terça-feira, outubro 08, 2013

POLÊMICA: FOTOS DE VEREADOR NU VAZAM NA INTERNET

Vereador vítima de Paparazzi
O vereador de Teresina Edvan Silva anunciou que vai entrar com ação contra o autor das fotografias que circularam na internet onde aparece nu sentado em um aparelho sanitário. Edvan Silva declarou que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou solicitação de investigação junto à polícia sobre a autoria das fotografias. O vereador disse que acionou sua assessoria jurídica para solicitar à polícia uma investigação sobre quem fez a foto para que possa entrar com uma ação na Justiça por danos morais e medidas intercaladas contra o autor das fotos. 
“Queremos a investigação para saber quem fez as fotografias porque todos os vereadores são passíveis desse ato de covardia”, falou Edvan Silva.

Edvan Silva disse que a fotografia é inaceitável porque estava em um momento privado, íntimo e usando o aparelho sanitário de um banheiro público. “Houve usurpação do direito de minha imagem. Isso tem que ser apurado para saber quem é o responsável e assim tomar as medidas cabíveis”, disse o vereador.
Na manhã desta quinta-feira (03) os vereadores se manifestaram na tribuna da Câmara Municipal, solidários a Edvan Silva. O vereador Major Paulo Roberto (PSD) afirmou que não foi ele quem veiculou as fotos na internet.


“Os vereadores foram solidários comigo e se colocaram à disposição para instaurar um procedimento na Justiça”, disse Edvan Silva que dormiu no aparelho sanitário porque estava cansado por ter feito viagens a cidades do Ceará, mas acredita que foi um ato isolado e que a partir de agora, como vereador, vai se policiar para não dar margens a esse tipo de ato.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cadáver crivado de bala foi encontrado na zona rural; em Caririaçu-CE

O corpo de um homem de 33 anos foi encontrado por volta das 08h30min desta terça-feira na zona rural de Caririaçu. Identificado depois como Leandro do Monte Freitas, ele residia no bairro Palestina daquele município e apresentava marcas de violência no pescoço como se tivera sido asfixiado. Além disso, uma perfuração à bala de pistola calibre 380 no rosto.

Os populares que encontraram o cadáver trataram de avisar imediatamente à polícia que esteve no local a uma distância de 15 metros para as margens da estrada vicinal que dá acesso ao Sítio Vitorino na zona rural de Caririaçu. Segundo a polícia, Leandro já tinha passagens e respondia processos como usuário de drogas, crime contra a administração pública e roubo.

Policiais da Delegacia Municipal e militares do Destacamento de Caririaçu adotaram as providências iniciais como o isolamento da área e a convocação do rabecão para trazer o corpo a fim de ser necropsiado no IML de Juazeiro. O perito criminal que esteve na área suspeita que a vítima tenha sido assassinada de ontem para hoje noutro lugar e desovada às margens da estrada vicinal.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dor e muita comoção marcam sepultamento da estudante “Andressa Fontes” em José da penha, RN, Veja fotos e videos

Muita dor e comoção. Este foi o clima no sepultamento da estudante jpenhense Andressa Fontes, de 16 anos, que foi assassinada na manhã desta segunda-feira (07) na Escola Municipal 4 de Outubro em José da Penha, RN.

Familiares, amigos, colegas e autoridades compareceram e prestaram a última homenagem a “Andressa Fontes”, como era conhecida entre seus amigos e familiares, a qual foi assassinada ontem (07) por volta das 10h20, pela pessoa de José Marcos Alves, conhecido por “Marcos Boca Torta”, de 33 anos quando se encontrava na referida escola, o acusado logo após o crime cometeu suicídio. 

Testemunhas afirmaram que a adolescente se encontrava assistindo aula na sala do 9º ano, quando o acusado chegou chamando a mesma, levou ao banheiro em seguida assassinou e logo após cometeu suicídio. 

No velório o clima era de tristeza e comoção. Muitas faixas contendo mensagens do último adeus, pessoas emocionadas caíram em prantos e a tristeza tomou conta do ambiente. Centenas de pessoas estiveram no local. Alunos da escola onde ela estudava e foi assassinada foram de uniformes da escola. Andressa tinha muitos amigos e era uma jovem saudável e de bom relacionamento com as pessoas. 

O corpo foi velado na residência dos avós onde ela morava, em seguida o corpo foi encaminhado a Igreja São Francisco de Assis. O sepultamento ocorreu às 10h00 no Cemitério Público em José da Penha e o último adeus a jovem jpenhense mostrou o quanto “Andressa Fontes” era querida por parentes e amigos. Ao som de "gostava tanto de você – TIM MAIA"  o funeral acabou com uma salva de palmas e muitas lágrimas nos olhos dos presentes.

