terça-feira, outubro 24, 2023

Jardineiro é preso na Grande Natal suspeito de estuprar criança na residência onde trabalhava

Jardineiro é preso na Grande Natal suspeito de estuprar criança na residência onde trabalhava — Foto: Reprodução

Um homem de 32 anos foi preso nesta terça-feira (24) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, suspeito pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Civil, o homem trabalhava como jardineiro na residência da família da vítima.


A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), aponta que o suspeito se aproveitou da condição de prestador de serviços na casa da família para violentar sexualmente da criança. O caso aconteceu em agosto deste ano.


O mandado de prisão foi cumprido por policiais civis de Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Detido, o homem confessou o crime. Um laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou os abusos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Prefeito briga com policiais que realizavam blitz da Lei Seca durante festa no interior do RN

Prefeito reclama de policiais que realizavam blitz da Lei Seca durante festa no interior do RN — Foto: Reprodução

Um vídeo do prefeito da cidade de Cruzeta, no interior do Rio Grande do Norte, discutindo com policiais militares do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) que realizavam uma fiscalização da Operação Lei Seca durante a festa da Padroeira na cidade na última quinta-feira (19) viralizou nas redes sociais.


Nas imagens registradas por populares, é possível ver o momento em que o prefeito Joaquim José de Medeiros, conhecido como Joaquim de Medeirinhos, chega ao local da operação em seu carro, na rodovia RN-288, e questiona o momento para a realização da blitz, em noite de apresentações artísticas na festa da padroeira da cidade.



A Polícia Militar informou, por meio de nota, que a fiscalização resultou na identificação de diversas infrações em que pessoas foram detidas por ocorrências relacionadas ao trânsito.


A reportagem do g1 RN tentou contato com o prefeito, mas não havia recebido resposta até a atualização mais recente desta matéria.


Durante a discussão, o prefeito chegou a afirmar que os policiais “vem na festa da padroeira, prender os coitados dessa cidade”. Aos gritos, ele apontou que não admitia como os policiais estavam agindo e disse que poderiam prendê-lo.


Entre outras coisas, Joaquim diz que a blitz era uma injustiça e que estava ali para defender o povo. Em seguida, Joaquim retornou ao seu carro e deixou o local.


As fiscalizações aconteciam em virtude da realização dos shows artísticos em praça pública durante a festa da padroeira do município, com um fluxo intenso de pessoas no local. Apesar da discussão, os policiais militares continuaram realizando a operação.


Em nota, a Polícia Militar ressalta que "mantém seu compromisso inabalável de servir e proteger a população, e que a ação desencadeada durante a blitz não foi interrompida, e nossos policiais continuaram a desempenhar suas funções, garantindo a segurança das vias públicas".


A corporação afirma ainda que diversas infrações foram identificadas no decorrer da operação, em que pessoas foram detidas por ocorrências como embriaguez ao volante e condução de motocicletas adulteradas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Suspeitos de furtar veículos no shopping de Petrolina são alvos de ação da Polícia Civil em Natal

Oepração Protection das Polícias Civis de Pernambuco e Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma operação realizada na manhã desta terça-feira (24) pelas Polícias Civis de Pernambuco e Rio Grande do Norte resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão domiciliar, em Natal, na capital potiguar. Os alvos da operação Protection são suspeitos de furtar 17 veículos no estacionamento do shopping de Petrolina, no Sertão.


Nenhum dos integrantes da organização criminosa mora em Petrolina. De acordo com o delegado Dark Blacker, titular da Delegacia de Polícia da 214ª Circunscrição, responsável pela investigação, os criminosos utilizavam uma tecnologia para evitar a trava eletrônica dos carros.


Delegado Dark Blacker, titular da 214ª Delegacia de Polícia Circunscrição — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina


“A associação se aproximava do veículo e no momento de travar, eles utilizavam um aparelho que bloqueava o sinal eletromagnético das portas e acabava que o veículo ficava aberto”, explica o delegado.


