segunda-feira, junho 18, 2018

CBF pedirá explicação à Fifa por árbitro não ter usado o VAR em gol da Suíça

A CBF enviará uma carta à Comissão de Arbitragem da Fifa para "manifestar estranheza" pela não utilização do árbitro de vídeo na partida contra a Suíça, em Rostov. A seleção brasileira se queixa principalmente de uma falta no lance do gol do empate por 1 a 1 no último domingo.

Segundo Edu Gaspar, uma carta será enviada à comissão de arbitragem (Foto: Alexandre Lozetti)
Segundo Edu Gaspar, uma carta será enviada à comissão de arbitragem (Foto: Alexandre Lozetti)

Mesmo com polêmicas até aqui na 1ª rodada, é a primeira reclamação que a entidade recebe sobre o árbitro de vídeo no Mundial. O protesto é quanto a um empurrão do meia Zuber em Miranda, antes de cabecear a bola à rede. Para os jogadores e para o técnico Tite, houve falta clara no zagueiro brasileiro após cobrança de escanteio.

- O lance do Miranda foi muito claro. E não estou justificando o resultado - disse o treinador da Seleção após o jogo.

Os jogadores brasileiros chegaram a reclamar antes mesmo do reinício do jogo, assim que o telão da arena em Rostov exibiu o replay do lance. O árbitro mexicano César Ramos, porém, não deu ouvido a eles. A Fifa diz que o árbitro acertou, mas condenou o replay no telão.

Outra queixa brasileira foi em uma jogada de ataque em que Gabriel Jesus pediu pênalti. O atacante caiu dentro da área depois de uma disputa com o zagueiro Akanji, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

A CBF quer entender quais são os critérios da Fifa para a utilização do VAR. O recurso, pela primeira vez permitido em uma Copa do Mundo, já foi utilizado em outras partidas.


A Seleção voltou a treinar nesta segunda-feira, em Sochi. Na quarta, a delegação já embarca para São Petesburgo, palco da partida contra a Costa Rica, na próxima sexta, pela segunda rodada do Grupo E.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Após derrota para o México, Alemanha cancela treino aberto e entrevistas

Alemanha volta a treinar com a camisa dizendo: "Os melhores nunca descansam" (Foto: Reprodução/Instagram)
Alemanha volta a treinar com a camisa dizendo: "Os melhores nunca descansam" (Foto: Reprodução/Instagram)

A Alemanha fechou suas portas pela primeira vez nesta Copa do Mundo. Justamente no dia seguinte ao péssimo resultado da estreia. A programação da seleção nesta segunda-feira previa um treinamento com a presença da imprensa e atendimento aos jornalistas. Mas a programação mudou no fim da noite de domingo para "rest day", dia de descanso.

O clima pesou depois da derrota por 1 a 0 para o México, neste domingo, no estádio Lujniki. Na capital Moscou, os alemães se mostraram vulneráveis na defesa, pouco criativos no meio-campo e perdidos no ataque. A imprensa alemã faz duras críticas ao time e questiona o poderio da atual campeã do mundo na Rússia.

De maneira geral, os jogadores reconheceram que o rendimento ficou muito abaixo do esperado. O zagueiro Jérôme Boateng, um dos líderes da equipe e remanescente da Copa de 2014, falou claramente sobre o momento da equipe e não escondeu a insatisfação.

- Estamos muito longe do nosso melhor nível. Todos os jogadores têm de evoluir. Agora, podemos mostrar nosso caráter, porque nunca estivemos nessa posição. E tem que ser na próxima partida - afirmou.

Depois da inesperada derrota para o México, Alemanha fecha o treino e não dá coletivas na Rússia (Foto: André Durão)
Depois da inesperada derrota para o México, Alemanha fecha o treino e não dá coletivas na Rússia (Foto: André Durão)

O também zagueiro Matthias Ginter lembrou que a Alemanha também não se apresentou bem no período de preparação.


- Não fomos bem nos últimos três jogos (amistosos contra Áustria e Arábia Saudita e estreia contra o México), mas temos tempo para melhorar e precisamos evoluir - frisou.

Evento com Philipp Lahm havia sido marcado

Na semana passada, o departamento de comunicação da federação alemã havia anunciado a presença do ex-lateral Philipp Lahm na concentração da equipe em Vatutinki, distrito de Moscou, nesta segunda-feira. Lahm foi o capitão da Alemanha na Copa de 2014 e é garoto-propaganda da campanha do país para sediar a Eurocopa de 2024. Lahm também falaria com a imprensa.

O próximo jogo da Alemanha na Copa do Mundo será no sábado que vem, em Sochi, contra a Suécia. A delegação viaja para o Sul da Rússia na tarde desta terça-feira.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Corpos de vítimas são encontrados após queda de helicóptero em MG; 2 pessoas morreram

Fumaça continuou saindo do helicóptero durante este domingo (17) (Foto: Devanir Gino/EPTV)
Fumaça continuou saindo do helicóptero durante este domingo (17) (Foto: Devanir Gino/EPTV)

Uma equipe de resgate localizou no início da tarde desta segunda-feira (18) os corpos das duas vítimas da queda de um helicóptero em Espírito Santo do Dourado (MG) no último sábado (16). O empresário Márcio Bissoli, de 50 anos, e o piloto Luiz Gustavo Araújo Soares, 39 anos, foram encontrados carbonizados em meio aos destroços da aeronave.

Pela disposição dos destroços, os militares acreditam que a aeronave bateu de frente na montanha. Moradores informaram ainda que não chovia nem ventava forte no momento da queda. No entanto, ainda não há indicações do que pode ter causado o acidente, segundo as equipes que atuam no local.

Segundo o coronel Paulo Santos, dos bombeiros, o piloto estava com os exames médicos em ordem, assim como a documentação do helicóptero. Ainda de acordo com Santos, a última manutenção da aeronave havia sido feita há 11 meses e uma nova avaliação estava marcada para daqui aproximadamente um mês.

As buscas foram feitas pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e técnicos do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), que é um órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Equipe de resgate encontrou corpos de vítimas da queda do helicóptero (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Equipe de resgate encontrou corpos de vítimas da queda do helicóptero (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

As vítimas
O empresário Márcio Bisolli era diretor executivo do grupo Bauminas, que atua na indústria química e de mineração. De acordo com um sócio em outra empresa, Bissoli era uma pessoa que cuidava muito da saúde e vista como visionária. Ele deixa um filho, já adulto.


