sexta-feira, março 30, 2012

Acidente de trânsito na cidade de Itaú-RN

Polícia fazendo o isolamento do local


  Aconteceu na manhã de hoje (30/03), por volta das 9h00min um acidente de natureza leve envolvendo dois carros na cidade de Itaú-RN, mais precisamente no trevo da BR405 com a RN que da acesso a cidade de Riacho da Cruz.
  Segundo informações colhidas no local, o senhor Francisco De Assis Da Silva, que dirigia uma Van Jumper de cor branca e placa NNT 3996, fazia o percurso Pau Dos Ferros-Mossoró carregando passageiros  quando foi surpreendido por um carro tipo Corolla de cor prata e placa MYY 4488 dirigido por Gelson José Da Silva, de 86 anos de idade que vinha da cidade de Martins e entrou na BR405 provavelmente sem checar se haviam carros, o motorista da Van ainda tentou frear, porém foi inevitável o choque. 
  A batida foi leve e felizmente ninguém saiu ferido, causando assim apenas danos materiais aos dois veículos. A viatura da RP da cidade de Itaú, comandada por Sgt. Xavier juntamente com os Sd's Magnaldo e Ranilson, compareceu e fez o isolamento do local do acidente até a chegada da polícia Rodoviária Federal.



Local do acidente


DETALHE: danos materiais na Van Jumper 


DETALHE: danos no Corola


Observe as marcas da frenagem na pista


Local do acidente 


Fonte: Plantão Apodi
Leia Mais ››

Colisão envolvendo três veículos foi registrada entre Santa Luzia a São José do Sabugi/PB


Por voltas das 06:30h da manhã desta quarta-feira (28) foi registrado mais um acidente na PB Itó Morais que liga Santa Luzia a São José do Sabugi.

No acidente envolveram-se uma caçamba de placas MNJ Alhandra PB que estava sendo conduzida por Genésio Procópio de Medeiros Filho.


A outra caçamba de placas NNZ Mossoró RN conduzida por Francisco de Assis Silva ambos de São José do Sabugi e um caminhão baú placas LWT 8911 Pau dos ferros RN vinha sendo guiado por Jamaci Alves Crispin. O veiculo pertence a Transportadora Novo Nordeste.

Um caminhão baú placas LWT 8911 Pau dos ferros RN vinha sendo guiado por Jamaci Alves Crispin. O veiculo pertence a Transportadora Novo Nordeste.


Segundo informações apuradas no local do acidente, as duas caçambas viajavam sentido Santa Luzia/São José do Sabugi quando uma delas colidiu na lateral do caminhão baú e caiu em uma ribanceira fora da estrada.  As vítimas sofreram apenas ferimentos leves.

Fonte: Eduardo Dantas via Batista Alves
Leia Mais ››

Acidente com caminhonete deixa saldo de 10 feridos na zona rural de Pombal/PB


Cerca de 10 pessoas que vinham em uma caminhonete C10  ficaram feridas na manhã desta quinta-feira (29), após se envolverem em um acidente na localidade conhecida como “Alto do Papagaio”, aproximadamente 6 quilômetros de Pombal.

A reportagem da rádio LIBERDADE 96 FM chegou ao local do fato instantes depois e registrou o atendimento do SAMU e da polícia militar às vítimas.


Conforme relato do motorista do carro, Ademar Bezerra, residente no sítio Canoas, o acidente foi provocado por um “fecha” de outra caminhonete que conduzia leite. 

Na carroceria do carro vinham oito pessoas da família do condutor inclusive duas crianças de 8 e 6 anos. Elas foram socorridas para o hospital regional de Pombal mas nenhuma corre risco de morte.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Ex-diretor do DNOCS poderá disputar a Prefeitura de Pau dos Ferros


O ex-diretor do Dnocs, Elias Fernandes acusado de irregularidades no orgão, poderá disputar a prefeitura de Pau dos Ferros sob as bençãos do deputado federal Henrique Eduardo(PMDB).

Mas a possibilidade de Elias ser o pré-candidato já começou a ser motivo de “intriga” política dentro do grupo, principalmente daqueles que defendem o nome de Nilton Figueiredo para a cabeça da chapa.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Operação Judas: depoimentos são concluídos e réus são soltos

Os depoimentos dos réus da Operação Judas terminaram os depoimentos previstos para a audiência de instrução desta sexta-feira (30). Carla Ubarana, George Leal, Cláudia Sueli, Carlos Alberto Fasanaro e Carlos Eduardo Palhares foram ouvidos e os dois últimos, que eram os únicos ainda presos, foram soltos.

