domingo, setembro 19, 2021

Comerciante suspeito de amarrar e agredir homem é solto 24 horas depois de ser preso no interior do RN

O comerciante investigado por ter amarrado e agredido um homem quilombola no último dia 11 de setembro em Portalegre, na região Oeste potiguar, foi solto neste sábado (18), 24 horas depois de ter sido preso. A decisão foi da juíza Mônica Maria Andrade. Ele vai responder em liberdade pela suspeita da prática do crime de tortura.


As cenas de agressões chamaram atenção nas redes sociais no início desta semana. As imagens mostram o quilombola amarrado pelas mãos e pés, chorando e sendo agredido com chutes por outro homem, que segura a corda.


A prisão do comerciante ocorreu na sexta-feira (17). Policiais civis da 4ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Pau dos Ferros e da Delegacia Municipal (DM) de Portalegre cumpriram o mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Portalegre. De acordo com as investigações, a vítima "foi submetida à violência e grave ameaça, a intenso sofrimento físico e mental, como uma forma de aplicar-lhe castigo pessoal ou medida de caráter preventivo". O outro investigado não foi encontrado.


O comerciante já respondia à Justiça do Rio Grande do Norte por injúria racial, em caso que teria acontecido em junho de 2020. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público em 2021 e acolhida pelo juiz Edilson Chaves de Freitas, da Vara Única de Portalegre, no último mês de junho.


De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o empresário teria injuriado outro homem, usando palavras ofensivas relacionadas à cor da pele da vítima. "Nego safado" e "suma do meu comércio que nem de nego eu gosto" teriam sido algumas das ofensas proferidas e presenciadas por testemunhas.


As palavras teriam sido ditas durante uma discussão sobre a placa de um carro. Não houve novo andamento do processo na Justiça desde o recebimento da ação.


Homem tem pés e mãos amarrados e é agredido no interior do RN — Foto: Reprodução


Sobre o caso

Inicialmente, o caso havia sido registrado pelo próprio comerciante, na Delegacia de Pau dos Ferros. Ele relatou que o quilombola foi pego jogando pedras no seu comércio e o teria amarrado até a chegada da polícia. Porém, após o vídeo começar a circular nas redes sociais, os investigadores passaram a apurar o caso também como "tortura".



Na quarta-feira (15), o Ministério Público Federal (MPF) do Rio Grande do Norte manifestou "indignação pelos atos de violência praticados contra um quilombola da comunidade do Pêga, no município de Portalegre".


De acordo com a corporação, o homem negro, reconhecido como quilombola pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Social do Rio Grande do Norte (Coeppir), foi agredido e imobilizado, com seus punhos e pernas amarrados em uma corda.


"O Ministério Público Federal, ao tempo em que repudia os atos de violência física e o tratamento desumano e degradante concedido ao quilombola de Portalegre/RN, acompanha, com atenção, o desdobramento da investigação criminal deflagrada na Polícia Civil do Rio Grande do Norte, e ressalta que outras medidas também estão sendo adotadas pela Procuradoria da República no Município de Pau dos Ferros/RN, por meio de procedimento próprio, no âmbito da tutela coletiva", informou por meio de nota.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Foragido da Justiça morre em confronto com a Polícia Militar em Umarizal RN

Um homem identificado como Lucas Eduardo Vieira de Oliveira, de 21 anos, morreu durante um confronto com a Polícia Militar no sítio Caiçara, na zona rural do município de Umarizal, na região do Alto Oeste potiguar. O caso aconteceu nesta sexta-feira (17), por volta das 12h20.


Foragido da Justiça morre em confronto com a Polícia Militar no interior do RN. Foto ilustrativa. — Foto: Marcelino Neto/O Câmera


De acordo com a PM, Lucas era foragido da Justiça. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pelo crime de homicídio em Portalegre.


Os policiais militares informaram que o homem estava escondido com mais três criminosos em uma residência, planejando assaltos na região. Segundo os agentes, eles receberam uma denúncia e, chegando ao local, foram recebidos a tiros.


Houve troca de tiros. Lucas foi ferido e levado ao Centro de Saúde Doutor Guaraci Onofre, mas não resistiu e morreu. Os outros três homens correram para um matagal e conseguiram fugir. O corpo do criminoso foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Pau dos Ferros.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Policial militar é baleado e suspeitos de assalto morrem durante confronto em Serra do Mel RN

Um policial militar foi baleado e dois suspeitos de assalto morreram durante um confronto no início da tarde desta sexta-feira (17) no município de Serra do Mel, na região Oeste potiguar.


Policial militar é baleado e suspeitos de assalto morrem durante confronto no interior do RN — Foto: Redes sociais


De acordo com a Polícia Militar, os policiais receberam uma denúncia anônima de onde os suspeitos possivelmente estariam escondidos, no Conjunto Novo na Vila Brasília. Ao chegar no local, a equipe foi recebida a tiros e revidou, segundo a PM.


Dois suspeitos foram atingidos e socorridos ao Hospital Municipal Doutor Sílvio Romero de Lucena. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram. Outros dois homens conseguiram fugir pulando muros de residências.


