sexta-feira, agosto 11, 2023

Upanema é uma das cidades do Brasil com 'deserto de jornalismo'

Ao menos 26,7 milhões continuam sem acesso a jornalismo local

Na sertaneja cidade de Upanema (RN), de 13,5 mil habitantes, a professora Simone Bezerra, de 59 anos, queria que as crianças e adolescentes tivessem mais acesso a notícias da cidade, particularmente com mais informações sobre educação e saúde. Mas as novidades vêm somente de longe. Para saber sobre a região, ela se informa pelo site da prefeitura, ouve rádio de Mossoró (a 55 km de distância) e lê jornais na internet de Natal (a 280 km). 


A professora lamenta que os jovens ficam muito expostos a informações de fora. “Só querem as redes sociais”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.


Upanema é uma das 2.712 cidades brasileiras (com ao menos 26,7 milhões de habitantes) consideradas como “desertos de notícias” (quando não há presença de noticiário de imprensa local), segundo a sexta edição do estudo Atlas da Notícia, do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).


Este ano, o censo que mapeia a presença do jornalismo no Brasil detectou redução de 8,6% de “desertos de notícias”. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (9), mostrou que 271 cidades passaram a contar com pelo menos um veículo de comunicação local e outros 15 voltaram a ser considerados desertos. O Projor avalia que é a primeira vez, desde 2017, que o número de cidades com jornalismo local (2.858) é maior do que o de municípios sem veículos de comunicação.


Isso ocorreu, segundo o presidente do Projor, Sérgio Ludtke, em vista do avanço dos meios nativos digitais e pelo crescimento da produção de notícias por rádios comunitárias.


“Um total de 95 municípios da Região Norte deixou de ser deserto de notícias. Muitos deles estão embalados pela cobertura ambiental. Isso foi possível devido à expansão dos meios digitais”, afirmou.


Ele lembrou que os dados são relevantes também porque a informação de qualidade potencializa a democracia. 


Cidades nordestinas são mais vítimas da falta de veículos locais. “Há estados como o Piauí e o Rio Grande do Norte que têm quase oito em cada 10 municípios com desertos de notícias”.


O presidente do Projor defende políticas públicas que possam incentivar o crescimento do jornalismo a fim de combater inclusive a desinformação. A pesquisa foi realizada com o apoio de 303 colaboradores voluntários e estudantes de 80 organizações e universidades. Os dados foram coletados entre outubro do ano passado e julho de 2023.


Os coordenadores do estudo vão fazer uma conferência online na próxima terça-feira (dia 15), às 19h, na página do Observatório de Imprensa no YouTube.


Segundo Sérgio Ludtke, as informações do estudo vão possibilitar, por exemplo, que pesquisadores verifiquem os efeitos da falta de um jornalismo local e possam relacionar com os dados sociais das cidades. 


Fonte: Agência Brasil

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Três suspeitos estavam na casa onde potiguar foi morto no Paraná, diz Polícia


A Polícia Civil do Paraná conseguiu mais imagens de câmeras de segurança que mostram três indivíduos entrando na casa onde o potiguar Kauet Henrique Nascimento, 20 anos, foi encontrado morto, em Foz do Iguaçu-PR. Com base nisso, a investigação sobre a morte do jovem trata os três, a princípio, como suspeitos de participação no crime.


Segundo o delegado Rodrigo Silva de Souza, responsável pela investigação, o caso é tratado como extorsão qualificada pelo resultado morte. Antes de ser morto, a vítima foi coagida a fazer transações financeiras no montante de R$ 85 mil.


O delegado afirmou que a Polícia Civil foi acionada pelo desaparecimento da vítima no último domingo (6), por volta das 15h, e em menos de 24h o corpo foi encontrado, no dia seguinte. Kauet Henrique trabalhava com venda de celulares e havia viajado com destino final ao Paraguai, onde compraria produtos para revenda no Rio Grande do Norte, como já fez outras vezes.


"A partir do encontro do cadáver, a natureza da investigação mudou. Agora a gente está investigando uma extorsão qualificada pelo resultado morte. Até para a população saber: não é um latrocínio, é uma extorsão qualificada - e isso já está comprovado pelos comprovantes enviados pela família - porque ele foi coagido a realizar algumas transações bancárias", disse o delegado.


