terça-feira, outubro 13, 2020

Governo prorroga até dezembro programa que permite redução de jornada e salário

Fazendo upload: 153770 de 153770 bytes.


O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (13) o decreto que prorroga, até 31 de dezembro, o programa que autoriza empresas a reduzirem proporcionalmente, ou suspenderem, a jornada e o salário dos funcionários.


Criado em razão da pandemia do coronavírus, o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM) foi instituído com uma medida provisória em abril e já tinha passado por outras duas prorrogações.


O novo decreto foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (14). O prazo atual terminava neste mês, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado que o programa seria estendido.


Como as medidas só valem enquanto durar o estado de calamidade pública, os acordos deverão ser encerrados no último dia de 2020.


Redução de jornada e salário: veja perguntas e respostas

"Diante do cenário atual de crise social e econômica, e com a permanência de medidas restritivas de isolamento social, faz-se necessária a prorrogação, mais uma vez, do prazo máximo de validade dos acordos", diz material divulgado pelo Palácio do Planalto nesta terça.


"Essa ação irá permitir que empresas que estão em situação de vulnerabilidade possam continuar sobrevivendo a este período e, desta forma, preservar postos de trabalho e projetar uma melhor recuperação econômica", afirma o governo.


O que prevê o programa

O programa foi criado em razão da pandemia do novo coronavírus e prevê que o governo recomponha parte da renda dos funcionários por meio de um auxílio financeiro.


O valor da recomposição corresponde a uma porcentagem do que o empregado receberia de seguro-desemprego e é depositado diretamente na conta do trabalhador.


Como contrapartida, o empregador é obrigado a garantir o emprego desse funcionário por um período igual ao da redução. Ou seja: se o contrato for reduzido ou suspenso por quatro meses, o trabalhador não poderá ser demitido nos quatro meses seguintes.


Se optar pela demissão no período, além dos valores normais da rescisão, o empresário terá de indenizar o empregado.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra queda em mortes e casos de Covid-19; média móvel de óbitos fica abaixo de 500



O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta terça-feira (13).


O país registrou 354 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 151.063 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 499, uma variação de -28% em relação aos dados registrados em 14 dias. Essa é a média mais baixa registrada desde o dia 7 de maio. É o segundo dia seguido com a curva de mortes apontando queda, após 28 dias em estabilidade.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.114.823 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 12.220 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 20.553 por dia, uma variação de -23% em relação aos casos registrados em 14 dias. Ou seja, também encontra-se na faixa que aponta queda.


O país não apresentava tendência de queda nas mortes por Covid e no registro de infectados, simultaneamente, desde o dia 13 de setembro.


Vale ressaltar que, no mês passado, o período de uma semana de queda visto nas mortes pela doença coincidiu com a semana do feriado de 7 de Setembro. Depois desse período, a curva voltou a apontar estabilidade por quase um mês. Assim como nos finais de semana, em feriados prolongados é comum se ver queda nos registros devido às menores equipes de plantão. Por isso, a sensação de baixa nas mortes pode ser enganosa.



Apenas um estado apresenta indicativo de alta de mortes: Piauí.


Outros 18 estados têm curvas que apontam queda. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.


Brasil: 13 de outubro

Total de mortes: 151.063

Registro de mortes em 24 horas: 354

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 499 por dia (variação em 14 dias: -28%)

Total de casos confirmados: 5.114.823

Registro de casos confirmados em 24 horas: 12.220

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 20.553 por dia (variação em 14 dias: -23%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou dois boletins parciais, às 8h, com 150.711 mortes e 5.102.696 casos; e às 13h, com 150.772 mortes e 5.105.033 casos confirmados.)


Estados

Subindo (1 estado): PI

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (7 estados + o DF): MG, DF, AC, AM, AL, MA, PB e SE

Em queda (18 estados): PR, RS, SC, ES, RJ, SP, GO, MS, MT, AP, PA, RO, RR, TO, BA, CE, PE e RN

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).


Fonte: G1

Leia Mais ››

Urna eletrônica pode está com os dias contados. TSE quer eleitor votando pelo celular

Fazendo upload: 290303 de 290303 bytes.


Considerado um exemplo no mundo, o sistema brasileiro de voto por urna eletrônica pode estar com os dias contados. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estuda a possibilidade de o eleitor brasileiro usar o computador e até o celular para escolher seus candidatos de forma online.


Ao todo, 31 empresas manifestaram interesse em desenvolver uma tecnologia com esse fim em um edital lançado pelo tribunal em 28 de setembro. As empresas inscritas são de diferentes portes e perfis: vão desde startups a gigantes como Amazon e IBM.


A ideia é demonstrar a novidade já nestas eleições. Juiz auxiliar da presidência do TSE e coordenador do projeto Eleições do Futuro, Sandro Vieira diz que três cidades brasileiras terão votação online, com candidatos fictícios, já no primeiro turno destas eleições, marcadas para 15 de novembro.


