quinta-feira, agosto 18, 2022

Presos fazem 'princípio de tumulto' em penitenciária na Grande Natal

Presos realizaram um "princípio de tumulto", por volta do meio-dia desta quinta-feira (18), na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. A prisão faz parte do complexo de Alcaçuz.


Policial penal observa presos no Presídio Rogério Coutinho Madruga — Foto: Seap/Divulgação


O presídio é o mesmo onde a polícia penal descobriu um plano de fuga de presos na última terça-feira (16).


As informações foram confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).


Segundo o órgão, um grupo de presos se recusou a receber o almoço e estava incitando outros detentos a aderirem à mesma medida.


"Provavelmente, a situação foi formada em decorrência da fuga frustrada que foi impedida pelos policiais penais na última terça-feira", informou a pasta.


A equipe de plantão percebeu a situação, que estava sendo acompanhada pelas câmeras de monitoramento, e acionou o efetivo da própria unidade.


Ainda de acordo com a secretaria de estado, não houve necessidade de envio de reforços, e o princípio de tumulto foi contido em cerca de 10 minutos.


As visitas de familiares e o atendimento aos advogados ocorrem normalmente durante a tarde, segundo a pasta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Idema notifica empresa por retirar areia das dunas de Pitangui de forma irregular

Uma empresa foi notificada nesta quinta-feira (18) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) após ser flagrada retirando areia de forma irregular das dunas de Pitangui, em Extremoz, na Grande Natal.


Areia despejada em área da Praia do Forte onde será realizado evento de vôlei de praia — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi


A areia estava sendo transportada para a Praia do Forte, em Natal, e parte do material chegou a ser descarregado em uma área onde deverá ser realizada uma competição de vôlei de praia.


"A equipe de fiscais identificou três caminhões-caçamba e uma retroescavadeira que estavam retirando o material e solicitou a paralisação imediata da retirada da areia e houve a apresentação do termo de notificação para o proprietário da empresa se apresentar ao Idema em um prazo de 48 horas. Caso ele não compareça, serão encaminhados os documentos para abertura de um auto de infração", afirmou o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt.



O local onde a areia foi descarregada pertence à prefeitura de Natal. No entanto, segundo a Secretaria de Infraestrutura, a área passou por limpeza e cedida pelo município e a responsabilidade sobre a preparação para o evento é da organização.


A Inter TV Cabugi procurou a Federação Estadual de Vôlei, que é uma das entidades responsáveis pelo evento esportivo. Em resposta a reportagem, Igor Dantas, diretor da federação, afirmou que a retirada é autorizada pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER)


"Apenas pagamos o transporte para a arena, evento completamente legalizado. A areia é colocada e o meio ambiente se encarrega de repor na natureza, como todos os anos acontece, sem nenhuma implicação ambiental. São 8 anos no mesmo local, sem nenhuma denúncia, nenhum problema", afirmou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Juiz eleitoral proíbe carros de som com propaganda política em ruas do centro de Mossoró



O juiz eleitoral Renato Vasconcelos Magalhães proibiu a propaganda eleitoral por meio de carros de som e equipamentos semelhantes no centro de Mossoró, no Oeste potiguar. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (18).


De acordo com a decisão, os equipamentos ficam proibidos das 8h às 18h durante a semana e das 8h às 13h aos sábados.


A proibição compreende o perímetro das ruas Jerônimo Rosado, Cunha da Mota, Nísia Floresta, Avenida Alberto Maranhão e parte da Avenida Leste e Oeste.


Para tomar a decisão, o magistrado considerou as "dificuldades" que se observam no trânsito de veículos no centro do município. De acordo com o juiz, a exceção é para a possibilidade de uso de alto-falantes, aparelhagens de sonorização fixas ou instaladas em carros de som, desde que estejam estacionados regularmente.


De acordo com a portaria, os infratores ficam sujeitos à apreensão do veículo e dos equipamentos, além de outras penalidades previstas no código de trânsito.


Os veículos e equipamentos que forem apreendidos serão recolhidos ao Fórum Eleitoral ou ao quartal do 2ºBatalhão de Polícia Militar. A liberação deve ocorrer somente após autorização da Justiça Eleitoral.


Fonte: g1

Leia Mais ››

IFRN oferece 176 vagas em cursos técnicos e superiores; veja como se inscrever

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com quatro editais abertos para cursos técnicos nas modalidades Subsequente, Integrado ao ensino médio (Educação para Jovens e Adultos) e para cursos de graduação.


