terça-feira, agosto 27, 2013

Foragido da justiça de São Paulo é recapturado pela Polícia Militar de Serra Negra do Norte

A apenas 10 dias de volta ao torrão nordestino, o foragido da justiça de São Paulo, João Furtuoso da Silva, 42 anos, natural de Caicó, que a 20 anos residia na capital paulista, foi flagrado pela Polícia Militar de Serra Negra do Norte em desobediência à ordem pública, além de embriaguez ao voltante.

Na delegacia em Caicó, para a surpresa dos policiais, o homem estava foragido da justiça paulista pelo crime de homicídio e tentativa de homicídio, crimes estes que ocorreram há pelo menos 04 (quatro) anos, dos quais o mesmo cumpriu 3 anos e 8 meses em regime fechado.

Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

Polícia cumpre mandado de prisão em Itaú-RN.

De acordo com as informações da PM de Itaú, o Sgt. Xavier, Sd. Renilson e o Cabo Gomes, cumpriram nesta terça-feira 28, por volta das 14:30h mandado de prisão contra Fábio Rogério Morais de Souza, 27 anos de idade residente no bairro Nossa Senhora das Dores, Itaú-RN.

O mandado contra Fábio, emitido pela Comarca de Apodi-RN, teve como origem uma acusação de estupro ocorrida no mês de maio do corrente ano (relembre aqui).


Fábio recebeu voz de prisão pelos policias próximo a sua residência sendo encaminhado ao CDP de Apodi-RN, onde ficara a disposição da justiça.

Arlindo Maia da Redação do Cidade News
Leia Mais ››

Jovem morre em acidente de trânsito na região de Pombal, na manhã dessa terça-feira (27)

Uma colisão frontal na PB que liga as cidades de São Bentinho a Cajazeirinhas na região de Pombal no Sertão da Paraíba deixou uma vítima fatal na manhã desta terça-feira (27).

A tragédia aconteceu por volta das 8h quando o jovem Igor Mariz Cavalcante, 20 anos, solteiro, residente em Cajazeirinhas seguia em uma motocicleta BIZ de cor prata placa 1433 – São Bentinho, no sentido Cajazeirinhas a São Bentinho quando há 2 km para chegar à cidade ao tentar fazer uma ultrapassagem colidiu frontalmente com um veículo Brava de placa MNX – 1749 João Pessoa conduzido por Carlos Alberto Ferreiro adis Santos Filho de 22 anos.

Igor não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu ainda no local. O Corpo de Bombeiros de Pombal foi acionado e ao chegar ao local os policiais contataram um princípio de incêndio no veículo que foi rapidamente controlado. O condutor do veículo foi conduzido pela Polícia Militar para a Delegacia para as medidas cabíveis. O Gemol esteve no local e removeu o corpo para exame cadavérico.

Reprodução Cidade News Itaú via É Sertão
Leia Mais ››

PM de Taboleiro Grande prende cidadão portando arma de fogo

Foi conduzido para a IV Delegacia Regional de Pau dos Ferros para ser autuado em flagrante de delito por porte ilegal de arma de fogo o Sr. Gilvan Carlos de Moura, 32 anos, natural de Portalegre, residente e domiciliado na rua Aldaídes Francelino, s/n - Centro de Taboleiro Grande/RN.

A ocorrência:
O flagrante se deu no momento em que o sargento Gilton vinha chegando na cidade, ontem (26), quando presenciou Gilvan Carlos trafegando em uma motocicleta no centro da cidade portando uma espingarda bate bucha, estilo 12 (calibre 12) em ponto de uso com um carregamento, quando o sargento pediu que o mesmo parasse sua moto, onde foi feita a abordagem, tomando-lhe a arma e conduzindo o mesmo para a delegacia para a realização dos procedimentos de praxes.
O mesmo foi autuado em flagrante e foi lhe arbitrado multa de 2 salários mínimos, que o mesmo não pagou e permaneceu preso a disposição da justiça.
Guarnição que efetuou essa ação estava composta pelo sargento Gilton e o soldado Claudenor.

Reprodução Cidade News Itaú via João Moacir
Leia Mais ››

Em greve, Polícia Civil não investigará caso de homem desaparecido em Natal

A família do jovem Rafael Fernando Rocha, de 22 anos, que está desaparecido desde o último sábado (24), enfrenta outro martírio. Com a greve da Polícia Civil, o caso não será investigado, pelo menos até o fim da paralisação. A esposa da vítima, que preferiu não se identificar disse à reportagem do portalnoar.com que a única ação da polícia até o momento foi fazer o Boletim de Ocorrência. 

Sem noticias da policia sobre o paradeiro de Rafael, os familiares percorrem hospitais e o Itep diariamente em bisca de notícias. “Nós não sabemos mais o que fazer. Desde que ele foi levado, trememos ao saber a noticia que encontraram algum cadáver”, conta esposa do jovem, que prefere não revelar por questões de segurança. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), Djair Oliveira, enquanto a greve estiver em andamento, estão sendo registrados apenas casos de fragrante, o que não é o caso. “Infelizmente as pessoas vão ter que esperar”, disse Djair. 

Segundo ele, o caso deverá ser encaminhado para a Delegacia de Capturas, mas isso só após o fim da greve. “Lembramos que a greve só continua porque o governo não consegue entrar em acordo com a categoria”, informou. O auxiliar de almoxarifado foi levado por seis homens em dois veículos, um deles um corsa branco, placa MYC 9908, da casa da tia, no bairro de Golandim por volta das 23 h do último sábado.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Prefeito de Doutor Severiano anula licitação para concurso público


O Município de Doutor Severiano acatou recomendação do Ministério Público Estadual e anulou licitação aberta para realização de concurso público da Prefeitura. O representante do MPRN, Promotor de Justiça Frederico Augusto Zelaya, responsável pela recomendação nº 0009/2013, do final do último mês de julho, considerou que o pregão presencial, tipo de licitação inicialmente utilizada pelo Município, era inadequada, tendo em vista que a realização de concurso público é um serviço dotado de especialidade técnica e intelectual.

Dessa forma, um dos pontos aspectos observados pelo Promotor de Justiça na recomendação foi que a realização de concurso público requer especialização, não podendo assim, ser viabilizada através do pregão presencial, apenas levando em consideração o menor preço, quando o mais importante nesse caso, é a melhor técnica, uma exigência prevista na Lei das Licitações nº 8.666/93 em seu artigo 15.