Os colégios eleitorais que experimentarão a tecnologia ficam nas cidades de São Paulo, Curitiba e Valparaíso de Goiás (GO). "No dia da eleição, três empresas montarão estandes em cada local de votação. O eleitor que quiser participar da simulação receberá as orientações para votar”, diz Vieira. “O TSE acompanhará os resultados.”


Ele diz que o tribunal não impôs limitações. “A empresa pode oferecer uma opção de voto só pelo computador, ou só por tablet, por celular ou isso tudo”, afirma. “Queremos conhecer as opções do mercado.”


Fonte: Uol

Leia Mais ››

RN tem 73.143 casos confirmados de Covid-19 e 2.423 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte registra 73.143 casos confirmados e 2.423 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados estão na edição desta terça-feira (13) do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).


O número de óbitos em investigação subiu novamente, dessa vez para 404.


Em comparação com o boletim de segunda-feira (12), foram três novas mortes e 72 casos a mais registrados.


Segundo o boletim da Sesap, o número de casos suspeitos atualmente é de 42.044 e o de descartados é de 157.511. O número de confirmados recuperados segue em 42.040 e o de inconclusivos, que agora são tratados como "Síndrome Gripal não especificada", está em 52.793.


A pasta aponta ainda que atualmente 183 pessoas estão internadas por causa da Covid-19 no estado, sendo 148 na rede pública e 35 na rede privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 45,9% na rede pública e de 11,7% na rede privada.


Ainda de acordo com a Sesap, o RN realizou 198.035 testes para coronavírus, sendo 96.756 RT-PCR (conhecidos também como Swab) e 101.279 sorológicos.


Números do coronavírus no RN

73.143 casos confirmados

2.423 mortes

42.040 confirmados recuperados

42.044 casos suspeitos

157.511 casos descartados


Testes de Covid-19 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press


Fonte: G1

Leia Mais ››

PRF registra quatro acidentes graves e uma morte nas rodovias federais do RN durante o feriadão

A Polícia Rodoviária Federal apresentou nesta terça-feira (13) o balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida 2020, encerrada na segunda-feira (12). Durante o feriadão, foram registrados 15 acidentes nas BRs que cortam o Rio Grande do Norte, sendo quatro ocorrências graves. No total, 16 pessoas ficaram feridas e uma morreu em quatro dias de operação.


PRF fiscaliza a alcoolemia com o uso do etilômetro — Foto: Divulgação/PRF


Houve o reforço de efetivo para o policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e ocorrências criminais. No total, o trabalho rendeu a fiscalização de 4.754 pessoas e 4.230 veículos.


Para coibir a combinação de álcool e direção, os agentes da PRF realizaram 451 testes do etilômetro e 33 motoristas foram autuados por alcoolemia ao volante, sendo dois deles presos pelo crime de embriaguez.

Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou 75 autuações.


No ranking de imprudências mais observadas pela PRF, estão ainda o não uso do capacete para os ocupantes de veículos duas rodas - 68 pessoas, condutores e garupas, foram flagrados sem o equipamento.


Entre motos, automóveis e veículos de carga, ao todo, 185 condutores foram flagrados realizando ultrapassagem proibida.


Em paralelo às ações preventivas de segurança viária, a PRF deu continuidade ao trabalho de combate ao crime. No período da operação, 18 pessoas foram detidas pelo cometimento de diversos crimes, entre eles os crimes de trânsito (seis). O total de veículos recuperados foi de cinco, estando três deles adulterados.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Cavalo é içado por retroescavadeira após cair em buraco de construção no interior do RN

 Os bombeiros resgataram na noite de segunda-feira (12) um cavalo que caiu na escavação de uma construção no centro comercial da cidade de Pau dos Ferros, na região Alto Oeste do Rio Grande do Norte.



Cavalo foi resgatado por bombeiros em Pau dos Ferros, interior do RN — Foto: Reprodução


Na operação, eles usaram uma retroescavadeira da própria obra para conseguir içar o animal. A ação de salvamento durou cerca de 30 minutos.


O caso aconteceu por volta das 20h e foram necessários cinco militares para o trabalho de resgate.


Segundo o Corpo de Bombeiros, o cavalo se mostrou debilitado, mas não apresentou ferimentos. Logo após ser retirado, ele foi devolvido ao dono, que se encaminhou até o local.


Animal caiu em escavação — Foto: CBMRN


Fonte: G1

Leia Mais ››

Juíza obriga empresa a reverter demissão por justa causa de funcionário que comeu duas quentinhas no trabalho em Natal

A juíza Ana Paula de Carvalho Scolari condenou uma empresa do bairro do Alecrim, em Natal, a reverter a demissão por justa causa de um funcionário que comeu duas quentinhas que, segundo o estabelecimento, não eram destinadas a ele. A demissão aconteceu em junho.


Quentinhas — Foto: Reprodução/TV Globo


Dessa forma, o rapaz, que trabalhava como repositor de mercadorias, vai ter direito às verbas rescisórias por conta da demissão: férias, 13º salário e FGTS. Além disso, a decisão da 1ª Vara do Trabalho de Natal condenou a empresa ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 3 mil.


