sexta-feira, abril 27, 2018

Dupla armada pratica Assalto a Casa Lotérica na cidade de Severiano Melo/RN

gfe
Imagem do Google

Na tarde de hoje sexta-feira (27), uma dupla arma praticou um Assalto na Casa Lotérica e Farmácia na cidade de Severiano Melo, região oeste do Estado, segundo informações os dois acusados de praticarem o Assalto aparentemente são jovens estava em uma Moto velha.

Após; praticarem o Assalto a dupla fugiu do local sem deixa pista e sem rumo de destino, a Polícia Militar da cidade foi acionado e neste momento junto com várias outras viaturas da região estão em diligência na tentativa de prende os acusados.

A gerencia da casa Lotérica não informou a quantia que foi levada pelos assaltantes.

Fonte: Santana Notícia
Leia Mais ››

Crime de Homicídio é registrado na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN

WhatsApp%2BImage%2B2018-04-27%2Bat%2B20.03.56

Mais um crime de homicídio por disparos de arma de fogo é registrado na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, região oeste do Estado, o crime aconteceu nesta noite de sexta-feira (27), dessa vez a vítima trata-se de um Taxista que faz Linha Governador Dix-Sept Rosado - Mossoró.

A vítima foi identificada apenas por Willian de Dodocá, segundo informações o crime aconteceu em um Bar, a Polícia Militar daquela cidade neste momento faz o trabalho de isolamento de local de crime. A Delegacia de Plantão da Polícia Civil e também a equipe do ITEP de Mossoró já foram acionados para o local e remoção do Corpo.

WhatsApp%2BImage%2B2018-04-27%2Bat%2B20.30.05

Fonte: Santa Notícia
Leia Mais ››

Serviço de inclusão do nome social no título eleitoral segue até 09 de maio


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realiza a inclusão do nome social no cadastro de eleitores, em conformidade com a Resolução nº 23.562, de 22 de março de 2018, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No dia 17 de abril, o TSE publicou a portaria que regulamenta a inclusão. O ato (Portaria Conjunta TSE nº 1, de 17 de abril de 2018) fixa as regras que deverão ser observadas pela Justiça Eleitoral para concretizar as solicitações de interessados.

De acordo com a portaria, a inserção do nome social no cadastro eleitoral deverá observar algumas regras: A primeira define nome social como “a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida e não se confunde com apelidos”; A norma também estabelece que, no Requerimento de Alistamento Eleitoral e no título, o nome social deverá ser composto por prenome, acrescido do sobrenome constante do nome civil. Além disso, o nome social não pode ser ridículo, nem irreverente e tampouco atentar contra o pudor.

Ainda segundo a portaria conjunta, “o nome civil da pessoa que declarou seu nome social deverá constar do e-Título em página adicional, de modo a evitar constrangimentos eventualmente decorrentes da exibição do documento para outras finalidades que não exijam a apresentação do nome civil”. E, no modelo de título eleitoral que contempla assinatura, o eleitor poderá assinar seu nome social, devendo apor, no Requerimento de Alistamento Eleitoral, a mesma assinatura de seu documento de identidade oficial.

A inclusão ou atualização do nome social podem ser feitas no cartório ou no posto de atendimento que atenda à zona eleitoral do interessado até 9 de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral. Basta apresentar um documento de identificação com foto no ato da solicitação. * Com informações do TSE.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Nós não estamos de brincadeira com a Coreia do Norte, diz Trump


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou há pouco que o governo dele não “está de brincadeira” quando fala em aproximação com a Coreia do Norte.

“Os Estados Unidos têm agido lindamente, como um violinista, porque você tem agora um tipo diferente de líder. Nós não estamos de brincadeira”, afirmou o presidente americano, em rápida coletiva antes do início de cúpula com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel.

“Espero que as negociações entre as Coreias tenham sucesso”, disse Trump, ao comentar a histórica reunião bilateral entre o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

O presidente americano afirmou também que a equipe de governo dele está considerando “dois ou três locais” para reunião com Kim Jong-un, que deve ser realizada entre o final de maio e o começo de junho. “As conversas serão diferentes agora”, disse.

Ao comentar a reunião que terá com Merkel, Trump ressaltou que vai discutir com a premiê alemã “vários assuntos”, como o acordo nuclear com o Irã e as relações comerciais e militares.

O presidente americano comentou ainda o andamento das investigações sobre a suposta interferência da Rússia na eleição de 2016. “Não houve conluio”, repetiu.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

Telefonia fixa perde 94,5 mil linhas em março


De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil registrou 40.459.554 linhas fixas em operação no mês de março de 2018. Em relação ao mês anterior, março apresentou redução de 94.503 assinantes e nos últimos 12 meses, a redução foi de 1.208.833 linhas.

No mês de março de 2018, 17.138.921 linhas fixas foram registradas pelas autorizadas no país e 23.320.633 pelas concessionárias. Em 12 meses, as autorizadas apresentaram diminuição de 20.586 (-0,12%) e as concessionárias de 1.188.247 (-4,85%) linhas. Comparado a fevereiro de 2018, houve aumento de 22.738 unidades (+0,13%) nas autorizadas e redução de 117.241 (-0,50%) nas concessionárias.

Grupos                        

A participação de mercado das prestadoras fixas autorizadas ficou assim dividida em março de 2018: Claro com 10.818.655 (63,12%) linhas, Telefônica com 4.777.058 (27,87%), a TIM com 739,454 (4,31%), a Algar Telecom com 350.954 (2,05%), a Oi com 166.557 (0,97%), a Sercomtel com 88.870 (0,52%), a Cabo com 36.712 (0,21%) e a BT com 3.970 (0,02%). Já a participação de mercado das concessionárias, ficou dividida da seguinte maneira: Oi com 13.065.965 (56,03%) linhas, Telefônica com 9.330.960 (40,01%), AlgarTelecom com 756.010 (3,24%), Sercomtel com 165.874 (0,71%) e a Claro com 1.824 (0,01%).

Dentre as autorizadas, nos últimos 12 meses, registraram crescimento Algar Telecom (+35,08%), TIM (+7,22%), Oi (+3,56%), Sercomtel (+1,69%) e Telefônica (+0,23%). A BT (-14,77%), a Cabo (-1,46%) e a Claro (-1,36%) apresentaram redução. Já dentre as concessionárias, em um ano, registraram crescimento Claro (+4,23%) e Algar Telecom (+2,30%). A Telefônica (-2,82%), a Sercomtel (-5,86%) e a Oi (-6,61%) obtiveram queda.

Na comparação de março de 2018 com fevereiro do mesmo ano, dentre as autorizadas, registraram crescimento Algar Telecom (+1,78%), Cabo (+1,26%), TIM (+0,35%) e a Telefônica (+0,30%). A Claro (-0,01%), a Oi (-0,07%) e a Sercomtel (-0,53%) apresentaram redução. A BT permaneceu estável (0,00%). Dentre as concessionárias, apenas a Claro (+0,22%) obteve crescimento. A Algar Telecom (-0,09%), a Telefônica (-0,15%), a Oi (-0,75%) e a Sercomtel (-2,16%), apresentaram redução.