Em decorrência da situação, o Prefeito de Doutor Severiano, Carlos Alberto Aquino, acatou a recomendação do MP e anulou a licitação para a escolha da empresa que iria realizar o certame. O Município abriu um novo processo licitatório para o mesmo fim, desta vez utilizando o tipo de licitação Tomada de Preços. A anulação foi publicada no Diário Oficial no último dia 20 de agosto.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Henrique Alves apoia projetos para Pilões e Taboleiro Grande

henrique lauroO presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (27), os prefeitos de Pilões, Dr. Chagas Oliveira, e de Taboleiro Grande, Klebia Bessa. Eles apresentaram os projetos de saneamento básico para as duas cidades do oeste potiguar, ambos em tramitação na Fundação Nacional de Saúde.

O deputados estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), também participou da reunião. Henrique Alves adiantou que as propostas estão na fase final de análise pela Funasa. A prefeita de Taboleiro Grande também propôs a construção de uma área de lazer na entrada da cidade. Já Dr. Chagas busca recursos para a construção de um novo prédio para o hospital de Pilões.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Larissa Rosado sobre cassação da prefeita Cláudia Regina: “Aguardamos que a Justiça seja feita”

Larissa Rosado afirma: "Quem acompanhou a eleição de Mossoró viu os abusos que foram cometidos". Foto: Divulgação
A deputada estadual Larissa Rosado (PSB), candidata na eleição passada para prefeita de Mossoró, disse hoje esperar que a Justiça seja feita, que a prefeita Claudia Regina seja cassada e que a Justiça Eleitoral determine a realização de novas eleições para prefeito de Mossoró. Larissa lembra que vários processos foram gerados durante o período eleitoral. Eles mostram uso da máquina administrativa do Estado e da Prefeitura em favor da então candidata Claudia Regina e contra a sua candidatura.

“Quem acompanhou a eleição em Mossoró ou esteve em Mossoró viu os abusos que foram cometidos, viram máquinas administrativas trabalhando desavergonhadamente por um projeto de manutenção de poder, na tentativa de que um partido continuasse nesse poder. Esses processos foram gerados por causa desses abusos cometidos, que infringiram a lei eleitoral e não só pela coligação, mas também pelo Ministério Público”, observou a parlamentar, durante entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94.

Larissa lembrou que a Justiça já cassou em primeira instância a prefeita Claudia Regina. Segundo ela, a cassação sendo confirmada na segunda instância, onde o processo se encontra atualmente, para ser julgada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, deverá ser marcada uma nova eleição na cidade. “Nós estamos aguardando que a Justiça seja feita”, afirmou.

Durante a campanha, o que mais chamou a atenção da parlamentar foi a compra de votos e a troca de benefícios, que, segundo ela, foi feita de maneira escancarada. “É tanto que nos processos constam, por exemplo, oferecimento de títulos de terra, compra de votos com cimento, compra de votos através de cargos públicos e essas negociações foram feitas às vistas da população, às vistas do Ministério Público”.

Tida como favorita durante toda a eleição, a vitória de Claudia Regina aconteceu de virada durante o processo, o que leva Larissa a afirmar que o uso da máquina foi determinante. “Nós tivemos mais de 16 pesquisas durante a campanha inteira em que nós estivemos sempre à frente e vimos esse poder econômico do governo avançar dentro da cidade de Mossoró”.

Caso a Justiça confirme novas eleições em Mossoró, Cláudia Regina não poderá concorrer, mas Larissa não confirma se será candidata. Ela irá consultar primeiramente a coligação que apoiou sua postulação. “Nós tivemos em Mossoró uma ampla aliança construída; o PT foi nosso parceiro, o PDT, PCdoB, vários partidos estiveram presentes nessa aliança. Então o meu entendimento é que os vereadores da oposição têm que ser ouvidos nessa construção de uma nova aliança, os partidos têm que ser ouvidos, já que estiveram ao nosso lado. A partir dessa conversa, uma decisão será tomada. Nós não podemos nos antecipar ao fato, nós temos que esperar a decisão da Justiça, para que possa haver essas negociações e essas conversas, inclusive com o PMN, que são os nossos companheiros Jório Nogueira e Francisco José Júnior, que hoje ocupa a presidência da Câmara de Mossoró”.

Sobre o governo Claudia Regina, Larissa avalia que ainda não mostrou a que veio. “Nós temos em Mossoró o Hospital da Solidariedade, o Hospital da Liga Contra o Câncer da cidade, que foi inaugurado há praticamente um mês e o diretor do hospital, o Dr. Cury, que tem uma grande credibilidade na cidade pelo trabalho que faz em prol da população e especialmente pelos pacientes que são atendidos não só de Mossoró, mas de toda a região, ele veio a público denunciar a falta de repasses da Prefeitura de Mossoró para o Hospital da Solidariedade. Então uma Prefeitura que não respeita as pessoas que estão com câncer, que estão necessitando de tratamento e que não faz o repasse, você já vê a postura”, observou a deputada.

Para a parlamentar do PSB, a gestão atual da prefeita de Mossoró mostra práticas antigas. “É um governo novo, mas que tem práticas antigas. Então nós consideramos que não atende também, assim como o Governo do Estado, às expectativas da população mossoroense”. (AV)

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Rafael Motta reforça: “Há muita insatisfação com a gestão do DEM”

O presidente da Câmara Federal e líder estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, afirmou que não poderia ficar sozinho apoiando o Governo do Estado se os correligionários dele demonstram insatisfação e querem o rompimento. E situação parecida vive o presidente estadual do Partido Progressista (PP) e vereador de Natal, Rafael Motta. Mesmo se fosse o caso dele querer continuar apoiando a gestão estadual do DEM, a insatisfação dos pepistas no interior do Estado também está caminhando para o rompimento com a administração estadual.

“Precisamos ouvir os correligionários para tomar qualquer decisão e faremos isso no momento certo. As eleições ainda estão distantes. O que sabemos hoje é que há muita insatisfação no interior do Estado com a gestão do DEM”, afirmou Rafael Motta, que desde que assumiu a presidência do PP tem percorrido várias cidades do interior do Estado, se reunindo com os diretórios municipais do PP e acumulando críticas tanto a gestão estadual.

