segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Hospitais particulares de Natal estão com mais de 90% dos leitos críticos para Covid-19 ocupados

Os principais hospitais particulares de Natal iniciaram esta segunda-feira (22) com mais de 90% dos leitos críticos para Covid-19 ocupados. O aumento nas unidades privadas acompanha a lotação dos hospitais públicos, que já atinge mais de 90% na Grande Natal e mais de 80% no Rio Grande do Norte.


Hospital Rio Grande, em Natal, tem 100% de ocupação — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Quem também passa a sofrer pressão nos leitos para a doença são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. A UPA Cidade Satélite amanheceu a segunda-feira com 105% de lotação.


Entre os hospitais privados, o Hospital Rio Grande informou que todos 17 leitos de UTI para Covid-19 e os 20 semi-intensivos estão completamente ocupados. A diretoria do hospital disse ainda que o pronto socorro da unidade teve aumento de 30% no número de atendimentos na semana passada.


No Hospital São Lucas, a ocupação também está em 100% nos leitos para Covid-19, segundo a direção da unidade. O hospital informou ainda que a procura de pacientes com síndrome respiratória cresceu e que, no pronto socorro, o aumento chegou a até 90% nos últimos dias.


Outra unidade em que o atendimento no pronto-socorro aumentou foi o Hospital do Coração. No domingo (21), o hospital precisou fechar o pronto-socorro por 4 horas por não comportar o número de pacientes.


Segundo a direção do hospital, a segunda-feira (22) começou com todos os leitos Covid-19 ocupados. À tarde, a UTI tinha 95% da ocupação.


Já o Hospital da Unimed suspendeu as cirurgias eletivas pelos próximos 14 dias, sendo mantidas apenas as as obstétricas e oncológicas. A unidade não informou qual a porcentagem de ocupação dos leitos críticos, mas disse que está funcionando com quase toda a capacidade, e informou que deve aumentar a capacidade de atendimento em 25% para suportar a demanda, além de abrir novos leitos.


No Hospital Antônio Prudente, do sistema Hapvida, a ocupação nos leitos de UTI para Covid-19 é de 76%.


UPAs têm aumento na ocupação

A situação nas UPAs em Natal também preocupam. Na UPA Cidade Satélite, nesta segunda-feira (22), a ocupação dos leitos Covid-19 chegou a 105%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Quem procurou a unidade teve dificuldade até para ser atendido.



UPA Cidade Satélite, em Natal, tem ocupação de leitos acima de 100% — Foto: Sérgio Henrique Santos


Nas outras UPAs da capital, houve um aumento de ocupação e atendimento, apesar de não apresentarem superlotação.


Na UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, a ocupação era de 75% na manhã desta segunda-feira. Na UPA Pajuçara, era de 60%, a mesma ocupação da UPA Cidade da Esperança.


Outra unidade que tem ocupação alta neste inicio de semana é o Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas. Nesta segunda-feira, a ocupação chegou a 90%.


Fonte: G1

Leia Mais ››

TRT suspende audiências presenciais após aumento de casos de Covid-19 no RN



O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) suspendeu as audiências presenciais agendadas até o dia 5 de março. O motivo para a decisão foi o aumento dos casos de Covid-19 e o agravamento da crise provocada pela doença no estado.


Dessa forma, o TRT informou que essas audiências serão remarcadas e as partes e seus advogados serão comunicados oficialmente pelas Varas.


O órgão informou também que manterá as sessões telepresenciais do Tribunal Pleno e das Turmas de Julgamento e audiências telepresenciais nas Varas, assim como as audiências telepresenciais em suas Varas do Trabalho da capital e do interior neste mesmo período.


A decisão foi tomada pela presidência do TRT-RN após reunião do Comitê Permanente de Avaliação de Medidas Preventivas para monitorar e integrar ações de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) do tribunal.


Segundo o TRT, durante esse período, o tribunal limitará o acesso às dependências do prédio a magistrados, servidores e estagiários e dará ênfase ao teletrabalho. Os magistrados ficarão atuando remotamente na fase de conhecimento e de execução, com a possibilidade de realizar atos por videoconferência, conforme definido no Ato 037/2020.


O TRT informou que já realiza todos os seus atos processuais no meio digital, por meio do sistema de Processo Judicial Eletrônico.


O RN tem mais que 80% de ocupação dos leitos críticos, enquanto a Grande Natal já está na casa dos 90%, segundo o Regula RN, plataforma que monitora as internações no estado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

'Ou se cria consciência coletiva, ou teremos o mês mais dramático da pandemia', diz governadora do RN

Após publicar um decreto com recomendações para os municípios adotarem medidas de contenção à Covid-19, como o fechamento de bares e restaurantes depois das 22h, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), cobrou que as prefeituras adotem essas e outras ações mais restritivas para conter o avanço da pandemia no estado de forma urgente.


Em entrevista ao RN 1, da Inter TV Cabugi, a governadora falou que considera a situação no estado "dramática" e que os municípios precisam agir com coragem e até "antipatia" para adotar medidas restritivas mais severas. Caso contrário, ela acredita que o estado pode viver em março a situação mais crítica de toda a pandemia.


"Eu estou tomando medidas no sentido de dizer: é preciso adotar urgentemente essas medidas restritivas", disse Fátima Bezerra.