Os depoimentos desta sexta-feira começaram por volta das 9h, ouvindo testemunhas durante toda a manhã. À tarde, os cinco réus foram ouvidos, começando por Cláudia Sueli, Carlos Eduardo Palhares, Carlos Alberto Fasanaro e, em seguida, Carla Ubarana e George Leal. Os últimos depoimentos foram os que mais se prolongaram.

Beneficiados com a prisão domiciliar por terem colaborado com as investigações e com o ressarcimento de parte do que foi desviado com as fraudes no setor de precatório do Tribunal de Justiça, Carla Ubarana e George Leal prestaram depoimento por mais de três horas, onde ratificaram o que já havia sido dito ao Ministério Público.

Fonte: Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Policia Militar prende acusados de tráfico de drogas na cidade de Tangará


A quadrilha atuava na Rua da Pinha, em Tangará. Foram presos WESLEY DEGLYSE BERNARDINO RIBEIRO (Dedé), de 20 anos, MAXSANDRO DOS SANTOS PONTES (Maquita), de 18 anos, e uma jovem de 16 anos.

Segundo informações da Polícia Militar, Dedé realizou um assalto a mão armada na Padaria Bom Sabor, localizada às margens da BR-226. No momento da fuga a polícia abordou Dedé com pedras de Crack e papelotes de maconha fracionadas para venda. Também foi encontrado drogas no sutiã de sua companheira, de apenas 16 anos, sendo a mesma gestante de quase nove meses.

Com a prisão de Dedé, a Polícia Militar chegou a um segundo traficante, o Maquita, que escondia drogas, enterrada, próximo ao Ginásio de Esportes de Tangará. Foi encontrada com Maquia pedras de crack grandes, que ainda seriam fracionadas. Com essas ações o tráfico na Pinha irá diminuir em torno de 70%, avaliou o Ten. Roure.

Marquita também era fornecedor de armas, inclusive a que Dedé utilizou durante o Assalto na Padaria. Desde a chegada de Roure a Tangará, diversas operações tem apreendido drogas, objetos roubados, além da prisão de várias traficantes da rota das drogas de Tangará e região.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Policiais da Rocam apreendem jovens com dois revólveres no Santa Helena em Mossoró


Os policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) apreenderam no final da tarde de hoje (30), duas armas de fogo que estavam em poder de dois jovens, na Rua Rogério M. da Costa, no bairro Santa helena, zona norte da cidade.

Durante patrulhamento de rotina, as guarnições Rocam 04 e 20, avistaram três elementos em atitude suspeita, que ao presenciarem os policiais, saíram em fuga pulando muros e telhados de residências.

A polícia conseguiu capturar dois em um quintal de residência. A terceira pessoa conseguiu fugir com destino ignorado. Com os dois foram apreendidos duas armas de fogos de o tipo Revólver calibre 38 com todas as munições intactas. Os indivíduos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Plantão no Alto de São Manoel. Um dos detidos foi identificado como Cláudio da Silva Moraes, 20 anos de idade. O outro se trata de um menor de 15 anos, e por questões de direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sua identidade será preservada. 

Os dois foram apresentados ao delegado de Plantão, Clayton Pinho, que deve autuar o maior por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Tumultos e quebra-quebra continuam acontecendo no CEDUC da cidade de Caico

Visão do CEDUC após passar pelo buraco


Roberto Flávio informa em seu Blog que a situação do CEDUC na cidade de Caicó/RN é muito mais do que preocupante. Nos últimos Quinze Dias foram encontradas duas armas brancas de posse dos internos. 

Também nos últimos Quinze Dias foram registrados dois tumultos, provocados pelos internos. No primeiro o prejuízo foi maior, pois eles queimaram colchões e depredaram vasos sanitários e pias de lavar rosto. No segundo registrado no dia de ontem (29), um menor infrator, sozinho quebrou vários objetos (Pias e Vasos sanitários). 

Para piorar mais ainda a situação, por trás dos alojamentos (Celas) a onde ficam os menores infratores, existe um buraco a onde passa uma pessoa com a maior facilidade. Segundo um funcionário(a) que pediu para não ser identificado(a), existe um plano de resgate em andamento para acontecer a qualquer momento no CEDUC. 

