quinta-feira, dezembro 01, 2022

Estelionatário tenta aplicar golpe ao vivo através da Rádio Cidade FM Itauense por meio da tragédia do deslizamento na BR-376. Ouça os áudios.

 

Na manhã desta quinta-feira (01), um estelionatário aproveitou os deslizamentos nos Estados do Paraná e Santa Catarina para tirar proveito e extorquir pessoas de bem na pacata cidade de Itaú, no interior do Rio Grande do Norte.

 

O criminoso que se identificou como Luiz Fernando ligou para a Rádio Cidade FM Itauense para pedir ajuda, segundo ele, para fazer o translado do corpo de sua irmã e seu cunhado, que morreram no deslizamento da BR-376, que de acordo com o estelionatário estaria em uma funilaria com os corpos a espera da liberação para serem transladados em um vou particular, e precisaria efetuar o pagamento de R$ 500,00 (quinhentos reais) para poder embarcar com a criança de 06 (seis) anos, que segundo ele, seria filha do casal mortos na tragédia, e precisaria chegar até Itaú com os corpos para sepultamento.

 

Comovidos com a história do bom moço, a locutora Têka, tendo conhecimento da tragédia, que está sendo noticiada em todos os meios de comunicação, logo conseguiu angariar a quantia pedida pelo tal Luiz Fernando, que começou a dar informações de sua família que residiu em Itaú, apontando localizações com pontos de referência.

 

Ao longo dos contatos a Radialista Têka começou a perceber que o homem caia em alguns contradições sobre a história, assim a mesma resolveu contatar, o redator blog Cidade News e apresentador do Programa de mesmo nome, que vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 06h na grade de programação da rádio.

 

Ao entrar em contato comigo, Arlindo Maia, pedi para que ela me passe o nome das vítimas apontada pelo Senhor Luiz Fernando; fazendo uma rápida pesquisa no google, não localizei nenhuma informação relacionada das vítimas, com o acidente, passei então a pesquisar sobre a tragédia, o número de vítimas fatais e mesmo assim a história não fazia sentido, pois até a manhã desta quinta-feira, dois corpos tinham sido encontrados no deslizamento da BR-376, contudo, haviam de 30 a 50 desaparecidos, segundo o corpo de bombeiros.

 

Nessas pesquisar consegui o contato da Polícia Científica (Polícia Civil) que tinha todas as informações sobre as mortes e desaparecidos. Em contato com a oficial, fui informado que não existia essas pessoas entre as vitimas do deslizamento, e que embora existissem muitos desaparecidos, apenas duas pessoas estavam entre as vitimas fatais, assim tive a certeza de que se tratava realmente de um golpe.

 

Para confirmar o golpe pedi para que a Radialista Têka perguntasse o nome da funerária a qual o mesmo estaria; feito a pesquisa, de fato, a tal funerária existia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde ele disse está em uma filial no interior.

 

Insatisfeito com o resultado da pesquisa, decidi ir mais a fundo e pesquisar sobre o dono da empresa pelo nome ao qual o estelionatário forneceu e o CPF. Com a ajuda de uma profissional em contabilidade não encontramos nenhuma empresa pelo nome informado; para nossa surpresa fomos conduzido a um processo criminal onde o beneficiário do PIX, é investigado por tráfico de drogas, comprovando de fato o golpe que os criminosos queriam aplicar nos itauenses por meio desse importante veículo de comunicação.


Após a confirmação das suspeitas de golpe, não foi repassado nenhum valor para o estelionatário, sendo todo dinheiro devolvido as pessoas que contribuíram com a ação.

 

Com o ocorrido percebemos o quanto estamos vulneráveis a criminalidade, onde com um pouco de informação, um grupo de criminosos é capaz de enganar as pessoas tirando proveito de situações trágicas, que nos leva a comoção e cair em golpes financeiros.

 

Assim fica o alerta para todo cidadão de bem, não acreditar de imediato ou se comover com qualquer história que os contem, o melhor e desconfiar sempre e não compartilhar essas informações sem verificar a fonte, pois estaremos espalhando fake news e contribuindo com a criminalidade.


Ouça os áudios da participação do estelionatário ao vivo



 

Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Leia Mais ››

Secretaria de Saúde inicia mutirão de cirurgias vasculares para atender mais de 250 pacientes que aguardam procedimento no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou o mutirão de cirurgias vasculares de pacientes que estão aguardando o procedimento no Rio Grande do Norte - há relatos de pessoas que aguardam há cerca de três meses.


Sala de cirurgia na rede pública de saúde — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde


O anúncio do mutirão para zerar a fila havia sido feito no mês de novembro e o prazo dado para o início era nesta quinta (1º).


De acordo com a pasta, dois pacientes já foram operados no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró nesta quinta. Eles passaram por arteriografia e angioplastia vascular periférica.