Fonte: Tribuna do Norte

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Idoso é preso sob suspeita de estuprar criança de sete anos em Macau


Um homem de 65 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (10) sob suspeita de estuprar uma criança de sete anos, em Macau, região litorânea do RN. O crime, de acordo com a Polícia Civil, teria ocorrido em 2015.


De acordo com as investigações, o homem era vizinho da família da criança e teria se aproveitado da condição de proximidade entre as casas para cometer o crime.


O mandado de prisão foi cumprido por uma equipe da 59ª Delegacia de Polícia Civil. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.


Fonte: Tribuna do Norte

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3R Petroleum reduz preço da gasolina em R$ 0,10 na refinaria Clara Camarão


A gasolina A - sem adição de álcool etílico anidro - foi reduzida em R$ 0,10 na Refinaria de Clara Camarão, em Guamaré, depois de constantes aumentos de preço no mês de julho e de ser considerada a mais cara do País. A redução, comparada com a semana passada, vale para esta quinta-feira (10). De acordo com a 3R Petroleum, os ajustes de preço acontecem semanalmente, todas às quintas. 


Na última quinta-feira (3), o litro da gasolina A, vendido às distribuidoras, passou a R$ 3,299, o que representa um aumento de 3% ou R$ 0,09 referentes à semana anterior. Este foi o quinto aumento consecutivo nos combustíveis desde o mês passado, antes da redução de hoje. 


A 3R passou a controlar a refinaria em Guamaré a partir de 7 de junho, mês em que promoveu pequenas reduções nos preços (-10%), oposto ao que ocorreu em julho, quando a alta ficou em 22% dentro do mês.


Fonte: Defato

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Corpo de potiguar morto estrangulado em Foz do Iguaçu chega ao RN para ser velado

Corpo de potiguar encontrado morto no Paraná chega ao RN — Foto: Francielly Medeiros / Inter TV Cabugi

Chegou ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (10) o corpo do potiguar Kauet Henrique Nascimento, de 20 anos, ele foi encontrado morto em Foz do Iguaçu, no Paraná, na noite de segunda-feira (7). Segundo a Polícia Civil paranaense, a suspeita é que ele tenha sido vítima de extorsão seguida de homicídio.


O avião com o corpo de Kauet desembarcou no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, por volta das 14h. Familiares e amigos realizaram um cortejo para transporte até o cemitério Morada da Paz, no bairro de Emaús, em Parnamirim, local onde acontece o velório. A previsão é que o sepultamento aconteça na noite desta quinta-feira.



Nesta quarta-feira (9), o Instituto Médico Legal (IML) do Paraná confirmou, por meio de perícia, que a causa da morte do potiguar foi estrangulamento.


De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi coagida a transferir dinheiro a suspeitos antes de ser morto. A investigação aponta que o montante, de aproximadamente R$ 86 mil, foi transferido a contas de pessoas de fora do Paraná.


O caso

Kauet Henrique Nascimento, de 20 anos, foi encontrado morto em uma casa alugada por aplicativo em Foz do Iguaçu, no Paraná. O corpo não apresentava sinais de violência e estava enrolado em cobertores.


Imagens mostram Kauet chegando na casa onde corpo dele foi encontrado — Foto: Divulgação/PCPR


Ele teria viajado à cidade para ir ao Paraguai, local onde periodicamente frequentava com o objetivo de comprar mercadorias para suas lojas de smartphones. Ele era proprietário de uma loja virtual e sócio de um estabelecimento em Macaíba, na região metropolitana de Natal.


Das contas de Kauet, os criminosos teriam conseguido fazer transferências de cerca de R$ 86 mil a partir de suas contas.


Fonte: g1

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Dona das Casas Bahia anuncia plano com fechamento de até 100 lojas e corte de funcionários


A Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio), anunciou um novo plano de negócios nesta quinta-feira (10), que inclui o fechamento de até 100 lojas em 2023 e o corte de 6 mil funcionários.


De acordo com a companhia, a previsão é de redução de até R$ 1 bilhão em estoques neste ano, além de mudanças na forma de captação para financiar o crediário (uma forma de pagamento oferecida aos clientes).