"Isso tem um fundamento científico, do nosso comitê, que está dizendo o seguinte: ou se cria essa consciência coletiva e aí são as autoridades públicas não se omitindo ou fugindo da suas responsabilidades, e tendo a coragem de tomar medidas, inclusive que podem ser antipáticas, chamando a sociedade pra que se possa evitar as aglomerações, ou se não, nós vamos ter o mês, em março, mais dramático da história da pandemia no Rio Grande do Norte e no Brasil".



A governadora explicou que o motivo de o decreto publicado pelo governo do estado no sábado ter sido em forma de recomendação é uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que dá autonomia aos municípios para tomarem decisões referentes às restrições durante a pandemia. "Essa competência, de acordo com o STF, é do município", disse a governadora, que cobrou atitude.


"Quero conclamar os prefeitos e prefeitas. É urgente. É pra ontem. Tenham atitude. Baixem o decreto. Se vocês querem tomar inclusive medidas mais restritivas ainda, que tomem. Adotar toque de recolher por que não? É fundamental que façam isso. Porque não adianta achar que só abrir leitos de UTI vai resolver. Não vai".


De acordo com o Regula RN, plataforma que monitora em tempo real as internações por Covid-19 no estado, atualmente o RN tem 87% de ocupação dos leitos críticos. A Grande Natal ultrapassou os 90%. A consulta foi realizada às 17h desta segunda-feira (22).


Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, é um dos hospitais do RN com média de ocupação entre 90% e 100% — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Segundo a governadora, 64 novos leitos serão abertos no estado nesta semana. Ela disse ainda que conversou com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pedindo mais 20 kits de leitos de UTI para o estado.


Fátima Bezerra reforça, no entanto, que a ampliação da rede não vai solucionar todos os problemas e que por isso é necessário que a população evite aglomerações e siga com as medidas sanitárias necessárias.


"Não se iludam. Não basta só abrir leitos de UTI. Não basta. O mundo inteiro está comprovando que as medidas sanitárias são imprescindíveis para gente conter a transmissibilidade da doença", disse.

A gestora reforçou também que a descoberta confirmada pela UFRN no sábado, de que as duas variantes brasileiras (identificadas primeiro em Manaus e Rio de Janeiro) já circulam no estado, é motivo de preocupação.


"Nós estamos tratando aqui de uma pandemia, que infelizmente voltou a crescer de novo. Que está trazendo um dado preocupante, que é a mutação do vírus que chegou no RN. Então, eu não vou iludir a população do meu estado, dizendo que basta apenas de um lado abrir leitos, que isso vai ser resolvido", disse.


"Não vamos iludir a população. Achar que apenas com a obrigatoriedade do uso da máscaras nós vamos conter essa pandemia. É necessário medidas mais restritivas para conter aglomeração".

Sobre o novo lote de vacinas, a governadora disse que está programado para chegar nesta quinta-feira (25), mas o governo federal ainda não disse a quantidade. Fátima Bezerra criticou a demora no processo até o momento.


"A pauta mais importante nesse momento é vacina. É acelerar. Nós temos 3,5 mi habitantes no RN. Sabe quantas pessoas nós vacinamos até o momento? 81 mil pessoas. Isso por falta de coordenação do governo federal. Falta eficiência, começou esse processo muito tardio", disse.


"É claro que se o processo de vacinação no nosso país, cuja responsabilidade de garantir a distribuição é do governo federal, estivesse funcionando a contento, nós não estávamos passando por esse momento dramático que nós estamos vivendo com os hospitais superlotados".


Fátima Bezerra (PT), governadora do RN, em entrevista ao RN 1 — Foto: Divulgação


Fonte: G1

Leia Mais ››

Prefeito de Natal anuncia fechamento de bares e restaurantes às 22h e proibição de música ao vivo

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (22) que vai publicar um decreto proibindo o funcionamento de bares e restaurantes depois das 22h e música ao vivo nesses estabelecimentos pelos próximos 15 dias.


Restaurantes serão fechados após 22h — Foto: Reprodução / TV Bahia


Além disso, o decreto municipal vai proibir a venda de bebidas alcóolicas em conveniências e estabelecimentos similares também a partir das 22h.


"Infelizmente são medidas necessárias em virtude da situação atual. Volto a fazer um apelo para mantermos as medidas de prevenção como máscara, álcool e o distanciamento social", disse o prefeito em uma rede social.

Segundo o Regula RN, plataforma que monitora as internações na rede pública do estado em tempo real, a Grande Natal tem 86% de ocupação dos leitos críticos nesta segunda-feira. A consulta foi realizada às 14h45.


Álvaro Dias, prefeito de Natal, publicou medidas em rede social — Foto: Reprodução


Nas três maiores unidades de Natal no tratamento da Covid-19, o Hospital de Campanha está com todos os leitos ocupados. Já o Hospital João Machado e o Giselda Trigueiro estão com taxa de ocupação acima de 90%. Uma das UPAs da capital potiguar, a de Cidade Satélite, está com 105% de ocupação nos leitos de Covid-19.


Algumas das medidas adotas pelo prefeito estavam na recomendação do Governo do RN aos municípios, principalmente da Grande Natal, após consulta ao comitê científico. A recomendação foi publicada em um decreto no sábado (20).


Segundo o prefeito Álvaro Dias, durante o fim de semana foram interditados 12 estabelecimentos por descumprimento das normas sanitárias em Natal. "Iremos enviar ao Ministério Público a relação dos estabelecimentos que descumpriram o decreto e vamos suspender o alvará de funcionamento de quem insistir em descumprir as normas", disse o gestor em rede social.