Na decisão, a juíza Ana Paula de Carvalho Scolari apontou a desproporcionalidade entre a falta cometida pelo empregado e a pena imposta pela empresa. “A despedida por justa causa de um empregado constitui penalidade máxima e de dramática repercussão pessoal e social”, disse a juíza.


A empresa alegou que as quentinhas eram destinadas a funcionários que iriam trabalhar de ônibus durante a pandemia da Covid-19, em que a frota foi reduzida. O repositor, por sua vez, utilizava moto para trabalhar.


O estabelecimento disse à Justiça que o funcionário comeu por dois dias seguidos a refeição, deixando aqueles para quem a marmita era destinada com fome. Além disso, a empresa alegou que ele descumpriu outra regra ao comer no depósito da loja, o que é proibido, já que o local conta com um refeitório.


O repositor, no entanto, disse que as refeições as quais ele comeu eram sobras, e que chegavam, algumas vezes, a serem jogadas no lixo pela empresa.


O agora ex-funcionário trabalhou na empresa entre outubro de 2017 a junho de 2020. Em consonância com a prova testemunhal, a juíza Ana Paula Scolari constatou que durante esse tempo de contrato de trabalho, ele não teve nenhuma penalidade ou falta grave, o que também pesou na decisão.


Isso porque, na análise do processo, a juíza verificou que cada almoço custava R$ 7, totalizando R$ 14 as duas refeições. Para ela, esse valor não justifica a penalidade máxima de demissão por justa causa, “sem que este ostentasse nenhuma penalidade em todo o seu tempo de labor em benefício da empresa”.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Tremores com magnitude de até 1.8 são registrados na madrugada desta terça-feira (13) em Pedra Preta, RN

 Pelo menos cinco tremores de terra foram registrados entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (13) em Pedra Preta, distante cerca de 120 quilômetros de Natal, segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Tremor de terra foi registrado em Pedra Preta, no Rn — Foto: LabSis/UFRN


O maior dos tremores teve magnitude de 1.8 e aconteceu às 4h, de acordo com os pesquisadores. Moradores da região relataram ao laboratório que sentiram o sismo.


"O maior evento foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN", informou o Labsis.


De acordo com os pesquisadores, é impossível prever como a atual atividade sísmica em Pedra Preta vai evoluir.


A região tem registrado vários tremores nos últimos meses. Um evento com magnitude de 2.2 aconteceu na noite do dia 11 de setembro. O mais recente, porém, aconteceu no dia 26 de setembro, quando um tremor de 2.1 foi captado pelas estações.


Em agosto, também foram pelo menos duas ocorrências - um tremor de magnitude 1.8 no dia 16 e outro de 2.2 no dia 29.


Os tremores em Pedra Preta vem sendo registrados e estudados desde 2010, quando ocorreu um tremor de magnitude 3.5 na região.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Família procura jovem de 25 anos desaparecido em Mossoró

 Um jovem de 25 anos está desaparecido há quatro dias em Mossoró. Familiares estão procurando o rapaz, identificado como Phellipe Eduardo de Oliveira Jesus, desde a sexta-feira (9).


Fazendo upload: 1627406 de 1627406 bytes.
Phellipe Eduardo de Oliveira Jesus, de 25 anos, está desaparecido em Mossoró — Foto: Cedida


De acordo com o tio dele, Bene Júnior, Phellipe foi visto pela última vez na quinta-feira (8). Ele morava sozinho, há cerca de um mês, em uma na casa no bairro Aeroporto I, próximo ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Antes, morava com a avó.


Na manhã da sexta-feira (9), vizinhos perceberam a ausência dele e encontraram a porta dos fundos da casa com sinais de arrombamento. Nenhum objeto foi levado. Até o celular do jovem estava no imóvel.


Segundo familiares, Phellipe é tranquilo e sempre mantém contato com os parentes ao sair de casa. Ele havia saído, há pouco tempo, de uma empresa de telemarketing, e estava montando uma loja online.


Um boletim de ocorrência foi feito no último sábado (10). O tio do rapaz afirma que os familiares estão desesperados por notícias.


"Até onde nós sabemos, Felipe não tem envolvimento com nada ilícito, com tráfico de drogas, com nada disso. É um menino bom, que foi visto pela última vez na quinta-feira, desde então não temos nenhum tipo de notícia dele", conta o tio.


"A gente não aguenta mais essa aflição, não aguenta mais não ter reposta. Isso está insuportável, não ter resposta alguma, não saber o que ele está passando nesse momento", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Duas tartarugas-verdes encalham e são resgatadas no litoral no RN

Duas tartarugas-verdes foram resgatadas após encalharem em diferentes praias do litoral potiguar nesta segunda-feira (12), segundo pesquisadores do projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Os casos aconteceram em Natal e Canguaretama. Ambos os animais marinhos estão vivos, porém um apresenta um tumor e passará por avaliação para uma possível cirurgia.