A outra vítima foi o piloto Luiz Gustavo Araújo Soares. De acordo com o Corpo de Bombeiros, familiares afirmaram que ele era um piloto experiente, com aproximadamente 8 mil horas de voo. Ele deixa uma esposa, que também é pilota.

A queda
A aeronave decolou de um heliponto de Nova Lima (MG) com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Apesar do plano de voo indicar que quatro pessoas fariam o trajeto, apenas eles embarcaram no helicóptero. A queda aconteceu aproximadamente às 18h45 em uma área de difícil acesso próxima à rodovia MG-179.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto chegou a fazer contato com o centro de controle avisando que estava com problemas mecânicos e dificuldades para pousar. Além disso, os militares foram acionados pela Central de Controle de Voo de Brasília, que informou ter perdido contato com o helicóptero momentos depois do piloto relatar os problemas.

Moradora registrou helicóptero pegando fogo antes de cair em Espírito Santo do Dourado (Foto: Sabrina Carvalho)
Moradora registrou helicóptero pegando fogo antes de cair em Espírito Santo do Dourado (Foto: Sabrina Carvalho)

O helicóptero
A aeronave, identificada como sendo do modelo Agusta A109S, tinha autorização para voos noturnos. A queda aconteceu aproximadamente às 18h45 em uma área de difícil acesso próxima à rodovia MG-179, na zona rural de Espírito Santo do Dourado.

O helicóptero era operado pelo grupo Bauminas, mas ainda aparece como pertencente ao Banco Bradesco, porque havia sido comprado recentemente.

MAPA: helicóptero cai em Espírito Santo do Dourado (MG); veja localização (Foto: Rodrigo Cunha/G1)
MAPA: helicóptero cai em Espírito Santo do Dourado (MG); veja localização (Foto: Rodrigo Cunha/G1)

Fonte: G1
Leia Mais ››

FIFA abre procedimento disciplinar contra o México por gritos homofóbicos da torcida

A FIFA decidiu abrir um procedimento disciplinar contra o México por conta dos gritos homofóbicos dados por sua torcida na partida contra a Alemanha, vencida pelos mexicanos por 1 a 0 no último domingo. Os gritos de "puto", que significa "bicha" em espanhol, foram dados a cada tiro de meta do goleiro Manuel Neuer.

Antes do início da Copa, a Federação Mexicana divulgou comunicados para seus torcedores, nos quais pedia claramente para ninguém gritar a palavra "puto" durante os jogos. Não adiantou. A tendência é que a Fifa faça o que sempre fez nesses casos: multe a federação. Desde a Copa de 2014, a Federação do México foi multada sete vezes.

Torcida do México entoou gritos homofóbicos na vitória sobre a Alemanha (Foto: Maxim Shemetov/Reuters)
Torcida do México entoou gritos homofóbicos na vitória sobre a Alemanha (Foto: Maxim Shemetov/Reuters)

O Brasil também chegou a ser multado durante as eliminatórias sul-americanas, por causa do grito de "bicha" – uma adaptação que torcedores brasileiros fizeram do costume mexicano. A Fifa vem tentando banir dos estádios cantos e gritos homofóbicos, racistas ou que representem qualquer outro tipo de preconceito. Há um ano, na Copa das Confederações, esta já havia sido uma preocupação por parte da Femexfut.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Feira de Santana teve ao menos 18 mortes a tiros no final de semana; PM que tentou impedir assalto foi a 1ª vítima dos casos

Policial  Wagner Silva Araújo foi morto em uma tentativa de assalto em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Policial Wagner Silva Araújo foi morto em uma tentativa de assalto em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Ao menos dezoito pessoas foram mortas a tiros na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, durante o último final de semana. De acordo com informações da Polícia Civil, 10 dos casos foram registrados no sábado (16). Os outros 8 ocorreram no domingo (17).

Segundo a polícia, a primeira vítima foi o soldado da Polícia Militar Wagner Souza de Araújo, de 28 anos, que foi baleado fora de serviço, no sábado, ao tentar impedir um assalto contra um casal, após uma festa. Três horas depois, outras 7 pessoas foram assassinadas, dando início à contabilidade de mortes violentas na cidade. A média de homicídios no fim de semana em Feira de Santana é de 4 a 5.

Conforme a polícia, os crimes ocorreram em, ao menos, dez bairros diferentes. São eles: Centro, Centro de Transbordo, Sim, Jussara, Mangabeira, Conceição, Santa Mônica II, Queimadinha, Papagaio, São João e Lagoa Subaé. Todas as vítimas são do sexo masculino e, de acordo com a polícia, tinham entre 15 e 29 anos.

A polícia investiga se os casos têm relação. Segundo o delegado Roberto Leal, coordenador regional da Polícia Civil em Feira de Santana, policiais civis estão em contato com familiares das vítimas para levantar informações. A Polícia Militar também apura a situação.

Ainda de acordo com o delegado Roberto Leal, a média estimada de mortes em um fim de semana na cidade varia entre 4 e 5. O número é cerca de 4 vezes menor que o registrado no último fim de semana.

Morte do PM

Polícia reforçou segurança atrás de suspeitos (Foto: Reprodução / TV Subaé)
Polícia reforçou segurança atrás de suspeitos (Foto: Reprodução / TV Subaé)

O soldado Wagner Souza de Araújo foi morto a tiros na madrugada do sábado. De acordo com informações da polícia, o crime ocorreu por volta das 4h30, no bairro São João.

Em nota, a Polícia Militar lamentou o ocorrido e informou que o soldado PM Wagner Souza de Araújo, lotado na 67ª CIPM de Feira de Santana, saía de uma casa de shows quando viu quatro assaltantes tentando roubar um casal.

Wagner, então, segundo a PM, decidiu intervir e, segundo informações preliminares, o policial militar foi fatalmente atingido por um dos criminosos.

Wagner entrou para a PM em 2015, trabalhou em Irecê, cidade do norte da Bahia, mas estava lotado na 67º CIPM/Feira de Santana. Ele deixa a esposa e um filho de seis meses.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Justiça afasta prefeito de Mauá do cargo e o impede de sair do país

Apesar de ser colocado em liberdade por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o prefeito de Mauá, na Grande São Paulo, Atila Jacomussi, foi afastado do cargo por determinação do Tribunal Regional Federal por tempo indeterminado.

