segundo relato de Silvânia, primeiro levaram a menina, no dia 13 de maio do ano passado. Os meninos foram levados em seguida, no dia 1º de junho. A mãe disse ainda que uma das crianças estava tomando banho na hora e foi levada nua.

O juiz Vítor Manoel Sabino Xavier Bizerra, responsável por determinar o encaminhamento das crianças para São Paulo, se manifestou pela primeira vez em entrevista ao UOL e afirmou que as crianças “sofriam maus tratos” e os “pais eram drogados”.  Já de acordo com a defesa de Silvânia, em momento algum os relatórios em que o juiz se baseou afirmavam os maus tratos.

“Meu filhos não eram largados. Estavam na creche e na escola. Eu criei todos com leite de vaca e nunca teve nada. O agente de saúde ia na [sic] minha casa”, disse Silvânia, um dia após ter ido a Brasília prestar depoimento sobre o caso. Ela negou ainda que fizesse uso de drogas.

O caso passou a ser investigado também pela CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara e do Senado, com a suspeita de se tratar de uma quadrilha para traficar crianças do sertão da Bahia.

Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Brasil estreia contra Japão e encara a Itália em Salvador pela Copa das Confederações


Secretário-geral da Fifa exibe um dos papeis no sorteio das chaves da Copa das Confederações.
O Brasil se deu mal no sorteio deste sábado e terá uma espécie de "grupo da morte" pela frente na Copa das Confederações, em 2013. A seleção de Luiz Felipe Scolari, cabeça de chave do grupo A, vai estrear contra o Japão em Brasília, vai até Fortaleza enfrentar o México na segunda rodada e encerra a primeira fase diante da Itália, em Salvador.

Do outro lado, no grupo B, a Espanha terá vida bem mais fácil, apesar da estreia dura diante do Uruguai, rival mais forte da chave, em Recife. Na sequência, no entanto, a atual campeã mundial encara Taiti e um representante africano ainda não definido.

O sorteio, evento de gala da Fifa, com direito a produção global antes e depois da cerimônia, aconteceu no Anhembi, na zona norte de São Paulo. A parte principal do acontecimento, no entanto, foi tumultuada. Convidado especial, o chef Alex Atala se confundiu em um dos sorteios e deixou Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa que comandava o sorteio, visivelmente irritado.

Apesar do imprevisto, no fim de sua participação o cartola ainda teve tempo de brincar com a modelo Adriana Lima, outra convidada do evento, antes de deixar o palco. A festa na capital paulista serve como uma espécie de consolo para a cidade, que está fora do torneio. O Itaquerão, estádio que sediará a abertura da Copa 2014, não ficará pronto a tempo.

Por isso, as sedes da Copa das Confederações, que reúne campeões continentais de todo o mundo, serão Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. A competição acontecerá em junho do ano que vem. 

Fonte: Uol Copa do Mundo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Veículo que estava sendo rebocado se solta e acaba dentro de residência de Cerro Corá-RN


Um Celta de cor vermelha, placa MYN 2640 Cerro Corá-RN, se desprendeu dum reboque e caiu dentro de uma residência em Cerro Corá. O celta vinha sendo puxado quando as amarras de arame se soltaram e desgovernado caiu dentro da casa na rua que fica por trás do comércio de seu Bezerra e do Clube municipal de Cerro Corá.
Por sorte ninguém se feriu nesse acidente.



Fonte: Blog do Mazza/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bombeiro é baleado durante assalto em granja de São José de Mipibu

Ilustração

Um bombeiro militar do Rio Grande do Norte foi alvo de três tiros, na noite desta sexta-feira (30), quando estava na comunidade de Mendes, em São José do Mipibu. Sérgio Andrade Cavalcante estava em uma granja com a família quando o local foi invadido por uma quadrilha.

Informações repassadas pela polícia dão conta que pelo menos de quatro homens e uma mulher teriam invadido o local e anunciaram um assalto. Durante a ocorrência houve reação das vítimas e o bombeiro Sérgio acabou foi baleado, assim como a sogra dele, que ainda não foi identificada.

