quarta-feira, outubro 25, 2023

75°Homicídio em Mossoró 2023: Homem é seguido e morto com seis tiros de pistola 9mm no Bairro Santo Antônio


Crime de homicídio registrado por volta das 06h49min desta terça feira 24 de outubro de 2023, na Rua 6 de Janeiro, próximo a Assembléia de Deus no Bairro Santo Antônio em Mossoró na região Oeste Potiguar


A vítima foi iden tificada como, Francisco Bruno Nascimento da Silva, 25 anos, foi morto com cerca de seis tiros de pistola calibre 9mm. De acordo com informações repassadas pelo delegado de plantão Dr. Luiz Antônio, Francisco Bruno, havia saído da praça da Catedral, no Centro da cidade, de mototaxi.


Provavelmente ele vinha sendo seguido pelos algozes e ao chegar no cruzamento da 6 de Janeiro com a Geraldo Couto, foi surpreendido pelos criminosos, que se aproximaram e efetuaram os disparos.


Bruno não resistiu e morreu na hora. Os criminosos que segundo a polícia estavam de moto, fugiram após o crime. O mototaxista que supostamente estaria conduzido a vítima, não foi localizado, apenas um capacete foi encontrado na cena do crime


Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Militar informou que a vítima já havia sofrido um atentado e chegou a ser baleado, mas sobreviveu ao ataque criminoso.


Hoje ele não teve a mesma sorte e acabou morrendo. A 10ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime, para tentar elucidá-lo. Mossoró chega ao nono homicídio de outubro e 75º do ano de 2023.



Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia Civil prende homem por tentar matar tio idoso em Luís Gomes no Alto Oeste Potiguar


Policiais civis da 77ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Luís Gomes) deram cumprimento, nesta segunda-feira (23), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 38 anos, suspeito por tentativa de homicídio contra o tio, um idoso de 71 anos.


A prisão foi realizada no município de Luís Gomes/RN. Preocupado com a segurança das crianças, o tio proibiu o sobrinho de levar pessoas desconhecidas para casa.


O sobrinho, por sua vez, desferiu vários golpes de faca contra a vítima, que ficou cerca de um mês hospitalizado. Após diligências, a polícia descobriu que o investigado estava em sua residência no Sítio Alto dos Cândidos.


O autor da tentativa de homicídio foi detido e encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.


Fonte: Fim da Linha

Leia Mais ››

Justiça homologa plano de recuperação judicial do Grupo Petrópolis, dono das cervejas Itaipava e Petra

Grupo Petrópolis é dono das marcas Itaipava, Crystal e Petra, dentre outras — Foto: Divulgação

A Justiça do Rio de Janeiro homologou nesta terça-feira (24) o plano de recuperação judicial do Grupo Petrópolis, dono de marcas de cerveja como Itaipava e Petra, informou a companhia em comunicado à imprensa.


O plano de recuperação do grupo prevê o escalonamento da dívida em diferentes períodos, a depender da espécie de crédito.


O processo de recuperação judicial foi pedido em março deste ano, com uma estimativa inicial de dívidas de R$ 4,2 bilhões.


Recentemente, no entanto, a conta foi refeita e atingiu R$ 5,6 bilhões, segundo fontes com conhecimento do assunto.


Fundado na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, o grupo se apresenta como a maior empresa com capital 100% nacional do setor, com oito fábricas no país, além de centros de distribuição.



A companhia também é dona da cerveja Crystal e do energético TNT, entre outras marcas.


"Com a homologação do plano de recuperação pela Justiça, o Grupo Petrópolis ganha a capacidade de retomar investimentos em suas fábricas em todo o Brasil, aumentando a produção", afirmou a empresa em comunicado à imprensa.


Fonte: g1

Leia Mais ››

O que fazer para evitar que besouro metálico derrube mais árvores

Nesta terça-feira (24), mais duas árvores caíram depois de ação do 'besouro metálico' em Fortaleza — Foto: Gabriela Barroso/Arquivo Pessoal

Em Fortaleza, a ameaça dos besouros metálicos tem derrubado árvores da mesma família botânica há pelo menos três anos. Nesta terça-feira (24), mais duas mungubeiras caíram pela ação dos insetos, também conhecidos como baratão-verde-metálico ou mãe-do-sol. Enquanto não há inseticida para conter o Euchroma gigantea, as soluções recomendadas incluem nutrição das árvores, podas e cortes.


A presença do besouro assusta porque as larvas dele perfuram a madeira e enfraquecem a base das árvores, que chegam a perder galhos ou cair por completo. O dano é significativo porque cada larva pode possuir uma cabeça de dois centímetros, o que gera vários buracos na estrutura da planta.


O besouro tem sido avistado em Fortaleza há dez anos e começou a provocar quedas de árvores de grande porte nos últimos três anos, como detalha Leonardo Jales, ambientalista e membro do Movimento Pró-Árvore. Como explica, o besouro tem atacado árvores da família Malvaceae e da subfamília Bombacoideae.


Espécies de árvores atacadas em Fortaleza:


Mungubeira (amazônica)

Paineira ou samaúma (amazônica)

Barriguda-do-sertão (nativa)

Xixá (nativa)

Baobá (africana)

O ambientalista esclarece que, até agora, os insetos conseguiram derrubar apenas mungubeiras e samaúmas da cidade. Espécies como xixá, baobá e barriguda-do-sertão não caíram, mas tiveram a presença dos besouros, acendendo um sinal de alerta para riscos no futuro.