Visão do buraco do lado de fora


O alto comando da policia em Caicó, diz que não recebeu tal informação, mais sabe de que pessoas em motos e carros ronda pela madruga na parte de trás do CEDUC a onde existe o buraco (Veja na foto)

Fonte: Eduardo Dantas
Leia Mais ››

Homem detido em casa com cinco pedras de Crack em Apodi-RN Read more: http://plantaoapodi.blogspot.com/2012/03/homem-detido-em-casa-com-cinco-pedras.html#ixzz1qeXOYx8w


   Na tarde de hoje (30/03), por volta das 5h00min, a central de operações da polícia militar da cidade de Apodi recebeu uma denúncia anônima dando conta de que uma pessoa conhecida por "Vertinho" teria feito uma viagem a mossoró e lá teria comprado drogas para vender em sua residência no bairro Cruz de Almas, em Apodi.
   Uma viatura da RP da cidade comandada por Sgt. Ivanildo juntamente com os Sd's Venilson e Coriolano foram até a referida residência para fazer a verificação da denúncia. Ao observar a aproximação da polícia o acusado tentou fugir pelos fundos da casa e ainda chegou a pular aproximadamente 3 muros até ser alcançado pelos policiais. Foi feita toda a verificação da casa e não foram encontrados vestígios de droga, pois, durante a fuga ele jogou a droga em um dos muros que passou e o dono da casa a encontrou e entregou a polícia.
   Everton Silva De Oliveira "Vertinho", de 21 anos de idade, natural de Mossoró, assumiu que esteve em sua cidade natal hoje mais não foi para comprar drogas, ele afirmou que foi para Mossoró "resolver outras coisas". Disse ainda que a droga não era dele e que não trabalha com essas coisas. Ao chegar na delegacia, Vertinho disse aos policiais que já foi preso várias vezes por roubos e um homicídio quando era menor de idade e que cumpre pena em regime domiciliar em um endereço localizado na cidade de Mossoró por um crime de assalto, o que caracteriza que o mesmo está descumprindo ordens judiciais, pois deveria estar preso em Mossoró e veio morar em Apodi, como se não bastasse Vertinho frequenta bares e festas na cidade, inclusive o mesmo já foi notícia nesse blog quando foi detido em uma festa no calçadão da lagoa. (VEJA: Policiais Militares de Apodi Flagram Preso em Festa ).
   O acusado ainda disse aos policiais que só correu por que pensou que eram seus inimigos que estavam vindo lhe matar "Eu só pinotei por que eu pensei que era meus inimigo que tavam vindo me matar, se eu soubesse que era a polícia eu num tinha corrido não" afirmou Everton.
   O material apreendido juntamente com o acusado foram conduzidos até a delegacia de polícia civil de Apodi onde se encontra a disposição da justiça.

NOTA: O blog parabeniza a polícia militar de Apodi que sob o comando do Cap. Brilhante vem realizando um excelente trabalho de combate ao crime, tirando de circulação pessoas e objetos ilícitos que oferecem risco a sociedade!


Local da prisão

Acusado

Pedras de Crack

Pedras de Crack



Fonte: Plantão Apodi
Leia Mais ››

Veiculo tomado de um PM foi encontrado na zona rural de Patu/RN


O veiculo corsa sedam, tomado de um PM na cidade de Campo Grande/RN por uma dupla armada, veja a matéria, clicando AQUI, foi localizado por volta das 02h00min desta sexta-feira(30), no Sítio Gameleira, zona rural de Patu/RN, os PMs do GTO de Patu e do Destacamento Policial de Messias Targino/RN, chegaram ao referido carro, após um trio armado ter tomado outro veiculo de um vereador de Messias Targino/RN, fato ocorrido por volta de 00:00 desta sexta-feira(30), entre as cidades de Messias Targino e Janduís/RN.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Paraibano é preso após furtar bar em Patu/RN


O paraibano Antônio Batista, completando hoje(30) 29 anos, foi preso por PMs da cidade de Patu/RN, na tarde desta quinta-feira(29), por ter furtado um bar localizado no Projeto Crescer em Patu/RN, o mesmo teria subtraído refrigerantes e bebidas alcoólicas, só que após sua prisão os PMs foram informados que o mesmo se encontrava com uma motocicleta BIZ, cor azul, placa MMN 2290/PB, que teria sido tomada de assalto há cerca de dois dias entre as cidades de Brejo do Cruz/PB e São Bento/PB.

A BIZ será entregue ao seu legitimo dono.

Fonte: Nosso Pará RN
Leia Mais ››

Homem atira em outro após discussão no Encanto/RN


Uma discussão por motivo ainda desconhecido pela Polícia terminou com um homem ferido na manhã desta quinta-feira(29), no município de Encanto/RN.