Durante a troca de tiros, o comandante da operação foi atingido por um disparo e a bala ficou alojada em seu colete. Ele foi levado ao hospital para avaliação médica e passa bem.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Em duas semanas, Corpo de Bombeiros registra 188 incêndios florestais no RN

Nas duas primeiras semanas de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar registrou 188 incêndios florestais no Rio Grande do Norte. Segundo a corporação, foram cerca de 13 ocorrências registradas por dia.


Fazendo upload: 439029 de 439029 bytes.
Em duas semanas, Corpo de Bombeiros registra 188 incêndios florestais no RN — Foto: Divulgação/CBMRN


De acordo com o Comandante do 1° Grupamento de Bombeiros, major Christiano Couceiro, os incêndios aconteceram em áreas urbanas e rurais, principalmente nas regiões Oeste e Seridó, devido a estiagem. "A maioria dos sinistros, infelizmente, acontecem em razão da ação humana com a limpeza de terrenos e na preparação do solo para plantações”, explicou.


Somente na primeira semana do mês, a corporação combateu 101 ocorrências de incêndios florestais em todo o estado.


Em duas semanas, Corpo de Bombeiros registra 188 incêndios florestais no RN — Foto: Divulgação


O Corpo de Bombeiros alerta para que, em caso de necessidade, como os agricultores que preparam seus terrenos, é importante fazer aceiros (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, que tem como finalidade prevenir a passagem do fogo para área de vegetação) e observar qual o melhor tempo e horário.


Outra recomendação é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos. Caso algum foco de incêndio seja identificado, entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Rio Grande do Norte recebe lote com 105 mil doses de vacina da Pfizer

O Rio Grande do Norte recebeu neste domingo (19) uma carga com 105.300 doses da vacina da Pfizer. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra. Em postagem feita em uma rede social, ela informou que mais 41.250 do imunizante Oxford/AstraZeneca devem chegar na segunda-feira (20).


Rio Grande do Norte recebe lote com 105 mil doses de vacina da Pfizer — Foto: Divulgação/Sesap


"Estes lotes servirão para ampliar a cobertura vacinal no RN e completar esquema vacinal com a D2 e D3", escreveu.


No sábado (18), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) havia confirmado o recebimento de 105 mil doses da Coronavac/Butantan.


Segundo os registros da plataforma RN+ Vacina, já tinham sido aplicadas no estado mais de 3,51 milhões de doses - até o fim da manhã de sábado.


De acordo com a Sesap, a cobertura com a primeira dose chegou a 84% dos adultos, representando 2,25 milhões de pessoas. Entre os que completaram o esquema vacinal ou tomaram a dose única o alcance é de 47% - 1,26 milhão de moradores do RN.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Primeiro lote de vacinas da Pfizer destinado à dose de reforço em idosos é distribuído aos municípios do RN

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte começou a distribuir no início da tarde desta sexta-feira (17), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para a aplicação da dose de reforço nos idosos do estado.


Primeiro lote de vacinas para dose de reforço é distribuído aos municípios potiguares — Foto: Divulgação


De acordo com a pasta, foram encaminhadas aos municípios 20 mil doses da vacina Pfizer para esse público.


A orientação da Sesap aos municípios é de que o reforço deve começar pelos idosos acamados e aqueles que vivam em instituição de longa permanência.


A previsão inicial da Sesap era de que as doses de reforço começassem a ser aplicadas no último dia 15. Entenda como vai funcionar.


Além dessas para o reforço, também foram distribuídas, para segunda dose, mais 73.750 vacinas, sendo 28.200 da Pfizer, 18.840 de Coronavac/Butantan e outras 26.710 de Astrazeneca/Fiocruz, que voltou a ser distribuído, após uma paralisação temporária. Parte dessas vacinas foram recebidas no fim da tarde desta quinta-feira (16).


Na semana passada, municípios como Mossoró suspenderam a aplicação da segunda dose da Oxford/AstraZeneca por falta de vacinas. O motivo é que, pela primeira vez desde o início da produção no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou no dia 3 de setembro que ficaria duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde, por atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.



Até a manhã desta sexta-feira (17), o estado registrava 3,49 milhões de doses aplicadas. Ao todo, 2,24 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose, alcançando 84% do público-alvo.


O recorte entre os maiores de idade vacinados com duas doses ou dose única é de 47% dos adultos, o que representa 1,25 milhões de moradores do RN.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Exportações caem 49% em agosto e balança comercial do RN fecha mês com déficit de US$ 10,3 milhões

As exportações do Rio Grande do Norte registraram em agosto o segundo pior desempenho em 2021 e registraram uma queda de 49,4% em relação a julho.


Entressafra do melão seria um dos fatores para déficit da balança comercial do RN, segundo o Sebrae. — Foto: Elisa Elsie


O envio de mercadorias para o mercado internacional contabilizou um volume de US$ 14,6 milhões, enquanto em julho, o valor foi de de US$ 29 milhões. Os estão na edição de agosto do Boletim da Balança Comercial do RN, divulgado pelo Sebrae.


A desaceleração das exportações, somada a um aumento de 40% nas importações do estado, foi decisiva para a balança comercial do estado fechar o oitavo mês do ano com um déficit de US$ 10,3 milhões.


Porém, no acumulado do ano, o saldo é positivo com um volume de US$ 25,5 milhões.

De acordo com o Sebrae, o desempenho baixo das exportações no mês passado, entre outros fatores, pode estar relacionado ao período de entressafra do melão, que tradicionalmente figura entre os principais itens da pauta de exportação do estado.