Em decisão da última sexta-feira (15), o juiz federal Maurício Kato impede Jacomussi de frequentar as dependências da prefeitura, já que é acusado de usar o cargo para cometer atos ilícitos.

O magistrado também determinou pagamento de fiança de R$ 85 mil, valor equivalente ao encontrado dentro da casa dele, segundo a Polícia Federal, durante a operação Prato Feito, que investigou fraudes na compra de merenda escolar em Mauá e outras cidades.

Jacomussi também está proibido de deixar o país e terá que entregar seu passaporte na sede da polícia. Ele também vão poderá se ausentar do Estado de São Paulo por período superior a 15 días.

A defesa de Jacomussi disse que a prisão foi arbitrária, baseada em “sofismas jurídicos” e que o prefeito não cometeu nenhum dos crimes apontados pela Polícia Federal.

Átila Jacomussi (PSB) mostrou confiança ao votar no segundo turno em Mauá (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)
Átila Jacomussi (PSB) mostrou confiança ao votar no segundo turno em Mauá (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)

Investigações
A investigação começou após o Tribunal de Contas da União identificar desvios em licitações relacionadas à merenda. Diversas empresas que já foram investigadas pelo Ministério Público no âmbito da chamada "Máfia da Merenda" são citadas na operação da Polícia Federal realizada na última quarta-feira (9).


Segundo a PF, os grupos criminosos agiam contatando prefeituras por meio de lobistas, para direcionar licitações que usavam recursos federais. Esses contratos eram feitos para fornecer merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços a escolas municipais.

"O que é chocante foram os registros na inexecução contratual da merenda escolar. Nós tivemos registro, ao longo destes anos, do fornecimento de lanche para uma criança de uma bolacha maisena com leite diluído, suco substituindo o leite", disse a delegada Melissa Maximino Pastor.

De acordo com a Polícia Federal, um grupo de empresas se reuniu e montou um esquema ilegal de divisão de diversos municípios no Estado de São Paulo, em que forneceriam insumos ou merendas prontas.

De acordo com as investigações, prefeitos e secretários da Educação eram procurados em épocas de campanhas eleitorais com propostas de financiamento em troca da terceirização da merenda escolar. Após a terceirização, as empresas que formaram um cartel estipulavam valores dos lances e quem venceria cada licitação.

Para garantir que outras empresas do ramo não vencessem as licitações, por meio de pagamento de propinas, editais eram elaborados com inclusão de cláusulas restritivas que as beneficiavam e direcionavam a disputa. Na contratação das empresas também eram formalizados vários aditamentos sem amparo legal, como forma de garantir lucro às contratadas. Em troca das fraudes, lobistas negociavam propina para agentes públicos.

No total, há indícios do envolvimento de 85 pessoas: além dos prefeitos e ex-prefeitos, 1 vereador, 27 agentes públicos não eleitos e outras 40 pessoas da iniciativa privada (veja mais detalhes abaixo).

Os investigados devem responder pelos crimes de fraude a licitações, associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, com penas que variam de 1 a 12 anos de prisão.

As investigações apontam que empresas pioneiras de um esquema conhecido como "máfia na merenda", entre os anos de 1999 e 2000, estão por trás das fraudes descobertas na operação Prato Feito, diz a Polícia Federal.

O que dizem as Prefeituras
Na ocasião da prisão, em nota, a Prefeitura de Mauá disse que Polícia Federal esteve lá "em busca de processos administrativos referente a Secretaria de Educação". A Prefeitura disse que disponibilizou toda a documentação necessária e está colaborando com a investigação da Polícia Federal.

A Prefeitura de Mongaguá também confirmou que recebeu os agentes da Polícia Federal e afirmou que está colaborando com a investigação. "O Departamento Jurídico aguarda o término da vistoria para tomar conhecimento dos autos e, assim, poder emitir um parecer oficial."

Fonte: G1
Leia Mais ››

Morre sétima vítima de raiva humana no Pará

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) confirmou a sétima morte por raiva humana nesta segunda-feira (18). O homem de 39 anos estava internado no Hospital Regional de Breves. No total, são 14 casos notificados, sendo 12 mortes registradas e sete confirmadas laboratorialmente pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Instituto Pasteur, em São Paulo. Não há mais nenhum paciente internado com a doença ou sob suspeita.

De acordo com a nota, técnicos da Sespa permanecem até o mês de julho com o trabalho de investigação e prevenção à raiva humana no município de Melgaço onde a maioria dos casos foi registrado. A equipe é composta por profissionais do Departamento Estadual de Endemias e de Vigilância em Saúde da Sespa, além de profissionais da Coordenação Estadual de Zoonoses do 8º Centro Regional de Saúde (CRS). A secretaria considera a situação no local sob controle.

Hospital Regional em Breves, na ilha do Marajó. (Foto: Marcelo Lelis/Agência Pará)
Hospital Regional em Breves, na ilha do Marajó. (Foto: Marcelo Lelis/Agência Pará)

Situação de alerta
A Sespa emitiu um alerta epidemiológico de raiva humana para os 13 Centros Regionais de Saúde do Pará, para que seja intensificada a identificação precoce da existência de agressões por morcegos hematófagos em humanos ou em animais no peridomicílio. O município de Melgaço vai receber R$ 90 mil mensais para prevenir casos de raiva humana.

Já foram enviadas 5 mil doses de vacinas antirrábicas e mais 600 frascos de soros antirrábicos. Também foram entregues 500 mosquiteiros para a proteção dessa população. As ações se concentram na localidade de Rio Laguna, cerca de 70 km de Melgaço, onde residem aproximadamente 1.000 pessoas na comunidade. Até o momento já foram vacinadas 500 pessoas e entregues mosquiteiros para essa população.

Todos os pacientes apresentam quadro semelhante, com sinais e sintomas como febre, dispneia, cefaleia, dor abdominal e sinais neurológicos - paralisia flácida ascendente, convulsão, disfagia (dificuldade de deglutir), desorientação, hidrofobia e hiperacusia (sensibilidade a sons, principalmente agudos).