As críticas seriam provenientes, sobretudo, das cidades que Rafael Motta visitou no mês passado, localizadas no Seridó, no Alto e no Médio Oeste – regiões que o DEM, tradicionalmente, tem grande influência eleitoral. “Os municípios têm reclamado de falta de autonomia provocada pela dependência dos recursos federais e estaduais”, comentou o presidente pepista.

Contudo, é importante ressaltar que, diferente do PMDB, o PP não tem tanto espaço no primeiro escalão do Governo do Estado. Não indicou nenhum secretário, por exemplo, nem conta com diretores/presidentes de fundações/instituições ligadas a gestão da governadora Rosalba Ciarlini. Então, porque a administração estadual estaria “preocupada” com o fato do PP apoiar ou não o Governo? Pela influência que o partido está conseguindo na Assembleia Legislativa.

É para o PP que o atual presidente da Assembleia, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN), deve ir caso consiga a desfiliação partidária na Justiça Eleitoral – já deu entrada no pedido e tem, a favor dele, a permissão do deputado presidente estadual do PMN, Antônio Jácome. E só com a ida de Ricardo Motta para um partido que está caminhando para o rompimento, significaria a perda, para o Governo, de um de seus principais apoiadores políticos. Afinal, foi Ricardo Motta que, por diversas vezes, conseguiu amenizar crises políticas enfrentadas pelo Governo no Legislativo Estadual.

Amenizou crises, mas não conseguiu evitar que a última, referente ao pagamento integral do duodécimo à Assembleia Legislativa, provocasse uma crise entre poderes. Assumiu um tom crítico raro e condenou o corte percentual feito pelo Executivo, sendo apoiado por muitos outros parlamentares da Casa Legislativa.

Por sinal, nessa mudança de partido de Ricardo Motta, que pode configurar também uma mudança de lado – de aliado para oposição ou, no mínimo, independência – ele não estará sozinho. Deverá ser acompanhado pelos colegas Raimundo Fernandes (PMN) e Vivaldo Costa (PR). O primeiro até já pediu desfiliação do PMN junto com Ricardo Motta. Ambos já teriam conversas – e convites – para ir para o PP.

No entanto, o primeiro parlamentar a chegar ao PP não deve ser nem Raimundo Fernandes, nem Ricardo Motta, mas sim Kelps Lima. O deputado, que já conseguiu a desfiliação na Justiça Eleitoral do PR, tem convite de vários partidos, inclusive, um oficial do PP. Entre as “exigências” do parlamentar para o novo partido, estão o fórum permanente de debate sobre o Estado e que a sigla não seja da base aliada do governo Rosalba Ciarlini. Ou seja: indo para o PP, Kelps Lima praticamente confirma o perfil oposicionista da sigla dirigida por Rafael Motta.
ELEIÇÃO 2014

Com relação ao pleito de 2014, Rafael Motta evita falar mais claramente sobre conjeturas eleitorais ou apoio a candidatura de alguns dos partidos que devem ter candidatos a governador – como o PSD, PMDB e PSB. “Ainda está distante”, afirmou ele, ressaltando que o PP não tem pensado muito nisso, até porque, não é interesse do partido disputar a eleição majoritária.

“A Executiva Nacional do PP tem diretrizes muito claras para a eleição de 2014, que é aumentar os espaços tanto no legislativo estadual, quanto no federal”, afirmou Rafael Motta, explicando o porquê de buscar contato com atuais deputados estaduais – que podem trabalhar para tentar a reeleição – no próximo ano.

“Estamos tentando agregar deputados com mandato e lideranças políticas de vários municípios. No interior, há muitos bons nomes com grande potencial para ser candidato em 2014”, acrescentou ele, que pode ser um dos candidatos do partido a deputado federal, na busca de atender a outra parte da diretriz da Executiva Nacional. “Ainda falta muito tempo para isso”, despistou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Garibaldi é direto: “Gestão Rosalba não correspondeu à expectativa e passei da teoria à prática”

Garibaldi: “A questão é  simples. Passei da teoria para a ação o que se realmente deveria fazer, que foi o ato de entrega dos cargos”. Foto: DivulgaçãoO ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), disse nesta terça-feira que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) não correspondeu à expectativa da população e que, por isso, resolveu colocar em prática algo que já era para ter acontecido há um certo tempo, qual seja o rompimento dele com o governo. “A questão agora é muito simples. O que eu tinha que falar, eu já falei. Agora, coloquei em prática. Passei da teoria para a ação o que se realmente deveria fazer, que foi o ato de entrega dos cargos”, afirmou Garibaldi.

Nesta segunda-feira, o secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Luis Eduardo Carneiro Costa, o diretor-presidente da Potigás, Fernando Dinoá, e os diretores da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), todos indicados do ministro, solicitaram à governadora Rosalba exoneração dos respectivos cargos. Dessa forma, o ministro selou o rompimento dele com o governo Rosalba.

Ainda ontem, o presidente do PMDB, presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, divulgou uma nota na qual agendou para sexta-feira uma reunião da executiva estadual do PMDB, com vistas a discutir a relação do partido com o governo.

A expectativa é que o partido declare oficialmente o rompimento político com o governo do Estado, se preparando para lançar candidato próprio para governador nas eleições de 2014, candidatura que poderá ser a do próprio ministro, do presidente da Câmara ou do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves. O partido pode também anunciar somente o rompimento, sem definição de candidaturas para o próximo ano.

SEM RESSENTIMENTO

O ministro da Previdência disse sair do governo Rosalba sem ressentimento ou postura de revanchismo. Para ele, o governo não vinha correspondendo às expectativas da população e a sua posição foi amadurecida. “Acredito que essa minha atitude não tem nenhum caráter de ressentimento, nem de revanchismo. É aquilo que eu já disse: o governo não vem correspondendo à expectativa da população”, afirmou, repetindo as palavras do deputado estadual Walter Alves.

Em entrevista ao Jornal de Hoje, o filho do ministro anunciou sua disposição de defesa do rompimento da legenda com o governo Rosalba Ciarlini e a entrega de todos os cargos indicados na gestão, afirmando que a legenda não precisa de participação no governo Rosalba para ajudar o RN, especialmente em Brasília, onde o PMDB potiguar desponta hoje força política e grande influência através do atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do ministro da Previdência do governo da presidente Dilma Rousseff. “É o que tenho a dizer. Walter já disse e outros membros da bancada também. Agora vamos ter a reunião da executiva, na próxima sexta”, frisou Garibaldi.