IFRN oferece 176 vagas em cursos de diferentes modalidades — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Os processos seletivos são para ingresso no segundo semestre letivo de 2022 e as inscrições são feitas pela internet.


Veja os cursos:


Cursos Superiores de Graduação via Enem

Este processo seletivo é destinado para quem já concluiu o ensino médio (confira o edital). A seleção vai utilizar as notas das edições 2019, 2020 e 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


São 78 vagas, distribuídas pela Licenciatura em Biologia, pelo Campus Macau; para Licenciatura em Matemática e para Tecnologia em Gestão Ambiental, ofertadas pelo Campus Mossoró; e para a Tecnologia em Marketing, pelo Campus Natal - Zona Norte. As inscrições gratuitas podem ser feitas até as 17h de segunda-feira (22).



Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical

O processo seletivo para o Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical, no Campus Jucurutu, oferece 31 vagas, divididas no ensino de acordeom, bateria ou percussão, canto, clarinete, flauta doce, piano ou teclado, saxofone e violão (veja o edital).


O processo seletivo é voltado para quem já concluiu o ensino médio e será realizado em etapa única, eliminatória e classificatória, através da aplicação de Teste de Habilidade Específica. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas até 17h do dia 26 de agosto.


Curso Técnico Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos

O IFRN informa que também estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes no Curso Técnico Integrado em Edificações, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (ProEJA). São 35 vagas, também gratuitas, ofertadas pelo Campus Mossoró. A classificação para o preenchimento das vagas ocorrerá por meio de sorteio eletrônico. O período de inscrição segue até as 17h do dia 29 de agosto (confira o edital).


Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Sustentáveis

O Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) do Campus Natal - Central anunciou as inscrições para o Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Sustentáveis. As 32 vagas estão distribuídas pelas linhas de pesquisa em Saneamento Ambiental e em Sustentabilidade e Gestão dos Recursos Naturais (veja o edital).



As inscrições para o processo seletivo têm o valor de R$ 80 e podem ser feitas até as 17h de segunda-feira (22).


Fonte: g1

Leia Mais ››

IBGE inicia trabalho do Censo 2022 em comunidades quilombolas no RN

O IBGE iniciou na quarta-feira (17) o Censo Demográfico nas comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, seguindo um calendário nacional.


Renceamento do IBGE em comunidade quilombola do RN — Foto: Gustavo Guedes/IBGE


Lideranças do território Capoeiras, em Macaíba, na Grande Natal, receberam a chefia estadual do IBGE e a coordenação do Censo em um encontro que marca um novo momento na história das comunidades tradicionais.


Pela primeira vez, a maior pesquisa do Brasil vai perguntar: “você se considera quilombola?”. O quesito vai abrir nos dispositivos de coleta dos 38 recenseadores treinados para trabalhar nessas áreas no RN.


Além disso, haverá a possibilidade de informar a qual comunidade a família pertence.



“Acho que é importante e positivo, porque a gente é o que a gente se reconhece na verdade”, afirmou Maria Barbosa, liderança do território, no encontro com a equipe do IBGE no Ponto de Cultura Quilombola Baobá.


Para o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte, Damião Ernane de Souza, a produção de estatística oficial é uma conquista dos povos e comunidades tradicionais.


“Isso faz parte de toda uma luta das comunidades quilombolas, trazer visibilidade para os povos originários brasileiros e retratar a nação”, falou.


De acordo com Maria Barbosa, a nova pergunta do Censo faz parte de um conjunto maior de vitórias.


“O movimento que foi feito antes está sendo refletido hoje na juventude. Você vê que as pessoas hoje se reconhecem mais, usam mais seu cabelo, reconhecem mais sua negritude, os jovens se empoderam enquanto negros. Isso graças à luta de tempos atrás”, considerou.


O Censo começou dia 1º de agosto e o IBGE estima que vai visitar 1,1 milhão de domicílios no RN.

Recenseador quilombola

Em Capoeiras, o estudante de Educação Física João Neto, de 36 anos, é o responsável pelas entrevistas do Censo. Ele mora no local e se considera quilombola.



"Agora a gente tá tendo essa oportunidade de saber quantos somos, como vivemos e a quantidade de famílias que temos aqui. É uma expectativa enorme não só pra mim, mas para os que moram na comunidade”, declarou o recenseador.