A Sesap informou ainda que quatro pacientes foram preparados nesta quinta para cirurgia e cinco pacientes iniciaram a fase de pré-operatório. Outros pacientes, no entanto, seguem na fila sem previsão (veja relatos mais abaixo).


Ao todo, o estado possui 253 pacientes no aguardo para cirurgia vascular, sendo que 122 deles foram inseridos no sistema Regula Vascular.


A ideia da Sesap é, em até três meses, zerar a fila, realizando a cirurgia em todos os pacientes.


Investimento

Para realizar o mutirão e zerar a fila, a Sesap fechou parceria com três hospitais privados - em Natal e Mossoró -, que passaram a complementar os procedimentos antes realizados nos hospitais públicos Central Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) e Hospital Dr. José Pedro Bezerra (o Santa Catarina) - ambos na capital potiguar.


O Hospital Rio Grande atenderá os pacientes na capital, enquanto o Wilson Rosado e o São Luiz prestarão o serviço em Mossoró pelos próximos meses.


O investimento nesse mutirão, de acordo com a Sesap, será de R$ 6 milhões.


A secretária-adjunta da Saúde Lyane Ramalho explicou que o número de pessoas que necessitam do procedimento aumentou por conta da pandemia da Covid.


"Devido à pandemia, aumentou o número de pessoas em todo o Rio Grande do Norte, no país e no mundo com consequências de doenças como a diabetes que necessitam de procedimentos cirúrgicos vasculares. A parceria com os hospitais e também a aceleração das cirurgias em nossos hospitais próprios dará agilidade para garantir as cirurgias de todos os pacientes que aguardam hoje", disse.


"É um procedimento lento pois todos os pacientes são avaliados, internados e cada caso é único, devido a cirurgia necessitar de exames pré-operatórios complexos. No entanto, estamos em força-tarefa para agilizar", ressalta Lyane.

Pacientes aguardam procedimento há meses

Alguns pacientes do Rio Grande do Norte aguardam pelos procedimentos cirúrgicos há meses. Um desses casos é o de Maria Daguia, que está internada no Hospital João Machado, em Natal, há cerca de um mês e meio.


A filha dela, Pauliana Alves, precisou parar de trabalhar para acompanhar a internação da mãe.


"A gente só está vendo piora no caso dela. Os médicos disseram que não tem previsão dessa angioplastia. Ela sofre de muitas dores constantemente. Ontem mesmo se agravou, que ela não está conseguindo evacuar, colocaram uma sonda nela. E a gente sofre junto, como família. A gente passando por tudo isso um mês e meio e eu só vejo minha mãe indo embora sem eu poder fazer nada", lamentou a doméstica Pauliana Alves.


Lidalva Araújo, de 61 anos, também sofre com a demora. Com uma má circulação no pé, ela está internada há quase 90 dias também no aguardo por um procedimento.


"Vai fazer três meses amanhã [sexta-feira] que a minha mãe espera pela angioplastia. Estava internada no Hospital São Camilo, em São Gonçalo do Amarante. Durante esse período que a gente vem passando, só conseguimos com a Sesap marcar uma consulta para ela no HUOL [Hospital Universitário Onofre Lopes] no dia 29. A gente veio pra uma consulta e chegando aqui o médico viu que o caso dela já está bastante grave, pediu a internação", disse a filha, Alaíde Araújo Pereira.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Polícia investiga caso de idoso dado como morto, mas que família descobriu que estava vivo ao chegar à funerária

A Polícia Civil está investigando o caso de um auxiliar de serviços gerais dado como morto em um hospital de Uruaçu, norte do estado, mas que na realidade estava vivo. O erro foi descoberto apenas quando o idoso José Ribeiro da Silva, de 62 anos deu entrada na funerária. O paciente, que trata um câncer, foi internado em outra unidade de saúde.


Paciente José Ribeiro da Silva foi dado como morto, mas constatou-se que ele estava vivo — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


O médico Lucas Campos, que fez o atestado de óbito do paciente, foi afastado. A defesa do profissional disse que vai se manifestar apenas para os órgãos responsáveis pelas investigações.


“Nós, da delegacia de Uruaçu, já instauramos o inquérito policial para apurar essa prática criminosa e vamos realizar a oitiva de diversas pessoas e juntar documentos. O crime é de tentativa de homicídio com dolo eventual. Quando o médico é imperito ao ponto de dar como morta pessoa viva, assume o risco de matar ela depois”, disse o delegado Peterson Amin.


O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) informou que uma sindicância foi instaurada para apurar a situação. “O diretor técnico do HCN foi para Rialma, cidade do paciente que estava em tratamento paliativo oncológico no hospital, para prestar assistência e dar apoio ao mesmo e aos familiares”, diz a nota da unidade.


Indignação

A irmã de José, Aparecida Ribeiro da Silva, ficou revoltada com a situação.