A preocupação com o cenário de pressão sobre o sistema público de saúde, principalmente com a lotação dos leitos críticos, aumentou após a Universidade Federal do Rio Grande do Norte confirmar no sábado passado a circulação de duas variantes do novo coronavírus no estado. Segundo a universidade, pelo menos desde o mês de dezembro elas circulam em terras potiguares.


As variantes têm origem em Manaus o no Rio de Janeiro. Segundo a universidade, essa confirmação pode ter relação com o aumento no número de casos e de internações no estado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Caminhoneiros e motoristas por aplicativo fazem protesto em Natal contra aumento do preço dos combustíveis

Caminhoneiros e motoristas por aplicativo fizeram um protesto na BR-101, entre Parnamirim e Natal, na manhã desta segunda-feira (22), contra o aumento no preço dos combustíveis. Os motoristas exibiram faixas cobrando preços mais baixos nas bombas. O último reajuste começou a valer na sexta-feira (19) e postos da capital e Região Metropolitana já cobravam R$ 5,69 pelo litro da gasolina.


Caminhoneiros e motoristas por aplicativo fazem protesto na BR-101 contra aumento no preço dos combustíveis — Foto: Anna Alyne Cunha / Intertv Cabugi


A mobilização começou por volta das 10h. Os motoristas seguiram pela BR- 101 até Parnamirim e retornaram sentido ao centro de Natal. Os carros e caminhões não chegaram a bloquear a rodovia. Um carro de som foi utilizado para reproduzir as reivindicações da categoria. Condutores que passavam pela via no momento, buzinaram em sinal de apoio ao ato.


A carreata foi seguida por viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os manifestantes ameaçaram parar em frente a Governadoria para pedir a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), mas acabaram seguindo com o protesto. O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, informou que uma equipe da secretaria estaria disponível para receber os motoristas.


O vice-presidente do sindicato que representa a categoria dos motoristas por aplicativo, Itamar Monteiro, informou que a categoria enfrenta dificuldades para custear os constantes aumentos dos preços.


“A gente vê que toda semana está aumentando o combustível. Nós somos pais de família. A gente não está aguentando mais”, disse.


Segundo ele, a categoria tem cerca de 8 mil trabalhadores do estado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Covid-19: Fim de semana tem aglomerações e vaquejada interditada por fiscalização na Grande Natal

As ações integradas da Operação Pacto pela Vida registraram aglomerações e até uma vaquejada com desrespeito às normas de uso de máscara e distanciamento, para prevenção à Covid-19, durante o último fim de semana, entre a sexta-feira (19) e o domingo (21). Os casos foram registrados em Natal e região metropolitana.


Vaquejada com presença de público é interditada na Grande Natal, durante operação Pacto Pela Vida, que fiscaliza medidas contra Covid-19. — Foto: Divulgação


As fiscalizações resultaram na interdição de um parque de vaquejada, apreensão de equipamentos de som, dispersão de pessoas em festas e bares em Natal e Grande Natal. Na capital, houve ações de fiscalização e dispersão de aglomerações na Rua Conselheiro Tristão (Redinha), Av. Engenheiro Roberto Freire (Ponta Negra), Rua Araxá (Conjunto Pirangi), Av. Das Alagoas (Neópolis), entre outros.


A operação contou com comboio de 22 viaturas envolvendo a Polícia Militar, Guarda Municipal de Natal, Corpo de Bombeiros, secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo; Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana.


Um parque de vaquejada localizado no distrito de Caiana, em Extremoz, foi interditado pelas forças policiais por promover competição com aglomeração de pessoas infringindo os decretos de combate à Covid-19.


O comandante da guarda municipal de Natal, Alberfran Grilo, explicou que diversas denúncias foram recebidas pelas equipes de fiscalização que se dividiram para atender os chamados que na sua maioria versavam sobre aglomerações em locais públicos e utilização de equipamentos de som, também gerando concentração de pessoas.


Também devido a um jogo de futebol nacional, alguns bares infringiram as regras com número alto de pessoas no mesmo local.


“Nossas equipes estão dando tudo para combater essas ilegalidades, mas precisamos também que a sociedade nos ajude e respeite os decretos que prezam pela vida das pessoas”, pediu o comandante.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bruno Reis anuncia fechamento de praias, quadras e clubes em Salvador: 'Praticamente 100% de ocupação dos leitos de UTI'

O prefeito Bruno Reis anunciou novas medidas para complementar o novo toque de recolher determinado pelo governador Rui Costa, nesta segunda-feira (22). Em Salvador, as praias voltarão a ser fechadas por ao menos sete dias.
O fechamento será a partir da quarta-feira (24), para que barraqueiros e vendedores possam se organizar. Clubes sociais também voltarão a ser fechados na quarta.

Todas as praias de Salvador serão fechadas — Foto: Valma Silva/G1 BA

Já a partir de terça-feira (23), todos os campos e quadras da cidade serão fechados e a prefeitura vai retirar a iluminação desses locais. Assim como as praias, as medidas também serão válidas por sete dias, e podem ser prorrogadas.