Para o chefe do IBGE no RN, sempre que possível, a área de trabalho do recenseador é próxima de sua casa.


Mobilização prévia

Nas áreas quilombolas, existem procedimentos especiais para o Censo, como uma reunião preparatória.


“A gente indica que o recenseador ou que o supervisor procure uma primeira abordagem com a liderança quilombola para que ele explique como vai ser feito o trabalho de recenseamento na região e ajude na abordagem”, explicou José Xavier Júnior, coordenador técnico do Censo no RN.


Fora das comunidades, o cidadão também pode informar que seu domicílio é quilombola em qualquer momento da entrevista.


Origem de Capoeiras

Formada por cerca de 400 famílias, segundo a liderança local, o Território Quilombola Capoeiras é um dos mais antigos do Rio Grande do Norte.


“A gente tem um registro da comunidade do ano de 1734, mas não se sabe se a comunidade começou nessa data”, contou Maria Barbosa.


O surgimento aconteceu depois que pessoas se libertaram da escravização, no Engenho Ferreiro Torto, em Macaíba. “[Capoeiras] Era um espaço de difícil acesso e eles conseguiram ficar aqui e abrir clareiras no mato”, acrescentou.



Barbosa destaca um líder fundador, João das Capoeiras. “Ele ficou sendo como um salvador, um irmão do quilombo”, conta.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Identificação de irregularidades na rede elétrica do RN aumenta 140% no 1º semestre de 2022

O número de furtos, fraudes e defeitos provocados por essas irregularidades aumentou 140% nos seis primeiros meses do ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. A informação é da Neoenergia Cosern, que visa conscientizar a população sobre os riscos das ações ilícitas contra a rede elétrica do Rio Grande do Norte.


Operação Varredura recuperou, em 2022, energia furtada através de ‘gatos’ suficiente para iluminar a cidade de Macaíba por 30 dias — Foto: Cedida/Neoenergia Cosern


Durante todo o primeiro semestre deste ano, a concessionária identificou e desativou 4.424 irregularidades, contra 1.844 situações do mesmo tipo nos seis primeiros meses de 2021.


A Neoenergia Cosern entende como fraude quando um consumidor já é cliente da concessionária e manipula o medidor de energia, cm objetivo de reduzir o consumo. Já o furto corresponde ao desvio de energia diretamente da rede, sem medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.



"É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime. Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas", declara Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern.


De acordo com a concessionária, foram recuperados 11,3 milhões de kWh de energia apenas no primeiro semestre com ações para identificação de irregularidades na rede. O volume é suficiente para abastecer um município como Macaíba, com 78 mil unidades consumidoras, por 30 dias.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Brasil registra 202 novas mortes por Covid; média móvel de casos conhecidos completa 4 semanas em queda

Fazendo upload: 81590 de 81590 bytes.


O Brasil registrou neste quinta-feira (18) 202 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 682.276 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 179. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -12%, voltando a indicar tendência de estabilidade após dois dias em queda.


Já a média móvel de casos conhecidos, na casa de 17 mil por dia, completou 4 semanas em queda nesse comparativo, com a variação percentual oscilando entre -22% e -41% no período (veja detalhes mais abaixo).


Brasil, 18 de agosto

Total de mortes: 682.276

Registro de mortes em 24 horas: 202

Média de mortes nos últimos 7 dias: 179 (variação em 14 dias: -12%)

Total de casos conhecidos confirmados: 34.242.458

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 21.355

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 17.722 (variação em 14 dias: -34%)

Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Sergipe não registraram novas mortes pela doença no período de 24 horas.


No total, o país registrou 21.355 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.242.458 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 17.722. A variação foi de -34% em relação a duas semanas atrás. Em queda há quatro semanas, essa média chegou a seu menor valor registrado desde 26 de maio (quando apontava 17.313 casos diários, mais de dois meses atrás).



Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano.


Curva de mortes nos estados

Em alta (6 estados): RS, GO, MS, AC, AM, PE

Em estabilidade (5 estados): SP, AP, CE, MA, SE

Em queda (15 estados e o DF): PR, SC, ES, MG, RJ, DF, MT, PA, RO, RR, TO, AL, BA, PB, PI, RN

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Simone e Simaria terminam dupla e vão seguir em carreira solo

Simone e Simaria anunciaram nesta quinta-feira (18) o fim da dupla após dez anos. Elas vão seguir cantando em carreira solo.