“É inacreditável o que aconteceu, meu irmão passou cinco horas em um saco plástico, gelado. Foi horrível, é inadmissível uma situação dessas”, contou.

Ela disse que recebeu a notícia da morte dele por volta das 20h. Ela foi ao hospital, onde um médico e uma assistente social a receberam. A família, então, fez os procedimentos para a liberação do corpo, sem saber que ele estava vivo.


José teve o corpo colocado dentro de um saco usado para remoção de pessoas mortas e levado pela funerária para Rialma, cidade natal da família, que fica a cerca de 100 km de distância de Uruaçu. Quando o saco foi aberto para que o homem fosse preparado para velório e enterro, funcionários perceberam que José estava vivo, com olhos abertos e respirando com dificuldade.


“O funcionário da funerária me ligou desesperado pedindo para que eu fosse lá, que meu irmão estava vivo”, disse a irmã.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou que ele estava vivo. O idoso foi encaminhado para o Hospital de Rialma. Ele estava em estado gravíssimo e com instabilidade clínica. Ele recebeu o atendimento necessário e foi transferido em estado grave para uma UTI em Ceres na noite de quarta-feira (30). O g1 não conseguiu atualização do estado de saúde dele até a última atualização dessa reportagem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Dois dias após ser localizado, corpo da segunda vítima é retirado de deslizamento na BR-376

O Corpo de Bombeiros do Paraná retirou, nesta quinta-feira (1º), o corpo da segunda vítima do deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no litoral do estado. O resgate ocorreu dois dias após o corpo ter sido localizado.


Imagem aérea mostra deslizamento de terra na BR-376, próximo à divisa entre Paraná e Santa Catarina — Foto: Adryel Pabst/Prefeitura de Garuva


Até o momento, o deslizamento deixou duas pessoas mortas. Seis pessoas foram resgatadas com vida.


A identidade da segunda vítima, um homem, não foi divulgada pelo Governo do Paraná. De acordo com boletim do estado, a identidade da segunda vítima será resguardada até a família ser avisada. O corpo foi encaminhado para a Polícia Científica na tarde desta quinta-feira, onde passa por perícia.



Ainda de acordo com o governo do estado, a demora para a remoção do corpo se deu porque "a operação foi maior e mais complexa do que prevista inicialmente, sendo severamente agravada pelas condições atmosféricas instáveis do local do incidente".


Até a publicação desta reportagem, o governo do estado não tinha informado o local exato onde o corpo estava. A operação de retirada da vítima contou com apoio de guincho e maquinário pesado.


O acidente na BR-376 aconteceu na noite de segunda-feira (28), arrastando carros e caminhões. Com o avanço das buscas, o número estimado de desaparecidos foi reduzido para menos de 30 pessoas, segundo o Governo do Paraná. Antes, o Corpo de Bombeiros trabalhava com pelo menos 30 vítimas.


Uma parte da terra que deslizou na BR-376 foi retirada por equipes que atuam nas buscas por vítimas e, assim, os trabalhos começaram nesta quinta-feira na área onde a terra deslocou e soterrou alguns veículos.


Imagem aérea mostra deslizamento de terra na BR-376, próximo à divisa entre Paraná e Santa Catarina — Foto: Adryel Pabst/Prefeitura de Garuva


Desde o deslizamento, a rodovia que liga o Paraná a Santa Catarina está totalmente bloqueada, com equipes das forças de segurança trabalhando no resgate e na limpeza da pista. Até esta quinta, pelo menos 7 mil metros cúbicos de terra tinham sido retirados do local, de acordo com o Governo do Paraná.


Na quarta-feira (30), as autoridades afirmaram que seis veículos foram retirados do ponto do acidente. Foram três carros de passeio e três carretas. Todos foram levados para o estacionamento do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na serra, onde se concentram as equipes de resgate.


Como foram os deslizamentos na BR-376

Em 28 de novembro, dois deslizamentos atingiram a BR-376 no mesmo ponto, o quilômetro 669;

O primeiro deslizamento foi às 15h30, sem vítimas;

Depois do primeiro deslizamento, uma das pistas foi interditada e o trânsito mantido em pista única;

Às 19h30 aconteceu o segundo deslizamento. Carros foram atingidos, e os dois sentidos da rodovia foram interditados;

Segundo as autoridades, 10 carros e seis caminhões foram arrastados. Cerca de 30 pessoas são consideradas desaparecidas;

No dia 29 foram encontrados os corpos de duas vítimas. A primeira é o caminhoneiro João Pires, de 60 anos. A identidade do segundo não foi revelada;

Nesta quinta-feira (1º), o governo informou que as equipes que trabalham no local tinham retirado mais de 7 mil metros cúbicos de terra do local do acidente;

Ainda nesta quinta, o segundo corpo foi retirado dos escombros.