Sobre esta reunião, o ministro disse querer deixar o PMDB à vontade para discutir seu próprio destino. Ele prefere não abordar qual será o entendimento da legenda. “Quero deixar o partido à vontade. Eu queria tomar a atitude que deveria tomar, não quero forçar ninguém. Quero que o partido fique à vontade para se decidir”, observou. Para o ministro, a decisão de deixar o governo não foi precipitada, mas amadurecida. “Ela foi amadurecida e não queria criar constrangimento. O que vale agora é a prática, que era o que se dizia. A atitude. Sobre o futuro do PMDB, quem vai dizer é o partido”.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Caminhão da Schincariol capota na RN-288, próximo do Distrito Laginhas e carga é saqueada

Um caminhão da cervejaria Schincariol, pertencente à distribuidora de Caicó, teve a carga saqueada após capotamento num trecho da RN-288, próximo ao Distrito de Laginhas, município de Caicó. Mais fotos. Segundo informações repassadas por um informante do blog, três funcionários da empresa ocupavam o veículo, Josione Morais (29 anos) e os ajudantes: Francisco de Assis Galdino Filho (27 anos) e Thiago Aparecido Dantas (28 anos), e baseado em informes do próprio motorista, um dos pneus dianteiro estourou, o que fez o caminhão tombar e capotar logo em seguida. A polícia de trânsito de Caicó ainda não repassou dados técnicos sobre a ocorrência, contudo os levamentos foram feitos, segundo informações colhidas pelo blog de pessoas que estiveram no local. A princípio não ha risco de morte, apesar do susto, todos os ocupantes estão passando por procedimentos clínicos no hospital regional, após serem socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Caicó, apenas complementando a informação, boa parte da carga foi saqueada por pessoas que passaram no local.


Reprodução Cidade News Itaú via Jair Sampaio
Leia Mais ››

TENTATIVA DE HOMICÍDO NO BAIRRO ALTO DO XERÉM EM MOSSORÓ

Um menor de 16 anos, foi baleado na região das nádegas, por volta das 16:45hs de hoje (27/08/13), na rua Souza Leão em frente ao CAIC do bairro Belo Horizonte. De acordo com o Sd Muniz que atendeu a ocorrência o menor relatou que estava na esquina sentado, quando quatro elementos chegaram a pé pelo matagal localizado por trás do CAIC e começaram a atirar contra o memso. Ele saiu correndo mas foi alvejado com um tiro de revólver na região das nádegas. A polícia e o SAMU foram acionados, como a PM chegou primeiro tratou de conduzir o adolescente que estava escondido em sua residência nas proximidades de onde teve os disparos. Ele chegou ao HRTM consciente e orientado e seu estado de saúde é considerado estável. Ele informou ainda aos policiais que avistou uma espingarda caseira e disse ter ouvido vários disparos. Ainda de acordo com informações o mesmo já teria sido vítima de outra Tentativa de Homicídio.


Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Leia Mais ››

Major da Polícia Militar é baleado em Capim Macio

Um oficial da Polícia Militar foi baleado, na noite desta terça-feira (27), quando estava em sua residência, no bairro de Capim Macio. O major Manoel Fran.co foi atingido nas costas ao ser abordado por supostos assaltantes.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, informou que o major Franco estava no quintal de casa, aguando as plantas no jardim, quando os criminosos chegaram ao local armados.

Major Franco teria reagido a ação dos assaltantes e, por isso, os bandidos atiraram. Após o oficial ser ferido, os criminosos fugiram do local. Já o oficial da Polícia Militar foi levado para o Pronto Socorro Clovis Sarinho.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Empresário vítima do sequestro mais longo do RN presta depoimento

Oito acusados compareceram ao Fórum de Ceará-Mirim (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)O empresário mossoroense Porcino Fernandes Segundo, o Popó Porcino, de 20 anos, prestou depoimento nesta terça-feira (27) nas audiências de instrução e julgamento dos nove acusados de participação no sequestro considerado o mais longo da história do Rio Grande do Norte. O jovem, que passou 37 dias em cativeiro, deixou o Fórum Desembargador Virgílio Dantas, em Ceará-Mirim, na Grande Natal, sem falar com a imprensa. Além de Popó, foi ouvido na manhã desta terça Sandrielio Constantino da Silva, funcionário da família Porcino na época do sequestro. Os depoimentos devem prosseguir até quarta-feira (28).

Estão previstos depoimentos de 28 testemunhas. Dos nove denunciados por extorsão mediante sequestro, oito compareceram ao fórum e uma está foragida. Estiveram em Ceará-Mirim os acusados Paulo Victor Lopes Monteiro, Bruna de Pinho Landim, José Orlando Evangelista Silva, Anderson de Sousa Nascimento, Luiz Eduardo Lima Magalhães Filho, Bruna de Pinho Landim, Leonora Gomes de Lima, Orlandina Torres Carneiro e Francisco Wancinberg dos Santos Guimarães.

A foragida é Antônia Berenice Damasceno Lima, que escapou do Centro de Detenção Provisória de Parnamirim em dezembro de 2012 e continua foragida. Ela é considerada procurada pela Justiça.

Popó Porcino foi levado por homens armados de um parque de vaquejadas no dia 17 de junho do ano passado. O empresário foi libertado pela polícia em 24 de julho, dentro de uma casa de praia de Pitangui, no litoral Norte potiguar.
Segundo sequestro na família
A Justiça potiguar também já marcou as audiências de instrução e julgamento dos acusados de participação no sequestro do empresário Fábio Porcino Rosado Chaves, de 23 anos, mais conhecido como Fabinho Porcino. Será no dia 28 deste mês, às 14h, no Fórum Dr. Silveira Martins, que fica na avenida Alameda dos Cajueiros, 355, no Centro de Mossoró. Ele, que é primo de Popó Porcino, foi sequestrado no dia 10 de junho deste ano.
Homens armados e vestidos com coletes semelhantes aos da Polícia Federal chegaram a uma concessionária de veículos que pertence ao pai de Fabinho e levaram o jovem empresário. A vítima foi libertada quatro dias depois, quando a polícia encontrou o cativeiro numa fazenda na zona rural da cidade de Canindé, no Ceará.
O sequestro de Popó