Alguns não conseguiam acreditar no que estava acontecendo. Segundo alguns amigos, “Andressa” deixou um belo exemplo de simplicidade e alegria por onde passou.

O sepultamento de José Marcos Alves Silva, previsto para as 16h00 de hoje, também no Cemitério Público de José da Penha.  

GALERIA DE FOTOS (Fotos e Vídeos exclusivos do Blog do Sargento Andrade)






















Reprodução Cidade News Itaú via Sargento Andrade
Leia Mais ››

Jovem mata o pai a socos após ser flagrado fazendo sexo na Bahia

Um jovem de 25 anos foi preso na noite da última segunda-feira em Ubaitaba, no interior da Bahia, sob acusação de ter matado o próprio pai em Itabuna. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi flagrado pela vítima fazendo sexo em casa e agrediu o pai. A namorada dele também foi detida. Em depoimento à polícia, eles negaram o assassinato.
A dupla foi submetida a exame de corpo de delito e encaminhada para o Conjunto Penal de Itabuna. Conforme a polícia, após ser repreendido pelo pai, o jovem o atingiu com diversos socos por todo o corpo. Os vizinhos ouviram os gritos e ajudaram a vítima, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Arrasados', diz primo no enterro de aluna assassinada em escola no RN

Velório atraiu centenas de pessoas (Foto: Carlos Adams/G1)

"Estamos arrasados". Essa foi a única declaração de Elisvelton Leite, primo da estudante Andressa Caroline Fontes, de 16 anos, morta a tiros em uma escola na cidade de José da Penha, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (7). O crime aconteceu dentro do banheiro da Escola Municipal 4 de Outubro e o suspeito de atirar na garota se matou em seguida. O velório da adolescente, que acontece na Paróquia de São Francisco de Assis, atraiu caravanas de cidades vizinhas.

A família da jovem está consternada e o primo Elisvelton Leite foi o único familiar que se pronunciou. O crime chocou a cidade que, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, tem 5.868 habitantes. Centenas de pessoas compareceram ao velório, inclusive moradores de cidades vizinhas como Major Sales, Luiz Gomes, Rafael Fernandese Rodolfo Fernandes, que se deslocaram de ônibus e vans.
Segundo a polícia, o corpo de José Marcos Alves, de 33 anos, que se matou após assassinar a estudante, será enterrado na tarde desta terça, no mesmo cemitério onde será sepultado o corpo de Andressa.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

´Amor à Vida´: Natasha fica chocada ao saber que Lídia é sua mãe

Em Amor à Vida, o mistério sobre Natasha (Sophia Abrahão) é revelado. Ela é filha bastarda do pai de Nicole (Marina Ruy Barbosa) com  Lídia (Angela Rebello). Chocada com a revelação e surpresa em conhecer a mãe biológica dessa forma, a ruiva faz uma pergunta: “por que você me abandonou?”.

A governanta explica que o patrão, pai dela, não queria que ninguém soubesse do nascimento. Ele conseguiu uma família de brasileiros para criar a menina e proporcionou uma vida boa para ela.

“De certa maneira, transferi o amor que tinha por você para a Nicole. O seu pai prometeu que faria um testamento, colocando bens no seu nome, mas ele morreu e não teve tempo para cumprir”, explica Lídia. 

Ela conta toda a história de Nicole e diz que deseja se vingar pela menina. Natasha fica confusa, mas acaba abraçando a mãe, emocionada, após ela pedir perdão. A cena vai ao ar a partir de terça-feira (8). 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Após ameaça, criança de 10 anos leva faca para a escola em Taubaté

Faca apreendida com a criança de 10 anos em Taubaté. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
A Polícia Civil apreendeu uma faca com uma criança de 10 anos em Taubaté (SP) nesta terça-feira (8). A menina levou a arma para a escola dentro de uma mochila após supostamente ter sido ameaçada de morte após brigar com colegas da unidade.

A criança foi abordada na saída da escola municipal, que fica no bairro Estiva, após denúncia. Ela foi apreendida, prestou depoimento e foi liberada após a presença do pai. As duas jovens que supostamente teriam ameaçado a menina foram ouvidas e negaram a acusação. Elas também foram liberadas.
O caso será encaminhado para o Ministério Público. A prefeitura informou que vai chamar os pais das crianças envolvidas e pedir ao Conselho Tutelar o acompanhamento do caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Polícia apreende 27 placas de fósseis ilegais do Ceará em Pedreira, SP



A Polícia Militar apreendeu um caminhão carregado com 27 placas de possíveis fósseis que estava estacionado em um posto de combustíveis de Pedreira (SP). O veículo com placas do estado do Ceará foi localizado após uma denúncia anônima e o material arqueológico deve passar por perícia em Campinas (SP) até quinta-feira (10), segundo a Polícia Civil da cidade.