“Essas medidas não descartam que outras medidas mais necessárias sejam aplicadas nessa semana. Nem eu e nem o governador, hesitaremos em fechar tudo e desativar a segunda fase e primeira fase, se houve risco de colapso. O risco existe e está aí", disse o prefeito Bruno Reis.
'Praticamente 100% de ocupação dos leitos de UTI'
O prefeito também chamou a atenção para a elevação no número de casos e internações em Salvador. Na sexta-feira (19), 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram abertos na tenda de apoio à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Valéria. Esses leitos já foram ocupados.
"Aqueles 10 leitos que abrimos sexta-feira em Valéria já estão todos ocupados. Com eles, restabelecemos um número de leitos de UTI que nós tínhamos anteriormente em Salvador. Dia 10 de fevereiro, a realidade de Salvador era completamente diferente dessa realidade de hoje. Em onze dias, os números cresceram de forma expressiva. Ontem [domingo, 21], Salvador tinha 80% de ocupação dos leitos de UTI".
"Quando nós regularmos todos os pacientes que estão nas UPAs, que estão nos gripários, nós vamos chegar a praticamente 100% de ocupação dos leitos de UTI".
Bruno Reis disse ainda que 24 unidades de saúde, onde funcionam consultórios odontológicos, terão atendimentos suspensos e serão convertidas em leitos para tratamento do coronavírus.
"Esses atendimentos estão suspensos, nós não vamos fazer atendimento bucal e vamos transformar estas salas em espaços que irão funcionar com leitos de enfermaria. No total, nessas 24 unidades, poderemos atender 75 pessoas".
O prefeito voltou a falar sobre o Hospital Salvador. A prefeitura está assumindo a unidade, que será exclusiva para o combate à pandemia, como um hospital de campanha. O hospital já tem 20 leitos de UTI e 40 leitos clínicos em funcionamento e outros 20 de UTI e 80 de enfermaria serão abertos.

As novas medidas foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa para a nomeação dos candidatos aprovados no concurso da prefeitura. Segundo o prefeito, essa foi a última coletiva presencial desse período de pandemia, e as próximas serão feitas virtualmente.
Fonte: G1
Leia Mais ››

Técnica de enfermagem vira ré por falsa vacinação em Niterói

A Justiça do Rio de Janeiro recebeu, na tarde desta segunda-feira (22), a denúncia do Ministério Público (MPRJ) contra a técnica de enfermagem Rozemary Gomes Pita, de 42 anos, indiciada pela polícia por peculato e crime contra a saúde pública.


Rozemary Gomes Pita, de 42 anos, técnica de enfermagem investigada por usar seringa vazia — Foto: Reprodução


No dia 12 deste mês, Rosemary não aplicou a vacina CoronaVac em um idoso de 90 anos. Em depoimento à Polícia Civil, ela alegou que estava "extremamente cansada e estressada".


Agora ré, a mulher terá que cumprir medidas cautelares impostas pela 1ª Vara Criminal de Niterói, na Região Metropolitana. Apesar da solicitação do MP, a juíza Daniela Barboza de Souza entendeu que não havia necessidade de determinar a prisão preventiva da técnica de enfermagem.


"Ao contrário do que apregoam a autoridade policial e o Ministério Público, não se extrai dos autos os requisitos que legitimam a prisão cautelar, ao menos neste momento, a saber: risco para a ordem pública, a ordem econômica, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal", escreveu a juíza.


A magistrada ressaltou que "a acusada é primária, não portadora de maus antecedentes, tem endereço certo e exercia atividade laborativa como prestadora de serviço para a Prefeitura de Niterói".


Em vez da prisão, Barbosa impôs medidas cautelares à técnica de enfermagem. São elas:


Comparecer todo mês em juízo para informar e justificar suas atividades e apresentar comprovante de residência;

Proibição de se ausentar do Estado do Rio por mais de 15 dias sem prévia autorização do juízo;

Proibição do exercício da função pública, especificamente quanto à atividade e campanhas de imunização contra o coronavírus, no âmbito municipal, estadual ou federal.

Rosemary terá que cumprir as medidas acima até que haja uma sentença da vara de Niterói sobre o caso. O G1 tenta entrar em contato com a defesa da técnica de enfermagem.


Denúncia

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou e pediu à Justiça a prisão preventiva – por tempo indeterminado – da técnica de enfermagem.


Para justificar a necessidade da prisão preventiva, o MP afirma que, "tratando-se de uma profissional de saúde, sua liberdade traz riscos para a ordem pública, sendo a custódia cautelar preventiva solicitada a medida necessária para a prevenção do crime narrado".


A 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial do núcleo de Niterói afirma que os crimes cometidos Rozemary são dolosos (intencionais), e o caso de peculato (apropriação ou desvio de um bem público por servidor) prevê prisão por mais de quatro anos.


A técnica também foi denunciada por não cumprir determinação do poder público para impedir propagação de doença contagiosa.


A denúncia foi apresentada à Justiça na sexta-feira (19).


Demissão

Após a conclusão do inquérito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a profissional de saúde “foi desligada do quadro de funcionários do órgão”.


O delegado titular da 76ª Delegacia, Luiz Henrique Marques Pereira, afirmou ao G1 que o inquérito já foi finalizado e encaminhado à Justiça. Ele decidiu indiciar a técnica de enfermagem pelo crime de peculato na modalidade de desvio e pelo crime contra a saúde pública, artigo 268 do Código Penal.