“A retomada do plantio ocorre, normalmente, no finalzinho de julho. E as exportações da fruta começam de fato a partir da segunda quinzena de agosto. Por isso, não há números expressivos de exportação de melão neste mês”, explica o analista técnico e gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.



Dessa forma, o ranking de produtos mais exportados sofreu alteração e até o petróleo, que vinha figurando nos três meses anteriores entre as mercadorias mais exportadas, saiu das primeiras posições.


As lagostas foram o item com maior volume de negociação, com um total de US$ 2,5 milhões. O segundo produto com maior volume enviado para o exterior foram os tecidos de algodão, com uma negociação de US$ 1,3 milhão. Juntos, alguns produtos de origem animal atingiram um volume de US$ 1,7 milhão. As balas e confeitos de caramelo entraram no ranking com vendas que chegam a US$ 767,9 mil.


Os Estados Unidos foram o principal parceiro comercial do Rio Grande do Norte em agosto, com acordos que totalizaram US$ 6,8 milhões, principalmente pelas aquisições de lagostas. A China também adquiriu o crustáceo inteiro e as exportações para o país asiático somaram US$ 840 mil. Os tecidos foram principalmente para a Colômbia e o Peru.


No acumulado do ano, as exportações do Rio Grande do Norte totalizam US$ 227,3 milhões. Esse volume é 47% maior que o acumulado no mesmo intervalo de 2020, quando as exportações do RN chegaram a US$ 154,6 milhões.


Importações

De julho para agosto, as importações do Rio Grande do Norte saíram de US$ 17,8 milhões para mais de US$ 25 milhões. Isso representa um crescimento de 40,2% e, em relação ao mesmo mês do ano passado, um aumento de 95,5%, já que em agosto de 2020 o RN importou um total de apenas US$ 12,8 milhões.


Os principais produtos importados no mês passado foram os trigos, com uma negociação de US$ 11,4 milhões, seguidos das torres de aço ou ferro usadas na indústria eólica. Foram comprados US$ 4,1 milhões em insumos para essa cadeia produtiva.


O maior montante gerado pela importação de mercadorias veio da Argentina, devido às torres, com um volume de US$ 6,7 milhões. Os Estados Unidos ficaram na segunda posição, com importações de US$ 5,5 milhões, principalmente do trigo, que também é importado da Rússia e do Canadá.



A China apareceu na terceira posição com um volume de US$ 3,2 milhões, valores registrados principalmente pela importação de policloreto de vinila.


As importações acumuladas de janeiro a agosto somam US$ 201,7 milhões– 78,2% maiores que o acumulado em 2020.


Já as exportações, da ordem de US$ 227,3 milhões, são 47% maiores que o mesmo período do ano passado.


No fim, o saldo da balança acumula um superávit de US$ 25,5 milhões, que é 38,2% menor que o saldo registrado entre janeiro e agosto de 2020, quando a diferença entre exportações e importações foi de US$ 41,4 milhões.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Governo do RN libera eventos de massa, mas exige passaporte da vacina



O Governo do Rio Grande do Norte liberou eventos de massa no estado, mas com a exigência de comprovação de pelo menos uma dose da vacina dos participantes.


De acordo com o decreto, a decisão tem validade indeterminada e pode ser revista a qualquer tempo em função do cenário epidemiológico.


A comprovação de pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid passa a ser exigido como protocolo para eventos com mais de 600 pessoas. O governo ressalta, no entanto, que os municípios podem exigir o 'passaporte da vacina' também para outras situações e eventos que acharem necessários.


os participantes dos eventos poderão comprovar a imunização pela carteira de vacinação, pelo aplicativo “Mais Vacina” ou similar, validado pela União, Estados ou Municípios.


Já os eventos de rua que não tenham protocolos específicos regulamentados por portarias ficam condicionados à autorização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Os organizadores do evento se responsabilizarão pela observância de todos os protocolos sanitários estabelecidos, bem como das regras de funcionamento dispostas no novo decreto, incluindo a exigência do passaporte da vacina.


Para os eventos de qualquer natureza com público superior a 600 pessoas, com exceção dos corporativos e religiosos (que não sejam de rua), fica mantida a necessidade de autorização da Sesap.


Funcionamento do comércio

Outra mudança diz respeito às restrições de horários e ocupação durante funcionamento do comércio e hotelaria. A partir de agora comércio e hotelaria podem funcionar em horários normais e sem limite de ocupação.


Porém, permanece em vigor o uso obrigatório de máscara de proteção facial e obediência aos protocolos sanitários.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Brasil registra menor número de mortes por Covid em 24 horas desde novembro; 7 estados não tiveram óbitos

O Brasil registrou neste domingo (19) 239 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 590.786 desde o início da pandemia. É o menor número de mortes registradas em um dia desde 22 de novembro de 2020 (quando tivemos 181 vítimas). Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 558 --acima da marca de 500 pelo sexto dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -8% e aponta tendência de estabilidade pelo quinto dia, após 22 dias seguidos em queda.


Sete estados não registraram mortes em 24 horas (veja mais abaixo).


Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h deste domingo. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.


Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Arte/G1


Veja a sequência da última semana na média móvel:


Segunda (13): 467

Terça (14): 520

Quarta (15): 597

Quinta (16): 582

Sexta (17): 546

Sábado (18): 565

Domingo (19): 558

Em 31 de julho o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.