A Anatel também disponibilizou os dados da telefonia fixa de março de 2018 por estado no Portal online.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Com medo da gripe, Arquidiocese de Natal pede a fiéis que evitem dar as mãos e abraços durante missas

Arcebispo metropolitano pede que fiéis evitem apertos de mão e abraços durante missas (Foto: Heloise Hamada/G1)
Arcebispo metropolitano pede que fiéis evitem apertos de mão e abraços durante missas (Foto: Heloise Hamada/G1)

A Arquidiocese de Natal emitiu comunidado a suas paróquias e fiéis para que, durante as missas e eventos da Igreja no estado, contatos físicos como apertos de mãos e abraços sejam evitados. Em nota assinada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, a preocupação é o vírus da Influenza, que causa a gripe.

"Em virtude do crescimento das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocasionada pelo vírus H1N1 e Influenza A H3 sazonal, no estado do Rio Grande do Norte e em outras regiões do País, e considerando que todos têm responsabilidade de evitar situações e circunstâncias que facilitem o contágio, solicitamos às paróquias que tomem as seguintes medidas, até mandarmos dizer o contrário", diz a nota da Arquidiocese.

São quatro as ordens citadas por Dom Jaime: que se evite o aperto de mão durante a acolhida aos fiéis, que não se dê as mãos ao rezar o Pai-Nosso, que se omita o abraço da paz, que se distribua a comunhão somente sob uma espécie e diretamente nas mãos.

A nota emitida pela Arquidiocese ainda acrescenta "medidas de prevenção" emitidas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Dentre tais orientações estão: a higienização constante das mãos com água e sabão, a utilização de lenços descartáveis para a higiene nasal, evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com superfícies, manter ambientes ventilados, evitar contato com quem apresente sintomas de gripe, evitar aglomerações, dentre outras precauções.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Temer se diz alvo de 'mentiras' e pede apuração de 'vazamentos irresponsáveis' do inquérito que o investiga

O presidente Michel Temer fez um pronunciamento nesta sexta-feira (27) no Palácio do Planalto no qual afirmou que é alvo de "mentiras" contra sua honra e de tentativas de incriminar a ele e à sua família.

Temer se disse alvo de "vazamentos irresponsáveis" e afirmou que vai pedir a apuração disso ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, ao qual está subordinada a Polícia Federal. “Se pensam que atacarão minha honra, da minha família e vão ficar impunes, não ficarão sem resposta, como esta que estou dando agora”, declarou.

“Vou sugerir ao ministro Jungmann que apure internamente como se dão esses vazamentos irresponsáveis porque, mais uma vez eu digo, não é a imprensa que vai lá de forma escondida para examinar os autos. Os dados são fornecidos por quem preside o inquérito, que comanda o inquérito, seja aonde for, e naturalmente, quando isso chega à imprensa, a imprensa divulga”, afirmou.

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal pediu ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova prorrogação por 60 dias do prazo do inquérito que investiga o presidente. A Polícia Federal quer mais tempo para concluir a análise dos extratos bancários de Temer, cujo sigilo foi quebrado no mês passado com autorização de Barroso. No próximo dia 2, a PF ouvirá em depoimento a filha do presidente, Maristela Temer, sobre a origem do dinheiro usado na reforma da casa dela.

O inquérito da Polícia Federal apura se Temer editou um decreto no ano passado para beneficiar empresas do setor portuário em troca de propina. Amigos do presidente chegaram a ser presos no fim de março, na Operação Skala, da PF, em razão dessa investigação. Temer nega que o objetivo da medida tenha sido favorecer empresas.

No discurso, Temer classificou o inquérito como uma “perseguição criminosa, disfarçada de investigação”. O presidente também comentou o pedido de prorrogação do inquérito por mais 60 dias. Segundo ele, a intenção é “deixar o presidente da República em uma situação de incômodo institucional”.

O presidente Michel Temer durante pronunciamento em que se disse alvo de 'mentiras' e no qual pediu apuração do 'vazamento' de informações do inquérito que o investiga (Foto:  José Cruz / Agência Brasil)
Michel Temer diz que é alvo de mentiras contra a sua honra

O pronunciamento de Temer não estava previsto Foi convocado de última hora na manhã desta sexta, antes do encontro dele com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, que faz visita oficial ao Brasil. A equipe da Presidência teve de preparar às pressas o Salão Oeste do Planalto para a fala do presidente, que chegou acompanhado de ministros e assessores. Durante o pronunciamento, Temer mais de uma vez bateu com a mão no púlpito.

"Venho aqui mais uma vez naturalmente para protestar contra mentiras que são lançadas contra minha honra", afirmou. "Não se tratam de mentiras assacadas contra a minha posição funcional. É contra a minha honra. E pior ainda, mentiras que atingem minha família e meu filho que hoje tem 9 anos de idade", completou o presidente.

Ele atribuiu os supostos vazamentos a uma tentativa de ofuscar as ações do seu governo. "Busca-se desmoralizar a figura institucional da Presidência da República para tentar atrapalhar o natural progresso do país", disse.

O presidente também reagiu ao que considerou ataques a familiares dele. "Só um irresponsável, mal-intencionado ousaria tentar me incriminar, à minha família, minha filha, meu filho de 9 anos de idade, como lavadores de dinheiro", declarou.

Nesta sexta, reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" informou que uma das principais suspeitas dos investigadores da Polícia Federal é de que o presidente tenha "lavado" dinheiro de propina por meio do pagamento de reformas nas casas de familiares.


"Dizer que lavei dinheiro numa casa alugada, dizer que gastei R$ 2 milhões, a insinuação até que se trata de uma reforma de uma casa alugada e em uma outra casa. Em que mundo é que estamos? Eu digo aos senhores, a vocês, que é incrível, é revolvante, é um disparate", declarou.

Temer questionou como investigadores podem supostamente atribuir origem ilícita a imóveis se ainda, segundo ele, não foi solicitado à sua defesa nenhum documento, como a escritura. "Até hoje não me pediram. Como afirmam que são de origem ilícita? Eles têm esses documentos em mãos? Não têm. E não pedem", afirmou.

No pronunciamento, Temer destacou ainda que trabalha "há quase 60 anos", lembrando sua atuação com advogado, professor universitário, procurador do Estado, presidente da Câmara dos Deputados, vice-presidente e presidente da República.

"São quase 60 anos de salários e honorários recebidos, seja na atividade seja na aposentadoria. Absolutamente dentro da lei e devidamente declarados nas minhas várias declarações de imposto sobre a renda", disse.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cibercriminosos usam promoção falsa d'O Boticário de Dia das Mães para roubar dados

Golpe usa marca falsa promoção d'O Boticário de Dia das Mães para roubar dados de vítimas. (Foto: Divulgação)
Golpe usa marca falsa promoção d'O Boticário de Dia das Mães para roubar dados de vítimas. (Foto: Divulgação)

Cibercriminosos começaram a usar a marca O Boticário e o Dia das Mães para aplicar um golpe espalhando pelo WhatsApp, com o objetivo de roubar informações das vítimas além de invadir seus smartphones.

O ataque foi identificado pela Arcon Labs, laboratório da firma de segurança cibernética Arcon, nesta quinta-feira (26).