Simone e Simaria em ensaio temático para a Festa do Peão de Barretos 2019 — Foto: Pedro Molinos


Os shows que já estavam marcados serão realizados por Simone.


Veja o que disse Simaria sobre o fim da dupla:

"Me afastarei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística. Aos nossos fãs, todo o meu carinho, amor e gratidão, vocês são o meu combustível para seguir adiante"


Veja o que disse Simone sobre o fim da dupla:

“A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha nova trajetória"

As irmãs nascidas em Uibaí (BA) começaram a cantar profissionalmente ainda adolescentes, como vocalistas de apoio de Frank Aguiar. Depois elas fizeram parte da banda Forró do Miúdo.


Em 2012, elas formaram a dupla. Apesar do início de carreira voltado ao forró e ao arrocha, a dupla se tornou um dos maiores nomes do feminejo, o movimento que aumentou a presença de mulheres na música sertaneja.




Entre os maiores sucesso da dupla estão "Regime fechado", "Loka" (com Anitta), "Ta tum tum" (com Kevinho), "Vontade de morder" (com Zé Felipe), "Foi pá pum" e "Amor mal resolvido" (com Jorge e Mateus).


Em 2022 elas tiveram desentendimentos públicos e já tinham anunciado uma pausa.


Simone & Simaria — Foto: Divulgação


Além das declarações acima , o comunicado divulgado nesta quinta-feira também diz:


"Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo."


"Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone."


"As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras."


Fonte: g1

Leia Mais ››

Anac leiloa 15 aeroportos na B3; proposta única arremata bloco com Congonhas por R$ 2,45 bilhões

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou nesta quinta-feira (18), na sede da B3, na capital paulista, o leilão de concessão de 15 aeroportos públicos, espalhados por três blocos em seis estados.


Vista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo (SP). — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Ao todo, as concessões garantiram R$ 2,716 bilhões em arrecadação. A expectativa do governo federal é que os vencedores invistam pelo menos R$ 7,3 bilhões na modernização dos terminais ao longo dos 30 anos de concessão.


O Bloco SP-MS-PA-MG incluía o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do país e um dos últimos grandes terminais ainda não administrados por operadores privados.



O grupo espanhol Aena Desarrollo Internacional venceu a disputa, com lance de R$ 2,45 bilhões, um ágio de 231,02% em relação ao lance inicial mínimo. Do total de investimentos previstos, R$ 3,3 bilhões estão somente em Congonhas — a "joia da coroa" do leilão.


É a terceira rodada de concessão de aeroportos realizada em blocos. Os 15 aeroportos encontram-se situados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e Amapá.


Veja abaixo os detalhes de cada um dos blocos concedidos.


VEJA OS BLOCO LEVADOS A LEILÃO

Bloco SP-MS-PA-MG

Vencedor: Aena Desarrollo Internacional

Valor: R$ 2,45 bilhões

Ágio: 231,02%

Lance inicial mínimo: R$ 740,1 milhões

Investimento previsto: R$ 5,8 bilhões


Congonhas/São Paulo (SP)

Campo Grande (MS)

Corumbá (MS)

Ponta Porã (MS)

Santarém (PA)

Marabá (PA)

Carajás/Parauapebas (PA)

Altamira (PA)

Uberlândia (MG)

Uberaba (MG)

Montes Claros (MG)

Bloco Aviação Geral

Vencedor: XP Infra IV Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura

Valor: R$ 141,4 milhões

Ágio: 0,01%

Lance inicial mínimo: R$ 141,38 milhões

Investimentos previstos: R$ 552 milhões


Campo de Marte/São Paulo (SP)

Jacarepaguá/Rio de Janeiro (RJ)

Bloco Norte II

Vencedor: Consórcio Novo Norte Aeroportos (Dix Empreendimentos Ltda e Socicam)

Valor: R$ 125 milhões

Ágio: 119,78%

Lance inicial mínimo: R$ 56,8 milhões

Investimentos previstos: R$ 875 milhões


Belém (PA)

Macapá (AP)


Regras do leilão

Saiu vencedor de cada bloco a concessionária que ofereceu o maior valor de contribuição inicial mínima.


O requisito mínimo de habilitação técnica foi a comprovação de experiência de processamento, em pelo menos um dos últimos 5 anos, de um 1 milhão de passageiros para o Bloco Norte II e 5 milhões de passageiros para os blocos SP-MS-PA-MG. No caso do Bloco Aviação Geral, o número exigido foi de no mínimo 200 mil passageiros ou, alternativamente, 17 mil pousos e decolagens.