Segundo o presidente da Via, Renato Horta Franklin, a empresa já começou a reduzir o número de lojas. O plano é fechar de 50 a 100 pontos que estão operando com prejuízo, além de cortar funcionários.



Em relação aos canais de vendas, a ideia é migrar a comercialização de produtos que atualmente não geram lucro — principalmente itens de menor preço — para seu marketplace (espaço de comércio eletrônico).


De acordo com o executivo, parte dessas medidas ajudará a reduzir o nível de estoques em até R$ 1 bilhão — um dos principais objetivos do novo plano.


"Esse ajuste das 100 lojas vai trazer uma liberação de estoques de R$ 200 milhões", afirmou Franklin.

Mudança na gestão

A transformação do negócio ocorre depois de uma mudança na alta gestão da companhia durante o segundo trimestre.


Renato Horta Franklin saiu da Movida para assumir a presidência da varejista, e Elcio Mitsuhiro, com passagens por Iochpe-Maxion e BRF, passou a ocupar a cadeira de diretor financeiro.


Franklin explica que a companhia já tinha uma estratégia de crescimento de GMV (volume bruto de mercadorias), de abertura de novos canais, de expansão de lojas e de aposta em fintechs.


"Nós entendemos que isso tudo foi feito. Construímos uma super plataforma, e ela já é grande. Então, entre investir para crescer mais essa plataforma ou pegar e rentabilizar o que tenho aqui, preferimos ganhar dinheiro com o que tem aqui", diz.


Estratégia

A empresa também reduzirá o nível de investimentos ("capex"), com estimativa de alcançar um nível até 40% menor em relação a 2022.


Com a implementação dessas transformações operacionais, a companhia estima poder gerar R$ 1 bilhão em lucro líquido antes de imposto de renda, embora não haja previsão de quando.


O plano tem uma série de potenciais ganhos de lucro antes de imposto de renda até 2025. Mitsuhiro observou, no entanto, que esse "não é um plano que vai demorar até 2025", sem dar detalhes do cronograma.


A nova gestão da Via também anunciou modificações para fortalecer a estrutura de capital da companhia. Uma das alterações principais é com relação à captação de recursos.


A Via tem atualmente 50% de sua exposição de crédito ligada aos crediários, disse Mitsuhiro. Ou seja, quando um cliente compra um produto no carnê parcelado, a Via adianta os valores a serem recebidos junto a bancos e depois devolve, com juros, quando o cliente terminar de pagar.


Agora, o plano é colocar a carteira de crediário no mercado de capitais por meio de fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC) e cessão da carteira de crediário ao FIDC.


"Quando eu começo a tombar isso para uma estrutura de FIDC eu tenho uma liberação de limites de crédito da ordem de 5 bilhões de reais ou mais. E aí posso usar esse limite para outras finalidades dentro da companhia, e o meu crediário está sendo financiado via mercado de capitais de forma direta", afirmou.


Em fato relevante, a companhia disse que engajou o Banco BTG Pactual e a Polígono Capital visando a estruturação de um primeiro FIDC, bem como um estudo de potencial emissão e oferta de cotas desse FIDC, no valor de até R$ 1,5 bilhão.


A Via também anunciou uma continuidade na sua estratégia de monetização de créditos fiscais, com previsão de gerar R$ 2,5 bilhões neste ano, sendo que cerca de R$ 1,2 bilhão já foram monetizados, segundo os executivos.


A empresa ainda mira gerar mais R$ 500 milhões com monetização de outros ativos, como operações de "sale and leaseback" com lojas, que envolve a venda dos imóveis e sua posterior locação, disse Mitsuhiro.


Resultados do segundo trimestre

O plano é lançado em meio a mais um prejuízo trimestral, dessa vez de R$ 492 milhões no período de abril a junho, após lucro de R$ 6 milhões um ano antes, no que foi o último lucro trimestral contábil da companhia desde então.


O balanço divulgado nesta quinta-feira mostra a última linha do resultado pressionada por resultado financeiro negativo de R$ 801 milhões, e receita em queda.


No segundo trimestre, a Via teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 469 milhões, queda de 32,1% ano a ano.