O golpe divulga uma falsa promoção em que empresa de cosméticos daria produtos. O texto do enunciado é:

“Ganhe um KIT Dia das Mães na O Boticário! Entre no link abaixo e siga o passo a passo para ganhar o seu.”

Só que, ao clicar no link, o usuário é enviado para sites que roubam suas informações pessoais ou instalam programas maliciosos em seu celular. Os dados do indivíduo podem ser empregados em fraudes financeiras posteriores.

Segundo a Arcon Labs, datas esperadas pelo comércio são um atrativo para criminosos, que criam armadilhas em forma de anúncios para promoções inexistentes para atrair consumidores.

Fonte: G1
Leia Mais ››

PF pediu prorrogação de inquérito de portos para analisar quebras de sigilo de Temer e o material da Operação Skala

Resultado de imagem para PF pediu prorrogação de inquérito de portos para analisar quebras de sigilo de Temer e o material da Operação Skala

O blog teve acesso ao pedido da Polícia Federal (PF) de prorrogação por mais 60 dias do inquérito que investiga o presidente Michel Temer, aliados dele e empresas do setor portuário, o chamado inquérito de portos. A PF justificou o pedido argumentando que precisa de mais tempo para analisar dados da quebra de sigilo do presidente Michel Temer e o material recolhido na Operação Skala que prendeu aliados do presidente no fim de março.

Ainda segundo o documento, a PF já recebeu, no fim de março, as informações do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os processos envolvendo portos da Rodrimar que tramitam no tribunal. De acordo com as investigações, a Rodrimar teria sido a principal beneficiada com a edição de decreto de Temer que, segundo a Procuradoria Geral da República, foi editado em troca de pagamento de propina ao presidente e seus principais aliados. O presidente nega que o objetivo da medida tenha sido favorecer empresas.

A PF também já recebeu no início de abril, da Presidência da República, os e-mails de Rocha Loures, da época em que ele era assessor especial do presidente Michel Temer.

De acordo com o documento entregue ao Supremo, a quebra de sigilo bancário do Temer ainda está acontecendo, já que "algumas instituições bancárias ainda não finalizaram os atendimentos, bem como questões técnicas atrasaram o acesso ao material decorrente do sigilo telemático".

Além do pedido da PF de prorrogração do prazo de investigação, outros documentos foram incluídos no inquérito. Um deles é o registro da intimação de Maristela Temer, filha do presidente. Ela prestará depoimento à PF no dia 3 de maio, em São Paulo.

O pedido de prorrogação do inquérito foi apresentado ao relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso. Ele enviou o pedido de prorrogação para análise da Procuradoria Geral da República. Ele decidirá depois de receber o parecer da PGR.


No último dia 27 de fevereiro, Barroso já havia concedido uma prorrogação por 60 dias, prazo que vence nesta semana.

Fonte: Blog da Andréia Sadi
Leia Mais ››

'Respeita cara de homem', diz deputado Wladimir Costa após agredir cidadão em evento no sudeste do Pará

Resultado de imagem para 'Respeita cara de homem', diz deputado Wladimir Costa após agredir cidadão em evento no sudeste do Pará

Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o deputado Wladimir Costa (SD-PA) agredindo uma homem que participava de um evento da Prefeitura de Jacundá, sudeste do Pará, na noite de quinta-feira (26). O parlamentar estava discursando durante para moradores da cidade, quando reclamou de ser interrompido, seguiu até a vítima e deu um tapa na cara dela após ser contestado sobre tatuagem com o nome do presidente Michel Temer.

Durante o discurso, Wlad diz que deixaria a vítima falar ao microfone e então é questionado sobre a tatuagem que fez. "Me explica a tatuagem do Temer na tua bunda, por favor?". Em seguida, o deputado dá um tapa na cara do cidadão e diz "Repeita a cara de homem, vagabundo. Homem safado apanha na cara". Após a confusão, deputado diz que vai continuar o evento e que "pode filmar e botar nas redes sociais".

A Polícia Civil informou que o professor Therezo de Soyza Neto compareceu à delegacia de Jacundá, na noite quinta-feira (26), para registrar boletim de ocorrência contra o deputado federal Wladimir Costa. Ele acusa Wladimir de suposta agressão física. O ex-vereador foi chamado para prestar depoimento e também recebeu encaminhamento para passar por exame de corpo de delito.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) disse em nota que repudia a agressão sofrida pelo professor Therezo Neto, e que a categoria está prestando solidariedade e orientando o professor para que as providências cabíveis sejam tomadas contra o deputado Waldimir Costa.

O G1 entrou contatou a Prefeiruta de Jacundá e o Governo do Pará, que estaria apoiando o evento. A reportagem do G1 também acionou o gabinete do deputado e a cordenação regional do Partido Solidariedade no Pará e aguarda posicionamento.


Fonte: G1
Leia Mais ››

Governo brasileiro vai assumir calote da Venezuela


O governo brasileiro vai ter de mexer no Orçamento deste ano para cobrir um calote de R$ 1,3 bilhão dos governos da Venezuela e de Moçambique. Os empréstimos têm como avalista o Fundo de Garantia à Exportação (FGE), vinculado ao Ministério da Fazenda. Para garantir o pagamento, cujo vencimento é no dia 8 de maio, o presidente Michel Temer precisa enfrentar a resistência dos parlamentares e aprovar no Congresso um crédito suplementar, no valor da dívida, no Orçamento.

O crédito pedido pelo presidente fazia parte de um projeto de lei aprovado na quarta-feira. Mas, no meio da votação, o montante que seria destinado à cobertura das dívidas não honradas foi excluído, porque o dinheiro para essa operação sairia das emendas parlamentares (parcela do Orçamento destinada às áreas de atuação de deputados e senadores). Na quinta-feira, Temer convocou uma reunião de emergência e fez um apelo aos líderes de bancada no Congresso.

O governo trabalha a toque de caixa para enviar um novo projeto de lei, indicando outras fontes de recursos.

Esses empréstimos problemáticos, concedidos durante as gestões dos governo dos presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff que priorizaram relações com a América Latina e a África serviram para que esses países importassem mercadorias e serviços do Brasil de forma financiada.

Os credores são o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Credit Suisse. Está previsto que, se os países tomadores não pagarem, o FGE tem de cobrir os financiamentos.

“São compromissos assumidos no passado, portanto, não no nosso governo, mas que este governo tem que cumprir”, comentou Temer.

O Fundo dispõe hoje de mais de R$ 4 bilhões, de forma que há dinheiro para cobrir o calote. Mas há dois problemas a serem resolvidos. O primeiro: esse pagamento, que será uma despesa do governo, não está previsto no Orçamento de 2018. E precisaria estar, para o gasto ocorrer dentro da lei. Daí porque o governo corre para aprovar o crédito suplementar, que é na prática uma autorização para o gasto.

O segundo: existe um teto, um limite máximo, para as despesas do governo federal. Isso significa que, mesmo havendo dinheiro e autorização no Orçamento, será preciso cancelar alguma outra despesa já prevista para abrir espaço e acomodar o pagamento do calote dentro do teto. Por isso, a primeira ideia do governo foi sacrificar as emendas de parlamentares.