Além da contribuição inicial a ser paga ao governo na assinatura dos contratos, as novas concessionárias terão que pagar uma outorga variável sobre a receita bruta — estabelecida em percentuais crescentes calculados do 5º ao 9º ano do contrato, tornando-se constantes a partir de então até o final da concessão.


Os valores projetados para os contratos contemplam uma receita estimada de R$ 15,2 bilhões para os 15 aeroportos, sendo R$ 11,6 bilhões para o Bloco SP-MS-PA-MG; R$ 1,7 bilhão para o Bloco Aviação Geral; e R$ 1,9 bilhão para o Bloco Norte II.


As regras do edital estabelecem investimentos mínimos de modernização nos aeroportos a serem realizados já nos 5 primeiros anos de concessão.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Ministério Público denuncia médico suspeito de manter paciente em cárcere privado por tentativa de homicídio

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Investigação Penal de Duque de Caxias, denunciou o médico Bolívar Guerrero Silva nesta quinta-feira (18) por tentativa de homicídio por motivo torpe no caso em que ele manteve a paciente Daiana Cavalcanti em cárcere privado no Hospital Santa Branca.


"Entreguei a denúncia na 4ª Vara Criminal de Caxias por tentativa de homicídio por motivo torpe pelo que ele fez com a Daiana, mas estou pedindo que os inquéritos que estão na Deam, e que já são mais de 40, sejam entregues aqui na promotoria para que a gente possa dar continuidade nos casos", disse ao g1 a promotora Cláudia Portocarrero, que está à frente do caso.



A promotora pediu também a prisão preventiva de Guerrero, que está em prisão temporária, e cujo prazo expira no sábado (20).


"Acredito que o juiz deve apreciar o pedido na sexta-feira (19) e mudar a prisão dele para preventiva, que é quando não tem prazo para expirar", disse.


Bolívar Guerrero Silva: cirurgião plástico acusado de cárcere privado — Foto: Reprodução/Redes sociais


Casos impressionaram a promotora

Cláudia Portocarrero contou ainda que se impressionou com o número de denúncias contra Bolívar Guerrero quando o caso de Daiana veio à tona, e também com os processos que ele já tem.


"Ele não tem nenhum respeito pela vida humana. Usa a medicina única e simplesmente para ganhar dinheiro. Além dos registros, que já existem contra ele, há denúncias de que ele teria sido responsável por mortes. São casos de chocar. Queremos ir a fundo nessas investigações para que ele não saia impune. Aliás, ele mesmo dizia para as pacientes que não adiantava denunciar, que nada aconteceria com ele. Vamos mostrar que acontece, sim. Que tem Justiça", diz.


Cláudia Portocarrero: promotora de Justiça do caso Bolívar — Foto: Reprodução


Médico cobrava duas vezes

A promotora lembra que, entre as coisas absurdas que tomou conhecimento ao longo da investigação, está o fato de Bolívar Guerrero cobrar pelas cirurgias reparadoras dos erros que ele mesmo cometia.


"Dá para imaginar que ele cobrava duas vezes? Para operar a pessoa e para consertar o erro que ele mesmo cometeu. Foi assim com a Daiana Cavalcanti, que teve problema no seio, na primeira operação e, quando voltou nele, ele 'empurrou' uma mamoplastia", diz Cláudia.


'Medicina era apenas um negócio'

Em outro caso, ao atender uma paciente, a promotora conta que Bolívar removeu um nódulo do seio de uma paciente, mas não mandou o material para a biopsia, para a investigação. O nódulo era um câncer, que evoluiu e a mulher perdeu a mama.


"Ele agia fazendo o que quisesse, como se fosse completamente imune, acreditando na ineficiência do Estado. Nunca teve nenhum comprometimento, e a medicina para ele era apenas um negócio", diz.


Paciente vítima de suposto cárcere segue internada

A paciente Daiana Cavalcanti Chaves, que acusou o médico Bolívar Guerrero e o Hospital Santa Branca de cárcere privado, segue internada no Hospital Federal de Bonsucesso.


Ela se submeteu a quatro procedimentos para remoção de tecido necrosado da barriga e dos seios, e passou por uma mamoplastia para recostruir a mama.