Durante a ação, ainda de acordo com o delegado, um dos integrantes da associação criminosa seguia a vítima, para garantir que os comparsas não fossem flagrados cometendo o crime. Três pessoas, todas do Rio Grande do Norte, fazem parte do esquema.


As investigações para chegar até o grupo começaram em março. O delegado Dark alerta que uma das formas das pessoas evitarem esse tipo de crime é fazer a trava das portas perto do carro.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Armados e encapuzados, bandidos fazem reféns na rua e roubam lotérica e loja no interior do RN

Criminosos arrombaram local na madrugada desta segunda-feira (23) — Foto: Divulgação

Armados e encabuzados, bandidos fizeram pessoas que passavam na rua reféns, e arrombaram e roubaram uma lotérica e uma loja de móveis na cidade de Pendências, no interior do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (23) e foi registrado por câmeras de segurança (veja vídeo).


O valor levado pelos criminosos não foi revelado. O crime aconteceu no Centro da cidade. No vídeo é possível ver que o criminosos usam ferros para arrombar o portão de acesso do local e mantêm as pessoas que estavam na rua como reféns.


O acesso foi feito pela loja de móveis e, por dentro, eles conseguiram chegar à lotérica, que fica ao lado.


A Polícia Militar informou que um único PM estava de plantão no destacamento local, mas a quadrilha furou os pneus da viatura e do carro pessoal do agente da segurança pública antes da ação criminosa. Os bandidos também conseguiram alterar a posição de algumas câmeras de segurança para não serem flagrados na ação.


A agência e a loja ficaram parcialmente destruídas. Um dos veículos usados pela quadrilha foi abandonado em frente ao Hospital Municipal de Pendências.


Carro utilizado no crime pelo bando — Foto: Divulgação


Por conta do crime, a lotérica ficou fechada durante toda a segunda-feira (23).


Quem tiver informações sobre o paradeiro dos criminosos, deve acionar o 190 para falar com a Polícia Militar ou 181, que é Disque-Denúncia da Polícia Civil - ambas podem ser feitas de forma anônima.


Loja de móveis teve partes destruídas na ação dos criminosos em Pendências — Foto: Divulgação


Fonte: g1
Leia Mais ››

Mais de 3 mil potiguares estão no lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023 de outubro; veja como consultar

Mais de 3 mil potiguares estão no lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023 de outubro — Foto: Letícia Paris/G1

O lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023 do mês de outubro está disponível para consulta. No Rio Grande do Norte, o crédito bancário para 3.209 contribuintes será realizado no dia 31 de outubro, totalizando o valor de R$ 6.108.694,40.


O cronograma do lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023 já foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro de 2023.


O lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023 é pago após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.


Como consultar restituição do Imposto de Renda 2023

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 (um) ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Sesap convoca 56 profissionais para abertura de novos leitos no Hospital Walfredo Gurgel

15 novos leitos destinados a pacientes com traumas ortopédicos serão abertos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. — Foto: Foto: Carmem Felix/Assecom

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) convocou 56 profissionais para compor as equipes que vão atuar em 15 novos leitos planejados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.


A primeira chamada, feita na última semana, reúne 23 técnicos de enfermagem a serem contratados de forma temporária. Já a segunda convocação, publicada na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado, inclui 4 assistentes sociais, 7 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 4 fisioterapeutas, 4 fonoaudiólogos, 7 nutricionistas e 3 psicólogos.


As novas equipes têm 30 dias para assumirem os cargos e vão atuar diretamente no 5º andar da unidade, que foi recentemente reformado. Os 15 novos leitos serão destinados exclusivamente a pacientes com traumas ortopédicos.


A medida dá continuidade ao plano da Sesap para expandir a linha de atendimento da ortopedia na Região Metropolitana de Natal. A primeira ação foi a abertura de 20 novos leitos no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. A unidade, que atua como retaguarda para o HMWG, está com os novos leitos em funcionamento desde o início de setembro.