Segundo o delegado titular de Pedreira, Anderson Cassimiro de Lima, o motorista estava se preparando para descançar da viagem no posto que fica na saída da cidade para Amparo (SP), quando foi feita a abordagem na noite de domingo (6). A caixa de papelão com as placas apreendidas estava com uma carga de gesso. "Ele não apresentou resistência, disse que tinha sido contratado para fazer o transporte e os responsáveis iriam ligar para repassar o destino das mercadorias", afirma.

No relado do motorista aos policiais, o veículo foi carregado em Nova Olinda, no interior do Ceará.  Ele também disse que já havia feito outras entregas do mesmo tipo de carga, mas com destino para Curvelo (MG). Ele detido para prestar esclarecimentos e depois liberado.

Lima disse que técnicos especialistas devem analisar os produtos para verificar se são fósseis originais. "Como é um crime muito específico e de interesse da União, as investigações devem seguir com a Polícia Federal", explica o delegado. A carga deve ser encaminhada para a corporação em Campinas (SP).

Além disso, a ocorrência será encaminhada para a PF de São Paulo (SP), que investiga a suspeita de tráfico internacional de fósseis. Durante uma operação nesta segunda-feira (7), cinco pessoas foram presas, sendo três delas na capital, por suspeita de integrar a quadrilha. Entre os presos, está um comerciante de pedras preciosas que participava de exposições na Praça da República, na região central, e um alemão representante de museus e colecionadores particulares nos Estados Unidos e na Europa.

A polícia descobriu também que os fósseis eram extraídos de sítios arqueológicos de Crato, no estado do Ceará. Depois eram enviados para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Eles eram embarcados para o exterior dentro de barris com pedras semipreciosas supostamente legais. No entanto, após uma apreensão recente na França de mil fósseis nestas condições, a PF foi acionada e começou as investigações sobre o caso.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Estudante sofre tentativa de estupro dentro do campus da USP

Uma aluna do curso de engenharia de produção, de 23 anos, sofreu uma tentativa de estupro na manhã desta terça-feira dentro do campus da USP (Universidade de São Paulo), na região do Butantã, na zona oeste de São Paulo.

O crime ocorreu por volta das 7h50, dentro de um banheiro feminino da Poli (Escola Politécnica da USP). Segundo o delegado Celso Lahoz Garcia, titular do 93º DP (Jaguaré), um homem agarrou a garota por trás e tentou levá-la até uma das cabines do banheiro.

A estudante contou em depoimento à polícia que lutou com o suspeito, que acabou fugindo. Ela ainda disse que ele estava mal vestido e aparentava ter entre 20 e 30 anos.

A polícia afirmou ter pedido perícia para o banheiro na tentativa de encontrar alguma impressão digital que levasse ao agressor, mas nenhum suspeito foi identificado ou detido.

"Esse é um fato bem atípico. Pelo movimento lá, [o ataque] era algo fadado ao fracasso. Com a circulação dentro do banheiro feminino, alguém ia reconhecer [o suspeito]", avaliou o delegado.

A assessoria da USP afirmou que a jovem foi atendida no Hospital Universitário devido a um ferimento na boca sofrido durante o ataque. A garota passa bem. O nome dela não foi informado pela polícia ou pela universidade.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Dilma diz querer que o povo tenha o mesmo atendimento médico que o seu

A presidente Dilma Rousseff afirmou, em entrevista veiculada na noite desta segunda-feira no Programa do Ratinho, no SBT, que tem "uma imensa esperança" de que o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) "melhore substancialmente" com o programa Mais Médicos. Em tom descontraído, Dilma afirmou que gostaria que a população brasileira tivesse o mesmo atendimento médico que ela tem.

"Nós vamos fazer um grande esforço para transformar essa questão. Eu acho que o Mais Médicos não resolve toda a questão da saúde. Nós ainda temos que fazer um grande esforço, aumentando toda a infraestrutura. Agora, não adianta você ter os locais, os equipamentos, e não ter médicos", disse a presidente.

Segundo a presidente, o Mais Médicos supre uma carência da atenção básica, o que permitiria uma resposta melhor às principais enfermidades do Brasil. "Eu não sei se você sabe, Ratinho, mas 80% das doenças mais frequentes no Brasil, como diabetes, pressão alta, asma, bronquite e diarreia, são doenças que você pode atender na atenção básica, no posto médico", disse.

Protestos

Na opinião da presidente, a viabilização do programa Mais Médicos é uma consequência direta dos protestos populares de junho, assim como a destinação dos royalties do pré-sal para a educação. "Essa força das manifestações levou a gente a ter várias conquistas hoje. Nós fizemos aqueles cinco pactos. Dificilmente sem as manifestações de junho nós teríamos conseguido os royalties para a educação. Eu já tinha enviado ao Congresso duas vezes, e nós conseguimos (após os protestos). Nós não teríamos conseguido, de uma forma tão rápida, estruturar e agora conseguir aprovar o Mais Médicos", citou.