Bom pagador

Omitindo a derrota no Congresso, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, apelou para o risco de crédito do País. “Nós temos a necessidade de fazer esse pagamento para que continuemos gozando da real condição de bons pagadores”, disse.

“Caso não honre, o Brasil fica inadimplente perante o sistema financeiro internacional, o que é uma sinalização muito ruim”, afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR).

O BNDES informou na quinta que a Venezuela está inadimplente em US$ 135 milhões com a instituição. O país vizinho atrasou o pagamento de uma parcela vencida em janeiro. O saldo devedor soma US$ 814 milhões, conforme o dado do fechamento de 2017, como revelou o Estadão/Broadcast em janeiro.

Segundo o BNDES, o total de vencimentos em 2018 de dívidas da Venezuela cobertas pelo FGE soma US$ 436,85 milhões. Desse valor, US$ 278,2 milhões são de empréstimos do BNDES. O restante refere-se a financiamentos de bancos privados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Estadão
Leia Mais ››

PSDB deve devolver R$ 5,4 milhões ao erário, decide ministro do TSE


O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta quinta-feira (26) que o PSDB deve devolver ao erário R$ 5,4 milhões referentes a irregularidades na prestação de contas do Fundo Partidário do ano de 2012.

As contas de 2012 do partido foram desaprovadas pelo ministro, por irregularidades com o pagamento mal explicado de consultorias, passagens aéreas, locações de veículos e hospedagens, entre outras.

Com a desaprovação das contas, Mussi determinou ainda que o PSDB deixe de receber, em 2019, o equivalente a dois meses de sua cota do Fundo Partidário. Ainda cabe recurso da decisão.

Na condição de relator, Mussi desaprovou as contas do PSDB monocraticamente, ou seja, de forma individual, conforme permite o regimento do TSE.

Na manhã de quinta-feira (26), o plenário do TSE também julgou as contas do PT, DEM, PCO e do PTdoB, determinando a devolução de mais de R$ 2,5 milhões.

A Agência Brasil não conseguiu contato com o diretório nacional do PSDB até a publicação da reportagem.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Polícia Civil prende seis pessoas por tráfico de drogas na Grande Natal

Material é apreendido pela Polícia Civil após deflagração de operação contra tráfico de drogas na Grande Natal (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Material é apreendido pela Polícia Civil após deflagração de operação contra tráfico de drogas na Grande Natal (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Seis pessoas foram presas após a Operação Gota D'água, coordenada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, e deflagrada na manhã desta sexta-feira (27), na Grande Natal. A ação, que contou com apoio da Polícia Militar e com o trabalho de equipes de diversas delegacias, resultou na prisão de duas mulheres e quatro homens, em Natal e Parnamirim.

Os investigados, segundo a Polícia Civil, foram presos em cumprimento a mandados de prisão e um dos homens, que foi encontrado com drogas, também foi autuado em flagrante delito. Além das prisões, os policiais apreenderam veículos e objetos relacionados ao tráfico de entorpecentes, como balanças de precisão e cadernetas com anotações.

Os policiais chegaram a apreender seis quilos de maconha; duas balanças de precisão; R$ 514 em dinheiro; e dois celulares. Nas residências alvos de mandados de busca e apreensão, os policiais apreenderam ainda: três veículos, sendo um Volkswagen Polo; um Renault Clio e uma motocicleta.

"Consideramos que esta operação foi bastante exitosa e tudo o que apreendemos hoje servirá de material probatório para nossas investigações", destacou o delegado adjunto da Denarc, Renê Lopes.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Delegacia de Assu suspende atendimento após raio cair e danificar equipamentos

Raio atinge poste e danifica equipamentos de Delegacia de Assu, no Oeste do RN (Foto: Cedida/Polícia Civil)
Raio atinge poste e danifica equipamentos de Delegacia de Assu, no Oeste do RN (Foto: Cedida/Polícia Civil)

O atendimento ao público na Delegacia de Polícia Civil de Assu, no Oeste do Rio Grande do Norte, foi suspenso após a queda de um raio em frente à unidade policial danificar os equipamentos do prédio. O fato ocorreu na tarde da quinta-feira (26), e nesta sexta-feira (27) a delegacia sequer abriu por não ter condições operacionais.

A descarga elétrica, que atingiu um poste próximo à delegacia, interferiu no funcionamento de equipamentos, como: o modem e o roteador de conexão de internet, algumas lâmpadas e até a central telefônica da delegacia. A força da descarga foi tanta que fios na rede elétrica se soltaram na rua. Não há informações sobre feridos.

Segundo o delegado Cidorgeton Tony, sem os equipamentos, não é possível o registro de boletins de ocorrência.

A orientação do delegado é que, para casos mais graves, a população de Assu se desloque até a Delegacia de Plantão de Mossoró para registrar ocorrências, um percurso de cerca de 1h entre as duas cidades. Segundo a Delegacia de Assu, a unidade mossoroense está aberta desde as 8h desta sexta-feira e funciona até as 8h da segunda-feira (30).

Tony ainda diz que a Cosern fez os reparos na rede elétrica e a energia já foi reestabelecida. Quanto aos equipamentos, a previsão da Polícia Civil é de que até próxima semana eles sejam consertados.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem deixa mortos e feridos em ataque à escola na China

Resultado de imagem para Homem deixa mortos e feridos em ataque à escola na China

Ao menos sete crianças morreram e 19 ficaram feridas em um ataque a uma escola em Mizhi County, em Shaanxi, na China, nesta sexta-feira (27).

Um homem teria atacado os estudantes durante a saída das aulas. Segundo a agência France-Presse, o homem teria usado uma faca no ataque. De acordo com informações da BBC, o suspeito foi detido. Os estudantes seriam do ensino médio.

Fonte: G1
Leia Mais ››

CNH digital está disponível em todo o país, informa Serpro

CNH Digital está disponível em todo o Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)
CNH Digital está disponível em todo o Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)

A emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital está disponível em todo o país, informou o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que desenvolve o sistema. O estado do Rio de Janeiro foi o último aderir ao documento eletrônico na última quarta.

O prazo para que todos os Departamentos Nacionais de Trânsito (Detrans) disponibilizem o serviço é 1º de julho. A obrigatoriedade inicial da emissão dos documentos estava prevista para 1º de fevereiro, mas acabou sendo adiada.

De acordo com o Serpro, 110 mil condutores brasileiros já estão utilizando a CNH digital. Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo somam juntos mais de 63 mil documentos eletrônicos emitidos.

A CNH impressa continua valendo normalmente e a versão digital possui o mesmo valor jurídico da versão física. Chamada de CNH-e, o documento digital poder ser utilizado por meio de aplicativo em celulares e tablets.

Os valores para a emissão da CNH digital ficar a cargo dos Detrans, do mesmo modelo que acontece com a CNH impressa. Em São Paulo, por exemplo, a CNH-e foi lançada gratuitamente.