Reforma

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel está passando por obras de reforma e ampliação, com um investimento pouco acima dos R$ 9 milhões. O valor inclui a construção de um novo centro cirúrgico, melhorias no Centro de Tratamento de Queimados em dois andares do bloco B e recuperação das instalações elétricas.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Youtuber e ex-ator mirim é baleado após descer armado para tirar satisfação com PM em briga de trânsito em SP

Briga de trânsito na Ponte das Bandeiras, em SP — Foto: Reprodução/TV Globo

O youtuber e ex-ator mirim Guillermo Hundadze, de 25 anos, foi baleado nesta segunda-feira (23), após uma briga com um policial militar na Ponte das Bandeiras, na Maginal Tietê, em São Paulo.


Guillermo Hundadze tem um canal no YouTube com mais de 700 mil inscritos onde ele fala sobre o seu dia a dia no trânsito. O canal foi criado em 2012 e já acumula mais de 190 milhões de visualizações. No Instagram, Guillermo tem mais de 13 mil seguidores.


Guillermo estava no carro e o policial em uma moto quando ambos se desentenderam após uma ultrapassagem.



Segundo informações da Secretária de Segurança Pública (SSP), o ex-ator desceu do carro para tirar satisfação com uma arma na cintura, quando o policial reagiu e atirou. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro do Hospital Mandaqui.


Ainda de acordo com a SSP, foram apreendidas armas, munições e um spray de pimenta que estavam no carro de Guillermo.


O caso foi registrado como tentativa de homicídio no 2° DP (Bom Retiro), que solicitou uma perícia no local.


Guillermo Hundadze em vídeo no seu canal no YouTube — Foto: YouTube/Guillermo Hundadze


O que diz a SSP?

"Um homem de 25 anos ficou ferido, após uma briga de trânsito com um policial militar, de 27, na tarde desta segunda-feira (23), na Ponte das Bandeiras, região central da capital. Guardas Civis Municipais passavam pelo local e prestaram apoio na ocorrência. De acordo com informações, ambos se desentenderam durante uma ultrapassagem. Quando parou o carro, o homem desceu para tirar satisfação com uma arma na cintura. O PM interveio e o atingiu. Ele foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Mandaqui, onde permaneceu internado. As armas foram apreendidas, bem como as munições e um spray de pimenta que estava no carro do indivíduo. O caso foi registrado como tentativa de homicídio no 2° DP (Bom Retiro), que requisitou perícia ao local."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Bolo de R$ 58 mil: confeiteira dos famosos detalha projeto para festa da filha de Virginia e Zé Felipe

Bolo de aniversário da filha de Virginia e Zé Felipe custa aproximadamente R$ 58 mil — Foto: Agência Afit Comunica/Divulgação

O aniversário luxuoso de 1 ano da Maria Flor, filha da influenciadora Virginia Fonseca e do cantor Zé Felipe, repercutiu na internet nesta semana.


Entre os destaques da festa em Goiânia (GO), o bolo de 1,60 metro inspirado nos jardins da Disney chamou a atenção.


E, ao g1, a cake designer Mariana Junqueira, responsável pela produção, confirmou: "Um bolo igual a este custa aproximadamente R$ 58 mil" 🤑.


"Algumas pessoas comentaram que o bolo é um valor alto por ser para um artista, uma pessoa rica, mas esse bolo vale o que vale para qualquer pessoa porque tem muita mão de obra envolvida", disse em uma postagem nas redes sociais.


Mariana levou mais de um mês para projetar o bolo da Maria Flor com sua equipe. A produção precisou de sete funcionários, além da própria empresária, e dez dias de trabalho (veja mais detalhes no vídeo acima).


"O projeto teve mais de 6 mil flores de açúcar feitas à mão, pétala por pétala", detalha a profissional.

"No topo do bolo, ainda incluímos uma escultura de açúcar de 60 centímetros de altura do Mickey Mouse toda coberta de hortênsias."


Produção do bolo da Maria Flor levou 10 dias — Foto: Pedro Campos/Divulgação


O bolo da Maria Flor foi produzido em pasta americana, e todas as flores eram de açúcar, podendo ser consumidas.