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte estourou o cativeiro onde estava Popó Porcino no dia 24 de julho de 2012. O estouro do cativeiro e a descoberta de uma residência na cidade de Parnamirim – também na região metropolitana – onde parte da quadrilha estava acampada, aconteceu simultaneamente. "Iniciamos a investigação logo após a confirmação de que o empresário estava sequestrado. Tínhamos a informação de que o grupo estava dividido entre Pitangui e Parnamirim. Nos dividimos e simultaneamente estouramos os dois pontos", explicou o comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

De acordo com a delegada Sheila Freitas, responsável pelas investigações, assim que os policiais invadiram o cativeiro na praia de Pitangui, onde Popó estava, houve reação. Na troca de tiros, um dos sequestradores morreu. “Porcino não sofreu nenhuma violência física. Estava bastante emocionado e abalado. Certamente foi um trauma muito grande”, ressaltou a delegada na época.
O mais longo sequestro do RN

De acordo com a PM, o sequestro de Porcino Segundo entrou para a história potiguar como o mais duradouro. Foram 37 dias de cativeiro. Antes, o mais longo já registrado no RN havia ocorrido em dezembro de 2004. A vítima foi o empresário, também mossoroense, Francisco de Assis Silva, então com 61 anos. Assis da Usibras, como é mais conhecido, passou 36 dias em cativeiro, sendo libertado no dia 21 de janeiro de 2005. Os sequestradores exigiram um resgate de 1,5 milhão de dólares, o equivalente a 4 milhões de reais na época. O dinheiro não foi pago.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Colapso no abastecimento de água atinge 11 cidades do RN

No reservatório Itans, que atende o Seridó, o nível de água está em 18,2% da capacidade total (Foto: Sidney Silva)A falta de chuvas e os baixos níveis nos reservatórios de água gerou colapsos no abastecimento de 11 cidades atendidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A perspectiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é que esse número aumente no segundo semestre, quando as chuvas tendem a diminuir. A Caern atende 153 dos 167 municípios do RN.

As cidades com serviços paralisados estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira, Equador, São José do Seridó,  Jucurutu, Riacho de Santana, João Dias e Carnaúba dos Dantas. 

O gerente regional da Caern no Seridó, José Nilson Araújo, disse que as comportas da barragem Coremas (PB) foram abertas há 16 dias e espera que a água chegue até o final desta semana para religar o abastecimento de Jucurutu.

Na avaliação da coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, praticamente todos os reservatórios do estado estão sofrendo perdas quanto aos níveis de água. "No período chuvoso alguns melhoraram a situação, mas outros não. A tendência é que todos diminuam no segundo semestre", analisa. De acordo com a coordenadora, a recomendação é que os moradores tenham cuidados no uso da água, evitando desperdícios.

Diversos reservatórios estão com níveis considerados alarmantes pela Semarh. Os reservatórios de Zangarelhas e Cruzeta, por exemplo, apresentam índices de 7,66% e 6,51%. Ambos estão localizados na Bacia Piranhas/Açu. "Estão praticamente vazios", ressalta a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos. No reservatório Itans, que abastece cidades da região Seridó, o nível é de 18,2%.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Conselho Regional de Medicina do RN ajuíza ação contra Mais Médicos

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte anunciou nesta terça-feira (27) que entrou na Justiça para não ser obrigado a emitir o registro provisório dos médicos intercambistas do Programa Mais Médicos. O conselho quer a comprovação documental da revalidação dos diplomas emitidos por universidades estrangeiras para conceder a permissão. O CRM potiguar ajuizou uma Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada.
O pedido também inclui a não inclusão mediante a apresentação do certificado Celpe/Bras para os estrangeiros  até que o mérito possa ser analisado pela Justiça.

O Cremern, juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), entende que é necessário que cada médico estrangeiro ou brasileiro formado em outro país tenha que fazer o exame Revalida para trabalhar no Brasil.

União vai processar CRM

A advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, advertiu nesta terça-feira (27) que os dirigentes de Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) que se negarem a conceder registro profissional a profissionais estrangeiros contratados pelo programa Mais Médicos podem ser processados por improbidade administrativa.
Para o chefe da Advocacia-Geral da União, como o programa está respaldado por uma medida provisória, os CRMs não têm a opção de não dar os registros provisórios.

“Existe uma lei no Brasil que prevê para esse programa o registro provisório. Se negar, é negar a aplicação da lei. Se negar dolosamente, aí vamos fazer um juízo para ver se é o caso de tomar alguma medida judicial, inclusive, também contra os dirigentes”, ressaltou Adams ao final de um seminário sobre fiscalização de recursos públicos na Câmara dos Deputados.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Jornalista diz que médicas cubanas parecem 'empregadas domésticas'

Mensagem gerou polêmica nas redes sociais nesta terça (Foto: Reprodução/Facebook)

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica" e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?", contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça.

"Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a mensagem postada durante a manhã.

Ao G1, a jornalista pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e afirmou ter sido mal interpretada. "Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém", declarou.
Justiça
O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista.  "Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes".

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Beto Neves, dono da marca Complexo B, tem mãe e sobrinha assassinadas em São Gonçalo

O noivo da sobrinha de Beto Neves, Rafany Pinheiro, também foi assassinadoA mãe e a sobrinha do empresário Beto Neves, dono da marca Complexo B, foram assassinadas a tiros, no fim da manhã desta terça-feira, numa casa em Venda da Cruz, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O empresário anunciou a perda em seu perfil no Facebook: ”Acabo de perder minha mãe e sobrinha. Assassinato. O que fazer meu Deus”. O noivo da sobrinha do empresário também foi morto.

Segundo informações do 7º BPM (Alcântara), uma equipe está na residência, na Travessa da Cruz. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.


Em umas das fotos em seu perfil no Facebook, a sobrinha do empresário aparece ao lado de um dos integrantes do Sorriso Maroto, Cris, que comprou uma camisa com o nome de seu bairro em uma das lojas da ComplexoB

Centenas de amigos - a maioria ligada ao mundo da moda - postam mensagens de apoio a Beto no Facebook. Entre eles, o ator Luis Salem: "Beto, conta comigo, tô aqui pra qualquer coisa".
Os mortos foram identificados como Linete Loback Neves, de 65 anos, Manuella Neves da Câmara Coutinho Bouri, de 22, e Rafany Pinheiros, de 23. Os noivos trabalhavam na Complexo B.