“Ela disse que não sabia explicar por que fez aquilo, que em 10 anos de profissão ela nunca tinha cometido tal deslize e não conseguiu explicar as razões de não ter aplicado o êmbolo. Inicialmente, ela alegou que estava estressada e extremamente cansada. Mas é muito difícil explicar o inexplicável”, disse o delegado.

O crime de peculato pode chegar até 12 anos de prisão, segundo a polícia.


Imagens registraram falsa vacinação

Rozemary aparece em um vídeo no posto drive-thru do bairro do Gragoatá fazendo a imunização da população. As imagens foram gravadas pela família do idoso e compartilhada em redes sociais.


Segundo o delegado, a gravação foi fundamental para a conclusão do caso. Após a ocorrência, o idoso foi procurado pelas autoridades de saúde e imunizado.


“Fica claro que ela não aperta o êmbolo, fica claro que ela não estava estressada. E mais, quando questionada se apertou a seringa de forma correta, ela responde de forma irônica. O que demonstra que ela tinha plena consciência do que estava fazendo."


Partes da seringa — Foto: Arte/G1


A funcionária já tinha sido afastada das funções assim que o caso foi divulgado. A secretaria reforçou a orientação dos protocolos de aplicação da vacina com os funcionários e supervisores dos pontos de vacinação.


O Conselho Regional de Enfermagem do Rio (Coren-RJ) recebeu a denúncia contra a profissional e abriu um procedimento para “averiguar se houve ocorrência de negligência, imperícia ou imprudência, e irregular conduta ética”.


Ainda de acordo com o conselho, a técnica e a enfermeira responsável serão convocadas, para prestar depoimento à Comissão de Ética do órgão. Segundo o Coren, ela pode ser punida com a suspensão ou a cassação do registro profissional.


O G1 fez contato com a funcionária, mas ainda não recebeu retorno.


Falsa aplicação em Copacabana

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) afastou nesta quinta-feira (18) uma técnica de enfermagem que teria deixado de aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 85 anos, no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, na Zona Sul. O caso aconteceu no dia 27 de janeiro.


Segundo informações da família do idosa, no momento da vacinação, a seringa estava vazia ou com uma quantidade mínima do imunizante. O caso está sendo investigado pela 12ª DP (Copacabana). Segundo a Polícia Civil, a profissional de saúde já foi identificada e prestará depoimento.


Outros casos no país são investigados

Além do caso registrado em Niterói, outros ocorreram em: Goiânia, Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo. O Jornal Nacional mostrou denúncias na terça-feira (16) sobre aplicação incorreta da vacina contra Covid. Os conselhos de enfermagem, o Ministério Público e a polícia estão investigando os profissionais de saúde envolvidos.


As autoridades de saúde consideram as vacinas fake fatos isolados, mas já viraram caso de polícia. Vídeos que registram a hora da vacinação servem de prova das irregularidades para a investigação.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Anac investiga tentativa de pouso de helicóptero em píer de SC

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um processo administrativo para apurar a tentativa do pouso de um helicóptero com adesivo da Havan próximo a um píer de uma pousada na praia Caixa D’Aço, em Porto Belo, Litoral Norte catarinense. Se constatada irregularidade, poderá haver aplicação de penalidades aos responsáveis pela operação.


Helicóptero tentou fazer pousar duas vezes em píer, próximo a banhistas, e decolou — Foto: Reprodução/Redes sociais


O caso envolvendo a aeronave PT-HPL, de propriedade de uma empresa de serviços náuticos com operação de outra de serviços aéreos especializados, foi registado no sábado (20). Ninguém foi atingido e não houve feridos. Apesar da plotagem, o helicóptero não pertence à frota da Havan.


Tentativa do pouso de um helicóptero com adesivo da Havan em Porto Belo — Foto: Reprodução/ Redes sociais


Um vídeo com imagens do helicóptero circulou nas redes sociais e mostra duas tentativas de pouso no píer. As manobras foram feitas próximo do mar e também de banhistas, que estavam em caiaques e outras embarcações.


Na primeira tentativa de pouso, um homem tentou abrir a porta, mas o piloto desistiu e decolou novamente. Na segunda tentativa, a aeronave pousa novamente fora da estrutura do píer, chega a ficar inclinada a arremete.


Imagens mostram as duas tentativas de pouso em píer de pousada — Foto: Reprodução/ Redes sociais


O piloto José Viana, de Balneário Camboriú, que trabalha na empresa que é a operadora do helicóptero, afirmou que tinha ido buscar o filho na pousada de um amigo, mas as rajadas de vento não permitiram o pouso no píer.


“O helicóptero deu uma inclinada, vamos dizer que não é normal, mas não foi nada assim tão grave, tanto que eu decolei com o helicóptero e fui para outro lugar”, disse.


Viana disse que já fez outros pousos no local em outras ocasiões e que as pessoas estavam afastadas e fora do raio do voo. "Não coloquei ninguém em risco", afirmou.


“Não causei nenhum tipo de dano. Essa polêmica aí, se não tivesse o adesivo da Havan no helicóptero teria saído um, dois, três vídeos e acabou. O problema aí está no nome”, explicou o piloto.


Por conta do episódio, a Havan emitiu uma nota e informou que não se trata de helicóptero da frota da empresa, apesar da plotagem. Segundo a rede de lojas, trata-se de uma aeronave que usa o heliponto de propriedade da Havan e, em troca, usa o adesivo com a marca para fazer publicidade. A Havan possui três helicópteros a serviço da empresa.