Relembre o caso

Bolivar foi preso em 18 de julho, quando estava dentro do centro cirúrgico do Hospital Santa Branca, clínica da qual ele é sócio. O cirurgião foi acusado de manter Daiana Cavalcanti, de 36 anos, em cárcere privado na unidade de saúde.


A polícia apontou que a mulher estava em estado grave, com várias complicações após ter feito uma cirurgia plástica.


Daiana tentou ser transferida de hospital, mas segundo ela e testemunhas o cirurgião dificultou a transferência. Ela estava internada no Santa Branca desde junho deste ano.


Alguns dias após a prisão, Daiana conseguiu ser transferida para o Hospital Federal de Bonsucesso, onde se recupera.


Após a prisão, vários outros ex-pacientes de Bolívar denunciaram à imprensa problemas que tiveram com o médico. Alguns disseram que foram operados por uma técnica de enfermagem que atuava com o equatoriano.


Quase 20 processos e 1 prisão

Bolívar Guerrero Silva, segundo levantamento feito pelo g1, responde a pelo menos 19 processos na Justiça. Além das ações judiciais, Bolívar já foi preso, em 2010, na Operação Beleza Pura da Polícia Civil, que terminou com a detenção de oito médicos, entre eles o cirurgião equatoriano.


Na ocasião, ele foi acusado de aplicar um medicamento para preenchimento facial sem registro na Anvisa, além de usar outros produtos falsificados. Segundo as investigações, o produto falso era fabricado em Goiás e distribuído em clínicas de estética no Rio.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Justiça de SP determina que humorista Leo Lins pague indenização de R$ 44 mil por ofender mãe de menino autista

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o humorista Leo Lins a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 44 mil por ter ofendido a mãe de um jovem autista em uma rede social. Cabe recurso.


Leo Lins — Foto: Divulgação


A ação foi movida em 2020 por Adriana Cristina da Costa Gonzaga. Na época, a então namorada do humorista postou um vídeo em uma rede social no qual chamava Leo Dias de "meio autista". O comentário gerou revolta nas redes sociais.


Adriana procurou o humorista e pediu para que ele aconselhasse "sua namorada a se retratar. Autismo não é adjetivo", e Leo Lins respondeu a autora da ação com mensagens ofensivas.


Mensagens escritas por Leo Lins para uma seguidora em uma rede social. — Foto: Reprodução


O humorista ainda fez chacota da situação nas redes sociais com comentários ofensivos. Ainda segundo a ação, os seguidores de Leo Lins também passaram a enviar mensagens preconceituosas e ofensivas.


Leo Lins chegou a argumentar que a mensagem era direcionada somente a Adriana, porém, a juíza da ação alegou que "a mensagem enviada por Aline já era agressiva e atingiu quem defende uma causa (e não provocou qualquer reação por parte do réu). Instado, então, pela autora a pedir a retratação da namorada, ao invés de refletir sobre o tema, reconhecer o erro e demonstrar que pode se sensibilizar por quem enfrenta dificuldade, o demandado se valeu de agressão verbal [....]", afirmou.



"No caso, o réu ofendeu a autora e demonstrou desprezo por uma parte da sociedade, revelando (sem nenhuma justificativa)", continuou.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Foragido, chefe do tráfico do Castelar é preso no Maracanã enquanto via jogo do Fluminense

O homem apontado como chefe do tráfico de drogas do Complexo do Castelar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi preso nesta quarta-feira (17) pela PM enquanto assistia ao jogo do Fluminense contra o Fortaleza, no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil — o Tricolor das Laranjeiras avançou para as semifinais.


Marco Aurelio dos Santos Rocha, o Foka, estava com um uniforme com o próprio apelido estampado quando foi preso. A ação envolveu policiais do 39º BPM (Belford Roxo) e do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe).


Contra Foka, havia dois mandados de prisão em aberto por tráfico. Ainda segundo a Polícia Militar, ele é responsável por diversos homicídios em Belford Roxo.


Escolhido por chefe de facção

Foka se tornou réu em ação penal depois da investigação da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) que investigou o tráfico no Castelar entre janeiro e setembro de 2021. Ao todo, 51 pessoas respondem na Justiça.


Marco Aurelio dos Santos Rocha, o Foka, apontado como chefe do tráfico de drogas do Complexo do Castelar, em Belford Roxo, é levado pela polícia após ser preso em jogo no Maracanã — Foto: Reprodução


Segundo a Polícia Civil, a principal suspeita é que ele tenha sido escolhido, junto com outros suspeitos, para integrar o tráfico no Castelar por Edgar Alves de Andrade, o Doca, um dos principais nomes do Comando Vermelho.