Rosilene, no local do crime

Mãe de Manuella, Rosilene Neves, de 44, chegou ao local por volta de meio-dia e encontrou os corpos. Ela disse acreditar que o crime tenha sido uma execução ou uma vingança, mas não soube dizer o porquê. Muito nervosa, ela começou a repetir apenas:
- Minha filha, minha mãe, meus amores... O que fizeram com elas?
Empresário encontrou os corpos
Amigo da família há mais de 20 anos, Cláudio Carvalho contou que Beto Neves falou com a sobrinha por telefone por volta das 9h. Ele teria perguntado: "Ninguém vai trabalhar hoje, não?". Às 10h e 11h, voltou a ligar, mas não conseguiu falar com ninguém. Beto, então, resolveu ir à residência.
- Ele entrou gritando: "Ninguém vai trabalhar hoje, não?". E aí encontrou os corpos no quarto - contou Cláudio.

O carro da Defesa Civil em frente à casa onde ocorreu o crime

Delegado crê em execução
Carros da Defesa Civil estão no local para levar os corpos ao Instituto Médico-Legal (IML). O delegado Wellington Vieira, da Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, também está na casa. Segundo ele, a principal linha de investigação é a de execução.
- Cada vítima tinha um tiro na cabeça. A casa não tinha sinal de arrombamento. Quem entrou, o fez com o consentimento da família. Os corpos estavam no quarto da avó. O assassino chegou, bateu na porta, entrou, colocou os três no quarto e lá fez a execução - contou Wellington.
O delegado informou ainda que um advogado, que tem um escritório no Centro de Niterói, estaria ameaçando Manuela. A mãe da vítima está indo para a especializada dar detalhes sobre o assunto. Parentes e vizinhos dos três mortos também prestarão depoimento ainda nesta terça.

A imagem de São Jorge na fachada da casa

Na fachada da casa onde a família morava, há uma grande imagem de São Jorge, de quem todos eram devotos. O santo, aliás, estampa várias das camisas da Complexo B.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cientistas da Nasa acham provas de água vinda das profundezas da Lua

Cientistas encontraram na superfície da Lua provas de água em grãos minerais de origens ainda desconhecidas da profundidade do satélite, informou a Nasa nesta terça-feira (27).

Os pesquisadores usaram dados coletados pelo Instrumento de Mineralogia (M3), de tecnologia da Nasa, a bordo da cápsula Chandrayaan 1, da Organização de Pesquisa Espacial de Índia, e detectaram água magmática, ou seja água originada nas profundezas lunares.

É a primeira detecção desta forma de água a partir de um objeto na órbita da Lua. Estudos anteriores mostraram a existência de água magmática em amostras lunares coletadas pelos astronautas do programa Apollo. 

O M3 captou imagens da cratera Bullialdus, causada por um impacto perto da linha equatorial da Lua. A Nasa explica que os cientistas estão interessados nessa área porque podem calcular melhor o volume de água dentro das rochas devido à localização do buraco e ao tipo de minerais contidos lá.

O pico central da cratera é composto por um tipo de rocha que se forma nas profundezas da crosta lunar e do manto lunar quando o magma fica preso ali.

"Essa rocha, que normalmente fica muito abaixo da superfície, foi escavada desde as profundezas pelo impacto que formou a cratera Bullialdus", explicou Rachel Klima, geóloga planetária do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, nos Estados Unidos.

"Na comparação com o entorno, encontramos na porção central da cratera um volume significativo de hidroxila, uma molécula feita de um átomo de oxigênio e um de hidrogênio, o que prova que as rochas nesta cratera contêm água que se originou muito abaixo da superfície lunar", disse Rachel.

Em 2009, o M3 fez seu primeiro mapa mineralógico da superfície lunar e descobriu moléculas de água nas regiões polares da Lua. Naquela primeira avaliação, os cientistas entenderam que essa água seria uma camada fina formada pelo impacto do vento solar sobre a superfície lunar.

Mas a Bullialdus fica em uma região pouco propícia para o vento solar produzir quantidades significativas de água na superfície.

"As missões da Nasa - como o Prospector Nuclear e o Satélite de Observação e Sensores de Cratera Lunar - e os instrumentos, como o M3, coletaram dados cruciais que mudaram radicalmente nossa ideia da existência de água na superfície da Lua", disse Pete Worden, diretor do Centro Ames de Pesquisa da Nasa em Moffett Field, na Califórnia, também nos Estados Unidos.

A detecção de água dentro de uma observação orbital significa que os cientistas podem provar algumas das conclusões de estudos em amostras em um contexto mais amplo, incluindo regiões distantes de onde chegaram as missões Apollo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Cientistas dizem ter encontrado novo elemento químico

Tabela periódica (Foto: Wikimedia/Cepheus)Uma equipe internacional de cientistas liderados pela Universidade de Lund, na Suécia, diz haver confirmado a existência de um novo elemento químico, segundo uma nota divulgada pela universidade.
Experimentos conduzidos no centro de pesquisa GSI, na Alemanha, reforçam as evidências de que o elemento químico de número atômico 115 foi encontrado.
Os pesquisadores dizem haver "criado" um isótopo do novo elemento, que se transformou em outras partículas por um processo radioativo, de acordo com a BBC.
Os resultados confirmam medições anteriores realizadas por um grupo de cientistas na Rússia, em 2004.
"Este experimento foi muito bem-sucedido e é um dos mais importantes na área nos últimos anos", disse o professor da divisão de física atômica da Universidade de Lund, Dirk Rudolph, segundo a nota da instituição.
Radioativo
O elemento é altamente radioativo e existe por menos de um segundo antes de decair em átomos mais leves, diz a BBC. A pesquisa foi publicada na revista científica "Physical Review Letters".
O átomo de número 115 foi proposto inicialmente por cientistas russos, em 2004. Sua existência ainda precisa ser oficialmente confirmada por órgãos oficiais que fazem medições de química e física.
O potencial novo elemento será analisado por um comitê formado por integrantes da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap).
O comitê vai decidir se acolhe a existência do novo elemento químico ou se mais experimentos são necessários antes da confirmação. A Iupac ainda não incluiu o novo elemento químico na tabela periódica oficial mantida em seu site.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

'Eu só pedia a Deus para sobreviver' diz homem que ficou 5 horas nos escombros

O eletricista Silvio Rogério Rodrigues, 28, ficou preso durante quase cinco horas nos escombros do prédio que desabou na manhã desta terça-feira (27) em São Mateus, na zona leste de São Paulo.