As redes sociais da pousada indicam que é comum que helicópteros desçam no píer. O G1 procurou os responsáveis pela pousada e também da empresa a qual pertence a aeronave, mas não conseguiu contato até as 14h30.


A Anac informou que o pouso em local não homologado é permitido “em alguns casos”. A Agência afirma que, se durante o processo for identificada irregularidade em relação às normas de aviação civil, os responsáveis pela operação poderão ser penalizados. Viana disse que ainda não foi notificado pela Anac sobre a abertura do processo administrativo.


Outro caso

O mesmo helicóptero já foi alvo de investigação na Anac em 2019, quando o piloto Viana fez um show pirotécnico no réveillon sobrevoando a orla de Balneário Camboriú, minutos antes da virada de ano. Na época, a Superintendência de Ação Fiscal da Anac entendeu que o registro da aeronave não permitia esse tipo de atividade.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Fisioterapeuta cai do 3° andar de janela de hotel no RJ após crise de sonambulismo, e família tenta transferência para Cuiabá

Uma fisioterapeuta de Cuiabá está internada há mais de 15 dias em um hospital particular do Rio de Janeiro, após cair do terceiro andar da janela de um hotel. A família de Talyssa Oliveira Taques, de 27 anos, criou uma vaquinha online para tentar a transferência dela para Mato Grosso.


Talyssa Oliveira Taques, de 27 anos, trabalha na linha de frente da Covid-19 em Cuiabá — Foto: Arquivo pessoal


Talyssa trabalha no antigo pronto-socorro de Cuiabá e no Hospital São Mateus, ambos referência para o atendimento de casos da Covid-19. Segundo a família, ela vinha de vários plantões seguidos e aproveitou a folga em um fim de semana para viajar com os pais e irmãos.


Talyssa Oliveira Taques caiu da janela do 3° andar do hotel onde estava hospedada no RJ — Foto: Reprodução


No entanto, na primeira noite no Rio de Janeiro, a profissional teve uma crise de sonambulismo, devido ao cansaço do trabalho, e caiu da janela do quarto onde se hospedava.



“Ela vinha de vários plantões e estava exausta. Segundo o neurologista do hospital, quando ela relaxou, teve uma crise de sonambulismo. Ela foi até a janela do hotel e escorregou. Para ela, estava indo ao banheiro”, contou a mãe de Talyssa, Angélica Oliveira.

O G1 não conseguiu contato com os responsáveis pelo hotel.


Talyssa Oliveira Taques vinha de vários plantões em hospitais referência para Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal


Ao G1, Angélica relatou que a família saiu para jantar em um restaurante da cidade. Após a refeição, Talyssa pegou um Uber para encontrar uma amiga de profissão, que também estava a passeio na cidade.


“Elas chegaram no hotel de madrugada. Por volta das 3 horas, a amiga dela dormiu e não viu o que aconteceu. Quando ela acordou, a Talyssa não estava mais no quarto, mas as coisas dela estavam lá. A menina ficou preocupada quando acordou, mas imaginou que ela foi dormir no meu quarto”, contou.


Uma hora depois, por volta das 4h30, após ouvir gritos de socorro, um dos seguranças do hotel a encontrou na entrada do porão caída e a socorreu. Segundo a mãe, após a queda, ela ficou desacordada por um tempo e, quando acordou, não conseguiu andar para sair do local e pediu socorro.


“Fui comunicada que minha filha estava caída no porão. Em desespero, chamei o socorro e fomos direto para o hospital, onde ela está internada até hoje”, disse.


Talyssa Oliveira está internada no RJ há mais de 15 dias — Foto: Arquivo pessoal


Angélica disse que a filha está no Hospital Israelita Albert Sabin, em Copacabana, por falta de vagas nos hospitais públicos da cidade. Apesar da profissional ter plano de saúde, o convênio não cobriu todo o atendimento. A despesa no local já está acima de R$ 20 mil.


“Os honorários médicos e parte da cirurgia não teve cobertura. O plano trabalha através de reembolso. Temos que fazer esse acerto para que ela seja transferida para Cuiabá. Precisamos fazer a transferência de UTI aérea. Não tem condições de ir de avião normal, porque ela não está andando. Ela sangrou muito na cirurgia. Agora está com algumas complicações no pulmão”, explicou.


Segundo Angélica, ela está sozinha com a filha no Rio de Janeiro e, longe da família, tem dificuldade para manter as despesas.


“É tudo muito difícil. As despesas são altas aqui. Ela como fisioterapeuta do hospital em Cuiabá, será mais acolhida e terá todo o apoio”, ressaltou.


Para conseguir a transferência, a família precisa de R$ 89 mil. Para isso, foi criada uma vaquinha online que está sendo compartilhada nas redes sociais por amigos e familiares.


“Estou em choque até hoje, não consigo dormir. Vejo o sofrimento da minha filha, a dor constante e o medo de não voltar a andar”, relatou.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que o caso foi encaminhado à Central de Regulação do Sisteme Único de Saúde (SUS) para verificar a possibilidade de transferência da jovem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Estátua de Reginaldo Rossi é pichada menos de 20 dias depois de ser inaugurada no Recife

Menos de 20 dias após sua inauguração, a estátua de Reginaldo Rossi, localizada no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, foi vítima de vandalismo. A escultura do cantor pernambucano, representada em uma mesa de bar, teve uma garrafa de cerveja de concreto vandalizada com tinta vermelha.