Tartaruga-verde fêmea resgatada pelos pesquisadores após encalhar em Natal. — Foto: PCCB-UFRN/Divulgação


A primeira tartaruga-verde foi encontrada encalhada na Praia do Forte, na Zona Leste de Natal. O animal marinho foi achado preso em uma poça de água, entre as pedras da praia. De acordo com o professor Flávio Lima, que coordena o projeto, o animal chegou ao local com a maré cheia, mas com a baixa da maré, ficou preso nas piscinas naturais.


Pesquisadores resgaram tartaruga-verde em Natal — Foto: PCCB-UERN/Divulgação


A tartaruga é uma fêmera com 83,5 cm por 79,5 e, de acordo com os pesquisadores, estava com um bom estado de saúde e muito ativa. Após a avaliação, ela foi anilhada e solta na praia da Via Costeira.


Já o outro animal foi encontrado por moradores de Barra do Cunhaú, em Canguaretama, também nesta segunda-feira (12). A tartaruga ficou com eles até a manhã desta terça-feira (13), quando foi resgatada pelos pesquisadores.


"Ela tem um grande tumor na base da nadadeira posterior que pode estar dificultando a natação", afirmou Flávio Lima.


Fazendo upload: 743424 de 1612905 bytes.
Tartaruga-verde encontrada em Barra do Cunhaú, em Canguaretama, RN — Foto: PCCB-UERN/Divulgação


De acordo com o pesquisador, a espécie está em sua fase de reprodução, que ocorre ao longo do segundo semestre do ano. A espécie é comum no litoral do estado.


"Ela ocorre na região, uma das cinco espécies que ocorrem no Brasil e também é bem comum no litoral do Rio Grande do Norte. Elas (tartarugas) estão na estação reprodutiva, que vai de junho a dezembro. Algumas espécies até vão um pouco além", disse.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Aglomerações em festas e eventos políticos sem uso de máscara marcam feriado prolongado no RN

Algumas imagens até parecem de carnaval fora de época, mas são da campanha política no Rio Grande do Norte em meio à pandemia da Covid-19. Durante o feriado prolongado que acabou nesta segunda-feira (12), políticos e eleitores esqueceram do coronavírus e foram às ruas e promoveram arrastões. Festas também foram registradas em várias cidades do estado e a máscara de proteção, que é obrigatória, não era usada pela maioria das pessoas.


Foram registrados eventos políticos com aglomerações em Grossos, Tangará, Serra do Mel, São José de Campestre, Umarizal, Patu, Tibau do Sul, entre outros municípios. Em Tibau do Sul, imagens mostraram motoristas bebendo e dirigindo ao mesmo tempo durante carreata.


Aglomeração durante evento político no interior do Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução


Os mesmos políticos que endureceram as regras de distanciamento social, de fechamento do comércio, e que perderam alguns cidadãos de suas cidades para a Covid-19 agora afrouxaram as medidas a ponto de esquecer que o vírus continua em circulação - a diferença é que não mais na mesma intensidade de contaminação.


"Ainda temos um registro diário de óbitos, numa média de quatro por dia, no Rio Grande do Norte. Temos mais de 500 casos suspeitos, com cerca de 200 confirmados por dia. Os casos estão mais concentrados, neste momento, no interior", afirma a médica infectologista Marise Reis, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Pessoas também fingiram não haver mais pandemia em uma festa no município de Assu, que tem mais de mil casos suspeitos da doença e 60 mortes causadas pelo vírus neste ano. Em Pipa, uma das praias mais famosas do estado, o metro quadrado foi disputado na madrugada do domingo. Mas até parecia que ninguém ouviu falar em máscara.


Aglomeração registrado durante o feriado prolongado em Assu, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução


Eventos, festas e aglomerações ainda foram registradas em um bar da capital e na Avenida Ayrton Senna, no Conjunto Pirangi, em Natal. Paredões de som também foram vistos em vários bairros.


Algumas pessoas podem até perguntar se faz sentido usar máscara no meio de tantas pessoas. Segundo a infectologista, faz. "Se eu estiver em um aglomerado, por qualquer motivo, mas estiver de máscara, a chance de contaminar existe, mas é muito menor do que se tiver gente sem máscara. A máscara barra o vírus que está saindo da via aérea da pessoa contaminada" ressalta.


Aglomeração em Pipa, no litoral potiguar — Foto: Reprodução


Fonte: G1

Leia Mais ››

Bolsonaro sanciona lei que altera regras do Código de Trânsito



O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira (13), com vetos, a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro, informou a Secretaria-Geral da Presidência. Entre outras mudanças, o projeto amplia a validade e o número de pontos da carteira de habilitação (veja detalhes abaixo).


Até a publicação desta reportagem, o texto ainda não tinha sido publicado no "Diário Oficial da União", e o governo ainda não tinha divulgado a lista de vetos. Os trechos retirados por Bolsonaro serão reanalisados pelo Congresso Nacional, que pode restaurar as medidas ou derrubá-las em definitivo.