E, como a equipe da Mariana trabalha em São Paulo (SP), ainda foi necessária uma logística especial para transportar o bolo até Goiânia (GO), onde foi a festa de aniversário.


"Foram muitos dias de trabalho de uma equipe. Tem atendimento, marketing, estrutura, imposto [...] E tem muita dedicação de todo mundo, muito estudo, muito curso, investimento. As pessoas não fazem ideia do que é entregar um trabalho desse", afirma Mariana.


Mariana Junqueira disse que o bolo da Maria Flor foi o seu maior projeto de festa infantil — Foto: Pedro Campos/Divulgação


Grandes produções 🎂👰‍♀️

Mariana Junqueira disse que o bolo da Maria Flor foi o seu maior projeto de festa infantil, mas que sempre trabalha com grandes produções.


Um destaque recente foi um bolo de casamento com 7 andares, coberto com flores brancas realistas e detalhes em ouro.


Bolo de casamento produzido por Mariana Junqueira e equipe — Foto: Afit Comunica/Divulgação


Ela também destacou o projeto do aniversário da filha dela, que quis para a festa um bolo maior que ela.


“Fizemos um bolo bem grande, com 7 andares e doces espalhados por todo o bolo. Ela precisou realmente ser suspensa no meu colo para apagar a velinha”, lembra.


Filha de Mariana Junqueira teve festa com um bolo maior que ela — Foto: Valdir Reis/Divulgação


E no aniversário de 3 anos da Vick, filha de Roberto Justus e Ana Paula Siebert, o bolo com o tema Frozen parecia uma montanha de gelo suspensa, com 6 andares e pêndulos de flocos de neve.


Bolo com o tema Frozen parecia uma montanha de gelo suspensa — Foto: Manu Scarpa/Divulgação


A confeiteira dos famosos 👩‍🍳🤩

Mariana Junqueira começou a fazer bolos há quase 10 anos, inicialmente para amigas e conhecidos. Segundo ela, a produção era como um hobby, já que ela gostava de fazer a decoração de bolos e sempre teve habilidades manuais.


Antes de seguir no ramo da confeitaria, Mariana cursou direito em uma faculdade particular de São Paulo (SP), mas disse que não gostava da profissão.



De maneira orgânica, seu trabalho foi ganhando destaque no mercado, até que ela precisou ampliar sua equipe e abriu uma loja para atender os consumidores. A família Justus foi um de seus primeiros clientes.


"Desde o início, calhou de a família Justos, no meio desse percurso, aí bem no início, me conhecer, encomendar comigo, divulgar meu trabalho... Isso se espalhou entre o ciclo de amigos deles e de famosos", conta Mariana.


"Aí eu comecei a cair na graça do pessoal e me especializar em fazer bolo, doces, fazer curso, a aprender a decorar mais ainda os bolos, uma trajetória que a gente vai fazendo até hoje, esse crescimento."


Além de Roberto Justus e a esposa Ana Paula Siebert, Fran e Fabi Justus, Mariana já atendeu: Faustão, Sílvio Santos, Neymar, Tiago Leifert, Ticiane Pinheiro, Karina Bacchi, Fernanda Vasconcelos, entre outras celebridades.


Aniversário luxuoso 🎈💸


Veja detalhes da festa luxuosa de 1 ano de Maria Flor, filha de Virgínia e Zé Felipe — Foto: Reprodução/Redes Sociais


A festa de aniversário da Maria Flor foi realizada no domingo (22) em um espaço de eventos em Goiânia (GO). Além do bolo de R$ 58 mil, a decoração contou com um Mickey de 9 metros na entrada do salão para os convidados tirarem fotos.


Na parte externa da festa, houve um show de fogos de artifício. Na sequência, agitaram o palco as atrações Edson e Hudson, Guilherme e Benuto, Barões da Pisadinha e Zé Felipe.


As crianças ainda puderam curtir brinquedos infláveis na área externa, brincadeiras e confecção de vasos, pintura e shows da Disney e da Galinha Pintadinha.