Assim como em entrevistas anteriores, Dilma avaliou que os protestos de junho foram uma manifestação de ampliação das conquistas sociais já garantidas pelo seu governo e pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Eu vi as manifestações nas ruas, de junho, com uma visão muito positiva. Acho que fazem parte do processo de democracia e de inclusão social do Brasil. Não vi os manifestantes em nenhum momento pedindo para voltar ao passado. (...) Eu acho que elas têm um sentido positivo: num País que teve a maior transformação na última década, o que eu acho que as manifestações queriam era mais avanços", disse.

Copa do Mundo
Durante a entrevista a Ratinho, Dilma foi questionada sobre as críticas aos altos gastos com a realização da Copa do Mundo, principalmente na construção dos estádios que sediarão o evento. Segundo a presidente, o governo federal não aplicou recursos próprios nos estádios, abrindo apenas uma linha de crédito de R$ 400 milhões para o financiamento de cada um dos 12 estádios.

Os maiores investimentos federais, de acordo com Dilma, foram feitos em obras de mobilidade, de segurança e de telecomunicações, que ficarão como legado do evento. "É como quando você dá uma festa na sua casa. Você arruma a casa. Depois os convidados vão embora, mas você fica com tudo aquilo", comparou a presidente.

Dilma também avaliou ser necessária uma campanha de conscientização da população sobre a importância do evento para o País. "A Copa é um valor que nós temos. Nós temos que saber que ele é importante, para mostrar o Brasil para o mundo", disse a presidente, lembrando de um episódio insólito na reunião dos líderes dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). "Na reunião dos Brics, a primeira coisa que os presidentes me perguntaram foi se eu ia convidá-los para assistir à Copa", disse Dilma.

Espionagem

Questionada sobre a relação com os Estados Unidos após as denúncias de espionagem, a presidente negou que esteja "brava" com Barrack Obama, mas explicou os motivos que a levaram a recusar o convite americano para a visita oficial. "Não é uma questão pessoal com ele (Obama). O que eu falei na ONU, eu tinha falado com ele", afirmou Dilma.

"O Brasil queria, primeiro, desculpas pelo que tinha acontecido. E, segundo, queria um compromisso de que não se repetiria. Como ele não se sentiu em condições de fazer isso, eu disse que não tinha condições políticas de fazer uma visita de chefe de Estado aos Estados Unidos", completou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agricultor esfaqueado pelo próprio filho, não resiste aos ferimentos e morre, em Sousa

De acordo com informações de profissionais que prestam serviços no Hospital Regional de Sousa(HRS) veio a óbito na manha desta segunda-feira (07), o agricultor Manoel Antônio da Silva 53 anos, vítima de golpes de faca peixeira desferida pelo o próprio filho.

O fato aconteceu na noite do sábado (05), quando segundo José Carlos Rodrigues (acusado), entrou em luta corporal com seu próprio pai vários golpes de faca contra o mesmo.

A vítima deu entrada no Hospital Regional de Sousa e teve todo atendimento necessário, mas devido a gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito.

Reprodução Cidade Nerws Itaú via PB Atual
Leia Mais ››

Casal é alvejado a bala quando chegava em casa, na região de Catolé do Rocha

Deu entrada às 20:30 horas da noite desta Segunda-Feira (07/10/2013) no Hospital Municipal Severino Veriato, um casal ferido por arma de fogo; as vítimas Ivanilda Beto da Silva com ferimento nas nádegas foi transferida para o Hospital do Trauma em Campina Grande, e Erivan Andrade de Oliveira com o ferimento no membro inferior direito (fratura exposta) também foi transferido as pressas para o Hospital do Trauma em Campina Grande. O SAMU de Bom Sucesso - PB fez a transferência das vitimas do Hospital Municipal.

Segundo informações repassadas por populares a nossa reportagem, o casal foi ferido quando chegavam em sua residência localizada no sitio Córrego da Onça no município de Bom Sucesso PB vizinho ao Distrito de Olho D’aguinha município de Brejo dos Santos PB, sendo surpreendido por  vários disparos de arma de fogo.

Policiais socorreram as vitimas para o Hospital Municipal de Bom Sucesso - PB. Várias viaturas da PM do 12º batalhão estiveram no local fazendo uma varredura para tentar localizar o autor ou autores dos disparos. Segundo informações ainda não se sabe o que motivou o ocorrido.