A escolha aconteceu logo após a cúpula da facção determinar a morte de alguns dos envolvidos no desaparecimento e na morte de três crianças em Belford Roxo, na comunidade do Castelar.


Meninos em Belford Roxo

Doca é alvo de mandado de prisão pelo caso que envolveu os três meninos que desapareceram em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.


Segundo as investigações, o traficante mandou executar a todos que mataram as crianças. Os corpos dos responsáveis não apareceram.


O criminoso ainda é apontado pela polícia como responsável pela tentativa de sequestro do helicóptero do piloto Adonis Lopes.


Apesar das acusações contra Doca, não há indício de que Foka tenha relação com o caso dos meninos desaparecidos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

PGR pede que STF rejeite ação que contesta política de aborto legal do governo federal



A Procuradoria-Geral da República defendeu nesta quinta-feira (17) que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite uma ação, apresentada por quatro entidades de saúde, contra a política de aborto legal fixada pelo governo federal.


A ação no STF tenta impedir que o Executivo e decisões do Poder Judiciário possam restringir o aborto legal para gestações de até 22 semanas.


O Ministério Público aponta problemas processuais na ação, e diz que o arquivamento do caso "não impedirá que meninas e mulheres gestantes que hajam sido vítimas de violência sexual busquem amparo do Judiciário de modo individualizado, se assim desejarem ou se mostrar necessário".


Segundo o MP, o pedido das entidades é "genérico", o que inviabiliza a análise do caso.


"Não há indicação de ato específico do poder público alegadamente lesivo a preceitos fundamentais, o que inviabiliza ou, ao menos, dificulta o exame de validade constitucional pretendido, muito especialmente em sede de medida cautelar".


Na ação enviada ao STF, as entidades também pedem a imediata suspensão de uma cartilha do Ministério da Saúde que ignora a lei brasileira e diz que todo procedimento é crime com alguns excludentes de ilicitude.


Quando determinou o envio das informações, Fachin afirmou que o "quadro narrado pelas requerentes é bastante grave e parece apontar para um padrão de violação sistemática do direito das mulheres".


A legislação penal não fixa prazo para realização do aborto legal e nem exige autorização da Justiça para o procedimento. No entanto, o Ministério da Saúde entende que a interrupção da gestação nesses casos só pode ocorrer até a 22ª semana e que, após esse período, ocorre o parto antecipado.


Sobre este entendimento do Ministério da Saúde, a PGR entende que é possível discutir o tema em ação na Corte, mas pondera que "há barreira que impede que se avance, por ora, no debate".


"É que a limitação do abortamento à idade gestacional de 22 semanas não é novidade. O ato impugnado é revisão de atos anteriores, sem alterações, porém, quanto ao ponto em discussão. Desde 2005 – com atualização em 2011 –, a previsão é essencialmente a mesma".


Fonte: g1

Leia Mais ››

Datafolha: 43% reprovam governo Bolsonaro; aprovação é de 30%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 30% de aprovação e 46% de reprovação. Outros 26% consideram o governo do atual mandatário regular.


O presidente Jair Bolsonaro em imagem de 7 de julho, no Palácio do Planalto — Foto: Adriano Machado/Reuters


Na última pesquisa do instituto, divulgada em julho, Bolsonaro tinha 28% de aprovação e 45% de reprovação.


O instituto também perguntou aos eleitores se eles confiam nas falas de Bolsonaro. Os que confiam sempre no que o presidente diz são 20%, os que confiam às vezes são 27% e os que nunca confiam são 52%. Os que não sabem são 1%.


A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Datafolha: 51% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, contra 37% de Lula

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, mediu a rejeição entre os presidenciáveis. O levantamento aponta que 51% não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro (PL) para presidente da República; a rejeição a Lula (PT) é de 37%.


Montagem de fotos de Lula e Bolsonaro — Foto: Ueslei Marcelino e Adriano Machado/Reuters


Ciro Gomes (PDT) e Roberto Jefferson (PTB) estão empatados em terceiro: 25% dizem que nunca votariam em cada um dos candidatos.


No levantamento anterior, o presidente tinha 53% de rejeição; e o ex-presidente, 36%. Bolsonaro oscilou para baixo e Lula oscilou para cima, ambos dentro da margem de erro.