A pessoa de Josinaldo Lopes de Sousa, após uma discussão foi a sua residência e retornou e passou atirar contra a pessoa de Niltomar Carlos Rocha, 44 anos, o incidente ocorreu por volta das 11h40min, na RN 177, zona urbana de Encanto/RN.
Niltomar foi alvejado por três tiros sendo socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN e em seguida foi transferido para Mossoró/RN onde se encontra internado.

A Polícia ao tomar conhecimento do fato passou a realizar diligencias e encontrou a motocicleta Honda Bros, cor vermelha, usada na fuga pelo autor dos disparos, abandonada na zona rural de Encanto/RN.

Segundo informações a Polícia ainda encontra-se em diligencias tentando capturar o autor da tentativa de homicídio.

Fonte: Nosso Paraná RN
Leia Mais ››

Resultado do PSV UERN

Leia Mais ››

Agripino nega que tenha recebido R$ 1 milhão de reais do Detran-RN para campanha

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), afirma que as denúncias de que teria recebido R$ 1 milhão em doações para sua campanha eleitoral são infundadas. “É um despautério. Nego peremptoriamente que haja ocorrido algo desse tipo. Não tem o menor fundamento”, esclarece.

A denúncia realizada pelo empreiteiro José Gilmar de Carvalho Lopes de que o senador José Agripino Maia (DEM-RN) teria recebido R$ 1 milhão em doações para sua campanha eleitoral, oriundas de um esquema de corrupção do Detran do Rio Grande do Norte, foi remetida para o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel.

A investigação, realizada pelo Ministério Público potiguar, esbarrou no parlamentar em um depoimento de Lopes, feito em novembro passado. Nele, Lopes afirma que um de seus sócios no suposto esquema de corrupção, o advogado George Olímpio, foi o responsável por encaminhar as doações.

Proprietário da Montana Construções, Lopes é acusado de participar de uma organização criminosa que desviou R$ 20 bilhões do Detran potiguar.

Fonte: Robson Pires via Revista Época
Leia Mais ››

Sinal vermelho para o DEM

O Ministério Público do Rio Grande do Norte enviou à Procuradoria-Geral da República pedido para que investigue o presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), apontado como beneficiário de pagamentos feitos pela máfia da inspeção veicular em seu Estado. Em depoimento, o empresário José Gilmar de Carvalho Lopes, preso na Operação Sinal Fechado, relatou o suposto repasse de R$ 1 milhão ao parlamentar e a Carlos Augusto Rosado, marido da governadora do RN, Rosalba Ciarlini (DEM).

Segundo a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Lopes é sócio oculto do advogado George Olímpio, apontado como mentor das fraudes na inspeção veicular e outros projetos do Detran-RN. Nas declarações, de 24 de novembro, mesmo dia das prisões de envolvidos no esquema, ele disse que Olímpio lhe relatou ter feito pagamentos a Agripino e Rosado.O valor teria sido pago em dinheiro, parcelado, na campanha de 2010, e a negociação teria ocorrido no sótão do apartamento do senador em Natal. Agripino nega ter recebido propina, mas diz que Olímpio esteve no imóvel, interessado em implementar o contrato de inspeção veicular no governo de Rosalba.

Agripino pediu ao Estado que ligasse para o advogado de Lopes, José Luiz Carlos de Lima, que desmentiu o depoimento do cliente. Segundo ele, Lopes estava sob efeito de medicamentos quando fez as acusações. As informações sobre a operação foram enviadas à PGR, que decidirá se há elementos para pedir ao Supremo Tribunal Federal investigação contra o senador. A Operação Sinal Fechado apurou o desvio de recursos do Detran-RN para empresas de Olímpio e pessoas ligadas a ele. Segundo o MP, políticos receberam vantagens para favorecê-las em licitação e contratos públicos. (Estadão)

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Saúde: Micarla de Sousa vai para casa e permanece em repouso

Após crise de labirintite, Micarla de Sousa apresenta melhores em seu quadro de saúde e já está em casa onde se encontra em repouso absoluto, por orientação médica, de com informações da assessoria de imprensa da prefeita. A programação da agenda oficial da gestora para a próxima semana ainda não foi decidida.

Micarla passou mau após voltar de uma viagem a Brasília na madrugada desta quinta-feira, 29, e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o hospital Promater, Zona Sul de Natal, com a pressão arterial medindo 19 por 10, sendo diagnosticada com uma crise de labirintite.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Dívida da Globo chega R$ 1 bilhão


 A Globo Comunicação e Participações anunciou nesta quinta-feira, 29, a emissão de US$ 200 milhões em notas sêniores no exterior, com vencimento em 2022, para reduzir o custo de sua dívida, que está atualmente em R$ 1,1 bilhão.