Apenas um estado aparece com tendência de alta nas mortes: Roraima. O estado do Rio Grande do Norte não divulgou novos dados até a noite deste domingo.


Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Piauí, Rondônia e Roraima não registraram mortes em seus boletins do último dia.


Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 21.236.761 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 9.172 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 34.282 diagnósticos por dia, o que resulta em uma variação de +64% em relação aos casos registrados na média há duas semanas, passando a indicar tendência de alta.


A média móvel de casos vinha em sequência de queda por 18 dias seguidos, se aproximando de 15 mil diagnósticos diários, mas saltou para acima de 34 mil nos últimos dias devido à inserção de dezenas de milhares de casos represados após um ajuste no sistema que concentra esses dados. Ao longo de três dias na última semana, RJ e SP incluíram juntos mais de 150 mil registros de casos por conta desse problema, o que resultou nesse salto na média.


Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos em Itatiba

O ator Luis Gustavo Blanco morreu neste domingo (19), aos 87 anos, em Itatiba (SP). Ele sofreu complicações por conta de um câncer no intestino. De acordo com informações da família, Luis Gustavo estava em tratamento contra a doença desde 2018.


Ator Luis Gustavo morre em Itatiba (SP) — Foto: Reprodução/Globo


O corpo do ator será cremado na manhã de segunda-feira (20), por volta das 10h. Não haverá velório. Segundo o G1 apurou, foi uma opção da família para que a despedida fosse um momento particular.


Carreira

O ator nasceu em Gotemburgo, na Suécia, no dia 2 de fevereiro de 1934. Foi o Beto Rockfeller (1968), na novela da TV Tupi, que inovou a linguagem do gênero. A estreia dele na Globo foi em 1976.


Dentre os personagens mais marcantes do artista estão o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em "Ti Ti Ti" e Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa "Sai de Baixo", ambos da TV Globo.


"Eu sempre me dediquei à comédia. Na comédia, as crianças são meus grandes professores: testei meus personagens com elas. Se não riam, o personagem não estava pronto. Não há mestre no mundo que se compare a uma aula dessas", afirmou o ator, em depoimento ao Memória Globo.


Aracy Balabanian, Luis Gustavo, Marcia Cabrita, Miguel Falabella e Marisa Orth — Foto: Cauê Muraro/G1


Fez diversas novelas, como "Anjo Mau" e "Duas Vidas", em 1976, "Te Contei?", em 1978, "Elas por Elas", em 1982, "Ti-Ti-Ti", em 1985, "O Salvador da Pátria", em 1989, "Mico Preto", em 1990, "O Mapa da Mina", em 1993, "O Beijo do Vampiro", em 2002, "Começar de Novo", em 2004, "O Profeta", em 2006, "Três Irmãs", em 2008", "Cama de Gato", em 2009, "A vida da gente", em 2011, "Joia Rara", em 2013, e "Êta Mundo Bom!", em 2016.


Também participou de "Malhação", em 2012, e do seriado "As Cariocas: A Invejosa de Ipanema", em 2010. Fez ainda "Xuxa Especial de Natal – no Mundo da Imaginação", em 2003.


Tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles o teleteatro TV de Vanguarda. Após uma pequena participação no filme "Amada Amante", de Cláudio Cunha, e uma passagem pela TV Bandeirantes, Luis Gustavo voltou à Globo na pele do detetive Mário Fofoca.


O artista foi vacinado contra a Covid-19 em fevereiro deste ano, em Itatiba, cidade onde morava. A aplicação da dose foi feita em um sistema drive-thru, no Ambulatório Central de Especialidades.


Veja abaixo o comunicado da Globo sobre a morte do ator:


"Se apaga o sorriso do ator e comediante Luis Gustavo.


Luis Gustavo sempre se dedicou à comédia. Dizia que as crianças eram seus grandes professores: se não riam, o personagem não estava pronto. O intérprete dos eternos Mario Fofoca e tio Vavá nos deixa hoje, dia 19, aos 87 anos, em decorrência de complicações por conta de um câncer no intestino.


Luis Gustavo era casado com Cris Botelho, pai de Luis Gustavo Vidal Blanco, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a falecida atriz Desireé Vignolli, avô de Marina Hoagland Blanco Buzzone, e tio de Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, também atores.


Encarnando grandes personagens cômicos da telenovela brasileira, Luis Gustavo Blanco merece um capítulo especial na história da televisão. Nascido em 02 de fevereiro de 1934, em Gotemburgo, na Suécia, de pais espanhóis, ele chegou ao Brasil ainda criança e adotou São Paulo como o lugar para criar suas raízes.


Mesmo viajando constantemente ao Rio de Janeiro, o ator não se intimidava pela ponte aérea entre as cidades e se considerava um paulista de alma e coração. O ator passou os últimos anos morando em Itatiba, no interior de São Paulo.


O grande 'Tatá', apelido que o acompanhou por toda a vida e como era conhecido entre os mais íntimos, começou a carreira trabalhando durante cinco anos atrás das câmeras, sendo contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista.


Mas a vontade de estrear na parte artística falou mais alto. Tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles o teleteatro TV de Vanguarda. Foi lá que, por acaso, fez a sua estreia como ator, na peça 'Mas Não se Matam Cavalos', de Horace McCoy.