Reprodução Cidade News Itaú via A Notícia Bom Sucesso
Leia Mais ››

FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO CONTINUA EM IPANGUAÇU; PREFEITO TEM 15 DIAS PARA EXONERAR FAMILIARES

Através de procedimento que ganharam materialidade nesta terça-feira (08) por intermédio do Diário Oficial do Estado, a promotora de Justiça da comarca de Ipanguaçu, Kaline Cristina Dantas Pinto Almeida, emitiu recomendações ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores do município, respectivamente, Leonardo da Silva Oliveira e Francisco Geraldo de Paula Lopes, “Geraldo Paulino”, ambos do PT. A Recomendação nº 10/2013 é direcionada ao presidente do Poder Legislativo e o instrui a, em 15 dias, exonerar imediatamente o seu filho, Francisco Geraldo de Paula Lopes Júnior,(NEPOTISMO) do cargo comissionado de secretário de Finanças do parlamento ipanguaçuense, devendo enviar cópia do ato de exoneração à Promotoria. 

Geraldo Paulino presidente da câmara é obrigado a exonerar o filho

O ato o recomenda a abster-se de “nomear para o exercício de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada; de contratar pessoas por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público; ou de contratar, manter, aditar ou prorrogar contratos, em casos excepcionais de dispensa ou inexigibilidade de licitação, de pessoa jurídica cujos sócios ou empregados pessoas que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do município, chefe de gabinete, qualquer outro cargo comissionado do referido município, vereadores, bem como com a governadora do estado e vice-governador, secretários estaduais, qualquer outro servidor comissionado do estado, deputados, ou com conselheiros e auditores do TCE/RN, membros do Poder Judiciário e membros do Ministério Público, desde que, sendo de outro Poder, se caracterize o nepotismo cruzado”. A Recomendação seguinte – nº 11/2013 – é para o chefe do Executivo e possui idêntica característica.

VEJA ABAIXO QUEM ESTÃO NO NEPOTISMO;
Leonardo Oliveira é orientado a, em 15 dias, exonerar os servidores abaixo, igualmente encaminhando ao Ministério Público cópia dos atos de demissão: André Magri Ribeiro de Melo, chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, parente por afinidade com o prefeito; Luzinaldo da Silva Oliveira, subsecretário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, irmão do prefeito; Wilma Ariana Gonzaga Diniz, chefe da Junta de Serviço Militar, cunhada do prefeito; E, Maria das Dores de Oliveira Neta, veterinária contratada, irmã do prefeito. Da mesma forma, a promotora de Justiça recomenda semelhante abstenção à dada ao presidente do Legislativo.

Reprodução Cidade News Itaú via Focoelho
Leia Mais ››

Bandidos assaltam casa lotérica da cidade de Ipueira/RN

Homens armados assaltaram no inicio da tarde desta terça-feira (08) a casa lotérica da cidade de Ipueira na Região do Seridó do Rio Grande do Norte.
 De acordo com informações, dois homens chegaram na casa lotérica em uma Honda Twister de cor prata e praticaram o crime. Outras informações dão conta de que um veículo parati também de cor prata também deu apoio aos bandidos que estiveram na linha de frente do assalto.
Após o assalto os bandidos fugiram em direção a cidade de São Mamede no Estado da Paraíba. A Polícia Militar do RN e da Paraíba realizam diligências a procura dos bandidos.

Reprodução Cidade News Itaú via Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Polícia de Tibau prende individuo que realizava furtos na Praia das Emanuelas

Policiais do destacamento da cidade de Tibau sob o comando do Tem Júlio Cesar e dos Sd’s Nero e Costa Silva, prenderam na manhã de terça-feira 08 de Outubro de 2013, Gildeon Frutuoso da Silva, acusado de vários delitos em residências e turistas da região.

Com ele os policiais encontraram um aparelho de som, um botijão de gás, um gela água, aparelhos de cozinha, além dos utensílios que utilizava para praticar os arrombamentos nas residências tais como um serrote, corda, martelo e faca era um kit completo para realização dos furtos.

Gildeon já havia fugido outra duas vezes quando se encontrava em custódia da Polícia, o mesmo desta vez foi preso em flagrante. O mesmo informou a guarnição que há vários meses vinha agindo na região, tendo realizado em torno de 20 furtos nas residências da Praia das Emanuelas. 

Gildeon Frutuoso da Silva, foi conduzido a Delegacia de Plantão em Mossoró e logo após os procedimentos foi levado para a Cadeia Publica Juiz Manoel Onofre de Souza e aguarda o pronunciamento da Justiça.