Na operação, a empresa recomprará papeis emitidos em 2007, o que significa que não colocará dinheiro no caixa. No balanço do ano passado, a Globo Comunicação e Participações tinha R$ 5,2 bilhões em caixa.

Em 2011, a geração de caixa da empresa foi de R$ 2,8 bilhões, com crescimento de 20% na comparação com 2010. As receitas cresceram 11,9% e chegaram a R$ 11 bilhões.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Operação Judas: advogado de Carla e George chega à residência do casal

Um dos advogados do casal Carla Ubarana e George Leal chegou por volta das 7h15 à residência da servidora do Tribunal de Justica.

A expectativa é de que George e Carla saiam em direçao ao Forum Miguel Seabra Fagundes, em instantes. Eles vão prestar depoimento ao juiz Armando Ponte, da setima Vara Criminal.

Fonte: Robson Pires via Tribuna do Norte
Leia Mais ››

Precatórios: Diário de Carla Ubarana destaca participação de juízes do interior

Além das “compras” antecipadas de precatórios por valores mais baixos, o esquema também funcionava com outros tipos de fraudes. Nos “diários” existem anotações de Carla sobre a participação de juizes do interior e de advogados. Nenhum desses é nomeado por ela que, em determinados trechos afirma: “juízes mandavam o mesmo precatório 2 3 x para pagar” – “advogado cobrava 2 x o mesmo e confirmava q ñ tinha recebido”. 

Também há referências sobre a quebra na ordem de pagamentos dos precatórios, fixada em uma lista única desde a unificação dos pagamentos que eram feitos pela Justiça do Trabalho e pela Justiça Federal. Está nos “diários”: Quebra ordem: juizes pagando no interior sem observar ordem, juizes pagando no interior de forma parcial sendo todo o crédito do autor”, seguida da observação que “presidente foram informados”.

Fonte: Robson Pires
Leia Mais ››

Carla Ubarana detalha esquema dos precatórios




Delação: na prisão, Carla teria planejado em detalhes estratégia de defesa. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Supostos manuscritos de autoria da ex-chefe do setor de precatórios do Tribunal de Justiça (TJ/RN), Carla Ubarana, mostram que ela teria aproveitado o período que passou reclusa, na cela do CDP na Zona Norte de Natal, para planejar minuciosamente como agiria para encontrar a melhor saída possível para si e seu marido, George Leal, diante do desbaratamento das fraudes no setor de precatórios. Demonstrando racionalidade e certeza de que a delação seria a saída, os apontamentos creditados a ela revelam o passo a passo de como o casal pretendia apontar uma suposta sequência de envolvidos nos desvios. 

Em um caderno, Ubarana teria anotado detalhadamente sua estratégia de defesa e quais seriam os termos da delação premiada. As informações de que ela escrevia com constância são confirmadas por sua ex-companheira de cela, Lourdes Cañadas. Mas nem o advogado de Ubarana, Marcos Aurélio Santiago Braga, nem a diretora do presídio onde ela esteve, Dinorah Simas, e nem o Ministério Público confirmam ter conhecimento do teor dos apontamentos, ou ainda se, de fato, são de autoria dela. No entanto, uma fonte do jornal, que pediu anonimato, garante a autenticidade dos escritos.

Os manuscritos contém ainda bilhetes supostamente trocados entre Carla Ubarana e seu marido, George Leal. O Diário de Natal teve acesso ao material por meio de uma fonte. De forma geral, os textos se dividem em três partes: o detalhamento de como o esquema funcionava e a estratégia de defesa, o que será feito com os bens da família e os termos da delação premiada firmada com o Ministério Público. Segundo a fonte, as informações detalhadas nos manuscritos já teriam sido passadas ao Ministério Público, em depoimento prestado pela ex-chefe do setor de precatórios. 

Na primeira parte, Ubarana descreve o funcionamento do esquema de forma distinta ao que chegou a público inicialmente. Ela alega que em vez de se duplicar guias, existia uma "compra antecipada" dos precatórios - um dos envolvidos disponibilizava dinheiro para pagamento do beneficiário, em valor menor e antecipado. 