A partir dali, jamais abandonou a interpretação. Sua primeira novela foi 'Se o Mar Contasse', de Ivani Ribeiro, na TV Tupi, em 1964. Também na emissora, atuou em 'O Sorriso de Helena', 'O Direito de Nascer', 'O Amor Tem Cara de Mulher' e 'Estrelas no Chão'. Paralelamente ao trabalho na TV, o ator também dava início à sua carreira no teatro.


Em 1967, pela atuação em ‘Quando as Máquinas Param’, de Plínio Marcos, ganhou o prêmio de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Teatro (APCT). Em 1968, Luis Gustavo participou da criação de um marco da telenovela brasileira, ‘Beto Rockfeller’, momento importante de sua carreira.


O ator também deu vida a outros personagens que caíram no gosto do público, como o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em ‘Ti Ti Ti’, o músico cego Léo em ‘Te Contei?’ e o playboy Ricardo em ‘Anjo Mau’, todas escritas por Cassiano Gabus Mendes.


O personagem mais memorável do ator, no entanto, foi sem sombra de dúvidas o atrapalhado detetive particular Mário Fofoca em ‘Elas por Elas’ também de Cassiano. Depois, Luis Gustavo estrelaria com este mesmo personagem um seriado homônimo e o filme ‘As Aventuras de Mário Fofoca’.


Durante vários anos, Luis Gustavo atuou ainda como Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa humorístico dominical da TV Globo ‘Sai de Baixo’. Seus últimos trabalhos na emissora foram ‘Brasil a Bordo’ e ‘Malhação: Vidas Brasileiras’, ambos exibidos em 2018."


Fonte: G1

Leia Mais ››

Apagão no Sudeste não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou neste domingo (19) que o apagão que afetou parte da Região Sudeste na noite deste sábado (18) não teve relação com a crise hídrica do país.


Segundo o ONS, às 21h21 de sábado “houve um desligamento total da Subestação de Rocha Leão”. O local, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos fluminense, pertence a Furnas — que já tinha admitido a falha em nota neste domingo.


“As proteções atuaram corretamente para isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento”, detalhou Furnas.


O ONS afirmou que entrou em ação a “proteção diferencial de barras do setor de 138 kV”, afetando cidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Às 22h32, o abastecimento estava normalizado.


O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e se foi um problema técnico ou um erro humano.


Para o pesquisador João Teles, da FGV Energia, “a observação do ONS faz sentido”. “Não deve se tratar de escassez de recursos energéticos. Porque o atendimento da carga nesse horário é considerado fora da ponta, ou seja , uma carga média”, pontuou. “E também foi no sábado, que não é dia útil, com uma carga normalmente mais baixa”, emendou.


Luciano Losekann, professor da UFF e pesquisador do Grupo de Economia da Eenergia da UFRJ, concorda. “O horário do apagão não era pico de demanda”, afirmou. “Indica ter sido uma falha localizada, mas a causa do problema podem ser diversos fatores”, ponderou.


Subestação de Rocha Leão de Furnas, em Rio das Ostras — Foto: Reprodução/Google StreetView



O que é proteção diferencial de barras?

Todas as subestações de energia têm um barramento de entrada — uma espécie de distribuidor de energia para o sistema.


A proteção diferencial de barra existe para proteger a subestação e os equipamentos de curtos-circuitos ou danos afins quando há uma queda repentina de energia nesse distribuidor.


Se a subestação fosse uma casa, a proteção de barra seria o disjuntor geral. A “chave de luz” do painel normalmente desarma quando uma das fases cai ou quando há oscilações grandes nas tomadas.


Mais de uma hora sem luz

Segundo a Energisa, uma das distribuidoras atingidas pela falha, “a ocorrência na Subestação Rocha Leão de Furnas afetou as supridoras Light e Enel, que abastecem as concessões da Energisa de Minas e Nova Friburgo, foi responsável pelas interrupções”.


“A situação que impactou Nova Friburgo e pelo menos 60 municípios da concessão de Minas Gerais teve início às 21h21”, explicou.


No RJ, houve relatos de apagão em 13 cidades das regiões dos Lagos e Serrana. Em MG, pelo menos 62 municípios registraram a queda de energia.


Segundo a Enel, que atende o interior fluminense, “o fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes às 22h32” — ou cerca de uma hora e meia depois do incidente em Rocha Leão.



O problema foi relatado nas seguintes cidades fluminenses:


Araruama

Búzios

Cabo Frio

Iguaba

Macaé

Nova Friburgo

Paraíba do Sul

Rio das Ostras

São Pedro da Aldeia

Saquarema

Teresópolis

Três Rios

Vassouras


Fonte: G1

Leia Mais ››

Justiça determina que União forneça remédio mais caro do mundo para bebê com atrofia muscular espinhal

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) determinou que o Ministério da Saúde forneça ao bebê Benjamin Brener Guimarães, o Ben, um remédio que custa mais de 2 milhões de dólares, o equivalente a R$ 11.239.337. O menino, de 4 meses, foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME) e, desde então, a família tem feito campanhas na internet para tentar custear o preço do medicamento.


Benjamin tem 4 meses e foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) — Foto: Reprodução/Instagram


O remédio em questão é o Zolgensma, conhecido como o remédio mais caro do mundo. Ele pode ser utilizado para tratar crianças de até 2 anos diagnosticadas com AME tipo 1, a forma mais grave da doença e que geralmente causa a morte antes dessa idade.