Com isso, os bandidos fugiram. Logo depois, a polícia foi acionada e realizou diligências, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado. Os feridos foram conduzidos ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, e não correm risco de morte.

Fonte: Portal BO/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem foi preso acusado de abusar do sobrinho de 4 anos em São Bento na Paraíba


Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira 30/11,por volta das 12:00 hrs no município de São Bento, Sertão do Estado, acusado de estuprar o sobrinho de apenas quatro anos de idade. Cícero Ronaldo Soares dos Santos, 26 anos solteiro, supostamente teria abusado sexualmente do sobrinho, na casa da família no bairro São José(areia fina), após a mãe deixá-lo sozinho com ele. 

A Polícia Civil informou que a criança reclamou de dores no ânus e ao ser questionado, teria detalhado o crime. No entanto, o exame de conjunção carnal feito nele não comprovou o estupro e o delegado Homero Perazzo Filho irá pedir um novo procedimento para investigar o caso.

De acordo com o delegado, a prisão do rapaz aconteceu por volta das 12:hs após a mãe do menino procurar a delegacia e denunciar o caso de estrupo . “A mãe disse que deixou o menino com o tio e saiu de casa e quando voltou à criança estava reclamando de dores. Quando ela perguntou ao menino, ele contou que o tio teria abusado sexualmente dele.

A polícia civil foi até a residência do suspeito e deu voz de prisão.O delegado encaminhou a criança até o hospital e submetemos o menino a um exame no Instituto de Medicina Legal (IML) de Patos. No entanto, o exame deu negativo, mas a declaração da criança é muito forte e por conta disso, vou pedir novos exames e analisar todas as circunstâncias porque se trata de um caso complexo”, explicou o delegado a nossa reportagem. A equipe que efetuou a prisão do acusado foram os agentes de investigação, Charles,Paulo,Roni e Flávio.O acusado se encontra na cadeia pública da cidade a disposição da justiça.

Fonte: São Bento Agora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem é preso depois de estuprar mulher de 70 anos


Um fato absurdo aconteceu por volta das 18:10 da ultima sexta-feira,30,na rua Maria Silva Santos,no bairro Bom Sucesso em Arapiraca,quando um homem foi preso acusado de cometer violência sexual contra a senhora M.A.S,70 anos,que ficou bastante ferida,e precisou ser socorrida para uma unidade hospitalar.
A reportagem do portal 96,acompanhou todo o trabalho da policia durante a noite,e em primeira mão,trouxe detalhes da prisão. Segundo informações,o acusado foi o homem identificado como Jozafá Caetano ferreira, 30 anos,que foi detido por populares depois do fato ocorrido.Segundo levantamentos,o acusado,que é morador de Folha Miúda,foi levado para a delegacia,por policiais que foram acionados. Na Central de Policia,o portal 96 acompanhou com exclusividade,o momento em que Jozafá Caetano,acusado de estupro contra a idosa,era entregue ao delegado de plantão. Ainda segundo relatos da vítima,o fato ocorreu quando a senhora estava sozinha em casa,quando o acusado invadiu a casa, pulando o muro,e surpreendeu a idosa,que estava sozinha em casa e foi dominada pelo elemento.O acusado,depois de dominar a idosa,fez uso da força e consumou o estupro contra a idosa,que tentava se libertar,mas não conseguia. O acusado, depois de consumar o estupro,o acusado não se deu por satisfeito, e introduziu os dedos na genitália da idosa. Depois disso, o homem foi mais além, e utilizou um pedaço de pau para introduzir na idosa. A idosa contou que em um determinado momento, enquanto gritava pedindo socorro,finalmente teve o pedido de socorro escutado por populares que se dirigiram até a residência da idosa para saber o que estava ocorrendo.Enquanto isso,o acusado saiu rapidamente e tentou fugir,mas foi alcançado por populares que o lincharam e depois chamaram a policia. Uma guarnição da PM foi até o local e constatou o fato, a vítima estava bastante lesionada e foi conduzida pelo SAMU para a Unidade de Emergência, o acusado foi conduzido até a Central de Polícia onde foi lavrado um auto de prisão em Flagrante. Na Central de Policia,falando a reportagem do Portal 96,ele ainda reclamou da população.”Esse povo ta errado,iam me matar; a minha sorte foi que a policia chegou logo.É isso.”Disse o acusado,que foi autuado em flagrante e está a disposição da justiça. O acusado foi transferido da Central de Polícia ainda na manhã deste sábado.