A Câmara aprovou a versão final do projeto no último dia 22, e Bolsonaro tinha até dia 14 para concluir a análise. As novas regras entrarão em vigor 180 dias após a publicação da lei.


Em uma transmissão em rede social, Bolsonaro comentou a versão da lei que foi aprovada no Congresso e antecipou veto às regras que restringiam a circulação de motociclistas.


"Está no projeto, nós vetamos, que o motociclista apenas pudesse ultrapassar com filas, carros parados e baixa velocidade. Nós vetamos isso. Continua valendo uma velocidade maior para o motociclista poder seguir destino", declarou.


"Algumas coisas foram alteradas [no Congresso]. Não era aquilo que nós queríamos, mas houve algum avanço. Com toda a certeza, ano que vem a gente pode apresentar um novo projeto buscando corrigir mais alguma coisa. A intenção nossa é facilitar a vida do motorista", disse.


O texto foi enviado ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro, mas sofreu mudanças durante a tramitação. O presidente queria, por exemplo, mudar as regras para transporte de crianças em cadeirinhas – o trecho foi retirado pelos parlamentares.




O que o Congresso aprovou

Entre as mudanças aprovadas no Congresso estão:


aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 metro;

Uma das principais mudanças feitas no Congresso prevê que em casos de lesão corporal e homicídio causados por motorista embriagado, mesmo que sem intenção, a pena de reclusão não pode ser substituída por outra mais branda, que restringe direitos.


Atualmente, a legislação diz que a prisão pode ser substituída por penas restritivas de direitos se o crime for culposo (sem intenção).


Desta forma, se um motorista embriagado ou sob efeito de drogas pratica lesão corporal e até homicídio, sua condenação pode ser convertida em uma pena alternativa.


Pontos da proposta original enviada pelo governo, como a retirada da multa para quem transportar criança sem a cadeirinha, nem chegaram a ser aprovados por deputados e senadores.


O projeto foi tratado como prioridade pelo governo. Em junho do ano passado, o próprio presidente Jair Bolsonaro foi pessoalmente à Câmara para entregar o texto.


Validade da CNH


O projeto amplia o prazo para a renovação da renovação da CNH e dos exames de aptidão física e mental, de acordo com as seguintes situações:


10 anos para condutores com menos de 50 anos;

5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;

3 anos para condutores com 70 anos ou mais.

O texto prevê, ainda, que, em caso de indícios de deficiência física ou mental ou de progressividade de doença que diminua a capacidade de condução, o perito examinador pode diminuir os prazos para a renovação da carteira.


Atualmente, o Código de Trânsito prevê a renovação a cada cinco anos para a maioria dos motoristas e a cada três anos para condutores com mais de 65 anos.


Já o texto enviado pelo governo previa a renovação dos exames a cada 10 anos e, para pessoas acima de 65 anos, a cada cinco anos.



Exame de aptidão


O texto determina, ainda, que os exames de aptidão física e mental sejam realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, com a titulação de especialista em medicina do tráfego ou em psicologia de trânsito, respectivamente. A legislação atual não deixa explícita essa exigência, e os requisitos constam apenas em resoluções do Contran.


Pela proposta, os exames devem ser avaliados "objetivamente" pelos examinados, o que subsidiará a fiscalização sobre o profissional credenciado feita pelos órgãos de trânsito em colaboração com os conselhos profissionais.


Pontuação da CNH


O projeto também prevê limites diferentes de pontuação na carteira de motorista, antes da suspensão, no prazo de 12 meses:


40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;

30 pontos para quem possuir uma gravíssima;

20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações do tipo.

Os motoristas profissionais terão 40 pontos de teto, independentemente das infrações cometidas. Esses condutores podem participar de curso preventivo de reciclagem quando atingirem 30 pontos. A legislação atual prevê a suspensão da carteira sempre que o infrator atingir 20 pontos.


O projeto original do governo previa uma ampliação geral, de 40 pontos para todos os motoristas, independentemente da vinculação por infração criada pelo relator.


Avaliação psicológica


O relator incluiu, também, a exigência de avaliação psicológica quando o condutor:


se envolver em acidente grave para o qual tenha contribuído;

ser condenado judicialmente por delito de trânsito;

estiver colocando em risco a segurança do trânsito, por decisão da autoridade de trânsito.

Cadeirinha


O projeto aprovado determina também a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 m de altura. A cadeirinha deve se adequar à idade, peso e altura da criança.


Pelo texto, o descumprimento desta regra ocasionará uma multa correspondente a uma infração gravíssima.


A proposta original do governo previa que a punição para o descumprimento fosse apenas uma advertência por escrito, sem a multa. Pela proposta do Executivo, endurecida pelo relator, a cadeirinha seria necessária para crianças de até 7 anos e meio.