Pessoas desaparecidas

Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido no local do acidente podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PIX: BC altera regras sobre limites; veja o que muda

O Banco Central (BC) atualizou, nesta quinta-feira (1º), as regras sobre os limites de valor para as transações feitas por PIX, seu sistema de pagamentos instantâneos. Segundo o BC, o objetivo das mudanças é simplificar as regras e aprimorar a experiência dos usuários, "mantendo o atual nível de segurança".


O que mudou?

Limites


Pelas novas regras, os bancos não são mais obrigados a impor um limite de valor por transação, e são obrigados apenas a determinar um limite por período de tempo. Assim, quem tem um limite diário de R$ 3 mil, por exemplo, pode usar tudo em uma só transação.



As regras para que os clientes peçam alterações no limite seguem as mesmas: se o cliente pedir uma redução do limite, o banco deve reduzir imediatamente. Se, no entanto, o pedido for para aumentar o limite, ele deve ser autorizado entre 24h e 48h.


Quando o usuário for pessoa jurídica, os parâmetros para definir os limites de transações passam a ficar a critério dos bancos. A base para definir os limites quando o PIX for usado para uma compra passa a ser o limite que o mesmo cliente tem no TED, e não mais no cartão de débito.



Horário noturno


Outra alteração foi relacionada ao horário noturno: passa a ser opcional aos bancos oferecer a customização do horário noturno diferenciado, para o qual o cliente pode solicitar um limite menor para suas transações.


Normalmente, o horário noturno é entre 20h e 6h – mas os bancos poderão oferecer aos clientes a possibilidade de mudar esse horário para entre 22h e 6h.


PIX Saque e PIX Troco


Outra novidade é o aumento do valor limite para retirada de dinheiro pelo PIX Saque e pelo PIX Troco.


O limite durante o dia passa de R$ 500 para R$ 3 mil

Durante a noite, passa de R$ 100 para R$ 1 mil

“Essa medida tem como objetivo adequar os limites usualmente disponibilizados nos caixas eletrônicos para saques tradicionais. Assim, com o PIX Saque, os usuários terão acesso ao serviço com condições similares às do saque tradicional”, informou o BC em nota oficial.


BC altera regras do PIX; entenda o que muda — Foto: g1


Por que as mudanças aconteceram?

Segundo o BC, as regras foram alteradas para facilitar o recebimento de recursos por correspondentes bancários, a exemplo do que já acontece nas lotéricas, e viabilizar o pagamento de salários, aposentadorias e pensões pelo Tesouro Nacional por meio do sistema.


Quando as alterações passam a valer?

As novas regras passam a valer a partir de 2 de janeiro de 2023, com exceção dos ajustes feitos na gestão dos limites para os clientes por meio dos canais digitais – que, nesse caso, valem a partir de 3 de julho do ano que vem.


Fonte: g1

Leia Mais ››

MEC volta atrás e desbloqueia os R$ 366 milhões de universidades e institutos federais, dizem entidades

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirmou nesta quinta-feira (1º) que o Ministério da Educação (MEC) desbloqueou os R$ 366 milhões do orçamento das universidades e institutos federais que haviam sido congelados três dias atrás.


Fachada do Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. — Foto: FREDERICO BRASIL/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO


A informação também foi confirmada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).


Essa tinha sido a terceira interferência do governo Bolsonaro na verba do ensino superior neste ano. Veja a cronologia mais abaixo.


O recuo aconteceu após intensa repercussão negativa. Reitores de universidades federais como a de Juiz de Fora (UFJF), de Viçosa (UFV) e de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, mencionaram o risco de suspensão de atividades acadêmicas e administrativas, além de fechamento de setores e de atraso de pagamento de bolsas a estudantes.



A Andifes chegou a dizer que os contingenciamentos aconteceram “praticamente no apagar das luzes do exercício orçamentário de 2022”, e a União Nacional dos Estudantes (UNE) pediu respeito à educação brasileira.


O dinheiro das universidades e institutos federais que havia sido bloqueado é destinado ao pagamento de despesas como contas de luz e de água, bolsas de estudo e empregados terceirizados.


Procurado pelo g1, o MEC não havia se manifestado sobre a liberação dos recursos até a última atualização desta reportagem.


Quando houve o bloqueio, a pasta divulgou uma nota só no dia seguinte, sem dar muitos detalhes, dizendo que havia sido notificada pelo Ministério da Economia a respeito do congelamento e que buscava "soluções". A equipe econômica, por sua vez, tinha dito que iria rever o Orçamento em dezembro.


Em nota divulgada após a liberação dos recursos, a Andifes afirmou que "seguirá atenta aos riscos de novos cortes e bloqueios" e manterá diálogo com o Congresso Nacional, governo, sociedade civil e a equipe de transição do governo eleito "para a construção de orçamento e políticas necessárias para a manutenção e o justo financiamento do ensino superior público".


A entidade acrescentou ainda que as "universidades federais continuam no aguardo da restituição do valor de R$ 438 milhões, bloqueado em junho deste ano".