A decisão em prol do bebê foi proferida em tutela de urgência, no sábado (18), pela juíza federal Joana Carolina Lins Pereira, titular da 12ª Vara. A União precisa cumprir a decisão antes que o bebê complete 6 meses, num prazo de 20 dias. É possível recorrer da determinação.


Até 2017, não havia tratamento para quem nascia com essa condição no Brasil. A AME é uma doença grave, rara, neuromuscular, degenerativa, progressiva, irreversível e de origem genética. O Zolgensma, que obteve registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto de 2020, modifica o DNA do paciente e cria uma cópia funcional, isso em uma única dose.



Além do Zolgensma, o tratamento da AME também pode ser feito com o remédio Nusinersena (Spinraza). Diferente do primeiro, este segundo consiste num tratamento para o resto da vida, num custo de R$ 400 mil por ano. Desde 2019, o Spinraza foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e é fornecido gratuitamente aos pacientes.


Benjamin, de 4 meses, e o pai, o administrador Túlio Guimarães — Foto: Reprodução/Instagram


Para solicitar o fornecimento do Zolgensma, a família de Ben argumentou que o medicamento oferece uma melhor relação custo-efetividade, por ser de dose única. Além disso, uma perícia feita por uma geneticista comprovou que esse remédio seria o mais indicado para o caso do bebê.


Para o pai de Ben, o administrador Túlio Guimarães, a decisão judicial foi a melhor notícia já recebida. Segundo ele, a família descobriu a AME quando o bebê tinha 3 meses e, desde então, tem travado uma batalha pela vida de Benjamin.


"Foi um cometa que caiu no meio do nosso lar, inesperadamente. No início, foi devastador, mas com muita fé em Deus e a força que todo mundo tem nos dado, temos superado. Essa foi a decisão mais linda do mundo. Sabemos que a União pode recorrer, mas essa batalha, ainda que seja apenas o primeiro round, está ganha", afirmou o administrador.


Para negar o fornecimento do Zolgensma, a União afirmou que, desde que nasceu, Ben tem sido tratado com Spinraza por meio do SUS e que o quadro de saúde do paciente tem se mantido estável. Além disso, o Ministério da Saúde afirmou que não há comprovação de superioridade do medicamento solicitado diante do que já é oferecido.


"Salvar uma vida não é despesa. É investimento. Aqui, importa em dar a um ser humano a oportunidade de crescer, estudar, trabalhar, constituir família. Por ora, entretanto, do que o paciente Benjamin precisa é de uma oportunidade para viver, de uma oportunidade para respirar", afirmou a juíza responsável pelo caso, na decisão em favor do bebê.


A Justiça também determinou que a família do bebê informe o valor arrecadado por meio das campanhas feitas em prol do menino para a compra do medicamento, para que a União custeie somente o restante. Até a terça-feira (14), o valor doado era de R$ 3.314.884,15.


"Se a União recorrer, espero que o coração do desembargador que for dar a decisão seja do bem, e que ele dê amor à vida de um ser humano e não derrube a sentença. A AME é realmente muito grave e pode ser letal. Com a precocidade com que Benjamin está sendo tratado, esperamos que ele consiga levar uma vida com dignidade", disse Túlio Guimarães.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Vagões de trem com carvão mineral descarrilam e tombam no Sul de SC

Uma composição ferroviária da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), com 32 vagões carregados com carvão mineral teve alguns vagões descarrilados e outros tombados. A ocorrência foi registrada na tarde de sábado (18), no bairro Congonhas, em Tubarão, no Sul catarinense. Ninguém se feriu.


Vagões de trem descarrilam e tombam no Sul de SC — Foto: Ferrovia Tereza Cristina (FTC)


O material seguia de Criciúma, na mesma região, em direção a Tubarão quando o acidente foi registrado. Em nota, a FTC informou que está averiguando as possíveis causas da ocorrência. Após o acidente no bairro Congonhas, a área foi isolada e a carga protegida.


Por volta das 7h deste domingo (19), a equipe de manutenção da ferrovia iniciou os trabalhos para restabelecer o trecho. A previsão é de que o transporte de cargas pela linha férrea seja normalizado até a noite de terça-feira (21). Não há obstrução de cruzamentos rodoferroviários.


"Profissionais da ferrovia, que trabalham para restabelecer o tráfego ferroviário, estão averiguando as possíveis causas da ocorrência", informou a empresa.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Mulher de Wesley Safadão mentiu a idade para furar fila da vacinação, dizem servidoras

 A digital influencer e mulher do cantor Wesley Safadão, Thyane Dantas, mentiu sobre a idade no momento da vacinação contra a Covid-19, segundo informaram as servidoras responsáveis pela vacinação do casal em depoimento à sindicância realizada pela prefeitura de Fortaleza.


A registradora do local de vacinação e a aplicadora da vacina afirmaram em depoimento que a influenciadora digital disse ter 31 anos durante diferentes etapas da imunização, mas na verdade, possuía 30. Ela não entregou documento de identificação com a idade correta.


Além disso, o recorte de aplicação no dia do ocorrido era para pessoas com 32 anos ou mais. Thyane também não estava agendada para receber o imunizante, prática utilizada no município para regular a vacinação.