A receita líquida caiu 2,1% na base anual, para R$ 7,49 bilhões, com margem bruta de 28,5%, recuo de 2,9 pontos percentuais contra o mesmo período do ano anterior.


Em vendas, o GMV total bruto ficou estável em R$ 11 bilhões, com alta de 9% no marketplace e queda de 1,2% nas vendas diretas ao consumidor.


Fonte: Reuters

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'Carros voadores' com 12 milhões de passageiros por ano: as metas para o eVTOL da Embraer

Conceito do eVTOL da Eve, subsidiária da Embraer — Foto: Divulgação/Eve

A Eve, subsidiária da Embraer que está construindo um "carro voador", espera alcançar 12,7 milhões de passageiros por ano em 2035 nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.


A aeronave, chamada oficialmente de eVTOL (sigla em inglês para "veículo elétrico de pouso de decolagem vertical"), deve operar comercialmente na capital paulista a partir de 2026, segundo a empresa.


Os números foram apresentados na quinta-feira (9) junto a uma parceria da Eve com a empresa de logística DHL Supply Chain para planejar a cadeira de suprimentos de peças da aeronave, que será fabricada em Taubaté (SP).



As projeções incluem a quantidade de eVTOLs e de vertiportos, como são chamados os pontos de chegada e partida dos eVTOLs. A operação das aeronaves e dos terminais será feita por empresas parceiras. Confira os números abaixo.


São Paulo


🛫 Vertiportos: 8 em 2026; 36 em 2035

💺 eVTOLs: de 50 a 70 em 2026; 450 em 2035

👥 Passageiros: 900 mil por ano em 2026; 8,2 milhões por ano em 2035

🌎 Rotas: mais de 200 em 2035

💵 Receita: US$ 410 milhões (R$ 2 bilhões) em 2035

Rio de Janeiro


🛫 Vertiportos: 6 em 2026; 30 em 2035

💺 eVTOLs: de 25 a 35 em 2026; 245 em 2035

👥 Passageiros: 400 mil por ano em 2026; 4,5 milhões por ano em 2035

🌎 Rotas: mais de 100 em 2035

💵 Receita: US$ 220 milhões (R$ 1 bilhão) em 2035


A Eve afirma que já recebeu cartas de intenções – etapa anterior à compra – para 2.850 eVTOLs e que, cada veículo, custará cerca de US$ 3 milhões (R$ 15 milhões). A empresa informou que o protótipo em escala real começou a ser montado e diz que o primeiro voo de teste poderá acontecer em 2024.


Os executivos da subsidiária da Embraer alegam que, para o "carro voador" entrar em operação, será preciso flexibilizar regras atuais que focam em helicópteros.


eVTOL vai começar operação com espaço para quatro passageiros mais um piloto — Foto: Divulgação/Eve


A Eve e a empresa de taxi aéreo Helisul poderão sugerir mudanças na cidade do Rio de Janeiro. Elas foram selecionadas no programa Sandbox.Rio, em que empresas podem lançar serviços em caráter experimental com menos burocracia.


"Se você pegar as regras de helicóptero hoje, elas não se adaptam 100% para o eVTOL. O sandbox é uma oportunidade excelente que a gente tem de mostrar que o eVTOL será seguro, mas que regras e regulamentos têm que ser modificados", disse o vice-presidente de serviços da Eve, Luiz Mauad.

E, ainda que o termo "carro voador" tenha se popularizado, a empresa esclarece que os eVTOLS não seguirão o modelo de carros particulares, que podem ser comprados por qualquer pessoa. Em vez disso, as aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos como Uber e 99.



"São operações estruturadas de vertiportos conhecidos para outros vertiportos conhecidos, com operadoras que também são certificadas", afirmou o diretor-executivo da Eve, André Stein. "Não é a ideia que tenha um foco em uso pessoal".


As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico — Foto: Daniel Ivanaskas/Arte g1


Fonte: g1

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Trisal detalha relação de família com dois pais: um é o 'irmão mais velho' e outro corrige

Lary Ingrid, seus dois companheiros e seus filhos vivem juntos há um ano — Foto: Arquivo pessoal

Neste ano, o Dia dos Pais na casa de Lary Ingrid vai ser em dose dupla. É que desde 2022, a digital influencer passou a manter uma relação com dois maridos, Italo Silva e João Victor. Juntos, eles formam um trisal. Com os quatro filhos, eles formam uma família.