Já a parte gastronômica da festa contou com ilhas de comida japonesa, macarrão, pizza, doces, pipocas gourmet, barracas com brownie e algodão doce personalizado com o rosto dos personagens da Disney.


Aniversário que teve o tema Jardim da Disney contou com um Mickey de 9 metros na decoração — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Virgínia mostra mega estrutura de palco, bar e brinquedos infláveis na festa filha Maria Flor, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Festa de 1 ano de Maria Flor, filha de Vírginia e Zé Felipe, contou com ilhas de comida japonesa, macarrão, pizza e doces personalizados, em Goiânia — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Festa de Maria Flor contou com personagens da Disney e show de fogos de artifício em Goiânia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família de Leonardo canta parabéns para Maria Flor, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Fonte: g1

Leia Mais ››

Um dia após terror na Zona Oeste, parte do comércio fecha as portas com medo de novos ataques

Movimentação zona oeste após ataques na região, na noite de segunda-feira (23). — Foto: REGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Parte dos comerciantes e lojistas de diferentes bairros da Zona Oeste do Rio fecharam as portas de seus estabelecimentos, na tarde desta terça-feira (24), com medo de novos ataques de milicianos da região.


Até a última atualização desta reportagem, no entanto, não havia relatos de ataques.


O fechamento do comércio em bairros como Campo Grande, Guaratiba, Bangu e Santa Cruz, por exemplo, acontece um dia após 35 ônibus serem incendiados por criminosos, em uma tarde de terror na região.


Segundo alguns empresários da região, o fechamento das lojas se dá pelo medo de novos ataques nesta terça-feira, dia do enterro do criminoso Matheus da Silva Rezende, conhecido como Teteu e Faustão. Áudios e mensagens em grupos de WhatsApp citam ameaças de bandidos de um segundo dia de terror.


"Devido aos ocorridos, não dá pra ficar", disse um comerciante que fechou às 16h15. Normalmente, ele ficaria até as 19h de portas abertas.


"A gente aqui trabalhando e vendo tudo, mas a gente tem que priorizar pela segurança dos funcionários", disse outro homem.

A auxiliar adminstrativa Aparecida Benfica foi liberada mais cedo pelo patrão.


"Graças a Deus liberou porque a gente tá muito apreensiva com tudo que tá acontecendo. Eu saí do trabalho ontem às 3 da tarde e cheguei em casa quase 8 horas da noite."


Mesmo voltando mais cedo, ela passou sufoco no transporte.


"Tenso, muito tenso, cheio, lotado. Meu filho veio pendurado porque não tinha condições de ficar esperando pra saber se ia parar ou não. Mas a gente conseguiu chegar aqui em Santa Cruz."



O sobrinho de Zinho, atual chefe da milícia na região, foi morto na última segunda-feira (23), na comunidade Três Pontes. Faustão era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e foi morto durante uma troca de tiros com a Polícia Civil.


A morte do miliciano foi o que motivou o grupo criminoso a realizar os ataques na Zona Oeste do Rio. Ao menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados a mando de criminosos na região, no dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus.


Escolas e hospitais fechados

O medo de novos ataques também provocou o fechamento de 12 unidades de saúde da rede municipal.



"Infelizmente, 12 unidades localizadas na região de Santa Cruz tiveram que ser fechadas e 16 suspenderam as visitas domiciliares nesta manhã, devido a barricadas colocadas nas ruas e ameaças aos profissionais", dizia a nota da Secretaria de Saúde do Rio.


Segundo a Prefeitura do Rio, a estimativa é de que 7 mil pacientes ficaram sem atendimentos na manhã desta terça. Segundo os gestores municipais, as unidades seguem fechadas durante o período da tarde.


Já a Secretaria Estadual de Saúde informou que as unidades da rede na Zona Oeste estão funcionando normalmente.


A Secretaria Municipal de Educação também informou que 24 escolas da Zona Oeste também ficaram fechadas nesta terça. As unidades adotaram o atendimento remoto, segundo a prefeitura. O problema afetou 10.536 alunos da rede pública municipal.