Fonte: Portal da Desgraça/Intervalo da Notícia/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caminhão carregado de cimento capota na Serra de Santa Luzia/PB e motorista morre



Um acidente ocorrido na tarde de ontem, sexta-feira, dia 30 de novembro de 2012, por volta das 15h30, vitimou um motorista, provavelmente, do estado de Minas Gerais. 

Até agora conseguimos apenas obter o nome do motorista, placas do veiculo e o estado (federativo) onde o veículo é emplacado, além da cor do veiculo que é visivelmente vista nas fotos. 

Trata-se Flávio Soares (não obtivemos ainda a idade do mesmo), que, a principio, pelas placas do veiculo, deve ser de Minas Gerais. As placas do veículos são GXJ-0266. 

Local 

No sentido Santa Luzia/Campina Grande, o acidente ocorreu depois da famosa e tão conhecida curva do “S”. Neste mesmo local, precisamente, na primeira curva depois da famosa “Curva do S”, sentido Santa Luzia/Campina Grande, no dia 28 de março de 2010, vitimou, também em um acidente automobilístico, o taxista José Candido Santiago de Equador-RN. 

Fonte: Henrique Melo/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

COLISÃO ENVOLVENDO TRÊS VEÍCULOS, DEIXA TRÊS PESSOAS LEVEMENTE FERIDAS EM MOSSORÓ.


Uma colisão envolvendo três veículos na tarde deste sábado (01/12/12), no cruzamento das Ruas Ferreira Itajubá com Jeremias da Rocha no Bairro Santo Antônio deixa três pessoas levemente feridas.
Segundo informações colhidas no local o corsa de placa MXP-8068 Natal-RN seguia na Ferreira Itajubá sentido centro e não teria respeitado a sinalização no cruzamento. Um gol de placa HYX-2198 que seguia na Rua Jeremias da Rocha não consegui parar atingindo o corsa lateralmente, na colisão o corsa perdeu o controle e atingiu um celta placa HLB-5969 Mossoró-RN, que estava parado no cruzamento. Três pessoas que estavam no corsa ficaram feridas entre elas uma criança de dois anos de idade.
Jussara de Oliveira Souza, 33 anos, teve um corte na mão direita, Nadja Cristiane de Souza Alves, 27 anos, teve escoriações leves e uma criança de 2 anos que teve cortes na face provocados por estilhaços de vidro.
Os três foram socorridos pelo Samu para o Hospital Regional Tarcisio Maia, alguns populares ajudaram a abrir as portas do veículo com uma barra de ferro para retirar as vítimas. Uma equipe do 2º DPRE esteve no local realizando os trabalhos de perícia.

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

POPULAÇÃO DE MOSSORÓ EM ALERTA TOTAL. NÃO PELO FIM DO MUNDO QUE SE COMENTA E SIM PELA FALTA DE MÉDICOS NA UNIDADE SAMU MOSSORÓ.


Uma verdadeira lástima para uma cidade considerada hoje como metrópole do futuro. Desde a semana passada que recebemos vários telefonemas anônimos de funcionários, pacientes que não foram atendidos, informando que em alguns plantões a equipe de ambulância ALFA-Suporte Avançado do SAMU, por falta de um médico não atende as ocorrências de maior gravidade.
Na base do SAMU, bairro Santo Antônio, para cada plantão é necessário a presença de dois profissionais médicos, um fica na regulação(rádio comunicador) e o outro de sobre aviso na ambulância de suporte avançado para ir para a rua se o caso for de maior gravidade. 
O que ocorre é, que apenas um médico esta hoje em pleno sábado 01/12/12 e se for preciso o atendimento da ALFA ela não sairá da base por falta de um outro médico, além das outras ambulâncias de Suporte Básico, estarem velhas e muitas vezes baixadas(quebradas) impossibilitando assim os profissionais exercerem suas funções e levarem aos pacientes um pouco de dignidade.
Fica aqui nosso apelo para que as autoridades competentes tomem providências urgentes, no sentido de que  , a prioridade maior em uma cidade é a saúde pública que não espera para o amanhã, o SAMU desde que foi criado trouxe um conforto a mais para a população, por isso precisa de um olhar especial. 