Exames toxicológicos


Sobre a renovação da carteira de habilitação, o texto também mantém a obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E.


O fim da obrigatoriedade do exame era um dos pontos polêmicos do texto e foi alvo de críticas de parlamentares e entidades ligadas ao setor.


Segundo a proposta, quem tem idade inferior a 70 anos também terá que se submeter ao exame a cada dois anos e meio, independentemente da validade da CNH. Objetivo é impedir que eventual mudança do prazo da carteira implique em alteração na periodicidade do exame.


Recall


O projeto torna o recall das concessionárias – convocação de proprietários para reparar defeitos constatados nos veículos – uma condição para o licenciamento anual do veículo a partir do segundo ano após o chamamento.


Segundo o relator, são frequentes os casos de descumprimento do procedimento, colocando em risco a segurança dos condutores desses veículos e de outras pessoas.


Cadastro positivo


A proposta cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), em que serão cadastrados os condutores que não tenham cometido infração de trânsito sujeita a pontuação nos últimos 12 meses.


O cadastro positivo vai possibilitar que estados e municípios concedam benefícios fiscais e tarifários aos condutores cadastrados.


Inicialmente, o relatório previa que, na Semana Nacional de Trânsito, comemorada em setembro, haveria um sorteio no valor de 1% do montante arrecadado com as multas para premiar os motoristas do cadastro. Contudo, o deputado Juscelino Filho retirou essa parte ao acolher uma emenda de plenário.


Escolas de trânsito


O projeto prevê a criação de “escolas públicas de trânsito” para crianças e adolescentes com aulas teóricas e práticas sobre legislação, sinalização e comportamento no trânsito.


Consulta pública


As propostas de normas regulamentares a serem editadas pelo Contran deverão ser submetidas a consulta pública antes da entrada em vigor. O objetivo é dar mais transparência às decisões do conselho.



Multas administrativas


O parecer propõe a isenção de pontos na carteira de motorista em algumas situações de infrações de natureza administrativa, por exemplo:


conduzir veículo com a cor ou característica alterada;

conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório;

portar no veículo placas em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo Contran;

deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor.

Penalidade de advertência


O texto define, ainda, que para infrações leves ou médias deve ser imposta a penalidade de advertência por escrito, em vez de multa, se infrator não tiver cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.


Atualmente, a legislação já permite essa possibilidade se a autoridade de trânsito "entender esta providência como mais educativa" e desde que o motorista não tenha cometido a mesma infração nos últimos 12 meses.


Faróis


O texto determina a obrigatoriedade de manter os faróis acesos durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração, e à noite.


O Senado fez uma alteração, mantida na Câmara, para restringir a obrigatoriedade do uso de faróis baixos durante o dia em rodovias de pista simples apenas àquelas situadas fora dos perímetros urbanos.


Ao acolher essa mudança, Juscelino Filho diz que o uso de faróis nas cidades "poderia ter efeito contrário, ao equiparar todos os demais veículos aos ônibus e às motos, que hoje já são obrigados a transitar com farol acesso, para serem diferenciados e melhor percebidos no trânsito urbano."


Outros pontos


Veja outros pontos do projeto:


Reprovação de exame: o projeto revoga dispositivo que determinava que o exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular só poderia ser refeito 15 dias depois da divulgação do resultado, em caso de reprovação;

Capacete sem viseira: a proposta altera trecho do Código de Trânsito que trata da obrigatoriedade do uso do capacete, retirando a menção sobre a viseira - o que, atualmente, é considerado infração gravíssima. O não uso viseira no capacete ou dos óculos de proteção ganhou um artigo separado na lei, tornando-se infração média;

Aulas à noite: o projeto também retira a obrigatoriedade de que parte das aulas de direção sejam feitas à noite;

Policiais legislativos: o texto prevê que os policiais legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado, mediante convênio com o órgão ou entidade de trânsito local, poderão autuar os motoristas em caso de infração cometida nas adjacências do Congresso Nacional quando estiverem comprometendo os serviços ou colocando em risco a segurança das pessoas ou o patrimônio do Legislativo. Os autos de infração serão encaminhados ao órgão competente.

Fonte: G1

Leia Mais ››

Interpol inclui traficante André do Rap na lista de procurados internacionais, diz Polícia Federal

 A Interpol incluiu o nome do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, na lista internacional de procurados. O pedido havia sido feito pela Polícia Federal na segunda (12), mas a inclusão só foi confirmada pela PF nesta terça.





Ainda de acordo com a PF, o perfil de André do Rap não aparece no site da Interpol porque o cadastro foi feito em uma "lista restrita". O traficante é considerado um dos chefes do PCC, facção que atua dentro e fora dos presídios.


André do Rap desapareceu depois de ter sido solto no sábado (10) com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.


O ministro justificou a medida citando um trecho do pacote anticrime, aprovado pelo Congresso no ano passado, que determina soltura de preso quando não há revisão periódica da necessidade da prisão preventiva. Para o ministro, ficou demonstrado, no caso do traficante, o "constrangimento ilegal" da prisão.