Raiva humana deixa vítimas fatais no Pará. (Foto: Arte G1)
Raiva humana deixa vítimas fatais no Pará. (Foto: Arte G1)

Histórico
Segundo a Sespa, casos confirmados de raiva humana no Pará não ocorriam desde 2005, quando 15 foram registrados no município de Augusto Corrêa e três em Viseu, nordeste paraense. Todos foram infectados por transmissão de morcego hematófago. No caso de Portel, no Marajó, os últimos casos de raiva humana ocorreram em 2004, atingindo 15 pessoas, também todas transmitidas por morcego.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Homem ataca policiais e os chama de 'infiéis' em Nice

Resultado de imagem para Homem ataca policiais e os chama de 'infiéis' em Nice

Um homem de 29 anos foi detido por policiais na madrugada de domingo (17) para segunda (18) em frente à prefeitura de Nice, no sul da França. Ele ameaçou policiais municipais que estavam nas proximidades e fez apologia ao terrorismo.

O jovem estava filmando o prédio da prefeitura de Nice com um smartphone e entoando versos do Corão às 1h50 da manhã quando foi abordado por policiais. Quando eles se aproximaram do rapaz, foram ameaçados. “Vocês são todos infiéis, vou matá-los”, disse o agressor, que tentou ataca-los com um estilete e uma faca antes de ser imobilizado.

O caso ocorreu algumas horas depois de uma jovem ter ferido duas pessoas com um estilete num supermercado em Seyne-sur-Mer, perto de Nice. Vestida inteiramente de preto, a mulher atacou aos gritos de “Allah Akbar” (“Alá é grande”) um cliente que esperava na fila do caixa e uma funcionária da loja que tentou reagir.

A agressora passou por um exame psiquiátrico que a declarou “responsável por seus atos”. O psiquiatra que a analisou disse que haveria uma “redução de sua responsabilidade em razão de uma deficiência física nos quadris”, mas que ela estava consciente do que fazia. De acordo com diversas fontes presentes na hora do ataque, a jovem se dizia “casada com Alá” e afirmava que tinha recebido ordens sagradas para cometer o crime.

Até o momento, nenhum dos dois casos foi reconhecido ou ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico. A França vem sofrendo uma epidemia de ataques dos chamados “lobos solitários”, que agem sozinhos segundo uma ideologia extremista religiosa.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Cantora piauiense denuncia marido por agressões e ameaça de morte e polícia investiga

Vídeo que mostra momento de agressão circula nas redes sociais. (Foto: Reprodução)
Vídeo que mostra momento de agressão circula nas redes sociais. (Foto: Reprodução)

A cantora piauiense Gleycielle Mendes de Sousa, conhecida como Vakeira Funk, procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher para denunciar agressões por parte do marido e companheiro de banda, identificado pela polícia como Marcelo Francisco Pereira de Oliveira. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostraria um dos episódios de agressão, mas não foi confirmado pela polícia. O suspeito disse ao G1 que não tem conhecimento da denúncia.

As denúncias foram registradas no final do mês de maio. Segundo a delegada Vilma Alves, a cantora foi até a delegacia acompanhada de amigas, que a apoiaram a fazer o BO.

“Ela foi ameaçada de morte, veio com proteção. Ela estava com muito medo porque eles trabalhavam juntos”, relatou a delegada Vilma.
De acordo com a delegada, as agressões aconteciam há algum tempo. “Ele vinha maltratando ela fisicamente, xingando ela, e ela ficava calada, chorava pelos cantos, e achava que ela ia melhorar. Ele mandava nela e ela sofreu muito calada”, disse a delegada Vilma Alves.

A vítima passou por um exame de corpo de delito, que teria comprovado a lesão corporal. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostraria um dos episódios de agressão, ocorrido dentro do escritório da banda que a cantora faz parte. A delegada disse que a cantora saiu de casa e foi acolhida por uma pessoa conhecida.

Delegada Vilma Alves apura o caso (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Delegada Vilma Alves apura o caso (Foto: Ellyo Teixeira/G1)

Para a delegada, um dos motivos das agressões seria a ascensão da carreira de cantora da vítima, o que estaria incomodando o marido. “Como ela ascendeu na banda, veio o ciúme, a inveja. Ela disse que quando era aplaudida, já ficava temerosa”, disse a delegada Vilma Alves. O suspeito deverá se apresentar à Polícia Civil ainda nesta semana.

A assessoria da banda que a vítima faz parte disse apenas ter conhecimento denúncia, e não confirmou a veracidade do vídeo que circula nas redes sociais e que mostraria a agressão sofrida pela cantora. A banda disse ainda que irá se manifestar sobre o episódio em breve.

Gleyci Mendes havia feito recentemente uma parceria com a cantora MC Melody. As duas gravaram a música "O Som da Copa Funk e Vaquejada", produzida especialmente para a Copa do Mundo 2018. A cantora é conhecida por tocar o estilo musical que intitulou "funkejada", uma mistura entre o funk e o forró de vaquejada.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Bélgica sofre no primeiro tempo, mas deslancha no segundo e bate o Panamá

A Bélgica comprovou em campo por que é considerada uma das favoritas a levar a Copa do Mundo e estreou com vitória sobre o Panamá por 3 a 0, nesta segunda-feira, em Sóchi, pelo Grupo G. O placar foi elástico, mas não foi o passeio que muitos esperavam no primeiro tempo, quando a Bélgica sofreu com a retranca do Panamá e passou zerada. No segundo, porém, as estrelas belgas deslancharam. Mertens fez um golaço logo no segundo minuto, e Lukaku, primeiro camisa 9 a marcar na Copa, fez mais dois - um de cabeça completando passe de trivela de Kevin de Bruyne, outro aproveitando enfiada de Eden Hazard. Aos panamenhos, que fizeram seu primeiro jogo na história das Copas, fica a missão de tentar pontuar nos dois jogos seguintes, contra Inglaterra e Tunísia, que se enfrentam ainda nesta segunda, às 15h de Brasília.