"Eu só pedia a Deus para sobreviver" disse sobre o período soterrado. Ele é uma das 24 pessoas resgatadas com vida de dentro do prédio. Outras seis morreram.

Rodrigues estava na obra por volta das 8h30, quando o prédio veio abaixo, só foi resgatado às 13h.

Ele trabalhava na obra há 15 dias e mora em São Mateus com a mulher, Alessandra Costa, 23.

Ela soube pela televisão sobre o acidente e foi para o hospital Santa Marcelina, de Itaquera, para onde foram levados alguns dos feridos e lá encontrou o marido. Os dois se falaram durante cinco minutos antes de Rodrigues ser levado para ser medicado.

Ele teve cortes na cabeça e fraturas, mas seu estado é bom e ele está consciente.

DESABAMENTO

O imóvel de dois pavimentos ficava na avenida Mateo Bei, altura da rua Margarida Cardoso dos Santos. No local estava em construção uma loja de roupas. Antes, o endereço abrigava um posto de gasolina.

O prédio caiu por volta das 8h30 e tinha cerca de 400m², segundo o Corpo de Bombeiros. Outras quatro casas em volta também foram atingidas e estão interditadas.

Cerca de 35 pessoas estavam no prédio, segundo os bombeiros.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Fiscais de MT apreendem R$ 650 mil em joias em pacotes de batata frita

Apreensão ocorreu durante fiscalização na Distribuição dos Correios (Foto: Assessoria/Sefaz-MT)Duas barras de ouro e diversas joias sem nota fiscal, que haviam sido enviadas pelos Correios dentro de embalagens de batata frita, foram apreendidas por fiscais da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A apreensão foi feita durante fiscalização na Central de Distribuição dos Correios e o material ainda se encontra no local para que o dono possa recuperá-lo, após pagamento de multas e impostos. O material é avaliado em R$ 650 mil e foi encontrado na quinta-feira (22), porém, divulgado pela Sefaz somente nesta terça-feira (27).
De acordo com os fiscais, as duas caixas sairam dos municípios de Matupá e Guarantã do Norte, a 696 km e 721 km  da capital, respectivamente, e tinham como destino as cidades de Dois Vizinhos, no Paraná, e São Paulo, capital. As barras pesam 115 gramas cada uma. Entre as joias apreendidas estão anéis, pingentes, colares e pulseiras.
Somando o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) não recolhido e multas por falta de documentação fiscal, o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) foi lavrado em aproximadamente R$ 252 mil. O material deve ficar por 30 dias no posto da Sefaz para que possa ser recuperado pelo dono e após esse período deve ser encaminhado para leilão.
Esse tipo de apreensão é comum para burlar impostos, como explicou o gerente do Controle Aduaneiro do órgão, Wilson Alves. “Já tivemos caso onde em uma única encomenda havia cerca de quatro quilos de ouro sem nota fiscal. Também flagramos uma barra de ouro de quase 500 gramas, além de armas, drogas, explosivos, dólares e outras mercadorias proibidas que a fiscalização encontra sendo transportadas via Correios”, ressaltou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

MP fala em dissolução da Gaviões, mas pede ajuda da torcida

O Ministério Público Estadual vai pedir, mais uma vez, a dissolução da Gaviões da Fiel em decorrência da briga com vascaínos no último domingo, em Brasília. Em entrevista coletiva, o promotor responsável pelos direitos do consumidor detalhou as ações que o órgão tomará para tentar coibir a violência, mas alertou que precisa da ajuda da organizada.

"O ideal não seria a extinção da torcida, mas alguma medida que tivesse mais efetividade para responsabilizar a pessoa física. A Gaviões presta serviços à comunidade, faz ações de fomento à cultura, à educação, mas isso não pode se confundir com a prática de atos ilícitos. As torcidas precisam ajudar a si mesmas, identificando os culpados. Sem a ajuda delas fica difícil, é como se imperasse uma lei do silêncio", disse Roberto Senise.

A Gaviões faz parte de um grupo de mais de 50 organizadas que assinou, em 2011, um termo de ajustamento de conduta com o Ministério do Esporte e o Ministério Público. Esse documento prevê a aplicação de uma multa de R$ 30 mil à torcida em caso de descumprimento do acordo, que dá diretrizes de segurança em jogos de futebol.

A maior torcida organizada do Corinthians já cometeu alguma dessas infrações em pelo menos duas oportunidades desde a assinatura do TAC. Na primeira vez, o MP pediu a execução do documento e a aplicação da multa de R$ 30 mil, um processo que ainda corre na Justiça.

Posteriormente, em 2012, a Gaviões se envolveu em uma briga com a Mancha Alviverde, do Palmeiras, que resultou em dois mortos antes de um clássico. Por conta desse episódio, o MP abriu uma ação civil pública pedindo a dissolução das duas organizadas, em um segundo processo que também está em andamento.

Agora, por conta da confusão do último fim de semana, outras duas medidas serão tomadas. Senise diz que irá estudar melhor o caso e pedirá a execução da multa. Além disso, também promete abrir uma nova ação civil pública cobrando a dissolução da organizada. O problema é que, nos dois casos, a vitória na Justiça não deve resolver o problema. 

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Universitário paraense é localizado dentro de buraco em serra do TO

Topografia da região onde o estudante Yego fazia se perdeu (Foto: Clóvis Cruvinel/Arquivo Pessoal)O estudante de geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Yego Cunha Leal, de 21 anos, que estava desaparecido desde domingo (25), em uma região entre as cidades de Babaçulândia e Wanderlândia, no norte do Tocantins, foi localizado na tarde desta terça-feira (27). Os bombeiros de Babaçulândia se deslocam neste momento para realizar o resgate do jovem na Serra do Cavalo, que fica a cerca de 30km da cidade.
Yego foi localizado por um agente de saúde da região que atua na zona rural. O homem informou aos bombeiros que o estudante está vivo, caído em uma fossa no topo da Serra do Cavalo. "O agente de saúde havia escutado um aviso em uma rádio na região sobre o desaparecimento do jovem e como passava pelo local, contou que resolveu olhar com mais atenção e foi assim que achou o estudante", relata o capitão João Neto da Silva, do Corpo de Bombeiros.
No momento em que Silva conversou com o G1, ele e outros bombeiros se dirigiam para o local para resgatar Yego. Mas o capitão alertou que a área é de difícil acesso e só é possível chegar com o uso de veículos tracionados.