Entenda os reveses na verba da Educação

O primeiro revés nos recursos da área aconteceu ainda em janeiro, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o Orçamento de 2022. A fatia da educação perdeu R$ 739,9 milhões do total de R$ 113,4 bilhões que tinham sido aprovados pelo Congresso em dezembro de 2021.


De acordo com informações obtidas pelo g1, o orçamento atual da pasta é de R$ 166,1 bilhões. O valor pode aumentar ao longo do ano com o remanejamento de verbas de outros setores, por meio de créditos extraordinários. Do total da pasta, a previsão era que R$ 52,9 bilhões fossem direcionados às universidades federais.


Em resumo, há três marcos negativos na gestão do Orçamento de Educação ao longo do ano:


Junho: corte de R$ 1,6 bilhão no MEC; para universidades e institutos federais, o valor retirado foi de R$ 438 milhões;

Outubro: bloqueio temporário de R$ 328,5 milhões para universidades e institutos; verba foi liberada posteriormente;

Novembro: congelamento de R$ 366 milhões, considerando recursos de universidades e institutos federais, sob a justificativa de respeitar a chamada regra do teto de gastos, que limita os gastos públicos. O dinheiro foi liberado nesta quinta.

Linha do tempo do corte e dos bloqueios

Após a sanção do Orçamento deste ano, o primeiro susto para reitores veio em junho, depois de um bloqueio inicial de 14,5% do Orçamento da Educação. Nos dias seguintes, o bloqueio foi reduzido a 7,2%, que foi repassado às universidades e institutos federais.


Entretanto, o que começou como um bloqueio terminou como corte, já que o valor não foi devolvido às instituições. Apenas na educação superior (universidades e institutos), a redução foi de R$ 438 milhões.


Em outubro, o MEC sofreu um novo bloqueio, desta vez de R$ 1 bilhão, após o governo anunciar um contingenciamento de R$ 2,6 bilhões que foi repassado aos ministérios. Na ocasião, foram bloqueados R$ 328 milhões das universidades federais. O valor foi liberado posteriormente, depois de o ministério realocar verbas internamente.


No início desta semana, houve um novo congelamento, no valor de R$ 366 milhões, que foi liberado nesta quinta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Motorista de aplicativo é morta a facadas durante tentativa de assalto em Fortaleza

Uma motorista de aplicativo de 32 anos morreu após ser esfaqueada em uma tentativa de assalto no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, na noite desta quarta-feira (30). Samira Albino Ribeiro chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.


Conforme um familiar de Samira, que não quer ser identificado, a jovem realizava uma corrida. Ao parar no semáforo na Avenida Raul Barbosa, a motorista foi abordada por dois homens, que pediram seu celular. Ao informar que não tinha aparelho de telefone, ela foi atingida por golpes de faca no tórax.


Mesmo ferida, a motorista dirigiu até um posto de combustíveis às margens da BR-116, onde pediu ajuda.



"Os passageiros que estavam no carro com ela entraram em contato com a família e acionaram uma ambulância", disse o familiar.


Samira Albino Ribeiro, de 32 anos, morreu após ser esfaqueada durante uma tentativa de assalto na Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia, em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal


Samira foi socorrida e levada para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, mas não resistiu aos ferimentos.


Ainda segundo o parente, a jovem era contadora, mas trabalhava como motorista de aplicativo no período da noite, para complementar a renda.


Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil vai investigar o caso.


Até a manhã desta quinta-feira (1º), ninguém havia sido preso.


Samira era contadora, mas trabalhava como motorista de aplicativo no período na noite, para complementar a renda. — Foto: Arquivo pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anitta dá entrada em hospital em São Paulo; cantora diz que está bem

A cantora Anitta deu entrada no ambulatório do Hospital Albert Einstein nesta quinta-feira (1º), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.


Anitta se apresenta na 23ª edição do Grammy Latino em Las Vegas — Foto: Chris Pizzello / AP Photo


Pelo Twitter, Anitta afirmou que volta para casa em breve e que tem show nesta sexta-feira (2).


"Tá tudo bem , gente... tudo certo."Já já eu volto pra casa. Amanhã tem show. Tudo certo e segue o baile"

Segundo o comunicado, a cantora se consultou com seus médicos, está bem e terá alta no final da tarde desta quinta.


Em julho, a cantora fez uma pausa na agenda para fazer uma cirurgia para tratar a endometriose. Ela falou sobre as dores que sentia ao revelar o diagnóstico.



"Não pode fazer muito esforço por um mês. Tive que cancelar muita coisa, mas era isso ou morrer de dor não, só depois do ato, mas também quando menstrua. Precisávamos agir rápido. 9 anos nesse sofrimento", disse na ocasião.