PRIMEIRO TEMPO
A Bélgica foi superior desde o início. Avançando seus alas e fazendo a saída de jogo com seus três zagueiros, os belgas ocupavam todo o campo do Panamá, buscando a melhor oportunidade para finalizar. E quando perdiam a bola, imediatamente pressionavam para tentar recuperar a posse. Assim, sufocavam o Panamá. Foram três boas chances criadas logos nos 10 primeiros minutos. Aos poucos, o ritmo foi diminuindo, e o Panamá conseguiu respirar - ainda que sem chegar perto da área da Bélgica. Foi aí que entrou em campo o 12º jogador do Panamá: a torcida russa, simpática aos panamenhos, passou a apoiá-los e vaiar cada toque na bola dos belgas. Os Diabos Vermelhos sentiram o golpe e passaram a errar passes simples. E a etapa inicial acabou com 0 a 0.

Mertens em ação pela Bélgica diante do Panamá

SEGUNDO TEMPO
Num jogo amarrado, um lance genial fez toda a diferença. No segundo minuto da etapa final, Mertens pegou uma bola espirrada e, de primeira, sem deixar cair, mandou no ângulo direito do goleiro Penedo - um golaço! O Panamá, então, resolveu se lançar mais ao ataque e teve chance clara com Murillo, aproveitando o espaço deixado às costas de Ferreira-Carrasco, que é atacante de origem, mas tem jogado na ala esquerda. O jogo foi decidido aos 23, com o segundo gol da Bélgica. Em linda jogada de Kevin De Bruyne (um passe de trivela), Lukaku mostrou toda sua qualidade de centroavante e desviou de cabeça para a rede. E teve mais gol de camisa 9: aos 29, Lukaku aproveitou bela enfiada de Eden Hazard e tocou por cima do goleiro.

Lukaku comemora gol pela Bélgica contra o Panamá

IRMÃOS EM CAMPO
Aos 37 do segundo tempo, o irmão mais novo de Eden Hazard, Thorgan, entrou no lugar de Mertens. Por dez minutos, eles tiveram a possibilidade de jogar juntos numa partida de Copa do Mundo, para orgulho da família Hazard.

Thorgan e Eden Hazard, os irmãos Hazard, da Bélgica

PODEROSA GERAÇÃO BELGA
Para desespero dos corneteiros, todos os craques da Bélgica tiveram papel decisivo: Lukaku (do Manchester United, eleito o melhor em campo pela Fifa) fez dois gols de centroavante, Mertens (do Napoli) fez um golaço, Eden Hazard (Chelsea) e Kevin De Bruyne (Manchester City) deram uma assistência cada. Este último, aliás, errou 16 passes, o que obviamente não é comum para um jogador de sua qualidade. Mas, quando acertou, foi decisivo e brilhante - sua assistência para Lukaku foi de trivela. O único a decepcionar foi Ferreira-Carrasco. Jogando como ala, o atacante deu muito espaços na marcação, e os panamenhos procuraram jogar às suas costas.

De Bruyne, da Bélgica

APITO NERVOSO
O árbitro Janny Sikazwe, de Zâmbia, não teve receio em distribuir cartões. Foram oito amarelados, sendo cinco para o Panamá e três para a Bélgica, fazendo do jogo em Sóchi o que teve mais cartões até o momento nesta Copa.

Árbitro dá cartão amarelo para Vertonghen, da Bélgica. Foram oito amarelos no jogo, recorde nesta Copa

O QUE VEM POR AÍ
O próximo jogo da Bélgica será no sábado, contra a Tunísia, em Moscou, no estádio do Spartak, às 9h. Já o Panamá encara a Inglaterra no domingo, em Nizhny Novgorod, também às 9h. Sempre lembrando: se Bélgica e Brasil passarem em primeiro em seus grupos, e passarem pelas oitavas, encontram-se nas quartas.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Peixes estão em falta nos açudes do interior

DIVULGAÇÃO/CODEVASF

A situação dos reservatórios de água do Rio Grande do Norte segue como ponto de preocupação dos deputados estaduais. Apesar do aumento nos níveis, outra consequência da estiagem prolongada tem prejudicado a população do interior do estado: a falta de peixes nos açudes. Para minimizar essa situação, o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) propõe ações voltadas ao chamado “peixamento” dos reservatórios.

Na piscicultura, o peixamento consiste na operação que tem o objetivo de povoamento, repovoamento e a estocagem dos peixes em fase inicial de vida (alevinos) nos reservatórios. Esse repovoamento é feito através da transferência dos alevinos de viveiros para os reservatórios. No Rio Grande do Norte, vários açudes são também utilizados para a pesca e, segundo Gustavo Carvalho, três estão em situação bastante complicada com relação à ausência de peixes: o açude Morcego, em Campo Grande, e os Paulista e Tourão, em Patu.

“Depois de seis anos de uma seca severa, o povo do Rio Grande do Norte viu a esperança chegar através das chuvas que caíram em nosso Estado nesse começo de novo. Com os açudes cheios novamente, surge a possibilidade do sertanejo usar os mananciais para ajudar no seu sustento e, um dos melhores recursos para fomentar isso é o peixamento dos reservatórios para alimento e subsistência das famílias da zona rural”, justificou o deputado.

Para melhorar a situação, o deputado solicitou que à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e ao Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) procedam o peixamento, com a destinação de 10 mil alevinos para o peixamento do açude Morcego, oito mil para o açude Paulista e 10 mil alevinos para o açude Tourão.

Os requerimentos serão submetidos ao plenário e, após aprovação, serão encaminhados aos órgãos competentes em nome da Assembleia.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

ABC perde invencibilidade de 15 anos na Série C

FOTO: ANDREI TORRES/ABC FC

A derrota para o Globo no último sábado (16) impôs o fim de uma série de números positivos para o ABC. Ao menos três sequências foram quebradas.

Essa foi a primeira derrota do Alvinegro pela série C do Campeonato Brasileiro desde que o Frasqueirão foi inaugurado em 2006.

Até o último sábado, o time abecedista tinha feito 38 jogos no estádio, com 31 vitórias e sete empates. Assim, a derrota para a Águia decretou o término da sequência.

Machadão

Se somar os jogos desde a “Era Machadão”, o ABC não perde como mandante desde 2003 – há 15 anos. Entre aquele ano e 2007, o Alvinegro disputou mais sete jogos, com cinco vitórias e dois empates.

Na temporada

Invicto como mandante em 2018, essa foi a primeira derrota do Alvinegro na temporada. Além disso, o time não perdia no Frasqueirão desde 3 de novembro, pela 33ª rodada da Série B de 2017.