Como obter a CNH-e?
É preciso ter a CNH impressa no formato atual, com QR code;
quando ela estiver valendo no seu estado, o primeiro passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran;
ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados (quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online);
caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor;
baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android);
acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, quando o estado disponibilizar a CNH digital;
criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Dupla discorda durante roubo em SP e é presa após um atirar no outro

Caso foi registrado na Delegacia Sede de Itanhaém (Foto: Mariane Rossi/G1)
Caso foi registrado na Delegacia Sede de Itanhaém (Foto: Mariane Rossi/G1)

Dois homens, de 22 e 33 anos, realizaram uma tentativa de roubo em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (27). Porém, o crime deu errado e eles acabaram baleados. Após entrarem na residência, os bandidos se desentenderam, entraram em luta corporal e efetuaram disparos um contra o outro. Nada foi levado da casa e ambos foram detidos.

Segundo a polícia, o crime aconteceu na Rua Taubaté, no bairro Cibratel 2. Os dois criminosos começaram a discutir já no interior da residência que iriam roubar. A briga se tornou física e ambos efetuaram disparos. Um dos suspeitos foi atingido com duas balas nas costas e o outro na perna e no abdômen. Os moradores não se feriram.

Ao chegar ao local, a Polícia Militar encontrou apenas um dos suspeitos caído no chão. O segundo já havia sido socorrido por populares. A equipe ainda encontrou uma pistola 380 e um simulacro de pistola. Segundo apurado pelo G1, o interior da casa tinha sinais de luta e perfurações de bala em várias paredes.

O jovem de 22 anos foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Irmã Dulce. Já o homem de 33 anos foi socorrido por populares, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém e acabou encaminhado para o Hospital Regional da cidade. Ambos permanecem internados, mas sem risco de vida.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos não conseguiram levar nada da residência. Assim que receberem alta médica, eles serão indiciados por tentativas de roubo e de homicídio. Ambos tinham passagens criminais. O boletim de ocorrência foi registrado pelo plantão polcial da Delegacia Sede de Itanhaém. O caso ainda será investigado.

Um dos criminosos foi socorrido por populares e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)
Um dos criminosos foi socorrido por populares e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Criminosos invadem clínica de reabilitação em Divinópolis, atiram nos internos e colocam fogo; três morrem no local

Clínica foi incendiada nesta quinta (26) (Foto: Rafael Moreira/G1)
Clínica foi incendiada nesta quinta (26) (Foto: Rafael Moreira/G1)

Três pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na noite desta quinta-feira (26) depois que criminosos entraram atirando e colocaram fogo em uma clínica de reabilitação, no Bairro Itacolomi, em Divinópolis. De acordo com a Polícia Militar (PM), os invasores arrombaram o portão para invadir a unidade.

Segundo a PM, os criminosos chegaram ao local por volta das 22h. Depois de invadir a unidade, eles surpreenderam os internos que estavam dormindo e deram vários tiros. Em seguida, os autores colocaram fogo na instituição e fugiram.

Três homens, de 32, 37 e 54 anos, ficaram presos aos escombros e morreram carbonizados. Outras nove pessoas, com idades entre 32 e 55 anos, conseguiram sair da unidade e foram atendidas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Samu para saber em qual hospital as vítimas estão internadas para saber o estado de saúde e aguarda retorno. O G1 também procurou a Prefeitura e aguarda retorno.

A perícia da Polícia Civil compareceu ao local. Até a publicação desta matéria, a PM informou que continuava o rastreamento para localizar os autores. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Vereador de Sertãozinho, SP, e mais 4 são presos por suspeita de tráfico de drogas

Operação Cartão Vermelho cumpre mandado de busca e apreensão na Câmara de Sertãozinho, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)
Operação Cartão Vermelho cumpre mandado de busca e apreensão na Câmara de Sertãozinho, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)

O vereador de Sertãozinho (SP), Samuel da Silva, o Samuel Sandrin (PR), e outras quatro pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (27) durante a Operação Cartão Vermelho, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas na região.

Inicialmente, a PF informou, em nota, que 11 pessoas foram presas, quando, na verdade, foram 11 mandados de prisão expedidos pela Justiça. Cinco foram presos durante a manhã e outros dois já estão em penitenciárias porque foram alvos da Operação Placito. Quatro seguem foragidos.

Quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade e em Ribeirão Preto (SP). Drogas, armas e dinheiro foram apreendidos. Ao todo, 86 agentes da PF e do 43º Batalhão da Polícia Militar foram às ruas dos dois municípios.

Ainda segundo a PF, o grupo comercializava, principalmente, cocaína e crack, com maior intensidade nos dois municípios. Sandrin foi preso em casa, no início da manhã. A PF também cumpriu mandado de busca na Câmara Municipal.

Agentes da Polícia Federal cumprem mandado de busca na Câmara de Sertãozinho, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)
Agentes da Polícia Federal cumprem mandado de busca na Câmara de Sertãozinho, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)

A investigação teve início em outubro de 2017 e identificou que os integrantes da quadrilha tinham funções específicas: enquanto uns adquiriam a pasta base e os produtos químicos para o refino das drogas, outros manipulavam e um terceiro grupo distribuía.


“O rastreamento da distribuição do dinheiro apontou a existência de um financiador do empreendimento ilícito, devidamente identificado e preso nesta data”, diz o comunicado.

Ainda segundo a PF, durante a investigação foram recolhidos indícios da prática de outros crimes, entre eles agiotagem, empréstimo de armas de fogo para criminosos e ato de improbidade administrativa. As provas colhidas serão encaminhadas ao Ministério Público.

A investigação tem relação direta com a Operação Placito, deflagrada em Sertãozinho em março, quando os agentes da PF apreenderam 39 tabletes de pasta base de cocaína, cinco de crack, um pacote de estimulante, sete de cafeína, um pacote de morfina em pó, 100 ampolas de sulfato de morfina e 600 comprimidos da mesma substância – narcótico de alto poder analgésico.

Os suspeitos presos nesta sexta-feira cumprirão prisão temporária por 30 dias e já foram indiciados pela PF por organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do tráfico.

O vereador Samuel Sandrin (PR) durante sessão na Câmara Municipal de Sertãozinho (SP) (Foto: Reprodução/TV Câmara)
O vereador Samuel Sandrin (PR) durante sessão na Câmara Municipal de Sertãozinho (SP) (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça Eleitoral vai gastar mais de R$ 15 milhões com eleições 'fora de época'

Urna de votação. Foto: José Cruz/Agência Brasil (Crédito: )

Quando a gente vai no mercado e troca um produto com problema, isso não significa um custo a mais, só que no sistema eleitoral é diferente. Trocar alguém eleito, que teve o mandato cassado, pode ficar bem caro. Em Tocantins, nada menos do que R$ 15 milhões foram reservados para a escolha de um novo governador em junho. O atual, Marcelo Miranda, não conseguiu concluir o mandato depois de ter sido cassado por caixa dois nas eleições de 2014. Mas só agora, no último ano de governo, o processo chegou ao fim. 

Miranda ainda tenta mudar a situação com recursos na Justiça, mas a nova eleição já está marcada. Há sete candidatos e quem assumir vai cumprir um mandato "tampão" de apenas seis meses. Moradores como a bibliotecária aposentada, Regina Balduíno, dizem que o clima na capital Palmas é de descrédito, ainda mais porque todos sabem que em outubro vão ter de voltar às urnas: 

"Porque está muito difícil escolher candidato, em qualquer situação. Sem esperança com as pessoas que estão se candidatando. Acho que os políticos estão com a imagem muito ruim por tudo o que a gente tem visto. Não é só no Tocantins, mas no nosso país inteiro", afirmou a aposentada. 