No mesmo dia, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, suspendeu a decisão de Marco Aurélio Mello e determinou nova prisão, mas o traficante não foi mais localizado.


Também nesta terça, o nome de André do Rap entrou na lista dos mais procurados da Polícia Civil de São Paulo.


Buscas no Brasil

O Ministério Público de São Paulo acredita que após ter deixado a Penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, o traficante tenha viajado até Maringá (PR) e embarcado para o Paraguai.


Desde a tarde de sábado, policias realizam uma força-tarefa para encontrar André do Rap. A polícia alega que não pôde seguir os passos de André do Rap porque, ao sair da prisão, ele era um homem livre.


Equipes de investigação monitoraram o traficante à distância e dizem ter certeza de que ele usou um avião particular para fugir do Brasil. A polícia também suspeita que ele esteja no Paraguai ou Bolívia.


“Para nós foi um banho de água fria, porque ele tem duas condenações já em segunda instância. Ele estava condenado a 15 anos em uma, e a dez em outra, já em segunda instância. Ele usa várias empresas de fachada, então, para conseguir capturá-lo de novo, vamos ter uma grande dificuldade. Ele é o maior atacadista de cocaína do país”, diz Fabio Pinheiro Lopes, delegado e diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo.



André do Rap foi preso em setembro de 2019, em uma operação feita pela Polícia Civil de São Paulo em um condomínio de luxo em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, e é investigado por gerenciar o envio de grandes remessas de cocaína à Europa. Ele chegou a morar no exterior. Antes disso, tinha ficado preso por 7 anos, até 2014.


Em 2019, quando preso, ele chegou a São Paulo no próprio helicóptero.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Presidente da Fundação Palmares exclui Marina Silva da lista de personalidades negras do órgão

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, afirmou nesta terça-feira (13) em uma rede social que a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora Marina Silva (Rede), os deputados David Miranda e Talíria Petrone (ambos do PSOL-RJ), o ex-deputado Jean Wyllys e a cantora Preta Gil declaram-se negros "por conveniência".



Segundo Camargo, Marina Silva foi excluída da lista de personalidades negras da Fundação Palmares porque "não tem contribuição relevante para a população negra do Brasil". "O ambientalismo dela vem sendo questionado e não é o foco das ações da instituição", escreveu — criada em 1988, a fundação tem por objetivo a preservação da cultura negra.


Parte das pessoas atacadas por Camargo reagiu (leia ao final do texto as reações daqueles com os quais o G1 já tinha conseguido contato até a última atualização desta reportagem).


Para o presidente da fundação, Marina Silva "autodeclara-se negra por conveniência política".


"Não é um caso isolado. Jean Willys, Talíria Petrone, David Miranda (branco) e Preta Gil também são pretos por conveniência. Posar de "vítima" e de "oprimido" rende dividendos eleitorais e, em alguns casos, financeiros", disse.


Segundo Camargo escreveu na rede social, "posar de 'vítima' e de 'oprimido' rende dividendos eleitorais e, em alguns casos, financeiros".



Em junho, em uma reunião gravada, Camargo chamou o movimento negro de "escória maldita", disse que Zumbi era um "filho da puta que escravizava pretos" e criticou o Dia da Consciência Negra - ele defende um decreto para que a data deixe de ser feriado.


No ano passado, Camargo disse que a escravidão beneficiou os descendentes dos negros escravizados que vivem no Brasil.


"A escravidão foi terrível, mas benéfica para os descendentes. Negros do Brasil vivem melhor que os negros da África", afirmou.


Reações

O ex-deputado Jean Wyllys, que atualmente é professor nos Estados Unidos, classificou Camargo como um "desqualificado".


"As decisões administrativas de um desqualificado não mudam a maneira como me identifico tampouco a etnia de meus antepassados por parte da família de meu pai, fator sobre o qual ele não tem nenhuma autoridade para se manifestar. Eu sigo sendo o que sou. Estranho mesmo é um desqualificado à frente de instituição tão importante", afirmou.


Para a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), Sérgio Camargo "desvia a função primordial do órgão" desde que assumiu a presidência por, segundo afirmou, "atacar a memória dos que vieram antes de nós na luta contra o racismo estrutural".


"A postura de Sérgio Camargo — baseada em arroubos autoritários típicos do bolsonarismo — definitivamente não condiz com o cargo que ocupa. Não é este homem, com esta postura que reproduz o racismo e envergonha nossa história de resistência, que irá questionar minha realidade enquanto mulher negra. Está mais do que na hora de devolver a Fundação Cultural Palmares ao povo, ao qual ela deveria servir", declarou a parlamentar.


O deputado David Miranda (PSOL-RJ) defendeu a saída de Camargo da fundação. Para ele, o presidente do órgão é "um inimigo da luta antirracista". Em junho, uma ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou pedido do partido Rede Sustentabilidade para afastar Camargo do cargo.