A enfermeira que aplicou a vacina de dose única em Thyane durante a sindicância foi questionada por um membro da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Plano Municipal de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 se não desconfiou da idade da digital influencer. Em resposta, a servidora afirmou que confiava na equipe de triagem.


Na época, Wesley e Thyane negaram qualquer irregularidade afirmando que ela havia recebido vacinas da "xepa", como ficou conhecida a sobra de imunizantes do dia. A Prefeitura de Fortaleza negou a versão, dizendo que não havia aplicação de doses de "xepa" no horário em que eles foram imunizados. Quando eles voltaram a ser procurados, não quiseram se manifestar sobre o assunto.



A equipe de Wesley Safadão afirmou que o cantor e a mulher dele não iria se posicionar sobre o assunto.


Suposta corrupção passiva

A sindicância que apura a vacinação irregular de Thyane, mulher do cantor, foi concluída pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que encontrou irregularidades nas ações de três colaboradores do poder municipal, uma servidora pública e dois funcionários terceirizados.


Segundo a pasta, as apurações internas apontam possível crime de corrupção passiva por parte de três colaboradores da Prefeitura de Fortaleza. A decisão foi assinada pela secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite, e publicada no Diário Oficial do Município de 6 de setembro.


Thyane Dantas, mulher de Wesley Safadão, foi vacinada em Fortaleza mesmo estando fora da faixa etária e sem agendamento. — Foto: Reprodução/Instagram


Uma das pessoas envolvidas na vacinação irregular é uma técnica de enfermagem e servidora pública do município. Contra ela, de acordo com a Secretaria da Saúde, será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD).


Os outros dois envolvidos no caso são terceirizados e, conforme a Prefeitura, "foram devolvidos para a empresa contratante". Um desses funcionários era auxiliar administrativo e o outro atuava como apoio à gestão.


O Grupo Servnac, que possui contratos de serviços de mão de obra terceirizada com a Prefeitura de Fortaleza, se posicionou, em nota, sobre a situação dos dois funcionários afastados pelo Poder Municipal por suposta irregularidade na vacinação de Thyane Dantas.



A empresa pediu acesso à sindicância da prefeitura que demonstra, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a participação dos dois trabalhadores terceirizados e de uma servidora pública. Com isso, a Servnac quer ter subsídios para "decidir as medidas cabíveis a serem tomadas".


Leia a nota na íntegra:


"O Grupo Servnac informa que solicitou acesso ao processo administrativo instaurado pela Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), do qual constam dois colaboradores da empresa, para tomar conhecimento dos termos e ter condições de decidir as medidas cabíveis a serem tomadas. O Grupo Servnac se pronunciará em momento oportuno."


A outra envolvida no caso é uma técnica de enfermagem e servidora pública do município. Contra ela, de acordo com a Secretaria da Saúde, será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). A base para a averiguação é o Estatuto dos Servidores do Município que, no seu artigo 168 diz que é proibido "valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública".


Uma das decisões assinadas pela secretária da Saúde foi o "encaminhamento das informações e da conclusão das apurações realizadas no âmbito do Procedimento de Sindicância nº P193652/2021 aos Órgãos Ministeriais e Policiais competentes, a fim de averiguar a suposta prática do delito criminal insculpido no Art. 317, § 2º do Código Penal Brasileiro por parte dos sindicados".

O artigo em questão trata do crime de corrupção passiva, que é caracterizado no Código Penal como o ato de solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente vantagem indevida ou aceitar promessa de tal vantagem. O texto do Diário Oficial e a Secretaria da Saúde não explicam qual tipo de vantagem foi observada na apuração interna.


Como ocorre a vacinação em Fortaleza

Em Fortaleza, os moradores têm de se cadastrar em uma plataforma para receberem a imunização, mas o dia e horário são agendados e comunicados pela prefeitura.



Apenas quem está agendado pode se vacinar em determinado dia, exceto se tiver mais de 50 anos ou faltou à vacinação por estar doente ou por ter sido vacinado contra a gripe, mediante comprovação, e ainda se estiver no limite do prazo para receber a segunda dose de AstraZeneca.


Fonte: G1

Leia Mais ››

Médicos que assessoram o Ministério da Saúde ameaçam deixar cargos



Vinte capitais e o Distrito Federal decidiram manter a vacinação contra Covid dos adolescentes sem comorbidades. Especialistas que assessoram o Ministério da Saúde ameaçam renúncia coletiva se o governo federal continuar contrário à vacinação desse grupo.


O governo do Distrito Federal chegou a anunciar que não iria ampliar a vacinação de adolescentes, mas depois resolveu seguir e baixou a idade para 13 anos.


“Eu estou muito feliz porque, assim, é um momento que todo mundo espera, vacinar”, diz Gabriela Cardoso Ferreira.


Em São Paulo, quase 90% dos adolescentes já foram vacinados.


Porto Velho retomou a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a Covid. Salvador e Manaus seguiram na mesma direção: ignoraram a orientação do Ministério da Saúde e voltaram a imunizar o grupo neste sábado.


Ao todo, 20 capitais e o Distrito Federal decidiram continuar vacinando adolescentes. As faixas etárias dependem do estoque de doses disponíveis.