Em pleno ano de eleição, há 66 processos no Tribunal Superior Eleitoral que podem interromper o mandato de deputados, senadores e governadores. Em 23 cidades, a Justiça Eleitoral determinou novas eleições para prefeito neste ano: boa parte delas será realizada em junho. De acordo com levantamento da CBN, serão gastos, pelo menos R$ 500 mil, para substituir prefeitos eleitos em 2016. Os políticos ainda tinham dois anos de governo pela frente, mas perderam o mandato no meio do caminho. 

São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte têm o maior número de casos. As cidades paulistas vão movimentar cerca de R$ 230 mil com a votação. Em Minas, o gasto será de pelo menos R$ 75 mil para a escolha de novos prefeitos em quatro cidades. O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral mineiro, Luis Benfati, explica que muitos casos se arrastam porque o tema é delicado por causa da "complexidade da matéria, do número de recursos, de instâncias a serem acionadas". 

"Você está analisando a vontade popular", lembrou o magistrado. 

As despesas incluem gasto com o treinamento dos funcionários, pagamento de horas extras, lanche, transporte e distribuição das urnas. Além disso, quanto mais longe a cidade do cartório eleitoral, mais cara é a eleição. Depois desses pleitos fora de tempo, estima-se que a Justiça Eleitoral gaste mais R$ 800 milhões com a votação de outubro.

Fonte: CBN
Leia Mais ››

Avião interceptado pela FAB no Pantanal de MS tinha 500 quilos de cocaína

Caixas com cocaína que estavam no avião interceptado pela FAB em MS (Foto: FAB/Divulgação)
Caixas com cocaína que estavam no avião interceptado pela FAB em MS (Foto: FAB/Divulgação)

O avião interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na quarta-feira (25), em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, tinha 500 quilos de cocaína. O piloto ainda não foi localizado.

A informação é da FAB, que, junto com a Polícia Federal (PF), retirou a aeronave do local onde fez pouso forçado, região de alagados na divisa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os tabletes foram apreendidos.

Aeronave interceptada pela FAB por suspeita de tráfico Corumbá (MS) (Foto: FAB/Divulgação)
Aeronave interceptada pela FAB por suspeita de tráfico Corumbá (MS) (Foto: FAB/Divulgação)

Interceptação
O avião interceptado tinha saído da Bolívia, não tinha plano de voo e estava com matrícula falsa. O piloto não obedeceu aos pedidos da FAB, que estava com três aeronaves A-29 e um radar E-99.

Como o piloto não obedeceu a nenhuma das ordens, os militares deram um tiro de aviso. Ainda sem resposta, efetuaram então um tiro de detenção, que tem objetivo de atingir o alvo. Em nota, a FAB informou que é a 2ª vez que precisa tomar esta medida, mas não esclareceu se o tiro atingiu o bimotor.

Só depois disso que o piloto do avião suspeito fez o pouso forçado em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal mato-grossense.

Aeronave modelo E-99 usado para impedir avião com ilícitos sem plano de voo Corumbá (MS) (Foto: FAB/Divulgação)
Aeronave modelo E-99 usado para impedir avião com ilícitos sem plano de voo Corumbá (MS) (Foto: FAB/Divulgação)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Colômbia divulga relatório final da tragédia com voo da Chape

Avião acidentado que levava a Chapecoense à Colômbia (Foto: Luis Benavides/AP)
Avião acidentado que levava a Chapecoense à Colômbia (Foto: Luis Benavides/AP)

A Aeronáutica Civil da Colômbia está apresentando nesta sexta-feira (27) as conclusões do relatório final sobre o desastre com o avião da empresa Lamia, que caiu levando a delegação do time da Chapecoense no dia 28 de novembro de 2016, deixando 71 mortos. A investigação confirma que o combustível do avião era insuficiente para o voo entre Santa Cruz e Medellín.

Os investigadores constataram que, 40 minutos antes do acidente, o avião já estava em emergência e a tripulação nada fez, mesmo tendo indicação na cabine, como luz vermelha e avisos sonoros.

Sem combustível, os motores pararam de funcionar e o avião planou até bater.

Entre as conclusões apresentadas estão:

o contrato previa escala entre São Paulo e o aeroporto de Medellín, mas a empresa planejou voo direto.
40 minutos antes do acidente o avião já estava em emergência e tripulação nada fez; houve indicação, luz vermelha e avisos sonoros, na cabine.
o controle de tráfego aéreo desconhecia a 'situação gravíssima' do avião.
a tripulação era experiente, com exames médicos em dia;
a Lamia estava em situação financeira precária e atrasava salários aos funcionários. A empresa tinha desorganização administrativa
a Lamia não cumpria determinações das autoridades de aviação civil em relação ao abastecimento de combustível. Quando foi apresentado o relatório preliminar, já havia sido destacado que o piloto estava conscientes de que o combustível que tinha não suficiente. O piloto, Miguel Quiroga, “decidiu parar em Bogotá, mas mais adiante mudou de ideia e foi direto para Rionegro", onde o avião caiu.
A apresentação está em andamento na Colômbia. Está reportagem será atualizada com novas informações.

Apresentação do relatório final da tragédia da Chapecoense (Foto: Reprodução/Twitter/Aerocivil)
Apresentação do relatório final da tragédia da Chapecoense (Foto: Reprodução/Twitter/Aerocivil)

Acidemnte da Chapecoense (Foto: Arte G1)
Acidemnte da Chapecoense (Foto: Arte G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

Com dívida, Santa Casa decide cortar carga horária de médicos

 Santa Casa de São Paulo  (Foto: Reprodução/TV Globo)
Santa Casa de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Com uma dívida acumulada de R$ 700 milhões, a Santa Casa, na região central de São Paulo, decidiu cortar a carga horária de trabalho dos médicos.

A instituição diz fazer um ajuste na quantidade de horas “para cumprir sua missão de misericórdia”.

“Atualmente, 77% de suas despesas são efetuadas com pessoal, percentual que foge aos padrões desta atividade no mercado nacional”, diz nota.

“Em algumas áreas há excesso de contingente, que precisam ser adaptadas ao volume que consta de suas metas de atendimento, desta forma faz-se necessário um ajustamento de quadro, que se deve permanentemente fazer numa gestão qualificada”, complementa.

Em fevereiro, a Santa Casa chegou a cancelar cirurgias eletivas por falta de material e estrutura para atender os pacientes que já estão internados.

A Santa Casa de São Paulo enfrenta uma grave crise financeira. Segundo a superintendência do hospital, foram feitas 2.050 cirurgias no mês de janeiro, o dobro da média mensal do ano passado. O hospital, que é uma unidade filantrópica, tem 80% dos recursos vindos do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com a administração, o déficit mensal do hospital é de cerca de R$ 9 milhões, totalizando uma dívida de R$ 700 milhões.