O lançamento estava programado para as 21h, mas algumas faixas saíram antes da hora na Apple Music. A cantora pediu desculpas, revelou a surpresa e postou no fim da tarde as faixas em seu canal no YouTube.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Pix bate novo recorde com 99,4 milhões de transações em dia de pagamento da primeira parcela do 13°

O PIX bateu novo recorde na quarta-feira (30), com 99,4 milhões de transações em um só dia.


Pagamento via PIX — Foto: Giovane Oliveira/SEMUC PMBV


"O alcance da nova marca coincidiu com o último dia para o pagamento da primeira parcela do 13° salário", afirmou o Banco Central (BC).

De acordo com a autoridade monetária, o recorde anterior havia sido em 7 de outubro, com 93,6 milhões de operações.


O sistema de pagamentos instantâneos completou dois anos em novembro e tem 536,9 milhões de chaves cadastradas, entre pessoas e empresas. Ao todo, são 138,4 milhões de usuários e 366,1 milhões de contas registradas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso de 82 anos morre atingido por raio em Carapebus, no RJ

Um idoso de 82 anos morreu atingido por um raio em Carapebus, no Norte Fluminense, nesta quarta-feira (30). A vítima foi identificada como Jailton Motta. A informação foi confirmada pela Prefeitura na manhã desta quinta (1º).


Idoso foi atingido por um raio em Carapebus, no RJ — Foto: Redes sociais


A cidade foi atingida por um temporal e vários bairros ficaram alagados. Duas pessoas são consideradas desaparecidas, de acordo com a Defesa Civil da cidade.


Imagem aérea de Carapebus mostra alagamento da cidade após forte chuva — Foto: Divulgação/Prefeitura de Carapebus


O g1 aguarda mais informações do município sobre o ocorrido e também para saber se outras pessoas ficaram feridas.


Além de Carapebus, cidades vizinhas também foram afetadas pela chuva. Em Conceição de Macabu, uma mulher de 62 anos morreu soterrada e a filha dela foi socorrida em estado grave para um hospital de Macaé.


Em Macaé, ruas ficaram completamente alagadas e precisaram ser interditadas. Um trecho da RJ-106, que liga o município a Rio das Ostras também foi interditado.


Em Quissamã, a RJ-196 foi interditada depois que um rio transbordou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Golpes cibernéticos fazem quase 40 vítimas por dia em São Paulo


As queixas de golpes cibernéticos dispararam em São Paulo este ano. Já são quase 40 pessoas enganadas por dia.


Os crimes cibernéticos dispararam nos últimos anos – é o que mostram os números da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.


2019 - 921 queixas de golpes;

2020 - 2.573 queixas de golpes;

2021 - 2.213 queixas de golpes;

2022 (até setembro) - 10.366 queixas de golpes.

"Primeiro chegou uma mensagem no celular. Em seguida, a vítima recebeu uma ligação de um suposto funcionário de um banco. Eu passando esses dados, eles iriam acessar minha conta e fazer, fazer estragos que eles fazem com muita gente", disse o analista de informática que quase foi alvo dos criminosos.



Como ele não caiu, o golpista se irritou.


"Ele disse: 'Você não tem cara de quem tem dinheiro. Fica tranquilo. Vou aplicar o golpe, outro vai cair'".


E caiu mesmo.


Uma outra vítima deu R$ 168 mil. Uma falsa atendente fez ela ir até uma agência.


"Ela falou: 'Olha, agora eu vou dar o passo a passo do que a senhora precisa fazer para desbloquear a conta'. Quando eu tirei um comprovante, vi 'pagamento'. Disse para ela: 'Saiu algo errado neste comprovante, saiu pagamento'. Ela falou: 'Não, não, não' e depois não respondeu mais", relembrou a vítima.


Ela pediui que o banco estornasse o pagamento indevido, o que não aconteceu.


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que os bancos avaliam caso a caso.


"Dada a velocidade das operações, é cada vez mais difícil recuperar essas transações no sistema financeiro. Por isso, desconfiar é a palavra chave. E nesse momento em que se desconfia, vá até o site do seu banco, procure seu gerente ou confirme se de fato esse contato partiu de seu banco", recomendou o diretor de Prevenção de Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.


A mão fantasma

Nos últimos meses, surgiu um novo tipo de golpe: a mão fantasma.



Nele, os golpistas assumem os smartphones e fazem compras e transferências de dinheiro.


As vítimas só percebem quando já ficaram no prejuízo. Em São Paulo, o crime é chamado de invasão de dispositivos eletrônicos.


Apenas este ano, esse tipo de fraude fez 13.337 casos.


"O criminoso mandava um link no qual a pessoa clicava e ele espelhava o telefone celular da pessoa no seu computador ou no seu próprio telefione celular. A partir daí, a mão fantasma entra em ação - o telefone começa a operar sem o conhecimento do proprietário", explicou o delegado da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de São Paulo, Carlos Afonso Gonçalves da Silva.


Ele dá a dica de como não se tornar a próxima vítima.