"A permanência de Sérgio Camargo na Fundação Palmares envergonha todo brasileiro e brasileira consciente da luta do povo negro contra séculos de racismo estrutural e opressão. O presidente da Fundação é um inimigo da luta antirracista, completamente despreparado e indigno do cargo que ocupa na instituição que leva o nome de um dos maiores heróis da história brasileira: Zumbi dos Palmares. Sérgio Camargo vai para a lata de lixo da história. Já o estou processando pelos reiterados ataques racistas que faz contra mim", afirmou Miranda.


A cantora Preta Gil não quis se manifestar. O G1 procurou a assessoria da ex-ministra Marina Silva e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Itália endurece restrições para conter alta da Covid-19

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, impôs nesta terça-feira (13) novas restrições a reuniões, restaurantes, esportes e atividades escolares em uma tentativa de desacelerar o crescente aumento nas infecções pelo novo coronavírus.


Pessoas vestem máscara em frente ao Coliseu de Roma, em 13 de outubro. País reforçou medidas de restrição para a Covid-19 — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters


O decreto do governo da Itália passa a valer a partir de quarta-feira (14) e tem previsão de durar um mês. Ele foi publicado após vários dias de discussões dentro do governo que geraram diferentes versões do texto e produziu especulações de ministros sobre as medidas a serem adotadas.


Turistas usam máscara em visita ao Pincio Terrace, de Roma, em 13 de outubro. País reforçou medidas de restrição para a Covid-19 — Foto: Yara Nardi/Reuters


A decisão proíbe festas em restaurantes, clubes ou a céu aberto. Além disso, há a recomendação para que as pessoas não façam festas em casa ou recebam mais de seis convidados por vez. Casamentos e outras cerimônias não podem ter a presença de mais de 30 pessoas.


O decreto aconselha o uso de máscaras – que já é obrigatório ao ar livre e em prédios públicos – também dentro de casa, quando membros de fora da família estiverem presentes. Restaurantes e bares podem ficar abertos até meia-noite para serviço de mesa.


No entanto, uma medida que visa inibir as grandes aglomerações do lado de fora de bares, apontadas como uma das responsáveis pela alta recente no número de infecções proíbe servir pessoas de pé, dentro ou fora do estabelecimento, depois das 21h.


O número diário de novos casos de coronavírus na Itália dobrou na semana passada, chegando a 5 mil na sexta-feira pela primeira vez desde março (veja no vídeo abaixo) e se aproximando de 6 mil no sábado. O número caiu significativamente nos dois últimos dias, mas normalmente sobem na segunda metade da semana.


O número de mortes causadas pela Covid-19 é bem menor do que o pico superior a 900 por dia registrado no final de março, mas os óbitos também têm aumentado nos últimos dias, com 39 sendo registrados na segunda.


Pelo decreto, esportes de contatos praticados por amadores, como futebol, estão proibidos, a não ser que sejam organizados por entidades reconhecidas que tenham concordado com os protocolos para a Covid-19 estabelecidos pelas federações nacionais.



As escolas permanecerão abertas, mas atividades fora da sala de aula serão restritas, com uma proibição de viagens escolares.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Funcionários de frigorífico em MS que foram infectados por Covid-19 entram com pedido de indenização na Justiça

Trinta e oito funcionários do frigorífico da JBS em Dourados, a 230 km de Campo Grande, que pegaram Covid-19, processaram a empresa e agora pedem indenização por danos morais. De acordo com o advogado responsável pelos casos, Eduardo Barbosa, foram elaborados três processos com 13 colaboradores indígenas, 24 não indígenas e outro de um prestador de serviço.


frigorífico da JBS — Foto: Reprodução/TV Morena


Todos os funcionários não apresentam mais sintomas da doença, segundo o próprio advogado.


A defesa alega que protocolos de segurança não foram seguidos pela empresa, o que teria levado ao contágio.


"São várias irregularidades apontadas pela própria Secretaria de Saúde de Dourados. Vou citar duas, mas são inúmeras: o distanciamento não foi seguido, também não havia o uso de máscaras. Sem contar que os funcionários ficaram sem informações corretas, faziam o exame, eram mandados para casa, dias depois chamados de volta, sem nenhum critério", disse o advogado.

Audiências de tentativa de reconciliação devem ocorrer nos dias 19, 27 e 28 de outubro, na 1º Vara do Trabalho de Dourados, segundo a defesa.


A assessoria da JBS informou que a empresa não comenta processos judiciais em andamento.


Em julho, no auge da pandemia no sul do estado, mais de 1.100 trabalhadores de frigoríficos de Mato Grosso do Sul, haviam sido infectados por Covid-19, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que monitora a situação dos 42 frigoríficos no estado.



Alguns frigoríficos chegaram a interromper as atividades no início da pandemia. É o caso da Naturafrig Alimentos, com sede em Rochedo, a 83 kg de Campo Grande, que suspendeu os trabalhos por 15 dias no mês de julho.


Fonte: G1

Leia Mais ››