“Na medida que temos acesso de entrada pela porta-aberta somos obrigados por gestão de imediato a conter toda a área de eletivas”, declarou Carlos Augusto Meinberg, superintendente da Santa Casa, em fevereiro.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fifa anuncia banimento de Marco Polo del Nero do futebol para sempre

O ex-presidente da CBF Marco Polo del Nero foi banido de forma definitiva de atividades relacionadas ao futebol. A Fifa anunciou nesta sexta-feira que o Comitê de Ética da entidade decidiu impedir para sempre que o dirigente possa exercer qualquer função no esporte - justamente após o fim de duas suspensões, uma de 90 e outra de 45 dias ao brasileiro.

- A câmara de decisão concordou com as recomendações da câmara de investigação e considerou o senhor Del Nero culpado de violar os artigos 21 (suborno e corrupção), 20 (oferecer ou aceitar presentes ou outros benefícios), 19 (conflitos de interesse), 15 (lealdade) e 13 (regras gerais de conduta) do Código de Ética da Fifa - diz a nota oficial divulgada pela entidade.

Del Nero está imepdido de realizar atividades ligadas ao futebol (Foto:  Lucas Figueiredo / MoWA Press)
Del Nero está imepdido de realizar atividades ligadas ao futebol (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)

O banimento é exatamente a mesma punição recebida pelo antecessor de Del Nero, José Maria Marín. Além de estar impedido de desenvolver qualquer função ligada ao futebol, Marco Polo terá que pagar uma multa de 1 milhão de francos suíços (R$ 3,5 milhões).

A defesa de Del Nero informou que vai recorrer da decisão anunciada hoje pela Fifa. O primeiro recurso será apresentado ao Comitê de Apelação da Fifa. Caso este recurso seja negado, o passo seguinte será recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte, em Lausanne, na Suíça - que é a última instância em casos de justiça desportiva.

O banimento de Del Nero ocorre pouco mais de uma semana depois de Rogério Caboclo ter sido eleito o próximo presidente da CBF - tendo sido candidato único e contando com o apoio de Marco Polo. Até Caboclo assumir, em abril de 2019, a entidade continuará sendo regida pelo Coronel Nunes.


Da presidência da CBF ao banimento
Eleito presidente da CBF em 2014, sucedendo José Maria Marín, Marco Polo del Nero tornou-se alvo de investigações do FBI em 2015, suspeito de envolvimento em esquemas de corrupção - e desde então não deixou mais o Brasil, onde não é acusado de nenhum crime. Naquele ano, foi indiciado pelo departamento de Justiça dos EUA por sete crimes (três de fraude, três de lavagem de dinheiro e um por integrar uma organização criminosa). Logo depois, o Comitê de Ética da Fifa abriu uma investigação interna, que demorou a avançar.

Entretanto, a partir do julgamento de Marín em um tribunal de Nova York, em dezembro do ano passado, o caso andou. Del Nero foi citado em diversos depoimentos, planilhas, gravações e outros documentos - que foram tornados públicas pela investigação norte-americana. Os promotores do "Caso Fifa" afirmaram que Del Nero recebeu US$ 6,5 milhões em subornos para beneficiar empresas de marketing esportivo em contratos relacionados a Copa América, Taça Libertadores e Copa do Brasil. E a Fifa reabriu a investigação sobre o ex-presidente da CBF.

No fim do ano passado, a entidade máxima do futebol mundial decidiu suspender Del Nero por 90 dias, fazendo com que o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, Coronel Nunes, assumisse a presidência da CBF interinamente. Esta suspensão foi estendida, como esperado, por 45 dias - em um prazo que expirou justamente nesta sexta.

Os documentos que embasaram o banimento
O que levou a Fifa a inicialmente suspender Del Nero e agora bani-lo de forma definitiva foi uma série de documentos produzidos pela investigação americana - além de depoimentos de J. Hawilla, Alejandro Burzaco e Eladio Rodrigues. O primeiro é dono da Traffic, empresa de marketing esportivo que subornava dirigentes para obter contratos . Os outros dois eram diretores da Torneos, agência argentina que operava da mesma forma.


Burzaco era o CEO da Torneos. Ele contou que, em 2012, quando Ricardo Teixeira deixou a presidência da CBF, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero "herdaram" um pagamento de propina anual de US$ 600 mil. Em troca desse valor, deveriam facilitar a vida da Torneos e sempre renovar os contratos relacionados à Copa Libertadores. 

Depoimento de Alejandro Burzaco: Marin e Del Nero herdaram US$ 600 mil anuais em propina, que antes ia para Ricardo Teixeira (Foto: Reprodução)
Depoimento de Alejandro Burzaco: Marin e Del Nero herdaram US$ 600 mil anuais em propina, que antes ia para Ricardo Teixeira (Foto: Reprodução)

Em 2013 esse valor subiu para US$ 900 mil anuais, segundo o depoimento de Eladio Rodriguez, funcionário da Torneos responsável por fazer os pagamentos e registrá-los em planilhas.

Depoimento de Eladio Rodriguez: valor da propina subiu para US$ 900 mil em 2013 (Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)
Depoimento de Eladio Rodriguez: valor da propina subiu para US$ 900 mil em 2013 (Foto: Reprodução) (Foto: Reprodução)

Burzaco depôs que, em novembro de 2014, Del Nero pediu um aumento no valor anual da propina: de US$ 900 mil para US$ 1,2 milhão. Na época, ele ainda era vice-presidente da CBF. Já havia sido eleito presidente, mas só assumiria o cargo em abril de 2015, em substituição a Marin. Por isso, teria pedido a Burzaco que só pagasse o valor de US$ 1,2 milhão depois de junho. Assim, não precisaria dividir o dinheiro com seu antecessor.

Del Nero, segundo depoimento de Burzaco: "Eu não vou dividir com Marin. Vou ficar com US$ 1,2 milhão para mim"  (Foto: Reprodução)
Del Nero, segundo depoimento de Burzaco: "Eu não vou dividir com Marin. Vou ficar com US$ 1,2 milhão para mim" (Foto: Reprodução)

Em 2013, a Torneos se juntou com a Traffic e a Full Play para formar a Datisa, empresa que compraria todos os direitos da Copa América (2015, 2019 e 2023), sempre operando da mesma forma: pagando propina aos dirigentes da Conmebol. Segundo Burzaco, os dirigentes da CBF receberiam US$ 3 milhões pela assinatura do contrato com a Datisa e mais US$ 3 milhões a cada edição do torneio que fosse disputada.

Planilha da Torneos: US$ 900 mil pela Libertadores e US$ 3 milhões pela Copa América pagos a "Brasilero"  (Foto: Reprodução)
Planilha da Torneos: US$ 900 mil pela Libertadores e US$ 3 milhões pela Copa América pagos a "Brasilero" (Foto: Reprodução)

O documento acima é uma planilha apreendida com Eladio Rodriguez, funcionário da Torneos, e mostra o registro do pagamento de US$ 3,9 milhões a "Brasilero" em 2013 – US$ 900 mil pela Libertadores e US$ 3 milhões pela Copa América. Segundo o depoimento de Rodriguez, Marin e Del Nero dividiram esse valor. Uma outra planilha da Torneos, referente ao ano 2014, mostra mais um pagamento de US$ 900 mil relacionada à Copa Libertadores.