Estátua de Reginaldo Rossi, localizada no Pátio de Santa Cruz, no Recife, foi pichada menos de 20 dias depois de inauguração — Foto: Reprodução/TV Globo


A homenagem ao Rei do Brega, falecido em 2013, aos 69 anos, de câncer de pulmão, foi inaugurada no dia 2 de fevereiro. No domingo (21), as letras já estavam escritas na garrafa. Os demais itens da escultura, como o próprio Reginaldo, a mesa, o banco, o microfone e a rosa de concreto estavam intactas.


A estátua faz parte do Circuito da Poesia do Recife, criado para perpetuar o legado de personalidades envolvidas com a arte em Pernambuco. O autor da escultura, Demétrio Albuquerque, passou dois meses para criar a homenagem a Reginaldo Rossi em concreto.


A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) enviou uma equipe ao local ainda nesta segunda, para vistoriar a estátua e fazer o levantamento dos serviços necessários para o reparo. No começo da tarde desta segunda (22), a estátua já estava limpa novamente.


Estátua de Reginaldo Rossi foi recuperada nesta segunda-feira (22), após ser pichada menos de 20 dias depois da inaguruação — Foto: Léo Cruz/TV Globo


Em nota, a autarquia informou que, anualmente, são investidos R$ 2 milhões em consertos referentes a depredações e pichações no Recife, um valor que seria suficiente para construir duas creches ou duas Upinhas.


Outras obras vandalizadas

Em setembro de 2020, a estátua do escritor Ariano Suassuna, localizada na Rua da Aurora, região central do Recife, apareceu quebrada na altura das pernas e caída no chão.


O monumento de 1,8 metro foi inaugurado em 2017. O serviço de recuperação da estátua foi feito pelo artista plástico Demétrio Albuquerque, que assinou, também, a produção da escultura original, confeccionada em cimento estruturado. Os vândalos tinham quebrado as pernas da obra, o que fez com que ela fosse derrubada.


Em novembro a estátua foi devolvida à frente do Teatro do Arraial Ariano Suassuna, no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Inscrições no concurso da prefeitura de Coremas, PB, são abertas



Estão abertas a partir das 14h desta segunda-feira (22) as inscrições no concurso da prefeitura de Coremas, no Sertão paraibano. Estão sendo oferecidas 153 vagas, para todos os níveis de escolaridade, e com salários de até R$ 6 mil.



As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, até 19 de março, no site da organizadora do concurso. As taxas de inscrição custam R$ 60 para cargos de nível fundamental, R$ 80 para cargos de nível médio e técnico e R$ 100 para cargos de nível superior.


O cargo com mais vagas é o de auxiliar de serviços gerais, que tem 17 oportunidades para pessoas com ensino fundamental completo. O cargo com maior salário é o de médico do PSF, com sete vagas para pessoas com ensino superior em medicina e registro no CRM.


Também há vagas para auxiliar de saúde bucal, merendeiro, motorista (B, D), operador de máquinas, tratorista, agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, fiscal de vigilância sanitária, monitor de creche, técnico de enfermagem (Policlínica), técnico de enfermagem (PSF), técnico em laboratório, advogado, assistente social, auditor de saúde, biomédico, bioquímico, educador físico (NASF), enfermeiro (CAPS, PSF e Samu), fisioterapeuta, fonoaudiólogo (NASF), médico (cardiologista, dermatologista, ginecologista, neurologista, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, plantonista do Samu, psiquiatra e radiologista), nutricionista (escolar e NASF), orientador escolar, pedagogo (CAPS), professor (artes, ciências, educação física, língua inglesa e matemática), psicólogo, supervisor escolar e veterinário.



As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 16 de maio e o concurso tem validade de dois anos.


Concurso da prefeitura de Coremas

Vagas: 153

Nível: fundamental, médio e superior

Salários: R$ 1.110 a R$ 6 mil

Prazo de inscrição: até 19 de março

Local de inscrição: site da organizadora

Taxas de inscrição: R$ 60 (fundamental), R$ 80 (médio) e R$ 100 (superior)

Provas: 16 de maio

Edital do concurso da prefeitura de Coremas


Fonte: G1

Leia Mais ››

EUA chegam a 500 mil mortes pela Covid-19

Os Estados Unidos ultrapassaram nesta segunda-feira (22) as 500 mil mortes pela Covid-19, segundo levantamento da universidade Johns Hopkins. Às 18h50 (horário de Brasília), o site da instituição registrava 500.071 óbitos. O país é o mais afetado pelo coronavírus, liderando a lista de casos confirmados e óbitos pela doença.


Pedestres usam máscara no bairro do Queens, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em meio à pandemia de coronavírus — Foto: Johannes Eisele / AFP


Para homenagear o meio milhão de mortos, o presidente Joe Biden ordenou que todas as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro nos prédios federais, e programou um minuto de silêncio no final do dia. 


Site da Universidade Johns Hopkins mostra 500.071 mortes por Covid-19 nos EUA na segunda-feira (22) — Foto: Reprodução/Johns Hopkins


Há pouco mais de um mês, os EUA atingiram as 400 mil mortes, mas curva começa a frear com os primeiros efeitos do programa de vacinação em massa. Desde dezembro, os americanos vacinam a população contra a Covid-19, com as vacinas produzidas pelas farmacêuticas Pfizer/BioNTech e Moderna.