Reprodução Cidade News Itaú via Tibau Notícias/O Câmera
Leia Mais ››

Tribunal de Justiça anula condenações da Operação Sal Grosso

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) julgou, nesta terça-feira (8), o caso de um suposto uso indevido de verbas públicas, na Câmara Municipal de Mossoró, de janeiro de 2005 a outubro de 2007, conhecido como “Operação Sal Grosso”. À unanimidade dos votos, os desembargadores decidiram anular a sentença condenatória do 1º grau, por entenderem que houve cerceamento de defesa aos acusados, negando direito constitucional do “contraditório” e da “ampla defesa”, previsto no artigo 5º da Carta Magna. Segundo os autos do processo, R$ 298 mil do erário teriam sido utilizados para a prática do crime de peculato e corrupção passiva. O então presidente da Câmara, Júnior Escóssia, teria oferecido vantagens econômicas para os parlamentares, com o objetivo de favorecimento para a sua reeleição. As vantagens teriam sido efetivadas através da contratação de empréstimos consignados, firmados junto à Caixa Econômica, mas os descontos não aconteciam nos contracheques. No entanto, a defesa do então presidente da Casa, presente na sessão desta terça-feira, alegou que tal despesa foi ressarcida mesmo antes do início da investigação do Ministério Público, ao ser constatado que houve um erro administrativo no desconto. “Existiu também um vereador, que também não teve o desconto do consignado e, mesmo assim, votou contra a reeleição de Escóssia. O que contraria esse argumento de favorecimento”, destacou a defesa, ao acrescentar que a ausência dos descontos também ocorreu em outros servidores da Câmara. Cerceamento de defesa No entanto, o principal problema da sentença de primeiro grau, alvo do recurso, está no fato de que houve cerceamento de defesa, quando o juiz inicial não apreciou as teses dos advogados. “Não se pode, na ânsia de condenar, deixar de apreciar tais princípios”, reforça o desembargador Glauber Rego, que acompanhou o voto da presidente da Câmara Criminal, desembargadora Zeneide Bezerra, que votou pela nulidade da sentença e a necessidade de uma novo julgamento, apreciando, desta vez, os argumentos dos advogados. “O peculato, vamos supor, pode até ter sido praticado. Mas, não podemos deixar de lado o direito ao contraditório e ampla defesa. O juiz inicial foi direto à materialidade e não observou o que diz a Carta”, considera a desembargadora, ao destacar que a sentença foi 'Citra petita', que ocorre quando o juiz aprecia aquém do que se pede na ação. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeita eleita vence recurso, mas segue afastada em Mossoró, RN

Presidente da Câmara assumiu a prefeitura nesta sexta (4) (Foto: Carlos Adams/G1)Afastados da Prefeitura de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, desde a semana passada, a prefeita eleita Cláudia Regina e o vice-prefeito Wellington Filho obtiveram nesta terça-feira (8) uma vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para voltarem aos cargos. No entanto, os dois permanecem fora do Executivo devido a um outro processo remetido no início da semana pela Justiça Eleitoral.

A decisão desta terça é referente a ação na qual a juíza Ana Clarice Arruda Pereira, da 34ª zona eleitoral, afastou os dois dos cargos por abuso de poder político. Ainda caberá à defesa da prefeita Cláudia Regina outro pedido de liminar referente ao quarto pedido de cassação, proferido nesta segunda-feira (7) pelo juiz Herval Sampaio, da 33ª Zona Eleitoral.

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José da Silveira Júnior (PSD), foi empossado prefeito da cidade na última sexta-feira (4). O vice-presidente da Câmara, Alex Moacir (PMDB), assumiu o cargo na quarta-feira (2) porque Francisco José estava em viagem no exterior.

Na decisão, a juíza da 34ª Zona Eleitoral levou em conta o fato da governadora Rosalba Ciarlini ter usado o avião do Executivo na campanha de Claudia Regina. A governadora, apenas no último mês de campanha, teria desembarcado 56 vezes com o avião do governo em Mossoró.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

André repete gesto de Juninho, mas diz que provocação ao STJD é montagem


A principal torcida organizada do Vasco publicou nesta terça-feira, em sua página no Facebook, uma foto do atacante André repetindo o gesto obsceno de Juninho Pernambucano no clássico contra o Flamengo, no último domingo. Segundo a assessoria de imprensa do jogador, a imagem é real e foi feita para uma entrevista ao grupo vascaíno, mas sofreu uma montagem para indicar que o camisa 9 havia provocado o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

A publicação, que não aparece no perfil pessoal do camisa 9 no Instagram, está acompanhada da seguinte frase: 'E agora, STJD? Vai me punir também? Hahah mexeu com um, mexeu com todo mundo'. A assessoria do Vasco também nega que ele tenha escrito a mensagem ou publicado a foto em sua página na rede social.

A Força Jovem também reproduziu no Facebook imagens de jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Jô, do Atlético-MG, para argumentar que o gesto é símbolo de várias organizadas pelo país e que uma possível punição a Juninho não seria justa.