A família se mudou recentemente para um condomínio de luxo na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na casa, além do trisal, vivem os quatro filhos de Lary: Caíque, de 13 anos; Vitória, de 11 anos; Kaio, de 6; e Aylla, de apenas 7 meses.



Caíque e Vitória são frutos de um relacionamento anterior de Lary. Kaio é filho de Lary e Italo. Já Aylla, de Lary e João. Entre os dois pais, no entanto, não há divisões por sangue.


“Pra mim não tem mais nem diferença. Às vezes o pessoal na rua pergunta: 'Ai, é teu filho, é tua filha?'. Eu já digo logo que é, que é para encurtar a conversa. Pra mim, eu já considero eles como filhos”, conta Italo, que está com Lary há 8 anos. “Aqui para mim, não tem isso não, é todo mundo igual. Se errou todo mundo igual vai sofrer o mesmo castigo”.


João Victor, o marido mais novo de Lary, foi quem chegou por último. Para ele, a situação não causou estranhamento, nem mesmo na hora de dividir a educação das crianças com outro pai.


"Eu não vejo muita diferença de uma família assim com um pai só. Até porque também é uma ajuda a mais. Tipo, o menino tá precisando fazer uma prova, ele [Italo] leva uma, Lary leva outra”, afirma. “Aí acho até uma vantagem para ela”, brinca.

Para as crianças, segundo o trisal, tudo ocorre tranquilamente. “Parece que só tem um pai só, é como se um pai fosse dividido em dois. Dividiram um homem em duas pessoas para ficar mais fácil a vida”, resume Italo.


Para Lary, a casa cheia é sinônimo de felicidade. "Eu gosto da minha casa cheia de gente. Eu sempre disse a ele assim, se eu pudesse eu tinha 10 filhos. [...] Aí do nada me aparece dois maridos, quatro filhos, e agora tem dois cachorros", diz.


Abertura de relacionamento e vida juntos


João Victor (no fundo à esquerda), Lary Ingrid (no fundo ao meio) e Italo Silva (no fundo à direita) com os filhos — Foto: Arquivo pessoal


Lary tem uma relação estável de quase oito anos com Ítalo Silva, de 25 anos; João Victor, de 18 anos, passou a compor o trisal mais recentemente.


"Este bonito [Ítalo] quis abrir o relacionamento porque estava de olho nas meninas e eu achei que era para a gente se divertir. Tipo, vamos para uma festa, se interessamos por alguém e vamos ficar com alguém lá. Mas não, descobri que é porque ele já estava de olho nas meninas da academia”, relembrou Lary ao programa Se Liga, da TV Verdes Mares.


Após aceitar a proposta do companheiro, Lary se envolveu com o João Victor e assumiu a relação com os dois homens.


"Eu já conhecia o João desde criança, ele sempre morou vizinho a minha mãe, mas foi embora e eu era muito colega da mãe dele. Quando ele voltou, esse bonito inventou de vim me beijar, aí eu fui e beijei e nós estamos tudo aqui hoje. Foi maior que nós", falou Lary.


Em agosto de 2022, após meses de relacionamento com João, Lary convidou o mais novo a morar com ela e Italo. A esta altura, os dois já viviam com o filho mais filho da influencer, Caíque; e com o filho dela com Italo, Kaio.



Vitória, filha de Lary, vivia com uma tia, mas passou a morar com a mãe pouco antes de João Victor chegar. Em dezembro, nasceu Aylla, a filha de Lary e João. Desde então, a família tem dividido o dia a dia sob o mesmo teto.


Dia a dia com as crianças

Na hora de levar as crianças ao médico ou à escola, a família se divide para ajudar e atender a todas as necessidades dos pequenos. Tudo, porém, tem que passar pelo crivo de Lary.


“Quando eu vejo que não é uma coisa tipo tem que consultar a mãe dele, eu vou lá tomo a frente e digo, vá lá. Se for outra coisa que eu sei que a mãe dele vai achar ruim, vai me engolir depois, aí eu vou lá e pergunto”, conta Italo.