Ainda no G4

Apesar de ter duas derrotas consecutivas na Série C, o ABC ainda permanece no G4 do grupo A da competição. O Alvinegro tem 14 pontos e ocupa o 3º lugar.

Fonte: Portal no Ar
Leia Mais ››

Operações da Lei Seca flagram 120 motoristas sob efeito de álcool no RN

Blitz da Lei Seca em Mossoró, na região Oeste potiguar (Foto: Detran/Divulgação)
Blitz da Lei Seca em Mossoró, na região Oeste potiguar (Foto: Detran/Divulgação)

Pelo menos 120 motoristas foram flagrados pelas equipes da Operação Lei Seca dirigindo sob efeito de álcool, durante o final de semana em Natal e Mossoró, na região Oeste potiguar. De acordo com o Detran, desse total, 12 pessoas foram presas sob acusação de crime de trânsito. Também foram emitidos 45 autos de infração por outros motivos.

Em Mossoró, houve patrulhamento e blitz durante os festejos juninos. Somente entre sexta (15) e sábado (16), 85 motoristas foram pegos dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, sendo que 12 foram presos. Houve emissão ainda de 26 autos por outros tipos de infrações.

Já na capital potiguar, as fiscalizações aconteceram durante o jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, que aconteceu domingo (17). Foram realizados 315 testes de alcoolemia que resultaram na notificação administrativa de 35 condutores. Também foram contabilizados 19 autos de infração por desrespeito a outros artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Ainda é possível encontrar muito motoristas desrespeitando a Lei Seca, porém as fiscalizações estão mais presentes e com isso podemos contribuir com a segurança no trânsito como estamos fazendo”, comentou o coordenador da Operação Lei Seca no RN, capitão Isaac Paiva.

Multa
No caso da Lei Seca, o motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH e apreensão do veículo, que só é liberado com a presença de um condutor habilitado. Também há pagamento de multa de R$2.934,70, aplicação de sete pontos na carteira e outras penalidades administrativas. Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.

Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se o motorista se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Concurso do Iphan abre inscrições com 4 vagas no RN

Iphan abre inscrições para concurso com 4 vagas para o Rio Grande do Norte (Foto: Iphan RN/Divulgação)
Iphan abre inscrições para concurso com 4 vagas para o Rio Grande do Norte (Foto: Iphan RN/Divulgação)

Foram abertas nesta segunda-feira (18) as inscrições para o concurso público do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que conta com quatro vagas de nível superior e técnico de ensino médio para o Rio Grande do Norte. Ao todo, são oferecidas 411 vagas em todo o país e os salários oferecidos variam de R$ 3.419,97 a R$ 5.035,29.

As inscrições devem ser feitas até 9 de julho, por meio do site da organizadora. As taxas são de R$ 84 para nível médio e R$ 117 para nível superior.

No Rio Grande do Norte, há uma vaga de Analista I, de nível superior para a área 5, que é administrativa. Para o cargo, cujo salário é de R$ 5.035,29, é exigida formação de nível superior em qualquer área.

Cargos no estado
No cargo de técnico I, de nível superior, estão disponíveis duas vagas, com o mesmo salário da oportunidade anterior. A primeira é para pessoa com formação em Ciências Sociais ou Antropologia, ou que tenha formação em qualquer área com pós-graduação em Antropologia.

A segunda oportunidade de nível superior técnico é para Arqueólogo ou pessoa formada em outra área com pós-graduação em Arqueologia.

O quarto caso disponível é para técnico de nível médio, com formação em Edificações. Para esse cargo, o salário é de R$ 3.419,97.

O concurso vai ser feito por meio de prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos. As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 26 de agosto.

Serviço
O quê: Concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Vagas: 411, sendo 4 no RN
Salários: R$ 3.419,97 e R$ 5.035,29
Inscrições: de 18/06 a 09/07
Taxas: R$ 84 e R$ 117
Data: 26/08

Fonte: G1
Leia Mais ››

Saques do PIS/Pasep colocarão R$ 34,3 bilhões na economia

FOTOS: MARCOS CORRÊA/USP IMAGENS

A partir desta segunda-feira (18), os brasileiros com mais de 57 anos, que são titulares de contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), poderão sacar esses recursos.

Entre os dias 14 e 28 de setembro, a autorização será ampliada para todas as idades, diferentemente do que ocorria até então, quando o saque total só podia ser feito quando o trabalhador completasse 70 anos, se aposentasse, tivesse doença grave ou invalidez ou fosse herdeiro de titular da conta.

A mudança da regra ocorreu na última semana, quando o presidente Michel Temer assinou decreto que amplia as possibilidades de saque até o dia 28 de setembro. A estratégia do governo é impulsionar a economia, seguindo o modelo adotado na liberação de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que representaram cerca de R$ 43 bilhões em movimentação.

Pelas contas do governo, 28,7 milhões de pessoas serão beneficiadas. Em cifras, são R$ 34,3 bilhões disponíveis para saque no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Isto porque 3,6 milhões de pessoas já resgataram R$ 5 bilhões em recursos dos dois programas.

Quem tem direito

Tem direito ao saque servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque.

Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para saber se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep.

Fonte: Agência Brasil
Leia Mais ››

Marcos Valério, Hollerbach e Cristiano Paz são condenados no mensalão tucano

Valério é levado por policiais após interrogatório no Fórum Lafayette, em BH, em abril de 2017 (Foto: Raquel Freitas/G1)
Valério é levado por policiais após interrogatório no Fórum Lafayette, em BH, em abril de 2017 (Foto: Raquel Freitas/G1)

Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz foram condenados, em primeira instância, a 16 anos e 9 meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. A sentença foi proferida na última sexta-feira (15) pela juíza Lucimeire Rocha, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, e está prevista para ser publicada nesta terça-feira (19). Da decisão cabe recurso.

O G1 tenta contato com a defesa dos condenados.

Os acusados foram condenados pelos crimes cometidos durante a campanha eleitoral pela reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB) ao governo de Minas Gerais, em 1998. Valério, Hollerbach e Cristiano Paz também foram condenados ao pagamento de 400 dias-multa, cujo valor foi fixado em um salário mínimo vigente na época dos crimes.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, dentre as estatais investigadas estão a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), que foi privatizado em setembro de 1998.