Trens com circulação irregular

Os ataques violentos na Zona Oeste também deixaram prejuízos para quem pega os trens na região. Segundo a Supervia, funcionários estão realizando uma "manutenção corretiva". Por conta disso, os trens do ramal Santa Cruz circulam de forma irregular.


"Os trens partindo da Central do Brasil para Santa Cruz seguem até o terminal com intervalo de aproximadamente 15 minutos. Já no sentido Central do Brasil, as estações estão abertas apenas para desembarque", informou a Supervia.


Bandidos queimam trem e dezenas de ônibus no maior ataque ao transporte público do Rio de Janeiro — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução


Prejuízo de mais de R$ 35 milhões

O terror que a Zona Oeste do Rio de Janeiro passou na última segunda-feira (23) terá desdobramentos para o Estado e para a população. Com o recorde de 35 ônibus incendiados em um dia, o prejuízo financeiro, só com os veículos, ultrapassa os R$ 35 milhões.


Já o transtorno para quem precisa dos ônibus para os deslocamentos pela cidade é incalculável. Na opinião de especialistas, os próximos dias serão complicados para moradores e trabalhadores da Zona Oeste.


Dados levantados pela Globonews indicam que 70% das pessoas que se deslocam no Rio de Janeiro utilizam o transporte de ônibus coletivo.


Com os 35 ônibus incendiados, a população não terá uma reposição rápida, como explicou o comentarista da GloboNews André Trigueiro. Para ele, cada reposição demora, no mínimo, seis meses.


O problema representa mais pessoas no ponto de ônibus, menos veículos circulando e muita dor de cabeça para chegar ao trabalho e voltar para casa.


Segundo Trigueiro, cada modelo convencional dos ônibus que circulam no município custa cerca de R$ 850 mil. Já os modelos novos do BRT, ultrapassam os R$ 2,4 milhões por unidade.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PM prende policial do Choque dono da arma que estava com miliciano Faustão

O sargento Bruno Bento do Nascimento, do Batalhão de Choque, foi preso administrativamente pela PM — Foto: Reprodução

A Polícia Militar prendeu, administrativamente, o sargento Bruno Bento do Nascimento, lotado no Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ele é o dono da arma que estava com o miliciano Matheus da Silva Rezende, o Faustão, na segunda-feira (23).


Horas depois da morte de Faustão, em uma operação da Polícia Civil, o policial militar foi até a delegacia de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, registrar o desaparecimento da sua pistola Glock.


A polícia descobriu que a arma estava com Matheus no momento em que ele entrou em confronto com a Polícia Civil.


Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) fizeram buscas nesta manhã de terça-feira (24) na casa do PM.


Bruno do Nascimento está de licença há 30 dias.


Em depoimento na delegacia, o sargento Bruno Bento do Nascimento disse que perdeu a arma que estava com o milicano Faustão, mas não soube dizer quando.


Em retaliação à morte de Faustão, ao menos 35 ônibus e 1 trem foram queimados na Zona Oeste nesta segunda. Foi o dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus.


Contato da milícia com o tráfico


Morto pela Polícia Civil nesta segunda-feira (23), Matheus da Silva Rezende, de 25 anos, conhecido como Faustão, era muito mais do que o sobrinho de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, na estrutura da maior milícia do Rio de Janeiro.


De acordo com investigações da Polícia Civil, ele vinha, há pelo menos três meses, estreitando os contatos entre a milícia e a maior facção de traficantes do estado, o Comando Vermelho (CV).


Seu contato era Philip Motta Pereira, o Lesk, assassinado pela facção ao participar da morte de quatro médicos na orla da Barra da Tijuca, no início de outubro.


Faustão era homem de confiança da milícia desde que Wellington da Silva Braga, o Ecko, irmão de Zinho, mandava na organização. Faustão gostava de andar com um fuzil AK-47, como o tio.


O g1 apurou que a confiança da família em Faustão era tanta que ele teve a missão de levar o tio, Ecko, para o local onde ele deveria ficar escondido da polícia. Ecko acabou descoberto e morto.