"Basicamente é não atender telefones de números que não se conhece, não clicar em links enviados e não responder mensagens estranhas pelo aplicativo de comunicação".


De a cordo com dados da empresa de cyberseguranla Fortnet, de janeiro a setembro deste ano, o Brasil já registrou mais de 50 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos – 10 bilhões a mais de tentativas ocorridas no mesmo período do ano passado.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idoso é dado como morto em hospital de Uruaçu, vai para a funerária e família descobre que ele está vivo, diz irmã

Um auxiliar de serviços gerais de 62 anos que estava internado no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu foi dado como morto na terça-feira (29), mas a família descobriu que ele estava vivo quando o idoso foi encaminhado para a funerária. A unidade de saúde chegou a emitir um atestado de óbito informando que a causa da morte tinha sido em consequência de um câncer na língua. José Ribeiro da Silva foi internado em outro hospital.


Paciente José Ribeiro da Silva foi dado como morto, mas constatou-se que ele estava vivo — Foto: Reprodução/TV Anhanguera


“É inacreditável o que aconteceu, meu irmão passou cinco horas em um saco plástico, gelado. Foi horrível, é inadmissível uma situação dessas”, contou a irmã de José, Aparecida Ribeiro da Silva.


O HCN informou que teve conhecimento do caso na manhã desta quarta-feira (30) e que o médico que constatou o óbito foi afastado. Uma sindicância foi instaurada para apurar a situação.


“O diretor técnico do HCN foi para Rialma, cidade do paciente que estava em tratamento paliativo oncológico no hospital, para prestar assistência e dar apoio ao mesmo e aos familiares”, diz a nota do hospital.


A irmã de José conta que recebeu a notícia da morte dele por volta das 20h. Ela foi ao hospital, onde um médico e uma assistente social a receberam. A família, então, fez os procedimentos para a liberação do corpo, sem saber que ele estava vivo.


José teve o corpo colocado dentro de um saco usado para remoção de pessoas mortas e levado pela funerária para Rialma, cidade natal da família, que fica a cerca de 100 km de distância de Uruaçu. Quando o saco foi aberto para que o homem fosse preparado para velório e enterro, funcionários perceberam que José estava vivo, com olhos abertos e respirando com dificuldade.



“O funcionário da funerária me ligou desesperado pedindo para que eu fosse lá, que meu irmão estava vivo”, disse a irmã.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou que ele estava vivo. O idoso foi encaminhado para o Hospital de Rialma. O g1 tenta contato com a unidade de saúde desde 9h30 desta quarta-feira (30), mas não teve retorno sobre o estado de saúde de José até a última atualização dessa reportagem.


A família conta que, após o caso, não procurou novamente o hospital de Uruaçu. A irmã de José foi à delegacia nesta manhã para registrar um boletim de ocorrências.


Paciente José Ribeiro da Silva foi dado como morto em hospital de Uruaçu — Foto: Aparecida Ribeiro/Arquivo Pessoal


Fonte: g1

Leia Mais ››

'Faz todo sentido ter dois ministérios', diz Mercadante sobre dividir o Desenvolvimento Regional para recriar a pasta das Cidades


O coordenador técnico da transição, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira (1º) que faz "todo sentido" desmembrar a pasta do Desenvolvimento Regional para recriar a pasta das Cidades.


Mercadante participou de uma entrevista coletiva com o grupo técnico de desenvolvimento regional.


"Precisamos perguntar aos universitários, ao Lula, ele que vai definir quantos ministérios devemos ter, estrutura administrativa que você realoca, você cria poucos cargos, vantagem é o foco, equipe que vai olhar aquilo com profundidade, não vai ter ministério pensando nas cidades? Fundamental pra uma sociedade como a nossa, desenvolvimento social é importante pro Norte, Centro-Oeste, projetos estruturantes irem pra lá, essa é a discussão que estamos fazendo", afirmou Mercadante.


"Na nossa visão faz todo sentido ter dois ministérios, mas vamos aguardar os universitários", continuou.


Entre o primeiro e o segundo turno das eleições, Lula disse que seria necessário recriar o Ministério das Cidades para tratar dos problemas urbanos do país. No governo Bolsonaro, os temas foram remanejados ao Ministério do Desenvolvimento Regional.


De acordo com Mercadante, é um "equívoco" dizer que a criação de um novo ministério implica em "gasto extraordinário", pois seria apenas uma realocação de estruturas, com criação de "pouquíssimos cargos".


Na avaliação do coordenador, a vantagem de recriar o ministério das Cidades é ter uma pasta com foco no tema.


“Mais de 80% da população brasileira vive em cidades, você não vai ter um ministério pensando as cidades? Pensando mobilidade, pensando na cidade inteligente, pensando sustentabilidade, pensando qualidade de vida, é fundamental pra uma sociedade como a nossa”, defendeu.