Fonte: Passando na Hora/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Tentativa de homicidio no Bairro ilha de Santa Luzia no Alto de São Manoel em Mossoró


A Central de Operações da Policia Militar registrou no inicio da tarde de Sábado, 01 de Dezembro de 2012, mais uma tentativa de homicídio em Mossoró. 

Gledson de Souza Brasil, 25 anos de idade, morador do Bairro Doze Anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio por arma de fogo.

Segundo informações Gledson estava bebendo no Bar do galego na Rua Pedro Ciarlini no Bairro ilha de Santa Luzia, quando Dois indivíduos passaram em uma moto e efetuaram seis disparos de arma de fogo, Gledson foi atingido por três disparos, um no braço direito e dois na perna. 

Gledson foi socorrido por profissionais de uma Unidade de Suporte Básico "Bravo" do Samu, para o Hospital Regional Tarcísio Maia e Seu estado de saúde é estável.


Fonte: O Câmera/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Conab distribui milho por meio de influência política, revela agricultor


A começar pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, que criticou a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Trecho: "Há uma incompetência, uma incapacidade gerencial", disse. “Nunca vi nada igual na minha vida. Esta falta de planejamento e de preparo da Conab como um todo. A Conab tem que mudar e vai mudar. Eu não posso mais conviver com a falta de produto”, criticou o ministro.

Agora, bem mais pra cá, em um município seridoense qualquer, pertinho de Caicó, há um agricultor indignado com a má distribuição do milho feito pela Conab local. Segundo disse o agricultor, o órgão distribuidor do milho, na cidade da qual ele é munícipe, é manipulado por apadrinhado político de um ex-candidato a deputado estadual, este tendo um irmão proprietário de um aviário, e oportunamente está alimentando esses animais com o milho da Conab.

Mais além, o mesmo agricultor revela ainda que os agricultores nunca foram bem recebidos por esse coordenador local, mas sempre vê o dito empresário, que é irmão de um certo político do seridó, ser muito bem recebido, obrigado... e vê-lo receber autorizações para carregamento em várias cidades do seridó, ou seja, em síntese cada agricultor recebe o equivalente a 10 sacos de 60kg cada, mas o privilegiado empresário chega toneladas do alimento, pois um caminhão que circula pelas Conab's seridoenses nunca vai deixar, e sim, buscar.

A triste realidade aqui narrada é bem mais complexa do que se lê, pois num país que os maus exemplos vêm de alguns possuidores de cargos eletivos, seus legítimos seguidores, adeptos e/ou comandados seguem o ritmo fácil da camaradagem.

Fonte: Jair Sampaio/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Homem morre de infarto no banheiro de um bar em Umarizal-RN


Por volta das 14h30min de ontem (30), ocorreu uma fatalidade em um bar na cidade de Umarizal. Um homem pediu para tomar banho no banheiro do bar e no caminho sofreu um infarto e morreu.

A polícia local nos informou que o homem seria de Frutuoso Gomes-RN, mas que até o momento não tem mais informações sobre o acontecido. O bar fica localizado na Avenida 27 de Novembro, próximo ao Patricinhas Bar.

Fonte: Umarizal News/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ponto de venda de drogas é fechado em Canguaretama/RN


Na manhã dessa sexta (30/11), por volta das 11h:00min, o Núcleo de Operações Rodoviárias Estadual(NORE), sediado em Canguaretama, com o apoio do Grupo Tático Operacional(GTO) fecharam um ponto de venda de drogas no conjunto Ana Catarina, região do porto, em Canguaretama. 

A operação foi realizada em virtude de várias informações que davam conta de que na localidade estava ocorrendo um intenso comércio de entorpecentes. No momento da entrada na residência, o infrator identificado por Josevaldo Torres da Silva, conhecido por Ball,encontrava-se em casa na compahia de sua filha e sobrinha, ambas com aproximadamente 10 anos de idade, e empreendeu fuga pelo interior da casa, burlando o cerco policial, já que a área é de difícil acesso. 