Com Zinho assumindo o controle da milícia, Faustão passou a ser um dos principais integrantes do grupo estando envolvido na maioria dos confrontos com outros milicianos em disputas por territórios.



Faustão é investigado por cerca de 20 mortes desses criminosos. Ele ainda foi denunciado por planejar a morte do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho.


Sucessor

Após a morte de Matheus da Silva Rezende, de 25 anos, o Faustão, apontado como sucessor de Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho, quem deve ocupar o segundo principal posto na maior milícia do Rio é Rui Paulo Gonçalves Estevão, o Pipito.


De acordo com o setor de Inteligência das polícias do Rio, o grupo já está se organizando para colocar o criminoso no comando.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Comissão do Senado aprova projeto que pode aumentar conta de luz no Norte e no Nordeste


A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta terça-feira (23), um projeto de decreto legislativo que suspende normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – e, com isso, pode aumentar a conta de luz dos consumidores do Norte e Nordeste.


O relator do projeto na comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), deu parecer a favor da proposta. No relatório, Alencar diz que as normas da Aneel são "uma política ineficiente do ponto de vista de utilização dos nossos recursos naturais e equivocada".


A proposta é de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE) e foi aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro de 2022. Com a aprovação pela Comissão de Infraestrutura do Senado, o texto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.


"Queria ter essa noção exata de que o meu voto é um voto que de alguma forma vai, primeiro, estimular a minha região na produção de energia eólica e fotovoltaica. O Nordeste precisa desse desenvolvimento, como precisam o Centro-Oeste, os estados do Norte, para ter um equilíbrio nacional com igualdade de desenvolvimento econômico e social", afirmou Alencar.

Segundo o relator, sustar as normas da Aneel é "importante não só para a região Nordeste, mas para o aumento da produção de energia limpa na região".



Em nota, o deputado Danilo Forte disse que "os senadores tiveram a sensibilidade de reconhecer, assim como a Câmara o fez, a injustiça da resolução da Aneel".


O presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, Luiz Eduardo Barata, disse que "não podemos aceitar que o Congresso Nacional se sobreponha às regras estabelecidas pela agência reguladora após cinco anos de discussões técnicas com todo o setor".


Entenda a proposta

O projeto em tramitação anula mudanças feitas pela Aneel no cálculo do sinal locacional – um dos componentes da tarifa de transmissão que é paga pelo consumidor na conta de luz.



Essa tarifa remunera os empreendimentos de transmissão, ou seja, as empresas que levam a energia dos geradores até os consumidores.


Um dos fatores para esse cálculo é a localização das usinas: quanto mais próximas do local de consumo, menor o custo de transmissão.


Como Norte e Nordeste se tornaram exportadores de energia para outras regiões, a Aneel mudou o cálculo – o que reduziria a tarifa para o consumidor, em média, em 0,8% (Nordeste) e 2,4% (Norte).


Em contrapartida, no entanto, a Aneel previa um custo maior para os empreendimentos de geração de energia nessas regiões. O projeto que tramita no Senado reverte as duas mudanças: alivia o lado dos empreendimentos e restabelecer um valor mais alto nas contas de luz.


Segundo a Frente Nacional dos Consumidores, se o projeto for aprovado, os consumidores de energia devem ter um prejuízo de R$ 800 milhões por ano.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça dos EUA aceita pedido de cooperação internacional da PF para investigar esquema ilegal de venda de joias dadas à Presidência no governo Bolsonaro



O Departamento de Justiça americano, em Washington, autorizou integralmente o pedido de colaboração policial internacional para investigar o esquema ilegal de venda de joias e relógios do acervo presidencial.


A documentação preparada pela Polícia Federal - e remetida aos EUA via Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) - foi totalmente validada pelo governo americano, segundo apuração do jornalista César Tralli, da TV Globo e GloboNews.


Está autorizada, portanto, a participação do FBI, a polícia federal americana, nas apurações brasileiras sobre diversos crimes, como lavagem de dinheiro, ocultação de valores, apropriação indevida, falso testemunho.