No empate por 1 a 1 contra o Flamengo, Juninho se preparava para cobrar escanteio e mostrou os dois dedos médios em direção aos rubro-negros, que estavam localizados atrás dele. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro não viu o lance, mas um torcedor o fotografou. Sua atitude gerou discussão entre rubro-negros e vascaínos. O procurador do STJD, Paulo Schmitt, declarou que denunciará o volante, que poderá pegar um gancho de até 12 jogos se receber a pena máxima.

"Já requisitei as imagens do gesto e da jogada. Ele deve ser enquadrado no artigo 258 A e no artigo 254 pelas jogadas. Já existem casos anteriores em que jogadores foram punidos por provocação a torcedores", explicou Schmitt.

Pelo artigo 258, um jogador pode ser punido com de dois a seis jogos de suspensão por "provocar o público durante a partida". Juninho esteve na última segunda-feira na reunião do Bom Senso F.C com representantes da CBF, mas preferiu não comentar o caso. De acordo com o atleta, é melhor se informar melhor sobre o tema antes de se posicionar.

"Sinceramente, nem sabia disso. Fui informado durante a reunião, mas sem maiores detalhes. Não quero falar nada agora. Deixa eu saber melhor o que rolou. Depois eu falo", afirmou o capitão vascaíno.

Veja a nota oficial da assessoria do jogador:
"A assessoria de imprensa do André esclarece que não houve a postagem de tal foto no Instagram. A imagem foi feita durante uma entrevista para o site da organizada mas em momento algum o jogador postou essa foto em sua rede social. Trata-se de uma montagem clara, haja vista o formato da foto utilizada (retangular) a qual não é compatível com o formato usado na rede social em questão (quadrada)"

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Ganhador da Mega-Sena não pega prêmio e perde R$ 23 milhões

Um ganhador da Mega-Sena não pegou o prêmio e perdeu os R$ 23 milhões que havia ganhado. Ele tinha até as 16h desta terça-feira-feira (8) para receber o dinheiro, mas não foi buscar o prêmio, segundo a CEF (Caixa Econômica Federal).

A pessoa fez a aposta em uma casa lotérica de Ponta Grossa (PR) e teve as seis dezenas sorteadas em 10 de julho deste ano. Os números foram: 01 - 08 - 17 - 44 - 46 - 53.

De acordo com a CEF, os ganhadores têm um prazo de 90 dias para resgatar o prêmio em uma das agências da Caixa. Quando não é retirado, o dinheiro vai para o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior), como determina a lei.

Próximo sorteio
A Mega-Sena pode pagar R$ 23 milhões no sorteio que será realizado às 20h desta quarta-feira (9). A aposta mínima custa R$ 2 e pode ser feita até as 19h.

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas no último sábado (5), e o prêmio acumulou. Os números foram: 13 - 18 - 29 - 32 - 50 - 58.

No sorteio realizado em Barra de São Francisco (ES), 89 apostadores acertaram a quina e ganharam R$ 27.340,47 cada um. Além disso, mais 7.408 bilhetes acertaram a quadra e levaram 469,24 cada.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Pela 1ª vez, Ivete fará show dentro de camarote no Carnaval de Salvador

A cantora Ivete Sangalo fará show pela primeira vez na história do Carnaval de Salvador dentro do camarote Cerveja & Cia. A notícia foi confirmada pela Axé Mania, empresa que fez a divulgação nos outdoors de cidade.

Sua apresentação abrirá as comemorações carnavalescas na quinta-feira, 27 de fevereiro. Ivete anunciará também outros artistas que se apresentarão nos demais dias de Carnaval no camarote.

Antes de pensar em Carnaval, Ivete  está focada na gravação do DVD de 20 anos de carreira, que será realizada no dia 14 de dezembro, na Arena Fonte Nova, na capital baiana.


  • Léo Santana e Mari Antunes do Babado Novo anunciam parceria no bloco Papa
Léo Santana e Babado Novo se unem no bloco Papa
Léo Santana e Mari Antunes da Babado Novo anunciaram, nesta terça-feira (8), união no Bloco Papa, no Carnaval de Salvador de 2014. Eles passarão pelo circuito Campo Grande no domingo e na segunda-feira das comemorações carnavalesca.

Em 2013, Mari já comandou o bloco sozinha e recebeu o troféu de cantora revelação.

Léo Santana lançou ainda o bloco Trimix, que sairá na quinta-feira de Carnaval, e falou sobre os ensaios de verão que começam em janeiro, todas as quartas com convidados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

"Amor à Vida": Filho de Amarilys é de Niko, não de Eron

http://natelinha.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/80b6f0b3ee9b6c7e5d45e10a5461aa6e.jpg
Em "Amor à Vida", uma bomba vai cair na vida de Amarilys (Danielle Winits), o que vai deixar a médica arrasada. Fabrício, seu filho, não é fruto da relação sexual que ela teve com Eron (Marcello Antony).

A notícia vai ser dada pelo próprio médico dela. Ele é quem vai tocar no assunto pela primeira vez.