 Ball já tem várias passagens pela polícia, inclusive por tráfico de drogas e porte ilegar de arma de fogo. Dentro da residência foi encontrado um vasto material que comprova o tráfico de drogas, como aproximadamente 200g(duzentos gramas) de substância denominada crack, o que daria após ser fracionada quase cento e cinquenta pedras para o comércio no valor de $5(cinco reais) cada uma; 02 (dois) aparelhos celulares; o1(uma) máquina digital; 01(um) notebook; 01(um) toca cd Buster; 01(uma) corrente de ouro; dezenas de brincos; relógios diversos - material geralmente levado por viciados para trocar por droga; vários sacos plásticos para embalar a droga, além de 104R$(cento e quatro reais) fracionado. Todo o material foi entregue a Delegacia da cidade de Canguaretama.
De acordo com o Tenente César, comandante da operação, o Poder Judiciário em Canguaretama já está ciente da situação e nas próximas horas deverá ser expedido mandado de prisão em desfavor de ball. Ainda de acordo com o oficial, operações para coibir o tráfico de drogas na cidade deverá se tornar uma constante, já que quanto mais dificultado for o acesso às drogas, menor será a probabilidade dos jovens ingressarem no mundo dos entorpecentes.

Fonte: Nova Cruz Oficial/Cidade Nws Itaú
Leia Mais ››

Capotamento na RN 177, que liga Pua dos Ferros a Francisco Dantas

Ilustração

Um carro modelo Celta capotou com três ocupantes hoje 01/12/12, as 04:h50, onde dois ficaram gravemente feridos e foram socorridos para o hospital regional de PDF.
As vitimas João Carlos de Oliveira, Antoniel Oliveira e José Hilário Fidelis. Ambos residentes em Francisco Dantas.
Segundo José Hilário vinha dormindo no banco de trás quando sentiu o veiculo sair do asfalto e capotar varias vezes, conseguiu sair e resgatar seus companheiros, foi quando chegou socorro do Transito de Pau dos Ferros, os Bombeiros e socorreu os outros dois. 

Fonte: Nossa Pau dos Ferros/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Bandidos são presos acusados de invadirem casa de policial militar e roubarem objetos em Patos/PB



Dois jovens estão sendo acusados de invadirem a casa do Policial Militar Elder Patrício Oliveira Gomes, na Rua Tiradentes no centro da cidade de Patos e roubarem 1 (um) relógio de marca e 2 (dois) toca - CDs, um deles, na caixa.

Segundo informações da vítima, Osvaldo Alves da Conceição, 21 anos, o "oião", solteiro, residente na Travessa Leôncio Wanderley no centro, e Antônio Rafael Teles de Brito, 22, residente na Rua Pedro Campos no Bivar Olinto, invadiram sua casa por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (30) e subtraíram os equipamentos.

O militar se admirou com a ousadia dos suspeitos, visto que, segundo ele, um deles já o conhecia e sabia que ele é policial. Disse ainda que ficou mais preocupado ao descobrir que os dois bandidos entraram no quarto de suas duas filhas, uma com apenas 9 (nove) meses e outra com 14 anos de idade.

Helder começou as investigações por si só e acabou prendendo e segurando Oião quando ele estava em casa até a chegada dos companheiros. Depois com a ajuda do comparsa, a polícia conseguiu capturar o segundo acusado Antônio Rafael.

Todo material roubado do policial foi recuperado e devolvido. Um mototaxista identificado como sendo Adeilson da Silva Ferreira, 27 anos, residente no São Sebastião, foi indiciado por receptação e responderá pelo crime em liberdade.

Fonte: Portal Patos/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Vendedor ambulante de Pombal/PB é brutalmente assassinado em Minas Gerais



O vendedor pombalense Leandro Riceli Ferreira da Silva, de 26 anos, foi assassinado de forma bárbara, na cidade de Araporã, Minas Gerais, onde se encontrava vendendo produtos, como cintos, carteiras e sandálias. Em contato com a reportagem da rádio Liberdade fm, o seu irmão Léo (conselheiro tutelar de Pombal), contou que que Leonardo estava desaparecido desde terça-feira e na manhã da última quinta (29), foi encontrado sem vida em um terreno onde estava sendo feita uma construção (FOTO).