Um dos trechos, transcrito na íntegra, diz: "O que fazíamos era: comprar e vender. Mais ou menos em janeiro eu sabia que o dinheiro do estado ia começar em junho. Então, seguindo a ordem cronológica, por exemplo: o primeiro valia 140.000,00 oferecíamos por este em janeiro, 40 mil. Em julho, ia a planilha normal de 140, 100 seria para ganho líquido. Isso era de responsabilidade do TJ. O presidente do TJ Osvaldo assinava cheque. Nós depositávamos em nossa conta, sacava e depois dividia. E os valores foram crescentes, até porque chegou o dinheiro de RPV (Recursos de Pouco Valor), muito dinheiro sem dono...".

Beneficiários

Em outro trecho supostamente escrito por Carla Ubarana, é feita a seguinte descrição: "Rafael Godeiro, ciente de como funcionava, recebia o dele em mãos após sacar em guias todas ASSINADAS (sic) por Rafael Godeiro e João Cabral (sec), não queriam nem saber quem era o beneficiário, o que importava era o fim, como ao banco só interessa o beneficiário". 

Em outro trecho supostamente escrito por Carla Ubarana, a ex-chefe do setor de precatórios do TJ faz uma lista intitulada "Garantias: delação" na qual teria enumerado quais seriam suas condições para assinar o termo de colaboração com o Ministério Público. A lista segue na seguinte ordem: 1º Liberdade (responder em liberdade); 2º Perdão judicial; 3º Segurança de vida; 4º Vão punir ainda que sejam des" (sic). Ainda seguindo o raciocínio de que pretendia levar ao conhecimento do Ministério Público, ela anota: "Elencar erros: Banco pagou inúmeras guias erradas; Podemos negociar junto ao MP tudo como era feito; Quais seriam as vantagens e as desvantagens?; Seria bom fazer? Lembrar: ... A declaração de IR de George confirma a verba sem problema algum, p/q o que ele fazia era uma compra normal e ele declarava os seus impostos..." 

Fonte: DN
Leia Mais ››

TSE QUER NOVO TESTE COM UnB EM URNAS QUE APRESENTARAM BRECHAS.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou nesta quinta-feira (29) que pretende chamar o grupo de acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB) para realizar os próximos testes em urnas eletrônicas.
"Nesse caso, onde houve sucesso na tentativa implementada pela equipe da UnB, nós pretendemos chamá-los novamente para testar as correções que nós vamos implementar", afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Giuseppe Tutrajanino.
O evento de testes de urnas eletrônicas brasileiras, que aconteceu em meados de março, reuniu especialistas de todo o país, divididos em nove equipes, que simulam ataques para avaliar a segurança do sistema eletrônico de votação. 
O secretário reafirmou que dos 20 testes apresentados, "só um obteve sucesso definitivo, que foi o da Universidade de Brasília".
O professor da faculdade de Ciência da Computação da UnB que coordenou o grupo de testes da universidade, Diego Aranha, explicou de maneira simples o que foi descoberto pelos investigadores. "Encontramos uma fragilidade que permite reverter o embaralhamento dos votos, como em uma urna física, com votos de papel. Encontramos uma maneira de ordenar os votos", afirmou.
Segundo ele, o embaralhamento que era realizado pelas urnas eletrônicas era "fraco" e, a partir das sugestões feitas pela equipe, se implementadas pelo tribunal, será possível que o "embaralhamento fique mais forte". Sugestões foram propostas pela equipe da UnB à Secretaria de Tecnologia de Informação do TSE.
Certificados
Foram entregues nesta quarta , na sede do TSE em Brasília, certificados aos grupos de investigadores que, mesmo não quebrando o sigilo do voto, contribuíram para os testes das barreiras de segurança das urnas eletrônicas.
"Em outros grupos não houve êxito na quebra de sigilo, mas o material e a estratégia apresentada nesses testes já nos serve muito para sugestões preventivas. Já é material suficiente para termos oportunidade de melhorar", disse o secretário de TI do tribunal, Giuseppe Tutrajanino.
O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou no último dia 22 que não houve violação da urna eletrônica durante o teste, porque os especialistas tiveram acesso a um código que ajudou a testar o sistema de votação. Segundo ele, o objetivo foi buscar formas de aperfeiçoamento.
Segundo o TSE, a equipe da UnB conseguiu refazer o sequenciamento dos votos apresentados pelo Registro Digital do Voto (RDV), "que é uma lista emitida após o processo de votação e apuração dos votos, que permite aos partidos políticos e outros interessados realizarem uma recontagem dos votos caso seja necessário". O TSE afirma que o RDV é um processo posterior, "totalmente apartado do sistema de totalização dos votos".
O tribunal afirma que os votos digitados na urna são gravados de forma aleatória, a partir de um algoritmo computacional, o que impede seu sequenciamento, uma vez que são embaralhados digitalmente na hora em que são gravados. "O teste da equipe da UnB conseguiu, a partir do RDV, refazer a ordem com que os votos foram digitados, mas não conseguiu identificar os eleitores que efetivamente digitaram os votos no equipamento."
Brecha em 2009
É a segunda vez que o TSE promove esse tipo de teste com a urna eletrônica. O primeiro foi realizado em 2009 e, segundo o tribunal, nenhum participante foi capaz de manipular votos. Porém, na ocasião, o especialista em tecnologia da informação Sérgio Freitas conseguiu capturar ondas eletromagnéticas que, em tese, permitiriam detectar o voto do eleitor, pois, segundo Freitas, cada tecla tem um som específico.
Na época, ele classificou como muito improvável a possibilidade de violação do sigilo do voto do eleitor no dia de uma eleição, pois seria inviável captar interferências nas seções eleitorais.
Pela descoberta, Freitas ganhou um prêmio de R$ 5 mil. O segundo lugar foi para a equipe da Controladoria-Geral da União (CGU), que recebeu R$ 3 mil, e o terceiro, para o grupo da Cáritas Informática, empresa privada de auditoria, que levou R$ 2 mil. A equipe conseguiu lacrar o envelope que guarda a “flash memory” da urna eletrônica sem deixar qualquer vestígio. A sugestão serviria, segundo o TSE, para aprimorar o lacre.