Nesta terça-feira (24), mais duas mungubeiras foram ao chão pela ação do inseto gigante: uma no Parque Adahil Barreto, no bairro Dionísio Torres, e outra em uma rua do bairro Passaré. Com elas, já são pelo menos dez quedas de árvores da cidade neste mês de outubro.


Identificar e monitorar


A invasão do besouro metálico, nativo da Amazônia, desperta a preocupação de quem acompanha o tema. Ele tem se espalhado pelas cidades brasileiras sem a presença e o controle dos predadores naturais. Além da perda das árvores, o problema representa riscos para pessoas e patrimônio nos casos de quedas.


Embora grupos de pesquisadores em São Paulo e Minas Gerais tenham buscado desenvolver um controle químico, ainda não existem inseticidas para combater o besouro metálico, comenta o Lamartine Soares, professor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Assim, monitorar a saúde das árvores que podem ser atingidas é uma das principais estratégias para tentar contornar o problema.


“A solução é remover, de maneira imediata, os indivíduos (árvores) que apresentam sinais e sintomas mais acentuados. Se estiver na fase inicial, é possível reduzir o peso da copa, investindo em nutrição dessa planta, entrando com adubação para tentar fortalecer o indivíduo. E avançando os sinais e sintomas, aumentando a presença do inseto nesse processo de monitoramento, é preciso recomendar a supressão”, explica o pesquisador.

Qualquer pessoa pode identificar se uma árvore está sendo atacada pelo baratão-verde-metálico. Além dos sinais visíveis, a planta que está sendo enfraquecida pela ação das larvas do inseto soltam uma substância pegajosa no tronco com um odor forte e característico.



Como identificar a presença do inseto nas árvores:


As ponteiras apresentam desfolha

As folhas da planta danificada ficam menores e amareladas

Na base da planta, começa a aparecer gomose, que é como se fosse uma secreção que a espécie contaminada desenvolve para se proteger do invasor, com um odor malcheiroso

Em estado avançado, há descamação na base da planta. Ou seja, o tronco desfarela e raízes superficiais quebram facilmente

O primeiro semestre do ano traz mais preocupações: além de ser um período de mais reprodução do inseto, os ventos e as chuvas aumentam os riscos de queda das árvores.


Como alerta o ambientalista Leonardo Jales, a poda ou o corte das árvores não pode ser feito sem autorização da Prefeitura. Em Fortaleza, o cidadão pode solicitar o serviço quando houver necessidade de corte de até nove árvores.


Estes serviços podem ser solicitados pelo telefone 156 ou pela abertura de processo nas Centrais de Acolhimento nas 12 Regionais da Prefeitura de Fortaleza.


Exemplo de Minas Gerais


Alguns passos adotados em Belo Horizonte são vistos pelos especialistas como positivos para aplicação no Ceará. Um deles é fazer um levantamento das condições de todas as árvores urbanas e, a partir destes dados, definir quais precisam ser cortadas para conter infestação e evitar acidentes, aponta Leonardo Jales.


Na capital mineira, foram identificadas cerca de 1,8 mil mungubeiras atacadas pelo besouro metálico em 2017. A gestão municipal de Belo Horizonte decidiu fazer o corte destas árvores.


Segundo o ambientalista, não há sinais de que a Prefeitura de Fortaleza planeje fazer levantamento semelhante. Ele aponta, ainda, que esse caminho ajudaria também a identificar as espécies que mais se adaptam à cidade, priorizando as espécies nativas no lugar de espécies de outras regiões, como a mungubeira.


"A melhor solução, ao modo de ver do movimento ambiental, é sempre privilegiar o plantio de árvores nativas. E sempre priorizar um plantio diverso, com diferentes espécies de árvores nativas, e nunca fazer plantios com a mesma espécie em larga escala, como acontece com a munguba", comenta Leonardo.

Conforme o professor Lamartine Soares, a praga atual de besouros metálicos é possivelmente explicada pela dispersão das mungubeiras pelas cidades brasileiras. Desta forma, os insetos conseguiram migrar junto com elas e saíram das suas zonas naturais de ocorrência.



Procurada pelo g1, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) informou que o plantio de novas mudas de mungubeiras foi temporariamente suspenso até que se possa determinar uma forma eficaz de controlar a população de insetos e preservar a saúde das árvores.


Conforme o órgão, a presença dos besouros metálicos foi detectada pelas equipes técnicas em vistorias realizadas na capital. Este monitoramento das árvores é feito diariamente de forma espontânea nas 12 regionais da cidade.


"Quando detectada necessidade de serviços na árvore, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas ou para desobstrução de semáforos, placas de trânsito e iluminação pública, os engenheiros agrônomos produzem um laudo técnico detalhando o tipo de trabalho que deve ser feito em prol da saúde da planta", complementa a nota.

A UrbFor informa que a localização das árvores, o fluxo de veículos e pessoas e a urgência na execução também são aspectos levados em conta.


Saiba onde solicitar serviços à Prefeitura de Fortaleza:

Solicitação de podas e cortes de árvores: ligar para o telefone 156 ou abrir processo nas Centrais de Acolhimento das 12 secretarias executivas regionais.


Solicitar recolhimento de árvores caídas em logradouros públicos: fazer contato pelo número de WhatsApp (85) 98682-2269. Por meio deste contato, o solicitante pode enviar fotos e vídeos, além do endereço da ocorrência.


Fonte: g1

Leia Mais ››