Mercadante disse, porém, que a palavra final cabe ao presidente eleito Lula: “ele [Lula] que vai definir quantos ministérios nós vamos ter”.


De acordo com Camilo Santana, senador eleito (PT/CE) e membro do grupo de Desenvolvimento Regional, a proposta de divisão do ministério está entre as propostas entregues ao governo eleito.


Santana explicou que o Ministério das Cidades ficaria responsável pela parte de saneamento, mobilidade urbana, trânsito e habitação.


Enquanto o "novo" Ministério de Desenvolvimento Regional cuidaria de desenvolvimento urbano, defesa civil, segurança hídrica e ordenamento territorial.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ala radical aconselha Bolsonaro a atrapalhar transição de Lula

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sido aconselhado pelo chamado "gabinete do ódio" a assinar qualquer documento que atrapalhe a transição, de forma a criar problemas para o futuro governo Lula (PT).


Jair Bolsonaro em live no início de novembro — Foto: JN


Com o Centrão mais distante, o ouvido de Bolsonaro tem sido dominado por auxiliares. Segundo relatos, eles defendem uma "operação caneta Bic" que dificulte a transição do governo Bolsonaro para o governo Lula.


Apesar do pouco tempo de mandato restante, pouco menos de um mês, Bolsonaro ainda tem a caneta Bic e pode atrapalhar --assim, o fato de estar recluso não significa que o presidente tenha se tornado pacífico.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Supremo decide a favor da 'revisão da vida toda' do INSS


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (1º), por 6 votos a 5, a favor de aposentados e pensionistas no julgamento sobre a chamada "revisão da vida toda" do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Essa revisão da vida toda é o recálculo da média salarial para a aposentadoria considerando todos os salários do trabalhador, mesmo os anteriores a julho de 1994.


O recurso tem repercussão geral, ou seja, a decisão do STF, se confirmada, poderá ser aplicada para todos os processos sobre o tema no país.


Especialistas apontam que a revisão só beneficia quem tinha altos salários antes de 1994 e cujas contribuições, ao serem computadas na aposentadoria, farão diferença no cálculo do valor.



Trabalhadores que ganhavam menos não terão vantagem – se forem incluídas as remunerações antigas de baixo valor, isso poderá diminuir a aposentadoria recebida hoje.


Para obter a revisão, os aposentados precisam entrar com ação na Justiça, depois de avaliar se vale a pena requerer o recálculo.


A análise estava em plenário virtual em março, com placar fechado, quando um pedido de destaque do ministro Nunes Marques zerou a votação e a levou para o plenário físico.


Na retomada do julgamento, a maioria seguiu o entendimento do relator, ministro Marco Aurélio, pela regra mais favorável ao segurado.


Votos

O relator, ministro Marco Aurélio, defendeu que, na revisão dos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, deve prevalecer a aplicação da regra que considera todas as contribuições no cálculo do benefício e não apenas as feitas depois de julho de 1994, quando o resultado for mais favorável ao segurado.


Marco Aurélio votou no caso antes de se aposentar. O voto foi mantido no julgamento após uma mudança de regra no STF que decidiu aproveitar os votos dos ministros aposentados quando o julgamento for destacado do ambiente virtual para o físico. Devido à mudança, o ministro André Mendonça não vota no caso.



Único a votar nesta quarta, quando a análise foi retomada, Nunes Marques voltou a divergir e votou a favor do INSS, sob o argumento de que há uma “falsa premissa” de que a nova regra é mais favorável aos aposentados.


“Os trabalhadores naturalmente tendem a ter maiores salários na fase mais madura da vida, e não no começo de carreira laboral”, afirmou.


Confira a seguir como votou cada ministro.


Alexandre de Moraes: acompanhou o relator. “Em alguns casos essa exclusão das contribuições anteriores foi maléfica para o segurado”, destacou Moraes. “A ideia da regra transitória era favorecer os trabalhadores com menor escolaridade, entre outros, só que em alguns casos isso se mostrou pior.”

Edson Fachin: acompanhou o relator. Reiterou o voto apresentado no plenário virtual.

Luís Roberto Barroso: divergiu do relator. “Entendo que não há inconstitucionalidade material nessa norma [de transição]”, disse. “O que se fez foi evitar importar para o sistema previdenciário toda a litigiosidade que o país viveu antes do plano real.”

Luiz Fux: divergiu do relator. Reiterou o voto apresentado no plenário virtual.

Cármen Lúcia: acompanhou o relator. Reiterou o voto apresentado no plenário virtual.

Ricardo Lewandowski: acompanhou o relator. Reiterou o voto apresentado no plenário virtual. "Deve prevalecer a fórmula mais benéfica", disse.

Gilmar Mendes: divergiu do relator. Reiterou o voto apresentado no plenário virtual.

Rosa Weber: acompanhou o relator. Segundo a ministra, a transição “importou em maior prejuízo” para os aposentados.


Fonte: g1

Leia Mais ››