O instituto apontou que Lula tem 47% da intenção de votos no primeiro turno, seguido por Bolsonaro com 32%. Ciro Gomes aparece em terceiro com 7%.


A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Datafolha: Lula tem 54% e Bolsonaro 37% no segundo turno de 2022

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Lula (PT) ganharia do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno.


Lula e Bolsonaro — Foto: Evaristo Sa e Mauro Pimentel/AFP


Segundo o instituto, Lula tem 54% dos votos e Bolsonaro 37%. Brancos e nulos são 8% e os que não sabem são 2%. A diferença entre os dois é de 17 pontos percentuais.


Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 28 de julho, Lula tinha 55% dos votos e Bolsonaro 35%.


Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos oscilaram no último mês.


Quando analisados os dados com maior distanciamento temporal, no entanto, Bolsonaro aparece com crescimento. Ele tinha 33% dos votos em maio, 34% em junho, 35% em julho e agora chegou a 37%.


Lula, por sua vez, saiu de 58% em maio, para 57% em junho, 55% em julho e 54% atualmente.


Segundo o instituto, Lula tem melhor desempenho entre o eleitorado feminino (56%), enquanto Bolsonaro tem 34%. Já entre homens, o petista tem 51% dos votos e o atual presidente tem 39%.


O instituto não testou outros cenários.


A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Fonte: g1

Leia Mais ››

Datafolha: Lula tem 47%; Bolsonaro, 32%; Ciro, 7%; Tebet, 2%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra o ex-presidente Lula com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com 32%.


Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet — Foto: Reprodução/Reprodução/Estadão Conteúdo/FuturaPress/Estadão


O petista manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil).


Lula (PT): 47%

Jair Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Simone Tebet (MDB): 2%

Vera (PSTU): 1%

Pablo Marçal (PROS): 0%

Roberto Jefferson (PTB): 0%

Felipe d'Avila (NOVO): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Léo Péricles (UP): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

Eymael (DC): 0%

Em branco/nulo/nenhum: 6%

Não sabe: 2%

Datafolha: Lula tem 54% e Bolsonaro 37% no segundo turno de 2022

Datafolha: 51% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, contra 37% de Lula

O novo levamento mostra Ciro Gomes (PDT) com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), 1%. Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Felipe d'Ávila (NOVO), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.


O questionário foi registrado no TSE no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael como Constituinte Eymael. A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


De acordo com o Datafolha, mesmo com um quadro diferente de candidatos, a pesquisa atual pode ser comparada com as anteriores porque o percentual atingido pelos candidatos que entraram ou saíram da disputa fica entre 0 e 2%, dentro da margem de erro dos levantamentos, "e dessa forma não compromete a evolução dos resultados registrados desde maio deste ano".



A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que se declaram pretos e os que vivem na região Nordeste. As intenções de voto no petista são mais expressivas entre:


Eleitores com renda de até 2 salários mínimos (55%)

Quem recebe ou mora com alguém que recebe Auxílio Brasil (56%)

Moradores da região Nordeste (57%)

Autodeclarados pretos (60%)

Homossexuais ou bissexuais (69%)

Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os mais ricos, os brancos, os evangélicos e os que vivem na região Norte. A intenção de voto no presidente é maior entre:


Quem tem renda superior a 10 salários mínimos (43%)

Moradores da região Norte (43%)

Autodeclarados brancos (38%)

Evangélicos (49%)

Votos válidos

Contando apenas os votos válidos, sem nulos, brancos e indecisos, Lula tem 51%, o que deixa a possibilidade de vitória no primeiro turno dentro da margem de erro. Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Ciro, 8%.


Lula (PT): 51%

Jair Bolsonaro (PL): 35%

Ciro Gomes (PDT): 8%

Simone Tebet (MDB): 2%

Vera (PSTU): 1%

Pablo Marçal (PROS): 1%

Roberto Jefferson (PTB): 0%

Felipe d'Avila (NOVO): 0%

Sofia Manzano (PCB): 0%

Léo Péricles (UP): 0%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%


Intenção de voto espontânea


Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto e Bolsonaro com 28%. Ciro foi citado por 2% e Simone Tebet por 1%.


Lula (PT): 40%

Jair Bolsonaro (PL): 28%

Ciro Gomes (PDT): 2%

Simone Tebet (MDB): 1%

Outras respostas: 2%

Em branco/nulo/nenhum: 6%

Não sabe: 22%


Fonte: g1

Leia Mais ››