Fonte: RN Política em Dia 2012 via G1
Leia Mais ››

Candidato "Ficha Limpa" vai levar vantagem na eleição.

Na segunda rodada des pesquisas para o Sinduscon [Sindicato da Indústria da Construção Civil], em Natal, a Consult perguntou o seguinte:

O(a) sr.(a) deixaria ou não de votar em um candidato a Prefeito(a) ou Vereador(a), pelo fato do(a) mesmo(a) ter alguma condenação em primeira instância?

A resposta dos entrevistados pela Consult foi devastadora: 73,80% disseram que deixaria de votar. Apenas 6,8% afirmaram que não deixaria de votar; 14,8% disseram que iria depender da condenação; 4,6% não tinham opinião formada.

Tem um detalhe na pergunta da Consult: a intolerância do eleitor não leva em conta a exigência de condenação colegiada como determina a Lei da Ficha Limpa. Basta o candidato (a) ter sido condenado em primeira instância, coisa que não está prevista na nova norma.

Portanto, a eleição municipal deste ano será marcada pela Ficha Limpa. Depois que o Supremo Tribunal Federal esclareceu a eficácia da nova lei, o que pode e o que não pode, a Ficha Limpa virou uma espécie de selo de qualidade para os candidatos.

Quem for 'ficha limpa' na eleição deste ano [e nas seguintes] levará vantagem  na disputa. Por outro lado, quem tiver problemas na Justiça ou máculas do passado enfrentará dificuldades.

O tema será bastante explorado nas campanhas. Poucos têm condições de bater no peito e dizer: "Eu sou um candidato ficha limpa!". Muitos tentarão dizer, mas não serão convincentes.

Quem passou por governos ou participou de governos geralmente responde a processos de toda ordem. Alguns amargam condenações por improbidade administrativa. Outros estão envolvidos em escândalos de corrupção. 

A eleição não será fácil para o candidato ficha suja. Quem tiver seus esqueletos no armário que guarde-os bem, porque o eleitor, como a gente viu na pesquisa da Consult, está de mau humor com os políticos enrolados na Justiça.

A ficha suja será uma espécie de Cuca, aquela personagem de Monteiro Lobato no Sítio do Pica-pau Amarelo: "Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega aqui, te pega acolá".

Já o Ficha Limpa vai pegar para o bem. Será o grande diferencial das próximas eleições.

Fonte: Diógenes Dantas
Leia Mais ››

ROTINA: CORREIOS DE JANDUÍS É ASSALTADO NOVAMENTE

Exatamente 30 de novembro de 2011, elementos armados entram e levam tudo o que se encontra na agencia dos Correios em Janduís, quatro meses depois, em 30 de março de 2012, ou seja, hoje sexta-feira, pelo menos 2 elementos voltaram a assaltar a agencia dos Correios de Janduís.

De acordo com o Sargento Cunha, Cmt do DPM de Janduís, dois elementos armados entraram na agencia, anunciaram o assalto e depois fugiram em uma moto com destino ignorado.