Yego Cunha Leal, estudante de geologia, desapareceu no domingo (25), em Babaçulândia, TO (Foto: Reprodução/Facebook)De acordo com a professora da UFPA, Valéria Pinheiro, Yego estava com um grupo de quatro pessoas, entre eles, o professor Antônio Emídio de Araújo Santos Júnior. "Uma aluna passou mal, um outro aluno ficou com ela, enquanto o professor e o Yego foram buscar o carro. No meio do caminho, o Yego também passou mal [por insolação]. O professor disse para ele ficar no ponto até que ele buscasse o carro e voltasse para socorrer a todos."
Valéria conta que o professor deixou dois mapas com o universitário e marcou o ponto com o GPS, no entanto, quando voltou ao lugar, depois de ter socorrido os outros dois estudantes, Yego havia sumido.
Os estudantes de geologia da Pará estão acostumados a fazer pesquisas na região e no último fim de semana, faziam um treinamento de mapeamento geológico no local.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Sebrae-RN lança Prêmio Prefeito Empreendedor

Nesta quarta-feira, 28, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) lança a 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

De acordo com o Sebrae, a etapa estadual da premiação é promovida pela entidade e visa reconhecer esforços de administradores públicos na elaboração e implementação de projetos que estimulem o surgimento e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas nos municípios.

Após o lançamento do projeto, será divulgada a data de início das inscrições que deverão ser feitas no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br. O prêmio contempla sete categorias: Melhor projeto estadual; Compras preferenciais; Atendimento Legal; Pequenos Negócios no campo; Lei Geral; Projetos Inovadores e Pequenos Negócios nos eventos esportivos.

A expectativa da organização é de ampliar o número de projetos inscritos. Na última edição, o estado teve 51 prefeituras inscritas, das quais 39 foram classificadas como finalistas. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor valoriza os gestores públicos que apostam no empreendedorismo como instrumento de inclusão econômica.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Agnelo Alves: “O PMDB está fortemente contaminado pela rejeição recorde da governadora Rosalba Ciarlini”

agnelo nominuto novaO deputado e jornalista Agnelo Alves, escreve seu artigo desta terça-feira (27) na Tribuna do Norte, e diz uma frase que chama a atenção: “O PMDB está fortemente contaminado pela rejeição recorde da governadora Rosalba Ciarlini. Apesar da fase excepcional dos seus três principais líderes, o deputado Henrique Eduardo, presidente da Câmara Federal, o senador Garibaldi Filho, ministro da Previdência Social e o deputado estadual Walter Alves, líder do partido na Assembleia Legislativa”, disse.

Ainda nas páginas do jornal da família Alves, Agnelo comentou sobre o PMDB, seu ex-partido: “Mesmo assim, o PMDB ainda tem gás nos pulmões para respirar, mostrando que está vivo, embora combalido, vitimado pela contaminação do governo a quem serve e de nada se serve. Esta semana promete ser decisiva para o PMDB anunciar a permanência ou o rompimento com o governo de Rosalba. É mais acreditável que assuma uma posição de “independência” de que será porta-voz na Assembleia o deputado Walter Alves, líder da bancada. Esperava-se como fatível que o professor Luiz Eduardo pedisse demissão ontem, em caráter irrevogável”, disse Agnelo.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

No Brasil do desperdício, comida vai parar no lixo

20130827032905_cv_ALIMENTOSarte_gdeO Brasil esbanja recursos naturais. De tudo se perde. A cada ano, 26,3 milhões de toneladas de comida são jogadas fora: volume suficiente para distribuir 131,5 kg para cada brasileiro ou 3,76 kg para cada habitante do planeta. Toda essa comida alimentaria facilmente os 13 milhões de brasileiros que ainda passam fome, nas contas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Poderia ainda facilitar o trabalho do Banco Central no combate à inflação. Com uma oferta maior de produtos, os preços não subiriam tanto e o país poderia até mesmo diminuir a importação de feijão preto da China.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››

Comitê quer renovar emergência em decorrência da estiagem

Lagoa do Bonfim: volume atual de água é menor do que em agosto de 2012O Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca vai solicitar à governadora Rosalba Ciarlini a publicação de um novo Decreto de Estado de Emergência em decorrência da estiagem. Os órgãos que compõem o comitê estão elaborando um documento para justificar o pedido. De acordo com o titular da secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Rego, as chuvas que caíram este ano não foram suficientes para garantir o abastecimento em todo Estado. “Somente os reservatório menores estão em boa situação. Os grandes reservatórios continuam com problemas”, colocou.

Ontem à noite, foi realizado mais uma reunião do Comitê. Antes do encontro, Leonardo Rego participação de uma audiência com a governadora Rosalbar Ciarlini e representantes da Igreja Católica do Rio Grande do Norte. Os religiosos foram ao encontro da governadora para discutir o projeto da barragem de Oiticica e a situação da estiagem no RN.

O pedido para renovação do Decreto de Emergência já foi sugerido anteriormente pela  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As chuvas que caíram ao longo de 2013 não foram suficientes para reabastecer os principais mananciais de água doce do Estado. Foi por isto, e baseado em previsões climatológicas, que a Emparn encaminhou um ofício sugerindo a renovação do Decreto.

Leonardo Rego explicou que o Decreto não pode ser renovado. “O que vamos sugerir é a publicação de um novo Decreto”, disse. O documento que justifica o pedido deverá ficar pronto ainda nesta semana. A resposta da governadora é aguardada na próxima semana. “O pedido terá como justificativa basicamente os mesmos problemas quando o primeiro Decreto foi publicado. A situação é praticamente a mesma. Vamos elencar onde houve avanço e onde precisa melhorar mais”, colocou.

Conforme estudos do meteorologista Gilmar Bristot, choverá pouco nos próximos meses, tanto no litoral quanto nas demais áreas do estado potiguar, com precipitações que deverão variar até 150 mm e 50 mm, respectivamente. “Entre os meses de setembro e novembro choverá muito pouco. O segundo semestre, historicamente, chove pouco. Haverá uma precipitação maior no litoral, mas ainda baixa. No restante do Estado a situação será pior”, analisou.

Reprodução Cidade News Itaú
Leia Mais ››