Goiânia, João Pessoa e Macapá seguem a indicação do Ministério da Saúde: interromper a vacinação. Já Teresina, Curitiba e Cuiabá ainda não começaram a vacinar esse público.


Médicos que assessoram o Ministério da Saúde se reuniram na sexta-feira (17) e anunciaram que vão deixar os cargos na Câmara Técnica caso o ministro Marcelo Queiroga não volte atrás na orientação de suspender a vacinação de adolescentes. Os cientistas e pesquisadores afirmam que não foram consultados e que o Ministério da Saúde usou dados equivocados.



Em nota técnica, o ministério disse que a Organização Mundial da Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, o que não é verdade. A orientação da OMS é que a vacina seja aplicada em adolescentes entre 12 e 15 anos quando a cobertura vacinal estiver alta nos grupos prioritários.


O infectologista Francisco Oliveira Junior, do Hospital Emílio Ribas, diz que a vacinação de adolescentes já se comprovou eficiente e necessária no Brasil e no mundo.


“Quando se faz a avaliação do risco versus o benefício da vacina, esse é favorável amplamente a continuidade da vacinação, não apenas considerando o efeito individual, a proteção individual conferida por essa vacina para o adolescente, mas principalmente o efeito coletivo de aumentar a proteção da comunidade expandindo o percentual de pessoas vacinadas e contribuindo para o atingimento da imunidade coletiva”, explica.


O infectologista e presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi, disse que o Ministério da Saúde precisa voltar atrás.


“Trata-se de uma estratégia, à luz das evidências atuais, perfeitamente sensata e razoável, expandi-la, especialmente num momento onde a gente antecipa circulação de novas variantes que se mostraram particularmente transmissíveis inclusive nestes grupos etários”, afirma.


Fonte: Jornal Nacional

Leia Mais ››

Governo anuncia envio ao Congresso de projeto sobre mesmo tema de MP devolvida por Pacheco



A Secretaria-Geral da Presidência anunciou neste domingo (19) o envio, pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, de um projeto de lei que trata do mesmo tema da medida provisória (MP) rejeitada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na semana passada. Controversa, a MP devolvida alterava o Marco Civil da Internet com o objetivo de limitar a remoção de conteúdos nas redes sociais.


Diferentemente de uma medida provisória, que entra em vigor assim que publicada e depois é analisada pelo Legislativo, um projeto de lei tem um caminho mais longo e precisa ser aprovado por Câmara e Senado antes de passar a valer.


O governo não disponibilizou o texto da proposta que informou ter enviado ao Congresso. Em um comunicado à imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência declarou que o projeto altera o Marco Civil da Internet e também uma lei de 1998 que trata de direitos autorais.


Segundo o documento do governo, a proposta tem a finalidade de "explicitar os direitos e as garantias dos usuários de redes sociais e prever regras relacionadas à moderação de conteúdo".


Ainda de acordo com o comunicado da Secretaria-Geral, o projeto prevê "ampla defesa e recurso nas hipóteses de moderação de conteúdo" pela rede social.



"Prevê-se o direito de restituição do conteúdo disponibilizado pelo usuário na rede social e a exigência de justa causa e de motivação nos casos de cancelamento ou suspensão de funcionalidades de contas ou perfis mantidos pelos usuários de redes sociais, bem como nos casos de exclusão de conteúdo gerado por eles", diz a nota do governo.


A MP devolvida por Pacheco também falava na necessidade de haver uma "justa causa" e "motivação" nos casos de exclusão, cancelamento ou suspensão de funcionalidades de contas ou perfis mantidos pelos usuários de redes sociais. A rejeição do texto foi uma derrota para o governo Jair Bolsonaro.


Na última quarta-feira (15), um dia após Rodrigo Pacheco devolver a MP, o presidente da Câmara já havia dito que, "para melhorar ou piorar a situação", Bolsonaro iria encaminhar projeto, com urgência, com o assunto do texto rejeitado pelo presidente do Congresso.


Críticas à MP

A medida provisória foi alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) e criticada por partidos políticos, parlamentares e pesquisadores.


Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou um ofício ao presidente do Senado. No documento, a instituição classificou a MP como inconstitucional e "retrocesso legislativo", que dificultaria o combate à desinformação, à disseminação de informações inverídicas e a discursos que podem “fragilizar a ordem democrática”.


A medida provisória foi editada na véspera do feriado de 7 de setembro, marcado por manifestações antidemocráticas que contaram com a participação de Bolsonaro.


A MP era considerada como um gesto do presidente a seus apoiadores mais radicais, que costumam utilizar as redes sociais para disseminar notícias falsas e promover ataques a instituições, ministros do STF, imprensa e adversários do chefe do Executivo.


Ao devolver a MP, Rodrigo Pacheco disse que a medida provisória tratava do mesmo tema de um projeto de lei que já foi aprovado pelos senadores e enviado à Câmara, onde é analisado por um grupo de trabalho.



Ele também afirmou que "ao promover alterações inopinadas ao Marco Civil da Internet, com prazo exíguo para adaptação e com previsão de imediata responsabilização pela inobservância de suas disposições, [a MP] gera considerável insegurança jurídica aos agentes a ela sujeitos".


Pacheco também declarou que "a mera tramitação da medida provisória [...] já constitui fator de abalo ao desempenho do mister constitucional do Congresso Nacional".


Fonte: G1

Leia Mais ››