Em 2011 foram dois assaltos, ninguém foi preso.

Fonte: Umarizal News via O Carinha da Net
Leia Mais ››

Policiais do 4º BPM recuperam dois veículos roubados

O 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, responsável pelo policiamento ostensivo da zona Norte de Natal, recuperou na tarde dessa quarta-feira, 28, dois veículos com queixa de roubo.

No início da tarde de ontem, 28, por volta das 13h30min, Policiais Militares do 4º BPM conseguiram localizar uma motocicleta Honda Fan às margens da BR 101, nas proximidades do Município de Extremoz. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) informou aos Militares de serviço na área de que a referida motocicleta havia sido roubada no Loteamento Vale Dourado, mobilizando viaturas da área na tentativa de recuperar o veículo.

Francisco Edson Bezerra Maciel encontrava-se de posse da motocicleta roubada e era foragido da Justiça, contra o qual havia um Mandado de Prisão expedido pela 12ª Vara Criminal de Natal. Com Francisco Edson foi encontrado um revólver calibre .38, com numeração raspada, além de cinco munições do mesmo calibre. O acusado foi conduzido à 9ª Delegacia de Polícia Civil, onde foi confeccionado o Auto de Prisão em Flagrante contra o mesmo.

Ainda na tarde de ontem, por volta das 16h30min, outro veículo com queixa de roubo foi recuperado por Policiais Militares do 4º BPM. Dessa vez, um automóvel Mitsubishi L200 que havia sido roubado no bairro de Igapó foi encontrado em uma residência na Comunidade da África, bairro da Redinha.

O CIOSP recebeu a informação de que o veículo encontrava-se na residência, deslocando imediatamente os Policiais para o atendimento da ocorrência. Dois homens foram detidos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para averiguação da autoria e participação do crime de roubo e receptação.

Os veículos foram recuperados em um intervalo de apenas três horas demonstrando a eficiência da ação policial na Zona Norte de Natal, através do 4º BPM, comandado pelo Major PM Kennedy. 

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››

Delegado acredita que bandidos invadiram hospital para matar paciente

Foto: Sérgio Costa
O delegado Graciliano Lordão, titular da 1º Delegacia de Parnamirim, declarou, na manhã desta quinta-feira (29), que os bandidos que invadiram o Hospital Deoclécio Marques foram lá para matar um paciente. No entanto, a possível vítima não estava lá, pois tinha sido transferida para Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

Para Graciliano Lordão, a invasão do hospital de Parnamirim, que resultou no roubo de duas armas dos vigilantes e em uma tentativa de homicídio contra um dos seguranças, tem relação com uma tentativa de homicídio registrada no início da tarde desta quarta-feira (28), quando três pessoas ficaram baleadas no bairro da Cohabinal, também em Parnamirim.

Na ocasião dois homens teriam ido matar um rapaz identificado como Geilson Silva Fonseca, mais conhecido por “Bracinho”. Durante a tentativa de homicídio, os bandidos alvejaram “Bracinho”, no entanto, também atingiram um homem que estava com ele, identificado como Kassiano Varela Fidelis e um vendedor de gás, identificado como Francinaldo Paulino, que passava no local em uma motocicleta no momento e acabou sendo atingido por uma bala perdida.

De acordo com Graciliano Lordão, o “Bracinho” é um velho conhecido da polícia, já tendo sido preso por envolvimento em uma quadrilha que assaltava residências em Natal, Parnamirim e no interior do Rio Grande do Norte. Ele seria o alvo do atentado registrado na Cohabinal, na tarde de ontem, e também seria o alvo dos bandidos que invadiram o Deoclécio Marques.

“Eu acredito que as pessoas que vieram ao hospital são as mesmas que tentaram matar o Bracinho antes. Como ele foi trazido primeiro para o Deoclécio, antes de ser levado para o Walfredo, os criminosos tenham pensado que ele ainda estaria aqui durante a madrugada”, revela o delegado de Parnamirim. Apesar disso, ele ressaltou que ainda vai ouvir os vigilantes e funcionários do Hospital Deoclécio Marques para saber detalhes da ação e poder, realmente, apresentar uma versão oficial.

O vigilante baleado durante a invasão do hospital foi identificado como Marcel Victor Moreira da Silva. A direção da unidade informou que ele está na Unidade de Terapia Intensiva, mas passa bem, após ter sido submetido a cirurgia para retirada de uma bala.

Fonte: Portal BO
Leia Mais ››