Planilha da Torneos: registro de pagamento a US$ 900 mil a "Brasilero" (Foto: Reprodução)
Planilha da Torneos: registro de pagamento a US$ 900 mil a "Brasilero" (Foto: Reprodução)

Outros dois documentos apreendidos chamaram a atenção do Comitê de Ética da Fifa. Um deles é um e-mail que Eladio Rodriguez enviou a si próprio no dia 6 de junho de 2013 com uma lista de tarefas a cumprir. Uma delas diz: "Telefonar a Marco Polo sobre transferência". Sua planilha de pagamentos registra uma saída de US$ 900 mil no dia 7 de junho de 2013.

Lista de tarefas de Eladio Rodriguez, executivo da Torneos, previa "Ligar para Marco Polo sobre transferência"  (Foto: Reprodução)
Lista de tarefas de Eladio Rodriguez, executivo da Torneos, previa "Ligar para Marco Polo sobre transferência" (Foto: Reprodução)

O outro é uma lista de pagamentos pendentes com a inscrição: "Pagar a Brasilero MP" e o valor de US$ 2 milhões. Essa pendência seria parte de uma cota de US$ 3 milhões referente à Copa América de 2015. De acordo com o delator Alejandro Burzaco, US$ 1 milhão já teria sido pago antecipadamente a Ricardo Teixeira, antes de ele deixar a presidência da CBF. E os US$ 2 milhões restantes deveriam ser divididos entre Marin e Del Nero.

Planilha da Torneos registra pendência de US$ 2 milhões com "Brasilero MP"  (Foto: Reprodução)
Planilha da Torneos registra pendência de US$ 2 milhões com "Brasilero MP" (Foto: Reprodução)

Essa pendência de US$ 2 milhões também estava registrada em documentos apreendidos na agência de marketing esportivo Klefer, do empresário Kleber Leite, com sede no Rio de Janeiro. Leite foi gravado – sem saber – em conversas por telefone com J. Hawilla, dono da Traffic. Numa dessas ligações, gravada em 24 de março de 2014, Leite cita anotações que estariam guardadas no cofre de sua empresa.

Essas anotações foram apreendidas em 27 maio de 2015, quando autoridades brasileiras cumpriram um pedido de cooperação com os EUA. Uma delas detalhava o pagamento já realizado de US$ 3 milhões para MPM (supostamente a sigla de "Marco Polo" e "Marin") e mais US$ 1 milhão para "Miami", que seria um apelido para Ricardo Teixeira. A pendência de US$ 2 milhões está registrada, assim como os pagamentos futuros de US$ 6 milhões (US$ 3 milhões a cada edição da Copa América por ser disputada, ou seja, 2019 e 2023).

Anotação apreendida na sede da Klefer detalha pagamentos feitos e devidos a Marin, Del Nero e Ricardo Teixeira (Foto: Reprodução)
Anotação apreendida na sede da Klefer detalha pagamentos feitos e devidos a Marin, Del Nero e Ricardo Teixeira (Foto: Reprodução)

Hawilla foi preso pelo FBI em 2013 – e desde então virou um colaborador da Justiça dos EUA. Segundo ele próprio depôs, entre suas missões estavam "gravar o maior número possível de pessoas" e extrair delas "o maior número de informações sobre o caso". Em 2014, Hawilla grampeou José Maria Marin, por exemplo, e também o empresário Kleber Leite, com quem dividia os direitos comerciais na Copa do Brasil.

Nas conversas com Leite, Hawilla tentou várias vezes fazê-lo falar sobre os subornos pagos a Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero e José Marin. No diálogo, os dois divergem sobre os valores. Hawilla insiste tanto que Leite finalmente explica que paga R$ 1 milhão por ano a Ricardo Teixeira e mais R$ 1 milhão por ano para serem divididos entre Marin e Del Nero.

Uma dessas conversas se deu no dia 28 de março de 2014, uma sexta-feira, e terminou com uma promessa de Kleber Leite: na segunda-feira seguinte ele entraria em contato para sanar qualquer dúvida e confirmar os valores. De fato, no dia 31 de março de 2014, uma sexta-feira, Kleber Leite enviou o seguinte SMS para o celular de J. Hawilla:

– Jotinha, tentei falar com você. O telefone só chama. Estou com o Serginho. Sobre o tema que falamos ao telefone: O passado era 1.5. Agora, juntando passado e futuro, somados, 2.0. Inclusive, pagos. Beijo, Kleber.

Mensagem de texto de Kleber Leite para J. Hawilla menciona pagamento de propina (Foto: Reprodução)
Mensagem de texto de Kleber Leite para J. Hawilla menciona pagamento de propina (Foto: Reprodução)

"Serginho" citado na mensagem é Sergio Costa, funcionário da Klefer. Por "passado", entenda-se Ricardo Teixeira, que inicialmente embolsaria sozinho R$ 1,5 milhão anuais da empresa. A expressão "futuro" refere-se a José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, que em 2012 haviam herdado os cargos até então ocupados por Teixeira. A Klefer nega ter participado do pagamento de propina a dirigentes.

– O que está transcrito, supostamente a mim imputado, nenhum nome ou fato são mencionados. O que está escrito nada tem a ver com o que o delator [J. Hawilla] tenta induzir. Da mesma forma, o áudio apresentado nada mais é do que uma deslavada montagem. Desafio J. Hawilla a passar por um teste de sanidade mental – declarou Kléber Leite.

Ricardo Teixeira, presidente da CBF entre 1989 e 2012, também negou todas as acusações. José Maria Marin, sucessor de Teixeira e antecessor de Del Nero, também afirma ser inocente. Ele é um dos três réus que estão sob julgamento no Tribunal Federal do Brooklyn, em Nova York. Os outros são Juan Angel Napout, ex-presidente da Conmebol, e Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol.

J. Hawilla, Alejandro Burzaco e Eladio Rodríguez são delatores do "Caso Fifa". Eles fizeram acordos com a justiça dos EUA e, em troca de penas menores, toparam colaborar com as investigações. Pelos acordos que assinaram, estão obrigados a falar a verdade em seus depoimentos: se mentirem, perdem os eventuais benefícios e podem ser processados por outro crime, além dos que confessaram – o de mentir no Tribunal.

Na época, Marco Polo del Nero se defendeu através de nota oficial, alegando que não estava sendo julgado pela Justiça Americana e que era natural que seu nome estivesse citado como representante da CBF, uma vez que foi sucessor de Marín. Afirmando que assumiu a presidência apenas em 2015, Del Nero disse "não ter a ver" com contratos celebrados antes disso e apontou que não a Justiça dos EUA não exibiu "dado concreto e documental do recebimento de vantagens ilícitas" por sua parte.

- Em suma, como nada de irregular pratiquei e, por isso mesmo, não posso aceitar o enxovalhamento de minha honorabilidade, manifesto aqui o meu enfático repúdio à essas leviandades acusatórias e renovo o desafio: antes de acusarem a quem nada deve, apresentem provas e documentos que indiquem as contas bancárias, as remessas, o meu envolvimento – direto ou indireto – com empresas investigadas, o recebimento ou o “caminho do dinheiro” já que modernamente nenhum centavo é movimentado sem que fiquem visíveis rastros... ou, então, que não se insinuem maldades contra quem nada de ilícito praticou - disse Del Nero, no comunicado.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››