Segundo o processo, as agências de publicidade SMP&B, da qual Valério, Cristiano Paz e Ramon Hollerbach eram sócios à época, e DNA Publicidade e Propaganda captaram verbas de patrocínio para realizado do Enduro da Independência, do Supercross e do Iron Biker, mas o dinheiro era destinado para a campanha de Azeredo. No pleito, o então governador perdeu para Itamar Franco (PMDB).

Na sentença, a juiz Lucimeire Rocha destacou que as consequências dos crimes foram prejudicais aos cidadãos do estado. “As consequências do crime são aquelas nefastas à população, uma vez que, quando recursos públicos são desviados, resta subtraído do povo, destinatário dos serviços públicos, o direito de viver melhor, com mais igualdade de acesso, de acordo com os altos impostos pagos neste país”, pontuou.

Marcos Valério foi condenado a 37 anos de prisão no mensalão do PT e está preso em regime fechado na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. Ele também é réu em um dos processos da operação Lava Jato, que investiga esquema de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras.

Ramon Hollerbach foi condenado a 27 anos, quatro meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção ativa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e peculato no mensalão do PT e cumpre pena na Associação de Proteção ao Condenado (Apac) de Nova Lima.

Cristiano Paz foi condenado a 23 anos, 8 meses e 20 dias pelos crimes de corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro no mensalão do PT. Atualmente, ele cumpre pena em regime semiaberto na Associação de Proteção ao Condenado (Apac) de Nova Lima.

Mensalão tucano
De acordo com a denúncia, o mensalão tucano teria desviado recursos para a campanha eleitoral de Azeredo, que concorria à reeleição ao governo do estado, em 1998.

O esquema envolveria a Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) e teria desviado ao menos R$ 3,5 milhões por meio de supostos patrocínios a três eventos esportivos: o Iron Biker, o Supercross e o Enduro da Independência. Todos os réus negam envolvimento nos crimes.

O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo foi condenado em segunda instância e cumpre pena pelo caso em um batalhão do Corpo de Bombeiros, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Durante o julgamento em agosto de 2017, o advogado dele, Castellar Guimarães Neto, pediu a absolvição do ex-governador por inexistência de prova suficiente à condenação.

O ex-senador Clésio Andrade foi também condenado há 5 anos de prisão por envolvimento no esquema. O político recorreu da decisão. Sua defesa sempre alegou que Clésio é inocente.

“Confiamos na independência e na qualidade do Poder Judiciário mineiro. A douta juíza já demonstrou isso quando o absolveu do crime mais grave, após aprofundado exame da prova. A condenação pelo delito menos grave deveu-se a equívoco de interpretação, que temos certeza que será corrigido no Tribunal”, afirmou o defensor de Andrade por meio de nota no dia que apresentou o recurso.

O jornalista Eduardo Guedes, que atuou como secretário adjunto de Comunicação Social na gestão de Azeredo, foi recentemente condenado por envolvimento no esquema. No início deste mês, a juíza Lucimeire Rocha, titular da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, determinou que ele cumpra 17 anos e cinco meses de prisão.

O MPMG informou que a promotora Patrícia Varotto, da 17ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, pediu o aumento da pena. O advogado Sânzio Baioneta, que defende Guedes, disse que recorreu da decisão. “Entrei com embargos declaratórios em decorrência das omissões da sentença, que não apreciou as teses de defesa”, afirmou.

Os ex-diretores da Comig Renato Caporali e Lauro Wilson foram julgados em um mesmo processo.

Em outubro do ano passado, Caporali foi condenado a 4 meses e 15 dias de detenção em regime aberto por desvio de dinheiro público. Na ocasião, o advogado Hermes Guerrero, que representa Caporali, negou que o seu cliente tenha desviado recursos públicos. Guerrero recorreu da sentença.

Em relação a Lauro Wilson, a Justiça considerou extinta a punibilidade. O prazo prescreveu porque o réu completou 70 anos em 2017.

Os processos em relação a Cláudio Mourão e Walfrido dos Mares Guia prescreveram ao completarem 70 anos. O réu Fernando Moreira Soares morreu em 2015.

Outro réu ainda responde ao processo na Justiça de Minas Gerais.

Fonte: G1
Leia Mais ››

Fifa considera arbitragem de Brasil x Suíça correta, mas condena replay no telão

A Seleção reclamou muito de um empurrão do suíço Zuber em Miranda no lance que gerou o gol de empate da Suíça. Porém, a Fifa avaliou positivamente a arbitragem do mexicano Cesar Ramos na estreia do Brasil na Copa. A visão da entidade é de que não houve falta no zagueiro brasileiro. Apesar disso, avaliou que a exibição do replay da jogada no telão do estádio foi um erro.

A equipe do VAR analisa constantemente todos os lances do jogo – o que chamam de checagem silenciosa. O lance do gol foi revisto pelos árbitros que atuaram no jogo entre Brasil x Suíça e nenhum deles achou que foi falta. O árbitro mexicano César Ramos recebeu a mensagem de que deveria deixar o jogo seguir.

No entanto, a Fifa considera que houve erro em um aspecto: a exibição do replay do lance no telão do estádio. A orientação da entidade para as equipes de televisão que cuidam dessa operação é de não exibir jogadas controversas. Porém, não há ninguém do time de arbitragem que acompanhe o processo com os responsáveis pela transmissão.

No momento em que o replay do gol da Suíça era exibido, Neymar chegou a apontar para o telão para indicar a possível falta em Miranda. Depois do jogo, criticou a arbitragem e citou a situação ao dizer que considerou o lance ilegal:

- Achei falta. Passou o replay enquanto eles comemoravam o gol e acabaram não revendo. Mas não cabe a mim. Tem quatro profissionais vendo ali, como disseram em uma reunião com a gente, falaram disso. São quatro profissionais trabalhando para isso. Só temos que jogar futebol, não tem que se preocupar com eles. Se não fizeram o trabalho deles, problema deles.

Todos os lances são avaliados em tempo real, durante o jogo. Não há checagem no intervalo e nem após as partidas. A ideia é que o árbitro possa rever eventuais decisões equivocadas a tempo, para que erros não tenham influência sobre o resultado da partida.

Se os árbitros de vídeo tivessem percebido falta em Miranda, teriam avisado o árbitro no campo. Como concordaram com a decisão, deixaram o jogo seguir. O mesmo vale para o lance do Gabriel Jesus.