O Departamento de Justiça americano já expediu ofícios ao sistema financeiro e ao FBI para que proceda imediatamente a coleta de dados e documentos, na produção de provas e no envio aos investigadores brasileiros à frente do inquérito, em Brasília.


A expectativa dos investigadores é de que as primeiras remessas de material comecem a chegar já nas próximas semanas para análise dos peritos da PF.


Por sua vez, a direção da corporação em Brasília está fazendo os últimos acertos sobre a equipe da PF que vai embarcar em breve para os EUA, para dar apoio e acompanhar os trabalhos do FBI.


Joias presenteadas à Presidência postas à venda no suposto esquema:


Conjunto da marca Chopard em uma caixa de couro, revestida de veludo, contendo um colar de ouro branco com dezenas de pingentes, todos cravejados em diamantes. Um par de brincos, um anel e um relógio de pulso, todos feitos em ouro e pedras preciosas, também estavam na caixa. O conjunto foi presente da Arábia Saudita ao governo brasileiro.

Um conjunto, também com relógio, joias e abotoaduras em ouro, que chegou ao Brasil com a mesma comitiva em 2021 mas não foi barrado.

E um terceiro pacote, com um relógio Rolex, uma caneta da marca Chopard prateada; um par de abotoaduras em ouro branco, com um brilhante cravejado no centro; um anel em ouro branco com um diamante no centro e outros em forma de “baguette” ao redor; e uma masbaha (um tipo de rosário árabe), feito de ouro branco e com pingentes cravejados em brilhantes. Esse conjunto foi recebido em 2019.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Em ofício, Dino cita 'ameaça à integridade' e 'risco de agressões' para justificar falta na Câmara


O ministro da Justiça Flavio Dino alegou "ameaça à integridade" para não comparecer à Câmara nesta terça-feira (24). Em ofício enviado ao presidente da Casa, Arthur Lira, o ministro alega que o setor de segurança do Ministério recomenda "o não comparecimento à citada convocação, à vista do elevado risco de agressões físicas e morais, inclusive com ameaças de uso de arma de fogo".


Dino alegou que o presidente da comissão, deputado Sanderson (PL-RS), fez ataques pessoais contra ele na sessão do dia 10 de outubro. E que, por isso, haveria "falta de capacidade e isenção" para que ele conduzisse os trabalhos.


O ministro lembrou ainda no texto uma confusão ocorrida em 11 de abril, quando os trabalhos da comissão foram suspensos depois que parlamentares discutiram durante audiência pública com ele.


Outra lembrança foi de uma fala do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) que disse que não entregaria sua arma, após decretos do presidente Lula que restringiram as regras para colecionadores, caçadores e atiradores esportivos. "Flávio Dino, vem tomar minha arma se você é homem! Vem tomar minha arma!", disse o parlamentar em 9 de julho.


Dino alega que por não se subemeterem a detectores de metais, os deputados poderiam estar armados. "A partir dessas frases dos citados parlamentares, membros da Comissão autora da convocação, é verossímil pensar que eles andam armados, o que se configura uma grave ameaça à minha integridade física, se eu comparecesse à audiência."



O ofício termina com a proposta para que Arthur Lira marque uma Comissão Geral para receber o ministro. O instrumento é utilizado quando diversas comissões se reúnem no Plenário para debater uma pauta comum.


"Tenho a convicção de que no amplo espaço do Plenário, e sob a Presidência de V.Exa, haverá a garantia à minha integridade física e moral, bem como a imposição do decoro parlamentar - o que lamentavelmente não se verifica na Comissão de Segurança Pública", afirma no ofício.


Deputados reagiram. Durante a reunião da Comissão, na qual ele não compareceu, o deputado Sanderson disse: "Vamos representar por crime de responsabilidade, mas também por crime comum, aí há uma meia dúzia de crimes que o ministro da justiça cometera. Vamos fazer em conjunto Ele não pode falar o que bem entende", afirmou.


Nesta quarta (25), há uma nova audiência com Dino marcada para a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A presença do ministro é incerta.


Fonte: g1

Leia Mais ››