Se os dois pais precisam decidir um ponto no qual discordam, por exemplo, é dela a palavra final. “Eu que decido tudo, praticamente”, fala a influencer. “Tudo tem que vir dela. O menino quer fazer isso, quer fazer aquilo, ela que diz sim ou não”, complementa João.


Na hora da diversão, por exemplo, João é quem costuma acompanhar as crianças. ““A gente joga Free Fire, a gente joga bola, a gente brinca. Acho que é nisso aí que eles gostam de mim”, diz o marido mais novo.



Na hora de corrigir os pequenos, de “dar o carão”, é com Italo. “Eu já disse, se danou, pode brigar, só que os meninos não levam ele [João Vitor] a sério porque ele é o que brinca”, conta Lary. “Parece que é um irmão mais velho dando sermão neles”, completa Italo.


Já a pequena Aylla exige cuidados mais específicos. “Quando chega na hora de comer, aí é que entra a paternidade do João Vitor, que só ele consegue acalentar ela, só ele consegue botar para dormir”, revela o marido mais velho.


Quatro filhos, dois pais

A chegada de João Victor não causou muito alvoroço entre os filhos de Lary. Segundo o trisal, embora nunca tenham falado diretamente com as crianças sobre a relação dos três, eles entendem e até gostam.


“Meus filhos são bem inteligentes para entender que eu tenho um relacionamento com dois. E eu também nunca fui de estar mentindo para meus filhos. Eu acho que aos poucos eles foram entendendo assim. Nunca fui de sentar para dizer ‘a mamãe vai trazer outro rapaz para casa’”, fala Lary.

"Todo mundo acha que para as crianças foi um impacto medonho, mas não, para eles foi natural", diz Italo. “O Caio disse que dá o maior valor a ter dois pais, porque se um não fizer o que ele quer, o outro vai lá e faz”, conta rindo.



Apesar da relação de paternidade, Italo só é chamado de pai pelo filho de sangue, Caio. Quando Caíque - com quem Italo convive há 8 anos - e Vitória, filhos do relacionamento anterior de Lary, falam “pai”, se referem ao seu progenitor.


"A gente nunca teve esse relacionamento, ele me chamar de pai. Eu também nem cobro isso, eu não vejo necessidade, né?", diz. "A Vitória também do mesmo jeito, eles me chamam pelo nome".


Com suas diferenças e singularidades, a família de Lary está aproveitando o novo momento com o sucesso nas redes sociais. Italo e João, por exemplo, deixaram seus empregos e passaram a viver com a renda dos trabalhos online.


Apesar do êxito nas redes, Lary garante que os três continuam os mesmos que quando começaram a relação no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.


"A gente não consegue se deslumbrar com isso. Somos a mesmas pessoas. A gente está muito feliz, muito feliz, quem é que não tá? Eu muito mais ainda com minha casa cheia, hoje eu posso ter todos os meus filhos perto de mim. E logo na melhor fase da minha vida", conta a influencer.


Fonte: g1

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PRF apreende carreta com mais de uma tonelada de maconha escondida em carga de milho no RS

PRF encontrou mais de 1 tonelada de maconha em meio a carga de milho no RS — Foto: PRF / Divulgação

Uma carga de milho transportada em uma carreta escondia mais de uma tonelada de maconha, como descobriu nesta quinta-feira (10) a Polícia Rodoviária Federal, na BR-386, em Seberi, no Norte do RS.


O veículo, com placas de Cascavel, foi abordado pelos agentes e o motorista afirmou que entregaria a carga com 31 toneladas de milho em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O documento fiscal era verdadeiro.


Porém, ao verificar a carga, os policiais encontraram centenas de pacotes com a droga entre os grãos. No total, o motorista carregava 1,4 tonelada de maconha.


O homem foi preso em flagrante. Com 43 anos e natural de Ivaiporã, no Paraná, ele já possui antecedentes por outros crimes. Segundo a PRF, na cabine, foi encontrado um prato contendo um canudo de papel e cocaína. Ele estaria consumindo a droga ao longo da viagem.


Fonte: g1
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