A entidade não vai comentar oficialmente a atuação de cada árbitro e nem eventuais reclamações de seleções. A avaliação da Fifa é que o VAR tem funcionado corretamente.

Bronca de Tite

Tite criticou a arbitragem após o jogo (Foto: Reuters)
Tite criticou a arbitragem após o jogo (Foto: Reuters)

Além do gol suíço, o jogo ainda reservou outra polêmica. O lance aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo, quando Gabriel Jesus teria sido agarrado dentro da área e o juiz deixou o jogo seguir.

Após o jogo , o técnico Tite disse que o possível pênalti até cabe interpretação, mas não poupou críticas ao lance em cima de Miranda. Para ele, o empurrão foi muito claro.

"O lance do Miranda foi muito claro. E não estou justificando o resultado. Muito claro. O lance do pênalti é passível de interpretação. Mas o primeiro, não. Não dá para conceber alto nível dessa forma" - disse Tite.
O outro lado da moeda

Vladimir Petkovic, técnico da Suíça, após empate diante do Brasil em Rostov (Foto: Darko Vojinovic/AP)
Vladimir Petkovic, técnico da Suíça, após empate diante do Brasil em Rostov (Foto: Darko Vojinovic/AP)

O técnico da Suíça Vladimir Petkovic discorda do treinador brasileiro. Para ele, quem falhou no lance foi a defesa brasileira e não a arbitragem.

- Nós temos o VAR (árbitro de vídeo) e ele deve oferecer as respostas. Eu olhei para o nosso gol e foi normal. Você tenta criar espaço para ter a oportunidade. Acho que a defesa do Brasil não estava bem posicionada. E não vi pênalti. Não temos árbitros apenas no campo, mas também com o vídeo. Acho que foram situações claras.

Fonte: Globo Esporte
Leia Mais ››

Confundido com árbitro de jogo do Brasil, piloto gaúcho da Stock Car é atacado nas redes sociais

O piloto da Stock Car Cesar Ramos viu seu domingo (17) movimentado depois do jogo entre Brasil e Suíça, após ser confundido com o árbitro mexicano de mesmo nome. Em protesto contra os erros do dono do apito da partida de estreia da Seleção Brasileira, diversos torcedores foram às redes sociais do automobilista gaúcho para xingá-lo, imaginando que ele fosse o xará.

O próprio piloto publicou algumas das ofensas no stories do Instagram, dizendo estar com medo das ameaças. Depois, destacou o comentário de um seguidor que explicava que ele não era o Cesar Ramos "certo".

O G1 tenta contato com o piloto, mas ainda não foi atendido.

Xingamentos ao piloto nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)
Xingamentos ao piloto nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

Automobilista destacou comentário de seguidor que dizia que ele não era o árbitro (Foto: Reprodução/Instagram)
Automobilista destacou comentário de seguidor que dizia que ele não era o árbitro (Foto: Reprodução/Instagram)

Muitos xingamentos depois, o piloto publicou no Instagram uma montagem com fotos dele e do árbitro homônimo. Na legenda, brincou: "Expectativa X Realidade. Calma galera, eu tb queria pênalti no Jesus e anularia o gol da Suíça!".

Montagem com fotos do árbitro e do piloto publicada pelo próprio automobilista gaúcho (Foto: Reprodução/Instagram)
Montagem com fotos do árbitro e do piloto publicada pelo próprio automobilista gaúcho (Foto: Reprodução/Instagram)

Na manhã desta segunda-feira (18), ele novamente publicou uma montagem, desta vez colocando seu rosto no corpo do árbitro de mesmo nome. Na imagem, seu xará conversava com Neymar, e ele aproveitou para brincar na legenda: "Segue o jogo! Levanta menino Ney!"

Mais uma montagem publicada pelo piloto, em que seu rosto é colocado sobre o do árbitro homônimo (Foto: Reprodução/Instagram)
Mais uma montagem publicada pelo piloto, em que seu rosto é colocado sobre o do árbitro homônimo (Foto: Reprodução/Instagram)

Polêmica da arbitragem na partida
Dois lances capitais do jogo foram questionados por torcedores, jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira: o gol da Suíça, em que há reclamação de falta sobre o zagueiro Miranda antes do cabeceio de Zuber; e um possível pênalti no atacante Gabriel Jesus.

Após a partida, o técnico Tite disse que o possível pênalti até cabe interpretação, mas afirmou que o empurrão em Miranda aconteceu.

"O lance do Miranda foi muito claro. E não estou justificando o resultado. Muito claro. O lance do pênalti é passivo de interpretação. Mas o primeiro, não. Não dá para conceber alto nível dessa forma", comentou o treinador.

O técnico da Suíça, Vladimir Petkovic, discordou de Tite. Para ele, quem falhou no lance foi a defesa brasileira e não a arbitragem.

"Nós temos o VAR (árbitro de vídeo) e ele deve oferecer as respostas. Eu olhei para o nosso gol e foi normal. Você tenta criar espaço para ter a oportunidade. Acho que a defesa do Brasil não estava bem posicionada. E não vi pênalti. Não temos árbitros apenas no campo, mas também com o vídeo. Acho que foram situações claras", destacou.

Quem é o piloto Cesar Ramos

Piloto gaúcho Cesar Ramos corre na Stock Car desde 2015 (Foto: Blau Motorsport/Divulgação)
Piloto gaúcho Cesar Ramos corre na Stock Car desde 2015 (Foto: Blau Motorsport/Divulgação)

Nascido em Porto Alegre, Cesar Ramos tem 28 anos e corre na Stock Car desde 2015. Ele começou no kart e foi revelação da temporada e conquistou o título do Torneio de Inverno da Fórmula Renaut Italiana, em 2007, quando sua carreira alavancou.

Em 2008, participou da Fórmula Renaut Italiana e Europeia. Em 2010, o piloto conquistou o título da Fórmula 3 Italiana, tornando-se o primeiro brasileiro campeão na categoria. Como prêmio, ganhou um teste na equipe Ferrari de F-1.

Foi coroado com o prêmio Capacete de Ouro no Brasil e, no final do ano, ainda ganhou a primeira edição do Super Kart Brasil. Antes de entrar na Stock Car, também correu na Renault 3.5 Series e no mundial de carros de Turismo, o Blacpain Endurance Series.

Fonte: G1
Leia Mais ››