Mais de 61 milhões de pessoas foram vacinadas no país, cerca de 13% da população elegível. Com isso, o país registrou queda de 44% na média móvel de novos casos e de 35% na média de mortes. Os dados são do monitoramento do jornal "The New York Times".


A título de comparação, o Brasil vacinou 5,8 milhões de pessoas (2,7% da população) e ainda não teve efeitos claros na redução de curvas, como indica o consórcio de veículos de imprensa.


Avanço das vacinas

Em sua posse, o presidente americano, Joe Biden, estabeleceu como meta até o dia 30 de abril vacinar ao menos 100 milhões de americanos contra a Covid-19. A catástrofe climática que assola o país nos últimos dias reduziu bastante o ritmo da vacinação no país.


Segundo o NYT, mais de 2 mil pontos de vacinação foram afetados por conta da onda de frio, além dos desafios logísticos para driblar as nevascas e recompor os estoques dos estados. Ainda de acordo com o jornal, cerca de 1,52 milhão de doses de vacina estão sendo administradas por dia. Embora ainda esteja acima da meta do presidente Biden, é a taxa mais baixa desde 8 de fevereiro.


Mas são animadoras as notícias vindas da Pfizer/BioNTech, que submeteram novos dados sobre o armazenamento de sua vacina contra Covid-19 à agência de saúde americana, FDA, que mostra que o imunizante pode ser armazenado por até duas semanas a -25º C.


O protocolo anterior exigia que a vacina fosse mantida apenas a temperatura ultrafria de -70º C. "Se aprovada, esta nova opção de armazenamento oferecerá às farmácias e centros de vacinação maior flexibilidade na forma como administram o fornecimento da vacina ”, afirmou Albert Bourla, presidente e diretor executivo da Pfizer.


As empresas começaram também a testar sua vacina em grávidas com 18 anos ou mais. Os estudos de Fase 2/3 buscarão checar a segurança, tolerância e eficácia neste público, que não tinha participado dos estudos anteriores usados na aprovação do imunizante.


Em breve, iniciam-se testes com crianças entre 5 e 11 anos.


Mortes

Ao atingir 500 mil, o número de mortos por Covid-19 desde o início da pandemia nos EUA já supera o de pessoas que morreram no país em 2019 de doenças respiratórias crônicas, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, gripe e pneumonia combinados, segundo a agência Associated Press.


As duas primeiras mortes por Covid-19 no país foram registradas em fevereiro de 2020, no condado de Santa Clara, na Califórnia. Foram necessários quatro meses para que se atingisse um total de 100 mil vítimas fatais da doença.


As 200 mil mortes foram registradas em setembro de 2020 e as 300 mil em dezembro. Em seguida houve uma aceleração, e em apenas um mês o número cresceu para 400 mil, em janeiro, chegando nesta segunda-feira aos 500 mil.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Subprocuradores querem que investigadores de integrantes da Lava Jato sejam indicados por Aras



Integrantes da cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR) pediram nesta segunda-feira (22) que o inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar procuradores que atuaram na operação Lava Jato em Curitiba seja enviado imediatamente ao Ministério Público Federal.


O pedido assinado por 37 subprocuradores da República que integram o último nível da carreira foi endereçado ao procurador-geral Augusto Aras.


Os subprocuradores querem que o caso seja remetido ao próprio Aras. Eles sustentam que, de acordo com a legislação que rege o Ministério Público Federal, cabe ao procurador-geral escolher internamente quem vai investigar integrantes do órgão.


Entre os apoiadores do pedido estão o vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, a corregedora do MPF, Elizeta Maria de Paiva Ramos, além dos subprocuradores que integram o Conselho Superior do MPF.


No texto, eles criticam a decisão do presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que determinou de ofício (por iniciativa própria) a abertura do inquérito sobre supostas tentativas de intimidação e investigação dos ministros do tribunal por meios ilegais.


“Sob outro ângulo, é importante destacar que a vagueza, a amplitude e a indeterminação do objeto da portaria de instauração do questionado inquérito, sem identificação precisa de fato(s) típico(s) a ser(em) apurado(s) e sua condução por autoridade não investida de competência legal para tanto não se compatibilizam com as balizas essenciais ao bom funcionamento do Estado Democrático de Direito”, escreveram os subprocuradores.


Segundo o documento, isso preciso ser feito “em nome da estabilidade institucional e, principalmente, do exercício de direitos e liberdades fundamentais de todo e qualquer cidadão, a observância de canais regulares de investigação e de promoção de responsabilidades por fatos porventura passíveis de caracterização de ilícitos penais ou administrativos”.


A investigação foi instaurada dias após a revelação de uma troca de mensagens entre procuradores que atuaram na Operação Lava Jato em Curitiba. Na conversa, eles discutem pedir à Receita Federal uma análise de dados de ministros do STJ.


Em razão do foro privilegiado, os integrantes do tribunal só podem ser investigados pela Procuradoria-Geral da República. Procuradores que atuam na primeira instância não podem atuar no caso.


As mensagens foram reveladas a partir do acesso ao material obtido pela operação Spoofing no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu acesso ao material.


No fim de dezembro, o ministro Ricardo Lewandowski permitiu o acesso dos advogados ao material e, desde então, eles apresentam à Corte relatórios do andamento do compartilhamento.


A decisão de Lewandowski foi confirmada pela Segunda Turma do STF no último dia 9.


Fonte: G1

Leia Mais ››