O jovem foi morto de forma brutal, com suspeita de enforcamento, além de esmagamento de parte da face e crânio, sendo que no tórax havia também sinais de espancamento. A mercadoria teve parte queimada e outra furtada pelos autores do crime. Dois homens e uma mulher foram presos pela polícia local, como suspeitos de cometer o homicídio. O corpo de Leonardo foi removido para o IML da cidade de Uberaba, e, de acordo com familiares, só deverá chegar a Pombal no domingo, para ser sepultado na segunda-feira (03).

Fonte: Naldo Silva/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

CCJ do Senado votará redução de maioridade penal na próxima semana


http://www.teresasurita.com/wp-content/uploads/2012/03/Redu%C3%A7%C3%A3o-da-Maioridade-Penal.jpg
O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) deve apresentar na próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), marcada para quarta-feira (5), relatório favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, tráfico de drogas, tortura e terrorismo ou reincidência na prática de lesão corporal grave e roubo qualificado. 

De acordo com a proposta, de autoria do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), isso ocorreria apenas em processos que corram em órgãos da Justiça especializados em questões da infância e adolescência e a partir de ação de membro do Ministério Público também especializado. 

“A desconsideração da imputabilidade penal dependerá da comprovação da capacidade do agente de compreender o caráter criminoso de sua conduta, levando em conta seu histórico familiar, social, cultural e econômico, bem como seus antecedentes”, explica o relator. 

Um mérito da proposta, salienta Ferraço, é que ela permite à Justiça distinguir os casos de jovens, “na vida dos quais o ato criminoso relaciona-se com a imaturidade, e aqueles em que o crime reflete uma conduta violenta irreparável”. Além disso, continua o relator, Aloysio Nunes afasta “propostas irracionais” que reduzem drasticamente a maioridade penal – em alguns casos a 13 anos. “Tal redução levaria a que crianças muito mais jovens fossem recrutadas pelos criminosos adultos”, avalia. 

Fonte: Eduardo Datas/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

RN recebe R$ 590 mil para novos poços


A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional anunciou a liberação de R$ 590 mil para a recuperação e a perfuração de 160 poços na zona rural do Rio Grande do Norte. O Estado possui 94 municípios atendidos por 278 carros-pipa.

Segundo informações do ministério, há investimentos garantidos para diversas medidas, como perfuração de poços, distribuição de água potável e ajuda financeira a agricultores prejudicados pela falta de água, por meio de programas como o Garantia-Safra e o Bolsa Estiagem.

Este último programa é um auxílio financeiro emergencial pago aos agricultores familiares. Cada família beneficiada recebe o valor total de R$ 560, transferidos em cinco parcelas mensais de R$ 80. No início de novembro, o Governo Federal decidiu ampliar o benefício do Bolsa Estiagem, cujo desembolso estava previsto inicialmente para o período entre junho e outubro. Essa medida já auxilia mais de 800 mil agricultores do Nordeste e no norte de Minas Gerais.

No Rio Grande do Norte, o ministério também opera o Garantia-Safra – programa voltado aos agricultores familiares que registram perda em sua produção, seja devido à seca, seja em função do excesso de chuva. O benefício foi de R$ 24 milhões, atendendo 36 mil pessoas, no Estado. A população residente nos municípios reconhecidos em situação de emergência e que esteja no cadastro do Garantia-Safra será contemplada com mais duas parcelas extras de R$ 80.

Com as iniciativas do Governo Federal, foi possível reduzir, na região, dois problemas comuns em períodos de seca: o êxodo rural e o saque a feiras. “Não registramos problemas com saques e com a polícia. Isso demonstra que as medidas adotadas apontam para a direção certa”, ressaltou o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.

Fonte: Tribuna do Norte/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Centrais do Cidadão terão novo horário de atendimento a partir desta segunda


A partir desta segunda-feira (3), as Centrais do Cidadão em todo o Estado adotarão novos horários de atendimento ao público. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), informa que a mudança de horário irá atender a necessidade dos usuários das Centrais.