Tudo acontece quando Amarilys vai ao consultório de Laerte (Pierre Baitelli) e diz que o implante que fez com Vanderlei (Marcelo Argenta) não deu certo. Ela explica que logo depois de ter feito, teve um corrimento.

Laerte questiona a médica se ela chegou a fazer algum exame para confirmar que a fertilização não deu certo e ela diz que não. O médico faz uma nova pergunta: "Um pouco de sangue pode não querer dizer nada. Foi menstruação?". Amarilys diz que não e o médico comenta que o sangramento pode ter sido causado apenas por um vaso rompido.

Ela depois conta que transou com Eron e que ficou grávida dele, mas o médico diz: "Eu nem sei o aspecto legal, se você é obrigada a entregar ou não. E eu nunca poderia ter feito a fertilização usando o seu óvulo". Em seguida, Amarilys comenta que precisa saber das questões legais para ficar preparada.

As confusões envolvendo o trio vão se acirrar e Niko vai descobrir através de exames que é o verdadeiro pai de Fabrício.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Alinne Moraes está grávida do primeiro filho e deixa elenco de novela da Globo

Foto: Alinne Moraes e Mauro Lima / Crédito: Agnews

Alinne Moraes (30) não fará mais parte do elenco da novela Em Família, de Manoel Carlos. O motivo? A atriz espera o primeiro filho com o cineasta Mauro Lima, com quem está junto desde junho de 2012, segundo uma fonte. Oficialmente, a assessoria da artista diz que não comenta a vida pessoal dela.

Em Família irá substituir Amor à Vida, de Walcyr Carrasco, a partir de fevereiro do ano que vem. 
Procurada pela CARAS Online, a Rede Globo confirmou a saída da atriz do elenco da novela. "A Alinne Moraes pediu para sair por questões pessoais. A emissora entendeu o pedido e não teve nenhum problema na saída dela da novela", disse um comunicado da emissora. Ainda não escalaram quem irá substituí-la. 

A atriz iria interpretar Clara, par romântico de Giovanna Antonelli. O último trabalho dela na televisão foi na série Como Aproveitar o Fim do Mundo, que recebeu uma indicação ao Emmy Internacional. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

TST determina fim da greve dos Correios

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta terça-feira (8) o fim da greve dos Correios  e estabeleceu que todos os trabalhadores retornem ao trabalho na próxima quinta-feira (10). Embora algumas paralisações tenham começado no dia 12 de setembro, a greve geral aprovada pelos sindicatos associados à Fentect foi deflagrada oficialmente em todo o país no dia 17 de setembro.
O tribunal decidiu que a greve não foi abusiva, mas mandou que os empregados compensem os dias parados por duas horas diárias em até seis meses. O TST analisou o caso num processo de dissídio porque não houve acordo entre trabalhadores e a empresa.
Ficou definido que os trabalhadores receberão reajuste de 8% conforme acordo firmado com a
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O aumento será retroativo a agosto. Os empregados queriam que o reajuste se estendesse para o vale-alimentação, mas ficou definido que será seguida a proposta da empresa, de 8% para os salários e 6,27% para o vale.
Parte dos sindicatos já havia aceitado a proposta de reajuste salarial de 8% oferecido pela empresa. Outros, porém, reivindicam 15% de aumento real, mais reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano, reposição das perdas salariais desde o plano real, entrega de correspondências pela manhã em todo o país, entre outros pedidos.

Plano de saúde
O TST também determinou que o plano de saúde dos trabalhadores se mantenha como é atualmente. Os empregados têm um plano admnistrado pela empresa e qualquer alteração só pode ser feita por comissão de trabalhadores e dos Correios.
Os empregados alegavam que a empresa tentava criar brecha para passar a administração do plano para uma empresa privada. O tribunal disse que a regra deve ficar como está, ou seja, qualquer mudança deve ter o aval dos trabalhadores.
A ministra do TST Kátia Arruda defendeu que era preciso manter as regras do plano de saúde. "Essa questão do plano de saúde é vital para os trabalhadores dos Correios. São expostos a sol, chuva, principalmente os que lidam com a atividade-fim da empresa, os carteiros."
O diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), James Magalhães, considerou que o resultado do julgamento do TST foi positivo para os empregados.
"Nos outros anos o TST mandava voltar ao trabalho no dia seguinte, não dando tempo de discussão em assembleia e nem de quem é de outros estados voltarem", destacou James.
Segundo o diretor, o "ideal" seria o abono dos dias parados, mas a definição de que a compensação será de duas horas por dia por seis meses também beneficia. "Não vai haver pressão de trabalhar sábado, fim de semana. [...] No geral foi positivo, a questão da manutenção do plano de saúde. A luta da categoria é importante. Nada se consegue de graça, só na luta."

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››