De acordo com o secretário Adjunto da Sejuc, Júlio César Queiroz, o novo horário irá atender melhor a necessidade dos usuários. “Analisamos as estatísticas de atendimentos por unidade e percebemos os horários que havia maior número de usuários e os que não havia procura pelos serviços. O novo horário irá beneficiar o cidadão que utiliza as Centrais”, informou Júlio César Queiroz.

Centrais do Cidadão
Zona Sul (Via Direta)
Segunda e sábado, das 8 às 14h30
Terça à sexta, das 9h às 20h.

Zona Norte (Shopping Estação)
Segunda à sexta, das 9h às 20h.

Centro / Alecrim
Segunda à sexta, das 7h às 18h.

Parnamirim
Segunda e sábado, das 8 às 13h30
Terça à sexta, das 8h às 19h.

Mossoró / Caicó
Segunda e sábado, das 7 às 12h30
Terça à sexta, das 7h às 18h.

Alexandria / Apodi / Assú / Caraúbas / Ceará-Mirim / Currais Novos / João Câmara / Macaíba / Nova Cruz /São Paulo do Potengi/ Santa Cruz/ São José de Mipibu/ Pau dos Ferros
Segunda à sexta, das 7h às 13h

Fonte: Nominuto/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agripino silencia sobre rompimento: “Tem que perguntar ao PMDB”


O Jornal de Hoje lembrou que o PMDB parece ser mesmo um assunto intocável no Governo do Estado. Depois que a governadora Rosalba Ciarlini silenciou diante da possibilidade, dita por peemedebistas, de romper com a gestão estadual, na manhã de hoje foi a vez do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM e um dos homens mais próximos de Rosalba, silenciar sobre o assunto.

“Tem que perguntar ao PMDB”, respondeu José Agripino quando perguntado sobre a possibilidade do partido dos aliados Garibaldi Alves Filho (ministro da Previdência Social) e Henrique Eduardo Alves (deputado federal) deixar o Governo. O senador também se esquivou de outro questionamento a respeito dos peemedebistas: se a gestão estadual tem trabalhado com essa possibilidade. Sobre essa pergunta, a manifestação foi ainda mais silenciosa. Nenhuma palavra, apenas um abrir de braços e uma expressão tipo “não sei”.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Garibaldi garante que PMDB será oposição a Carlos Eduardo


Durante a campanha municipal de Natal houve uma embate ríspido entre os primeiros Garibaldi Filho, Henrique Alves e Carlos Eduardo. Este último candidato a prefeito pelo PDT contra o nome do PMDB no segundo turno, Hermano Morais.

Em entrevista ao Repórter 98, da 98 FM, Garibaldi garantiu que o PMDB ficará na oposição, “mas procurando colaborar com a administração, sobretudo nessa fase inicial”. Ele se refere ao projeto de reestruturação a que Natal terá que se submeter nos primeiros meses de 2013. Depois, cada um segue sua história e o “lugar da oposição realmente será na Câmara Municipal”.

Fonte: Robson Pires/Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Acidente grave faz duas vítimas próximo ao trevo de Severiano Melo

No começo desta noite de sexta-feira(30), ocorreu acidente grave envolvendo uma motocicleta modelo Honda biz cem e um caminhão próximo ao trevo de Severiano Melo RN. Sendo na BR - 405, dois homens ocupavam a moto e de acordo com informações obtidas de populares no local, e a mesma teria evadido a contra-mão com intenção (possivelmente) de sair da pista e parar num estabelecimento perto. A manobra mal sucedida não deu tempo para o condutor do caminhão evitar a colisão frontal
O garupa conhecido pelo apelido de 'Pepeu' ( idade não revelada) veio a óbito na hora, o condutor da biz conhecido por Geraldo (filho de 'Di Deus') ainda com vida, foi levado de ambulância até a Cidade de Apodi e não resistiu aos ferimentos vindo também a óbito. Todo o ocorrido teve em seguida o controle da polícia militar de Severiano Melo e Itaú.






 Fonte: Portal Popular\Cidade News Itaú
Leia Mais ››